http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

30 DE MARÇO DE 2020

2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM AMBIENTE VIRTUAL

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Coloca em votação o requerimento, da deputada Monica da Bancada Ativista, de método de votação ao PDL 3/20.

 

2 - JANAINA PASCHOAL

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do PSL.

 

3 - RAFAEL SILVA

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do PSB.

 

4 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Solicita aos deputados que se atentem ao tempo de dez minutos para cada um.

 

5 - SARGENTO NERI

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do Avante.

 

6 - EMIDIO LULA DE SOUZA

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome da Minoria.

 

7 - CARLÃO PIGNATARI

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do Governo.

 

8 - ERICA MALUNGUINHO

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do PSOL.

 

9 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do Republicanos.

 

10 - ITAMAR BORGES

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do MDB.

 

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa aos deputados que eles só podem se inscrever para a discussão do próximo projeto quando sua deliberação for iniciada.

 

12 - LECI BRANDÃO

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome do PCdoB.

 

13 - ALESSANDRA MONTEIRO

Encaminha a votação do requerimento de método de votação ao PDL 3/20, em nome da Rede.

 

14 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Coloca em votação nominal o requerimento de método, da deputada Monica da Bancada Ativista, ao PDL 3/20. Dá conhecimento do resultado da votação nominal, que rejeita o requerimento de método ao PDL 3/20. Coloca em votação nominal o PDL 3/20. Dá conhecimento do resultado da votação nominal, que aprova o PDL 3/20. Coloca em discussão o PDL 4/20.

 

15 - EMIDIO LULA DE SOUZA

Discute o PDL 4/20.

 

16 - TEONILIO BARBA LULA

Informa que enviará a declaração de voto, com ressalvas, da bancada do PT.

 

17 - PROFESSORA BEBEL LULA

Discute o PDL 4/20.

 

18 - DR. JORGE LULA DO CARMO

Discute o PDL 4/20.

 

19 - CARLÃO PIGNATARI

Para questão de ordem, pede que os deputados abram mão dos seus tempos de discussão para que possa ser votado o projeto referente à calamidade pública do estado de São Paulo ainda hoje. Pede que todos retirem suas inscrições e voltem a discutir na sessão extraordinária de amanhã.

 

20 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Reitera que os deputados devem ser chamados para então abrirem mão do seu tempo de discussão. Informa que a desistência pode ser feita também pelo chat do programa em uso. Encerra a discussão e coloca em votação nominal o PDL 4/20. Dá conhecimento do resultado da votação nominal, que aprova o PDL 4/20.

 

21 - TEONILIO BARBA LULA

Informa que enviará a declaração de voto da bancada do PT.

 

22 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Convoca os Srs. Deputados para duas sessões extraordinárias, a serem realizadas dia 31/03, a primeira, às 14 horas e 30 minutos e, a segunda, dez minutos após o término da primeira, com Ordem do Dia. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, presentes on-line, de maneira virtual, as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Faço o registro de que nós temos 83 deputados neste momento conectados aqui na nossa tela virtual on-line.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Item 1 - Votação do Projeto de decreto legislativo nº 3, de 2020. Há sobre a mesa um roteiro assinado pela nobre deputada líder do PSOL, deputada Monica.

Estamos em votação. Para encaminhar em nome do PSL, indicada pelo líder Rodrigo Gambale, a deputada Janaina Paschoal. Tem a palavra V. Exa. por cinco minutos.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Muito obrigada, Sr. Presidente. Cumprimento V. Exa. e cumprimento todos os colegas, desejando pronto restabelecimento para aqueles que estão positivados, os que estão com suspeita e também para seus familiares.

Eu gostaria, Sr. Presidente, de reiterar o que disse na sessão da CCJ, já explicando meu voto nas três votações que teremos referentes aos decretos de calamidade pública.

Eu tenho compreensão de que estamos, sim, em uma situação de calamidade, o País inteiro - inclusive o próprio Congresso Nacional já declarou isso na Lei 13979, de 2020.

Porém, conforme antecipei na CCJ, entendo que os decretos referentes ao estado de São Paulo e à capital São Paulo são muito genéricos, diferentemente do que ocorre com aquele decreto-modelo que será votado para os demais municípios do estado de São Paulo.

Então, tal qual fiz na reunião da CCJ, votarei “não” para o decreto do estado, “não” para o decreto da capital, e “sim” para o decreto referente aos municípios.

Não consigo compreender, muito embora respeite... Na CCJ eu perdi, e muito provavelmente perderei também aqui nesta sessão, e falo isso com muito respeito a todos os colegas.

Não consigo compreender por que o decreto a ser aprovado para os municípios é um decreto fechado, que faz expressa referência ao combate ao coronavírus e também à legislação federal, enquanto os decretos para o estado e para a capital não têm o mesmo grau de especificidade, não fazem menção à legislação federal, o que traz uma abertura e uma liberdade muito grandes, tanto para o Sr. Governador quanto para o Sr. Prefeito da capital.

Aqui não há nenhum tipo de desconfiança com relação às pessoas do governador e do prefeito - eu adotaria o mesmo posicionamento fossem quem fossem os gestores neste momento.

Existem consequências diretas. Os senhores sabem como eu sou crítica do uso, por exemplo, de dinheiro com publicidade. Entendo que, se nós fizéssemos um decreto mais fechado, não daríamos margem para marketing neste momento.

Eu me uno aos colegas - se não me engano deputado Neri e deputado Gambale - que chamaram a atenção para a impropriedade, com todo o respeito, de destinar milhões para a construção de hospitais de campanha - que até são necessários, espero que não se mostrem tão necessários - antes de viabilizar o funcionamento de hospitais, alguns inclusive novos, que estão prontos e que, em um momento de calamidade pública, poderiam muito bem ser colocados em funcionamento.

Estive em contato com vereadores, e em várias cidades existe a potencialidade de alargar os leitos de UTI. Em Suzano, existe um anexo do HC e a própria Santa Casa. Em Presidente Prudente, existe o Hospital do Câncer.

Os colegas podem dizer: “Mas em Presidente Prudente esse hospital demandaria documentação do Ministério da Saúde”. Ora, se estamos abrindo mão de formalidades, inclusive sob o ponto de vista fiscal, que dirá de documentos formais.

Temos um centro de hemodiálise em Andradina que está parado. O colega Neri trouxe o caso do Hospital Sorocabana. Com relação ao Centro de Hemodiálise de Andradina, gostaria de consignar que essa doença ataca os rins; então pode ser, sim, que pacientes precisam de hemodiálise em função das consequências do vírus.

Então, eu sei que construir hospitais de campanha tem uma grande visibilidade, abre vagas de trabalho - e nós estamos diante de uma crise econômica também -, mas não me parece adequado que nós destinemos esses milhões para a construção de equipamentos que depois serão desfeitos, deixando de investir na abertura de leitos que poderão ser inclusive aproveitados na sequência.

Diante desse quadro de uma excessiva liberdade para o Sr. Governador e para o Sr. Prefeito, e de um decreto tecnicamente muito mais preciso, muito mais defensável para os demais prefeitos dos municípios de São Paulo, eu votarei - e não falo pela bancada - “não” para o primeiro, “não” para o segundo e “sim” para o terceiro.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para concluir, deputada Janaina.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - E vou me inscrever para trazer outras sugestões... (Inaudível.) Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

 O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para encaminhar em nome da liderança do PSB, o deputado Vinícius Camarinha indica o deputado Rafael Silva. Tem a palavra V. Exa. para encaminhar por cinco minutos.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - SEM REVISÃO DO ORADOR – Sr. Presidente, nobres colegas, agradeço ao deputado Vinícius Camarinha por me indicar para estas palavras que eu quero proferir, gostaria da atenção de todos.

A Maria I de Portugal assumiu aquele país como rainha importante, “a Piedosa”, e, por certas razões, foi interditada em razão de problemas mentais, assumindo em seu lugar o príncipe Dom João VI.

Foi um momento importante para Portugal, e necessário. Eu me lembro de um piloto que, assumindo o comando de uma aeronave, trancou as portas e fez com que a aeronave se chocasse no solo e matasse todo mundo que lá estava.

Ele tinha problemas mentais também, descontrole emocional, algum problema que foi detectado antes, mas ninguém tomou providências.

Nós precisamos ter um cuidado especial. A convulsão social tem vários ingredientes, e um deles é a falta de esperança, a desconfiança nos poderes constituídos... (Inaudível.) A convulsão social foge totalmente do controle, e coisas terríveis podem acontecer, coisas terríveis.

Nós sabemos que o Brasil está às vésperas de um grande problema. Haja o que houver, aconteça o que acontecer, o problema já está determinado. Tem aquele livro do Gabriel García Márquez que fala da morte anunciada; nós podemos falar da catástrofe anunciada. Essa catástrofe vai acontecer. Como?

Eu gostaria que cada um pudesse estudar um pouquinho da história e ver a quebra da Bolsa de Nova York em outubro de 1929 e depois o que o Franklin Delano Roosevelt fez para criar o New Deal, que fez com que os Estados Unidos se recuperassem. Tem um historiador que fala: “Roosevelt levantou-se de uma cadeira de rodas... (Inaudível.)

Outras nações depois também se desenvolveram em razão desses investimentos governamentais. Tem gente que não aceita, porque fala que isso é coisa de... (Inaudível.) Mas não é dele, foi de um governante que se preocupou com a realidade dos Estados Unidos. (Inaudível.) Muitos operários se mataram, muitos donos de empresas praticaram suicídio, foi uma coisa terrível o que aconteceu nos Estados Unidos.

Eu me lembro também do George Marshall, general americano que propôs um plano para a salvação da Europa que foi destruída pela guerra, e depois o Japão também recebeu uma verba para a sua reconstrução.

Eles se recuperaram e saíram mais fortes do que eram no passado. Daquilo que eles tinham, eles passaram a ter muito mais, mais condições, só que milhões e milhões de pessoas morreram. (Inaudível.)

Está faltando, sem criticar governantes, uma ação mais definida, para que jogue na cabeça do povo uma esperança. Já não tem emprego, e a fome e a miséria vão aumentar. Este medo determina o desespero.

Então, eu quero cobrar lá do governo central, lá de Brasília, ações que levem pro povo uma esperança, de que não vai faltar comida, de que vai haver investimentos nas empresas.

O Brasil encheu o bolso de muita gente, de muitos especuladores financeiros, a corrupção também levou muito dinheiro deste país. Eu sei que nós temos problemas, que o Brasil vive em déficit, eu sei disto tudo...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Rafael, para concluir a fala de Vossa Excelência.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Estou concluindo. Então, nós precisamos de ação efetiva dos políticos. Começam em Brasília; nos estados, eu estou percebendo uma boa vontade. É um assunto muito sério, se não (Inaudível.) no homem, no ser humano, nós vamos ter a crise econômica do mesmo jeito...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para concluir, deputado Rafael. Preciso que V. Exa. conclua, já passaram 30 segundos.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Senhor presidente, vamos cuidar da crise econômica. Mas, a partir de agora...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Rafael Silva, para concluir. Já passaram 47 segundos.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Já concluí. Obrigado, Sr. Presidente, e eu gostaria de reflexão de todo mundo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado, Rafael Silva. Eu queria pedir gentilmente a todos os deputados que se atenham ao tempo de discussão. Não vai dar para, da maneira que nós fazemos no plenário, liberar todos para extrapolarem o tempo, então atenham-se ao tempo de discussão.

O próximo para encaminhar é o deputado Jorge Wilson. Deputado Jorge Wilson não está conectado, não tem a tela dele porque ele não está conectado, né? Então, não está conectado o deputado Jorge Wilson.

Próximo para encaminhar é o deputado Sargento Neri. Tem a palavra o Sargento Neri, para encaminhar em nome do partido.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Presidente, primeiro eu quero fazer um pedido a Vossa Excelência: são seis membros que vão compor a comissão, que faça seis partidos que componha, para que tenha mais partidos neste processo. A segunda coisa é que envie ao nosso governador o que eu vou falar agora: Nós cometemos um erro no passado ao construirmos vários estádios de futebol que viraram elefante em branco neste País.

Estou vendo agora criar hospitais de campanha dentro destes estádios, é o nosso segundo erro, onde nós temos hospitais para serem reestruturados, onde estes recursos de 30, 40 milhões conseguiriam, com certeza, reestabelecer várias Santas Casas, várias UTIS e Santas Casas.

Então, eu peço que envie ao governador, peço que envia ao secretário (Inaudível.) - que é um secretário de alta competência, que sempre nos escuta -, para que use esses recursos realmente para reestabelecer a Saúde no estado de São Paulo, na estrutura dos hospitais, na compra de equipamentos.

Os nossos funcionários da Saúde não têm equipamento mínimo para atendimento nos hospitais, então nós precisamos gastar os nossos recursos de maneira coerente, de forma inteligente, não fazer o que foi feito no passado - construir estádio de futebol e não ter hoje hospital para atender o povo

Então, quero e peço a V. Exa. que encaminhe ao nosso governador, que não cometa esse segundo erro. Como a deputada Janaina acabou de falar e também apoiou o meu pedido de reestruturar o Hospital Sorocabana.

Nós temos a possibilidade de atendimento de 15 mil pessoas por ano; nós vamos montar postos de atendimento em campos de futebol? É uma incoerência, nós estamos errando.

Então, eu peço que envie ao nosso governador este apelo: reestruturar as Santas Casas de forma regional. Pegar as Santas Casas que atendem maior número de cidades pequenas e faça os recursos nelas, porque são nelas a que os pequenos prefeitos vão se socorrer.

O Carlão Pignatari sabe, ele vem de uma região do interior, uma Santa Casa atende 10, 15, 20 cidades. E por que não injetar recursos nestes hospitais? Para que ficar fazendo esses monstros de lona se nós estruturas boas que só precisam ser reformadas e equipadas?

Venho, para terminar, Presidente, pedir mais atenção a esses guerreiros da Saúde Pública, a esses profissionais que vêm lutando, colocando a sua saúde em risco, que eles tenham o mínimo de trabalho em equipamentos, porque, além de colocar sua saúde em risco, colocam a de suas famílias.

Peço também que notifique o nosso governador que a Segurança Pública também precisa dos equipamentos para atendimento. Nossos policiais estão jogados aos véus, nós temos policiais pedindo carona na estrada porque não têm como ir embora pra casa. Que estado é esse que não dá o mínimo de estrutura para os funcionários?

Nós vamos dar uma carta em branco para o nosso governador, é isto o que a Dra. Janaina está falando, nós vamos dar uma carta em branco, mas precisamos da coerência, que ele realmente coloque nosso recurso, o recurso do estado de São Paulo, nos locais que realmente precisam, para as pessoas que realmente precisam, prioritariamente os funcionários da Saúde, funcionários da Segurança, aos hospitais regionais, estes hospitais que estão fechados - como o Sorocabana, que precisa ser reativado -, que são hospitais que vão atender milhares de pessoas o ano inteiro.

Então, não vamos mais jogar dinheiro fora, não vamos fazer o mesmo erro, construímos campo de futebol e agora estão fazendo hospital provisório e dedicando...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para concluir, deputado Neri.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Então, presidente, fica o pedido a V. Exa., e peço que envie minhas palavras ao governador.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para encaminhar, o nobre deputado Emidio, por orientação do líder Barba. Ou melhor, Professora Bebel, pela minoria. Tem a palavra o deputado Emidio.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT – SEM REVISÃO DO ORADOR - Eu queria primeiro mandar um abraço ao Sargento Neri, desejar sua pronta recuperação, assim como à Carla e ao deputado Teruel, que já se recuperou. O Neri está aqui na nossa cidade de Osasco também, cumprimentá-lo e desejar pronta recuperação, mas me permita, de cara, Neri, divergir de Vossa Excelência.

Há poucos dias, os brasileiros aplaudiram a China quando construíram hospitais de campana em apenas dez dias. Agora é hora de a gente aprender a valorizar o que é nosso, nós somos capazes de construir a tecnologia brasileira, a união de esforços é capaz de construir hospital em pouco tempo, então acho que isso é importante.

 Em época de guerra, a gente tem que trabalhar como se fosse guerra, não como se trabalha normalmente. As Santas Casas, os hospitais precisam de ajuda sempre, mas nós estamos diante de uma pandemia que exige atitudes rápidas. Todo mundo tem falado “isso aqui é como uma guerra”, e é verdade. Sabe qual é a prioridade em uma guerra? A prioridade é se manter vivo, e essa deve ser a prioridade absoluta de todo mundo, principalmente de quem tem responsabilidade pública, como nós.

Eu acho que a pior coisa que tem, o pior inimigo que atrapalha no combate ao coronavírus é a ignorância e a demagogia. Governantes que agem...

Me desculpa quem se posiciona contrariamente, eu acho que o presidente Bolsonaro está causando um desserviço ao País, na contramão de tudo, na contramão dos próprios ministros, na contramão da orientação, manda assinar o trocado toda hora, uma hora reúne com os governadores e fala que vai apoiar, no outro momento, chega no outro dia, dá sinal de que vai ter que reabrir o comércio, faz um pronunciamento sem pé nem cabeça na televisão brasileira.

Sabe, as pessoas não querem ir pra rua trabalhar, sabe o que as pessoas querem? As pessoas querem garantia de que não vão morrer de fome, de que vão conseguir pagar minimamente as suas contas, é isso o que precisa.

E sim, em épocas como essas, os governos têm que socorrer as pessoas. Isso não é um problema de capitalismo ou de socialismo, sabe? Neste momento, os governos intervêm, não há país mais capitalista que os americanos.

E eles investiram agora dois trilhões de reais, e, quando teve a crise cambial de 2008, investiram também para socorrer empresas, socorrer pessoas, proteger o país e proteger a própria economia.

Então o Brasil agora precisa é disso. O Brasil precisa de investimento nas pessoas, sabe? Precisa gastar dinheiro para isso? Precisa. Nós estamos diante de uma guerra, e diante de uma guerra, você tem que mudar de atitude.

Eu acho que essa história de comércio aberto, eu respeito muita gente tem base, eu também tenho muito respeito pelos comerciantes. Mas tem uma coisa: comércio aberto é para atrair pessoas para ir para rua comprar, e nós queremos exatamente o contrário disso. Então por que nós vamos no caminho inverso daquilo que a gente precisa fazer? Sinal trocado, basta o Bolsonaro...

Aliás, o Bolsonaro, a melhor contribuição que ele daria ao combate ao coronavírus era ficar quieto, não falar mais nada. Já seria uma grande contribuição. Da mesma forma que ele terceiriza a economia com o Paulo Guedes, deixa em nome da Saúde falar o ministro Mandetta, pronto.

É isso que tem que ser feito. Se ele não entende de economia, muito menos de saúde. Então ele precisa se aquietar no lugar dele, entender que nós estamos diante de um monstro que nós precisamos enfrentar, enfrentá-lo com união do país. O que se espera dos líderes nesse momento é que eles unam o país.

Hoje, o jornal “Folha de S. Paulo” fez uma matéria sobre essa questão, de como essa situação de agora impacta depois. Até me ouviu sobre isso. Eu disse: “Olha, tem nada a ver, é uma questão de bom senso, não se trata de apoiar Doria ou não apoiar. Eu apoio o bom senso, e o bom senso indica que as pessoas têm que ficar em casa”.

O bom senso indica que os governos têm que reorganizar os seus orçamentos, criar condições para que o atendimento às pessoas possa ser feito tanto no plano sanitário, quanto no plano do atendimento da sobrevivência. Então os recursos têm que ser drenados para o combate ao coronavírus.

Eu sou daqueles que acha que estamos diante, sabe, tem gente mais velha que eu e tem gente muito mais nova aqui na Assembleia. Eu sou daqueles que acha que não vi nesse período da minha vida momento como esse, momento de pandemia…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para concluir, deputado Emidio.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Tenta comparar com a época do H1N1, eu era prefeito de Osasco nessa época, enfrentamos, foi duro, começou em Osasco.

Nunca isso significou nada parecido com o que nós estamos vivendo agora. Por isso eu vou votar a favor e pretendo apresentar um conjunto de propostas quando for permitida a discussão do projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para encaminhar o requerimento, deputado Carlão Pignatari, em nome da liderança do governo.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Presidente Cauê Macris, primeiro cumprimentá-lo pela sessão. Cumprimentar as Sras. Deputadas, os Srs. Deputados, tenho certeza de que todos têm um interesse enorme de fazer uma discussão que hoje assola o nosso país, que é essa pandemia.

Eu fico muito preocupado, essa sessão se demorando cada vez mais, e amanhã a manchete do jornal é de que a Assembleia Legislativa de São Paulo não aprovou os projetos de calamidade pública ou do estado, ou do município de São Paulo, ou dos outros 644 municípios.

Eu acho que a gente poderia, todos nós poderíamos juntos fazer um esforço e votar isso o mais rápido possível. Eu vejo a preocupação, quero cumprimentar o Sargento Neri, tenho falado com ele desde quinta-feira, quando fiquei sabendo da sua internação, com os hospitais de campanha. Eu espero que não use nenhum, deputado Neri, eu espero que a gente não tenha a necessidade de usar.

Mas infelizmente não é isso que está mostrando a curva da doença aqui no nosso estado, principalmente com todos nós. É uma preocupação enorme.

Amanhã, essa semana ainda, nós teremos aí uma medida para as Santas Casas dos municípios para que a gente possa juntos ajudá-las a atender os nossos pacientes, independente do tamanho da Santa Casa.

Nós temos Santa Casa em cidades de 10 mil habitantes, 20 mil habitantes, como temos as Santas Casas aí, as duas Santas Casas de São Paulo, que estão com uma dificuldade enorme.

Quando eu vejo a fala serena do deputado Emidio, eu vejo que, quando você tem uma pessoa que pensa na população, é isso que tem que falar um deputado aqui. Parabéns, Emidio. Eu acho que você fez uma fala enorme por você ter sido aí o prefeito de uma cidade grande, mas que sabe a dificuldade que assola cada um de nós.

Não posso concordar com um deputado que eu respeito tanto, Douglas Garcia, que é induzir, como ele faz nas suas redes sociais, como ele faz nas suas redes de Internet, que o governo está querendo inflar o número de mortes no estado de São Paulo para atrapalhar o governo Bolsonaro.

Não gostaríamos de ter nenhuma morte no governo João Doria. Nós não queríamos perder nenhuma vida, mas sim cuidar da vida das pessoas, que é isso que nós estamos fazendo todos os dias. Vão ter muitos acertos, mas vão ter alguns erros.

Eu tenho certeza que nós vamos sair muito maiores do que isso. Por isso que eu peço aos deputados que a gente encaminhe rapidamente e faça o voto “não” nesse primeiro projeto, nesse primeiro módulo, método de votação do PSOL.

Faça “não” agora e depois a gente faça “sim” para aprovar urgentemente o projeto de decreto de calamidade pública do estado de São Paulo.

Apenas isso, presidente. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para encaminhar, deputada Erica Malunguinho, em nome... sugerida pela deputada Monica, líder do PSOL. Tem a palavra a deputada Erica.

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa tarde a todis. Finalmente estamos nesse momento. Quero deixar já de pronto que vou votar favorável, embora concorde com a deputada Janaina, que acho que tem muita abertura, acho que está muito aberto, enfim, o projeto, de modo que a gente não tem a efetiva garantia de como esses recursos serão aplicados. 

Isso não é desconfiando, mas por uma questão de estratégia, que é a nossa preocupação em saber que os recursos vão ser aplicados da forma que se destinam.

Uma das coisas é isso, a criação desses hospitais todos de campanha, que são importantes, e a necessidade urgente de reaparelhar e deixar para a posteridade esses hospitais que já existem.

Uma coisa que eu acho fundamental nessa discussão toda sobre o coronavírus, e que, como a Monica falou, que infelizmente a gente tem uma pandemia, e é uma situação em que todas as pessoas estão sujeitas a isso, eu considero como um lugar muito estratégico e necessário que nós pensemos efetivamente nas pessoas mais vulneráveis e mais pobres.

Porque a partir desse lugar onde o estado não consegue alcançar de forma positiva no cotidiano, onde as reincidências e os processos de expansão da contaminação vão se dar.

Então discordo quando diz que o estado não vai dar conta de tudo porque o estado tem que fazer uma escolha, ele pode fazer escolhas, e a escolha necessária nesse momento é lidar com as pessoas mais vulneráveis.

Porque se a gente consegue controlar esse vírus e esse efeito da pandemia nas populações mais vulneráveis, obviamente que na consequência disso, pessoas que conseguem se proteger, inclusive, praticar o isolamento social, elas vão receber o bônus disso, que é a própria saúde social.

Concordo também com a deputada Damaris, que a sociedade civil precisa ser estimulada constantemente a construir boas ações, enfim, investir em solidariedade, em rede de solidariedade, redes de afeto.

Para isso a gente precisa se libertar um pouco dessa discussão e dessa amarra econômica, desse discurso econômico, achando que a economia não se faz com gente a partir disso.

A economia está frágil, sempre esteve frágil, mas a gente precisa olhar para os mais vulneráveis e para a comida do prato das pessoas mais vulneráveis. Isso não significa que esse dinheiro vai ficar retido.

Esse dinheiro vai voltar a circular, porque a grana que essas pessoas vão acessar, ela volta para a economia de outras formas, principalmente com os itens de necessidade básica.

E mais uma vez eu queria fazer um apelo em relação ao roteiro que o PSOL protocolou. Entendo que não dá para ter uma comissão com muita gente. Ela fica inclusive improdutiva. Mas eu faço um apelo para que nós possamos acompanhar como observadoras, obviamente, porque se trata dessa mesma questão.

Não é desconfiando, porque acho que ninguém tem, faltam escrúpulos para pensar em construir coisas erradas ou, enfim, desvios numa situação como essa, mas reitero que é importante do ponto de vista estratégico. São outras mentes pensando sobre isso.

Ademais, quando a gente fala, Sr. Presidente, sobre a questão da proporcionalidade nas escolhas das comissões, eu já vi e outras pessoas já viram, por isso a preocupação.

A gente já viu que esses critérios de proporcionalidade não se dão de forma objetiva. Eles têm um caráter político que eu acho que vale sim que a gente discuta e venha a debater sobre isso.

No mais, espero que a gente caminhe rapidamente. Precisamos votar. Vou abrir mão desse tempo que me falta, porque tenho serenidade e urgência também para que a gente no fim possa dar continuidade aos trabalhos em relação ao efeito da pandemia.

É isso.

 

O SR. PRESIDENTE – CAUÊ MACRIS – PSDB – O próximo inscrito para encaminhar é o nobre deputado Marcio Nakashima.

                                                                                                               

O SR. MARCIO NAKASHIMA – PDT – Sr. Presidente, tendo em vista que o senhor já afirmou que, mesmo aprovado o requerimento da nobre deputada do PSOL, vai manter, acho que perde sentido a minha fala, então, eu declino do meu uso do tempo.

 

O SR. PRESIDENTE – CAUÊ MACRIS – PSDB – Perfeito. Agradeço Vossa Excelência.

O próximo para encaminhar é o deputado Jorge Wilson. Tem a palavra o deputado Jorge Wilson, por cinco minutos.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR – REPUBLICANOS – SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobres deputados, Sras. Deputadas, neste momento quero desejar toda a força, toda corrente de oração, para nossa deputada Carla, para nosso prefeito Orlando Morando, para nosso deputado Neri, que está se recuperando também.

É um momento muito importante para o nosso estado, para o nosso País e para o mundo. O medo, nós temos que nos preocupar muito. Gostaria de fazer um apelo a V. Exa., no sentido de fiscalizar, no sentido de nós pedirmos a todos os prefeitos, dos 645 municípios do estado, que nos ajudem com equipamento de segurança para todos os agentes da Saúde.

Está faltando equipamento de segurança para aqueles que vão atender a população, aqueles que vão trazer a segurança de que nós precisamos. Tenho recebido muitas reclamações, muitas denúncias da falta desse equipamento de segurança, que seriam máscaras, equipamento de saúde para eles.

Importante também, Sr. Presidente, todos nós nos unirmos neste momento. É um momento de união, é um momento em que todos nós precisamos estar unidos e entendermos que a segurança do cidadão é a segurança do cidadão do estado de São Paulo, é a segurança do cidadão no País, é a segurança de cada um de nós.

Relataram para uma pessoa que no ano passado houve 254 mortes por tal epidemia, e perguntaram o que ele acharia razoável. Essa pessoa respondeu que 70 seria um número razoável; de 254, 70 seria um número razoável.

E o repórter que estava conversando com essa pessoa trouxe 70 pessoas que eram da família dele. E perguntou: 70 pessoas? Ele falou: minha família. Ou seja, o que você entende hoje que seria um número razoável? E ele disse: zero. Todos nós não queremos mortes, nenhuma morte. Nós queremos a segurança de todo o estado de São Paulo.

Quero parabenizar o governador João Doria. Precisamos nos empenhar, porque ele fez uma conversa com o setor, com os fornecedores de álcool em gel, para que ele vendesse a preço de custo para o consumidor, o que não está acontecendo.

Sr. Presidente, estamos fiscalizando. Quero fazer um apelo a todos os fornecedores, aos supermercadistas, à APAS, para que observem os supermercados que estão aumentando, sem justificativa, o preço dos produtos.

Estamos falando agora de uma pandemia, estamos falando do profissional autônomo, do profissional liberal, do ambulante, que não terão condições de trabalhar.

O presidente da República, com muita tristeza, vejo que ele deliberou 200 reais hoje. A Câmara aprovou, o Senado está aprovando 600 reais. Puxa vida, 200 reais não vão levar o alimento que esse trabalhador precisa.

Esse cidadão está passando também por tudo o que nós estamos passando, e está impedido de trabalhar, está impedido de ir para as ruas, porque se ele for para as ruas ele coloca inclusive a segurança dele, dos seus familiares e de outras pessoas em risco.

O momento é de o País se unir. O momento é de nós termos união, de forma suprapartidária, esquecer o partido A, partido B ou partido C. O principal partido é a vida e a segurança de todo o povo do nosso País e de todo o povo no estado de são Paulo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE – CAUÊ MACRIS – PSDB – Para encaminhar, em nome da liderança do MDB, o líder deputado Itamar Borges. Tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. ITAMAR BORGES – MDB – SEM REVISÃO DO ORADOR – Muito obrigado. Sr. Presidente, colegas. Quero aqui, em nome do MDB, em meu nome, em nome do deputado Jorge Caruso, do deputado Léo Oliveira, cumprimentar e me solidarizar com as pessoas que estão passando este momento. Também a nossa Casa, com três colegas: o Neri, o Ataide, a Carla, com seu esposo também, o Orlando, empresários, trabalhadores.

Eu não posso deixar, Sr. Presidente, de fazer um registro importante da Assembleia Legislativa, o senhor, os 93 deputados acompanhando, o líder do Governo, Carlão, o Colégio de Líderes, se posicionando de forma muito preciosa, no aspecto de valorar, acelerar e dar a contribuição, neste momento tão difícil. Parabéns a nossa Assembleia Legislativa, sob o seu comando.

Mas também tenho que fazer o reconhecimento aqui, de forma expressiva. O governador João Doria tem se colocado como grande líder desse processo, e tem dado exemplo para o Brasil e, olha lá, para o mundo, por sua postura, pela forma de conduzir, pela forma responsável, seguindo as orientações técnicas, pela forma equilibrada de conduzir os investimentos.

Ao lado dele, o Rodrigo Garcia, vice-governador, presente o tempo todo. O secretário de Saúde, o Germann, o Dr. Davi Uip, que coordena o comitê e que está, inclusive, neste momento passando por recuperação.

O Baeta, que integrou agora, as outras secretarias, hoje anunciando o Bom Prato; no outro dia, a merenda da Educação, o Marquinho Vinholi, com os municípios, e assim sucessivamente, cada secretaria participando.

Também os prefeitos, os municípios têm seguido essa orientação do governador João Doria, e têm feito a diferença e a condução correta nos municípios.

Vi o Carlão falar, agora há pouco, tenho conversado muito com nosso líder Carlão, e quero parabenizá-lo por essa intervenção que ele tem feito permanentemente. Nós vimos o governador João Doria anunciando, no final da semana passada, recursos para todos os municípios. O Carlão falou há pouco que é uma luta que ele tem feito.

Eu, na condição de coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, tenho sempre colocado a preocupação do que puder fazer para os nossos hospitais. O Carlão tem feito essa interlocução. Eu tenho falado também com o Rodrigo.

Vi hoje o Doria anunciando alguns recursos da esfera federal, mas também vai buscar do Tesouro. Tenho certeza de que vamos ter em breve bons recursos dentro das possibilidades deste momento, para ajudar também um pouco mais os nossos hospitais.

Queria aqui fazer uma introdução, antes de concluir, Sr. Presidente. Dar uma satisfação aos colegas. E essa satisfação vai virar um testemunho. Eu tive que passar, de ontem para hoje, um dia internado, por uma infecção urinária que eu adquiri.

Ela já vinha há algum tempo, acabou agravando um pouco, então tive que tomar uma medicação mais forte. Fiquei um dia, menos de 24 horas, saí hoje antes do meio-dia, estou em casa, participando aqui, tudo bem, graças a Deus. Foi confirmada a infecção.

Ali no hospital, em São José do Rio Preto, eu fiquei no HB de Rio Preto, pude conversar e saber como está sendo este momento para o hospital, para os médicos, para os funcionários.

E ali eu reconheci, aliás, quero reconhecer o HB, o belo trabalho que faz no enfrentamento ao coronavírus, e também no atendimento aberto às demais necessidades, como foi o meu caso, como tantos outros que ali estavam.

Assim é a Santa Casa de Rio Preto, e assim são todos os nossos hospitais e Santas Casas de toda a nossa região. Assim tem sido, e por isso é importante esse apoio para todos.

Fica aqui, então, o meu empenho e do MDB, na importância da aprovação da calamidade pública, não só agora, do estado, depois da capital, que vai ter uma necessidade muito importante, maior concentração e, é claro, na sequência, os nossos 644 municípios

 Com certeza a Assembleia Legislativa está sendo protagonista e dando uma grande contribuição, e nós, parlamentares, fazendo o nosso papel, como também esse papel que faremos no Colégio de Líderes, na liberação de uma forma mais rápida, de uma forma direta, fundo a fundo.

Após a calamidade pública é possível isso. O deputado Carlão também tem colocado, temos acompanhado e será muito importante.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE – CAUÊ MACRIS – PSDB – Perfeito. Só lembrando, os Srs. Deputados que estão no chat se inscrevendo para o próximo projeto, a inscrição só começa quando se inicia a discussão.

Não temos inscrição neste momento. Não adianta se inscreverem, que não serão consideradas. Perfeito? Só para deixar registrado aqui: a consideração da inscrição é só quando se inicia o processo de discussão.

A próxima inscrita é a deputada Leci Brandão, para encaminhar em nome da Liderança do PCdoB.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, caros deputados e deputadas, funcionários da Casa, enfim, todos já parabenizaram a todos. Eu quero que Deus proteja, ilumine, abençoe, inclusive os deputados e deputadas que estão com esse problema de saúde.

Mas, na verdade eu quero cumprimentar o povo que está fazendo um trabalho voluntário, as pessoas que estão tendo uma ação de solidariedade em todos os lugares. Está uma coisa, assim, muito, muito forte a iniciativa das pessoas que moram inclusive em lugares em que tem muita gente vulnerável.

E as pessoas estão fazendo campanha por sua própria conta, estão conseguindo arranjar alimentos, estão conseguindo arranjar álcool gel, sabe? Está uma coisa muito forte no meio do povo. E a gente não pode esquecer de também parabenizar essas pessoas.

É claro que na hora em que a gente está na Assembleia falando online para todos e tal, a questão do palanque também fica presente. A gente percebe isso. Só uma fala que teve hoje não me contemplou. Porque você falar de uma pessoa que é louca, que é maluca, que é irresponsável, e elogiar, eu não posso aceitar uma coisa dessas.

Acontece que o Ministério da Saúde, o ministro, todos os médicos, cientistas, estão falando para as pessoas ficarem em casa. As pessoas têm que ficar em casa. Tudo bem.

Agora, você não pode chegar com a responsabilidade no poder que você tem e mandar as pessoas irem para a rua, passear. O que é isso? Vai virar um genocídio? Não dá. Não dá para aceitar. Esse tipo de fala não cabe, é uma coisa que tem a maior irresponsabilidade.

Quero também cumprimentar a Professora Bebel, quando ela fala na questão da criação de uma frente parlamentar para poder acompanhar tudo isso aí que vai acontecer, né? Os milhões, todos os recursos que estão sendo destinados a São Paulo, é importante que haja uma frente parlamentar para poder acompanhar.

Ninguém está desconfiando de ninguém, absolutamente. A gente sabe que os 93 deputados desta Casa são todos confiáveis, e todos têm boas intenções, eu acredito nisso. Vejo que há uma forma de se despir da questão partidária.

A gente tem é que se unir. Cada um tem que ajudar da melhor forma, sem ficar prestando atenção em protagonismo. Não há protagonismo neste momento. Tem que haver união, tem que haver a nossa solidariedade.

E não esquecer que tem muita gente, muitos voluntários, pessoas simples, anônimas, entendeu? Que estão fazendo a sua parte, que estão ajudando a quem precisa. E outra coisa, governador: não podemos esquecer as quebradas. Não podemos esquecer as favelas. Não podemos esquecer também os presídios, que a coisa lá também está muito séria.

Eu sei que o PSOL, o PT e o PCdoB também mandaram um ofício para a Secretaria estadual de Justiça para saber como é que está sendo feita esta questão. Eu acho que todo mundo é ser humano, entendeu? E a gente não pode excluir absolutamente ninguém.

Quero que Deus abençoe a todos, e nos proteja. Parabéns, aí, presidente, parabéns colegas. Não estamos fazendo nada demais, não. É nossa obrigação estar aí defendendo o nosso povo.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para encaminhar em nome da liderança da Rede, a deputada Alessandra. Tem a palavra Vossa Excelência.

 

A SRA. ALESSANDRA MONTEIRO - REDE - SEM REVISÃO DO ORADOR - Obrigada, presidente. Boa tarde a todas e a todos. Eu queria aproveitar esse momento de indicação, e já antecipo que gostaria de indicar a votação favorável, para dizer que é notório e visível durante todo o período da sessão, muita boa vontade em todos os parlamentares em colaborarem com este momento de combate à pandemia.

É certo que o Estado não dá conta disso sozinho, e aí quero me somar aqui à deputada Leci, que elogiou todas as iniciativas da sociedade civil, em especial a União São Paulo, e outras organizações que estão fazendo inúmeras arrecadações importantes para alimentação e materiais de higiene.

As indicações parlamentares ao Governo quando não da nossa competência em executá-las, são uma ferramenta muito importante. Eu mesma fiz uma indicação para desconstitucionalização de alguns fundos e o uso desses recursos para o fundo do combate à Covid.

E aí, interceder aqui, fazer um apelo ao líder do Governo, deputado Carlão, que possa fortalecer essa agenda nas reuniões de proposição e solução do Governo do Estado, porque tem muita ideia boa saindo aqui da Assembleia. Ninguém tem a necessidade de aparecer, ou de que o seu nome seja dito como o autor da ideia.

Mas, tem muita iniciativa relevante sendo colocada aqui. E seria muito importante, sim, se elas fossem avaliadas e consideradas nesse momento em que a gente sabe que todo esforço na união de combate a essa pandemia vai ser fundamental para que a gente vença isso o mais rápido possível.

Fica aqui o meu registro e apelo só de que haja mais espaços para colaboração, principalmente a partir das indicações que estão sendo protocoladas, e são inúmeras, e muitas delas muito boas, e podem ser extremamente eficientes neste momento.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não havendo mais encaminhamentos, vamos à votação do requerimento formulado pela nobre líder do Partido do PSOL aqui na Assembleia Legislativa, deputada Monica.

Como vota o deputado Adalberto Freitas? Deputado Adalberto, o som está baixo de Vossa Excelência.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Eu voto “não” ao requerimento apresentado pela…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” o deputado Adalberto Freitas.

Como vota a nobre deputada Adriana Borgo?

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Eu voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode votar novamente, deputada Adriana?

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Só pedir ao pessoal da imagem aqui, quando eu peço para votar novamente à deputada, que não retornem a imagem para mim. Mantenham a imagem do deputado no vídeo até concretizar, tá?

Vota “sim" a deputada Adriana Borgo.

Como vota o deputado Agente Federal Danilo Balas? Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PSL - Danilo Balas vota “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” o deputado Danilo Balas.

Como vota a deputada Alessandra Monteiro? Como vota Vossa Excelência? O som da deputada Alessandra Monteiro está desligado. Pode falar, deputada Alessandra. Está ruim o seu microfone. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ALESSANDRA MONTEIRO - REDE - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “sim" a deputada Alessandra Monteiro.

Como vota o deputado Alex de Madureira?

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Eu voto e convoco todos a votarem “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” o deputado Alex de Madureira.

Como vota o deputado Alexandre Pereira?

Só lembrando que nós estamos votando neste momento o roteiro de votação proposto pela deputada Monica.

Como vota o deputado Alexandre Pereira?

 

O SR. ALEXANDRE PEREIRA - SD - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho. Vossa Excelência pode votar de novo, deputado Alexandre?

 

O SR. ALEXANDRE PEREIRA - SD - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” o deputado Alexandre.

Como vota o deputado Altair Moraes?

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, consignar meu voto como “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho. Vota novamente, deputado Altair. Vote novamente ,por favor, deputado Altair.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Consignar meu voto ao requerimento da deputada Monica “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Vota “não” o deputado Altair.

Como vota a deputada Analice Fernandes?

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Consignar o meu voto como “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito.

Como vota o deputado André do Prado?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Sr. Presidente, eu também voto “não”, e peço que a bancada do PL também vote “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito, vota “não” o deputado André do Prado.

Como vota o deputado Aprigio? Deputado Aprigio, está conectado? Vossa Excelência precisa habilitar o som de V. Exa., que desligou o som, deputado Aprigio.

 

O SR. APRIGIO - PODE - Para votar “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Arthur do Val?

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho, deputado Arthur. Pode repetir o voto?

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Ataide Teruel? Está ausente o deputado Ataide. Está com a doença do coronavírus, se tratando, e se Deus quiser ficará bem.

Como vota o deputado Barros Munhoz?

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode votar novamente, deputado Barros?

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota a deputada Beth Sahão?

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Alô?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Beth Sahão, como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Voto “não”, com todo o respeito à deputada Monica.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Bruno Ganem?

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Eu voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Caio França?

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Para votar “não”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho. Pode repetir o voto, deputado Caio França?

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Votar “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - “Não”. Só lembrando os deputados, por favor, quando eu chamar, aguardar alguns poucos segundos para dar tempo de aparecer na tela o voto de Vossas Excelências.

Como vota o deputado Campos Machado? Deputado Campos Machado, está conectado? Não está conectado o deputado Campos Machado. Vai ter a segunda votação.

Como vota a deputada Carla Morando?

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Sr. Presidente, oi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Eu voto “não” ao requerimento da deputada.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço, deputada Carla Morando.

Está neste momento também contaminada, mas, participando da votação. E registro o voto “não” desejando pronto restabelecimento, tanto para V. Exa. quanto ao deputado Orlando Morando. A deputada Carla vota “não”.

Como vota o deputado Carlão Pignatari?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto “não”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode repetir o voto de V. Exa., deputado Carlão?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Carlos Cezar?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente, voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Carlos Giannazi?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Eu voto “sim” ao requerimento da deputada Monica Seixas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode votar novamente, deputado Carlos Giannazi?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Eu voto “sim” ao requerimento da deputada Monica Seixas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Castello Branco. Não está conectado.

O deputado Cauê Macris vota “não”. Como é votação nominal, eu posso votar.

Como vota o deputado Cezar?

 

O SR. CEZAR - PSDB - Eu voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode repetir o voto de V. Exa., deputado Cezar?

 

O SR. CEZAR - PSDB - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Conte Lopes?

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” do nobre deputado Conte Lopes.

Como vota o deputado Coronel Nishikawa? Deputado Coronel Nishikawa, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - “Não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho. Pode votar novamente?

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Meu voto é “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - “Não”, deputado Coronel Nishikawa.

Como vota o deputado Coronel Telhada?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sr. Presidente, Coronel Telhada vota “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” o deputado Coronel Telhada.

Como vota o deputado Daniel José?

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Repete o voto de V. Exa., por favor.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” o deputado Daniel José.

Como vota o deputado Daniel Soares?

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Posso falar, Sr. Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode, sim, deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Sr. Presidente, eu voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota a deputada Delegada Graciela?

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Meu voto é “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não”.

Uma sugestão para agilizar o processo de votação: toda vez que eu chamar o deputado, se V. Exas. puderem chamar, “Sr. Presidente”, porque ajuda para o quadro procurar automaticamente o nome de vocês para voltar para a tela.

Então, fala, “Sr. Presidente”, e logo em seguida faça seu voto, que isso vai facilitar bastante o trabalho aqui da equipe técnica, perfeito?

Como vota o deputado Delegado Bruno Lima?

 

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Sr. Presidente, voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Delegado Olim?

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode votar, deputado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Dirceu Dalben?

 

O SR. DIRCEU DALBEN - PL - Sr. Presidente, Dirceu Dalben vota “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Douglas Garcia?

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - O deputado Douglas Garcia vota “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Jorge do Carmo?

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Sr. Presidente. Para votar “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota a deputada Damaris?

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Presidente, para votar “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” a deputada Damaris.

Vou pedir mais uma vez, peçam “Sr. Presidente”, dá um tempinho, e aí, pode realizar o voto, perfeito? Ajuda bastante na hora da procura da câmera para garantir que todos os votos sejam contabilizados na televisão, na TV Assembleia.

Deputado Ed Thomas, como vota Vossa Excelência? Vossa Excelência precisa ligar o som aí no seu computador, deputado Ed Thomas. Não somos nós aqui que temos que ligar o som dele?

Vossa Excelência está com o som desligado aí no seu computador, deputado Ed Thomas. Deputado Ed Thomas, V. Exa. precisa ligar o som no computador. Aqui já está desbloqueado para o seu processo de votação. Eu vou passar ao próximo. Depois o deputado Ed Thomas vota na segunda chamada.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente. Agora sim, pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agora sim. Deputado, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Para votar “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O deputado Ed Thomas vota “não”.

Como vota o deputado Edmir Chedid?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Para votar “não”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não” o deputado Edmir Chedid.

Como vota a deputada Edna Macedo?

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota a deputada Edna?

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Eu voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputado Emidio. Como vota V. Exa., deputado Emidio?

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Sr. Presidente, com todo o respeito à deputada Monica, eu voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota o deputado Enio Tatto?

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Sr. Presidente, esperando que a comissão contemple a preocupação da deputada Monica, eu voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota a deputada Erica?

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “sim”.

Como vota o deputado Estevam Galvão?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - “Não”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não”. Só lembrando, se os deputados puderem falar “Sr. Presidente” antes do processo de votação, para garantir que a equipe técnica consiga pegar a imagem antes da votação, é extremamente importante, facilita muito a vida da equipe técnica aqui.

Como vota o deputado Fernando Cury?

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Sr. Presidente, eu voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Frederico d’Avila?

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL - Sr. Presidente, para votar “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Registro o voto “não” de Vossa Excelência.

Entre o “Sr. Presidente” e o voto um pequeno tempo é importante, está certo?

Como vota o deputado Gil Diniz?

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Meu voto é “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputado Gilmaci.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Sr. Presidente Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Meu voto é “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” do deputado Gilmaci.

Como vota o deputado Heni?

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota a deputada Isa Penna?

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho, deputada Isa. Pode votar novamente, deputada Isa?

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Itamar Borges?

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Voto “não”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Por favor, gente. Chamem “Sr. Presidente” antes da votação, esperem um tempo, e façam a votação. Eu estou fazendo esse pedido reiteradamente. Será que é possível os deputados ajudarem nesse contexto? Ajudaria muito a parte técnica e a agilidade do processo de votação.

Registro o voto “não” do nobre deputado Itamar Borges.

Como vota a deputada Janaina Paschoal?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Eu voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” da deputada Janaina.

Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota o deputado Jorge Caruso?

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Aqui, Sr. Presidente. Para votar “sim”, desculpe, para votar “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” do deputado Jorge Caruso.

Como vota o deputado Jorge Wilson?

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Para consignar meu voto como “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado José Américo?

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputado José Américo?

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - É “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “não”. Está registrado o voto de Vossa Excelência.

Como vota a deputada Leci Brandão?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputada Leci Brandão?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Léo Oliveira?

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Eu voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Leticia Aguiar. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu voto "sim", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputado Major Mecca. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Márcia Lula Lia. O vídeo de V. Exa. está desligado, deputada Márcia Lula Lia.

Eu preciso que V. Exa. ligue o vídeo para realizar a votação. É só habilitar o vídeo. Agora sim. Como vota V. Exa., deputada Márcia Lula Lia?

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Marcio da Farmácia. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Boa tarde, Sr. Presidente. Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Marcio Nakashima. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Sr. Presidente, meu voto é "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Marcos Damasio. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Marcos Zerbini. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Marcos Zerbini vota "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Maria Lúcia Amary. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Marta Costa. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Mauro Bragato. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Milton Leite. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Monica. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MONICA DA BANCADA ATIVISTA - PSOL - Sr. Presidente, por mais participação na fiscalização, eu voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputado Paulo Correa. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Paulo Fiorilo. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Sr. Presidente, meu voto é "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Kenny. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Sr. Presidente, meu voto é "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Professora Bebel. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Sr. Presidente, com todo o respeito à deputada Monica, o meu voto é "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Rafa Zimbaldi. Não está online? Está sim. Precisa ativar o áudio, deputado Rafa Zimbaldi. O áudio de V. Exa. não está ativado. Vossa Excelência tem que ativar o áudio aí na própria tela do seu celular.

Deputado Rafa Zimbaldi?

Pedir para colocar a imagem do deputado Rafa Zimbaldi. Seu áudio ainda está desligado. Continuamos não conseguindo ouvir Vossa Excelência.

Vamos então fazer a votação com a cabeça, por fisionomia. Põe a imagem do deputado. Vota "não"? Vossa Excelência vota "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Rafael Silva. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Reinaldo Alguz. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Ricardo Madalena. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Ricardo Mellão. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Roberto Engler. O deputado Roberto Engler não está conectado. Deputado Roberto Morais. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Voto "não", Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Rodrigo Gambale. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Sr. Presidente, é possível colocar o partido em obstrução ou não? Só uma dúvida que estão me questionando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É votação nominal, não cabe obstrução neste moemnto, deputado Gambale.

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Ok, para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Rodrigo Moraes. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Rogério Nogueira. O seu vídeo está desligado, deputado Rogério Nogueira. É importante que Vossa Excelência ligue o vídeo. Agora sim. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Roque Barbieri. Está desconectado. Deputado Sargento Neri. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Sebastião Santos. Como vota Vossa Excelência? Precisa ativar o áudio, deputado Sebastião Santos.

Está desativado o áudio, e já pedir aos deputados que deixem os seus áudios ativados, deixem os seus vídeos ativados durante o processo de votação.

É a primeira vez que estamos fazendo este processo desta maneira, é um pouco mais demorado, mas depois, com o tempo, nós vamos conseguir fazer de forma mais rápida. Conseguiu ativar o áudio? Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Sergio Victor. O áudio do deputado Sergio Victor está desativado.

Mais uma vez eu vou pedir aos parlamentares que ativem os seus áudios. Nós já travamos o áudio de todo mundo aqui, e não tem motivo para cada um de vocês deixar o áudio travado. É só para ficar mais difícil o processo de votação.

Deputado Sergio Victor. Agora sim.

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Vocês que desativaram.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não. É que quando clica, ele vai muito rápido a ativação e desativação. Se der dois cliques, ele desativa. Agora sim estou ouvindo. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Tenente Coimbra. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Deputado Tenente Nascimento. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Teonilio Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Thiago Auricchio. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Sr. Presidente, eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Valeria Bolsonaro. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Sr. Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Vinícius Camarinha. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Sr. Presidente, o meu voto é "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Wellington Moura. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, meu voto é "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Passamos neste momento à segunda chamada de votação. Como vota o deputado Ataide Teruel? Ausente. Deputado Campos Machado. Não conectado. Deputado Castello Branco. Não conectado. Deputado Roberto Engler. Não conectado. Deputado Roque Barbiere. Não conectado.

Só pedir, a partir deste momento, àqueles deputados que queiram alterar o seu voto, que o façam. Eu vou aguardar 30 segundos para que alterem seus votos pelo chat, para que eu possa registrar aqui a alteração de voto, caso algum deputado queira alterar o seu voto.

Lembrando também que o painel... Quando foi iniciado o processo, não foi colocado "votação nominal", então não está constando o meu voto, que consta aqui como como "presidente". Então, não está constando o meu voto neste momento.

Algum deputado gostaria de alterar o seu voto? Que altere por chat. Trinta segundos para a alteração dos votos.

Não tendo alteração de voto, está encerrado o processo de votação. Participaram deste processo 89 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sendo oito votos "sim", 81 votos "não". Está errada a tabela por conta do meu voto, que foi registrado como "não". Pode tirar a tabela, inclusive, do ar. Oitenta e um votos, quórum que rejeita o roteiro de votação da deputada Monica da Bancada Ativista.

Neste momento, eu coloco em votação o Projeto de decreto legislativo nº 3, de 2020. Peço para os líderes que quiserem encaminhar, que possam fazer a inscrição do encaminhamento pelo chat, a partir deste momento. (Pausa.)

Não havendo, então, líderes se inscrevendo, começamos o processo de votação. Neste momento estamos votando o Projeto de decreto legislativo nº 3, de 2020.

Como vota o deputado Adalberto Freitas?

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Sr. Presidente, eu voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Como vota a deputada Adriana Borgo?

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Sr. Presidente, para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Como vota o deputado Danilo Balas?

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PSL - Sr. Presidente, Danilo Balas vota "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "sim" do deputado Danilo Balas. Como vota a deputada Alessandra Monteiro?

 

A SRA. ALESSANDRA MONTEIRO - REDE - Votar "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Por favor, gente, sempre chamem "Sr. Presidente", esperem eu pedir o voto, para depois realizar o voto. Deputada Alessandra Monteiro, pode votar novamente, por favor?

 Deputada Alessandra Monteiro, pode, por favor, repetir o voto? Está aberto o áudio da deputada Alessandra Monteiro? Pode chamar? Eu vou pular a deputada Alessandra Monteiro, e ela votará na segunda chamada de votação. Deputada Alessandra Monteiro voltou?

Os deputados estão ouvindo? Estão me ouvindo aqui os deputados? Fui eu que caí? Não, nós estamos ao vivo. Eu estou aqui na televisão. Pedir a todos os telespectadores que aguardem apenas um minuto.

Caiu a conexão da TV Assembleia. Estamos fazendo a reconexão com os parlamentares, para continuar o processo de votação. Então, neste momento estamos fazendo a reconexão, para garantir o processo de votação. Peço mais um minuto àqueles que estão acompanhando.

 

* * *

 

- Suspensa às 18 horas e 33 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 04 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Estamos ao vivo novamente na TV Assembleia. Tivemos um pequeno problema técnico, só lembrando a todos que estamos retomando a sessão, descontado o tempo que ficou tecnicamente parado o processo de votação. Temos mais uma hora e dez para encerrar esta sessão extraordinária virtual.

Estamos no processo de votação. Então, o primeiro a votar é o deputado Adalberto Freitas.

Só lembrando: peçam pela ordem, presidente; eu, quando chamar, faz a votação.

Deputado Adalberto Freitas, como vota Vossa Excelência? Estamos no processo de votação do Projeto de decreto legislativo nº 03, de 2020.

Como vota V. Exa., deputado Adalberto?

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Pela ordem, presidente, eu voto a favor.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “sim”.

Como vota a deputada Adriana Borgo?

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Sr. Presidente, “sim”, com restrições.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “sim”.

Como vota o deputado Danilo Balas?

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PSL - Danilo Balas vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Peça sempre “pela ordem, presidente” para mim antes, para poder, tecnicamente, focar.

Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PSL - Danilo Balas vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Alessandra Monteiro, como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ALESSANDRA MONTEIRO - REDE - Pela ordem, presidente, voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ALESSANDRA MONTEIRO - REDE - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Vota “sim”. Registro o voto “sim”.

Depois de pedir “pela ordem”, gente, por favor, deem um tempo, está certo?

Deputado Alex de Madureira.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Alexandre Pereira.

Só lembrando que alguns deputados estão com o som desligado.

Como vota V. Exa., deputado Alexandre Pereira?

 

O SR. ALEXANDRE PEREIRA - SD - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota? Repita o voto, por favor.

 

O SR. ALEXANDRE PEREIRA - SD - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Altair Moraes.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente. Pelo decreto de calamidade pública do estado de São Paulo eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Peço para poder, novamente... Não colocaram ainda o deputado Altair na tela.

Como vota V. Exa., deputado Altair?

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

Pelo decreto de calamidade pública do estado de São Paulo eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Vou consignar o meu voto como “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado André do Prado. Deputado André do Prado?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência, deputado André do Prado?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito.

Deputado Aprigio.

Deputado Aprigio, o áudio de V. Exa. está desativado. É importante que os deputados que desativaram seus áudios dentro de suas casas, que por favor, ativem o áudio.

Deputado Aprigio, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. APRIGIO - PODE - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Arthur do Val.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Ataide Teruel. Está ausente.

Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Voto “sim” com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Bruno Ganem.

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - O meu voto é “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Campos Machado. Ausente. Deputada Carla Morando.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente, para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Como vota o deputado Carlos Giannazi?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Voto “sim” com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Castello Branco. Ausente.

Deputado Cauê Macris. Registro meu voto “sim”.

Deputado Cezar. Como vota? Deputado Cezar.

 

O SR. CEZAR - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CEZAR - PSDB - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim”.

Deputado Conte Lopes. Vossa Excelência precisa liberar o seu som, deputado Conte Lopes.

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Coronel Nishikawa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Coronel Telhada vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Daniel José.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim”.

Deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Sr. Presidente, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Delegada Graciela.

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim”.

Deputado Delegado Bruno Lima.

 

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim”.

Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Dalben.

 

O SR. DIRCEU DALBEN - PL - Sr. Presidente, Dirceu Dalben vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Douglas Garcia.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Eu voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputado Jorge do Carmo. Vossa Excelência precisa liberar o som, deputado Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Em defesa da saúde pública eu voto “sim” com ressalvas, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputada Damaris. Deputada Damaris?

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Oi, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Sr. Presidente, para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Sr. Presidente, pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Para votar e votar “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Edna Macedo.

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Emidio.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Presidente. Sr. Presidente Cauê Macris, voto “sim” com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho, deputado Emidio. Pode votar novamente.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Sr. Presidente, voto “sim” com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Enio Tatto. Deputado Enio Tatto, é importante que V. Exa. abaixe o som do computador. Como vota? Deputado Enio Tatto? Como vota V. Exa., deputado Enio Tatto? Estou te ouvindo.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Voto “sim”, Sr. Presidente. Com as ressalvas da bancada do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” do deputado Enio Tatto.

Deputada Erica.

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Estão ouvindo? Sr. Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Em defesa da Saúde pública, do SUS, voto “sim” com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Voto “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Frederico d’Avila. Precisa ativar o som, deputado Frederico d’Avila.

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL - Sr. Presidente, pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL - Para votar “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” do deputado Frederico d’Avila.

Deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Voto “não”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” do deputado Gil Diniz.

Deputado Gilmaci.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Heni.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputada Isa Penna.

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho. Pode repetir o voto?

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - “Sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Janaina Paschoal.

 

 A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Sr. Presidente…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Eu voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” da deputada Janaina. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Sr. Presidente...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Jorge Wilson.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Sr. Presidente…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Pela segurança e maior celeridade do Governo do Estado próximo a proteção da pessoa e da saúde das pessoas, o Republicanos vota “sim” em unanimidade.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência, apesar de ter existido uma instabilidade na sua câmera. Eu peço que os deputados, por favor, votem apenas “sim”, “não” ou registrem “abstenção”.

Deputado José Américo. (Pausa.) Não está conectado. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputada Leticia Aguiar. Precisa ativar o som, deputada Leticia. Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Com as ressalvas do nosso partido, eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho. Peço sempre para pedir “pela ordem” antes e dar um tempo para dar tempo de poder fazer o registro do voto.

Deputado Luiz Fernando, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Com as ressalvas do nosso partido, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Major Mecca.

 

 O SR. MAJOR MECCA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB -  Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não”. Deputada Márcia Lia.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - A deputada Márcia Lia precisa ativar a câmera. Deputada Márcia Lia, a câmera de V. Exa. não está ativada.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Continuo dizendo que a câmera de V. Exa. não está ativada, deputada Márcia Lia. Vossa Excelência precisa ativar a câmera para o processo de votação. Conseguiu ativar?

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Continuo dizendo que a câmera de V. Exa. não está ativada, deputada Márcia Lia. Deputada Márcia Lia, a senhora está me escutando?

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Eu estou escutando o senhor e eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - A sua câmera não está ativada, deputada Márcia Lia. Vossa Excelência precisa ativar a sua câmera para conseguir votar. Eu vou passar ao próximo votante e peço para que V. Exa. vote na segunda chamada com a câmera ativada. Deputado Marcio da Farmácia.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Marcio Nakashima.

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Meu voto é “sim”, com restrições.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Marcos Damasio. 

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Sr. Presidente…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Maria Lúcia Amary

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Milton Leite.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim”. Deputada Monica.

 

A SRA. MONICA DA BANCADA ATIVISTA - PSOL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MONICA DA BANCADA ATIVISTA - PSOL - Com ressalvas também, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Paulo Correa.

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Eu voto “sim.”

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Paulo Fiorilo, precisa ativar o som.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Com as ressalvas do PT, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Professor Kenny.

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Eu voto “sim.”

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pelo direito à vida e com ressalvas, voto “sim.”

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Rafa Zimbaldi. (Pausa.) Vou deixar para a segunda chamada. Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Sr. Presidente, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Presidente, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Peço que registre o voto de novo e, por favor, gente: “Pela ordem, Sr. Presidente” e espere eu pedir para que vote. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Eu voto “sim”, presidente. E travou aqui, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Sr. Presidente…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Ricardo Mellão.

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Roberto Engler. Ausente. Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Sr. Presidente, voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” do deputado Roberto Morais. Deputado Rodrigo Gambale. O senhor precisa ativar o som, deputado Rodrigo Gambale.

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Sr. Presidente…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Sr. Presidente, para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” do deputado Rodrigo Gambale. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não está aparecendo aqui o vídeo do deputado Rogério Nogueira. Está me ouvindo, deputado Rogério?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Estou ouvindo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Precisa ativar o vídeo de Vossa Excelência.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Saiu do ar aqui o meu.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pronto, agora sim. Como vota?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Roque Barbiere. Ausente. Deputado Sargento Neri. O áudio do deputado Sargento Neri está desligado. Agora sim.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Sergio Victor.

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Sr. Presidente…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Tenente Coimbra. Não está conectado. Deputado Tenente Nascimento, o áudio está desativado. Vossa Excelência precisa ativar o seu áudio. Agora sim, deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Sr. Presidente…

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota?

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Para votar “sim”, com a ressalva da bancada do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputado Thiago Auricchio.

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência, deputado Thiago?

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”. Deputada Valeria Bolsonaro.

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não”. Deputado Vinícius Camarinha. Precisa ativar o som, deputado Vinícius. Agora sim.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Por ações rápidas, eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, o meu voto é sim.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho, deputado Wellington. O vídeo de V. Exa. está desativado, deputado Wellington. Agora sim. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Neste momento passamos à segunda chamada daqueles deputados que não conseguiram realizar os seus votos. Deputado Ataide. Ausente. Deputado Castello Branco. Ausente. Deputado José Américo. Ausente. Deputado Campos Machado. Ausente.

Deputada Márcia Lia, agora sim eu estou vendo o vídeo. Precisa ativar o áudio agora. No vídeo eu estou te vendo. Agora só preciso do teu áudio. Agora sim.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Para votar “sim”, Sr. Presidente, com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agora registro o voto “sim” de Vossa Excelência, deputada Márcia Lia. Agora sim consegui registrar o voto.

Deputado Rafa Zimbaldi. É possível colocar o vídeo dele mesmo sem som como foi da última vez? Deputado Rafa Zimbaldi? Coloque o vídeo dele, por favor, na TV Assembleia.

Como vota Vossa Excelência, deputado Rafa Zimbaldi? Vota sim. Deputado Roberto Engler. Ausente. Deputado Roque Barbiere. Ausente. Deputado Tenente Coimbra. Ausente.

Neste momento vamos passar à alteração dos votos. Aqueles deputados que queiram alterar os seus votos, peço para que, por favor, neste momento vou dar 30 segundos para que possam, via chat, comunicar este presidente que querem alterar o seu voto. Faltam 15 segundos.

Pergunto se tem alguma alteração de voto no chat. Até agora nenhuma alteração. Deputada Leticia Aguiar. Abra a tela da deputada Leticia Aguiar, que quer fazer alteração de voto. Peço que coloque a Leticia Aguiar na tela, por favor. A alteração de voto de Vossa Excelência, deputada Leticia?

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Sr. Presidente, alterar o meu voto para “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Quer alterar o voto de “sim” para “não”?

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Quero.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está alterado o voto da deputada Leticia Aguiar de “sim” para “não”. Mais algum deputado quer alterar o seu voto?

 

* * *

 

- É feita a votação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está encerrado o processo de votação. Participaram deste processo 87 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sendo 80 votos “sim”, sete votos “não”, quórum que aprova o Decreto legislativo nº 3, de 2020, que reconhece para efeito do Art. 65, da Lei Complementar federal nº 101, de 4 de maio de 2000, o estado de calamidade pública do estado de São Paulo.

Item 2 - Em discussão o Projeto de decreto legislativo nº 4, de 2020. A partir deste momento estão abertas as inscrições para discutir o projeto pelo chat. O deputado Paulo Fiorilo é o primeiro a se inscrever. Tem a palavra o deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Sr. Presidente, eu abro mão da minha inscrição.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Abre mão o deputado Paulo Fiorilo. Neste momento, deputado Emidio para discutir o Projeto de decreto legislativo nº 4, de 2020. Tem a palavra Vossa Excelência, deputado Emidio.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Sr. Presidente, quanto tempo eu tenho?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Dez minutos, deputado Emidio. Só lembrando que esta sessão tem mais 35 minutos.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Presidente, me permita o seguinte. O que eu queria colocar para Vossa Excelência, para os demais colegas, é uma discussão sobre o que nós temos que fazer.

Primeiro, esta sessão está mostrando que a Assembleia tem muito a contribuir com esse debate, com várias ideias colocadas aqui, claro que num clima de discussão, o que mostra que essa comissão que V. Exa. pretende criar é uma comissão, vamos dizer, importante, que tem que acompanhar, mas eu acho que a riqueza do debate com todo mundo é importante.

Eu acho que há mesmo um limite de seis, de cinco, de sete. Então não é essa é a questão. O que eu quero propor… Eu quero apresentar aqui a Vossa Excelência e aos deputados um conjunto de 13 propostas, e o 13 aqui é apenas uma coincidência, não tem nada a ver com o meu partido.

O que eu queria de sugestões, entendeu? Dessas propostas, oito são para o Governo do Estado, quatro são para a Assembleia Legislativa e uma para o Tribunal de Justiça. Rapidamente, Sr. Presidente, eu queria falar o seguinte.

Dessa discussão aqui, uma proposta que eu queria falar é que o governador deveria aqui no ambiente virtual - e não precisa ser ao vivo, pode ser numa reunião como ele vai nas reuniões abertas na Assembleia Legislativa - ele poderia fazer uma vez por semana uma conversa com todos os deputados.

Essa é a primeira proposta para ouvir deles como é que estão as regiões, o que está acontecendo, que medidas que podem ser aproveitadas das sugestões dos deputados e assim por diante. A primeira proposta é essa.

A segunda é sobre a merenda escolar, Sr. Presidente. Eu acho que nós precisamos agir rápido. Os R$ 55,00 serem poucos, pior é não chegar e não chegar a tempo. Eu não sei como que o Estado pretende fazer a entrega desse recurso ou da cesta básica.

Como a operacionalização de cesta básica é uma coisa complicada, uma ideia é se criar um cartão-alimentação ou se criar, por exemplo, um crédito naquelas famílias do Bolsa Família, que já há um cadastro e já recebem esse valor.

Então é se colocar R$ 55,00 a mais. Eu só acho que precisa de rapidez, brevidade. As pessoas, principalmente aquelas que não são assalariadas, que são do trabalho informal, têm pressa nessa questão.

A terceira proposta, Sr. Presidente e Srs. Deputados, tem se falado muito no trabalho dos profissionais de Saúde, a valorização tanto dos médicos, quanto dos paramédicos. Eu acho que precisa cuidado mesmo e muito carinho com o trabalho que eles estão fazendo.

Eles são heróis neste momento e acho que precisam ser valorizados. Então, eu pensaria num adicional de periculosidade. Algumas categorias já recebem, outras não, ou outro nome que quiser dar.

Mas eu acho importante o Estado incorporar essa proposta como ideia de reconhecimento do povo paulista pelo trabalho heroico que eles vêm fazendo, sobre todo tipo de risco que eles correm. Inclusive, colocando as suas próprias famílias em risco.

A quarta proposta trata de gás, água e energia. Acho que essa questão já está clara. No estado de São Paulo, gás e energia estão sob controle privado. Então, o que cabe é o diálogo. Acho que o Estado tem instrumentos para dialogar com essas empresas, e colocar elas em defesa do interesse dos paulistas.

Principalmente, aqueles que não podem pagar nesse momento. O Estado vai ter que injetar recursos de alguma forma. Quero propor sobre isso também. Daqui a pouco chego em uma proposta sobre isso. Mas acho que precisamos trabalhar isso.

Acho que, no caso da água... A energia e gás são privados. Agora, no caso da água, acho que é preciso... A Sabesp é uma empresa pública. Então, é preciso que o Governo do Estado pense imediatamente e ajude a encontrar fórmulas.

Não é só não cortar. Porque, se não corta, e depois passa o período, e as pessoas têm que voltar a pagar, elas vão estar com gastos acumulados.

Ou seja, dos meses atrasados, mais aquele que vai vencer. Então o Estado precisa pensar nisso, em uma política de não cobrar esses dois a três meses. É uma política que o Estado tem que se preocupar e buscar recursos onde for preciso buscar para que isso aconteça.

A quinta proposta diz respeito à questão do pedágio. O deputado Dirceu Dalben, meu querido amigo, colocou essa questão e tem razão. Veja bem. O dinheiro, a manipulação do dinheiro, é a forma mais rápida de interiorizar o vírus, de interiorizar o contágio.

Então, é preciso suspender. Sei que há contratos em vigência, que houve licitação. São contratos de longa duração, 20, 30 anos.

Sr. Presidente, desde já, a solicitação que deixo é que, como foi feito em outras vezes, o período da concessão, de 20 anos, às vezes entra uma obra depois, se aumenta esse período para 21 anos ou mais seis meses ou mais dois anos.

Acho que é hora das empresas concessionárias, que são parte das grandes empresas do País, as grandes construtoras, que já ganharam muito dinheiro em São Paulo e no Brasil, é hora delas darem uma contribuição.

Nesse caso, não é nem deixar de receber. É deixar de receber nesse momento. Ao final do período do coronavírus, se faria uma alteração para aditar o tempo de contrato a que elas têm direito.

A sexta proposta diz respeito a uma ideia trazida pela deputada Isa Penna, que foi muito interessante. A preocupação que ela trouxe, de que o isolamento não elimina os problemas que já temos.

Então, por exemplo, a violência contra a mulher é uma realidade. Às vezes, você deixar ela junto com aquele que a ameaça constantemente, é o período que vai ter mais violência contra ela.

Recentemente, a Assembleia votou um projeto do deputado Tenente Nascimento, criando a Patrulha Maria da Penha. Acho que, agora, parte da Polícia Militar poderia dirigir o trabalho... certamente, a violência também está sofrendo queda nos seus índices agora.

Então, dirigir parte do trabalho da corporação para a Lei Maria da Penha, uma espécie de Patrulha Maria da Penha. Seria importante, aqueles casos que, sabidamente, a mulher corre muito risco.

 A sétima proposta diz respeito à criação de um fundo estadual de solidariedade. Não é o fundo social que conhecemos. Mas um fundo financeiro, que pudesse receber doações privadas, que pudesse receber doações de outra natureza, para concentrar não só os gastos relativos às medidas de Saúde, mas também para custear coisas como conta de energia para quem não pode, para custear alimentação para quem não pode.

Enfim, para garantir que as coisas funcionem melhor. Para comprar EPIs para os profissionais de Saúde mais rapidamente. O fundo teria uma agilidade para isso. Então, penso que é importante.

A nona... Para o Executivo, são essas oito propostas.

Para a Assembleia, acho que V. Exa. não precisa ampliar o número. Não acho que a questão é ampliar o número de pessoas nessa comissão. Mas acho que V. Exa. deveria criar aqui - se quiser fazer de público, faça; se quiser, poderia fazer no ambiente virtual - entre os deputados, uma espécie de mesa de ideias.

Que, duas a três vezes por semana, se reunisse, não para transmitir pela TV Assembleia, mas para um debate.

Quais as novas ideias, quais os novos fatos? O que seria possível incorporar? Tenho impressão de que essa mesa de ideias contemplaria essa questão de ter uma comissão um pouco mais ampla. Sei que V. Exa, se reúne com os líderes, mas poderia ser uma coisa um pouco mais aberta, para discutir essa questão.

A segunda proposta para a Assembleia. Priorizar a votação de todos os projetos de lei, tanto do Executivo como dos próprios deputados, que dizem respeito ao coronavírus. Senão vamos apresentar um conjunto de proposta, e quase todos os deputados têm propostas para isso, mas que visam...

Se ele for seguir aquele trâmite normal, esperar os que estão na fila, ele não vai produzir os resultados que precisam ser produzidos, com a brevidade com que precisam ser produzidos.

A terceira proposta é criar... Não é criar. Nesse próprio ambiente de debate, poderia chamar pessoas. Por exemplo, autoridades da Saúde. O secretário José Henrique, por exemplo, que é bom no diálogo, tem que se revelar. É alguém que tem dado uma contribuição.

Então, chamá-lo para um debate, no ambiente virtual, com os deputados. Chamar também o secretário Henrique Meirelles, secretário da Fazenda, para um debate sobre o impacto econômico, o que pode ser feito, o que não pode. Acho que é um ambiente que ajuda muito.

A quarta proposta para a Mesa da Assembleia, Sr. Presidente. O Senado aprovou hoje, ou está aprovando nesse momento, o projeto de ajuda às pessoas. Só que as pessoas não sabem como acessar esse benefício. Acho que a Assembleia podia criar um canal de orientação para isso acontecer.

Por último, uma sugestão ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que poderia dar a sua contribuição também, fazendo os depósitos judiciais. Eles ficam depositados em conta judicial e rendem juro, muito juro.

Então, esses juros, nesse momento, ao invés de ficar com o próprio TJ, poderiam ser colocados à disposição do combate ao coronavírus.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Para discutir, próximo inscrito, deputada Professora Bebel.

O deputado Barba está pedindo uma questão de Ordem. Abra o som para o deputado Barba antes da professora Bebel.

Questão de Ordem para V. Exa., deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – PARA QUESTÃO DE ORDEM - Obrigado, Sr. Presidente. É sobre a votação do item nº 1. Eu já havia dito para o senhor que eu gostaria de fazer o registro, nós vamos ter que fazer uma declaração de voto da bancada, com ressalvas da bancada do PT, em relação ao decreto do governador João Doria, que se encontra muito aberto. Então, para deixar isso registrado, encaminharei pelo e-mail do Rodrigo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. A Presidência recebe a Questão de Ordem de Vossa Excelência. Peço que protocole a declaração de voto de Vossa Excelência. E peço que protocole, digitalmente, pelo e-mail encaminhado, à Secretaria Geral Parlamentar.

Para discutir, Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Novamente, quero ver se não faço uso de todo meu tempo. Até, dada a celeridade do tema e também a necessidade de termos isso aprovado. Porque, quando se fala em calamidade, eu realmente tenho uma preocupação.

Mas, dando continuidade, peço que a bancada do partido, assim como o meu companheiro que ora me antecedeu, companheiro Emidio de Souza, apresente um conjunto de propostas. E que nós também, eu, junto com ele e os demais deputados, temos preocupação sim em um programa emergencial. Não tem outro nome, que não seja emergencial, dada a gravidade do problema que é o coronavírus.

Veja bem. Temos um número bastante significativo de imóveis fechados no estado de São Paulo. Não seria este o momento do Executivo - teríamos que ver a forma - transformar esses imóveis fechados em espaços de isolamento de pessoas que ainda não adoeceram, e que podem perfeitamente ficar lá?

Ou os hotéis. Os hotéis estão vazios. E tem o pessoal da Saúde, que está cuidando dos doentes. Mas ele não pode ir para casa porque senão, sei lá, corre o risco de contaminar.

Não é o caso de fazer uma articulação com esse setor empresarial, que seja, os hotéis, as imobiliárias e a gente ter esse espaço para isolar essas pessoas? Porque, vejam bem. Os profissionais da Saúde hoje são a salvação. Eles é que estão à frente de toda essa pandemia. Tem que ir para casa. É para onde eles têm que ir.

Mas, se tem um hotel que ele pode ficar, porque o hotel não está tendo hóspede por conta da limitação, e por conta do acerto - que eu considero - da verticalização, do isolamento, horizontalização, tenho cá comigo que seria uma forma de, tanto atender a iniciativa do dono do hotel, e atender, também, o adoecido.

Que não seria pagar em diárias, mas ter descontos no ISS, no ICMS, enfim, os impostos que estiverem nesta... Que foi de alcance destes imóveis. Chamo a atenção para o seguinte.

O Emidio tocou na questão da merenda, que é a primeira preocupação que a Apeoesp teve. Foi a pedido nosso, inclusive. Pedimos que as aulas fossem suspensas porque um dos espaços que levariam sim, o vírus para casa, e que poderia, ao contrário do que se dizia, adoecer e infectar o idoso, é a criança infectada.

Ela vai para colo do avô. A criança pode contrair, mas não necessariamente desenvolve o vírus. Mas ela passa o vírus.

Razão pela qual a Apeoesp bateu e o governador atendeu. Dia 23 ele fechou as escolas e criou toda a forma de garantir que as aulas não acontecessem nesse período. Não porque não quiséssemos.

Mas a gente não quer pôr em risco os familiares dos alunos. As classes são de 30 a 40 e chegam a 45 alunos. A possibilidade era real, de uma contaminação em massa. Mas a questão da merenda é algo que, sim, pega.

O que se aprova no Congresso, hoje, é exatamente a aprovação da merenda sendo feita e oferecida para os alunos. Você fala: “Mas já está indo para a escola e está sendo oferecido”. Temos que ter um voluntariado também. Chamar a atenção para o Bom Prato.

Essa é uma questão da merenda, mas o Bom Prato... Veja bem. A população carente de rua vai morrer de fome? Ela já é vulnerável. Tem que ter um olhar para eles. Como é que faz? Pode oferecer o Bom Prato, e o voluntariado levar até esses mais vulneráveis. Vamos ter que ter, sim, uma articulação.

Até achei interessante quando a deputada Damaris disse o seguinte: “Olha, a sociedade civil cumpre um papel”. Fico muito, mas muito contente quando, em determinado momento, se lembram da sociedade civil.

E digo por quê. Porque, sempre que é a sociedade civil, a gente sabe que é a sociedade civil organizada. Porque ela não é um abstrato, não é uma coisa abstrata. A sociedade civil está organizada na igreja, está organizada em sindicato, está organizada nas várias frentes que tem. Mas, nesse momento, ela é bem requerida. Em alguns momentos, ela é malvista.

Ainda bem que ela é bem requerida nesse momento. Então, sim, estamos à disposição de nos dobramos para podermos avançar na luta contra a pandemia. Ninguém tem a resposta única. Por isso acho que é papel do Legislativo, ter o seu protagonismo.

Não protagonismo pessoal, mas coletivo. Não protagonismo de um ou dois, mas de frente parlamentar, como uma totalidade. De esquerda, de centro e de direita. Mas agora pouco importa isso.

O que importa é que todas as cabeças vão se voltar para dar uma resposta para essa população carente que nos elegeu e, ao mesmo tempo, cobra de nós questões práticas.

Como vou comer? Como vou me cuidar? Como vou me cuidar, ou como vou para um hospital? Eu quero, sim, aplaudir as campanhas que estão sendo feitas, que estão sendo, de certa forma, construídas em tempo recorde. Mas também poderemos estar investindo mais no SUS.

Mas tudo bem, agora não é hora disso. Quem sabe, passado isso, o SUS não ganha um tamanho, uma força maior? Porque o SUS é uma conquista da sociedade brasileira. E, como tal, tem que ser fortalecido.

O ministro Mandetta o tempo todo chama a atenção: o sistema público de Saúde está em colapso. E está em colapso por quê? Sabemos que a Emenda Constitucional 95 retirou recursos da Saúde e da Educação. Desta forma, estamos sentindo o impacto agora.

Está certo, temos um modelo de Saúde que o mundo não tem. É um sistema único de Saúde. Mas não tem recurso para tocar, porque caminhava. Eu uso no passado porque, diante dessa pandemia, acho que não tem liberal, neoliberal, que vai se esquecer desse momento e vai dizer: “Olha, continuemos com o processo de privatização do que é público”.

Porque, a hora que estado tem que entrar, ele tem que entrar. Quem é privado, quem pertence à esfera privada, quer receber o que é dela. Acho que isso é um espaço constitucional, previsto, a coexistência do público com o privado.

Mas temos o público, e o estado o faça. Mas esse é um momento do estado proteger os seus cidadãos. Tenho muita esperança. Tenho muita esperança de que vamos sair sim dessa pandemia.

Vai ter um ápice. Vai ter, talvez, uma linha reta para a gente sair dessa. Gradativamente vamos estar inseridos de volta nos nossos postos de trabalho, nas nossas atividades. Mas tenho certeza absoluta de que vontade do povo brasileiro e do povo paulista é sim de que se resolva essa pandemia para que possamos continuar a nossa vida.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado, deputada Bebel, pela pontualidade. Agora está inscrito para falar o deputado Jorge do Carmo. Só lembrando todos os deputados que estamos discutindo o Projeto de decreto legislativo nº 4, de 2020, que reconhece, para os efeitos do Art. 66 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, o estado de calamidade pública do município de São Paulo.

Para falar, o deputado Jorge do Carmo. Temos mais treze minutos apenas de sessão. Tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Obrigado, Sr. Presidente. Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Sr. Deputado, público da TV Alesp que nos assiste nessa excepcionalidade, sessão virtual em razão da pandemia que aflige o mundo e, consequentemente, o nosso Estado.

Antes de falar sobre o Projeto de decreto legislativo nº 4, quero prestar solidariedade e desejar pronta recuperação aos colegas, deputado Sargento Neri, deputada Carla Morando, e seu esposo, o prefeito Orlando Morando, e o deputado Ataide Teruel. Pedir a Deus que logo estejam recuperados para que enfrentemos essa pandemia com muito trabalho.

E dizer que me inscrevi para falar do PDL porque a cidade de São Paulo é o terceiro maior orçamento do Brasil, só perdendo para a União, o próprio estado de São Paulo e o município de São Paulo, que tem um Orçamento de 70 bilhões anuais, Sr. Presidente.

E eu li atentamente o decreto do prefeito Bruno Covas que, no dia 20 de março, por meio do Decreto nº 59.291, decretou estado de calamidade pública no município de São Paulo.

Logo verifiquei que ele, é claro, considerando a pandemia do coronavírus, decretou estado de calamidade pública, que hoje nós estamos avaliando, analisando e iremos certamente homologar, porque as condições de Saúde Pública, sanitárias, assim o exigem.

É evidente que temos que analisar o decreto e a excepcionalidade dele, porque a Lei nº 101/2000, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal, no seu Art. 65, flexibiliza situações de calamidade pública para que o Orçamento possa ser...

Para que os governantes, os gestores, os administradores públicos - seja presidente, governador ou prefeito - possam dispor do Orçamento e fazer remanejamentos sem, contudo, incorrer na Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem como objetivo garantir que o gestor não gaste mais do que arrecada.

Por isso, verificando a cidade de São Paulo, que tem muitos e muitos problemas sociais e muitos e muitos problemas periféricos, nós temos a preocupação de, agora, aplicar os recursos.

Temos algumas decisões que foram tomadas pelo prefeito, como, por exemplo, os hospitais de campanha no Estádio do Pacaembu e também no Anhembi. São ações concretas, objetivas, pois serão utilizados os hospitais no combate à pandemia do coronavírus.

E aí, quando a gente vota a desvinculação, ou seja, a não responsabilidade fiscal, isso não quer dizer a irresponsabilidade do governante, muito pelo contrário. É preciso que nós, deputados, e também os vereadores do município de São Paulo, que são 55 parlamentares, possamos acompanhar a execução dessa desvinculação, ou seja, dessa aplicação dos recursos sem a necessidade de incorrer na Lei nº 101/2000, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mas é preciso, Sr. Presidente, que a gente tenha um olhar, e esse é um momento de crise, de crise sanitária, e a Saúde Pública está colocada em primeiro lugar, é preciso que a gente tenha um olhar exatamente para as pessoas que mais precisam, porque temos, na periferia da cidade de São Paulo... Sábado, foi publicado na “Folha de S. Paulo”: “Periferia da Capital enfrenta falta de água durante a pandemia”.

Ou seja, é preciso que os governantes, com a desvinculação dos fundos... Eu também vi uma lei que foi aprovada na cidade de São Paulo e publicada no último sábado no “Diário Oficial do Município”, que é a Lei nº 17.335, de 27 de março, que desvincula recursos dos fundos, ou seja, do Fundo de Desenvolvimento Urbano, do Fundo Municipal de Meio Ambiente, do Fundo Especial de Proteção às Atividades Culturais, dentre outros fundos de esportes, lazer, do patrimônio histórico, do turismo, dos parques, do direito ao consumidor, enfim, existem muitos fundos que têm recursos que eram vinculados e essa lei autorizou a desvinculação desses fundos.

Por isso, agora, é preciso que esses recursos, mais outros recursos que serão liberados... Porque, com a aprovação do decreto de calamidade, o prefeito tem mais liberdade, os governantes - no caso, o prefeito de São Paulo, já que estamos discutindo no PDL nº 4, do município de São Paulo - têm mais liberdade para (Inaudível.) colocados à disposição, mas para atender especialmente às famílias mais vulneráveis, àquelas famílias que mais têm necessidade, que mais precisam do apoio do estado, do município de São Paulo.

Se a gente não fizer isso, vamos ter pessoas na periferia, que já sofrem com a falta de políticas públicas, passando necessidades, sofrendo com a falta de higiene, com a falta de condições dignas para sobreviver e atravessar essa crise.

Nós temos, na periferia - e eu moro na periferia da cidade de São Paulo, na Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste -, famílias que moram em cinco, seis, dez pessoas na mesma família e que, certamente, neste momento, terão grandes dificuldades.

Por quê? Porque as crianças não podem ir para a escola por conta da restrição e da falta de aglomeração e da suspensão das aulas. Os idosos, que são pessoas mais vulneráveis, vão sofrer com essa pandemia. Então, é preciso ter um olhar voltado para a periferia, para aqueles mais vulneráveis.

Por fim, Sr. Presidente, é importante também - voltando um pouco para o Governo do Estado -, o Governo do Estado também precisa desvincular os fundos, aqueles fundos que têm (Inaudível.)... Desvinculando esses fundos, que eles também possam ser utilizados para a questão do combate ao coronavírus e à Covid-19.

E é importante ressaltar que temos recursos do IPVA que são destinados ao município, tem uma parte do município; nós temos recursos do ICMS, que também uma parte é destinada aos municípios.

É preciso que, neste momento, tenhamos um olhar global, e não um olhar de disputa política, como a gente tem visto entre governo federal e governo estadual, mas um olhar de pensar na solidariedade, de pensar nas pessoas, de pensar naquelas pessoas que mais precisam do nosso apoio, da nossa mão, do nosso braço e, especialmente, da nossa solidariedade.

Por isso, vim falar um pouco sobre esse PDL e dizer que vou votar favoravelmente, mas queremos que os governantes, o prefeito da cidade de São Paulo... E quero aproveitar para desejar uma boa recuperação para ele, eu sei que ele também está passando por um momento difícil de Saúde.

Mas desejar que ele, junto com a equipe, possa utilizar os recursos que serão desvinculados e também a flexibilização da Lei nº 101/2000 de maneira séria, de maneira responsável, com muita lisura, porque estamos falando de um momento difícil e, realmente, de uma situação que exige seriedade e responsabilidade de cada um de nós.

Era isso, Sr. Presidente, que eu queria falar e me colocar à disposição. Certamente vou votar favorável por conta do momento de calamidade pública.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado, deputado Jorge do Carmo. Neste momento, tenho um pedido de questão de ordem do deputado Carlão Pignatari. Passo a palavra ao deputado Carlão Pignatari para sua questão de ordem. Tem a palavra, deputado Carlão.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Presidente, nós temos esse projeto, um projeto da Prefeitura de São Paulo, para votar hoje, e temos ainda o projeto dos outros 644 municípios.

Eu gostaria de... Não é nem uma questão de ordem, mas fazer uma proposta aos deputados, para que retirem as falas deste projeto e amanhã, no projeto dos 644 municípios, podemos todo mundo continuar nessas inscrições que estão aí.

Acho que seria mais saudável. Estamos há seis horas sentados na frente de um computador e votamos apenas um projeto. Sei que é um tema importante e todo mundo quer se manifestar, mas acho que agora a gente poderia, pelo tardar da hora, abrir mão das nossas falas de hoje e, amanhã - se puder, presidente -, continuar as inscrições da maneira que estão hoje, no outro PDL.

Era apenas isso.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Carlão, vamos por ordem. É necessário que cada um dos deputados... Que eu os chame e os deputados abram mão da sua fala.

Para conseguir, temos mais três minutos e meio de sessão, não caberia nem mais uma fala completa do próximo inscrito e não poderia ter encaminhamentos também. Se entrássemos no processo de votação, poderíamos encerrar a votação, mas preciso chamar um por um daqueles que estão inscritos e esses deputados têm que abrir mão das suas falas para conseguirmos fazer essa votação hoje.

Já lembrando os deputados que, para amanhã, no mesmo horário, às duas horas e trinta minutos, convocarei mais duas sessões extraordinárias para dar continuidade a esse processo de votação. Então, o próximo inscrito é o deputado Giannazi. (Pausa.)

O som do deputado Giannazi não está bom. Deputado Giannazi?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Está me ouvindo?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Estou te ouvindo agora. Tem mais três minutos, deputado Giannazi. Ou abre mão da fala, se quiser.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - (Inaudível.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O som não está bom, deputado Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - (Inaudível.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Giannazi, só um minuto. (Pausa.) Tente de novo agora, deputado Giannazi. Vossa Excelência está fechando e abrindo o som, deputado Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - (Inaudível.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não estou ouvindo o som de V. Exa., deputado Giannazi. Sua internet não está legal. Vou dar alguns segundos para ver se existe um restabelecimento. Tente de novo, deputado Giannazi. Está me ouvindo?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - (Inaudível.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Giannazi, não estou ouvindo o som de Vossa Excelência. Deputado Giannazi? Vossa Excelência está clicando, abrindo e fechando o som. Isso está travando a fala. Sua internet está muito ruim.

Temos mais dois minutos de sessão. De qualquer maneira, não daria para os deputados fazerem as suas falas. Só se os deputados retirarem por chat também. Vou considerar também as retiradas das falas.

Tento devolver a palavra ao deputado Giannazi. (Pausa.) Deputado Giannazi, não dá. Peço para que V. Exa. tente, por chat, colocar a sua posição, mas... Não temos condições técnicas de falar com o deputado Giannazi.

Passo para o próximo inscrito, deputado Giannazi, preservando a sua inscrição, está certo? Depois eu volto a Vossa Excelência.

O próximo inscrito é o deputado Camarinha.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Sr. Presidente, atendendo ao apelo de V. Exa. e dos demais colegas e entendendo a urgência do caso, eu retiro a minha inscrição, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está retirada, deputado Camarinha. A próxima inscrita é a deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Sr. Presidente, eu gostaria apenas... Não tenho problemas em retirar a minha inscrição hoje...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É que, se todo mundo for falar e fazer inscrição, não vai dar tempo. Temos um minuto e trinta segundos.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Eu gostaria só de manter esta inscrição para o dia de amanhã. Era isso que eu queria, apenas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não é possível, deputada Beth. Se fizermos a votação, V. Exa. terá que se reinscrever no projeto de amanhã. Se conseguirmos começar o processo de votação.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Oi? Eu não ouvi. Cortou o som.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não é possível a manutenção desta lista de inscrição para amanhã. Quando abrirmos a discussão de outro projeto, caso façamos a votação hoje, será preciso que os deputados se reinscrevam amanhã.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Tudo bem. Eu retiro minha inscrição hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está retirada. A próxima inscrita é a deputada Janaina. Retirou a inscrição. O próximo inscrito é o Ed Thomas. Os deputados que quiserem retirar, retirem pelo chat, é mais rápido. Deputado Ed Thomas? (Pausa.) Se não ligar o áudio não funciona, deputado Ed Thomas. Retira a inscrição. Próxima: Márcia Lia.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Presidente, eu retiro a minha inscrição.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Retira a inscrição. Próximo: deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Não estou inscrito, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não está? Estava inscrito, sim, deputado Barba. Retira a inscrição?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Eu não me inscrevi, presidente. Não me inscrevi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está retirada a inscrição. Não se inscreveu, o deputado Barba. O próximo deputado é o Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Retiro minha inscrição, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Retirada a inscrição. Próximo: deputado José Américo. Não está logado. O próximo é o deputado Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Retiro.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Retira a inscrição.

Encerrada a discussão, em votação. Pergunto se algum líder quer encaminhar. Não havendo encaminhamentos, como vota o deputado Adalberto Freitas? Por dez segundos, deu tempo de começar o processo de votação. Como vota o deputado Adalberto Freitas?

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Como vota a deputada Adriana Borgo?

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputada Adriana Borgo.

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Voto “sim” com restrição.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Danilo Balas.

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Alessandra Monteiro.

 

A SRA. ALESSANDRA MONTEIRO - REDE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Alessandra Monteiro, como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ALESSANDRA MONTEIRO - REDE - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Alex de Madureira.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB -  Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Alexandre Pereira.

 

O SR. ALEXANDRE PEREIRA - SD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ALEXANDRE PEREIRA - SD - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Como vota o deputado Altair Moraes?

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pelo decreto de calamidade pública da cidade de São Paulo, “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Para consignar o meu voto como “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Aprigio.

 

O SR. APRIGIO - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. APRIGIO - PODE - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Arthur do Val.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Voto  “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Ataide Teruel. (Ausente.) Deputado Barros Munhoz. (Ausente.) Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Sr. Presidente, voto “sim” com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Bruno Ganem.

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vota “sim”, o deputado Bruno Ganem.

Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Para votar “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Campos Machado. (Ausente.) Deputada Carla Morando.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Para votar “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Precisa ligar o vídeo. Deputado Carlos Cezar?

Vou passar para o próximo. Aqueles que não conseguirem votar podem votar na segunda chamada. Deputado Carlos Giannazi, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - “Sim.”

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Castello Branco. Ausente. Deputado Cauê Macris vota “sim”.

Deputado Cezar.

 

O SR. CEZAR - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CEZAR - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Conte Lopes.

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Coronel Nishikawa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP – Sr. Presidente, o Coronel Telhada vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Daniel José.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Delegada Graciela.

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Delegado Bruno Lima.

 

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Dirceu Dalben.

 

O SR. DIRCEU DALBEN - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DIRCEU DALBEN - PL – Dirceu Dalben vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Douglas Garcia.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Eu preciso do seu vídeo, deputado Douglas Garcia. O seu vídeo está desligado; só o som está ligado. Deputado Douglas, preciso que ligue o vídeo. Pronto, agora sim. Como vota Vossa Excelência?

                                           

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - “Não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não”.

Deputado Dr. Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT – Para votar “sim”, com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputada Dra. Damaris Moura.

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB – Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM – Para votar e votar “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Edna Macedo.

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Emidio.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Só queria ser chamado pelo nome parlamentar, que é Emidio de Souza.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Emidio Lula de Souza, na verdade, como consta o nome parlamentar. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Exatamente. Pela orientação da bancada do PT, eu voto “sim”, com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Enio Lula Tatto.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - O PT votou favorável no governo federal, no governo do Estado, com ressalvas. E, por coerência, que é coisa que o PT sempre mantém, votamos “sim” com o governo municipal, com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Erica Malunguinho.

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Voto “sim”, com ressalvas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Voto “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Frederico d'Avila. Não está. Deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Voto “não”, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Heni Ozi Cukier.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputada Isa Penna.

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Voto “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Voto “sim”, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Voto “não”, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS – Para consignar o meu voto como “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado José Américo Lula.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Voto “sim”, com as ressalvas da bancada do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Leticia Aguiar.

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputado Luiz Fernando Lula da Silva.

 

O SR. LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Pelo povo mais pobre de São Paulo, pela nossa periferia e contra a posição dos bolsonaristas, eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Major Mecca.

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputada Márcia Lula Lia.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Voto “sim”, com as ressalvas da bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Marcio da Farmácia.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Voto “sim”, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Marcio Nakashima.

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Voto “sim”, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só um minutinho. Não está com o vídeo... Agora sim. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputada Monica da Bancada Ativista.

 

A SRA. MONICA DA BANCADA ATIVISTA - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MONICA DA BANCADA ATIVISTA - PSOL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Voto “sim”, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Paulo Lula Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Voto “sim”, com as ressalvas da bancada.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Professor Kenny.

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Professora Bebel Lula.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Voto “sim”, com as ressalvas da bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Rafa Zimbaldi. Deputado Rafa Zimbaldi, é possível colocar o vídeo? Ele está com algum problema de áudio. Preciso da imagem do deputado Rafa Zimbaldi. É possível colocar a imagem? Não? Vamos ficar para a segunda chamada da votação, então.

Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB – Sr. Presidente, eu voto “sim”.

 

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV – Sr. Presidente, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Ricardo Mellão.

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Roberto Engler. Ausente. Deputado Roberto Morais. Deputado Roberto Morais, está ativado. Está me ouvindo, deputado Roberto Morais? Não. Vou para o próximo; fica para a segunda chamada. Deputado Rodrigo Gambale.

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Roque Barbiere. Ausente. Deputado Sargento Neri.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Sergio Victor.

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Tenente Coimbra. Ausente.

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL - Não.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Entrou. Desculpa, Tenente Coimbra. É que na última votação não vi seu voto. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL - Eu estava com problema na minha internet. Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Teonilio Barba Lula.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Voto “sim”, com a ressalva da bancada do PT. (Ininteligível.)  presidente, declaração de voto da votação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Vamos proceder da mesma maneira: V. Exa. protocola digitalmente no email da Secretaria Parlamentar. Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Thiago Auricchio.

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputada Valeria Bolsonaro.

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não”.

Deputado Vinícius Camarinha.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB – Sr. Presidente, pela agilidade no serviço público, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Vamos passar para a segunda chamada de votos. Deputado Ataide Teruel. Ausente. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Seguindo a orientação do meu líder e pela minha crença, voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim”.

Deputado Campos Machado. Ausente. Deputado Castello Branco. Ausente. Deputado Frederico D’Avila.

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FREDERICO D’AVILA - PSL - Para votar “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “não” de Vossa Excelência.

Deputado Rafa Zimbaldi. Conseguimos a tela do deputado Rafa Zimbaldi nesse momento? Agora sim. Deputado Rafa Zimbaldi, como vota Vossa Excelência? Ainda está sem som, deputado Rafa. Vossa Excelência vai ter que votar... Vota “sim”. É algum problema de som seu, deputado Rafa Zimbaldi.

  Deputado Roberto Engler. Ausente. Deputado Roberto Morais. Eu vou voltar, pois pulei o deputado Carlos Cezar. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência.

Deputado Roberto Engler. Ausente. Deputado Roberto Morais. Ausente. Deputado Roque Barbiere. Ausente. Acho que são esses.

Neste momento, eu vou abrir 30 segundos para que aqueles deputados que quiserem alterar o seu voto possam, via chat, pedir para que a gente possa dar a palavra para a alteração de votos. Temos 30 segundos para a alteração de votos.

Não havendo alteração de votos, está encerrado o processo de votação. Participaram desse processo 88 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sendo 81 votos “sim”, sete votos “não”, quórum que aprova o Projeto de decreto legislativo no 4, de 2020, que reconhece, para efeitos do Art. 65 da Lei Complementar Federal no 101, de 4 de maio de 2000, o estado de calamidade pública para o município de São Paulo.

Lembrando as Sras. Deputadas e Srs. Deputados que vamos convocar duas novas sessões extraordinárias para amanhã, às 14 horas e 30 minutos, com o objetivo de poder discutir o item 3, que é o Projeto de decreto legislativo nº 5, de 2020.

Vou pedir desculpas aos deputados que pedem a palavra, mas nós temos que esgotar o tempo da sessão. Não cabe a palavra, a gente encerra e eu continuo aqui para ouvir aqueles deputados que queiram fazer alguma manifestação.

Então, está levantada a sessão.

 

* * *

 

            Encerra-se a sessão às 20 horas e 40 minutos.

 

* * *

 

            - É inserido texto não lido em plenário.

 

* * *

 

São Paulo, 30 de Março de 2020.

Ofício 39/2020.

Ao Exmo. Sr. Cauê Macris – Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.

 Assunto: Voto com Restrições referente ao Projeto de decreto legislativo nº 3, de 2020.

 Exmo. Sr. Cauê Macris – Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, venho por meio desta, ratificar meu voto, positivo, mas com restrições como declarado, ao PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 3, DE 2020, que “Reconhece, para efeitos do artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, o estado de calamidade pública no Estado de São Paulo”, votado em Sessão Virtual, nesta presente data.

Temos a preocupação e o dever de atender o chamado público, atender as demandas e as necessidades de forma lícita e com transparência, principalmente quando tratamos de assuntos referentes a gastos públicos.

Mediante, como restrição, solicito a clareza e transparência na recondução e/ou manuseio de gastos públicos, assim como contratações e gestão de contratos e prestadores de serviços, contratações e gestão de pessoas, sendo prestado contas a essa Casa, de forma clara, objetiva e principalmente de forma ágil, a cada movimentação. Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência os protestos do meu profundo respeito.

Adriana Borgo

Deputada Estadual e Líder de Partido

 

* * *

 

            - É inserido texto não lido em plenário.

 

* * *

 

São Paulo, 30 de Março de 2020.

Ofício 40/2020

Ao Exmo. Sr. Cauê Macris – Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.

Assunto: Voto com Restrições referente ao Projeto de decreto legislativo nº 4, de 2020.

Exmo. Sr. Cauê Macris – Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, venho por meio desta, ratificar meu voto, positivo, mas com restrições como declarado, ao PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 4, DE 2020, que “Reconhece, para efeitos do artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, o estado de calamidade pública no Município de São Paulo”, votado em Sessão Virtual, nesta presente data.

Temos a preocupação e o dever de atender o chamado público, atender as demandas e as necessidades de forma lícita e com transparência, principalmente quando tratamos de assuntos referentes a gastos públicos.

Mediante, como restrição, solicito a clareza e transparência na recondução e/ou manuseio de gastos públicos, assim como contratações e gestão de contratos e prestadores de serviços, contratações e gestão de pessoas, sendo prestado contas a essa Casa, de forma clara, objetiva e principalmente de forma ágil, a cada movimentação.

 Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência os protestos do meu profundo respeito.

Adriana Borgo

Deputada Estadual e Líder de Partido

 

* * *

 

            - É inserido texto não lido em plenário.

 

* * *

 

Declaração de voto favorável, com ressalvas, ao Projeto de decreto legislativo nº 3, de 2020 que dispõe sobre o estado de calamidade pública.

 

O Senhor Governador enviou a esta Casa por meio da Mensagem A-nº 008/2020, de 23 de março de 2020, o reconhecimento do estado de calamidade pública para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal n° 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (“LRF”).

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 3, de 2020 foi apreciado e votado nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Fiscalização e Controle.

O decreto trata das medidas previstas pelo artigo 65 da lei de responsabilidade Fiscal, que visa em estado de calamidade pública a suspensão das normas de gasto com pessoal, da dívida pública e limitação de empenho (contingenciamento). Reproduzo o artigo na integra:

   “Art. 65. Na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo Congresso Nacional, no caso da União, ou pelas Assembléias Legislativas, na hipótese dos Estados e Municípios, enquanto perdurar a situação:

  I - serão suspensas a contagem dos prazos e as disposições estabelecidas nos arts. 23 , 31 e 70;

  II - serão dispensados o atingimento dos resultados fiscais e a limitação de empenho prevista no art. 9o”.

O governador do Estado já publicou decreto de contingenciamento no valor de R$ 7,7 bilhões.

Proposta do governo federal em tramitação no Poder Legislativo prevê reduzir o superávit primário de R$ 9 bilhões para Estado e Municípios para zero.

A nobre relatora Carla Morando buscou melhorar a redação proposta pelo governo e incluiu, incorporando proposta da bancada do PT, um grupo de trabalho de acompanhamento desta crise.

No voto em separado da bancada do PT procuramos incluir o critério da proporcionalidade, visando garantir  a pluralidade do grupo de trabalho.

A Bancada do PT apresentou voto em separado nas comissões por aonde tramitou a matéria para garantir a mitigação dos impactos econômicos decorrentes da pandemia e nas ações de proteção social às pessoas mais vulneráveis.

O governo do Estado na justificativa para estas medidas, que foi apresentada pelo Secretario Henrique Meirelles, aponta que de 3% do PIB brasileiro, um pouco inferior à previsão do Centro de Macroeconomia aplicada da fundação Getulio Vargas, que prevê contração de 4,4%. Prevê queda da atividade da indústria de 16,5% e do comércio de 6%.

O governo estadual não informa se o PIB paulista irá cair na mesma proporção. E previu uma queda da receita de R$ 10 bilhões. Prevê ainda que para queda 1% no PIB a receita é afetada em 1,4%.

A mensagem menciona a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspende o pagamento da dívida com a União que reduzirá o gasto de São Paulo em R$ 1,2 bilhão por mês, e em seis meses representará R$ 7,2 bilhões e se for prorrogado até o final do ano R$ 12 bilhões.

O plano federal menciona a securitização de dívidas garantidas, prazo máximo da operação de 20 anos com um ano de carência que teria impacto de R$ 20 bilhões.

O governo federal irá recompor as perdas do FPE e FPM, com transferência de R$ 4 bilhões por mês. E sobre este ponto, o governo paulista não se manifestou e deveria ter mecanismos de compensação da queda de receita de impostos, como um quarto do ICMS e metade do IPVA, para os municípios.

A situação se agrava pela lentidão do governo federal e de posições contrárias às recomendações da Organização Mundial de Saúde. A insensibilidade federal que não tomou nenhuma medida para auxiliar os oito milhões de micro empresários, distribuição emergencial de cestas básicas e sequer colocou bilhões para reforçar o orçamento da saúde e combater a pandemia.

Para os trinta e oito milhões de trabalhadores informais, ante a inércia do governo Federal precisou o Congresso Nacional agir e ampliar os recursos de R$ 200 para entre R$ 600 a R$ 1.200.

Ante esta situação emergencial e da necessidade de salvar vidas, de proteger os mais vulneráveis e tomar medidas urgentes de ampliação de transferências para os mais pobres, de ampliar recursos para a saúde pública, de proteger os trabalhadores informais, os micro e pequenos empresários, entre outros, se faz necessário a decretação de calamidade pública do Estado de São Paulo.

Diante do exposto, por entender que o decreto de calamidade pública deveria expressar medidas de mitigação dos efeitos econômicos e sociais da pandemia, apresentamos a presente Declaração de Voto favorável com ressalvas ao Projeto de decreto legislativo nº 3, de 2020.

Sala das Sessões, em

Deputado Teonilio Barba

Líder da Bancada do PT

 

* * *

 

            - É inserido texto não lido em plenário.

 

* * *

 

Declaração de voto favorável, com ressalvas, ao Projeto de decreto legislativo nº 4, de 2020 que dispõe sobre o estado de calamidade pública no município de São Paulo.

 

O Senhor Governador enviou a esta Casa por meio da Mensagem A-nº 008/2020, de 23 de março de 2020, o reconhecimento do estado de calamidade pública na capital paulista para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal n° 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (“LRF”).

O Projeto de Decreto Legislativo nº 4, de 2020 foi apreciado e votado nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Fiscalização e Controle.

O decreto trata das medidas previstas pelo artigo 65 da lei de responsabilidade Fiscal, que visa em estado de calamidade pública a suspensão das normas de gasto com pessoal, da dívida pública e limitação de empenho (contingenciamento). Reproduzo o artigo na integra:

   “Art. 65. Na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo Congresso Nacional, no caso da União, ou pelas Assembléias Legislativas, na hipótese dos Estados e Municípios, enquanto perdurar a situação:

I - serão suspensas a contagem dos prazos e as disposições estabelecidas nos arts. 23 , 31 e 70;

II - serão dispensados o atingimento dos resultados fiscais e a limitação de empenho prevista no art. 9o”.

O governador do Estado já publicou decreto de contingenciamento no valor de R$ 7,7 bilhões.

Proposta do governo federal em tramitação no Poder Legislativo prevê reduzir o superávit primário de R$ 9 bilhões para Estado e Municípios para zero.

O governo municipal deverá ter impactos negativos na sua receita, visto que o governo do Estado na justificativa para estas medidas, que foi apresentada pelo Secretario Henrique Meirelles, aponta que de 3% do PIB brasileiro, um pouco inferior a previsão do Centro de Macroeconomia aplicada da fundação Getulio Vargas que prevê contração de 4,4%.

Prevê queda a atividade da indústria de 16,5% e do comércio de 6%. E previu uma queda da receita de R$ 10 bilhões

A decisão do Supremo Tribunal Federal, que suspende o pagamento da dívida com a União que reduzirá o gasto de São Paulo em R$ 1,2 bilhão por mês, e em seis meses representará R$ 7,2 bilhões e se for prorrogado até o final do ano R$ 12 bilhões.

O plano federal menciona a securitização de dívidas garantidas, prazo máximo da operação de 20 anos com um ano de carência que teria impacto de R$ 20 bilhões.

O governo federal irá recompor as perdas do FPE e FPM, com transferência de R$ 4 bilhões por mês. E sobre este ponto, o governo paulista não se manifestou e deveria ter mecanismos de compensação da queda de receita de impostos, como um quarto do ICMS e metade do IPVA, para os municípios.

A situação se agrava pela lentidão do governo federal e de posições contrárias às recomendações da Organização Mundial de Saúde. A insensibilidade federal que não tomou nenhuma medida para auxiliar os oito milhões de micro empresários, distribuição emergencial de cestas básicas e sequer colocou bilhões para reforçar o orçamento da saúde e combater a pandemia.

Para os trinta e oito milhões de trabalhadores informais, ante a inércia do governo Federal precisou o Congresso Nacional agir e ampliar os recursos de R$ 200 para entre R$ 600 a R$ 1.200.

Ante esta situação emergencial e da necessidade de salvar vidas, de proteger os mais vulneráveis e tomar medidas urgentes de ampliação de transferências para os mais pobres, de ampliar recursos para a saúde pública, de proteger os trabalhadores informais, os micro e pequenos empresários, entre outros, se faz necessário a decretação de calamidade pública do município de São Paulo.

Diante do exposto, por entender que o decreto de calamidade pública deveria expressar medidas de mitigação dos efeitos econômicos e sociais da pandemia, apresentamos a presente Declaração de Voto favorável com ressalvas ao Projeto de Decreto Legislativo nº 4, de 2020.

Sala das Sessões, em

Deputado Teonilio Barba

Líder da Bancada do PT

 

* * *