http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

16 DE AGOSTO DE 2019

19ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ESCOLA BÍBLICA INFANTIL - EBI DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

 

Presidência: EDNA MACEDO

 

RESUMO

 

1 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Homenagem à Escola Bíblica Infantil - EBI da Igreja Universal do Reino de Deus", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de um vídeo institucional a respeito da Escola Bíblica Infantil, seguida de apresentação musical da cantora lírica Giovanna Maira.

 

5 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Anuncia a entrada da Bíblia e da bandeira da EBI. Destaca a importância do trabalho da Escola Bíblica Infantil e a justeza da presente homenagem às voluntárias do programa. Ressalta que o caráter das crianças é formado no ambiente familiar e na escola. Lembra que o bispo Eduardo Bravo foi aluno da EBI. Faz breve histórico da organização. Informa que será exibido outro vídeo institucional sobre o trabalho da EBI. Anuncia nova apresentação musical da cantora lírica Giovanna Maira.

 

6 - GILMACI SANTOS

Deputado estadual, enaltece a deputada Edna Macedo por propor esta solenidade. Avalia que o trabalho da Escola Bíblica Infantil, embora discreto, tem grande importância. Menciona as dificuldades enfrentadas pelas famílias na educação dos filhos. Parabeniza a coordenadora da EBI, Jane Garcia, pelas atividades desenvolvidas no âmbito do programa.

 

7 - JANE GARCIA

Coordenadora-geral da Escola Bíblica Infantil da Igreja Universal do Reino de Deus, expressa sua felicidade por conta desta homenagem prestada à EBI. Enaltece o trabalho de todas as voluntárias que participaram e participam do programa. Discorre sobre a necessidade de ensinar princípios cristãos às crianças.

 

8 - EDUARDO BRAVO

Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, relata sua passagem pela Escola Bíblica Infantil. Declara que até hoje guarda boas lembranças daquele período. Comenta que o trabalho da EBI e a dedicação de sua mãe foram cruciais para seu crescimento na fé.

 

9 - NANDA BEZERRA

Membro da Igreja Universal do Reino de Deus, tece elogios às voluntárias da Escola Bíblica Infantil. Considera que uma homenagem como esta demonstra a relevância do trabalho desenvolvido pelo programa. Assegura que o ensino dado na EBI planta uma semente que pode dar frutos no futuro.

 

10 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Presta homenagem, com a entrega de um certificado, a várias colaboradoras da Escola Bíblica Infantil da Igreja Universal do Reino de Deus. Anuncia apresentação musical da cantora lírica Giovanna Maira. Pede que o bispo Sansão faça uma oração. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Edna Macedo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o grupo Escola Bíblica Infantil e suas voluntárias.

Um comunicado: “Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e será retransmitida pela TV Alesp no próximo dia 17 de agosto, sábado agora, às 22 horas e 30 minutos; pela Net, canal 7; pela TV Vivo, canal 9; pela TV Digital, canal 61.2.”

Convidamos para compor a Mesa principal a deputada Edna Macedo, o bispo Eduardo Bravo, representante da Igreja Universal; deputado estadual Gilmaci Santos, vice-presidente desta Casa; Jane Garcia, coordenadora-geral da Escola Bíblica Infantil. (Palmas.)

Com a palavra a deputada Edna Macedo.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Bom dia a todos.

Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo a solicitação desta deputada, com a finalidade de homenagear o grupo Escola Bíblica Infantil e suas tias voluntárias da Igreja Universal do Reino de Deus.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pelo Coral da Polícia Militar, pelo maestro sargento Mota.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Assistiremos agora a um vídeo institucional.

 

* * *

 

- É exibido do vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Vamos agora ouvir a intérprete Giovanna, soprano, com a canção “Aleluia”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Neste momento, queremos agradecer as presenças do deputado Gilmaci Santos, nosso amigo, nosso deputado, 1º vice-presidente desta Casa; bispo Eduardo Bravo, representante da Igreja Universal; Jane Garcia, coordenadora-geral da Escola Bíblica Infantil; Tia Eron, como é chamada com muito carinho, a sempre deputada federal e ex-secretária nacional da Mulher.

Queremos agradecer também as presenças da Sra. Denise Mota, do Templo de Salomão; Sra. Raquel Pereira; Grazy Amaral; Ana Karen Andrade - muito obrigada, Ana; Sra. Marilene  Silva e Silva, seja muito bem-vinda; Eronildes - já falei -, a Tia Eron; Sra. Jane e o bispo Eduardo. Agradeço a presença de todas vocês.

Agora nós teremos a entrada da bandeira da EBI.

 

* * *

 

- É feita a entrada da bandeira da EBI.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Amigos, nós hoje estamos aqui para homenagear as chamadas “tias”, as voluntárias que tomam conta das crianças na Escola Bíblica Infantil da Igreja Universal. E é com muito carinho e muito apreço que o fazemos, porque são merecedoras do nosso respeito e do trabalho que vocês fazem perante a obra de Deus.

É muito importante o trabalho que vocês fazem - para nós é fundamental - porque enquanto vocês estão lá cuidando das crianças, os pais estão assistindo ao culto, ouvindo a Palavra de Deus em paz.

O meu agradecimento sincero. E vocês são dignas dessa homenagem, porque é na escola, junto com a família, que vai se formando o caráter de uma criança e vocês fazem parte disso.

E eu fiquei sabendo hoje que o bispo Eduardo Bravo foi aluno da EBI. Olhe que maravilha, hoje é um bispo. Ele ia falar. Desculpe-me, mas a emoção é tão grande que eu não podia deixar de falar. O senhor me perdoe. Era surpresa. Que benção!

E quantos pastores hoje não foram da EBI, não é verdade? Então vocês imaginem a importância que vocês têm dentro da obra de Deus. Por isso, nós estamos aqui, eu e o deputado Gilmaci, para prestigiar e homenagear vocês. Eu espero que vocês recebam isso com muito carinho, porque é do nosso coração. Está bem?

Também quero dizer que a escolinha, para quem não sabe, foi criada em 1977, logo após a fundação da Igreja Universal. Ela tem por objetivo ensinar a Palavra de Deus às crianças com idade entre seis meses e dez anos. Atualmente, são atendidas 300 mil crianças por mês em São Paulo e, no Brasil, 1 milhão e 100 mil. Contam com 15.587 voluntárias em São Paulo e 36 mil voluntárias no Brasil.

Então, parabéns a vocês. Que Deus as abençoe abundantemente. Que vocês estejam sempre firmes, fortes para estar ali despojadas para prestar esse serviço na obra do Senhor. Eu sei o quanto é o sacrifício, muitas vezes. Esse sacrifício que vocês fazem, tenho certeza, é para engrandecer o nome do Senhor Jesus, Ele ser glorificado através de suas vidas. Muito obrigada pela presença de todas vocês. (Palmas.)

Quero anunciar também, com muito carinho, a presença da Nanda, do Templo de Salomão. Seja bem-vinda, Nanda.

Vamos assistir agora a outro vídeo do grupo da EBI.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Parabéns.

Quero também agradecer à presidente da Abads, a Rose. Muito obrigada pela presença, Rose. Deus a abençoe.

Agora vamos ouvir outra canção muito bonita dedicada a vocês.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Com a palavra, o nobre deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Bom dia, senhoras e senhores. Por que dessa forma? Porque tem mais senhoras aqui hoje, né? Os senhores estão em minoria, como sempre. A verdade é que na Terra, no mundo, hoje, a maioria são mulheres. Então, hoje, principalmente aqui nesse plenário, é quase absoluto de mulheres. Então, mais uma vez, bom dia senhoras e senhores!

Eu percebo que as senhoras parecem que estão um pouquinho tensas. Vocês podem ficar à vontade, aqui é a Casa do Povo. É a Casa de vocês. Sintam como se vocês estivessem lá na EBI, dando aula para suas crianças. Fiquem à vontade. Não há necessidade - né, dona Edna? - de ficar tensa. Aqui é a Casa do Povo. E, principalmente, do povo de Deus, de mulheres de Deus, como vocês são. Então, sejam todas muito bem-vindas a esta Casa. E que Deus abençoe vocês muito.

Saudar a dona Edna Macedo e parabenizar, dona Edna, pela sensibilidade de fazer essa sessão solene a este grupo - a EBI - que não aparece. Todos os grupos da igreja, de certa forma, aparecem, mas EBI não. A EBI fica escondidinha lá; muita gente nem sabe que existe EBI na igreja. A realidade é essa. Porque é um grupo tão quietinho, né? Mas de fundamental importância. Tão importante ou talvez mais importante do que o que está acontecendo no salão da igreja. Porque lá no fundo, lá onde vocês estão escondidas, estão preparando, ensinando as nossas crianças a viver de maneira correta, a fazer o que é correto.

Porque infelizmente, hoje, onde nós vivemos, até dentro da nossa própria casa - eu não tenho criança, não tenho filhos -, fica difícil ensinar o que é correto aos nossos filhos. Você fala uma coisa e, na porta, na televisão, estão ensinando outra. Então, parabéns. Que Deus abençoe vocês e dê, cada dia mais, essa consciência da importância que vocês têm. Aqueles que menos aparecem, mas que são muito importantes, com certeza. Posso falar? Às vezes, nem o pastor percebe, mas Deus está ali com vocês. O Espírito Santo é com vocês lá. Deus abençoe vocês.

Saudar a dona Jane, parabéns. Que Deus abençoe a senhora na frente desse trabalho, que Deus te dê sabedoria, cada dia mais, para que a senhora possa continuar fazendo o que Deus tem colocado nas tuas mãos. E fazer muito mais ainda, porque com certeza as crianças do nosso país, mas também do mundo... Como nós vimos ali, outros países precisam, sim, do evangelho, da Palavra de Deus, que vem através delas e através da senhora, à frente desse trabalho todo. Que Deus abençoe a senhora.

Saudar o bispo Eduardo. Bispo Eduardo, quando eu cheguei à igreja, eu já tinha mais de 28 anos. Então, eu não pude participar da EBI. Eu cheguei “véio”. Nem da Força Jovem eu participei. Que Deus abençoe o senhor. Parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido, também, à frente da Unigrejas, trabalho novo, mas de grande importância também.

Saudar, de forma bem rápida... Não vou demorar nem duas horas para falar aqui, dona Edna. “Tieron”... Por que “Tieron”? Você sabe por que é “Tieron”? Na verdade, o nome ideal não é “Tieron”. Não vou falar, não. Deixa pra lá; deixa o “Tieron”. “Tieron” porque também é... Quanto tem de EBI, Tia Eron? Uns dois anos, né? Ela começou também na escolinha. É tia, educadora, lá no estado da Bahia, e está aqui visitando a gente. Ex-deputada federal. Seja bem-vinda, Tia Eron.

Ana Karen, obrigado pela presença. Saudar também aqui a dona Carlinda, que está ali atrás. Eu vi a dona Carlinda ali, no novo projeto, novo trabalho, né? Está sempre mudando, mas que Deus abençoe também o seu trabalho lá em Guarulhos. Pastor Ricardo, ali quietinho, Deus abençoe o senhor. Saudar o bispo Sansão, que eu vi, estava quietinho ali. Dona Helena e o bispo Sansão, também aqui presente, pastora Marilene, sempre quietinha, mas sempre presente também nesses eventos. Que Deus abençoe. Rose, da ABDS. Saudar, cumprimentar também aqui a dona Nanda, que não é EBI, mas é FJU. Daqui vai sair dos FJU. Foi EBI também? Seu marido também foi EBI. A senhora não? Tá bom. Então, que Deus abençoe a senhora, obrigado pela presença.

Eu queria aqui saudar, cumprimentar, que fez uma homenagem esses dias lá em Atibaia para os obreiros. Desculpa, eu não pude ir lá. Vereador Sidnei Guerreiro, lá de Atibaia, que fez uma homenagem para os obreiros também, faz umas duas semanas. Eu vi outro vereador aqui, o Zé da Vaca, lá de Mairinque. É obreiro. Chama-se Zé da Vaca, mas é obreiro. Tá pessoal? Depois eu conto a história para vocês porque é Zé da Vaca. É porque ele vendia churrasquinho na praça. Ainda bem que não era de gato.

Então, é isso, pessoal. Saudar todas as senhoras e senhores aqui presentes nesta manhã, e dizer, de forma bem rápida, bem objetiva, porque eu já falei demais. O trabalho de vocês, como nós falamos no início, no meu entendimento, é de fundamental importância, tanto quanto ou maior quanto aquilo que é feito, que é pregado lá no salão principal das nossas igrejas.

Então, vocês estão de parabéns por estarem aqui hoje na Casa do Povo. Esta Casa, nós temos aqui, como eu falei na última sessão solene, quando nós estávamos aqui homenageando a Igreja Universal do Reino de Deus... Esta Casa, este lugar... Nós estamos em 94 deputados, representando os quase 43 milhões de paulistas que moram, que residem em nosso estado.

Então, aqui nós temos representatividade de toda a sociedade paulista, e quando a dona Edna propõe uma sessão solene como esta, essa sessão é aprovada pelos demais 93 deputados além dela. Então, quer dizer que o estado de São Paulo está homenageando hoje, não indiretamente, mas de maneira direta, a Escola Bíblica Infantil. É São Paulo que homenageia vocês. É São Paulo que reconhece o trabalho de vocês. É São Paulo que reconhece a importância das senhoras que estão aqui.

Não vou falar senhores, porque não tem senhores na EBI São Paulo, porque reconheço a importância das senhoras da EBI. As senhoras que estão aqui, vocês que estão lá na galeria, e eu conheço muito bem também esse trabalho da EBI. A senhora lembra disso, quando a Ana - não está aqui agora, está no gabinete porque está com o braço engessado, porque fez uma cirurgia - cuidou um tempo da EBI no estado de São Paulo, e eu vivia junto com ela, praticamente.

Muitas vezes... Muitas vezes não, saía de casa oito horas da manhã, chegava em casa todo dia meia-noite, onze horas da noite, e final de semana ali trabalhando também. Então, olha, que Deus abençoe. Sabemos do trabalho, da importância que vocês têm. Então, São Paulo, nesta manhã, presta essa homenagem, que ainda é pouco, mas tinha que se fazer muito mais por vocês, que têm feito muito pelo estado, porque quando vocês cuidam de uma criança, vocês a tiram das drogas, vocês as tiram da marginalidade, você está cuidando do estado de São Paulo.

Então, mais uma vez, Deus abençoe. Parabéns, e contem sempre com a gente, porque nós estamos à sua disposição. Que Deus abençoe a todas vocês.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Muito obrigada ao deputado Gilmaci pelas suas palavras. Antes de passar a palavra para a Jane, eu gostaria de agradecer a presença de Sidnei Guerreiro, vereador de Atibaia, e o vereador de Zé da Vaca. Meu Deus, misericórdia. Tá bom, vereador, seja muito bem vindo, mas tira essa vaca aí. Olha, que Deus o abençoe. Obrigado pela presença, viu?

Então, com a palavra nossa amiga, a Jane, a coordenadora da EBI.

 

A SRA. JANE GARCIA - Bom dia. Como o deputado disse, estamos em casa, então (Inaudível.) só eu mesma. Tudo que está acontecendo aqui, sabemos que a honra e a glória são para Deus, o único que pode nos fazer fortes, pode nos fazer olhar para frente, independente das dificuldades, e estar aqui com vocês hoje, todos os convidados, deputados, vereadores, amigos.

É um dia bem especial mesmo, pode ter certeza que tanto para vocês quanto para mim, e quando eu olho ali de cima para cada um, eu só vejo aqui pessoas guerreiras, e que a EBI só é o que é hoje porque nós tivemos desbravadoras. Eu não consigo falar sem lembrar das pioneiras, como minha “Tia Eron”, que amo de paixão. Conheci lá na Bahia, terra que me encantou muito, e ali eu vi que a gente tem que ser forte, e a gente só é forte quando isso é nossa última opção.

Na Bahia, eu vi educadoras dando aula embaixo de árvores. A gente ia evangelizar para vilas que eu nunca imaginei ter aquele universo, e com um amor e com uma fé que aquecia qualquer pessoa.

Então, quando a gente chega aqui em São Paulo, a gente vê um outro estado, mas com essa mesma força, com essa mesma vontade, e isso tudo não é dádiva nossa, mas de Deus, que está dentro da gente.

Então só tenho a agradecer a Deus por tudo. Pelo privilégio de poder servi-lo. Mesmo com as nossas falhas, Deus nos escolhe, escolhe a cada uma de nós. Porque Ele tem um plano: não para nós, mas para toda a humanidade. É um plano de salvação onde as crianças estão inseridas.

Fazemos, não só, o que está na lei de Deus, em Provérbios 22:6: educar a criança no caminho que se deve andar. Mas fazemos, também, o que está na lei dos homens. No ECA, Art. 3, quando a lei foi escrita, também se preocupou no desenvolvimento, não só físico e moral da criança, mas espiritual também. As nossas crianças precisam de Deus, urgentemente. Cada uma que está aqui presente tem o compromisso de levar essa fé, essa força, a cada pequenino.

Porque pode ter certeza que dona Nanda e o bispo Julio vão receber essas crianças, quando jovens, no grupo de jovens. Depois, quando ficarem velhinhos, para o Calebe. Até chegar o dia que eles sejam eternos, como eu, como você. Porque o nosso maior galardão é no Céu. E o nosso título, que a gente não pode perder nunca e jamais, é o de servo de Deus.

Então, meninas, um beijo para vocês. Obrigada, dona Edna, pela oportunidade. “Tia Eron” também, estou muito feliz de tê-la conosco. E todas vocês. Um beijo, um abraço para cada uma. Sigamos o caminho na fé. Eu sigo amando e orando por cada uma de vocês. Vocês são muito especiais na minha vida. Fiquem com Deus. (Palmas.)

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Com a palavra, agora, o nosso bispo Eduardo Bravo, representando a Igreja Universal. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO BRAVO - Bom dia a todas. Deus abençoe. Quero cumprimentar a deputada Edna Macedo e, na pessoa dela, cumprimentar as demais autoridades aqui presentes, que já foram citadas. E parabenizar o trabalho da EBI. Como a deputada Edna já falou, a Igreja Universal tem 42 anos. A minha mãe chegou na igreja há 39 anos atrás, quase 40 anos atrás. Então, tenho, hoje, 48. Então, a minha mãe chegou de mãos dadas comigo. Eu tinha entre 8 e 9 anos de idade.

Quando cheguei na Igreja, fui direcionado para a EBI, que ainda não tinha toda essa organização e todo esse planejamento que tem hoje. Porque, claro, a EBI veio evoluindo, ela veio amadurecendo, ela veio se estruturando cada vez mais.

Nessa época não havia toda essa estrutura. Mas a dedicação da obreira voluntária foi muito importante. Ainda tenho na minha mente as lembranças das historinhas. Ela usava um painel, que não vou arriscar aqui o nome, que é colando as figuras. Como é o nome? (Vozes fora do microfone.) É isso aí que vocês falaram. Então, ela ia colando as figuras. Tenho essas historias na minha lembrança.

Quando ela falava de Moisés que nasceu, e a mãe colocou ele no cestinho, ela ia lá e colava a foto do bebê com o cestinho. Depois ela falou que a mãe levou e colocou ele no rio. E aí ela colocava a foto da mãe colocando o bebê no rio. Conforme ela ia contando a evolução da história, ela ia trocando as fotos. Tenho essas fotos na minha mente até hoje.

A história de Moisés; a história de José, que foi vendido pelos irmãos, escravo no Egito. Então todas essas histórias bíblicas, de Davi, de Golias, tenho essas fotos na minha mente. Então vejam a importância do trabalho da EBI. Ela plantou essa semente da fé.

A minha mãe, que já foi promovida às mansões celestiais, também foi uma verdadeira educadora. Porque ela dava continuidade nesse trabalho em casa, repetindo essas histórias, ensinando a gente a orar. Então, o trabalho, a educação de fé, a herança de fé que a minha mãe deixou, e o trabalho da EBI, foram muito importantes na minha família. Somos três irmãos homens. Os três passaram pela EBI. Os três são pastores da Igreja Universal. Então, é muito importante o trabalho que vocês fazem.

Não é apenas tirar a criança do culto, para ela não atrapalhar o culto. Não é isso o trabalho da EBI: tirar a criança para não fazer barulho na igreja. Não: o trabalho da EBI planta. É um trabalho que planta a semente da fé na criança. Ali, você está plantando a semente e salvando aquela alma, salvando aquela família.

Vocês sabem muito bem disso: de histórias de crianças que, através da fé da criança, a família se converte. Não é isso? Você têm centenas de testemunhos e histórias. Então, é muito importante o trabalho. Parabéns pelo sacrifício, pelo trabalho, pelo esforço, pela dedicação, pelo zelo que vocês têm, pela oração que é feita, pela preparação espiritual que é feita em volta desse trabalho, em volta dessas crianças, porque eu sou o resultado também desse trabalho imenso. Então, que Deus abençoe vocês e, na pessoa de vocês, estamos agradecendo às mais de 40 mil educadoras que atendem, aí, milhões de crianças por mês, em toda a Igreja Universal no Brasil e em todos os 127 países aonde existe a Igreja.

Deus abençoe vocês e parabéns, tá? Palmas para Jesus. Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Bem, eu quero agradecer também a presença da Regina Andrade, assessora do vereador André Santos. Muito obrigada, dona Regina, por representar o nosso grande vereador André Santos.

Agora, eu gostaria de passar a palavra para a Nanda Bezerra - vai encerrar as palavras. (Palmas.)

 

  A SRA. NANDA BEZERRA - Olá, bom dia a todos. Queria primeiro agradecer a tia Edna, que está me permitindo quebrar protocolo. Isso só mostra que nós somos a Universal, não é? A gente gosta de quebrar protocolo, não é?  

Eu  queria... Eu estava ali e é interessante que as pessoas falavam assim: “Apesar de você não ser EBI...” Eu sou EBI 100%, porque quem é Universal é EBI, é Calebe, é FJU, é tudo, não é?   Então, nós somos tudo isso.

Eu estava ali sentada, e é interessante que quando tem algo assim nós não estamos acostumados com isso, não é verdade? Imagino que vocês se sintam até um pouquinho desconfortáveis porque a gente não aprende a ganhar louvores, não é verdade? Mas eu acho que vocês têm que encarar isso aqui, essa homenagem que está sendo feita, não como um louvor, mas como se fosse - a gente também não busca recompensa, não é? - Mas como se fosse algo que mostre para a gente a importância do trabalho que nós fazemos, que vocês da EBI fazem. E eu estava lembrando de uma coisa, quando eu falei ali que o meu marido foi EBI.

Quando eu era da pá virada - vocês sabem o que é pá virada, não é? Vocês entendem essa linguagem - eu tive o meu namorado, que era o Júnior, coincidentemente sobrinho da tia Edna. E o Júnior não era da Igreja. Ele ia à igreja quando era criança. Ele era da EBI, quando era criança. Aliás, as histórias que ele conta, ele era terrível. Sabe aquele terrível que vocês tomam conta? O Júnior era esse terrível. E era expulso. A mãe dele me contou de vezes que ela morria de vergonha das tias, mas que elas sempre tiveram muito paciência. E o interessante, que eu queria trazer para vocês, para vocês entenderem a profundidade do trabalho que vocês fazem. Nós dois éramos da pá virada, porque o Júnior, quando chegou numa idade que ele batia o pé e falou “não quero ir mais” e ele parou de ir com a mãe para a igreja. E vocês têm muitos assim que vão chegar nesse ponto.

Só que quando eu conheci o Júnior, um dia eu soube que a família dele era da igreja e o Júnior não era. Para mim, eu fiquei chocada. “Sua família é da igreja? Como assim? Você não tem nada.” Ele não tinha nada de Igreja. Mas aí eu perguntei para ele assim: você acredita que uma pessoa possa ser curada de uma doença incurável? E ele falou “acredito”. O Júnior era dizimista mesmo não indo à igreja. Onde que ele aprendeu a ser dizimista? Na EBI. Onde que ele aprendeu a crer em um Deus que cura? Na EBI.

Então você vê que aquilo ali me tocou, me chocou, mas ao mesmo tempo me fez ver que, apesar dele não ter nada que me mostrasse assim de ser um jovem de Deus, eu vi uma sementinha que vocês... Não vocês, vocês não têm idade para isso, mas que alguém, que fazia o trabalho lá no passado, plantou uma sementinha que hoje dá muitos frutos.

Então eu pedi para quebrar esse protocolo para falar isso para vocês, para mostrar a importância, a profundidade daquilo, do trabalho que vocês fazem, que não é só aquilo que o bispo Eduardo Bravo falou: “Cuidar de crianças”. Vocês não cuidam de crianças. Vocês plantam sementes de um futuro. E sementes que o diabo tem feito de tudo para cortar.

Então, saiba que aqui não é um louvor, não é uma glória, mas é para que vocês venham a entender a profundidade, a importância que vocês fazem para o reino de Deus. É isso. Muito obrigada, tia Edna. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Eu gostaria de chamar o bispo Sansão para sentar aqui à mesa com a gente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Chamamos, agora, para receber das mãos da deputada Edna Macedo um certificado, as seguintes pessoas que pedimos vir nessa parte de cima, por favor.

Eu vou chamar as quatro pessoas: Denise Mota, coordenadora da EBI São Paulo; Raquel Pereira, coordenadora da EBI Templo de Salomão; Grazy Amaral, coordenadora de treinamento EBI; Regina Nunes, colaboradora líder do Blog das Educadoras.

 

* * *

 

- É feita a entrega de certificados.

 

* * *

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Será que nós temos mais uma musiquinha aqui, com a nossa linda Giovana? Temos, sim, não é, Giovana?

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Obrigada, querida. Olha, emocionante. Não dá nem para não ficar engasgada. Lindo!

Olha, não saiam, porque vamos esgotar agora.

Esgotado o objeto da presente sessão, mas antes de terminarmos, o bispo Sansão vai fazer uma oração por todos nós.

 

O SR.  SANSÃO PEREIRA - Meu Pai, Oh! Deus da Bíblia, Deus de Israel, de Abraão, de Isaac, em nome do Senhor Jesus e na comunhão com o teu Santo Espírito, nós te louvamos, meu Deus, pelo privilégio, pela honra de podermos participar dessa homenagem muito bem merecida a essas educadoras, meu Pai, senhoras que têm se preocupado em levar a educação espiritual, moral, a educação familiar como está, inclusive, reconhecido também pelo CMDCA, que é o Conselho Municipal de Adolescentes e da Criança, como também está reconhecido pelo ECA, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Meu Pai, Te louvamos, então, pela vida de cada uma dessas educadoras que estão aqui, como também espalhadas pelo Brasil e pelo mundo inteiro. E Te pedimos que o Teu poder venha fluir na vida de cada uma delas. Não sabemos qual é a necessidade que elas têm, quais as lutas, dificuldades, problemas que atravessam, mas que o Teu espírito venha iluminar a mente de cada uma delas, mostrando, sabe meu Deus, o que fazer e como fazer para alcançar a vitória, para alcançar o sucesso.

Então, nós entregamos a vida dessas educadoras nas Tuas mãos, meu Senhor, como também, meu Pai, a dona Edna Macedo, a deputada que proporcionou essa homenagem, como todos aqueles que fazem parte desta Casa, nós consagramos ao Senhor. Que todos os trabalhos que vierem a ser realizados aqui, meu Deus, que venham ter a Tua benção, que venham ter o Teu poder, que sejam criadas leis justas em favor da população aqui do estado de São Paulo. É o que nós Te pedimos, meu Deus.

Então, nós entregamos ao Senhor todos os funcionários, todas as pessoas que estão participando desta homenagem, direta ou indiretamente, como também todos aqueles da EBI, que não puderam estar presentes, que todos os demais, os familiares nós entregamos nas Tuas mãos e nós Te agradecemos por tudo, meu Deus. Então, Te pedimos que aqueles que não Te conhecem venham ter a fé despertada, venham poder Te conhecer, sabe meu Deus, venham a ter os seus olhos espirituais abertos em relação à salvação e à eternidade.

Então, nós entregamos no Teu trono, entregamos no Céu, no Teu reino esta oração, essa prece, a vida de cada uma dessas pessoas, e Te agradecemos por tudo o que o Senhor já fez, está fazendo e vai fazer, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Em nome do Senhor Jesus, Amém! Dê graças a Deus. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Amém!

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades; à minha equipe; aos funcionários do Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, da TV Record e das Assessorias Policial Civil e Militar; bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

Gostaria de pedir a vocês que permanecessem aqui sentados, que vocês vão receber da nossa assessoria o certificado. Uma lembrancinha.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 21 minutos.

 

* * *