http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

16 DE SETEMBRO DE 2019

33ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A ENTIDADES QUE PRESTAM SERVIÇOS RELEVANTES ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E OUTROS

 

Presidência: DIRCEU DALBEN e ADALBERTO FREITAS

 

RESUMO

 

1 - DIRCEU DALBEN

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CORREA NETO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE DIRCEU DALBEN

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Homenagem a entidades que prestam serviços relevantes às pessoas com necessidades especiais e outros". Cumprimenta as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", seguido da canção "Amigos para sempre".

 

4 - ADALBERTO FREITAS

Deputado estadual, cumprimenta o deputado Dirceu Dalben, os integrantes da Mesa e todos os presentes. Considera importante o trabalho realizado pelas entidades aqui presentes. Demonstra orgulho em ter no seu gabinete o primeiro chefe de gabinete cadeirante do País. Cita evento, realizado pelo seu mandato, para discutir a questão dos surdos. Menciona a realização de um curso de libras. Discorre sobre projeto de lei, de sua autoria, para que haja, em todo órgão público, um tradutor de libras. Coloca-se à disposição dos presentes.

 

5 - ORLANDO EDUARDO GERALDI

Juiz coronel do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta o deputado Dirceu Dalben, o deputado Adalberto Freitas, todos os presentes e demais autoridades. Considera esta homenagem um reconhecimento às pessoas que prestam bons serviços à sociedade e às pessoas que necessitam de apoio, ajuda e colaboração. Informa que nesta solenidade representa a Justiça Militar, muito próxima da Polícia Militar, que presta serviço à população 24 horas por dia, ajudando o próximo, sem saber quem é. Ressalta que os participantes e dirigentes de entidades são porta-vozes das pessoas com necessidades, já que estes nem sempre podem se manifestar. Enfatiza que todo homem público tem a obrigação de servir o próximo. Parabeniza o deputado Dirceu Dalben e os dirigentes das entidades homenageadas. Coloca a Justiça Militar e a Polícia Militar à disposição de todos.

 

6 – EDUARDO LIMA

Vereador de Sumaré, agradece o convite para participar desta solenidade. Destaca o excelente trabalho, realizado pelo deputado Dirceu Dalben, para a cidade de Sumaré. Cumprimenta as autoridades, as entidades e o público presente. Ressalta que as entidades homenageadas fazem o bem sem olhar a quem. Parabeniza as instituições presentes, a quem agradece pelo trabalho realizado em prol do estado de São Paulo.

 

7 - EDIVALDO ARAÚJO

Vereador de Hortolândia, saúda o deputado Dirceu Dalben pelo trabalho, bem como pela iniciativa desta solenidade. Cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza as entidades homenageadas, destacando a seriedade e a beleza do trabalho por elas realizado.

 

8 - EDVALDO CABELO

Vereador de Campinas, cumprimenta as autoridades presentes. Faz menção ao apóstolo São Paulo, que escreve sobre as pessoas movidas pela fé, pela esperança e o amor. Afirma que tanto a fé como a esperança passarão, só o amor não. Opina que o amor supera coisas que a própria medicina não cura. Elogia a preocupação desta Casa com as instituições filantrópicas, e com as crianças, que, adita, são o futuro do Brasil. Tece elogios aos representantes das entidades homenageadas, chamando-os de anjos em forma de pessoas.

 

9 – PRESIDENTE DIRCEU DALBEN

Afirma que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita as pessoas escolhidas.

 

10 - JELRES RODRIGUES DE FREITAS

Coordenador especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Sumaré, cumprimenta autoridades, entidades e o público participante. Faz breve relato histórico das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, defendendo-as como sujeitos de direitos, seres humanos com sentimentos, anseios, perspectivas, sonhos, e famílias que as amam. Cita pessoas com deficiência que se destacaram na sociedade como Beethoven, a ex-deputada e atual secretária de Estado Célia Leão, senadora Mara Gabrilli, entre outros. Tece elogios ao deputado Dirceu Dalben pelo apoio às pessoas com deficiência. 

 

11 - PRESIDENTE DIRCEU DALBEN

Destaca a luta de Jelres Rodrigues de Freitas contra a atrofia muscular espinhal - AME, há muitos anos. Comemora a vitória dele, ao conseguir que o SUS, a partir de outubro, disponibilize o tratamento para esta doença, gratuitamente. Lembra que o mesmo nunca mediu esforços, procurando as autoridades em todo o País para conseguir esta liberação. Esclarece que os laboratórios somente irão receber pelo tratamento caso o mesmo seja eficaz. Parabeniza Jelres pela sua luta.

 

12 - JOSÉ FRANCISCO VIDOTTO

Chefe de gabinete do deputado Adalberto Freitas, saúda as autoridades presentes. Chama a atenção para o fato de que a maioria das entidades presentes seja formada por pessoas sem deficiências. Avalia que a situação das pessoas com deficiência continua difícil. Lamenta que as leis criadas não sejam cumpridas. Ressalta que é necessário igualdade de condições.

 

13 - CORREA NETO

Mestre de cerimônias, faz leitura de breve histórico e homenageia diversas entidades com entrega de placa comemorativa a seus presidentes e demais membros da diretoria.

 

14 - ADALBERTO FREITAS

Assume a Presidência.

 

15 - DIRCEU DALBEN

Assume a Presidência.

 

16 - ADALBERTO FREITAS

Assume a Presidência.

 

17 - DIRCEU DALBEN

Assume a Presidência.

 

18 - PRESIDENTE DIRCEU DALBEN

Ressalta sua emoção ao reconhecer o trabalho e a atenção que as entidades têm prestado ao Estado de São Paulo. Agradece a participação do público, dos homenageados, das entidades e do deputado Adalberto Freitas.

 

19 - ADALBERTO FREITAS

Deputado estadual, agradece a presença de todos. Afirma que a família Dalben é do bem.

 

20 - PRESIDENTE DIRCEU DALBEN

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Dirceu Dalben.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene, realizada conforme o disposto do Art. 98, inciso IV, do Regimento Interno desta Casa de Leis, tem a finalidade de homenagear entidades que prestam serviços relevantes às pessoas com deficiência e outros.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitido ao vivo pela Rede Alesp e será retransmitida no sábado, dia 21 de setembro, às 21 horas, pela NET, canal 7; TV Vivo, canal 9; TV Digital, canal 61.2.

Registramos e agradecemos a presença neste plenário dos representantes das instituições: Sr. Rodrigo Diogo, da Apae de Tanabi; Natalia Francielle Santana Cordeiro, representante Resgatar; Associação Pestalozzi de Sumaré, na pessoa da Sra. Maria Rosa Belinati Bortolotti; Vera Lucia Coltro, do Instituto Bem Querer; Apadano - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa, na pessoa do Daniel Carlos Tavares; Ivany Estrela Domingues e Aparecida Pereira, representantes da Apae de Votuporanga; do Centro de Apoio ao Deficiente Físico, o presidente Paulo Novaes e a Dona Maria Rodrigues de Novaes, que é uma das fundadoras ; Ana Lúcia Longo de Abreu, Camila Ribeiro Saturno, Mislene Fagundes Jacó, do Hospital Dr. Bezerra de Menezes, São José do Rio Preto; Karen Mantovani, da Afapab; Claudio Castellani, superintendente da Casa da Criança Paralítica; Maria Stela Cavallaro, da Associação Assistencial Montemorense; o Tiago, a Márcia e a Débora, que representam a Apae de Paulínia.

Agora dando início propriamente à sessão, nós convidamos para compor a Mesa e presidir esta sessão solene, nosso digníssimo deputado estadual Dirceu Dalben. Ainda na composição da Mesa, juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi, que é vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, representando o presidente Paulo Prazak; tenente-coronel Rogério Caramit Gomes, representando o coronel Marcelo Vieira Salles, que é comandante-geral da nossa gloriosa Polícia Militar; Dr. Jelres Rodrigues de Freitas, coordenador especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Sumaré.

Convidamos também, da nossa Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Adalberto Freitas; vereador da egrégia Câmara Municipal de Campinas, Edvaldo Cabelo; vereador da Câmara de Hortolândia, Edivaldo Araújo; vereador da Câmara de Sumaré, Dudu Lima. Sinta-se como extensão desta Mesa, o Sr. Carlos Roberto Achilles, prefeito de Américo de Campos, região noroeste do estado de São Paulo.

Sinta-se extensão da Mesa, Júnior Rodrigues, representando o vereador Sandro Bussola, Câmara de Bauru; vereadora Mida Pereira, representando o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini; Sr. Aparecido Fernandes, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré; Adelício Paranhos, secretário de Segurança Pública de Monte Mor, representado também o prefeito Thiago Assis, lá de Monte Mor; Carlos Barijan, secretário de Meio Ambiente de Sumaré; Filipe Brandão, diretor de Inclusão Social de Hortolândia; Fabiano Cavalcante, representando a Secretaria de Governo da Prefeitura de Hortolândia; e Sr. Marcos de Paula, ex-vereador da egrégia Câmara de Sumaré.

Dando sequência nesta solenidade e se porventura este cerimonial deixou de citar alguma autoridade, que o faça dirigindo-se até a mesa no transcorrer da sessão, assim faremos. Nesse momento passamos a palavra ao presidente desta sessão solene, deputado Dirceu Dalben.

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Muito boa noite a todos, a todas. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Quero aqui cumprimentar a todos, senhoras, senhores, que aqui estão presentes para esta sessão solene.

Sempre agradecendo a Deus em primeiro lugar pela vida, pela saúde, e permitir a nós todos estarmos aqui. Quero aqui saudar a Assembleia Legislativa, a todos os deputados e deputadas na pessoa do deputado Adalberto Freitas, que muito me honra e honra esta Casa com a sua presença aqui na Mesa, participando desta sessão solene.

Dando continuidade a essa sessão, ela foi convocada pelo presidente efetivo da Casa, deputado Cauê Macris, que neste momento está como governador do estado de São Paulo, assumindo o Governo do Estado, mas continua sendo o presidente desta Casa, e atendendo à solicitação deste deputado com a finalidade de homenagear entidades que prestam serviços relevantes às pessoas com deficiência.

Gostaria novamente de agradecer a Deus pela vida e pela saúde e também agradecer a todos que estão presentes nesta sessão. Pessoas que vieram de localidades mais próximas, localidades mais distantes, viajaram alguns quilômetros. Outros pernoitaram, vão ficar aqui esta noite, vão voltar amanhã.

Meus agradecimentos por vocês aceitarem o convite e estarem aqui hoje participando desta sessão solene. (Palmas.) O objetivo é prestar homenagem a entidades que executam relevantes serviços às pessoas que necessitam de cuidados especiais. Todas as entidades presentes são merecedoras da nossa admiração e respeito, e foram escolhidas dentre outras que também prestam serviços da mesma natureza e às quais estendo essa homenagem por um simples gesto de gratidão.

Convido a todos os presentes, mas, antes disso, quero fazer também alguns agradecimentos. Quero agradecer à composição da Mesa. Peço ao Cerimonial que me assessore aqui. Começando à minha direita com o nosso deputado estadual Adalberto Freitas; à minha esquerda, o juiz da Polícia Militar, o coronel Orlando Eduardo, vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, representando aqui o presidente Paulo Prazak.  Quero saudar o tenente-coronel Caramit Gomes, representando o coronel Vieira Salles, comandante-geral da Polícia Militar do estado. Saudando o vereador, colega de mandato que fui em Sumaré, Dudú Lima, vereador de Sumaré; saudar o vereador Edivaldo Araújo, de Hortolândia; o Edvaldo Cabelo, vereador de Campinas. Em nome deles, saudando toda a Mesa, juntamente na pessoa do Dr. Jelres Rodrigues de Freitas, que é representante de Sumaré, da Secretaria de Inclusão Social.

Neste momento, convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Dando sequência à nossa sessão solene, esta Presidência agradece a nossa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sempre abrilhantando os nossos eventos. Sei que tem outros compromissos, mas me parece que vocês vão nos abrilhantar ainda com mais uma participação. Gostaria que vocês ficassem à vontade para dar sequência.

 

* * *

 

- É executada a canção “Amigos para Sempre”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Esta Casa, esta Presidência, esta Mesa agradecem mais uma vez a nossa grandiosa Banda Militar do Estado de São Paulo. Essa música tocada é uma homenagem a vocês, a todas as entidades: “Amigos para sempre.” É esse o sentimento que temos, de gratidão a todos vocês. (Palmas.)

Registramos e agradecemos a todas as entidades representadas neste plenário. A nossa gratidão pelo trabalho, pela atenção que vocês prestam à nossa sociedade. Neste momento, quero passar a palavra às autoridades, a algumas personalidades que estão presentes, começando com o meu colega, amigo parlamentar, deputado Adalberto Freitas. (Palmas.)

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Boa noite a todos. Cumprimento a Mesa e, na Presidência, o meu amigo Dirceu Dalben, que, quando nos convidou, fiquei muito comovido com o convite. Por isso estou aqui e todas as vezes em que for chamado estarei presente. Em nome dele, cumprimento a todos os integrantes da Mesa, pessoas que vieram de longe. Para vocês verem a respeitabilidade que esse homem tem, tem gente que veio de longe, que vai dormir aqui na cidade por conta desse convite.

Vou ser breve, porque os outros vão falar também. Quero cumprimentar a todos que estão aqui, na galeria também, e o pessoal que está nos assistindo de casa. E falar que é muito importante esse trabalho que está sendo feito, essa reunião, esse evento de hoje. Estamos com outros eventos na Casa e estamos vendo que realmente há a necessidade de a gente se dedicar cada vez mais a essas questões, a essas entidades que estão sendo homenageadas hoje, que prestam serviços a pessoas com deficiência, os PCDs.

Eu tenho orgulho de ter em meu gabinete - e está aqui presente - o Dr. Vidotto, meu chefe de gabinete. Ele é cadeirante. Eu digo a vocês: é o primeiro chefe de gabinete cadeirante do Brasil inteiro. Fiz questão, já o conheço há mais de 20 anos. Trabalhador, uma pessoa honesta, com o caráter ilibado e que tem prestado um serviço que poucas pessoas fazem. Ele está aqui, fez questão de estar aqui. Ele me impulsiona a, cada vez mais, fazer esse tipo de ação para as pessoas.

Já fizemos um evento aqui na Casa para poder levantar as questões das pessoas surdas e, hoje, estamos aqui na Casa com um curso de Libras no Auditório Teotônio Vilela, aqui ao lado. Achávamos que não poderíamos pegar um auditório muito grande, pois não sabíamos a receptividade que teríamos. Então, começamos em um de 70 pessoas. Aí começaram a vir as inscrições e nós começamos a ir para noventa. Aí, depois, fomos para 120 pessoas, que era o limite máximo que cabia no auditório. Hoje, já estamos com quase 700 pessoas inscritas no curso de Libras.

Anteriormente, eu já havia tomado providência, por orientação do Sr. Vidotto, de nós darmos ênfase a esse tipo de situação. Criamos um projeto de lei que está na Casa, está nas comissões da Casa. O Dalben também tinha me dado uma força muito grande nisso daí, para que, em todo departamento e todo órgão público, haja um tradutor de Libras, nesta Casa.

Por quê? Estávamos lá no nosso gabinete, quando veio uma pessoa para discutir sobre o projeto, e a pessoa falou assim, e eu fiquei com o coração apertado. Ele falou: “Olhe, não só eu, como muitos surdos, a gente não consegue vir, não consegue ir às associações, aos departamentos; ele não sai de casa, porque sabe que lá não vai ter uma pessoa que irá entendê-lo.”

Então, isso reduz a mobilidade dele. Em cima disso daí, nós estamos fazendo um grande esforço para que essa lei passe, deputado Dalben, para que, em todo lugar que o surdo estiver, ele tenha uma pessoa que irá recebê-lo com amor e com carinho, ele tenha uma pessoa que vai entender o problema dele.

Eu achei uma frase muito interessante aqui, agora. Eu vi a camisa dessas senhoras que estavam aqui na frente. “Movido pelo amor.” Então, é isso aí. Desde que acordamos até a hora de dormir, nós somos movidos pelo amor, pelas pessoas que têm dificuldades. Isso é uma luta nossa, do nosso mandato. Vamos estar presentes sempre com vocês. Podem contar com o nosso apoio.

O Dalben é uma pessoa que tem o coração extremamente grande, amoroso. É o motivo pelo qual está aqui hoje. Eu sinto muito orgulho de poder estar participando, no meu primeiro mandato, junto com uma pessoa como ele, com um homem como esse, que tem muito amor no coração.

Podem ter certeza de que aqui na Assembleia Legislativa nós vamos dar o máximo possível para poder levar um pouco de conforto e carinho para vocês. Vocês podem contar com o nosso apoio aqui nesta Casa. Vocês ainda têm aqui mais pessoas que estão envolvidas nesse tema. Tem a deputada Valeria Bolsonaro, que está na frente parlamentar.

Nós vamos estar presentes lá. Nós vamos fazer uma corrente, dentro desta Casa, para que a gente consiga ter sucesso, ajudar todas as entidades que estão aqui hoje sendo homenageadas. Meu muito obrigado. Movidos pelo amor. Parabéns a todos vocês.

Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Agradeço as palavras do deputado Adalberto Freitas, com muita propriedade. É um parlamentar, nesta Casa de Leis, que tem se pautado pelas questões sociais, justiça social e qualidade de vida. Muito obrigado, deputado. Quero aqui dar sequência aos nossos trabalhos, nesta sessão, e convidar, para fazer o uso da palavra, o juiz coronel Orlando Eduardo.

Por gentileza, doutor. (Palmas.)

 

O SR. ORLANDO EDUARDO GERALDI - Primeiramente, boa noite a todos. Eu queria, primeiramente, cumprimentar o deputado Dirceu Dalben e o deputado Adalberto Freitas. Nas suas pessoas, quero cumprimentar todos os presentes e os componentes da Mesa.

Deputado, minhas palavras são mais de emoção e, propriamente, para cumprimentá-los. Cumprimentar porque essa homenagem não se reveste somente numa solenidade, ela se reveste num reconhecimento, principalmente a essas pessoas que prestam um serviço maravilhoso, essas pessoas que - muitas vezes anonimamente, muitas vezes como dirigentes - fazem isso, principalmente, por sensibilidade a essas pessoas que necessitam do apoio, da nossa ajuda e da nossa colaboração.

Hoje, eu represento aqui uma entidade, a Justiça Militar, que tem uma íntima ligação com a Polícia Militar, essa Polícia Militar que, 24 horas por dia, presta serviço a todos os cidadãos. Nós somos imbuídos, no nosso sentimento e na nossa obrigação de servir a todos, exatamente desse sentimento de ajuda ao próximo, sem muitas vezes saber quem é, tendo somente o intuito e o sentimento de poder ajudar e servir ao próximo. Esse é o sentimento que envolve todos os senhores aqui.

Eu tenho muito prazer em poder estar aqui, dirigindo a palavra aos senhores, reconhecendo esse brilhante trabalho, não só movidos pelo amor, mas movidos pelo sentimento de que, ajudando o próximo, com certeza, nós estaremos fazendo aquilo que Deus sempre nos ensinou.

Eu tenho certeza de que esse trabalho, deputado, e, principalmente, a sua sensibilidade em homenagear essas pessoas vai muito além do poder nesta Casa do Povo, servir a essas entidades, de alguma forma, o ajudar, porque eles não vieram aqui, deputado, em busca somente de um apoio ou de ajuda, mas, principalmente, de se ver o trabalho reconhecido.

As pessoas que necessitam, as pessoas que recebem ajuda, nem sempre elas podem se manifestar, nem sempre elas podem colocar uma posição ou o que estão solicitando, mas esses representantes, esses dirigentes aqui são os porta-vozes dessas pessoas que têm necessidades. O senhor, na sua sensibilidade, foi muito feliz em realizar esse evento aqui hoje.

Eu tenho por essas entidades... Sempre que posso, presto auxílio, quer seja a AACD, Casa da Criança Paralítica, na pessoa do nosso amigo aqui, e outras entidades, sempre que posso presto aquela mínima colaboração. Todo homem público tem que estar movido por esse sentimento e por essa obrigação de servir ao próximo, não só aquela pessoa do povo que, em algum momento, possa nos dar algum tipo de retorno, principalmente para aquele político, mas aquela pessoa que realmente necessita.

É isso que nós estamos fazendo aqui. Parabéns, deputado. Parabéns a essas pessoas que hoje são aqueles dirigentes que detêm essa condição de poder - mais uma vez, anonimamente e voluntariamente - servir ao próximo. Parabéns, mais uma vez. É o que desejo, de todo o coração, para que os senhores continuem nesse trabalho maravilhoso.

No que precisar, tanto da Justiça Militar, como aqui falo em nome do coronel Caramit, que está aqui ao meu lado, e da Polícia Militar, podem contar com essas instituições públicas, que estarão sempre ao lado dos senhores para executar esse trabalho maravilhoso.

Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Eu agradeço ao coronel Orlando Eduardo, que falou em nome da Justiça Militar, da Polícia Militar e também do tenente-coronel Caramit. Para mim, é uma honra estar presidindo esta sessão e participando desta sessão com pessoas dessa envergadura.

Dando sequência ao nosso trabalho e a esta sessão, continuo com a lista de autoridades para fazer o uso da palavra. Convido para, de forma sucinta, expressar a sua fala o vereador Eduardo Lima, o Dudu Lima, da cidade de Sumaré. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO LIMA - Sr. Presidente da sessão solene, deputado Dirceu Dalben, muito obrigado pelo convite. Toda vez que o senhor faz um convite, a gente faz aquele esforço de estar presente e andar alguns quilômetros, como o senhor disse, não só eu, assim como toda a população de Sumaré, que se encontra aqui hoje, tendo em vista o excelente trabalho que o senhor sempre teve perante a nossa cidade.

O senhor faz um pouco de falta em nossa Câmara, mas eu tenho toda certeza de que esse trabalho está sendo expandido para o nosso estado inteiro, e todos vão poder provar e saber de toda a sua eficácia como parlamentar. A gente vem aqui, às vezes, até buscar um pouquinho de experiência, assim como eu sempre falo para o senhor. Queria cumprimentar a Mesa, cumprimentar todas as ONGs e associações aqui presentes, o público presente, aqueles que nos acompanham pela internet.

É muito bom, deputado Dirceu Dalben. A gente vê que, em um convite do senhor, aparecem as pessoas, e vejo tantos rostos bons aqui hoje, tantas pessoas boas, que fazem o bem sem olhar a quem. Uma frase que a gente sempre escuta, mas essa é a grande verdade. Essas ONGs estão aqui hoje. Elas são responsáveis por atender a uma boa parte da população, que necessita de vocês.

Parabenizo o deputado Dirceu pela brilhante ideia, pela sessão solene, por homenagear essas pessoas que, às vezes, com muito pouco, fazem muita coisa. E necessitam ser homenageadas. Já deixo parabéns a todas as ONGs que vão ser homenageadas hoje aqui. E agradecer por todo o trabalho que vocês fazem pelo estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Muito bem. Muito obrigado pelas palavras, vereador Dudu Lima, Eduardo Lima, da cidade de Sumaré, uma pessoa também envolvida e focada nas causas sociais.

Passo a palavra, agora, ao vereador Edivaldo Araújo, da cidade de Hortolândia. (Palmas.)

 

O SR. EDIVALDO ARAÚJO - Boa noite a todos. Quero saudar aqui o nosso presidente dessa sessão solene, nosso deputado Dirceu Dalben. Parabenizá-lo por essa iniciativa, por esse brilhante trabalho que V. Exa. vem fazendo na nossa região, no nosso estado. Quero também saudar a nossa sempre vereadora Mida, que está aqui hoje representando o nosso prefeito Angelo Perugini, da cidade de Hortolândia. Em nome dela, eu estendo a todas as mulheres que se fazem presentes.

Gostaria de saudar também o nosso diretor de Inclusão Social, Felipe, representando também a nossa cidade de Hortolândia. E, em nome dele, saudar os demais homens que se fazem presentes também. E, em nome do nosso presidente dessa sessão solene, Dirceu Dalben, saudar a toda a Mesa que compõe.

Quero, aqui, parabenizar de um modo especial as entidades que hoje estão sendo homenageadas, pois fazem um trabalho muito bonito, um trabalho sério, motivo pelo qual estão recebendo essa homenagem. E dizer para vocês que nós, do Poder Público, estamos sempre focados em ajudá-los. O papel do Poder Público é sempre estender as mãos para vocês. E eu costumo sempre dizer uma frase muito simples: quem não vive para servir não serve para viver. Então, nós estamos aqui para servir, e não para ser servidos. Quero parabenizá-los e desejar uma ótima noite a todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Muito obrigado, vereador. Convido, para fazer uso da palavra nesse momento, o vereador Edvaldo Cabelo, da cidade de Campinas.

 

O SR. EDVALDO CABELO - Boa noite a todos, ao Sr. Presidente Dirceu Dalben. Na pessoa do Sr. Presidente, eu cumprimento todas as autoridades da Mesa. E quero dizer que para mim é um motivo de grande honra poder estar compondo esta Mesa, junto com essas autoridades. E dizer a cada um que está aqui, cada representante de cada instituição, como foi dito aqui, na camisa de uns ali, “Movidos pelo amor”, nós... Eu não posso deixar de fazer menção a um grande líder, o apóstolo São Paulo. Ele diz que nós somos movidos pela fé, pela esperança e pelo amor.

Mas ele diz que a fé pode passar. A esperança pode passar. Mas o amor não passa. O amor tudo sofre, o amor tudo padece. E vocês que estão à frente dessas entidades sabem o quanto se padece, porque se não for realmente por conta do amor, não consegue. E é comprovado cientificamente que o amor supera curas que a medicina não cura. O amor dá entendimento que muitos letrados não conseguem passar, quer seja uma criança que está num centro de reabilitação...

No caso, eu quero agradecer ao nosso deputado por ter escolhido a Casa da Criança Paralítica. Às vezes, para muitas famílias, quando têm uma criança que já nasceu com essa deformidade, logo quando pegam, a primeira coisa, elas falam: “Meu Deus, o que eu vou fazer agora?” Então, muito me alegra saber que nós temos representantes nesta Casa preocupados também com essas entidades, e principalmente voltados a crianças, pois elas são o nosso futuro, elas são o amanhã.

Eu posso fazer aqui menção a um grande físico, morto recentemente, que só movia os olhos. Quando ninguém acreditava nele, alguém expressou o amor nele e o fez ser um dos grandes físicos das atualidades. Então, eu quero dizer ao senhor, deputado, na sua grandeza de escolher essas entidades... E também creio, no meu coração, que o senhor não só escolheu essas entidades, mas o senhor vai trabalhar para elaborar leis que venham a facilitar ainda mais o trabalho desse pessoal.

Eu encerro agora a minha fala também citando uma frase do apóstolo São Paulo, em que ele diz que Deus usa anjos em forma de pessoas para cuidar dos seus, dos pequeninos. E quero dizer que cada representante, aqui, de cada entidade, eu tenho certeza de que é um anjo que o Senhor colocou lá para cuidar dessas crianças. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Muito obrigado ao vereador Edvaldo Cabelo, da cidade de Campinas, pela sua fala. Palavras sábias. E, num comentário um pouco antes, ali no gabinete, nós estávamos falando sobre o tema que foi dito: que Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita as pessoas. E é o que ele faz com vocês, conosco, no dia a dia. Ele não precisa dos capacitados; Ele que capacita.

Dando sequência à nossa sessão solene, quero convidar para fazer uso da fala o Dr. Jelres Rodrigues de Freitas, coordenador da inclusão no município de Sumaré e um dos grandes trabalhadores para a implantação, no Sistema Único de Saúde, do Spinraza, o medicamento que é a esperança para as pessoas portadoras da AME. Dr Jelres, com a palavra. (Palmas.)

 

O SR. JELRES RODRIGUES DE FREITAS - Muito obrigado, deputado.  Muito boa noite a todos. É uma grata satisfação estar aqui nesta Casa de Leis. Quero começar minha fala primeiramente agradecendo a Deus por ter me dado vida, saúde e a oportunidade de estar aqui hoje junto com todos vocês. Saúdo a Mesa na pessoa do nosso presidente, deputado Dirceu Dalben, e do deputado Freitas, meu companheiro de família. Também sou Freitas. É uma honra fazer parte dessa família, né, deputado? Quero cumprimentar a todos os presentes, às autoridades, às entidades, ao público que nos acompanha, tanto presencialmente quanto virtualmente.

Quero fazer um breve relato histórico, que eu acho de suma importância, da pessoa com deficiência. Prometo que não vou me alongar muito. Mas é bom que se lembre que no início a pessoa com deficiência nascia já com uma condenação. Era condenada à morte. Então, aquela pessoa nascia, e pegava-se e matava, por acreditar que estava endemoniada, que estava contra os deuses; ou até perguntava-se se os pais tinham cometido um pecado contra algum deus. Assim era feito com as crianças.

Passado o tempo, de tanto algumas famílias os esconderem, passamos a ser escondidos da sociedade. Ficávamos em casa, trancafiados, e por vezes não saíamos. Ficávamos com medo do que poderia acontecer se nós saíssemos. Com o tempo, passamos a ser tolerados a sair nas ruas, ainda com alguns olhares meio distantes, tortos. Mas começamos a sair aos poucos. Alguns ainda não queriam sair tanto, por medo de ter represálias, não é mesmo?

E agora, de condenados, de escondidos, de socialmente aceitos, passamos para sujeitos de direito. Seres humanos antes da deficiência. Seres humanos com sentimentos, com anseios, com perspectivas, com objetivos, com sonhos. Com famílias que nos amam e que merecem ser amados por nós. E aqui estou fazendo esse relato histórico, como pessoa com deficiência, como coordenador de políticas públicas lá no município de Sumaré, como primeiro secretário da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da OAB de Sumaré, mas, acima de tudo, como um filho, como um futuro pai que serei.

É bom que destacamos, nesta sessão solene, a importância que tem a pessoa com deficiência. Oras, um dos maiores compositores musicais da história da humanidade, Beethoven, tinha uma surdez. Vamos trazer para os dias atuais, a nossa secretária de Estado da Pessoa com Deficiência é uma pessoa com deficiência. Nossa deputada desta Casa, uma vez deputada, sempre deputada, Célia Leão.

Temos, no Senado, nossa senadora Mara Gabrilli, uma amiga, uma colega pessoal. Temos, na Câmara Federal, o deputado Felipe Rigoni, que também é um grande batalhador pela pessoa com deficiência. Enfim, temos também a nossa primeira dama, que é uma defensora árdua dos direitos da pessoa com deficiência.

Então, passamos a ser sujeitos de direito. Passamos a assumir o nosso papel na sociedade. E, enquanto houver pessoas como o deputado Dirceu Dalben, e aqui, se me permite citar seu filho, prefeito Luiz Dalben, de Sumaré, enquanto existirem deputados como o deputado Adalberto Freitas, que deu a oportunidade ao nosso Dr. Vidotto, a quem saúdo, vamos nos destacar. E vamos mostrar que somos capazes e que viemos para fazer a diferença junto com todos vocês.

Porque não adianta nós termos um grande arcabouço legislacional, um grande número de leis, normas, um cipoal jurídico, se nós não tivermos pessoas de bom coração, se nós não tivermos entidades como essas que estão aqui, hoje, dispostas a por a mão na massa, a suprir as deficiências que o Estado tem e dizer: “Venha cá, eu vou lhe acolher, eu vou te incluir na sociedade e você vai ser um sujeito de direito.”

Muito obrigado a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Parabéns pela fala, Dr. Jelres. O Dr. Jelres é uma pessoa que não se conformou, mas que lutou. Não só por ele, mas por todos. Conheci o Jelres há alguns anos, buscando tratamento para AME, essa doença que tem um nome tão singular, mas que, na verdade, atrofia as pessoas com o passar dos anos. Como o Jelres diz, tem data de validade. Mas o Jelres não se conformou em entrar com uma ação na Justiça para o tratamento só dele, ele preferiu ficar sem o tratamento, mas lutar para que todos os brasileiros e brasileiras pudessem ter acesso ao medicamento. E ele não comentou, na fala dele, sobre o assunto, mas é um dos coordenadores, no Brasil, e que conseguimos uma grande vitória. A partir do mês que vem, outubro, o nosso Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde, vai disponibilizar o tratamento a todos os portadores de AME no Brasil gratuitamente. (Palmas.)

É uma luta de vários atores, mas o Jelres é um dos que saiu à frente. Pegou a bandeira, pegou a causa e, mesmo com toda a dificuldade, nunca mediu esforços para ir ao Congresso Nacional, ao Ministério, a Brasília, a São Paulo, procurando governador, presidente, onde eles iam fazer visitas, ele estava lá: “Olha, por favor, é muito caro esse tratamento, os impostos são muito caros, mas se o próprio País importar e fizer o tratamento, reduz o custo e a gente tem uma esperança”.

Graças a Deus, conseguimos, Jelres. A partir de outubro vai estar aí e com uma diferença, coronel. O nosso País vai pagar pelo tratamento se ele for eficaz, se não o laboratório não recebe. Então, é a maneira de fazer com que o medicamento funcione realmente.

Parabéns, Dr. Jelres. Você é um vencedor. (Palmas.)

Gostaria de pedir a nossa assessoria que disponibilizasse um microfone até o Dr. Vidotto, presidente da Associação Trabalhista em Defesa dos Direitos e Interesses das Pessoas com Deficiência. E que fizesse fazer também uma saudação e uma pequena fala, para abrilhantar ainda mais a nossa sessão solene.

 

O SR. JOSÉ FRANCISCO VIDOTTO - Boa noite a todos e a todas. Saúdo a Mesa. Gostei de ver aqui uma coisa, deputados, que eu achei interessante. Nós temos entidades de deficientes e entidades para deficientes. Para deficientes são aquelas entidades formadas por pessoas que não têm nenhum tipo de deficiência. E pude vislumbrar aqui que a maioria delas são formadas por pessoas que não têm deficiência, ou seja, trabalham em prol da pessoa com deficiência. Isso é muito importante.

É importante porque mostra a necessidade da participação de todos no contexto. A pessoa com deficiência, como disse o doutor, ela vem, ao longo do tempo, galgando lugares, galgando degraus a cada vez que passa, mas ainda continua difícil a situação da pessoa com deficiência.

O setor de empregabilidade, por exemplo, que é a lei de cotas, o faz com empregos que, no máximo, o salário chega a 1.000, 1.100 reais. Você não vê na imprensa, no jornal, no RH, solicitação de médicos, advogados, engenheiros. Eles só requerem funcionários cujo salário não ultrapasse 1.000 reais.

Por esse valor, a pessoa fica recebendo loas. Não sai de casa e é o mesmo valor. Então, empregabilidade, nesse sentido, desculpem a expressão jocosa, mas é conversa para boi dormir. Até na época da Travefy fiz um livro nesse sentido, que são histórias que o povo conta, histórias de que as leis nos favorecem, mas, como disse o doutor com muita sabedoria, são leis que são criadas, mas não são cumpridas. O Brasil é o primeiro país em leis para igualdade da pessoa com deficiência, porém é o que menos cumpre.

O que o deficiente quer hoje, deputado, não é piedade e, sim, igualdade. Com igualdade de condições ele, com certeza, vence. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Dando sequência a nossa sessão solene de homenagem às entidades após as palavras proferidas, com muita propriedade, por todos os oradores, em especial pelo Dr. Vidotto, que tem uma experiência não só pessoal, mas como de entidade, de participar da vida e contribuir para a melhoria e para a inclusão.

E, realmente, o que importa é ter oportunidade e incluir. Não apenas ter piedade. É dessa forma, com essa homenagem, que nós queremos, não só homenagear, mas chamar a atenção para que todos da sociedade possam, cada vez mais, se envolver nas questões. Como já foi dito aqui por dois testemunhos de pessoas que são militantes, que não se acomodaram, mas que foram atrás dos seus direitos, e conquistaram.

Antes de passar a palavra ao Cerimonial, para dar sequência e fazer as homenagens, quero aqui, nominar as entidades que estão sendo homenageadas, e, em  nome delas, homenagear a todas as entidades que trabalham e melhoram a vida das pessoas em nosso estado e em nosso país.

Associação Pestalozzi de Sumaré, em nome da Pestalozzi Sumaré, do seu presidente, cumprimentar e saudar toda a Pestalozzi do nosso estado; Instituto Social e Educacional Bem Querer para a Sustentabilidade Comunitária de Sumaré; a Casa de Acolhimento Resgatar de Sumaré; Casa da Criança Paralítica de Campinas, entidade - se não me falha a memória -, acabei de receber uma informação do presidente: 65 anos trabalhando para acolher as crianças.

Centro de Apoio ao Deficiente Físico de Hortolândia, Cadefi, Dona Maria sempre lutando e trabalhando, há mais de 20 anos, em nome dela e de todos os diretores, quero saudar; Associação Assistencial Montemorense, da cidade de Monte Mor; Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa, Apadano; Apae de Paulínia; Associação dos Familiares e Amigos do Portadores de Autismo de Bauru, Afapab; Apae de Votuporanga; Apae de Tanabi, e o Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, de São José do Rio Preto.

Essas entidades, em nome delas, saudar a todas as entidades que prestam serviço nos municípios, em nosso estado e no nosso país. Passo a palavra agora ao nosso cerimonial, para que faça a parte de apresentação das entidades.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Passaremos agora para as homenagens às entidades. Neste momento, nós vamos conhecer um pouco do trabalho realizado pelas instituições aqui homenageadas, que estão localizadas na região metropolitana de Campinas. Começamos pedindo atenção de todos os presentes voltada para a nossa mídia, telão.

Associação Pestalozzi de Sumaré.

 A Associação Pestalozzi de Sumaré foi fundada em 1987, iniciou suas atividades quando o movimento da comunidade se reuniu, com a finalidade de atender as pessoas com deficiência severa. Em agosto de 1990 foi efetuado o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Sumaré; em 1991, a entidade recebeu da prefeitura a doação de um terreno; em 1996, inaugurou sua sede própria.

Hoje, a Associação Pestalozzi de Sumaré atende a mais de 480 pessoas com deficiência intelectual, física, autismo e múltipla, com diversos graus de severidade. São mais de 30 anos de atuação na área da Educação Especial, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares, garantindo assim seus direitos, e oportunizando o exercício da cidadania.

Entre as atividades desenvolvidas com os beneficiários estão, por exemplo, a oficina mercado de trabalho; oficina do papel reciclado; oficina padaria artesanal; oficina terapêutica, que proporcionam a compreensão dos valores e potencialidades como um cidadão, estimulando e incentivando sua independência, de acordo com suas capacidades. Além disso, também existem projetos voltados para o acolhimento das famílias, como o Teceart, que ensina técnicas artesanais às mães dos alunos, para que possam gerar renda em sua comunidade.

Convidamos agora a presidente da Associação Pestalozzi de Sumaré, Sra. Maria Rosa Belinatti Bortolotti, e demais membros da diretoria, para virem à frente e receberem a homenagem das mãos do deputado Dirceu Dalben. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Instituto Social e Educacional Bem Querer para Sustentabilidade Comunitária, da cidade de Sumaré.

 O Instituto Social e Educacional Bem Querer, IBQ, iniciou suas atividades no município de Sumaré no ano de 2009. Um grupo de pessoas conhecedoras das necessidades da comunidade da região do São Domingos uniu-se, com o objetivo de oportunizar a educação cultural e complementar, prestar assistência social e propiciar conhecimento por meio de vivências que levassem à melhoria da qualidade de vida das famílias daquela região.

Com esse intuito, o IBQ implantou, no mesmo ano, o Projeto Mamãe Bem Querer, esse projeto é voltado para o atendimento de adolescentes grávidas, com idade entre 12 e 18 anos. A partir daí, tudo se ampliou, e os projetos em parceria com o Poder Público e com empresa privadas, as unidades de atendimento, em outras áreas do município, as faixas etárias cada vez mais abrangentes.

Assim, chegaram ao Projeto Imã, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no contraturno escolar;  ao Projeto Fortalecer, com oficinas de capacitação, e geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social; a Creche Ibqzinho, com atendimento em Educação Infantil, para crianças de até 3 anos de idade, e o Projeto Dança Comigo atende os idosos em situação de vulnerabilidade e isolamento social.

Hoje, o Instituto Bem Querer conta com uma equipe multidisciplinar, e atende a cerca de 500 pessoas por ano. Tem a finalidade de promover, com agilidade, e em níveis exemplares, a melhoria das condições de vida das famílias, promovendo o bem social de maneira sustentável.

Convido agora a presidente do Instituto Bem Querer de Sumaré, Sra. Vera Lúcia Coltro, e demais membros da diretoria da entidade, para virem à frente e receberem homenagem das mãos do deputado estadual Dirceu Dalben. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - A convite do nosso presidente, nós passaremos agora a incluir a outorga desses títulos para os nossos componentes da Mesa. Peço que se dirija à frente o nosso deputado Adalberto Freitas.

Casa de Acolhimento Resgatar, de Sumaré.

A Casa de Acolhimento Resgatar está localizada no município de Sumaré. É uma organização social da sociedade civil, com atuação predominante na assistência social; atua no município há 17 anos; oferece acolhimento institucional para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré, a missão da Casa de Acolhimento Resgatar é acolher adultos e famílias em situação de rua ou risco pessoal e social; promover seu acesso à rede sócio-assistencial; aos órgãos do sistema de garantias dos direitos e às demais políticas públicas; reaver vínculos familiares; ingressar os acolhidos no mercado de trabalho para conquistarem autonomia; e resgatar a dignidade das pessoas acolhidas, como um ser humano integral, que necessita de desenvolvimento, proteção e perspectiva de vida.

A Casa de Acolhimento Resgatar desenvolve as suas atividades em um espaço construído em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Sumaré. Acredita que, atuando hoje pelo desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, no futuro teremos cidadãos de bem e uma sociedade mais digna, justa e fraterna.

Convido agora a presidente da Casa de Acolhimento Resgatar de Sumaré, Sra. Natália Francielle Santana Cordeiro, e demais membros da diretoria da entidade, para virem à frente e receberem as homenagens - ou, esta homenagem - das mãos do nosso digno deputado estadual. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Convido o deputado Adalberto Freitas para assumir momentaneamente a Presidência da sessão, para que eu possa acompanhar a sessão de fotos. Por gentileza, deputado.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Adalberto Freitas.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Convido o vereador de Campinas, Edvaldo Cabelo, para que possamos homenagear a Casa da Criança Paralítica daquela cidade.

No dia 17 de janeiro de 1954, nascia oficialmente a Casa da Criança Paralítica de Campinas, conhecida também com CCP. Foi fundada a partir da atitude visionária de seus idealizadores, em particular o seu primeiro presidente, doutor Ernani Fonseca, que construiu, com um olhar inovador, um edifício dedicado a atender pessoas com deficiência, especialmente as vítimas da poliomielite, na época conhecida popularmente por paralisia infantil. Depois da construção do primeiro prédio, realizado por meio de doações de materiais e voluntários, a CCP iniciou a sua missão humanitária.

A Casa da Criança Paralítica de Campinas, oferece hoje tratamento de reabilitação gratuito para crianças e adolescentes com deficiência física e com comprometimento neurológico. O atendimento especializado multidisciplinar compreende as áreas de Fisioterapia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Psicologia; Serviço Social; Pedagogia; serviços médicos de fisiatria, pediatria, neurologia e ortopedia; serviços odontológicos, nutricionais, de integração sensorial e de assistência jurídica; além de orientação às famílias.

A missão da Casa da Criança Paralítica de Campinas é transformar a vida de crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade social, garantindo a eles um presente e um futuro mais justo e igualitário.

Convido nesse momento o gerente geral da CCP, Claudio Casteli, e a assistente social Luciane. Ambos, representando o presidente Jonas Lobo da Silva, para virem à frente e receberem a homenagem das mãos do nosso vereador, com a presença do nosso deputado Dirceu Dalben. (Palmas.)

 

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Nesse momento convido o juiz coronel Orlando Duarte Geraldi, vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, representando o presidente Paulo Prazak, para que outorgue o próximo mimo.

 

O SR. PRESIDENTE - ADALBERTO FREITAS - PSL - Neste momento devolvo a direção dos trabalhos ao nosso presidente, deputado Dirceu Dalben.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Dirceu Dalben.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Centro de Apoio ao Deficiente Físico de Hortolândia, Cadefi.

O Centro de Apoio ao Deficiente Físico de Hortolândia, também conhecido por Cadefi ou Cendefi, é uma instituição de cunho social, sem fins lucrativos, que presta atendimentos terapêuticos a deficientes físicos e neurológicos.

A sua história começou em setembro de 1997, quando veio ao mundo o pequeno Felipe Novaes Caviquioli, portador de paralisia cerebral, as dificuldades eram muitas porque os pais também eram portadores de deficiência auditiva e de fala. Felipe, assim como qualquer criança, começou a crescer. Quando completou dois anos, a sua avó, Maria Rodrigues de Novaes, foi informada pelo fisioterapeuta que o neto precisava de uma cadeira de rodas para transporte e acomodação. Foi então que dona Maria resolveu ir à luta, conseguiu comprar a cadeira e acabou conhecendo mais 60 pessoas com necessidades especiais, como o seu neto Felipe.

Não recebiam tratamento adequado, e surgiu, então, a ideia de criar uma instituição. A primeira sede do Cadefi foi constituída na casa da dona Maria e devido à grande demanda de pacientes, era necessário alugar um espaço para dar atendimento adequado para quem precisava.

O Cadefi nasceu no ano de 2000, hoje realiza mais de 4 mil atendimentos por ano, contando com profissionais nas áreas de Fisioterapia; Fonoaudiologia; Odontologia; Psicologia; Assistência Social; departamento jurídico; além de oferecer orientação à família. Pois acredita que o desenvolvimento psíquico da criança e adultos depende, principalmente, da integração familiar.

Convido agora o presidente do Cadefi, Paulo Novaes Zeferino, e a dona Maria Rodrigues Novaes, para virem à frente e receber das mãos do nosso juiz coronel Orlando Duarte Geraldi a homenagem desta noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Neste momento, vamos conhecer um pouco da Associação Assistencial Montemorense, da cidade de Monte-Mor.

A Associação Assistencial Montemorense é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que oferece abrigo e acolhimento a pessoas idosas de Monte Mor e região. Foi fundada no ano de 1970 pelo Sr. Lázaro Lirani, um cidadão de coração caridoso e incansável na luta pelos menos favorecidos.

Atualmente, são 35 idosos abrigados na Associação Assistencial Montemorense, cada qual com sua história, recebendo, igualmente, o carinho e a atenção que merecem. Diariamente, eles realizam atividades recreativas, se divertem com jogos de baralho e de tabuleiro. E, frequentemente, participam de confraternizações, podendo compartilhar as suas histórias e experiências com visitantes daquela associação.

Convido o tenente coronel Rogério Caramit Gomes, representando o coronel Vieira Salles, comandante-geral da polícia, para que faça, portanto.

A presidente da Associação Assistencial Montemorense, Sra. Maria Stela Cavallaro Forchetti e demais membros da diretoria da entidade, venham até à frente, receber a homenagem das mãos da nossa autoridade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Convido, novamente, o deputado Adalberto Freitas para assumir a Presidência, para participar da sessão das fotos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Adalberto Freitas.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Dando sequência à cerimônia desta sessão solene, vamos conhecer um pouco da história da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da cidade de Nova Odessa, Apadano.

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos da cidade de Nova Odessa, também conhecida como Apadano, existe desde o dia 23 de abril de 1994. Foi fundada pelo Sr. Ailton e o Sr. Antonio, pais de filhos com deficiência auditiva, com o apoio jurídico do Sr. Cristóvão.

Há cinco anos, a entidade conquistou sua sede própria no Parque Fabrício, em Nova Odessa, onde atende atualmente cerca de duzentas pessoas, realizando a doação e manutenção de aparelhos auditivos, encaminhamentos a fonoaudiólogo e psicólogo, cursos de Libras e informática, além de palestras de orientação às famílias.

A Apadano também trabalha para a expansão e manutenção de escolas e laboratórios voltados aos deficientes auditivos, e atua na promoção de cursos, conferências, congressos, encontros técnicos e científicos, que objetivam a formação e o aperfeiçoamento de professores das crianças atendidas na entidade. O objetivo da Apadano é garantir a inclusão e integração social do deficiente auditivo na comunidade.

Convido o vereador de Sumaré, Dudu Lima, e peço a gentileza de que acompanhe o vereador Dudu Lima, o nosso presidente desta sessão, deputado Dirceu Dalben.

A presidente da Apadano, ou o presidente, Sr. Daniel Carlos Tavares, e demais membros da diretoria da entidade para virem aqui à frente e receberem das mãos do vereador e do nosso deputado Dirceu Dalben a homenagem da noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Dando sequência, vamos conhecer um pouco a história da Apae de Paulínia.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Paulínia, ou, abreviadamente, a Apae de Paulínia, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que atua na área assistencial, educacional e de saúde.

A instituição foi fundada no dia 20 de junho de 1986, tem como objetivo desenvolver o atendimento a pessoas com deficiência intelectual com idade acima de seis anos; visa o desenvolvimento de suas potencialidades; valoriza, prepara para o trabalho e o pleno exercício de sua cidadania. A Apae de Paulínia atende aproximadamente 130 pessoas, e conta com 45 profissionais, entre psicólogos; terapeutas; educadores; equipe de limpeza; gestores; auxiliar de serviços gerais e cozinheiros.

Com uma equipe muito empenhada, a entidade oferece atendimento especializado às pessoas com deficiência com algum grau de dependência, realizando ainda um tratamento extensivo à família e/ou cuidadores dos usuários. O objetivo é viabilizar ações pautadas no reconhecimento do potencial da família e/ou cuidador na aceitação e valorização da diversidade, na redução da sobrecarga do cuidador decorrente da prestação de cuidados diários e prolongados; e, ainda, favorecendo o acesso a recursos que possam garantir os direitos das pessoas com deficiência intelectual, promover sua autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.

Neste momento, convido o vereador Edivaldo Araújo, da egrégia Câmara de Hortolândia, que representa aquele poder constituído, junto do nosso deputado Dirceu Dalben.

E, convido a diretora da Apae de Paulínia, Márcia Valéria Luiz, e demais membros da diretoria presentes, para, em nome do presidente da instituição, Sr. Luciano da Silva Docha, a virem à frente receber a homenagem das mãos do vereador de Hortolândia e do presidente desta sessão, deputado Dirceu Dalben. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - E, assim, conhecemos o trabalho árduo dos integrantes das instituições da Região Metropolitana de Campinas.

Prosseguimos as nossas homenagens agora, reconhecendo o trabalho realizado por entidades localizadas em outras regiões do nosso estado.

 Passando pela região central do estado de São Paulo, agora é hora de conhecermos a Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Autismo de Bauru, Afapab.

A Afapab foi fundada em 12 de agosto de 2009 por um grupo de pais e amigos dos portadores de autismo. Surgiu da necessidade da troca de experiências e informações entre familiares e profissionais para oferecer suporte técnico, psicológico e afetivo àqueles que foram representados ou presenteados com o nascimento de uma criança com necessidades especiais.

Os objetivos da Afapab são: proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna; trabalho; saúde; lazer e integração à sociedade, oferecendo à família da pessoa com autismo instrumentos para a convivência no lar e na sociedade; promover e incentivar cursos sobre autismo, difundindo o conhecimento para diagnóstico precoce. A entidade possui capacidade para atender até 30 alunos, mantém a Escola Especial do Autista Dr. Adolpho Menezes de Mello. Oferece às crianças e adolescentes autistas um programa de ensino reconhecido internacionalmente pelos resultados totalmente positivos. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, médica pediatra, médica psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e pedagogas especializadas e capacitadas para trabalharem com crianças autistas.

Eu convido, para que venha até a frente, o Sr. Vidotto, chefe de gabinete do nosso deputado Adalberto, e convido o nosso presidente desta sessão para que acompanhe o Sr. Vidotto. E convido a presidente da Afapab, Sra. Karen Cristina Mantovani, demais membros da diretoria, presentes, para virem à frente e receber a homenagem. (Palmas.)

 

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Este Cerimonial disse que estaríamos homenageando outras regiões do nosso Estado de São Paulo, e agora, passamos a homenagear instituições da região noroeste paulista.

Conheceremos a Apae de Votuporanga. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votuporanga, ou abreviadamente, Apae de Votuporanga, foi fundada em 1972. É uma associação civil, beneficente, que trabalha pela inserção das pessoas com necessidades especiais à sociedade. A unidade atende 154 pessoas, atualmente.

Desenvolve ações nas áreas de assistência social; educação; saúde; prevenção; trabalho; profissionalização; defesa e garantia de direitos; esporte; cultura; lazer; estudo e pesquisa, entre outros, sempre pautados no desenvolvimento humano social, com foco na reabilitação e habilitação das pessoas com deficiência. A missão da Apae de Votuporanga é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, sempre direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Convido o Sr. Jelres Rodrigues de Freitas, acompanhado do nosso presidente desta seção, deputado Dirceu Dalben. Convido a diretora da Apae de Votuporanga, Sra. Irany Aparecida Estrela Domingues; a coordenadora, Sra. Sônia Catarina Amâncio, para representarem o presidente desta entidade, ou a presidente, Sra. Marcia Cardoso Luqueti Gianoti, para virem até a frente receber homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Se me permite, Sr. Presidente, este Cerimonial toma a liberdade de convidar também, daquela região, o prefeito de Américo de Campos, Sr. Achilles, para vir até a frente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO Um breve histórico e que possamos conhecer, pelo menos um pouco, o trabalho da nossa Apae de Tanabi.

A Apae de Tanabi foi fundada em 27 de maio de 1970, por um grupo de amigos e pais de pessoas com deficiência. Surgiu da necessidade da implantação de um serviço especializado que viria promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento. A instituição atende, hoje, 120 pessoas: crianças, adolescentes, adultos e até idosos. Presta serviço de habilitação e reabilitação, educação especial e saúde. Possui uma equipe multidisciplinar que realiza acolhida; orientações; apoio à família em sua função protetiva; grupos de fortalecimento de vínculos e encaminhamento à rede de serviços socioassistenciais; além das atividades lúdicas; educacionais, esportivas, musicais, culturais, informática, entre outras, junto aos seus alunos. 

O objetivo da Apae de Tanabi é assegurar, à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, o pleno exercício da cidadania, melhorar sua autoestima e promover sua autonomia.

Convido ex-vereadores: de Hortolândia, a Sra. Mida; de Sumaré, o Sr. Marcos de Paula; de Campinas, o Sr. Aparecido Donizete Donaire, para que junto do presidente desta sessão solene outorgue às mãos de Renan da Silva Gonçalves e Rodrigo Diogo, representantes do presidente da Apae de Tanabi, Flavio Henrique Osório e demais membros da diretoria aqui presentes para virem à frente e receberem esta justa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Finalizando as homenagens desta noite, conheceremos um pouco do trabalho do Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, de São José do Rio Preto. Desde a sua fundação, em 1946, em funcionamento em 1953, o Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, localizado em Rio Preto, tem como missão cuidar de pacientes pobres, portadores de distúrbios mentais ou dependentes químicos.

A administração da unidade é filantrópica desde a sua fundação e hoje tem como provedor o Sr. Gracio Tomaz Saturno e a sua esposa, Sra. Joanita Ribeiro Saturno, como 1ª secretária. O hospital possui atualmente 247 leitos, dispostos ao longo de sete enfermarias, sendo três delas para mulheres e quatro para homens. Desses leitos, 197 são disponibilizados a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde, e 50 para pacientes conveniados.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Dirceu Dalben.

 

* * *

 

Além da enfermaria, o hospital também passou a comportar, no final do ano de 2013, a emergência psiquiátrica da cidade de São José do Rio Preto e região. Hoje, o Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes presta um serviço hospitalar psiquiátrico moderno, visando sempre melhorar a integração do paciente com a família e a sociedade, por meio de ações e iniciativas de desenvolvimento humano.

Convido o Sr. Adelício Paranhos, secretário de Segurança Pública do município de Monte Mor, acompanhado do presidente desta sessão solene, idealizador destas homenagens, deputado Dirceu Dalben, para que entregue à Sra. Camila Ribeiro Saturno, advogada e filha de Gracio Tomaz Saturno, e aos demais representantes do hospital, para virem à frente e receberem esta homenagem.(Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Encerradas as nossas homenagens, voltamos a palavra ao presidente desta sessão solene, deputado estadual Dirceu Dalben.

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Antes de encerrar, eu gostaria de retornar ao plenário, juntamente com o coronel Eduardo, para registrar a foto com a dona Maria, da entidade de Hortolândia. Ainda não tirei a foto com vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Assim, definitivamente encerradas as homenagens, voltamos, então, a palavra ao presidente desta sessão solene, deputado Dirceu Dalben.

 

 O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Agradeço a toda a equipe, ao Cerimonial, ao Correa Neto, que emprestou o seu trabalho e a sua voz para abrilhantar esta sessão solene, a toda a equipe de servidores desta Casa de Leis, da Alesp, que aqui ficaram até agora, colaborando e ajudando, a nossa equipe da nossa assessoria.

Na pessoa do coronel Eduardo, mais uma vez, quero agradecer a toda a Mesa composta, às autoridades que aqui vieram, às pessoas personalidades e entidades. Para mim, conversando com o meu colega deputado Adalberto, ele comentou da emoção que a gente sente, que vocês sentiram e que nós sentimos juntos, do nosso reconhecimento ao trabalho e atenção que vocês, entidades e pessoas, têm desenvolvido no nosso estado.

Quero agradecer a todos que vieram, mesmo não sendo homenageados hoje, mas que deixaram a sua casa e o seu lar, viajaram alguns quilômetros para acompanhar colegas e amigos, pessoas da minha amizade, meus amigos da cidade de Sumaré, que aqui vieram; um grande abraço a todos vocês, sempre juntos, torcendo e caminhando, nos momentos felizes, nos momentos alegres e nos momentos triste também. Levem o meu abraço ao prefeito Luiz Dalben, amanhã, quando vocês o encontrarem. Hoje, eu o encontro e vou dar pessoalmente, mas muito obrigado mesmo, de coração, por vocês terem vindo aqui, abrilhantar esta festa.

Obrigado a todos os homenageados e homenageadas, a todas as entidades, nossos amigos, nossos familiares, colegas do dia a dia. Meu agradecimento, mais uma vez, ao meu irmão deputado Adalberto Freitas, a quem eu passo a palavra, para ele fazer a sua consideração final, antes de nós encerrarmos esta sessão.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Quero agradecer a presença de todos. Nas nossas palavras do nosso deputado, podemos ver que essa família Dalben só nos traz alegria. Eles são do bem. Boa noite. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DIRCEU DALBEN - PL - Obrigado, deputado. Deus o abençoe.

Esgotado então objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade.

Declaro encerrada a sessão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CORREA NETO - Convidamos todos para um delicioso coquetel que será servido no Hall Monumental. Boa noite. Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 53 minutos. 

 

* * *