http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE NOVEMBRO DE 2019

58ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À SEMANA CULTURAL GOSPEL NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidência: LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

 

RESUMO

 

1 - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, em "Homenagem à Semana Cultural Gospel do Estado de São Paulo", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece considerações sobre seu trabalho parlamentar. Defende o debate da cultura gospel. Cita ensinamento de Jesus Cristo sobre o amor. Justifica a propositura da presente solenidade. Valoriza o poder da oração. Menciona projeto social de sua autoria. Discorre a respeito de mazelas a afetar a população de periferias. Defende posicionamento da igreja em questões políticas. Agradece e parabeniza membros da Camerata Excelsis. Anuncia oração, realizada pela pastora Tânia.

 

2 - CÍCERO DUARTE

Pastor, tece considerações sobre a solenidade. Parabeniza a Presidência pela iniciativa da homenagem.

 

3 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Anuncia apresentação da Orquestra de Câmara.

 

4 - CRISTIANA BASILONE PAIVA TEIXEIRA FERREIRA

Esposa do deputado Luiz Fernando Lula da Silva, saúda os presentes. Cita e comenta versículo da Bíblia a respeito da crença em Jesus Cristo.

 

5 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Anuncia apresentação do grupo Família Oliveira. Convida para apresentação o Grupo Teatral Sararte. Informa momento de louvor pelo cantor Davi Novais. Anuncia apresentação musical do cantor José Floriano Souza de Oliveira. Entrega Certificados de Honra ao Mérito aos homenageados. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Fernando Lula da Silva.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhores, sejam todos muito bem-vindos ao Palácio Nove de Julho, sede do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, para a sessão solene alusiva ao Dia Estadual da Cultura Gospel, que homenageará participantes da semana da cultura gospel, dois projetos, duas leis de autoria do nobre deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

Comunicamos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela Rede Alesp, e será transmitida pela rede Alesp domingo, dia 1º de dezembro, às 22 horas; pela NET é o canal 7, pela TV Vivo canal 9, pela TV digital canal 61.2.

Neste instante, vamos dar início à composição da nossa Mesa de honra. Queremos convidar o nobre deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, proponente desta sessão solene, acompanhado de sua esposa, a ilustríssima Sra. Cristiana Basilone Paiva Teixeira Ferreira. (Palmas.)

Convidamos também, para compor a nossa Mesa de honra a reverenda, pastora Tânia Paz de Carvalho; e o reverendo pastor capelão Sunem Praxedes. (Palmas.)

Também convidamos, para compor a nossa Mesa de honra, a ilustríssima senhora, e irmã do Círculo de Orações, irmã Salvina Luiz da Silva. (Palmas.)

E convidamos também, para compor a nossa Mesa de honra, de São Bernardo do Campo, representando o Poder Legislativo daquela cidade, o nobre vereador Joilson dos Santos.

Pedimos a todos que retornem aos seus respectivos lugares e passamos a palavra ao nobre deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Queria saudar as irmãs e os irmãos com a paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Queria desejar a todos e todas que sejam muito bem-vindos a esta Casa de leis, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para esta sessão solene alusiva ao dia estadual da cultura gospel.

Eu queria saudar toda a Mesa. Primeiramente, naturalmente, a minha querida esposa Cristiana, presente que Deus me deu há 30 anos. Queria saudar a minha querida pastora Tânia. Queria saudar o pastor capelão Sunem. Queria saudar minha irmãzinha querida, irmã Salvina, e saudar o nobre vereador da cidade de São Bernardo do Campo, meu querido Joilson.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Saudar pastores, pastoras, bispos, bispas, capelães, capelãs, maestros, maestrinas, músicos, irmãs, dirigentes de círculos de oração.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o dia estadual da cultura gospel.

Eu quero cumprimentar a todos e todas que vieram, que atenderam o nosso convite, agradecer por demais e queria, para iniciarmos, é uma sessão solene com ata registrada nos anais da Casa. Como já dito, sendo transmitida pela TV Alesp; será retransmitida no domingo. E queria, neste momento, para que déssemos início, todos de pé, para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, com o tenor Sezenando Coelho da Silva.

 

* * *

 

-  É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Podem retomar os seus lugares.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Quero agradecer ao maestro Sezenando Coelho, agradecer à orquestra de câmara, aos músicos, aos regentes. E queria me dirigir aos irmãos e as irmãs: o que é isso?

Em 2015, nós apresentamos um projeto de lei nesta Casa Legislativa - eu iniciava o meu mandato, o primeiro mandato como deputado estadual -, e esta Casa é uma Casa que deveria fazer justiça, deveria trabalhar para que melhorássemos a vida do nosso povo brasileiro.

E aqui dentro é uma Casa em que se discutem muitos interesses, mas eu confesso aos meus irmãos e irmãs: o interesse do nosso povo mais humilde é muito pouco trabalhado nesta Casa. Infelizmente, o que a gente vive, assiste, e luta contra, é que de fato falta justiça na nossa sociedade.

Isso é que tem trazido grandes diferenças, é isso que tem trazido grandes problemas sociais, é isso que tem.... Sem dúvida alguma, o adversário, o nosso inimigo, o diabo, tem ceifado muitas vidas, tem conturbado e tem reinado, muitas vezes, neste mundo.

E eu como evangélico, como crente, como um homem que entregou a vida a Deus, entendi que nós precisávamos muito trazer esse debate, sobretudo o amor que o nosso Deus nos trouxe e nos ensinou. E é uma coisa que, dentro desta Casa, muito pouco ou quase nunca é discutida.

Eu queria trazer o debate, eu queria, ao invés daqueles discursos inflamados defendendo interesse A ou B ou C dentro desta Casa, muitas vezes tirando direitos do pobre, da viúva, do órfão; e muitas vezes deixando de fazer a disputa por uma sociedade melhor, mas cuidando de defender alguns interesses.

Interesses de capital, interesses de vários setores da economia, e o nosso povo muito pouco cuidado, muito pouco debatido. E a lógica foi a gente trazer para dentro da Assembleia Legislativa a nossa igreja, e discutir um pouco a nossa cultura, o nosso meio, a nossa forma de viver.

Quando Jesus veio à terra, você tinha uma sociedade organizada de uma certa forma, e ele veio dizer: “Amai uns aos outros, ame teu próximo como a ti mesmo”. E, em muitos momentos, o nosso Deus fez um enfrentamento ao status quo, àquela sociedade ali estabelecida, às leis, e contra, inclusive, a igreja que ali estava estabelecida.

E ele veio dizer que ele não veio para isso ou para aquilo, ele veio para cumprir a palavra. E o que falta hoje, na política brasileira, o que falta na nossa sociedade, é o amor. Aquele amor puro, aquele amor verdadeiro, aquele amor decidido que Jesus nos ensinou.

Quisera Brasília, quisera as assembleias legislativas dos estados, quisera as câmaras de vereadores, os nossos prefeitos, os nossos governadores; quisera as nossas lideranças se apegassem na palavra de Deus e cumprissem, pregassem mais o amor de Jesus. Eu tenho certeza que nós melhoraríamos a nossa sociedade.

Nesse sentido foi que a gente propôs a provocação à Assembleia Legislativa. Confesso às senhoras e senhores que foi um projeto que foi muito discutido dentro desta Casa. Muitas pessoas diziam o seguinte: “O que é isso? O que se quer com isso? Isso não defende o interesse de A e de B. Por que se discutir esse Projeto?”.

Mas foi uma forma que nós trouxemos para, de fato, a gente debater a sociedade que Jesus trouxe, os novos costumes, o nosso jeito de ser. Nós devemos ser luz numa sociedade que não tem luz.

Que jeito, o que é essa mania do crente ser dessa forma? Nós temos que ser salvos. Numa sociedade onde o amor pouco prospera, o nosso Deus disse o seguinte: “Se deres um tapa, tomares um tapa numa face, dê a outra”. O que é isso? Que cultura é essa? A maneira comportada de o crente se vestir, a maneira...

Nós não devemos mentir, nós não devemos; devemos ser de forma diferente. E essa toda é uma cultura. Jesus veio dizer a respeito do divórcio, não é? Jesus veio dizer do respeito ao pai e à mãe; Jesus trouxe um novo significado para a nossa Terra: antes de Cristo e depois de Cristo.

E, por todas as perseguições que a igreja passou, a morte da forma que se deu de todos os apóstolos, e essa igreja prosperou, e essa igreja é forte. E, desde 2015, a gente traz, dentro desta Casa, essa reflexão, algumas vezes com a própria igreja: nós tivemos aqui pastores, bispos, enfim, sacerdotes de todas as denominações.

E, dessa vez, Deus tocou no meu coração que, entre pastores e pastoras, nós devemos trazer outras pessoas que têm exercido um sacerdócio, que é a nossa igreja, que são os capelães que aqui estão, que são as irmãs do círculo de oração, que são os levitas nas nossas igrejas, que são além dos nossos amados sacerdotes, pastores e pastoras. Mas a nossa igreja é maior que isso.

E hoje a nossa intenção foi ampliar; eu não quero só homenagear pastores e pastoras, eu quero trazer as irmãzinhas do círculo de oração. Porque essas ajoelham também, e oram, e fazem um trabalho muito maravilhoso.

Nós temos aquelas pessoas que deixam as suas vidas e vão para as cadeias orar com os bandidos e falar para eles do amor de Cristo; que vão aos hospitais. Nós temos músicos aqui que são da OSESP, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, mas na igreja dele ele é só um “levita”.

Podia estar ganhando dinheiro, mas na igreja dele é só um “levita”, é só uma pessoa que se dedica a louvar ao Deus, a adorar o nosso Deus. E a todas essas pessoas é que hoje a gente propôs esta homenagem.

Na verdade, é um reconhecimento desta Casa pelo trabalho que cada irmã e cada irmão vem executando no seu dia a dia. Quero ousar e dizer que é uma das formas que Deus colocou no meu coração para que a gente possa homenageá-los, agradecê-los, pelo ministério, pelo Ide que vocês têm feito.

E tenho certeza do quão importante é este momento, onde o mundo - não é Brasil, não é São Paulo - está carente do amor, a política está carente do amor. E vou dizer uma coisa para vocês: é hora de a gente não opinar, é hora de a gente ajoelhar e orar. Porque quando a gente ora a Deus, Deus faz.

E eu vou dizer uma coisa para vocês: só tem um jeito de a gente discutir esse mundo violento, esse mundo da mentira, esse mundo em que a comunicação fácil, seja das redes sociais, seja das televisões, está querendo destruir todos os nossos princípios cristãos.

Eu vou dizer uma coisa a cada irmã e a cada irmão: eu acho que nunca se precisou tanto de uma ação orquestrada da nossa igreja, da oração, porque é fato que nós estamos destruindo o nosso meio ambiente. Em se falando de Brasil, os horrores são muito grandes. Hoje, o índice de câncer é muito grande na nossa população, porque o interesse em se produzir é muito grande, e aí se libera agrotóxico à vontade: “Vamos envenenar nosso povo”. Mas por trás disso existe uma lógica de lucro; nós estamos perdendo.

Agora, neste minuto, quantas crianças nas nossas periferias estão sendo mortas? Quantas crianças estão matando? E posso dizer uma coisa aos meus irmãos e irmãs? O Estado perdeu essa briga, o Estado brasileiro, o Estado como um todo, perdeu essa briga; a briga pela vida, a briga pela educação, a briga pela disputa das nossas crianças.

Pasmem as irmãs e os irmãos: este mero deputado, um simples deputado - na verdade, estou deputado, um simples cidadão -, tem um projeto social no estado de São Paulo que o estado de São Paulo não tem um projeto do tamanho do que eu tenho para disputar as nossas crianças nas periferias das cidades.

É uma estratégia que eu uso: o futebol. No estado mais rico do nosso país, não tem um projeto do tamanho que esse rapaz, que está deputado agora, que amanhã pode não estar mais... Basta a minha esposa dizer “chega”; uma vez ela já falou isso para mim, “chega”, e eu era vereador e deixei de ser, eu tenho juízo.

E ela falou o seguinte: “É para escolher: é a família ou a política”. Porque quem faz a opção de fazer a diferença na política, quem faz a opção de pastorear, quem faz a opção de fazer capelania, de estar à frente de um círculo de orações; enfim, quem está a fim de ser salvo, de ser luz, não tem muitas... Às vezes, a paixão é tanta que a gente acaba prevaricando com a família.

Então, certa feita eu era vereador, eu saía da casa minha e a minha esposa e meu filho estavam dormindo. Na hora em que eu voltava, a minha esposa e meu filho estavam dormindo. Aí um dia ela falou: “Chega, você escolhe o que você quer”. Eu queria a ela, queria a minha família; e vai que uma hora ela vira para mim e fala isso de novo. Então, eu estou deputado, não é?

Mas quero dizer para vocês o seguinte: nessa disputa que o Estado deveria fazer, ele jogou a toalha, e não é de agora. Cada dia, na nossa periferia, a gente perde criança - eu não estou falando jovem e nem adolescente - para o tráfico e para a criminalidade. E aí você diz: “E o que o Estado tem feito para isso?”.

Nada, não tem um único projeto social em que a gente entre para disputar. E aí eu quero dizer o seguinte: da importância do nosso papel. A importância do Ide que todos temos feito aqui; eu estou falando com quem faz o Ide, da importância de nós orarmos. Acho que nós estamos orando pouco, irmã, eu acho que nós estamos orando pouco. E as portas do inferno não prevalecerão.

E eu quero dizer da nossa... Será que nós temos orado suficientemente? E eu queria trazer essa reflexão; é uma reflexão que eu tento fazer com aqueles que não são os nossos, mas que, confesso a vocês, não estão a fim de fazer essa reflexão.

Têm um bom discurso para ganhar as eleições, têm bons discursos para poderem estar na mídia e tal, mas a nossa prática é uma prática que é diferente da prática deste mundo. Essa é a nossa cultura, essa é a cultura cristã, a cultura de ganhar almas através das nossas ações, mas através dos nossos exemplos e através das nossas orações.

Eu tenho dois filhos, dois meninos; dois meninos não, dois homens. Tem um que já me deu, há uma semana, o segundo neto; e a gente continua chamando de criança, não é, pastora? E as esposas...

Eles já estavam convertidos, e as namoradas não eram evangélicas. E a minha esposa orou. Ela orou. Ela mal falou, ela orou. E hoje eu ganhei duas filhas que servem de manhã, de tarde e à noite ao nosso Deus, que servem a Jesus. E nós temos um milhão de exemplos. A oração cura, a oração muda, a oração faz chover, a oração faz parar de chover.

Então, meus irmãos e minhas irmãs, o que é essa semana da cultura gospel? Nós temos organizado, desde 2015, uma provocação à igreja, de que a gente saia das paredes e pratiquemos o Ide, mas mostrando através do nosso louvor, através do teatro, através da dança, das diversas expressões, do abraço, do amor. E a gente, durante uma semana, com aquelas igrejas que estejam dispostas a ir conosco, nós temos ido.

Temos ido para a rua, procurado naquele lugar que mais precisa; temos ido onde passa muita gente, às vezes num lugar em que não passa muita gente. Mas é fato que a gente tem usado essa semana para levar, aos irmãos e às irmãs, a cultura gospel.

Eu preferi, até como estratégia, usar o termo “cultura gospel”. “Por que vocês estão aqui?”. “Nós estamos trazendo o nosso louvor, trazendo a nossa expressão”. E temos feito isso, e muitas pessoas entregando a sua vida para Jesus, muitas pessoas desviadas voltando para o caminho.

E temos feito isso. Comecei em São Bernardo; a gente passou também a Diadema, Guarulhos, São Paulo, e estamos indo. Até onde Deus nos levar, nós vamos. Mas quero, desde já, fazer uma provocação, para que em 2020, se vocês toparem, a gente potencialize essa questão durante essa semana.

Que a gente possa de manhã estar num lugar, à tarde em outro, à noite em outro, fora daquela lógica que a igreja tem feito. Muitas igrejas saem e vão pregar em praça pública, mas a gente tem costurado isso durante uma semana. E quem sabe um dia a gente possa cobrir São Paulo na sua plenitude, no seu tamanho, as nossas cidades. Que a gente possa estar em todos os bairros.

Quem sabe um dia a gente possa estar em todos os municípios do nosso estado. E quem sabe é a vontade de Deus que a gente possa estar em todo o país, indo um pouco mais além do que nós temos ido.

Então, minhas irmãs e meus irmãos, que história é essa de cultura gospel? É essa lógica, não é? É uma lógica, também, de trazer dentro desta Casa, que muitas vezes tem feito o mal, praticado o mal. Toda a vez que a gente tira algo de alguém, toda a vez que eu deixo de fazer, de levar algo a quem deveríamos - estado - levar, eu tenho certeza que nós estamos fazendo o mal.

Vou dizer às minhas irmãs e aos meus irmãos: o dia em que a igreja souber a importância real da política, o que está por trás da política, a igreja vai se posicionar mais pesado.

Muitas vezes a gente tem algumas lideranças que levantam, que se alinham a João, a Manoel ou a Benedito; eu não estou aqui para partidarizar, e tampouco para ideologizar esse discurso, mas é fato que existe pobre porque a política não age.

Crianças estão se perdendo, minha irmã, porque políticos não agem. Todo mundo conhece os traficantes em todas as cidades. Todo mundo; e, dentre nós aqui, eu já vi vários policiais.

Todos nós sabemos quem trafica na cidade de Xiririca, mas a política não enfrenta. O Judiciário nosso não tem enfrentado, os nossos governantes não têm enfrentado. Quem decide se uma criança vai ter educação ou não é o político; quem decide se nós vamos construir casa para quem não tem casa ou não é o político.

O que a criança vai aprender na escola ou não - quem decide isso é o político. E quem elege os políticos somos nós, nós é que escolhemos, nós é que vamos votar. E quero finalizar dizendo o seguinte: eu tenho orado muito a Deus para tirar as escamas, porque nós crentes, nós cristãos, nós somos muitos, e nem sempre os nossos representantes têm dignificado a nossa fé, o nosso voto, a palavra de Deus.

Crente, na política, tem que ser luz, tem que ser sal, não pode ser mais um político. Crente, na política, não está aqui para agradar a João ou Manoel; é para agradar a Deus, e o que Deus quer está na Bíblia.

E, muitas vezes, um irmão nosso chega e ele se torna vereador do mundo. Está ali para fazer o que os outros fazem. Aí vira deputado estadual, e muitos de nós nos tornamos deputados do mundo; viramos prefeitos e governadores do mundo, presidentes, deputados e senadores. E aí nós, igreja, estamos elegendo muita gente.

O que o meu vereador fez? Eu votei, todos nós aqui votamos para vereador. O que os nossos vereadores fizeram? E os nossos deputados? E os nossos representantes? Por isso é que eu digo: o dia que... Até porque nós já somos muitos. Dados falam em 30%, mas eu tenho certeza de que somos mais entre os mais atuantes, aqueles que têm muitos de nós desviados, mas nós somos mais, que conhecemos a palavra. Podemos até não estar, mas somos muitos.

E o dia em que esse exército, o exército de Deus, o exército de Cristo, souber o que está dado, nós vamos fazer diferente. Nesse momento, o “Ide” que nós temos feito, a diferença que vocês têm feito...

Eu quero dizer só da gratidão. Eu tenho certeza de que se Jesus tivesse sentado no meu lugar, ele iria dizer para cada uma e cada um: “irmã Salvina, obrigado; pastor e pastora, obrigado; capelão, obrigado”. (Palmas.)

Estamos juntos, e vamos juntos construir uma sociedade muito melhor. Que o nome do nosso Senhor Jesus Cristo seja louvado, seja engrandecido. É para Ele, somente para Ele, que nós estamos aqui; é para Ele e somente para Ele que a gente vive.

Eu quero, em nome da Assembleia Legislativa, agradecer a todos vocês, a todas e todos vocês; pela vida de vocês, pelo sacerdócio de vocês e pela diferença que cada um de vocês tem feito nessa sociedade tão acabada, tão caída e tão triste.

Muito obrigado a cada uma e a cada um de vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - O senhor pulou a pastora Tânia. 

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu queria... Eu reclamei aqui com o meu pessoal, porque esqueceram de falar para mim o nome da camerata, da orquestra: é Camerata Excelsis. Muito obrigado a cada um de vocês, e uma nova salva de palmas a esses músicos, esses levitas que aqui estão. (Palmas.)

Eu tenho algumas formalidades da Casa, e a formalidade a gente tem que cumprir. Como a gente é crente, a gente não pode começar nada sem uma oração. Então, antes que a gente dê continuidade, eu queria passar a honra à minha pastora querida, Tânia, para que pudesse dirigir uma oração por todos nós.

 

A SRA. TÂNIA PAZ DE CARVALHO - Boa noite a todos, graça e paz. Antes da oração, eu gostaria de deixar só um versículo aqui, ou melhor, três versículos que eu acho que falam muito conosco através dessa semana da cultura gospel.

Está em Apocalipse 7, versículo 9 a 11: “Depois destas coisas, olhei e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas, e com palmas nas mãos”.

E clamavam com grande voz, dizendo: ‘Salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro’. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciões, e dos quatro animais, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, dizendo ‘Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus para todo o sempre. Amém’.” 

Que nós possamos fechar os nossos olhos e agradecer a Deus por este momento, em que nós levamos o nosso coração em agradecimento. Pai, mais uma vez nós te louvamos, Senhor, e te agradecemos por esta oportunidade de estarmos neste lugar, Senhor.

E nós não podemos deixar de ser gratos a ti, Pai, por mais este projeto que o Senhor tirou para trazer à terra, acreditando em nós, sacerdotes, chamados, eleitos e escolhidos por ti para fazer a diferença nessa terra. Nós te louvamos, Senhor, porque o Senhor encontrou graça, Pai, no nosso deputado Luiz Fernando, levantando esse projeto com esta ação, para que nós nos mobilizemos, Pai, para levar a tua palavra.

Pai, mais uma vez, nós somos gratos a ti, Senhor, por tudo o que o Senhor tem feito. Abençoa a cada um, Senhor, a cada sacerdote, pastor e pastora, ministros da tua palavra que estão neste lugar, Senhor.

Pai, abençoa grandemente, coloca anjos guerreiros neste lugar. E nós queremos te louvar, Senhor, porque o Senhor é benigno, o Senhor é soberano. Oh, Deus! Nós te louvamos, Sr. Jesus, e te agradecemos por esta oportunidade. E mais uma vez, Sr. Jesus, nós queremos nos prostrar diante de ti e declarar que tu és o nosso Deus, tu és o nosso Senhor, a quem cremos, a quem nos prostramos.

Nós te louvamos e te agradecemos mais uma vez, em nome de Jesus. Amém. Deus abençoe a cada um. 

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Podemos nos assentar. Para que a gente possa dar andamento, eu queria convidar para uma saudação o querido pastor Cícero Duarte.

  

O SR. CÍCERO DUARTE - Boa noite a todos. Nós nos sentimos muito felizes em estarmos aqui nesta noite. Eu quero parabenizar o nosso irmão, Luiz Fernando, por essa iniciativa desse projeto muito bonito. E traz aqui para nós uma responsabilidade muito grande. E, dessa responsabilidade, ele colocou algo aqui que me chamou a atenção, que é reconhecer essas pessoas que trabalham na obra de Deus. Talvez alguém diga: “Mas só uma semana de cultura gospel?”.

Não é só uma semana de cultura gospel, é o reconhecimento desses maestros que estão dentro das igrejas e que às vezes nós, os pastores, não reconhecemos; essas maestrinas que estão dentro das nossas igrejas, fazendo um trabalho excelente e às vezes não reconhecemos.

E Deus usou o senhor exatamente nesse projeto, para que se reconheça o trabalho. Eu quero aqui pedir permissão ao meu superior, pastor Sunem, ao meu comandante. Os homens, na Idade Média, quando eles queriam ser gratos ou corteses a algumas pessoas, eles tiravam o seu chapéu e faziam uma menção de cortesia. 

Eu não uso chapéu, mas eu quero aqui, de coração, agradecer a Deus pela vida do senhor, por esse projeto. Como eu fui ensinado em um regime militar, quero pedir permissão aqui aos meus superiores - eu sou subalterno ao major-tenente - para dar a minha melhor continência. (Pausa.)

Que Deus continue usando o senhor. Parabéns por essa iniciativa. Que Deus continue usando cada um dos senhores.

Deus abençoe. Muito obrigado. (Pausa.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Agradecendo ao pastor Cícero pelas palavras. Queria convidar agora a todos para assistirmos à apresentação da orquestra de câmara, com a regência do maestro Sezenando Coelho, que estará executando um hino para nós. Sr. Sezenando, o pessoal faz todo um roteiro, eu vou pulando, e eles vão me chamando a atenção, mas no fim dá tudo certo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Quero, mais uma vez, agradecer à Orquestra Camerata Excelsis; quero mais uma vez agradecer ao maestro Sezenando Coelho da Silva pela regência.

E queria deixar o pessoal um pouco mais doido, queria convidar a minha esposa querida, Cristiana, para que pudesse fazer também uma saudação.

 

A SRA. CRISTIANA BASILONE PAIVA TEIXEIRA FERREIRA - Boa noite a todos, eu quero saudar a igreja do Senhor, aqui representada, com a paz do Senhor. Eu quero só deixar uma palavra para vocês, como reflexão mesmo, para reforçar esse Ide do Senhor nas nossas vidas, porque aquele que está em Cristo já tem esse Ide queimando no nosso coração, arde no nosso coração. Então, só para reforçar mesmo.

“E disse-lhes, Jesus disse: ‘Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum.

E porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.’ Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. Ele, pois, saindo, pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam”.

Então, esse é o poder que está sobre as nossas vidas. A gente não é só uma cultura; nós somos a libertação, a libertação das pessoas. Então, quem não crê no Senhor vai ser condenado. Então, é muito sério esse “Ide” do Senhor.

Meu marido, queima no coração dele, arde no coração dele, servir a Deus. Então, essa semana é para glorificar o nosso Deus e para realmente arder no nosso coração esse ide do Senhor. Então, é essa palavra que eu queria deixar para vocês. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Queria convidar a todos agora para assistirmos a uma apresentação do grupo Família Oliveira.

Eu precisava de mais um microfone, está onde? Está aqui embaixo. 

 

O SR. - Boa noite. A paz do Senhor. Quero deixar uma palavra ao coração de todos os irmãos, que vai se encontrar lá no livro de Daniel, capítulo de número seis, versículo de número 27, que vai nos dizer assim: “Ele salva, livra e opera sinais e maravilhas, no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões”.

A Bíblia vai nos dizer aqui, irmãos, de um homem por nome de Daniel; a Bíblia vai nos dizer que naquela época havia três presidentes, e um desses presidentes era Daniel. E ali, qual era a missão desses três presidentes?

A missão deles era cuidar para que o rei não sofresse nenhum dano. E aqueles presidentes, aqueles príncipes, tinham uma inveja muito grande de Daniel e eles queriam procurar a ocasião e uma culpa, para que eles pudessem falar para o rei: “Oh, rei, Daniel lhe fez isso”.

Mas eles nunca achavam nada. Mas até que aqueles homens, um dia, tiveram uma ideia: eles chegaram até o rei, se apresentaram ao rei e falaram assim: “Rei, nós tivemos uma ideia: que tal o senhor fazer um decreto de que, durante esse tempo, ninguém mais poderá adorar outro Deus a não ser o senhor?”.

E aquele rei vai concordar e falar: “Então tudo bem”. E ele vai assinar aquele decreto. Só que aqueles homens vão olhar para aquele rei e vão dizer: “Mas, rei, tem um porém: quem adorar outro Deus vai ser lançado na cova dos leões”. E aquele rei vai concordar e vai assinar aquele decreto. E ali, quando aquele decreto vai chegar até as mãos de Daniel, Daniel não vai concordar com aquilo.

Só que a Bíblia vai nos relatar que, além dos hábitos que Daniel tinha, de cuidar de ser um dos presidentes, ele tinha também um hábito que a Bíblia vai nos relatar, que era de fazer uma oração três vezes ao dia. E, como ele fazia todos os dias, ele vai fazer essa oração.

Só que Daniel, quando está fazendo essa oração, ele não vai perceber que a janela do seu quarto estava aberta; e ali ele vai fazer aquela oração. Só que aqueles homens vão ver que Daniel estava orando e eles vão logo chegar até o rei e vão falar: “Olha, rei, tem um homem que está adorando a outro Deus”. E o rei vai perguntar: “mas quem é esse homem?”. E aqueles homens vão falar: “Esse homem é Daniel”.

E, logo, aquele rei vai ficar muito triste, porque ele gostava muito de Daniel. Mas, como ele já havia assinado e concordado com aquele decreto, então ele vai falar: “Então tudo bem, podem jogar Daniel na cova dos leões”. Mas, antes que Daniel fosse jogado, ele vai falar para o Daniel: “Eu espero que o seu Deus te livre”.

E vai passar ali aquela noite, e aquele rei, naquela noite, não vai conseguir dormir. Mas, quando vai amanhecer, a Bíblia vai nos dizer que aquele rei, já frustrado, sem esperança de Daniel estar ali dentro daquela cova com vida, vai gritar: “Daniel, Daniel”.

Só que a Bíblia vai nos dizer que aquele rei vai receber uma surpresa. Qual vai ser essa surpresa? Que Daniel vai responder: “Rei, eu não sofri nenhum dano, mas eu estou aqui”. (Palmas.)

O que eu quero te dizer aqui nesta noite com essa palavra? É que tem muitas pessoas que vão olhar para você e vão dizer: “Você não vai aguentar, você não vai conseguir”. Tem muitas pessoas que torcem para que o nosso ministério fique de pé e tem muitas pessoas que torcem para que nós possamos crescer cada vez mais. Crescer, assim, Deus fazer algo na nossa vida.

Mas tem muitas pessoas, também, que vão querer que nós... E esperando a nossa queda. Só que eu vim aqui nesta noite para te dizer que você não tem que esperar a opinião do mundo, porque o seu Deus, a última palavra vem da boca do seu Deus. Amém. Passe tudo o que você passar, não pare, prossiga, continue na presença do Senhor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. - A paz do Senhor, irmãos. Uma boa noite para todos. Agradecemos a oportunidade, em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Glória a Deus. As palmas louvam ao Senhor mais uma vez. (Palmas.) Quero, mais uma vez, agradecer a apresentação do grupo Família Oliveira.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Posicione-os aqui, chefe, para tirar uma foto com a Mesa.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu queria convidar agora a todos para que possamos assistir a uma apresentação do grupo teatral Sararte. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação teatral.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidar o grupo para se posicionar aqui na frente da Mesa, para que a gente possa fazer uma foto com a Mesa.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Quero saudar e agradecer a esse grupo teatral Sararte pela mensagem. O Espírito reina sobre a carne. (Palmas.)

Quero convidar agora, para que possamos ouvir um hino, o cantor Davi Novais.

 

O SR. DAVI NOVAIS - Saúdo os irmãos com a paz do Sr. Jesus. Amém. Uma boa noite a todos e salvação. Confesso que estou muito alegre de estar aqui cooperando com os irmãos nesta noite. Desde já, quero agradecer primeiramente a Deus por esta oportunidade, ao deputado Luiz Fernando.

Confesso que eu estou maravilhado por ver um homem tão temente a Deus e tão de Deus também. Nesta noite, eu sou muito grato a Deus por tudo o que Ele tem feito e por tudo o que Ele há de fazer.

Eu peço que você medite na letra deste louvor, porque, por mais difícil que esteja, eu tenho a certeza e a convicção de que iremos cantar um dia que valeu a pena. Por mais difícil, por mais pressão que esteja no dia a dia, eu tenho a certeza de que iremos chegar naquele grande dia lá no céu e olhar na face do nosso Sr. Jesus. E dizer que valeu a pena cada lágrima, cada choro, e cada luta. E eu quero que você cante comigo. 

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu queria agradecer, Davi Novais, e mais uma vez as palmas louvam o nosso Senhor. Eu queria, eu não sei se todos quando chegaram, assinaram a lista, até para a gente saber se você está aqui ou não, não é? É nós estaremos homenageando várias pessoas, quase todos aqui, senão todos, e assim, é muito importante a gente saber se você está aqui.

Nós vamos ouvir agora o José Floriano Souza de Oliveira, mas, antes, eu queria convidar a quem, eventualmente, não tenha passado para que a gente pudesse aqui, do lado direito, se identificar: “Olha, eu estou aqui, viu?”. Fazer uma foto com a gente aqui, querido. Eu queria convidar o José Floriano Souza de Oliveira, para entoar um hino conosco aqui.

 

O SR. JOSÉ FLORIANO SOUZA DE OLIVEIRA - Queridos, recebam a paz do Senhor. Amém. Estou muito feliz de estar aqui reunido com os irmãos. E eu estava ali sentado e deu uma palavra de Deus no meu coração, que está em Isaías, que diz: “O Senhor assentou em Sião uma pedra que está bem posta e firmada, pedra de esquina. Aquele que crê, não se apresse”.

Nós trocamos experiências, nós trocamos testemunhos, e tudo o que nós passamos comunica algo que nós vivemos. Esse louvor que eu vou cantar e é um louvor que Deus me deu em cima da bicicleta, e o Espírito Santo de Deus me visitou, tanto que eu quase capotei com a bicicleta vindo da academia.

Eu estava orando e Deus me deu esse louvor, e não desista, nós estamos vivendo os últimos dias da igreja na terra, onde nós somos muito cobrados e nenhum Espírito Santo nos cobre, ele nos convence.

O acusador da nossa alma é o nosso adversário. Por isso, enquanto há vida, abrace a oportunidade que o Espírito Santo de Deus dá para você de recomeçar, de se reencontrar com os seus propósitos.

Quero louvar a Deus por esse homem de Deus que acabei de conhecer, e agradecer a Deus pela sua iniciativa, e que o Senhor continue te abençoando. Que ninguém cale a sua voz.

E que através dessa oportunidade que o senhor está nos dando, que o senhor abra grandes portas e conscientize a todos a esperar o seu tempo, porque com certeza o seu tempo chegou. É um exemplo para nós de perseverança.

E o tempo de Deus vai chegar também na sua vida. Se você acredita nisso, diga glória a Deus.

Vamos louvar o Senhor com o santo de Israel. Amém. 

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ FLORIANO SOUZA DE OLIVEIRA - Agradeço a oportunidade, em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Quero agradecer ao cantor José Floriano Souza de Oliveira.

E ao som do violonista Anthony Ribeiro, acompanhado da pianista Giulliana Cestari, homenagearemos alguns irmãos e irmãs, que se dedicam a levar a palavra das sagradas escrituras aos mais diversos cantos do nosso estado; que se dedicam à difusão da cultura gospel através da entrega de um certificado de honra ao mérito.

Vamos tirar uma foto antes. Eu queria convidar a Cristiana para, junto conosco... está ali.

Para a gente estar homenageando a todos aqueles que o cerimonial vai chamando, que já possam estar se dirigindo para que a gente possa estar entregando o certificado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - O primeiro homenageado desta noite convidamos o maestro Sezenando Coelho da Silva, que receberá a homenagem das mãos do deputado Luiz Fernando e da Dona Cristiane. (Palmas.)

Convidamos para receber a sua homenagem o pastor e capelão da Unipas, Sunem Santos Praxedes. A próxima homenageada da noite é a reverendíssima pastora Tânia Paz, da Igreja Fluir das Águas. Já para se posicionar, o reverendíssimo pastor Anderson Pereira, também da Igreja Fluir das Águas.

Já para se posicionar, convidamos a capelã da Unipas, Abenira Paiva Leôncio. Para se posicionar, a próxima homenageada da noite, representando Eda, obreira da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira, Adina Carla de Jesus. A próxima homenageada, obreira da Igreja Luz do Caminho, Adriana Batista da Silva Menezes.

 Eu pedi uma licença aqui, deputado, quebrar um pouco o protocolo. Tem currículos aqui, estendidos da noite, eu vou pedir permissão ao plenário, ao deputado, para que a gente...

O senhor já fez uma belíssima introdução de tudo o que esse povo faz pelo ministério. Vou pedir para vocês a permissão para não ler os respectivos currículos, se vocês me permitirem, porque o deputado já fez o resumo geral da obra que vocês fazem no dia a dia.

Convidamos a capelã da Unipas, Alexandra Venâncio Martins. Para se posicionar, convidamos o capelão, também na Unipas, Amarildo Augusto de Oliveira. A próxima homenageada, capelã da Unipas, Ana Barbosa. A próxima homenageada, para ir se posicionando, Ana Kátia Silvia Martiniano, integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra.

O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira, Andrelino Manoel Silva. Vou ter que pular o próximo homenageado, senão a música para, vai ficar por último o Anthony Ribeiro, mas voltamos.

Olha, me perdoem pela pronúncia a seguir, hein? (Expressão em língua estrangeira.), capelão da Unipas e sua esposa, (Expressão em língua estrangeira.), capelã também da Unipas.

Para ir se posicionando, Chayene Alves Ferreira, Ministério Sara Nossa Terra, líder de célula; capelão da Unipas, Cícero Duarte da Silva Neto, que nos brindou com a saudação.

Para ir se posicionando, Cícero Junior Ferreira Leal, líder auxiliar da Jovem Igreja Ebenézer, no Jardim Ipê e sua esposa, Aline Soares Macedo Leal. (Pausa.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Perdão, pessoal, problema técnico aqui.

Capelão (Expressão em língua estrangeira.); (Expressão em língua estrangeira.); Chayene Alves Ferreira; Kleber Correia de Santi, pastor da Comunidade Cristã, e sua esposa Carla dos Santos de Santi.

Para ir se posicionando, convidamos a capelã da Unipas, Cristina da Silva Martins, e também o capelão da Unipas, Daniel Montezi dos Anjos. Para se posicionar, o cantor gospel Davi da Silva Novais. (Palmas.) Logo após o Davi, Derival Izídio de Freitas e Luciana de Jesus Carvalho Farias.

Para ir se posicionando, integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba, Diego Assis Santana dos Santos. Para ir se posicionando, convidamos da Unipas, Diego Ni Jun Kim e a esposa Min Ju Lee, capelã da Unipas.

Para se posicionar, Dilson Corrêa Vilela, capelão da Unipas. Convidamos para se posicionar, o evangelista da Assembleia de Deus - Granja Eliana, de Guarulhos,  Diogo de Almeida. (Palmas.)

Para ir se posicionando, em seguida, Divanete Ferreira Correia dos Santos e Giovane Ferreira dos Santos, pastor da Igreja Fluir das Águas. Para se posicionar, convidamos o obreiro da Igreja Assembleia de Deus, Donizete Antônio Alves, integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba; Edilson Silva dos Santos Júnior, da Assembleia de Deus, Ministério Santo André; Elias Severo e sua esposa Josi Severo. (Palmas.)

Para se posicionarem, eles que nos brindaram com as músicas iniciais, o violinista Anthony Ribeiro e Giulliana Cestari; Elise Dutra Sena, capelã da Unipas; Eliseu Quirino de Oliveira, cantor da Igreja Assembleia de Deus - Vila Fátima, de Guarulhos; o capelão (Expressão em língua estrangeira.), me perdoe pela pronúncia,  integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba, Erick Marcelino da Silva.

 Para se posicionar, pastor da Igreja Assembleia de Deus - Graça Eliana, em Guarulhos, Erinaldo Araujo Pinto; o maestro e professor de música gospel, Ezequias Vieira Reis, maestro no parque São Bernardo há muitos anos. (Palmas.)

Como eu falei no início, vou pedir licença para vocês para a dispensa do currículo, até pelo adiantado da hora, e a lista de homenageados não podemos deixar ninguém aqui de fora.

 Para se posicionar, convidamos a capelã da Unipas, Fernanda Forte; integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba, Fernando Henrique de Souza Lima.

Já sabe, para se posicionar em seguida, Flávio Costa de Oliveira, também integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba. (Pausa.)

Maestro da Assembleia de Deus - Ministério Belém, Diadema, Gabriel Santos, acompanhado da esposa e maestrina Laércia Dias Santos. Para se posicionar convidamos Germano Ribeiro de Menezes, pastor presidente da Igreja Luz no Caminho. Para se posicionar e receber a sua justa homenagem, o pastor e capelão Gerson Luiz Vieira.

 Convidamos, do Ministério Kadoshi, pastor Gerson Isidoro e a pastora Cristina Isidoro. Para se posicionar, convidamos o pastor Donizete Antônio, neste ato representando o reverendíssimo pastor Giovan Aprígio Diniz, da Igreja Assembleia de Deus - Dinamarca. (Palmas.); integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra, Gustavo Silva Ferreira.

Já vou pedir permissão aqui e desculpas pela pronúncia, da Unipas, (Expressão em língua estrangeira.), capelão e a sua esposa, e a integrante da Companhia de Teatro Sararte, Ministério Sara Nossa Terra, Iolanda dos Santos do Nascimento. (Palmas.) Convidamos também o pastor Iranilton de Jesus Nascimento.

Para se posicionar, o capelão da Unipas, Jailton José Macena Lopes. O próximo a se posicionar, capelão, também da Unipas, Jefferson Parron Queiroz; diácono na Igreja Luz do Caminho, Jefferson Batista Menezes; pastor na Igreja Assembleia de Deus, Ministério Belém, João Batista de Oliveira; obreiro na Igreja Pentecostal Amor de Jesus Cristo, João Caetano da Cunha. (Palmas.)

Da Igreja Cafarnaum, e membro da Associação de PMs de Cristo, neste ato representado pelo pastor Roberto Sebastião dos Santos, João Carlos Couto Sena; integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra, João Pedro. Pedimos para se posicionar o capelão da Unipas, José Roberto Gomes. Convidamos também o cantor gospel, José Floriano de Oliveira. (Palmas.)

Para se posicionar, convidamos a capelã da Unipas, Joyce Paola Rosa de Mattos; cantora na Igreja Luz do Caminho, Jucimara Batista de Menezes; capelã da Unipas, Kely Cristina Santana de Almeida; a bispa Kely Regina De Santi e o seu esposo, Ricardo Santos Souza.

 Para se posicionar, convidamos o integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba, Leandro Almeida Santos Oliveira; pastor na Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Santos, Jardim Piratininga, Leonardo Gomes de Souza Ferreira. (Palmas.) Para se posicionar, convidamos o pastor presidente, da Igreja Assembleia de Deus - Granja Eliana, Guarulhos, Lindonjonhson Monteiro Bezerra.

Para se posicionar a capelã da Unipas, Luceli Maria Pedro Oliveira; musicista do Ministério Família Oliveira, Luciana Oliveira. Para se posicionar em seguida, integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra, Luciene Silva Martiniano.

Para se posicionar, capelão da Unipas, Leile Carlos Moura Silva. (Palmas.). Convidamos o presidente da Comunidade Cristã e a Fé e sua esposa, Luiz Antônio de Santi e Sandra Regina Correia de Santi. Convidamos já para se posicionar em seguida, mais uma integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba, Márcio de Souza Andrade.

Para se posicionar, maestro da Assembleia de Deus - Santo Inácio, Milton de Paula Monteiro; capelão da Unipas, Nelson Martinelli; capelão da Unipas, Odair Borges e a sua esposa Sandra Borges.

Para se posicionar, convidamos o capelão da Unipas, Nivaldo Gomes dos Santos. (Palmas.) e o pastor presidente do Ministério Centro de Recuperação Eterna Morada, Odilon Soares Gonçalves. Convidamos a capelã Olinda Filomena, integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba, Orlando Benedito da Silva; pastor do Ministério Eterna Morada, Paulo Henrique Crispim dos Santos; pastor e capelão da Unipas, Paulo Henrique Martins; capelão da Unipas, Pedro Castro dos Prazeres; do Ministério Fluir das Águas, Mayara Oliveira Costa, que também representará neste ato o seu esposo, Thiago Oliveira Costa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos para se posicionar Wellington Matias Reis e Aparecida Carvalho Reis. Convidamos para se posicionar o capelão da Unipas, Renato dos Santos; mais um integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra, Roberta Teixeira Campos; capelão da Unipas, Roberto Pereira da Silva; cantor na Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira, Rodrigo Silva; capelão da Unipas, (Expressão em língua estrangeira.) e sua esposa (Expressão em língua estrangeira.), (Palmas.) e a capelã da Unipas, Rosângela Moreira Martinelli.

 Para se posicionar em seguida, Rosemary Oliver da Silva. Convidamos pastores da Igreja Assembleia de Deus - Barueri e do Ministério do Ipiranga, em São Paulo, Rubem Gonçalves Severo e missionária Daniele Severo, e o integrante do Ministério de Louvor e Grupo Sara Samba, Rubens Bezerra da Silva. (Palmas.)

A próxima entrega o Deputado fará aqui na mesa de Honra. É a irmã do Círculo de Oração e membro da Igreja Assembleia de Deus, Ministério de São Bernardo, Salvina Luiz da Silva. Para se posicionar ali na tribuna, convidamos as capelãs da Unipas, Sheila de Melo e Silene Adriana Toledo de Moraes. (Palmas.)

Olha, eu quero dizer para os homenageados, os que receberam e os que ainda vão receber os seus certificados, se tiver algum erro de grafia no certificado, alguma letra trocada, vocês podem procurar a nossa assessoria aqui à esquerda que será feita a devida retificação.

 Do Ministério Nação Que Clama, Sílvio Renato da Silva, acompanhado da esposa, Cristina Gonçalves Claro Silva e a missionária da Igreja Pentecostal Amor de Jesus Cristo, Rosilda da Rocha Cunha. Para se posicionar, mais um integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra, Tainara dos Santos Souza.

Para se posicionar, convidamos a capelã da Unipas, Tilza de Almeida Feliciano. Convidamos para se posicionar, Rosilda Ribeiro e o esposo, pastor Valdir Ribeiro.

 Para ser posicionar, convidamos mais uma integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra, Wellington Chavão. Para se posicionar, convidamos o capelão da Unipas, Williane Borges da Silva.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Da Igreja Batista, convidamos o pastor Roberto Dias dos Santos. Convidamos a pastora Luciene Gomes da Silva Reis, da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Brás.

Convidamos - ela que deu uma aula aqui hoje, pela idade, e foi um exemplo para tudo isso - a cantora mirim do Ministério Família Oliveira, Ana Carolina; a cantora mirim do Ministério Família Oliveira também, Maria Gabriela, e capelã da Unipas, Zilda de Cássia Ferreira Camacho.

Integrante da Companhia de Teatro Sararte, do Ministério Sara Nossa Terra, Ashley Obelinis Bertolino da Silva; da Companhia de Teatro Sararte, convidamos Viviane Bitencourt.

Para se posicionar logo em seguida à Viviane, Natália Vargas. Para se posicionar logo em seguida, Caroline Carmo; Sueli Vieira; Luana Pontes; Jéssica Silva Garreto e o pastor e capelão da Unipas, Boaz Forti.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos o pastor Nilton César e sua esposa.

E convidar neste momento a Orquestra Camerata Excelsis, para se reunir, que receberá um certificado simbólico das mãos do deputado Luiz Fernando Teixeira.

Depois será encaminhado a cada integrante, nominalmente, o seu referido certificado. Foi uma falha do cerimonial aqui e peço desculpas em nome da organização, pessoal. Pedimos para a dona Cristiane, esposa, acompanhar o deputado junto com a orquestra ali. A orquestra queira se posicionar, por favor. 

Deputado, peço escusas aqui, mais um minutinho, faltam três homenageados, uma falha do cerimonial. Já vou declinar, um minutinho só, por favor, já estamos caminhando para o final. Essas três homenagens apenas: Do Ministério Assembleia de Deus Vila Fátima, em Guarulhos, convidamos Mirian Isabel Rosa Silva e Geralda da Conceição Assis.

Pedimos que todos tomem seus respectivos lugares, para encaminharmos para os ajustes finais e regimentais da sessão. Em seguida, temos salgadinhos e refrigerantes para homenageá-los.

Novamente, se algum nome foi grafado errado, se alguém ficou sem ser nominado por este cerimonial, pedimos desculpas, e que se encaminhe aqui à nossa assessoria, que teremos o prazer em caminhar os respectivos certificados.

Muito obrigado.

Com a palavra, o nobre deputado Estadual Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Irmãos e irmãs, desculpa a demora, a delonga. Alguns certificados foram entregues sem o nome, porque ou veio grafado errado ou foram escritos de última hora. Uma falha normalmente nossa.

Então, quero dizer que todos aqueles que receberam, nós vamos estar corrigindo isso e encaminhando a cada um de vocês. Quero, mais uma vez, agradecer a presença de todos.

 Louvo ao nosso Deus pela vida de cada uma e cada um de vocês. Agradeço a orquestra, ao maestro, e a todos que estiveram conosco e aos cantores, ao teatro que estiveram conosco ajudando a fazer esse evento.

Queria agradecer aqui e, esgotado então objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade. Em nome do nosso Deus todo poderoso, nós encerramos a presente sessão.

E convidamos, tem um salgado do lado de fora, alguns refrigerantes e estão todos os convidados. Deus abençoe a cada um de vocês.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- É encerrada a sessão às 23 horas e 23 minutos.

 

* * *