http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

30 DE AGOSTO DE 2019

27ª SESSÃO SOLENE CELEBRAÇÃO DO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Presidência: ALTAIR MORAES

 

RESUMO

 

1 - ALTAIR MORAES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes

 

3 - PRESIDENTE ALTAIR MORAES

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Paulo Correa Jr., para "Comemorar o Dia do Profissional da Educação Física". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - NELSON LEME DA SILVA JUNIOR

Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - Estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Lembra que a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi a pioneira na área. Enaltece demais presidentes de outros conselhos regionais de Educação Física pelo País. Destaca a importância dos profissionais da Educação Física.

 

5 - DELEGADO BRUNO LIMA

Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Afirma, enquanto delegado, a importância do esporte no combate à criminalidade.

 

6 - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da Comenda do Estado de São Paulo CREF4 - Ordem da Educação Física às personalidades indicadas pelos membros do Conselho Regional de Educação Física. Anuncia a entrega do Prêmio Benemérito em Educação Física às personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento da Educação Física na sociedade paulista e brasileira.

 

7 - GEORGE HATO

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, destaca a importância do esporte na redução da criminalidade e lembra seu pai, Jooji Hato, também homenageado in memoriam.

 

8 - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY

Mestre de cerimônias, presta homenagem, com entrega da Medalha de Mérito da Educação Física, aos profissionais de Educação Física indicados pelos conselheiros. Realiza a entrega de medalhas para os componentes da Mesa.

 

9 - NESTOR SOARES PUBLIO

Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - Estado de São Paulo, lembra a Escola de Educação Física da Polícia Militar - EEFPM, na qual se licenciou em Educação Física em 1959. Recorda histórias na área esportiva com Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Faz histórico de sua trajetória profissional na área da Educação Física. Oferece ao Sr. Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, a primeira cópia de seu livro "Evolução Histórica da Ginástica Olímpica", tendo lido sua dedicatória.

 

10 - PAULO WANDERLEY TEIXEIRA

Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, agradece a iniciativa desta homenagem. Destaca seus feitos na área da Educação Física ao longo de sua carreira.

 

11 - NELSON LEME DA SILVA JUNIOR

Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - Estado de São Paulo, enfatiza a importância da Educação Física. Lembra que o profissional desta área promove a interação entre as pessoas, o que considera positivo. Saúda todos os judocas presentes nesta Casa. Homenageia os presentes. Anuncia a exibição de vídeo sobre a luta pela regulamentação do profissional da Educação Física e vídeo da senadora federal Mara Gabrilli.

 

12 - PRESIDENTE ALTAIR MORAES

Lembra sua infância humilde e destaca que a prática do caratê transformou sua vida. Enfatiza a importância social dos esportes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Altair Moraes.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Boa noite a todos. Sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta sessão solene, que tem a finalidade de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, por iniciativa do Exmo. Deputado Altair Moraes, membro efetivo da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp.

Informamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Alesp no domingo, dia 1º de setembro, dia oficial do profissional de educação física, às 22h32min, pela Net canal 7, pela TV Vivo canal 9 e pela TV digital canal 61.2.

 Gostaríamos de anunciar os componentes da nossa Mesa de honra. Primeiramente, o deputado Altair Moraes, membro efetivo da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp – seja bem-vindo, deputado –; o deputado Bruno Lima, membro efetivo da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp – o Delegado Bruno Lima, por favor –; o professor Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região do Estado de São Paulo - Cref4 SP –; o professor Flávio Delmanto, conselheiro federal de Educação Física, representando, nesta ocasião, o presidente do Conselho Federal de Educação Física – Confef, Jorge Steinhilber; o Sr. Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

Convidamos também o coronel Marcelo José Rabello Vianna, da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e o professor Humberto Aparecido Panzetti, presidente da Uned e conselheiro e tesoureiro do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – Estado de São Paulo. Por gentileza, podem ocupar seus assentos. E gostaria de passar a palavra ao deputado estadual Altair Moraes.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Boa noite a todos. É com imenso prazer que nós abrimos esta sessão solene e, sinceramente, me sinto muito à vontade com todos vocês, porque também sou esportista. Quero, sob a proteção de Deus, iniciar os nossos trabalhos. Nos termos regimentais da Presidência, dispenso a leitura da Ata da sessão anterior. Bom, senhores deputados, senhores membros da Mesa, muito obrigado por estarem aqui conosco. Muito nos honra, aqui na Alesp, a todos os convidados, a todos que estão nos assistindo agora na TV Alesp, todas as pessoas que estão nos dando o grande prazer de estarem aqui esta noite.

Esta sessão solene foi convocada pelo efetivo da Casa, o deputado Cauê Macris, que é o nosso atual presidente da Alesp, atendendo à solicitação do deputado Paulo Correa Jr., presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física. Uma coisa muito bacana que a gente fica vendo – eu estava conversando aqui com o deputado Bruno, que também é esportista –, a gente vê que esta sessão solene é muito bem-vinda para todos, porque nós temos um grande prazer de trabalhar com esporte, trabalhar com crianças, com deficientes, com inclusão. Sejam muito bem-vindos, de verdade. Vou pedir a todos, com respeito ao Hino Nacional, que fiquemos em pé para a execução do nosso hino.

 

* * *

 

    - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Quero agradecer também, por ter executado o Hino Nacional, à Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Eliseu. Muito obrigado, subtenente, muito obrigado a todos da Polícia Militar, para a qual deixamos uma salva de palmas. (Palmas.) Obrigado a todos os músicos.

Quero agradecer também aqui a presença do professor Rogério Jean Moura Gonçalves, nosso representante do Cref – por favor, se puder ficar em pé para todos conhecerem essa coisa linda da Bahia, vindo com muito acarajé. Parabéns, professor Rogério, muito obrigado. O senhor é muito bem-vindo aqui nesta Casa, de coração. O povo baiano é um povo muito querido.

Professor José Edmar Mauri, do Rio Grande do Sul, presidente do Cref do Rio Grande do Sul, por favor. Edgar – erraram aqui, não fui eu que errei, não. Parabéns, professor. Um beijo no coração do povo sulista, chimarrão é muito bom. Muito obrigado por estar aqui com a gente, também muito nos honra. Muito obrigado. Deixa-me corrigir aqui, porque... É Edgar, eu sei ler, tá, pessoal. Pelo menos isso. Obrigado pela vinda. Vereador de Santos, Bruno Orlandi; vereador de São Vicente, Jailton Jatobá, é isso mesmo? Cadê ele? Vereador de Santos, Bruno. Cadê ele? Vereador Bruno. Obrigado, vereador. Se o senhor pudesse, o senhor é bonito, então, para todo mundo ver como o senhor é lindo. Parabéns. Obrigado. Vereador de São Vicente também, o Jailton Jatobá. Vereador, obrigado por estar conosco.

Bom, nós temos aqui uma pessoa do Cref que vibra muito com essa profissão, porque uma das coisas boas da profissão é quando a gente trabalha com afinco e com muito amor pelo que faz. Quando a gente vibra com o que faz, isso é muito bom, isso passa inspiração para outros, passa força. E dá uma vontade grande de honrar esse senhor, o Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, que temos o prazer e pedimos para o senhor usar da palavra, por favor. Desculpa. Se possível, pode usar o plenário? Fica mais bonito, entendeu? Deixa os feios aqui.

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - Boa noite a todos, a todos os profissionais de educação física, muito boa noite. É um prazer mais uma vez estar aqui nesta Casa de Leis – a maior do Brasil, diga-se passagem – em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física. Então, neste momento eu me rendo a todos os profissionais de educação física. Meu muito forte abraço, vocês merecem muito mais do que isso. Parabéns por escolherem essa profissão e levarem o nome da nossa profissão com muito afinco. Nessa pequena e breve palavra, que eu pretendo depois voltar aqui e usar o microfone, deputado, gostaria de agradecer ao senhor pela Presidência da Mesa, ao deputado Bruno, ao Paulo Vanderlei – presidente do COB, ao coronel Marcelo pela oportunidade, mais uma vez. E está aqui a Polícia Militar, representando a nossa educação física, afinal de contas, tudo nasceu na Pioneira, na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Meus parabéns a toda a Polícia Militar.

 Quero agradecer aqui ao representante do nosso sistema Confef - Cref. O presidente Jorge não pôde estar presente e mandou aqui um não tão menos presidente daqui de São Paulo, o professor Flávio Delmanto, representando aqui o Conselho Federal. Quero agradecer também ao Humberto Panzetti, nosso fiel escudeiro, nosso amigo para todas as jornadas e todas as caminhadas, e que sempre esteve e está honrando a profissão, representando o Cref São Paulo nas mais variadas câmaras e comitês deste País. Na oportunidade, também não posso deixar de agradecer, me desculpem aqueles que ficarem um pouquinho neste momento, a presença do meu amigo Rogério, presidente da Bahia, recém-eleito. Nós estamos dizendo que o sistema Confef está passando por uma renovação, várias pessoas novas estão entrando no sistema. O Rogério é um desses presidentes novos. Também o nosso amigo Edgar, do Rio Grande do Sul. Aqui, quero agradecer a todo o povo do Rio Grande, em especial, mandar um forte abraço para o nosso amigo Arthur, que muito tem colaborado com o sistema.

 Não posso deixar também de homenagear algumas pessoas que têm estado presentes no nosso dia a dia, os vereadores de São Paulo: Rodrigo Goulart, o vereador Jorge. Também vou denominar duas pessoas: para lembrar os conselheiros, nosso amigo e irmão Ailton; e também os delegados, o Nilo. E, nominando essas pessoas, eu quero agradecer a todos os conselheiros presentes, a todos os delegados do Cref São Paulo presentes aqui. A nossa principal homenagem é aos profissionais de educação física, e eu vou voltar aqui para estender essa palavra e essa homenagem.

Quero, neste momento, também externar uma homenagem singela a todas às famílias de profissionais de educação física, afinal de contas, como eu já manifestei anteriormente em outros anos, são essas pessoas que seguram o rojão em casa, que seguram a nossa profissão. Muitas vezes saímos seis horas da manhã e voltamos 23 horas da noite, e são os familiares que nos sustentam, que nos dão força e ânimo para o dia seguinte. Nesse sentido, quero homenagear a minha esposa, Ana Lúcia, meu filho Gabriel e a minha norinha Júlia. Obrigado a todos por estarem aqui presentes.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Muito obrigado, presidente.

Convido também, agora, para dar a palavra o nobre deputado Bruno Lima, que faz parte integrante da Comissão de Desportos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Boa noite a todos. É uma satisfação, Casa cheia, sexta-feira. É muito importante a presença de vocês. Primeiramente, parabenizar o meu amigo deputado Altair Moraes, grande parceiro integrante da Comissão de Esporte. Parabenizar o presidente Cauê Macris também, o Paulo Correa, que não pôde estar presente, mas luta pelos esportes todos os dias. O evento é de vocês, é uma grande satisfação fazer parte. Eu, enquanto delegado há seis anos e meio, sei da importância do esporte no combate da criminalidade, e é esse viés que estamos tratando aqui dentro da Assembleia. Então, parabéns de coração.

Agradecer ao Felipe também, nosso assessor. Estamos com vários projetos nas comunidades, em parceria com educadores físicos, para tirar as crianças da criminalidade. Onde o esporte não se encontra, a criminalidade acaba perpetrando. Então, é isso. Parabéns a todos, e contem conosco aqui, está bem? Vocês são os heróis da vida real. Grande abraço.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Agradecer a fala dos nobres componentes da nossa Mesa de honra. E, neste momento, nós daremos início às homenagens com a entrega da Comenda do Estado de São Paulo Cref4/SP – Ordem da Educação Física às ilustres personalidades indicadas pelos membros do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo.

Nosso primeiro homenageado da noite, indicação da conselheira professora Margareth Anderáos, Márcio Tadashi Ishizaki. Por gentileza. Professor graduado pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Engenharia Biomédica pela UMC; especialização em Ginástica Olímpica pela USP; coordenador do projeto de ginástica artística da Secretaria de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes; e coordena o Departamento de Avaliação Física do Clube de Campo de Mogi das Cruzes. Foi também professor universitário nas disciplinas de fisiologia, biomecânica e ginástica geral e artística, e presidente da Fundação Paulista de Ginástica. Membro e vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Federal de Educação Física. Autor do livro “Tênis: aprendizagem e treinamento”.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos o nosso próximo, indicado pelo conselheiro Mário Augusto Charro, o homenageado, professor Pedro Roberto Pereira de Souza, por gentileza. O professor é graduado na Universidade Estadual de Maringá, pós-graduado em Administração e Marketing na Uniso – Universidade de Sorocaba. No futebol, foi o preparador físico no Grêmio de Maringá, Matsubara, Seleção Paranaense de Juniores, Marília Atlético Clube, Seleção Brasileira Juvenil, Noroeste de Bauru e Curitiba. No basquete, trabalhou na Seleção Brasileira adulta feminina e masculina, Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, Prudentina, Luso de Bauru, Tênis Clube Minercal e no conhecido Leite Moça, no voleibol. Primeiro presidente da Liga de Voleibol de Sorocaba e região, presidente do Panathlon Club de Sorocaba e atual presidente do Distrito Brasil do Panathlon Internacional.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora o indicado do conselheiro Nelson Leme da Silva Junior, o homenageado, professor Sérgio Olímpio Gomes. Por gentileza, professor. Na ausência do professor Sérgio, chamamos o próximo, indicado pelo Vladimir Fernandes, o Sr. Prof. Georgios Stylianos Hatzidakis, por gentileza. (Palmas.) Como ele não pôde comparecer, ele fez a gentileza de nos enviar um vídeo em que fará uma saudação a todos os presentes.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Neste momento, a sua esposa faz a honra de receber a homenagem e encaminhar às mãos do professor Georgios.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Agora, daremos início às homenagens do Prêmio Benemérito em Educação Física. Indicação do conselheiro Ailton Mendes da Silva, o vereador Rodrigo Goulart. (Palmas.) Aos 33 anos, Rodrigo Goulart é médico veterinário e vereador em São Paulo, eleito com mais de 49 mil votos. Rodrigo trabalha em defesa das comunidades do extremo sul, principalmente através do incentivo às atividades físicas, ferramentas sociais que, segundo ele, podem unir as pessoas, derrubar as barreiras sociais, melhorar a autoestima e a saúde dos praticantes. É o autor da lei que inclui o Dia do Profissional de Educação Física no calendário da cidade de São Paulo e um dos vereadores que mais investem em reformas e construções de espaços esportivos públicos na zona sul de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - À indicação do conselheiro João Francisco Rodrigues de Godoy, o homenageado da noite, Dr. Pedro Antônio de Melo, por gentileza. Natural de Piracicaba, tem 67 anos, casado, dois filhos e dois netos. É médico pela Universidade de Brasília e especialista em pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia. É o atual secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba, onde já exerceu o cargo anteriormente. É secretário, também, de Saúde do Município, diretor da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte, a Absmel, e conselheiro do Conselho Nacional de Esporte, onde representa a Absmel. É também conselheiro regional da Fiesp, médico e diretor de várias equipes de futebol, vôlei, basquete, taekwondo, entre outras modalidades.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - O próximo, indicado pelo conselheiro Marco Antonio Olivato, o homenageado é uma instituição, o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto São José Desportivo, representado nessa noite pelo Sr. Luís Renato Alves, coordenador-geral. Fundado em 2011, o São José Desportivo tem como objetivo o desenvolvimento de atividades físicas esportivas para o aperfeiçoamento como forma de educação, saúde, proteção e valorização do cidadão, bem como para o desporto de alto rendimento não profissional. Operacionalizam e gerenciam centros esportivos, piscinas, quadras, centros de medidas e avaliação física em toda a região e no município de São José dos Campos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora o vereador George Hato para receber a sua homenagem, indicação feita pelo conselheiro Nelson Leme da Silva Junior. O vereador é médico e defensor do esporte, foi eleito vereador pelo MDB, sendo o segundo mais votado da coligação “São Paulo em Primeiro Lugar”. Trabalhou em unidades médicas da zona leste, prestando atendimento à população mais carente. Incentivador de práticas saudáveis, estimula a atividade esportiva como forma de prevenção social à violência, valorização do cidadão e preservação da saúde. Criado em uma família de médicos e veterinários, se define como “um lutador pela vida”. Pedimos ao vereador que permaneça na nossa Mesa de honra, onde ele também receberá a homenagem representando, in memoriam, seu pai Jooji Hato. Pedimos ao vereador que faça uma fala em nome do seu pai e em sua homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. GEORGE HATO - Boa noite a todos. Eu quero cumprimentar o deputado Ailton, o deputado Bruno e também o presidente e todos os membros da Mesa, e dizer que é uma alegria receber esta homenagem. Eu estou aqui ao lado do vereador Rodrigo Goulart, colega de Câmara, e meu pai, deputado Jooji Hato, foi colega de trabalho também do pai do vereador Rodrigo Goulart, e que, juntos, realizaram e apoiaram muito o esporte na nossa cidade. Eu digo a vocês que, eu e o Rodrigo, nós herdamos um compromisso de fortalecer o esporte na nossa cidade. Nós entendemos que o esporte previne doenças, o esporte é um meio de trazer benefícios sociais, de diminuir a criminalidade.

Na própria Nova York, meu pai sempre falava que em Nova York o prefeito Rudolph Giuliani fez muitas medidas para coibir a criminalidade, e uma delas foi a instalação de várias quadras de basquete. Então nós, vereadores do município de São Paulo, estamos nesse compromisso de construir e reformar, de ativar mais centros esportivos na cidade de São Paulo. Cumprimentar também o Thiago Lobo, representando aqui o secretário Bezerra, do Esporte, e todos vocês convidados aqui. Boa noite a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Obrigado, vereador. Agora, o indicado enviou um vídeo também que será transmitido para todos. Indicado pelo conselheiro Paulo Rogério de Oliveira Sabioni, o Sr. Lars Schmidt Grael. (Palmas.)

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Gostaríamos de chamar aqui à frente, já para ficar na ordem das suas respectivas homenagens, a ADC Bradesco – Associação Desportiva Classista; o Curso Palestra Gratuita Ltda.; e também o coronel PM Marcelo José Rabello Vianna. O conselheiro Rialdo fez a indicação da ADC Bradesco – Associação Desportiva Classista, que nesse momento recebe a sua homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora o representante do Curso Palestra Gratuita Ltda. para receber a homenagem. A indicação foi feita pelo conselheiro Wagner Oliveira do Espírito Santo ao Sr. Ronaldo Ligieri Sons, diretor do Curso Palestra Gratuita. O Curso Palestra Gratuita começou através do sonho do sargento da reserva Ligieri e de sua esposa, Luciana Guerra, em auxiliarem os jovens que tinham interesse em ingressar na carreira policial. No ano de 2001, deram início ao curso que até 2019 já auxiliou mais de 17 mil candidatos a ingressarem na Polícia Militar.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora o coronel PM Marcelo Rabelo Vianna. Já pedimos que se posicionem os homenageados Mário Eugênio Frugiuele, o Sr. Thiago Lobo e o Sr. Alberto Murray Neto. Convidamos o professor Nelson para que faça a entrega da homenagem ao homenageado Mário Eugênio Frugiuele, diretor titular do Code. Por gentileza.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos o Sr. Thiago Lobo, adjunto da Secretaria Municipal. É odontopediatra e empreendedor social com trabalhos na África e no Sertão do Brasil. Formado em gestão pública, é professor de políticas públicas e atualmente trabalha na diretoria do Sebrae de São Paulo em programas voltados ao empreendedorismo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos o Sr. Alberto Murray Neto para já se posicionar para a sua homenagem. O professor Alberto é advogado militante, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Largo de São Francisco, pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Toronto, Ontário, no Canadá. Trabalha como advogado em duas importantes firmas de advocacia em Toronto e é sócio do escritório Murray Advogados. Por gentileza.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Os próximos homenageados serão o Sr. Paulo Wanderley, que já se encontra aqui à nossa Mesa, o Sr. Francisco Carlos Barreto e, posteriormente, iniciaremos as Medalhas de Mérito. (Palmas.)

Por gentileza, o Sr. Paulo Wanderley Teixeira pode se posicionar à nossa Mesa de homenagens. O Sr. Paulo Wanderley é o atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, graduado em educação física em 1972 e, em 1979, passou a ser técnico da seleção brasileira da modalidade. Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, esteve ao lado do tatame orientando Rogério Sampaio no Ouro Olímpico. Também esteve como treinador nos Jogos Pan-Americanos de 1991 e nos mundiais de 1991 e 1993.

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Pedimos ao Sr. Francisco Carlos Barreto Júnior que já se posicione. O professor Francisco é atleta de ginástica artística, conquistou a medalha de bronze nas barras paralelas na Copa do Mundo de Ginástica Artística de São Paulo, em 2015. No Pan-Americano, conquistou a medalha de ouro em 2011 em Guadalajara, em 2019 em Lima, e a medalha de prata em 2015 em Toronto. Mas fez história mesmo este ano, em Lima, conquistando, além da medalha de ouro por equipe, outras duas na barra fixa e no cavalo com alças – a primeira para o Brasil nessa categoria.

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Iniciaremos agora a entrega da Medalha de Mérito da Educação Física, com indicação dos nobres deputados estaduais. Indicação do deputado estadual Paulo Correa Jr, o homenageado Danilo Eduardo Nogueira, tendo como padrinho o vereador Bruno Orlandi. Por gentileza. Chamamos já para se posicionar a Josilene Avelino de Araújo e o Sr. Edmundo Robson Novais Costa.

Danilo é atleta profissional ginasta desde 1991. Bacharelado e licenciado em educação física e esporte pela Unisanta e pós-graduado em educação física pela Faculdade Associação Brasil. Técnico de ginástica artística, professor da Clínica Esportiva de Trampolim Acrobático do Sesc São Paulo, foi técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Infantil em 2012.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora a Sra. Josilene Avelino de Araújo Justino, tendo como padrinho o Dedé do Adélia. Graduada pela Unaerp, Campus Guarujá, é professora de Ritmos e Ginástica Localizada.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora o Sr. Edmundo Robson Novais Costa, tendo como padrinho o vereador Jailton Jatobá. Graduado pela Universidade Metropolitana de Santos, pós-graduado em Educação Física Escolar e pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado, foi tricampeão masculino e campeão feminino em Campeonato Paulista de Futsal, e há dez anos atua com professor de educação física no município de São Vicente.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora os homenageados Felipe Lucas Tavares, João Marcelo Batista Avelar e Vany Zacharias para se posicionarem e serem homenageados pelo deputado estadual Delegado Bruno Lima. Por gentileza, Felipe Lucas Tavares da Fonseca. Chamamos já para se posicionar o Sr. João Marcelo Batista Avelar e também Vany Zacharias.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora a indicação dos nobres conselheiros – no caso, a indicação do conselheiro Ailton Mendes da Silva –, a homenageada Sandra Rossi Madormo. Por gentileza. Graduada pela FEC do ABC, pós-graduação em Psicomotricidade, fundadora e diretora técnica do Inati – Instituto de Natação Infantil, e do Congresso Brasileiro de Natação Infantil. Acadêmica fundadora da ABPNI – Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil, e representante do Brasil na Aidea - Associação Ibero-Americana de Educação Aquática Especial e Hidroterapia da Espanha.

Nesse momento, o Sr. João Marcelo Batista Avelar está sendo homenageado pelo Delegado Bruno Lima. E a Sra. Vany Zacharias, por gentileza, homenageada também pelo Delegado Bruno Lima. 

 

* * *

 

- São entregues as homenagens. (Palmas.)

 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Nesse momento, recebe a homenagem a professora Sandra Rossi Madormo, indicada pelo conselheiro Ailton Mendes da Silva.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora, para se posicionarem, o Sr. Diego Gomes Lofredo, o Sr. Murilo de Oliveira da Silva e o Sr. Rodrigo Pereira da Silva, todos indicados pelo deputado estadual Tenente Coimbra. Quem fará a entrega das homenagens é o deputado que preside a sessão, o deputado Altair.

O Sr. Diego Gomes Lofredo recebe a sua homenagem, o Sr. Murilo de Oliveira da Silva e o Sr. Rodrigo Pereira da Silva. Todos indicados pelo deputado estadual Tenente Coimbra. Uma salva de palmas aos homenageados. (Palmas.) As medalhas estão sendo entregues pelo deputado Altair e pelo presidente do Cref, Professor Nelson.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Agora chamamos Andreia Vieira de Souza, Bruno Gonçalves dos Santos e Vanessa da Silva Coutinho para se posicionarem, todos indicados pelo deputado estadual Altair Moraes.

Andreia Vieira de Souza é graduada em bacharel e licenciatura, pós-graduada em Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo na Unifesp, atleta de caratê, campeã pan-americana, campeã sul-americana, tetracampeã brasileira, hexacampeã paulista, pentacampeã dos Jogos Abertos do Interior e campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Participou dos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, participou do mundial da África do Sul em 1996, participou dos jogos mundiais em 1997 na Finlândia, e foi técnica da seleção Paulista de 2013 até 2015. A Sra. Andreia Vieira de Souza.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos o Sr. Bruno Gonçalves dos Santos para receber a sua homenagem. É graduado na Universidade Ítalo-Brasileiro, especialista em Esportes Socioeducativos e em Métodos de Gestão do Esporte na Universidade Gama Filho. Atua há 12 anos dentro do setor público, dentre eles escolas, fundações, CEUs e centros esportivos. É professor de caratê como voluntário desde os 16 anos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - A Sra. Vanessa da Silva Coutinho será a próxima homenageada. É graduada em Educação Física, pós-graduada em formação docente, é especialista em Esporte Educacional, coordenação de atividades de lazer, supervisão de programas socioesportivos, e há 12 anos atua dentro do setor público. Sua principal atuação foi na formação de jovens e em trabalhos inclusivos com deficientes auditivos nas aulas de educação física.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora, dando sequência aos homenageados pelos conselheiros, a professora Gisele Estefânia Azevedo, indicada pelo conselheiro Ailton Mendes da Silva. A Gisele é graduada pela Unisa – Universidade de Santo Amaro, coordenadora do Departamento de Avaliação Física das academias AMS Company, coordenadora do Departamento Aquáticos das academias AMS Company e responsável pelo desenvolvimento e implantação da metodologia de natação progressiva.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Os próximos homenageados já podem se posicionar. O Sr. Cláudio Eduardo Bacci Martins e Adriana Arista Silva.

O Sr. Cláudio Eduardo Bacci Martins, indicado pelo conselheiro Antonio Lourival Lourenço, é graduado pela Fefiso, mestre em Saúde da Criança e Adolescente, doutor em ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, professor do Centro Universitário São Roque, pesquisador do Centro de Investigação em Pediatria da Unicamp e da One Sports. Foi preparador físico das equipes de basquete feminino da Minercal, de Sorocaba, Paraná Basquete, de São José dos Pinhais, e do vôlei feminino do Leite Moça, de Sorocaba.

 

* * *

 

- É entregues a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - A Sra. Adriana Arista da Silva é graduada pela Esef de Jundiaí, iniciou a carreira no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo e atua com professora de iniciação esportiva na área do voleibol adaptado nos municípios de Itupeva e Cabreúva, com a faixa etária de 8 a 80 anos. Participa regularmente dos campeonatos das ligas regionais, assim como em jogos regionais, jogos abertos e Jori – Jogos Regionais do Idoso.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora, para se posicionarem, o Maurício de Arruda Campos, Jaime Sodré de França e a Elaine de Oliveira Benedito Alvarenga.

O Sr. Maurício de Arruda Campos, indicado pelo conselheiro Bruno Alessandro Alves Galati. O Sr. Maurício de Arruda Campos é diretor da Comissão Antidoping para os 199 países afiliados aos Jogos Olímpicos e Pan-americanos. É presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, membro do Conselho Gestor da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - O Sr. Jaime Sodré de França disputou Jogos Pan-americanos de Porto Rico, em 1979; disputou os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. Foi campeão latino-americano de boxe e foi auxiliar técnico do Clube Atlético Pirelli, conquistando vários títulos nacionais e internacionais.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos também a homenageada da conselheira Érica Beatriz Lemes Pimentel Verderi, a Sra. Elaine de Oliveira Benedito Alvarenga. Elaine é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela Fefisa e em terceira idade, Metodologia e Prescrição de Atividades pela FMU. É personal trainer, instrutora de hidroginástica, de musculação, natação e do condicionamento físico para a terceira idade. Coordenadora-geral de academias.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora os próximos indicados, Marlene de Lima e Denis Roberto Teresani, para se posicionarem. Marlene de Lima é indicada pelo conselheiro estadual João Francisco Rodrigues de Godoy. Marlene faz parte da equipe de atletismo de Piracicaba, onde conquistou bolsa de estudo para o curso de educação física e, com isso, títulos importantes no Troféu Brasil, Jogos Universitários Brasileiros, Jogos Abertos do Interior, entre outros. É aposentada pela Prefeitura de Piracicaba, onde, durante 32 anos, coordenou projetos públicos nas áreas de esporte, recreação e lazer. Atualmente, coordena a seleção Piracicabana da terceira idade. Vou pedir licença a todos para fazer a entrega à minha indicada.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Vou aproveitar o microfone aqui para não atravessar todo o salão. E o Sr. Denis Roberto Teresani, que é doutor pelo programa interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Ocupou o cargo de gerente técnico de canoagem slalom no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, integra o Comitê Nacional de Canoagem Slalom pela Confederação Brasileira de Canoagem e o quadro internacional de arbitragem da mesma modalidade pela International Canoe Federation.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora o Sr. Paulo Fernando Mantovanelli e o Sr. Wagner Lopes Lima, ambos indicados pelo conselheiro José Medalha. (Palmas.) Paulo Fernando Mantovanelli é graduado pela Faculdade de Educação Física de Santos, pós-graduado em treinamento físico pela Unimes, professor de educação física na Prefeitura Municipal do Guarujá, professor universitário na Unaerp na disciplina de Voleibol de Rendimento e de Iniciação. Preparador físico da seleção brasileira de vôlei sentado na paraolimpíada Rio 2016, quando a equipe foi a quarta colocada. (Palmas.)

 E o professor José Medalha receberá a homenagem pelo Sr. Wagner Lopes Lima.

 

O SR. JOSÉ MEDALHA - Quebrando um pouco o protocolo, eu tenho a satisfação de representar aqui o professor Wagner Lima. Ele está representando, ele está defendendo o Brasil no Para-Pan em Lima. Por coincidência com o mesmo sobrenome, ele é o técnico da Seleção Brasileira de Bote Adaptado, com muita chance de ganhar também uma medalha de ouro. Foi meu aluno, e tenho muita emoção e satisfação em fazê-lo. Obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos os próximos homenageados, o Sr. Sérgio Malhado Baldijão e o Sr. Ciro Winckler de Oliveira Filho. (Palmas.) Só um lembrete a todos, por gentileza, os senhores homenageados e padrinhos, no final de toda solenidade fazemos uma foto geral, que é aquela foto histórica. Então, nós pedimos a todos – claro, com alguma exceção por conta de voo ou coisa assim –, mas que todos procurem permanecer no recinto até o final da solenidade para que façamos essa foto histórica com todos os homenageados. Obrigado.

Indicação do conselheiro Marcelo Vasques Casati, Sr. Sérgio Malhado Baldijão. Graduado pela Faculdade de Direito Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, e em educação física pela Fefisa; no judô, é faixa preta oitavo grau kodansha – olha aí, não mexam com ele. Competiu de 1951 a 1987 e, durante esse período, obteve várias classificações entre os três primeiros colocados. Foi atleta do Esporte Clube Pinheiros de 1957 a 1987. Parabéns.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos agora o professor Ciro Winckler de Oliveira Filho. Graduado, mestre e doutor pela Unicamp, professor associado da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, atuando no curso de graduação em educação física e nos programas de pós-graduação stricto sensu interdisciplinar em ciência e saúde e de ciências do movimento humano e reabilitação. Atualmente, exerce a função de coordenador de Ciências do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Pedimos aos próximos indicados, José Francisco Daniel e José Geraldo Rechinelli, para permanecerem aqui à frente. Indicado pelo conselheiro Márcio Rogério da Silva, o Sr. José Francisco Daniel. Graduado em licenciatura plena em educação física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em educação física na área de performance humana pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em educação física pela área de biodinâmica do movimento humano pela Unicamp. Atuou com treinamento de basquetebol por mais de 20 anos, com títulos estaduais, nacionais e internacionais. É professor da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - O Sr. José Geraldo Rechinelli, o Zito, é de Itapetininga. Graduado em licenciatura plena na Faculdade de Educação Física de Sorocaba, complementação pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga. Professor aposentado pelo Estado, mas continua trabalhando na Prefeitura Municipal de Americana com grupos de terceira idade, ginástica, voleibol adaptado – ou atualmente chamado minobol –, na faixa etária de 60 e 70 anos.

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Próximos indicados: Sr. Marcondes Matarazzo e Sr. Gilson Cardoso Arnaou de Paula, homenageados pelo conselheiro Marco Antônio Olivato.

 Sr. Marcondes Matarazzo: graduado em Educação Física e Pedagogia; pós-graduado em Educação Física; professor efetivo de Educação Física do Estado;  professor e coordenador da ACM - São Paulo; professor de futsal do Ipê Clube; professor universitário da Unisa; analista efetivo de atividade esportiva da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 Gilson Cardoso Arnaou de Paula: graduado em Educação Física e técnicas esportivas pela FIG; graduado em Fisioterapia pela UNG; estudou na FGV,  Gestão de qualidade total; na UNIP, Gerência de marketing e também Medicina tradicional chinesa; sócio da empresa Makeout Consultoria em Serviços; autor do livro “Fitness Business: administrando com resultados”; consultor da Associação Atlética Banco do Brasil.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos os próximos indicados: Ricardo Ricci Uvinha e Sílvio Carlos Rodrigues Batista.

Gostaríamos também de destacar a presença do Tenente Coimbra, que é membro também da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, obrigado pela presença.

Chamamos o homenageado pela professora Margareth Anderaós, que já se encontra ali recebendo a homenagem, o Sr. Ricardo Ricci Uvinha: graduado em Educação Física pela Fefisa; especialista e mestre pela Unicamp;  doutor pela USP e pós-doutor pela Griffith University da Austrália; livre-docente pela USP e professor titular da USP; vice-diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

O Sr. Silvio Carlos Rodrigues Batista, indicado pela conselheira Cida Conti. O Sr. Silvio Carlos Rodrigues é pós-graduado em Fisiologia do exercício pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina; é coordenador técnico da Academia Competition, em São Paulo; coreógrafo do “Programa Jump Fit”, da Radical Fitness Brasil - presente nos principais eventos de fitness do País, da Argentina, México, Japão, e França - e é “personal trainer”.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Também indicada pela conselheira Cida, Simone Cristina Bosco Rodrigues, e já chamamos também o Sr. Carlos Hernan Guerrero Santana.

Simone é graduada bacharel pela Unicamp; “personal trainer”; coreógrafa e diretora do Grupo Corpo de Dança Simone Bosco; diretora e coordenadora de Ginástica coletiva na Instituição Art Center Academia; coreógrafa da modalidade “Jump Fit Circuit”; ministrou aulas de “fitness” no Summit Buenos Aires e em Paris e mestre trainer convidada para a “Radical Fest”, em Maldivas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos o Sr. Carlos Hernan Guerrero Santana, indicado pelo conselheiro Mario Augusto Charro.

Carlos Hernan é graduado pela Universidade do Chile, Valparaíso;  mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo com doutorado em Ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo; em larga experiência na Educação Física com ênfase em ginástica  geral e é uma das maiores referências na ginástica aeróbica do País;  professor do Centro Universitário da FMU.

Também indicado pelo professor Mario Charro, Timóteo Leandro de Araújo.

Timóteo é graduado pela Fefisa; ex-presidente e pesquisador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul; coordenador do Instituto Longitudinal de Envelhecimento de São Caetano do Sul; professor do Centro Universitário da FMU; foi coordenador do Senior Fitness Assessoria e Consultoria e consultor científico do “Programa Agita São Paulo”; com larga experiência na área de envelhecimento e atividade física.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Convidamos o Sr. Christian Viana Oliveira, Sr. Luiz Gustavo Bonatto, Sr. Bruno Galati e Sr. Rodrigo Fernandes para já se posicionarem para suas homenagens.

Sr. Christian Viana Oliveira, indicado pelo conselheiro Nelson Leme da Silva Junior. Professor Christian Viana, pode se posicionar para sua homenagem.

Christian possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos; graduação em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto e licenciatura em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto; atualmente, é professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto; tem experiência na área Educação Física e cursa mestrado em Educação Física Escolar na Unesp de Rio Claro; ocupa atualmente o cargo de coordenador de Educação Física da rede municipal de Ribeirão Preto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Luiz Gustavo Bonatto Rufino é bacharel e licenciado pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Rio Claro; especialista em docência do ensino superior pela Universidade Gama Filho; mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias na área de Concentração e Tecnologia nas Dinâmicas Corporais; é doutor em Ciências da motricidade pela Unesp de Rio Claro.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - O Sr. Bruno Galati, indicado pelo conselheiro Paulo Rogério de Oliveira Sabioni, é graduado e pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Faculdade Claretiana de Batatais;  árbitro oficial da Federação de Boxe do Estado de São Paulo;  diretor técnico com licença no Cref - São Paulo, na Academia de Boxe Bruno Galati; preparador físico e técnico da Seleção Paulista de Boxe de 1999 a 2000, onde foi bicampeão brasileiro.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos também o Sr. Rodrigo Fernandes: bacharel em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício; “coach” certificado pelo Cross Fit;  “personal trainer” há 14 anos; é preparador físico e treinador de polo aquático pelo Sesi - São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Indicados agora pelo conselheiro Pedro Roberto Pereira de Souza,  para que se posicionem aqui à frente, Norberto José da Silva e Simone Aparecida Bighetti.

O Sr. Norberto José da Silva é graduado pela ESEF de Jundiaí, é secretário de Esportes na cidade de Cabreúva; iniciou a carreira no Colégio Divino Salvador como professor de Educação Física e técnico de basquete; trabalhou na base em alto rendimento em clubes e seleções paulista e brasileira; principais conquistas: bicampeão mundial de clubes, tricampeão sul-americano adulto de seleções, tricampeão sul-americano de clubes, bicampeão sul-americano sub-17 de seleções, tetracampeão brasileiro, campeão da Liga Nacional e bicampeão brasileiro universitário; foi seis vezes premiado como melhor técnico do estado nas categorias de base e adulto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Senhora Simone Aparecida Bighetti, a próxima homenageada. É graduada pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; e em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru; especialização em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho;  especialização em Educação Física para Crianças e Adolescentes pela Unesp; mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu; atleta de basquetebol por mais de 20 anos na cidade de Bauru;  serviu a Seleção Brasileira de Basquetebol durante dez anos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora a Sra. Maria do Carmo Mardegan Ferreira e o Sr. Alípio Rodrigues Pines, indicação do conselheiro Rialdo Tavares.

Maria do Carmo Mardegan Ferreira é licenciada em Educação Física; pós-graduada em Treinamento esportivo em basquetebol e Gestão estratégica de pessoas; foi técnica da Seleção Paulista Infanto-juvenil e Juvenil em 1999/2000; desde 2000 foi integrante das seleções brasileiras de bases, sendo técnica da Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-16; foi assistente técnica da Seleção Brasileira Cadete Adulta e Sub-21 nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012; possui experiência de 30 anos como técnica de basquetebol e 19 anos como supervisora técnica da modalidade basquetebol da ADC - Bradesco Esportes Educação; atuou por 12 anos como atleta profissional de basquetebol.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Sr. Alípio Rodrigues Pines é graduado pela UMC; pós-graduado em Educação e mestrado em Educação Física pela UniCastelo; foi professor de escolas estaduais e da rede particular; lecionou e coordenou em universidades como a UniCastelo, Uniban, Unip, Anhanguera e Anhembi Morumbi - continua até hoje em algumas instituições -; é coautor do livro “Esporte Escolar: conceitos, percepções e possibilidades”.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora o Sr. Antonio Carlos Fernandes e Patrícia Pascon Corrêa, indicações do conselheiro Rodrigo Nuno Peiro Correia.

 Sr. Antonio Carlos Fernandes é mentor do “Projeto Kiatleta - Arte da Vida”, que tem como objetivo buscar soluções através do esporte, soluções que tirem as crianças e jovens das drogas, da prostituição e das ruas, introduzindo-as em um contexto voltado à qualidade de vida, saúde e educação; em 2011, o São Paulo Futebol Clube agregou o “Projeto Kiatleta - Arte da Vida” ao clube, e, com a lei de incentivo ao esporte e ampliação do projeto, até o momento, mais de duas mil crianças já foram atendidas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - A Sra. Patrícia Pascon Corrêa é graduada em licenciatura plena pela Uni-FMU; possui especialização em Treinamento Desportivo com ênfase em natação pela EEFE da USP; há 17 anos é concursada como educadora esportivo na Prefeitura de Barueri, na qual já atuou como gerente de projetos, diretora técnica, coordenadora de 11 modalidades esportivas do Departamento de Alta Performance, e atualmente, é professora do “Programa Vida Ativa”, que atua com pacientes das Unidades Básicas de Saúde na cidade de Barueri.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Sr. Bruno Allan Teixeira da Silva e Sr. Marcus Vinícius Palmeira Silva, por favor, se posicionem. Obrigado ao conselheiro Tadeu. Indicados pelo conselheiro estadual Tadeu Correia.

Sr. Bruno Allan Teixeira da Silva é graduado em licenciatura e bacharelado; pós-graduado em Educação Física Escolar e pós-graduado em Esportes e atividades de aventura; possui mestrado pela Universidade São Judas Tadeu, na linha pesquisa do Fenômeno Esportivo, com apoio e pesquisa pela Capes; atua como professor da Faculdade Piaget Brasil e Faculdade Clube Náutico Mogiano e, também, da Universidade Santo Amaro; professor do curso de pós-graduação em Educação Física Escolar da Fefisa, na disciplina de Esportes Radicais na Escola.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - O próximo homenageado é o Sr. Marcus Vinícius Palmeira Silva. É graduado em licenciatura plena; pós-graduado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal, especialista em Educação Física Escolar pela Unicamp; mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu; doutor em Educação Física e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo; atualmente, é docente efetivo da Secretaria de Educação de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Os próximos são: Sr. Rodrigo da Silva Correa Assi e Lucio Augusto Perdigão, indicação da conselheira Valquíria Aparecida de Lima.

 Sr. Rodrigo da Silva Correa Assi é graduado em Educação Física pela Faculdade Fefisa; pós-graduado em Treinamento desportivo, Fisiologia do exercício, Fisioterapia no esporte e em Biomecânica do movimento saúde; atua como “personal trainer” há 17 anos; criou o “Personal da Prática”; em 2015, foi eleito o treinador do ano pelo FIEP – Congresso Internacional de Educação Física.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Já chamamos os próximos indicados, o Sr. Francisco Carlos Kerbej e Maria Helena Aita Kerbej.

 O homenageado agora o Sr. Lucio Augusto Perdigão, indicado pela conselheira Valquíria, é graduado em Educação Física pela Unip; graduado em Administração pela Uninove; especialista em Treinamento desportivo pela FMU, sócio-diretor-administrativo da “Suporte Educação e Saúde no Trabalho”; possui 17 anos de experiência no mercado de promoção da saúde desportiva e financeira; realiza a gestão de equipes de ginástica laboral em clubes, grêmios e academias corporativas, além de eventos em todo o Brasil.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Indicados agora pelo conselheiro Vlademir Fernandes: homenageados, o Sr. Francisco Carlos Kerbej e a Sra. Maria Helena Aita Kerbej.

O Sr. Francisco é especialista em Atividades aquáticas, em Gestão em marketing e em Coordenação de academias; pós-graduado em Educação; mestre em Educação Física e docente na Anhanguera Educacional; é gestor do Instituto Ensaiando o Futuro e cursos de extensão; autor de vários livros, como “Marketing esportivo: Gestão, marketing e coordenação de pequenas e médias academias”.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - A Sra. Maria Helena Aita Kerbej é especialista em Ginástica Coletiva; pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Educação; mestre em Educação; docente na Universidade Cidade São Paulo e Universidade Anhembi Morumbi; é autora do livro “Ginástica de academia: aprendendo a ensinar”, pela editora Phorte.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos o Sr. Eduardo Henrique Brosco da Cruz, o Sr. Guilherme Sechi Cunha, Sr. Edirez Cleber e Sr. Durval para já se posicionarem para suas homenagens.

Indicado agora pelo conselheiro Wagner Oliveira do Espírito Santo, o Sr. Eduardo Henrique Brosco da Cruz - que será representado nesta noite pelo coronel PM Paulo Merino -, e teremos também um vídeo, que será apresentado a todos os presentes.

 

* * *

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - O Sr. Guilherme Sechi Cunha é graduado em licenciatura e bacharel pela Universidade Cruzeiro do Sul; professor de musculação e ginástica desde 2007; atualmente no Sport Club Corinthians Paulista, onde é assessor e auxiliar de preparação física nas categorias sub-11 e sub-13 de futebol de campo associativo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY -  Sr. Edirez e Sr. Durval, queiram se posicionar, homenageados pelo conselheiro Waldecir Paula Lima.

O Sr. Edirez Cleber da Silva Coelho é graduado em Educação Física pela Universidade Mogi das Cruzes, especialista em Natação e hidroginástica, atuando em academias e, atualmente, como “personal trainer”.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY -  O Sr. Durval Luiz da Silva, o próximo homenageado, é graduado em Educação Física; mestre em Educação Física; foi coordenador do curso de graduação em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu; é sócio-proprietário da D3 Agência – Gestão esportiva e de lazer; é secretário da Confederação Brasileira de Esporte.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora o Sr. Marco Aurélio Pegolo, Sr. José Edgar Meurer e Rogério Jean Moura.

Agora teremos a entrega da Medalha de Mérito pela Diretoria do Cref4 - São Paulo ao Sr. Marco Aurélio Pegolo dos Santos.

O Chuí aí, todo mundo já conhece, não é? A gente torceu muito em vários duelos da Seleção Brasileira para que a sua bola caísse de chuá, não é, Chuí? Obrigado pela presença, Chuí – hoje aí na Secretaria de Esportes contribuindo com a sua experiência ao estado de São Paulo.

Faremos agora também a entrega ao Sr. Jorge Luiz Ferrari, Sílvia Helena Pavanato e Ronê Paiano.

As próximas homenagens são para os palestrantes do Ciclo do Conhecimento: o Sr. Jorge Luis Ferrari Kovacs é graduado e licenciado pela Universidade de Santo Amaro; especialista em Treinamento Funcional pela Escola Juan Carlos Santana e pelo “Mentorship Samorai the Gary Gray”; possui especialização em Pilates pela Clínica Vitalidade; trabalhou nas academias dos Clubes A Hebraica, Pinheiros e Alto dos Pinheiros;  e é “personal trainer”.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Recebendo agora o Sr. Rogério Jean Moura Gonçalves.

 

O SR. - Presidente do Cref da Bahia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Presidente do Cref da Bahia. Seja bem-vindo, Professor Jean.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Agora homenagens aos palestrantes.

Chamamos o Sr. Altair, presidente do Cref do Rio Grande do Sul. Edgar? Professor José Edgar Meurer, do Cref do Rio Grande do Sul, presidente do Cref.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Chamamos agora os senhores palestrantes do Ciclo do Conhecimento, Jorge Luis Ferrari Kovacs, Silvia Helena Pavanato Bacci e Ronê Paiano.

Sílvia Helena Pavanato Bacci Martins é graduada em licenciatura pela Fefiso  -ACM Sorocaba; pós-graduada em Natação e atividades aquáticas pelo Fefiso - ACM Sorocaba, formação em Psicomotricidade aquática escolar; é autora de três CDs de músicas psicomotoras para natação infantil.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Sr. Ronê Paiano é graduado pela UniABC; mestre em Educação, arte e história da Cultura; doutor em Distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; docente nos cursos de Educação Física e Pedagogia do Mackenzie e em cursos de pós-graduação na APAE São Paulo; tem vasta experiência em educação básica, tanto como o professor quanto na sua gestão.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Agora, o professor Nelson Leme da Silva Junior fará a entrega de alguns mimos a todos os componentes da Mesa – um mimo surpresa, não é, presidente? Por favor, não saiam de suas posições, caso contrário, não receberão suas medalhas.

 

* * *

 

- São entregues as medalhas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Enquanto o professor Nelson faz a entrega, nós gostaríamos de convidar o profissional de Educação Física, o professor Nestor Soares Publio, o mais antigo conselheiro do sistema Confef-Cref, que neste ato falará em nome de todos os homenageados profissionais de  Educação Física.

Por gentileza, professor Publio, queira comparecer aqui à frente, onde falará em nome de todos os homenageados e também, posteriormente, para o lançamento do seu livro nesta oportunidade. Seja bem-vindo, nossos aplausos ao professor Publio. (Palmas.)

 

O SR. NESTOR SOARES PUBLIO - Pegando de improviso aqui. Na última vez em que eu estive nesta Casa, aquele que iria falar em nome dos homenageados tinha se mandado e não avisou ninguém, me escalaram de última hora. Hoje, me escalaram de primeira hora para falar em nome dos homenageados - e eu nem fui homenageado. Mas eu queria aqui fazer uma homenagem.

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR. - Um minutinho só, Publio.  Permita-me quebrar o protocolo. Na realidade, ele está sendo, sim, homenageado: é Dia do Profissional de Educação Física, é o mais antigo conselheiro do sistema Confef-Cref, e está lançando hoje o seu livro, que faço questão de mostrar em primeira mão a todos os profissionais de Educação Física, é uma deferência da nossa profissão. Parabéns, Publio. Eliminei metade da sua fala.

 

O SR. NESTOR SOARES PUBLIO - Aliás, eu tinha pedido ao meu presidente para quebrar o protocolo, porque não estava no programa eu vir aqui falar para vocês. Mas eu acredito que metade do pessoal aqui presente não era nascida ainda quando eu comecei com a Educação Física, 60 anos atrás.

Meu curso é de 1959. Eu fiz o curso na Pioneira da Ginástica do Brasil, da Educação Física no Brasil: a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fundada pela Missão Francesa em 1910 - daqui a pouco nós vamos ter uma reunião lá nessa Escola, na Pioneira do Brasil, com os conselheiros e delegados do Conselho Regional de Educação Física.

Eu tive a honra de ir para lá como aspirante e, depois do curso de oito meses que todo mundo criticava porque era equiparado - por causa da Escola de Educação Física do Exército -, era equiparado ao curso civil. E eu fiz um curso de oito meses, e hoje dizem que eu sou ícone da Educação Física Nacional, sou ícone da Ginástica Olímpica; estou recebendo homenagem adoidado, mas fiz um curso de oito meses que era equiparado ao curso nacional e mudei o currículo lá, a escola de lá.

Eu queria agradecer aos representantes da Assembleia Legislativa: deputados Altair e Bruno, por essa solenidade com o Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, dirigido hoje pelo meu amigo Nelson Leme, que substituiu o Flávio Delmanto, que hoje está aqui representando o professor Jorge Steinhilber - que é o presidente do Conselho Federal de Educação Física.

O Marcelo Vianna viajou comigo para a França em 1995, e nós dançamos lá para os embaixadores franceses o “Bailado de Joinville Le Pont”; o Panzetti e o Paulo Wanderley Teixeira - o Paulo Wanderley hoje presidente do COB -, acompanhado do presidente da Comissão de Ética Profissional, que é o professor (neto de Sylvio de Magalhães Padilha), que hoje é presidente da Comissão de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro, o Alberto Murray Neto, que foi inclusive homenageado agora há pouco, mas não falaram que ele era neto do Padilha.

Aliás, quando eu fui convidado para ser comentarista da “Globo” em ginástica olímpica nos Jogos Olímpicos de Seul, a Globo ia me pagar 100 dólares que, em três meses, seriam 300 dólares. E eu falei para o Padilha, falei: “Major, eu vou para lá por conta própria. Não dá para o senhor me arrumar na “Varig”, para eu pagar em módicas prestações?” - já que ele iria levar todo mundo pela “Adidas”. E ele me disse: “Não, Publio, pelo que você fez pela Ginástica do Brasil, eu te dou a passagem”. E eu ganhei uma passagem do major Padilha naquela oportunidade. Hoje, Paulo Wanderley está aí, representando o nosso País no Comitê Olímpico Brasileiro, fazendo um ótimo trabalho. Desejo uma gestão bastante profícua.

Eu estou aqui para falar em nome dos homenageados, mas eu queria agradecer em nome de todos e dizer aqui algo que normalmente eu gosto de falar, porque eu sou daqueles que paguei para trabalhar de graça. Eu trabalhava para a Confederação Brasileira de Desportos, era do Conselho de Ginástica da Comissão da CBD, mas tinha que ir para lá de ponte aérea para uma reunião às 20 horas e voltar de ônibus à noite - das 23 horas até 5 ou 6 horas da manhã -, para estar no expediente da Polícia às 7 horas da manhã. E o professor Hélio Barba não pagava nada para a gente. Trabalhei para o MEC, organizei dois JEBs - Jogos Escolares Brasileiros; fui técnico do “Pinheiros” por 20 anos, de 1970 a 1990; fui professor da Universidade de São Paulo; e fui comandante, com muita honra, da Pioneira da Educação Física no País.

 Então, gostaria de dizer para vocês que eu sempre trabalhei tentando servir sem servir-me, ser útil sem utilizar-me, e ser humilde sem humilhar-me. Porque o passado de cada um de nós representa o espelho do nosso futuro. Eu trabalhei muito, trabalhei seis anos de graça na Universidade de São Paulo como docente voluntário; quando abriram a cadeira de Ginástica Olímpica, eu prestei concurso e conseguir entrar, e tive que me afastar da Polícia Militar, porque não podia ter cargo acumulado no estado de São Paulo.

Gente, em nome dos homenageados, agradeço à Mesa, agradeço à Assembleia, agradeço ao Conselho Regional de Educação Física de São Paulo pelas homenagens que vocês receberam. E eu gostaria aqui de fazer uma última homenagem àquele que foi o principal responsável por essa solenidade, o meu amigo Nelson Leme.

Eu gostaria de dar a ele o primeiro pedacinho do bolo do nosso aniversário do Dia do Profissional de Educação Física e ler aqui, não sei se vou conseguir, a dedicatória que fiz para ele, porque eu não sei se ele vai conseguir ler depois os meus garranchos:

“Ao mestre Nelson Leme da Silva Junior, o agradecimento sincero do autor por ser o principal responsável pela modificação de minha qualidade de vida. No momento em que eu resolvi sair do Cref4 e me recolher para uma vida sedentária pela minha avançada idade, fui surpreendido pelo seu convite para representar o nosso estado de São Paulo no Conselho Federal de Educação Física. Eternos agradecimentos por me ter dado a necessária motivação para continuar vivendo ativamente e poder colaborar um pouco mais com a Educação Física nacional. Voto sincero de sucesso eterno, pois és um profissional exemplar, íntegro e competente. Salve o 1º de setembro, Dia do Profissional de Educação Física! Nestor Soares Publio.”

Gostaria de complementar dizendo que esse livro foi editado pelo Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, com a aquiescência do Conselho Regional de São Paulo, o Cref4. E os interessados, aqueles que são da Ginástica Olímpica e aqueles que são da Educação Física, se estiverem interessados no livro, se entrar em contato com o Nelson, nós vamos ter condição de, através do Conselho Regional,  de oferecer gratuitamente o exemplar do livro, está bom?

Obrigado, gente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Agradecemos a fala emocionada do professor Publio. Realmente, é um ícone da Educação Física do nosso País. Gostaria agora, não poderia deixar, em plena época de Jogos Pan-americanos e Para Pan-americanos, de convidar para fazer o uso da fala o Sr. Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

O SR. PAULO WANDERLEY TEIXEIRA - Boa noite a todos e a todas. Que missão difícil me deixou agora o professor Nestor Publio, de falar agora, ao final de uma solenidade tão bonita como esta, e com tanta propriedade, falando de coração, falando com propriedade, com conhecimento. Professor, o senhor me deixou numa situação difícil agora. Eu estou aqui... Fazer o quê, não é?

Bom, meus amigos e amigas, eu me sinto muito à vontade nesta Casa, oriundo que sou da Educação Física lá da Universidade Federal de Espírito Santo, da turma de 1972 - lá se vão 47 anos de formado -, militando sempre na área do Esporte, especificamente no judô, aliás, um abraço ao pessoal do “Pinheiros” que está aí e que veio homenagear o meu amigo Sérgio Baldijão. Bacana. O único que teve torcida organizada aqui, capitaneado pela Andreia Berti, nossa técnica da Seleção Brasileira de Judô, de base. Parabéns.

Gente, eu só tenho a agradecer aqui ao deputado por essa iniciativa dessa homenagem, e fico muito feliz com isso, muito contente com reconhecimento à classe dos educadores físicos. Enfim, para mim é uma honra muito grande, uma alegria muito grande estar aqui com vocês. E, sem mais delongas, muito obrigado. Tenham uma boa noite.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Gostaria de chamar agora o professor Nelson Leme da Silva Junior para fazer o encerramento por parte do Conselho Regional de Educação Física, o Cref4 - São Paulo.

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - Bom, a situação fica difícil depois que o Publio fala. Eu falei que era o mais velho, o mais experiente, e a gente aprende sempre com os mais experientes. Como ele falou bastante, eu vou falar pouquinho, só para a gente poder finalizar este nosso momento que, confesso aos senhores, é mais uma vez de muita emoção.

Nós estamos aqui desde 2017 fazendo essas homenagens, e a cada ano a gente se surpreende com o nível da emoção: seja ela no momento que a gente entrega as medalhas, porque as pessoas ficam trêmulas; seja pelas palavras que essas pessoas acabam expressando aqui no púlpito; seja por olhar para vocês, profissionais da Educação Física, que mudam a história de uma sociedade inteira, que mudam a qualidade de vida deste País que precisa cada vez mais acreditar em alguma coisa. A Educação Física nos permite isso.

 A Educação Física nos permite sonhar, a Educação Física nos permite interagir - coisa que está faltando muito nesse mundo de hoje -, interagir, tocar as pessoas, tocar na alma das pessoas. Acho que se a gente começasse a fazer isso um pouquinho mais, a gente teria um pouquinho mais de sensibilidade nessa sociedade tão intolerante em que a gente está vivendo. Nesse momento aqui, quero saudar também, já que a Casa tem muitos judocas, todos os militantes do judô. Meus parabéns.

O COB só teve qualidade a partir do momento que pusemos uma pessoa que pensava o esporte como deveria ser pensado: planejado. Era isso que faltava para a gente. E eu quero nesse momento fazer uma singela homenagem ao sistema Confef-Cref, e mostrar para vocês através do nosso vídeo a história da Educação Física. Por favor, se puder colocar. Conseguiram? Esse vídeo conta um pouco a história da Educação Física.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - E, para selar esse histórico da nossa profissão, eu gostaria de passar mais um vídeo. E aí a emoção fica por conta de todos nós. Lembrando que Cref4 somos nós, fortalecendo a profissão. Por favor.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - Isso é Educação Física. Parabéns, felicidades a todos vocês. Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Gostaria agora de pedir ao Exmo. Sr. Deputado Altair Moraes, que preside esta sessão, para fazer o encerramento da nossa solenidade do Dia do Profissional de Educação Física.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Bom, eu agradeço a todos por estarem aqui, sinto-me privilegiado por todos vocês. E, eu sei que a gente já falou muito e ainda tem muita coisa para falar, mas eu quero dois minutos da sua atenção. Apesar do meu sotaque europeu, eu sou nordestino, e eu tenho uma grande afinidade com o esporte porque comecei a praticar caratê com seis anos de idade no “Projeto Rondon”, eu acho que alguns devem conhecer o antigo “Projeto Rondon”. E foi através do “Projeto Rondon”, que eu cheguei até a Seleção Brasileira de Caratê. Então, sou esportista nato, amo o esporte.

As pessoas aqui que entraram comigo na época, eu me lembro muito bem que o meu professor Luís Carlos, meu primeiro professor, o Luís Carlos de Oliveira, ele pagava a minha passagem, ele pagava o meu almoço, e muitas vezes eu ia para o “Projeto Rondon” porque eu não tinha o que comer em casa. E eu tinha um profissional de Educação Física que se tornou meu pai. Então, eu sou um grande apaixonado, de verdade, pelo esporte. Hoje eu tenho aqui uma cadeira de deputado estadual, e as portas do meu gabinete estão abertas de verdade, independentemente de partido, independentemente de qualquer coisa.

Eu sou muito a favor da vida. Deixo um beijo no coração de todos vocês, muito obrigado. Eu me sinto mais honrado que vocês, pode ter certeza disso, porque eu não poderia deixar de prestar esta homenagem para pessoas que muitas vezes passam despercebidas, mas que são heróis; e acredito no esporte como uma grande ressocialização para a sociedade. Muito obrigado a todos vocês, e agora eu tenho que seguir o protocolo, tenho que falar algumas palavras aqui.

Dá licença, porque depois da idade a gente coloca o charme intelectual. Estamos muito satisfeitos... Obrigado, Nelson. Obrigado de verdade. Eu ainda sei dar uns tapinhas ainda, tá, Nelson? Eu ainda quebro o pau, a gente está velho, mas treina.

Bom, esgotado o objeto da presente sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, já agradeci, mas quero agradecer a todas as autoridades presentes, aos funcionários do Cref, dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade.

Muito obrigado, de verdade. Lembrando a todos que nós vamos ter a foto oficial. Por favor, sei que tem muita gente com fome, mas, como todos nós somos atletas, a gente consegue segurar um pouquinho, vamos tirar a nossa foto oficial.

Mais uma vez coloco a Assembleia Legislativa à disposição de todos, o meu gabinete é o Térreo 103. Quem quiser conversar com a gente, eu estou aqui todos os dias abraçando o esporte. Um beijo no coração de todos os profissionais da Educação Física. Obrigado, gente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOÃO FRANCISCO RODRIGUES DE GODOY - Pedimos que as autoridades continuem conosco para que a gente possa fazer a foto oficial e a colaboração de todos para que se dirijam aqui à frente da nossa Mesa de honra, procurando organizar da melhor maneira possível, com pessoas mais altas ao fundo. Isso, aqui onde o Panzetti acabou de mostrar. As autoridades acho que podem ficar aqui em cima e o pessoal... O Chuí, o pessoal do basquete, por favor, aqui ao fundo, o pessoal do judô e da ginástica artística mais à frente.

 

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 49 minutos.

 

* * *