http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

21 DE AGOSTO DE 2019

23ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO À SENHORA IVANI VICENTINI

 

Presidência: CAUÊ MACRIS e BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Barros Munhoz, para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Senhora Ivani Vicentini". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro." Frisa a relevância da honraria concedida à homenageada desta solenidade. Saúda as autoridades presentes.

 

4 - BARROS MUNHOZ

Deputado estadual, assume a Presidência. Tece elogios à homenageada desta solenidade. Anuncia exibição de vídeo com imagens da vida pessoal e atuação profissional da Sra. Ivani Vicentini. Cumprimenta as autoridades presentes.

 

5 - CARLOS ALBERTO CRUZ FILHO

Presidente da Associação Paulista de Municípios, faz saudações. Mostra-se grato ao deputado Barros Munhoz, a quem tece elogios, pela iniciativa desta solenidade. Pontua virtudes da homenageada que a tornaram essencial para o cargo ocupado, ao longo de diversas gestões políticas. Tece agradecimentos pela competência da equipe de trabalho subordinada à Sra. Ivani. Declara a honra da entidade que representa em participar deste evento.

 

6 - PRESIDENTE BARROS MUNHOZ

Faz agradecimento aos filhos da homenageada. Anuncia apresentação musical de Tony Angeli.

 

7 - ÁLVARO GRADIM

Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, discorre acerca da relevância dos servidores públicos. Entrega placa de homenagem à Sra. Ivani Vicentini, a quem tece elogios.

 

8 - PRESIDENTE BARROS MUNHOZ

Destaca a presença de prefeitos e autoridades municipais nesta solenidade.

 

9 - FERNANDO FIORI DE GODOY

Prefeito de Holambra, entrega flores à homenageada. Saúda autoridades presentes. Tece agradecimentos à Sra. Ivani por sua atuação profissional. Faz votos de saúde à servidora. Deseja a continuidade do trabalho realizado por ela.

 

10 - PRESIDENTE BARROS MUNHOZ

Realiza a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à senhora Ivani Vicentini. Anuncia apresentação musical de Tony Angeli.

 

11 - PEDRO TOBIAS

Ex-deputado estadual, aprova a iniciativa do deputado Barros Munhoz em requerer esta solenidade. Afirma que a homenageada, a quem tece elogios, é um exemplo de postura no funcionalismo público.

 

12 - MARCO VINHOLI

Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, fala acerca da trajetória profissional da Sra. Ivani Vicentini. Destaca a importância da sua atuação para a dinamicidade das gestões políticas em São Paulo. Salienta a seriedade, honestidade, eficiência e espírito público da homenageada, a quem agradece.

 

13 - IVANI VICENTINI

Subsecretária de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais, cumprimenta as autoridades presentes. Declara-se honrada pela homenagem recebida. Frisa a relevância de sua família e dos prefeitos do estado de São Paulo para sua trajetória. Situa suas conquistas profissionais como êxitos pessoais.

 

14 - PRESIDENTE BARROS MUNHOZ

Entrega presente à homenageada. Faz votos de momentos felizes em sua vida. Fala sobre sua carreira política. Demonstra gratidão pela beleza desta solenidade. Acentua a importância do funcionalismo público. Declara esperança na melhoria do Brasil. Reitera agradecimentos à Sra. Ivani Vicentini. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Por favor, gostaria que todos se acomodassem, porque nós vamos dar início à sessão solene, por favor. Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Sra. Ivani Vicentini.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 25 de agosto, às 21 horas, pela TV Net canal sete, TV Vivo canal nove e TV digital canal 61.2.

Convidamos para compor a Mesa o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o deputado Barros Munhoz; a Sra. Ivani Vicentini, subsecretária de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais; o Sr. Álvaro Gradim, presidente da Afpesp; Carlos Alberto Cruz Filho, presidente da Associação Paulista de Municípios; Sr. Sebastião Misiara, presidente da União de Vereadores do Estado de São Paulo – Uvesp. Podem se acomodar, por favor.

Com a palavra o deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Bom dia a todos, bom dia a todas. É um prazer muito grande receber cada um de vocês aqui na sede do nosso Legislativo. Gostaria de dar início aos nossos trabalhos. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente, atendendo à solicitação do nobre deputado Barros Munhoz, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Sra. Ivani Vicentini. Lembrando que o Colar de Honra ao Mérito é a maior honraria do Legislativo estadual que o Estado de São Paulo pode conceder a uma pessoa. Aí, o deputado Barros Munhoz teve a grata satisfação e também a felicidade de outorgar o Colar à Ivani, que é uma grande merecedora. Esse Colar cumpriu todas as exigências das tramitações legais e foi outorgado por unanimidade.

 Gostaria, neste momento, de convocar todos os presentes para, em posição de respeito, podermos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Sr. Eliseu. Já de antemão, agradeço à Polícia Militar por, mais uma vez, estar presente conosco aqui.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Gostaria de cumprimentar aqui a todas as autoridades presentes à Mesa, iniciando pelo deputado estadual Barros Munhoz. Queria cumprimentar a Ivani Vicentini, subsecretária de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais, homenageada desta manhã. Cumprimentar o Álvaro Grandim, presidente da Afpesp. Cumprimentar o Carlos Alberto Cruz, presidente da Associação Paulista dos Municípios. Cumprimentar os parlamentares aqui presentes, eu vi o deputado Itamar Borges, deputado Rafa Zimbaldi, o deputado Carlão Pignatari, o meu amigo sempre, deputado Pedro Tobias – um prazer muito grande revê-lo nesse dia aqui conosco, faz muita falta aqui no Estadual. O deputado Mauro Bragato. Acho que não deixei de citar nenhum dos parlamentares presentes.

 Mas nós temos aqui, por força regimental, sempre que o presidente da Assembleia está presente em uma sessão solene, obrigatoriamente eu teria que presidir os trabalhos. E a gente tem por praxe sempre deixar aquela pessoa que faz a homenagem, solicita a homenagem, poder conduzir os trabalhos nesta sessão. O deputado Barros Munhoz, gentilmente, fez questão de me convidar para poder estar aqui, eu não poderia, até porque todos nós sabemos o trabalho que a Ivani realiza com os municípios, com os vereadores, a paciência que tem muitas vezes com as nossas equipes, com a assessoria dos deputados, dos parlamentares. Eu não poderia deixar de vir aqui fazer essa abertura formal, mas, claro, passar os trabalhos ao Barros.

 Então, Barros, parabéns pela sua escolha. O Legislativo se engrandece em ter como homenageada com a maior honraria que nós temos aqui presente a Dra. Ivani. Parabéns, Ivani, por esta homenagem. Cumprimento cada um de vocês, e nesse momento gostaria de deixar e passar a condução dos trabalhos para o nosso sempre presidente, o amigo, deputado Barros. Um ótimo dia a todos vocês.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Eu assumo a Presidência dos trabalhos desta sessão tão importante para todos nós políticos, deputados, assessorias de deputados, prefeitos, assessores de prefeitos, vereadores e todos os que têm relacionamento com o Poder Executivo do Estado de São Paulo. Realizamos esta homenagem a essa extraordinária cidadã, servidora, a nossa querida Ivani Vicentini. Tudo que nós fizermos como gratidão a Ivani será menos do que ela merece. Uma pessoa exemplar – eu não tenho a menor sombra de dúvida que é a servidora pública mais querida do estado de São Paulo, por justiça, porque todo mundo que tem bondade no coração sabe conhecer o valor dessa extraordinária mulher, a querida Ivani.

Queria passar a palavra. Eu tenho a impressão de que tem um videozinho para ser passado, é isso? Então vamos assistir ao vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Eu queria, na pessoa do deputado Carlão Pignatari, líder do Governo, saudar a todos os deputados aqui já mencionados e agradecer de coração a presença. A gente sabe dos compromissos, os encargos dos deputados numa manhã como a de hoje, bem no meio da semana, e, por isso mesmo, eu agradeço de coração a todos eles já mencionados. Quero agradecer, também de coração, a presença de todos os prefeitos – são inúmeros, eu vou pedir até para, depois, serem nomeados. E quero, sem mais delongas, passar a palavra ao nobre presidente da Associação Paulista dos Municípios, nosso querido amigo Carlos Cruz.

 

O SR. CARLOS ALBERTO CRUZ FILHO - Muito bom dia a todos. Eu quero cumprimentar a todos os membros da Mesa, deputado Barros Munhoz, nossa queridíssima Ivani Vicentini, a homenageada de hoje, as demais autoridades da Mesa já nominadas – deputado Carlão Pignatari, líder do Governo desta Casa; deputado Rafa Zimbaldi, queridíssimo amigo da minha Campinas; deputado Mauro Bragato, homem que nos orgulha com a sua presença aqui nesta Assembleia; deputado Itamar Borges, que estava presente; deputado, sempre deputado Pedro Tobias; cumprimentar a todos os senhores e senhoras, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, ex-vereadores.

Quero tentar, numa palavra muito rápida, interpretar o sentimento do municipalismo do estado de São Paulo por esta homenagem. Eu quero dizer que, na verdade, as minhas palavras são de homenagem ou duas homenagens – uma homenagem dupla nesta solenidade. A primeira, à sensibilidade do deputado Barros Munhoz, deputado que há décadas frequenta esta Casa. E só mesmo uma pessoa com essa sensibilidade, com esse conhecimento, com a sabedoria adquirida na vida lá de prefeito de Itapira, de deputado estadual, nosso secretário da Agricultura, nosso grande ministro da Agricultura – a quem tive a honra de servir quando ministro. O deputado Barros Munhoz, sabendo perfeitamente qual é o sentido e a razão do Parlamento, que é a essência mais completa, legítima e acabada da representação popular, nos brinda, nos honra com essa homenagem a Ivani Vicentini.

Deputado Barros Munhoz, o senhor receba do municipalismo do estado de São Paulo a homenagem de gratidão pelo senhor ter feito a justiça à pessoa da Ivani Vicentini. Sinta o agradecimento e a reverência que o municipalismo de São Paulo faz a Vossa Excelência por esta felicíssima lembrança de dar a Ivani Vicentini o Colar de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Faltava a ela esta homenagem da Assembleia Legislativa, do Parlamento paulista, a tanto tempo de trabalho prestado ao estado de São Paulo. A segunda manifestação, evidentemente, é de homenagem à nossa queridíssima Ivani Vicentini.

Nossa entidade, a Associação Paulista de Municípios, como os senhores sabem, faz no dia 30 de outubro 71 anos. E, há 71 anos, ela cumpre essa vocação de ser a representante, a porta-voz e a defensora dos interesses do municipalismo. E nós encontramos lá no Executivo paulista a figura da Ivani Vicentini há décadas. Há tantos e tantos governos ela servindo com uma característica que faz dela essa homenageada com tantos méritos: a lealdade aos seus princípios, a lealdade ao seu estado e a lealdade aos seus governantes. Por isso é que passam os governos, passam os governantes, e a Ivani fica. A Ivani fica por ser uma pessoa absolutamente necessária ao municipalismo, aos prefeitos, aos vice-prefeitos e aos vereadores que batem à sua porta para trazer até as suas angústias, além das suas reivindicações.

Quero também interpretar, Ivani, o sentimento – eu estou seguro de interpretar o sentimento de profundo agradecimento pela sua equipe, pela equipe que você sempre soube manter, soube formar, soube orientar, soube ditar os caminhos que você sempre quis que fossem tomados, quer seja no Escritório Regional de Governo, ERP ou Erplan, seja onde for o nome do seu departamento, mas você sempre manteve uma equipe coesa, uma equipe que soube sempre se curvar a sua doce, feminina e forte liderança. Então, tenho certeza que estou interpretando o pensamento de todos os que passaram pelo seu departamento e foram liderados por você, no agradecimento de tudo que você ensinou e pregou.

E, por fim, quero também dizer que os prefeitos, os ex-prefeitos, os vice-prefeitos e vereadores têm por você um profundo espírito de gratidão. Gratidão pela lealdade com que você sempre serviu aos governos, mas sempre atenta na defesa dos interesses das prefeituras, atendendo aos prefeitos como um verdadeiro porto seguro daqueles que vêm para São Paulo reivindicar em busca de seus municípios. Então, a Associação Paulista de Municípios se sente orgulhosa e honrada de estar participando desta solenidade. Reitero e repito os nossos mais profundos agradecimentos em homenagem ao deputado Barros Munhoz por ter tido essa feliz iniciativa de fazer justiça a uma das personalidades mais queridas e mais respeitadas do estado de São Paulo, a nossa querida Ivani Vicentini. Parabéns, Ivani, você merece. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Tenho a honra de convidar para a Mesa também o nosso querido colega e ex-deputado Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, que muito nos honra com a sua presença.

Queria fazer uma homenagem e um agradecimento aos filhos da Ivani, a Andreia e o Rodrigo. Com certeza absoluta estão muito orgulhosos, merecidamente orgulhosos, porque são extremamente felizes, devem estar muito alegres por verem a justiça sendo feita por parte dessa plêiade de prefeitos, vereadores e assessores que está aqui, de ex-prefeitos, de autoridades, de deputados. Isso só quer dizer uma coisa: gratidão a uma pessoa digna como a Ivani. Parabéns. Muito obrigado, Andreia, muito obrigado, Rodrigo.

Eu gostava muito quando presidia aqui as sessões dos dentistas. Tinha sempre uns conjuntos que tocavam umas músicas que me tocavam o coração, que a gente gostava. Eu falei: “Mas a festa da Ivani vai ter que ter música. E que música nós vamos colocar para embelezar a festa? ‘Vicentini’, tem que ser música italiana”. Aí fui buscar lá em Itapira o maior cantor de música italiana do Brasil – e eu sou sempre modesto, eu nunca exagero – não é, Pedro? Aliás, saudar essa figura fantástica que está fazendo muita falta no Parlamento. Pedro, você faz uma falta que você não pode imaginar. É uma honra ter você aqui, viu, Pedro? Depois vou até tomar a liberdade de pedir que você fale alguma coisa. Mas, meu amigo Tony Angeli, vamos homenagear a Ivani. Tony, por favor.

 

O SR. TONY ANGELI - Obrigado, Barros Munhoz. Bom dia, queridos. Bom dia. Ivani, merecidamente essa homenagem. Obrigado pelo convite e obrigado por estar aqui entre vocês. Me sinto honrado, muito grato. Vou tentar fazer com que você passe um minutinho de bem-estar com a música italiana, que faz bem ao coração. Maestro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. TONY ANGELI - Obrigado. Tante grazie. Posso fazer uma pergunta? Barros, será que tem alguém que tem sangue da Itália nas veias aqui? Se eu pedir para levantar a mão, o senhor não precisa levantar a mão, porque dá para ver de longe que é italiano. Gente, sabe como é que você pode identificar um italiano facilmente? Olhe de perfil. Faz favor, levanta e mostra essa coisa maravilhosa que você tem.

Que coisa linda, não é? Mas só o nariz também – não pensem besteira, por favor. Mas será que tem mesmo italiano? Levantem as mãos aqueles que têm sangue italiano. Nossa Mãe, Santo Antônio! Daqui a pouco vão levantar a bandeira da Itália aqui.

Tem uma música que por séculos será sucesso, que é assim – eu gostaria de ver se tem mesmo italianos aqui, vamos experimentar? Eu acho que não tomaram café da manhã. Gente, cantar faz bem. Façam de conta que vocês estão sem trabalho, com amor, com carinho, com força.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Obrigado, Tony. Por enquanto. Obrigado. Com a palavra agora o Sr. Álvaro Gradim, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

 

O SR. ÁLVARO GRADIM - Excelentíssimo Sr. Deputado Barros Munhoz, autor desta solenidade que está acontecendo à servidora Ivani Vicentini. Governos passam, servidores ficam – aí é um exemplo típico dessa frase. Nós, servidores públicos, de uma maneira geral somos, às vezes, tratados e somos acusados de uma série de problemas que hoje acontecem neste País em todos os níveis governamentais. Mas o servidor é aquele que está sempre à porta de uma Unidade de Saúde para atender à população. Servidor é aquele que está na porta e está dentro de uma sala de aula dando educação e transmitindo cultura aos nossos filhos. Servidor é aquele que está prestando os seus serviços e os seus atos à comunidade, como a servidora Ivani Vicentini.

A Associação dos Servidores Públicos, nesta data, aproveitando a oportunidade que homenageia essa servidora – também quero trazer a ela a nossa homenagem e cumprimentá-la por esta homenagem que hoje a senhora está recebendo, e que faz jus e merece, realmente. Muito obrigado a todos.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Vamos ouvir agora, falando em nome de todos os prefeitos, o prefeito de Holambra, Fernando Godoy. Antes, porém, Fernando, eu estou aqui constrangido, mas eu acho que eu tenho, Ivani, para completar esta homenagem a você, que ler o nome de quase 70 prefeitos que estão aqui presentes. Setenta prefeitos. Eu tenho a impressão, Carlão, Itamar, Bragato, Pedro, que nunca houve uma solenidade na Assembleia de São Paulo com um número tão grande de prefeitos. E quero que se sintam homenageados também todos os presidentes de Câmaras, os vice-prefeitos, os vereadores – porque senão aí a sessão seria de três horas, se eu fosse nominar todos.

Mas a Rute Almeida Lima, de Caiuá; o José Marcos Alves, de Nova Canaã Paulista; o Cláudio José da Trindade, de Guarantã; o Ismael Edson Boiani, de Iacanga; o José Nilton dos Santos, de Quintana; a Terezinha Aparecida Castilho Varoni, de Coroados; o Antônio Marcos dos Santos, de Areiópolis; o Márcio Hamilton Borges, de Mira Estrela; o José Clóvis de Almeida, de Taquarituba; o Maciel Corpa, do município de Pacaembu; a Adriana Machado, de Ituverava; a Dalva Pierazo, de Aramina; o Jorge Duran, de Presidente Venceslau; o Miguel Duarte, de Marabá Paulista; o Zé do Carneiro, de Nhandeara; o Edmar Mazucato, de Osvaldo Cruz; o Carlinhos Zambolim, de Lindoia; o Pedro Tortelli, vice-prefeito de Lindoia; a Dra. Neia, de Zacarias; o Jorge Duran, de Presidente Venceslau; o Miguel Duarte, de Marabá Paulista; o Zé do Carneiro, de Nhandeara; o Edmar Mazucato, de Osvaldo Cruz; o Carlinhos Zambolim, de Lindóia; o Pedro Tortelli, vice-prefeito de Lindóia; a Lucineia Zacarias, de Zacarias.

 Fabiana Barcelos, de Riolândia; o Luiz Oscar Vitale Jacob, de Amparo; o Haroldo Alves Pio, de Santópolis do Aguapeí; o Thales Gabriel Fonseca, de Cruzeiro; o Antonio Passos, de Poloni; o Silas Marques, de Vargem; Águas de Lindoia, Gil Helou; o Guilherme Colombo, de Santa Adélia; o José Carlos Baruci, de São João das Duas Pontes; o Marcio Burguinha, prefeito de Chavantes; José Natalino Paganini, prefeito de Itapira; o Hamilton Bernardes Junior, prefeito de Pedreira; a prefeita de Mombuca, Maria Ruth Bellanga de Oliveira; o Marco César de Paiva Aga, prefeito de Casa Branca; o Norair Cassiano da Silveira, prefeito de Tanabi; o prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Rodrigo Santana; o Juninho, prefeito de Duartina; o prefeito de Paranapuã, Sergio Polarini, e o vice-prefeito, Elson Ribeiro; o prefeito de Mirassolândia, João Carlos Fernandes, e a vice-prefeita Célia Fiamenghi, o presidente da Câmara, João Batista de Paula.

O prefeito de Vargem Grande do Sul, Amarildo Duzi Moraes; o prefeito de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo; a prefeita de Clementina, Célia Freitas Galhardo; o prefeito de Santa Rita d’Oeste, Alaor Pasian; o prefeito de Riversul, José Guilherme; o prefeito de Teodoro Sampaio, César Herling; o prefeito de Avaí, André Luiz da Silveira Antônio; o prefeito de Gastão Vidigal, Roberto Breseghello; o prefeito de Luziânia, Ricardo Bertaglia; o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira; o prefeito de Tejupá, Pedro Bergamo Neto; o prefeito de Planalto, Ademar; o prefeito Francisco Dias, de Guariba.

O prefeito Ricardo Ribeiro Florido, de São Sebastião da Gama; o prefeito Vinícius Magno Figueira, de Guará; a prefeita Helena Bessa, de Alto Alegre; o prefeito Luiz Antonio Pereira de Carvalho, de Guzolândia; o prefeito Sandro Bola, de Piratininga; o prefeito Antonio Carlos Maia, de Getulina; o prefeito Vanderci Novelli, de Getulina também, ué? Dois prefeitos. Tem que tirar no par ou ímpar. De Pontalinda, o Sousa; o Aparecido Goulart, prefeito de Rubinéia; o Marcão Marchi, prefeito de Itupeva; Narciso Bistafa, prefeito de Santa Maria da Serra; o Norberto de Olivério   Júnior, Bertinho, prefeito de Santo Antônio de Posse; o João Batista, prefeito de Divinolândia, em exercício; o João Batista, representando o prefeito Ernani, de São José do Rio Pardo.

O Wanderlei Melhado, prefeito de Macaubal; o Haroldo Ciocca, prefeito de Irapuã; o prefeito de Conchal, o Vanderlei; o Benedito José Ribeiro Benedito, prefeito de Uru; o Benedito Jackson Balancieri, prefeito de Balbinos; a Maria do Carmo Soares Mendes, vice-prefeita de Piratininga; o Luis Fernando Miguel, vice-prefeito de Morungaba; o ex-prefeito Dirceu Polo, da cidade de Pedregulho, representando o prefeito Dirceu Polo Filho; o ex-vereador Lira, representando o prefeito de Santa Cruz das Palmeiras; o prefeito Eder, de Jeriquara; e o prefeito Alexandre, de Aguaí. Uma salva de palmas a todos os prefeitos e a Ivani. (Palmas.)

Nós vamos então ouvir agora, em nome de todos os prefeitos, o prefeito Fernando de Godoy, de Holambra.

 

O SR. FERNANDO FIORI DE GODOY - Bom dia a todos os amigos e amigas. Quero cumprimentar o deputado e sempre líder e presidente da Assembleia, Barros Munhoz. E agradecer, deputado Barros Munhoz, por me convidar para fazer esta fala de todos os prefeitos. Agradeço a todos os prefeitos e cumprimento os meus colegas prefeitos em nome do Bertinho, prefeito de Santo Antônio de Posse; quero cumprimentar o nosso secretário Vinholi e, em nome dele, o Governo do Estado de São Paulo, o governador João Doria; quero cumprimentar os presidentes da APM o Carlos,  e da Afpesp, o Álvaro.

E dizer, querida Ivani, a importância da sua pessoa, do seu nome, do seu trabalho para nós todos, prefeitos, vereadores, ex-prefeitos. Tudo o que a senhora dedicou nesses 40 anos de trabalho, a senhora está colhendo hoje, com tanto carinho, nesta festa maravilhosa. Tem mais de 70 prefeitos aqui, mas eu tenho certeza que os 645 prefeitos estão nesse momento pensando e agradecendo por tudo que a senhora fez por nós e pelos nossos municípios. Não tem uma pessoa, querida Ivani, que quando se fala no seu nome não abra um sorriso, não diz uma palavra do bem, uma palavra boa em seu nome e em tudo o que você, a senhora, faz pelo estado de São Paulo e pelos nossos municípios.

 Então, o que eu desejo para a vida da senhora, para a mulher Ivani, para a filha Ivani, para a mãe Ivani, para a esposa Ivani, é muitos anos de vida, muita saúde e que a senhora continue plantando toda essa semente do bem, toda essa semente de amor por onde a senhora passa. Muitos já disseram aqui tudo que eu queria dizer, mas eu complemento o que já me falaram, os que me antecederam aqui, dizendo: continue sendo essa pessoa maravilhosa que a senhora é.

Nós temos que agradecer o seu convívio, temos que agradecer o momento de estar como prefeitos, como agentes públicos aqui, e ter essa convivência com a senhora. Então, um grande abraço, um grande beijo no coração. E parabéns, deputado Barros Munhoz, por essa honraria. O senhor sempre tendo a sensibilidade, essa colocação, essa sensibilidade de homenagear as pessoas que de fato merecem. Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Eu queria anunciar com muita satisfação, com muita alegria, a presença do nosso querido deputado Guilherme Campos, que fez questão de vir aqui também prestigiar a nossa querida Ivani. E saudar a prefeita de Lourdes, a Gisele Tonchis; o prefeito de Nova Luzitânia, Laerte Aparecido Rocha; o prefeito de Ipeúna, José Antônio de Campos; e o Pedro Paulo Botafogo, representando o prefeito de Avaré.

Eu gostaria neste momento, antes da fala do nosso secretário Marco Vinholi, proceder, então, a entrega da mais alta honraria do Parlamento paulista, que é o segundo maior Parlamento Estadual da América Latina, a esta extraordinária servidora, Ivani Vicentini. Trinta e oito anos exatamente de serviços prestados ao estado de São Paulo. Uma trajetória que contribuiu e contribui para o desenvolvimento social e a qualidade dos serviços prestados no nosso estado. Sempre com o zelo, ética e profissionalismo que regem a Administração pública. Faço questão de entregar o Colar do Mérito Municipalista – melhor, municipalista também –, mas do Mérito Legislativo à nossa querida Ivani.

 

* * *

 

- É feita a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Queria saudar o nosso querido secretário Lair Krähenbühl, um dos melhores secretários de Habitação do Estado de São Paulo, com quem eu tive a honra de dividir muitas iniciativas - eu na presidência da Assembleia e ele na Secretaria de Habitação do governo Serra - ; nosso querido deputado Ricardo Madalena, é mais um devedor da Ivani, não é, Ricardo? Todos nós somos devedores, todos nós. Meu caro secretário, antes de passar a palavra – eu não vou resistir, depois eu vou passar também a alguém representando todos nós que já militamos aqui e que somos do povo –, mas eu queria também ouvir mais uma última música do Tony Angeli.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Obrigado, Tony. Muito obrigado. Queria passar a palavra então para o nosso querido amigo, nosso querido Pedro Tobias, para falar um pouco sobre a Ivani nesse momento.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - Bom dia para vocês, para todo mundo, em especial para o meu amigo Barros. Obrigado. Você... Tem quantos anos de deputado, Barros?

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Uns 12, mais ou menos.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - Doze. Mas eu acho essa opção sua em escolher a Ivani para dar esse prêmio, acho que foi a melhor decisão sua que você fez durante esses anos na Assembleia.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Obrigado.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - Porque, gente, eu me lembro dessa famosa senhora. Eu, quando entrei deputado novo – até hoje eu tenho dificuldade em me expressar –, ela veio no meu gabinete e ficou me orientando, qual caminho fazer. Ivani, obrigado. E vocês não sabem uma parte de Ivani, viu, Barros? Com ela não é só burocracia, ela tem senso político, senso de coisa certa. Quando chegava essa emenda pesada, deputado não pegava um voto na cidade. “Mas por que está dando esse voto?” – fica fofocando na minha cabeça. O que ela queria? Era para eu levar na outra sala do governador Geraldo Alckmin.

E, parabéns, porque muitas vezes hoje político e funcionário público, como falou o sindicalista, no chão, hoje visto como bandido, todo mundo. Mas tem gente boa, sim. O exemplo é a Ivani. Ela é exemplo para todos nós que trabalhamos ou para algum filho nosso que vá trabalhar no serviço público. Eu acredito no País, acredito no estado de São Paulo.

Ivani, estão me chamando hoje de velha guarda. Eu, mesmo velha guarda, fico feliz. Velha Guarda de seriedade, velha guarda de honestidade, juntos no passado: como Fernando Henrique, velha guarda; Mário Covas; Geraldo Alckmin, essa é a velha guarda. Eu fico feliz me chamando de velha guarda. Com vocês, novos, o partido agora para eles não somos nós mais. Mas eu venho aqui por você, Ivani. Obrigado pela palavra, porque eu sou “ex”, vocês sabem, “ex” não é mais nada.

Mas você é meu amigo e parabéns pela iniciativa. Eu também vou fazer uma coisa pública para o presidente da Associação de Prefeitos: eu, uma época, tempo atrás -  curto -, fiquei puto com ele; eu xingava ele; não falava nada com ele;  não recebia ele. Mas ele estava com o razão. Obrigado, viu? Eu que estava errado. Um grande abraço, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Eu gostaria, com muita honra e muita satisfação, de convidar para usar a palavra esse jovem brilhante. Quando ele chegou aqui, assumiu sua cadeira de deputado, eu era líder do Governo e tive a felicidade de conhecer o seu trabalho. Hoje, ele é o secretário de Desenvolvimento Regional. Eu tenho certeza absoluta que é uma unanimidade aqui dentre os prefeitos e todos aqueles que recorrem ao Executivo de São Paulo, um extraordinário secretário, uma grande revelação. E ele tem a felicidade de contar com a colaboração da Ivani. O nosso querido secretário, Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - Bom dia a todos e a todas. Hoje, a Assembleia Legislativa de São Paulo, pelas mãos de um dos mais brilhantes deputados da Casa, hoje e sempre, o nosso deputado Barros Munhoz, não faz uma homenagem. A Casa hoje faz “a” homenagem. Dona Ivani, como conhecida por todos nós, teve ao longo de sua trajetória no Governo do Estado de São Paulo 11 governadores durante o seu período trabalhando e honrando o nosso estado. Os governadores vão e a Ivani fica.

A Ivani, pela presença maciça de tantos prefeitos presentes aqui nesta sessão solene, no principal plenário desta Casa: mais de 70 prefeitos que vêm aqui para prestar uma homenagem de gratidão, por saber aquilo que fica dentro do coração da dona Ivani ao longo de sua trajetória. De deputados tantos que passaram aqui desde o início e tantos que passarão ainda, e que encontram na Ivani a sensibilidade para poderem avançar com seus pleitos, suas emendas, e poderem tocar, sobretudo, com muita retidão esse processo. Eu elenquei aqui, querido Barros, três pontos fundamentais que marcam a trajetória da nossa querida Ivani Vicentini.

O primeiro deles, a seriedade com que ela toca a gestão de convênios do Governo do Estado de São Paulo, a retidão. A seriedade essa que não é simples, não. Que se seria um pressuposto básico dentro da gestão pública, a gente sabe que tantas vezes esses desvios ocorrem ao longo da nossa trajetória, mas que nunca encontraram beira no setor em que a dona Ivani constrói há tanto tempo no Governo do Estado de São Paulo.

A honestidade e a retidão do seu trabalho e da sua equipe puxam para o segundo ponto, querido Carlos Cruz,- que também é marca da trajetória da nossa querida dona Ivani -, que hoje conseguiu trazer aqui toda a nossa equipe do Governo do Estado de São Paulo que toca os convênios e que participa da nossa Secretaria de Desenvolvimento Regional. É a eficiência.

 A eficiência que estes dias...Querido e sempre deputado comandante Pedro Tobias, que falou antes de mim, conhecido pela sua autenticidade, pela sua luta e pela mesma retidão de caráter que tem a dona Ivani, também a mesma braveza – ele costuma falar: “Leão sem dente, leão com muito dente”. Querido Pedro, é uma honra também participar com você aqui ao lado da Juliana. Mas... da eficiência que a dona Ivani consegue implementar na gestão dos nossos convênios.

Eu conheço a Ivani há mais de 20 anos, eu era pequeno e meu pai era deputado, eu já participava um pouco desse processo com os prefeitos que estão aqui, com os ex-prefeitos que estão aqui, como o Tadeu Gimenez, irmão do Jaime, que também trabalhou com a nossa dona Ivani. Mas já conhecia o trabalho efetivo construído por ela.

Para vocês terem uma ideia, 99% das obras que saem lá do setor que a dona Ivani comanda são concluídas no tempo correto. Isso, que seria obrigação do Estado, é raridade em qualquer Estado brasileiro. E o Tribunal de Contas, aponta lá que as obras e de certos setores estão atrasadas, podem ter certeza que no setor comandado pela dona Ivani a realidade é outra.

E o terceiro ponto, - talvez o mais importante desses três em que todos os prefeitos que vieram aqui nesta manhã importante sentem, querido Amantini, isso no dia a dia -: o espírito público da dona Ivani, de se importar com aquele prefeito que está na ponta sendo cobrado pela população para que aquele convênio ande rápido; para que seja concretizada, querido Lair, aquela gestão feita pelo parlamentar; e que se coloca no lugar do outro para construir um processo como se fosse para ela mesma com seu coração de efetivação de recursos públicos no municipalismo paulista.

Essa é a nossa dona Ivani, que é um pouco prefeita, como todos os prefeitos que estão aqui nesta manhã. É um ponto de confiança no nosso estado de São Paulo. Dona Ivani, em meu nome; em nome do Governo do Estado de São Paulo; em nome do governador João Doria e em nome de todos aqueles da nossa equipe, que tem a honra de contar com a sua colaboração no Governo do Estado de São Paulo, muito obrigado. Dona Ivani, parabéns! Viva!

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Não param de chegar prefeitos. Olha aí, todo mundo quer... Acho que correu a notícia de que a sessão ainda está... O pessoal veio dar um abraço aí na Ivani. O prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda; o prefeito de Barra Bonita, Zequinha Rici; o prefeito de Adolfo, Israel Fernandes; o prefeito de Novais, Fábio Prado; a prefeita de Catiguá, Vera Vallejo. E o nosso ex-deputado Marcelo Gonçalves.

Agora vamos ouvir, com muita atenção, com muita honra, com muita satisfação, a nossa querida homenageada, Ivani Vicentini.

 

A SRA. IVANI VICENTINI - Bom dia a todos. Eu quero cumprimentar o deputado Barros Munhoz, autor dessa iniciativa que muito me comove e me honra; a todos os Srs. Deputados, os Srs. Prefeitos, que me brindam com a cortesia de suas presenças. Quero saudar também o secretário Marco Vinholi que, com um novo olhar e abordagem inovadora para antigas questões, tem feito avanços importantes na política de valorização dos municípios. Obrigada por ter vindo, secretário. Agradeço aos meus familiares e amigos, que vieram tornar ainda mais completo este momento.

Não posso deixar de citar aqui a minha equipe da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O comprometimento de cada um sempre foi fundamental para os bons resultados do nosso trabalho. Somos um time, e eu tenho muito orgulho de vestir a mesma camisa que vocês. É com alegria e humildade que recebo o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, honraria maior da Assembleia Legislativa Paulista.

Só a generosidade dos Srs. Deputados pode explicar a indicação que me coloca no mesmo patamar de tantas personalidades, que receberam essa homenagem antes de mim, altura que realmente não considero que tenha. Eu sou apenas uma servidora pública que gosta muito do que faz. E, graças a Deus, estou fazendo o que gosto há 40 anos, o que é um privilégio. Quantos podem dizer o mesmo?

Mas, 40 anos não são 40 dias, é uma vida inteira. E, no meu caso, uma vida bem vivida, gratificante e cheia de realizações. Tenho o meu marido, tenho os nossos filhos e nossos netos, mas nessa família eu não posso deixar de incluir os meus grandes e queridos parceiros: os prefeitos de todos os municípios paulistas. Cada objeto de convênio que eu vejo sair do papel e entrar para a realidade de nossos municípios, fortalecendo a infraestrutura do Estado e aumentando a qualidade de vida da população, é uma alegria incomparável. São vitórias pessoais que eu coleciono e que fazem a minha vida valer a pena. Por isso, eu agradeço muito a todos os Srs. Deputados, mas agradeço ainda mais a Deus, que me dá saúde para continuar cuidando da minha grande família todos os dias. Obrigada pela presença de todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Ivani, eu gostaria que você recebesse esse modesto presente como uma lembrança. E a gente faz só um pedido a Deus: que esse presente, que é um relógio, só marque momentos felizes na sua vida. É o que nós todos: prefeitos, vereadores, membros do poder público do nosso estado e os deputados, desejamos a você de todo o coração.

 

* * *

 

- É entregue o presente.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSB - Mais um prefeito, da estância de Salesópolis, o Vanderlon. Pessoal, eu só vou tentar me conter, não vou falar. Eu só vou agradecer a todos vocês.

Olha, eu já estou calejado. Eu brinquei com o Pedro que faz só 12 anos, mas não faz. Faz 43 anos que estou na vida pública: comecei como prefeito, depois, em 1986, fui eleito deputado. E desde 1987, com uma interrupção apenas para voltar a ser prefeito. Mas, eu estava tão aflito, o pessoal que trabalha comigo - que já está acostumado a me ver aflito - acho que ficou mais assustado, porque eu estava mais aflito do que de comum, porque eu falava: “Tem que ser uma homenagem bonita porque a Ivani merece. Nós não podemos fazer uma homenagem feia”.

 Então, a primeira coisa que eu quero dizer a vocês é o meu mais sincero muito obrigado. Ivani, nesse tempo todo pode ter tido homenagens mais bonitas. Mas, mais emocionante, eu acho que não teve, porque aqui reinou o coração, a sinceridade. Eu só quero terminar pedindo a Deus que te abençoe e dizendo a todos vocês: vale a pena ser político, vale a pena ser servidor público no nosso País. Essa tempestade que nós estamos vivendo de desprestígio, de queda de credibilidade e tudo mais, vai passar. Vai passar com trabalho, mas, sobretudo, com o exemplo que nós estamos dando de continuarmos na luta, de acreditarmos no nosso País. Seguindo exemplos de pessoas como a Ivani.

Ivani, Deus lhe pague. Muito obrigado. Quantas vezes eu vinha desesperado: “Aquele dinheiro precisa sair, precisa sair, precisa sair. Eu não posso chegar em Itapira sem ele!” E você me ajudava. Quantas e quantas vezes. Eu estou falando em nome de todo mundo. Ela é uma santa protetora e é ainda nossa.

Marquinho Vinholi, foi uma honra. Eu sei das suas atribuições, dos seus compromissos, e você veio aqui dignificar ainda mais a nossa homenagem. Vamos lá, pessoal, o Brasil é maior do que tudo. E, através da boa política, seguindo o exemplo da Ivani, nós vamos construir a pátria com que sonhamos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 29 minutos.

 

* * *