http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

6 DE FEVEREIRO DE 2020

5ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovada, em 2º turno, a emenda substitutiva 1, com parecer favorável, ao PR 34/19, restando prejudicado o projeto.

 

2 - PAULO LULA FIORILO

Para comunicação, agradece à Presidência pela sensibilidade quanto à matéria aprovada.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Estende o agradecimento aos membros da Mesa. Afirma que o estado de São Paulo exerce relações internacionais.

 

4 - FREDERICO D'AVILA

Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado Paulo Lula Fiorilo. Enaltece a capacidade do estado de São Paulo de se relacionar com o exterior.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que deve ser realizado evento para lançamento da comissão objeto da matéria aprovada. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                          

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior. Ordem do Dia.

Discussão e votação em segundo turno do Projeto de Resolução nº 34, de 2019, de autoria da Mesa Diretora. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação a emenda substitutiva nº 1, com parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis, queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovada em segundo turno.

Esgotado o objeto da presente sessão, está...

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Para uma comunicação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Tem a palavra V. Exa., deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, só para registro, eu acho que cabe aqui uma referência à Mesa desta Casa, que, conduzida pelo senhor, entendeu a importância de apresentar um projeto que cria uma Comissão de Relações Internacionais.

Eu acho que o senhor fez parte desse processo de entendimento da importância, pelos cônsules que o procuram, pela demanda de relações internacionais que a Presidência tem, e não há - não havia, agora há - nenhum instrumento que o senhor poderia utilizar para fazer mediação com aqueles que o procuram.

Então, a minha impressão, e eu faço dela aqui um registro público, é que a sensibilidade do senhor para este tema foi fundamental para construir e aprovar essa comissão.

E tenho certeza que o senhor, como presidente desta Casa, ao longo deste ano, vai ajudar muito, não só nas relações com aqueles que nos procuram, mas, principalmente, para que a gente procure outros, para mostrar que esta Casa  merecia ter uma comissão, e ela será uma comissão importante.

E o senhor tem percebido, por conta da demanda que existe de deputados interessados em serem membros, presidentes, vice-presidentes, relatores e assim por diante.

Parabéns à Mesa, em nome do senhor e todos os que compõem a Mesa Diretora desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado. Eu agradeço, deputado Paulo Lula Fiorilo. Divido com o deputado Enio Tatto e também com o deputado Milton Leite, que tiveram essa sensibilidade, e, só para fazer um registro.

De fato, todas as relações do estado de São Paulo com o Poder Legislativo  acabavam caindo juntamente comigo, e eu interpretei, até por conta do volume que foi aumentado ao longo dos últimos anos dessa relação, e o quanto, de fato, o estado de São Paulo detém de relações com outros países, comerciais, que geram empregos, inclusive, no nosso país...

De fato, dividir essa tarefa com os parlamentares.

Acho que essa é a grande posição da Mesa, você poder dividir essa tarefa de se relacionar, de trazer muitas vezes debates importantes no conteúdo, de investimentos no nosso estado, de conteúdos de empresas situadas em São Paulo que se relacionam com outros estados fora do país, e a gente poder fazer essa divisão com uma comissão de deputados que gostam do tema - porque nós temos muitos deputados que gostam desse tema - eu acho que é fundamental.

Então, foi esse o intuito nosso da Mesa. Faço essa divisão com os demais integrantes da Mesa que tiveram essa mesma sensibilidade.

Com a palavra, o deputado Frederico d’Avila.

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, queria corroborar aqui com as palavras do deputado Paulo Lula Fiorilo e, complementando o que o senhor falou, São Paulo tem tamanho de país.

Duas argentinas, praticamente de PIB, agora, dado ao novo governo, quem sabe será três. Quarenta e quatro milhões de habitantes aqui em São Paulo, e é, consequentemente, o primeiro ponto de desembarque dos investidores internacionais que vêm para o Brasil. Vêm aportar em São Paulo.

Então, essa comissão é de suma importância para São Paulo. Como o senhor disse, que a relação às vezes é direta com São Paulo. Então eu acho que é muito importante a criação dessa comissão permanente e, consequentemente, acho que trará ainda mais investimentos e troca de experiências do estado de São Paulo com o resto do mundo.

Parabéns à Mesa, e a quem tomou a iniciativa. Deputado Paulo Fiorilo, queria parabenizar aqui pela iniciativa.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Já adianto que, independente da composição... Eu tenho sido solicitado aqui por vários deputados e vários líderes partidários para compor essa comissão.

Independente disso, nós vamos fazer um grande evento de lançamento dessa nossa nova comissão permanente, convidando inclusive as representações no estado de São Paulo, que estão aqui no nosso estado de São Paulo, de todos os países, para que eles tomem conhecimento deste papel que está sendo desenvolvido também pelo Legislativo paulista.

Estamos programando, queremos fazer inclusive aqui no Plenário Juscelino Kubitschek. Vamos convidar todos os cônsules que têm representação, consulados que têm representação aqui no nosso estado para que a gente possa fazer um grande evento e assim fazer com que todos tomem conhecimento deste trabalho que nós estamos realizando aqui no nosso Legislativo estadual.

Esgotado o objeto da presente sessão, está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 40 minutos.

 

* * *