http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

4 DE OUTUBRO DE 2019

39ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS ONGS E PERSONALIDADES DE PROTEÇÃO ANIMAL QUE SE DESTACARAM DURANTE O ANO DE 2019

 

Presidência: BRUNO GANEM

 

RESUMO

 

1 - BRUNO GANEM

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - FÁBIO PEREIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE BRUNO GANEM

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para prestar "Homenagem às ONG´S e Personalidades de Proteção Animal que se Destacaram Durante o Ano de 2019". Diz ser um prazer homenagear todos os presentes, a quem considera guerreiros. Afirma que este é o primeiro ano desta homenagem, mas espera que a mesma ocorra anualmente nesta Casa. Informa que hoje é o Dia Mundial dos Animais. Ressalta que a vida animal é celebrada hoje em todo o mundo. Parabeniza os homenageados. Esclarece que foram recebidos quase 800 nomes e, a partir destes, foi feito um processo de seleção entre os que receberam mais indicações. Destaca que a defesa da causa animal depende de todos. Coloca-se à disposição dos presentes. Comenta diversos projetos relacionados ao tema em tramitação nesta Casa.

 

4 - FÁBIO PEREIRA

Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece as justificativas de ausência, enviadas por diversas autoridades. Presta homenagem, com entrega de certificado, a diversas entidades e personalidades de proteção animal, que foram eleitos por votos populares através das redes sociais e urnas físicas.

 

5 - LUISA MELL

Ativista da causa animal, parabeniza os presentes. Diz ter sido uma eleição difícil. Afirma que todos estão presentes não só pela causa animal, mas também por se importarem com a sociedade e com as dores dos outros. Pede uma sociedade mais justa e ética. Considera esta solenidade como um ato histórico. Ressalta que aqueles que maltratam os animais nunca conseguirão calar a voz dos defensores da causa. Diz esperar que a Casa estivesse lotada nas solenidades dos próximos anos. Agradece o deputado Bruno Ganem. Pede coragem aos deputados para continuarem apoiando a causa animal.

 

6 - FELICIANO FILHO

Ex-deputado estadual, diz estar feliz em reencontrar grandes amigos e protetores de animais. Fala que é necessário atacar em todas as esferas do problema. Informa que hoje é comemorado o dia de São Francisco de Assis. Lamenta que o histórico dos protetores de animais estivesse se invertendo, perdendo batalhas em todas as esferas. Afirma que falta organização, união e mobilização. Lembra a discussão do PL 31/18 nesta Casa, que conseguiu, por seis meses, travar a pauta de votações, além de proporcionar o maior congresso de comissões que este Parlamento já teve. Lamenta que, ao final, o poderio econômico falou mais alto. Destaca que todos os presentes defendem a causa animal por amor, e não por dinheiro. Comenta o PL 706/12, que restringe a utilização de animais em atividades de ensino no Estado, vetado pelo ex-governador Geraldo Alckmin. Apela ao deputado Bruno Ganem que trabalhe, juntamente com os protetores, para derrubar este veto. Esclarece que em vários países os animais não são mais utilizados, o que ainda ocorre nas quatro universidades estaduais de São Paulo. Pede que todos se unam ao redor deste projeto. Agradece e parabeniza os presentes.

 

7 - ALTAIR MORAES

Deputado estadual, parabeniza o deputado Bruno Ganem pela iniciativa desta solenidade. Demonstra respeito pelo trabalho desenvolvido pelos presentes. Cumprimenta a ativista Luisa Mell. Diz ser também pastor evangélico. Lembra a construção da arca, quando o mundo foi destruído. Esclarece que foram colocados na arca uma fêmea e um macho de cada espécie, para que os animais fossem salvos e pudessem se reproduzir. Diz ser esta também uma preocupação de Deus. Agradece o trabalho de todos.

 

8 - PRESIDENTE BRUNO GANEM

Agradece novamente a participação de todos. Diz ser este trabalho incansável e cheio de dificuldades. Afirma que todos merecem este reconhecimento. Considera a solenidade de hoje como um grande encontro de protetores, nos quais todos tiveram oportunidade de se conhecerem pessoalmente e criar elos. Ressalta a necessidade de união para que suas demandas possam prosperar. Destaca que muito ainda precisa ser feito para a causa animal. Cumprimenta todas as ONG´s e personalidades presentes. Lembra que foi feita uma seleção entre muitos nomes apresentados.

 

9 - FÁBIO PEREIRA

Mestre de cerimônias, faz agradecimentos gerais e encerra a sessão.

 

* * *

 

            - Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Bruno Ganem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - O lado que estou apontando à esquerda da tribuna. Em instantes vamos começar a nossa solenidade.

Por gentileza, o representante do projeto Abrigo Escola se encontra aqui? Pode levantar a mão, caso se encontre aqui. Não? Está bom.

Bom dia a todos, eu vou pedir um minuto da atenção antes de começarmos a nossa sessão solene para eu explicar a vocês a nossa dinâmica, tudo bem? Primeiramente, parabéns a todos, já que estão aqui é de maneira merecida e hoje é um dia de festa.

Para a gente poder recebê-los e organizar todos com a maior ordem e conforto possível, nós faremos da seguinte forma para vocês receberem a premiação: eu vou em um primeiro momento chamar de grupos em grupos de dez em dez, vou cantar o nome de dez representantes, ou de ONGs ou de pessoas físicas, nesse momento, vocês vão se dirigir a estas cadeiras aqui, vocês irão ser colocados em uma ordem específica, que é a ordem que eu vou chamar: um, dois, três, quatro... até dez.

Uma vez sentados aqui, aguardem a segunda chamada um por um para que possam receber o certificado e tirar foto com o deputado proponente. Algo muito importante: assim que estiverem aqui, podem já deixar os seus celulares no modo de câmera fotográfica, porque além do nosso fotógrafo oficial vai ter uma pessoa aqui para pegar o seu celular, caso você queira, e tirar uma foto para você já levar. Então já deixem preparado para que aqui fluam as coisas da melhor maneira, está bom?

Mais uma vez, parabéns a todos e começaremos a nossa sessão solene em instantes. (Pausa.)

Algum representante do abrigo Família Animal está aqui já? Se tiver algum representante da ONG Amigo Animal favor levantar-se só para a gente identificá-lo. Obrigado. (Pausa.)

Fiquem à vontade, viu? Sejam bem-vindas. Quem está chegando agora, aqui tem lugares, fiquem à vontade e sejam bem-vindas... (Pausa.)

Quando a gente escolhe a bicicleta, novos caminhos se abrem, é mais rápido, não polui. (Pausa.)

Aos nossos homenageados que estão aí ao fundo, há também lugares aqui na frente, viu? Fiquem à vontade. Aqui deste lado onde estou apontando, aqui, tem aqui quatro cadeiras aqui, fiquem à vontade, sejam bem-vindas.

Eu peço mais um minutinho da atenção de todos e todas, desculpe repetir a informação, é que chegaram homenageados novos e não custa nada, um momento tão especial como esse, a gente repassar a nossa dinâmica, está bom?

Nós faremos a entrega de dez em dez. Então, vamos fazer a primeira chamada dos homenageados, todos aqui neste plenário são homenageados, quando eu chamar os dez primeiros nomes, ou a cada dez nomes, vocês irão se dirigir para estas cadeiras e vocês serão colocados na ordem correta, que é a ordem que eu chamo, o primeiro vai ser a cadeira um, o segundo, a dois, até a décima.

A partir desse instante, vocês já ficam na expectativa, porque na segunda chamada vocês deverão, também pela ordem, vir por este caminho, receber o prêmio e sair pelo outro lado. Nós teremos o nosso fotógrafo oficial, mas aqueles homenageados que quiserem ter a foto no seu celular nas cadeiras já deixem no modo câmera porque aqui vai ter uma pessoa do nosso gabinete que vai a tirar foto para vocês, entregar o celular; se já estiver no modo câmera, as coisas vão fluir de maneira mais célere e confortável a todos, ok?

Em instantes, vamos iniciar a nossa solenidade. Agradeço a atenção e mais uma vez parabenizo a todos e todas por estarem aqui, vocês merecem.

Mais um recadinho, há alguém (inaudível)... desta seção, nobre deputado Bruno Ganem, que já está no recinto, a ocupar aqui a Mesa da solenidade. Por favor, deputado. (Pausa.)

O deputado já está aqui na antessala e já irá compor a Mesa para iniciarmos efetivamente esta sessão. Parabéns. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Esta sessão solene não seria uma realidade se não fosse a propositura do deputado Bruno Ganem, seja bem-vindo.

Senhoras e senhores, bom dia. É uma honra para nós recebê-los aqui. Esta é a sessão solene com uma finalidade especial: prestar homenagem às ONGs e personalidades de proteção animal que se destacaram durante este ano de 2019.

Foram coletados ao todo 8.427 votos populares através das redes sociais e também de urnas físicas. Esta sessão, apesar de não se responsabilizar pelas escolhas realizadas legitimamente pela população, faz eco a essa escolha, muito bem-feita por aqueles que conhecem o trabalho de cada um de vocês.

O objetivo da cerimônia é consagrar a vontade da população, que se expressou e escolheu cada um que está aqui hoje. Eu gostaria agora de passar a palavra para aquele que dedicou a sua vida à causa animal e a ajudar aqueles que também doam o seu tempo para esta tão nobre ação social. Com a palavra, o presidente desta sessão, o nobre deputado Bruno Ganem.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO GANEM - PODE - Bom dia a todos. É um enorme prazer poder homenageá-los. Nós, que estamos aí nesta luta pela causa animal, sabemos o quanto nós temos guerreiros em cada município do nosso estado, na verdade, do nosso país - claro que o foco desta solenidade é o estado de São Paulo - e estou, enfim, muito honrado em poder iniciar essa honraria, que nós esperamos, se torne realmente uma coisa recorrente todos os anos aqui nesta Casa, na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Este é o primeiro ano que estamos realizando esta homenagem e, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras e senhores, esta sessão foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo uma solicitação minha, porque, todos sabem, todos aqui sabemos, hoje é o dia mundial dos animais.

E nesta data é comemorado, sempre em 4 de outubro, onde tudo começou, em Florença, Itália, em 1931, em uma convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada e eventos especiais são planejados em locais por todo mundo, inclusive, claro, esta Casa não pode ser diferente. Então, é por esse motivo que nós estamos realizando esta homenagem.

Eu quero, aqui, a gente vai entrar em uma sequência efetivamente de homenagens, eu quero mais uma vez parabenizá-los, porque, realmente, foi uma escolha feita de pessoas dos mais diversos municípios que conhecem o trabalho dos senhores, que realmente têm admiração pelo trabalho dos senhores.

Nós recebemos mais de 700 nomes, foram quase 800, não é, doutora? Quase 800 nomes e, claro, nós tivemos que fazer um processo aí de seleção, claro, dentro aqueles que receberam mais indicações, e os senhores estiveram nesta lista.

É claro que a gente sabe que a causa animal depende de todos, dos senhores que estão sendo homenageadas hoje e de tantos outros que apoiam o trabalho dos senhores. Antes de passar mais uma vez para o nosso mestre de cerimônia, eu queria também, claro, me colocar à disposição como deputado estadual aqui na Casa.

Esse é meu primeiro mandato como deputado estadual, nós estamos em uma série de frentes em relação à causa animal, nós temos, por exemplo, um projeto de lei com relação aos fogos de estampido, que acredito que os senhores têm lutas relacionadas com isso, porque a gente sabe que é um debate que está acontecendo no Brasil todo, temos a questão da CPI que investiga maus-tratos relacionados à venda de animais, nós temos também outros projetos associados aí à prova de laço.

Enfim, temos uma série de frentes e que para a gente poder fazer bons projetos, aprovar bons projetos na Casa Legislativa Estadual, nas casas legislativas municipais, a gente precisa efetivamente cada vez mais desta união, então, mais uma vez, eu quero colocar o meu mandato à disposição dos senhores.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Dando sequência ao protocolo desta sessão solene, convidamos a todos para, em pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Podem se assentar. Comunicamos também a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo e também pela emissora.

Nós gostaríamos de agradecer, sem nominar, infelizmente, por conta do tempo exíguo, mas todos os prefeitos, secretários, vereadores que nos prestigiam aqui hoje, autoridades que também no Executivo municipal das suas localidades militam e ajudam nesta área.

Eu gostaria de chamar à Mesa, parece que está aí o deputado federal Ricardo Izar, também militante da causa animal. Será uma honra recebê-lo aqui para compor a Mesa, deputado. Está presente? Vão encontrar o deputado, enquanto isso a gente segue e eu estendo o convite, assim que for necessário reforçá-lo.

Então, agradecendo essas autoridades que nos prestigiam, algumas delas homenageadas aqui. E agora vamos agradecer as justificativas de ausência de autoridades que não puderam, por motivo de força maior, estar aqui conosco hoje. Cauê Macris, que é deputado e presidente desta Casa; o Manoel de Queiroz Pereira Calças, que é presidente do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo; Rilma Aparecida Hemetério, desembargadora presidente do TRT 2ª Região de São Paulo; Gianpaolo Smanio, procurador geral de Justiça do estado de São Paulo; Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento do governo do estado de São Paulo; Rodrigo Garcia, vice-governador do estado de São Paulo; Ednei Valencio, vereador de Jaboticabal e Estevam Galvão, deputado estadual. Eles mandaram as justificativas pela ausência.

Reforço aqui mais uma vez, caso o deputado Ricardo Izar esteja aí no Salão dos Espelhos, estamos procurando porque ele estava aqui nos corredores, é muito bem-vindo para compor a nossa Mesa.

Senhoras e senhores, sem mais delongas, gostaríamos de convidar os representantes das ONGs de proteção animal para que tomem assento aqui nas cadeiras reservadas, já que serão chamados em instantes no palco.

Como combinamos antes desta sessão solene, nós vamos organizar grupos de dez. Eu vou chamando, peço que se dirijam aqui para as cadeiras e vocês serão colocados na ordem correta, pela ordem que eu chamar.

Neste instante, convidamos para vir aqui à frente: representante da ONG SOS Pets; também o representante da ONG Gatópolis; o representante da ONG Focinho Amigo; representante da Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba; representante da ONG Cães para Adoção; Associação dos Amigos do seu Paulo Protetor; Associação Protetora dos Animais de Andradina e região; Associação dos Proprietários do Loteamento Equilibrium Residencial Atibaia; Associação de Proteção Animal e Ambiental de Poá. Ok? Perdão, eu me enganei e faltou a Amor de Bichos. Desculpe, foi erro da minha ordem aqui. (Palmas.) E agora chamamos aqui a Amor de Bichos para receber a sua homenagem. Por favor, uma salva de palmas, o dia é de festa. (Palmas.)

Pode vir, ONG Gatópolis, para homenagem também. Uma salva de palmas, por favor. (Palmas.)

Por favor, a Associação de Proteção Animal e Ambiental de Poá, por gentileza, uma salva de palmas. (Palmas.)

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Latidos também valem, viu? Próxima rodada, vamos chamar aqui os representantes do Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba, por favor; Associação Anjo Animal; Catland; Projeto Anjinhos da Rua; Associação Amigos de São Francisco, por favor, venha à frente; União Internacional Protetora dos Animais.

Eu vou nomeando também a cadeira, vai facilitar para nós aqui. Clube dos Vira-latas - Grupo de Proteção aos Animais de Ribeirão Pires, cadeira sete, por favor; Associação Amigos dos Animais de Louveira, cadeira nove; a Amor de Bicho de Campinas, acho que foi a anterior, cadeira oito, creio eu, mas se tiver mais alguém de uma segunda ONG Amor de Bicho de Campinas, por favor, venha; cadeira dez, Adote Sempre Cabe Mais Um. (Palmas.)

Feitas as chamadas, que todos já preparem as câmeras no celular, segundo o nosso presidente aqui, já preparem as câmeras do celular porque além o nosso fotógrafo oficial, nós temos uma assessora aqui para tirar foto com o aparelho de vocês, já vão levar foto para casa. E agora vamos para as premiações. Vamos pela ordem, cadeira um, Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba, por favor, por favor. (Palmas.)

Por favor, agora a Associação Anjo Animal pode subir.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Por favor, a próxima aqui, fique à vontade. Já chamo para a rampa aqui a Associação Amigos de São Francisco, por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Chamamos a União Internacional Protetora dos Animais, por gentileza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Clube dos Vira-latas, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Associação Amigos dos Animais de Louveira, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - E fechando esta rodada, Adote Sempre Cabe Mais Um, por gentileza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Gostaríamos de reforçar aqui o reconhecimento que o mandato do deputado Bruno Ganem faz, as pessoas que abraçaram a causa dos animais, seres de criação divina, seres indefesos, seres que ajudam crianças a já terem o sentimento de amor pelo próximo e ajudam, muitas vezes, em condições psicológicas as pessoas, porque um bichinho alegra a nossa vida.

Agora, vamos para mais uma rodada. Chamamos aqui à frente: na cadeira um, Projeto Eu Luto Pelos Animais; na cadeira dois, ONG Viva Bicho Santos; cadeira três, Alma Vira-lata; cadeira quatro, Grupo Fera. Grupo Fera, cadeira quatro; AVA, cadeira cinco; Adote Um Gatinho, cadeira seis; cadeira sete, Animal Sente; cadeira oito, Gatos de Francisca; cadeira nove, Focinho Abandonado; cadeira dez, Cão Sem Fome. Celulares no modo câmera, vamos para a entrega. Primeiramente, ONG Viva Bicho Santos, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Pode vir aqui também, representante do Grupo Fera. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA – Agora, também, representante da ONG Focinho Abandonado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - É um nome mais criativo que o outro. Também está de parabéns os nomes das ONGs. Vamos para mais uma rodada de convocações. Chamamos aqui: na cadeira um, representante da ONG AuqMia; na cadeira dois, Cão Que Mia; cadeira três, Vira-lata de Raça; cadeira quatro, Os Doguinhos; cadeira cinco, Acãochego; cadeira seis, SOS Animais Abandonados; cadeira sete, Aubrigo da Tia Dany; cadeira oito, Instituto Eu Sou O Bicho; cadeira nove, Projeto Proteção aos Animais de Adamantina;  cadeira dez, Ampara Animal. Por favor, todos à frente e vamos agora para a entrega para a cadeira dois, Cão Que Mia, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Convidamos também o Instituto Eu Sou O Bicho, que veio devidamente escoltado aqui. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Pessoal, o dia de hoje é uma prova de que vocês não estão sozinhos. Olhem quantas pessoas que vocês nem imaginavam que abraçam também esta causa. Hoje também é um dia de se conhecerem, de unir forças, de juntar projetos, aproveitem também esta oportunidade.

Vamos para mais uma rodada: na cadeira um, desta vez, o Projeto Anjos de Patas, por favor; cadeira dois, Abrigo Cheirinho de Miau; cadeira três, SOS Animal, de Campos do Jordão; cadeira quatro, Associação dos Amigos dos Animais; cadeira cinco, SOS Animais Pirapozinho; cadeira seis, Vira-lata é Dez; cadeira sete, LatiCão; cadeira oito, Lar da Regina - Associação de Proteção aos Animais; cadeira nove, Associação Abrigo Amor Demais; cadeira dez, Só Gatinhos RP. Celulares no modo câmera e vamos agora para a entrega. Projeto Anjos de Patas, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vem para cá o Abrigo Cheirinho de Miau, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - SOS Animais Pirapozinho, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vira-lata é Dez, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Por gentileza, representante da ONG LatiCão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Lar da Regina - Associação de Proteção aos Animais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Associação Abrigo Amor Demais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - E para fechar esta rodada, Só Gatinhos RP. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Agora, nós teremos a categoria personalidades, mas lá para frente tem mais instituições também. Convidando para já estar aqui na frente: Maria Eugênia Carretero, cadeira um; Alexandre Anarco, cadeira dois; Carlos Garzin, cadeira três; Gabriel Karlar, cadeira quatro; Luiza Araujo, cadeira cinco; Julia Lazzarini, cadeira seis; Raquel Sabino, cadeira sete; Danielle Fogaça, cadeira oito; Marinalva Braga de Brito, cadeira nove; Luiz Scalea, cadeira dez. Faremos a entrega agora a Gabriel Karlar, por favor. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Também convidamos para a entrega Raquel Sabino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Mais uma rodada de personalidades: Monica da Silva Candido, cadeira um; Ângelo Cristiano da Silva Antunes, cadeira dois; Fátima Cristiane Oliveira Pedro Bom, cadeira três; vereador Guilherme Tiosso, de Americana, cadeira cinco; vereador Ednei Valêncio, cadeira seis; vereador Arthur Spindola, de Indaiatuba, cadeira sete; Alaide Rodrigues, cadeira oito; Raquel Viana, cadeira nove; Sandra Ernesto, cadeira dez. Dani Fogaça, já te chamo aí, já te chamo, você é a primeira, está bom?

Alegria. Deixem, não esqueçam, pessoal, deixem o celular já no modo câmera para que a gente possa fluir com os trabalhos aqui da melhor maneira para todos.

Quero chamar a Dani Fogaça já inicialmente, por favor, venha receber a sua premiação. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Ângelo Cristiano da Silva Antunes, já pode vir, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - A você que nos acompanha na TV Alesp, esta é uma sessão solene de proposição do deputado estadual Bruno Ganem, que preside esta sessão. Estamos aqui homenageando ONGs e personalidades que se destacaram na causa animal, a votação foi popular.

Convidamos agora Fátima Cristiane Oliveira Pedro Bom para receber a sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Também chamo o vereador Guilherme Tiosso, de Americana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vereador Arthur Spindola, de Indaiatuba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - E também Raquel Viana, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Recado aos homenageados e homenageadas que porventura chegaram com a sessão solene já começada: é possível que o seu nome possa já ter sido citado, procure aqui o nosso pessoal de apoio, nossa staff aqui em frente às cadeiras, e você será reorganizado, ok?

Todos saíram daqui com os seus certificados. Mais uma rodada de personalidades que se destacaram em votação popular na defesa da causa animal: cadeira um, Geferson Muraro; cadeira dois, Adriana Pereira; cadeira três, Cleide Silva; cadeira quatro, Lessandra Gonçalves; cadeira cinco, Douglas Greg; cadeira seis, Mayne Almeida; cadeira sete, Ana Paola Diniz; cadeira oito, Juliana Bigaton Balarin; cadeira nove, Elisa Pellegrini; cadeira dez, Christina Santos.

Aguardando os nossos homenageados tomarem assento, já deixem o celular em modo câmera para registrar este momento.

Pessoal, lembrando que qualquer certificado eventualmente trocado, não tem problema, até o final do evento nós vamos resolver tudo, o importante aqui é a solenidade, o símbolo, e depois a gente organiza. Até porque, que bom, são muitos os homenageados.

Vamos agora aqui para chamada da Juliana Bigaton Balarin, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Já convoco também a Elisa Pellegrini, por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vamos fazer a chamada de mais um ciclo de personalidades eleitas em votação popular:

 Antonio Graciadei, cadeira um; Alessandro Martins, cadeira dois; Graziella Belizario, cadeira três; Fernanda Nery, cadeira quatro; Fátima Sanches, cadeira cinco; Alexandre Rossi, cadeira seis; Simone da Matta, cadeira sete; Arlete Lima Lira, cadeira oito; Daniela Karim, cadeira nove; Enedina Quinelato cadeira dez.

Celulares no modo câmera. E para começar quem está representando o Antonio Graciadei, por favor, seja bem-vindo. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Representante de Antonio Graciadei, já convoco para também receber certificados e palmas o Alessandro Martins, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Graziella Belizario também. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Fernanda Nery, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - E para fechar mais uma rodada agora a cadeira sete, Simone da Matta. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Rememorando aqui esta sessão solene está sendo transmitida pela TV Alesp, estamos ao vivo e também, claro, ela vai estar disponível na programação com diversas reprises.

Mais uma rodada de personalidades, peço que venham aqui à frente, cadeira um, Alex Parente; cadeira dois, Alexia Dechamps; cadeira três, Afonso de Paula; cadeira quatro, Esther Rodrigues Dias; cadeira cinco, Viviane Bergamaschi Vasconcelos; cadeira seis, vereadora Tânia Regina Larson; cadeira sete, vereador Pery Cartola;  cadeira oito, deputado federal por Minas Gerais, Fred Costa; cadeira nove, Marina Inserra; cadeira dez, Sandra Ernesto.

 E para receber agora a sua salva de palmas e também o seu prêmio, Afonso de Paula. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - E também o vereador Pery Cartola.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Neste instante, convidamos mais uma rodada de personalidades:

 Vereadora Fernanda Moreno, de Mogi das Cruzes, por favor, cadeira um; Arlete Consentino, cadeira dois; Gracielle Beatriz, cadeira três; deputado federal Ricardo Tripoli, cadeira quatro; Carolina Torres, cadeira cinco;  Sara Stones Penteado, cadeira seis; Afonso Neto, cadeira sete; Roberta Roperto, cadeira oito; Dimitri Sean, cadeira nove, Conceição Aparecida Vigliotti, cadeira dez, e o sargento Alexandre.

Sargento Alexandre, se encontra? Por favor, sargento. Já foi? Não, agora é personalidade, foi bem votado. Sargento, pode vir, por favor.

Vamos agora para receber a sua salva de palmas e certificado a vereadora de Mogi das Cruzes Fernanda Moreno, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Sara Stones Penteado, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Já peço para que a Conceição Aparecida Vigliotti também venha. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - O sargento está recebendo a segunda homenagem, porque além de representante de uma ONG homenageada, ele também foi votado como personalidade destaque, já vou chamá-lo. Sargento Alexandre também convoco para receber esta homenagem como personalidade, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Temos alguns bicampeões hoje, viu? Representantes de ONG e que também tiveram votação como personalidades. Vamos para mais uma rodada:

 Agora voltamos às representantes de ONGs, por isso vamos falar os super criativos nomes aqui das nossas ONGs. Cadeira um, representante da Turma do Abrigo, por favor; cadeira dois, Canto da Terra; cadeira três, Projeto Acolher; cadeira quatro, UPA Lorena; cadeira cinco, Casa dos Anjos; cadeira seis, Abrigo Anjo Gabriel; cadeira sete, Santo Pet; cadeira oito, Patinhas que Brilham; cadeira nove, Picolla Sundog, e cadeira dez, Upar.

Para receber a homenagem e também a salva de palmas e nosso reconhecimento, a representante da ONG Turma do Abrigo, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Esta sessão solene é uma propositura do deputado estadual Bruno Ganem, que tem engajamento diuturnamente na causa animal e, presenteou esta causa, com seu mandato para que vocês possam também se socorrer deles. Quem cuida de bichinhos sabe que políticas públicas fazem muita falta e, esta Casa, através deste mandato, está à disposição.

Quero convidar também a representante da Canto da Terra para pegar o seu certificado. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Mais uma rodada de personalidades:

Para a cadeira um, eu convido Silvia Almeida Prado; convido cadeira dois, Jéssica Puodzius; cadeira três, Raquel Menolli; cadeira quatro, Rosely Almeida;  cadeira cinco, Paula Lopes; cadeira seis, Beth Biondi; cadeira sete, Renato Zuzarte; cadeira oito, Angela Cavalcante; cadeira nove, Juliana Daniel; cadeira dez, Paula Canazza.

Nossos homenageados estão se ajeitando, peço que já deixem o celular com a câmera ligada, pois além do nosso fotógrafo oficial, nós também vamos tirar a foto com seu o aparelho.

Já quero convidar para subir aqui a Paula Lopes, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Por gentileza, Renato Zuzarte também. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Angela Cavalcante. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Todos os homenageados desta sessão foram votados pela internet ou urnas físicas e ao todo foram 8.427 votos. Éa sociedade reconhecendo o trabalho dessas pessoas e, por extensão, o mandato do deputado Bruno Ganem, dando essa festiva, esse momento especial e simbólico de encorajamento. Vocês não estão sozinhos, a causa é de todos nós.

Convido agora Juliana Daniel, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Temos mais pessoas chegando, estou vendo. Se você é homenageado, por favor, procure o nosso staff aqui, que já vai dizer a ordem da sua premiação.

Agora, Paula Canazza. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Esta foi uma rodada de personalidades. Agora, mais uma rodada de ONGs que foram eleitas por votação popular, destaque na defesa da causa animal:

Convido para a cadeira um, Adão ONG; cadeira dois, Rancho dos Gnomos; cadeira três, Formiguinhas Proteção Animal, de Bauru; cadeira quatro, Segunda Chance; cadeira cinco, Alpa Limeira; cadeira seis, Amamos Focinhos; cadeira sete, ONG Abrigo do Jello, veio com torcida organizada; cadeira oito, Vira-lata Vira Vida; cadeira nove, Abrigo Salas; e cadeira dez, Abeac.

Aguardando aqui os nossos homenageados se posicionarem, ligarem o celular na câmera e convidamos para receber uma calorosa salva de palmas e a sua honrosa placa a ONG Segunda Chance, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - ONG Amamos Focinhos. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - ONG Abrigo do Jello. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Mais uma rodada de personalidades:

Para ocupar a cadeira um, convidamos o deputado federal Ricardo Izar, representando São Paulo; cadeira dois, Ana Paula Arnold; cadeira três, Mariangela Mussolini; cadeira quatro, Nilce Araujo Garcia; cadeira cinco, Keila Vieira; cadeira seis, Rafael Leal; cadeira sete, Chandelly - Leonardo Brigagão; cadeira oito, Paulo Protetor; cadeira nove, Cláudia Pequeno; e cadeira dez, Feliciano Filho.

Vamos convidar para já subir aqui Mariangela Mussolini, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Convido também Nilce Araujo, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Cadeira dez, Feliciano Filho. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vamos fazer mais uma fazer mais uma convocação, agora, são ONGs, representantes de ONGs:

Para a cadeira um, convoco Abrigo Animais Aumigos, por favor; cadeira dois, ONG SOS Cidadania Animal; cadeira três, Focinho Carente; cadeira quatro, ONG GPA; cadeira cinco, Abrigo de Animais Au Family; cadeira seis, ONG Bendita Adoção; cadeira sete, Shamballa – Santuário Animal; cadeira oito, Aparc Congonhas; cadeira nove, Ajuda Animal; e cadeira dez, Santuário Terra dos Bichos.

E para já receber o seu certificado e a salva de palmas deste público, ONG SOS Cidadania Animal. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Convido também Abrigo de Animais Au Family. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Esta sessão solene está ao vivo pela Rede Alesp.

ONG Bendita Adoção. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Convidamos agora mais uma rodada de personalidades eleitas por votação popular como destaque na defesa animal neste ano de 2019:

 Para a cadeira um, Wilson Martins Coutinho; cadeira dois, Marcelinho Protetor; cadeira três, Luli Sarraf; cadeira quatro, Rodolfo Oliveira; cadeira cinco, Gigi Paiva; cadeira seis, Ivanete da Silva Aguiar; cadeira sete, Katia Ribeiro; cadeira oito, Diego Moreira Proteção Animal Tremembé; cadeira nove, Noraldino Junior; cadeira dez, Marcio Chaym.

Enquanto se aprontam os nossos homenageados, peço que já deixem a câmera do celular ativada.

 E. para receber a sua premiação, Marcelinho Protetor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Para receber também a sua premiação, Luli Sarraf. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Para receber a sua premiação, Rodolfo Oliveira. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Convidamos também Ivanete da Silva Aguiar. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Katia Ribeiro. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Diego Moreira Proteção Animal de Tremembé. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vamos para a rodada de mais representantes de ONGs:

Cadeira um, Anjos de Patas; cadeira dois, Gavaa; cadeira três, Associação Anjos de Rua; cadeira quatro, Projeto Cão Feliz e Cia; cadeira cinco, Cão Sem Dono; cadeira seis, Instituto União Paulista de Proteção Animal e Ambiental; cadeira sete, Adoradores de Vira-latas; cadeira oito, Cão Viver Associados; e cadeira nove, Cantinho do Chiquinho.

Para receber o seu certificado, convidamos o representante da ONG Anjos de Patas, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Representante da ONG Gavaa, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Para receber o seu certificado, Associação Anjos de Rua. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Projeto Cão Feliz e Cia. (Palmas.)

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Cadeira cinco, Cão Sem Dono, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Instituto União Paulista de Proteção Animal e Ambiental, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - A iniciativa desta sessão solene é do deputado estadual Bruno Ganem, que tem se destacado na defesa animal e de colocar o seu mandato e toda a sua vida pública à disposição daqueles que se dedicam a esta causa, que mais do que tudo, é pela vida.

Agora, Adoradores de Vira-latas, por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Convidamos mais algumas personalidades eleitas em votação popular como destaques na defesa animal durante este ano de 2019:

 Cadeira um, Sonia Modena; cadeira dois, Marinalva Maria de Araujo; cadeira três, vereador de Suzano, Edson da Paiol, perdão, Itaquá; cadeira quatro, vereador Matheus Mafepi, São José do Rio Pardo; cadeira cinco, Eduardo Roz, suplente de deputado estadual aqui de São Paulo; cadeira seis, vereador Ubiratan Figueiredo, de São Caetano do Sul; cadeira sete, Randel Silva; cadeira oito, Alessandro Desco; cadeira nove, Robertinha Wright; cadeira dez, Priscilla Finamore.

Enquanto os nossos homenageados se acomodam, peço que já deixem a câmera do celular ativada. E o nosso deputado vai fazer a entrega desta homenagem, primeiramente, para a Sonia Modena, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Chamo também aqui na tribuna Marinalva Maria de Araujo, para receber a sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vereador de São José do Rio Pardo, Matheus Mafepi, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Perfeito. Vereador Ubiratan Figueiredo, de São Caetano do Sul. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Randel Silva, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Mais uma autoridade aqui que também mandou as suas parabenizações a esta sessão solene feita pelo deputado Bruno Ganem, que é o deputado Campos Machado, que por meio do PTB Defesa Animal, congratula a iniciativa do seu colega.

Cadeira dez, Priscilla Finamore, por favor, venha receber a sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vamos para mais uma rodada de ONGs que se destacaram na defesa animal através de votação popular. Só fazendo uma correção aqui, que a Priscilla Finamore, de Louveira, é vereadora também, viu? Uma alegria.

Perfeito, pessoal. Vamos agora para as duas últimas rodadas, hein? Reforço que aqueles que, eventualmente, não foram chamados ou não receberam a premiação... todos sairão daqui com a sua premiação, só procurar o nosso pessoal, porque são mais de duas centenas de homenageados. Que beleza, não é? Mas vamos lá.

Para a última rodada referente às ONGs, quero convidar para a cadeira um, União Aguaiana de Proteção aos Animais; para cadeira a dois, Creche do Bento; para a cadeira três, Associação Melhores Amigos dos Animais; cadeira quatro, Bolt Bella e Companhia; cadeira cinco, ONG Paraíso dos Focinhos; cadeira seis, Pits Ales; cadeira sete, Caotinho da Ceci; cadeira oito, Instituto Família Animal; cadeira nove, Instituto Luisa Mell; cadeira dez, Projeto Abrigo Escola.

Peço que já tomem os seus assentos, nossos homenageados estão se acomodando e peço que já deixem os celulares em modo câmera, porque além da nossa foto oficial, todos também poderão levar a foto no seu celular da entrega deste prêmio.

Neste instante, para receber a sua homenagem, Creche do Bento, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Para receber a sua homenagem, Caotinho da Ceci. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Convido também o Instituto Família Animal. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Alguém do Instituto Abrigo Escola? Algum representante do Instituto Abrigo Escola? Não tem problema, vamos lá.

E para receber também a sua justa homenagem o Instituto Luísa Mell por meio de sua representante. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Vamos para a última rodada de homenagens.

Agora sim a representante da Abrigo Escola, por favor, venha receber sua homenagem, fazendo o registro de que foi a instituição mais votada. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - E o espírito da votação não era ser primeiro, segundo e terceiro, mas era o reconhecimento do trabalho de cada um de vocês.

Nós convidamos a Amanda para fazer uso da palavra da ONG Abrigo Escola, não? Está bom, vamos lá, vamos avançando.

Agora vamos lá, as personalidades que se destacaram na defesa animal nesta última rodada são:

Armandinho Ferreiro, cadeira um; Jilmara Kirino, cadeira dois; Karyn Souza, cadeira três; cadeira quatro, Jairo Santos; cadeira cinco, Márcia Campos; cadeira seis, vereador Esdras Andrade Araújo, de São José dos Campos; cadeira sete, Julyana Valário; cadeira oito, deputado estadual Delegado Bruno Lima; cadeira nove, Felipe Becari; e cadeira dez, Luísa Mell,

Por favor, acomodem-se e vamos para as homenagens.

Armandinho Ferreiro, por favor. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Jilmara Kirino. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

           * * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Karyn Souza. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Jairo Santos. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Márcia Campos. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Para também receber o seu prêmio, Luísa Mell. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Agora, para falar em nome de todos pela causa, nós convidamos a ativista Luísa Mell, que está tirando a sua foto. Porque o tempo exíguo, impediu que todos pudessem falar, mas como, dentre as personalidades, ela foi o nome mais lembrado, ela terá essa deferência de falar em nome da causa, em nome de seu trabalho, porque hoje é o dia de vocês, viu? Peço que ela venha ocupar a tribuna.

 

A SRA. LUÍSA MELL - Oi, gente. Bom dia.

Bom, primeiros parabéns a todos vocês tão presentes, todos que fazem esse trabalho muitas vezes tão difícil, mas tão valioso. Bruno Ganem, eu acho que o que a gente está fazendo hoje aqui não é só pela causa animal, é por toda a sociedade, porque quando o poder público passa a homenagear pessoas que se importam com a dor do outro, que fazem de tudo para cessar o sofrimento alheio, a gente começa a construir uma sociedade mais justa, mais ética, não só para os animais como para também nós seres humanos, então espero que hoje aqui seja um marco histórico.

Queria mandar um recadinho também para aqueles que exploram animais: vocês podem ameaçar a gente, vocês podem fazer de tudo, mas a gente nunca vai parar. Não é, gente? (Palmas.)

Vocês nunca vão calar a nossa voz, nós seremos sempre a voz daqueles que não podem se defender; podem ameaçar me matar, podem ameaçar destruir minha ONG - mas eu sei que todo mundo que está aqui, que dedica sua vida, que tira muitas vezes a comida da sua boca para dar para um animal que está aqui do lado - ; vocês nunca vão conseguir calar a nossa voz e cada vez mais ela vai ecoar mais alto no país e no mundo e a causa animal vai, finalmente, ocupar o lugar que ela merece, porque nenhum animal está aqui para servir o ser humano, eles estão aqui junto com a gente nessa jornada, que é a nossa vida aqui na Terra.

Então, gente, que hoje seja um marco histórico. Bruno Ganem, eu espero que nos próximos anos a gente ocupe tudo isso aqui, porque têm tantos protetores, tantas ONGs no país que não caibam aqui, que todas elas mereçam os nossos aplausos e nossos agradecimentos.

Muito obrigada por isso, espero que também os deputados não se intimidem por essa onda que está vindo dos criadores, dessas pessoas que exploram, que não querem dialogar de maneira nenhuma, que só querem nos agredir. Então, a gente pede para vocês coragem, que vocês continuem com a gente lutando por eles.

Muito obrigada. Obrigada, gente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Esta é uma iniciativa desta Casa Legislativa Paulista e como temos aqui um militante também ex-deputado federal muito respeitado no meio da defesa animal - perdão, deputado estadual. Perdão, deputado.

Deputado estadual também muito respeitado no meio, vamos ouvir a sua palavra, deputado Feliciano Filho, por favor. (Palmas.)

 

O SR. FELICIANO FILHO - Bom dia a todas e a todos, estou muito feliz em reencontrar aqui grandes amigos, grandes protetores. E quero dizer que se não fossem vocês, no trabalho de cada ONG, no trabalho até de protetores independentes, o que seria dos animais? Porque nós sabemos a quantidade, a demanda que existe por conta do sofrimento, ou seja, precisamos atacar em todas as esferas, desde animais domésticos, animais silvestres, enfim, todas elas.

 Mas, eu não vou me alongar muito, eu queria só dizer para vocês que hoje é um dia muito importante: dia de São Francisco de Assis. Todas as noites temos que orar, pedir proteção para os animais, mas nós temos que... Eu quero fazer um apelo aqui, aliás dois apelos:

 Primeiro, para cada um de vocês, para cada protetor. Porque se nós analisarmos o histórico de vitórias da proteção animal frente aos malfeitores em todos os aspectos, nós sempre tivemos uma linha ascendente de vitória, sempre vencemos eles.

E agora eu estou percebendo que essa linha se inverteu, nós estamos perdendo em todas as esferas: federal, estaduais, municipais; e eu acho que está faltando um pouco mais - aliás faltando muito -, organização e união. Porque lá, por mais que eles briguem entre eles, mas eles se unem. E o poderio econômico, vocês sabem... a prova disso foi aqui, quem esteve aqui durante o PL 31.

Eu acho que aquilo foi uma prova cabal e definitiva, vejo muitos protetores aqui que lutaram do PL 31. Quando nós conseguimos travar esta Casa durante seis meses, foi acho que a primeira vez na história desta Casa que nós conseguimos travar a votação e fizemos também o maior congresso de comissões que esta Casa já teve, terminou quatro horas da madrugada.

Tem gente aqui presente que eu sei que participou, mas no finalzinho de tudo - no dia seguinte já ia votar o PL - já íamos livrar os boizinhos de tanto sofrimento, mas aí o poderio econômico falou mais alto e tem falado mais alto em todos os setores e todas as esferas.

Então, o que nós temos? Nós não temos dinheiro, nós temos um poder muito grande de mobilização, nós temos coração; o que nós fazemos, fazemos por amor e não por dinheiro. Então nosso poder é muito maior, o que está faltando é apenas organização e mobilização. Eu quero então fazer um apelo a todos: que pensem muito nisso, reflitam, comecem a trazer mais perto os outros protetores.

Quero fazer um outro, um segundo, último apelo que eu fiz no dia que eu vim aqui ajudar, colaborar na CPI, deputado Bruno me convidou, que é com relação ao PL 706, que eu aprovei e o Alckmin vetou esse PL. Então, eu acho que nós devemos aqui, faço mais um apelo para o deputado Bruno, para o novo deputado também, Altair, não é? Altair também, faço um apelo para o deputado Altair para que façam um trabalho, juntamente com vocês, no sentido de derrubar o veto do PL 706.

Para quem não sabe, o PL 706 restringe a utilização de animais no ensino. Os maiores países do mundo; as maiores faculdades em todos os países do mundo; os maiores países: Estados Unidos, Alemanha, a Europa toda não faz mais, não utiliza mais animais no ensino. No Brasil, as universidades que têm as maiores notas no Enem também não utilizam mais, mas as quatro estaduais insistem nisso.

Na CPI que eu fui presidente aqui, eu os convoquei para virem aqui junto com o Ministério Público e ficou provado de forma cabal que eles não podem, de forma nenhuma, utilizar os animais, que isso se constitui em crime, o estado não pode cometer crime. E esse projeto foi aprovado, o Alckmin vetou erroneamente.

Então, eu peço para que todos se unam em torno disso, porque, comparando com outras questões de maus-tratos, eu julgo que animais de biotério são os que mais sofrem em temos de intensidade. Eles ficam, muitas vezes, meses ou até anos, dentro de um compartimento muito pequeno, olhando para uma parede branca e quando um ser humano se aproxima dele, não é para lhe fazer nenhum carinho e, sim, algum procedimento que vai trazer sofrimento, angústia, dor ou morte. Eu não vejo nada pior do que isso.

Eu peço, mais uma vez, que todos se unam no sentido de derrubar aqui nessa Casa - dos deputados antigos, eu conheço só um deputado, talvez dois, que se reelegeram, que são contra a derrubada do veto - a grande maioria não. Então, eu acho que vale a pena o esforço para que todos eles, todos os deputados se unam e a gente consiga derrubar o veto, que façam um esforço tremendo para isso.

Muito obrigado a todos, parabéns a todos, um bom dia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Queremos também convidar à tribuna o deputado estadual Altair Moraes, que nos prestigia nesta sessão, por favor, deputado.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Um bom dia a todos e a todas. Meu amigo Bruno Ganem, nosso colega aqui de plenário, de trabalho, parabéns pela iniciativa, passei aqui rapidinho para deixar esse abraço para você e esta sessão solene em homenagem às ONGs e personalidades de proteção animal, acho muito importante.

Você sabe disso, muito bem - não faço parte da Comissão, sou um substituto - mas tenho o maior respeito por todos com esse trabalho maravilhoso e gostaria, em poucas palavras, antes da meia-noite a gente termina, fica em paz, de deixar uma breve reflexão.

Quero cumprimentar também a Luisa Mell, através do trabalho que tem feito, e a todos que estão aqui. Parabéns, Luisa Mell, pelo trabalho. A gente esteve conversando, me deu o livro dela, estou lendo, estou na metade já. Já, já eu termino, fica tranquila, antes do final do ano eu termino e te dou um toque, está bom? É que a gente é meio devagar mesmo, não é?

E um amigo meu que está aqui hoje, o Denis Guerra - não sei se ele está aqui - o vereador Denis Guerra, um grande ativista da causa animal, lá de Caraguatatuba. Parabéns, vereador Denis Guerra, pelo trabalho.

Gente, rapidinho, para você entender a importância do animal, eu sei que todos vocês entendem. Além de deputado estadual, eu sou pastor evangélico, eu sei que o estado é laico, mas uma coisa eu tenho que falar aqui: quando o mundo foi destruído - eu queria uma reflexão, até para gente fazer as pessoas entenderem isso também -  quando o mundo estava pervertido e foi destruído em água no dilúvio, se criou a Arca e Deus falou assim: “Olha, só coloca Moisés, sua esposa e suas famílias e os animais deixa morrer tudinho”. Foi assim que aconteceu? Foi assim?

Por favor, senhora. Como é o nome da senhora? Dona Marinalva, fala aí.

Fêmea e macho. Não é? Porque dois homens juntos só fazem barriga de chope, para fazer menino tem que ser fêmea e macho, não tem jeito. Mas vamos lá, fêmea e macho, de cada espécie, dentro da Arca, certo? Para a gente ver a importância, entendeu, Bruno?

O próprio Deus se preocupou com isso, de reproduzir os animais, de salvar os animais. Se não tinha importância nenhuma, então deixasse os animais morrerem todos, mas ele falou: “Pega uma espécie de cada, fêmea e macho”. Então, é uma reflexão para aquelas pessoas que não amam os animais, o próprio Deus amou os animais e fez questão de colocar dentro da Arca a fêmea e o macho para que os animais existissem. Um beijo no coração de vocês, obrigado pelo trabalho, sei que o trabalho de vocês é sério e digno de aplausos.

Bruno, mais uma vez, obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Estamos chegando ao final desta sessão. Só lembrando a todos aqueles que tiverem dúvidas em relação ao certificado, ao final nós vamos estar aqui para atendê-los, quem não pôde vir também o certificado será enviado devidamente pelo correio e todas as dúvidas poderão ser sanadas depois de finda a sessão.

Para encerrar, a palavra final será do nosso presidente desta sessão solene, o deputado estadual Bruno Ganem, por favor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO GANEM - PODE - Quero agradecer mais uma vez a participação de cada um dos senhores. No fim das contas, além de uma grande premiação, além desta honraria que cada um dos senhores merece por um trabalho que a gente sabe, é incansável, com tantas dificuldades; a causa animal tem essa característica: nós nos doamos. E, enfim, é lutar, enxugar gelo, a gente sabe de tudo isso; então vocês merecem.

 E acabou também sendo um grande encontro de protetores, muitos que, de repente, se conhecem através das redes sociais e que agora estão tendo a oportunidade de se conhecer pessoalmente; muitos que nunca se conheceram e que agora vão poder criar esse elo. E dizendo aqui, repetindo as palavras do deputado Feliciano: “A união é fundamental”, quanto mais unidos nós estivermos, mais prosperará cada uma das nossas demandas.

 E, olha, nós não temos poucas demandas, porque a agenda da causa animal, a agenda que a gente defende, infelizmente, ainda está na primeira linha. Temos muito a fazer, eu e cada um de vocês: nas suas cidades; na ONG; na Câmara, aqueles que são vereadores e os que não são vereadores também, cobrando a Câmara Municipal; cobrando esse Legislativo, a Alesp; cobrando Brasília, porque a gente tem leis ainda, infelizmente, que são frágeis e que acabam promovendo a impunidade contra a violência aos animais; muitas vezes a fiscalização, que também precisaria de uma estrutura maior para garantir o bem-estar animal.

Enfim, nós precisamos de união. Graças a essa união com certeza nós conseguiremos conquistar tudo que a nossa causa animal precisa.

Vou cumprimentar todas as ONGs aqui homenageadas na figura do Projeto Abrigo Escola, que foi aquele que recebeu mais citações, mas a gente não enfatizou isso, porque cada um aqui tem um trabalho muito consolidado. Nós tivemos que filtrar, como eu disse, os 100 primeiros, mas nós recebemos muitos nomes e isso nos alegra, porque são pessoas que estão lutando pela causa animal.

 Também, na mesma lógica, cumprimentar todas as personalidades em nome da nossa Luisa Mell, que também foi aquela que recebeu mais citações. Mas o mérito é de todos vocês que estão arregaçando as mangas para fazer uma causa animal mais forte, é isso que faz a diferença.

Eu sei que cada um de vocês, ninguém aqui trabalha para receber uma homenagem, mas vocês merecem essa homenagem.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FÁBIO PEREIRA - Com as palavras do deputado Bruno Ganem, o proponente desta sessão solene, nós damos como encerrados os trabalhos aqui, a transmissão na TV, lembrando que o nosso pessoal vai continuar tirando dúvidas. Quem, porventura, chegou após a premiação, seu nome já tinha sido citado, venha retirar aqui o seu certificado e qualquer dúvida, por favor, procure o staff aqui do nosso gabinete.

Queria agradecer aqui e, esgotado então objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade.

Um abraço a todos e tenha uma excelente sexta-feira. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 08 minutos.

 

* * *