http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

6 DE DEZEMBRO DE 2019

60ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS POLICIAIS VETERANOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO E AOS AMIGOS COLABORADORES COM A MEDALHA SÃO PAULO

 

Presidência: MAJOR MECCA

 

RESUMO

 

1 - MAJOR MECCA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - SÉRGIO MIRANDA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE MAJOR MECCA

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, em "Homenagem aos Policiais Veteranos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e aos Amigos Colaboradores com a Medalha São Paulo", por solicitação deste deputado. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - SÉRGIO MIRANDA

Mestre de cerimônias, solicita um minuto de silêncio em homenagem a heróis mortos em serviço, no cumprimento do dever. Informa exibição do clipe "Homenagem ao Veterano: Honra a quem tem honra".

 

5 - PRESIDENTE MAJOR MECCA

Critica o governador João Doria. Enaltece o valor dos veteranos da Polícia Militar.

 

6 - SÉRGIO MIRANDA

Mestre de cerimônias, faz breves relatos curriculares e anuncia a entrega de diplomas aos homenageados, os quais lista.

 

7 - PRESIDENTE MAJOR MECCA

Lembra manifestação realizada na Praça da Sé, em defesa dos policiais militares.

 

8 - WAGNER PEDRO DE OLIVEIRA

Sargento PM, a representar os veteranos homenageados, discorre acerca da presente sessão. Critica o governador João Doria. Menciona integração da categoria, em âmbito nacional.

 

9 - ANTÔNIO FIGUEIREDO SOBRINHO

Sargento PM, tece considerações a respeito de seu ingresso na Polícia Militar. Demonstra contentamento por ser policial militar. Discorre acerca da APMDFESP - Associação de Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo.

 

10 - JOSÉ EDUARDO BEXIGA

Coronel PM, discorre acerca da relevância da solenidade. Faz relato da atividade profissional de seu pai. Elogia os deputados Major Mecca e Tenente Nascimento.

 

11 - SOLANGE BENEDITA MARCOMINI GIMENEZ PEREIRA

Terceiro-sargento, mostra-se honrada por participar da solenidade. Menciona importância da Turma de 87, de policiais militares femininos. Destaca orgulho pelo exercício de sua profissão.

 

12 - TENENTE NASCIMENTO

Deputado estadual, elogia os profissionais homenageados. Enaltece o valor dos policiais militares femininos. Cita versículo bíblico. Defende a valorização salarial da categoria. Declama poesia.

 

13 - SÉRGIO MIRANDA

Mestre de cerimônias, anuncia apresentação musical de Cauê Santos, com a música "Soldado Ferido". Informa que o cantor aniversaria nesta data.

 

14 - TENENTE NASCIMENTO

Deputado estadual, afirma que o cantor Cauê Santos simboliza a nova geração brasileira.

 

15 - PRESIDENTE MAJOR MECCA

Anuncia a entrega de homenagem ao cantor Cauê Santos. Manifesta gratidão à Polícia Militar e a seu pai. Destaca valores da corporação. Justifica a iniciativa da solenidade. Clama pela valorização da categoria. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Major Mecca.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Muito bem, vamos pedir aos nossos convidados, homenageados, familiares, pessoas especiais que reservaram esta manhã de sexta-feira para participar desta solenidade tão importante para todos nós.

Gostaria que você pudesse buscar o seu lugar e confortavelmente ficasse, já, a partir de agora, para acompanhar o início dos trabalhos desta manhã aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Temos alguns lugares na nossa plateia, lá em cima, e temos alguns lugares aqui... Não, aqui já foram todos preenchidos. Que bom, sinal de que os nossos homenageados atenderam ao convite, à oportunidade de estarem aqui nesta manhã.

Senhoras e senhores, quero desejar um bom dia a todos vocês, e que sejam todos bem-vindos a esta Casa, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Casa de Leis do nosso estado, tão importante para a nossa sociedade, tão importante para todos nós.

Nesta manhã, nós queremos agradecer a Deus, porque ele está dando uma oportunidade muito especial para você. Você que é homenageado, você que representa a sua história, sua carreira, sua família, mas você também representa um grupo de veteranos e colegas, que talvez não estejam todos aqui, mas serão lembrados, serão homenageados por meio de você. 

E queremos agradecer a Deus por esta oportunidade. É mais um dia que ele está nos dando, e a gente acaba se esquecendo disso na correria do dia a dia. Já estamos agora agitados com o final de ano, os preparativos para o Natal, os preparativos para a passagem de ano, e a gente se esquece de que a gente não tem o controle do tempo; o tempo pertence a Deus. Ele nos permite viver mais um dia e nos permite ter esse encontro, encontro de amigos.

Precisamos agradecer a Ele e ser gratos pela saúde, porque graças a ela estamos aqui; ser gratos à família, porque é ela que nos sustenta; ser gratos a Deus, pelos caminhos que Ele tem feito você, principalmente você, homenageado, viver até aqui. Quanta história você tem para contar? Quantas experiências Deus permitiu que você vivenciasse?

E, nesta manhã, de uma forma simples, mas muito sincera, nós teremos esta oportunidade de estar destacando o seu trabalho, graças a Deus. Por isso, peço a vocês que façam uma salva de palmas em gratidão a Deus por mais este dia, por mais este trabalho. (Palmas.)

E, dando continuidade, quero lembrar a vocês que peguem os seus celulares. A gente não desgruda deles, não é? Nós estamos sendo fazendo uma selfie, fazendo uma foto. Vê se ele está no modo silencioso, pelo menos no modo silencioso. Porque assim ninguém vai te incomodar, e você talvez até deixa alguma coisa que tire a sua atenção deste ambiente, deste momento, dessa solenidade. Aí você fica mais tranquilo, e a gente agradece pela sua compreensão.

Estamos aqui hoje para fazer uma justa homenagem aos veteranos, eternos combatentes, e o seu nome homenageado foi lembrado. Por isso que você está aqui com a sua família, com alguns colegas, representando tanta gente boa que, nesta manhã, receberá também, direta e indiretamente, esta homenagem.

Quero fazer aqui a composição das Mesas do trabalho desta manhã, quero convidar que venham ocupar o seu lugar na Mesa solene as autoridades e personalidades que estarão nos ajudando na sequência dos trabalhos. O proponente da sessão é o nosso deputado estadual Major Mecca, que recebemos com aplausos. (Palmas.)

Temos o prazer de contar com a presença do deputado estadual Tenente Nascimento. (Palmas.) Virá também fazer parte dos trabalhos desta manhã tenente-coronel PM Gonzalez, do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. (Palmas.) Representando as mulheres, como é importante, vamos receber à Mesa a presença da terceiro-sargento, PM Marcomini. (Palmas.)

Convido a ocupar o lugar de destaque, também aqui, na Mesa solene, o sargento PM Figueiredo, presidente da Associação dos Policiais Militares Deficientes aqui do estado de São Paulo. (Palmas.) Bem-vindo, sargento.

Para finalizarmos a composição da Mesa solene, convido a presença do coronel PM Bexiga. É o pai de um dos nossos homenageados e tem aqui o prazer, também, de estar participando, testemunhando este momento. (Palmas.)

Muito bem, todos bem acomodados. Pois não, deputado. Vou convidar também o subtenente PM Paulo. É o pai do nosso homenageado também. Ele está conosco? Aqui está, essa simpatia que ouve os nossos aplausos. (Palmas.) E, por favor... Esses são os convidados do deputado estadual Major Mecca. Mais uma cadeira, por gentileza, aqui para a assessoria, para nós trazemos também.

São os detalhes de uma manhã especial. Todos vocês são especiais e são importantes. E daqui a pouco nós teremos um rápido momento de estarmos relatando, detalhando, o trabalho e o porquê de você estar aqui sendo homenageado.

Mas, de uma forma geral, o que vocês representam: o passado, a história, a força da Polícia Militar, que hoje é propagada como a polícia mais profissional e mais eficiente do nosso país. Isso é graças a essa história que vocês criaram, que vocês realizaram. Graças a vocês, temos esta oportunidade.

Passo agora, então peço a todos da Mesa solene que se assentem, fiquem à vontade, e passo a palavra ao proponente desta sessão, deputado estadual Major Mecca, que fará a abertura oficial.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Pessoal, um bom dia a todos, sejam todos muito bem-vindos à Assembleia Legislativa de São Paulo, a Casa do Povo. Sob a proteção de Deus, eu declaro abertos os trabalhos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Muito bem, chegou o momento especial, na nossa solenidade, de pedir a todos vocês que a condição física permitir que fiquem em pé.

Nós estaremos, agora, participando de um momento especial, acompanhados da segunda seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem como maestro, no comando, o primeiro-sargento PM Ferreira.

Estaremos cantando e ouvindo o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Convidamos a todos para que, ainda em pé, façamos um minuto de silêncio em homenagem aos heróis que morreram em serviço, no cumprimento do dever. Quantos nomes, talvez, venham à sua memória agora, e você poderá honrá-los.

Em respeito e homenagem a esses heróis, façamos um minuto de silêncio, e aproveitaremos também para fazer orações, emanando boas energias em respeito às suas famílias e entes queridos.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Cada nome, cada imagem que passou pela sua mente nesta manhã estará também sendo homenageado. Podem sentar.

Na sequência, quero agradecer, em nome do deputado estadual Major Mecca, a presença do capitão França neste ato, representando o general de Exército, Sr. Marcos Antônio Amaro dos Santos, comandante militar do Sudeste.

Também está conosco, e fazemos questão de agradecer a sua presença, o Sr. Soldado PM Antônio Figueiredo Sobrinho, da Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo, que está compondo a Mesa conosco.

Também registramos, e agradecemos a presença, do major PM André Diniz de Oliveira, representando o 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, e o seu comandante, tenente-coronel Cepeda.

Está conosco, e agradecemos a presença, tenente-coronel Marcelo Gonzalez Marques, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, também compondo a nossa Mesa. E ainda registramos, e agradecemos a presença, do guarda civil metropolitano, primeira classe, Sr. Lindomar, neste ato representando o secretário de Segurança do município de Suzano.

Obrigado a todos vocês. Outros nomes poderão chegar ao nosso conhecimento, e teremos o prazer de anunciar. Temos aqui, na sequência, um material, um vídeo, que foi especialmente preparado para trazer um pouco mais de informação e do porquê de estarmos aqui nesta manhã. Homenagem ao veterano: “Honra a quem tem honra”. Vamos assistir?

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Parabéns a todos os nossos heróis. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Policial militar, o único profissional que jura dar a própria vida por alguém que nem conhece. Parabéns a todos vocês, parabéns à equipe do deputado estadual Major Mecca, em nome do coronel Araújo, pela produção e criação desse vídeo.

Quero registrar a presença do Sr. Ronaldo Carlos, que está como diretor de comunicação social da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar Estado de São Paulo, neste ato representando o seu presidente, cabo PM Wilson de Oliveira Moraes.

Chegou o momento de estarmos dando destaque, um pouco mais de destaque, a cada um dos nossos veteranos que estarão sendo homenageados. Continuaremos com esta homenagem que, se terminasse aqui, já teria o seu valor, mas nós queremos, agora, trazer aqui à frente, nesta Casa tão importante para o nosso Estado, a sua presença.

Você ficará perfilado, de frente para a plateia. Nós vamos trazer o seu nome e rápidas informações; o tempo não nos permite trazer tantas informações importantes que você carrega na sua história.

Mas vamos fazer aqui uma rápida apresentação. Vocês ficarão perfilados e, na sequência, eu vou convidar o deputado estadual Major Mecca e seus convidados, autoridades à Mesa, que estarão fazendo esta simples, mas muito sincera e importante homenagem a cada um de vocês.

Vamos começar trazendo aqui, e a gente combina assim: eu convido, você vem, e aí estaremos posicionando vocês aqui de frente, de costas para a plataforma, e de frente para a plateia. Está bom?

Vou convidar a ele, que ingressou na força pública do estado de São Paulo em 1963, 56 anos atrás. Com o início da Revolução, esteve em uma trincheira, ladeado com o soldado Darín; em mãos, uma metralhadora antiaérea em frente ao QG.

Quando a guerra acabou, em 65, foi para o 12º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Em 67, como cabo, foi para área de comunicação, viajou por todo o estado de São Paulo implantando as rádios Motorola de última geração, à época, que era o P3.

E assim nós temos tantas outras informações dele, mas eu quero convidá-lo para vir aqui à frente, receber já os primeiros aplausos: segundo-tenente Paulo Bexiga. (Palmas.)

Virá também ocupar um lugar ele, que ingressou na Guarda Civil em 1965, trabalhou no 2º Batalhão de Trânsito, quando a Guarda Civil unificou com a força pública, tornando-se Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Já como Polícia Militar, em 1970, trabalhou no trânsito; também trabalhou na escolta de detentos do manicômio judiciário até 1989. Aposentou no excepcional comportamento, sem nunca ter recebido uma repreensão verbal sequer. Isso diz-se que vale ouro, não é?

Hoje, aos seus 81 anos, 11 meses e dez dias, ainda tem orgulho de ter envergado a gloriosa farda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Estou falando do primeiro-sargento PM João Jacomo Ferrigno. (Palmas.) Prazer em tê-lo aqui.

Em seguida, quero convidar a ele, que vai estar também se posicionando aqui à frente, primeiro-sargento PM Nelson Daniele, força pública 1967, admitido em 23 de maio, onde desempenhou diversas funções, tais como o posto policial do Jardim Nordeste, radiopatrulha, patrulha escolar, estafeta, conferência de ocorrências. (Palmas.)

Em 1987, fez o curso de cabos e, em 1988, o curso de sargentos. Em 90, foi promovido a segundo-sargento PM, tendo reformado em 1994, sendo promovido então a primeiro-sargento PM. Aqui está ele conosco, e é um prazer também recebê-lo.

Próximo homenageado, deputado estadual Major Mecca, quero convidá-los a aplaudir: terceiro-sargento PM Solange Benedita Marcomini Gimenez Pereira é o nome completo dela. (Palmas.) E aí eu peço licença para a gente fazer aqui um registro importante.

Em 12 de maio de 55, instituiu-se, na Guarda Civil de São Paulo, o corpo de policiamento especial feminino. Estava criada assim a primeira polícia feminina do Brasil, pioneira também na América Latina, sendo-lhe atribuídas as lições que melhor se ajustavam ao trabalho feminino, conforme as necessidades sociais da época, a proteção de mulheres e jovens.

Dentre as 50 candidatas, 12 foram selecionadas para a escola de polícia, para um curso intensivo de 180 dias. As 12 mulheres escolhidas, e sua comandante, foram chamadas de “as 13 mais corajosas de 55”. Aqui está ela representando esse grupo, terceiro-sargento PM Solange Benedita Marcomini, que ingressou em 1987, atual curso de formação de aperfeiçoamento de praças.

Turma de soldados femininos de 87, uma turma revolucionária, que foi a primeira turma com mais de 300 alunas, as primeiras a usarem como uniforme calças compridas, a poderem fumar dentro do quartel, e a única turma de soldado que teve baile de formatura. Está aí o destaque; obrigado pela sua presença também.

Em seguida, virá fazer parte desse grupo de homenageados o segundo-tenente PM Márcio de Souza Duque, que recebe também os nossos aplausos. (Palmas.) Ingressou na corporação em 1986, na escola de soldados em Araçatuba, trabalhou em diversas unidades da Polícia Militar, tendo como destaque o 12º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Ele é da coordenadoria operacional da Polícia Militar. Participou da criação do roteiro de atendimento do disque-denúncia. Com o aprovo do chefe do Copom, desenvolveu o treinamento e, pelo seu desempenho e capacitação técnica, operacional e zelo com o treinamento, foi convidado a servir na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, como profissional de qualificação do disque-denúncia.

Em seguida, também fará parte desse grupo de homenageados o primeiro-sargento PM Orlando Marques Rodrigues. (Palmas.) Ingressou na Polícia Militar em 1982, servindo no policiamento de área do 12º Batalhão. Posteriormente, foi convidado a trabalhar no quartel do comando geral da Polícia Militar, sendo então transferido para o grupamento de rádio, patrulhamento aéreo da Polícia Militar, João Negrão.

Hoje, comanda a aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Teve uma atuação em diversas missões, tais como resgate aeromédico, remoção aeromédica e policiamento ostensivo.

Virá também fazer parte deste grupo o segundo-tenente PM Irineu Gimenes Pereira, representando os veteranos de Pirituba, eternos piritubanos. (Palmas.) Formado no 2º Batalhão de Choque, de onde se originou a Escola Superior de Soldados, pertenceu ao primeiro efetivo destacado para a criação deste.

Atuou também ministrando aulas de policiamento em praças desportivas, CDC, e também contra a guerrilha rural e urbana, entre outras. Obrigado pela sua presença.

Virá também fazer parte deste grupo de homenageados e ouvir os nossos aplausos o tenente-coronel PM Elias Batista do Nascimento. (Palmas.) Ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo em 84, após se formar soldado PM.

Foi classificado no 19º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, serviu no CPI 3 - Ribeirão Preto - como sargento músico de 88 até 1995, quando, mediante concurso para oficiais músicos, foi promovido ao posto de segundo-tenente músico.

Atualmente, ele é maestro da banda de veteranos que tem sido destaque nas manifestações e eventos envolvendo militares e veteranos. Obrigado pela presença, maestro.

Virá também fazer parte deste grupo o terceiro-sargento PM Gilson José da Cruz. (Palmas.) Fez escola em 1982. Ao término, foi classificado no 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, retornando ao 1º Batalhão de Choque em dezembro de 83. Na Rota, trabalhou na primeira companhia noturna, terceira companhia vespertina, dois anos no serviço de inteligência e, no centro de comando e controle, encerrou o seu ciclo, em abril de 2012.

Finalizando os homenageados deste grupo, quero trazer à frente, e vamos aplaudir, terceiro-sargento PM Jorge Luiz Cano. (Palmas.) Ingressou na Polícia Militar em 1977, na cidade de Marília, no 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Concluiu o curso em 1988, na escola de soldado da cidade de Ourinhos, São Paulo, tendo classificação no ano de 78. E, no surgimento do CPTRAN, quando foi transferido para o 4º Batalhão de Trânsito, trabalhando na primeira companhia, Freguesia do Ó.

Aí está, deputado Major Mecca, o primeiro grupo de agraciados, de homenageados. E eu convido o senhor e seus convidados a descerem aqui e buscarem o merecido certificado que o senhor estará entregando a eles.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Pessoal, quebrando um pouco o protocolo, não posso deixar de anunciar a presença ilustre do soldado Cauê, que chegou aqui para homenagear os veteranos. (Palmas.)

E daqui a pouco nós vamos ouvir aqui a homenagem que ele vai fazer para todos os senhores, viu? Vamos descer lá para fazer a nossa homenagem?

Pessoal, o deputado Tenente Nascimento está lembrando que o Cauê cantou o hino nacional na convenção, junto com o presidente Jair Bolsonaro – é ou não é, Cauê? Vamos descer lá homenagear os antigos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Virá, então, o deputado estadual Tenente Nascimento, o deputado Major Mecca; virá também o terceiro-sargento, que já está aqui à frente.

Ela será homenageada, na verdade. Coronel PM Bexiga e também o Paulo Bexiga estarão nos ajudando. O sargento PM Figueiredo também estará nos ajudando. Enquanto o deputado estadual Major Mecca entrega essas homenagens, estaremos sendo acompanhados da segunda seção da Banda da Polícia Militar Estado de São Paulo.

A palavra é com o senhor, primeiro-sargento Ferreira.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Os familiares que quiserem se aproximar, para registrar essa imagem oficial dos nossos homenageados, fiquem à vontade. E vamos agora, com ele já tendo recebido o certificado, a homenagem, o deputado Estadual Major Mecca, tendo recebido o cumprimento das autoridades presentes, chegou o momento da foto oficial.

Mas também e mais uma vez aplaudirmos cada uma dessas pessoas, profissionais, que estão aqui representando o grupo de veteranos, mas também representam a sua história nesta manhã. Parabéns aos nossos veteranos. (Palmas.)

Deputado, eu gostaria que todos permanecessem perfilados. Deputado Major Mecca, gostaria que todos permanecessem como estão e eu vou pedir para a sargento Marcomini que dê um passo para a frente, por gentileza.

Sobre a sargento Marcomini, temos uma consideração especial a fazer: seu pai está aqui conosco, o Sr. Osvair. Cadê o Sr. Osvair? Ali em pé; pode chegar, vem aqui do lado dela. O pai dele, do seu Osvair, avô da sargento Marcomini, merece a nossa lembrança.

Ele foi militar estadual paulista, guarda civil, antes de termos a Polícia Militar. Durante a Segunda Guerra Mundial, isso em 1942, um grupo de 70 militares da força paulista embarcou para a Europa, na Itália; nossos militares integraram o contingente das forças aliadas que viriam a derrotar as tropas nazifascistas.

Ele foi ferido por estilhaços de granada, sobreviveu e tornou-se herói; deixou-nos em 1995 para juntar-se aos irmãos tombados no combate e ingressar na imortalidade. Sr. Domingos Marcomini, receba a nossa continência, e vamos todos nós aplaudi-lo. (Palmas.)

Histórias impressionantes, histórias reais, histórias que estão vivas por meio destas personalidades que, nesta manhã, vieram à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo receberem esta homenagem do deputado estadual Major Mecca.

Muito bem, e aí é bacana de ver as lágrimas que coroam este momento; bacana. Mais uma vez, quero parabenizar a todos os nossos homenageados deste grupo; vamos aplaudi-los, que nunca é demais, isso. (Palmas.)

Quero convidar os nossos homenageados a retornar para o seu lugar de origem. Vou pedir às autoridades, e ao deputado estadual Major Mecca, que fiquem aqui ao lado, porque nós temos mais pessoas importantes. Você pode retornar; isso, fica aqui do lado conosco.

E vamos formar mais um grupo de homenageados, que merecem também o destaque. Quero convidar o segundo-tenente PM Antonio Mangaba. Por gentileza, venha à frente se posicionar. (Palmas.) Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 26 de setembro de 1983.

O veterano possui láurea de mérito pessoal em primeiro grau, medalha valor militar grau bronze, e mais de 250 elogios individuais consignados em seu assentamento. Bacana de vê-lo aí representando o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar.

Virá também fazer parte deste grupo o terceiro-sargento PM Mário Antônio Pires Moro. (Palmas.) O bombeiro Moro trabalhou na Polícia Militar Estado de São Paulo de 1987 até 2011, serviu em várias unidades do interior e capital, onde participou de diversas ocorrências de vulto, fatos marcantes que traz na memória, como a queda do avião da TAM, o apoio na ocorrência em Santa Catarina.

Mas a que mais marcou sua carreira foi o desastre que abalou não só São Paulo, mas o Brasil todo. Foi quando o acidente da cratera do metrô Estação Pinheiros, Linha Amarela, aconteceu em 2007. Bem-vindos a este grupo de homenageados.

Quero convidar também o segundo-tenente PM Sérgio de Lima Tezinho; está aqui conosco. (Palmas.) Ele representa a Família Veteranos do Copom, juntamente com o tenente Duque e o sargento Ismael, que o ajudam na união do grupo, que foi criado em 2015.

Entrou na corporação em 87, onde trabalhou em diversas unidades operacionais, como o tático do 9º Batalhão, 18º Batalhão, policiamento de choque, policiamento de trânsito e assim por diante. Uma história muito bonita. Encerrou a sua carreira com o sentido de missão cumprida, levando em seu currículo vários elogios e a láurea de mérito pessoal em segundo grau.

Também estaremos trazendo, para participar... E quero fazer uma observação referente ao Copom: é o Centro de Operações da Polícia Militar Estado de São Paulo, que é o quinto maior centro de emergência do mundo e o maior da América Latina.

Na sequência, traremos para homenagear neste grupo o terceiro-sargento Marcos Ribeiro de Vasconcelos. (Palmas.) Trabalhou na Polícia Militar de 87 a 2017, serviu em diversas unidades, atendendo diversos tipos de ocorrência, mas a que mais marcou a sua história foi o incêndio em um albergue, na região da Luz, onde fez respiração cardiopulmonar em uma criança sufocada pela fumaça.

E pode orgulhar-se de ter retirado nove pessoas com vida dessa ocorrência, num incêndio de grande proporção. Ele possui diversos elogios em seu currículo e láureas de quinto, quarto e terceiro graus. Muito bacana também tê-lo aqui neste grupo.

Virá em seguida ouvir os nossos aplausos e receber a sua homenagem o terceiro-sargento PM José Luiz Pereira Leite. (Palmas.) Ingressou na Polícia Militar em 88, serviu somente no 10º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, até o ano de 2016.

Durante sua carreira, realizou diversos tipos de ocorrências, salvando vidas e prendendo infratores da sociedade, acumulando diversas medalhas e inúmeros elogios. Deixa uma observação aqui, deputado estadual Major Mecca. Até ontem ele estava internado. Saiu do hospital e veio participar da homenagem.

Obrigado pela sua presença, sargento. (Palmas.)

Virá fazer parte deste grupo o primeiro-sargento PM Éder Lázaro Costa. (Palmas.) Como representante dos veteranos do CPAM 2, o sargento Éder fez escola no próprio CPA em 1987 e trabalhou por vários anos no 12º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Ao ser promovido a sargento, trabalhou no 22º batalhão, retornando então à sua unidade de origem, 12º, onde acredita que encerrou com chave de ouro, atendeu diversas ocorrências que, a seu ver, foram todas importantes aos olhos da pessoa que estava necessitando da ajuda da Polícia Militar. Parabéns.

Também virá fazer parte deste grupo de homenageados o segundo-sargento PM Wagner Pedro de Oliveira, representando o grupo de veteranos do 9º Batalhão e zona norte, mais o Grupo Força Pública e Legião de Idealistas. (Palmas.)

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1976, promovido a cabo por concurso em 95 e promovido a sargento por concurso em 2004. O 9º Batalhão de Polícia Militar foi a unidade onde mais contribuiu, por estar sempre lutando pelos ideais dos militares. Foi homenageado em 2008, no Rio Grande do Sul, por defender PMs e bombeiros militares. Parabéns pela sua história e pela sua carreira.

Virá também ser homenageado pelo deputado Major Mecca o terceiro-sargento PM Antônio Carlos Teixeira de Souza. (Palmas.) Fez escola da PM em Araraquara, em 1981.

Em janeiro de 82, designado para o 14º Batalhão, depois 18º, depois 9º, depois 5º, 43º, onde encerrou a carreira, em 2007, como terceiro-sargento. Apesar de ter encerrado a carreira no 43º Batalhão, considera-se veterano do 18º Batalhão.

Na ocorrência de destaque, todos os envolvidos foram agraciados com a láurea de primeiro grau: uma ocorrência, onde ladrões invadiram uma residência, na Freguesia do Ó, e fizeram um rapaz de escudo humano. Houve intenso tiroteio, dois policiais feridos, três infratores da lei mortos, um detido e um atuado em flagrante; a vítima ilesa. Parabéns, sargento Antônio Carlos Teixeira Souza. (Palmas.)

Convido a vir se posicionar em lugar de destaque o segundo-tenente PM Sérgio Alex Simões de Oliveira. (Palmas.) Admitido em julho de 94, classificado para o 1º Batalhão de Choque em julho de 2001; foi promovido a cabo.

Em agosto de 2004, passou a frequentar o curso de formação de sargentos, sendo após classificados para o 29º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Foi promovido a segundo-sargento em 2010 e a primeiro-sargento em 2014, quando passou a integrar o efetivo do CPA M4.

O veterano possui láurea de mérito pessoal em segundo grau, medalha valor militar grau prata e 113 elogios individuais consignados em seu assentamento. Parabéns. (Palmas.) Muito bem, os aplausos sempre são bem-vindos.

Finalizando este grupo, deputado Major Mecca, virá o terceiro-sargento PM Cosmo Alves Paulino. (Palmas.) Ingressou na escola de soldados do Comando de Policiamento de Trânsito, sendo classificado, posteriormente, para a 6ª Companhia do 2º Batalhão de Trânsito, onde permaneceu até 2001, quando foi transferido para o 29º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, no qual teve a oportunidade de se tornar cabo e sair honrosamente como terceiro-sargento. Parabéns, então, ao terceiro-sargento Cosmo.

E agora convido o deputado estadual Major Mecca, e seus convidados, autoridades presentes, a entregar esta homenagem aos nossos veteranos, enquanto ouvimos aqui a Segunda Seção da Banda.

Obrigado.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Muito bem. Eles estão acabando de receber os cumprimentos. E eu vou pedir que, se ainda não veio e se quiser vir, algum acompanhante, algum familiar, fique à vontade, porque vamos juntar o grupo para fazer a foto oficial. Por gentileza, homenageados: veteranos de frente para a plateia.

Vamos ter a foto oficial de todos vocês, registrando, congelando este momento para ser revivido muitas e muitas vezes no futuro. E parabéns, mais uma vez, a cada um de vocês.

Muito bem, com eles já preparados para a foto oficial, chegou o momento também de mais uma vez aplaudirmos o grupo inteiro. (Palmas.) Parabéns a todos os veteranos que estão aqui à nossa frente, com os seus cabelos brancos, alguns com mais, outros com menos cabelos, mas todos eles com muita história bonita, para ser contada e relembrada. Parabéns.

Olha lá, juntando mais para a foto oficial, segundo a Patrícia, caprichando no sorriso. A foto vai “bombar” no “Face” - não é, Ivan?

Tem um fotógrafo muito bom aqui. Cabem mais aplausos? Cabe. (Pausa.) Enquanto eles retornam para os seus lugares de origem, vamos aplaudir cada um deles.

Muito bom, quero pedir então que retornem aos seus lugares, porque nós vamos, na sequência, formar mais um grupo de veteranos, de heróis, eternos combatentes que também estarão sendo homenageados pelo deputado estadual Major Mecca. Vamos lá então?

Obrigado pela participação de vocês. Obrigado Cosmo, obrigado pela presença. Vamos lá, recebendo então mais um grupo de homenageados, deputado Mecca.

Vamos receber, nesse instante, o subtenente PM Alexandre Borges de Souza. Está conosco? Sim. (Palmas.) Admitido em fevereiro de 93, classificado no 3º Batalhão, promovido a cabo em 96. Em 2001, classificado no 2º Batalhão Dois de Ouro.

Conquistou todas as medalhas de mérito pessoal, chegando a primeiro grau. Frequentou o curso superior de sargento, passando pela força tática Dois de Ouro, início da formação para o 4º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E aposentado em 2017, como subtenente. Obrigado pela presença.

Em seguida, virá fazer parte deste grupo o segundo-tenente PM Paulo Sérgio Gallardo. (Palmas.) Está conosco? Formado em Taubaté, 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, classificado no 4º |Batalhão.

Trabalhou na radiopatrulha, na patrulha tático-móvel, na função de RS, depois CGP, que é o comando. E aí, em seguida, em 2003, promovido a segundo-tenente, sempre na atividade fim: policiamento. Em 2018, por problemas de saúde, foi amputada a perna direita.

Mas, já recuperado e protetizado, agora está tudo tranquilo e tocando a sua história. Ano passado, desfilou no Sete de Setembro em cadeira de rodas, bem como nos eventos do 4º Batalhão de Polícia Militar, onde sempre está revendo os amigos.

É presidente do grêmio recreativo e está sempre promovendo o encontro dos amigos, dos veteranos. Parabéns pela sua presença neste grupo.

Em seguida, vamos receber e aplaudir o terceiro-sargento PM Rogério Praxedes Marcolino. (Palmas.) Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 83, 7º Batalhão de Polícia Militar do interior, em Sorocaba.

Empossado no 11º Batalhão, depois no 16º, onde trabalhou na radiopatrulha e no tático móvel; posteriormente, no tático oeste, pelo CPA M5. Traz na lembrança várias ocorrências de flagrantes de roubo e a estabelecimentos comerciais, a residências, roubos de veículos e motocicletas, onde a maioria com indivíduos presos e materiais recuperados, além de diversos confrontos com marginais.

Mas orgulha-se de ter realizado alguns partos, trazendo ao mundo vidas que o presentearam com a medalha de quinto grau. A ocorrência de vítimas... E hoje é cadeirante. Ele esteve em horário de folga, onde foi reconhecido como policial militar e não teve como ser omitido.

Numa batalha de um intenso tiroteio, foi atingido. Mas, graças a Deus, em meio a esse tiroteio, ainda conseguiu tirar várias crianças da linha de tiro. Policial militar é isso, e aqui está diante de nós o terceiro-sargento PM Rogério Praxedes Marcolino, que tem essa história bonita para ser relembrada nesta manhã. (Palmas.)

Virá também fazer parte deste grupo de homenageados, e ouvir os nossos aplausos, o subtenente José Adamantino Nascimento. (Palmas.) Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 73, no 16º Batalhão de Polícia Militar; trabalhou no Coer, Canil, trabalhou também no Choque, no 15º, 31º Batalhão.

Traz na memória excelentes recordações de ocorrências atendidas. E, na bagagem de sua trajetória, láureas de mérito pessoal e diversos elogios. Encerrou sua carreira no 31º Batalhão, com um sentimento de missão cumprida quando, na inatividade, aceitou o convite para ocupar o cargo de confiança na prefeitura de Arujá, como diretor de trânsito municipal.

Virá também fazer parte deste grupo de homenageados o segundo-tenente PM Eduardo Ribeiro de Jesus. (Palmas.) Entrou na Polícia Militar em janeiro de 1990, encerrou a sua carreira em 2019.

Trabalhou na patrulha tático móvel, no 25º Batalhão, até agosto de 98. Participou da fundação da força tática do 25º Batalhão. Em agosto de 98, foi para o 1º Batalhão, onde exerceu funções na força tática na zona sul, onde participou de várias ocorrências de vulto.

Tem mais de 180 elogios na sua folha, medalha de mérito pessoal, em primeiro grau, encerrando a carreira no 25º Batalhão.

Virá também fazer parte deste grupo de homenageados o terceiro-sargento PM Geraldo Ferreira dos Santos. (Palmas.) Eu recebi a informação de que parece que ele não conseguiu chegar, por algumas dificuldades, mas receberá a homenagem, depois, do deputado.

Convido o subtenente PM Geraldo Magela Luiz Ferreira. (Palmas.) Ingressou na corporação em 19 de dezembro de 1986, na cidade de Bauru, onde trabalhou no 22º Batalhão; no antigo Batalhão de Guarda, no presídio Carandiru, também no 25º Batalhão.

E em 2011, formado como sargento, serviu no 50º Batalhão, trazendo na bagagem diversas ocorrências de destaque, como libertação de cativos em sequestros, vários flagrantes e criminosos detidos, armas e drogas em grande quantidade apreendidas.

Mas também muitos elogios e medalhas de láurea, terminando a carreira no 22º Batalhão. Virá também fazer parte dos homenageados aqui deste grupo o segundo-tenente PM Nelson José de Brito. (Palmas.)

Na Polícia Militar do Estado de São Paulo, de 83 a 2017, foram 34 anos, cinco meses e nove dias na rua pela zona sul, apenas nas duas unidades, que são o 1º e o 37º Batalhão, com várias missões cumpridas, elogios, láureas, e outras condecorações.

Dentre elas, a condecoração maior da Polícia do Estado de São Paulo: a medalha Brigadeiro Tobias. Das ocorrências mais marcantes, pode destacar três delas pelo Jardim Ângela.

Uma ocorrência de sequestro, com meliante morto e vítima ilesa no cativeiro; outra ocorrência de destaque foi a apreensão de uma tonelada e meia de maconha; e a terceira, que foram 290 tijolos de maconha em dois veículos, duas pistolas .99, munições e dois presos em flagrante. Um pouquinho do trabalho do segundo-tenente PM, Nelson José de Brito.

Virá também ouvir os nossos aplausos o terceiro-sargento PM Marcelo Ferreira dos Santos. (Palmas.) O sargento Marcelo trabalhou na Polícia Militar do Estado de São Paulo de 89...

Por longo período, trabalhou na região de Parelheiros, no policiamento de rua. Por sua postura e perfil, em 2011 foi convidado a participar do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Realizou diversos cursos na área, inclusive com especialização em direito penal pelo Direito.

Ao longo da carreira, apreendeu cerca de 53 armas, fez dois partos, foi agraciado com as láureas de quinto, quarto, terceiro e segundo grau. Idealizador de alguns projetos envolvendo crianças e filhos de policiais militares. Parabéns, então, ao sargento Marcelo Ferreira dos Santos.

Finalizando a composição deste grupo de homenageados, estaremos aplaudindo o terceiro-sargento PM Adilson Rosa Martins. (Palmas.) Entrou na Polícia Militar em 1982, fez escola de soldado em Sorocaba e foi destacado para o 8º Batalhão, onde ficou até reformar.

A maior parte do tempo no Batalhão passou em equipe de tático móvel, desde viaturas pretas e vermelhas, contando essa história bonita. Fotos antigas; algumas delas. inclusive, já podemos assistir nesse evento. E conta um pouco da história do terceiro-sargento PM, Adilson Rosa Martins.

Está aí, deputado estadual Major Mecca, o próximo grupo que o senhor e seus convidados estarão agora fazendo esta homenagem a eles, enquanto ouvimos, mais uma vez, o maestro conduzir a sua Seção de Banda, o primeiro-sargento PM Ferreira, nosso maestro.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Muito bem, estamos aqui assistindo mais um grupo de homenageados, recebendo agora os cumprimentos, e eu convido, se ainda não vieram, os membros que vieram acompanhando os homenageados, familiares, amigos. Fiquem à vontade para registrar esse momento, e vamos aguardar o cumprimento de todos para organizar a foto oficial do grupo.

Mais um grupo de veteranos que, de forma rápida, mas importante este encontro, importante este registro e esta homenagem a cada um deles. Parabéns pelas famílias que puderam estar presentes.

Parabéns pelos amigos que estão aqui prestigiando, como é importante tê-los, acompanhando também esta homenagem. Estamos já nos encaminhando para o último grupo de homenageados, e algumas falas importantes, e algumas homenagens ainda importantes nesta manhã.

Muito bem, agora quero convidar a todos para se juntarem, ficarem mais próximos para a foto oficial. Cabe todo mundo aí, Patrícia?

Com essa foto simpática, com esse sorriso, com esses flashes, tudo bombando no “Face”, e chegou o momento de, mais uma vez, aplaudirmos os nossos homenageados.

Mais uma vez peço a eles que retornem para os seus lugares de origem, as nossas autoridades também ficarão aqui ao lado, porque nós vamos montar o último grupo de homenageados desta amanhã, que também merece destaque, merece aplausos, e merece rapidamente passar por aqui para conhecermos um pouco da história de cada um deles.

Muito bem, quero convidar então para vir aqui, ser recebido pelo deputado estadual Major Mecca, o 2º tenente, Paulo Donizete Pinto, está conosco? Foi o único policial que serviu 30 anos só no 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, desde soldado segunda classe até subtenente na ativa.

Foi para reserva como segundo-tenente, trabalhou na 2ª Companhia, no Pelotão Tático Móvel, na 1ª companhia, e 18 anos na Força Tática, desde a sua criação, em 1998, até o seu último dia de trabalho.

Parabéns então ao 2º tenente Paulo, virá fazer parte deste grupo também o 2º tenente PM, Josinei Santos Gonçalves. Iniciou a carreira no curso de formação de soldados, no 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano do Interior, em Bauru, em 20 de fevereiro de 1990, estágio de agosto a outubro de 90, em Limeira, Araras, promovido a cabo em 1994, promovido a 3º sargento em 1995, e seguiu a sua carreira até então passar por outras cidades, outros municípios, mas sempre com uma atuação profissional.

Parabéns ao 2º tenente PM, Josinei, virá também ouvir os nossos aplausos, e ser homenageado nesta manhã, o major PM, Iran Antônio da Cruz Gouveia. Nascido em 15 de julho de 1966, solteiro inativo, trabalhou no 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, desde a sua fundação em 2000, até o ano de 2017, exerceu funções de instrutor na escola de soldados, e também em outras seções importantes, em outras áreas importantes da Polícia Militar.

E está aqui nesta manhã, passou por Suzano, estou vendo aqui uma grande quantidade de informações, que traz para a ficha, para o currículo, para a história do major PM, Iran Antônio da Cruz Gouveia, a sua importância de estar aqui, nesta manhã, participando da homenagem aos veteranos do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Virá também ouvir os nossos aplausos, subtenente Alexandre Pires de Oliveira. Eu também já tinha a informação que ele, representante do 35º Batalhão, talvez não conseguisse chegar a tempo, mas fica aqui o registro, e ele receberá, na sequência, na oportunidade futura, a sua homenagem.

Quero convidar o 3º sargento Alexandre Carlos Carotenuto, está conosco?

Ele ingressou nas fileiras da Corporação em 92, servindo no 1º Batalhão, e também no 20º Batalhão em todas as modalidades de policiamento, por 11 anos, momento que, em 2003, foi transferido para o 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, lá no CPA-M5 também, onde tornou-se instrutor do Programa Educacional Contra a Violência e as Drogas, o Proerd, e multiplicador do programa Jovens Construindo a Cidadania, entre outras atividades importantes que o terceiro-sargento Alexandre exerceu.

Obrigado pela presença, e parabéns pela homenagem.

Vamos convidar a participar deste grupo de homenageados o coronel PM, Isaías Vieira. Ingressou em 1º de fevereiro de 1982 no curso preparatório de oficiais, percorrendo todos os postos do oficialato, passando para reserva em nove de fevereiro de 2012.

Trabalhou no 3º Batalhão de Choque, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Batalhão de Guarda Especial, 1º Batalhão da Zona Sul, e 42º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, Zona Oeste, onde encerrou sua carreira. Com tantas outras informações, queremos agradecer, e parabenizar o coronel PM, Isaías Vieira.

Para finalizar este grupo de homenageados, um momento especial dentro dessas homenagens. A vida se desenrola diante de todos nós pelos caminhos mais inusitados, pessoas que estão ao nosso lado de repente se distanciam, depois se aproximam novamente, amigos vêm e vão, mas sempre são amigos.

Um desses amigos, até há muito, hoje recebe o nosso abraço e nosso reconhecimento pelo companheirismo que jamais se apagará, convidamos à frente, para receber uma lembrança do amigo deputado Major Mecca, o Sr. Adeval Gomes de Oliveira, que fará parte também das homenagens e agradecimentos nesta manhã.

O deputado estadual Major Mecca e o Adeval estiveram ombreando nas pelejas do combate, e hoje estão aqui para lembrar os bons tempos também, e é um dos nossos homenageados.

Vamos então, mais uma vez, acompanhados lá pela Seção da Banda da Polícia Militar Estado de São Paulo, assistir ao deputado estadual Major Mecca, e seus convidados, a estarem entregando mais essas homenagens. O deputado Major Mecca também convida o coronel Araújo, o sargento Ermínio, para estarem ajudando na entrega das homenagens.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Aguardaremos mais alguns instantes o cumprimento que o deputado estadual Major Mecca faz questão de fazer a cada um dos nossos homenageados na entrega também desta homenagem, desta lembrança.

Parabéns a este grupo, e a todos os outros que aqui estiveram nesta manhã, podendo, de forma simples, mas sincera, estarmos relembrando algumas passagens das histórias, histórias de profissionais da Segurança que fizeram muito pelo estado de São Paulo, fizeram muito pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, braço forte do estado.

Vamos juntar todos agora para fazer a foto oficial do grupo, mais uma vez. Os fotógrafos de plantão, por gentileza, se posicionem. Mais uma foto bonita vai ficar registrando este momento. Enquanto isso mais uma vez, com mais força, vamos aplaudir os nossos homenageados. (Palmas.)

Parabéns, vou pedir que eles retornem aos seus lugares, vou pedir às autoridades que acompanhem o deputado estadual Major Mecca para a Mesa solene mais uma vez, deputado tenente-coronel PM González, 3º sargento PM Marcomini, sargento PM Figueiredo, coronel PM Bexiga, que venham cá, seu Paulo Bexiga também, que venha para cá para participar do fechamento aqui da nossa solenidade, ainda temos algumas participações importantes.

Quero, neste momento, agradecer a 2º Seção de Banda da Polícia Militar Estado de São Paulo, que vai precisar se retirar para um outro compromisso, e agradecer o maestro, primeiro-sargento PM Ferreira.

Vamos aplaudir a presença da 2º Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que veio abrilhantar o nosso evento. Muito obrigado a cada um dos componentes, parabéns.

Mais uma belíssima apresentação, parabéns por cada um de vocês, pena que eu não tenho o nome de todos para citar, mas muito agradecido em nome do deputado estadual Major Mecca.

Que Deus o abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Muito obrigado, viu, meus irmãos? Sempre uma honra tê-los aqui, como temos os senhores em nossos quartéis, como tivemos os veteranos da Banda no nosso ato no dia 27 de setembro lá na Praça da Sé, que Deus abençoe todos vocês, viu? Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Deputado estadual Major Mecca, vamos chamar... Eu recebi a informação, deputado, que temos mais um homenageado que conseguiu também vir, e chegou a informação, vou pedir que o senhor desça aqui, por gentileza, e vamos pedir que ele venha à frente receber a sua justa homenagem, o 3º sargento, Rogério Vieira da Silva, está conosco?

Ali, puxa vida, que bom saber que você está aqui com a gente 3º sargento, e é importante ter a sua presença, porque a sua história também completa a história de cada um dos nossos veteranos.

Não temos aqui as informações detalhadas, mas sabemos que, se o seu nome foi indicado, é porque o senhor fez por merecer: colegas, famílias, pessoas próximas ao senhor fizeram essa indicação, e por isso está aqui, além de receber o abraço, receber o certificado, e receber os nossos aplausos mais uma vez a este veterano, obrigado, sargento.

Na sequência, peço licença ao deputado estadual Major Mecca para convidar aqui ao microfone ele, que estará falando em nome dos veteranos homenageados, vamos receber o 2º sargento PM, Wagner Pedro de Oliveira.

Está conosco? Está, recebe mais uma vez os nossos aplausos, (Palmas.) e virá aqui, vou providenciar, fica tranquilo, e ele terá o prazer, e vamos ouvi-lo.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Você levou até água, não vai ficar três horas aí, hein, Wagner?

 

O SR. WAGNER PEDRO DE OLIVEIRA - Bom dia senhores veteranos, Mesa, neste momento nós somos todos a Polícia Militar do Estado de São Paulo, bom dia a todos os convidados presentes nesta Casa de Leis paulista, neste evento estão presentes as verdadeiras histórias da Polícia Militar do Estado de São Paulo, construída com muito amor e dedicação à causa pública, quero externar nossos agradecimentos, em nome de todos.

Ao Major Mecca que, com muita sensibilidade, soube entender a real importância dos nossos veteranos e pensionistas, em defesa da Segurança Pública de São Paulo.

Neste plenário, Sr. Governador, estão os heróis que fizeram o juramento à sociedade de defender mesmo com o sacrifício da própria vida. Sr. Governador João Doria, aqui não tem nenhum vagabundo, e sim heróis.

Cada cabeça branca presente nesta Casa é um verdadeiro herói, independentemente de que unidade da Polícia Militar ele tenha trabalhado, que serviram com muito orgulho, estão realmente muito emocionados, assim como eu estou, e seus familiares muito orgulhosos.

Para nós, cada um dos veteranos, é missão dada, missão cumprida, cumprimos o nosso dever com a instituição e com estado de São Paulo, todos aqui presentes sabem que estamos atravessando um período onde tentam denegrir e apagar nossas histórias de atos heroicos e lutas.

Tentam nos impor sanções salariais, mentindo à sociedade paulista que seremos o segundo melhor salário do Brasil, perdendo apenas para Brasília.

Mas eu quero deixar aqui um recado aos políticos desta Casa. Nós, veteranos, estamos muito bem organizados em todo o Brasil, e quero deixar um recado também ao governador do Estado.

Respeite a família policial militar, respeite o veterano da Polícia Militar. Existem muitas horas de trabalho e de orgulho dessas famílias, dessas esposas e filhos aqui presentes.

O senhor não tem ideia do que é ser um veterano, o senhor nunca vai ser um veterano da Polícia Militar. E aos políticos que nos representam e vestem a nossa farda, nossos sinceros agradecimentos.

Hoje, a nossa arma não é o revólver 38, e sim as redes sociais, estamos integrados nos 27 estados da Federação, para troca de informações sobre assuntos de Segurança Pública. Este momento de veteranos está crescente em defesa dos direitos, e vamos cobrar sempre respeito, porque a nossa farda sempre será nossa segunda pele.

E você, ativo, que está presente nesta Casa, um dia será um veterano, e não será um vagabundo como o governador João Doria nos classificou. Quero pedir a Deus se assim o permitir, que todos os ativos um dia sejam veteranos, porque ele é a história viva da Polícia Militar, devemos preservar o nosso passado, e construir o nosso futuro em defesa da nossa instituição.

Todo chamado feito para o veterano, nós estaremos presentes em defesa. Não vamos deixar morrer e apagar a história daqueles que construíram o grande estado de São Paulo. Hoje aqui presente somos todos a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A legião de idealistas, em todos os 645 municípios de São Paulo.

Onde tiver um PM ativo, lá estará também um veterano, com seu orgulho de ter sido um PM e cumprido o seu papel. Obrigado a todos os presentes, espero que todos os deputados desta Casa entendam, e votem projetosque nos defendam, por aqueles que doaram as suas vidas por São Paulo. Aos nossos patrulheiros veteranos, oficiais ou praças, a nossa continência, o nosso eterno “muito obrigado”, que conste em Ata nesta Casa este ato solene.

Desculpe a emoção, mas é muito difícil para mim, que tenho um histórico desde 2007 em defesa de veteranos, falar para os senhores, só aumenta a minha responsabilidade perante os 27 estados da Federação.

Eu fico muito orgulhoso de ter feito muitos amigos nessa trajetória, conhecer pessoas e histórias maravilhosas. E eu digo sempre quando estou em outros estados. Só muda o sotaque e a cor da farda, mas seremos sempre a nobre Polícia Militar, muito obrigado a todos, de coração, do sargento PM 90146, Wagner Pedro de Oliveira.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Obrigado, sargento Wagner Pedro de Oliveira, que representou, e representou bem, os veteranos aqui presentes na sua fala.

Em seguida, nós teremos também a oportunidade de ouvir a mensagem do sargento PM Figueiredo, que está conosco aqui, e poderá usar ali o microfone, e trazer a sua mensagem.

 

O SR. ANTÔNIO FIGUEIREDO SOBRINHO - Bom dia a todos e a todas, eu quero agradecer a oportunidade nesta ilustre Casa, onde eu tenho orgulho de estar aqui nesta manhã, e eu cumprimento o Major Mecca, deputado, em nome do qual eu cumprimento a todos os presentes, oficiais, praças e oficiais civis.

Eu quero dizer que ingressei na Polícia Militar na década de 1980, e foi um dos maiores e melhores dias da minha vida, quando foi o dia da minha formatura, e quando eu estava, nessa semana, vendo a formatura dos policiais militares, eu me vi no passado.

Hoje, eu ando numa cadeira de rodas porque eu sou limitado a andar, mas não sou limitado a ser um policial militar, e eu tenho orgulho de trazer no peito, e na lembrança, de ser um policial militar que trabalhou e sempre se dedicou a pessoas que nós não conhecíamos, mas trabalhávamos com orgulho de ser um policial militar, e eu quer dizer aos senhores que, neste dia, os senhores são orgulho para a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

E eu tenho orgulho de ser um policial militar, e hoje eu só queria deixar registrado o quanto que eu sinto orgulho da polícia, porque eu ainda sou policial militar, eu sinto orgulho, e quando eu sou convidado, e fala o soldado Figueiredo, presidente da Apmdfesp, é uma associação que atende os policiais militares quando se machucam, ou tombam, e ainda estão em vida, porque Deus deu o maior dom gratuito, que é a vida, e muitos dos nossos amigos caíram, tombaram, e não tiveram a oportunidade que eu tive aqui e você tem.

Hoje nós estamos aqui em vida. Hoje nós fizemos um minuto de silêncio para aqueles que tombaram, mas graças a Deus, Deus nos deu esse dom e estamos com ele até hoje, e até o dia em que eles nos chamar.

E a Associação, ela ajuda, assiste, a não só os policiais militares, mas aos seus dependentes, e hoje eu vi a filha de um policial militar, não sei se você pode levantar a mão, nós demos um aparelho auditivo, não é? E eu não tive como não embargar a voz, porque isso é a APMDFesp, isso é a família policial militar.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Para o uso da palavra agora, o coronel PM, José Eduardo Bexiga.

 

O SR. JOSÉ EDUARDO BEXIGA - Bom dia a todos, bom dia meus amigos, eu estou muito feliz, não quero realmente me alongar muito, mas hoje é uma data muito, mais muito feliz para mim.

Primeiro pela homenagem que meu pai recebe, junto com tantos veteranos, e é muito legal a gente ver meu pai, que sempre foi meu exemplo e meu herói, ser homenageado nesta Casa, que é a Casa do povo, isso é muito especial.

Quando meu pai entrou para a Polícia Militar, lá para a força pública, eu não tinha nascido ainda. Isso fez com que eu nascesse na Cruz Azul, nasci na Cruz Azul, entrei na Polícia Militar em 84, fiz escola de soldado em Taubaté, e me aposentei já faz três anos.

Hoje sou um veterano também, e a única coisa que me passou pela cabeça hoje é que eu vi nesta solenidade toda a minha carreira. Lembrei da minha escola lá em Taubaté, velha escola lá no 5º BPMI, e encontrei aqui meus companheiros que me viram aspirante, lá no 18º Batalhão, companheiros que trabalharam comigo lá no grupamento aéreo, por muitos anos.

Companheiro que trabalhou comigo na academia, companheiro que trabalhou comigo no 5º Batalhão, companheiro que me viu lá no CPA-M3, e o companheiro que trabalhou comigo nos meus últimos momentos na Polícia Militar, no centro de São Paulo, Major Mecca, trabalhei lá com o Mecca, e ali eu, tenente-coronel e ele, aquele capitão, eu já observava que aquele policial militar era uma pessoa diferenciada, quero aqui prestar a minha homenagem também, o meu agradecimento, ao Mecca, que está honrando a nossa farda mesmo lutando outras batalhas.

É muito bom, muito bacana nós podermos ver um parlamentar, uma pessoa que está aqui nesta Casa de Leis, e honra a sua farda, não nega a sua origem. Mesma coisa, Nascimento, a gente observa, Tenente Nascimento, e a gente vê o quanto essas pessoas sofrem até, porque seria muito mais fácil tirar a farda, virar um político e ser mais um, a gente sabe disso, pensar na próxima eleição.

Eles não pensam nas próximas eleições, eles pensam nas próximas gerações de policiais que estão entrando, e nós sabemos que vão sofrer tudo o que nós já sofremos, eu, nos meus 32 anos de carreira, passei por muita coisa difícil, passei por muita dificuldade, deixei a minha família, e eu sei que todos nós aqui deixamos a desejar em casa.

Mas eu fico muito feliz de ver aqui, nesta homenagem, e posso dizer com toda a certeza: as melhores pessoas que eu conheci na minha vida, que me ensinaram, que fizeram com que eu fosse tudo o que eu sou, e aqueles também que eu pude passar alguma coisa, e ensinar, essas melhores pessoas são os policiais militares.

Muito obrigado, e meus parabéns a todos os veteranos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Obrigado coronel PM, José Eduardo Bexiga, pelas palavras. Finalizando este momento de mensagens, vamos ouvir a terceiro-sargento PM, Marcomini.

 

A SRA. SOLANGE BENEDITA MARCOMINI GIMENEZ PEREIRA - Boa tarde a todos, em especial, Major Mecca, pela homenagem aos veteranos que estão aqui, as suas famílias.

Eu me senti muito honrada quando eu fui convidada a representar as policiais femininas do estado de São Paulo, e algumas pessoas ficaram: “mas você é uma turma 87, não é?

Não é tão antiga assim”, mas como foi falado no histórico, a turma de 87 foi uma turma revolucionária, porque não tinha um efetivo muito grande, e o nosso efetivo foi maior, conseguimos várias diferenças no Cepap, quando fizemos escola, e até hoje a turma 87 é uma turma de elo de ligação das mais antigas com as mais modernas.

Pegando um gancho do colega ali veterano, eu também venho de uma família militar, eu tenho meus avós e tios da Guarda Civil, da Força Pública, e eu sou a única a policial feminina dos Marcomini, não é?

Tem bastante Marcomini, mas eu sou a única, e eu queria dizer que eu não me sinto uma “vagabunda”, eu sou mulher, sou esposa de militar, meu marido também foi homenageado por Pirituba, meu filho está aqui, meu pai está aqui, também recebeu a homenagem, e eu tenho muito orgulho de ser policial feminina.

Não tenho vergonha um só momento de ter seguido a carreira. No início foi difícil porque quando eu entrei eu imagino antes como era, o preconceito era muito grande, nós éramos vistas como – desculpa a palavra – como “sapatões” na época, então a gente não era respeitada.

Hoje em dia não, hoje a Polícia Militar é um lugar onde a policial militar feminina ganha o mesmo salário do masculino, tem os mesmos direitos, os mesmos deveres, as mesmas oportunidades para galgar postos, graduações e locais de trabalho.

Então assim, eu me orgulho de ser uma veterana da Polícia Militar, e, mesmo sendo veterana, não esqueço um só momento que, mesmo assim, eu sou uma policial feminina, e vou ser sempre, e me orgulho muito de estar aqui com vocês representando a Corporação.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Muito bem, belas palavras da terceiro-sargento PM, Marcomini, e teremos agora a oportunidade de ouvir também a mensagem do deputado estadual Tenente Nascimento, vamos aplaudi-lo. (Palmas.)

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Eu quero cumprimentar a todos, e até você que nos assiste aí pela TV Alesp, e que nos deu a oportunidade de entrarmos na sua casa, para você ver o rosto feliz dos heróis que estão sentados neste plenário. Hoje este plenário não é do presidente, não é do deputado Meca, não é nosso. Hoje essa Assembleia Legislativa é de vocês.

Eu quero aqui uma atenção especial, e falar, sargento Solange Marcomini, fique de pé, sargento Solange. Aqui está uma mulher, e eu vejo muitas mulheres sentadas aqui neste plenário.

Então eu queria que este plenário, neste momento, na pessoa da sargento Solange Marcomini, uma salva de palmas a todas as mulheres da Polícia Militar, mas uma salva de palmas mesmo. (Palmas.)

Vamos ficar em pé, só as mulheres, são vocês. Marcomini, você representa essas mulheres brilhantes da Polícia Militar, isso nos emociona. Eu vi o Major Mecca chorando ali.

Ele vem aqui e faz discurso duro aqui neste plenário, e aí você não imagina que o nosso coração cinza bandeirante, ele pulsa também, eu falei, me contando ali para não fazer, um homem desse tamanho, bravo e valente.

E aí vêm as lágrimas, como vi muito de vocês neste plenário hoje, e o povo paulista que está nos assistindo saiba que, parabéns, coronel Mecca, ou Major Mecca, como foi assim trouxe para nós essa feliz e brilhante ideia de estarmos aqui hoje, a fim de relembrar o que esses heróis, e o que os nossos homens da Polícia Militar, fazem por este estado e por esta Nação.

Quero também ressaltar aqui Antônio Figueiredo, que já veio falar aqui. É o símbolo de heroísmo, da vontade, do que representamos, do que vocês representam ao povo paulista, está aqui lutando na dificuldade, foi ferido.

Eu não sei se vai ser o hino que o Cauê vai cantar depois aqui, mas aquele soldado ferido que não abandonou. Por que ele não o abandonou? Porque tem vocês, que o ajudaram a caminhar até aqui. Uma salva de palmas também, o símbolo do heroísmo.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Para ele, e para o Praxedes que está ali.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Praxedes e Antônio, vocês nos representam, vocês realmente. Ferido, mas está aqui conosco, cantando 130 de 31. Eu queria falar tanta coisa, mas tem tão pouco tempo, mas eu quero dizer a vocês, em I Coríntios 3:6, que diz: “Eu plantei, Apolo regou, e foi Deus que deu o crescimento”. Nós estamos aqui neste plenário hoje, nós passamos tudo isso, essa geração vibrante - como eu disse, não é? - porque vocês plantaram, porque vocês regaram.

Vocês nos trouxeram até aqui, essa tropa, e quero dizer, os nossos policiais que estão esperando que nós venhamos a trazer coisas boas, não é? Questão salarial, condições de trabalho, nós estamos lutando, sim, nós estamos aqui na trincheira, não é o que nós esperávamos, mas nós temos que lutar para que vocês tenham o melhor.

Quando eu era criança, meu irmão, Geraldo, então na força pública, ele passou para a escola no curso de sargento, foi fazer a escola de sargento, e quando foi na formatura, ele foi lá na troca das divisas de cabo para sargento.

Aquela formatura, em 1963, aí ele tirou as divisas de cabo, deixou lá em casa, o que eu fazia? Peguei aquelas divisas, e andava na rua: “Olha, é irmão do Geraldo, o sargento, que quando nós brincávamos na rua de bola, que passava um policial fardado, seja guarda civil ou Polícia Militar, nós paramos”. Isso era o respeito. E aqui está a nossa continência aos veteranos.

Então eu ficava assim, e eu ficava todo... Aquela divisa até de ponta cabeça, não era nem... Eu usava ela, eu tinha orgulho. E ele saiu, foi para ser auditor federal, e eu ingressei na Polícia Militar, e tenho o meu sobrinho, que também é sargento da Polícia Militar.

Então a nossa geração está contemplada, porque nós aprendemos de vocês, aprendemos o melhor, e não vamos baixar a guarda, e aqui quero terminar dizendo: “Onde vais tu, esbelto infante,/  com seu fuzil lesto a marchar?/  Para longe eu vou, avante eu vou, com meu fuzil a pelejar/  Mesmo estando distante eu vou pelejar/ eu vou continuar pelejando”.

Mecca, hoje, esta manhã, foi o melhor de nós, muito obrigado, e parabéns a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Obrigado ao deputado estadual Tenente Nascimento, pela sua participação, e chegou o momento de presentearmos, abrilhantarmos esta programação com uma apresentação especial, ele veio especialmente também homenagear os nossos veteranos.

Quero convidar aqui ao microfone ele, que trará uma, canção é o Cauê Santos, que recebe os nossos aplausos. (Palmas.) Ele, que conseguiu espaço na sua agenda para vir cantar aqui hoje, certo? Vamos assistir então, e ouvi-lo, cantando “Soldado ferido”.

 

O SR. CAUÊ SANTOS - Bom dia pessoal, bom dia pessoal à Mesa, bom dia veteranos, quero deixar um versículo da Bíblia para meditação de todos os veteranos, que se encontra em Josué 1:9, e se diz assim: “Não te mandei eu, esforça-te e tende bom ânimo, não temas, e nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.

Primeiramente, quero agradecer a Deus por esta oportunidade de voltar aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Também quero agradecer a Deus, muito obrigado, Major Mecca, pelo convite, também quero agradecer a Deus pela vinda do Tenente Nascimento, meu amigão, acompanhei ele na campanha dele, e também quero homenagear a todos os veteranos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Temos aqui os veteranos, o passado que ainda está presente na Polícia Militar, e temos aqui o presente, que é o futuro também da Polícia Militar.

E eu tenho uma informação, que a gente pode aproveitar, deputado Major Mecca, para aproveitar este plenário, essas pessoas que estão aqui do lado do Cauê, Cauê Santos: hoje, dia 6 de dezembro, é dia de aniversário.

 Ele está completando nove anos, e eu acho que ele merece aí uma grande salva de palmas, e quem sabe até o “Parabéns”, vamos arriscar aí? E puxar um “Parabéns”.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Vamos cantar um “Parabéns” para o Cauê?

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Vamos ficar em pé, que figura, que personalidade, que futuro tem esse aqui já encantando?

 

* * *

 

- É cantado o “Parabéns pra Você”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Agora o Cauê, nós vamos trazê-lo aqui à frente do plenário para fazer uma homenagem a ele.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Aí, bacana, presente, nove anos e já com essa personalidade, com esse comportamento, com esta posição.

Que a vida continue trazendo boas oportunidades, que Deus continue abençoando a ele, e a sua família, a esse talento que foi dado a ele por meio da voz.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Nós temos aqui hoje o símbolo da mudança do nosso País. Ele foi convidado, então na época pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, a estar na nossa convenção, que era marco da mudança neste País.

Então aqui o Cauê quis cantar o Hino Nacional, e providenciamos, foi providenciado pelo seu pai, que está aqui, o Gilberto, que cuida com tanto carinho desse menino, para que ele viesse exercer essa função, e olha, que bonito, é lindo.

Quando nós vemos isso não é a minha divisa que estava na cabeça para baixo, mas realmente o representante legal, Cauê, nossos parabéns. Major Mecca, você que é o proponente da sessão vai homenagear o Cauê com a medalha de Israel.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Feliz aniversário, a continência de todos os veteranos da Polícia Militar, em respeito a você, que Deus abençoe a sua vida, ilumine, que você seja muito feliz, você terá muita luz em seu caminho, porque Deus tem as mãos sobre você e a sua caminhada. Nossa continência.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Merecida homenagem ao cantor Cauê Santos. Muito bem, estamos chegando ao final desta solenidade, em que tivemos a oportunidade de estar homenageando os veteranos, e para fazer o encerramento oficial, quero convidar ele, que é o proponente desta sessão, deste encontro, o deputado estadual Major Mecca, estará agora trazendo a sua mensagem a todos nós, e fazendo também o encerramento desta solenidade.

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Eu quero convidar para ocupar a cadeira da Presidência o deputado Tenente Nascimento, como é do regulamento do Regimento Interno da Casa, em sessões solenes a cadeira da Presidência não pode permanecer vazia. Convido o senhor para ocupar a cadeira, enquanto eu faço o uso da tribuna.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Tenente Nascimento.

 

* * *

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - Senhoras e senhores aqui presentes, nossos veteranos, os integrantes da Mesa, todos os grandes amigos, todos os veteranos da Polícia Militar que não puderam comparecer, todos os veteranos em todos os cantos de São Paulo, todos os veteranos do Brasil, nossa Polícia Militar do estado de São Paulo, a minha gratidão à Polícia Militar, por tudo o que fez por mim, a minha gratidão, de todo o meu coração ao meu pai, Fernando Mecca Sampaio, que envergou a farda da força pública, aposentou na Polícia Científica em 93.

Com ele eu aprendi todos os valores que eu fortaleci dentro da Polícia Militar. O nosso diferencial... Nós não somos melhores que ninguém, mas o nosso diferencial é que tudo o que nós fazemos nós fazemos com amor, nós fazemos com o espírito altamente vocacionado, nós fazemos com muito respeito, e sempre honrando a dignidade de todas as pessoas.

Quando eu propus esta homenagem, foi para realmente dizer “muito obrigado” a todos os veteranos, não só pela demonstração que deram no dia 27 de setembro lá na praça da Sé, mas também para parabenizá-los, e dizer que aqui dentro desta Casa, hoje, nós reconhecemos tudo que os senhores fizeram por São Paulo, pelo povo paulista, e fizeram pelo engrandecimento da nossa instituição Polícia Militar.

Hoje as crianças vestem a nossa farda com orgulho. Está aqui o Cauê representando essas crianças.

É comum, no Centro de Operações da Polícia Militar, chegarem ligações onde os pais pedem para que uma radiopatrulha possa dar uma passada no aniversário do filho, porque o filho gostaria de tirar uma foto com os patrulheiros, por que o sonho dele é ser um policial militar.

E o tema da decoração da festa é a Polícia Militar. Os cidadãos de bem nos respeitam, o crime teme a Polícia Militar, porque eles sabem que nós somos a primeira barreira a impedir que o mal se prolifere.

Nós entregamos as nossas vidas para defender o próximo. Nós passamos as imagens de policiais militares que, neste ano de 2019, servindo o cidadão de bem, protegendo a sociedade, entregaram a sua vida.

E a gente se emociona, eu me emocionei, porque o amor que nós sempre dedicamos no cumprimento do nosso dever sempre foi muito grande. Nesses 31 anos de polícia, as amizades que fizemos na corporação são verdadeiras, de soldado a coronel, tenho verdadeiros amigos. Como o coronel Bexiga exemplificou aqui, nós somos amigos e a nossa amizade foi forjada defendendo o povo de São Paulo.

Quando em 2013, nas manifestações que tiveram por todo o Brasil, aqui em São Paulo nós defendemos a democracia e o direito de manifestação do cidadão de bem, e naquela época nós desenvolvemos procedimento - todos nós, oficiais e praças, com suas expertises de patrulhamento - desenvolvemos procedimentos inéditos no Brasil e no mundo de contenção e controle de multidão, para combater “black block”, e fomos notícia no Brasil inteiro, de soldado a coronel, porque nós sempre fizemos com o nosso coração, com muito amor e com muita dedicação.

E hoje, com a missão que tenho de Deus de representá-los aqui nesta tribuna, o faço com a mesma energia, com o mesmo respeito, e com a honra de fazer com que os parlamentares, com que as autoridades do poder legislativo, poder executivo e poder judiciário, olhem para nossa polícia com a dignidade que nós merecemos, olhem para a nossa instituição com o respeito que nós temos, tanto às autoridades constituídas quanto ao povo de São Paulo.

E exigimos daqui desta tribuna a vontade e disposição política em nos valorizar, até mesmo porque nunca fomos, nesses 188 anos de existência, e trago os exemplos aqui, trago a verdade desses homens e mulheres, porque é a verdade que libertará a nossa nação de momentos tristes que atravessamos, de desrespeito à célula da família, de desrespeito ao próximo, de desrespeito à vida e à dignidade da pessoa humana, que nossa instituição sempre defendeu e protegeu.

Que Deus os abençoe imensamente. Fico grato, e esta Casa se sente enaltecida por tê-los aqui neste momento, contem sempre com o nosso trabalho em defesa da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e de todos os seus integrantes.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Neste momento, peço o retorno, Major Mecca, à Presidência desta Casa.

 

* * *

 

 - Assume a Presidência o Sr. Major Mecca.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Agora eu peço a todos para que, de pé, nós possamos com todas as forças dos nossos pulmões, cantar a canção da Polícia Militar, para que nós possamos encerrar o nosso evento. 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO MIRANDA - Faltou um veterano aqui, só um minutinho. Faltou um veterano. Nós fomos aplaudidos, não fomos? Major Mecca, ele é veterano. E eu quero pedir a todos uma salva de palmas, e agradecer. Deputado, obrigado, em nome de todos os veteranos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Obrigado, “tamo” junto.

 

* * *

 

- É executada a “Canção da Polícia Militar”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAJOR MECCA - PSL - Salve a força pública de São Paulo. Um bom dia a todos. Declaro encerrados os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É encerrada a sessão às 12 horas e 54 minutos.

 

* * *