http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

30 DE SETEMBRO DE 2019

37ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "PROGRAMA SUSTENTABILIDADE, DA COMPANHIA MELHORAMENTOS SÃO PAULO"

 

Presidência: CASTELLO BRANCO

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - JOSÉ JANTÁLIA

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem ao Programa de Educação e Sustentabilidade, da Companhia Melhoramentos de São Paulo", por solicitação deste deputado. Convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Justifica sua iniciativa de homenagear a Companhia Melhoramentos de São Paulo. Tece considerações sobre a história da entidade. Exibe e comenta slides sobre sua trajetória profissional e ideais da instituição. Comenta a qualidade da impressão do papel moeda, em 1932. Defende a valorização e a reunião das pessoas de bem. Estabelece relação entre a política e a ética. Afirma que deve reiterar a presente homenagem, em 2020. Cita e comenta frase de Edmund Burke.

 

4 - FREDERICO D'AVILA

Deputado estadual, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar desta solenidade. Destaca a amizade com membros da instituição homenageada. Parabeniza as famílias Weiszflog e Plöger. Menciona a qualidade editorial do trabalho executado pela Companhia Melhoramentos. Comenta a superação de dificuldades que ameaçaram as atividades da entidade. Elogia a empresa pelo comprometimento, sem cessão a modismos.

 

5 - WALTER WEISZFLOG

Conselheiro da Companhia Melhoramentos, saúda os presentes. Discorre a respeito da trajetória e dos objetivos da Companhia Melhoramentos de São Paulo, em prol da educação e da sustentabilidade.

 

6 - JOSÉ JANTÁLIA

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da Medalha Heróis de 32 aos homenageados.

 

7 - PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

Anuncia a exibição de vídeo institucional da Companhia Melhoramentos de São Paulo.

 

8 - PAULO RENATO VELLOSO FILHO

Saúda os presentes. Agradece ao deputado Castello Branco pela iniciativa da solenidade. Mostra-se honrado por fazer parte da história da Companhia Melhoramentos. Comunica que neste ato representa seus pais.

 

9 - CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLLI

Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, saúda os presentes. Agradece pela oportunidade de participar da solenidade.

 

10 - PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

Anuncia a entrega de comendas a homenageados. Tece considerações a respeito do livro "A Filha da Floresta".

 

11 - JOSÉ JANTÁLIA

Mestre de cerimônias, recita a poesia "O que foi 32", de Paulo Bonfim.

 

12 – PATRÍCIA BENTES

Presidente do Conselho da Companhia Melhoramentos de São Paulo, saúda os presentes. Agradece ao deputado Castello Branco pela iniciativa da solenidade. Tece considerações sobre a relevância da educação para a sustentabilidade. Defende a formação de leitores. Parafraseia Ziraldo. Lembra edição do primeiro livro, pela Companhia Melhoramentos, "A Filha da Floresta".

 

13 - JOSÉ JANTÁLIA

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição do vídeo "Programa Educação e Sustentabilidade, da Companhia Melhoramentos".

 

14 - INGO PLÖGER

Conselheiro da Companhia Melhoramentos de São Paulo, saúda os presentes. Reflete acerca do simbolismo da comenda recebida. Ressalta o enfrentamento e a superação de adversidades, pela entidade. Estende a comenda aos seus colaboradores. Agradece aos leitores, consumidores de produtos da Companhia Melhoramentos. Informa que a instituição deve participar de feira internacional de livros, em Frankfurt, na Alemanha, em breve. Reflete acerca da produção de dicionários traduzidos, como meio de ampliação de fronteiras. Defende a busca pelo entendimento, segundo o aprimoramento do idioma.

 

15 - CASTELLO BRANCO

Convida a Companhia Melhoramentos para eventos a serem realizados nesta Casa. Coloca-se à disposição da instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Castello Branco.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Comunicamos que este ato solene está sendo transmitido ao vivo pela TV aberta Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo -, além da “live” nas redes sociais para mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil, em especial no estado de São Paulo, no Facebook, Instagram; enfim, em todos os canais.

Então, daremos início à sessão solene e menção honrosa com a finalidade primordial de homenagear o programa de educação e sustentabilidade da companhia Melhoramentos de São Paulo e também a história desta sociedade anônima nos seus 129 anos de atuação no Brasil.

Para tanto, para presidir esta sessão solene, este ato solene, convidamos Sua Excelência, o nobre deputado capitão de Exército Oscar Castello Branco de Luca, a quem pedimos um caloroso aplauso. (Palmas.) Senhor nobre deputado, Sua Excelência Frederico d'Avila. (Palmas.) A nossa Mesa de honra: Sr. Alfredo Weiszflog, conselheiro da Melhoramentos; Sr. Alfried Plöger, conselheiro da Melhoramentos; Sr. Ingo Plöger, conselheiro da Melhoramentos; Sr. Walter Weiszflog, conselheiro da Melhoramentos; Sr. Paulo Renato Velloso Filho, conselheiro da Melhoramentos; Dr. Carlos Alberto Maciel Romagnolli, presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC.; Dr. Luiz Fernando Valente de Souza Marcondes, vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC.; Sra. Patrícia Bentes, presidente do conselho da Melhoramentos; e Sr. Hélio Magalhães, conselheiro da Melhoramentos. (Palmas.)

Neste momento, passo a palavra para a Sua Excelência, o deputado Castello Branco, que vai presidir esta sessão e proceder ao chamamento dos demais convidados de honra.

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL - Dando continuidade às pessoas que nos dão a honra de suas presenças, convidamos o Sr. Márcio Guedes, conselheiro, que acho que não está presente no dia de hoje; Sr. Marcus Vinicius Barili Alves, superintendente da editora; Sr. Clovis Procopio, diretor industrial de reflorestamento; Sr. Marcelo Persone, pode vir vindo; Sr. Denivaldo Camargo, diretor florestal; Sr. Washington Sobrinho, diretor jurídico; Sr. Norio Suzaki, conselheiro; Sr. Júlio Pratas, conselheiro; Sr. Akiyama Hashizumi, gerente da Casa Melhoramentos; Sr. Marcio Teixeira Tupinambá, presidente da Associação Brasileira da Difusão do Livro; Sr. Bernardo Jorge Israel Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias; Sr. Dalton Morato, presidente da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos; Sr. Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro; Sra. Fernanda Garcia, diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro; Sr. Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros; Sr. Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores; e o Sr. Darcio Berni, presidente da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Convidamos também, como autoridades presentes, para que ocupem as cadeiras vermelhas de honra. A Sra. Rosana Weiszflog, a quem pedimos uma salva de palmas (Palmas.); a Sra. Nina Ploger, conselheira (Palmas.); ao Sr. Bruno Weiszflog (Palmas.); a Paula Weiszflog (Palmas.); André Weiszflog e a Fernando Weiszflog (Palmas.) Composta a Mesa, passo a palavra ao mestre de cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Agora, neste momento, eu devolvo a palavra ao nosso deputado Castello Branco para a abertura solene e também a nominata de demais personalidades presentes.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos no dia de hoje. Nos termos regimentais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, esta Presidência declara aberta a sessão solene em menção honrosa com a finalidade de Homenagear o Programa de Educação e Sustentabilidade da Companhia Melhoramentos de São Paulo S.A. e sua gloriosa história de 129 anos no Brasil.

Além das autoridades já nomeadas, gostaríamos de destacar a presença dos seguintes convidados: Exmo. Sr. Presidente Nacional e Comendador da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística Dom Galdino Cocchiaro; Exmos. Srs. Diretores e Sócios da Editora Elo, Marcos Araújo e Luciana Araújo - obrigado; Exmo.

Sr. vice-presidente - já foi anunciado - da Sociedade Veteranos de 32, Luiz Fernando Valente de Souza Marcondes e o seu presidente Carlos Alberto Maciel Romagnolli; a Comendadora da Sociedade Brasileira de Heráldica,  Sra. Regina Ferreira; ao grande arquiteto Exmo. Sr. Jorge Tibiriçá; ao  oficial do Exército, artista plástico e pianista Claudio Calheia - obrigado pela presença; ao secretário municipal de Agricultura, Comércio e Indústria da Estância Turística de Olímpia, grande sargento Tarcísio - obrigado pela presença; e ao meu sempre amigo de muitos combates, Frederico d’Avila. É uma honra tê-lo aqui conosco neste dia.

 

  O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Vamos, então,  senhoras e senhores, a um momento solene que consiste, na  verdade, de ouvirmos e entoarmos o Hino Nacional Brasileiro, com música de Francisco Manuel Silva, letra de  Joaquim Duque-Estrada e neste ato com a regência do maestro de sessão da Banda da  Polícia  Militar do Estado  de São Paulo, 2º sargento PM Gleidson Azevedo.

 

* * *

 

        - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – JOSÉ JANTÁLIA - E sobre este momento cívico, esta sessão, a palavra sempre entusiasmada do deputado Castello Branco.

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL – Senhoras e senhores, telespectadores da TV Alesp, nobres convidados, hoje é um sonho que se realiza. Homenagear a Companhia Melhoramentos de São Paulo é, antes de tudo, reconhecer aquelas pessoas que fizeram bem para o Brasil.

Uma história que começou em 1877, no Brasil Império, que se consolida em 1890, e que faz uma trajetória brilhante. Mais de 130 anos já, se a gente considerar lá de trás. Vocês passaram por uma mudança de regime, de Monarquia para a República, pegaram pelo menos cinco grandes revoluções, a de 24, a Intentona Comunista, a Revolução de 32, a Revolução de 64. Passaram por pelo menos 10 políticas econômicas diferentes, algumas bastante graves, e não só sobreviveram a tudo isso, como ainda agregaram muito valor. Só o fato de terem sobrevivido já os torna heróis.

Fiz aqui uma pequena apresentação, que tem por objetivo fazer uma retrospectiva rápida de uma leitura muito pessoal, uma vez que os filmes e os vídeos que vão ser apresentados vão fazer uma retrospectiva mais detalhada.

Mas, aqui, começo dizendo quem somos nós. Nós somos aquelas pessoas que hoje representam uma mudança na política brasileira. Tivemos uma mudança de 60% dos nossos parlamentos, em média, numa possibilidade de uma retomada dos nossos valores mais caros.

Por que estamos aqui? Estamos aqui para homenagear aquelas pessoas do bem, para homenagear aquelas empresas, aquelas famílias, que realmente fizeram algo por nós. Vamos falar de um passado de glória. Vamos falar de um presente de Deus. Vamos falar de um futuro esplendoroso. E vamos, no final, apresentar as nossas conclusões.

É uma apresentação bem rápida, de cerca de cinco minutos. Muito bem. Aqui são algumas imagens de como tudo começou. Eu não vou fazer essa retrospectiva, mas eu apenas fiz questão de colocar um pouco. As pessoas me conhecem muito pela minha carreira militar, que foi muito bem-sucedida, até que um acidente de helicóptero a interrompeu.

Mas eu segui uma carreira acadêmica na área de Educação. Fiz Pedagogia, sou supervisor escolar, orientação educacional, Psicopedagogia, 22 anos de escola, pública e privada, de maneira que reconheço, mais do que ninguém, o que está por trás da Melhoramentos, um grande esforço feito pela cultura do País, porque eu estava na ponta, ali, com criancinhas pequenas, usando os livros de vocês.

Se eu pudesse resumir, pela minha leitura dos “100 Anos da Melhoramentos”, que eu li com muito carinho, decorei algumas partes, e me emocionei em muitas delas, a gente faz uma retrospectiva e chega à conclusão de que a tríade do sucesso da companhia, entre outras virtudes, foi, primeiro, Método e Dedicação, típico dos alemães e de boas famílias brasileiras, que tinham isso no sangue, e que planejavam, colocavam método e trabalhavam incansavelmente.

A segunda, Visão de Futuro. Quando você lê aqui, é impressionante como os dirigentes enxergavam muito à frente, pelo menos 50 anos, diria até mais, em alguns momentos. Porque, em 1877, pensar naquilo; hoje estamos em 2019, e o assunto ainda é atual, quer dizer, ele enxergava muito.

E terceiro, esse talvez o grande diferencial. A máquina industrial Melhoramentos poderia ter seguido outros caminhos, mas escolheu o caminho da Educação, principalmente da educação de crianças e adolescentes, que nós sabemos ser a base da formação do País.

Portanto, eu diria que, complementando os três pilares do êxito, do sucesso, bom planejamento, muita resiliência para suportar todas as mudanças, e aqui não posso deixar de comentar no mérito, que vocês já estão pensando na frente, colocando aí a quarta geração para estar junto no conselho, para estar participando das reuniões, para estar acompanhando o que está acontecendo, porque o processo sucessório é fundamental. Preparar os herdeiros é fundamental e, claro, eu guardei aqui para o final um quê de genialidade ali, que, sem dúvida, a gente nota aqui, em muitos momentos da empresa.

Seguindo a trajetória do livro, a gente teve a confluência, os caminhos paralelos. Tivemos as famílias que estiveram envolvidas nesse processo, mas, basicamente, além do Rodovalho, a família Plöger, a família Weiszflog, a família Morais.

Toda a história de desenvolvimento da família e da empresa, não cabe o tempo aqui, mas, sem dúvida, é um passado de glória e de muita luta. A gente observa aí nas fotos de família do Alfred e da Alice Weiszflog, casados em 1900, fotos da família em Hamburgo pela última vez, a vinda deles para o Brasil, os irmãos que não se encontram mais.

O presente de Deus que eu chamo, que foi uma fase muito rica de São Paulo, muito próspera, possibilitou o crescimento de muitas famílias de imigrantes que tinham na América não só o sonho de riqueza, mas eu acredito que o sonho de um mundo melhor. Os rumos convergentes, onde as famílias foram se agregando, foram se juntando, os sonhos foram aumentando, enfim.

E aqui uma pequena retrospectiva. Eu sou dos anos 60, eu estudei com esses livros, eu os li muito, né? Da famosa cartilha “Caminho feliz” até “O patinho feio” e tantos outros clássicos da literatura que a Melhoramentos imprimiu, divulgou e tornou notórios, e o futuro esplendoroso que se descortinava frente a tudo que eles vinham fazendo.

Aqui é um ponto importante dessa história e que vai merecer homenagens hoje. A qualidade de impressão era tão boa que, na Revolução de 32, durante seis meses, nós imprimíamos esse papel, papel esse que teve lastro tão forte que mesmo depois do final da Revolução continuou sendo comercializado, até que Banco Central da época, - não era esse nome - proibiu, porque o dinheiro era mais forte que o nosso, e a qualidade de impressão, melhor.

Finalmente, o que a Melhoramentos é hoje. Ela representa para nós, políticos, uma grande esperança. Agora eu falo com o coração. As pessoas de bem têm que valorizar as pessoas de bem. Eu sempre digo nesta Casa que o mal se reúne muito rápido, não é, deputado Frederico d'Avila? Eu não posso nem falar o que eu penso aqui, que posso sofrer alguma represália no Conselho de Ética, mas, para a maldade, rapidamente as coisas acontecem. Para fazer o bem, não.

É interessante isso, porque o bem está preocupado em cuidar da sua família, o bem está preocupado em ganhar seu dinheiro honestamente, o bem está preocupado em construir algo, trabalha muito. Então, reunir as pessoas de bem é uma meta da nossa geração agora, deste momento. Que os nossos filhos, os nossos amigos, os nossos clãs estejam juntos conspirando positivamente.

Talvez este tenha sido um vácuo de poder que a gente deixou: não ter se envolvido na política. A política, durante muitos anos, passou a ser uma coisa que não foi muito valorizada, e quem assumiu não fez bom uso dela. O nome “político” acabou tomando um tom pejorativo, e com razão, tamanhas as improbidades que foram realizadas. Mas hoje é necessária uma retomada de que política é igual a ética, de que política é fazer o melhor da gestão pública, de que política é, acima de tudo, a gente conduzir as pessoas do bem pelo bem.

O Brasil tem um destino glorioso. Quando os nossos antepassados emigraram para cá, ou de Portugal, ou da Alemanha, enfim, eles tinham um grande sonho. Eles podiam ter ido para qualquer lugar do mundo, porque vieram para cá? Esta é uma pergunta que eu me fiz quando eu li o livro, enfim. Eu sou descendente também, de imigrantes italianos por parte de pai. Eu acredito que tem um viés do destino e um viés espiritual. Eles sentiam algo diferente, e, de fato, para nós, o Brasil é a pátria do futuro, nós realmente acreditamos nisso.

Eu realmente entendo que o Brasil, como já disse na Avenida Paulista, para milhões de pessoas, é a pátria do Avatara, a nação do Evangelho, o berço de uma nova civilização, o celeiro do mundo. Nós somos isso espiritualmente, nós somos os herdeiros dessa grande tradição. Só que existe uma dicotomia profunda entre esse sentimento espiritual que nossos antepassados também tiveram de forma inconsciente e o que realmente a gente vê acontecer. Esse é o paradoxo que a gente está vivendo hoje, uma grande diferença entre o sonho e a realidade.

Mas, se tem alguém no Brasil que provou que a distância entre esse sonho e essa realidade é curta, ou faz por onde, é a Companhia Melhoramentos. E assim, quando soube dessa brilhante história - soube não, que já é famosa -, mas, quando me inteirei melhor da profundidade dessa história e, acima de tudo, da humildade do Conselho, da capacidade desse Conselho, da visão de futuro desse Conselho, esta Casa Legislativa não poderia deixar passar em branco.

E já anunciamos que este ano é o avant premier, porque no ano que vem são os 130 anos, e pretendemos fazer uma homenagem ainda maior. Ainda que pareça, Conselho, “Puxa, de novo?” Não, todos os anos a gente vai prestigiar o bem. Então o bem tem que se prestigiar todos os anos. Todos os anos a gente tem que bater cartão e mostrar as coisas boas que nós estamos fazendo pelo Brasil.

Indo para o final da minha apresentação, eu termino com uma frase do Edmund Burke, que diz: “Para que o mal triunfe, basta que o bem não faça nada.” A esperança da colheita reside na semente, dizia o nosso mestre Henrique José de Souza, contemporâneo da Melhoramentos, um grande gênio brasileiro que ainda vale a pena ser escrito.

E, sob os ensinamentos deles, eu fecho a minha fala, acreditando que hoje, mais uma vez, plantamos aqui boas sementes. E essa semente para reflorestamento diz muito, por causa das nossas árvores, enfim, e do nosso sonho de transformar o Brasil naquilo que ele nasceu para ser, para ter um futuro glorioso. Muito obrigado à Companhia Melhoramentos de São Paulo, por tudo o que vocês foram, por tudo o que vocês são e por tudo que ainda serão.

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Eu avisei, né? Uma palavra apaixonada pelo Brasil, por São Paulo e pela Melhoramentos.

Deputado Frederico d’Avila, a tribuna é sua.

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL - Bom dia a todos. Confesso que fiquei bastante feliz quando, na sexta-feira, o deputado Castello Branco me ligou para me convidar para esta solenidade.

E mais feliz ainda por se confundir com a minha trajetória de vida, da minha amizade quase fraternal com o Paulo Velloso, neto do grande Mario Toledo de Moraes, cujo meu pai conheceu. Disse que é um dos homens mais cultos que ele já conheceu, Dr. Mario Toledo de Moraes, e a Dona Ivone, a maior quituteira que ele já conheceu também.

E dizer que, aqui, fico feliz por essa saga de 129 anos, de ele ter feito parte, o Paulinho, como eu o conheço, sempre muito orgulhoso dentro de casa do legado que seu avô Mario deixou e que agora ele vem à frente, junto com os seus pais.

Parabenizo, também, aqui, as famílias Weiszflog e Plöger. Eu também sou de família, de lado materno, austríaca, que veio para o Brasil na década de 50 com as mesmas intenções que os senhores vieram no século XIX e, aqui, com muito amor e dedicação, construímos um futuro melhor para as nossas famílias e, também, para o Brasil.

O mais importante da Companhia Melhoramentos, que eu vejo, não só a questão de sustentabilidade, que é uma característica inerente dela desde o início, dos primórdios da companhia, é a qualidade editorial. Qualidade editorial que acabou de falar aqui o Castello Branco, com várias coleções que podem ser lidas a qualquer tempo, que construíram o caráter e educaram muita gente, muitas crianças com o que existe de melhor, Castello.

Esse fim de semana eu fui ler um livro para a minha filha, que tem três anos e meio, na cama. A primeira história era muito boa, a segunda já falava de homoafetividade, a terceira de pais separados. Aí eu já peguei e falei para a minha mulher, queima esse livro na lareira, porque isso daqui eu já vi que, no final, a última história não deve ser boa. (Palmas.)

Então a gente viu, aqui, vários livros de qualidade elevada que podem ser impressos e apresentados às crianças, aos jovens, em qualquer tempo. E que vão dar gerações, como deram ao Castello Branco, à Dona Ana Maria Velloso, enfim, a todos aqueles... Nós, que aprendemos nos livros da Melhoramentos e nas edições da Melhoramentos.

Então, sendo assim, é uma honra, não só como deputado estar aqui, mas como amigo da família Moraes Velloso, estar aqui, hoje, parabenizando os 129 anos da Melhoramentos, iniciada pela saga da família Weiszflog lá no século XIX. E bem disse o Castello aqui, atravessaram diversos governos, diversas revoluções, foram ameaçados por três vezes pelo socialismo, pelo comunismo e vieram a superar essas situações e construir essa belíssima empresa.

Não tive a oportunidade, ainda, Castello, de conhecer a Casa Melhoramentos. O Paulo Velloso, pai, me convidou para ir lá. Eu vi as fotos, é belíssima, e, em breve, eu vou lá, espero que a convite do Paulinho para depois a gente almoçar às custas dele também e conhecer a Casa Melhoramentos.

Mas fica aqui meu grande abraço. Parabéns pela companhia, parabéns pelo que ela já fez pelo Brasil e pelo que ela continua fazendo. Nós precisamos de companhias comprometidas com o País, assim como a Melhoramentos se comprometeu até hoje e continua mantendo o seu comprometimento sem ceder a modismos, sem ceder a modismos.

Modismo, o nome próprio já diz, é a moda do momento. Amanhã não tem mais moda nenhuma. Quem cede a modismos acaba com as suas empresas. Vocês vejam aí que é raríssimo, Castello, a gente encontrar empresas com uma trajetória constante de crescimento como a Melhoramentos, passados os 100 anos.

São pouquíssimas empresas nesse clube centenário, então, meus parabéns aqui. Que a Melhoramentos possa, por mais 129 anos, ter muita profusão das suas atividades.

Obrigado e bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Neste momento passamos, então, às tão aguardadas homenagens. Ah, vai falar? Então, Walter Weiszflog. Por favor. (Palmas.)

 

O SR. WALTER WEISZFLOG - Muito bom dia a todos. É um prazer enorme estar aqui representando a companhia Melhoramentos - São Paulo nesta sessão solene da Assembleia Legislativa.

A trajetória de 129 da Melhoramentos iniciou-se com o espírito desbravador de seus fundadores. Espírito esse que possibilitou criar novos empreendimentos e constantes renovações tecnológicas.

Os fundadores da Melhoramentos sempre acreditaram no futuro do Brasil e investiram no seu melhor patrimônio: as crianças e o jovens, estimulando valores éticos e de respeito. Valores esses que se referem tanto às relações com o próximo como no trato com o meio ambiente, resultando em cidadãos completos que se dedicam a construir um Brasil maior e melhor.

O espírito desbravador permanece vivo, a indicar caminhos, projetos e destinos inovadores nos campos sociais e econômicos em que atuamos e nos projetamos. Educação e sustentabilidade são programas que estão no cerne das atividades da Melhoramentos.

Nossa trajetória acompanha toda a história da República do Brasil. Está intimamente ligada ao desenvolvimento industrial e do comércio em São Paulo. Uma história de respeito às leis e à ordem democrática que esta Assembleia Legislativa representa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Esta homenagem, na verdade, é uma gloriosa láurea da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Trata-se da “Medalha Heróis de 32 - Luta e Constituição.”

É uma medalha constituída, na verdade, por um escudo português, um escudo primitivo, que recorda a faixa do obelisco do Ibirapuera, e projeta, no seu centro, uma cópia deste citado monumento, que, inclusive, está aqui ao lado, no Parque do Ibirapuera.

Seu campo é ocupado por um cartaz utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e, na verdade, com as suas cores próprias. Não é? E contém a inscrição: “Você tem um dever a cumprir, consulte a sua consciência - MMDC”, e tendo nele também escrito, em caracteres versais maiúsculos, a seguinte frase, devidamente separada, na verdade, por dois asteriscos: “Morreram jovens para viver sempre.”

Então, o deputado Castello Branco irá comandar agora a outorga dessas medalhas. O nosso deputado Frederico d'Avila, e o presidente e o vice-presidente do MMDC. Então, por favor, Dr. Carlos Romagnolli e Dr. Luiz Fernando Marcondes, que estarão aqui, colocados frente à Mesa de honra, e vamos homenagear pessoa por pessoa.

Então, iniciamos neste ato. Ela não está presente, mas está representada pelo seu filho. Então, a laureada é a Sra. Ana Maria Moraes Velloso, representada neste ato pelo seu filho Paulo Renato Velloso Filho. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a medalha.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Mais uma vez, nossos aplausos, por favor. (Palmas.)

Nosso segundo homenageado, Sr. Alfried Plöger. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a medalha.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Próximo homenageado, o Sr. Ingo Plöger. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a medalha.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Sr. Alfredo Weiszflog. (Palmas)

 

* * *

 

- É entregue a medalha.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Sr. Walter Weiszflog. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a medalha.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Podem, novamente, tomar assento, por favor.

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL - Antes das homenagens, que vão continuar, nós gostaríamos de apresentar um vídeo institucional, que faz sentido com a próxima fase. Por favor.

 

* * *

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Prezado Paulo Renato Veloso Filho, por determinação do presidente desta Sessão Solene, deputado Castello Branco, a palavra é sua.

 

O SR. PAULO RENATO VELLOSO FILHO - Olá, bom dia a todos. É uma honra estar aqui hoje nesta Assembleia do Estado de São Paulo. O nome da companhia é Companhia Melhoramentos de São Paulo, então é uma honra. Eu queria agradecer o Castello por essa homenagem linda à empresa. Estão toda a terceira geração e a quarta geração da empresa presentes aqui hoje.

O meu amigo Frederico d’Avila, de longa data, meu irmão, chamo ele de irmão há tantos anos: 26 anos de amizade. Então, é um orgulho estar aqui hoje recebendo essa homenagem, essas premiações. Estou aqui representando o meu pai e a minha mãe que não puderam estar presentes, então fico muito feliz.

É uma honra fazer parte dessa história de 129 anos. Que tenham mais 129 anos, acho que é muito merecido. Como foi dito aqui antes, como é difícil no Brasil, por tudo que o Brasil passou, ter uma empresa centenária. Acho que são muito poucas que existem ainda sob o mesmo controle, as mesmas famílias fundadoras. São as mesmas famílias que estão lá até hoje, então, fazer parte disso é uma honra para mim. Eu queria agradecer o estado de São Paulo e esta Assembleia por essa homenagem tão bonita.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL – Nós vamos agora prestar uma homenagem à Companhia Melhoramentos. As medalhas, as outorgas, podem ser para pessoa física ou jurídica. Outorgamos às pessoas físicas que representam os herdeiros da família, gostaríamos que a empresa levasse a medalha. Para tal, vou convidar o presidente da Sociedade Veteranos de 32 para fazer uso da palavra e, na sequência, vamos passar a Comenda à Companhia e, neste ato, vou convidar um representante de cada família para virem juntos receber essa homenagem.

Romagnoli, por favor.

 

O SR. CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLLI - Ilustríssimo deputado estadual Castello Branco, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades presentes.

Ilustríssimo senhor Ingo Plöger, que já conversamos anteriormente e até alinhavamos uma possível parceria para os 130 anos da Melhoramentos, isso engrandece muito a Sociedade Veteranos de 32, nos deixa muito orgulhosos com isso. Eu ia dar uma pincelada sobre essa história das notas que foram impressas pela Melhoramentos, mas o conhecimento do Castello Branco, de História, é algo fenomenal. Então, ele já passou na minha frente.

Só posso agradecer o momento, a Sociedade Veteranos de 32 está muito orgulhosa em estar aqui presente.

Muito obrigado, conte conosco sempre. Bom dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL - Com a autorização da mesa, eu gostaria de convidar a nova geração, um representante da nova geração, um dos Plöger, um dos Weiszflog, um dos Moraes presentes, para receber a medalha em nome da Companhia. Pode ser? Então, voluntários?

Enquanto eles se encaminham, eu gostaria de fazer três adendos importantes. Primeiro, nessa cerimônia, trago comigo a Medalha da Revolução de 1932, o meu avô usou essa medalha; o meu avô usou a moeda que vocês imprimiram, estou trazendo a Medalha do Mérito Cultural, da Sociedade Brasileira de Heráldica.

Aproveitamos a oportunidade para anunciar que a Sociedade Brasileira de Heráldica possui uma medalha para a área ambiental. Então, oportunamente, seria interessante outorgá-los por razões que falarei à pouco.

Vamos agora proceder essa homenagem.

Muito bem, essa é uma caixa que traz a Medalha, é uma caixa muito linda. Dentro delas vocês vão encontrar a Comenda que é institucional, corporativa, que deve ocupar um local de destaque porque vai fazer parte da história da Companhia, e o diploma que acompanha a Láurea.

 

* * *

 

- São entregues as medalhas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL - A próxima homenagem será para a área operacional. Então, vamos entregar essa homenagem em dois tempos: uma hoje e a outra em outro dia que a gente ainda vai combinar. Mas, ela visa reconhecer o trabalho do Executivo, da tropa que está no terreno fazendo acontecer.

Então, eu pediria que neste ato viesse para cá a Patrícia Bentes e os diretores que estão aqui nestas cadeiras verdes, para que recebam, juntos, essa homenagem. Por favor. E o Hélio Magalhães, lógico. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL - A Assembleia Legislativa de São Paulo, em homenagem à Companhia Melhoramentos, nosso reconhecimento pelos 129 anos de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira.

A Casa do Povo agradece. Parabéns pelo trabalho realizado.

Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. A esperança da colheita reside na semente. Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL - O grande mote da nossa homenagem de hoje, no fundo, é o papel educacional da Melhoramentos.

Mas, na pesquisa realizada, uma se destacou: Encanto e Verdade, do professor Thales de Andrade, 1921, A Filha da Floresta. Falava de florestas, sustentabilidade, água, crescimento sustentável, educação ambiental. Mas, muito à frente. Uma visão de futuro incrível.

Esse livro foi a ponta de um iceberg de um processo muito maior, que viria depois. Não poderia deixar de reconhecer, Weiszflog Irmãos Inc., Biblioteca Infantil, Encanto e Verdade, Galeria de Grandes Homens. Fazer a parte das coleções dessa época.

Em função disso, nós gostaríamos, neste momento, de convidar para recitar o poema O Que Foi 32, escrito por Paulo Bomfim, o nosso mestre de cerimônias, José Jantália. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ JANTÁLIA – O Que Foi 32, de Paulo Bomfim.

Foi a soma dos sonhos e do sacrifício de um povo, a confraternização de raças e condições sociais no batismo das trincheiras; o esforço das indústrias, o desprendimento do comércio, a grandeza de uma causa, a generosidade dos moços, a participação dos cabelos brancos, o entusiasmo das crianças, a força que vem da mulher-terra paulista, o verbo dos poetas e dos tribunos, dos jornalistas e dos sacerdotes; a sacralidade da lei, o fuzil ao lado do livro, a trincheira continuação da escola, a caserna dependência do lar, o campo de batalha, sementeira de Justiça!

O que foi 32? Foi bandeira que voltou do passado, passado que se transformou em bandeira, bênção de Anchieta e de Frei Galvão, grito de guerra de Tibiriçá, vigília de João Ramalho, inspiração de Bartira, presença dos que partiram, convocação do amanhã, cocar-capacete de aço, gibão que virou farda cáqui, canoa monçoeira transformada em trem blindado, mortos e vivos marchando, igreja, escola, oficina em batalhões rezando a mesma oração, prece de amor e esperança, holocausto e clarinada, asa de glória gravando no sangue das gerações.

Enquanto houver injustiça,

Enquanto houver sofrimento,

Enquanto a terra chorar,

Enquanto houver pensamento,

Enquanto a história falar,

Enquanto existir beleza,

Enquanto florir paixão,

Enquanto o sonho for sonho,

Enquanto o sangue for sangue,

Enquanto existir saudade,

Enquanto houver esperança,

Enquanto os mortos velarem,

É sempre nove de julho!

Este torrão tem História,

Esta História tem seu brio,

Esse brio tem memória,

Essa memória é da terra,

Essa terra o agasalho,

Esse agasalho meu berço,

Esse berço tem passado.

Esse passado é futuro,

Esse futuro é janeiro,

Janeiro é nove de julho!

Porque esta terra tem dono.

Porque esta terra é São Paulo! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL – Convidaremos, para fazer uso da palavra agora, representando o Conselho da Melhoramentos, a Exma. Sra. Patrícia Bentes. (Palmas.)

 

A SRA. PATRÍCIA BENTES – Bom dia a todos. Gostaria, inicialmente, de agradecer o deputado Castello Branco e todos os parlamentares aqui presentes pela honra dessa grande homenagem à Companhia Melhoramentos. Cumprimento também os meus colegas de conselho, os Srs. Alfried e Ingo Plöger; Walter e Alfredo Weiszflog; Helio Magalhães, e a quarta geração, aqui representada por Paulo Renato Velloso Filho; Paula André; Bruno e Fernanda Weiszflog e Nina Plöger.

Quando pensei no que diria aqui hoje, resolvi começar por uma provocação. Por que, afinal, educação para sustentabilidade é tão importante? Fui procurar no Michaelis, meu dicionário preferido, o significado dessas duas palavras. Lá, educação e sustentabilidade compartilham, em seus significados, dois princípios fundamentais para a humanidade: a preservação da vida e o desenvolvimento do ser humano.

Esses princípios universais, que ultrapassam barreiras geográficas, culturais e religiosas, sempre norteiam as boas ideias. Quando traçamos uma linha direta entre esses princípios e a educação para a modernidade, percebemos que a sustentabilidade deve estar em todas as ações que melhoram a vida das pessoas.

É por isso que nós, da Melhoramentos, consideramos o tema da educação para a sustentabilidade muito importante. Nossa história é pautada pela ousadia e pela determinação em prol da educação de qualidade. Apoiamos o aprendizado e a formação de leitores, porque acreditamos que a educação é uma poderosa ferramenta de impacto social e resolução dos diferentes problemas e desafios do nosso país. Parodiando o nosso querido Ziraldo: “Sem leitura não há salvação”.

Sabemos que o Brasil ainda precisa investir muito em educação para a sustentabilidade, para que a sociedade brasileira possa influenciar o seu futuro com ações responsáveis, conscientes e inovadoras, dignas de um país com tantos recursos naturais e vasto capital humano, jovem e empreendedor.

O grupo Melhoramentos construiu seu legado com coerência de princípios e com ideias que não envelhecem. Foi assim na nossa editora, em 1922, com a primeira edição do livro “A Filha da Floresta” e é até hoje, com a nossa coleção “Geração Sustentável”, o projeto “Planeta Leitura” e também na Melhoramentos Florestal, com os nossos mais de 17 mil hectares de florestas, todas certificadas com o selo verde da Forest Stewardship Council.

Com 129 anos de vida, continuamos ousados e determinados. Nosso novo conselho de administração trabalha junto com acionistas e futuros acionistas da quarta geração, para que a Melhoramentos continue a apoiar a Educação como elemento essencial para despertar a consciência ambiental e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Estamos muito felizes e motivados com essa homenagem. Em nome de todos da Companhia Melhoramentos de São Paulo, o meu muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Convidamos a todos para assistirem ao vídeo “Programa Educação e Sustentabilidade”, da Companhia Melhoramentos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Queremos registrar que este evento, dentre seguidores e/ou acessos, registra o número de 167 mil, pela informação da nossa informática.

Convidamos também, para as considerações finais, como não poderia deixar de ser, a palavra do nosso querido Ingo Plöger.

 

O SR. INGO PLÖGER - Muito obrigado, deputado Castello Branco, no qual eu cumprimento a Casa e as autoridades presentes. Quero cumprimentar a Patrícia e, com isso, todos os nossos colaboradores da Melhoramentos e minhas senhoras e meus senhores.

Foi com surpresa que recebi a solicitação de tecer algumas considerações finais. Quando se recebe uma Comenda, que também foi uma surpresa, o primeiro momento é passar pela cabeça por que a merecemos. O segundo momento é o compromisso que com isso assumimos também para o futuro.

O lema desta Comenda é: “Morreram jovens para viver sempre”. Esse é um legado que muitos da Melhoramentos, nos 129 anos, tiveram. Não só nossos avós, mas colaboradores que enfrentaram adversidades, nas mais diversas formas, e conseguiram superar circunstâncias inacreditáveis.

Eu quero passar esse compromisso e essa homenagem aos nossos colaboradores e agradecer a eles por todos os dias que dispensaram na nossa empresa; quero agradecer também a todos os leitores da Melhoramentos, porque se não tivessem a preferência pelos nossos livros, hoje não estaríamos aqui; quero agradecer a todos aqueles que compraram nossos produtos durante 129 anos, não deixando de tecer a preferência do papel ou do pinheiro ao livro, como já foi o nosso lema.

A cada dia temos que enfrentar a possibilidade de pleitear por essa preferência. Essa preferência é hoje um marco fundamental de reconhecimento daquilo que pode ser melhor ou não. Isso extravasa as fronteiras de São Paulo, do Brasil e vai mundo afora.

Daqui a poucas semanas, estaremos apresentando - como a cada ano -  os livros, numa das maiores feiras internacionais em Frankfurt, apresentando autores brasileiros e apresentando os nossos dicionários.

O dicionário é uma preservação e uma evolução permanente do nosso idioma. É por este idioma que nos comunicamos a cada dia e quando nós traduzimos esse idioma para outros idiomas, abrimos as fronteiras para outros povos nos entenderem. Nos dias de hoje, dias mais belicosos, dias que são marcados com mais ambiguidades e menos tolerância, quando nós passamos a nossa cultura, nós buscamos o entendimento de outros para nós e de nós para outros; aprimorar o nosso idioma significa trazer a comunicação mais próxima, uns aos outros.

O meu agradecimento em nome de todos os melhoramentinos, ao povo paulista, a esta Assembleia, deputado Castello Branco, que sintetizou tão bem essa relação da empresa com a base política, da empresa com a sua sociedade, e nós com o nosso compromisso para frente.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ JANTÁLIA - Para o encerramento desta sessão solene, a palavra final e derradeira do deputado, capitão de Exército, Castello Branco.

 

O SR. PRESIDENTE - CASTELLO BRANCO - PSL - Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para convidar a Companhia Melhoramentos para inúmeros outros eventos que realizaremos nesta Casa. Alfried, Walter, Ingo, Paulo, Patrícia, Hélio, nós vamos passar a colocar vocês no nosso “mailing”, o bem ajudando o bem, o bem junto com o bem.

Então, em tudo que nós fomos fazer daqui para frente, vamos colocar a Melhoramentos. Vamos, pelo menos, convidá-los para que estejam presentes conosco, remando projetos do bem, coisas do bem e eventos do bem. Permitimo-nos também apoiar e estar junto da Melhoramentos no que for possível daqui para frente.

Além disso, nós acreditamos que muitas coisas possam ser realizadas conosco no Legislativo. Contem com o deputado Frederico d'Avila, com o Castello Branco e com tantos outros aqui que estão conosco nessa luta. Não esteve hoje presente, mas faço questão de citar, a deputada Valeria Bolsonaro, que é educadora, o deputado Tenente Nascimento, Douglas Garcia, Gil Diniz, o nosso líder, Janaina Paschoal, Rodrigo Gambale, Bruno Lima, tenente-coronel Mecca, Coronel Nishikawa, enfim, os guerreiros do bem que estão aqui na Assembleia, lutando por um novo Brasil.

Eu gostaria de agradecer também a vocês que estiveram presentes nesta segunda-feira, de manhã, às autoridades, à equipe do gabinete Castello Branco, que não mediu esforços nos últimos meses para que tudo corresse bem. E, esgotado então objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade.

Assim, eu declaro encerrada a presente sessão solene, convocando todos para que, no ano que vem, a gente esteja aqui, vibrando pelos 130 anos da Melhoramentos. Muito obrigado. Realização através do caráter e da cultura. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 1 minuto. 

 

* * *