http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18 DE SETEMBRO DE 2019

44ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: GILMACI SANTOS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência a abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 240/19. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 248/19, salvo emendas, restando prejudicado o PL 706/19. Coloca em votação e declara rejeitada a Emenda nº 1. Encerra a discussão do PL 783/19. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação, do deputado Heni Ozi Cukier. Coloca em votação e declara aprovado o PL 783/19, salvo partes destacadas e emenda. Coloca em votação e declara rejeitada a expressão "no âmbito da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, com natureza contábil", constante no caput do art. 6º da propositura. Coloca em votação e declara rejeitada a Emenda nº 1.

 

2 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, considera que ocorreu equívoco na Comissão de Direitos Humanos desta Casa em relação a requerimento de sua autoria propondo visita à Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).

 

3 - TENENTE COIMBRA

Para comunicação, agradece a seus pares pela aprovação do PL 240/19, de sua autoria. Destaca a importância da matéria para melhoria da Segurança Pública no estado de São Paulo.

 

4 - HENI OZI CUKIER

Para comunicação, agradece aos demais parlamentares pela aprovação do PL 783/19, de sua autoria, que institui a Política sobre Drogas do Estado de São Paulo e o Fundo Estadual Antidrogas.

 

5 - RODRIGO GAMBALE

Para comunicação, comemora a aprovação de PL 248/19, de sua autoria, a respeito do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd. Enaltece a relevância deste programa.

 

6 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Discussão e votação do Projeto de lei 240, de 2019, de autoria do deputado Tenente Coimbra.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo, queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado o PL 240, de 2019.

Item 2 - Discussão e votação do Projeto de lei 248, de 2019, em anexo com 706, de 2019.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o projeto salvo emendas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Aprovado e prejudicado o PL 706, de 2019.

Em votação a Emenda nº 1, com parecer contrário do congresso de comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Rejeitada.

Item 3 - Discussão e votação do Projeto de lei 783, de 2019, de autoria do nobre deputado Heni Ozi Cukier.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação. Há sobre a mesa o requerimento de método de votação. Em votação o requerimento de método. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - Projeto de lei, salvo partes destacadas à Emenda e Emenda apresentada. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 2 - Destacadamente a expressão "no âmbito da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, com natureza contábil", constante no caput do art. 6º  da propositura.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como estão. (Pausa.) Rejeitada.

Item 3 - Emenda nº1. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitada.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Sr. Presidente, o senhor me permite uma comunicação?

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Tem uma comunicação Vossa Excelência.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL – PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, apenas para comunicar esta Casa que eu acredito que houve um equívoco por parte da Comissão de Direitos Humanos. Então, eu gostaria aqui de pedir à nobre deputada Beth Sahão para ela reconsiderar. Havia feito o requerimento em apoio aos policiais militares na Comissão de Direitos Humanos para que essa Comissão verifique a possibilidade de visitarmos a Apmdfesp, que é uma instituição extremamente importante para o estado de São Paulo, que cuida de policiais militares que têm deficiência física. E, afinal de contas, policiais militares que têm deficiência física merecem direitos humanos, não é verdade? Então, a gente precisa batalhar por todos aqueles que merecem direitos humanos, principalmente os deficientes físicos.

Porém esse requerimento que eu abri na Comissão de Direitos Humanos, Sr. Presidente, foi parar na Comissão de Segurança Pública, ou seja, quando é para visitar os presídios e ver as condições dos presos, se eles estão bem, se eles estão bem aconchegados, etc, é na Comissão de Direitos Humanos. Mas essa mesma Comissão não serve para ver as condições dos policiais militares que, afinal de contas, chegaram a essa situação por um sacrifício ao povo paulista.

Então, eu peço encarecidamente, de forma tranquila, pacífica, e apelo à presidente da Comissão de Direitos Humanos que coloque novamente esse requerimento, porque eu vou colocar, vou protocolar novamente na comissão a que ele pertence, que é a Comissão de Direitos Humanos.

Eu acredito que todos os deputados desta Casa entendem também que os policiais militares também têm direitos humanos, porque, afinal de contas, por trás de toda farda existe um ser humano detentor de direitos e deveres.

 Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS -  Obrigado, Sr. Deputado.

Deputado Tenente Coimbra.

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL – PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, gostaria de agradecer a todos os pares por terem aprovado o meu projeto de forma unânime, um projeto que vem contribuir com a parte de Segurança Pública. São 12 mil estupros por ano, mais de 250 mil roubos, e ele vem atender a população mais carente, aquela população que trabalha na madrugada, pega o ônibus das 22 às 5 horas da manhã, aquela categoria mais vulnerável, dos idosos, deficientes, das mulheres, que são constantemente vítimas de roubos, estupros, e é um case de sucesso que tem funcionado em diversos municípios. Então, é uma honra, nesses primeiros seis meses, já ter tido um projeto aprovado, um projeto que já é case de sucesso, e com certeza vai contribuir muito para a Segurança Pública do estado de São Paulo.

Muito obrigado, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS -  Obrigado. Parabéns, nobre deputado Tenente Coimbra.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Sr. Presidente, para comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Para comunicação.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO – PARA COMUNICAÇÃO - Eu queria agradecer a todos os deputados. Muito contente, porque esse daqui é o primeiro projeto de lei do Novo, aqui na Assembleia, e a minha bancada. Enfim, estou muito contente com o nosso trabalho aqui, e agradecer a parceria e ajuda de todos. Esse projeto é muito importante para o estado de São Paulo. Nós temos uma crise com as drogas; 97% dos municípios aqui do Estado têm problemas com drogas, e a gente precisa fazer medidas que lidem com isso de uma forma mais eficiente, trabalhar a prevenção e o tratamento. É isso que o projeto visa, e agradecer novamente a todos e dizer que eu estou muito contente.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Parabéns, nobre deputado Heni e toda a bancada do Novo.

Deputado Rodrigo Gambale.

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL – PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, boa noite. Boa noite a todos os pares. Quero vir aqui para agradecer a aprovação do nosso projeto, do Proerd ser algo institucional, em todos os anos letivos do colégio, do ensino fundamental, ensino médio, porque a gente sabe da importância que é manter os jovens longe das drogas. Muitas vezes, presidente, nós acabamos lendo um livro e aquilo parece que vai mudar a nossa vida, mas se a gente não continua praticando esses bons hábitos, no dia seguinte nós acabamos esquecendo. E isso funciona também com todo o ensinamento que o Proerd faz nas escolas.

A gente sabe da importância que é do treinamento que a Polícia Militar, do incentivo que ela dá aos nossos jovens. Quando a Polícia passa a ter condições para repetir isso em demais anos, a gente tem uma certeza de que aquelas crianças terão um aprendizado maior, um conhecimento maior e uma chance de ficar cada vez mais longe das drogas.

Hoje a droga é uma realidade dentro das escolas, e o Proerd é algo que a gente leva para a vida toda. Têm muitos adultos que passaram pelo ensinamento do Proerd da Polícia Militar por um ano apenas de suas vidas, enquanto estudavam nas escolas, e até hoje se lembram da música do Proerd.

É muito importante a continuidade no ano, no decorrer dos anos letivos da criança, para que ela fique longe das drogas. E fazer com que a população, a comunidade, entenda que a Polícia Militar é uma parceira da comunidade, e não o contrário.

Muito obrigado a todos os que votaram, por unanimidade. Obrigado a esta Casa, ao presidente, obrigado a todos os que colaboraram para que esse projeto fosse aprovado e se tornasse uma realidade.

Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Parabéns, nobre deputado Rodrigo Gambale, pelo projeto aprovado.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, está encerrada a sessão.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 10 minutos.

 

* * *