http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

7 DE OUTUBRO DE 2019

41ª SESSÃO SOLENE PARA CELEBRAÇÃO DO 65º ANIVERSÁRIO DA CONFRARIA G21 E OS 10 ANOS DA GOMB, GRANDE ORIENTE MAÇÔNICO DO BRASIL

 

Presidência: PAULO LULA FIORILO

 

RESUMO

 

1 - PAULO LULA FIORILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCELO ROSA DE MORAES

Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de número de dança, protagonizado pelos alunos do Instituto Simbora Gente, homenageada nesta solenidade.

 

3 - FABIANA DUARTE

Diretora do Instituto Simbora Gente, diz estar honrada em receber esta homenagem. Informa que cerca de 90 pessoas são atendidas pela entidade. Agradece a confiança, o carinho e à sua equipe de profissionais, grande parte presentes nesta solenidade. Cumprimenta amigos e familiares, que vieram prestigiar o instituto. Destaca que seus pais foram a inspiração do seu percurso. Dedica sua homenagem a eles. Afirma ter sido o seu pai o grande professor da sua vida, que a ensinou como conectar-se com as pessoas. Esclarece que a entidade trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Explica o funcionamento do instituto. Agradece a homenagem recebida.

 

4 - MARCELO ROSA DE MORAES

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa. Agradece as justificativas de ausência, enviadas por diversas autoridades.

 

5 - PRESIDENTE PAULO LULA FIORILO

Diz ser um prazer receber todos nesta Casa. Agradece o Grande Oriente Maçônico do Brasil pela celebração deste aniversário. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Celebração do 65º Aniversário de Fundação da Ordem da Confraria G.21 e em Alusão aos 10 Anos Da Gomb - Grande Oriente Maçônico do Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

6 - MARCELO ROSA DE MORAES

Mestre de cerimônias, lê o currículo e presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, a diversas personalidades e entidades. Anuncia homenagem, com entrega de placa comemorativa simbolizando o respeito e a gratidão da ordem da Confraria G.21, ao deputado Paulo Lula Fiorilo.

 

7 - CLÁUDIO DUARTE JUNIOR

Agradece a presença de todos, e o deputado Paulo Lula Fiorilo, seu amigo há mais de 10 anos. Lembra quando conheceu o parlamentar. Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o carinho e o trabalho de todos.

 

8 - ROBSON JOSÉ DA SILVA BATISTA

Venerável mestre da Loja Maçônica Templo de Davi, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser um prazer representar o Grande Oriente Paulista e a verdadeira maçonaria. Esclarece que um dos objetivos da maçonaria é o amor ao próximo. Afirma que tudo o que é feito, é de coração. Deseja que o Grande Oriente Maçônico do Brasil possa comemorar muitos aniversários. Agradece o soberano mestre. Considera difícil ser professor em um País que não valoriza a Educação.

 

9 - PRESIDENTE PAULO LULA FIORILO

Agradece a presença de todos. Elogia a apresentação dos alunos do Instituto Simbora Gente, que parabeniza. Afirma que são estas as ações que nos fazem acreditar que podemos ter um mundo melhor. Compromete-se a visitar a entidade. Diz ser um prazer conduzir homenagens, merecidas, a seu ver, como a que é objeto desta solenidade. Lamenta que nem sempre as entidades são reconhecidas. Destaca as obras sociais realizadas em Heliópolis. Esclarece que o que o move a estar aqui é homenagear aqueles que se dedicam ao outro. Parabeniza o Grande Oriente Maçônico do Brasil. Comenta a relação estabelecida com Cláudio Duarte Jr., em razão das demandas de sua região. Coloca-se à disposição para discutir outros temas e ajudar quem mais precisa no estado de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Lula Fiorilo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - Boa noite. Esta Sessão Solene tem a finalidade de celebrar o 65º aniversário de fundação da Ordem da Confraria G.21 e em alusão aos dez anos da Gomb, Grande Oriente Maçônico do Brasil. Meu nome é Marcelo Rosa de Moraes, ocupo o cargo de ministro da Ordem da Confraria G.21, e coube a mim, a honra de conduzir o cerimonial desta solenidade.

Antes de darmos início aos trabalhos desta noite, gostaria de convidar a todos para assistirem à apresentação de um número de dança, protagonizado pelos alunos do Instituto Simbora Gente, instituição que será homenageada nesta solenidade.

Enquanto os alunos se preparam para o número de dança, eu gostaria de convidar aqui à tribuna a Sra. Fabiana Duarte, diretora do Instituto Simbora Gente, a fazer uso da palavra. (Palmas.)

 

A SRA. FABIANA DUARTE - Boa noite, pessoal. É uma honra ter vocês aqui hoje, e é um prazer imenso receber esta homenagem, em nome do Instituto Simbora Gente, que hoje é muito maior que a minha pessoa.

Hoje, o Simbora Gente são vocês, são as 90, mais ou menos, famílias que nós atendemos. Cada família que senta, lá no Simbora Gente, na nossa frente, é honrada, cada uma com a sua história.

Então, quero agradecer a confiança, o carinho e o respeito que vocês têm pela gente. Também quero agradecer a minha equipe de profissionais, porque, sem vocês, a gente não conseguiria caminhar. Né? Hoje está aqui o Márcio, professor de jiu-jitsu; está aqui a Dani; está aqui a Betânia; está aqui o David; o Nelson, que faz parte da minha equipe; está aqui a Samanta, madrinha oficial do Simbora, junto com o Tiago; está aqui a Nati, mediadora do Simbora também; aos meus queridos amigos que vieram prestigiar essa homenagem.

 E hoje estão também aqui duas pessoas muito importantes da minha família: o meu pai e a minha mãe, que são a inspiração de todo o meu percurso de trabalho dentro do Simbora Gente, muito obrigada. Para quem não sabe - sinto-me bem emocionada - essa homenagem também é sua.

Você, que me inspirou a tudo isso. Através da nossa convivência, eu pude aprender muitas coisas com você, e é com muita gratidão que eu honro o grande professor da minha vida: o meu pai, por ensinar, com todo respeito, como eu devo me conectar humanamente com as pessoas, muito obrigado.

O Simbora, trabalha com a inclusão de pessoas com a deficiência intelectual, entre elas, pessoas com síndrome de Down e autismo. Lá, nós oferecemos suporte pedagógico, suporte terapêutico. Nós temos um comitê de empregabilidade, que também trabalha a inserção no mercado de trabalho; temos a parte de lazer; temos viagens, e a nossa ideia é quebrar a invisibilidade que as pessoas com deficiência intelectual ainda sofrem. Tá?

Então, esse é meu recado. Muito obrigada pela homenagem, e gratidão por vocês estarem aqui hoje.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - Convido todos agora para assistirmos ao número de dança dos alunos do Instituto Simbora Gente.

 

* * *

 

- É executado o número de dança.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – MARCELO ROSA DE MORAES – Concluídas as apresentações preliminares desta noite, damos início à solenidade de celebração do 65º aniversário de fundação da Ordem da Confraria de 21, em alusão aos dez anos da Gomb, Grande Oriente Maçônico do Brasil.

Eu gostaria de convidar à mesa o Sr. Deputado Paulo Fiorilo, proponente desta sessão. (Palmas.)

Passo a palavra ao Sr. Deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO LULA FIORILO - PT – Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Queria saudar aqui todos os que vieram para esta atividade, é um prazer recebê-los aqui. E, agradecer à Confraria, que me deu essa oportunidade - a Confraria Gomb - para fazer, propor, essa solenidade para comemorar os 65 anos de aniversário da fundação da Ordem da Confraria G.21, em alusão aos 10 anos da Gomb.

Pode seguir, Marcelo.

Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior, e passa à composição da mesa solene.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – MARCELO ROSA DE MORAES – Convidamos a tomar assento na mesa solene, junto ao Sr. Deputado Paulo Fiorilo, proponente desta sessão, o Sr. Claudio Duarte Jr., vice-presidente da Confraria G.21; a senhora Vera Lucia Gregori, chanceler da Confraria G.21 Mulher; a senhora Tânia Bezerra, presidente da Confraria G.21 Mulher; o Sr. Robson José da Silva Batista, Venerável Mestre da Loja Maçônica Templo de Davi; o Sr. Hélio Alberto Rocha Mattos, diretor-presidente da Hukyplast Brindes, parceira da Ordem da Confraria G.21. (Palmas.)

Registramos a presença, nesta solenidade, do major PM Rubens, subcomandante do 9º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano; registramos, ainda, a presença dos doutores André Luís Coutinho e Marcos Vinícius Carvalho, sócios da Carvalho & Barros Advogados. (Palmas.)

Registramos aqui também votos de felicitação das autoridades que não puderam se fazer presentes nesta solenidade: o Sr. Governador do Estado de São Paulo, João Doria; o Sr. Vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia; o secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles; o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, o Sr. José Henrique Germann Ferreira; o Sr. Secretário de Educação de Estado Rossieli Soares da Silva; o Sr. Secretário Executivo de Educação do Estado, o Sr. Haroldo Corrêa Rocha; prefeito da cidade de São Paulo, o Sr. Bruno Covas; o vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, comandante do 8º Distrito Naval; o deputado estadual Delegado Olim; o Sr. Deputado Estadual Coronel Telhada; o Sr. Deputado Estadual Estevam Galvão; a Sra. Deputada Estadual Dra. Damaris Moura; o Sr. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Prazak; o Sr. Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o Dr. Carlos Eduardo Cauduro Padin .

Passo a palavra ao Sr. Deputado Paulo Fiorilo, presidente desta sessão solene.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT – Minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo da Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de celebração do 65º aniversário de fundação da Ordem da Confraria G.21 e em alusão aos dez anos da Gomb - Grande Oriente Maçônico do Brasil.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e será retransmitida, também pela TV Alesp, pela Net, canal 7; TV Vivo, canal 9; e pela TV Digital, canal 61.2.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - A Ordem da Confraria G.21 enaltece, nesta oportunidade, a lembrança de seus fundadores: Orozimbo Cazelato, Albino Gregori e José Vieira Pinheiro, bem como do súpero conselheiro Don Aureo Ricardo Cazelato, falecido em dezembro do ano passado, prestando essa homenagem póstuma àqueles que contribuíram para que chegássemos até o dia de hoje.

Registramos os agradecimentos da Ordem da Confraria G.21 ao Sr. Deputado Paulo Fiorilo, proponente desta sessão, que nos honra com a homenagem a esta grandiosa instituição que, no dia 25 de setembro de 2019, completou 65 anos de sua fundação.

Cientes de que ninguém faz nada sozinho, nós, da Ordem da Confraria G.21, decidimos compartilhar este momento com os nossos parceiros, que nos acompanham e nos auxiliam nas empreitadas de forma voluntariosa e sempre em prol daqueles que mais necessitam, sendo justa a homenagem a eles prestada em alusão aos 65 anos de fundação de nossa entidade, reconhecida pela Assembleia Legislativa de São Paulo por iniciativa do Sr. Deputado Paulo Fiorilo.

Assim, damos prosseguimento aos trabalhos solicitando a presença do Sr. Deputado Paulo Fiorilo à frente para a entrega das homenagens.

Vamos iniciar. Convidamos o homenageado Don Aureo Cazelato a permanecer à frente, ao lado do Sr. Deputado. Convidamos a receber a primeira homenagem desta noite, Don Aureo Cazelato, presidente da Ordem da Confraria G.21. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES -Nascido em 2 de dezembro de 1968, em São Paulo, capital, foi casado com Silvia, com quem teve uma filha, Agatha, que lhe presenteou com seu neto Benjamin.

Iniciou na Ordem da Confraria G.21 em 2000, vindo a tornar-se presidente em 2003, permanecendo até os dias atuais. No ano de 2011, devido a sua exemplar condução no cargo, recebeu o título de “Don”, que vem do latim “dominus” e significa “senhor”. Convidamos o homenageado Don Aureo Cazelato a permanecer à frente ao lado do Sr. Deputado Paulo Fiorilo para entrega das demais homenagens.

Anunciamos agora a homenagem ao Sr. Paulo Gregoreki, que será recebida pelo Sr. Leandro Lima, diretor social da Confraria G.21, em razão de sua ausência no Brasil nesta data. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES -Nascido em Pato Branco, no Paraná, a 12 de novembro, reside há cinco anos na cidade de Cracóvia, na Polônia. Há oito anos, tem exercido intenso trabalho em nome da Ordem da Confraria G.21, pelo que foi recentemente nomeado embaixador da Confraria G.21 na Polônia pelo súpero conselheiro da Ordem.

Paulo Gregoreki destaca-se pelo trabalho social junto a refugiados na Polônia e na Hungria, que envolve doações de roupas, alimentos e medicamentos, entre outras atividades, elevando o nome da Ordem da Confraria G.21 e seus princípios de fraternidade e voluntariedade para os mais necessitados. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES -Convidamos agora, para receber a homenagem, o Sr. Arnaldo Alberto Bastos Dullius. (Palmas.) Nascido em oito de abril de 1965, casado com Sabrine Dullius, com quem tem dois filhos, administrador de empresas com pós-graduação na área hospitalar.

É consultor em gestão empresarial hospitalar e tem se destacado no auxílio às pessoas residentes na região que necessitam de internações hospitalares, marcação de consultas e de exames complexos e obtenção de medicamentos junto a hospitais.

Atualmente, atua na diretoria de administração da Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos. Exerce a função de conselheiro superior da Ordem da Confraria G.21 para os assuntos relacionados à área de saúde. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES -Convidamos à frente, nesse momento, o tenente policial militar Gustavo Vieira Hornink. (Palmas.) Nasceu em 23 de julho de 91, filho de Eduardo Hornink e Doralice Sales Vieira Hornink. Natural de São Paulo, capital. Bacharel em ciências políticas de segurança e ordem pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo.

Bacharel em direito pela Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduado em ciências jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em primeiro de fevereiro de 2011. Em 25 de agosto de 2014, foi promovido ao posto de segundo-tenente de Polícia Militar, por merecimento intelectual; e, em 25 de agosto de 2015, promovido ao posto de primeiro-tenente de Polícia Militar.

Desde 12 de fevereiro de 2019, serve no 9o Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na cidade de São Paulo, como comandante de força patrulha e comandante interino da 2a Companhia, funcionando como membro nato do Conseg de Vila Santa Maria - área do 40o Distrito Policial e da 2a Companhia do 9o Batalhão de Polícia Militar.

Vem colaborando com a Ordem da Confraria G.21 em projetos sociais realizados na região, assim como se destacando dentro da instituição da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo valorosa a sua contribuição para a sociedade paulista, sendo justa e merecida esta homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES -Agora, convidamos a receber sua homenagem o Sr. Francisco Nunes, mais conhecido como Nunes peixeiro na comunidade de Heliópolis, onde vive e trabalha. Tem reconhecimento pelas atividades sociais que desenvolve, principalmente na área de esporte e educação.

Grande apoiador e incentivador do esporte amador, vem colaborando com centenas de times de futebol e, através de parcerias, auxiliou jovens com mais de três mil bolsas de faculdade para diversos cursos, sendo, nesta data, reconhecido e recebendo a justa e merecida homenagem por sua dedicação e incentivo ao esporte e educação aos jovens. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - A homenageada agora é a Sra. Karina Amaral Massaroto, que, por razões pessoais, não pôde estar presente e terá sua homenagem recebida pela Sra. Maria Clara de Paiva. (Palmas.)

Professora formada em magistério pela Escola Estadual Padre Manoel da Nobrega, licenciada em pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos, pós-graduada em psicopedagogia clínica institucional pela Fatec, e atualmente mestranda no curso de formação de formadores pela Fundação Universitária Iberoamericana.

É professora por amor à profissão e atualmente ocupa o cargo de diretora educacional do Centro de Educação Infantil Ramsses, na zona norte da capital. Casada com Neil Massaroto e mãe de três filhos: Neil Júnior, 21 anos; Nycolas, de 15; e a pequena Valentina, de apenas dois anos de idade.

É embaixatriz da Confraria G.21 - Mulher, membro efetivo do Conselho Comunitário de Segurança de Vila Santa Maria, e atua desde 98 com a Associação Pró Família e Bem Estar Casa Verde, onde já foi presidente estatutária. (Pausa.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES -Agora, homenageamos o Instituto Simbora Gente, na pessoa de sua diretora, Sra. Fabiana Duarte. (Palmas.) O Instituto Simbora Gente nasceu como um projeto em 2005 e se tornou uma entidade formalizada no ano de 2017.

Visando a construção de novos olhares em relação à diversidade humana, orientando pessoas e auxiliando-as por meio da aprendizagem mediada e respeitando as suas singularidades, contribuindo para que as pessoas com deficiência intelectual tenham o reconhecimento de seus direitos e deveres, necessidades, sonhos e da sua capacidade de serem produtivas e conquistarem seus ideais.

O trabalho do “Simbora Gente” também é pautado em ações conjuntas com as famílias e com a comunidade, com foco no empoderamento, tornando assim agentes de processo de construção de uma sociedade comprometida com a inclusão e com a diversidade. Atua desde 2017 como parceira de eventos da Ordem da Confraria G.21, e na divulgação da inclusão social.

 

***

 

- É entregue a homenagem.

 

***

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - O homenageado agora é o Grande Oriente Maçônico do Brasil, Gomb, representado por seu soberano grão-mestre Sr. Ricardo Saliba Urbano. (Palmas.)

O Grande Oriente Maçônico do Brasil nasceu da augusta e respeitável loja simbólica Professor Florestan Fernandes, número 39, que no ano de 2005 pediu sua desfiliação da Grande Loja Maçônica do Brasil e inaugurou uma nova oficina com os antigos preceitos para trabalhar aquilo que a Maçonaria pede. 

Nasce então, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, a augusta e respeitável loja simbólica Paz, Harmonia e Concórdia, nº 01, trabalhando no ritual de emulação. Após muito trabalho e dedicação, 22 irmãos resolvem ampliar o trabalho que era realizado pela Loja 1, abrindo as ARLS Arquitetos da Virtude, nº 02, União Maçônica Paulista, nº 03, e Cavaleiros de York, nº 04.    

Em 18 de setembro de 2009 se levanta a bandeira de uma nova organização maçônica: o Grande Oriente Maçônico do Brasil, com sede na cidade de Carapicuíba. Após três anos de existência, o Grande Oriente Maçônico do Brasil conseguiu o reconhecimento e as patentes do rito escocês antigo e aceito do rito moderno do Grande Oriente da França. 

O Gomb é uma organização regular e atuante, possuindo uma casa de atendimento a pessoas com problemas de drogas e apoiando uma instituição para idosos e um centro para trabalho através do esporte com crianças.  Por meio de suas grandes secretarias, o Gomb estimula que todas as oficinas tenham seus trabalhos filantrópicos e suas ações sociais. Vem atuando de forma exemplar em coirmandade fraterna com as ações sociais realizadas pela Ordem da Confraria G.21. (Palmas.)

 

***

 

- É entregue a homenagem.

 

***

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - A Ordem da Confraria G.21 homenageia agora o grupo “Os Karinhas Off-Road”, representado pelo seu líder, o Sr. Alanio José Gomes dos Santos. (Palmas.)

O grupo começou a se formar em agosto de 2011, no Parque Continental II, em Guarulhos, na casa de Roberto Gaspar, que era chamado de “O Kara” pelos companheiros, através do Evandro, que os companheiros chamam de “Perigoso”.

Os integrantes do grupo chamavam uns aos outros por apelidos, mas a centralidade de Gaspar gerou a alcunha genérica de “Karinhas”, que servia a todos indistintamente e acabou por denominar o grupo.

Com a chegada de novos integrantes, o grupo buscou a sua formalização estatutária, definindo regras internas e suas finalidades, como Projeto Trilheiros Voluntários, que partiu do sargento Dutra, bombeiro militar do Posto da Casa Verde, que treinava trilheiros de várias modalidades, como bicicletas, motocicletas, jeeps, quadriciclos, etc. para primeiros socorros em locais de difícil acesso.

O grupo participa de várias ações sociais, trilhas beneficentes nas datas comemorativas do Natal, Dia das Crianças, Conscientização do Meio Ambiente e outras, possuindo atualmente 40 integrantes que realizam trilhas em diversos locais, dentro e fora de São Paulo. 

Realizam anualmente uma trilha em prol da Apae de Biritiba-Mirim, reunindo em torno de 300 motos e cerca de 400 pessoas. Entregam-se de corpo, alma e coração a pequenas e grandes causas, reconhecidas pela Ordem da Confraria G.21 em prol do voluntariado e ações sociais. (Palmas.)

 

***

 

- É entregue a homenagem.

 

***

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - A Ordem da Confraria G.21 agora homenageia o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche, representado pelo seu presidente, o Sr. Alessandro Lopes Rodrigues. (Palmas.)

A Sociedade Recreativa e Cultural Beneficente Unidos do Peruche foi fundada em 4 de janeiro de 1956, por moradores do Parque Peruche e Vila Espanhola, que desfilavam em várias agremiações da época, tais como Lavapés, Rosas Negras, Garotos do Itaim e nos cordões Campos Elísios e Paulistano da Glória.

Entre seus fundadores estavam João Cândido da Silva, conhecido como Cachimbo, Carlos Alberto Caetano, conhecido como “seu Carlão”, Luiza, Dona Leni, seu Zebu, Sr. Alcides, Sr. Décio, Gilberto Bonga, entre outros, que decidiram fundar um bloco de foliões no Parque Peruche. Surgindo, assim, a Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Unidos do Parque Peruche, surgindo assim a Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente do Parque Peruche.

A escola de samba, que já possuía, logo de início, uma quadra de ensaio no terreno conhecido como “Terreiro do Caqui”, é uma das grandes campeãs do carnaval de São Paulo, tendo conquistado os títulos do Grupo Especial nos anos de 1957, 1962, 1965, 1966 e 1967, e do Grupo de Acesso em 1981, 2008 e 2015, sendo ainda vice-campeã nos anos de 1968 a 1971, 1989 e 2010.

Atualmente denominado Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche, é uma instituição sem fins lucrativos que, além de fazer todo o carnaval, faz trabalhos culturais e sociais através de parcerias com Sebrae, Senai e faculdades, e tem diversos cursos em prol da comunidade, sempre procurando parcerias para o bem-estar de todos. Através dessas ações, desenvolveu uma parceria de trabalhos sociais com a Ordem da Confraria G.21. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - Após as homenagens do dia, eu quero chamar aqui à frente o senhor Giampaolo Gregori, chanceler da Ordem da Confraria G.21, para receber a placa comemorativa do aniversário de 65 anos de fundação da instituição. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - Agora convido o senhor Cláudio Duarte Junior, vice-presidente da Confraria G.21, para a entrega de uma singela placa comemorativa simbolizando o respeito e a gratidão da Ordem da Confraria G.21 para com o Sr. Deputado Paulo Fiorilo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. CLÁUDIO DUARTE JUNIOR - Boa noite a todos. Bom, eu não sou de poucas palavras. Quero agradecer a presença dos senhores aqui presentes, das senhoras, e quero agradecer ao Paulo Fiorilo, que é meu amigo particular há mais de 10 anos.

Eu vou contar uma trajetória rápida: eu conheci o Paulo na campanha de 2010. Através de um grande amigo, o ex-deputado Simão Pedro, conheci o Paulo, e essa amizade foi construída ajudando a nossa região, que é carente, tem os seus problemas, mas, contudo, a gente vai resolvendo aos poucos.

Quero agradecer também ao nosso presidente, Aureo Cazelato; ao nosso chanceler Giampaolo; ao nosso operacional, o Ronald, que está aqui presente; ao nosso ministro Marcelo; ao nosso caro amigo Leandro, que está aqui presente. Ao Saliba e ao Gomb, quero agradecer a presença. Paulo, eu fui incumbido de entregar uma placa de presidente honorário desta Confraria G.21. Muito, muito obrigado pelo carinho, muito obrigado pelo trabalho. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - Quero convidar agora a fazer uso da palavra o senhor Robson José da Silva Batista, venerável mestre da loja maçônica Templo de Davi.

 

O SR. ROBSON JOSÉ DA SILVA BATISTA - Boa noite, senhores e senhoras, soberano mestre Ricardo Saliba, meu soberano, a quem eu tenho todo respeito maçônico, nosso adjunto William e todos os veneráveis irmãos presentes neste templo que julga a justiça do estado de São Paulo.

É com imenso prazer, representando o Grande Oriente Maçônico do Brasil, completando dez anos de história, evolução, e mostrando a verdadeira maçonaria. Uma palavra simples que o nosso soberano coloca nas nossas lojas maçônicas: amor ao próximo.

O que é o amor ao próximo? Dar sempre o melhor para o seu próximo, sem medir qualquer esforço. O que uma mão oferece, a outra não precisa mostrar para a sociedade. O que fazemos, que seja de coração e que o Grande Oriente Maçônico do Brasil possa ter 10, 20, 30 anos, 40, 50, não sei se estarei presente para ver essa vitória de cada dia, que ocorre.

Quero agradecer ao meu soberano, grão-mestre, por me ter oferecido um cargo de secretário de Educação e Cultura. Tento fazer o máximo pela educação da nossa obediência para a humanidade, porque também sou professor. Um País que não valoriza a Educação. Mas com a luta, perseverança e, principalmente, a fraternidade entre os irmãos, vamos conseguir conquistar o que viemos.

Hoje, São Paulo, o Brasil conhece o Grande Oriente Maçônico do Brasil, que pratica a verdadeira maçonaria.

Tenho dito. Agradeço a presença de todos e que Deus vos abençoe nessa caminhada, que iremos estar nesta terra até um ponto final. Tenho dito. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCELO ROSA DE MORAES - Passo a palavra, agora, ao Sr. Deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - De novo, eu gostaria de agradecer a presença de todos e de todas. Tivemos a oportunidade, aqui, de ter uma apresentação muito bonita no início dessa homenagem.

Parabéns ao “Simbora Gente”, acho que são ações como essa que ajudam a gente a acreditar que é possível ter um mundo melhor, ter pessoas melhores. Acho que vocês estão de parabéns só pelo que a gente viu aqui, sem a gente conhecer a entidade, que eu já me comprometi a fazer uma visita.

Queria, em nome do chanceler, Giampaolo Gregori, agradecer a todos os membros da Confraria G.21, fazer uma saudação ao Gomb e ao Alex, da Alus, que é de uma outra casa maçônica que nós também vamos homenagear no mês que vem, é isso?

Para mim é sempre um prazer poder abrir esta Casa, este plenário, para homenagens merecidas e a Confraria, nesses 65 anos, merece ser homenageada. Nem sempre é assim, nem sempre as entidades são reconhecidas, nem sempre você tem a oportunidade de realizar um evento. E tem muita gente que produz, que faz, para que a gente tenha uma cidade melhor, uma cidade mais humana, que atua em várias áreas.

Eu estava falando aqui embaixo do Heliópolis, que é uma comunidade carente, mas que tem muita gente que se dedica, lá no Heliópolis, a trabalhar com obras sociais. Como tem na zona norte, como tem na zona sul. Estava comentando aqui, rapidamente, de um professor amigo meu, professor Marcos, que trabalha com crianças com síndrome de down lá em Parelheiros, depois do terminal Varginha, é longe, mas ele está lá, resiste e faz esse trabalho.

Então, acho que temos que aproveitar esses momentos para poder homenagear quem trabalha, quem se dedica, quem acredita no outro. Acho que é isso que me move a estar aqui, é acreditar no outro.

Tem muita gente que desconfia do outro, eu prefiro acreditar. Porque, quando a gente acredita, a gente dá uma oportunidade para que o outro mostre do que ele é capaz, o que ele pode fazer, o seu compromisso com a sociedade. Então, parabéns à Confraria, ao Gomb. Queria dizer que, para mim, é uma oportunidade única de, através do Cláudio, que já disse como me conheceu, poder fazer essa homenagem.

E o Cláudio me conheceu porque, lá na comunidade dele, ele participa da festa da paróquia, faz parte da tesouraria, da comissão, e a gente acabou estabelecendo uma relação por conta das demandas que eles têm lá e do que, quando eu era vereador aqui em São Paulo, a gente pôde fazer.

Então, parabéns aos que vieram, parabéns à Confraria, ao Gomb e contem com a gente para esse debate, para abrir as portas, para discutir outros temas e para ajudar quem mais precisa neste estado, porque tem muita gente precisando.

Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, os funcionários desta Casa, em especial ao Machado, em nome dele eu queria agradecer a todos os funcionários que se dedicam, que acabam ficando aqui nas sessões, nas audiências e que se dedicam por esta Casa. E a todos aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Declaro encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 38 minutos.

 

* * *