http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

6 DE NOVEMBRO DE 2019

59ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas nºs 1 a 6, englobadamente, ao PL 899/19.

 

2 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, lamenta não ter conseguido fazer o encaminhamento da votação. Diz ter pedido uma questão de ordem para o presidente, na qual pediria autorização para encaminhar, mas não foi concedida.

 

3 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, afirma que o presidente Cauê Macris sabia que os deputados iriam encaminhar a votação das emendas, mas não permitiu.

 

4 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Convoca os Srs. Deputados para uma segunda sessão extraordinária, a ser realizada hoje, dez minutos após o término desta sessão.

 

5 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, declara voto favorável às emendas apresentadas pelo PSOL.

 

6 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra a manifestação.

 

7 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, registra a sua não concordância com a maneira como foi realizada a votação do item 3 do PL 899/19. Diz não ter sido correto não ter podido encaminhar a votação do projeto.

 

8 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Esclarece que será pedido um vídeo da sessão, para que o deputado Campos Machado possa verificar exatamente o que ocorreu. Afirma que, por ter ocorrido rapidamente, o deputado não se atentou aos acontecimentos na sessão.

 

9 - TEONILIO BARBA LULA

Para comunicação, afirma que o presidente Cauê Macris entrou na sessão muito rapidamente. Diz ter ouvido o pedido do deputado Campos Machado de "pela ordem". Destaca que o vídeo ajudará a esclarecer o ocorrido no início da sessão.

 

10 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Concorda com o pronunciamento do deputado Teonilio Barba Lula. Afirma que o deputado poderia ter utilizado outras medidas regimentais, o que não ocorreu. Diz ser conveniente que todos os deputados assistam o vídeo da sessão. Explica os acontecimentos do início da sessão. Esclarece que nunca atropelou nenhum processo na condução dos trabalhos nesta Casa. Ressalta que não permitirá ser acusado de atropelo ao processo. Lembra os deputados do horário exato do início da sessão.

 

11 - TEONILIO BARBA LULA

Para comunicação, afirma que o presidente Cauê Macris iniciou a sessão em horário anterior ao agendado.

 

12 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Reafirma o horário de início da sessão, às 19 horas e 1 minuto.

 

13 - TEONILIO BARBA LULA

Para comunicação, declara voto favorável a todas as emendas ao PL 899/19.

 

14 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Lembra a realização da segunda sessão extraordinária, hoje, às 19 horas e 16 minutos. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da ata sessão anterior. Ordem do Dia

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Ordem do Dia. Votação adiada do Projeto de lei nº 899/2019, com método de votação aprovado em 5 do 11 de 2019. Em votação o item 3 do requerimento do método de votação.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente. Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Em votação as emendas de 1 a 6 englobadamente. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.)

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente. Vossa Excelência ia encaminhar...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Rejeitadas.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu ia levantar uma questão de ordem, mas o senhor falou...

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Eu quero encaminhar, Sr. Presidente.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - ... mas nesta Casa aqui não...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Já dei comando de rejeitadas. Já estávamos no processo de votação. Deputado Giannazi, já estava...

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu peço uma questão de ordem. Vossa Excelência não me dá a questão de ordem?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Questão de ordem eu vou ceder para Vossa Excelência.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB – PARA COMUNICAÇÃO - Não, a questão de ordem era exatamente para dizer que eu ia encaminhar.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não, deputado Campos Machado, V. Exa. não fez pedido de solicitação.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Ah, mas como V. Exa. sabe o que eu vou fazer?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Vossa Excelência sabia que nós íamos encaminhar. O deputado Barba vai encaminhar, eu vou encaminhar.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Bom, aí é demais.    

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Vossa Excelência agora está interpretando o que vai na minha cabeça? Já não chega...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Qual é a questão de ordem de V. Exa., deputado Campos Machado?

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu não tenho questão de ordem. A não ser que V. Exa. está sendo parcial.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não, deputado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu fiz uma questão de ordem a V. Exa., era pedir autorização.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Nunca fui parcial.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Oh, meu presidente, já começou ontem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas e os Srs. Deputados, nos termos do Art. 6, inciso I, do Regimento Interno, convoco Vossas Excelências para uma segunda sessão extraordinária a realizar-se hoje, dez minutos após  o término da primeira sessão extraordinária, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: Projeto de lei nº 1512/2015; Projeto de lei nº 1241/2015; Projeto de lei nº 346/2019.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.   

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Voto favorável às emendas apresentadas da bancada do PSOL.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto favorável da bancada do PSOL.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente.   

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu quero manifestar... Presidente, o senhor está afônico, não pode falar.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Estou ouvindo Vossa Excelência.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Não, acho que essa afonia atrapalhou o seu ouvido. Quero dizer para V. Exa. que não foi hoje correto, mais uma vez, eu não ter podido encaminhar. Eu disse “Pela ordem, Sr. Presidente”. Era exatamente para dizer que eu queria encaminhar. Vossa Excelência interpretou de uma maneira que de vez em quando eu não concordo e quero registrar aqui que não concordei como foi feita hoje essa votação final desse famigerado PL 899.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Campos Machado, só faço um registro. Eu vou pedir o vídeo de exatamente como aconteceu e vou encaminhar a Vossa Excelência. Eu tenho certeza, pelo bom senso que V. Exa. tem como parlamentar, de que depois que V. Exa. assistir o vídeo exatamente do ocorrido, V. Exa. não pensará da maneira como está pensando. Claro que, talvez, por conta do momento e das coisas terem acontecido dentro do seu tempo, mas de uma maneira rápida, talvez V. Exa. não tenha se atentado à maneira como a coisa aconteceu.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, tenha a certeza absoluta de que se eu estiver errado eu virei a esse microfone e direi “eu estava equivocado”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vou encaminhar então o vídeo a Vossa Excelência.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.   

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Pela ordem, deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, acho que V. Exa. entrou muito acelerado, porque eu já vi aqui sessão que era para começar  as sete horas nós ficarmos conversando na mesa, inclusive eu batendo um papo como senhor aqui e a gente começar sete e cinco, sete e 12, sabe, e tudo dentro de uma boa harmonia. O deputado Campos Machado falou pela ordem. Se o senhor não ouviu é outra história. O deputado Campos Machado falou pela ordem, o deputado Carlos Giannazi estava aqui na minha frente, achei que ele ia encaminhar e fiquei esperando. Então, acho que houve aí, talvez o vídeo até tire a dúvida da gente agora.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Vai tirar a dúvida no momento oportuno, deputado Barba. No momento oportuno vai tirar a dúvida.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Porque eu estou aqui, eu vi o deputado Campos Machado falar “pela ordem”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Deputado Barba, V. Exa. é um deputado experiente, sabe muito bem que podia ter pedido verificação de votação, não fez a solicitação. Independente da questão de encaminhamento, V. Exa. podia ter tomado outras medidas, não tomou outras medidas.

Acho que é conveniente cada um de V. Exas. assistir ao vídeo. O deputado Campos Machado pediu pela ordem, abriu mão dele para a fala do deputado Giannazi, eu parei para ouvir o deputado Giannazi, o deputado Giannazi não falou absolutamente nada, ficou quieto, eu dei continuidade no processo de votação.

Quando eu dei continuidade no processo de votação, que eu ia dar o comando de rejeitado, o deputado Giannazi, aí sim, falou: “Quero encaminhar”. Não cabe mais encaminhamento no comando de rejeitado e de aprovado. Todos os deputados sabem exatamente o que aconteceu.

Quando o deputado Giannazi, por uma gentileza do deputado Campos Machado, devolveu a palavra ao deputado Campos Machado para uma possível questão de ordem dele, já tinha sido votado o projeto.

Ninguém aqui está para dar golpe nenhum. Todos os deputados aqui sabem como eu conduzo. Eu nunca atropelei nenhum processo, e não vou admitir ser acusado por nenhum parlamentar.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL – Pela ordem, Sr. Presidente. Pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Não vou admitir ser acusado por nenhum parlamentar de atropelo ao projeto. Eu comecei a sessão sete horas e um minuto. Estou sentado nesta cadeira. Podia ter começado um minuto antes, inclusive, quando V. Exa. não se encontrava no plenário.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Não é verdade, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Vossa Excelência não se encontrava no plenário. Eu podia ter começado, não comecei.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – O senhor está cometendo uma grande mentira, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Comecei às sete horas e um minuto.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Faltava dois minutos, eu estava ali conversando com a minha assessoria, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Então, eu não vi. Então, eu não vi Vossa Excelência.

Eu vi Vossa Excelência aqui no microfone às sete horas e um minuto. Certo?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Não. Para você ver, presidente. Eu estava ali.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL – Pela ordem, Sr. Presidente. Pela ordem.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Eu estava ali, faltando dois minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Gente, o objeto da sessão já está esgotado.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Entendeu?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Só cabe agora, neste momento, declaração de voto.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – É sobre declaração de voto?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Para fazer declaração de voto a favor de todas as emendas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Declaração contrária ou favorável, deputado Barba?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Favorável a todas as emendas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Favorável. Está registrado.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – Eu disse “favorável”, presidente. O senhor está com problema de ouvir hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Talvez, o problema não seja só na fala, talvez seja no ouvido também.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL – Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Deputado Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL – Presidente, é muito grave o que aconteceu.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Não tem nada de grave, deputado Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL – A postura de V. Exa. é um golpe. Vossa Excelência está rasgando...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Deputado Giannazi. Deputado Giannazi. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 06 minutos.

 

* * *