http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

2 DE SETEMBRO DE 2019

29ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À COMUNIDADE ALEMÃ

 

Presidência: MARIA LÚCIA AMARY

 

RESUMO

 

1 - MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Homenagem à Comunidade Alemã", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos.

 

2 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, informa que não seriam executados o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino Nacional da Alemanha", em razão do luto oficial pela morte do ex-governador Alberto Goldman, decretado pelo governador João Doria. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Destaca a justeza desta homenagem à comunidade alemã. Lembra que esta solenidade fora proposta, em anos anteriores, pela ex-deputada e hoje secretária estadual Célia Leão. Faz histórico da imigração alemã no País. Enaltece a contribuição alemã ao desenvolvimento cultural e econômico de São Paulo e de todo o Brasil.

 

4 - ADRIANA RAMALHO

Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, discorre sobre o grande número de imigrantes que vivem em São Paulo e a importância que eles têm para a cidade. Tece elogios à contribuição que a comunidade alemã fez à Educação paulistana. Relata sua experiência como integrante da Comissão de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo. Fala sobre a importância da política. Enaltece a atuação da deputada Maria Lúcia Amary.

 

5 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Agradece pelos elogios. Explica o motivo para a não execução dos hinos nacionais do Brasil e da Alemanha.

 

6 - KLAUS-WILHELM LEGE

Presidente do Instituto Cultural Brasil-Alemanha, alude às várias instituições fundadas por imigrantes alemães, que têm como objetivo a preservação de sua identidade cultural. Critica o politicamente correto. Defende o espírito crítico e a liberdade de expressão.

 

7 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia apresentações de alunos dos Colégios Benjamin Constant, Humboldt e Imperatriz Leopoldina, acerca de temas ligados à cultura alemã.

 

8 - JENS GUST

Cônsul-geral adjunto da Alemanha, agradece pela homenagem prestada à comunidade alemã nesta solenidade. Frisa a relevância da contribuição alemã ao estado de São Paulo, elencando diversas instituições fundadas pela comunidade ao longo de sua história. Discorre sobre a necessidade de preservar a identidade cultural germânica. Anuncia a realização do evento Jornadas Alemãs.

 

9 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia apresentações musicais da Big Band do Colégio Porto Seguro e do coral do Colégio Benjamin Constant.

 

10 - PHILIPP SCHIEMER

Presidente da Mercedes-Benz no Brasil e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, parabeniza a deputada Maria Lúcia Amary pela homenagem feita à comunidade alemã no Brasil. Explica o papel desempenhado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Discorre sobre as relações econômicas entre os dois países e as oportunidades que elas representam para os brasileiros. Destaca a presença cultural alemã em São Paulo. Menciona bolsas de estudo oferecidas pelo governo da Alemanha a estudantes estrangeiros. Exibe vídeo sobre a economia alemã.

 

11 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia mais uma apresentação musical da Big Band do Colégio Porto Seguro.

 

12 - MICHEL PEUSER

Fala sobre a importância da imperatriz Leopoldina para a independência do Brasil. Faz breve resumo biográfico da monarca. Entrega quadros da imperatriz Leopoldina e de seu pai, imperador Francisco II, ao Colégio Johan Gauss e ao Colégio Koelle, respectivamente.

 

13 - JORGE MACHADO

Mestre de cerimônias, anuncia uma apresentação de dança folclórica alemã, feita pelos alunos do Colégio Benjamin Constant.

 

14 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Considera um privilégio a oportunidade de dirigir esta sessão. Afirma que a comunidade alemã é exemplo para todo o mundo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação desta deputada, com a finalidade de homenagear a comunidade alemã.

Convido todos, estamos com uma dificuldade, em razão do luto...

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Como recomenda o Cerimonial desta Casa de Leis, não serão, excepcionalmente, executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Nacional Alemão, que seriam executados pela Big Band do Colégio Porto Seguro, sob a regência do maestro José Luiz Ribalta, em razão do decreto de luto oficial do governador João Doria pela morte, pelo passamento do ex-governador Alberto Goldman.

Neste momento, gostaria de anunciar as presenças do cônsul da Áustria Stefan Nemetz; Sr. Walter Magenschab, diretor da Femat Representações; Sr. Eckhard Kupfer, diretor do Instituto Martius Staden; Sr. Peter Michael Neufeld, presidente da Associação Escolar Benjamin Constant; Flávio Gaieta Holzchuh, presidente da mantenedora do Colégio Imperatriz Leopoldina; Sra. Samaia Siebert Francavilla, presidente da Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, que é mantenedora do Colégio Humboldt; e Sr. Mauritius Reisky Von Dubnitz, diretor de relações institucionais do Colégio Porto Seguro.

Com a palavra, para a sua saudação, a deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Queria registrar a presença da vereadora Adriana Ramalho. Boa noite a todos e a todas. Primeiramente, gostaria de, com muita alegria, agradecer a presença de todos que, mais uma vez, fazem desta sessão solene que presta uma merecida homenagem à comunidade alemã um acontecimento muito especial.

Quero cumprimentar o Sr. Jens Gust, cônsul-geral adjunto da Alemanha; o Dr. Klaus-Wilhelm Lege, presidente do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha; e o Sr. Phillipp Schiemer, presidente da Mercedes Benz no Brasil e presidente da Câmara Brasil-Alemanha.

Em nome deles, cumprimento todos os presentes e também a vereadora Adriana Ramalho, representando a Câmara Municipal de São Paulo. Esta sessão solene foi proposta nos anos anteriores, aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pela minha amiga e companheira de sempre, a deputada Célia Leão, hoje secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Aliás, agradeço imensamente pela oportunidade de poder dar continuidade a esta homenagem. Ela não pôde estar presente por um compromisso como secretária de Estado do governador Doria. Por essa razão, ela lamentou muito, mas foi a pedido dela que eu pedi a realização desta homenagem à comunidade alemã.

Esta sessão comemora os 195 anos da chegada dos alemães ao Brasil, em 1824. A comunidade alemã sempre deu uma forte contribuição para o nosso país Brasil. Os alemães contribuem com indústrias, empresas, sempre com tecnologia de ponta, também na área da Saúde, Educação e Cultura, enfim, toda uma estrutura de desenvolvimento do nosso país.

A chegada dos primeiros imigrantes alemães aconteceu no reinado de Dom Pedro I, num programa organizado para desenvolver a agricultura e ocupar o sul do país. Em 1824, foi fundada a primeira colônia alemã, a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Ao longo de 100 anos, cerca de 250 mil imigrantes entraram no Brasil.

Nos anos 30, o fluxo de alemães aumentou em razão do nazismo. Em São Paulo, os alemães se fixaram em bairros como o Bom Retiro e Santo Amaro e se concentraram em atividades comerciais e industriais. A presença desses colonos foi marcante, tanto para o desenvolvimento do comércio e da indústria local, quanto para o processo de urbanização de São Paulo.

 Os alemães foram os pioneiros em uma série de atividades, como na indústria de fundição de ferro e na produção de chapéus. Até a sua chegada, não havia fábricas desse produto em São Paulo. Também foram importantes no setor de tipografia, com as editoras. Conta a história que alguns vinham como mão de obra especializada, contratados pelo governo provincial.

Foram imprescindíveis, por exemplo, na urbanização de São Paulo, pois eram engenheiros e mestre de obras numa época em que não existia esse tipo de formação no Brasil. Os alemães contribuíram muito para a área sociocultural, com a fundação do Clube Germânia, em meados de 1870, onde hoje é o Clube Pinheiros, a Sociedade Filarmônica Lyra, localizada no Campo Belo, e o Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão.

Mais uma vez, então, quero destacar a importância e a minha alegria em presidir esta sessão de hoje que homenageia a comunidade alemã. Como podem ver, nesse breve resumo que fiz da história da presença dos alemães em São Paulo, os imigrantes alemães contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de todo o estado de São Paulo em setores tão diversos, como indústria, esporte, arquitetura e educação.

Tenham certeza de que todos os deputados desta Casa se sentem honrados em homenagear a uma comunidade tão importante, que tem um grande papel para o desenvolvimento econômico e social no Brasil e, em especial, no estado de São Paulo. A contribuição alemã para o desenvolvimento do nosso estado e do Brasil consiste em uma história de homens e mulheres que desbravaram regiões que até então eram desconhecidas. Certamente, essa contribuição continua nos dias de hoje e se perpetuará no futuro.

 O nosso muito obrigado à comunidade alemã, de nós, paulistas, e de todos nós, brasileiros.

Obrigado a todos. (Palmas.)

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Com a palavra a vereadora Adriana Ramalho, a quem eu convido para utilizar a tribuna desta Casa de Leis.

 

A SRA. ADRIANA RAMALHO - Boa noite a todas e todos. Boa noite. Cumprimento a deputada Maria Lúcia Amary. Na pessoa dela, cumprimento todas as autoridades da Mesa. Agradeço o convite; para mim, é uma satisfação. Também estendo esse cumprimento à nossa secretária e sempre deputada Célia Leão, que é uma pessoa representativa em todas as vertentes. Para mim, é uma honra estar junto com essas duas deputadas, que eu considero muito em momentos como este.

Eu sou Adriana Ramalho, estou vereadora de primeiro mandato e, apesar de nunca ter participado da política, para mim, está sendo um aprendizado muito grande estar vereadora da cidade de São Paulo. Hoje é mais uma afirmação e uma certeza de como é importante darmos as mãos nas causas importantes da cidade de São Paulo, quando falamos em termos de Brasil, na sociedade e, principalmente, na Educação.

A cidade de São Paulo é a cidade-mãe, aquela que recebe pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo. É impressionante o número de migrantes e imigrantes que nós temos na cidade de São Paulo. Eu, por exemplo, sou filha de um paraibano com uma baiana. Meu pai: sertão da Paraíba; minha mãe: interior da Bahia.

Mas nós temos amigos e parceiros que vieram de vários lugares do mundo para tentar uma vida melhor, para contribuir com a cidade, para fazer dela um local de esperança. Hoje, aqui na Assembleia Legislativa, junto com a deputada Maria Lúcia Amary, nós vemos mais um ano de esperança, porque a comunidade alemã, como bem colocou a deputada, trouxe para a cidade investimento, exemplo de empreendedorismo, mas, principalmente, algo que eu presto muita atenção, a melhoria da nossa educação. Há exemplos de melhoria em outros países, e nós precisamos muito.

Eu faço parte de uma comissão muito importante na Câmara Municipal de São Paulo, que é a Comissão de Relações Internacionais e Relações Exteriores. Trazemos para cá, para São Paulo, diálogos com muitos cônsules, diplomatas e, principalmente, investidores. Alguns dias atrás, por exemplo, nós estávamos, Maria Lúcia Amary, com o cônsul da China, que doou para HC 21 toneladas de alimentos.

Esta comunidade investe muito nas áreas vulneráveis, assim como a Alemanha, a comunidade alemã, com quem eu acompanho principalmente algumas regiões ali do extremo sul, que investe em Educação. Então eu me coloco à inteira disposição para caminhar lado a lado nessa perspectiva de políticas públicas que venham tornar a cidade de São Paulo cada vez mais acolhedora para todas essas etnias, todas essas comunidades, porque é importante estudar, é importante se aprimorar, fazer doutorado, mestrado, mas é importante também, junto com isso, ter sensibilidade.

E quando nós vemos comunidades de tantos países investirem, na cidade de São Paulo, em Saúde, Educação, melhores condições de vida de uma forma digna, isso faz com que esta cidade continue recebendo pessoas de braços abertos, e, quando cada um de nós contribui com essa fé, nós conseguimos fazer com que a cidade esteja mais preparada para receber maiores investimentos, como nós estamos vendo nos últimos anos.

A representatividade hoje aqui de políticas públicas é uma representatividade que muitos de nós consideramos difícil, porque a nossa política nacional está muito difícil. Eu, quando não estava na política, e nem imaginava que estaria um dia, eu pensava “política comigo não, nunca estarei nesse universo”, hoje, que estou nela, minha opinião ainda não mudou, acho que a política é difícil e complexa. Mas aprendi com meu pai, Ramalho da Construção, a renovar essa esperança todos os dias e lutar um passo de cada vez em busca dessas melhorias.

É com essa visão que eu vejo o mandato da deputada Maria Lúcia Amary, essa visão de aprimoramento, de técnica, de estudo e sensibilidade, e sempre com um olhar sensível, com o coração aberto. Por isso eu fiz questão de estar aqui nesta noite para mais uma vez, em um momento tão importante, lutar por essa esperança e tentar fazer da nossa política um universo um pouco melhor. Fácil não é, mas nós não podemos desistir e demorou muitos anos para eu entender isso. Então, deputada, nobres autoridades, que vocês continuem fazendo momentos como esse acontecerem porque uma noite de solenidade intensifica os trabalhos.

Para encerrar, algumas pessoas têm me perguntado: “Adriana, por que vereadores fazem tantos e tantos calendários oficiais?” E eu respondo para quem ultimamente tem me questionado que o calendário oficial da cidade de São Paulo pode ser uma mera manifestação ou uma inserção de uma data para uma lembrança, apenas para se fazer constar, mas quem entende a vida como política pública, porque ela está em todos os momentos, agarra-se a este calendário para intensificar uma ação, para intensificar um trabalho ou para intensificar política pública daquele tema que está sendo abordado. A gente trabalha nele o ano inteiro, mas naquela data é onde nós colocamos toda a nossa energia para fazer com que aquela política cresça. Então, esta solenidade desta noite eu vejo desta forma: a reunião de pessoas que pensam em uma ação propositiva no meio, no entorno, onde mora, onde trabalha e para a cidade onde se quer o melhor para os seus filhos e netos. Por isso, eu coloco meu mandato à disposição e pode contar sempre comigo, deputada.

Obrigada por me ouvirem, que Deus abençoe vocês e que possamos continuar nessa luta com perspectiva, fé e esperança assiduamente. Muito obrigada e boa noite. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Quero agradecer mais uma vez as palavras da vereadora Adriana, jovem na política, muito consciente, muito sensível, é a parte da política do bem que nós consideramos importante. E, mais uma vez, eu queria pedir uma desculpa protocolar por não tocar o Hino Nacional Alemão, exatamente porque a legislação não permite, então lamento profundamente. Não seria um desrespeito, mas sim uma obrigação sob o ponto de vista legal.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Convido agora para o seu pronunciamento o Dr. Klaus-Wilhelm Lege, presidente do Instituto Cultural Brasil-Alemanha, a quem peço para utilizar a tribuna. (Palmas.)

 

O SR. KLAUS-WILHELM LEGE - Nobre deputada do estado de São Paulo Maria Lúcia Amary; nobre vereadora Adriana Ramalho; Exmo. Sr. Cônsul-geral Jens Gust; Exmo. Sr. Philipp Schiemer, presidente da Câmara Brasil-Alemanha; caros membros das associações unidas das Alianças das Instituições de Língua Alemã em São Paulo; senhoras e senhores, este é o início da imigração em grupos de pessoas de língua alemã há cerca de 200 anos. Existem associações e institutos, sociedades e hospitais, lares de idosos, escolas que foram fundadas pelos imigrantes.

Além das tarefas específicas por ocasião da sua fundação, essas instituições também têm o objetivo de formar lugares de identidade linguística para as famílias que ficaram. Através da língua alemã, a língua materna mais falada na União Europeia, deveria também ser preservado o vínculo com a pátria e, portanto, para as gerações futuras, o elo cultural dos países de imigração da Europa Ocidental, acima de tudo os costumes, respectivamente, as tradições, bem como valores e virtudes ocidentais são preservados e transmitidos nas associações e instituições fundadas pelos imigrantes no Brasil.

Esses valores e virtudes que sobreviveram até mesmo aos piores momentos do século passado mantêm e reforçam no Brasil as concepções éticas e morais da Europa Ocidental. Ética e moralidade são baseadas na razão, cuja condição é a liberdade de pensamento. O homem foi libertado de sua imaturidade pelo Iluminismo, a mentalidade da submissão foi substituída pelo espírito da crítica, as pessoas se tornaram autônomas em relação às autoridades religiosas e políticas, e os direitos humanos se tornaram universais.

No entanto, nos últimos anos, a introdução deliberada do politicamente correto aboliu o princípio fundamental do Iluminismo de que nada e ninguém deveriam estar acima das críticas. Em vez de verdades, por causa de politicamente correto existem apenas pontos de vista e perspectivas, isso porque o politicamente correto exige o respeito e a apreciação de todas as práticas religiosas, ideológicas e culturais. Qualquer crítica a outras culturas é denunciada como imperialismo eurocêntrico. Além disso, toda demanda por qualidade intelectual ou artística é descartada como elitismo.

O politicamente correto manda aceitar modos de pensamento e práticas que são irracionais, absurdas ou ridículas. São por causa de uma cultura ou religião diferente. O politicamente correto equivale também valores fundamentais do Ocidente com diversos fenômenos que aparecem no mundo sem caráter de valor, portanto, pensamentos imorais, práticas desumanas ou crenças irracionais não devem ser aceitos simplesmente porque outra cultura ou religião os impõe. O direito de praticar críticas intelectuais faz parte dos direitos humanos.

Nós, a Aliança das Instituições de Língua Alemã em São Paulo, defendemos a democracia liberal como o epítome da razão humana e continuamos a defender os direitos humanos universais. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Muito obrigado, Dr. Lege. Teremos agora a apresentação dos alunos do Colégio Benjamin Constant. Convido Gabriela Accioly Ferraz e Luiz Gustavo Pittner Marçal Barbosa. Do Colégio Humboldt, Thomás Furtado Danelon, presidente do grêmio estudantil do Colégio Humboldt, e Sebastian Myers Lindenhayn, vice-presidente do grêmio estudantil do Colégio Humboldt. E do Colégio Imperatriz Leopoldina, ainda, Maísa Alves Balsan e Renato Hage de Matos.

 

A SRA. GABRIELA ACCIOLY FERRAZ - Prezada deputada Maria Lúcia Amary, senhoras e senhores, muito boa noite. Neste ano comemora-se 195 anos de imigração alemã no Brasil, país que procurava uma força de trabalho para atuar nas lavouras cafeeiras e a ocupação do Brasil meridional, tornou-se um grande alvo dos europeus, dentre eles, os alemães, que buscavam uma oportunidade de melhoria dos seus padrões de vida.

Chegando ao Brasil, a maioria dos imigrantes ocupou o sul do país, sendo São Leopoldo a primeira colônia germânica fundada em solo brasileiro, em julho de 1824. Outros imigrantes vieram para São Paulo para trabalhar na cafeicultura ou para centros urbanos que se formavam no país. Um traço importante da imigração alemã foi criar uma comunidade muito bem estruturada, mantendo sua tradição, sua religião e sua língua.

Devemos reconhecer que a vinda de alemães para o Brasil foi imprescindível para o desenvolvimento tecnológico no país. Esse povo trouxe consigo uma cultura extremamente rica que felizmente foi preservada com o decorrer do tempo.

Então são a essas pessoas que nós, do Colégio Benjamin Constant, gostaríamos de prestar nossa homenagem e agradecer por terem contribuído tanto com o nosso país, superado todas as adversidades e influenciado positivamente a vida de todos nós. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Agora Thomás e Sebastian.

 

O SR. SEBASTIAN MIERS LINDENHAYN - Boa noite a todos e a todas. Meu nome é Sebastian Lindenhayn e este é o Thomás Danelon e fazemos parte do grêmio estudantil do Colégio Humboldt, o órgão máximo de apresentação dos alunos dentro da nossa instituição.

Primeiramente, gostaríamos de agradecer a deputada Maria Lúcia Amary pelo convite e pela oportunidade de dizer algumas palavras a vocês hoje.

 

O SR. THOMÁS DANELON - Nós estamos aqui hoje nesta sessão solene, que têm o intuito de homenagear a comunidade alemã, para abordar diversos temas. Iniciaremos falando um pouco sobre o nosso colégio que há muito tempo é referência de ensino entre as escolas de todo o Brasil, que é um propagador não apenas da língua alemã, mas sim de toda a sua cultura e de seus costumes. Como a vereadora já mencionou aqui anteriormente, a educação é uma coisa muito importante nessa relação do Brasil e Alemanha, e a gente vai falar um pouquinho sobre a educação do nosso colégio.

A educação do nosso colégio baseia-se na compreensão e no respeito e prepara os alunos para a vida em uma sociedade globalizada caracterizada pela competitividade. A mistura de línguas e culturas e a qualidade do ensino da língua alemã são os pontos fortes do nosso colégio, mas hoje nós não viemos aqui para falar principalmente sobre o Colégio Humboldt, a gente vai falar sobre um outro Humboldt, um Humboldt que através de seus estudos e suas pesquisas mudou o mundo para sempre.

 

O SR. SEBASTIAN MIERS LINDENHAYN - Viemos aqui para falar sobre Alexander von Humboldt, geógrafo, filósofo e historiador que deu nome à nossa escola. Durante este ano de 2019, o nosso colégio homenageia os 250 anos do grande explorador e naturalista alemão, abordando esse tema de diversas maneiras e com todas as faixas etárias, sendo o enfoque deste ano letivo.

Mesmo sendo muito difícil, nós tentaremos ser breves e resumir o que esse incrível explorador e naturalista fez pela humanidade. Alexander von Humboldt nasceu em Berlim e era irmão do famoso linguista e político Karl Wilhelm von Humboldt. Em fins do século XIX, deu início a memoráveis pesquisas e expedições naturalísticas, sendo considerado o fundador da moderna geografia física. Vinha de uma família rica, conseguiu através de sua herança bancar as mais diversas expedições que realizou em nome da ciência, entre elas para a Europa, América, Tibete, Himalaia e até Rússia.

A partir de todas as suas viagens, Alexander von Humboldt publicou diversas obras que revolucionaram o mundo da ciência, entre elas “Kosmos”. Foi também responsável pela descoberta de inúmeras plantas, animais e até correntes marítimas. Alexander von Humboldt era uma figura importantíssima na época e por isso tinha amigos com a mesma importância, entre eles podemos nomear Thomas Jefferson, um dos principais autores da Declaração de Independência dos Estados Unidos, e seu grande amigo Johann Wolfgang von Goethe, o maior escritor da literatura alemã e um dos líderes do movimento romântico literário alemão. Além disso, foi considerado por Charles Darwin como o maior cientista expedicionário de todos os tempos.

Por ser um dos precursores de diversas ciências, incluindo a geografia, e por ser um dos maiores exploradores e cientistas da história da humanidade, o nosso colégio tem o seu nome como forma de homenagem a seu legado e aos seus feitos.

 

O SR. THOMÁS DANELON - E como se já não bastasse isso, comemoramos os seus 250 anos de uma maneira especial: 2019 está sendo o ano de Alexander von Humboldt para o nosso colégio, uma vez que praticamente todos os alunos de todas as idades estão envolvidos em projetos relacionados ao renomado naturalista.

 O Colégio Humboldt tenta ensinar e transmitir para nós, alunos, de diversas formas a importância do legado de Alexander von Humboldt não apenas no âmbito científico, mas para a humanidade como um todo. Por isso, temos realizado os mais diversos tipos de projetos que possam demonstrar aos nossos alunos o quão significativo esse naturalista foi.

Temos realizado diversas atividades esportivas homenageando o patrono do nosso colégio, incluindo uma regata e uma competição esportiva enorme, envolvendo diversos colégios aqui da capital, do nosso estado, de todo o País e até de outros países, incluindo Argentina, Equador e Canadá.

Além disso, desenvolvemos diversas atividades pedagógicas, nossos professores das áreas biológicas e de humanas vêm abordando a vida e diversas descobertas do explorador ao longo do ano letivo na própria grade curricular de cada matéria. O tema, porém, também fez parte de alguns eventos maiores: desde o começo do ano, os alunos do 7º ano têm trabalhado em poemas e aquarelas com o tema Alexander von Humboldt.

Em outubro nós teremos a caminhada Humboldt e um concurso de carros movidos a energia solar, e teremos durante a próxima semana, entre o dia 9 de setembro e o dia 13 de setembro, uma semana especial para o Humboldt, realizando diversos projetos científico; e no sábado, dia 14 de setembro, teremos a nossa festa do Alexander von Humboldt, uma festa que comemora os 250 anos de um dos maiores gênios que já passou por esse planeta.

Por isso, gostaríamos de convidar todos aqui presentes para a nossa festa do Alexander von Humboldt no dia 14 de setembro, uma festa organizada pelo nosso colégio para celebrar o aniversário de uma das mentes mais brilhantes que já existiu e assim inspirar e transmitir valores bons para todos os alunos e todas as famílias, porque a partir do momento em que seguimos os bons exemplos do passado, nós conseguimos construir uma sociedade melhor com pessoas melhores no nosso futuro. Muito obrigado pela atenção e esperamos vocês na nossa festa. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - E agora convido à tribuna a Maísa e o Renato, por favor.

 

O SR. RENATO HAGE DE MATOS - Prezada deputada Sra. Maria Lúcia Amary, prezadas senhoras, prezados senhores, boa noite. É uma grande honra estarmos aqui hoje para ressaltar a relevância da imigração alemã em São Paulo.

 

A SRA. MAÍSA ALVES BALSAN - É inegável que a presença da comunidade alemã na nossa cidade contribuiu e ainda hoje contribui de forma significativa para o seu desenvolvimento nos mais diversos setores.

 

O SR. RENATO HAGE DE MATOS - A começar pelo comércio, os primeiros imigrantes que se destacaram por suas fábricas de chapéus, chocolates e, como não poderia deixar de ser, pelas cervejarias. Tanto a Antarctica quanto a Brahma são exemplos de cervejarias fundadas por alemães.

 

A SRA. MAÍSA ALVES BALSAN - Outro fator de grande importância que alavancou o Brasil para a modernidade foi a vinda das indústrias alemãs para o país, presença significativa no desenvolvimento socioeconômico de São Paulo. Hoje em dia, cerca de 1.200 empresas de origem alemã estão erradicadas aqui, tornando a nossa cidade o maior polo industrial alemão do mundo.

 

O SR. RENATO HAGE DE MATOS - No âmbito educacional, a comunidade alemã fundou cerca de 40 centros educativos, dentre os quais estão colégios renomados, como o Colégio Humboldt, o Colégio Visconde de Porto Seguro, o Colégio Benjamin Constant e o Colégio Imperatriz Leopoldina, o qual estamos representando nesta noite, referência de ensino e única escola com ensino da língua alemã na zona norte de São Paulo.

 

A SRA. MAÍSA ALVES BALSAN - Arquitetos e urbanistas alemães contribuíram significativamente para dar estrutura ao estado. O primeiro grande engenheiro de São Paulo foi o alemão Carl Rath, também o projeto original da Catedral da Sé em estilo neogótico foi feito por Maximilian Hehl.

 

O SR. RENATO HAGE DE MATOS - No setor de Saúde, os imigrantes alemães contribuíram com duas instituições de renome: o Hospital Santa Catarina e o Hospital Oswaldo Cruz.

 

A SRA. MAÍSA ALVES BALSAN - Algumas festas alemãs também foram incorporadas à cultura paulistana, a Maifest, a Brooklin Fest e a Oktoberfest proporcionam momentos de muita diversão, trazendo um pouco da cultura alemã através da música, da gastronomia e de danças típicas.

 

O SR. RENATO HAGE DE MATOS - Agradecemos aos imigrantes alemães e seus descendentes por toda a dedicação na construção e desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país.

 

A SRA. MAÍSA ALVES BALSAN - Nosso último agradecimento é dirigido à Sra. Prezada Deputada Maria Lúcia Amary pela possibilidade de estarmos hoje aqui celebrando o Dia da Comunidade Alemã. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Muito obrigado aos alunos e gostaria de agradecer e anunciar a presença do Dr. Christian Buelau, ele é vice-presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro.

Convido agora para o seu pronunciamento o Sr. Jens Gust, cônsul-geral adjunto da Alemanha. (Palmas.)

 

O SR. JENS GULT - Excelentíssima Deputada estadual Maria Lúcia Amary; Exma. Vereadora Adriana Ramalho; prezado Dr. Klaus-Wilhelm Lege; prezado Philipp Schiemer; prezadas senhores e senhores; queridos amigos e amigas e queridos amigos da Alemanha e do Brasil, eu queria falar tão livremente como a Exma. Vereadora, mas infelizmente o meu português ainda não permite fazer isso, por isso eu preparei um pequeno discurso, desculpem, talvez no ano que vem ainda vai ser melhor para falar livremente.

Um grande obrigado às alunas e aos alunos que acabaram de falar aqui para as suas apresentações, que foram excelentes, com muita informação sobre a história e a contribuição dos alemães aqui no Brasil, mas agora meu discurso preparado.

Muito obrigado especialmente à Exma. Deputada estadual Maria Lúcia Amary pelo simpático convite e por dar continuidade a essa bela tradição de honrar de forma tão especial a contribuição alemã para o desenvolvimento de São Paulo.

Eu transmito também um caloroso agradecimento ao Dr. Klaus-Wilhelm Lege e a todos os outros que se engajam aqui no estado de São Paulo com muita paixão pela sociedade e comunidade de origem alemã com todas as suas facetas. Com esse trabalho, vocês contribuem de forma excelente e simpática para o fortalecimento da união da comunidade alemã aqui e para a preservação de belas tradições e virtudes, transmitindo aos nossos jovens nesse país uma parte da identidade alemã e também um sentimento especial de solidariedade.

Existe um ditado alemão que diz “faça coisas boas e fale sobre elas”, e isso eu vou fazer agora. Com sorte, há muita coisa boa a ser dita sem parecer arrogante ou pretensioso sobre o papel da sociedade alemã no estado de São Paulo e em muitas outras localidades do Brasil desde o começo da imigração alemã para São Paulo, há 190 anos.

O que hoje especialmente chama a atenção aqui no estado de São Paulo é a forte presença empresarial alemã que se desenvolveu ao longo de décadas. Hoje, mais de 800 empresas alemãs atuam no estado de São Paulo e geram bons empregos e boas rendas para dezenas de milhares de brasileiras e de brasileiros, mas eu vou deixar a parte econômica para Philipp Schiemer, nosso presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, que logo vai falar.

A segunda coisa que chama a atenção quando focamos a presença e as atividades da comunidade alemã em São Paulo são os setores da Cultura e Educação, a vereadora já falou um pouco sobre isso. Acredito que temos razão em nos orgulhar das escolas que lecionam o alemão do estado de São Paulo, o Colégio Humboldt, o Colégio Porto Seguro, como suas três unidades, e naturalmente também o Colégio Benjamin Constant.

Nelas, milhares de alunos predominantemente meninas e meninos brasileiros recebem uma excelente formação e, ao mesmo, tempo têm a oportunidade de aprender, além do português, é claro, também o alemão e outras línguas estrangeiras. Dessa forma, os jovens são preparados com excelência para a sua futura formação profissional técnica, universitária e ao mesmo tempo ainda contribuem para as estreitas relações entre a Alemanha e o Brasil, e nós achamos que isso é maravilhoso e vantajoso para todos os envolvidos.

Estamos também muito satisfeitos que coisas boas também tenham sido desenvolvidas na cooperação entre as nossas universidades e outras instituições da ciência e da pesquisa. Muitos jovens brasileiros e brasileiras aqui em São Paulo, por exemplo, financiados pelo serviço alemão de intercâmbio acadêmico, aproveitam a oportunidade e estudam na Alemanha. E com o Centro Alemão de Ciência e Inovação aqui em São Paulo, temos uma instituição maravilhosa que apoia ativamente a nossa cooperação no campo das universidades e pesquisa.

E tem mais uma instituição alemã muito importante, em nossa opinião, em São Paulo, que é o Instituto Goethe, que, entre outras coisas boas, oferece excelentes cursos de alemão para todos os níveis. Esse ponto de aprender alemão, nós, como consulado, mas também pessoalmente, achamos muito importante. A experiência mostra que quem sabe alemão, ou também alemão, pode alcançar mais na vida. Ele ou ela, por exemplo, terá mais facilidade em trabalhar em uma empresa alemã ou em estudar ou trabalhar na Alemanha, o que, aliás, deverá ficar ainda mais fácil em breve.

Por isso, gostaria de encorajar todos vocês que têm raízes alemãs a transmitir os seus conhecimentos de alemão também aos jovens, aos filhos e netos, ou despertar o interesse deles pela aprendizagem do alemão.

E para finalizar, quero fazer um pequeno anúncio. Não vou falar sobre o Oktoberfest, também um pouco mais tarde. Também neste ano, nós vamos organizar novamente e com todas as instituições alemãs aqui em São Paulo as Jornadas Alemãs. A data vai ser provavelmente entre 28 de setembro até 5 de outubro, e as Jornadas Alemãs são muito boas para promover a Alemanha e a cooperação Brasil-Alemanha em diversas áreas. O programa das jornadas será publicado online em breve e todos vocês estão convidados desde já.

Por último, quero dizer, mais uma vez, muito obrigado Exma. Deputada Maria Lúcia Amary por este pelo gesto e pela hospitalidade da Assembleia. Eu desejo a todos nós, como a comunidade alemã, e a todos os nossos parceiros brasileiros tudo de bom e que sigamos tendo sucesso, seja na economia, na cultura ou em outros âmbitos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Para abrilhantar esta sessão solene, teremos agora uma apresentação musical da Big Band do Colégio Porto Seguro sob a regência do maestro José Luiz Ribalta e solo vocal de Talita Miranda.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Muito obrigado. Depois da tocante apresentação do coral dos alunos do Cmolégio Benjamin Constant, convido à tribuna para o seu pronunciamento o Sr. Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e presidente da Câmara Brasil-Alemanha. (Palmas.)

 

 O SR. PHILIPP SCHIEMER - Maria Lúcia, prezadas autoridades, prezadas senhoras e senhores, prezados estudantes. Muito legal que muitos de vocês vieram para cá.

Boa noite a todos! “Gute Nacht!” Meu nome é Philipp Schiemer, sou presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e também, nas minhas horas vagas, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

Prezada deputada Maria Lúcia, parabéns pela organização. Organização perfeita, alemã. Eu, como alemão, cheguei um pouco antes do início, mas já estava tudo lotado e começou na hora. Difícil, difícil e também eu acho que é um grande sucesso, Casa cheia, eu acho que estamos dando o exemplo para os deputados, sempre cheio assim, não é? (Palmas.)

É um grande prazer estar aqui hoje e ter a oportunidade de falar com todos vocês aqui sobre o meu país. Vocês já devem ter percebido por causa do meu sotaque que é a Alemanha, não é? A gente finge que não tem, mas tem. E, logicamente, também um pouco sobre a relação entre os dois países, Brasil e Alemanha.

Então, prepararei uma apresentação especial para falar um pouco sobre a Alemanha e as possibilidades que a Alemanha hoje oferece, principalmente para a geração jovem, para os estudantes do Brasil, para o futuro.

 Mas, antes disso, eu gostaria de fazer uma pergunta à plateia: Eu falei há pouco que eu sou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, quem aqui sabe exatamente o que esta Câmara de Comércio faz? Posso ver? Tem umas pessoas... muito bom, muito bom! Mas, o.k., tem potencial, então, mas não se preocupem, eu vou explicar um pouquinho.

Então, a Câmara Brasil-Alemanha representa oficialmente a economia alemã aqui no Brasil e ela faz isso há 103 anos. Com isso, a Câmara aqui de São Paulo é uma das mais antigas do mundo e até hoje a segunda maior do mundo, só perde para Xangai. Então, isso já mostra a importância e a história que a comunidade empresarial tem aqui no Brasil.

Temos muitas empresas grandes aqui no País e, principalmente no estado: temos a Bosch; a Siemens; a Volkswagen; a Faber-Castell; a Nivea; a Basf; a Bayer; a Mercedes-Benz, logicamente, e muitas outras.

Temos essas grandes empresas que são mais conhecidas, as multinacionais que estão aqui faz muitos anos, mas também temos muitas empresas pequenas, médias, que também estão aqui faz muitos anos. A Siemens, por exemplo, está aqui há mais de 100 anos e nós, da Mercedes-Benz, há mais de 60 anos.

E para nós, quando nós somos chamados multinacionais, os seus empregados ficam bravos porque nós nos consideramos brasileiros, porque quem está aqui faz duas, três, quatro gerações, eu acho que tem um certo direito de se chamar brasileiro, não é? E temos inúmeros, milhares de funcionários que estão trabalhando na primeira, segunda, terceira geração nessas empresas e eles têm muito orgulho de vestir a camisa das nossas empresas e nós temos muito orgulho de ter a esses brasileiros, alemães-brasileiros, trabalhando conosco aqui.

Mas, fora as grandes empresas que têm estruturas mais bem elaboradas, evoluídas, têm muitas pequenas e médias empresas que também querem trabalhar aqui. E a Câmara realmente entra e apoia essas empresas por meio de bens; estudos de mercados; publicações e muitas outras atividades, ela ajuda essas empresas a encontrar parceiros de negócios e, assim, fomentar o negócio entre os dois países. E assim, também, logicamente, fortalecer ainda mais a relação entre o Brasil e Alemanha. É como se fôssemos uma ponte que une os dois países no âmbito comercial e econômico.

Hoje, e o cônsul já falou isso, temos mais de 800 empresas associadas que representam mais ou menos 10% do PIB Nacional Industrial do Brasil e nós temos mais ou menos 250 mil empregados diretos, sem contar os empregados indiretos, isso são números significativos e significantes.

 Nós também estamos bem orgulhosos que nos últimos anos estamos focando muito forte em inovação, em trazer novas tecnologias aqui para o Brasil, não só as tecnologias tradicionais. E estamos trabalhando muito forte em fomentar uma cultura de “startups” aqui também no estado de São Paulo, ajudando a encontrar e trazer esses “startups” em contato com as empresas alemãs aqui, para gerarmos negócios. Isso tem sido um trabalho muito gratificante e muito bom e oferece muitas chances para ambos os lados.

Com tantas empresas aqui na região, já foi mencionado, podemos afirmar - e é verdade - que São Paulo, sem dúvidas, a cidade de São Paulo é a cidade com o maior número de empresas alemãs. Não fora da Alemanha, como muita gente fala, da Alemanha, não existe uma cidade na Alemanha que junta tantas empresas alemãs como a cidade de São Paulo faz. Isso também é... Poucas pessoas sabem disso.

Então, São Paulo, sem dúvida, é o maior polo industrial alemão fora da Alemanha também. E, com essa influência forte alemã aqui na cidade, realmente nós como alemães não sentimos muita falta do nosso lar, porque realmente tem muita Alemanha aqui. Muitas vezes, a gente fala que uma mistura entre Brasil e Alemanha é uma mistura perfeita, não é? A disciplina do alemão e a criatividade do brasileiro, as duas coisas em conjunto conseguem produzir coisas muito positivas.

 Mas Alemanha não é só trabalho. Muita gente pensa que alemão é só trabalhar, mas não é verdade. E nós presenciamos isso agora: a Alemanha é também muita alegria e muita música, é muita confraternização e diversão e, por isso também, como Câmara, nós estamos apoiando faz três anos, em trazer a maior festa popular alemã aqui para a cidade. Então agora também temos a “São Paulo Oktoberfest”.

Sempre se falava sobre a “Oktoberfest” em Blumenau, Santa Cruz do Sul, essas cidades todas. Mas, eu acho que São Paulo merece com tanta história e tanta comunidade alemã também ter uma “Oktoberfest”. E esta terceira edição já vamos contar, ou estamos tentando alcançar 100 mil visitantes. Então, vamos dar uma olhada como isso vai ser.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PHILIPP SCHIEMER - Tenho certeza que muitos de vocês ficaram talvez na dúvida se algumas das imagens realmente eram aqui no Brasil, em São Paulo, é verdade. E seria ótimo se mais pessoas aqui participassem dessa festa, porque é um trabalho forte, mas eu acho que vale realmente muito a pena para destacar a cultura e deixar cada vez mais raízes alemãs aqui em São Paulo.

Agora que já falamos sobre alguns aspectos interessantes da cultura alemã aqui no Brasil, vamos falar um pouco mais sobre a Alemanha e as chances que a Alemanha pode dar, principalmente, para os jovens. Então, a primeira coisa que eu acho que é muito importante - e o cônsul já falou sobre isso -, se as pessoas querem ter uma chance nas empresas alemãs, mais chances, é muito importante aprender a língua.

O alemão é um pouco bairrista, a gente tem que admitir isso, então falar a língua traz vantagens. E nós temos que falar que aqui em São Paulo, principalmente, nós temos escolas muito boas realmente, presenciamos hoje algumas delas. E têm várias possibilidades de estudar o alemão, isso é um ponto muito importante se um jovem quer fazer carreira em uma empresa alemã, sem dúvida é importante. E muito feliz que tem tantas escolas boas aqui em São Paulo, porque realmente elas trazem a educação alemã de uma maneira muito positiva.

Quando as escolas terminam, normalmente quando o ensino médio no Brasil acaba, o estudante nestas escolas tem a possibilidade de optar em fazer o “Abitur”, que é formação final alemã, que dá direito a entrar em uma universidade na Alemanha ou também entrar no  curso “Dual”, onde se faz uma formação em que se mistura a teoria com a prática. Isto é a típica formação alemã, que na verdade, talvez seja o fundamento do sucesso da economia da Alemanha, mundialmente. Não só das grandes empresas, principalmente das pequenas e médias empresas, porque assim se fomenta especialistas, técnicos que produzem uma qualidade: a qualidade alemã, de uma maneira, eu diria, incomparável.

E nós, as empresas - eu acho que também muitas empresas brasileiras -, cada vez mais procuram pessoas que têm não só uma formação teórica, mas que já tenham na formação deles a formação prática dentro das empresas. Porque isso dá para esses jovens um acesso muito mais rápido na vida profissional, isso é um investimento muito, muito importante para as empresas.

Posso falar da nossa empresa, da Mercedes-Benz: mundialmente, se você olha para os altos cargos dos executivos, muitos executivos nasceram não da formação só da universidade, mas principalmente da formação “Dual”, que conheceram a empresa na idade desde pequeno, conheceram todos os detalhes da empresa e isso traz uma vantagem competitiva muito grande para as empresas.

Então, as escolas alemãs oferecem esse sistema aqui. Hoje, a Câmara de Comércio também apoia essa formação que, nós temos que admitir, isso ainda precisa de um certo convencimento nas empresas aqui de adaptar, mas cada vez mais nós temos exemplos positivos. E eu tenho certeza que isso é um ponto importante que a Alemanha pode oferecer aos jovens brasileiros.

Logicamente, a formação com o alemão como base pode ser feita não só aqui no Brasil, também tem muitas oportunidades hoje na Alemanha. A Alemanha hoje procura estudantes, procura uma mão de obra qualificada, e com isso, pessoas jovens que fazem esse tipo de estudo no Brasil, têm grandes possibilidades também de conseguir emprego na Alemanha.

Hoje nós temos 127 mil estudantes estrangeiros que frequentam os cursos de graduação e pós-graduação nas universidades alemãs, isto é uma quantidade enorme. E sabemos que muitos estudantes das escolas brasileiras vão para as universidades na Alemanha, temos algumas como “Darmstadt”, “Karlsruhe”, “Mannheim” que são realmente polos de brasileiros lá, entre vários outros também. Na Suíça, Zurique tem muitos estudantes brasileiros que depois vão para lá e realmente conseguem uma formação espetacular.

Também, fora disso, o sistema acadêmico da Alemanha, como o cônsul falou, já ajudou 1,9 milhões de estudantes a frequentar uma formação na Alemanha. Então, existem vários tipos de bolsas de estudos que a Alemanha oferece, que as universidades oferecem e que os estudantes brasileiros, depois de terem feito a formação aqui nas escolas, podem aproveitar e estudar na Alemanha.

Como destaque principal, gostaria de mencionar aqui, tem uma “Bolsa Chanceler Alemã” que se chama “Bolsa Chanceler para Futuros Líderes do Brasil”, é um exemplo de um programa muito bem-sucedido: durante a faculdade, ou até dois anos depois de o estudante ter se formado, ele pode se candidatar para desenvolver um projeto na Alemanha que incentive a solução de um problema por meio do conhecimento disponível em ambos os países. E, o que é demais, ao final, o estudante está sendo exibido pela chanceler Angela Merkel e novamente está sendo homenageado por isso. É um programa onde o Brasil tem um destaque muito forte, e não são todos os países que têm essa possibilidade, e o Brasil é um dos poucos países que têm essa possibilidade a oferecer para os seus estudantes.

Então, eu acho, para sumarizar, eu queria falar que o universo Brasil-Alemanha é muito rico nas possibilidades. Não falei nada sobre a cultura, porque isso não é minha especialidade, mas também na economia engloba realmente tecnologias modernas, “startups”, empresas inovadoras, muitas oportunidades de desenvolvimento profissional, bolsas de estudo e muito mais.

Aproveitem! Só posso falar isso para os estudantes, o ambiente que vocês estão é uma chance, eu acho muito boa, e traz para vocês perspectivas excelentes no futuro. Eu trouxe mais um vídeo para, antes de encerrar, para dar mais um gostinho do que isso pode ser.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PHILIPP SCHIEMER - Bom, para resumir, gostaria de parabenizar mais uma vez a deputada pela iniciativa, gostaria de agradecer a todos vocês pela atenção.

E queria fechar com a convicção que a parceria Brasil-Alemanha, que já produziu muitos resultados no passado, eu acho que ela vai continuar sendo uma ferramenta muito importante também para o desenvolvimento do país, porque eu acho que em conjunto nós podemos trazer mais tecnologia aqui para o país, mais sustentabilidade, discussões com mais tolerância, com uma ética, com valores claros. E eu acho que isso é positivo para ambos os lados, nesse sentido.

Muito obrigado e boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Muito obrigado, presidente. Teremos agora mais uma apresentação musical da Big Band do colégio Porto Seguro sob a regência do maestro José Luiz Ribalta e também o solo vocal de Talita Miranda.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Nosso muito obrigado ao maestro José Luiz de Ribalta também à Talita Miranda e todos os alunos do Colégio Porto Seguro.

Neste momento, convido para a entrega de quadros com pinturas da Imperatriz Leopoldine e seu pai, imperador Franz II, por Michel Peuser. “Kaiserin Leopoldine”, o Colégio Johan Gauss.

 

O SR. MICHEL PEUSER - Excelentíssima Sra. Deputada Estadual Maria Lúcia Amary; excelentíssimos e ilustres autoridades aqui presentes e queridos participantes desta solenidade festiva, hoje é uma data muito especial, que muitos não sabem, é uma data histórica que aconteceu há 197 anos. O príncipe regente Dom Pedro viajou em agosto de 1822 do Rio de Janeiro à São Paulo para apaziguar a política.

No dia 13 de agosto de 1822, entrega, antes de partir, todos os poderes constitucionais à Dona Leopoldina, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e princesa regente interina do Brasil com poderes legais para governar o País durante a sua ausência.

Os brasileiros já estavam cientes de que Portugal pretendia chamar Dom Pedro de volta, rebaixando o Brasil ao estatuto de simples colônia em vez de um reino unido ao de Portugal. Havia temores de que uma guerra civil separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil.

A princesa regente, tendo recebido a notícia de que Portugal estava preparando uma ação contra o Brasil, sem tempo para aguardar o retorno de Dom Pedro e aconselhada por José Bonifácio de Andrada e Silva, usando os seus atributos de chefe interina do governo, reuniu-se na manhã de 2 de setembro - então hoje, não é? -  de 1822 com o Conselho de Estado e assinou o decreto da Independência do Brasil. Declarando, assim, o Brasil separado de Portugal.

Quem foi a Dona Leopoldina, detentora do título de “Matriarca da Independência do Brasil”?

 Leopoldina nasceu no domingo de 22 de janeiro de 1797, na corte de Viena, como arquiduquesa. Filha do imperador do Sacro Império Romano da Nação Germânica, Francisco II, da Casa de Habsburgo-Lorena. Em homenagem ao seu pai, o compositor musical, Joseph Haydn, compôs a melodia atual do Hino Nacional da Alemanha.

Nos últimos 500 anos nesse império de 1006 anos, os imperadores foram coroados em Frankfurt, o “Heimstatt” foi em Rheinsberg e a sede do governo imperial germânica, foi em Viena. O chanceler do império, Metternich, foi o senhor todo-poderoso (Inintelígivel.) das crianças de Habsburgo em idade de se casar. Metternich, após ter arranjado o casamento da irmã da Leopoldina, Maria Luísa, com Napoleão, brincava com a ideia de que pela primeira vez na história, uma princesa europeia poderia ser enviada ao Novo Mundo, ou seja, à América. Sua escolha recaiu sobre a inocente Leopoldina para casar-se com o escolhido Dom Pedro da Casa de Bragança.

O auge da festividade da chegada da princesa Leopoldina ao Brasil foi em 15 de novembro de 1817, seu dia onomástico, quando Dom João VI declara em sua homenagem feriado nacional.

Depois da independência do Brasil, Dona Leopoldina foi coroada imperatriz do Brasil e acompanhava o seu marido, imperador Dom Pedro I, em muitas apresentações. É ela que desenvolve um programa intensivo de imigração: dezenas de milhares de camponeses, artesãos, cientistas e soldados vieram da Alemanha, Áustria e Suíça seguindo o chamado da imperatriz. Hoje, os descendentes desses imigrantes vindos por décadas de crise e de guerra da Europa perfazem mais de três milhões de brasileiros de origem de língua alemã. Dona Leopoldina costumava receber os imigrantes pessoalmente no porto e se fazia de intérprete.

Hoje, por exemplo, a cidade de São Paulo é chamada de maior cidade da indústria alemã, da Áustria e da Suíça. Mesmo se somássemos os trabalhadores destas indústrias não haverá certamente nem uma cidade nesses três países, que conseguiria em suas indústrias reunir tantos trabalhadores.

O casamento de Dona Leopoldina com Dom Pedro foi idealizado na bandeira nacional, na qual se uniram o verde da casa real de Bragança e o amarelo da casa imperial Habsburgo-Lorena.

Para manter viva a nossa história, temos a honra de manter uma tradição de muitos anos e entregar neste dia festivo dois quadros: um da imperatriz Leopoldina e um do pai da Leopoldina, imperador Francisco II, para instituições brasileiras ligadas com a Alemanha, a Áustria ou a Suíça, sendo que sempre quem recebe o quadro da imperatriz Leopoldina receberá no ano posterior o quadro do imperador Francisco II.

Tenho a honra de entregar hoje o quadro da imperatriz Leopoldina para o representante do Colégio Johann Gauss. Por favor. (Palmas.)

 

***

 

- É entregue a homenagem.

 

***

 

O SR. MICHEL PEUSER - E o quadro do imperador Francisco II para o representante do Colégio Koelle - Rio Claro, o Sr. Gunar Wilhelm Koelle. Por favor. (Palmas.)

 

***

 

- É entregue a homenagem.

 

***

 

O SR. MICHEL PEUSER - Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Convido agora os alunos do Colégio Benjamin Constant para apresentação de dança folclórica alemã.

O curso extracurricular de danças folclóricas alemãs do Colégio Benjamin Constant é gratuito, oferecido aos alunos do Ensino Fundamental desde 1999. Ao todo, são 100 alunos divididos em cinco turmas que participam desse curso, representados hoje pelos alunos das turmas do 3º e 4º anos.

As danças folclóricas de modo geral são danças circulares, mas hoje serão apresentadas danças de forma um pouco mais estática e em meia lua. A primeira dança se chama “Das lied über mich”, que é uma dança de uma corrente folclórica mais moderna, cujo significado é “A música sobre mim”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - A segunda dança, “Bananaphon”, coreografada em cima de uma popular e alegre canção infantil.

 

* * *

 

- É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - E a próxima dança se chama “Fliegerlied”, muito apreciada não só por crianças, mas também por adultos, sendo comumente tocada em festas alemãs.

 

* * *

 

- É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Nosso muito obrigado à belíssima apresentação festiva, alegre dos alunos e alunas do Colégio Benjamin Constant, com apresentação da dança folclórica alemã.

Agora para o encerramento desta sessão solene, as palavras da deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Foi um privilégio presidir esta sessão solene, posso dizer para todos os senhores e senhoras que dos meus cinco mandatos foi a festa mais bonita, a sessão solene mais bonita que eu tive o privilégio de presidir. (Palmas.)

Quero agradecer muito a todos que participaram, que organizaram, que ajudaram, a vereadora, todas as autoridades aqui presentes. Dizer que foi uma festa que encantou o coração de todos nós pela simplicidade e mostra a comunidade alemã como ela é. Uma comunidade disciplinada, pontual, mas tem uma sensibilidade também muito grande e nos ensina a todos nós brasileiros alguns princípios muito importantes da ética, da condução, da preocupação com a educação. Então, é uma comunidade que dá exemplo no mundo de todas as qualidades que a comunidade alemã dispõe e passa isso para os nossos jovens, para as nossas crianças que são o futuro de amanhã.

Então, eu queria muito agradecer cada um, não vou nominá-los por conta do horário, mas agradecer muito.

Esgotado objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar,  às crianças, aos jovens que nos agraciaram com momentos inesquecíveis, maravilhosos e mostram como a educação e a cultura fazem toda a diferença no futuro de todos eles e também àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convidamos a todos para um coquetel agora no Salão dos Espelhos e está encerrada a sessão.

Muito obrigada e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - A todos e a todas, nosso muito obrigado, uma boa noite e até a próxima oportunidade.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 01 minuto.     

 

* * *