http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

1 DE NOVEMBRO DE 2019

49ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO COMANDO DE AVIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - JOÃO NEGRÃO E AOS HERÓIS DE BRUMADINHO

 

Presidência: GILMACI SANTOS e TENENTE NASCIMENTO

 

RESUMO

 

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - SÉRGIO EWERTON

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem ao Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo - João Negrão, e aos Heróis que atuaram em Brumadinho e no Incêndio Florestal no Mato Grosso do Sul", por solicitação do deputado Tenente Nascimento. Convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Cumprimenta o deputado Tenente Nascimento pela iniciativa da solenidade. Manifesta-se honrado por estar presente na sessão. Atribui relevo à homenagem.

 

4 - TENENTE NASCIMENTO

Assume a Presidência. Saúda os presentes. Reverencia a coronel PM Eliane Nikoluk. Anuncia a execução do "Hino Cântico das Águias", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Justifica a homenagem em tela. Faz breve relato sobre a História da Aviação no país. Discorre acerca de virtudes e experiências do tenente João Negrão. Comenta resgate de pessoas em incêndios nos edifícios Joelma e Andraus. Tece considerações sobre o Grupamento de Radiopatrulha Aérea do Estado de São Paulo. Lembra-se do atendimento prestado a Jair Bolsonaro, então candidato à Presidência da República, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Critica a Rede Globo de Televisão. Lista atribuições realizadas pelos Águias. Discorre acerca do trabalho em rompimento de barragem em Brumadinho, Minas Gerais. Destaca o profissionalismo dos policiais. Cita o lema "Voar para Servir". Parabeniza os profissionais da categoria. Anuncia a execução da "Canção da Aviação", pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Demonstra gratidão a Deus. Anuncia a interpretação da canção "Meu Tributo", pelo pastor e cantor Ezequiel Alegria.

 

5 - CORONEL NISHIKAWA

Deputado estadual, saúda os presentes. Menciona seu ingresso nas forças de Segurança Pública e no Corpo de Bombeiros. Discorre acerca da insegurança percebida no exercício da profissão. Valoriza a missão de salvar vidas. Lamenta o falecimento do cão Thor, que auxiliara policiais em Brumadinho. Manifesta-se a favor da Reforma da Previdência. Elogia o presidente Jair Bolsonaro.

 

6 - JOEL ROCHA

Major presidente dos PMs de Cristo e vice-presidente da Umceb - União de Militares Cristãos Evangélicos do Brasil, saúda os presentes. Faz agradecimentos gerais. Valoriza o trabalho de aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Parabeniza o deputado Tenente Nascimento pela iniciativa da solenidade. Elogia o pastor e cantor Ezequiel Alegria. Comenta o Congresso de Militares Cristãos, de âmbito nacional. Justifica a existência da instituição de fé. Afirma que Jesus Cristo é a síntese da perfeição. Argumenta que a intenção é transmitir valores e princípios, capazes de nortear a atividade policial. Manifesta gratidão pelo trabalho de servir ao próximo. Agradece a Deus por poder presenciar essa solenidade em valorização à Polícia Militar. Cita trecho da Bíblia.

 

7 - SÉRGIO EWERTON

Mestre de cerimônias, faz breves relatos profissionais e anuncia a entrega de homenagens a autoridades, as quais lista. Anuncia a entrega de homenagem ao deputado estadual Tenente Nascimento, por Paulo Luiz Scachetti Junior, coronel comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão.

 

8 - PAULO LUIZ SCACHETTI JUNIOR

Coronel comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão, saúda os presentes. Destaca o trabalho parlamentar do deputado Tenente Nascimento. Manifesta apreço pelo recebimento da homenagem. Tece considerações históricas sobre a aviação de São Paulo. Menciona apoios da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, e do Exército Brasileiro. Enaltece a missão de salvar vidas. Informa programa que visa à implementação de drones na Polícia Militar. Comenta trabalho realizado em Brumadinho, Minas Gerais.

 

9 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Justifica a ausência de sua esposa. Reverencia profissionais mulheres na aviação. Tece considerações sobre a trajetória profissional da Coronel PM Eliane Nikoluk Scachetti. Lembra-se da morte do coronel Nikoluk, assassinado. Cita Salmo sobre o valor da família. Faz entrega de flores à homenageada.

 

10 – ELIANE NIKOLUK SCACHETTI

Coronel PM, saúda os presentes. Agradece ao deputado Tenente Nascimento pela iniciativa da solenidade. Expressa orgulho por ser parte de instituição que valoriza a igualdade de tratamento, a competência, o comprometimento, e o mérito. Discorre acerca da formação do corpo feminino na Polícia Militar. Comenta o cotidiano incerto do trabalho policial. Manifesta convicção na continuidade da missão atribuída à Segurança Pública.

 

11 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Menciona a presença do Carrefour do Brasil em auxílio à população de Brumadinho, a favorecer pequenos produtores agrícolas, por exemplo. Anuncia a exibição de vídeo institucional do Carrefour.

 

12 - STÉPHANE ENGELHARD

Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, saúda os presentes. Manifesta emoção por participar da solenidade. Discorre acerca da chegada do Carrefour ao Brasil. Afirma nutrir amor pelo país. Comenta a intenção imediata de prestar auxílio à população de Brumadinho. Destaca a compra de produtos agrícolas do município. Enaltece princípios e valores da instituição.

 

13 - TENENTE NASCIMENTO

Reverencia a tenente Natália, promovida a comandante no Dia do Aviador. Declama poesia. Anuncia a exibição de vídeo em homenagem ao Grupamento de Radiopatrulha Aérea do Estado de São Paulo.

 

14 - SÉRGIO EWERTON

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de comendas aos heróis de Brumadinho e aos que atuaram no incêndio florestal no Mato Grosso do Sul, os quais lista.

 

15 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Elogia o trabalho da equipe médica policial. Anuncia a interpretação da música "Soldado Ferido", pelo pastor e cantor Ezequiel Alegria. Enaltece o valor dos Águias. Anuncia a execução da "Canção da Polícia Militar".

 

16 - PAULO LUIZ SCACHETTI JUNIOR

Coronel comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão, solicita aos presentes o grito de guerra da instituição.

 

17 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Eu peço que todos venham aqui ao plenário Juscelino Kubitschek e se acomodem. Vamos lá.

Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Comando, como eu disse há pouco, de Aviação da Polícia Militar do estado de São Paulo João Negrão, e também aos heróis que atuaram em Brumadinho e no incêndio florestal de Mato Grosso do Sul.

Comunicamos também aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e também pela TV Web e será retransmitida no sábado, dia 2 de novembro, a partir das 21 horas, pela TV Assembleia; pela NET, canal 7; pela TV Digital, canal 61.2; e pela TV Vivo, canal 9.

Eu vou agora compor a Mesa. Chamo agora, na composição da Mesa, o deputado Gilmaci Santos, presidente em exercício da Assembleia Legislativa de São Paulo; o deputado estadual Tenente Nascimento; o major Joel Rocha, presidente dos PMs de Cristo e vice-presidente da Umceb, a União de Militares Cristãos Evangélicos do Brasil.

Chamo também o coronel Paulo Luiz Scachetti Junior, comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão; Coronel Nishikawa, deputado estadual; chamo agora o vice-presidente de relações institucionais do Grupo Carrefour Brasil, Stéphane Engelhard. (Palmas.)

Com a palavra, para abertura dos nossos trabalhos, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação do deputado Tenente Nascimento, com a finalidade de homenagear o Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo João Negrão, e os heróis que atuaram em Brumadinho e no incêndio florestal do Mato Grosso do Sul.

Senhoras e senhores, convidamos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do subtenente Elizeu.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Nosso agradecimento à Banda da Polícia Militar. Muito obrigado mais uma vez aos senhores por mais essa bela execução – como sempre, não é? Não é nada de novidade para nós.

Queria aqui dar o meu boa-noite a todas as senhoras e senhores aqui presentes e saudar aqui à Mesa o deputado estadual Tenente Nascimento, proponente desta sessão solene.

Parabenizá-lo por esse evento mais que merecedor, mais que justo, e V. Exa. realmente faz algo que engrandece não somente o vosso mandato, mas também esta Assembleia, quando traz para serem homenageados - também podemos dizer dessa forma - esses heróis, paulistas e brasileiros.

Parabéns! Muito obrigado por proporcionar isso a nossa Assembleia Legislativa.

 Saudar o major Joel Rocha, presidente dos PMs de Cristo e vice-presidente da Umceb – União dos Militares Cristãos Evangélicos do Brasil –, seja bem-vindo a esta Casa; coronel Paulo Luiz Scachetti Junior, é isso?

Coronel, muito obrigado, e em seu nome, cumprimentar todos esses homens e mulheres que fazem parte da Aviação da Polícia Militar.

Para a gente, realmente, é uma grande honra receber todos os senhores e as senhoras aqui nesta Casa e, na pessoa do coronel, sejam todos os senhores cumprimentados e homenageados por esta Presidência.

 Coronel Nishikawa, deputado estadual, também tem feito um grande trabalho nesses poucos meses aqui nesta Casa, tem mostrado que veio realmente aqui para esta Casa para atuar, principalmente, também junto a sua gloriosa Polícia Militar e também tem mostrado aqui, tenente, como o senhor, que ama a Polícia Militar e a Tropa, se assim posso falar – posso falar assim?

Muito obrigado, Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, seja bem-vindo também.

Senhoras e senhores, eu estou aqui nesta noite me sentindo muito honrado, neste momento, de poder estar fazendo a abertura desta sessão solene. Geralmente é feita pelo presidente da Casa, mas como o nosso presidente efetivo está de licença, viajando, coube a mim, como primeiro vice-presidente e presidente em exercício.

Fiz questão de falar para o Tenente Nascimento que estaria aqui fazendo a abertura desta sessão solene, por entender o tamanho da importância deste momento, pelas pessoas que estão sendo homenageadas. Pela forma que estão sendo homenageadas e quem está sendo homenageado.

Então, para a gente aqui é uma grande honra, um grande prazer, poder por esses poucos minutos, estar com os senhores aqui.

Como o proponente da sessão é o Tenente Nascimento - deputado Tenente Nascimento -, neste momento eu vou pedir licença a todos os senhores e as senhoras para me retirar, porque o regimento diz que quando o presidente da Casa está na Casa, todas as sessões ele teria que tocar.

Como não é nossa pretensão e queremos aqui, sim, deixar àquele que é de direito presidir a sessão, que é o deputado Tenente Nascimento, eu peço mais uma vez licença aos senhores a as senhoras, parabenizo mais uma vez e coloco sempre esta Casa e o nosso mandato à disposição de cada um, está certo? Muito obrigado pela presença e com licença. Bom trabalho e fiquem com Deus, dá licença.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Tenente Nascimento.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Senhoras e senhores, mais uma vez aqui agradeço a presença de todos.

Quero agradecer ao nosso regente, subtenente Elizeu, da nossa gloriosa e sempre Banda da Polícia Militar, Capitão França, neste ato representa o Comando Militar do Sudeste, general do exército Marco Antônio Amaro Dias e a capitã Daniela de Santos Oliveira, representando o coronel Jefferson de Mello, comandante dos Bombeiros, no qual o Bombeiro foi de fundamental importância nesse episódio, nessa grande tarefa que foi Brumadinho.

Eu quero, neste momento, convidar a todos – nós não poderíamos deixar de assim o fazer – para que, todos juntos, Coronel Nishikawa... Agora a Mesa ficou mais bonita, vocês notaram?

Temos aqui, na presença da Mesa a coronel Nikoluk, que representa todas as mulheres aqui presentes e para qual eu peço uma salva de palmas. (Palmas.).

Todas as mulheres, não é para mim, é para as mulheres, vejam bem. Nesse instante, convido a todos para que entoemos o nosso hino de 130 de 31, a Canção da Polícia Militar.

Todos em pé!

 

* * *

 

- É executada a Canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Podemos sentar. Senhoras e senhores, mais uma vez eu me sinto honrado em fazer uma propositura tão importante na minha vida, e me sinto grato a Deus por ter essa oportunidade, juntamente com os nossos pares, nossos deputados.

Deputado Nishikawa – eu falo aqui sempre, o nosso decano, que esses cabelos brancos têm muito a nos ensinar –, que passou a sua vida inteira na Corporação e aprouve ao Senhor que nós viéssemos a estar neste Parlamento, a fim de ainda atuar, pela nossa vida pública, pelo povo paulista.

O intuito de homenagear a gloriosa Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo João Negrão, bem como os heróis que atuaram em Brumadinho, Minas Gerais e no combate ao incêndio florestal do Mato Grosso do Sul.

Voar tornou-se algo possível para a capacidade humana depois que o brasileiro Alberto Santos Dumont surpreendeu o mundo ao voar com o inovador 14-bis nos céus de Paris. E nos céus do Brasil, há 107 anos - em 17 de dezembro de 1913 - nascia a Escola de Aviação da Força Pública, atual Polícia Militar do Estado de São Paulo, e esta foi a primeira escola de aviação militar do Brasil.

A escola formou uma série de aviadores que se destacaram, como o tenente Chantre e o capitão Messias, que emprestaram seus nomes aos dois primeiros hangares construídos no Campo de Marte; o tenente Pereira Lima, primeiro brasileiro a saltar de paraquedas; e o tenente João Negrão, a quem, como homenagem, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea incorporou o nome a partir de 1998.

João Negrão participou da heroica travessia do Oceano Atlântico a bordo do hidroavião Jahu, pilotado pelo comandante João Ribeiro de Barros. João Negrão era copiloto da travessia, na época ele tinha 26 anos de idade e era um tenente aviador da Esquadrilha da Aviação da Força Pública do Estado de São Paulo.

Segundo relatos da época, apesar de não conhecer aquele tipo de aeronave, pois jamais havia operado um hidroavião - isso acontece, normalmente, conosco na radiopatrulha, acontece conosco no barco, acontece conosco na aviação, mas nós estamos lá.

E esse jovem, como muitos jovens que aqui vejo da Academia - saibam vocês que esse é o nosso lema: “Sempre estar servindo, não importa a missão” -, o voo foi um sucesso e o Jahu chegou ao seu destino.

 A Força Pública e a sua escola de aviação tiveram suas atividades encerradas em 1930, depois do final do golpe que levou Getúlio Vargas ao poder. Todo o equipamento pertencente àquela instituição – teve temor o então presidente – foi entregue ao Exército. Mesmo assim, na Revolução Constitucionalista de 1932, aviadores da antiga Força Pública, entre eles João Negrão, combateram.

Não para separar o Brasil, não para separar São Paulo, mas sim pela Constituição, para que houvesse uma Constituição, que logo foi instalada, em 1934. Venceram todos, venceram os paulistas e venceu o povo brasileiro. 

Na década de 1970, dois incêndios que se transformaram em tragédias por suas proporções chocaram a opinião pública paulista, o edifício Andraus e o edifício Joelma. Em uma ação conjunta com bombeiros e policiais, helicópteros da Aeronáutica e civis realizaram grandes resgates aéreos e salvaram centenas de vidas.

 No edifício Andraus ocorreu a maior operação de salvamento aéreo do mundo até hoje. Foi despertado, então, o interesse de alguns oficiais da corporação em ter helicópteros para realizar as suas atividades.

Passados alguns anos, aqueles que sempre nos protegeram em terra firme ganharam asas novamente. Aqui está a Aviação: vocês. Através de uma iniciativa, em 15 de agosto de 1984, foi entregue à Polícia Militar do Estado de São Paulo o primeiro helicóptero, o famoso Águia 1 – conhecido até pelas nossas crianças –, modelo Esquilo AS 350 BA, prefixo PP-EID.

Nascia assim o Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão, inicialmente instalado no pátio do Segundo Batalhão de Polícia de Choque, na Luz. Em 1987 mudou-se para o aeroporto de Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com o lema: Voar para servir.

Após um quarto de século operando aeronaves de asas rotativas, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo consolidou-se como o maior organismo de aviação policial do Brasil, tendo utilizado, durante todos esses anos, o helicóptero Esquilo, que atende de maneira adequada a todas as missões de Segurança Pública.

Além disso, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo sempre esteve na vanguarda da aviação policial brasileira, quer seja na busca dos melhores equipamentos, quer seja na implementação de técnicas e procedimentos que visem a máxima efetividade na garantia da lei, da ordem e no salvamento de vidas.

Várias são as missões possíveis para os Águias, como o resgate aeromédico feito para atendimento pré-hospitalar à vítima. Mas, eu quero ressaltar aqui uma vítima especial, uma vítima que mudou a história da nossa Nação, uma vítima que estava lá em Juiz de Fora.

Foi chamado – prontos para voar e prontos para servir – o Grupamento Aéreo, quando naquele 6 de setembro de 2018, em que sofreu um atentado o nosso capitão Jair Messias Bolsonaro.

Precisávamos salvar aquela vida, porque ali estava em jogo o destino da nossa Nação. E, prontamente, de Juiz de Fora, o Presidente da República - então candidato - no dia seguinte, o Comando do Exército acionou a Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo para realizar a remoção do pós-operatório de Jair Bolsonaro. O voo durou quatro minutos, quatro minutos.

Estávamos definindo a vida de um homem que apoia a Polícia Militar, que apoia a Aviação, que apoia a Corporação em todo o Brasil, um homem que vem dizendo: “Eu estou aqui para realmente mudar essa história”.

Tem sido feito o tal do “fake news” constantemente, mentiras deslavadas, mentiras de uma certa emissora que não convém mencionar, mas ele está pronto, porque a verdade prevalece.

Quero aqui parabenizar a vocês. Parabenizar a você, capitão, parabenizar a você, coronel, por essa missão, que foi umas das mais importantes que nós tivemos, posso dizer, na vida da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E nosso capitão tem sim correspondido e tem estado atento.

Não adianta inventar mentiras, porque a verdade prevalece, as ações estão aí – reforma da Previdência –, as ações estão aí para que possamos realmente ter um Brasil digno e que possamos realmente participar.

Então a Aviação já faz história também no novo governo do Brasil. Quero dizer ao capitão e a sua família: “Capitão, nós estamos com você! Nós estamos com você, nós pedimos a Deus pela sua vida e também pelos seus familiares”.

São Paulo está com você, a aviação está com você, a Polícia Militar está com você. Continue firme, não vamos recuar neste momento, o Brasil espera de ti e nós estamos aqui na vanguarda para lhe ajudar. (Palmas.)

Outras missões também realizadas pelos Águias, são o policiamento ostensivo; o policiamento de choque; o policiamento de trânsito; o policiamento ambiental; o combate a incêndios; o transporte de órgãos humanos e a Defesa Civil. Órgãos humanos, em que a pessoa está esperando e, imediatamente, saem correndo.

Estive lá um dia desses, tocou a sirene e em dois minutos... Stéphane, você precisava conhecer a nossa aviação, para você falar para os franceses que nós temos uma aviação brilhante.

Este último, tendo como exemplo a grande missão executada com excelência pelos Águias, o resgate feito às vítimas do rompimento da barragem no município de Brumadinho, em Minas Gerais e, juntamente com as equipes do Corpo de Bombeiros, prestaram apoio nessa tragédia, onde foram enviados dois helicópteros do Comando de Aviação que permaneceram, por diversos dias, apoiando os bombeiros de Minas Gerais nas buscas pelas vítimas.

 Sempre, onde houvesse uma esperança, eles estavam, em lugares que nem nós sabíamos que existiam, mas estavam lá os nossos Águias descendo por aquelas cordas, descendo, tentando, buscando. A tragédia deixou 252 mortos e 18 desaparecidos, em um dos maiores desastres com rejeitos da mineração no Brasil.

O comprometimento, o amor à causa, o cinza Bandeirante, o amor à causa pública e o profissionalismo de nossos policiais foram imprescindíveis no auxílio a nossa coirmã durante esse desastre de grandes proporções. Toda essa dedicação só fortaleceu ainda mais o lema do Comando de Aviação: Voar para servir.

Recentemente, em 22 de setembro de 2019, os Águias foram enviados em outra missão, para auxiliar as equipes do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e combater um incêndio de grandes proporções que atingiu mais de um milhão de hectares naquele Estado.

As bases de aviação que atuaram nesta ocorrência foram a de Presidente Prudente, Araçatuba e Bauru. As equipes atuaram de forma eficiente, com toda a logística devido à distância e à necessidade da operação, obtendo êxito em extinguir o foco do incêndio no local.

Parabéns aos nossos policiais militares do Comando de Aviação, que, com seu profissionalismo e comprometimento, cumpriram mais uma missão, fortalecendo ainda mais o lema: Voar para servir. (Palmas.)

Para não ficar nesse... Queremos chamar agora, convidar a Banda da Polícia Militar para todos juntos cantarmos essa linda canção: “Canção da Aviação”.

 

* * *

 

- É executada a Canção da Aviação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Falando de gratidão, eu quero convidar aqui o nosso querido pastor e cantor Ezequiel, que o nome já diz tudo: alegria. Nós estamos aqui hoje...

Vocês são a parte especial desta solenidade, vocês que comandam esta Assembleia no dia de hoje e, para isso, nós queremos agradecer a Deus por muitas missões e por essa que é a nossa aviação.

Ezequiel Alegria com o canto que tem por nome “O meu tributo”. Toda honra e toda glória ao nosso Deus por permitir que nós sirvamos ao povo paulista e ao povo brasileiro. Ezequiel Alegria.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Olha, pastor, eu só tenho a dizer que voz! Que voz! A partir de agora, neste momento, faremos agora a entrega das homenagens às seguintes personalidades aqui presentes...

Ah, vamos primeiramente à fala da composição da Mesa. Coronel Nishikawa, tem a palavra.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Boa noite aos irmãos de farda. Há 50 anos atrás eu estava entrando na Força Pública como soldado e aqui estou, graças a Deus. Como diz o nosso proponente, Tenente Nascimento – parabéns pela sua proposição desta homenagem bonita –, a gente só tem que agradecer e se emocionar com tudo o que acontece aqui hoje.

Em 1972 eu fui para a Academia e voltei para o Sexto Batalhão, onde passei uma parte da minha vida, e depois grande parte da minha vida foi no Corpo de Bombeiros, então nós temos muita coisa em comum.

A nossa vida sempre foi de servir, e servir pelo ar tem as suas dificuldades, eu sei disso. Nós servimos em solo, como a gente fala, e no solo é tão difícil hoje quanto pelo ar. Os policiais que hoje patrulham as ruas são alvos constantes de marginais, e infelizmente ainda não estamos equipados à altura desses marginais.

Neste momento eu gostaria de dizer o seguinte, quando a gente estava no Corpo de Bombeiros nós utilizávamos o Grupamento Aéreo para fazer resgates, transporte de órgãos, como foi citado pelo Tenente Nascimento, e isso faz com que a gente se sinta honrado de poder salvar vidas – a nossa missão precípua, salvar vidas.

Esses dias nós tivemos a morte de um animal, de um animal estimado, o cão Thor, que faleceu por ter servido lá em Brumadinho. O sentimento que a gente tem é como se a gente estivesse perdendo alguém nosso.

Imagina quando nós perdemos nossos policiais, como nessa semana que passou, nós perdemos um policial. Hoje é constante esse tipo de perda, e nós estamos aqui para tentar melhorar um pouco isso.

Nós estamos aqui graças, como disse o Tenente Nascimento, ao nosso presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Aliás, por ele nós estamos aqui. Eu entrei na política, não sou político. Aos 70 anos de idade nós resolvemos ingressar na carreira política para tentar ajudar e nós acabamos ajudando o nosso presidente.

Se não fosse por ele, nós não teríamos a Previdência, que vai ser aprovada - está aprovada, aliás – ainda com algumas emendas que estão por vir, esperamos que sejam benéficas para nós.

Ele lutou até o último momento para que a nossa Previdência fosse aprovada da forma como foi, então nós devemos muito a ele. Imagine, se o outro tivesse ganhado, nós estaríamos jogados na vala comum. Então nós temos muito a agradecer ao nosso presidente, muito.

Apesar de todas as fake news, que foram citadas aqui pelo Tenente Nascimento, o presidente tem feito o que pode. Esses dias ele captou dez milhões de dólares – 40 bilhões de reais – para poder investir no nosso País. Nós esperamos que ele nos resgate, que dê honra para nós, principalmente àqueles que dedicam a vida para poder dar um pouco de tranquilidade a nossa população.

Agradeço a oportunidade, Tenente Nascimento, eu fiz questão de ficar, o senhor sabe disso. Eu estava indo embora e ele falou: “O senhor está escalado”; eu falei: “Bom, vou ficar, vou obedecer a um tenente desta vez”. Acabei ficando, mas para mim é um motivo de muita honra e muito orgulho estar com vocês aqui e poder usar um pouco da nossa palavra.

Muito obrigado a todos.

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Com a palavra, agora, o major Joel Rocha, presidente dos PMs de Cristo.

 

O SR. JOEL ROCHA - Sua Exa., deputado Tenente Nascimento, boa noite. Quero saudar a Mesa, quero saudar o nosso deputado Coronel Nishikawa, meu chefe no Corpo de Bombeiros na época em que entrei para a polícia, quero saudar o coronel Paulo Scachetti, nosso comandante da Aviação.

Quero saudar também a coronel Nikoluk, secretária de Segurança Urbana, Defesa Civil e Fiscalização no município de Jacareí, aqui no nosso querido Vale do Paraíba; saudar também o nosso vice-presidente do Grupo Carrefour, Sr. Engelhard.

Quero saudar os nossos amigos aqui na nossa Mesa estendida, meu amigo e colega de turma, major Fabiano. Na pessoa dele, saúdo cada um dos senhores aqui presentes. Agradeço pela oportunidade.

Nós nunca erramos quando nós começamos a agradecer, deputado. E eu quero agradecer ao senhor por essa propositura, por essa felicidade de reconhecer o trabalho tão honroso e tão nobre que é o trabalho da Aviação da Polícia Militar do Estado São Paulo.

Quero agradecer, porque em muitas oportunidades, nós tivemos a condição de ver o trabalho árduo, o trabalho efetivo e eficaz da Aviação de São Paulo, da Polícia Militar, salvando vidas e salvando também muitos dos nossos heróis da Polícia Militar.

Sei que hoje nós estamos nos referindo aqui à ação heroica que foi realizada em Brumadinho, mas quantos dos nossos são alcançados, muitas vezes em ocorrências, por conta da ação pronta, rápida, do Corpo de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Então, eu quero parabenizar o deputado por essa iniciativa, mais esta iniciativa. Deputado, nós temos acompanhado as ações que o senhor tem desenvolvido e são sempre lembrando da nossa polícia, não esquecendo as suas raízes. Apoiando a reforma do Hospital da Polícia Militar, em uma outra ação muito feliz que o nosso comandante geral tem repercutido sobre isso.

Eu trago aqui um abraço, um abraço do coronel Joselito, chefe da Assessoria Policial Militar da Secretaria de Segurança Pública, onde eu estou servindo - estou de férias - mas, estou feliz por estar aqui para prestigiar um momento tão nobre como este.

Estou ao lado do meu irmão, o Josué, que ele escalou para estar aqui, ele é um funcionário desta Casa. Já tivemos algumas confusões aqui dentro por sermos gêmeos. Outro dia – eu quero saudar o coronel Robson e o tenente-coronel Marangon –, há um tempo atrás, eu vim aqui em uma sessão solene eu estava fardado e o coronel Priel, que estava comandando aqui, - chefe da APMAL - queria me trucidar.

Ele não sabia que eu era gêmeo e falou assim: “Mas como é que esse major ficou folgado desse jeito? Passa por aqui e fica me cumprimentando assim com um aceno de mão”. A hora que ele me viu junto com o meu irmão ele falou: “Joel, eu estava para te pegar! Como é que você não me fala que tem um irmão gêmeo?”; eu falei: “O senhor não perguntou, não é?”. Então aqui Josué está acompanhado da família, nossa Kelia, seus filhos queridos, Davi e Raquelzinha, princesa. Felicidade.

 Deputado, quero encerrar. Mas quero agradecer a Deus por ter nos brindado com esse pastor Ezequiel Alegria, que voz maravilhosa, que louvor, que gratidão a Deus. Eu estou presidente dos PMs de Cristo, uma missão minha, voluntária, minha causa.

Assim, como o deputado fez o destaque, quero agradecer a sua participação no Congresso Nacional de Militares Cristãos que nós tivemos na semana passada. Um mil e 400 homens com suas famílias e mulheres participando do Congresso Nacional de Militares Cristãos, que nós tivemos a honra de receber aqui em São Paulo, no Hotel Tauá, em Atibaia.

O deputado se fez presente, foi uma honra ilustre para nós. Mas, nós estávamos ali conversando sobre a atuação dos militares cristãos, e tem muita similaridade, porque algumas pessoas poderiam dizer: “Por que a existência da missão dos militares cristãos, dos PMs de Cristo?”.

E eu costumo dizer, sem medo de errar que, independentemente do credo, independentemente da confissão religiosa que alguém tenha ou não, quando essa pessoa precisa de um policial, ela gostaria que esse policial – que fosse socorrê-lo ou fosse socorrê-la – fosse à semelhança de Cristo.

Dois mil anos se passaram e não há quem aponte um dedo para acusar Jesus Cristo de qualquer falha, de qualquer erro, ele é a síntese da perfeição. Independentemente de você crer ou não nele como Salvador – e até recomendo, como cristão, que o faça –, ele é a síntese da perfeição.

É um exemplo de amigo, um exemplo de lealdade, de integridade, de caráter, de amor ao próximo, de misericórdia, de sabedoria, e mais, ele está disposto, como o policial faz, a oferecer a sua própria vida em favor daquele que muitas vezes sequer o reconhece.

Jesus Cristo fez isso por nós, então quando nós encontramos – seja no frio da madrugada ou no calor do meio dia – um policial à semelhança de Cristo, nós temos a certeza de que nós estamos bem servidos, sabemos que vamos ser atendidos na plenitude dos nossos anseios e das nossas necessidades.

Então, essa é a razão, essa é a causa. Não é catequizar, mas é a razão de nós apregoarmos não apenas a mensagem redentora de Cristo, mas os seus princípios e os seus valores. Princípios que transformam; princípios que trazem integridade; princípios que fortalecem a família; princípios que trazem bem-estar para a família policial, que tornam o ambiente mais harmônico e a Polícia Militar mais producente; princípios que evitam desvio de finalidade, desvio de conduta; princípios que mantêm o norte; princípios que nos trazem alento para os momentos de dificuldade.

O policial militar – que sempre está enfrentando as adversidades, as intempéries da vida, as mazelas sociais e está sempre pronto para oferecer a mão amiga em momentos tão difíceis – precisa, como alguém que salva vidas, também ter alguém que possa ter um abraço, possa ter um momento de refrigério.

Este é o papel dos PMs de Cristo, não é levar para a igreja A ou B, mas oferecer um abraço amigo, estender a mão dizendo: “Policial, muito obrigado pela sua capacidade, pela sua habilidade, pela sua dedicação em servir ao próximo”. Essa é a missão, deputado: servir ao próximo e servir também a nossa polícia, que os PMs de Cristo têm servido já há 27 anos.

Encerro, quero agradecer a Deus.

Sabe que essa sua ação, essa sua propositura, traz uma valorização para o policial. Talvez alguns dos senhores aqui estejam até em uma hora de folga ou gostariam de estar com a família, mas como é importante, como é precioso.

Nós sabemos que a sessão solene só pode acontecer de segunda ou de sexta-feira – é por essa razão que estamos aqui –, mas como é precioso que alguém desta Casa possa se lembrar dos nossos trabalhos, possa valorizar a nossa atuação e que o policial, que muitas vezes serve anonimamente, serve lá enfrentando as mais diversas situações, tenha um momento hoje de brilho, assentado numa Casa honrosa como esta - a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - para dizer muito obrigado pelo seu potencial e pela sua capacidade de dedicação em servir ao próximo.

Então eu encerro, deputado, agradecendo a Deus e deixando aqui a minha mensagem cristã: o apóstolo Paulo, lá na carta que ele escreve aos Colossenses, no capítulo três, diz: “Vós, que já ressuscitaram em Cristo, pensais nas coisas lá do alto, e não nas coisas terrenas” – e ele repete –, “pensais nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas”, e é isso que os senhores fazem.

Meu muito obrigado. Ao Sr. Deputado, a minha continência; aos senhores, a minha continência.

Muito obrigado, que Deus abençoe, continuemos nessa marcha. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Muito bem. Agora sim, vamos a entrega das placas, Coronel Nishikawa, aos homenageados.

Eu quero chamar primeiro o coronel PM Paulo Luiz Scachetti Junior, que é o comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão, por favor. O deputado Tenente Nascimento faz a entrega desta placa ao comandante.

O comandante, que ingressou na Polícia Militar no dia 3 de fevereiro de 1986, foi declarado aspirante a oficial em 19 de abril de 1991 e promovido a coronel no dia 24 de junho de 2017, serviu no regimento da Polícia Montada 9 de Julho, na Escola de Educação Física da Polícia Militar e também no Comando de Policiamento do Interior I.

O deputado Tenente Nascimento fazendo a entrega desta placa em homenagem ao comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Chamo agora o próximo homenageado para receber a placa, a coronel PM Nikoluk.

Eliane Nikoluk Scachetti. Pois é, Eliane, está vendo? Merecedora.

A Eliane tem uma formação de oficiais pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco, aqui em São Paulo. Ela é formada em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar, a pioneira do Brasil, e também fez o curso de Administração para Redução de Desastres, da USAID/OFDA, a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Universidade de Santa Catarina.

Uma salva de palmas a coronel Eliane Nikoluk. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Nosso próximo homenageado com a placa é o Stéphane Engelhard.

Stéphane é vice-presidente de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação do Grupo Carrefour Brasil e, também, membro do Comitê Executivo da companhia no País. O executivo está nessa companhia desde 2012, quando foi nomeado vice-presidente de finanças, incluindo as atividades de varejo e Cash & Carry.

Ao longo da sua carreira passou pela Deloitte, na França, onde permaneceu durante seis anos. Em 1996 ingressou na Accor como controlador financeiro, em 2003 assumiu a direção financeira do Grupo Accor para a América Latina e em 2009 ele assumiu a posição de CEO da Accor Hotels para a Áustria e também os países da Europa Central.

Portanto, todos os homenageados aqui ao lado do deputado Tenente Nascimento. Uma salva de palmas a todos os homenageados. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Eu chamo agora o diretor de Perecíveis do Grupo Carrefour Brasil, o Eric Caruelle. Recebe, portanto, das mãos do deputado Tenente Nascimento, a placa. O Eric é diretor de perecíveis do Grupo Carrefour Brasil e mais um homenageado nesta noite, nesta sessão solene.

Parabéns a todos. (Palmas.)

Ainda falta... Falta um homenageado, o Lúcio, que está sendo representado pela Marine Fragoso. Claro, o Lúcio está sendo representado aqui pela Marine Fragoso, que é gerente de Gestão de Riscos do Grupo Carrefour Brasil, é isso? Está aqui, ao lado do deputado Tenente Nascimento. A coronel PM que vai fazer a entrega desta placa, a coronel Eliane Nikoluk.

Perdão, acabei de receber a informação de que a Marine Fragoso é gerente de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. Também recebe essa homenagem em nome do Lúcio Vicente, que é o diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Eu queria que o nosso deputado Tenente Nascimento continuasse em pé, porque tem uma surpresa, uma homenagem a você, deputado.

Das mãos do comandante da Aviação da Polícia Militar, João Negrão, coronel PM Paulo Luiz Scachetti Júnior, em nome de todo o comando da Aviação.

Está sendo homenageado aqui, portanto, o nosso deputado do PSL, deputado Tenente Nascimento, que recebe esta homenagem de todo o Comando de Aviação da Polícia Militar João Negrão, das mãos do comandante coronel PM Paulo Scachetti Júnior. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Eu queria que o nosso deputado Tenente Nascimento continuasse aqui em pé, porque tem uma surpresa, uma homenagem a você, deputado, das mãos do comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão, coronel PM Paulo Luiz Scachetti Júnior, em nome de todo o comando da Aviação.

Está sendo homenageado aqui, portanto, o nosso deputado do PSL, deputado Tenente Nascimento, que recebe esta homenagem de todo o Comando de Aviação da Polícia Militar João Negrão, das mãos do comandante coronel PM Paulo Luiz Scachetti Junior. Logo após, assim que terminar a sessão de fotos, eu pediria que o coronel PM Paulo Luiz Scachetti Junior descesse aqui até a nossa Tribuna, viu, coronel? Queria que o senhor fizesse suas palavras aqui dentro dessa Sessão Solene, mas da Tribuna ali embaixo, porque fica melhor e aí todos te veem bem melhor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Nosso coronel Paulo Luiz Scachetti, que é o comandante da Aviação da Polícia Militar João Negrão. Coronel já se dirigindo à Tribuna aqui do Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

O SR. PAULO LUIZ SCACHETTI JUNIOR - Boa noite a todos. Inicialmente, eu gostaria de saudar o nosso amigo, deputado Tenente Nascimento, primeiramente pelo trabalho que vem executando e defendendo a nossa instituição, a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Gostaria de agradecer pela homenagem que o senhor propôs ao Comando de Aviação, a ser realizada aqui na Assembleia Legislativa, Casa de Leis do povo paulista.

Eu fico muito contente de poder ver tantos homens do ar – os anjos da guarda do estado de São Paulo – aqui hoje tomando conta do nosso Plenário. Fico muito feliz porque hoje, neste momento, a nossa Assembleia tem asas. Muito obrigado, deputado. Gostaria de agradecer, também, e saudar o nosso amigo major Joel; o nosso deputado Coronel Nishikawa; o nosso representante do Carrefour; a minha esposa, coronel Nikoluk. A todos, boa noite, muito obrigado pela presença.

É com muita alegria...

Ah é, antes disso, agradecer aqui à nossa banda de música, todos os presentes, a todo o meu efetivo que está acompanhando aqui conosco essa linda homenagem.

É com muita alegria que hoje nos reunimos para homenagear o Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo e comemorar os seus 35 anos de serviços prestados. Permitam-me rememorar nossa história – nesse momento eu vou reprisar alguns pontos já anunciados e que fizeram parte do pronunciamento do deputado Tenente Nascimento –, pois assim mantemos vivo o espírito dos nossos pioneiros e veteranos, homens intrépidos que desbravaram o voo em defesa da sociedade e que ousaram utilizar aeronaves para servir e proteger.

Essa história remonta aos tempos da Força Pública, quando da criação da Escola de Aviação, em 17 de dezembro de 1913, no Campo Guapira, atual Parque Edu Chaves. No entanto, suas atividades foram suspensas em meados de 1914, com o eclodir da Primeira Guerra, sendo retomadas em 1920, agora no Campo de Marte.

Nossa Aviação é carreada por grandes feitos, dos quais destacamos as participações nas Revoluções de 24, 30 e 32 e a travessia do Atlântico em 1927, com o tenente João Negrão compondo a tripulação do hidroavião Jahu.

Após a Revolução de 30, o governo federal dissolveu a Aviação paulista, transferindo todo o seu acervo à União, estabelecendo que essa atividade não cabia à Força Pública por ser um elemento do Exército, pois ainda não contávamos com a Força Aérea Brasileira.

Na Revolução Constitucionalista de 1932, a Força Pública reativou a Aviação, valendo-se do prefixo operacional “Gaviões de Penacho”. Posteriormente, nos idos de 1983, em meio a várias manifestações e saques que ocorriam na capital, utilizou-se de helicópteros civis para realizar o monitoramento e orientações para o restabelecimento da ordem.

Diante de sua eficiência, em 15 de agosto de 1984, o governo do estado entregou o nosso primeiro helicóptero, quando ressurge a Aviação Policial, representada agora pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea - hoje denominado Comando de Aviação -, contando com o coronel Ubirajara Guimarães como seu primeiro comandante, o nosso Águia 01.

É importante citar que no início dessa nova fase contamos com o apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira para a formação dos nossos primeiros pilotos. Essa proximidade com a Aviação Militar se mantém até hoje e é fator determinante de nosso desenvolvimento, pois graças a essa interação e ajuda mútua é que conseguimos sedimentar a cultura de treinamento de segurança em nossa unidade.

E, atualmente, inclui-se o Exército Brasileiro, que muito nos apoia na capacitação de pilotos e de tripulantes operacionais.

A unidade evoluiu, hoje contamos com 11 bases de Aviação distribuídas em todo o estado, com 27 helicópteros e dois aviões que, ao longo dos últimos 35 anos, cumpriram cerca de 146 mil e 500 horas de voo e 317 mil missões, realizando atendimentos emergenciais e participando de grandes operações em apoio a todas as modalidades e especialidades da Polícia Militar, sempre focada em salvar vidas e proteger as pessoas.

O Comando de Aviação é reconhecido por seus serviços e profissionalismo, conquista realizada ao longo dos anos por conta de muito trabalho e abnegação, regada por muita coragem e amor, espírito presente em cada “aguiano”, que por aqui passou e aqui está.

No momento, o Comando de Aviação está liderando o projeto de implementação dos drones na Polícia Militar, tecnologia inovadora que, diante de suas potencialidades e características operacionais, abrirá novos horizontes, possibilitando ações de Segurança Pública e de Defesa Civil com muito mais eficiência, economia e segurança.

Nesse processo, estamos adquirindo 105 drones e formando os policiais que integrarão 70 núcleos de operação distribuídos por todo o estado de São Paulo, bem como gerenciando a integração dessa tecnologia com o sistema Olho de Águia, da Polícia Militar, possibilitando a transmissão de imagens em tempo real para todos os centros de operação.

Não poderia deixar de citar a nossa participação na tragédia ocorrida na região de Brumadinho, com o rompimento da barragem de rejeitos na região do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro do corrente ano.

Desastre que comoveu o País e diante do qual o estado de São Paulo, movido pelo espírito de solidariedade, enviou equipes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação em apoio aos nossos irmãos mineiros.

Nesse evento, enviamos dois helicópteros e 40 policiais que, em sistema de rodízio, prestaram apoio in loco por 22 dias, contabilizando 152 horas voadas e 360 missões realizadas, envolvendo remoções de corpos, transporte de bombeiros, de equipes médicas e de cães.

Nessa esteira, mais recentemente, acompanhamos a situação crítica vivida na região amazônica e pantaneira, com relação aos incêndios florestais que devastam o meio ambiente e o ecossistema, razão pela qual novamente partimos em apoio aos nossos irmãos sul-mato-grossenses.

Após autorização do Governo, enviamos aeronave e equipe para auxiliar no combate ao fogo, mais especificamente na área do Pantanal, próximo à Fazenda Caiman e Bodoquena, onde colaboraram realizando voos de avaliação, transporte de bombeiros e lançamento de água.

Todo esse trabalho e reconhecimento só são possíveis graças ao esforço e dedicação de cada “aguiano” aqui presente, seja operacional ou administrativo, engajado na tarefa de voar ou fazer voar, a quem rendo minha gratidão por todo empenho e lealdade que nos emprestam.

Finalizando, agradeço todo o apoio que o Comando tem ofertado em nome do nosso comandante-geral, coronel Marcelo Vieira Salles, bem como ao deputado Tenente Nascimento pela homenagem a nossa Aviação e aos nossos heróis alados, bem como enaltecer a importância da presença e apoio de todos, parceiros e amigos, que nos auxiliam na construção de uma Aviação de Segurança Pública moderna, pautada na prestação de serviços com excelência e segurança, para que nós possamos cumprir a nossa missão de voar para servir.

Que Deus nos abençoe e proteja a todos, muito obrigado. Aviação! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Muito bem, eu passo agora a palavra ao nosso proponente desta homenagem, o deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Eu quero, nessa nossa fala, nessa nossa homenagem, falar aqui das mulheres. Hoje minha esposa era para estar aqui, mas estão meus dois filhos – estão aqui o Adriano e o Leonardo e tem mais o Fabrício – que estudaram toda a sua vida escolar no Colégio da Polícia Militar.

Mas hoje nós fomos pegos de surpresa em uma situação triste na família, mas Deus que nos conforte, então ela está acompanhando lá o sobrinho nosso que passou para o Senhor.

Mas eu quero dizer aqui, falar... coronel Nikoluk, por que a homenagem? Nós queremos, nós estamos homenageando aqui as mulheres da Aviação. Então, eu falei: “Coronel Paulo, qual das mulheres vai falar?”, e as mulheres parece que correram aqui.

Eu falei assim: “Não tem uma melhor condição de falar pelas mulheres, representando as mulheres da Aviação, as mulheres da corporação Polícia Militar, do cinza bandeirante...”, não é o tenente-coronel, aqui é cinza bandeirante, que é o brilho nos olhos que eu vejo em vocês por fazerem parte, ostentarem com galhardia esse uniforme tão lindo. Coronel Nikoluk, em 1989, nós estávamos ali na academia quando ela então recebia o seu espadim.

Eu falei assim: “Nossa, uma jovem!”, em que as mulheres ainda lutavam muito, não é, coronel? Lutavam muito para ocupar o seu espaço e apresentar o seu talento, a sua garra, a sua força, junto da corporação.

Ali eu vi aquela jovenzinha, que tinha ao seu lado o seu pai, Estevam Nikoluk. “É filha de coronel, não é isso? É filha de comandante, é filha de oficial, então ela vai se dar muito bem”, só que a vida nos apresenta, às vezes, aquilo que nós não esperamos, e que vocês têm lidado dia a dia quando acontece na casa dos outros, mas quando entra na nossa casa, tal como nós estamos hoje com coração aqui arrebentado, mas estamos aqui.

Pouco tempo depois, meliantes tiraram a vida de seu pai, coronel Nikoluk, um homem que vestiu brilhantemente esse uniforme e honrou realmente, Nikoluk. Quando ele falou para você: “honre o nosso nome”, ele sabia muito bem o que estava fazendo. Nós estivemos lá, inclusive, naquele dia difícil – estávamos lá, tá?

E aí, quando aconteceu isso, eu olhei para ela com aquele olhar incrédulo e falei: “E agora, como vai ser? Agora como vai ser?”, ela disse, acabou de me falar há poucos minutos atrás: “Meu pai só me pediu isso: Honre o nosso nome, honre o nome de Nikoluk, honre o nome dessa corporação”.

E ela se transformou, cresceu, vestiu e agora eu vejo, no Comando da Aviação...

 O Paulo, coronel Paulo, está conduzindo muito bem essa corporação, mas ele tem ao seu lado – como diz a bíblia no Salmo 128 – a sua mulher, juntamente com seus filhos, para que ele possa fazer um brilhante trabalho.

Então, coronel Nikoluk, nós estamos aqui realmente homenageando, quando nós falamos de você, a todas essas mulheres lindas. Quero que fiquem em pé as mulheres que estão aqui hoje, da Aviação. Cadê as mulheres da Aviação? As mulheres, as mulheres da Aviação. (Palmas.)

Essas palmas são para mim, eu quero palmas para as mulheres. Eu quero palmas para as mulheres, não é para mim, não sou homenageado aqui hoje. (Palmas.) Então eu quero chamar para entregar as flores.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Todos aqui presentes, essa homenagem às mulheres – mais do que merecida, não tenha dúvida nenhuma – e ainda essa homenagem ao nosso Comando de Aviação da Polícia Militar aqui do estado de São Paulo, que é o João Negrão, e também aos heróis que atuaram em Brumadinho e também no incêndio lá na floresta do Mato Grosso do Sul.

Eu queria desejar parabéns, parabéns a todos, parabéns a nós e às mulheres principalmente – mulher é tudo, não tem como, e em um comando, não é? Eu queria convidá-la, inclusive, para que a senhora descesse aqui à nossa Tribuna aqui da Assembleia Legislativa de São Paulo para que você se dirija às pessoas e fale um pouco da tua vida, do teu trabalho, da tua carreira...

Use a nossa Tribuna aqui do Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

A SRA. ELIANE NIKOLUK SCACHETTI - Boa noite a todos. Com a permissão de Deus eu quero cumprimentar o nosso querido deputado Nascimento, Tenente Nascimento.

Na pessoa dele, cumprimentar todas as autoridades, os amigos nominados à Mesa, cada um dos senhores, guerreiros, guerreiras, policiais militares, amigos aqui presentes, colaboradores, funcionários desta Assembleia Legislativa, que acolheram esta homenagem de forma tão bonita.

Querido deputado, parabéns e nossa gratidão por essa belíssima homenagem. Nada mais justo do que realmente reconhecer o trabalho de homens e mulheres, não só por Brumadinho, em Minas Gerais, não só por Santa Catarina, por Mato Grosso, mas pelas centenas de vidas salvas todos os dias, muitas vezes de forma anônima.

Os senhores sabem o resultado do trabalho que os senhores têm. Então, por isso, esta homenagem é mais do que justa.

Aqui eu quero expressar o orgulho de fazer parte de uma instituição que trata igualmente e que trata com máximo respeito a todos, igualmente, não importa se são homens, mulheres, raça, cor, credo, sexo, não importa, todos têm espaço; uma instituição que valoriza a competência, a coragem, a garra, o comprometimento, o mérito. Então eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa história.

Aqui eu quero falar das mulheres – a gente viu que temos aqui representantes – e lembrar que a história da mulher na nossa instituição começou em 1953, com uma ideia da então Ilda Macedo, essa ideia foi acolhida em 12 de maio de 1955 e surgiu o primeiro corpo da polícia feminina com as primeiras 15 mulheres.

As primeiras 15 pioneiras começaram de forma humilde, colaborando, trazendo sua sensibilidade, inicialmente em atividades mais assistenciais, mas, com o tempo, em razão da competência, da garra, da coragem, desses atributos que são da nossa instituição, elas conquistaram espaço.

E hoje as mulheres da nossa instituição estão na terra, na água, no fogo e no ar, estão servindo e protegendo em todos os recantos paulistas.

É um orgulho poder fazer parte de uma instituição que, além de tratar igualmente, realmente prioriza a garra, a coragem, o mérito.

Uma instituição que todos os dias vive o sentimento de ter horário para chegar, mas não ter horário para sair, aquele sentimento de a gente olhar para o marido, para o pai, para o sogro, para o cunhado – que tudo faz parte da família – e não saber se vão voltar para casa com segurança, de a gente ir e não saber se volta.

Esse sentimento os senhores sabem o que significa, e isso tem muito valor. Esse comprometimento, essa vocação que só os loucos sabem explicar, de jurar doar a própria vida se necessário em prol de pessoas que você sequer conhece.

Então, senhores, eu quero encerrar aqui minha fala, novamente, querido deputado, agradecendo esta homenagem que realmente eleva, engrandece esse trabalho maravilhoso.

Mesmo que não sejamos reconhecidos à altura por outras instâncias, eu tenho certeza, tenho convicção, que jamais deixaremos de proteger e servir os paulistas. Eu tenho certeza que a nossa instituição jamais abandonará a nossa missão, custe o que custar.

Deus abençoe a todos, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Quando eu falo a vocês que as mulheres fazem a diferença, aí está. Ela em casa, capitão, manda muito. Deixa-me lhe dizer, coronel...

A capitã Daniela Santos Oliveira, que é do Corpo de Bombeiros, onde está a capitã? A capitã está aqui, ela esteve em Brumadinho também, tá? É, aqui o Corpo de Bombeiros presente, sem vocês a missão não seria completa.

Eu quero agora fazer menção àqueles... Porque nós tivemos lá, nós tivemos que beber água, nós tivemos que nos alimentar. Se não tiver o suporte, a retaguarda, como seria em uma cidade devastada? Uma cidade que estava totalmente naquele desastre conhecido por essa missão que vocês cumpriram muito bem.

E qual foi a primeira empresa a chegar? Estamos aqui para ajudar. É por isso o motivo dessa homenagem. Nós aproveitamos para falar de Brumadinho, que nós chamamos... A direção do Carrefour chegou lá ajudando a melhorar a vida das pessoas. Valorizaram, chegaram com tudo, não importa: “Ah, mas quem vai...”, estamos aqui.

O Carrefour, uma das maiores redes varejistas do País, teve sua colaboração em uma ação em favor de reerguer economicamente a cidade de Brumadinho, que foi impactada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale no início deste ano.

Brumadinho passou a contar com o apoio do Grupo Carrefour do Brasil para vender seus produtos, profissionalizarem suas atividades com o maior varejista alimentar do País e com 24 lojas em Minas Gerais. Vislumbrou a oportunidade de colaborar, utilizando seu próprio negócio para fortalecer a atuação dos agricultores familiares e impulsionar a economia local.

O apoio aos pequenos produtores agrícolas foi realizado em duas frentes: na parte da comercialização, com aquisição de parte das frutas, legumes e hortaliças cultivadas por pequenos produtores agrícolas para o abastecimento de suas lojas.

E da profissionalização e capacitação de pequenos produtores, de forma a prepará-los para o mercado como fornecedores, não só para a rede Carrefour, mas também para outros estabelecimentos.

“Eu sou da terra, eu nasci aqui nessa terra, eu nasci em Brumadinho, aonde eu vou agora?”, “Você vai ficar aí, nós vamos lhe capacitar, nós vamos lhe dar condições”, e recentemente mais de 15 toneladas de mexerica foram adquiridas pelo Carrefour e de pequenos produtores.

Consideramos nobre essa iniciativa do Grupo Carrefour no Brasil, no entanto, é louvável que prestemos a nossa homenagem a essa importante rede varejista, muito bem representada aqui pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Stéphane Engelhard – É isso? Falei certo. Estou tentando falar melhor a língua.

Quero chamar um vídeo institucional do Carrefour e na sequência Stéphane com sua fala.

 

* * *

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. STÉPHANE ENGELHARD - Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Com a palavra agora, o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, Stéphane Engelhard.

 

O SR. STÉPHANE ENGELHARD - Eu queria saudar o Tenente Nascimento. Gente, hoje eu fiquei muito emocionado, por vários motivos que eu vou explicar já à Mesa e a todos os presentes aqui.

O Carrefour chegou no Brasil faz 45 anos – vai fazer 45 anos –, é uma empresa francesa – vocês podem notar pelo sotaque que eu tenho alguma coisa de francês – e que se tornou, ao longo desses últimos anos, uma empresa genuinamente brasileira.

O que nos une hoje, finalmente? Eu, um dia, que nem o Carrefour, eu acreditei neste País, eu me tornei brasileiro e eu cantei o Hino Nacional e jurei à bandeira. Eu amo este País que nem o Carrefour ama este País.

Muitas coisas nos unem também: os valores de vocês, os princípios de vocês. O Carrefour tem também valores e princípios, e quando aconteceu essa tragédia em Brumadinho imediatamente pensamos: “Nós precisamos ajudar as populações que acabaram de sofrer com essa tragédia”, e nós fomos lá, uma semana depois, querendo ajudar.

Qual foi a conversa? Doações! Claro, vamos doar. Precisava de água, comida. Nós fomos lá doar, mas no fundo o que a gente quis fazer foi construir uma história durável, geração de renda para as pessoas para elas poderem continuar vivendo lá.

Aí ajudamos pequenos produtores a poder comprar os produtos deles. Então realmente foi um movimento muito importante para nós de comprar essas produções deles, capacitando esses mesmos pequenos produtores para negócios e para fazer mais juntos. Eis que nós fizemos.

Quando aconteceu essa tragédia também no Rio, com essas enchentes, o Carrefour foi lá, o Carrefour foi lá ajudar imediatamente. Nós somos brasileiros e com muita honra continuaremos a ajudar, porque é uma questão de princípios e de valores, que nem a corporação de vocês. Pessoal, eu vou quebrar agora o protocolo, porque eu realmente estou bem emocionado e o canto de vocês, 130 de 31, eu acho que a gente poderia cantar juntos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Nós vamos... Tenente Natália, que foi declarada... Onde está a tenente Natália? Natália, vem aqui na frente, vai. (Palmas.) Vem, sobe aqui. Quero dizer à tenente Natália, queremos parabenizar, ela foi declarada comandante no dia 23 de outubro, Dia do Aviador.

Tenente Natália, vem aqui receber nosso abraço e uma salva de palmas para a Natália, não é para o Tenente Nascimento. (Palmas.) Vocês estão vendo que elas estão avançando, não é? Os homens estejam alertas.

“Onde vais tu, esbelto infante, com seu fuzil lesto a marchar? Cadência certa, o peito arfante, onde vais tu pelejar? Para longe eu vou, a pátria ordena, sigo contente o meu tambor – vou para o Mato Grosso, vou para Santa Catarina, eu vou no Amazonas –, cheio de ardor, pois, quando a pátria nos acena, vive-se só da própria dor.

Mas é no combate que o infante é forte, vence o perigo e despreza a morte.” O vídeo que nós vamos ver a seguir são algumas coisas de vocês, são vocês, somos bem representados por vocês. Vamos ver o vídeo da Aviação.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Agora a homenagem, uma das mais esperadas aqui também nesta sessão solene, que é a entrega das medalhas a esses heróis, esses heróis de Brumadinho e também aos heróis que atuaram no incêndio florestal do Mato Grosso do Sul.

Eu queria que todos se perfilassem aí na frente aqui do nosso plenário. Eu vou citar, claro, o nome de todos que serão homenageados aqui por esse trabalho, porque se não fossem vocês, com certeza isso não teria dado certo.

Eu quero chamar o primeiro nome aqui: major PM Edgard Marcos Gaspar, de Brumadinho – eu vou citar todos de Brumadinho e todos do Mato Grosso do Sul.

Primeiro Brumadinho: acabei de chamar o major PM Edgard Marcos Gaspar; capitão PM Fábio Simões Lucchesi; capitão PM Luiz Antônio Furlan; capitã-médica PM Fabiana Maria Ajjar; primeiro-tenente médico PM Roberto José dos Santos Ribeiro; primeiro-tenente PM Bruno Tavares da Silva; primeiro-tenente PM Natália Giovani; primeiro-tenente PM Adriano Primo Duarte; primeiro-tenente PM Fábio Mattos Ragazzi; segundo-tenente PM Maurício Jerônimo de Oliveira; subtenente PM Edmar Félix Ambrósio; primeiro-sargento PM Lailson dos Santos Amaral; primeiro-sargento PM Leonardo Acácio Ferreira Oliveira; segundo-sargento PM Júlio César de Oliveira; segundo-sargento PM Leandro Cardoso; terceiro-sargento PM Emerson Minozzi Corrêa; cabo PM Paulo Roberto Pimentel da Silva; cabo PM Marcos Vinícius Gomes Souza; cabo PM Elias Martins Peres; cabo PM Rogério Fernandes Dantas. Todos de Brumadinho.

Agora os do Mato Grosso do Sul: major Edgard Marcos Gaspar; segundo-sargento PM Júlio César de Oliveira; segundo-sargento PM 127005/2 Lincoln Rogério de Souza. Esses são os nossos heróis, a quem peço uma salva de palmas a todos esses heróis. (Palmas.)

 Eu tenho também mais uma heroína do Corpo de Bombeiros da missão de Brumadinho, a capitã Daniela Santos Oliveira. Daniela, por favor, se junte aqui a todos esses heróis. Eu peço também que a Mesa se dirija aqui à frente do nosso Plenário Juscelino Kubitschek.

Eu quero também chamar aqui, eu já estou vendo aqui, os bombeiros também que foram, que estiveram em Brumadinho também, que venham aqui para frente para receber a sua homenagem, além da capitã Daniela Santos.

Eu queria chamar também o capitão Alexandre, ele esteve inclusive nas duas missões de Brumadinho. Capitão Alexandre, por favor, capitão Alexandre, aqui na frente, para que você também seja homenageado por esse trabalho, porque sem vocês isso não aconteceria. Parabéns a todos. Parabéns a todos vocês, todos que participaram dessa missão. 

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Obrigado a todos esses heróis, esses verdadeiros heróis. Eu quero chamar de volta aqui à Mesa os componentes dela, o Tenente Nascimento, para fazer as suas considerações finais, tenente, desta solenidade realizada aqui no nosso Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa.

Por favor, tenente, suas considerações finais.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Eu queria antes, porém, pedir para que os homenageados retornassem ao seu local. Eu acho que eu quero mais um minuto de vocês, eu acho que vocês vão aprovar duas considerações: uma é que Stéphane está apaixonado pelo 130 de 31, ele pediu para que repetíssemos a outra é mais uma canção que eu tinha preparado, de Ezequiel Alegria, que fala realmente da nossa canção.

Vocês aprovam que tenhamos mais esses minutos finais? Então, Ezequiel Alegria, ele vai fazer, vai cantar aqui – já venha para cá o nosso pastor – uma canção que tem tudo a ver com o que nós fazemos no dia a dia, nós não deixamos o companheiro ferido para trás. Nós não deixamos nenhum companheiro ferido para trás.

Ressaltando a equipe médica que temos na Aviação – e eu vi aqui uma equipe através da capitã –, capitã Fabiana, eu quero dizer a você da importância de ter alguém com conhecimento médico, porque às vezes o nosso soldado está ferido, mas nós colocamos no ombro, nós abraçamos e vamos com ele até o fim.

Ezequiel Alegria, rápido, para nós aproveitarmos aí esse tempo dessa canção que nós preparamos para vocês em um momento tão importante como esse nesta homenagem.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Então isso é para vocês, como gratidão, como forma de gratidão. Eu sei que nós não deixamos. Ser uma águia é ter a natureza aventureira que desbrava, emociona. Destemidos e incansáveis, é ter intimidade com os céus.

Esses homens são heróis, profissionais altamente especializados que, como muitos em nosso País, trabalham diariamente colocando-se em perigo para proteger a vida dos cidadãos. Homens e mulheres da Aviação, águias, vocês serão eternamente os nossos guerreiros que trabalham com muito afinco, sem nunca perder a esperança, mas hoje esses heróis são lembrados e homenageados.

Parabéns a todos os policiais militares do Comando da Aviação, que, com seu profissionalismo e comprometimento, cumpriram mais uma missão, fortalecendo ainda mais o lema de “Voar para servir”.

Convido a todos que fiquemos em pé e vamos cantar a canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executada a Canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PAULO LUIZ SCACHETTI JUNIOR - Atenção efetivo do Comando Aviação, para a gente estar encerrando aqui o evento, eu vou solicitar novamente o grito de guerra, ok? Efetivo, Aviação...

 

(Falas fora do microfone.) Águia! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários de Som, da Taquigrafia, do Cerimonial e de Atas, a Imprensa, a Secretaria Geral Parlamentar, à TV, as assessorias policiais Civil e Militar, bem como todos aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solene, que são vocês.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- É encerrada a sessão às 22 horas e 36 minutos.

 

* * *