http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

26 DE AGOSTO DE 2019

26ª SESSÃO SOLENE CELEBRAÇÃO DO DIA DO MAÇOM

 

Presidência: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - EDSON ONISHI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Celebração do Dia do Maçom", por solicitação deste deputado. Convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece a presença do ex-deputado Aldo Demarchi. Faz justificativas de ausências. Saúda a Mesa e demais autoridades presentes. Reconhece a contribuição da Maçonaria para a construção do Brasil. Afirma que a presente solenidade é objeto de lei estadual. Manifesta privilégio por presidir a presente sessão. Parabeniza os maçons contemporâneos pela iniciativa de participação em instituições com fins sociais e filantrópicos. Ressalta a atividade de benemerência executada pela categoria. Valoriza a participação de membros da ordem maçom na política. Comenta homenagens a representantes da Maçonaria, em exercício de mandato eletivo.

 

4 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda os presentes. Justifica presença na solenidade. Reverencia ocupantes de cargos em razão da antiguidade. Informa que o coronel Mendes, presente na solenidade, é primo do capitão Alberto Mendes Júnior, considerado herói pela Polícia Militar. Faz breve relato de sua relação com coronéis maçons presentes na sessão. Defende ampla participação da sociedade na política. Parabeniza a Maçonaria.

 

5 - ALDO DEMARCHI

Ex-deputado estadual, saúda os presentes. Mostra-se privilegiado por participar desta solenidade. Afirma que durante seus seis mandatos, nesta Casa, homenageara a Maçonaria. Demonstra contentamento pelos seus 50 anos de iniciado, a completar o jubileu de ouro na Maçonaria, a ser comemorado em outubro. Comenta a participação de todas as potências maçônicas nas solenidades anuais. Comenta o movimento Musp - Maçonaria Unida por São Paulo. Clama aos grão-mestres que busquem o entendimento a favor da unidade da categoria. Informa que em Rio Claro há o Conselho Maçônico.

 

6 - CASTELLO BRANCO

Deputado estadual, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Itamar Borges pela iniciativa da solenidade. Enaltece a presença da Maçonaria na construção de todas as sociedades. Afirma que o Brasil precisa dos maçons, a favorecer o protagonismo do país, no mundo. Comenta fala do professor Henrique José de Souza. Enaltece o cumprimento de deveres.

 

7 - FERNANDO FERNANDES

Sereníssimo grão-mestre do Gosp - Grande Oriente de São Paulo, saúda os presentes. Celebra a amizade e a disposição para o trabalho em prol da sociedade. Afirma que a Maçonaria não é uma seita, e sim uma múltipla associação que busca o bem comum. Elogia o deputado Itamar Borges.

 

8 - JOÃO JOSÉ XAVIER

Sereníssimo grão-mestre da Glesp, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Itamar Borges pela iniciativa da solenidade. Agradece a todos pela presença.

 

9 - RAIMUNDO HERMES BARBOSA

Grão-mestre adjunto do Gosp - Grande Oriente de São Paulo, a representar Kamel Aref Saab, sereníssimo grão-mestre do Gosp - Grande Oriente de São Paulo, saúda os presentes. Transmite cumprimentos da autoridade ora representada. Faz referência a responsáveis pela união da Maçonaria. Comemora a reunião das três potências maçons nesta solenidade. Acrescenta que a Maçonaria participara de todos os relevantes momentos da política, no país. Defende o resgate da fraternidade, da família e dos bons costumes. Lista a presença da Maçonaria em relevantes períodos da história do Brasil. Lista expoentes nomes maçons. Comenta solenidade realizada no sábado, na Câmara de Vereadores de São Paulo. Deseja o pronto restabelecimento da saúde de Kamel Aref Saab. Afirma que a Maçonaria está fortalecida, graças à participação de maçons na política. Informa que o Grande Oriente de São Paulo completara 98 anos.

 

10 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Menciona que esta Casa se engrandece quando reconhece a importância da Maçonaria. Comenta o apoio da instituição em suas gestões públicas.

 

11 - EDSON ONISHI

Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris - Assembleia Amor Perfeito Nº 1. Anuncia a entrega de Diplomas de Reconhecimento aos homenageados, os quais lista.

 

12 - CAIO MIRANDA

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, saúda os presentes. Mostra-se privilegiado por participar da solenidade e por assomar à tribuna. Manifesta-se honrado pela homenagem recebida. Assevera que faz-se necessária ainda mais vigilância em suas ações. Ressalta o trabalho de orientação de jovens. Afirma-se seguidor dos princípios maçons. Estende a homenagem a todos os membros da entidade, no estado. Comenta a comemoração do Dia do Maçom, realizada no dia 24 do presente mês, na Câmara de Vereadores. Faz entrega de láureas aos deputados Itamar Borges, e Castello Branco, em nome do Poder Legislativo municipal.

 

13 - CLAUDIO ROBERTO DA SILVA

Membro da Loja Maçônica Sagrada Família, saúda os presentes. Faz entrega de homenagem ao deputado Itamar Borges, em nome dos praças da Polícia Militar.

 

14 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 * * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Boa noite a todos. Esta sessão solene tem a finalidade de celebrar o Dia do Maçom.

Convido para compor a Mesa principal o Excelentíssimo Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão; o sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, João José Xavier; o sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Sr. Fernando Fernandes; o  grão-mestre adjunto do Grande Oriente de São Paulo, Sr. Raimundo Hermes Barbosa; o sempre deputado desta Casa, Aldo Demarchi e o Excelentíssimo Sr. Deputado Coronel Telhada. (Palmas.)

Podem se sentar, por favor. Com a palavra, o presidente desta sessão, deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito boa noite a todas e todos. Um cumprimento especial aos irmãos da nossa Maçonaria aqui presentes, os convidados. Sob a proteção de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, informo que esta sessão solene foi convocada pelo nosso presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Cauê Macris, atendendo nossa solicitação, com a finalidade de celebrar o Dia do Maçom.

Convido a todos os presentes para juntos, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Maçonaria, executados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Eu acabei anunciando aqui, mas não foi ensaiado... Nós tivemos o Hino Nacional, e eu quero agradecer mais uma vez ao regente, subtenente Richard Cândido, e a todos os integrantes da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 31 de agosto, às 21 horas, pela NET, no canal 7; pela TV Vivo, no canal 9 digital, e pela TV Digital Aberta no canal 61.2.

Quero aqui trazer neste momento a extensão da nossa Mesa, que é composta por ilustres convidados, representantes, mas também composta pelos nossos homenageados. Compõem aqui o prefeito de Auriflama, Otávio Wedekin; também o prefeito de Duartina, Aderaldo Pereira de Souza Junior, o Juninho; o prefeito de Ibiúna, João Mello; o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo.

Está aqui também o nosso homenageado. Eu quero cumprimentá-lo, parabenizá-lo. Ele está na nossa extensão da Mesa também e fez um ato solene também no último sábado, na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Caio Miranda. Parabéns, Caio, pela sessão, parabéns pela iniciativa, sinta-se componente desta Mesa, obrigado e parabéns pela homenagem também.

A Fraternidade Feminina Paulista Betel São Paulo das Filhas de Jó; o vice-presidente do Inadem, Marcos Balzano; o presidente do Ivepesp, professor Hélio Dias; ex-prefeita de Rio Claro, Maria Cândida Nevoeiro Demarchi, essa querida amiga, é uma alegria tê-la aqui neste momento acompanhando ele, que é o nosso grande parceiro, eterno deputado, criador, realizador por mais de duas décadas desta sessão solene e que nos brinda.

Essa sessão não seria a mesma, esse ato não seria o mesmo, essa homenagem ao maçom e à Maçonaria nãos seria a mesma sem a presença dele, que é o idealizador e que eu tive a honra de apenas ser um instrumento aqui dentro, mas que divido com ele esse momento desse ato, que é o nosso sempre deputado, um grande irmão, Aldo Demarchi, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Também, continuando aqui os registros que o Onishi fez da Mesa, mais o grão-mestre adjunton na extensão, da Glesp, o coronel Tomaz Alves Cangerana; o grão-mestre de honra do Gosp, Benedito Marques Ballouk Filho. Da mesma forma eu quero registrar aqui o Jurandir Alves Vasconcelos, grão-mestre de honra do GOP também, e registrar aqui os nossos amigos que também estarão nessa homenagem de hoje, cumprimentando o homenageado, amigo, que tem um respeito muito grande desta Casa.

A sua empresa já foi homenageada nesta Casa em uma oportunidade pelos relevantes serviços em que atua e que pratica na área da Saúde, que é o Dr. Daniel Aldrighi, acompanhado da sua esposa Mariana Aldrighi, que é diretor da Max Emergências Médicas.

Parabéns aos nossos homenageados e aos componentes da extensão da Mesa. Também aqui na extensão da Mesa, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil lá da minha região, Aislan de Queiroga Trigo; Vicky Zacharias, vice-presidente da Fraternidade Paulista; Carlos Roberto Giacon, grande-tesoureiro da Glesp; Tadashi Komata, chefe de gabinete da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Salim Zugaib, grão-mestre da Glesp; José Dimas Pereira, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos; Amilton Pessina, vice-presidente do Tribunal Maçônico de Recursos da Glesp; Miriam Pessina, Grande Mãe Conselheira da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris; capitão Jocimar França Rodrigues, assessor parlamentar, representando o general do Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, comandante militar do Sudeste.

E eu quero também para complementar essa saudação, de fazer aqui alguns registros de justificativas de ausências que nós recebemos, entre tantos outros. Peço licença para não ler o ofício de cada um, mas para citar aqui aqueles que justificaram a ausência, pedindo que eu fosse portador de um abraço à Maçonaria, um abraço aos maçons, um abraço à Assembleia Legislativa pela solenidade que promove em homenagem a nossa Maçonaria.

Justificaram a ausência: governador João Doria; vice-governador Rodrigo Garcia; o presidente da Assembleia, Cauê Macris; o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; secretário da Fazenda, Henrique Meirelles; secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira; Paulo Dimas, secretário de Justiça e Cidadania; Paulo Prazak, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Baleia Rossi, deputado federal; Jorge Caruso, deputado estadual; Léo Oliveira, deputado estadual; Leci Brandão, Delegado Olim, deputados estaduais. Também, o senhor Paulo Luiz Maximiliano, grande secretário adjunto de Orientação e Ritualística do Gosp.

Feitas essas colocações e esses registros, eu quero aqui pedir permissão aos irmãos e a esta Mesa que acompanhamos juntos esse momento para poder fazer uma breve saudação, mas antes eu não poderia deixar de cumprimentar a Mesa. João Jorge Xavier, sereníssimo grão-mestre da Glesp - Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; cumprimentar o nosso sereníssimo grão-mestre e todos os irmãos da Glesp aqui presentes; Fernando Fernandes, o sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente Paulista, que tivemos aqui também recentemente a comemoração dos 38 anos - saúdo os irmãos do GOP também; Raimundo Hermes Barbosa, nosso grão-mestre adjunto do Gosp, do nosso Grande Oriente de São Paulo, que aqui não só representa o nosso sereníssimo grão-mestre, o Kamel, mas também a saudação a todos os irmãos do Gosp.

Permita-me nesse momento fazer um agradecimento ao Roque, ao Onishi, todos os irmãos, Cláudio, Marcos, todos que estiveram aí ajudando nos preparativos para que pudéssemos estar aqui neste momento, nesta solenidade. E saudar como sempre, já fiz de forma especial ao meu irmão, ao meu colega, ao meu amigo querido Aldo Demarchi.

E a esse grande parlamentar; parlamentar que esta Casa tem o privilégio de tê-lo nas suas fileiras e que faz um trabalho em defesa do povo de São Paulo, em defesa de uma segurança cada vez maior. Esse mestre, deputado exemplar desta Casa, que é o deputado Coronel Telhada. Uma alegria tê-lo aqui, meu amigo, meu querido irmão e companheiro, parceiro de luta.

Quero nessa saudação aqui a todos os irmãos, senhores e senhoras, dizer que o reconhecimento da contribuição da Maçonaria para a construção do Brasil é incontestável. Às vezes fica repetitivo, porque sabemos, praticamos, ouvimos e assistimos, mas nunca é demais reforçar.

Por isso que a comemoração do Dia do Maçom no estado de São Paulo é objeto da Lei estadual nº 3.889, de 1983. E esta Casa Legislativa há muitos anos vem homenageando esses homens construtores sociais, que se reúnem em suas lojas para adquirirem conhecimento para atuarem na grande obra de edificação de uma sociedade e de um mundo mais justo e perfeito.

Assim, mais uma vez estamos aqui reunidos. Reunidos para essa comemoração e com muita satisfação e honra, tenho o privilégio de estar presidindo esta sessão solene, que conta aqui com a presença de grandes autoridades maçônicas e uma plêiade de irmãos dedicados à construção de um mundo mais feliz.

Partilho essa Presidência, essa condução dos trabalhos, com o Aldo Demarchi, com o Coronel Telhada e com os sereníssimos grãos-mestres e o grão-mestre adjunto .... ,também estendo esse momento interligando com a sessão solene de sábado com o meu amigo Caio Miranda e a cada uma das lideranças que aqui se fazem presentes.

Quero parabenizar os maçons contemporâneos que, com coragem, assumem o desafio de efetivamente abraçarem a causa maior da nossa ordem e que tomam a iniciativa de participarem de instituições de benemerência ou de outro cunho social ou até mesmo as dirigirem sem nenhuma remuneração e assim também foi um pouco do norte da orientação das homenagens que aqui acontecerão hoje.

Para mim, que sou de Santa Fé do Sul, localizada no interior do nosso estado, onde fui vereador, prefeito por três mandatos, é muito clara essa participação dos maçons nas atividades de benemerência, uma vez que temos irmãos dirigindo com muita galhardia as Santas Casas, as entidades filantrópicas, os clubes de serviços e sempre prestando relevantes serviços na assistência aos mais necessitados.

Quero também prestar um especial tributo aos maçons que, com muita coragem, aceitaram o desafio de participar da vida pública, da política, principalmente em um momento em que os políticos estão com uma imagem tão ruim perante a população. Graças a um esforço muito forte, há um processo de reconstrução, um processo de demonstrar a importância e o valor da política e do político.

Aliás, a Maçonaria tem feito a diferença quando vem e traz contribuições como o projeto de política na Maçonaria, de cidadania, de conscientização, de levar os princípios de ética e cidadania para a vida pública. Representando todos esses maçons que assim procederam, temos seis laureados. Representando todos os maçons que aceitaram o desafio de entrar na vida pública, teremos aqui hoje seis laureados nesta noite. Todos eles, como consultores sociais, assumiram, com a citada coragem, o grande desafio de trabalhar para a reconstrução de suas cidades. (Palmas.)

O nosso jovem também, outro laureado, vereador Caio Miranda, que, com certeza, é uma das promessas da política paulista; o prefeito de Ibiúna e médico, irmão João Mello; nosso amigo e irmão Otávio Wedekin, prefeito da minha região, da cidade de Auriflama, foi escolhido pelo povo e assumiu a Prefeitura de Auriflama; o irmão Aderaldo, mais conhecido como Juninho, nosso prefeito de Duartina; nosso irmão Marcus Melo, que assumiu a Prefeitura de Mogi das Cruzes -  a maior cidade do Alto Tietê - e também, um dos nossos homenageados, que eu ainda não vi se chegou, que é o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Assim como esses homens públicos maçons que aceitaram o desafio de reconstruir suas cidades, existem tantos outros espalhados pelo Brasil. Portanto, esses, nesta noite, estão aqui recebendo a homenagem e representando esses maçons que decidiram e que se dedicam a ocupar esse espaço e contribuir com a política.

Por essa razão, neste dia em que comemoramos o Dia do Maçom, gostaríamos de solicitar a todos os irmãos do nosso estado de São Paulo que tenham a coragem de participar da política, pois só assim poderemos ter a esperança de mudar, de melhorar o nosso Brasil. Não falo que todos os maçons tenham que ser candidatos, mas sim que, se não for esse o caminho, participem da política de alguma forma, afinal, o maçom é um ser político.

São as políticas, as decisões políticas, que norteiam o nosso dia a dia, das nossas empresas, de nós cidadãos, de nosso município, do nosso estado e do nosso Brasil. Necessitamos de apoio, de um apoio crítico, mas verdadeiro. É esse o propósito, é isso que buscamos neste momento, que a maçonaria estimule essa participação. Se errarmos, que nossos irmãos nos alertem para corrigirmos nossos passos, mas, se acertarmos, que eles se unam a nós, para fazermos crescer esses acertos para o bem do Brasil. A Maçonaria unida por São Paulo é a mensagem, é a frase, é o propósito que deixo para todos nós e ouço todos os dias.

Parabéns à Maçonaria. Parabéns à Maçonaria de São Paulo, parabéns aos maçons pelo Dia do Maçom e parabéns a todos os homenageados desta noite.

Muito obrigado. (Palmas.)

Já passo, na sequência, a palavra ao deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Boa noite a todos. Quero cumprimentar, em primeiro lugar, o presidente desta sessão solene, deputado Itamar Borges, nosso amigo, um deputado atuante, vibrante nesta Casa, com quem tenho muito aprendido sobre a vida parlamentar.

Quero saudar também o nosso amigo, querido deputado Aldo Demarchi, da mesma maneira, mais antigo aqui também, que tem nos orientado em muitos momentos em que precisamos de alguma orientação quanto à vida parlamentar.

Quero saudar o grão-mestre da Glesp, o Sr. João José Xavier, é um prazer, muito obrigado pela presença do senhor; também o grão-mestre da Gosp, Fernando Fernandes; também o Sr. Raimundo Hermes Barbosa, grão-mestre adjunto da Gosp;  também quero saudar as demais autoridades; o vereador Caio Miranda, prazer em vê-lo.

Quero dizer aos senhores que fiz questão de passar aqui nesta noite para saudá-los. Saudar, em primeiro lugar, nosso deputado Itamar Borges, nosso amigo. Onde tem pessoas de bem, nós estamos juntos. Então, fizemos questão de estar aqui para saudar todos os senhores e senhoras presentes pelo Dia do Maçom e dizer para que contem conosco nesta Casa.

Só a presença dos senhores e dos deputados já seria suficiente, mas tive o prazer de rever alguns amigos aqui que são maçons, que são irmãos de armas, oficiais mais antigos que me ensinaram muito na Polícia Militar. Como soldado, aprendi que antiguidade é posto e a gente tem que sempre reverenciar e respeitar os mais antigos. Nem sempre os mais velhos de idade, mas os mais antigos.

Então, quero fazer uma saudação especial ao coronel Mendes, grande oficial da Polícia Militar, oficial que vibra com a história da polícia. (Palmas.) Para quem não sabe - permita-me contar, coronel -, o coronel Mendes tem uma história muito forte na Polícia Militar. O nosso maior símbolo de heroísmo na Polícia Militar se chama capitão Alberto Mendes Júnior, que é primo do coronel Mendes. O coronel Mendes é da turma de 68, aspirante; o Mendes Júnior era da turma de 69, são parentes, são primos.

Então, ao longo da história... Eu sempre gostei muito de história militar, sempre acompanhei muito. Fui comandante do Batalhão Tobias de Aguiar. Quando o Mendes Júnior morreu, ele pertencia ao batalhão. Então, a gente sabe que o coronel Mendes, além de parente, é uma pessoa que preserva muito essa parte da história. É uma pessoa muito querida por mim, viu, coronel? Tenha certeza disso.

Quero saudar também o coronel Cangerana, que foi comandante do Regimento de Cavalaria. (Palmas.) Ele tem os filhos na Polícia Militar também, um oficial atuante, continua trabalhando ainda, apesar de aposentado. Todos nós estamos trabalhando aqui, viu? O coronel Cangerana é um exemplo para todos os jovens oficiais e para nós, que já estamos na reserva.

Saudar também o coronel Tadashi Komata. (Palmas.) O Tadashi Komata tem, como eu, um filho que é capitão da Polícia Militar, é um menino exemplar, um menino de ótima índole, tem escola. O coronel Tadashi Komata foi meu comandante na Rota, talvez ele não saiba disso, mas aprendi muito com ele, muito, muito mesmo. Às vezes, até com as broncas que ele me dava, as “catadas” que ele me dava quando eu era primeiro tenente e ele era tenente-coronel. Por aí vocês veem a antiguidade, não é? Mas até nisso eu aprendi. Aprendi muito, viu, coronel Tadashi? Tenha certeza disso. O senhor é uma pessoa que influenciou muito a minha vida, tenha certeza disso.

Saudar também o amigo coronel Luiz Álvaro. Vi o Luiz Álvaro ali. (Palmas.) Foi comandante da Diretoria de Saúde da Polícia Militar. Fomos majores juntos no “Panelão”, naquela época, não é Luiz? Hoje, todos nós estamos na reserva.

Então, quero dizer da minha alegria de estar aqui com os senhores e senhoras, que procuram fazer um trabalho forte, trabalham forte. Tenho vários amigos que são maçons, o Benedito Ballouk, que é meu amigo, o meu amigo Alexandre Oliver Pompeu, que também deve estar perdido aí, não sei onde ele está. Está sentado ali. Oliver, obrigado, viu? (Palmas.) O Oliver é um apoiador nosso, nosso amigo.

Então, como eu disse no começo do nosso papo, onde as pessoas de bem estão, nós devemos estar reunidos. É simples assim, não tem mistério. Aliás, o mistério do Brasil, hoje, é isso, é a turma que quer inventar a roda. Então, a vida é simples. Temos que estar com quem é do bem. Quem é do mal, temos que botar para fora, botar de lado e acreditar que este vai melhorar. Tenho certeza disso. O Itamar falou uma coisa importante: “Não é necessário todo mundo entrar na política, mas é necessário todo mundo participar”.

Nós deixamos os ladrões tomarem conta da política, é culpa nossa, vamos mudar essa turma, vamos pôr gente nova. Se a gente não está contente, vamos mudar. Ainda tem um monte dando trabalho por aí, viu? Tem um monte ainda, mas o povo acordou, parece que o povo acordou agora. Então, vamos participar, vamos lutar pelo nosso Brasil, vamos querer um país melhor para os nossos filhos, nós já temos netos, já estou indo para o terceiro neto.

Então, nós queremos um Brasil muito melhor para a nossa descendência, e todos nós temos responsabilidade nisso. Parabéns a todos, continuem firmes nas suas lojas, nas suas missões. Contem conosco aqui na Assembleia Legislativa, tenham certeza de que aqui os senhores têm uma trincheira onde há vários deputados que estão lutando pelo bem, pelo melhor do Brasil e de São Paulo.

A todos os senhores aqui, minhas sinceras continências. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado ao querido deputado e amigo Coronel Telhada. Parabéns pela mensagem. Já na sequência, vamos ouvir ele, que é o idealizador e, há tantos anos, o realizador deste ato, que nos honra com este momento especial, nos ajudando a conduzir esta sessão solene. Com a palavra o nosso deputado e irmão Aldo Demarchi. 

 

O SR. ALDO DEMARCHI - Com a sua permissão, presidente, queria quebrar o protocolo e não usar a tribuna, afinal, estou sem mandato. Com a sua permissão, queria falar daqui da Mesa. Primeiro, meu querido irmão e amigo Itamar, eu gostaria de cumprimentá-lo e, na sua pessoa, saudar todas as autoridades aqui presentes, prefeitos e aqueles que têm cargo na vida pública.

Na pessoa do meu grande grão-mestre João José Xavier, sereníssimo grão-mestre da Glesp; do nosso querido irmão Fernando Fernandes, grão-mestre do Gosp - Grande Oriente Paulista; e do Raimundo Hermes Barbosa, que é o grão-mestre adjunto do Grande Oriente São Paulo, quero saudar todos os irmãos e dizer que é um privilégio estar aqui na Assembleia Legislativa, na noite de hoje - mais um ano - para participar desta sessão solene em comemoração ao Dia do Maçom. Quando eu cheguei aqui, já fazia mais de dez anos que não se havia essa comemoração, e eu trouxe o retorno a este Parlamento já no início do meu primeiro mandato.

Durante os outros seis mandatos, nunca deixei, em momento algum, de lembrar da nossa instituição, da gloriosa Maçonaria paulista. Por essa razão, com muita alegria, recebi o convite do nosso querido irmão, deputado Itamar Borges, para aqui estar e dividir a Mesa com outro deputado que tem um respeito muito grande, não apenas nesta Casa, mas por todo o povo paulista, que é o Coronel Telhada. Parabéns pelas suas palavras.

Aceitei primeiramente, porque, mais uma vez, eu tenho oportunidade de estar junto com os nossos irmãos, vindos de tantas lojas diferentes. A alegria é dupla, porque gostaria de confidenciar a todos os irmãos, os meus 50 anos de iniciação na Sublime Ordem dos Construtores Sociais. Eu fui iniciado em 1969, estou fazendo agora 50 anos de iniciado. (Palmas.)  Assim, eu completo o Jubileu de Ouro na Maçonaria.

Fui iniciado na Loja Fraternidade e Justiça 110, lá de Rio Claro, onde até hoje permaneço. Quem sabe o Grande Arquiteto do Universo possa permitir que eu complete lá o centenário. Todavia, um fato que eu gostaria de registrar, não muito com alegria, é dizer que, no período desses mandatos que eu estive nesta Casa, eu sempre insisti que todas as vertentes da Maçonaria viessem participar dessa comemoração, e sempre tivemos a participação de todas as potências.

É fato que, embora em algum período os nossos dirigentes ficassem olhando de lado o irmão no plenário, na galeria, independente das insígnias que usassem, eles se confraternizavam alegremente. O meu esforço para essa união surtiu efeito, tem aqui alguns irmãos que participaram disso. Lembro-me bem do grão-mestre Jurandir e do Salim Zugaib, momento de entendimento que se disseminou por todo o estado, foi um movimento que se denominou Musp - Maçonaria Unida por São Paulo. Foi no meu gabinete que isso se sucedeu.

A gente fica um pouco triste quando vê alguma dissidência, digo, questões menores, porque desentendimentos e ocasiões sempre ocorreram e são naturais até no seio das melhores famílias, mas diferenciar o irmão porque ele está filiado em outra potência, isso é um absurdo. Os dirigentes não se entendem, e os irmãos terem que se desentender com os outros por causa disso? Não é justo.

Pensem bem, entendam que o mais importante são os maçons, os irmãos, porque sem eles a Maçonaria não existirá. Meus irmãos dirigentes faço um apelo aqui às três potências, um apelo para os grãos-mestres de todas as potências: busquem o entendimento para a alegria da Maçonaria e não usem a figura de tal reconhecimento para afastar os irmãos que até ontem estavam juntos e alegres. Afinal, nós maçons brasileiros, fazemos nossa obra aqui no Brasil. Sendo assim, por que é tão importante querer ostentar o tal do reconhecimento de uma potência estrangeira?

Em Rio Claro, na minha cidade, todos os irmãos se reconhecem, trabalham juntos, e até existe lá instalado o Conselho Maçônico, onde são tomadas as decisões com participação de todas as lojas, independente da jurisdição. Por que as potências não podem seguir esse mesmo exemplo? (Palmas.)

Meus irmãos, repetindo, completando 50 anos de ver a verdadeira luz, suplico que os nossos dirigentes não se deixem cegar pelos vícios que tanto combatemos, que busquem o entendimento e a união e que façam feliz a nossa irmandade. Deixem os maçons unidos construírem uma nova sociedade, mais fraterna e feliz.

Finalizando, agradeço, mais uma vez, ao meu querido irmão Itamar Borges, que fez com que eu não pudesse deixar de estar aqui hoje, me fez um convite. Agradeço a sua menção, Itamar. Só mesmo fraternidade é que pode acontecer isso, porque, muitas vezes, quando você fica sem mandato, você é esquecido. Você, realmente, é como um irmão fraterno, reconheceu e me fez esse convite para estar junto a esses diletos irmãos novamente.

Convido a todos para a comemoração oficial, lá em Rio Claro, do meu Jubileu Maçônico, que ocorrerá em outubro. O meu grão-mestre já prometeu que estará presente, não é isso? Então, em outubro, nós estaremos lá em Rio Claro comemorando, recebendo a Medalha de Provecto - 50 anos de Maçonaria.

Que o Grande Arquiteto do Universo a todos ilumine e guarde, mantenha a Maçonaria unida por São Paulo. (Palmas.)

Desculpa, eu só quero citar aqui que está presente também o deputado Castello Branco. (Palmas.)

Muito obrigado, meus irmãos, minhas cunhadas; em especial à minha esposa Candinha, que me acompanha. Isso, para mim, é muito importante, principalmente para dizer que é família. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB  - Parabéns e obrigado ao deputado, irmão e líder, Aldo Demarchi, que honra e dá o sentido completo para essa sessão com a sua presença. Como já foi citado aqui pelo deputado Aldo Demarchi, quero registrar a presença do deputado capitão Castello Branco. Também aqui presente o coronel Mário Ventura, que é presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Olha só. (Palmas.)

Também eu já falei no início, e acabei não registrando e justificando aqui: o Hermes, grão-mestre adjunto, representa aqui o nosso sereníssimo grão-mestre Kamel, que hoje precisou se internar para fazer alguns exames de rotina e acabou não conseguindo estar presente. Desejamos a ele bons exames, bons resultados e rápido restabelecimento naquilo que precisar e, justificamos, com certeza, a sua ausência. Ao mesmo tempo, agradecemos mais uma vez ao Hermes, agradecemos a todo o time: Roque, Cláudio, Marcos, todo o pessoal do Gosp, que está aqui representando a nossa potência maçônica.

Também se faz importante registrar... Eu convido para que, enquanto ele vai se dirigindo para lá, eu faça esse registro. Convido, para deixar aqui uma mensagem, o deputado capitão Castello Branco, para que possa falar para todos nós. Enquanto o deputado Castello Branco se dirige, eu quero registrar que todos aqui, de alguma forma, fizeram muito esforço para estar aqui. E vieram prestigiar e homenagear a nossa Maçonaria, os nossos irmãos maçons.

Mas quero dar um destaque, também, aos nossos amigos, companheiros do Rotary do Ipiranga, onde temos alguns irmãos e companheiros valorosos, que transferiram a reunião de hoje - aconteceria nesse momento; era para estar acontecendo no Ipiranga - para vir aqui. (Palmas.) Então, a reunião do Rotary do Ipiranga está acontecendo nesse momento aqui. Bem-vindos. E essa saudação estendida com carinho a todos.

Meu querido deputado capitão Castello Branco.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Itamar Borges, como sempre brilhante. Mais uma vez, parabéns pela grande iniciativa de presidir uma cerimônia de tamanho peso. É uma honra, e agradeço a oportunidade de fazer, rapidamente, o uso da palavra. Agradeço também ao grão-mestre adjunto do Gosp, Raimundo Hermes Barbosa; ao sereníssimo grão-mestre da Glesp, João José Xavier; e ao sereníssimo grão-mestre do GOP, Fernando Fernandes. Além do nosso eterno deputado estadual Aldo Demarchi e do Coronel Telhada; mais uma vez, coronel,estamos juntos aqui.

Vou direto ao assunto: nenhuma grande sociedade foi realmente grande sem a Maçonaria. Simples assim. Numa análise da história de mais de 10 mil anos - estou sendo generoso -, pelo menos nos últimos quatro mil anos todos os grandes países, todas as grandes civilizações tiveram, por trás delas, as Confrarias, as Grandes Fraternidades Brancas, os grandes homens das sociedades secretas, em qualquer nível. E a Maçonaria sempre esteve presente, do Antigo Egito ao Rito Escocês Antigo e Aceito. Na Grécia, em Roma, na Inglaterra, na França, sempre havia confrarias como a nossa. Os maçons sempre estiveram presentes como construtores do bem, do bom, do belo e do verdadeiro.

Na nossa própria história do Brasil - sem contar a dos Estados Unidos, que daria por si só uma palestra -, de José Bonifácio a Dom Pedro I, do nosso Hino da Independência ao Hino Nacional Brasileiro, da nossa bandeira às nossas melhores tradições, lá estava a Maçonaria, presente.

Há pouco, comemoramos - ontem - o aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, o grande Duque de Caxias, maçom. (Palmas.) Grande mestre. Hoje, nós estamos aqui num resgate dessas melhores tradições, exaltando a nossa juventude. Novamente pertence às nossas fileiras, num momento em que a Maçonaria tem que se recriar e se reinventar, porque o Brasil precisa de nós como nunca precisou. No momento em que, por razões diversas, deixamos o timão um pouco à deriva, quase que uns aventureiros de plantão levam a nossa Nação, nação essa que está destinada à glória.

Nós nascemos para sermos protagonistas do mundo, isto está escrito em várias tradições. E nós, os maçons construtores, os livres maçons, os livres pensadores; nós, que somos iniciados nos 33 graus; nós que temos as duas mãos do eterno: uma mão filosófica, esotérica, profunda e uma mão operativa, que vai realizar; nós temos essa missão.

Eu lembro as palavras do grande professor Henrique José de Souza, ele mesmo fundador de quatro grandes Lojas Maçônicas, entre as quais a Loja Ipiranga, que dizia que maçons, rosa-cruzes, eubiotas, pró-vidas - e sejam lá quantas confrarias que trabalham com o que nós trabalhamos - que se unissem em prol de um mesmo ideal. E qual é esse ideal? O de transformar o Brasil no seu glorioso destino: Pátria do Avatara, nação do Evangelho, berço de uma nova civilização, celeiro do mundo. Só isso. Essa é a nossa gloriosa missão!

Que Deus abençoe a todos nós, para que tenhamos um novo futuro, porque o Brasil, mais do que nunca, precisa que cada um cumpra o seu dever.

Brasil acima de tudo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB  - Agradeço ao deputado Castello Branco. Dando sequência, vamos ouvir a palavra do sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Fernando Fernandes.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Excelentíssimo Deputado Itamar Borges, nosso querido irmão, nosso dileto companheiro de luta, de aspirações; Excelentíssimo Coronel Telhada; sempre Excelentíssimo e sempre querido irmão Demarchi; vereador Caio; meu querido irmão, sereníssimo irmão João José Xavier, sereníssimo grão-mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo; eminente irmão Hermes, nosso também companheiro, grão-mestre adjunto do Grande Oriente São Paulo; meus queridos irmãos, minhas cunhadas, minhas sobrinhas das Filhas de Jó, é um momento de alegria, um momento de satisfação. Venho justificar que eu não trouxe discurso escrito, deputado. Eu quero simplesmente falar com o coração. Hoje, eu não podia deixar de estar presente aqui para celebrar a nossa amizade, para celebrar a nossa alegria, para celebrar a nossa disposição de, juntos, trabalharmos para o bem comum, trabalharmos para a nossa sociedade.

Muita propriedade ao nosso querido irmão Castello Branco, que me antecedeu; é difícil disputar com ele, pelas suas qualidades. Mas lembrou do nosso passado, lembrou da nossa presença constante em prol de uma sociedade melhor.

Há poucos minutos, antes de iniciar esta sessão, uma simpática repórter da Casa me perguntou se a Maçonaria era uma seita. Não, nós não somos uma seita, mas nós aceitamos homens bons que pretendam trabalhar em prol da nossa sociedade.

Nós somos uma associação múltipla, sempre voltada para a construção de um mundo melhor. Infelizmente, como muito bem ressaltou aqui o nosso deputado Castello Branco, em um pequeno momento nós nos distraímos e quase caímos do cavalo, mas isso não acontecerá novamente.

E, também, querido irmão Demarchi, nós continuaremos no nosso trabalho constante de ampliar a nossa fraternidade, a nossa amizade e trabalharmos todos juntos pelo bem comum.

Eu encerro as minhas palavras ressaltando o trabalho desse querido irmão, Itamar Borges, que é um incansável, não só para o bem da nossa sociedade, a sua trajetória de vida, mas também, seguindo os passos do nosso Aldo Demarchi, de relembrar os nossos valores e relembrar a nossa disposição para trabalhar em prol de um Brasil melhor. Em prol daquilo que nos deixaram os nossos antepassados e trabalhar em honra ao Grande Arquiteto do Universo.

Estaremos juntos, sempre. Muito obrigado, Aldo Demarchi, que o Grande Arquiteto do Universo o abençoe e possibilite que possamos estar aqui por muitos e muitos anos, juntos, celebrando a grandeza da Maçonaria.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado ao sereníssimo grão-mestre do Gosp, Fernando Fernandes. Registro, também, a presença do presidente da Associação Paulista de Imprensa, Sérgio de Azevedo Redó. Agradeço a presença do nosso querido amigo. (Palmas.)

E já passo a palavra ao sereníssimo grão-mestre da Glesp, Grande Loja do Estado de São Paulo, João José Xavier.

 

O SR. JOÃO JOSÉ XAVIER - Boa noite a todos. Quero cumprimentar, primeiramente, à Mesa, em nome do nosso deputado, Itamar, que parabenizo pela atitude; e agradeço nosso irmão Aldo Demarchi; nosso irmão Telhada, que está aqui também; nosso irmão Castello Branco; nosso sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Fernando Fernandes; nosso eminente Raimundo, do Grande Oriente, do Gosp adjunto; meus irmãos, principalmente os da Glesp, que estão aí, bastante, eu já vi; minhas meninas, Filhas de Jó; meu querido irmão Itamar.

Agradeço imensamente a atitude dessa iniciativa de dar a continuidade do nosso irmão Aldo Demarchi. Aldo, teria o maior prazer de estar junto com você nessa festa dos 50 anos. Quero agradecer a todos pela presença e desejar que o Grande Arquiteto do Universo a todos nos ilumine, ainda mais nessa caminhada que comecei agora.

Muito obrigado e um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Parabéns, também, ao nosso sereníssimo grão-mestre da Glesp, João José Xavier.

Agora, passo a palavra ao eminente grão-mestre adjunto do Gosp, Grande Oriente de São Paulo, Dr. Raimundo Hermes Barbosa.

 

O SR. RAIMUNDO HERMES BARBOSA - Vou pedir licença, presidente, para ir daquela tribuna ali, porque eu não consigo falar sentado, senão eu falo muito.

Eminente Deputado Itamar Borges, ilustríssimo assessor do Grão-mestrado do Grande Oriente de São Paulo, que preside esta sessão solene para alegria e honra de todos nós. Meu sereníssimo grão-mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo, João José Xavier, receba aqui os cumprimentos do sereníssimo grão-mestre Kamel Aref, e também do Grande Oriente de São Paulo. Sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Fernando Fernandes, por igual, receba os nossos cumprimentos e as nossas homenagens.

Meu querido irmão e eminentíssimo deputado Aldo Demarchi, que reiniciou os trabalhos nesta Casa fazendo com que, anualmente, o povo maçônico se reunisse aqui, nesta Casa de Leis, para comemorar o Dia do Maçom. Não poderia deixar de fazer referência aqui ao meu sereníssimo grão-mestre de honra do Gosp, Benedito Marques Balkouk que, juntamente com o sereníssimo, também das Grandes Lojas, Salim Zugaib, lá atrás, deram início à união da Maçonaria por São Paulo e, hoje, quando eu escuto da boca, dos sábios lábios do nosso deputado Aldo Demarchi, fazendo um apelo para que os dirigentes se entendam - porque a base se entende - eu fico emocionado em saber que, hoje, as três potências aqui reunidas, as Grandes Lojas, o Grande Oriente Paulista e o Grande Oriente de São Paulo, certamente, unidos, construirão a maior Maçonaria de São Paulo e do Brasil. E, por que não dizer, da América Latina. (Palmas.)

E, no Oriente de São Paulo, o nosso lema é o seguinte: não importa de onde vem o irmão, as nossas portas estão e estarão sempre abertas para acolhê-lo. Nós não temos o direito de deixar de reconhecer o irmão porque algum dirigente entende que assim não se deve fazê-lo. O nosso reconhecimento vem dos nossos irmãos.

Muito obrigado, meu querido deputado Demarchi. Poderosos irmãos, secretários e assessores do Grão-mestrado do Estado de São Paulo, meus veneráveis deputados, veneráveis mestres presentes, mestres instalados, companheiros, mestres, aprendizes, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, convidados, eu não poderia deixar de cumprimentar, nessa esteira, o nosso irmão deputado Castello Branco, que, aliás, fez uma manifestação singela, curta, mas que chamou tanta atenção que eu estava com vontade de pedir para ele continuar. Como é bom ouvir palavras tão inteligentes. Muito obrigado, meu irmão.

Nosso querido deputado Telhada, que eu sei que nosso irmão Balouk insiste. Ele ainda não ingressou, mas ainda vai ingressar, porque tem tudo de maçom, só precisa entrar na nossa ordem. Muito obrigado pelas palavras, Coronel Telhada, porque, sendo um deputado tão atuante e trabalhando pelo bem, certamente vamos estar juntos em todos os momentos da nossa caminhada. Faz muitos anos já que esta Casa homenageia os maçons, todos sabem, mas aqui eu não quero ser repetitivo, como já disse aqui o nosso eminente presidente, nosso irmão, assessor parlamentar do Gosp, Itamar Borges.

A Maçonaria participa e participou de todos os momentos importantes da política nacional, e nunca é demais relembrar que nós não podemos viver de passado, porque o passado passou. O presente é agora. O futuro nós precisamos trabalhar, para ver se vem. Neste momento, desta quadra da República, a Maçonaria não pode se enclausurar. Nós temos que ir para as lojas, porque temos a maior capilaridade das instituições. Nós temos 645 municípios, se não me falha a memória, no estado de São Paulo.

E quantas lojas nós temos no estado de São Paulo e nas três potências, meus irmãos? Mais de duas mil. Então a nossa capilaridade é muito grande. Nós precisamos levar essa mensagem de resgate da fraternidade, de resgate da família, de resgate dos bons costumes, porque o País mudou, está mudando, e vai mudar, e nós precisamos ajudar nessa mudança. (Palmas.)

A Maçonaria participou dos conflitos entre Brasil e Portugal, Inconfidência Mineira, revolução em Portugal... Não. Paraguai, não é? Revolução Pernambucana, Revolução Farroupilha, abolição da escravatura, proclamação da República. Todos esses movimentos tiveram, efetivamente, a participação da Maçonaria, e os irmãos trabalharam diuturnamente e deixaram esse legado, e esse legado tem que ser lembrado, para que nós possamos construir, e deixemos um legado para os nossos filhos, para os nossos netos.

Se nós formos falar de homens ilustres da Maçonaria do Brasil, nós começaríamos dizendo que Dom Pedro I, Deodoro da Fonseca, o Floriano Peixoto, o Prudente de Moraes, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca - coincidentemente meu xará, mas ele era importante, eu não tenho nada disso -, presidente Jânio Quadros, Wenceslau Pereira, Washington Luiz, Nereu Ramos, João Café Filho, José Bonifácio, Joaquim Gonçalves Ledo, Joaquim Nabuco, Duque de Caxias, Barão do Rio Branco, Visconde de Taunay, Benjamin Constant, José do Patrocínio e Eusébio de Queirós...

 Eu poderia continuar. São centenas de ilustres irmãos, e nessa senda desses irmãos, eu não tenho dúvida que, no futuro, nessa constelação, nesse panteão, nós teremos lá grafados nomes como Aldo Demarchi, Castello Branco, Itamar Borges, e tantos outros irmãos. Aliás, para corrigir um esquecimento, me perdoe, meu vereador, mais jovem político das nossas fileiras, que fez uma festa magnífica no sábado. Muito obrigado pela presença e, para compensar, uma salva de palmas para o nosso vereador. (Palmas.)

Olha, eu tenho tanta coisa que é interessante, mas já estão olhando, principalmente o Roque, porque ele fica preocupado quando eu estou falando. Ele diz: “Se aplaudir, aí ele se entusiasma”, mas não é nada disso. Eu vou encerrar, mas eu quero dizer o seguinte: eu fiquei muito emocionado lá na Câmara Municipal, no sábado passado, porque voltei lá, à tribuna, depois de 17 anos, após haver estado naquela tribuna para  agradecer o Título de Cidadão Paulistano.

Hoje, eu, apesar de um pouco triste, por não ter a presença aqui do meu sereníssimo grão-mestre, que está em uma fase de exames e de recuperação, e que eu tenho certeza que irá se recuperar muito em breve para estar no nosso convívio, a quem eu peço uma grande salva de palmas para Kamel Aref Saab... (Palmas.) Que elevemos os nossos pensamentos, para que ele possa se restabelecer o quanto antes, e venha nos ajudar nessa luta, nessa caminhada, que é árdua, mas é gratificante.

Para fechar, meu presidente, eu quero dizer que participar de uma solenidade presidida por V. Exa., que vem lá de Santa Fé do Sul, conquista a cidade grande, deputado, já não sei qual o mandato, porque aqui é só dizer “Dr. Itamar”... Se a gente chegar, saindo ali perto de Campinas, e falando do deputado Demarchi, do deputado Itamar, do deputado Telhada, do deputado Castello Branco, todo mundo sabe dizer por onde ele passou naquela semana, em algum momento.

Então, eu quero dizer que, hoje, a Maçonaria paulista, a Maçonaria brasileira, nunca esteve tão fortalecida como está nesses dias, isso graças ao empenho, ao trabalho desses nossos irmãos, que tiveram a coragem de ir para política e enfrentar este momento, onde ser político é sinônimo de ser desonesto, e isso não é verdade. O problema é que tem aquele ditado que diz que uma maçã podre estraga o cesto.

Vamos escoimar todas as maçãs podres, e vamos deixar as boas, porque nós merecemos isso. O nosso País merece isso, a nossa Maçonaria merece isso, o povo paulista merece isso. Por isso, meus amigos, meus irmãos, meu venerável mestre, que está aqui presente, muito obrigado, Alessandro. Meus irmãos, vamos trabalhar, vamos fazer o que faz o Roque, o Onishi, e todos esses abnegados que não têm a oportunidade de virem aqui na tribuna, no microfone, mas que estão trabalhando. Um Cláudio Silva, um coronel Mendes, respeitado em todo o estado e em todo o Brasil.

Eu tenho viajado com esse cidadão. É um homem de bem, e um bom homem. Muito obrigado, meu presidente. Eu saio aqui gratificado por saber que nós estamos no caminho certo e podemos crescer cada vez mais, e não abrimos mão de participar do centenário do nosso doutor, do nosso deputado Demarchi, porque, quando ele completar 100 anos, nós queremos estar lá, até para os próximos cem.

E dizer que o Grande Oriente de São Paulo completou 98 anos, e nós já vamos começar a preparar a festa do centenário, para preparar nossa potência para os próximos 100 anos, e dizer mais, que esses 98 anos são de fraternidade, de amor... Porque quem tem amor não sabe construir. O ódio, por si, se destrói, e nós, Demarchi... Obrigado pela mensagem.

Nós queremos recepcionar todos os irmãos de braços abertos. Muito obrigado, e viva a Maçonaria.

 

O SR. PRSIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado, e parabéns também ao eminente grão-mestre adjunto, doutor Raimundo Hermes Barbosa que, como o mesmo disse, representa nesta noite o sereníssimo grão-mestre Kamel.

Quero, antes de devolver a palavra ao mestre de cerimônias - que vai fazer a apresentação das Meninas do Arco-Íris, e também chamar os homenageados, e aí estaremos finalizando a nossa sessão -, dizer que aqui, ao lado do Coronel Telhada, ao lado do capitão Castello Branco, ao lado do deputado Aldo Demarchi, temos muita honra e muito orgulho de dizer que esta Casa, a Assembleia Legislativa de São Paulo, a Casa do Povo de São Paulo  - a casa do povo paulistano é a Câmara, esta é a casa do povo do nosso estado - se engrandece quando ela abre as suas portas, delibera, aprova e marca o ato e, neste momento, presta homenagem reconhecendo a importância da Maçonaria, reconhecendo a importância do maçom. Portanto, recebam esta homenagem, este reconhecimento público da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Costumo dizer que toda... Fui prefeito e, como prefeito, estou no sétimo mandato. Como prefeito, vivi muito os apoios e as parcerias com a Maçonaria. Eu sempre disse, eu disse aqui, que a minha gestão não teria sido a mesma sem o apoio da Maçonaria e dos maçons. Costumo dizer que toda homenagem que prestarem a vocês irmãos, a vocês famílias, e à nossa Maçonaria, será pouco para poder reconhecer o tanto de contribuição e de conquistas que a Maçonaria e os maçons oferecem a São Paulo e ao Brasil. Parabéns a toda a Maçonaria, mais uma vez. E parabéns aos maçons. (Palmas.)

Passo a palavra ao Edson Onishi, para que possa dar sequência aos dois momentos seguintes.

 

O SR. METRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI Agora, teremos a grata satisfação de presenciar a apresentação da Assembleia Amor Perfeito Nº 1, da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. - Boa noite. Agora vou explicar para vocês um pouquinho do que é a nossa Ordem e como ela surgiu. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foi fundada em 6 de abril de 1922, pelo tio maçom William Mark Sexson, nos Estados Unidos. Ele acreditava que as meninas pudessem ter a oportunidade de conhecer e participar de uma ordem onde as verdades da Maçonaria pudessem lhes ser explicadas.

A ordem conta com sete cores, onde representamos as nossas virtudes. Temos a cor vermelha, que representa o amor; a cor laranja, representada pela religião e a crença em um ser divino; a cor amarela, representada pela natureza e pelo respeito ao meio ambiente; a cor verde, representada pela imortalidade da alma; a cor azul, representada pela fidelidade que devemos ter com a nossa ordem, com a nossa família e com os nossos amigos; a cor anil, representada pelo patriotismo, que é o respeito para com o nosso País e com a nossa bandeira; e a cor violeta, que é uma das nossas principais, onde nós temos aí o serviço para o bem da sociedade.

A ordem conta com meninas, que podem adentrar de 11 a 21 anos. E a nossa Assembleia Amor Perfeito Nº 1 foi fundada em 1999, com uma comitiva de 12 meninas dos Estados Unidos. E, também, nossa assembleia foi a primeira assembleia da Grande Assembleia Jurisdicional da Ordem Internacional do Arco-Íris de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Agradecendo a bela apresentação da Assembleia Amor Perfeito Nº 1, na Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

Nós damos sequência à nossa sessão solene chamando os homenageados, os laureados desta noite.

Os diplomas de reconhecimento têm os seguintes dizeres: "A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na sessão solene convocada para se comemorar o Dia do Maçom por solicitação do deputado Itamar Borges, de acordo com a Lei 3889, de 1983, confere o presente certificado de reconhecimento, inicialmente, a Daniel Gonçalves Aldrighi", que solicitamos aqui a presença junto com sua esposa Mariana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Na sequência, solicitamos às nossas autoridades que permaneçam no local.

Na sequência, o prefeito de Auriflama, Otavio Henrique Ortunho Wedekin. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Prefeito Aderaldo Pereira de Souza Júnior, o Juninho, prefeito de Duartina. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - João Benedicto de Mello Neto, o João Mello, prefeito de Ibiúna. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - O Prof. Dr. Helio Dias, presidente do Instituto de Valorização da Educação e Pesquisa no Estado de São Paulo, Ivepesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Senhor Marcos Balzano, vice-presidente do Instituto Nacional para o Desenvolvimento dos Municípios, Inadem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Senhora Vicky Zacarias, representando a Fraternidade Feminina Paulista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - A Sra. Alda Maria Rodrigues de Araújo, grande guardiã do Grande Conselho Guardião do Estado de São Paulo das Filhas de Jó Internacional. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - E o Sr. Cláudio Quércia Soares, representando e recebendo a homenagem pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - E o vereador Caio Miranda Carneiro, da Câmara Municipal da cidade de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Senhoras e senhores, Excelentíssimo Sr. Presidente, agora ouviremos a mensagem do vereador Caio Miranda, que falará em nome dos homenageados desta noite.

E, também, em especial, os nossos irmãos membros dos governos municipais.

 

O SR. CAIO MIRANDA CARNEIRO - Excelentíssimo Sr. Deputado Itamar Borges, presidente desta sessão, na pessoa de quem saúdo todas as autoridades presentes, Dr. João José Xavier, sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, na pessoa de quem saúdo todas as autoridades maçônicas presentes, senhoras e senhores, cunhadas, meus irmãos, é um privilégio estar aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ainda mais fazendo uso da palavra neste plenário e pedindo vênia aos demais homenageados desta noite para tecer algumas breves palavras em nome de todos nós.

Ser homenageado é sempre muito gratificante porque significa que alguém viu alguma qualidade em nós, ou em nossas ações. E, quando essa homenagem vem da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Casa dos representantes do povo paulista, isso é uma grande honra. E receber essa homenagem nos traz mais que alegria, remete-nos à consciência que se algo de bom fizemos para termos nossa obra observada e bem avaliada, agora, mais do que nunca, temos a responsabilidade de continuarmos nosso trabalho, com energia redobrada e vigilância em nossas ações, para não decepcionarmos aqueles que, por meio dos seus representantes, tiveram a generosidade de nos reconhecer: o povo paulista.

Aqui tivemos homenageadas as entidades como o Ivepesp, presidido pelo brilhante Prof. Dr. Helio Dias; a Frafem; o Inadem, que prestam importantes suportes nos nossos municípios; e as Filhas de Jó, ligadas à Maçonaria, que têm um belo trabalho de orientação aos nossos jovens; e um grupo de agentes políticos, cinco prefeitos das cidades de Auriflama, Campinas, Duartina, Ibiúna e Mogi das Cruzes, além de mim, vereador aqui na capital.

Acredito que todos nós, os políticos, em que pese a enxurrada de críticas à nossa classe, obviamente, se fomos reconhecidos por esta Casa Legislativa é porque algo de bom fizemos. E me atrevo a dizer que esse algo de bom tem tudo a ver com um fato: somos todos maçons e seguimos princípios maçons. Embora não sejamos perfeitos, todos nós temos uma coisa em comum, que é a cobrança e a fiscalização dos irmãos das nossas lojas, que sempre estão nos observando e criticando as nossas ações. É por isso mesmo, por essas críticas, sugestões e apoio que nosso desempenho como políticos, que temos apoio em nosso desempenho como políticos por fazermos algo positivo para o nosso povo, para as nossas cidades. E este reconhecimento vem.

Por essa razão, esse prêmio também é estendido a todos os maçons do nosso estado, que, com sua participação, nos motivam a sermos cada dia melhores.

Assim, quero, com a vênia de todos, agradecer mais uma vez ao nosso presidente Itamar Borges, e à Mesa Diretora desta Casa, por esse importante reconhecimento. Que a Maçonaria não deixe de apoiar os maçons que estão na política e que o Grande Arquiteto do Universo a todos ilumine e guarde.

Antes de agradecer, Sr. Presidente, e encerrar, eu gostaria de quebrar o protocolo e o roteiro da sessão para dizer que, no dia 24, no sábado passado, a gente teve o Dia do Maçom, na Câmara, cumprindo a lei municipal, e com o mesmo objeto, celebrar o Dia do Maçom, e homenageamos lá várias entidades de maçons e maçons, dentre os quais alguns deputados desta Casa, como o deputado Adalberto Freitas, que nos deu a honra da sua presença. Todavia, dois não puderam estar presentes: V. Exa. e o deputado Castello Branco. Por essa razão, peço vossa permissão para fazer aqui a entrega das láureas a ambos, em nome dos paulistanos por mim representados. E desde já agradeço a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as láureas.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Presidente Itamar Borges, já que o protocolo foi quebrado, a Loja Sagrada Família também quer entregar uma homenagem a V. Exa., através do seu venerável mestre, Claudio Silva. (Palmas.)

 

O SR. CLAUDIO ROBERTO DA SILVA - Boa noite a todos, meu nobre deputado e nossa autoridade maçônica do Grande Oriente de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento todos os maçons e todas as autoridades legislativas, civis e militares aqui presentes. Coube-me a maior honra de, representando os praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na função de sargento policial militar, dirigir, hoje, com muito orgulho, a Loja Simbólica Sagrada Família do Grande Oriente de São Paulo. E mais ainda: aquela escola me preparou para ser, hoje, um guardião da Maçonaria Universal, como grande secretário de Transportes e Hospedagem do Grande Oriente de São Paulo.

Então, eu, mais do que qualquer outro aqui, me sinto honrado e orgulhoso representando os praças da Polícia Militar, que me preparou para estar aqui hoje, fazer essa entrega de uma homenagem, que se chama Fraterna Amizade. Nada é por acaso.

Muito obrigado pelo seu apoio. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON ONISHI - Nesse instante, retoma a palavra o nobre presidente desta sessão solene, convocada para a comemoração do Dia do Maçom, deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado, Edson Onishi; muito obrigado à Câmara de São Paulo, aqui representada pelo vereador Caio Miranda; muito obrigado ao irmão, venerável mestre, Claudio Roberto da Silva, pela homenagem Fraterna Amizade, também. E mais uma vez, antes de declarar encerrada esta solenidade, agradeço aqui a presença de todos, comunicando novamente que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 31 de agosto, retransmitida, às 21 horas, pela NET, canal 7; pela TV Vivo, no canal 9 digital; e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Mais uma vez agradecendo aqui às três potências maçônicas, o Gosp, representado pelo Raimundo Hermes Barbosa; a Glesp, representada pelo João José Xavier, nosso sereníssimo grão-mestre; Fernando Fernandes, representando aqui o GOP, Grande Oriente Paulista, nosso sereníssimo grão-mestre também.

Agradecendo e cumprimentando todas as autoridades maçônicas: o deputado Castello Branco, o capitão Castello Branco; o deputado Aldo Demarchi; o deputado Coronel Telhada; prefeitos; vereadores; e empresários homenageados; irmãos e amigos aqui presentes, cumprimentando também a apresentação aqui belíssima realizada para todos nós, declaramos esgotado o objeto da presente sessão. Esta Presidência agradece mais uma vez a todos, à nossa equipe, aos sereníssimos grão-mestres, a todos os irmãos, aos funcionários de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Assembleia, e às assessorias, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada esta sessão solene. Boa noite a todos, e muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 44 minutos.

 

* * *