http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

2 DE SETEMBRO DE 2019

28ª SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SR. ANTONIO DIAS

 

Presidência: CORONEL NISHIKAWA

 

RESUMO

 

1 - CORONEL NISHIKAWA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - FÁBIO SIQUEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - CORONEL NISHIKAWA

Solicita um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-governador Alberto Goldman. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo aos Senhores Antônio Dias, Ricardo Aquino Salles, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, Carlos Henrique Mund e Comandante Hamilton Alves da Rocha". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda o deputado Coronel Nishikawa e as demais autoridades presentes. Informa o motivo da ausência do ministro do Meio Ambiente Ricardo Aquino Salles. Discorre sobre uma das missões do deputado estadual, que é a de reconhecer e homenagear pessoas que se destacaram em suas atuações e que merecem apoio e agradecimento. Destaca sua amizade de muitos anos com o comandante Hamilton, um dos homenageados nesta solenidade. Menciona a situação difícil pela qual passa o País. Esclarece que a participação popular deve continuar e que todos devemos participar da vida do nosso País, estados e municípios. Considera que, desta maneira, teremos um Brasil com ordem e progresso. Afirma que os homenageados de hoje nos fazem acreditar que o Brasil é um país de futuro. Mostra o seu comprometimento em ajudar a transformar o Brasil em um país de primeiro mundo.

 

5 - FÁBIO SIQUEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo aos homenageados: Gianpaolo Poggio Smanio, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo; Carlos Henrique Mund, procurador de Justiça; Antonio Maurício Simões Dias, proprietário do Royal Palm & Resorts; e comandante Hamilton Alves da Rocha. Anuncia homenagem, com entrega de placa comemorativa aos Srs. Coronel PM Ronaldo Gonçalves Faro; coronel PM Temístocles Telmo Ferreira de Araújo; Jhonny Rich, empreendedor do estado de São Paulo; Milton Bigucci, empresário, representado pela Sra. Roberta Bigucci; e in memoriam do Sr. Armindo Dias, representado pelo seu filho Antonio Maurício Simões Dias.

 

6 - GIANPAOLO POGGIO SMANIO

Procurador-geral de Justiça, saúda o deputado Coronel Nishikawa. Mostra-se extremamente dignificado e honrado por receber esta homenagem nesta Casa e falar nesta tribuna, que representa a democracia de São Paulo. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que o Ministério Público deve muito a Carlos Henrique Mund, que ajudou a construir a instituição como é conhecida hoje. Considera muito especial poder compartilhar esta honraria com ele. Diz ser o deputado Coronel Telhada um amigo do Ministério Público, sempre apoiando e aconselhando. Saúda os membros do Ministério Público presentes nesta homenagem. Esclarece que para sua instituição, o recebimento deste Colar de Honra ao Mérito é uma grande homenagem. Ressalta que esta Casa traz as tradições de lutas pela democracia e o Ministério Público como defensor da democracia, não poderia deixar de estar ao lado deste Parlamento em todos os momentos. Destaca que aqui é feita a vontade do povo, expressa por meio da legislação estadual. Reafirma o seu compromisso com o povo de São Paulo, com a democracia e esta Casa. Diz ser hoje um dia de extremo orgulho.

 

7 - CARLOS HENRIQUE MUND

Procurador de Justiça, agradece o deputado Coronel Nishikawa pela indicação. Afirma que o mesmo é um homem de bem. Estende a homenagem a todos os colegas da Academia Militar e do Ministério Público. Afirma que nenhum homem é uma ilha. Agradece as palavras do procurador-geral de Justiça e todos os outros presentes. Ressalta que não esperava receber esta honraria desta Casa, o que foi uma grande surpresa e motivo de muito orgulho.

 

8 - ANTONIO MAURÍCIO SIMÕES DIAS

Proprietário do Royal Palm & Resorts, agradece a dupla homenagem. Lembra que seu pai, empresário e imigrante português, ajudou o desenvolvimento do estado de São Paulo. Informa que seu pai sempre foi apoiador de instituições como a Polícia Militar. Destaca que homenagens como esta, aumentam o seu empenho em contribuir com o desenvolvimento do estado.

 

9 - HAMILTON ALVES DA ROCHA

Comandante, menciona o pronunciamento do deputado Coronel Telhada sobre reunir pessoas de bem nesta Casa. Diz ter ficado feliz de conhecer os outros homenageados. Destaca a importância de mostrar a força e o excelente trabalho destes homenageados para o povo, para que sejam referência para todos, principalmente para os jovens. Esclarece que, em razão desta fase difícil em que o País se encontra, as crianças ficam perdidas e precisam de referências. Ressalta que, no Brasil, os heróis não são mostrados. Considera que o País irá melhorar quando investirmos na juventude. Demonstra sua alegria e honra em receber esta homenagem. Pede que as pessoas de bem se unam. Agradece a homenagem recebida. Destaca que os deputados Coronel Telhada e Coronel Nishikawa são grandes representantes neste Parlamento.

 

10 - FÁBIO SIQUEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a homenagem, com entrega de buquê de flores, às Sras. Ivone Nishikawa, esposa do deputado; e Roberta Bigucci.

 

11 - CORONEL NISHIKAWA

Fez agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão  o Sr. Coronel Nishikawa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO SIQUEIRA - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de conceder a outorga da maior honraria por esta Casa Legislativa – “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela rede Alesp e será retransmitida no sábado, dia 7 de setembro, às 21 horas, pela TV Net canal 7, pela Vivo canal 9 e pela TV digital canal 61.2.

Convidamos agora para a composição da Mesa o proponente desta sessão solene, o deputado estadual Coronel Paulo Nishikawa; S. Exa., o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio; S. Exa., o procurador de Justiça Carlos Henrique Mund; S. Exa., o deputado estadual Coronel Telhada, e o nosso sempre comandante - comandante Hamilton Alves da Rocha. Passo a palavra para nosso presidente Paulo Nishikawa. Todos podem se sentar.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PSL - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta sessão solene foi autorizada pelo nosso presidente da Alesp, Cauê Macris, ao qual rendo minhas homenagens. Concederemos o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo”, que é a maior honraria outorgada por esta Casa Legislativa.

Convido a todos os presentes para que, em posição de respeito – um minuto de silêncio em respeito ao Exmo. Sr. Ex-Governador do Estado de São Paulo Alberto Goldman.

 

* * *

 

- Em respeito à memória do Sr. Alberto Goldman, é realizado um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PSL - Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PSL - Gostaria, nesse ato, de cumprimentar as autoridades presentes e os nossos agraciados: Coronel Telhada, deputado estadual, nosso colega; o Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo; Dr. Carlos Henrique Mund, procurador de Justiça; o comandante Hamilton Alves da Rocha; e o Sr. Antônio – está faltando a ficha aqui. Gostaria de conceder agora a palavra para o nosso deputado estadual Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Bom dia a todos. Quero saudar, em primeiro lugar, o nosso presidente desta sessão solene, nosso amigo, nosso comandante Coronel Nishikawa, que tem feito um excelente trabalho nesta Casa, tem se demonstrado um homem pronto para a ação e sempre lutando pelo povo do estado de São Paulo.

Quero saudar as demais autoridades, saudar o Dr. Gianpaolo Smanio, nosso amigo, que tem feito também um excelente trabalho aqui junto à Justiça de São Paulo, um amigo desta Casa, um amigo de todos nós; saudar o Dr. Carlos Henrique Mund, também aqui, procurador de Justiça; o meu amigo, comandante Hamilton Alves da Rocha, meu amigo há muitos anos e, também, o senhor empresário Antônio Maurício Simões Dias,  esses quatro homenageados.

Saudar também a figura do amigo Ricardo de Aquino Salles, nosso ministro do Meio Ambiente, que não pôde estar presente aqui, Nishikawa, porque parece que recebeu ordem do nosso comandante, o presidente Bolsonaro, para cumprir uma missão na Amazônia. Mas que seja saudado nessa data, porque é uma das pessoas agraciadas aqui com o Colar do Mérito Legislativo.

Quero dizer a todos os senhores e senhoras que é um prazer recebê-los nesta Casa. Em primeiro lugar, agradecer a Deus pela dádiva de estarmos aqui reunidos. Quero saudar também o meu irmão na fé, o nosso procurador e, também, oficial da Polícia Militar, o Isaías Pereira, muito obrigado pela presença do senhor aqui, parabéns pela carreira do senhor também, leve os nossos abraços a todos em Ribeirão Preto.

Dizer a todos que é um prazer receber os senhores e senhoras nesta sessão onde serão homenageadas essas pessoas que se destacaram no dia a dia do estado de São Paulo; quero saudar os meus irmãos de armas, os policiais militares aqui presentes, na figura do coronel Ricardo, também comandante do CPI 2, em nome de quem saúdo os demais oficiais e praças policiais militares aqui presentes.

Quando nós fomos eleitos deputados, com a missão de trabalharmos pelo povo de São Paulo, entre as várias missões, também coube o reconhecimento de autoridades e pessoas que, em suas missões; nas suas empresas; nas suas funções institucionais, enfim, onde estejam, têm se destacado e procurado sempre promover o melhor para o estado de São Paulo e para as pessoas. E essas pessoas hoje aqui, lembradas pelo Coronel Nishikawa, são pessoas que merecem todo o nosso apoio, todo o nosso agradecimento. Essa honraria é muito pouco para dizer o quanto os senhores são importantes para nós, paulistas e paulistanos, enfim, todos os brasileiros que moram no estado de São Paulo.

Permitam-me falar em uma pessoa especial, que o é meu amigo comandante Hamilton, meu amigo há mais de 20, 25 anos, não é, Hamilton? Nos conhecemos desde que eu era tenente, jovem tenente. A Polícia Militar, infelizmente, nunca pagou um salário que possa dizer que é um salário adequado, sempre um salário sofrível, mas nós amamos o que nós fazemos. Não estamos aqui por causa de salário – é lógico, temos a família para sustentar –, mas amamos o que fazemos.

E eu, como um jovem policial militar, tenente, eu também fazia meus bicos em hora de folga, sempre fiz, nunca me envergonhei disso. Eu acho que a gente que está ocupado, procurando cuidar da nossa família, não está pensando em fazer besteira. Saudar também o Frederico d’Avila, nosso deputado que ali está passando discretamente, um grande deputado nesta Casa – Frederico, prazer em revê-lo.

Então, eu conheço o Hamilton desde essa época. Eu era um jovem tenente da Polícia Militar, o Hamilton também era um jovem piloto, um dos maiores pilotos brasileiros. E nos conhecemos naquela época, em missões junto à televisão, em missões de benevolência, em missões de apoio, e nos tornamos grandes amigos – tanto que, quando eu era comandante da Rota, também homenageei o Hamilton com a Medalha do Centenário Batalhão Tobias de Aguiar.

Então, em nome do Hamilton, quero saudar as demais autoridades que estão sendo homenageadas aqui hoje e dizer muito obrigado a todos. Muito obrigado a todos pelo que fizeram e fazem pelo estado de São Paulo.

E digo sempre às pessoas que estão conosco que peguem esses exemplos, nós não devemos desanimar. O País passa há anos por uma situação difícil, o que é previsível em todos os países. Infelizmente o Brasil passou por um período terrível. Acho que até de preparação da grandeza, acho que até de preparação de vida, nós tivemos que passar pelo que nós passamos aqui no Brasil ultimamente. Eu sempre digo que a culpa é nossa pelo que aconteceu ao Brasil, porque nós deixamos que acontecesse, nós nos calamos.

As pessoas de bem ficaram desanimadas com tudo, achavam que estava tudo certo e foram ficando caladas. E as pessoas mal-intencionadas, as pessoas que tinham a política como uma maneira de ganhar dinheiro, fizeram o que eles estão fazendo, ainda estão fazendo. Pode ver que vira e mexe ainda estoura um novo escândalo, envolvendo pessoas na política, que estão na política.

E isso é culpa nossa, porque nós pusemos essas pessoas lá – “nós” que eu falo é o povo, não eu ou os senhores, mas o povo. Então, eu acho que nunca é tarde para se aperceber, uma mudança já vem ocorrendo no Brasil, a participação popular hoje tem ocorrido e deve continuar acontecendo.

E que sirva de alerta a todos nós brasileiros. Nós devemos participar, sim, da vida do País, da vida do Estado, da vida do Município, e nós não devemos deixar as coisas acontecerem a bel-prazer. Nós devemos fiscalizar, devemos estar atentos, porque só assim nós teremos um País com ordem e progresso, com a participação de todos. Então, os senhores que estão sendo homenageados hoje aqui, sem exceção, são brasileiros que nos fazem acreditar que o nosso País tem um futuro muito belo pela frente, porque as posturas que os senhores vêm exercendo ao longo de suas vidas são um exemplo para todos nós.

Aos senhores e senhoras aqui presentes, muito obrigado pela consideração. Não só as autoridades – eu não poderia, como eu disse, deixar de estar presente para homenagear também o nosso Coronel Nishikawa, o presidente e proponente desta solenidade. E, sempre que eu posso, eu estou com os nossos amigos, porque as pessoas de bem devem andar com as pessoas de bem – macaco não anda com jacaré, simples assim.

Então, as pessoas de bem têm que andar com as pessoas de bem, têm que apoiar as pessoas de bem. Estejam onde estiverem, em que partido estiverem, nós temos que estar juntos, porque a união é uma coisa que sempre nos fará muito mais fortes, sempre trará um Brasil melhor para todos.

Então, parabéns a todos os senhores homenageados, parabéns a todos os senhores e senhoras aqui presentes. Contem com o nosso trabalho na Assembleia Legislativa. Nós estamos nesta Casa no segundo mandato, e eu diariamente estou aqui cumprindo as minhas missões, e nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer do nosso Brasil um país de primeiro mundo, um país em que todos nós estejamos sempre orgulhosos de dizer que somos brasileiros.

Deus abençoe a todos, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PSL - Neste momento, passo a palavra agora ao mestre cerimônia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO SIQUEIRA -  Quero fazer algumas citações aqui que estão presentes: o Sr. Antônio Maurício Simões Dias, empresário; Dr. José Carlos Cosenzo, procurador de Justiça e coordenador estratégico da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos do Ministério Público; Francisco Ruiz Calejou, representante do Dr. Paulo Penteado, presidente da APMP; Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, procurador de Justiça decano do Ministério Público; Fernando Pastorelo Kfouri, promotor de Justiça e secretário-administrativo da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público.

Passamos agora para a outorga de Colar aos homenageados desta manhã. Convido o Coronel Nishikawa para colocar-se à frente das bandeiras.

Como nosso primeiro homenageado, convido o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, para receber o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo” – a maior honraria concedida por essa Casa.

 

* * *

 

- É feita a outorga do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO SIQUEIRA - Convido agora para o recebimento do Colar o procurador de Justiça Carlos Henrique Mund.

 

* * *

 

- É feita a outorga do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO SIQUEIRA - Convido agora para o recebimento do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo” o empresário Sr. Antônio Maurício Simões Dias, proprietário do Royal Park Resort.

 

* * *

 

- É feita a outorga do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO SIQUEIRA - Convido agora para o recebimento do último Colar desta manhã o nosso comandante Hamilton Alves da Rocha.

 

* * *

 

- É feita a outorga do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO SIQUEIRA - Informo aos presentes que o comandante Hamilton veio de helicóptero para esta cerimônia, e o helicóptero encontra-se em exposição no estacionamento desta Assembleia Legislativa. Juntamente com isso, hoje vai ser inaugurada a mostra fotográfica com fotos exclusivas do comandante Hamilton.

Convido a todos para a foto oficial. Uma salva de palmas a todos os homenageados. (Palmas.)

Passo agora a palavra ao nosso presidente desta sessão, Coronel Nishikawa.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PSL - Prosseguindo nas nossas homenagens, gostaria de chamar agora o coronel Ronaldo Gonçalves Faro para o recebimento de uma placa desta data.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Convido agora para o recebimento de placa de homenagem o coronel PM Temístocles Telmo Ferreira de Araújo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Convido agora o Sr. Jhonny Rich, empreendedor do estado de São Paulo.

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Quero chamar agora a Sra. Roberta Bigucci, que recebe placa no lugar do Sr. Milton Bigucci.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Chamo agora o Sr. Antonio Maurício Simões para receber a placa em memória do Sr. Armindo Dias.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Peço a todos os homenageados com as placas que se coloquem para a foto oficial. Uma salva de palmas a todos homenageados com placas. (Palmas.)

Convido agora para o uso da palavra o homenageado com o Colar, o Exmo. Sr. Procurador de Justiça Gianpaolo Poggio Smanio.

 

O SR. GIANPAOLO POGGIO SMANIO - Bom dia a todos. Gostaria de saudar, inicialmente, o Coronel Nishikawa, deputado estadual e presidente desta sessão, a quem devo a honra do convite, da lembrança de receber a maior honraria daqui da nossa Assembleia Legislativa, que é a Casa do povo de São Paulo e, portanto, a maior honraria que o povo de São Paulo pode conceder a alguém.

E desde já digo, Coronel, da minha extrema dignificação, da minha extrema honra de poder receber este Colar, receber aqui nesta Casa, estar nesta tribuna, que é a tribuna da democracia de São Paulo, do povo de São Paulo. Agradeço imensamente ao senhor e peço que estenda a todos os deputados, ao presidente da Casa, essa imensa alegria de estar aqui confraternizando e recebendo esta homenagem.

Também gostaria de saudar o Dr. Carlos Henrique Mund, ex-corregedor-geral do Ministério Público de São Paulo, agraciado comigo nesta data, companheiro muito querido do Ministério Público. O Ministério Público deve muito ao Dr. Mund, porque é da geração que construiu o Ministério Público que hoje nós conhecemos. Assumiu cargos importantes, dentre eles, de corregedor. Portanto, ser procurador-geral nesta data e compartilhar com o Dr. Mund essa honraria é um momento muito especial para todos nós.

Queria saudar também o Coronel Telhada, deputado estadual, e também agradecê-lo pela oportunidade de estar aqui nesta Casa, agradecê-lo em nome do Ministério Público por tudo que tem feito não só pela população de São Paulo, mas especialmente pelo Ministério Público. O Coronel Telhada tem sido um amigo da instituição, tem sido alguém que em todos os momentos está conosco prestando o seu serviço, o seu apoio, o seu aconselhamento. Muito obrigado, deputado. É uma honra estar aqui com o senhor também compartilhando essa honraria.

Também queria saudar o comandante Hamilton Rocha, piloto. Todos estamos acostumados a ver, acompanhar, torcer até por ele, porque às vezes vêm umas missões mais difíceis. É uma alegria, comandante poder estar com o senhor. O Ministério Público de São Paulo também se sente muito honrado em estar compartilhando essa homenagem ao seu lado hoje. Também ao deputado Castello Branco, estadual, o agradecimento e a extensão do nosso orgulho de compartilhar este momento. Também o Sr. Antonio Maurício Simões Dias, que é proprietário do Royal Palm Resorts, que também foi agraciado neste dia. É uma honra compartilhar também com o senhor este momento.

Queria também fazer uma saudação aos membros do Ministério Público que hoje nos honram com a sua presença: Dr. Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, que é procurador de Justiça e é o decano do Ministério Público de São Paulo – muito honrado com sua presença, Dr. Álvaro; Dra. Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos, subprocuradora-geral de Justiça, de Integração e Relações Externas, companheira de todas as horas na Procuradoria Geral e também é membro do nosso egrégio Órgão Especial do Ministério Público; também queria saudar o Dr. Fernando Kfouri, que é promotor, secretário da Administração da Procuradoria Geral de Justiça, também companheiro desde o início da nossa gestão. Muito obrigado, Dr. Kfouri, por estar aqui, é uma honra tê-lo aqui.

O Dr. José Carlos Cosenzo, que é procurador de Justiça, coordenador da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos do Ministério Público, está sempre aqui nesta Casa e realiza um trabalho importantíssimo para o Ministério Público, que é de acompanhamento legislativo, dentre outras funções.

 Também o Dr. Francisco Ruiz Calejon, representando a Associação Paulista do Ministério Público. Por favor, estenda meu agradecimento ao Dr. Paulo, nosso presidente, e a todos os membros da diretoria da nossa Associação. Também queria fazer referência ao Dr. Jair Manzano, que é o secretário da Procuradoria Criminal, que está presente e nos honra também com sua presença.

O Dr. Fernando José Marques, que foi o nosso decano e hoje continua defendendo o Ministério Público do lado dos nossos colegas da nossa Associação, aposentados. Também queria fazer uma homenagem ao Dr. Antonio Nery, procurador de Justiça do nosso Órgão Especial, que também está presente; Dr. Yuri Castiglione, que é do Centro de Apoio da Assessoria da Procuradoria Geral; Dra. Flávia Merlini, promotora de Justiça, que nos honra com a sua presença; Dr. Daniel Silveira, também nos honra com a sua presença; Dr. Isaías Pereira, que muito nos honra com a sua presença também.

 E gostaria muito de dizer a todos que, para o Ministério Público de São Paulo, é uma grande homenagem. O procurador-geral está aqui, como disse, nessa tribuna tão honrosa, nesta Casa, que é a Casa Legislativa do povo de São Paulo, que traz a tradição toda das lutas pela Constituinte, das lutas pela democracia, pela legalidade que o povo de São Paulo sempre adotou como seu parâmetro principal. Poder estar aqui, poder receber essa Medalha Legislativa do meu estado, estar aqui compartilhando isso com pessoas que tanto admiro, com amigos tão queridos, é de fato um momento muito especial.

E dizer que o Ministério Público é defensor da democracia. Portanto, não podia deixar de estar ao lado desta Casa em todos os momentos que forem necessários, porque aqui é que se exerce a democracia, aqui estão os representantes do povo, eleitos pelo povo. Portanto, é aqui que se faz efetivamente a vontade de todos nós, expressa através da nossa legislação estadual.

Então, estar aqui é nada mais do que reafirmar isso, reafirmar esse nosso compromisso com o povo de São Paulo, o compromisso com a democracia em nosso estado, o compromisso com esta Casa, o compromisso com todos os amigos, de que nós aqui em São Paulo sabemos ter essa convivência democrática, sabemos ter esse tom elevadíssimo das discussões e das questões que são de todos nós.

Todas as instituições sempre unidas, sempre presentes, e o Ministério Público faz questão de estar ao lado de cada uma das instituições, ao lado dos poderes instituídos, para poder dar essa mensagem de que estamos unidos, coesos, defendendo o nosso País, defendendo o nosso estado em tudo aquilo que é necessário. Muito obrigado.

De fato, hoje é um dia de extremo orgulho para mim. Recebo em nome do Ministério Público de São Paulo, porque para nós do Ministério Público de São Paulo é uma grande honra estar aqui nesta Casa. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Agradecemos as palavras de S. Exa., o procurador-geral de Justiça. Convido agora para utilizar a tribuna o eminente procurador de Justiça, Carlos Henrique Mund.

 

O SR. CARLOS HENRIQUE MUND - Bom dia a todos. Depois que o nosso procurador-geral de Justiça falou, pouca coisa eu tenho que acrescentar. Eu gostaria primeiro de agradecer ao Coronel Paulo Nishikawa pela indicação que nos surpreendeu e nos honrou. Eu poderia aqui ficar horas e horas falando sobre o Coronel Nishikawa, mas eu vou resumir em poucas palavras. No linguajar jurídico, certifico e dou fé que o Coronel Nishikawa é um homem de bem. Não preciso dizer mais nada.

Quero estender essa homenagem a todos os meus colegas de Academia Militar, aos ilustres membros e meus colegas do Ministério Público, porque, já dizia o sociólogo: “Nenhum homem é uma ilha.” Agradeço profundamente as palavras do Exmo. Sr. Procurador-Geral de Justiça, aos meus colegas aqui presentes, aos familiares e amigos, aos oficiais da Polícia Militar, aos praças, ao deputado Telhada. E dizer que não esperava receber uma honraria desta augusta Casa, o que foi uma grande surpresa e motivo de muito orgulho. Eu agradeço muito. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Agradeço as palavras do eminente procurador Carlos Henrique Mund. Convido agora para o uso da palavra, para o uso da tribuna, o Sr. Antonio Maurício Simões Dias. Com a palavra o Sr. Antonio Maurício Simões Dias.

 

O SR. ANTONIO MAURÍCIO SIMÕES DIAS - Bom dia a todos. Quero rapidamente aqui agradecer a homenagem dupla feita também ao meu pai, Armindo Dias, em memória. Gostei muito das palavras do Coronel Telhada, falando que as pessoas de bem têm que se unir, acredito que a intenção é essa. O meu pai era empresário, ajudou no desenvolvimento, um pouquinho, mas ajudou também no desenvolvimento do nosso estado.  

Imigrante português. Hoje, o nosso grupo tem, aí, duas mil famílias que dependem da geração desse grupo. Sempre fui um grande apoiador da Polícia Militar e eu também tento seguir o bom rumo ali, de trabalhar, empreender e apoiar organizações tão importantes como a nossa Polícia Militar. Então, muito obrigado. A gente fica com mais empenho ainda em continuar a nossa contribuição com esses reconhecimentos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Agradeço as palavras do Sr. Antonio Maurício Simões Dias. E, para finalizar, convido para utilizar a tribuna o nosso homenageado, comandante Hamilton Alves da Rocha.

 

O SR. HAMILTON ALVES DA ROCHA - Bom dia. Coronel, só podia ser o senhor mesmo para reunir, como disse o Coronel Telhada, pessoas de bem nesta Casa. Parabéns. Fiquei muito feliz, eu não sabia, não conhecia – só de nome – os homenageados. Fiquei muito feliz mesmo pela energia de vocês. Bom, por falar em energia, é o que eu sinto. Quando eu recebo uma homenagem como esta, igual recebi do Coronel Telhada, essa da Rota, quando eu levo comigo, não é eu, eu não sou o homenageado. Eu estou levando para mostrar que, lá em cima, o que eu puder fazer para mostrar para o povo a força que têm essas pessoas que me deram essa medalha, eu faço. Esta daqui, para mostrar a força dos homens do Ministério Público, que fazem um excelente trabalho. E nós precisamos mostrar isso para o nosso povo, para que eles sejam referência. As nossas crianças, os nossos jovens precisam de referência.

Como disse o Coronel, nós entramos numa fase muito difícil do nosso País, e isso faz com que as crianças fiquem meio perdidas. Eles precisam de referência. Então, é importante que a gente divulgue, que a gente mostre que existem homens que fazem um ótimo trabalho. O Brasil tem um defeito muito grande: o Brasil não valoriza seus heróis. Os americanos fazem qualquer coisinha, e mostram de uma forma absurda. Nós, não. Nossos heróis aqui não são mostrados.

Quando um bandido mata alguém ou não sei o que, ele ganha a capa de “Veja gente”; e o herói que salvou não é mostrado. Homens do Corpo de Bombeiros, eu vejo, eu assisto todo dia – eu assisto porque eu vejo, eu estou lá, eu mostro –, eu vejo os homens do Corpo de Bombeiros às vezes deitados no chão junto com a vítima, com a criança, acalmando a criança enquanto o outro faz o atendimento. Isso não existe em nenhum lugar, eu posso falar porque eu acompanho, eu vou atrás.

Nos Estados Unidos, eu sempre acompanho os trabalhos, principalmente em Los Angeles, eles simplesmente fazem o atendimento, pronto e acabou. Aqui, não. No Águia, eu vejo o cara passando a mão na cabeça da pessoa, acalmando a pessoa que está voando no helicóptero. Imagine o cara estar acidentado, arrebentado e voando de helicóptero? O cara está morrendo de medo.

E aí o cara acalma ele, isso é muito bonito. Então eu fico muito feliz de vir aqui ter a chance de mostrar, falar para o nosso povo que nós temos que valorizar os nossos heróis, temos que destacá-los, para que as crianças e os jovens tenham um referencial. Nós precisamos dar referencial para os nossos jovens. O nosso País só vai melhorar quando a gente investir na nossa garotada e mostrar para eles que tem gente de primeiro mundo, que o Brasil realmente tem gente muito boa.

Então, fico muito feliz de vir receber essa homenagem. O Coronel está ali, toda a galera. É muito legal ver que o nosso Brasil realmente é mágico, por isso que a gente não afunda. Você vê que tomamos cacetadas e cacetadas, e o Brasil ainda está inteiro porque ele é muito forte. Então nós precisamos, como disse o coronel, as pessoas de bem têm que se unir. Agora é nossa vez, gente. Chega. Precisamos de grandes referências. Agradeço ao irmão Mauro que está aqui também, muito obrigado. Um abraço para toda a galera. Luz e fraternidade para você, meu irmão. Muito obrigado. Então, muito obrigado a todos, é uma honra. Essa medalha que eu estou levando é só para representar que o Brasil tem gente muito forte, e são vocês. Eu não sou homenageado, eu simplesmente vejo o trabalho de vocês, e nós temos que mostrar isso. Está bom, gente?

Muito obrigado, Coronel. O senhor realmente é iluminado. Que venha mais gente para esta Casa como o senhor, como o Coronel Telhada, que eu conheço há muitos anos. Lembro a primeira vez que ele falou para mim: “Rapaz, você não vai ser candidato? O que você acha da vida política?” Eu falei: “Eu estou fora.” Ele falou assim: “Acho que eu vou enfrentar.” Eu: “Bom, você que sabe. É Rota e tudo, não é? Já viu tanto problema, você pode enfrentar essa batalha.” E está aí, olha. É um grande referencial, o senhor também, Coronel.

Que venham para esta Casa pessoas que venham com a intenção de melhorar o nosso País, porque, gente, dinheiro não é nada. Dinheiro não é nada. Quando a gente morre, não leva nada. O que nós levamos é o que nós deixamos, é o nosso trabalho. Eu tenho certeza que vocês fazem isso, e tragam para essa casa pessoas que queiram fazer isso, porque o nosso Brasil é maravilhoso, só precisa fazer um bom trabalho. Muito obrigado. Fiquei muito feliz de estar aqui hoje. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Agradecemos as palavras do nosso comandante Hamilton, e informo que no Hall Monumental está a sessão de fotos em homenagem ao comandante Hamilton. Convido agora o Coronel Nishikawa para se colocar em frente às bandeiras para fazer duas homenagens a duas senhoras: a senhora Ivone Nishikawa, que vai receber um buquê de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Lembrando que ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher. Agradecemos à Sra. Ivone Nishikawa. Convido também a Sra. Roberta Bigucci. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FABIO SIQUEIRA - Uma salva de palmas às duas senhoras homenageadas. (Palmas.) Peço aos componentes da Mesa que retomem seus lugares para o encerramento desta a sessão solene, conforme regimento da Assembleia Legislativa. Passo a palavra para o nosso presidente desta sessão solene, coronel Paulo Nishikawa.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PSL - Quero agradecer à Presidência desta Casa, nossos convidados, todos os homenageados, os profissionais da TV Assembleia, Serviço de Audiofonia, policiais militares e à minha combativa assessoria – muito obrigado, de coração. Sem ela, nada disso estaria acontecendo agora. Muito obrigado. Esgotado o objeto da presente sessão, declaro encerrada essa solenidade. Muito obrigado a todos pela presença. (Palmas.)

 

* * *

 

- É encerrada a sessão às 11 horas e 19 minutos.

 

* * *