http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

4 DE FEVEREIRO DE 2020

2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovada, em 2º turno, a PEC 17/19.

 

2 - JANAINA PASCHOAL

Declara voto contrário à PEC 17/19.

 

3 - DOUGLAS GARCIA

Declara voto contrário à PEC 17/19.

 

4 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra as manifestações. Cumprimenta seus pares pela aprovação da PEC 17/19, sobre a qual discorre. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Proposta de Emenda à Constituição. Discussão e votação em segundo turno.

Em discussão o Projeto de Emenda Constitucional no 17, de 2019. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação a Proposta de Emenda no 17, de 2019, com parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado em segundo turno.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Sr. Presidente, para registrar voto contrário, excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto contrário de Vossa Excelência.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Sr. Presidente, para registrar voto contrário.

 

 O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto contrário de Vossa Excelência.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, antes de encerrar a sessão, eu queria cumprimentar a Assembleia Legislativa pela aprovação dessa mudança constitucional. O Legislativo, hoje, dá uma grande demonstração, por unanimidade - ressalvados os votos registrados contrários -, a toda a população do nosso estado, da nossa preocupação com um tema que é de interesse da sociedade, que é o tema de habitação popular.

Nós temos, ao longo do tempo, em todas as construções de conjuntos habitacionais no estado, necessariamente aqueles conjuntos que são construídos, eles precisam deixar áreas institucionais para as prefeituras.

Infelizmente, ao longo do tempo, a própria Constituição do Estado vedava a utilização dessas áreas institucionais para qualquer outro fim que não fossem os fins preestabelecidos, fazendo com que, ao longo da expansão urbana, os municípios que não tinham - e acabaram, pelo seu crescimento, áreas em seus estoques - não tivessem como construir habitação para a nossa população, principalmente o eixo da habitação popular.

Todos os deputados e deputadas que já foram prefeitos sabem da dificuldade, principalmente em cidades com pequenos territórios. Eu moro e sou de uma cidade, que é Americana, uma cidade de uma pequena extensão territorial e que tem um terreno muito caro.

Então, os prefeitos tinham dificuldade na construção de habitações para o segmento daqueles que mais precisam, as pessoas mais humildes. Hoje nós estamos mudando, com essa aprovação em segundo turno, a Constituição do Estado de São Paulo, fazendo uma previsão clara e permitindo que as prefeituras possam, a partir desse momento, utilizar também essas áreas de interesse social, ou melhor, dessas áreas institucionais, para a construção de moradia popular de interesse social.

É claro que isso depende, dentro das prefeituras, da visualização do plano diretor de cada município, onde são permitidas essas construções, e também por parte das câmaras municipais, que precisam aprovar essa nova diretriz, que a partir de agora a gente dá aos municípios do estado.

Então, acho que o Legislativo, hoje, na primeira sessão legislativa do ano, numa clara demonstração de construção que foi feita entre todos os líderes e todos os deputados, dá um grande avanço no nosso estado com essa aprovação.

Então, quero aqui cumprimentar cada um dos deputados por essa votação.

Encerrado o objeto da presente sessão, está levantada a sessão.

Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 26 minutos.

 

* * *