http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

11 DE NOVEMBRO DE 2019

52ª SESSÃO SOLENE COMEMORAÇÃO DO DIA DO VETERANO MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS E DAS FORÇAS AUXILIARES

 

Presidência: CORONEL TELHADA e CONTE LOPES

 

RESUMO

 

1 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Comemoração do Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares". Convida o público a cantar, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro"; a quem agradece. Solicita ao cabo PM Rogério Lima, da Banda de Clarins, que efetue um toque de silêncio em memória a todos os combatentes tombados no cumprimento do dever ou em razão de serviço; e pede uma grande salva de palmas em homenagem aos combatentes.

 

2 - ADRIANA BORGO

Deputada estadual, faz saudação aos veteranos militares das Forças Armadas Brasileiras e Forças Auxiliares.

 

3 - CONTE LOPES

Deputado estadual, discorre acerca do tema da presente sessão.

 

4 - CORONEL NISHIKAWA

Deputado estadual, comenta assuntos relativos à esta sessão.

 

5 - CASTELLO BRANCO

Deputado estadual, tece comentários a respeito da temática da presente solenidade.

 

6 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Saúda todos os militares da ativa, presentes nesta solenidade, em nome de seu filho Rafael. Demonstra seu orgulho do filho, a quem agradeceu a presença. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre o Dia dos Veteranos.

 

7 - JOSÉ CARLOS GEROTTO ALVES

Presidente da Associação de Cavalaria do Esquadrão Anhanguera, saúda os veteranos das Forças Armadas Brasileiras e Forças Auxiliares.

 

8 - EDUARDO

Veterano mais antigo da Associação Esquadrão Anhanguera, faz comentários sobre o motivo para o qual a solenidade foi convocada.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Anuncia a homenagem, com entrega de placas comemorativas, a diversas autoridades.

 

10 - CONTE LOPES

Assume a Presidência.

 

11 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência. Anuncia a entrega de diplomas de participação e agradecimento para os presidentes e representantes das associações.

 

12 - CARLOS ANTONIO DA COSTA DAMASCENO

Presidente nacional da Asreb - Associação dos Sargentos da Reserva do Exército Brasileiro. Discorre sobre o assunto abordado pela solenidade.

 

13 - EDINALDO RUI DA SILVA

Diretor executivo estadual da Associação dos Sargentos da Reserva do Exército Brasileiro - Asreb, fala sobre a valorização e reconhecimento dos veteranos, homenageados hoje.

 

14 - FRANCISCO BALTHAZAR DE ABREU SODRÉ SANTORO

Presidente da Associação de Oficiais de Reserva das Forças Armadas, faz saudação em nome de todas as associações presentes.

 

15 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Menciona o site para que todos pudessem informar suas presenças nesta solenidade, solicitando o recebimento do diploma. Agradece as autoridades presentes.

 

16 - MARCELO VIEIRA SALLES

Coronel PM, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, discorre sobre a homenagem, prestada pelo deputado Coronel Telhada, ao Dia do Veterano das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares.

 

17 - JOSÉ VIRGÍLIO GUEDES DE AVELLAR

Brigadeiro da Força Aérea Brasileira, faz agradecimentos ao deputado Coronel Telhada pela homenagem prestada.

 

18 - MÁRCIO BRUNO BONOTTO

Brigadeiro-do-Ar, chefe do Centro Logístico da Aeronáutica, comenta o tema abordado pela solenidade.

 

19 - RICARDO PIAI CARMONA

General de Brigada, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, presta homenagem ao Dia do Veterano das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares.

 

20 - CLÁUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA

Vice-almirante, comandante do 8º Distrito Naval, tece comentários a respeito da homenagem prestada aos veteranos nesta solenidade.

 

21 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Agradece as autoridades presentes. Diz ser o objetivo da solenidade prestigiar os veteranos, que procuram manter acesas as lembranças de quando integraram as Forças Armadas. Lembra um de seus primeiros aprendizados: o respeito às pessoas e às autoridades. Lamenta que, apesar de todos terem feito este juramento, muitos já esqueceram. Destaca o cumprimento das obrigações, a honestidade e o trabalho. Esclarece que a Polícia Militar nunca teve tantos representantes nesta Casa. Ressalta que é um amante da disciplina, da educação e do respeito. Considera que a categoria deve permanecer unida, para assim tornar-se mais forte. Lembra que as associações existem para auxiliar as organizações militares. Registra que a sociedade deve ser disciplinada, respeitadora e cumpridora dos seus deveres. Considera que 2020 será um ano melhor, com o crescimento e a melhora do Brasil. Pede que todos acreditem em um País melhor. Agradece os veteranos que o ajudaram a preparar esta solenidade e a presença de todos. Presta continência a todos os veteranos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Eu quero aqui, antes de iniciar a solenidade, formar a Mesa das autoridades, convidar as seguintes autoridades para que se desloquem e venham à Mesa.

 Queria convidar, em primeiro lugar, o vice-almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, comandante do 8º Distrito Naval, muito obrigado, vice-almirante; também convidar o general-de-brigada Ricardo Piai Carmona, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; convidar também o Sr. Brigadeiro-do-ar Márcio Bruno Bonotto, chefe do Centro Logístico da Força Aérea Brasileira, da nossa Aeronáutica; convidar também o Sr. Brigadeiro José Virgílio Guedes de Avellar, também da nossa Força Aérea Brasileira; convidar também o comandante da nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Marcelo Vieira Salles. Obrigado, comandante. (Palmas.)

 Quero convidar também os deputados presentes para que façam parte da nossa Mesa solene. Convidar o nosso quase decano já aqui na Casa, capitão Conte Lopes, deputado estadual; convidar também o nosso deputado capitão Castello Branco; a nossa deputada Adriana Borgo; o nosso deputado Coronel Nishikawa. (Palmas.)

Muito bem, com a permissão do nosso vice-almirante, nós vamos começar a solenidade. Como eu já disse: boa noite a todos, sejam bem-vindos. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Além das autoridades presentes, caso alguma autoridade não tenha sido nomeada, por gentileza, se dirija até o Cerimonial e deixe seus dados para que eu possa fazer o anúncio dos nomes de todos os presentes aqui.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, a pedido deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares. O que significa isso? Nós fizemos o pedido e, unanimemente, os 94 deputados da Casa assinaram esta sessão solene, por isso que é uma sessão solene feita justamente aqui no nosso plenário Juscelino Kubitschek, que é o plenário onde ocorrem as sessões ordinárias, sessões extraordinárias e sessões solenes.

Eu quero agradecer a presença de todos e posteriormente farei aqui a leitura das demais pessoas presentes. Antes eu quero convidar a todos aqueles que tiverem condições que estejam em pé, convido a todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do subtenente Haroldo.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado. Eu quero neste momento agradecer a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nosso glorioso corpo musical, a unidade mais antiga da Polícia Militar, na figura do subtenente Haroldo. Muito obrigado, uma salva de palmas para o nosso corpo musical, por gentileza. Muito obrigado. (Palmas.)

Eu quero fazer menção às pessoas que se identificaram ao nosso Cerimonial. Caso alguém não seja citado e gostaria que seu nome fosse citado, por gentileza, se desloque até a minha assessora, Valéria, para que ela faça a devida identificação.

Os que se identificaram: queria fazer a presença do nosso amigo major-brigadeiro Nilson Carminati, muito obrigado, hoje ele é o vice-presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa – é isso, brigadeiro? Obrigado pela presença do senhor. Também quero citar a presença do Antônio Carlos Castilho Garcia, delegado de São Paulo, representando o Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva. Cumprimentar o primeiro-tenente Mardilher, também presidente da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, muito obrigado, Mardilher.

Quero também citar a presença da Sra. Nely Acquesta, coordenadora do SomaElas, obrigado Nely. Saudar também o meu amigo Hugo Coarili Neto, diretor do Grêmio Reservistas da Aeronáutica da Baixada Santista, representando, no caso, toda a diretoria dessa associação. Cumprimentar também o diretor de marketing da Soape, o Sérgio de Souza Carvalho Júnior. Cumprimentar também o tenente-coronel Ronei Mendes Caiafá, que está aqui nesse momento representando o nosso general Chalella, que é o general chefe de divisão da 2ª DE – é isso coronel, 2ª DE? Segunda Região Militar, me perdoe.

 Também o contra-almirante da Reserva, João Arthur Hildebrandt, muito obrigado, almirante, obrigado pela presença do senhor, assessor de gestão estratégica, muito obrigado pela presença de V. Exa. aqui, viu? É um prazer recebê-lo aqui. O meu amigo – vou ver se eu acerto, Reinaldo, porque o seu nome é sempre complicado – Reinaldo Papaiordanou, acertei? Papaiordanou, querido amigo, presidente da Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica em São Paulo, a Somaero, muito obrigado, Reinaldo, pela sua presença, é sempre bom ter você conosco.

 Meu amigo também Francisco Balthazar de Abreu Sodre Santoro, vulgo Chicão – tem que falar o nome Chicão, senão ninguém conhece –, presidente da Associação de Oficiais da Reserva das Forças Armadas, a AORE. Muito obrigado, Chicão, pela presença do senhor aqui.  Também o meu amigo Marco Antônio Zancan, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, cadê o Zancan? Obrigado, Zancan, pela presença, viu?

Meu amigo Sérgio Acquesta, também. Está escoltado pela esposa dele hoje. Obrigado, Acquesta, pela sua presença, vice-presidente da Somaero. O Sr. Sérgio Donaire – acho que já falei o nome do Sérgio Donaire –, da Força Aérea Brasileira. O Sr. Ronaldo Pucci, diretor judicial do Tribunal de Justiça, obrigado, Pucci. Meu amigo de longas datas, sempre nosso comandante, o coronel Antônio Carlos Mendes. Obrigado, comandante, pela presença de V. Ex.ª aqui – presidente do Conselho Deliberativo do MMDC.

O Sr. Rodnei de Oliveira Mendes, Associação dos Sargentos da Reserva do Exército. O Sr. Claudio Callia, vice-presidente da Associação dos Oficiais da Reserva das Forças Armadas. Cadê o Claudio? Claudio, obrigado, querido. O Sr. Silvio Luiz da Rocha, diretor da Associação Artística Militar da França, está hoje homenageando o Frei Orlando, é isso? Obrigado pela presença, viu? Obrigado pela presença.

Os senhores estão vendo aqui dois senhores com uniformes característicos: ele está representando o Frei Orlando e o Fred está com o uniforme do MP, que era o policial militar da Força Expedicionária Brasileira e, que posteriormente, deu origem a nossa Polícia do Exército. Para aqueles que não sabem, a base do MP foi feita toda com guardas civis de São Paulo. Nos anos 1940 nós tínhamos a Guarda Civil e a Força Pública, e depois, com a unificação dos anos 1970, acabou sendo criada a Polícia Militar de São Paulo. Então essa tropa de MP foi feita basicamente por policiais militares do estado de São Paulo.

Aqui também o Baraldi, Carlos Baraldi – eu vi você, Baraldi, tinha que falar seu nome, não podia esquecer –, presidente da Agruban. Também o José Alfredo Rossi, vice-presidente da Agruban. Eu vi o Expedito lá atrás também, quietinho. Obrigado, Expedito, pela presença. O Sr. Arlindo Martins de Castro Júnior, também da Agruban. 

O Cássio, cadê o Cássio? Tenente Cássio Borges, representando a Associação Nacional dos Veteranos da FEB. Está aí atrás, obrigado, Cássio. O Gerotto – Jose Carlos Gerotto Alves –, presidente da Associação de Veteranos da Cavalaria Esquadrão Anhanguera. Cadê o Gerotto? Onde? Aí, Gerotto, obrigado. O Sr. Ângelo Madeira Neto, diretor da Avefab – obrigado, viu? O Sr. Rodney Pereira Rosa, Veteranos da Polícia do Exército. O Sr. Edvaldo Pereira, diretor-presidente do Colibris, é isso? Isso. Se alguém não foi nominado, por favor, também é só se apresentar e nós teremos o maior prazer em nominar a todos os senhores e senhoras presentes.

Pois bem, algumas autoridades não puderam estar presentes e mandaram uma mensagem de congratulações se desculpando por não estarem presentes. São eles: o governador do estado de São Paulo, João Doria; o Sr. Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris; o Sr. Procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; o Sr. Secretário da Fazenda e Planejamento, Dr. Henrique Meirelles; o Dr. Carlos Eduardo Cauduro Padin, nosso amigo Padin, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – o Padin é tenente R2 também de Cavalaria; o deputado Marcio Nakashima, deputado estadual; o deputado estadual Barros Munhoz; a deputada estadual Dra. Damaris Moura.

E eu fiquei sabendo agora, não sei se vocês estão sabendo, o Youssef está internado, o Dr. Youssef Abuchaim, que é o secretário-executivo da Polícia Civil. Está sabendo, coronel? Falaram que ele está na UTI, que acabou de ser internado. Eu não estava sabendo disso, acabou de me chegar essa notícia. Se for uma coisa grave, que ele logo esteja bem, se Deus quiser. Aqui estimamos o pronto restabelecimento do Dr. Youssef.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela Rede Alesp e será retransmitida no próximo sábado, dia 16 de novembro. Então, aqueles que quiserem ver a solenidade depois, no próximo sábado, dia 16 de novembro, às 21 horas, pela Net, canal 7, TV Vivo, canal 9, e pela TV Digital, canal 61.2.

Senhores, é uma solenidade festiva, é uma solenidade em que nós vamos aqui comemorar o Dia dos Veteranos, mas infelizmente nós temos perdido muitos homens e mulheres em combate, de todas as Forças. Nós temos, infelizmente, um saldo terrível de pessoas, guerreiros mortos, homens e mulheres das Forças Armadas, das Polícias Militares, Polícia Civil, das Guardas Municipais.

Então, tendo isso em vista, nós faremos o “Toque do Silêncio”. Eu vou pedir para que todos fiquem em posição de respeito e o “Toque do Silêncio” vai ser executado pelo cabo de Polícia Militar, pertencente ao Regimento de Cavalaria, Rogério Lima, da Banda de Clarins. Ele vai efetuar o “Toque de Silêncio” em memória de todos os combatentes mortos no cumprimento do dever ou em razão do serviço.

 

* * *

 

- É executado o Toque do Silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, podem se assentar. Isso foi lembrança dos nossos combatentes caídos em missão e eu queria homenagear também esses combatentes com uma grande salva de palmas. (Palmas.)

Pois bem, esta Casa é a Casa do Povo. Aqui, no local onde os senhores se encontram, é onde os deputados diariamente fazem uso da palavra, que é o parlatório, e ali nós temos a tribuna. Portanto, nós temos aqui quatro deputados, além de mim, que eu convidarei para que façam o uso da palavra, façam sua saudação, saudando o nosso Dia dos Veteranos. Como nós somos gentis, começaremos com a dama. Então, a deputada Adriana Borgo fará sua saudação.

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Boa noite a todos e a todas. Coronel Telhada, muito obrigada pelo convite. Em nome do comandante coronel Salles, eu cumprimento toda a Mesa. Desculpa pela minha informalidade, mas hoje nós estávamos lutando pelos senhores veteranos, pelos ativos, pela manhã no Palácio e hoje à tarde com o grupo cinza-bandeirante. Acabei de sair dessa reunião e vim direto para prestigiar e dizer que os senhores deram suas vidas, seus anos de vida, pela sociedade, que muitas vezes não reconhece o valor que os senhores têm.

Um dia, quando os senhores foram para a vida militar, tanto da Polícia Militar quanto do Exército e das Forças Armadas, os senhores acharam que estavam indo por uma vocação ou por um legado de família, mas na verdade os senhores foram escolhidos e foram escolhidos por Deus. Só é militar quem tem no sangue, é uma coisa que vem da alma, do coração; não adianta querer, tem que ser.

Então hoje eu quero cumprimentar a todos os senhores, que deram o seu melhor pelo País, pela sociedade. Também deixo aqui o meu agradecimento, a minha gratidão ao meu esposo, sargento Vivaldo, veterano da Polícia Militar. Dizer aos senhores que este Parlamento aqui veio com uma renovação, muitos de nós somos defensores da Segurança Pública, da vida humana do profissional de Segurança Pública. Parabéns, mais uma vez. Contem sempre comigo e não se esqueçam: a luta muda a lei. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, deputada Adriana Borgo, por ter aceito o nosso convite. Agora chamarei o deputado com mais tempo de Casa aqui, que é o deputado - sempre tenente de Rota - capitão Conte Lopes.

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Sr. Presidente Coronel Telhada, parabéns por esta solenidade lembrando os veteranos. Vossa Excelência também, quando comandante da Rota, Coronel Telhada, acho que até criou o Desfile dos Veteranos, e é muito bonito isso, sim, que os quartéis receberam os veteranos, como nós somos hoje. Cumprimentar a Mesa, o Sr. Almirante, o nosso general e os Srs. Brigadeiros.

Minha carreira começou como PA da Aeronáutica, em 1965, aprendi muito lá, mais de 50, 54 anos. Coronel Salles, nosso comandante da Polícia Militar que está fazendo um grande trabalho, parabéns! Parabéns pelo bonito trabalho – estava nos Estados Unidos mostrando o trabalho valoroso da Polícia Militar do Estado de São Paulo no combate ao crime. É um prazer ter os senhores aqui conosco.

Como eu disse, a gente iniciou nossa carreira lá na Aeronáutica, fomos para a Polícia Militar em 1967, como soldados, fomos cabos, fomos para a Academia do Barro Branco e lutamos muito. Então temos duas promoções por bravura - como também tem o Coronel Telhada uma promoção por bravura -, sempre combatendo o crime. Até que um dia nós fomos afastados das ruas, porque a gente combatia o crime, e fomos colocados dentro do Hospital Militar, o que me levou, em 1986, a iniciar uma carreira política, lutando o caminho dos outros.

 Está aí o nosso grande coronel Mendes, primo de Alberto Mendes Júnior, grande herói do Brasil, da Polícia Militar, homem que foi morto, assassinado friamente, quando defendia sua tropa. Se entregou aos guerrilheiros – Carlos Lamarca e demais – usando... Na época a gente usava um .22, a munição nossa, ou então um fuzil – aquele que dá um tiro e arranca o ombro da gente para dar o segundo – e o pessoal do Lamarca que atacou o nosso grupo lá da Rota, do 1º Batalhão do Mendes Júnior, estava armado com FAL, que ele havia roubado ou furtado do quartel do Exército. Então, nosso grande herói, Mendes Júnior. É importante nós, que estamos há mais de 50 anos, lembrarmos dos grandes heróis, do trabalho de todos, mas o importante é os senhores estarem aqui, não é?

Nós continuamos a nossa luta também, continuamos a nossa luta. Luta que eu me lembro até de 1978, coronel Mendes, quando nós ficamos 40 dias e 40 noites no ABC correndo atrás do Lula e do grupo dele. Agora eu fico feliz de ter um Bolsonaro na Presidência da República e muitos dos senhores falando em ordem e progresso, porque nós ficamos nesta Casa, Coronel Telhada, desde 1986, sem ver o nosso lado direito da população. Pelo contrário, todo mundo quietinho, até se acovardando, até se amedrontando. Hoje eu vejo que, através do Bolsonaro, temos tantas pessoas eleitas da Polícia Militar, que representam a Polícia Militar: Nishikawa; Castello Branco, do Exército; Adriana Borgo, grande guerreira; Coronel Telhada, mais uma vez. Pessoas que vêm da polícia que o povo confia. Então é importante a gente ter essa luta.

 Outro dia eu até reclamava aqui: tivemos um grande homem chamado Erasmo Dias, coronel do Exército, secretário de Segurança Pública, um dos maiores ou melhores secretários que São Paulo já teve, que teve em uma eleição dez mil votos, enquanto o Zé Dirceu teve 650 mil. Então a gente... O Erasmo perdeu a eleição.

Eu vim para cá, para esta Casa, em 1986, com Zé Dirceu; com Erundina; com Palocci; com um monte de gente que estava aqui nessa época; com Clara Ant. Estivemos aqui nesta Casa com todo esse pessoal desde 1986. Então eu fico feliz, Coronel Telhada, dessa possibilidade de estar aqui com os veteranos como eu, porque a gente está tentando ver um outro Brasil, um Brasil diferente, um Brasil sem corrupção, sem trambicagem, onde prevaleça a lei e o povo de bem possa realmente viver em paz. Guerra ao crime organizado, guerra aos bandidos, abaixo à corrupção.

Então parabéns a todos vocês, fiquem com Deus, um abraço para não me alongar. Fiquem com Deus, um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado. Lembrando que, quando eu era moleque, o Conte era o meu herói. Ele era tenente de Rota e eu nem pensava em entrar na Rota, viu, Conte? Agora a gente está junto aqui, é um prazer, meu irmão.

Antes de chamar o próximo orador, quero saudar mais algumas pessoas: eu vi o coronel Robinson ali, ainda está aí? O coronel Robinson é nosso comandante-chefe aqui da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa. Obrigado, coronel, pela presença do senhor aqui.

Quero saudar aqui a minha esposa Ivania também, em nome de quem saúdo a todas as senhoras presentes: as esposas; amigas; filhas; mães; enfim, todas as mulheres presentes. Saudar a Lucinha também, que é amiga minha há muitos anos, sempre trabalhou lá na Associação de Ex-Combatentes da FEB do Brasil. A Luzia também, que é minha amiga desde o tempo do Ginásio Estadual Nossa Senhora do Ó, que não está presente, mas gostaria que estivesse conosco também.

Saudar mais alguns que se identificaram, com a licença de todos: o Sr. Luiz Vitorino, fundador-presidente da ACVARRT – Associação Cultural dos Veteranos e Amigos do Regimento Raposo Tavares ­–, nosso antigo 4º BIB; O Sr. Luiz Gustavo Brito, vice-presidente da Soape; o Sr. Cláudio Luiz Vespasiano, Associação Nacional dos Veteranos das Forças Armadas e Forças Auxiliares; o Sr. Daniel Rubinho Stanev, presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Aeronáutica; saudar o Sr. Cláudio Mancini, também presidente da Arex – já havia dito o nome do Cláudio Mancini; o Sr. Renato Vigo, presidente da Associação dos Veteranos do 2º Batalhão de Guardas. Cadê o Vigo? Cadê o Cruz? O Cruz está doente? Precisamos orar pelo Cruz, ele faz falta. Obrigado, Renato. Os amigos do 2º BG. O Sr. Antônio Scaramuzzo, vice-presidente do Cevat, também aqui presente; o Sr. Thomaz Fiterman Tedesco, representando o defensor público geral Davi Depiné.

É um prazer recebê-los todos aqui, os senhores, as senhoras, sempre bom recebê-los. Eu quero convidar agora o próximo deputado nosso, o comandante Coronel Nishikawa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Boa noite a todos. Coronel Telhada, parabéns pela bela homenagem que nós fazemos aqui aos nossos veteranos, aos nossos comandantes militares, ao nosso comandante-geral – por quem tenho o maior apreço pelo belo trabalho que vem fazendo, sendo até “convocado”, entre aspas, a dar uma palestra para chefes de polícia do mundo todo, então é um orgulho para nós, Sr. Comandante.

Quero dizer o seguinte – vou ser bem breve, Coronel Telhada –, quero dizer o seguinte: aqueles que estão no passado ajudaram a construir o presente, e os que estão no presente, certamente, amanhã estarão no passado, como nós estamos – eu estou há 20 anos aposentado. Nós viemos, ao apelo do nosso presidente Jair Bolsonaro, colocar o País em ordem. Infelizmente nós tivemos um acontecimento nefasto nesse final de semana, entretanto, nós estamos unidos e fortes para combater o mal. Nós estamos aqui e nós confiamos nas nossas Forças Armadas, nas nossas forças policiais, para que o País retome o crescimento que nós tanto desejamos. Gostaria sempre de dizer: orgulho de ser brasileiro. Então, repetindo: os senhores, do passado, constroem o presente, e o pessoal do presente vai construir um futuro, um futuro que nós desejamos aos nossos filhos, aos nossos netos e aos nossos descendentes.

Que não seja o País que nós estamos vivendo hoje, que seja um País progressista, que seja um País realmente democrático. O discurso que nós vimos no final de semana faz alusão a bandidos como se fossem ícones, como se fossem ídolos dele, e nós não vamos permitir isso. Se eu precisar pegar em armas novamente, eu pego em armas novamente para combater o mal. Então, dado o recado, muito boa noite a todos, muito obrigado pela oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, muito obrigado, Coronel Nishikawa. Mas, se Deus quiser, nós vamos precisar pegar em arma, não. Vai resolver, se Deus quiser, da melhor maneira possível.

Quero saudar aqui, antes do nosso próximo orador – que vai ser o nosso querido capitão Castello Branco –, o coronel Arantes, que serviu comigo na Rota, no Copom e foi comandante do 2º Batalhão. Arantes, obrigado pela presença, um beijo para a Lu e para toda a família. Também quero aqui citar que está representando o conselheiro do presidente do Tribunal de Contas do Estado o Dr. Wallace. Cadê o Dr. Wallace? Citando aqui então o nome do Dr. Wallace de Oliveira Guirelli. Enfim, está citado, eu não o vi aqui, mas está citado. Também o presidente do Grupo de Veteranos, Wilson Cabreira Camargo, STV. Também o Grupo de Veteranos dos Reservistas Amigos da Aeronáutica. Gufa Grupo Veteranos das Forças Armadas da Baixada Santista, muito obrigado, Gufa. Também o Sr. Ariel Gusmão da Silva, presidente do Clube do Automobilismo Brasileiro. Muito obrigado a todos pela presença.

Eu quero fazer uma correção: não é o Dr. Youssef que está internado, é a mãe dele, a mãe dele que está internada. Vamos orar pela mãe dele, para que, se Deus quiser, ela logo tenha um pronto restabelecimento. Agora ouviremos as palavras do meu querido amigo, nosso deputado estadual capitão Castello Branco.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - Veteranos do Brasil, Coronel Telhada – parabéns pela iniciativa ­–, nobres oficiais superiores, colegas deputados, em nome dos quais eu cumprimento a toda esta plateia maravilhosa. Eu sempre contribuo na tribuna com o resgate histórico, e foi no dia 11 de novembro, às 11 horas da manhã – então eles brincam que foi na 11ª hora do 11º mês do 11º dia –, que, em 1918, finalizou-se a Primeira Guerra Mundial, se assinou o armistício. Na verdade, do dia 9 para o 10, foi o Cease Fire, quando se parou o front e se sabia que a guerra havia terminado. Dia 10 de novembro curiosamente era um domingo e, naquela data, 101 anos atrás, caía exatamente em uma segunda-feira, como hoje. Sábado era dia 9, quando os conflitos cessaram, dia 10 era um domingo, foi uma grande festa nos fronts, e dia 11 se assinava o armistício, e por isso o Dia dos Veteranos, que hoje se tornou internacional.

Pouca gente sabe que a Primeira Guerra Mundial foi uma das batalhas, um dos conflitos mais sangrentos da história, proporcionalmente muito pior que o da Segunda Guerra Mundial, embora o número de mortos tenha sido maior. Só na Batalha do Somme morreram um milhão de soldados, eles apelidaram de “O Triturador de Carne”. Por que eu sei de tantos detalhes? Porque o meu avô estava lá. Domingos de Luca, pai do meu pai, hoje ainda vivo com 91 anos, também veterano da turma de 1948 de Infantaria. Meu avô servia no front da Áustria com a Itália, dois anos – formado na Academia Militar de Caserta, oficial de Infantaria Alpina –, dois anos com água na cintura, cólera, tifo, febre amarela. Primeiro emprego da aviação da história, ferido em combate, com sequela, voltou para o Brasil depois, já médico, mas com dificuldade de adaptação e, como todo veterano – assim como o Nishikawa –, não podia ficar parado, comandante capitão Conte Lopes, e ele, na Revolução de 1932, se apresentou voluntário para ir para a guerra de novo. Não conseguia ficar parado, só não foi para a Segunda Guerra porque não deu.

De maneira que o Dia dos Veteranos no Memorial Day, em Washington, é muito lindo. Morreu, parece que o último, recentemente, dos soldados da Primeira Guerra, mas até hoje eles homenageiam essa data como uma data magna. Pouca gente também sabe que o Brasil participou, sim, da Primeira Guerra, quando um torpedeiro alemão – e depois um submarino alemão – afundou um navio mercante brasileiro no Maranhão, 17 de abril de 1917. Em função disso se desencadeou o movimento. O então tenente José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque estava lá, o Brasil tinha um Pelotão de Reconhecimento de Cavalaria Leve – na época, blindada –, tínhamos observadores, não era a ONU, mas tínhamos observadores militares, participamos com Efetivo de Companhia de Cavalaria Blindada e participamos também com medicamentos, corpo médico, enfermeiras etc.

Foi esse tenente Pessoa – que muito mais tarde virou general Pessoa e os dois filhos dele estudaram comigo na AMAN, os dois Forças Especiais ainda, recentemente, indo para a Reserva – que fundou a Brigada Paraquedista, muito tempo depois, foi esse espírito do Pessoa que trouxe toda essa tropa. Apenas para dizer que a história se completa. Muitos veteranos da Segunda Guerra, na qual o meu tio-avô Castello Branco foi oficial de operações, também estivemos presentes, então eu fui criado em um ambiente de veteranos. Resumindo a ópera, fui criado com tios, com primos, com amigos, todos eles veteranos – alguns sequelados, com amputação traumática, com tiro –, de maneira que falar de veteranos para mim é algo muito próximo, muito nobre, muito, muito emocionante.

Não se pode jamais pensar no futuro de uma nação se a gente não olhar para os seus heróis do passado. Esse reconhecimento que hora se faz é o pilar de uma nação. A memória de um Estado, o futuro de um povo, é reconhecer naqueles bravos guerreiros que deram suas vidas por nós o seu grande legado. Parabéns ao Dia dos Veteranos, parabéns às Forças Armadas e às Polícias Militares, que hoje são um braço forte e uma mão amiga também. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Viva os veteranos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito bem. Muito obrigado, deputado capitão Castello Branco. Lembrando que a nossa Marinha também teve uma participação marcante na Primeira Guerra Mundial, então foram alguns homens do Exército que participaram e nossa Marinha também teve uma participação marcante na Primeira Guerra Mundial. A maioria dos brasileiros não sabe que o Brasil participou da Primeira Guerra Mundial, mas nós estivemos lá, representados por valorosos heróis que infelizmente têm os nomes esquecidos ao longo da história.

Citando mais algumas presenças, quero citar a presença do meu amigo Juvenal Azevedo Canto, que é da Confraria Camaradas de Cavalaria 3C de São Paulo. Obrigado, Juvenal. Também quero citar a presença do Sr. Franklin da Silva Bernardes, diretor-presidente da Amfab, Associação de Militares da Força Aérea Brasileira. Também o Sr. Valdeci, da Graaer, Grupo Reservistas Amigos da Aeronáutica de São José dos Campos. Também o Sr. Gomes, veterano de Cumbica da Base Aérea de São Paulo.

Eu quero aqui pedir permissão especial ao nosso comandante coronel Salles para saudar a todos os militares da Ativa também que nós temos aqui hoje e aos que não estão presentes. Nós estávamos agora na Reserva e nós temos milhares de militares na Ativa e na Polícia Militar. Eu queria fazer uma saudação especial, em nome do meu filho, capitão Telhada, que se encontra aqui presente: em seu nome, Rafael, quero saudar a todos os militares da Ativa – com todo o respeito aos demais militares aqui presentes, com a licença do tenente-coronel ali presente e do capitão também. Eu sou pai, então deixa eu dar uma puxada de sardinha para o meu lado agora. Meu filho, que é meu orgulho junto com a irmã dele, a Juliana. Filho, obrigado pela presença, você é meu orgulho e sabe disso, obrigado mesmo.

Nesse momento nós teremos a apresentação de um vídeo institucional. Está no ponto, Machado? Então vamos assistir então nesse momento um vídeo institucional sobre o Dia dos Veteranos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito bem, muito bem. Nesse momento eu quero que faça uso da palavra, quero convidar para fazer uso da palavra... Nós tivemos várias pessoas que nos ajudaram a fazer esta sessão solene, ela foi praticamente decidida de última hora, porque nós não tínhamos espaço.  No final conseguimos, e alguns veteranos aqui nos ajudaram muito. Então eu queria, neste momento, abrir a palavra para o Sr. José Carlos Gerotto Alves, que é presidente da Associação de Cavalaria do Esquadrão Anhanguera, para que ele faça a sua saudação e cumprimente a todos os presentes aqui.

 

O SR. JOSÉ CARLOS GEROTTO ALVES - Senhoras, boa noite. Meu nome é José Carlos Gerotto Alves, sou presidente e fundador da Associação de Veteranos de Cavalaria Mecanizado Esquadrão Anhanguera. Venho aqui saudar os veteranos em uma data tão festiva como hoje e tão importante. Como o coronel disse, em menos de três semanas foi dada essa missão para reunir as associações para vir aqui neste ato solene; é missão dada, é missão cumprida, graças a Deus.

Aqui ao meu lado está o veterano mais antigo da Associação, então, como eu aprendi no quartel em 1992, o mais antigo fala. Então, nesse caso, eu vou dar a palavra e a homenagem ao Sr. Eduardo, que nesse caso é o veterano mais antigo da Associação Esquadrão Anhanguera.

 

O SR. EDUARDO - Boa noite a todos. Boa noite às senhoras vereadoras, aos vereadores e, como eu não sei o nome de todos, a todos os comandantes aqui. É um prazer estar aqui. Eu sou de 64/65. Foi a pedido que me passaram e eu vou ler alguma coisa referente aos veteranos, com a permissão dos senhores.

“Ser veterano é lembrar-se dos tempos de caserna, ser veterano é lembrar-se da gandola, do coturno, do cinto, a INA e do capacete. Ser veterano é sentir o cheiro da vela queimando nossos coturnos para dar brilho a nossa apresentação na parada diária. Ser veterano é lembrar-se das intermináveis guardas e plantões. Ser veterano é lembrar, com saudade, das prontidões e das instruções de tiro. Ser veterano é sentir saudade dos acampamentos, raios e instruções. Ser veterano é lembrar-se da comidinha mixuruca, das flexões e cangurus. Ser veterano é lembrar-se do TAF. Ser veterano é lembrar-se do desfile de Sete de Setembro. Ser veterano é lembrar-se do Toque Alvorada Rancho, mas esperando o Toque de Ordens.

Ser veterano é lembrar-se das ocorrências de madrugada, de um simples litígio familiar, um combate com bandidos ou até mesmo realizar um parto. Ser veterano é lembrar-se da comida do rancho: frango atropelado, boi ralado ou picado. Ser veterano é saber que somos privilegiados em servir a Pátria. Ser veterano é sentir orgulho de usar a farda da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, ou da Polícia Militar. Ser veterano é lembrar-se que juramos defender a nossa Pátria com o sacrifício de nossa vida e esse juramento não tem nada de vaidade. Enfim, ser veterano é isso e muito mais. Ser veterano é ter honra, disciplina e lealdade por todas as nossas experiências. Brasil acima de tudo.”

Eu quero pedir permissão ao coronel para dar duas palavras. Eu estou tendo a oportunidade, pela primeira vez, de estar com um microfone. Eu me lembro de 1964, o nosso comandante do 2º Esquadrão era o major Lário Lopes Serrano – que eu soube, através da internet, que é coronel Serrano – e eu não sei onde ele está, mas onde quer que ele esteja, que ele seja abençoado. Se me der mais uma permissão, quero fazer uma continência ao Bolsonaro, que é um homem que vai levantar este País. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, agradeço as palavras. Muito obrigado pela presença dos dois. Quero também citar aqui a presença do Sr. Marcelino Barbosa da Silva, da Associação dos Veteranos do Exército Brasileiro de Campinas. Eu não vi o Sprotte, alguém viu o Sprotte? Não vi o Sprotte, não vi o Sprotte, senti falta do Sprotte aqui, presidente da Soape.

Enfim, neste momento nós faremos, em nome dos veteranos, a entrega de uma homenagem, de uma placa de recordação, a algumas autoridades presentes aqui. Eu solicito que, ao serem chamadas, se desloquem à frente da nossa Mesa. Primeira autoridade aqui é o Sr. Almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida – solicito que V. Exa. se desloque. Também nós temos uma placa para ser entregue no nome do general Amaro, eu vou pedir para o general Carmona. O general Carmona vai ser homenageado também, mas ele aqui, como está como general, queria que ele representasse também o general do Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, que vai ser homenageado também com uma placa. E o próprio, nosso querido amigo, general de brigada Ricardo Piai Carmona, que é chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste.

Também quero convidar aqui o Sr. Brigadeiro José Virgílio Guedes de Avellar para que receba a placa em nome do tenente-brigadeiro-do-ar Paulo João Cury. Também quero convidar nosso comandante-geral, coronel Marcelo Vieira Salles, para que se coloque à frente para que seja homenageado também. Convido o tenente-coronel Caiafa, do Comando Militar Sudeste, para que receba as homenagens do comandante da 2ª Divisão de Exército, general de divisão André Luis Novaes Miranda, e do general de divisão, comandante da 2ª RM, 2ª Região Militar, general de divisão João Chalella Junior.

Eu convido os senhores deputados que me acompanhem na impostação das homenagens e peço ao deputado Conte Lopes que assuma a Presidência dessa sessão solene para que eu possa fazer a homenagem.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Conte Lopes.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PP - Coronel Telhada reassume a direção dos trabalhos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, deputado Conte Lopes. Convido as pessoas a retornarem, as autoridades a retornarem aos seus locais para que possamos prosseguir na solenidade.

Essa lembrança aqui, só para que todos tenham ciência do que está escrito, está escrito o seguinte: “Diploma. Os presidentes, diretores e líderes de associações e grupos de veteranos das Forças Armadas Brasileiras e Forças Auxiliares outorgam o presente diploma ao...” – a autoridade no caso aqui foi o comandante militar do Sudeste, general do Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, que não pôde estar presente, infelizmente – “...em reconhecimento ao apreço e constante demonstração de amizade e camaradagem a todos os presidentes, diretores e líderes de associações e grupos de veteranos das Forças Armadas Brasileiras e Forças Auxiliares. São Paulo, 11 de novembro de 2019”. Portanto, esta é uma homenagem dos presidentes de associações e grupos de veteranos a todos os senhores aqui presentes.

Neste momento eu vou convidar os presidentes ou os representantes das associações para que venham à frente para que nós possamos entregar um diploma de participação e agradecimento a todos que aqui compareceram ou constaram no nosso site que estariam presentes. Eu vou pedir ao Rui e ao Gerotto, por favor, que vocês me conduzam, peguem os diplomas, por favor, me auxiliem, por favor. Quem mais eu posso chamar, Rui? Cadê o Ney? Me ajuda também, Ney, por favor. Eu vou chamar de dez em dez, está bem? Conforme eu for chamando a pessoa, se não estiver o presidente, estiver outra pessoa representando, por favor, venha no lugar para que a gente possa fazer a entrega dessa homenagem. Também vou pedir aos Srs. Oficiais-Generais que aqui se encontram e ao Sr. Comandante-Geral que, por favor, entreguem esses certificados, tendo em vista que Vossas Excelências estão fardadas, gratifica ainda mais essa homenagem às associações.

Portanto, chamo para que recebam os seus certificados de comparecimento as seguintes associações: Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, Abfip, temos algum presidente? Por favor. Associação Cultural dos Veteranos e Amigos do Regimento Raposo Tavares, por favor – o senhor pode ficar mais à direita ali, por favor. Associação da Polícia do Exército, Apex... Apex? Quem é? Podia ter vindo pelo meio, o caminho era mais rápido. Associação de Reservistas e Veteranos do Exército, Arvex; Associação de Veteranos da FEB, sede Itajaí; Associação dos Amigos do Grupo Bandeirantes, Agruban; Associação dos Antigos Atiradores de Americana; Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Adesg, e Associação dos Ex-Soldados de Cavalaria.

Eu vou pedir que nessa primeira entrega o contra-almirante Mello, por favor, faça a entrega dos certificados. Por gentileza, comandante, se o senhor puder nos auxiliar.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado a todos. Solicito que retornem aos seus locais para que possamos chamar os próximos convidados. Quero aqui citar a presença do meu amigo Douglas, presidente da Soami, obrigado Douglas. Eu também tive a resposta aqui de que o Sprotte não está presente porque o filho dele está no hospital, é isso? É isso, não é? Sentimos a falta dele.

Vamos lá, próximas associações. Eu vou pedir para o general Carmona desta vez. Solicitar, comandante, que V. Exa. faça a entrega dos certificados, por gentileza. As próximas associações: Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção do ABCDMRR, FEB Santo André. Está presente? À frente, por favor. Associação dos Militares da Força Aérea Brasileira, Amfab, venha à frente; Associação dos Oficiais da Reserva, Aore; Associação dos Reservistas do Exército, Arex; Associação dos Reservistas do Exército do Estado do Piauí, temos algum representante? Associação dos Reservistas do Tiro de Guerra do Estado de São Paulo; Associação dos Sargentos da Reserva do Exército Brasileiro, Asreb – pode chamar o presidente então, por favor. Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Associação dos Veteranos de Campinas – venham à frente, por gentileza. As entregas, Rui, por favor.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado a todos. Solicito que retornem aos seus locais de origem para que possamos chamar os próximos. Para esse próximo grupo eu solicito que o Sr. Brigadeiro José Virgílio Guedes de Avellar faça a entrega das homenagens – por gentileza, comandante.

Os próximos que serão chamados, por gentileza, venham à frente: Associação dos Veteranos de Cavalaria do Esquadrão Anhanguera; Associação dos Veteranos do Segundo Batalhão de Guardas; Associação dos Veteranos do Exército Brasileiro, Avex; Associação Nacional de Veteranos da Aeronáutica, Anva; Associação Sempre PE; Associação Veteranos do 21 Depósito de Suprimentos; Clube Boina Preta; Clube dos Veteranos do Exército, CVEx; Curso de Formação de Cabos 1980 – lembrando que esses certificados estão sendo concedidos às associações ou grupos que se inscreveram pela internet no site que foi divulgado quando do convite para esta sessão solene. Por gentileza, vamos à entrega.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado. Para o próximo grupo eu convido o Sr. Brigadeiro-do-Ar Márcio Bruno Bonotto para que faça a entrega do certificado.

Vamos chamar então os próximos representantes – lembrando aqui que foram os grupos que confirmaram pela internet, se alguém não for chamado, depois fale com a nossa assessoria: Grupo de Reservistas da Aeronáutica; Grupo de Reservistas da Aeronáutica da Baixada Santista; Grupo de Reservistas e Amigos da Aeronáutica; Grupo de Veteranos das Forças Armadas, GRFA; Grupo de Veteranos PE Somos Todos Um; Pelotão Brasil; Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica, Somaero; Sociedade Amigos da Marinha – eu não vi o Paulo Marinheiro aí, não sei se tem alguém representando a Soamar. Sociedade Amigos da Polícia do Exército, Soape – quem está representando a Soape? O senhor? Por favor. Então, convido o senhor brigadeiro para que faça a entrega dos certificados.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado a todos. Solicito que retornem aos seus locais para que possamos chamar o último grupo, muito obrigado a todos. Convido para que faça agora a entrega do certificado o Sr. Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sr. Coronel PM Marcelo Vieira Salles. Também é oficial de Cavalaria, é verdade.

Convidando as seguintes personalidades que representam as seguintes associações: em primeiro lugar, a Sociedade Amigos do CPOR, Soami; Sociedade dos Amigos e Veteranos da Caserna; Veteranos do 2º Batalhão de Polícia do Exército; Veteranos da Base Aérea de Cumbica; Veteranos das Forças Armadas, VFA; Veteranos Interativos; 2º BPE; Segunda Companhia de Polícia do Exército; Antigos Atiradores do Tiro de Guerra de Suzano – tem alguém representando Suzano? Coronel Salles, por gentileza, faça a entrega dos certificados.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado a todos. Continuando, então, vamos para a parte final da nossa solenidade. Eu abrirei a palavra para alguns representantes que farão rapidamente a sua palavra. São pessoas que nos ajudaram aqui, inclusive, para que houvesse esta sessão solene. Antes quero dar ciência das seguintes pessoas que deram os nomes ao Cerimonial: Roberto dos Santos Oliveira, presidente do seu CVEx, Clube dos Veterano do Exército; Anderson Maia, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo; Moura, da Associação dos Reservistas Veteranos do Exército; e também o capitão PM Gilberto dos Santos, também veterano.

Muito bem, neste momento eu convido para que faça uso da palavra – lembrando que solicito que o façam brevemente, tendo em vista o tempo que se esvai – o Sr. Carlos Antônio da Costa Damasceno, presidente nacional da Asreb - Associação dos Sargentos da Reserva do Exército Brasileiro. Por gentileza, vá à tribuna.

 

O SR. CARLOS ANTONIO DA COSTA DAMASCENO - Boa noite a todos e todas; ao Coronel Telhada, por essa oportunidade aqui nesta seleta reunião de Forças Armadas e Polícia Militar; aos coronéis, general, e ao almirante aqui presentes.

A Associação dos Sargentos da Reserva do Exército Brasileiro, a qual eu estou aqui representando, é uma associação que vem – com o pouco tempo que a gente tem de vivência mais a experiência da caserna – trazer um alento aos sargentos e assim aos praças, que saem da caserna com as dificuldades que a gente encontra no terreno, no ambiente de trabalho, em um ambiente às vezes hostil. A gente tem que se preparar diante de toda a vida dedicada à caserna, pela qual eu tive a oportunidade de passar no nosso Batalhão Pirajá - 19º BC, 6ª Região Militar -, no qual estive o tempo de nove anos. Foi a oportunidade que a gente teve de se fazer homens de honra que carregam o sangue verde-oliva nas veias e hoje nos orgulhamos de ver grupos, associações e pessoas aqui dedicados a fazer um País mais forte, mais digno e mais honrado.

Sinto-me feliz em estar aqui representando a nossa Asreb e grato pela oportunidade, Coronel Telhada, de estar aqui. Muito honrado de ver este público lotando esta Casa do Povo e trazendo os valores da caserna para que a sociedade brasileira tenha mais coragem e mais dignidade neste País tão sofrido, que a gente tem certeza que vai sair dessa situação. Muito obrigado a todos e a Asreb agradece. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado ao Sr. Carlos Antônio da Costa Damasceno. Convido agora para que faça uso da palavra uma das pessoas que muito me ajudou aqui para que houvesse esta solenidade hoje, é o Sr. Edinaldo Rui da Silva, diretor-executivo estadual da Associação dos Sargentos da Reserva do Exército Brasileiro, Asreb. Por favor, Rui.

 

O SR. EDINALDO RUI DA SILVA - Boa noite a todos, boa noite a todas. Sr. Exmo. Deputado Coronel Telhada; vice-almirante, comandante do 8º Distrito Naval; senhoras e senhores, meu boa noite.

Nossas associações foram criadas para perpetuar a irmandade da caserna, valorizar a fraternidade e a luta em comum, relembrar bons momentos, ajudar mutuamente nas amarguras e em momentos difíceis de reunir forças, para garantir o amparo dos irmãos mais necessitados. Hoje é o dia do reconhecimento e da valorização do veterano em homenagem a todos os soldados; tanto aqueles das Forças Armadas, que defenderam a Pátria, quanto os policiais militares e os guardas civis metropolitanos, que patrulham as nossas ruas de São Paulo, zelando pela segurança da sociedade, e também os bombeiros militares, que salvaram vidas nos acidentes e calamidades.

O bom lutador não desiste da batalha, mas ganha fôlego, cria ânimo e retorna para a guerra. Então não desista de lutar por seus sonhos, porque ao cansado o Senhor dá forças, ao abatido Ele dá ânimo e ao triste Ele dá alegria para viver. Em nome de todas as associações, o nosso muito obrigado, Coronel Telhada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado. Eu que agradeço ao Sr. Edinaldo Rui da Silva, que é um dos mentores desta sessão solene. Agora, eu até devo um esclarecimento aqui: por mim, todos os senhores falariam, todas as associações. Eu deixo isso bem claro pelo carinho que eu tenho por todos, conheço quase todos pessoalmente aqui, mas, devido ao tempo exíguo, nós fizemos aqui uma seleção rapidamente para que alguns fizessem uma saudação em nome de todos os veteranos. Na reunião precursora que nós tivemos, foi votado esse nome para que falasse em nome de todos os veteranos, não só pelo seu contato com as Forças Armadas, mas também por ser uma das pessoas – não vou falar mais idosas – mais experientes aqui presentes.

Outra coisa: nós temos um site. As pessoas que estão presentes e têm desejo de receber o certificado de comparecimento nesta sessão solene, por favor – depois me passe o endereço do site, Rui ou Gerotto, para que eu possa divulgar –, é só entrar no site, colocar o seu nome e nós enviaremos o certificado de comparecimento nesta sessão solene. Ok? Por gentileza.

Então, neste momento eu convido para que faça uso da palavra o nosso amigo Sr. Francisco Balthazar de Abreu Sodré Santoro, presidente da Associação de Oficiais da Reserva das Forças Armadas, que fará a saudação em nome de todas as associações. Por favor, Chicão. 

 

O SR. FRANCISCO BALTHAZAR DE ABREU SODRÉ SANTORO - Excelentíssimo Sr. Presidente da Mesa, deputado estadual coronel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada; Excelentíssimo Sr. Vice-Almirante Cláudio Henrique de Mello Almeida, comandante do 8º Distrito Naval; general de brigada Ricardo Piai Carmona, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, representado neste ato o Sr. General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, comandante do Sudeste; brigadeiro-do-ar José Virgílio Guedes de Avellar; brigadeiro-do-ar Márcio Bruno Bonotto; coronel PM Marcelo Vieira Salles, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Excelentíssimos Srs. Deputados Estaduais Conte Lopes, Castello Branco e Coronel Nishikawa, camaradas da ativa e da reserva.

Ensinam os estrategistas militares que as ordens de comando devem ser breves e objetivas, e eu tentarei ser também. No dia 11 de novembro de 1918 terminou a Primeira Guerra Mundial; a data foi escolhida pelo nosso querido amigo coronel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada para homenagear os veteranos das Forças Armadas, Polícias Militares e Bombeiros Militares. Presentes neste plenário – cerca de 50 associações de veteranos da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar e Bombeiros­, pela primeira vez juntas –, aqui estamos para prestigiar e agradecer essa homenagem. A honra, que a generosidade dos camaradas me concedeu, de falar em nome das associações somente é superada pela enormidade da tarefa que teremos à frente.

Por sugestão do nosso querido amigo e antigo comandante-geral, general Villas Bôas, com a reserva proativa, nossas associações devem se empenhar em ser o canal de comunicação entre as Forças Armadas e a sociedade civil, para que se confirme o ideal de serem elas o povo em farda. O Brasil - é oportuno relembrar - sai da pior crise moral, econômica, social e financeira da história, e as Forças Armadas Brasileiras estão engajadas nessa delicada empreitada. Quando mais difícil se mostra a situação, é a elas que a sociedade civil recorre, como mostram páginas recentes e passadas de nossa história.

Presentes nas ocasiões mais desafiadoras, as Forças Armadas sempre responderam com eficiência, dedicação e absoluta presteza, sem jamais - repito: sem jamais reivindicarem algo para si, assim como aconteceu na libertação dos escravos, quando se recusaram a exercer o nefando papel de capitão do mato; na Proclamação da República, com Deodoro, Floriano e Benjamin Constant; na Revolução de 1930; no enfrentamento à Intentona Comunista de 1935; na representação do Brasil no Teatro de Guerra da Itália; na restauração da democracia em outubro de 1945; na Contrarrevolução de 31 de março de 1964 e no combate ao insano terrorismo dos anos 1970.

Patriota das três armas; Osório; Caxias; Tamandaré; Rondon; Juarez Távora; Mascarenhas de Morais; Zenóbio da Costa; Odílio Denys; Humberto de Alencar Castello Branco; Arthur da Costa e Silva; Eduardo Gomes; Augusto Rademaker; Francisco Correia de Mello; Emílio Garrastazu Médici; João Batista de Oliveira Figueiredo; Leônidas Pires Gonçalves; Alberto Mendes Junior e meu dileto amigo Arnaldo Bastos de Carvalho Braga, combatente do Araguaia, antigo comandante do CPOR de São Paulo e antigo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A minha querida Força Pública, essa legião de idealistas de Feijó e Tobias, do 130 de 31.

Sob a Constituição de 1988 o papel das Forças Armadas foi consolidado como instituições nacionais permanentes, organizadas na hierarquia e na disciplina sob o comando do presidente da República e, neste momento, gozando do mais alto prestígio de credibilidade junto à Nação, sob elas incide a responsabilidade, a qual não faltaram, de sustentar o Estado de Direito, atentas à preservação da lei e da ordem. É inútil, perigoso e insensato tentar, como fazem os inimigos, incompatibilizá-las com a Nação. O povo e as Forças Armadas encontram-se fundidos irmanados na defesa dos interesses superiores do Brasil. Os brasileiros necessitam de ordem e paz para o País encontrar o caminho do desenvolvimento e progresso. Servir é o nosso lema, e lealdade é o dever dos homens dotados de honra e caráter.

Camaradas, renovo as manifestações de gratidão àqueles que me trouxeram a esta tribuna. Saúdo, efusivamente, todos que compareceram para prestigiar este ato de civismo. Reafirmo, em nome de todos, os compromissos que temos diante do Brasil e presto minha continência à bandeira brasileira, no mais alto grau de atitude, gesto e duração, na reafirmação dos sentimentos de veneração e respeito. Bandeirantes, tudo pelo Brasil! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado ao Sr. Francisco Balthazar de Abreu Sodré Santoro. Muito obrigado, Chicão. Quero também trazer à ciência da Casa a presença do Sr. Valdecir Araújo, do Grupo de Reservistas e Amigos da Aeronáutica.

Aqueles que quiserem registrar o seu nome para receber o certificado, por favor, anotem o site: www.sympla.com.br/comemoracaoalusivaaodiadoveteranomilitar>.

Pois bem, vamos então para o término da nossa solenidade agora, agradecendo a presença dos senhores e das autoridades à Mesa e convidando, neste momento, o comandante da Polícia Militar, coronel PM Marcelo Vieira Salles, para que faça a sua saudação. Por favor, comandante.

 

O SR. MARCELO VIEIRA SALLES - Senhoras e senhores, muito boa noite. Dizer que é uma alegria imensa poder estar aqui na Casa de Leis do Estado de São Paulo a convite desse defensor de São Paulo, desse comandante, desse amigo que é o Coronel Telhada, a quem eu tive a honra de servir como tenente no Comando de Policiamento de Choque e depois como capitão. Ele, já comandante da Rota, mas sempre desse jeito: muito atuante, muito amigo e muito leal. Comandante, V. Exa. foi muito feliz em reativar, em reacender essa homenagem àqueles que nos antecederam. Se hoje nós podemos ter instituições fortes, como a nossa Marinha do Brasil, o nosso Exército Brasileiro, a nossa Força Aérea e as nossas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares no País, nós devemos aos veteranos.

Veteranos lá do Morro dos Guararapes, lá no Recife, lá em Jaboatão, onde, pela primeira vez, falou-se do conceito Nação; onde caboclos, índios, brancos, brasileiros, se juntaram em uma Força Armada para repelir aquela invasão holandesa. Ali começou o conceito de Nação. Por que eu faço, como bem disse o nosso deputado Castello Branco, esse aceno histórico? Porque se hoje nós podemos nos orgulhar de um trabalho bem feito dos militares brasileiros, nós devemos aos professores que nos antecederam, às nossas Forças Armadas, instituições de Estado, instituições que norteiam, que sempre socorreram, comandante, o Brasil nas piores horas. O Chicão foi muito feliz em fazer caso a caso, citando desde a Intentona Comunista até a Contrarrevolução de 31 de março de 1964, e eu falo isso com a admiração que eu tenho pelas Forças Armadas, como filho de um veterano das Forças Armadas.

Meu pai serviu no GCAN 90 - não só serviu, meu pai é órfão de pai e mãe, meu pai aprendeu a ler e escrever no Exército Brasileiro. Depois saiu, entrou na Força Pública e hoje, no alto de seus 85 anos, subtenente da Reserva da Polícia Militar, ainda canta a Canção da Artilharia, ainda canta a Canção dos Bombeiros, mas, muito mais do que isso, me deu o exemplo. E aí está o mérito das nossas Forças Armadas: acolhe a todos e desfila os valores mais autênticos da nacionalidade. E a quem nós devemos isso? Aos senhores que nos antecederam, nossos verdadeiros professores. Hoje eu posso comandar uma instituição de 86 mil homens e mulheres que prestam serviço e que por vezes, como foi com o sargento Ruas na última sexta-feira, levam ao extremo o seu juramento de morrer pelo Brasil cuidando das pessoas.

Então, comandante Telhada, deputado Telhada, muito obrigado pelo convite, o gesto, e aos senhores, veteranos brasileiros, eu deixo o abraço fraterno de toda a Polícia Militar. Parafraseando aí, seguindo o exemplo do nosso comandante tenente de Cavalaria Chicão, eu deixo aos senhores e senhoras a nossa melhor continência. Fiquem com Deus, muito obrigado e parabéns pelo patriotismo que demonstram aqui. Fiquem com Deus, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, obrigado coronel Salles, comandante da nossa valorosa Polícia Militar do Estado de São Paulo. Convido para fazer o uso da palavra agora neste momento o Sr. Brigadeiro José Virgílio Guedes de Avellar, para que possa fazer a sua saudação.

 

O SR. JOSÉ VIRGÍLIO GUEDES DE AVELLAR - Boa noite a todos. Gostaria de saudar os componentes à Mesa, Coronel Telhada, almirante Mello, brigadeiro Bonotto, general Carmona, comandante Salles, nobres deputados, vereadores e todas as autoridades aqui já nominadas. E uma saudação especial aos nossos veteranos, por esta data tão significativa.

Eu tenho um motivo especial para estar fazendo esta homenagem: a exemplo do deputado Castello Branco, meu avô também foi veterano e por muitos anos ele honrou as cores do estado de São Paulo e da nossa querida Nação brasileira. Então queria agradecer ao Coronel Telhada por esse carinho, essa consideração pelos veteranos e, finalizando, eu queria deixar uma mensagem: que a Força Aérea está à disposição de todos, sempre cumprindo sua missão por um Brasil melhor e mais soberano. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, comandante. Convido para fazer a sua saudação o Sr. Brigadeiro-do-ar Márcio Bruno Bonotto.

 

O SR. MÁRCIO BRUNO BONOTTO - Sr. Deputado Coronel Telhada, em nome de quem, juntamente com o almirante Mello, eu saúdo todas as autoridades aqui presentes. É muito gratificante ver a sociedade civil – porque, apesar de ser um coronel, o senhor é um deputado – tomar o pulso de fazer uma homenagem aos veteranos. Eu tive a oportunidade de servir no 1º Grupo de Aviação de Caça, unidade de elite da qual os nossos veteranos foram para a Segunda Guerra Mundial, e a história é lindíssima, quase ninguém conhece. Eu olho filmes de Hollywood, eu olho filmes que são feitos aqui no Brasil, e a gente tem tanta história bonita para contar, mas ninguém que pega o bastão para montar um filme e contar a história para que isso se perpetue no espaço, para que passe para os nossos filhos, os nossos netos e assim por diante.

Eu frequentava – o brigadeiro talvez lembre também, porque também foi oriundo do Grupo de Caça – as famosas reuniões de segunda-feira na casa do brigadeiro Nero Moura. O brigadeiro Nero Moura é o patrono da Aviação de Caça, é um líder ímpar que, quando já muito idoso, falava com a voz bastante carregada, era muito peculiar e muito difícil de entender, mas uma coisa era interessante: você escutava uma mosca voando, tamanho era o respeito que os integrantes da Força Aérea tinham pelos veteranos. Nessas reuniões, várias histórias foram contadas, histórias que se perderam, porque não estão escritas em nenhum livro. Isso era contado, parece aquelas coisas do índio, desde a época da África, que era passado de pai para filho para neto para bisneto, e as coisas acabam se perdendo.

Então é muito fácil para mim, que tive essa oportunidade, venerar os nossos veteranos, mas é muito difícil a gente ver a sociedade civil fazendo a mesma coisa. Então gostaria de parabenizar o senhor pela iniciativa de olhar quanta gente aqui dentro. A gente costuma escutar que São Paulo é a locomotiva do Brasil e a gente pensa nisso sempre na parte de economia ou alguma coisa nesse sentido, mas não, o que eu estou vendo nesta Casa eu nunca vi em nenhum outro lugar, está certo? Então, eu sou oriundo de São Paulo, mas saí daqui com 15 anos, a primeira vez que voltei para São Paulo foi agora em maio passado. Em local nenhum a gente vê a maneira como um militar é tratado e os senhores são o reflexo disso, do apreço que nós temos pelos nossos veteranos. Então que sirva também São Paulo de exemplo para os outros estados brasileiros, e leve essas iniciativas.

Nós precisamos conhecer o nosso passado, afinal de contas, como diz o velho ditado: “Eu sou você amanhã.” Então, muito obrigado aos senhores por carregar essa chama e vamos arrastar esse exemplo, a palavra convence e o exemplo arrasta, quiçá o resto do Brasil não siga o exemplo de São Paulo e homenageie aos seus veteranos. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sr. Brigadeiro, pelas palavras. Convido agora para a sua saudação o meu amigo, Sr. General Ricardo Piai Carmona.

 

O SR. RICARDO PIAI CARMONA - Sr. Deputado Coronel da Polícia Militar Telhada, meu grande amigo, desde que comandava a Rota. Tive o orgulho de comandar o Grupo Bandeirantes e juntos labutamos a nossa querência. Vibro muito ao vê-lo, deputado, e lutando pelo nosso Estado e pela nossa Polícia Militar. Excelentíssimo Sr. Almirante Mello, um grande amigo de nosso Exército, em nome do qual eu cumprimento todas as autoridades presentes à Mesa. Meu amigo Chicão, também de longa data e que muito bem aqui está representando a todas as associações em seu discurso. Eu gostaria de cumprimentar todas as associações. Eu estava dizendo ao Coronel Telhada que eu nunca vi todas essas associações reunidas, e isso mostra a diferença do nosso Estado.

Então, em nome do meu comandante, general Amaro, eu gostaria de cumprimentar o senhor, deputado Telhada, por essa brilhante iniciativa. Isso será um marco nesta Casa Legislativa e realmente será um marco para todas essas associações. A partir de agora todos nós conhecemos as diversas associações existentes e nós temos que agradecer a todos os senhores. Estejam certos que nós da Ativa devemos aos senhores todo o legado e os senhores são para nós uma referência. Nós temos o compromisso, perante todos os companheiros da Reserva – que nós no Exército chamamos de reserva proativa, o que significa para nós que continuam labutando do nosso lado –, de estarmos prontos para cumprir a missão da maneira que os senhores sempre cumpriram.

Acreditem em nossas Forças Armadas e em nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, porque o bem tem que vencer o mal, é para isso que nós estamos aqui, para isso que nós vestimos a nossa farda. Então, meus parabéns a todas as associações e meus parabéns para todos que organizaram esse brilhante evento. Lealdade é nosso lema. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sr. General Carmona, pela sua saudação. Eu convido agora a mais alta autoridade militar presente, o vice-almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, comandante do 8º Distrito Naval, para fazer a sua saudação.

 

O SR. CLÁUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA - Excelentíssimo Sr. Deputado Coronel Telhada, cumprimento pela brilhante iniciativa de estar aqui homenageando os nossos veteranos e o saúdo também, em nome de quem saúdo a todos os demais componentes à Mesa, nossos amigos aqui: o general Carmona; brigadeiros Avellar e Bonotto; nosso comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; nossos demais deputados aqui, Castello Branco, Conte, Nishikawa, enfim. Cumprimento muito especialmente todas as nossas associações de veteranos, faço isso em nome especialmente aqui do nosso amigo Chicão, em nome de quem estendo esse cumprimento para todas as nossas associações de veteranos.

Eu quero cumprimentá-los primeiro institucionalmente, como associações, pela força e pelo empenho em amalgamar todos esses nossos veteranos em um único corpo e fazer com que todos esses valores que foram cultuados e todas essas ações que foram realizadas durante o período na Ativa permaneçam e sejam um exemplo para todos os demais, todos aqueles que ainda estão na Ativa. E gostaria de cumprimentar também aos senhores e senhoras individualmente por tudo que representaram. Os senhores conduziram de forma altiva, de forma diária, de forma intensa, a chama do amor pela Pátria. Hoje essa tocha foi repassada para nós, hoje compete aqui ao pessoal da Ativa conduzir, com a mesma altivez e a mesma segurança, todos esses valores que os senhores nos legaram. Um dia nós vamos passar essa tocha para outras gerações.

O que eu quero deixar como uma grande homenagem aos senhores é o reconhecimento que o pessoal da Ativa tem com relação a todo esse legado e o compromisso que nós temos de manter essa tocha acesa e vibrante da mesma forma que os senhores nos passaram. A despeito de qualquer intempérie, a despeito de qualquer ameaça, a despeito de qualquer óbice, nós continuaremos levando essa tocha altiva e invicta, como aquele legado que os senhores nos passaram. As nossas forças, seja nos teatros da Primeira Guerra Mundial, da Segunda Guerra Mundial, seja mais atrás, na Guerra da Tríplice Aliança, ou mais ainda, remontando até Guararapes, nós permanecemos invictos e assim continuaremos por conta desse legado, dessa convicção que cada um dos senhores e senhoras têm, de que esses valores valem a pena a gente viver e vale a pena a gente morrer por eles.

Então, minha homenagem a cada um dos senhores, em nome da Marinha do Brasil, por tudo aquilo que os senhores representam, e a certeza de que nós continuaremos a cultuar, da mesma forma que os senhores e senhoras, estes grandes valores e esse amor pela Pátria que os senhores nos passaram. Parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado ao vice-almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida. Obrigado, comandante.

Senhores e senhoras, eu quero finalmente aqui agradecer mais uma vez a presença de todos, quero agradecer as autoridades presentes, os deputados que estiveram – deputado Castello Branco, deputado Coronel Nishikawa, deputado Conte Lopes e deputada Adriana Borgo. Quero agradecer ao coronel Salles, nosso comandante, ao brigadeiro Avellar, ao general Carmona, ao brigadeiro Bonotto, ao Sr. Almirante Mello, quatro oficiais-generais nesta Mesa mais o comandante da PM que vieram aqui prestigiar os senhores; os senhores e as senhoras que vibrantemente procuram manter acesas as lembranças no serviço militar do tempo em que integram as Forças Armadas.

Quando fui procurado para fazer esta solenidade, a princípio fiquei um pouco apreensivo, porque nós tivemos um problema na rede social e infelizmente a gente nota que algumas pessoas ao invés de se unir querem desunir. Desde que eu entrei na Polícia Militar, em 1979, no primeiro ano do curso preparatório, eu sempre tive como máxima a união. Eu sou um homem de união, não um homem de desunião, mas muitas vezes até nós somos malvistos por causa disso, porque as pessoas acham que se consegue as coisas gritando, se ofendendo e muitas vezes partindo para a ignorância. Eu não sou assim, eu sou um policial militar que sempre esteve no front, sempre esteve em combate.

Todo mundo conhece a minha carreira, não tenho medo de entrar em um tiroteio com bandidos, mas eu respeito muito as pessoas e uma das primeiras coisas que eu aprendi em 1979, general Carmona, como os senhores oficiais-generais aqui aprenderam também, como o coronel Salles aprendeu, uma das primeiras coisas que nós aprendemos foi respeitar as pessoas. Não só os mais antigos, os mais velhos, mas as autoridades também, e o que eu tenho visto justamente hoje é o contrário disso. Eu vejo veteranos e militares da Ativa esquecerem o juramento que fizeram, desrespeitando as autoridades. “Ah, mas eles...” Respeitar as autoridades, nós juramos, todos nós juramos isso, respeitar as autoridades a que estiver subordinado, todo mundo jurou isso aqui, mas muita gente esqueceu.

Fico preocupado quando eu vejo parlamentares militares e policiais militares insuflando a tropa disciplina, a indisciplina. Não é assim que nós vamos conseguir as coisas. Se nós sempre nos destacamos é porque nós somos homens e mulheres disciplinados, cumpridores das suas obrigações, honestos, trabalhadores. Não é com indisciplina que nós vamos conseguir as coisas e eu sou frontalmente contra qualquer ato de indisciplina. Parece que nós deputados fomos constituídos para brigar pelos nossos direitos, e nunca, principalmente a Polícia Militar do Estado de São Paulo, teve tantos representantes como tem hoje aqui. Nesta Casa nós somos seis deputados policiais militares, um deputado policial federal, três delegados de polícia, fora os outros que têm uma grande afinidade com as Polícias Militares e com as Forças Armadas. No mínimo 15 deputados, para começar a falar.

Então eu sou um amante da disciplina, eu sou um amante da educação, eu sou um amante do respeito. Quando fui procurado pelos senhores aqui para que nós fizéssemos esse evento, de imediato aceitei, porque quando criei o Dia do Veterano Militar das Forças Armadas e das Forças Auxiliares foi pelo respeito que eu tenho por todos os senhores, que conheço há muitos anos. Está aqui a Lúcia, que desde que eu era tenente novinho lá na Rota, auxiliava o Monsenhor Pheeney, lá na Associação de Veteranos da FEB, lá na Associação de Veteranos MMDC, Veteranos de 32. Sempre valorizei o veterano – foi uma das primeiras coisas que nós aprendemos, não é verdade? E entendo que nós, unidos, nós seremos mais fortes. O próprio general Carmona falou: “Poxa, eu não sabia que tinha tanta associação.” Eu também não, confesso que também não, mas olhem só o grupo que se juntou hoje aqui.

Falava outro dia com as pessoas que estão em reunião: no grupo de WhatsApp quantas pessoas já tem, Ney? Quantas pessoas tem, Rui? Trinta  e quatro presidentes de associação. Vamos juntar mais, vamos aumentar esse grupo de WhatsApp, dá para juntar 250 e nos fortalecer. Alguns aqui, Srs. Brigadeiros, pediam para que nós fizemos uma reunião com a Força Aérea no sentido de apresentar as associações da FAB para trabalharem juntas, do Exército, da Marinha. Lembrando que essas associações têm o dever e a obrigação de respeito não só às instituições, mas aos devidos comandantes, sejam oficiais-generais ou oficiais superiores. É inadmissível qualquer desrespeito a qualquer militar das Forças Armadas ou às devidas instituições. Se as associações existem é para justamente auxiliarem essas organizações militares e as organizações policiais militares. Então vamos nos fortalecer, vamos estar juntos e irmanados.

Como eu disse, esta reunião, esta sessão solene, foi feita em três semanas, não é, Gerotto? Três semanas. Me perdoem as falhas, alguns queriam entregar condecorações, mas realmente ia tomar muito tempo, não havia condições disso. O ano que vem, se Deus quiser, nós faremos uma solenidade melhor se todos estiverem conosco, com as suas fardas, com as suas boinas – fiz questão de estar com a minha boina negra hoje, de oficial de Rota –, com as suas camisetas. Venham e vibrem conosco. Nós fazemos a diferença neste País. O País quer uma sociedade hierarquizada, uma sociedade disciplinada, uma sociedade cumpridora de seus deveres, uma sociedade respeitadora. É isso que nós queremos e é isso que nós somos.

Eu fico triste, comandante-geral coronel Salles, quando eu só vejo aqui Associação de Subtenentes e Sargentos, porque todas foram convidadas. Quando inclusive o pessoal – o Ney, o Gerotto e o Rui – lançou nos grupos que haveria uma reunião, uma sessão solene de veteranos, muita gente me criticou, dizendo que eu estava fazendo isso para – desculpem o termo – puxar o saco do governador. Não precisamos disso. Nós fazemos porque nós respeitamos os senhores e valorizamos o que os senhores fazem. Infelizmente, da Polícia Militar só veio a Associação de Subtenentes e Sargentos, como o subtenente Zancan aqui presente – muito obrigado, Zancan, os demais foram convidados. Isso, eu disse na reunião, me causa estranheza. Os senhores serviram um ano, dois anos, alguns cinco anos, oito anos, dez anos, e se reúnem todo ano para comemorar aquele ano que serviram juntos. Na Polícia Militar nós ficamos 30 ou mais anos servindo juntos e depois nós não conseguimos juntar o pessoal para fazer um churrasco. Se chama para fazer um churrasco de graça, o pessoal ainda reclama.

Nós precisamos mudar essa mentalidade, nós temos que lembrar que a Reserva ativa existe e tem que estar atuante, através das suas associações, através dos seus grupos, através das suas agremiações. Então vamos nos fortalecer, vamos nos juntar, vamos trabalhar juntos, vamos deixar as vaidades de lado. Às vezes eu vejo que aqui tem dois, três, quatro grupos com a mesma finalidade, vamos sentar e conversar. Nós precisamos nos fortalecer. Olha só o número de pessoas que tem aqui, nós podemos triplicar, quadruplicar, dez vezes, 20, mais do que tem de pessoas aqui. Os senhores têm condição disso e eu não estou fazendo nada aqui politicamente, porque nós não precisamos disso. Nós estamos falando entre amigos, pessoas que pactuam do mesmo ideal, do mesmo sentimento. Temos aqui o brigadeiro Carminati, oficial-general conosco, e tenho certeza que haveria outros oficiais-generais que, talvez pelo tempo, pelo dia, não puderam estar presentes.

Esta solenidade foi feita para os senhores e para as senhoras. Muito obrigado por tudo que já fizeram pelo nosso Brasil e por tudo que continuam fazendo. Não vamos desanimar, nós vamos mudar este País. Não desanimem porque um saiu da cadeia e outro não, continua bandido, não vai mudar nada, continua ladrão, não vai mudar nada. Vamos continuar no nosso rumo, vamos continuar juntos, vamos parar de dispersar, vamos nos juntar, pessoal. (Palmas.) A esquerda todo mundo critica, critica, mas eles sabem fazer, eles são unidos, e nós estamos brigando entre a gente aqui. Vi coisas aqui que... Eu estou muito incomodado com essas coisas, general. Me perdoem, oficiais-generais, mas eu estou muito incomodado com isso, com a briga entre nós, com o apontar dedo entre nós, com procurar defeito do colega para falar, para arrebentar o colega.

Precisamos parar com isso. Nós temos que nos unir, temos que nos fortalecer, nós somos fortes. Vamos trabalhar em conjunto, vamos aprender a trabalhar. Nós temos os meninos que estão na Ativa, como o meu filho e os dois componentes que estão na equipe dele, os outros tenentes, aqui oficiais, aqui soldados, cabos, o nosso cabo da Cavalaria, o nosso cabo corneteiro Rogério Lima, que voluntariamente se prontificou a estar aqui conosco. Nós temos que ajudar essas pessoas a cumprirem a sua missão. Estejam conosco nessa luta, não desanimem, se animem. Vamos fazer uma solenidade melhor ainda em 2020, 2020 vai ser um ano melhor. O Brasil está crescendo, muita gente diz que não, mas o Brasil está crescendo, está melhorando. Não é da noite para o dia que a gente muda um caos de dez, 15, 20 anos. Acreditem em um Brasil melhor, acreditem nas nossas Forças Armadas, acreditem na nossa Polícia Militar, acreditem nas nossas guardas municipais, acreditem nas autoridades, nas empresas, enfim, nos empresários, acreditem em todo mundo, acreditem nas famílias. Vamos colocar este País no seu devido lugar.

Nós da Reserva ativa, Srs. Oficiais-generais e Comandantes, nós estamos prontos aqui para cumprir o nosso papel, estamos prontos para a missão e queremos mostrar isso para Vossas Excelências, justamente com a união desse grupo, cada vez mais forte, cada vez mais atuante, cada vez mais vibrante e cada vez mais valorizando as nossas Forças Armadas, Polícias Militares e Forças Auxiliares. Para isso, lembrem-se: nós temos que estar juntos. Quero aqui agradecer mais uma vez a figura de três veteranos que foram primordiais para o sucesso desse evento: o Gerotto, o Rui e o Ney – bem como os demais que nos ajudaram, perdoem não lembrar o nome de todos. Se houve alguma falha, me perdoem, eu não sou perfeito, cometemos falhas e o grupo também foi montado de última hora. Nós vamos procurar melhorar, tenham a certeza disso.

Peço mais uma vez: estejamos unidos. Vamos continuar leais aos juramentos que nós fizemos há muitos anos atrás. Não esqueçamos os juramentos: respeito às autoridades, tratar com afeição os irmãos de armas e com bondade os subordinados, servir à Pátria e, se necessário for, o sacrifício da própria vida. Infelizmente, muitos, muitos, muitos cumpriram esse juramento e sacrificaram sua vida, como o coronel disse, o comandante-geral disse, a respeito do sargento Ruas e vários outros. Se nós não nos valorizarmos, ninguém vai nos valorizar, nós já temos muitos inimigos, nós não precisamos ser inimigos de nós mesmos. Então convido a todos os senhores e senhoras para que estejamos unidos para fazer um estado de São Paulo melhor, para ajudar as nossas Forças Armadas e as nossas Polícias Militares e para fazermos um Brasil muito melhor e colocar o Brasil no lugar de onde ele nunca deveria ter saído.

Ao final do evento nós teremos a canção “Fibra de Herói”, que vamos tocar no final. Eu não sei se todos sabem a frase, mas após encerrar a solenidade o Machado vai colocar a canção “Fibra de Herói”, que é uma canção que fala muito sobre o amor à nossa bandeira nacional, muitos dos senhores cantaram aqui enquanto estavam incorporados e nós aprendemos lá atrás, na nossa escola militar.

Então, meus amigos, Deus abençoe a todos. Muito, muito obrigado pela presença. Nos perdoem nas falhas que nós, porque nós queremos acertar. Aos oficiais-generais aqui e ao Sr. Comandante da Polícia Militar, muito obrigado pela presença; aos demais deputados que prestigiaram, muito obrigado, eu não tenho como agradecer a presença de Vossas Excelências, que somente vieram abrilhantar esse evento. Muito obrigado a todos, eu vou me levantar para prestar continência a todos os senhores e senhoras, e quero uma salva de palmas para todos os nossos veteranos. (Palmas.)

Finalmente, eu quero agradecer mais uma vez a presença de todos. Esgotado o objeto da presente cerimônia, a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, a toda a minha assessoria e a todos os senhores e senhoras que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Deus abençoe a todos.

Está encerrada a solenidade.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 40 minutos.

 

* * *