http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

30 DE SETEMBRO DE 2019

38ª SESSÃO SOLENE EM CELEBRAÇÃO DO DIA DA POLÍCIA CIVIL

 

Presidência: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", seguido do "Hino da Polícia Civil", reproduzidos pelo sistema de Audiofonia desta Casa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, juntamente com o deputado Delegado Olim, para a "Celebração do Dia da Polícia Civil". Anuncia a exibição de um vídeo institucional da Polícia Civil. Considera o deputado Delegado Olim como o representante legítimo da Polícia Civil, nesta Casa. Agradece a ele a oportunidade de poder homenagear a corporação. Demonstra satisfação em ter Rodrigo Garcia presente nesta solenidade. Lembra que o mesmo já foi deputado estadual, federal, secretário de diversas pastas e, agora, vice-governador. Parabeniza Rodrigo Garcia pelo trabalho. Cumprimenta as autoridades presentes. Saúda todas as entidades e segmentos da Polícia Civil presentes nesta solenidade. Diz ser uma honra homenagear cada policial e todos aqueles que estão nas ruas ou atendendo a população. Considera que toda homenagem prestada à Polícia Civil será pequena perto do trabalho prestado por eles. Afirma que a categoria precisa ser valorizada. Destaca o trabalho realizado por João Doria e Rodrigo Garcia no Governo do Estado para valorizar e reconhecer o trabalho dos policiais. Esclarece que os mesmos querem tornar a Polícia Civil do Estado como a mais reconhecida do Brasil. Reafirma seu compromisso em estar sempre ao lado da Polícia Civil em suas demandas, para que possa prestar um serviço cada vez melhor para a sociedade paulista. Informa ser hoje, dia 30 de setembro, o Dia da Polícia Civil.

 

4 - ADALBERTO FREITAS

Deputado estadual, saúda os deputados proponentes desta sessão. Cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra participar desta solenidade. Relembra sua atuação como assessor parlamentar do ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá, com quem aprendeu a gostar da Polícia Civil. Coloca-se à disposição da categoria. Presta homenagem a toda a classe policial.

 

5 - CASTELLO BRANCO

Deputado estadual, diz pertencer a uma família de policiais civis. Discorre sobre o nascimento da Polícia Civil, em 1841, com Dom Pedro II, que instituiu o poder de polícia a algumas pessoas para que administrassem o território. Parabeniza todos os que defendem a Segurança Pública do Estado de São Paulo. Deseja que possam fazer um Brasil cada vez melhor.

 

6 - ALEX DE MADUREIRA

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Considera merecida esta homenagem à Polícia Civil. Diz ser a mesma inteligente, trabalhando incansavelmente para solucionar os crimes. Destaca a maestria, a inteligência e a eficiência da Polícia Civil, que trabalha sempre unida. Parabeniza os presentes e os deputados proponentes desta sessão.

 

7 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Diz ter feito saudação à Polícia Civil, hoje, em seu pronunciamento no Pequeno Expediente. Destaca a importância da Polícia Civil no Estado de São Paulo. Afirma que a Segurança Pública tem feito um excelente serviço para o estado. Ressalta sua luta em prol de todas as polícias do estado e de todos os que compõem o sistema de Segurança Pública. Enaltece o trabalho do deputado Delegado Olim nesta Casa. Esclarece que tem exigido constantemente, junto com outros deputados que também valorizam as polícias, o reajuste salarial para a categoria. Parabeniza todos os policiais e os presentes nesta solenidade.

 

8 - GIL DINIZ

Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Declara apoio incondicional, respeito e consideração à Polícia Civil. Cita amigos na instituição. Diz sempre ter sido bem tratado e respeitado pelos policiais civis. Afirma que indicará parte de suas emendas para a Polícia Civil. Coloca-se à disposição de todos os presentes. Considera o trabalho desta categoria extremamente importante, servindo como exemplo para todo o País. Parabeniza os deputados proponentes desta sessão.

 

9 - EDNA MACEDO

Deputada estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza os deputados Itamar Borges e Delegado Olim pela solenidade em homenagem aos policiais civis. Afirma que não há o que comemorar. Considera os policiais como guerreiros e que merecem respeito, apoio e carinho. Coloca-se, juntamente com o Partido Republicano, à disposição da categoria. Pede que o governador João Doria olhe para os seus policiais, que precisam de aumento salarial e de dignidade. Lamenta a situação de sucateamento de delegacias. Diz que está nesta Casa para lutar para que eles tenham uma vida digna e merecedora daquilo que fazem.

 

10 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, cumprimenta o deputado Itamar Borges, proponente desta sessão e as autoridades presentes. Enaltece a presença do vice-governador Rodrigo Garcia. Afirma que em 30 anos nunca nenhum governador ou vice-governador prestigiou eventos da Polícia Civil. Considera o vice-governador como um dos maiores articuladores desta Casa. Destaca a presença de vários deputados nesta solenidade. Agradece o secretário de Segurança Pública pelos baixos índices da pasta. Destaca o trabalho do Dr. Ruy Ferraz Fontes, que considera um dos melhores delegados do estado de São Paulo. Elogia o trabalho da Dra. Elisabete Sato. Cita projetos de lei, em tramitação nesta Casa, para beneficiar a categoria. Parabeniza todos os presentes. Ressalta o trabalho da Polícia Civil, que diz ser a melhor polícia do Brasil. Lamenta as dificuldades enfrentadas pelas Polícias Civil e Militar. Defende o aumento salarial da categoria. Afirma que a paridade, que é direito dos policiais, permanecerá igual. Destaca o seu apoio ao governador João Doria, que está cumprindo tudo aquilo que prometeu. Diz que a Polícia Civil terá armas e viaturas de primeiro mundo. Pede uma salva de palmas para todos os presentes.

 

11 - DR. RUY FERRAZ FONTES

Delegado geral de Polícia, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o vice-governador Rodrigo Garcia pelas 40 reuniões durante este ano, na qual expôs os pleitos da categoria. Afirma que diversos projetos da Polícia Civil serão enviados para esta Casa ainda este ano. Lembra que foram presos 44 mil criminosos nos primeiros seis meses deste ano. Destaca os baixos índices da Segurança Pública e o aumento da confiança da sociedade. Comenta a aquisição de 20 milhões de reais em softwares para facilitar as investigações, adquirir viaturas policiais, pistolas e outros equipamentos, além de parceria com a iniciativa privada para a reforma de unidades policiais na capital. Menciona a modernização de toda a estrutura, que ajudará na melhora do trabalho dos policiais. Destaca a necessidade de valorização, por parte do Governo do Estado, pelo trabalho que realizam. Agradece todos os presentes.

 

12 - JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS

General e secretário de Estado da Segurança Pública, saúda os integrantes da Mesa e demais autoridades presentes. Esclarece que, desde a época de Tiradentes, pessoas eram designadas a defender espaços e pessoas, sonhos e esperanças. Afirma que os netos, bisnetos e filhos dos presentes terão uma São Paulo mais segura graças aos policiais presentes nesta solenidade. Lembra a história da Policia Civil, desde a época de D. Pedro II. Menciona a criação da instituição da polícia, por D. Pedro II, há 180 anos. Diz serem as palavras deputados e delegados sinônimos, representando quem a população dedica a sua confiança e que faz a proteção das pessoas e dos patrimônios. Comemora os mais baixos índices do estado de São Paulo. Demonstra sua admiração, reconhecimento e admiração por todos que trabalham e exercem suas funções na Polícia Civil. Pede uma salva de palmas a todos os policiais.

 

13 - RODRIGO GARCIA

Vice-governador do estado de São Paulo, demonstra satisfação em estar presente nesta solenidade, representando o governador João Doria. Destaca sua gratidão e respeito pela Polícia Civil de São Paulo. Cumprimenta os deputados pela iniciativa e todos aqueles que usaram a tribuna, além de todas as autoridades presentes. Saúda as entidades de classe que lutam pela categoria. Afirma que o governador João Doria vem demonstrando em ações e gestos o seu respeito pela polícia de São Paulo. Lembra a situação do Orçamento do Estado ao assumir em primeiro de janeiro. Informa que em 25 de janeiro foi feito um contingenciamento, respeitando as três áreas consideradas prioritárias, com seus orçamentos assegurados: Segurança Pública, Educação e Saúde. Menciona o fechamento de empresas estatais para possibilitar o investimento nestas três áreas. Cita a criação do programa "Policial nota 10" e o pagamento do bônus de 2018, com o Orçamento de 2019. Destaca o envio do Orçamento de 2020 para esta Casa, elaborado pelo Governo João Doria, prevendo o crescimento do Orçamento da Secretaria de Segurança Pública. Considera necessário o investimento e a valorização das pessoas. Lamenta a atual crise da economia brasileira e o baixo PIB. Ressalta a esperança, a fé e as ações concretas para reverter o estado de coisas que encontraram em São Paulo. Agradece o esforço de cada um dos policiais. Pede um voto de confiança à categoria. Cumprimenta os policiais civis. Lembra que o deputado Itamar Borges faz esta sessão solene há 13 anos e que, portanto, merece um diploma de delegado honorário.

 

14 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, presta homenagem, com entrega de placas comemorativas, a diversos delegados de polícia e diretores dos departamentos da Polícia Civil, representando todos os policiais civis. Faz a leitura da Oração à Bandeira da Polícia Civil, do poeta Paulo Bonfim. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - ... Dentre as autoridades que comporão aqui a Mesa também registramos e agradecemos os deputados Carlão Pignatari, líder do governo, deputado Adalberto de Freitas, deputado Castello Branco, também presente conosco, deputado Alex de Madureira, obrigado a todos pela presença. Também as justificativas de ausência: o governador do estado de São Paulo, João Doria; secretário da Saúde, Dr. Germann; secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; secretário da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira; presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheiro Antonio Roque Citadini; procurador  geral de Justiça, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio; o prefeito Bruno Covas; comandante geral da Polícia  Militar, coronel  Salles; presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Prazak; presidente do TRT-2 Região, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério; desembargadora Ivana David; deputada estadual Dra. Damaris Moura; deputado estadual Barros Munhoz; deputado Vinícius Camarinha; deputado Estevam Galvão; Muito obrigado pelas justificativas.

Neste momento daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia da Polícia Civil. Recepcionando as autoridades presentes, eu convido para comporem a Mesa principal e presidirem esta sessão solene os proponentes: Exmos. Srs. deputados Itamar Borges e Delegado Olim. (Palmas.) Convido, também, o Exmo. Sr. Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de Estado de Governo. (Palmas.) O Exmo. Sr. desembargador, Dr. Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do Tribunal Eleitoral Regional de São Paulo; estará conosco, também, o Exmo. Sr. General Campos, secretário de Estado da Segurança Pública; Exmo. Sr. Ruy Ferraz Fontes, delegado-geral de Polícia do nosso estado de São Paulo. (Palmas.) Também agradecemos as autoridades que compõem, aqui na lateral, a nossa extensão da Mesa; muito obrigado a todos que participam conosco desta sessão solene.

Pedimos a todos que fiquem de pé para a execução do Hino Nacional seguido do Hino da Polícia Civil.

 

***

 

            - São executados os hinos.

 

***

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Todos podem acomodar-se, por gentileza. Também compondo a Mesa principal, a Dra. Elisabete Sato, delegada-geral de Polícia Adjunta. Também registramos e agradecemos a presença do Dr. Rafael Pitanga Guedes, neste ato representando o defensor público-geral do estado de São Paulo, Dr. Davi Eduardo Depiné Filho.

Convido neste momento o nobre deputado Itamar Borges para dar início a esta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito boa noite a todas e a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, juntamente com o meu colega Delegado Olim, dispensamos a leitura da ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris, que estaria presente, estava confirmado, mas hoje de manhã pediu até para justificar, porque teve uma complicação renal e precisou se internar. Nada grave, mas está passando o dia de hoje até amanhã para poder superar essa cólica renal e pediu que eu trouxesse o abraço dele e a saudação aqui juntamente com o nosso proponente conjunto, o Delegado Olim.

Atendendo à nossa solicitação, juntamente com o deputado Olim, esta sessão tem a finalidade de comemorar o Dia da Polícia Civil, sessão esta aprovada, como já tradicionalmente, por unanimidade nesta Casa. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 5 de outubro, às 21 horas, pela Net, canal 7; pela TV Vivo, no canal 185 digital; e pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Veremos agora um vídeo institucional da Polícia Civil.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Mais uma vez queremos agradecer a presença de todos e justificar. Eu tradicionalmente tive o privilégio de começar esta homenagem à Polícia Civil nesta Casa e, no decorrer do tempo, não tinha ainda o privilégio de ter ao meu lado o Delegado Olim como deputado.

Chega nesta Casa este meu parceiro, o Delegado Olim, e eu disse: “Olim, é muito importante que você conduza essa sessão solene como nosso legítimo representante da Polícia Civil, e quero fazer coro com você.” Ele falou: “Com uma condição: que nós possamos conduzir juntos”

Então eu quero parabenizar o Delegado Olim, este grande amigo, grande parceiro, e agradecer esta oportunidade de dar sequência neste trabalho que sempre tivemos aqui de homenagear justamente a Polícia Civil do Estado de São Paulo pelo seu dia e ter o privilégio de estar ao lado deste grande líder, grande amigo, grande delegado de polícia, grande representante, Delegado Olim.

Ao nosso querido vice-governador e sempre governador Rodrigo Garcia, quero dizer da satisfação de ter aqui a sua presença. Para a Polícia Civil do Estado de São Paulo é uma homenagem especial a sua presença. É um momento especialíssimo, o Executivo na sua figura representado para trazer não só uma mensagem, mas para poder homenagear estes homens e mulheres, estes policiais que dignificam a nossa segurança pública junto com toda a força policial do estado de São Paulo.

Tenho a honra de, ao lado do Delegado Olim e com o apoio dos colegas desta Casa, poder prestar a homenagem no dia de hoje. Coincidentemente - eu acho que tinha acontecido uma vez só até agora - exatamente no dia, que é o 30 de setembro, o Dia da Polícia Civil.

Portanto, inicio dando os parabéns e agradecendo a honrosa presença do nosso querido vice-governador Rodrigo Garcia, que, aqui neste lugar em que está, presidiu esta Casa. Foi deputado estadual, depois deputado federal, secretário de diversas pastas e hoje tem sido o nosso vice-governador e secretário de Governo, conduzindo a execução e a gestão do plano de governo do governador João Doria. Portanto, parabéns pelo seu trabalho, pela sua luta, pela prioridade que tem dado à segurança pública e à nossa polícia.

Quero cumprimentar o secretário general Campos e, ao saudar o secretário general Campos, eu saúdo toda a família da segurança pública, não só aqui hoje os homenageados, mas toda a polícia, a Polícia Militar e toda a extensão, a Polícia Científica, saudar aqui os nossos policiais do nosso estado de São Paulo. Da mesma forma, o nosso delegado-geral, Dr. Ruy.

Eu quero cumprimenta-lo e, ao cumprimenta-lo, cumprimentar esse abraço extensivo a todos os nossos diretores, a todos os nossos departamentos, a toda a família da Polícia Civil do estado de São Paulo. Da mesma forma, Dra. Elisabete Sato, a nossa delegada-geral adjunta e, assim, saúdo a cada um e a cada uma que se fazem presentes.

Aqui, o secretário particular do governador João Doria, Wilson Pedroso, que eu quero saudar com muita honra a sua presença, aqui também colegas parlamentares, deputado líder do Governo nesta Casa, Carlão Pignatari, apoiador desta sessão solene, como é apoiador e se faz presente o Alex de Madureira, deputado Adalberto Freitas e o deputado Castello Branco.

Saudando esses colegas, deputados que se fazem presentes, saúdo a todos os colegas deputados que mandaram suas justificativas, o seu cumprimento e o seu abraço. Hoje é uma segunda-feira, muitos que são do interior estão chegando hoje à noite, amanhã de manhã, mas somos portadores do abraço de todos.

Permitam-me, para não me estender muito, concluir a minha saudação agradecendo a presença de cada uma e de cada um, saudando a todas as entidades e associações de todas as classes, categorias e segmentos da Polícia Civil. Saudando aqui o Dr. Gustavo, presidente da Associação dos Delegados de Polícia e a Dra. Raquel, presidente do sindicato. Saudando os dois, saúdo, também, os nossos agentes, os escrivães e todas as categorias da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Portanto, cumprimentando, repito que é com muita honra que nós, também, estamos aqui, nesta noite, mais um ano reunidos para celebrar, aqui, o Dia da Polícia Civil e homenagear cada policial que aqui se faz presente e também todos aqueles que estão nos plantões, atendendo à comunidade, bem como àqueles que estão na rua, no exercício da árdua missão de combater a criminalidade. Que minhas palavras não sejam destinadas só a vocês que aqui estão, bravos policiais, mas também a seus familiares, que sentem suas ausências e renúncia de muitos momentos para que vocês exerçam bravamente os seus ofícios.

Por isso, meus queridos policiais civis, na condição de deputado estadual, faço questão de, anualmente, como já disse, render a vocês esta pequena homenagem. Digo pequena porque toda homenagem que se prestar a Polícia Civil será muito pouco dentro da grandeza e do trabalho e do resultado que oferece à comunidade, à população e ao estado.

Conheço as dificuldades enfrentadas pela polícia e pelos policiais, sei que todos precisam e merecem ser mais bem valorizados e ter melhores condições de trabalho. Tivemos conquistas importantes para a Polícia Civil. O governador João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia, aqui presente, têm feito um excelente trabalho em defesa dos legítimos direitos e interesses dessa brava instituição em harmonia com o secretário da Segurança, general Campos, e o delegado-geral, Dr. Ruy, têm feito um esforço para fortalecer, valorizar a reconhecer. E continua nesse destino e nesse rumo.

Quero, também, reafirmar a minha confiança no compromisso do governador João Doria e do vice, Rodrigo Garcia, de transformar a Polícia Civil na mais reconhecida do Brasil. Esta homenagem é de vocês e para vocês. É a forma que temos, na condição de deputados estaduais e representantes do povo paulista, de abrir as portas desta Casa de Leis para demonstrar a nossa gratidão, reconhecimento e respeito àqueles que se dedicam e colocam a sua própria vida em risco para proporcionar segurança e tranquilidade para as nossas famílias e o povo paulista.

Quero encerrar as minhas palavras, mais uma vez, agradecendo a todos vocês, homens e mulheres tão valorosos, e também reafirmando, aqui, o meu compromisso de sempre estar ao lado da Polícia Civil na constante luta pela valorização do profissional, da carreira, de melhores condições salariais e de trabalho, para que possam, sempre, prestar um serviço cada vez melhor para a nossa sociedade.

Obrigado, policiais civis, por tudo o que fazem pela segurança e pelo bem-estar do nosso povo. Trinta de setembro, dia da Polícia Civil. Parabéns a todos. Um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos o deputado Itamar Borges por suas palavras. Nós, agora, daremos início aos pronunciamentos ouvindo as saudações pelos colegas deputados presentes a esta sessão solene.

Iniciando com a saudação do deputado Adalberto Freitas. (Palmas.)

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Boa noite a todos. Quero saudar aí e agradecer aí ao deputado Itamar Borges, deputado Olim, por esse brilhante evento que todos os anos fazem aqui nesta Casa. Cumprimento, também, o vice-governador, Rodrigo Garcia, que está aqui representando o nosso governador Doria.

General Campos está aqui. Cumprimentando o general Campos eu estendo o cumprimento a todos os policiais, a todas as forças de segurança que estão aqui com a gente neste evento. Dr. Ruy Fontes, também, meus cumprimentos. Dra. Elisabete Sato, compondo a Mesa.

Para mim é uma grande honra estar aqui hoje. No ano passado, quando eu estive aqui, também prestigiando este evento, como nos anos anteriores, eu sempre vim como assessor parlamentar do deputado Arnaldo Faria de Sá, ao qual servi por 15 anos. Hoje ele não é deputado, mas é um grande amigo nosso, inclusive ele mandou uma saudação para todos vocês.

Ele não pôde vir por problemas particulares, mas acabei de falar com ele. Ele pediu, viu, deputado Itamar e deputado Olim, para saudar todos vocês que, com grande honra, ele sempre esteve aqui prestigiando este evento e eu aprendi muito com o deputado Arnaldo nos 15 anos em que trabalhei com ele. Aprendi a gostar da Polícia Civil. Vejo aqui alguns amigos que estão sentados na galeria. Depois eu vou cumprimentar. Cumprimento a todos já, como cumprimentei no começo.

É uma grande honra para mim estar aqui e vou continuar fazendo o que eu aprendi com o deputado Arnaldo, a gostar da Polícia Civil, a trabalhar pela Polícia Civil. E vocês têm um amigo aqui na Assembleia Legislativa. Então, nesse dia da Polícia Civil, quero prestar minhas homenagens a todos vocês, a toda a classe policial. Podem contar comigo aqui na Assembleia Legislativa. Vou continuar fazendo o grande trabalho que o deputado fez, que ele me ensinou. E vamos trabalhar sempre juntos.

Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos ao deputado Adalberto Freitas por sua saudação. Ouviremos, a seguir, o deputado Castello Branco. Por favor.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - Breves palavras. Vim de uma família que tem, também, policiais civis. O irmão do papai, que tenho a honra de dizer, me ajudou muito na minha formação, me incentivou a entrar no exército, general Campos. Piloto, enfim. Seu filho foi delegado, hoje seu neto é “sniper”. Tive grandes amigos. Tenho grandes amigos na Polícia Civil, polícia essa que nasceu em 1841, segundo alguns até antes, com a vinda da família real ao Brasil, em 1808. Segundo outros, já na época de Tiradentes.

Uma imensidão territorial a ser administrada, uma carência de magistrados e uma necessidade premente de manter o território integrado e justo fez com que D. Pedro II designasse que algumas pessoas tivessem o poder de polícia e o direito civil, direito romano, de fazer prevalecer, naquelas terras, direitos e deveres dos cidadãos.

Assim nascia a nossa Polícia Civil, que depois precisou ter autoridade para fazer exercer aquele mandato. Aí houve aquela famosa divisão entre a força pública e a força civil. Hoje acabaram criando duas policias, no início a ideia era a de que elas fossem uma só.

Assim, deixo uma mensagem de parabéns a todos vocês, 27.677 homens que, hoje, defendem a Segurança Pública do estado de São Paulo na esperança de que, em breve, sejamos cada vez mais fortes e possamos fazer cada vez um Brasil melhor.

Muito obrigado. Brasil acima de tudo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos ao deputado Castello Branco. Vamos ouvir, a seguir, a saudação pelo deputado Alex de Madureira.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Um boa noite a todos. Gostaria, aqui, de cumprimentar o nosso governador do estado de São Paulo, João Doria e, em sua ausência, cumprimentar o vice-governador, Rodrigo Garcia, que muito nos alegra nesta noite com a sua presença aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o general Campos, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo; nosso deputado e presidente desta Casa, Cauê Macris, e, na sua ausência hoje, mas fazemos questão de fazer menção do seu nome, e em nome do Dr. Ruy, que é o delegado-geral. Cumprimentar todos os diretores, todos os delegados que aqui hoje estão presentes.

Em nome da Dra. Sato, cumprimentar também todos os policiais civis, e, como a Dra. Sato é mulher, também cumprimentar todas as mulheres presentes aqui hoje, e não esquecendo o líder do governo, deputado Carlão Pignatari, e deixando para o final, é claro, o deputado Delegado Olim e o deputado Itamar Borges, que tiveram, e têm, todos os anos, se incumbido de fazer essa homenagem merecida à Polícia Civil do estado de São Paulo.

Polícia inteligente, polícia judiciária, que tem trabalhado incansavelmente para que os crimes ocorridos no estado de São Paulo sejam resolvidos. Esse é o papel da Polícia Civil do estado de São Paulo, que tem desempenhado cada vez mais com maestria, com inteligência, com habilidade, com eficiência, uma polícia unida uma polícia que demonstra, na sua missão principal, unidade e união.

Então parabéns a vocês. Parabéns, Delegado Olim, parabéns, deputado Itamar Borges, pela ideia, pela iniciativa de homenagear a Polícia Civil do estado de São Paulo, e parabéns a todos vocês, parabéns à nossa Polícia Civil do estado de São Paulo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos ao deputado Alex de Madureira. A seguir, teremos a saudação pelo Coronel Telhada. Aproveitamos para agradecer a equipe do deputado Itamar Borges, também a equipe do Delegado Olim, ao Cerimonial da Presidência desta Casa, ao Cerimonial da Delegacia Geral da Polícia Civil, ao amigo Rodrigo, da Secretaria Geral Parlamentar. Agradecer também ao João Carlos que é o chefe de gabinete do presidente desta Casa, deputado Cauê Macris. Vamos ouvir então a saudação pelo Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Boa noite a todos. Boa noite a todos. Boa noite, gente. É um prazer estar com vocês aqui. Quero começar aqui saudando o nosso vice-governador, o Rodrigo Garcia, que tem nos atendido sempre. Obrigado, vice-governador, pelo apoio que o senhor tem prestado à gente. Nosso secretário de Segurança Pública, general Campos. Prazer vê-lo novamente, comandante.

Saudar a nossos deputados presidentes deste evento, deputado Itamar Borges e deputado Delegado Olim. Saudar o Dr. Ruy também, nosso comandante da Polícia Civil, nosso delegado-geral, Dra. Sato. Enfim, saudar todos os senhores e senhoras, Raquel, o pessoal, senhoras e senhores presentes aqui, nossos amigos deputados que já fizeram uso da palavra.

Saudar todos os senhores e senhoras por estarem aqui nesta noite, comemorando nesta sessão solene do Dia da Polícia Civil. Hoje, na minha fala aqui na Assembleia durante o Pequeno Expediente já fiz essa fala também, saudando a nossa Polícia Civil. Eu não poderia deixar de estar presente aqui, não só pelas ilustres pessoas que estão aqui presidindo, pelos nossos amigos deputados, mas pela importância da nossa Polícia Civil no estado de São Paulo.

Saudar o João Carlos também, nosso amigo lá do semanário, pela importância da Polícia Civil na Segurança Pública. A Segurança Pública hoje tem feito um excelente serviço no estado de São Paulo, e nós aqui, também nessa trincheira política, temos batalhado também, não só pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, mas por todas nossas polícias, nossa Secretaria de Administração Penitenciária. Enfim, todos homens e mulheres que compõem o sistema de Segurança Pública. Saudar o Dr. Maurício aqui também.

Dizer a vocês aqui. Me permita, Olim, falar um pouco de você, do seu trabalho forte aqui. Vocês têm um representante aqui. Muitas vezes, a gente não é compreendido, ou ele não é compreendido pela Polícia Civil, eu pela Polícia Militar, porque a gente quer muita coisa, muitos anseios, e muitas coisas nos fogem às mãos.

Nós temos limites, mas tenho certeza que, dentro desse nosso limite, nós temos ido ao Sr. Governador, ao Sr. Vice-Governador, ao Sr. Secretário, levado os anseios das nossas corporações, cobrado, pedido, solicitado, exigindo inclusive um apoio aí no nosso reajuste salarial, e nós temos a promessa que neste mês está entrando nessa Casa uma nota com o nosso reajuste salarial.

Isso é um trabalho forte de todo o governo, e também desses deputados aqui, que valorizam muito a Polícia Civil. Tenham certeza que vocês têm aliados nesta Casa. Contem com o nosso trabalho. Parabéns. Vamos continuar firmes nessa batalha. São Paulo precisa de todos nós, porque nós somos aqueles que mantêm a Segurança no estado de São Paulo.

Deus abençoe a todos, senhores e senhoras, minha continência a todos vocês. Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado ao Coronel Telhada por suas palavras. Vamos ouvir a seguir a saudação pelo deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Boa noite a todos. Presidente, muito obrigado pela oportunidade. Gostaria de saudar aqui o Sr. Vice-Governador, Rodrigo Garcia, e na figura dele eu cumprimento todas as autoridades aqui presentes.

Serei bem breve. Só para deixar o meu apoio incondicional à Polícia Civil. Nosso total respeito, consideração. Temos aqui o Delegado Olim, que sempre nos orienta nessas questões. Tenho bons amigos na Polícia Civil. Gostaria de citar, por exemplo, o delegado do Garra, Palumbo, um grande amigo nosso. Tem um amigo no ABC também, o Paulo Chuchu, que trabalha na hoje na assessoria do deputado Eduardo Bolsonaro.

Mas, fora isso, sempre que precisei da Polícia Civil, sempre precisei ir em uma delegacia, nos meus tempos aí de carteiro, quando entregava as minhas cartas na Arquiteto Vilanova Artigas, sempre fui muito bem tratado e muito respeitado por esses profissionais.

Então, contem conosco aqui na Assembleia. Nós sabemos que há várias demandas. Vamos tentar indicar as nossas emendas, parte delas, para a Polícia Civil, e estamos apoiando aí os bons projetos, principalmente os que vêm aqui do Delegado Olim, para serem votados e aprovados por esta Casa. Tem a questão das PECs, que você nos apresenta, e continue nos orientando.

Conte conosco. Contem com a liderança da bancada do PSL, contem com a bancada do PSL. Contem com o apoio também do deputado federal Eduardo Bolsonaro e com o apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro nessa missão. O trabalho de vocês é extremamente importante, principalmente sabendo que São Paulo é exemplo para o Brasil inteiro.

Estamos diminuindo, dia a dia, os índices de violência aqui no nosso estado, e o trabalho de vocês é fundamental. Parabéns pelo trabalho. Parabéns Olim, Itamar, pela homenagem, e contem conosco aqui nesta Casa de Leis.

Meu muito obrigado. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Também agradecemos ao deputado Gil Diniz. Vamos ouvir a seguir a saudação pela deputada Edna Macedo.

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, nobres colegas, Sras. e Srs. Deputados, a Mesa eu cumprimento na pessoa do Delegado Olim, do deputado Itamar Borges também.

Quero, em primeiro lugar, parabenizá-los por esta sessão, por esta homenagem tão digna e merecedora dos nossos policiais civis. Bem, hoje o dia é considerado o Dia do Policial Civil, não é? Não sei se tem alguma coisa para comemorar, mas eu quero dizer que vocês são uns guerreiros. São realmente homens que merecem o nosso respeito, o nosso apoio e o nosso carinho, porque, se olhar por outro lado, que tristeza.

Estamos aqui para lutar por vocês. Podem contar com esta deputada e com todo o Partido Republicano, porque estamos para lutar. Chega de miséria. Chega. Governador, olhe pelos nossos policiais. Não tenho o mínimo medo de dizer aqui. Vocês são guerreiros, e vocês precisam de aumento. Vocês precisam de dignidade.

Chega de ver delegacias sucateadas. É uma vergonha, infelizmente. Me perdoem o meu desabafo, mas é isso aí. (Palmas.) Deus abençoe a vocês, e contem comigo. Estamos aqui para lutar para que vocês tenham uma vida digna, merecedora daquilo que vocês fazem. Muito obrigado. Uma boa noite. Deus abençoe.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos a deputada Edna Macedo. Agradecer também a presença da Dra. Tania Prado, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal no estado de São Paulo, todas as assessorias parlamentares representando aqui os deputados federais e também deputados estaduais. Muito obrigado a todos. Vamos ouvir, a seguir, palavras do deputado Delegado Olim.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Boa noite, meus colegas, um prazer estar aqui hoje. Quero cumprimentar o Itamar Borges, nosso proponente desta sessão solene, que sentou com Super Bonder e nunca mais saiu. Mas tudo bem, é nosso amigo e é um prazer estar aí ao seu lado podendo fazer parte desta sessão solene.

Eu quero aqui, primeiramente, cumprimentar o nosso vice-governador Rodrigo Garcia. Mandei um WhatsApp para ele na quinta-feira à noite e convidei, não sei se ele tinha ligado para eu ir lá ao Palácio ou tinha mandado, que pudesse vir prestigiar a Polícia Civil. Eu estou há 30 anos na polícia, nunca nenhum governador e nunca nenhum vice-governador veio a uma festa da Polícia Civil.

Então, eu gostaria que todos, em pé, dessem uma salva de palmas ao nosso vice-governador. Por gentileza! (Palmas.)

Obrigado. Isso é o mínimo de respeito e carinho. Realmente o senhor merece. Veio aqui prestigiar esta Polícia Civil, a melhor polícia do Brasil, e o senhor, como já várias vezes deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado, um dos maiores articuladores desta Casa, o governo inteirinho a favor de um presidente, por um voto ele ganhou e virou presidente desta Casa. Então, você vê que aqui não é fraco, e certeza, pode contar comigo sempre.

Onde o senhor estiver, estarei lhe apoiando, porque é dessas pessoas que a Polícia Civil gosta, que a Polícia Militar gosta, um governador como o senhor. Então, eu digo e torno a repetir: 30 anos; primeira vez que eu vejo a Polícia Civil ser prestigiada, e também por tantos deputados, hein? Todos quiseram falar, também tenho que falar isso.

Governador, muito obrigado, e tem aqui a sua Polícia. O senhor também manda no estado, sempre a seu lado. General João Camilo Pires de Campos, estimado amigo, queria aqui, no seu bastão de comando, o senhor comanda a melhor polícia do Brasil. Do jeito que o senhor chega aqui, “Boa noite!” e todos falam, em qualquer lugar que o senhor vá, quando eu ia nas solenidades do Exército, todos diziam: “Boa noite, comandante”, eu vejo o senhor fazer as mesmas coisas na Polícia Civil e na Polícia Militar.

O senhor tem a melhor polícia, e no seu comando o senhor pode contar com ela. Obrigado pelos índices cada vez mais baixos que o senhor e as suas polícias estão fazendo. Por isso, daqui a pouco, o paulista e o paulistano, com certeza, sentirão segurança para sair mais vezes à rua, poder participar, poder sair com seu relógio, poder sair com seu carro e não ter medo de sair em São Paulo, que São Paulo tem polícia, São Paulo tem comando. (Palmas.)

Queria aqui, também, não deixar de cumprimentar, que não faz presença, secretário-executivo, meu amigo, Dr. Youssef Abuchaim, porque está em viagem, mas não poderia deixar de falar o nome dele aqui, nosso colega, nosso querido amigo. Então, que falar e homenageá-lo também, mesmo não estando presente.

Dr. Ruy Ferraz Fontes, conheço, nosso delegado-geral de Polícia, já briguei com ele, quando trabalhava no Garra, na época do Deic, mas era uma briga por justa causa. Brigávamos pela mesma ocorrência. Queria fazer a ocorrência, dar prosseguimento à investigação. Realmente a ocorrência era dele, só que eu achei na casa todo o armamento, sabe? Eu que achei. Aí, na hora de levar, falei: “Não, vou dar o flagrante.” Não, aí tive uma discussão com o Dr. Ruy, mas sempre no trabalho.

Um dos melhores delegados de polícia do estado de São Paulo. Grande profissional, grande operacional. E me lembro, quando o João Doria era prefeito de São Paulo, que tinha aqueles cafés da manhã, que duas vezes eu paguei, cheguei atrasado e tive que pagar o café da manhã e ele me perguntava do Dr. Ruy. “Pô, o Dr. Ruy vem aqui.” Eu falei que era um bom delegado, o que mais entende de PCC e hoje está no Denarc.

O senhor deu umas aulas para o nosso prefeito, hoje governador, sobre a cracolândia. E ali começou uma amizade e sempre, sempre com o maior respeito, ele perguntava, todas as vezes que eu fui, conversava com ele sobre isso.

Então o senhor merece estar onde está. Porque, primeiro, o senhor é querido, é trabalhador e não tem horário para nada e a polícia lhe respeita porque sabe do seu trabalho. Parabéns, delegado-geral adjunto. E já cumprimentando a nossa delegada-geral adjunta que, por tantos anos, ficou no departamento de homicídios e hoje homicídio a zero, sem tirar o Dr. Domingos, que está lá e que há anos vem fazendo carreira no departamento de homicídios, nosso delegado-geral de polícia.

E hoje os homicídios de São Paulo são os mais baixos por habitante. Isso graças aos senhores, ao trabalho dos senhores, ao trabalho do pessoal que hoje comanda a nossa casa. Dra. Elisabete Sato, os deputados, Edna Macedo, nossa deputada estadual presente, quer dizer, o carinho, que veio aqui, nem que fosse para cumprimentá-los, mostrando a força que nós estamos com todos os deputados.

O Coronel Telhada, que é nosso coirmão da Polícia Militar; o Alex de Madureira; o Adalberto Freitas que, aliás, trabalhou muito tempo para o Arnaldo Faria de Sá, esse grande deputado federal que sempre apoio a Polícia Civil, a Polícia Civil sempre teve o total apoio em Brasília do nosso Arnaldo Faria de Sá; Carlão Pignatari, líder do Governo, esse eu não preciso nem falar, esse nos ajuda, levo cada uma para ele lá. Ele falou: “Estou aqui com um projeto de lei e você precisa me ajudar”, chega lá no Palácio, a gente sabe que quando bater lá, não no governador, quando bater lá nos procuradores sempre vetam.

Mas é que eles nunca tiveram voto, se eles tivessem voto, com certeza, eles querem ser mais do que o rei, mas nós vamos continuar mandando os projetos, está indo um agora que toda arma... Depois que a gente se aposentar, nossas armas, na aposentadoria, que sejam doadas pelo estado, porque nós somos polícia 24 horas.

Nos aposentamos e não adianta, porque a pessoa vai bater na sua casa, sabe que o senhor mora lá, que o senhor é policial, não é da noite para o dia que o senhor deixa de ser policial. E os inimigos nunca nos esquecem. Esse é um dos projetos. E a outra PEC para que a gente suba um posto igual a Polícia Militar. Nada mais justo, subir um posto quando se aposenta, como acontece na Polícia Militar.

Também está nesta Casa e passou agora aqui pela CCJ. Quer dizer, vamos brigar. É assim que funciona, aqui é parlamento, é conversa. Chegamos ao Castello Branco, também nosso amigo; deputado Gil Diniz, que deu a sua palavra, nosso amigo, parceiro da Polícia Civil, aprova os nossos projetos.

Queria comentar aqui o Dr. Fábio Augusto Pinto, delegado-chefe da assessoria policial civil, representando o Dr. Manoel de Queiroz Pereira Calças, nosso presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; o Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, quero cumprimentar, diretor da academia, eu cumprimento todos os diretores que estão sentados aqui, obrigado pela presença dos senhores. Todos vieram do interior, tem gente de Prudente aí, acho que o lugar mais longe é Prudente.

Em nome do Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert eu cumprimento todos os diretores, cumprimento, em nome de todos os seccionais, de todos os titulares, distritos, plantonistas, delegados, divisionários, em nome do quinto seccional, Dr. Jurandir Correia de Santana, quero complementar aqui o Dr. Arlindo José Negrão Vaz, delegado -chefe da assistência à Polícia Civil, aqui desta Casa; coronel Robson, chefe da assistência militar da Alesp, Dr. Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente de Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, briga por nós. Parabéns. Melhorou aí? Precisa saber aprender a andar de moto primeiro, vem aqui, vamos dar umas aulinhas ou vai passar ali na reciclagem do Detran.

Dra. Raquel Gallinati, essa guerreira que também está sempre brigando por nós, quero cumprimentá-la, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, agora com uma sede nova. Cumprimento a todas as mulheres presentes, todas as nossas amigas que estão aqui, policiais.

Dra. Tânia, lhe cumprimentei no seu aniversário, mas a senhora não me retornou, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal, essa grande Polícia Federal, nossa irmã. Parabéns, doutora. Está em uma grande instituição.

E cumprimento, aqui, eu tenho que cumprimentar os investigadores. Em nome do Marcio, do Fábio Rossi, do Fábio Bopp, todos os investigadores de polícia, escrivães, agentes de polícia, agentes policiais, agentes de telecomunicações, peritos, médicos, não estou vendo, não sei se tem alguém aqui da Polícia Científica, eles são Polícia Civil e deveriam estar aqui prestigiando a gente, não é polícia técnico-científica, é Polícia Civil, são policiais iguais a gente, polícia civil.

E, em nome do comandante Fábio Manoel Pinto, capitão-de-corveta, cumprimento todos os componentes da Marinha, Exército e Aeronáutica. Hoje é alegria, só quero parabenizar a todos vocês. Vocês merecem uma salva de palmas que nem teve o governador, porque vocês baixaram todos os índices, vocês estão trabalhando duro, vocês estão mostrando para o governador que nós temos a melhor polícia do Brasil, a melhor polícia de São Paulo.

Hoje vou falar só da Polícia Civil, nem vou falar da Polícia Militar, mas nós dois, nossas duas instituições, que tanto sofremos com algumas instituições que nos odeiam, que querem ser mais, os guardiões da verdade, que às vezes até invadem os nossos gabinetes, as nossas salas, abrem as nossas gavetas, pegam e levam os nossos telefones, já estão lhe culpando antes de você ser processado, nós passamos por tantas. Fora a imprensa, mas nós somos fortes.

Qualquer hora vocês encontram vocês em uma delegacia. E essas instituições só querem aparecer quando tem imprensa, para dar entrevista. Não são como nós, que passamos a madrugada inteira no plantão. E eu sei porque eu já passei e eu sei que a maioria aqui já passou.

Ninguém chega aqui onde chegou se não passou por um plantão policial, viu, governador? Aqui todos, todos, passaram por um plantão. Todos passaram por um departamento. Sabe o que que é uma clínica geral de atender pessoas que chegam nas delegacias sem condições, às vezes, de voltar para casa porque não tem condições, ou porque apanham do marido, ou porque chegaram em casa e acabaram de estuprar a sua filha. É isso que nós passamos todos os dias e não crime em São Paulo que nós não conseguimos investigar e não chegamos ao autor.

Então, essa é a polícia que merece realmente um aumento. Agora, esse mês que entra, a partir de amanhã, o nosso governador, já aviso a todos vocês, tivemos uma reunião no Palácio. Paridade e integralidade, ninguém vai mexer em nada, podem todos os aposentados e nós ficarmos tranquilos, o governador nunca falou nada. Soltaram boatos; boatos de bagunceiros que não vão todo dia falar nesta tribuna, e ficam inventando mentiras.

Ninguém vai mexer no que é direito de vocês, vou dizer mais:  quatro anos, temos essa promessa do governador e eu acredito. Que eu estava com o Márcio França e deixamos ele na mão.

Podem ter certeza que o nosso apoio, do nosso partido, fez também com que João Doria ganhasse essa eleição. Porque a diferença de votos que ele ganhou do Márcio França, é a diferença que eu e o Telhada tivemos de votação, vou dizer mais: apoiamos e apoio sempre o João Doria porque, tudo o que ele falou, ele está fazendo.

Dignidade nos distritos. Eu ia em plantão no 20º DP e não tinha um papel, eu tinha que comprar. Temos dignidade, vamos ter viaturas de primeiro mundo, vamos ter armas de primeiro mundo, isso é um investimento na Segurança Pública. Nunca um governador – podem perguntar para o doutor Ruy – ouviu tanto a Polícia Civil. E quem paga aqui é o vice-governador Rodrigo Garcia, ele que é o homem do dinheiro.

Nunca a Polícia teve tanto dinheiro como está tendo agora, com certeza teremos também um salário digno, que merecemos porque somos trabalhadores, estamos dentro da lei. Qualquer hora que o governador precisar da gente, ele pode contar conosco, todos os governadores contaram e muitos nos sucatearam.

Vejo agora um paraíso melhor para todos nós, para que as nossas famílias comecem a respirar e para que possamos ser o que somos. Um concurso público difícil, todos que estamos aqui estudaram para estar onde estão e, todos dão a sua vida pela população dos paulistas, paulistanos e brasileiros que vivem neste estado.

Obrigado. Uma salva de palmas para vocês. Vocês merecem tudo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Nossos agradecimentos ao deputado Delegado Olim, também proponente desta sessão solene, homenageando a nossa Polícia Civil. Muito obrigado ao Delegado Olim. Vamos ouvir a seguir, continuando com as saudações, pelas autoridades presentes, palavras do nosso delegado geral de Polícia, doutor Ruy Ferraz Fontes.

 

O SR. RUY FERRAZ FONTES – Uma boa noite a todos. Eu inicio os meus cumprimentos aqui ao governador João Doria, representado neste ato pelo vice-governador, doutor Rodrigo Garcia, a quem agradeço por já nos ter ouvido nesse ano em 40 reuniões diferentes, ter ouvido os nossos pleitos e ter já demonstrado que vai atendê-los; cumprimento o deputado Itamar Borges; o deputado Olim.

E, em nome dos deputados Itamar e Olim, cumprimento todos os parlamentares, rogando, nesse momento, que atendam os nossos pleitos, porque projetos da Polícia Civil vão passar por esta Casa, ainda este ano.

Cumprimento o nosso chefe, general João Camilo, que tem dado toda a atenção necessária para que a gente possa administrar a Polícia Civil e entregar aos senhores aquilo que é necessário para o atendimento à sociedade; cumprimento a doutora Elisabete Sato, que tem sofrido conosco todos os reveses relacionados com a administração e tem, com certeza, tirado o sono de todas as pessoas que trabalham dentro da Delegacia Geral, visando atingir os nossos objetivos; cumprimento o doutor Gustavo Mesquita, presidente da Associação dos Delegados de Polícia, que tem compreendido a fase que passamos e tem nos ajudado, também, com os pleitos da Polícia Civil.

Na mesma direção, cumprimento a doutora Raquel Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo; cumprimento os delegados seccionais, divisionários; cumprimento os diretores de departamento e todas as autoridades aqui presentes.

Mas, cumprimento especialmente, em nome de Erica Pinheiro Lopes, chefe das escrivãs de delegacia geral, e de Marco Antônio Ribeiro, chefe dos investigadores da Polícia Civil de São Paulo, todos os companheiros policiais civis, a quem dedico essa homenagem pela resiliência que têm apresentado, trabalhando com todas as dificuldades que a nossa estrutura impõe a vocês.

Mas, apesar disso tudo, prenderam, nos primeiros seis meses, 44 mil pessoas. (Palmas.). Resultando, diretamente, na baixa dos índices; resultando, diretamente, na confiança da sociedade. Tenho certeza absoluta que vamos mudar muita coisa em São Paulo com o nosso trabalho. Isso, é lógico, não é momento, de falar, mas é momento de fazer e nós estamos fazendo.

Estamos adquirindo, por conta da destinação dada pelo governador João Doria, 20 milhões de reais em equipamentos e softwares que vão facilitar o nosso trabalho de investigação; estamos adquirindo viaturas policiais; vamos adquirir - e a licitação vai ser publicada – pistolas em licitação internacional; estamos adquirindo outros equipamentos que vão facilitar o nosso trabalho na Polícia Civil.

Estamos em contato com a iniciativa privada, através do governador João Doria, que vai permitir que iniciemos uma campanha de reforma nas unidades policiais da capital. Tenho certeza que no ano que vem, com a proposta que fizemos em nosso Orçamento, vamos reformar todas as unidades policiais; vamos mudar procedimentos e vamos modernizar toda a nossa estrutura; vamos melhorar muito o nosso trabalho.

Confio nos senhores para que juntem-se aos nossos objetivos. E demonstremos, para a sociedade paulista e paulistana, que estamos presentes para dar sensação de segurança dentro do estado de São Paulo. Tenho certeza que o resultado não vai ser outro senão a valorização, por parte do Governo do Estado de São Paulo, no trabalho que realiza.

Deixo o meu abraço para os senhores, o meu agradecimento em especial. Porque sei do resultado do trabalho de vocês, de lá de dentro do gabinete. Muito obrigado, muito boa noite, aproveitem esta data. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos ao doutor Ruy Ferraz Fontes, o nosso delegado geral de polícia, por suas palavras, já retornando ao seu lugar aqui à mesa. Passo a palavra, a seguir, ao nosso secretário de Estado da Segurança Pública, general Campos. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS – Belíssimo dia 30 de setembro a todos. Senhoras e senhores, boa noite. (Vozes fora do microfone.) Excelente. Saúdo os integrantes da mesa principal; o nosso vice-governador, doutor Rodrigo Garcia; Itamar Borges; nosso deputado Olim; doutor Ruy, comandante da nossa Polícia Civil e doutora Sato, nossa delegada adjunta; saúdo também os integrantes do Conselho Superior de Polícia. Saudando-os, saúdo todos os presentes e lhe trago um abraço muito especial de todos os integrantes do nosso sistema de Segurança Publica.

Como foi dito, uma cerimônia simples, mas extremamente significativa. O senhor está certo, deputado Castello Branco, quando falou da história. A necessidade é a mãe da ação. Está muito certo quando tocou em Tiradentes, desde aquela época do bandeirismo, pessoas eram encarregadas de proteger trechos e de proteger pessoas.

É a função: segurança pública não é um fim em si própria; ela é um meio. O nosso fim é proteger pessoas, patrimônios, sonhos e esperanças. Os nossos netos, os nossos bisnetos, os nossos filhos, terão um São Paulo mais seguro do que nós temos hoje, e isso graça a vocês. Falamos em tecnologia, falamos em gestão; mas, são as pessoas que escrevem a história e são as pessoas que colocam o guizo no gato.

Um pouco da história, rapidamente, aqui: Realmente, Dom João, quando chegou no Brasil, em 1808, deputado Castello Branco, criou as intendências. É o primeiro passo de um órgão regular de polícia. O tempo anda. Em 27, 1827, essa intendência passa a se chamar “chefia de polícia”, e que mais tarde, Dr. Ruy, vai assumir o nome de Delegacia Geral.

Mas, foi realmente em 41 - por isso que em 2021 os senhores farão 180 anos -; foi em 41 que foi criada, por Dom Pedro II, a instituição das polícias, os delegados de polícia. E, olha que coincidência feliz, Dra. Sato: nós estamos num ambiente, numa Casa de Leis, onde aqui estão os deputados e estão os delegados.

Deputar e delegar são sinônimos. Olha que espetáculo isso, são aquelas funções que, quando substantivadas, representam a quem a população dedica a sua confiança: aos deputados e aos delegados. É por isso que as instituições todas baseadas nas delegacias, vendo a importância dos delegados, dos escrivães, dos investigadores, dos agentes, e todos aqueles que, juntos, formam uma matriz que visa precipuamente, objetivamente, a proteção das pessoas e dos patrimônios.

Mas, foi em 1842, que um desembargador xará do nosso vice-governador, Rodrigo Monteiro de Barros, institui a primeira chefia de uma delegacia de polícia no estado de São Paulo. E, a coincidência maior disso tudo é que a 30 metros, Dr. Rodrigo, a 30 metros da Secretaria de Segurança Pública está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Lá estão, lá estão, os despojos de Rodrigo Monteiro de Barros.

E, olha que casualidade fantástica, João, do nosso semanário: lá também está o túmulo de Tobias de Aguiar, juntos. Juntos, próximo à Secretaria, os dois ícones que criaram as forças principais da Segurança Pública no estado de São Paulo.

Também o meu pleito de gratidão àquele que era o presidente da província em 1905, como o que faz praticamente a instituição dos delegados de carreira, que é aquele que marca, materializa, a mais importante condecoração da Polícia Civil do estado, que é o Dr. Jorge Tibiriçá.

Eventos outros vão ocorrendo no decorrer dos anos, e fazem com que nós cheguemos hoje aos mais baixos índices de criminalidade no estado de São Paulo. Ações ocorrendo em todas as polícias; ações ocorrendo, muito especialmente, na Polícia Civil, na criação dos departamentos, no uso, na aplicação, da inteligência, e, muito particularmente, nos últimos anos, no emprego maciço de tecnologia de ponta.

Então o meu papel, como secretário de Segurança Pública deste estado bandeirante, é trazer-lhes, em nome dos integrantes da Secretaria a todos aqueles que trabalham, que exercem suas funções, na Polícia Civil, e a todos aqueles que já exerceram, os nossos veteranos: um fraterníssimo e admirado abraço.

Abraço de reconhecimento; mas, acima de tudo, um abraço de gratidão. Nós temos 1405, Dr. Rodrigo Garcia, instalações da Polícia Civil neste estado bandeirante. É nessas instalações que as pessoas que aqui estão representadas, nesta Casa de Leis, trabalham em prol dos paulistas.

Então, à Polícia Civil do Estado de São Paulo, salve, salve, Polícia Civil. Salve, salve, companheiros. Aos policiais de ontem, aos policiais de hoje, eu agradeço muitíssimo, e peço a todos eles, particularmente a vocês e aos seus subordinados, uma calorosa salva de palmas.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – MARCUS VINÍCIUS - Nossos agradecimentos ao general Campos, nosso secretário de Estado da Segurança Pública. A seguir, encerrando os pronunciamentos, vamos ouvir o nosso vice-governador do estado de São Paulo, que é também secretário de Estado de Governo, nesta sessão solene representando o governador, João Doria. Falará a seguir o vice-governador, Rodrigo Garcia.

 

O SR. RODRIGO GARCIA – Muito boa noite a todas e a todos. Boa noite, pessoal. É uma satisfação, nesta segunda-feira, 30 de setembro, estar aqui na Assembleia Legislativa representando o governador João Doria para dar uma demonstração inequívoca de gratidão, de agradecimento e de respeito pela Polícia Civil de São Paulo.

Cumprimentar o Itamar Borges e o Delegado Olim pela iniciativa, ao lado dos dois parlamentares; todos aqueles deputados que usaram esta tribuna para homenagear a nossa Polícia Civil.

Dizer que acompanhado do general Campos, do Dr. Ruy e da Dra. Elizabete, estamos aqui, todos, ao lado de vocês, para comemorar esse Dia da Polícia Civil. E, saudar, também, as entidades de classe, que representam e lutam pela categoria aqui em São Paulo; dizer que depois de ouvir as palavras do nosso general Campos, que contou a história da Polícia de São Paulo, eu vou me permitir aqui usar alguns minutos das senhoras e dos senhores para falar do presente e do futuro; dizer que, de maneira muito clara, o governador João Doria vem demonstrando não só em palavras, mas em ações e gestos, o respeito que ele tem pela Polícia de São Paulo.

Não foi diferente quando, no dia primeiro de janeiro, nós assumimos do Governo de São Paulo com uma situação inusitada de orçamento público, que nos remeteu à década de 90, com a necessidade de um contingenciamento de quase dez bilhões de reais, que estavam colocados nesse Orçamento de 2019, dinheiro esse que não existia.

Não foi diferente também quando assumimos no dia primeiro de janeiro e observamos que os bônus das polícias do ano de 2018, não tinham sido pagos. Também não foi diferente quando tivemos que nos debruçar sobre despesas correntes obrigatórias cada vez maiores para um orçamento cada vez menor.

E, o que fez o governador no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo: a primeira atitude em relação ao Orçamento de São Paulo, que foi um contingenciamento. E, respeitou, nesse contingenciamento, aquelas três áreas que identificamos como prioritárias e indelegáveis do Governo de São Paulo, que é a área da Segurança Pública, a área da Educação e a área da Saúde.

Todas as outras áreas sofreram cortes profundos, enquanto essas três áreas prioritárias tiveram a manutenção do seu orçamento. (Palmas.) E, adicionado a isso, a dificuldade que tínhamos nesse primeiro semestre de equilibrar as contas públicas. Fizemos reduções importantes na área meio do estado; estamos fechando empresas estatais, para nos permitir ter algum orçamento real para ser destinado, principalmente a essas três áreas.

Fizemos isso e conseguimos o dinheiro do bônus de 2018, justamente por essas economias que fizemos em outras áreas. Mas, antes de falar em questões orçamentárias, quero pedir aqui o testemunho do Dr. Ruy do respeito do governador João Doria à Polícia Civil.

E, vejo aqui o Dr. Domingos, que hoje está no DHPP. O respeito absoluto à corporação, reiteradas vezes dito pelo nosso governador João Doria. Foi através de suas palavras que criamos o “Policial Nota 10”; foi através dos gestos do governador João Doria, nesses primeiros nove meses, que pudemos pagar o bônus de 2018 com o orçamento de 2019.

Hoje, coincidentemente, general Campos, no dia em que comemoramos o Dia da Polícia Civil, encaminhamos para esta Casa o Orçamento de 2020, esse sim feito pelo nosso governo. E nesse Orçamento, amanhã vocês vão observar estampado nos jornais, o crescimento do orçamento da Secretaria de Segurança Pública em nove por cento, diferentemente de todas as áreas do Governo, um crescimento expressivo para permitir, no ano que vem, que tenhamos condições efetivas de melhorar os equipamentos, de melhorar os meios, como diz o nosso general Campos, mas também de valorizar salarialmente a Polícia Civil.

E é dessa forma que venho aqui em nome do governador João Doria,  demonstrando o respeito que temos pela polícia, a gratidão que temos tido e temos por vocês pelo que foi feito até agora, mas a certeza de que, juntos, nesses próximos três anos, vamos encontrar cada vez mais instrumentos para devolver a vocês aquilo que vocês fazem pelo estado de São Paulo.

Nós comemoramos ao lado de vocês os menores indicadores de Segurança Pública do Brasil. Isso nos enche de orgulho, mas nos dá ainda mais responsabilidade, de que temos que melhorar o que já é bom. Faremos isso não só com investimento em inteligência, com investimento em equipamentos e meios, mas com valorização das pessoas. E é isso que o governador João Doria tem reiteradamente dito a vocês, respeitando as críticas daqueles que não concordam com as nossas ações, mas tendo um foco claro nos resultados que nós queremos obter na Segurança Pública de São Paulo.

Portanto, a partir de agora, com o Orçamento de 2020 feito pelo nosso governo, com as demonstrações claras e os gestos claros do governador João Doria, teremos juntos um caminho e um futuro promissor pela frente. Infelizmente, a economia brasileira não nos permite fazer tudo aquilo que gostaríamos. Temos uma crise econômica no Brasil que, há cinco anos, insiste em não ir embora; temos um PIB no Brasil que continua persistente como um PIB baixo, um país que vai crescer, no máximo, 1% neste ano de 2019.

Mas, ao lado disso, temos esperança; ao lado disso, temos fé; ao lado disso, temos feito ações concretas para poder reverter o estado de coisas em que nos encontramos aqui em São Paulo. É um estado reconhecido pelo seu equilíbrio fiscal, uma receita iniciada por Mário Covas, em 1995. Mas essa mesma receita que equilibrou São Paulo, daqui para frente, não se sustenta. Um estado que tem 97% das suas despesas obrigatórias.

E o que precisamos em um momento como esse? Dialogar. E é isso que estamos fazendo com os representantes da população que defendem a área da Segurança Pública.  Mais uma vez, respeitando aqueles que criticam e que gritam, mas sentando com aqueles que querem dialogar com o governo e, junto com eles, tentando buscar caminhos, soluções e alternativas para que o governador João Doria, neste mês de outubro, possa fazer o primeiro anúncio de valorização das carreiras policiais em São Paulo.

Portanto, não tinha dia melhor para que os deputados Itamar Borges e Delegado Olim fizessem essa homenagem ao Dia da Polícia Civil, no dia também em que esta Casa recebe um Orçamento onde, de maneira clara e objetiva, além das palavras e além dos gestos, há ação concreta do nosso governo, dentro das nossas possibilidades, apoiando e respeitando o trabalho que vocês fazem.

Portanto, em meu nome e em nome do governador João Doria, um agradecimento ao esforço que cada um tem feito, seja o delegado de classe especial, seja o escrevente que está lá na ponta nesses mais de 1.400 endereços da Polícia Civil de São Paulo. Um agradecimento não só de palavras, mas um agradecimento de coração, em nome de São Paulo, pelo esforço que vocês têm realizado. Mas, além desse agradecimento, um pedido, mais uma vez, de voto de confiança em um governo que, de maneira muito transparente, tem tratado dos assuntos da polícia com responsabilidade.

Tenho aprendido muito ao lado do general Campos, do Dr. Ruy, às vezes da Elisabete e de outros companheiros da Polícia Militar e da Polícia Científica, que toda quinta-feira se reúnem com o governador durante duas horas. Lá, colocamos os nossos desafios e, ao lado desses desafios, as condições que temos que fazer. Portanto, a decisão que será tomada pelo governador João Doria foi uma decisão tomada em conjunto por aqueles que entendem de Segurança Pública e por aqueles que auxiliam o governador nesse ponto.

Portanto, um agradecimento, mais uma vez. Meus cumprimentos. Eu sei que o deputado Itamar Borges, há 13 anos, promove essa sessão solene, e sei que o Delegado Olim se somou a ele desde o seu primeiro mandato. Mas vamos dar ao Itamar um diploma de delegado honorário. Assim ele vai se somar a outros deputados que estão nesta Casa e que lutam muito por vocês.

Da parte do Poder Executivo, contem conosco. Contem com a nossa disposição de diálogo, de trabalho e, mais uma vez, um muito obrigado à Polícia Civil de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Palavras do nosso vice-governador Rodrigo Garcia, que já permanece na parte inferior deste plenário. Convido os deputados Itamar Borges e Delegado Olim para que acompanhem o nosso vice-governador. Vamos iniciar, em seguida, as homenagens.

Também registramos as presenças: Marco Vinholi, nosso secretário de estado de Desenvolvimento Regional, que também participa conosco da entrega das homenagens, acompanhado pelo Dr. Rubens Cury, que é o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional.

Senhoras e senhores, esta solenidade foi programada pela Assembleia Legislativa de São Paulo para homenagear o dia da nossa Polícia Civil, uma homenagem a todos os policiais civis pelos relevantes serviços prestados para a instituição e a população. Representando toda a família policial, delegados de polícia, diretores dos departamentos da Polícia Civil receberão agora as placas de homenagem em nome dos respectivos departamentos.

Também presentes conosco o secretário de Segurança Pública, general Campos; o delegado-geral de polícia, Dr. Ruy Ferraz Fontes; e a delegada-geral de Polícia adjunta, Dra. Elisabete Sato, que desempenham um brilhante trabalho. Vão receber uma homenagem em nome de toda a Polícia Civil, que será entregue pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o vice-governador e os deputados proponentes desta sessão solene, Itamar Borges e Delegado Olim.

Então, vão receber, neste momento, inicialmente, as justas homenagens: general Campos, nosso secretário de Segurança Pública, Dr. Ruy Ferraz Fontes e a delegada-geral de polícia adjunta, Dra. Elisabete Sato.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - As homenagens estão sendo entregues neste momento. O Delegado Olim também entregando a homenagem ao Dr. Ruy, general Campos e Dra. Elisabete. Vamos à foto oficial com as homenagens. (Palmas.) Pedimos a todos que permaneçam na parte inferior do plenário para darmos sequência às homenagens.

Queremos chamar a seguir os representantes dos Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, os nossos Deinters.

Iniciando pelo Deinter 1, de São José dos Campos, chamamos o delegado de polícia, diretor Dr. Célio José da Silva, por favor; o delegado de polícia, diretor Dr. José Henrique Ventura, representando o nosso Deinter 2, de Campinas; o delegado de polícia, diretor Dr. João Osinski Júnior, representando o Deinter 3, de Ribeirão Preto; o delegado de polícia, diretor Dr. Marcos Buarraj Mourão, representando o Deinter 4, de Bauru e o delegado de polícia, diretor Dr. João Pedro Arruda, representando o Deinter 5, de São José do Rio Preto.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Vamos à foto com nossos diretores dos departamentos do interior, nossos Deinters. Deinter 1, São José dos Campos; Deinter 2, Campinas; Deinter 3, Ribeirão Preto; Deinter 4, Bauru; Deinter 5, São José do Rio Preto. Agradecemos a todos os delegados e pedimos para que retornem aos seus lugares.

A seguir, chamamos o delegado de polícia, diretor Dr. Manoel Gatto Neto, representando o nosso Deinter 6, de Santos; o delegado de polícia, diretor Dr. Osmar Guimarães Júnior, representando o Deinter 7, de Sorocaba; o delegado de polícia, diretor Dr. Walmir Geralde, representando o Deinter 8, de Presidente Prudente; o delegado de polícia, diretor Dr. Kleber Antonio Torquato Altale, representando o Deinter 9, de Piracicaba e o delegado de polícia, diretor Dr. Nelson Barbosa Filho, representando o Deinter 10, de Araçatuba.

Recebendo suas homenagens, nesse momento, o Deinter 6, de Santos; Deinter 7, de Sorocaba; Deinter 8, de Presidente Prudente; Deinter 9, de Piracicaba; e o Deinter 10, de Araçatuba. Sendo entregues as homenagens, nesse momento, aos diretores dos nossos Deinter. São 10 departamentos em todo o estado de São Paulo. Vamos à foto oficial.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado a todos os nossos delegados. Pedimos para que retornem aos seus lugares.

Chamamos agora o delegado de polícia diretor Dr. Domingos Paulo Neto, representando o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa - DHPP. Dr. Domingos, já conosco aqui à frente, é o diretor do nosso DHPP. Chamamos, a seguir, o delegado de polícia diretor em exercício Dr. Sérgio Paulo Mendes, representando o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania - DPPC. Por favor, Dr. Sérgio Paulo Mendes, representando o Dr. Emydgio Machado Neto. Muito obrigado ao Dr. Sergio Paulo Mendes. (Palmas.)

A seguir, o delegado de polícia diretor Dr. Joaquim Dias Alves, representando a chefia de Gabinete do Delegado Geral de Polícia - GDG. Será representado, neste ato, pelo Dr. José Flamínio Ramos Martins, do CPC, por gentileza. Dr. José Flamínio Ramos Martins, recebe a homenagem representando o delegado de polícia diretor Dr. Joaquim Dias Alves, da Chefia de Gabinete da nossa Delegacia Geral de Polícia. Muito obrigado. (Palmas.)

Chamamos agora o delegado de polícia diretor Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, representante a nossa Academia de Polícia - Acadepol. Recebe, neste momento, a sua homenagem nosso diretor da Acadepol; a seguir, já chamamos o delegado de polícia diretor Dr. Caetano Paulo Filho, representando o Departamento de Inteligência da Polícia Civil - Dipol. Dr. Caetano Paulo Filho recebe agora a sua placa, representando o Departamento de Inteligência da Polícia Civil - Dipol. (Palmas.)

Agradecendo aos delegados representantes do DHPP, DPPC, GDG, Acadepol e Dipol. Vão retornar aos seus lugares a seguir, após os registros fotográficos.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Dando sequência às homenagens, chamamos agora o delegado de polícia diretor Dr. José Aparecido Sanches Severo, representando o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico - Denarc. Por favor, Dr. Severo. (Palmas.)

Chamamos a seguir o delegado de polícia diretor Dr. Albano David Fernandes, representando o Departamento de Polícia Judiciária da Capital - Decap. Dr. Albano, já conosco aqui também; chamamos agora o delegado de polícia diretor Dr. Gilson Cézar Pereira da Silveira, representando o Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil – Dap; e o delegado de polícia diretor Dr. Waldir Antônio Covino Junior, representante da Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário da Segurança Pública - APC/GS, aqui representado, neste ato, pelo Dr. Paulo Monteiro da Silva. Por favor. (Palmas.)

Nossos agradecimentos especiais também aos delegados representantes do nosso Denarc, Decap, Dap, APC/GS. Fazendo aqui o registro fotográfico das respectivas homenagens. E a seguir retornam aos seus lugares. Muito obrigado a todos.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A seguir, o delegado de polícia diretor Dr. Ismael Lopes Rodrigues Júnior, representando o Departamento Estadual de Investigações Criminais - Deic. Por favor, Dr. Dimas Pinheiro, neste ato, representa o Dr. Ismael Lopes Rodrigues Júnior, que é o diretor do nosso Departamento Estadual de Investigações Criminais - Deic.

Delegado de polícia diretor Dr. Osvaldo Nico Gonçalves, representando o nosso Dope - Departamento de Operações Policiais Estratégicas; o delegado de polícia diretor Dr. Rui Baracat Guimarães Pereira, representando a Corregedoria Geral da Polícia Civil - Corregepol; o delegado de polícia diretor Dr. Luis Augusto Castilho Storni, representando o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo – Demacro; e o delegado de polícia diretor Dr. José Flamínio Ramos Martins, representando a Secretaria do Conselho da Polícia Civil - CPC. (Palmas.)

Agradecemos novamente a todos os delegados representantes do Deic, Dope, Corregepol, Demacro e CPC. Fazem agora o registro fotográfico; a seguir, retornam aos seus lugares.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Senhoras e senhores, concluída a entrega da homenagem, vou fazer, a seguir, a leitura da “Oração à Bandeira da Polícia Civil”, texto do saudoso poeta Paulo Bomfim. Peço um minuto da atenção de todos, por favor.

“Oração à Bandeira da Polícia Civil

Que a bandeira que hoje nasce

Com as cores de São Paulo

Seja um símbolo da terra,

Uma heráldica do povo,

Um brasão das tradições!

Seja um escudo que defende,

O gládio do gesto nobre,

Agesta do bandeirante,

A balança da justiça,

A geografia paulista,

O carvalho que abençoa,

As 13 listas que velam

Que as vozes desta bandeira

Iluminem vossos passos,

Seja espelho de São Paulo,

Apontem caminhos novos,

Protejam os ideais de um povo,

Lutem sempre a boa luta,

Rasguem rumos no horizonte!

Que a bandeira seja paz,

Coragem, fraternidade,

Ponta lança guardando

Os destinos de uma terra,

Negro asfalto das estradas,

Alma branca das escolas,

Sangue rubro de uma raça

Que a bandeira que hoje nasce.”

 

Esgotado o objeto da presente sessão, mais uma vez queremos agradecer a todos os presentes e às equipes dos deputado Itamar Borges e Delegado Olim, aos funcionários do serviço de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa desta Casa, da TV Legislativa e das Assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Novamente, parabenizamos os homenageados da noite, que aqui representam todos os policiais civis de nosso estado. Convidamos a todos para um coquetel que será servido no hall monumental. Parabéns à nossa Polícia Civil do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 44 minutos.

 

* * *