http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

26 DE AGOSTO DE 2019

25ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO EMBAIXADOR DE ISRAEL NO BRASIL, SR. YOSSI SHELLEY

 

Presidência: TENENTE NASCIMENTO

 

RESUMO

 

1 - TENENTE NASCIMENTO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - SÉRGIO EWERTON

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Homenagem ao Hospital Israelita Albert Einstein e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Embaixador de Israel no Brasil, Sr. Yossi Shelley". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional de Israel", pelo cantor mirim Kawê Santos; e o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - DAVID WEITMAN

Rabino, profere uma brachá e cumprimenta as autoridades presentes. Abençoa esta Casa. Enaltece a dupla homenagem celebrada hoje, para o hospital e o embaixador de Israel. Disse ser a medicina uma profissão santa. Considera a mesma como a mais nobre arte de servir à Deus, salvando vidas humanas.

 

5 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Considera uma satisfação e orgulho ter o Hospital Albert Einstein em nossa cidade. Informa ter sido o mesmo eleito por cinco anos seguidos o melhor hospital de São Paulo e dez anos seguidos como o melhor da América Latina. Esclarece que o mesmo se consolidou como um importante centro médico-hospitalar, com um conceituado corpo médico. Lembra que o hospital estabeleceu convênios com a Prefeitura de São Paulo, administrando atualmente mais de 23 unidades públicas da cidade, possibilitando o atendimento de milhões de pessoas com a marca do Einstein. Cita algumas destas unidades públicas. Menciona o compromisso do hospital com a responsabilidade social, desenvolvendo ações sustentáveis e filantrópicas com as comunidades carentes. Destaca o atendimento do Hospital Albert Einstein ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Ressalta a excelência no atendimento, as pesquisas e as renomadas faculdades de Medicina e Enfermagem. Relata emendas, de seu mandato, solicitando mais investimentos em hospitais públicos. Exalta a relevante contribuição do Hospital Albert Einstein para o País. Diz ser o hospital digno desta homenagem. Agradece o Hospital Albert Einstein pelos serviços prestados.

 

6 - CASTELLO BRANCO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra sua gratidão ao senador Major Olímpio por poder representá-lo nesta solenidade. Agradece a presença de grande parte da bancada do PSL e o deputado Tenente Nascimento por esta homenagem. Destaca a nobreza da missão do Hospital Albert Einstein e da comunidade judaica no País. Lembra o seu treinamento, em 1990, em Israel, para participar da Guerra da Bósnia. Comenta sua visita recentemente ao kibutz mais antigo de Israel, juntamente com uma delegação de brasileiros. Esclarece que o seu pai, um médico judeu, participou da fundação do Hospital Albert Einstein e esteve presente na cerimônia do estabelecimento da pedra fundamental do hospital. Menciona seu título de embaixador da paz, entregue por parlamentares israelitas. Destaca a participação de brasileiros nas lutas pela libertação e independência do Estado de Israel e a presença de técnicos israelenses no Brasil, para ajudar a solucionar o problema da água no Nordeste. Considera justa a homenagem ao Hospital Albert Einstein. Agradece a comunidade judaica e o hospital pelos trabalhos prestados.

 

7 - ADALBERTO FREITAS

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes, a comunidade judaica e o deputado Tenente Nascimento pela homenagem. Ressalta sua alegria em participar desta solenidade. Destaca a importância do Hospital Albert Einstein. Lembra a transferência de Jair Bolsonaro para este hospital após atentado durante a campanha presidencial. Agradece a colaboração de Israel com o Brasil.

 

8 - FREDERICO D'AVILA

Deputado estadual, cumprimenta o deputado Tenente Nascimento pela solenidade e as autoridades presentes. Agradece a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Discorre sobre semelhanças entre o Hospital Albert Einstein e o Estado de Israel. Destaca o hospital como uma potência e referência em todo o mundo. Afirma que Israel também é uma referência para todo o mundo, com apenas sete milhões e meio de habitantes e uma potência em conhecimento e pesquisa, na área de defesa e toda a tecnologia lá desenvolvida. Comenta matéria publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" sobre reclamação da comunidade judaica pelo uso de símbolos judaicos utilizados por Jair Bolsonaro. Menciona suas raízes judaicas e a existência de posições políticas diferentes dentro da comunidade. Considera Israel como uma nação exemplar. Faz benção em hebraico.

 

9 - HENI OZI CUKIER

Deputado estadual, demonstra sua alegria em participar desta solenidade. Agradece o deputado Tenente Nascimento pela homenagem. Parabeniza o Hospital Albert Einstein e o embaixador de Israel Yossi Shelley. Cumprimenta as autoridades presentes. Destaca sua luta pela defesa da comunidade judaica e por Israel. Ressalta a aproximação de Israel por muitas pessoas que entendem a importância da comunidade. Parabeniza o Hospital Albert Einstein pelo trabalho. Afirma que o mesmo representa os valores da comunidade judaica.

 

10 - GIL DINIZ

Deputado estadual, saúda o deputado Tenente Nascimento pela solenidade. Cumprimenta as autoridades e a comunidade presentes. Destaca o carinho da família Bolsonaro pelo embaixador de Israel e pela comunidade judaica. Lembra o atentado de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral para a Presidência e a decisão de transferí-lo para o Hospital Albert Einstein. Menciona o cuidado do hospital e da equipe médica com o então candidato à presidente. Demonstra sua alegria e emoção em participar desta homenagem. Ressalta a amizade do povo de Israel com os brasileiros. Cita o auxílio de tropas israelenses em Brumadinho e nas queimadas na Amazônia. Deseja vida longa a amizade entre os dois países. Diz esperar que o Brasil transfira a sua embaixada para Jerusalém, a capital eterna do povo judeu em Israel.

 

11 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, agradece a oportunidade de participar desta solenidade. Saúda as autoridades presentes. Considera esta homenagem merecida. Afirma ser o Hospital Albert Einstein uma referência mundial, desenvolvendo um trabalho de qualidade. Parabeniza o embaixador de Israel Yossi Shelley. Coloca esta Casa à disposição de todos e para servir o Estado de Israel.

 

12 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, demonstra sua alegria em discursar nesta tribuna, onde atuou anteriormente. Considera esta homenagem muito importante. Cumprimenta o deputado Tenente Nascimento e as autoridades presentes. Diz já ter visitado Israel oito vezes. Considera o povo judeu o escolhido pelo Criador. Cita diversas tecnologias importantes desenvolvidas por Israel. Agradece o embaixador Yossi Shelley em nome da Câmara Federal. Destaca a atuação do Hospital Albert Einstein na área médica e também na filantrópica. Ressalta o atendimento do hospital às classes menos favorecidas, por meio de convênios com o município. Agradece o convite para participar desta solenidade.

 

13 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Anuncia a exibição de vídeo institucional do Hospital Israelita Albert Einstein; e a homenagem, com entrega de Diploma de Mérito Legislativo ao Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e sua esposa Meyre; ao Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; ao Dr. Leandro Echenique, professor de Pós-Graduação da Unifesp e Cardiologista do Hospital Albert Einstein e sua esposa; à equipe multiprofissional do Hospital Israelita Albert Einstein, representada pela Sra. Raquel Caserta; e à equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein, representada pelo Dr. Leonardo Rolim. Anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sr. Deputado Gil Diniz, representando o presidente da República Jair Bolsonaro; ao Sr. Ruben Schechter, presidente da Associação Brasileira de Transporte de Valores - ABTV e vice-presidente executivo da Federação Nacional das Empresas de Transporte de Valores - Fenaval; e ao Dr. Renato Kalil, pelas relevantes contribuições à saúde em nosso estado de São Paulo e sua esposa Ilana Kalil. Destaca a importância do trabalho realizado pelo Dr. Renato Kalil. Parabeniza o médico. Anuncia a apresentação do Coral da PM com a canção "Caçador de mim".

 

14 - SÉRGIO EWERTON

Mestre de cerimônias, anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa ao Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; e ao Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Anuncia a entrega de placa comemorativa ao Sr. Deputado Tenente Nascimento, proponente desta solenidade. Anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sr. Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil; e ao Sr. Alon Lavi, cônsul-geral de Israel em São Paulo.

 

15 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Anuncia a exibição de vídeo sobre Israel.

 

16 - DR. SIDNEY KLAJNER

Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em receber este reconhecimento e ter sido escolhido para cuidar de Jair Bolsonaro em momento crítico. Afirma ser o Einstein um hospital de excelência, uma referência para o Brasil e o mundo. Informa que o mesmo apresenta indicadores de resultado em patamares em muitas vezes superiores aos de entidades no mundo todo. Destaca o acolhimento e o humanismo, além do respeito à privacidade de cada paciente, aliadas à qualidade e experiência. Esclarece que os mesmos cuidados dedicados à Jair Bolsonaro são destinados a todos os pacientes do hospital, assim como às instituições públicas, por meio de parcerias com o Poder Público. Ressalta que o propósito de criação do Einstein, há mais de 60 anos, foi o de retribuir o excelente acolhimento dos brasileiros à comunidade judaica. Esclarece que a missão do hospital é entregar vidas mais saudáveis para todos os cidadãos do País. Lembra de todos os presidentes que o antecederam. Discorre sobre a contribuição do Einstein para o atendimento do SUS, o desenvolvimento de atividades de ensino em todo o Brasil, pesquisa e inovação por meio de uma incubadora de startups. Enaltece o fortalecimento entre os povos e a aproximação entre Brasil e Israel, que conta com a participação do embaixador Yossi Shelley. Agradece o deputado Tenente Nascimento por esta homenagem e todos os presentes. Diz ter sido uma honra e um privilégio cuidar do presidente, em nome dos profissionais do Einstein.

 

17 - DR. CLAUDIO LOTTENBERG

Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, cumprimenta o deputado Tenente Nascimento e todas as autoridades presentes. Rememora as diversas vezes em que esteve nesta Casa participando de merecidas homenagens. Lembra a história do povo judeu, que encontrou no Brasil uma oportunidade de reconstrução de suas vidas, após o Holocausto na Europa. Afirma que a criação do hospital teve como objetivo retribuir a hospitalidade e o acolhimento do povo brasileiro. Esclarece que, para judeus, o maior dos valores é a vida e por este motivo, decidiram construir um templo à saúde. Menciona o atendimento de pacientes pelo SUS como uma forma de praticar a assistência social, um dos valores do judaísmo. Afirma que o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro foi tratado com respeito, discrição e de maneira responsável, uma das políticas da organização. Discorre sobre a importante participação do Brasil na criação do Estado de Israel, pelo apoio de Oswaldo Aranha durante uma sessão da Assembleia Geral da ONU. Considera que hoje temos a melhor relação entre Brasil e Israel de todos os anos. Diz ser a homenagem ao embaixador de Israel merecida, também pela sua participação na aproximação entre os dois países. Agradece a iniciativa do deputado Tenente Nascimento.

 

18 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Lembra a criação do Estado de Israel, com a participação de judeus de todo o mundo. Menciona a Assembleia da ONU, comandada pelo brasileiro Oswaldo Aranha, que após o Holocausto, passou a discutir o futuro do povo judeu, decidindo pela criação de Israel em 1948. Discorre sobre a relação entre Brasil e Israel e a comunidade judaica brasileira. Lembra do apoio das tropas israelenses no resgate de sobreviventes em Brumadinho. Elogia a atuação do embaixador de Israel no Brasil Yossi Shelley. Considera os judeus um povo amado por Deus. Lê frase do livro Salmos. Agradece o embaixador Yossi Shelley.

 

19 - SÉRGIO EWERTON

Mestre de cerimônias, anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil.

 

20 - YOSSI SHELLEY

Embaixador de Israel no Brasil, agradece o deputado Tenente Nascimento pela homenagem e as autoridades presentes. Diz ser uma honra a parceria entre Israel e Brasil. Destaca o excelente trabalho realizado pelo Hospital Albert Einstein para ajudar todos, inclusive os que possuem menos recursos. Afirma que o Hospital Albert Einstein é uma referência mundial na medicina, possuindo os melhores médicos, tecnologia e equipamentos. Cita o auxílio de Israel aos focos de queimadas na Amazônia. Comenta o artigo do jornal "O Estado de S. Paulo", sobre o uso de símbolos judaicos pelos evangélicos. Esclarece que os judeus e evangélicos são grandes amigos e que os mesmos sempre os apoiaram. Considera um orgulho o uso dos símbolos de Israel por eles. Agradece os policiais e os bombeiros de Brumadinho. Lê trecho de Isaias, que diz que o povo de Israel tem que ser luz para todo o mundo. Menciona o uso da tecnologia e da sabedoria para ajudar todos. Agradece a homenagem recebida. Entrega uma mezuzá para o deputado Tenente Nascimento.

 

21 - TENENTE NASCIMENTO

Presta homenagem, com entrega de medalha, a autoridades militares, em referência ao Dia do Soldado, celebrado no domingo dia 25/08 e às equipes de bombeiros e policiais que participaram dos resgates em Brumadinho. Anuncia o Coral da PM com a "Canção do Exército". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Tenente Nascimento.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Olá, senhoras e senhores, bom dia, sejam todos bem-vindos aqui à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Yossi Shelley.

Quero fazer, também, um comunicado a todos, que esta sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Alesp, juntamente com a TV Web. Será transmitida no sábado, dia 31 de agosto, a partir das nove da noite pela TV Assembleia; pelo canal sete da NET; pela TV Digital, canal 61.2; e também pelo canal nove da Vivo.

Eu quero, a partir de agora, neste momento, compor a nossa Mesa: quero chamar o deputado estadual Tenente Nascimento. (Palmas.) Deputado estadual Castello Branco, representando o senador Major Olímpio. (Palmas.) Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil. (Palmas.) Alon Lavi, cônsul-geral de Israel em São Paulo. (Palmas.) Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita-Brasileira Albert Einstein. (Palmas.) Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita-Brasileira Albert Einstein. (Palmas.)

Quero, também, fazer a extensão desta Mesa chamando o deputado estadual Coronel Telhada, o deputado estadual Heni Ozi Cukier, o deputado estadual Adalberto Freitas, o deputado Frederico d'Ávila, a presença, também, do deputado Gil Diniz. Sejam todos bem-vindos a esta solenidade de Homenagem ao Hospital Albert Einstein, ao presidente Yossi Shelley.  (Palmas.)

Com a palavra, neste momento, o proponente desta sessão solene, deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Um bom dia a todos vocês, aos nossos ouvintes e telespectadores da TV Alesp. Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Yossi Shelley, e também temos como importância a homenagem ao Hospital Israelita Albert Einstein e ao Sr. Embaixador Yossi Shelley.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Muito bem, deputado. Muito obrigado pelas suas palavras.

Peço que, a partir deste momento, seja feita a execução do Hino Nacional de Israel. Já está aqui o cantor mirim Kauê Santos. Em seguida, aí sim, teremos a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional de Israel.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Ouvimos, portanto, a execução do Hino Nacional de Israel pelo cantor mirim Kauê Santos. Neste momento, vamos ao Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pelo Coral da PM, sob a regência do maestro primeiro-sargento Mota.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Agradecemos ao Coral da Polícia Militar e também ao cantor mirim Kauê Santos, nosso rouxinol, e agradecemos na pessoa do primeiro-sargento Mota, nosso maestro.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Deputado, antes disso, eu queria também citar a presença do deputado federal Gilberto Nascimento. Deputado, seja muito bem-vindo a este evento, à nossa Assembleia Legislativa de São Paulo. Acomode-se, por favor, deputado. Eu queria também agradecer a presença do Ricardo Berkiensztat, presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, representando o Luiz Kignel, presidente da Fisesp.

Queria agradecer também a presença do Henrique Neves, que é diretor-geral do Hospital Israelita Albert Einstein; do Jack Terpins, que é presidente da União Maccabi Mundial; do Daniel Bialski, presidente da Hebraica; do coronel PM Robson Cabral de Oliveira, chefe da PM da Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Convidamos o rabino David Weitman para proferir a brachá.

 

O SR. DAVID WEITMAN - Deputado Tenente Nascimento, e com ele eu abençoo todas as pessoas aqui presentes, todos os líderes comunitários, todos os líderes religiosos, todos os presentes, queremos abençoar esta Assembleia sagrada, que não é coincidência esta dupla homenagem tanto para o embaixador de Israel, como para o Hospital Albert Einstein. A Bíblia Sagrada disse este último sábado, o Shabat, que abençoa esta semana, que a terra de Israel (Expressão em língua estrangeira.) Deus olha para ela (Expressão em língua estrangeira.) do início do ano para o final do ano.

É uma terra mais protegida, e por isso o mundo a chama de A Terra Santa, em inglês “The Holy Land”. E assim como tem uma Terra Santa, existe uma profissão santa. Todas as profissões são importantes, mas a medicina, como diz Maimônides, é a mais nobre arte de servir o Criador, literalmente salvando vidas humanas.

Então, não tem coincidência estas duas santidades se unirem hoje, a santidade da Terra Santa através do embaixador Sr. Shelley, e a santidade da profissão da medicina, através da figura do Dr. Claudio Lottenberg, do Dr. Sidney Klajner, que estão aqui representando o hospital.

Merecida homenagem. Agradecemos em nome do Deus que abençoa Abraão, Isaac e Jacó. Abençoamos todos vocês e que revertam em bênçãos de felicidade e saúde e sucesso material e espiritual. Amém.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Muito obrigado ao rabino. Agora, com a palavra o deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Senhoras e senhores, já dei a saudação de bem-vindos e recebo a bênção nesta manhã abençoada. Esta solene com a finalidade de homenagear o Hospital Israelita Albert Einstein, ocasião que também será outorgado o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao embaixador de Israel no Brasil, o Sr. Yossi Shelley.

É motivo de satisfação e orgulho ter em nossa cidade o Hospital Albert Einstein, que, próximo de completar seus 50 anos de fundação, tem sido por cinco anos seguidos considerado o melhor hospital no estado de São Paulo e pelo décimo ano consecutivo reconhecido como o melhor hospital da América Latina. A instituição cresceu e se consolidou.

É um importante centro médico-hospitalar, reunindo um conceituado corpo de profissionais com a mais avançada tecnologia hospitalar do Brasil. Além disso, o Albert Einstein, por meio de convênios com a Prefeitura de São Paulo, é responsável pela execução e gestão de mais de 23 unidades públicas de saúde, atendendo milhões de pessoas com qualidade e excelência, que são sua marca. Dentre essas unidades encontram-se 13 Unidades Básicas de Saúde - UBS, o Hospital Municipal M’Boi Mirim, que em 2018 foram atendidos mais de 8.000 pacientes cirúrgicos e realizados mais de 5.000 partos - parto quer dizer vida -, o Hospital Municipal Vila Santa Catarina, onde foram atendidos em torno de 3.000 pacientes cirúrgicos e realizados mais de 3.400 partos, ambos hospitais localizados na zona sul de São Paulo. Outro aspecto importante é o compromisso desta associação com a responsabilidade social desenvolvida, que envolve ações sustentáveis e filantrópicas junto a comunidades carentes, como o programa “O Einstein na Comunidade Paraisópolis”.

O futuro de nossa Nação, nossas crianças, que desenvolvem desde 1998 atividades relacionadas à Saúde, à Educação, com o nosso bem maior, que são as nossas crianças. Alcançando, ao longo desses anos, 4,2 milhões de atendimentos. Pasmem, muita gente não sabia. Muita gente não conhecia.

Ano passado tivemos um fato que ficou ainda mais evidente e marcante na história do nosso País. Evidente por todos os acontecimentos aqui já relatados. Momento que vivemos com angústia o ocorrido com o então candidato à Presidência da República.

Um homem comum, uma vida que quase foi ceifada, mas não o presidente. Ele não era o presidente. Era apenas o nosso capitão, que em campanha sofreu um ato tão covarde, mas tão logo soubemos e a direção logo o chamou, a todos nós, nos chamou a atenção, que o nosso líder seria recebido por essa instituição.

Trouxe-nos o conforto, o bálsamo suave, pois sabíamos que seria empregado o que há de melhor em profissionais e tecnologia hospitalar a favor da vida. Essa excelência no atendimento e os bons resultados obtidos não são obra do acaso. O nosso capitão venceu graças ao nosso Deus e profissionais que aqui estão, que também serão, logicamente, citados e homenageados.

A dedicação e o investimento destinado ao ensino, à pesquisa, são valores inerentes a esta instituição, que possui renomada Faculdade de Medicina e Enfermagem. Reconhecemos que a medicina, pelas pesquisas profissionais em investimentos e equipamentos de alta tecnologia, é uma área caríssima, com alto custo de manutenção, razão pela qual temos nos empenhado, como parlamentar e parlamentares que aqui estão conosco, para pedir mais investimentos do governo para diversos hospitais públicos, como já temos indicado verbas através de emenda parlamentar, já neste ano, para diversos hospitais.

Diante de tudo isso, finalizo minha fala exaltando a relevante contribuição que o Hospital Albert Einstein, na pessoa do Dr. Sidney Klajner e do Dr. Claudio Lottenberg, que está aqui ao meu lado, um amigo que já tenho no meu coração há muito tempo, tem fornecido a esta cidade, ao nosso País, com a excelência de seu trabalho que é digno de receber esta homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo. Meu muito obrigado ao Hospital Albert Einstein. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Deputado Nascimento, antes de dar prosseguimento ao nosso evento, eu queria aqui falar da presença dos “Madureiras”, o deputado federal Cezinha de Madureira e o deputado nosso estadual aqui, deputado Alex de Madureira. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Deputado, volto com a palavra ao senhor para dar continuidade ao nosso evento aqui.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Com a fala dos deputados, convidar agora o nosso deputado estadual Castello Branco.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - Senhor Embaixador de Israel Yossi Shelley, em nome do qual eu cumprimento todas as demais autoridades presentes. A minha gratidão ao senador Major Olímpio pela oportunidade de representá-lo e em pouco, talvez, vocês saibam por quê. Queria agradecer a presença da ilustre bancada do PSL hoje aqui em peso: o deputado Gil Diniz, nosso líder; deputado Frederico d’Avila; deputado Adalberto Freitas.

A minha gratidão eterna ao deputado Nascimento pela iniciativa mais do que nobre e justa desta homenagem; ao deputado Heni Ozi Cukier, grande amigo; ao Coronel Telhada, que dispensa elogios; ao nosso deputado Gilberto Nascimento; ao deputado Alex de Madureira; enfim, a todos vocês que nos honram hoje com as suas nobres presenças. Eu tenho contribuído para os discursos desta Casa com depoimentos pessoais.

A história e a nobreza da missão do Albert Einstein e da comunidade judaica no Brasil, que está aqui desde as caravelas de Cabral ou mesmo antes. Recentemente, em Portugal, na comunidade de Belmonte, que já foi a maior comunidade judaica da Península Ibérica e da qual saiu Pedro Álvares Cabral com suas caravelas, que tinha no seu manifesto de embarque muitos membros da comunidade judaica, mas isso vai ficar para um outro dia.

Hoje, eu agradeço a Melquisedec, o sacerdote do Deus Altíssimo, único e verdadeiro, que está hoje conosco nos abençoando, como bem disse o rabino. Na minha cabeça, o quipá; no meu gabinete, a mezuzá; e na minha casa, a menorá. E foi assim que um jovem tenente, em 1990, pela primeira vez, pisou em Israel.

Em 1991, estive lá num treinamento de operações especiais, me preparando para o que seria a missão da Guerra da Bósnia e eu fiz parte do destacamento precursor da ONU, que esteve lá num dos conflitos mais cruéis que a humanidade conheceu depois da Segunda Guerra. Recentemente, estive no kibutz mais antigo de Israel, fora o Degania Alef, de 1909, mas o Ofra, onde fui muito bem recebido.

Era o dia 28 de novembro do ano passado quando uma delegação de brasileiros lá esteve e eu tive a oportunidade de ser muito bem recebido pela comunidade judaica deste kibutz. E a história começou também lá atrás. Em 1955, um jovem médico, Dr. Clóvis de Luca, de origem judaica, meu pai, Lottenberg, que você conheceu.

Conheceu porque metade do quarteirão onde hoje é o Hospital Albert Einstein era a casa do papai. E, lá em 1955, papai fez parte daquele grupo de médicos que falaram: “Vamos fundar a Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein.” Papai era um jovem médico recém-formado estimulado pelos seus professores de origem judaica na Escola Paulista de Medicina, lá esteve assinando.

Em setembro de 1959, esteve presente na cerimônia em que o Hans Albert Einstein, junto com a diretoria, assentou a pedra fundamental do que hoje é esse magnífico hospital. Fizemos parte dessa história. O Knesset também no dia 28 de novembro, nos outorgou a medalha de embaixador da paz, que eu tive a honra de receber, em grande estilo, por grande parte dos parlamentares israelitas e este ano novamente quando estive em Israel revi os grandes amigos que lá deixei.

Por fim, não poderia deixar de lembrar a participação dos brasileiros em Israel. Nós estamos lá há muito tempo. Participamos ativamente das lutas pela libertação de Israel, pela independência de Israel. E a nossa presença brasileira é muito grande, principalmente na cidade de Ra'anana. O Kibutz Bror Chail  tem o martelo de Oswaldo Aranha, além de outras peças históricas da comunidade brasileira em Israel.

Desde 1970, muitos técnicos de Israel trabalham no Brasil - pouca gente sabe disso - e têm contribuído muito em muitos sentidos, principalmente na busca de soluções para o problema da água no Nordeste, no qual Israel se tornou especialista.

No campo militar, a cooperação Brasil-Israel começou também há muito tempo. Lá em 1955/56, o Brasil mandou um contingente de seis mil militares, que ficaram em Israel durante 11 anos, o chamado Batalhão Suez, que operou de janeiro de 1957 até 13 de junho de 1967, quando, após a Guerra dos Seis Dias, nós voltamos ao Brasil. No meu gabinete, existe um assessor cujo pai lá esteve e ainda existem veteranos que se lembram com muita saudade dessa época.

Meu pai, que é médico, sempre dizia que quem salva uma vida salva o mundo. Portanto, nada mais justo do que homenagear um dos hospitais mais competentes, mais ilustres, que salva uma vida, muitas vidas e o mundo.

Obrigado, Hospital Albert Einstein. Obrigado à comunidade judaica por ter estado no Brasil durante tantos anos. Somos irmãos. É nessa irmandade que vim com meu quipá de casamento e vou terminar a minha fala lembrando uma frase que se diz nos casamentos, que é: “Se eu esquecer de ti, Jerusalém, que eu perca a destreza da minha mão”. (Pronunciamento em língua estrangeira.)

Viva o Brasil, viva Israel. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Peço a palavra, também, do deputado Adalberto Freitas. Por favor, deputado Adalberto. Deputado, como o senhor está acostumado: mais uma vez, à tribuna aqui da nossa Assembleia Legislativa, do nosso Plenário Juscelino Kubitschek. Por favor, suas palavras na tribuna, deputado.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Bom dia a todos. Cumprimento a Mesa, cumprimento o embaixador de Israel no Brasil, Sr. Yossi Shelley, e estendo o cumprimento a toda a comunidade judaico-brasileira que está presente.

Cumprimento, também, o deputado Tenente Nascimento, que foi o responsável por este evento, que brilhantemente teve esse trabalho. Acompanhei todos os dias o trabalho que ele estava fazendo para que todos nós estivéssemos, neste dia grandioso, unidos aqui. Cumprimento também os deputados aqui presentes, do PSL, o deputado Gil Diniz, o deputado Castello Branco, o deputado Frederico d’Avila, e os deputados da Assembleia Legislativa também presentes, o deputado Telhada e o Heni Ozi, assim como o deputado federal Gilberto Nascimento.

É com grande alegria que venho participar deste evento. Sabemos da importância que tem o Hospital Israelita Albert Einstein na vida de todos nós, brasileiros. Todo o aparato que tem esse hospital, que salvou vidas e não foi por acaso. Deus sabe todos os desígnios nossos.

Por sorte, nosso presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve os primeiros-socorros no hospital, no pronto-socorro da cidade onde ele foi ferido, e sabemos que, depois, na sequência, veio ao Hospital Albert Einstein e, com certeza,  firmou cada vez mais a aliança que temos com o povo de Israel. E estão cuidando da vida do nosso presidente até hoje. Com certeza, nós, brasileiros, sempre vamos ter essa amizade profunda com o povo de Israel. Não quero me prolongar muito, porque tem mais pessoas para falar aqui.

Quero agradecer a todos vocês pela colaboração que o povo de Israel tem com o Brasil. Estaremos sempre à disposição de vocês. É um povo que nós amamos de coração e sempre faremos com que essa aliança nossa seja infinita.

Muito obrigado e bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Com a palavra agora o deputado Frederico d’Avila. Por favor, deputado, à tribuna. Neste momento, o deputado d’Avila se dirige à nossa tribuna para as suas palavras, neste momento de homenagem ao Hospital Albert Einstein.

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL - Bom dia a todos. Queria cumprimentar aqui o Tenente Nascimento pela iniciativa desta sessão solene em homenagem ao Sr. Embaixador Yossi Shelley e também ao Hospital Albert Einstein, no qual tenho a felicidade de já ter sido tratado, meus pais. Meus dois filhos nasceram lá. Médico da família, filho do fundador Dr. Manoel Tabacow Hidal, Jairo Hidal, queria cumprimentar aqui o embaixador Yossi Shelley pela presença e cumprimentá-lo também pela comenda que irá receber.

Presidente do Einstein, Dr. Sidney Klajner; rabino David Weitman, que aqui nos alegrou com sua benção; meu amigo Dr. Victor Nudelman, pediatra dos meus filhos, que está aqui. Queria também cumprimentar o meu amigo, colega, deputado Heni Cukier - aqui ombreamos as lutas pela comunidade judaica -, em nome de quem cumprimento todos os demais colegas deputados estaduais aqui presentes.

Quero cumprimentar o deputado federal Gilberto Nascimento, que nos honra com sua presença, e também queria fazer um registro aqui da presença do tenente-coronel Blaszkowski, do Exército Brasileiro, também membro da nossa comunidade judaica, assessor parlamentar do Comando Militar do Sudeste. E agradecer, como sempre, não posso nunca esquecer, a nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo. Vou ser rápido, embaixador e Dr. Sidney Klajner.

O Einstein e o Estado de Israel se parecem em total semelhança, porque foram construídos de pessoas que saíram de algum lugar do mundo por causa da diáspora da Segunda Guerra. Assim foi com os meus avós e, com certeza, com os pais e avós de vocês. Gente de todo lado do mundo, alemães, austríacos, húngaros, ucranianos, russos, poloneses, enfim, tanta gente que construiu o Einstein e Israel.

Eu conheci o Einstein ainda quando era só o que, hoje, é o prédio da atual maternidade. Hoje, a gente vê a potência que é. É exemplo para todo o mundo. Exemplo para todo o mundo médico. É referência não só no Brasil, mas fora, no mundo. E Israel é a mesma coisa. Praticamente, os dois têm uma pequena diferença temporal de fundação, o Einstein e o Estado de Israel. O Estado de Israel também é uma referência como país para todo o mundo, país de sete milhões e meio de habitantes e que é uma potência mundial em termos de conhecimento, pesquisa científica, pesquisa médica, pesquisa militar, poderio militar, defesa, enfim, tudo aquilo de mais tecnológico que conhecemos, a maioria é desenvolvida em Israel.

Para finalizar, queria fazer referência a uma matéria que saiu no sábado, no jornal “O Estado de S. Paulo”, onde diz: “Judeus reclamam por uso de símbolos por Bolsonaro”. Quero dizer que sou judeu e não reclamo de ele usar símbolo judaico nenhum. Sinto o maior orgulho de ter feito campanha para ele, assim como tantos outros colegas da comunidade judaica que estão aqui presentes. Temos que parar com esse negócio de segmentação, que judeu não pode isso, não pode aquilo, que isso é coisa de negro, isso é coisa de índio, isso é coisa de judeu, isso é coisa de árabe. Não tem nada disso. Dentro da comunidade, existem posições políticas diferentes e ninguém pode sair falando por aí em nome da comunidade.

Meu avô me ligou no sábado para perguntar, porque a minha família foi totalmente expropriada na antiga Romênia, na Hungria e na Áustria. Expropriada pelos comunistas! Primeiro foi pelo Sr. Adolf Hitler e depois pelos comunistas, que nunca mais devolveram nada. Nada!

Então, o que o presidente Bolsonaro defende é justamente o que foi feito pela comunidade no Hospital Albert Einstein e no Estado de Israel. Venham todos, de qualquer lugar, de qualquer parte do mundo, com seu conhecimento, com sua vontade de trabalhar, de estudar e desenvolver a medicina, no caso do Einstein, e um país, uma nação exemplar para todo o mundo, que é o Estado de Israel.

Queria parabenizar mais uma vez aqui o Tenente Nascimento e dizer que esse é um momento muito especial. Quero dizer aqui, para o rabino Weitman, que eu gostaria de, com a autorização dele, fazer uma Benção Shehecheyanu e que todos nos acompanhem, os que sabem: “Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, shehecheyánu vekiyemánu vehiguiánu lizman hazê”. E que essa solenidade se repita por muitos e muitos anos. Amém. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Peço, agora, que se dirija à nossa tribuna o deputado Heni Ozi Cukier, para suas palavras em homenagem ao Hospital Albert Einstein. Por favor, deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Eu queria, com a permissão do Cerimonial, enquanto ele se dirige à tribuna, ressaltar aqui como estamos em uma união de povos. É importante isso. É uma comunhão de povos. Queremos ressaltar a presença do Sr. Noritoshi Murata, presidente da Assembleia Legislativa em Hokkaido. Uma salva de palmas a essa comitiva de japoneses. Muito obrigado pela presença. (Palmas.) Acho que falei certo, não é?

Deputado Heni.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Obrigado, deputado.

Bom dia a todos. É um prazer estar aqui com vocês. Quero agradecer o meu colega e amigo, deputado Nascimento, por ter organizado este evento, e parabenizar o Hospital Albert Einstein e, com isso, também parabenizar o embaixador Yossi. É um prazer conhecê-lo hoje.

E falar do meu amigo Claudio Lottenberg, uma pessoa de extrema confiança, companheiro, que está sempre à frente da nossa comunidade, trabalhando duro por ela. O Sidney, pelo competente trabalho que tem feito no hospital.

Quero cumprimentar o rabino Weitman e suas sábias palavras sempre, alguém que está me apoiando o tempo todo, ao meu lado; o Daniel Bialski, grande amigo, também cuidando da comunidade; o Abrão Lowenthal, de longa data, trabalhando firme em nossas lideranças; o Ricardo Bergenstein, pela parceria e amizade sempre, o trabalho sério; Jack Terpins, que tem acompanhado a comunidade, liderado nos momentos mais difíceis; meu primo Victor, do Einstein, também médico, e outros amigos como o Edu Goldstein, o coronel Reginaldo e todos os outros da comunidade, amigos e companheiros, que estiveram ao meu lado todo esse tempo e, agora, estão reunidos aqui.

Eu quero cumprimentar os colegas deputados, o Nascimento, o Castello Branco,  o grande amigo e parceiro Frederico d'Avila, a nossa irmandade judaica aqui na Casa, o Adalberto, o colega Gil Diniz, o Telhada, o Alex de Madureira e muitos outros amigos da comunidade.

Eu acho que o que nós temos aqui, hoje, é um exemplo interessante, uma mudança de perspectiva, talvez. Durante muito tempo, sempre estive defendendo a comunidade em público e lutando por Israel. Hoje, o que a gente vê é um grupo de outras pessoas se aproximando de Israel, entendendo a importância da nossa comunidade. Compartilhar esse espaço com outros tantos partidos e deputados que gostam e defendem a nossa causa é muito importante.

Eu quero parabenizar o Hospital Albert Einstein pelo trabalho e a liderança do Sidnei e do Claudio, um trabalho impecável que representa muito dos valores do que nós temos aqui na comunidade.

Muito obrigado e parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Muito obrigado, deputado. Queria, também, ressaltar a presença do deputado Major Mecca, que já está ao meu lado. Uma salva de palmas ao major. (Palmas.)

Peço também que se dirija, neste momento, à nossa tribuna o deputado Gil Diniz. Por favor, deputado.

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Meu bom-dia a todos. Vou tentar encurtar aqui, porque político, quando pega o microfone, adora falar. Queria saudar o nosso deputado Tenente Nascimento por esta sessão solene e, em nome dele, cumprimentar todos os parlamentares, deputados federais e estaduais.

Quero saudar o embaixador de Israel no Brasil, o Sr. Yossi Shelley. Em nome dele, cumprimento também toda a comunidade e os militares presentes aqui. Quero dizer ao embaixador do carinho que eu sei que a família Bolsonaro tem por V. Exa. e por toda a comunidade.

Só para dar um relato pessoal, no dia 6 de setembro de 2018, eu estava em Mogi das Cruzes, uma cidade aqui da Grande São Paulo, quando o então candidato e hoje presidente da República, Jair Bolsonaro, sofreu aquele atentado. Dirigi-me com o Eduardo Bolsonaro até a Santa Casa de Juiz de Fora. Passei com eles, com a família, na UTI da Santa Casa, naquela madrugada. Estava presente ali quando tomaram a decisão de levá-lo para o Hospital Albert Einstein.

Muito me alegrou, fiquei feliz, porque eu sei da amizade, do carinho e do respeito que a comunidade israelita tem pelo Brasil, tem pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. Eu estava presente quando o Victor Metta, junto com o Dr. Macedo, chegaram lá. O Dr. Macedo foi, rapidamente, examinar o presidente. Eu estava presente também quando ele foi transferido de Juiz de Fora para São Paulo.

É emocionante lembrar daqueles momentos, que são recentes. É emocionante também ter visto todo o cuidado que o hospital e todos os médicos ali tiveram com o presidente. Como não lembrar, nesta tribuna, de Meyer Nigri, amigo do presidente, que também se colocou à disposição para salvar aquela vida?

Então, fico feliz e emocionado por estar hoje aqui, vendo o embaixador receber essa comenda, homenageando o hospital, que não só salvou a vida do presidente Jair Bolsonaro, mas salvou a vida de um amigo, do meu amigo Jair Bolsonaro, mas do amigo de Israel, Jair Messias Bolsonaro.

Eu estava presente no almoço que o hospital ofereceu, que os administradores receberam. Toda vez em que eu me lembro das palavras do presidente, dos doutores que estão aqui presentes, me emociono e choro, porque aquelas lágrimas eram de verdade, aquelas lágrimas são de verdade. Realmente, ele sabe do cuidado que vocês tiveram, ele sabe da amizade que o povo de Israel tem com o povo brasileiro. Como não lembrar de Brumadinho, quando o governo israelense mandou ali a sua equipe pra nos ajudar?

Agora, o primeiro-ministro disse ao presidente que vai ajudá-lo com as queimadas na Amazônia. Então, vida longa a essa amizade, vida longa ao povo judeu e ao povo de Israel. Que bom ser amigo de Vossas Excelências. Espero, de coração, que o Brasil transfira a sua embaixada para Jerusalém, capital eterna do povo judeu, do povo de Israel. (Palmas.)

Muito obrigado a todos. Shalom! Deus os abençoe, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus que nós adoramos. Bom dia.

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Obrigado, deputado. Peço que se dirija à tribuna o deputado Coronel Telhada.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Enquanto o Coronel Telhada se dirige à tribuna para falar, quero dizer, Gil, que não foi uma vida, salvou uma vida e resgatou também a moral e a honra de uma nação.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Bom dia a todos. Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, a oportunidade de estarmos reunidos aqui. Quero saudar o presidente desta sessão solene, Tenente Nascimento, em nome de quem saúdo os demais parlamentares presentes.

Quero saudar aqui o embaixador de Israel, Sr. Yossi Shelley, e parabenizá-lo pela merecida homenagem. Em nome de V. Exa., quero também saudar as demais autoridades presentes; saudar o meu amigo Ricardo, em nome de quem saúdo todas as associações, todas as demais pessoas presentes e toda a comunidade. Quero saudar meus irmãos de armas, policiais militares aqui presentes. É um prazer vê-los nesta solenidade.

Também quero dizer que é um motivo de muito orgulho nós estarmos participando desta homenagem, merecida homenagem ao Hospital Albert Einstein, um hospital de referência mundial. Essa homenagem deve ser estendida a todos, desde o diretor-geral, o responsável geral, até o mais simples faxineiro, que participam desse trabalho de qualidade, da proteção e do salvamento de vidas.

Deus abençoe todos vocês. Sr. Yossi Shelley, parabéns pela missão nobre que o senhor faz e cumpre aqui no Brasil. Contem sempre com esta Assembleia Legislativa, contem com a nossa Casa, todos os senhores e senhoras, porque nós estamos aqui para servir ao povo de São Paulo.

Eu não tenho muito que falar, depois do que falaram. O Frederico, até em hebraico, ele discursou, quer dizer, a gente não tem mais nada para falar depois dele, mas eu queria terminar com a única palavra que eu conheço em hebraico, que acho que é bem significativa a todos os senhores e senhoras. Shalom!

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Obrigado, deputado Coronel Telhada. Por último, eu peço a presença, na nossa tribuna, do deputado federal Gilberto Nascimento, para as suas palavras.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Muito bom dia a todas e a todos. É uma alegria poder falar nesta tribuna - por muitos anos, estive nesta Casa e pude usá-la -, em um momento tão especial, quando estamos em uma sessão solene, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, uma homenagem tão importante ao embaixador de Israel no Brasil, Sr. Yossi Shelley, e em homenagem ao Hospital Israelita Albert Einstein. Meus agradecimentos!

Quero cumprimentar o nosso presidente Tenente Nascimento que, em tão boa hora, propôs esta homenagem; cumprimentar também o Coronel Telhada e, cumprimentando-o, quero cumprimentar todos os deputados estaduais aqui presentes. Quero também cumprimentar o nosso presidente, hoje vice-presidente, não sei em que situação está lá o nosso Cláudio. Enfim, manda também, juntamente com o presidente, não é?

Então, eu quero cumprimentar o Sidney, que comanda tão bem o hospital. Falar em Israel, nesta manhã, é uma coisa, para nós, muito importante, eu que já tive a oportunidade, meu querido Claudio, de, por oito vezes, estar em Israel. Já fui várias vezes, ainda como deputado estadual, representando esta Casa; como vereador, que fui aqui em São Paulo, representando a Câmara Municipal; e depois como deputado federal, representando a Câmara Federal.

Tive a felicidade, portanto, de visitar aquela terra. Como cristão, desde criança, aprendemos a amar o povo de Israel. Aprendemos que Israel é a terra que emana leite e mel. Entendemos que é uma terra, um povo que foi escolhido pelo nosso Criador. Por ser escolhido pelo nosso Criador, comandante dos céus e da terra, meu querido amigo Telhada, tem a oportunidade de estar à frente em muitas coisas.

Israel completou, agora, 65 anos. Eu estou torcendo muito, meu querido Claudio Lottenberg, para que, quando Israel completar o seu centenário, nós possamos estar lá, festejando também. Setenta? Portanto, daqui 30, não é? Deram-me a informação. Porque eu estive lá quando fez 30 anos. Acho que eu me preocupo quando vocês falam que é 70, porque eu me tornei mais velho ainda, não é?

Quando Israel completou 30 anos, eu estive lá também. Portanto, eu quero, neste momento, dizer que Israel, que é o criador do scanner de câncer, que é o criador da metralhadora Uzi para os nossos PMs aqui presentes... Eu também, como policial, delegado de polícia, é uma arma, para nós, muito próxima.

Os primeiros computadores também foram desenvolvidos pela inteligência do povo de Israel; a energia solar, povo de Israel; as células de sangue produzidas em laboratório, Israel; irrigação por gotejamento, Israel; o holograma colorido, Israel; a dessalinização, Israel.

Tem tanta coisa. Os drones, por exemplo, Israel; o Waze, Israel; o tratamento de leucemia, Israel; o WhatsApp, Israel. Portanto, vocês observem que tudo que nós usamos no dia a dia, nós mandamos alguma coisa para Israel. Essa é a terra que emana leite e mel. (Palmas.)

Portanto, meu querido Castello Branco, eu quero, neste momento, nessas minhas rápidas palavras... Poderíamos falar tanto de Israel, como, por exemplo, poderíamos falar tanto da representação do nosso embaixador em Brasília. O nosso embaixador em Brasília está sempre conosco, na Câmara Federal, no Senado e tem se tornado uma figura muito popular, muito agradável, que se relaciona, com facilidade, com todas as correntes em Brasília.

Eu só quero lhe dizer uma coisa: muito obrigado. Em nome da nossa Câmara Federal, muito obrigado pela representação que o senhor tem sido, para nós, lá em Brasília, principalmente, representando Israel.

Falar do Albert Einstein seria também outra coisa que todos sabem. O que seria de São Paulo sem o Einstein, um hospital referência, um hospital que faz a sua parte filantrópica? Um hospital que, até então, muitos diziam: “Mas o Einstein é hospital de rico”. Mas não: os diretores do Einstein simplesmente deram uma nova roupagem para o Einstein, que também se tornou o hospital de todas as pessoas, inclusive daquelas pessoas que têm menos possibilidades e condições de gastar no seu tratamento.

Mas eu quero, nesse momento, portanto, meu querido amigo Tenente Nascimento, que preside a sessão neste momento, dizer a você o meu muito obrigado. Meu muito obrigado pelo convite que nos faz para estarmos aqui. E que Deus possa continuar abençoando o Brasil, abençoando Israel, abençoando o nosso presidente Jair Bolsonaro, que teve o acolhimento inicialmente em Minas Gerais, depois aqui no Einstein, em São Paulo. E quando disseram “Vai para o Einstein”, como disse o nosso companheiro Nascimento, todos diziam o seguinte: “Agora ele vai ser o grande presidente da República”.

Portanto, a todos vocês, o meu muito obrigado. Que Deus abençoe. E, mais uma vez, já estou achando, Lottenberg, que com 100 anos vai ser pouco. Quando completar os 120 anos, eu quero estar lá com você, Israel. Que Deus abençoe Israel. Felicidades a todos vocês, ao Einstein e ao nosso embaixador. O meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Muito obrigado, deputado Gilberto Nascimento.

Com a palavra, o deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Como nós temos que entregar, logo mais, esta sessão, eu quero convidar a todos para assistirmos, agora, a um vídeo institucional do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Nesse momento, gostaríamos de chamar os agraciados, que estaremos homenageando. Chamamos agora, para a entrega do Diploma de Mérito Legislativo, o Sr. Dr. Sidney Klajner. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - O Dr. Sidney Klajner é o presidente da Sociedade Beneficente Israelita-Brasileira Albert Einstein. A esposa do Dr. Sidney Klajner, Meyre Klajner, também recebe as nossas homenagens, flores. (Palmas.)

Nesse momento, o deputado Tenente Nascimento presta sua homenagem com uma placa ao Dr. Klajner e, juntamente, ao Hospital Albert Einstein. A sua esposa, Meyre Klajner, recebe também as nossas homenagens.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - O próximo homenageado com a placa é o Dr. Claudio Lottenberg. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Convidar o deputado Castello Branco para que faça essa entrega.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Nesse momento, o nosso deputado estadual Castello Branco presta sua homenagem, com a entrega da placa, ao Dr. Claudio Lottenberg. Claudio Lottenberg é o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente-Israelita Albert Einstein.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - O deputado Adalberto Freitas entrega a placa, agora, ao Dr. Leandro Echenique, que é professor de pós-graduação e cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein. (Palmas.) Por favor, deputado Adalberto Freitas. Dr. Leandro Echenique recebe, portanto, das mãos do deputado Adalberto Freitas, e também do nosso deputado Tenente Nascimento, essa placa em homenagem ao Hospital Albert Einstein. A sua esposa, também, eu queria chamá-la aqui, a Mirian Rodrigues Echenique, que também recebe, das mãos dos dois deputados, as flores em homenagem ao Hospital Albert Einstein.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Chamar aqui, nesse momento, o deputado Frederico d’Avila, que vai fazer a entrega da placa a toda a equipe, à equipe multiprofissional do Hospital Albert Einstein, representada na pessoa da Sra. Raquel Caserta. (Palmas.) Os deputados Tenente Nascimento e Frederico d’Avila entregam, neste momento, a placa em homenagem à equipe multiprofissional do Hospital Albert Einstein.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Agora, o deputado Major Mecca, nosso deputado estadual, entrega a placa à equipe médica do Hospital Albert Einstein, representada na pessoa do Dr. Leonardo Rolim. Por favor, deputado. (Palmas.) Dr. Leonardo Rolim recebe, neste momento, das mãos do deputado Major Mecca e do nosso deputado Tenente Nascimento, a placa em homenagem ao Hospital Albert Einstein e a toda a equipe médica do hospital israelita.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Eu chamo, agora, o deputado Gil Diniz... Pode ser o Gil Diniz. Por favor, deputado. O senhor vai receber essa placa em nome do nosso presidente da República, Jair Bolsonaro. O deputado Tenente Nascimento, portanto, vai lhe entregar essa homenagem. Deputado Gil Diniz, que está representando o presidente Jair Bolsonaro.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Muito obrigado a todos.

Chamo, agora, o deputado Heni Ozi Cukier, deputado que vai fazer a entrega da placa ao Ruben Schechter, que é o presidente da Associação Brasileira de Transporte de Valores, ABTV, e também é o vice-presidente executivo da Federação Nacional das Empresas de Transportes de Valores, a Fenaval. Juntamente com o deputado Tenente Nascimento, o Ruben Schechter recebe, portanto, a placa.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem .

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Chamo, agora, o deputado Gilberto Nascimento, que vai fazer a entrega da homenagem, da placa ao Dr. Renato Kalil, que recebe, neste momento.

O Dr. Renato Kalil recebe a placa e eu quero, também, chamar, para estar ao seu lado, a sua esposa, Ilana Kalil. Por favor, que também vai ser homenageada com flores. Neste momento, o deputado Gilberto Nascimento e o deputado Tenente Nascimento homenageiam com a placa o Dr. Renato Kalil. A esposa dele já está se dirigindo aqui à nossa Mesa, aqui em cima, em nossa presidência. Ela que também será homenageada com flores pelo deputado Tenente Nascimento e pelo deputado federal Gilberto Nascimento.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Queremos ressaltar, Dr. Renato Kalil, o importante trabalho onde nascem as esperanças da mulher. É ter vida, é dar a vida. Parabéns, Renato Kalil, por esse excelente trabalho que faz ao povo brasileiro. (Palmas.)

Agora, ouviremos uma canção, “Caçador de Mim”, com o Coral da nossa gloriosa Polícia Militar.

 

* * *

 

- É realizada apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Deputado Tenente Nascimento, vamos agora a mais homenagens. A entrega, agora, da placa ao presidente, Dr. Sidney Klajner, que é o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. O deputado Nascimento faz a entrega ao presidente Sidney Klajner e também ao Dr. Claudio Lottemberg, que está ao lado do deputado Tenente Nascimento. Os dois sendo homenageados com essa placa pelo trabalho que desenvolvem no Hospital Albert Einstein.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Agora, o Dr. Sidney e o Dr. Claudio Lottemberg, o presidente vai entregar uma placa, o presidente Sidney Klajner, presidente da Sociedade Brasileira Israelita Albert Einstein, ao deputado Tenente Nascimento, que recebe, das mãos do Dr. Sidney Klajner, esta homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Juntamente, claro, com o Dr. Claudio. Eu queria que o senhor levantasse também. Dr. Claudio Lottemberg e o Dr. Sidney, que fazem essa entrega da placa em homenagem ao nosso deputado Tenente Nascimento, aqui da nossa Assembleia Legislativa paulista.

Quero, também, chamar para a entrega da placa para o embaixador de Israel no Brasil, o Yossi Shelley, que também vai receber a placa. Deputado Nascimento, o senhor pode entregar a placa ao Yossi Shelley, embaixador de Israel aqui no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Nosso cônsul aqui também. É o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi. Essa placa em homenagem a todos os que contribuem, de certa maneira, aliás, de todas as maneiras, com o Hospital Albert Einstein. E essa homenagem, agora recebendo das mãos do deputado Nascimento, o Alon Lavi, que é o cônsul-geral de Israel aqui em São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Vamos continuar com o nosso evento, com a nossa solenidade aqui no Plenário Juscelino Kubitschek na Assembleia Legislativa. Palavra, agora, com o deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Chegando nessa segunda parte da solenidade, queria convidar a todos para outorgamos o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao embaixador de Israel, Sr. Yossi Shelley, mas, antes, vamos assistir a um vídeo sobre Israel. Antes, porém.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Muita emoção.

Eu queria, antes de outorgar o Colar, abrir a fala ao nosso Dr. Sidney. Tem o uso da palavra. Se quiser fazer lá embaixo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Na tribuna agora o Dr. Sidney, presidente do Hospital Albert Einstein.

 

O SR. SIDNEY KLAJNER - Bom dia a todos. Excelentíssimo Deputado Tenente Nascimento, presidente desta sessão solene; deputado Castello Branco, representando o senador Major Olímpio; deputado Heni Ozi Cukier; deputado Frederico d’Avila, a quem cumprimento todas as figuras públicas e deputados aqui presentes, ao nosso embaixador, Yossi Shelley; ao cônsul-geral de Israel, Alon Lavi; aos presidentes e lideranças das entidades judaicas; rabino David Weitman, em nome de toda a liderança religiosa aqui presente; a meu presidente do conselho, Claudio Lottenberg; o senhor Henrique Neves, nosso diretor-geral, a quem cumprimento todos os executivos do nosso hospital aqui presentes; a senhora Telma Sobolh, presidente do nosso corpo de voluntariado há tantos anos, e com tantos feitos; aos membros da nossa diretoria do hospital: o Dr. Marcos Knobel, Dr. Victor Nudelman, aqui representando a nossa diretoria; aos médicos; profissionais de Saúde; minhas senhoras e meus senhores, é uma honra estar aqui hoje com vocês. Para nós, da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, é um privilégio receber esse reconhecimento, assim como foi uma honra e um privilégio termos sido escolhidos para cuidar de Sua Excelência, o presidente Jair Bolsonaro, naquele momento crítico, que foi o atentado sofrido em Juiz de Fora durante a campanha eleitoral.

Tratava-se, evidentemente, de uma enorme responsabilidade, mas uma responsabilidade que assumimos, com a certeza e a serenidade de quem dispõe de tudo que era necessário para lidar com aquele grave quadro de saúde. Dedicamos ao paciente Jair Messias Bolsonaro todos os recursos humanos e tecnológicos que, somados às nossas expertises e às boas práticas da assistência médica, fazem do Einstein um hospital de excelência, referência no Brasil e no exterior.

Qualidade e segurança na assistência estão na essência do Einstein, e é isso que nos permite ter indicadores de desempenho e de resultados, em patamares semelhantes, e às vezes até superiores aos das melhores instituições de Saúde do mundo. O desfecho do quadro do nosso presidente é uma amostra disso, mas ele próprio observou outro elemento que está em nossa essência, e que é tão importante quanto à qualidade e à segurança: o acolhimento.

No dia em que recebeu alta, ao nos despedirmos, o presidente Jair Bolsonaro me disse: “Obrigado por terem cuidado de mim como um ser humano”. Além do atendimento médico, chamara a sua atenção o humanismo e o acolhimento de todos os profissionais do Einstein que estiveram com ele ao longo daqueles dias. Com este comentário, o presidente destacava outro diferencial de nossa instituição: o respeito à privacidade e à individualidade de cada paciente, entendendo-o como um ser humano, em toda a sua integralidade.

Ao lado da qualidade, e não menos importante, este é um componente daquilo que chamamos de experiência, e, a julgar pelas suas palavras, acredito, de fato, que ela foi marcante para sua recuperação. E a outra coisa que o presidente Jair Bolsonaro provavelmente também percebeu: os cuidados que ele recebeu em nosso hospital não são cuidados que reservamos especialmente a uma importante figura pública como ele. São cuidados que dedicamos a todos os nossos pacientes, e que, por caminhos diversos, estendemos a milhares de outros pacientes no Brasil afora, atendidos por instituições do setor público de Saúde, com as quais compartilhamos conhecimentos e recursos.

Fazemos isso por meio de parcerias com o governo, no campo da assistência, do treinamento, capacitação de profissionais, projetos de gestão em Saúde, de estudos para incorporação tecnológica e de pesquisas de interesse público. São iniciativas que têm a ver com a nossa própria trajetória, desde o início da história da nossa instituição. Elas remetem ao propósito que inspirou a criação do Einstein, há mais de 60 anos, como uma retribuição da comunidade judaica ao Brasil, país que tão bem a recebeu.

Nossos fundadores, um pequeno grupo de médicos visionários, se propuseram a fazer isso, criando um polo de excelência em Saúde. Um polo que teria a  responsabilidade social como a base de sustentação de todas as suas atividades, assistência, ensino, pesquisa e inovação, tudo isso convergindo para nossa missão fundamental: entregar vidas mais saudáveis para todos os cidadãos deste país.

Ao longo dos anos, as sucessivas gerações de lideranças do Einstein fizeram florescer essas sementes, gerando frutos que beneficiam uma legião crescente de brasileiros. Eu agradeço o legado que recebi de todos os líderes, porque esta é a bagagem fundamental para avançar em nossa missão.

Desde Manoel Tabacow Hidal, nosso visionário fundador; passando por Josef Féher e o incremento tecnológico; Reynaldo Brandt, na implementação dos processos de qualidade; e, mais recentemente, meu antecessor, e também grande inspirador, Claudio Lottenberg, atualmente presidente do nosso conselho, e aqui também homenageado com todo louvor,  e que foi o responsável, entre outras, pelas iniciativas que impulsionaram de maneira expressiva nosso trabalho de filantropia e nossas parcerias com o setor público.

Ele entendia que este era um caminho promissor para levar uma gota de Einstein para cada cidadão brasileiro, e nos contaminou. Hoje, sou eu quem tem o desafio e a honra de conduzir nossa instituição para que essas gotas se multipliquem cada vez mais. Temos avançado nessa jornada, ampliando nossa contribuição para o SUS, por meios de parceria com o governo federal, estados e municípios.

Atualmente, somos responsáveis pela gestão de dois hospitais públicos em São Paulo, entre UBSs, AMAs, unidades de pronto atendimento, centros de atenção psicossocial, residências terapêuticas, unidade na comunidade de Paraisópolis. No âmbito do Proad-SUS -  Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, temos mais de 30 projetos para o triênio  de 2018 a 2020, em andamento. Totalizando um investimento maior que 900 milhões de reais, e que beneficiam algumas centenas de instituições no setor público, nos mais diversos estados brasileiros.

Eu não queria me estender em detalhes, mas gostaria de citar alguns números, para dar ideia do que isso significa: só as capacitações abrangem mais de dez mil profissionais de Saúde do SUS, em 27 estados brasileiros; consultorias em gestão, atendem mais de 200 hospitais das Santas Casas; transplantes de órgãos sólidos e de medula óssea, somam cerca de quatro mil procedimentos, ao longo dos dez anos.

Em telemedicina, são aproximadamente 80 mil atendimentos, apenas no ano passado; um projeto de segurança do paciente já reduziu a mortalidade em infecções hospitalares em 50%, nos 120 hospitais do SUS participantes; e também disseminamos gotas de Einstein pelo Brasil, por meio de nossas atividades de ensino, formando e qualificando profissionais, que aplicam novos conhecimentos em benefício dos pacientes de instituições públicas e privadas onde trabalham.

Temos duas faculdades: a de enfermagem, que este ano completa 30 anos;  e a de medicina, um curso com abordagem e metodologias inovadoras, dedicado a formar não apenas bons médicos, mas líderes preparados para lidar com os imensos desafios que temos hoje na área da Saúde. Além desses, outros cursos: desde aqueles de nível técnico de atualização, até pós-graduação stricto e lato sensu, e, neste ano, inauguramos a primeira escola de Ensino Médio, aliada à Escola Técnica em Saúde do nosso país. Só no ano passado, foram mais de 27 mil alunos.

Nossa atividade de pesquisa também vive uma dinâmica de intenso crescimento, trazendo novas soluções para o diagnóstico e tratamento dos mais diversos tipos de doenças. Além disso, impulsionamos a inovação, por meio da nossa incubadora de “startups” na área de Saúde, a “Eretz.bio”. Eretz, que tem o significado de terra. Criada há cerca de dois anos, a Eretz têm mais de 30 “startups” encubadas.

 E eu poderia passar a manhã citando dados, mas creio que esses são suficientes para mostrar como temos nos mantido fiéis aos objetivos de nossos fundadores, de criar um polo criador e disseminador da excelência em Saúde, como forma de retribuir o acolhimento que o Brasil nos deu à nossa comunidade.

E aqui, queria aproveitar para abrir um parêntese e destacar o fortalecimento das relações entre nossos povos e a aproximação entre Brasil e Israel. Que tem contado com o trabalho de pessoas, como o entusiasta embaixador Yossi Shelley, que será, e foi justamente aqui homenageado com o Colar de Honra ao Mérito.

Sua atuação tem contribuído para intensificar o intercâmbio cultural e tecnológico entre os dois países, e tem permitido acontecimentos relevantes, como a visita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a primeira de um premier israelense ao Brasil, e, mais recentemente, a ida do presidente Jair Bolsonaro a Israel. Uma programação que incluiu, inclusive, a visita conjunta de ambos ao Muro das Lamentações, outro episódio marcante.

 Mas, voltando à razão que nos trouxe hoje a esta Casa. Eu gostaria de agradecer imensamente ao Sr. Presidente da sessão solene de hoje, ao deputado Tenente Nascimento, autor dessa iniciativa, e a todos os presentes, por prestigiarem esse emocionante reconhecimento à nossa instituição. Como eu disse foi uma honra e um privilégio cuidar do presidente Jair Bolsonaro. Digo isso em meu nome e em nome dos profissionais do Einstein, alguns presentes aqui conosco.

São médicos, são enfermeiros, técnicos de enfermagem, membros da equipe multiprofissional, que cuidaram do presidente durante o período em que ele permaneceu em nossos territórios, em nossa UTI, em nossos apartamentos. Essa homenagem tem muito a ver com eles e com todos os profissionais de nossa equipe.

Quando vejo, no noticiário do dia a dia, o presidente cheio de energia e saúde, penso sempre que o Einstein tem um pouco a ver com isso. Ele recebeu a alta com a alegria típica de qualquer paciente nesses momentos, e nós, com alegria de mais uma vez estarmos cumprindo nossa missão, e devolvendo uma vida mais saudável.

Homenagens, como essa que estamos recebendo hoje, evidentemente nos enchem de orgulho. Mais que isso, reafirmam o nosso propósito de influenciar e contribuir para os avanços da Saúde em nosso país, levando vidas mais saudáveis a todos os cidadãos.

E pela homenagem, e por tudo o que ela significa, meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Quero convidar também o Dr. Claudio Lottenberg para o seu pronunciamento neste momento.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Palavras agora do Dr. Claudio Lottenberg, que é presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

 

O SR. CLAUDIO LOTTENBERG - Meu prezado deputado estadual Tenente Nascimento, a quem credito o mais genuíno e verdadeiro agradecimento pela iniciativa; meu prezado embaixador Yossi Shelley, é dispensável dizer a admiração, respeito e a importância de seu trabalho; Alon Lavi, cônsul-geral de Israel em São Paulo; meu fraternal e querido amigo, presidente de nossa sociedade beneficente, Doutor Sidney Klajner; demais deputados. Quero registrar também, além do Heni, a presença do Daniel José, meu amigo de muito tempo; registrar a presença, particularmente, do Jack Terpins.

Queria lembra que a primeira vez que estive nesta Casa, foi justamente pelos braços do Jack Terpins. Eu era muito jovem, e aqui presenciava o movimento da atividade legislativa, esta que é a principal Casa das Leis dos estados brasileiros. Cresci, me desenvolvi e retornei aqui algumas vezes, deputado Castello Branco, e pude presenciar homenagens:  O Dia do Oftalmologista, homenagens para o nosso Hospital Israelita Albert Einstein - na presença da Telma Sobolh -, homenagens extremamente merecidas, comemorações em relação ao aniversário do Estado de Israel. Mas, eu confesso que, particularmente, desta vez, deputado Nascimento, é algo especial. Estou muito, mas muito, emocionado.

Ontem eu conversava com o Sidney: “O que você vai falar? O que você vai dizer?” Eu imaginei algumas situações.

O deputado Adalberto me cumprimenta e faz um registro: “Eu prestei serviços na casa da sua mãe, dona Teteia”. Lembrei que há alguns anos atrás quando eu, embaixador, recebi o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a minha mãe aqui estava presente.

Eu acho que, sem dúvida alguma, registrar esse momento merece, talvez, alguns pontos. Em primeiro lugar, acho que a própria história do nosso hospital. Nós, judeus, em grande parte, iniciamos um processo no século passado muito profundo e, encontramos neste País, a oportunidade de nos reconstruir. Um grupo humano sobrevivente, fugitivo, que havia escapado da morte, em parte, porque 6 milhões de pessoas morreram em função do genocídio nazista.

Mas, aqui neste País, graças a algo muito hospitaleiro, que é verdadeiramente brasileiro, nós pudemos reconstruir uma vida. E o que fazer para poder retribuir algo junto a este povo?

Para os judeus, o maior dos valores é a vida e, dentro da vida, talvez, o melhor dos instrumentos é justamente a saúde. Poderia ter sido feito um monumento para poder agradecer isso, poderia ter sido feita a instituição de um dia de agradecimento. Mas o que esta comunidade decidiu fazer é construir um verdadeiro templo à saúde, que é o Hospital Israelita Albert Einstein, cujos passos foram muito bem descritos pelo Dr. Sidney Klajner.

A comunidade cresceu, avançou, criou uma referência de qualidade. Mas não se restringiu a atender aqueles que podiam. Para o judeu, deputado, a assistência não é caridade, ela não é filantropia. A assistência verdadeira, para o judaísmo, é feita através de justiça social e nós buscamos, cada vez mais, incrementar aquilo que fazíamos.

Eu poderia dizer do Programa de Paraisópolis; poderia dizer do maior Programa de Transplante Hepático dentro deste país - posso dizer, como médico, Castello Branco, da mais alta qualidade -; eu poderia dizer dos hospitais públicos: M´Boi Mirim, Vila Santa Catarina; poderia dizer dos AMAs. O Sidney descreveu tudo isso.

A verdade, deputado Nascimento, é que hoje o Einstein atende muito mais pacientes pelo Sistema Único de Saúde do que pelo sistema privado de Saúde.  E o faz com dignidade, e o faz de maneira igual, e o faz com compromisso. Portanto, dentro deste espírito, num dado momento, nos é dada também a oportunidade de atender seres humanos. E foi nesta atitude que foi resgatado o então candidato Jair Bolsonaro.

Como ele foi tratado? Ele foi tratado como todos aqueles que buscam as nossas organizações; ele foi tratado com respeito; ele foi tratado de forma discreta; de maneira responsável. Porque esta é a política da nossa organização, esta é a política do Hospital Israelita Albert Einstein, que sistematicamente eu chamo de “O Hospital das Gentes”. É um hospital que, como o Sidney bem lembrou, que tem o desejo verdadeiro de levar uma gota de qualidade, de assistência, de dignidade, em respeito àqueles que precisam de cuidados de saúde. 

As coincidências não são por acaso. O hospital é da comunidade judaica, ele foi criado por ela. Num passo subsequente, talvez (foi narrado aqui através de um vídeo apresentado há pouco, a história do estado judeu), o Brasil tem um papel muito importante no contexto desta história, pois foi justamente graças à presidência de um eminente brasileiro, Oswaldo Aranha, que a Assembleia Nacional das Nações Unidas -aliás, muito diferente do que ela é hoje -  aprovou a existência do estado judeu.

De lá para cá, o que nós assistimos foram momentos, alguns melhores, outros piores. Mas, certamente, nós temos que reconhecer, para quem quiser ver, embaixador, e também para quem não quer ver, que a relação Brasil-Israel, ela é, nos últimos tempos, a melhor relação que já tivemos durante todos esses anos. (Palmas.)

E quando o embaixador é homenageado, o que posso dizer é que a homenagem é absolutamente merecida. O seu papel na aproximação do presidente Bolsonaro, é verdade, ele sistematicamente menciona e registra a sua identidade em relação ao estado judeu, mas só isso não bastaria. A vinda do primeiro ministro, Bibi Netanyahu, a visita do presidente do Brasil a Israel, com poucos dias após estar recuperado (talvez a primeira de suas viagens), isto temos muito orgulho de registrar que se deve muito ao seu trabalho. A vinda, o apoio a Brumadinho, e agora, neste momento, às queimadas no Amazonas, são movimentos de um homem dinâmico que está sendo homenageado no dia de hoje. E que deve, realmente, receber de todos o maior e mais alto dos reconhecimentos.

A minha vida foi uma vida criada dentro do contexto desta comunidade; a minha vida foi uma vida criada dentro das raízes do Hospital Israelita Albert Einstein; a minha vida foi uma vida criada dentro da vida do contexto brasileiro, um país que merece ser levado a sério, e pelo qual todos nós temos a responsabilidade de acreditar e de apoiar.

Passadas as calamidades eleitorais, o fato é um só: somos todos brasileiros. Temos responsabilidades de fazer cada vez mais pelo País e, é nesse sentido que o dia de hoje, de forma muito genuína, congrega as pessoas do bem; as pessoas que acreditam no Brasil; as pessoas que acreditam que democracias devam se conversar; as pessoas que sabem que, se não forem por elas, será por quem, então?

Portanto quero, neste momento, meu querido deputado Nascimento, registrar a mais alta das alegrias. Fiquei um pouco preocupado, porque, em dado momento, algumas das pessoas que aqui falavam me citavam como “ele já não é mais o presidente”. Senti como uma leve lembrança de velhice. E é verdade, acho que, de todos aqui, talvez, eu seja o mais velho ou, quem sabe, um dos mais decanos. Está presente o Henrique Neves, que é o nosso diretor-geral, e que representa todo o corpo profissional, ele ainda é um pouco mais velho. Mas, depois dele, só o Jack Terpins, também. Quem sabe? Seja.

Mas o fato é que me senti orgulhoso. Porque um grupo, deputado, ele não vive do trabalho da gente. Um grupo vive da capacidade que a gente tem de inspirar e motivar. O dia de hoje é, acima de tudo, motivante. Porque ele é formado por pessoas que querem o bem, trabalham pelo Brasil, acreditam pelo Brasil. E certamente farão muito pelo nosso País para que ele seja respeitado da forma digna como ele tanto merece.

Muito obrigado pela sua iniciativa. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - O deputado Tenente Nascimento faz agora a entrega da outorga do Colar. O deputado ainda vai ter uma fala antes da entrega do Colar de Honra ao Mérito.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Rapidamente, quero aproveitar. Quando colocamos essa homenagem, já foi dito tudo aqui. O Estado Judaico foi um desejo de uma luta importante do povo judeu desde os séculos anteriores, por volta de 1920 a 1939.

Cerca de 320 mil judeus partiam de todas as partes do mundo para a sua terra. E que, apesar dos conflitos, mais e mais judeus continuavam voltando, fazendo com o que o argumento em favor da criação do Estado Judaico ganhasse cada vez mais força. Porém, entre as décadas de 30 e 40, aconteceu um dos capítulos mais tristes da história da humanidade: os judeus foram vítimas de um holocausto, milhões foram mortos e, outros milhões, obrigados a abandonar as suas casas e famílias, e se refugiarem em diversas partes do mundo.

Quando a guerra acabou, em 1945, a Organização das Nações Unidas, a ONU, passou a discutir o futuro do povo judeu. Após dois anos, em uma assembleia comandada pelo brasileiro Oswaldo Aranha, a quem eu peço uma salva de palmas, a ONU propôs a divisão palestina. (Palmas.) Em 1948, os judeus declararam a sua independência e criaram o estado judeu, o que motivou alguns conflitos, entre eles, a Guerra dos Seis Dias, em 1967, vencida pelos israelenses. Em especial, destaco aqui El Shanahan Schechter, oficial que, no tanque de guerra, combateu a Guerra dos Seis Dias. Tenente, filho de Ruben, que aqui está.

Mas a história de cooperação e cordialidade entre Brasil e Israel não ficou somente na criação do Estado Judeu. Em 1949,  são estabelecidas relações diplomáticas entre as duas nações. Em 1951 foi criada a delegação do Brasil em Tel Aviv, elevada em 1958 à categoria de embaixada. Israel já estabeleceu a embaixada no Brasil em 1955.

Hoje, de acordo com dados da Conib, Confederação Israelita do Brasil, atualmente estima-se que haja 120 mil judeus no Brasil, a décima maior comunidade israelita do mundo e a segunda maior da América Latina. Essa relação de amizade histórica é reconhecida pelo governo Jair Bolsonaro, o nosso presidente. É um entusiasta dessa unidade, o que tem sido demonstrado com reciprocidade pelo governo israelense.

Por ocasião da terrível da tragédia de Brumadinho, uma delegação de Israel desembarcou no Brasil com uma equipe de 136 pessoas -  entre militares, autoridades e socorristas de apoio -, além de 16 toneladas de equipamentos e suprimentos para ajudar o Exército brasileiro nas buscas.

Temos aqui nossos bombeiros que lá estiveram com eles, fiquem de pé! Esses nossos heróis, nossos homens do COE, fiquem de pé! Nossos homens do Gate -  Operações Especiais -, que juntamente com esses homens, com essa delegação, realmente foi um resgate, resgate da unidade de um povo que realmente ama esta Nação. (Palmas.)

E agora, conclamando ao nosso presidente Benjamin e dizer mais uma vez, Yossi: “Eu preciso de vocês! A Nação precisa de você mais uma vez.” E não foi de pronto estar aqui dizendo “nós estaremos com vocês mais uma vez”, ofereceu todo o apoio do governo israelense ao povo brasileiro, que firmado no dia de ontem, destacamos a decisão do presidente Bolsonaro em abrir um oficial do governo brasileiro em Jerusalém, em que estreitaremos mais e mais o laço de união entre os povos.

Diante dessa notável fraternidade entre nossas nações, destaco, mais uma vez, o protagonismo do embaixador Yossi Shelley, pelo excelente trabalho desenvolvido à frente da embaixada, os frutos e avanços dessa ótima relação bilateral são inerentes a seu empenho e dedicação. Através de Vossa Excelência, temos contado com a ajuda de Israel em fóruns internacionais, entre outros, com a declaração de apoio para a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, onde afirmou que seu país está lutando para que o Brasil entre no OCDE.

Virão outras delegações: para o avanço na Tecnologia de Informação, a fim de combater as forças do mal em defesa do cidadão de bem e, ainda, na promoção de qualidade de vida, com o avanço na área da Saúde - que já foi dito aqui -; Agricultura; em parceria com as nossas Polícias Militares e nossa Polícia Civil, que serão enviados para treinamentos especiais lá em Israel.

Concluo, dizendo que Israel, Terra Santa, é cenário de fatos bíblicos que nos emocionam e inspiram nossa fé. Pátria de um povo amado por Deus e de uma história repleta de milagres e vitórias testemunhados e narrados por sermões no mundo inteiro e deixa a declaração do rei David, no livro de Salmos 122: 6: “Orai pela paz de Jerusalém. Prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro dos teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa de meus irmãos e amigos direi: Haja paz em ti”.

Obrigado, embaixador. Aqui vamos entregar essa homenagem. Tão pouco pelo merecimento do qual o senhor já produziu na nossa Nação. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Neste momento, o deputado Tenente Nascimento entrega a Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado São Paulo ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - O momento, então, para as fotos ao lado do cônsul, do presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney, está lá o deputado Castello Branco. Enfim, uma foto para essa homenagem ao Hospital Albert Einstein. O embaixador acaba de receber, portanto, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo na Assembleia Legislativa de São Paulo.

E agora, com a palavra o embaixador Yossi Shelley. O embaixador se dirige neste momento à nossa tribuna, a tribuna da Assembleia Legislativa, no Plenário Juscelino Kubitschek, para as suas palavras neste momento de homenagens a todos que fazem parte do Hospital Albert Einstein.

 

O SR. YOSSI SHELLEY - Boa tarde a todos. Sempre é difícil falar por último, porque as pessoas queimam todas as palavras que temos na cabeça. Mas vou tentar falar um pouco fora do discurso.

Primeiro, quero agradecer imensamente por essa honra de receber essa medalha. Esse é um Colar que me honra muito e que honra a parceria entre Israel e Brasil. Tudo isso foi feito pelo nosso querido Tenente Nascimento, pela sua iniciativa e por sua luta, porque ele não deixa isso, corre, faz, é muito ativo. Agradeço muito por esta homenagem.

Quero também agradecer essa autoridade aqui, deputado Madureira - que foi -, Gilberto Nascimento, nosso querido Alon Lavi, cônsul-geral de Israel em São Paulo. Nesta primeira semana que estou aqui recebi um grande carinho de todos, da comunidade judaica, da comunidade paulista. E nós temos um grande futuro juntos. Também dos dois queridos: Sidney, presidente do Hospital Einstein, e também o nosso querido Claudio, que pode ser que nós começamos como amigos, agora mais perto, podemos ser irmãos.

Então, nosso querido Jack Terpins, que está aqui, deputados da Assembleia Legislativa, Castello Branco. Desculpe por não mencionar todos. Todo o meu carinho para vocês.

Agradeço à Assembleia Legislativa de São Paulo pela honraria concedida ao Hospital Israelita Albert Einstein, que todos nós cuidamos, servimos. Que grande trabalho esse hospital está fazendo ao redor do Brasil para todos, para o povo, para pessoas que têm e pessoas que não têm. Esse é o nosso objetivo.

Pode ser que cheguei aqui com um papel muito, muito definido do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu. Todos sabem que sou um funcionário de carreira, sou embaixador que chegou com um combo de negócios. Ele me falou: “Yossi, você tem que aproximar o Brasil. Durante esses últimos 15 ou 20 anos a relação entre nós, Brasil e Israel, não foi tão boa. A vida de um país é como o som de um sino: às vezes, sobe; às vezes, baixa”.

Agora eu tenho que fazer isso. Acho que esse papel, que foi a mim mandado, foi feito, agora, nós estamos muito próximos. É como o presidente Jair Messias Bolsonaro falou no encontro dos dois líderes, no Rio de Janeiro. Ele falou: “Nós somos amigos; nós somos irmãos”. Acho que essa palavra é reta para este momento. Ser irmão não é somente uma palavra, mas uma palavra que tem que ser aprovada. Sempre temos disposição de governo. Esse governo também fez tudo para melhorar a relação internacional de Israel: nas votações na ONU, nas votações nas organizações internacionais, o Brasil agora sempre está conosco. Essas coisas não são tão simples durante, como disse, uma política mundial.

O Hospital Albert Einstein é referência mundial na medicina. Possui os melhores médicos, estamos usando os mais avançados equipamentos. Não vou falar muito mais sobre isso porque cada um mencionou isso. Acho também que quando estou lendo os discursos é mais importante.

Ontem, foi executado o feito pelos dois líderes: o presidente Bolsonaro e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, para levar os equipamentos para combater esses fogos que tem na Amazônia.

Um dos deputados mencionou as relações entre os judeus. Sabe-se que nos últimos dias saiu um artigo da colônia judaica que fala “Ah, porque os evangélicos estão usando os símbolos dos judeus?” A única pessoa que representa verdadeiramente o povo israelense, a nação israelense, tem que falar quem pode e quem não pode usar. Nós somos grandes amigos dos evangélicos, eles sempre apoiam Israel. Aqui também nós temos relações e acho que este momento é muito importante para nós. Eles, que fortaleceram as relações; eles, que são amantes de Jerusalém, amantes da bandeira de Israel, não podemos deixá-los, porque que eles nos ajudam sempre.

E não pergunte se são judeus, evangélicos, cristãos. Somos todos amigos, cada um tem sua fé. Aqueles acreditam em Jesus, outros acreditam em Deus, tem lugar para todos. Judeus são judeus, evangélicos são evangélicos, cristãos são cristãos. Cada um tem que respeitar e não falar mal, se usa ou não usa. Eu sinto orgulho quando as pessoas usam os símbolos judeus israelitas, acho que isso tem que ser assim. (Palmas.)

Chegou o momento de agradecer de novo a todos: quero agradecer às forças da Polícia Militar, estadual, municipal, a todos aqui, às pessoas de Brumadinho, que nós fizemos um grande trabalho, mas não um trabalho entre, como as pessoas falam, Brasil e Israel. Sim, o lugar é Brasil. Mas os judeus sempre foram para todo mundo, como eu falei para o deputado federal Nascimento, sobre essa inovação.  O que é essa inovação que Israel está fazendo? Por que um país tão pequeno, que quase não precisa de “Waze”?

Ele faz isso porque está escrito na Bíblia!

Se você conhece Isaías, o capítulo 32, versículo 7, fala que o povo judeu tem que ser (Expressão em língua estrangeira.). Que significa (Expressão em língua estrangeira.)? (Expressão em língua estrangeira.) significa luz de todo o mundo, de todos os outros países. Esse é o papel que os israelenses judeus, o Estado de Israel, está fazendo, usando a tecnologia, a sabedoria antiga, da Bíblia, de conhecimento para fazer isso para todos. Para usar, às vezes, também, de graça. Você gostou, não é? Não paga nada e andando bem.

Então, nem tudo vai ser assim, mas, então, fazemos isso.

Obrigado. Obrigado, muito. Isso mesmo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Enquanto recebemos aqui o embaixador, queremos chamar, convidar, já para vir à frente, o coronel Briciug, se postar aqui na frente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Está aí o coronel PM Eduardo Henrique Briciug Martinez, que é o comandante do Corpo de Bombeiros.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Representando o comandante do Corpo de Bombeiros, major PM Luiz Gonçalves, comandante do Gate; e major PM Gentil Epaminondas de Carvalho, comandante do COE. Venham até à frente.

Quero agradecer a presença do coronel Robson dessa Assistência Militar. E, juntamente com eles, sob o comando do coronel Briciug, quero convidar a todos da equipe de Brumadinho. Venham até aqui, à frente. Venham todos vocês até à frente aqui. Por favor, se posicionem aqui, à frente.

 

O SR. YOSSI SHELLEY - Eu recebo essa honra. E, tenho um pequeno presente aqui, fora do protocolo para o nosso querido Nascimento. É essa coisa com símbolos judaicos, que a pessoa... Temos aqui a Mezuzah. Você, conhece a Mezuzah?

Essa é a Mezuzah, um símbolo judeu para proteger a casa, proteger a vida da família. Então, vou dar a você essa Mezuzah. Você pode colocar na casa, para proteger não somente você: todos.

Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Mezuzah.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - E, juntamente com eles, toda a Força Tática do Gate, do GOE, venham aqui à frente, todos vocês. Venham aqui à frente, onde serão homenageados com esta... Quero agradecer aqui isso...

Eu não aguento, preciso do hospital. Tem departamento de saúde aqui? Trouxeram hoje?

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Tem, tem.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Vai precisar, hein. Vou precisar.

Todos são os homens das Forças Especiais nossas juntamente com nossos Bombeiros, que o senhor já conhece. Eu queria convidar os deputados que estão aqui e todos os componentes que estão aqui em cima para, lá embaixo, nós entregarmos as medalhas a esses homens, valorosos heróis do povo brasileiro, que têm ajuda, logicamente, do povo de Israel.

Queria convidar para que desçamos e vamos lá entregar essas medalhas.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Essa justa homenagem a esses militares: Corpo de Bombeiros, do Gate, da Polícia Militar, que recebem, então, das mãos dos deputados, dos presentes aqui, do presidente do Albert Einstein, do embaixador também.

Todos aqui presentes para fazer a sua homenagem, prestar esta homenagem, a esses homens e mulheres que estiveram à frente, também, do resgate em Brumadinho, aquela catástrofe que aconteceu.

E, todos sendo, agora, homenageados pelas autoridades aqui presentes. Todos, então, recebem, aí, uma medalha pelo seu trabalho, pela garra desses homens e mulheres que não só prestam esse serviço, como também defendem o nosso País.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Homenagem justa. Todos agora recebendo das mãos dos parlamentares, das autoridades, essa medalha que, com certeza, para eles, é com muita honra. (Palmas.)

Também, além das medalhas, referimo-nos, claro, ao Dia do Soldado, que é celebrado sempre no dia 25 de agosto.

Eu quero anunciar agora, também, a presença e aqui a apresentação do Coral da PM, que vai fazer agora uma apresentação com a Canção do Exército. Eu sei que está aqui cheio na frente, mas dá para que os componentes do Coral cheguem aqui à frente para executar a Canção do Exército.

Queria agradecer, portanto. Todos foram homenageados, já receberam as suas medalhas. Eu queria agora que, depois das fotos, os homenageados se retirassem aqui da frente, os soldados, para que o Coral aqui da PM faça a apresentação com a Canção do Exército.

Vocês vão tirar fotos? Ah, sim. Mais uma foto aqui. Agora, junto com as autoridades, com os parlamentares, o embaixador, o presidente do Hospital Albert Einstein, também está o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital.

Agora, sim, eu agradeço a presença de todos os homenageados, esses homens bravos, que lutam, que salvam vidas, e que fizeram um belíssimo trabalho lá em Brumadinho. (Palmas.)

Agradeço a todos pela presença e eu chamo, agora, para que entre aqui, o Coral da Polícia Militar para realizar a Canção do Exército. Apresentação do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nós queremos agradecer a presença de todos vocês, chegamos ao final dessa homenagem. Eu quero, agora, passar a palavra ao Tenente Nascimento, ao deputado Tenente Nascimento, para que faça o encerramento da solenidade e, em seguida, a apresentação do Coral.

Por favor, Tenente Nascimento.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe. Quero dizer, embaixador, Claudio Lotemberg, nada seríamos se não tivesse uma equipe ao nosso lado. Quero agradecer um agradecimento especial, sem o que não chegaríamos até aqui.

Aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial  -Sérgio, brilhante! -, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade. (Palmas.).

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Só para lembrar que após o encerramento e a apresentação do Coral, e o encerramento da solenidade, teremos uma coletiva com o deputado Tenente Nascimento e o embaixador, junto com o embaixador, logo em seguida.

E, também, lembrando a vocês que, após o término da sessão, temos um “brunch”, não é? Ali no Salão dos Espelhos. Todos estão convidados.

Eu quero agradecer a presença de todos. Muito obrigado e fiquem com Deus.

A execução, portanto, a partir de agora, da Canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executada a Canção do Exército.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 54 minutos.

 

* * *