http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

5 DE MARÇO DE 2020

2ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PRESIDENTE DO CONSELHO DA UNIÃO DOS VEREADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO, SENHOR SEBASTIÃO MISIARA, POR SEUS 50 NOS DE DEDICAÇÃO À CAUSA MUNICIPALISTA

 

Presidência: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - SÍLVIA GARCIA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Justifica a ausência do presidente Cauê Macris. Tece considerações sobre o objeto da presente sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, em "Homenagem ao Presidente do Conselho da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Senhor Sebastião Misiara, Por Seus 50 Anos de Dedicação À Causa Municipalista", a pedido deste deputado.

 

4 - SILVIA MELO

Presidente executiva da Uvesp, saúda os presentes. Discorre acerca da solenidade e de sua relação com Sebastião Misiara.

 

5 - SÍLVIA GARCIA

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a trajetória do Sr. Sebastião Misiara.

 

6 - HERCULANO PASSOS

Deputado federal, saúda os presentes. Comenta a relevância da presente solenidade.

 

7 - PAULO DIMAS MASCARETTI

Secretário de estado da Justiça, saúda os presentes. Destaca a importância da política. Atribui relevo à homenagem prestada na sessão.

 

8 - EDGARD CAMARGO RODRIGUES

Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Tece considerações sobre a importância de Sebastião Misiara.

 

9 - DALVA CHRISTOFOLETTI PAES DA SILVA

Presidente do Ceame, saúda os presentes. Lembra-se do início da trajetória de Sebastião Misiara na seara municipalista.

 

10 - AGOSTINHO TURBIAN

Presidente do Global Council Salles Marketing, saúda os presentes. Afirma que representa os amigos de Sebastião Misiara. Elogia o homenageado.

 

11 - SÍLVIA GARCIA

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens ao Sr. Sebastião Misiara, presidente do Conselho Consultivo da Uvesp. Lê carta encaminhada pelo prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Luiz de Lima. Informa a entrega de placa do Cedro do Líbano ao homenageado.

 

12 - KHALED MAHASSEN

Presidente da Academia Árabe de Letras, saúda os presentes. Tece considerações sobre a relevância dos municípios, no Líbano. Discorre a respeito do trabalho de Sebastião Misiara.

 

13 - SÍLVIA GARCIA

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Sr. Sebastião Misiara.

 

14 - SÔNIA BEOLCHI

Vereadora à Câmara Municipal de Ibirá e vice-presidente da Uvesp, saúda os presentes. Comenta palestra do homenageado sobre o exercício da vereança. Parabeniza Sebastião Misiara.

 

15 - SÍLVIA GARCIA

Mestre de cerimônias, anuncia exibição de berranteiro, homenagem de Barretos ao Sr. Sebastião Misiara.

 

16 - SEBASTIÃO MISIARA

Presidente do Conselho Consultivo da Uvesp, saúda os presentes. Agradece a homenagem recebida. Discorre acerca de sua origem familiar e trajetória profissional.

 

17 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, nós daremos início à sessão solene com a finalidade de “Homenagear o presidente do Conselho da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sr. Sebastião Misiara, por seus 50 anos de dedicação à causa municipalista”.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida agora, ao vivo, pela TV Alesp e também será retransmitida pela TV Alesp no sábado, dia 7 de março, às nove horas da noite; pela NET, canal 7; pela TV Vivo, canal 9 e pela TV digital, canal 61.2.

Neste momento, convido para fazer a composição da Mesa o deputado estadual e proponente desta sessão solene, Itamar Borges. Também convido para fazer parte desta Mesa de autoridades o Sr. Sebastião Misiara, presidente do Conselho Consultivo da Uvesp, e homenageado desta manhã, por favor, e o deputado federal Herculano Passos. Também convido para compor a Mesa o Dr. Edgard Camargo Rodrigues, que é o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Também chamo, neste momento, para compor a Mesa o Sr. Paulo Dimas Mascaretti, que é o secretário de Estado da Justiça. Convido agora para compor a Mesa a Sra. Dalva Christofoletti Paes da Silva, ela que é presidente do Ceame, decana do Movimento Municipalista.

Neste momento, o deputado federal Herculano Passos também sobe aqui para compor a Mesa, junto com as nossas autoridades desta manhã. (Palmas.)

Convido, portanto, todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

                                                        * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Por favor, podem se sentar. Portanto, com a palavra agora, o proponente desta sessão solene, o presidente desta sessão solene, o deputado estadual Itamar Borges.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito bom dia a todos e a todas. Em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo, agradecemos a presença de todos.

Iniciando com a justificativa do presidente Cauê Macris, que até ontem à noite abriria a nossa sessão, como faz com as sessões solenes. Independente do proponente, após aprovada por esta Casa, o presidente faz a abertura e passa para o proponente.

Porém, o governador João Doria marcou um evento agora, às nove horas, no Palácio, sobre a questão do coronavírus, um encontro, inclusive, com prefeitos, com os municípios do estado de São Paulo. Na sequência, tem o Município Verde e Azul.

Dois eventos na sequência, no Palácio, e o presidente Cauê foi chamado para representar a Assembleia e lá está. Diante da importância não só deste, mas daquele ato, mais a questão da Saúde pública, que o governador fez questão que o Legislativo estivesse presente.

Neste momento, pediu que eu fosse portador de um abraço dele, como sou portador de um abraço, meu querido Misiara, amigas e amigos de todos os colegas parlamentares desta Casa. É uma honra poder recebê-los. É uma satisfação poder estar aqui na Assembleia Legislativa e ter a presença de cada um dos senhores e senhoras nesta manhã histórica para a Assembleia Legislativa São Paulo.

Eu falo manhã histórica porque a Assembleia Legislativa homenageia o ícone, o símbolo do municipalismo, do fortalecimento do Legislativo, do fortalecimento das câmaras municipais, do fortalecimento do papel do vereador, do grande condutor da integração do Legislativo municipal, muitas vezes com o seu próprio Executivo, com o Executivo estadual, com o Executivo federal, com as nossas estatais, com os nossos órgãos e instituições, com os nossos poderes: Executivo, Legislativo estadual. No caso a Assembleia, Judiciário, e Ministério Público com o Tribunal de Contas, a Uvesp.

E o Sebastião Misiara tem uma história construída não só de atuação e fortalecimento, mas de seminários e encontros em que busca, através da parceria da Uvesp com entidades, com órgãos, com instituições e secretarias, levar ao vereador, ao município, aos prefeitos, às lideranças e à comunidade os serviços, a orientação, o direcionamento, as correções necessárias e as oportunidades que são oferecidas.

Portanto, essa história, e se eu fosse estender... Eu sei que outros virão.  Nós vamos assistir, na sequência, a um vídeo da história deste amigo. A Silvia vai falar um pouquinho, o Agostinho vai falar como amigo, e outros usarão a palavra e irão traduzir um pouco do que eu estou falando.

Eu costumo dizer que tudo o que falar e homenagear Sebastião Misiara será pouco, por tudo, e tanto, que ele representa, significa e fez para todos nós.

Eu costumo dizer que eu não seria o mesmo vereador que fui, quando fui vereador em Santa Fé do Sul, e não seria o mesmo prefeito que fui, nos meus três mandatos, e não seria o mesmo deputado que sou em todos os mandatos, se eu não tivesse desde o primeiro momento da minha trajetória política e pública me dedicado, participado e estado presente em todas as iniciativas que a Uvesp propôs.

Aliás, eu me recordo, e vejo aqui, o presidente do Tribunal de Contas, o conselheiro, o secretário-geral e tantos amigos de quando existiam os questionamentos e as preocupações se o vereador podia se deslocar e o prefeito participar. Criou-se um mito na oportunidade, e nós sempre defendemos.

 E o Tribunal de Contas, quando chamado, foi lá e apoiou integralmente, porque sabe o papel da Uvesp, do Misiara, da Silvia e de todos que é de conscientizar, de melhorar, de aperfeiçoar, de fortalecer, e de qualificar o mandato e a ação do Legislativo e do Poder Público. Portanto, eu agradeço a minha trajetória.  Devo muito à Uvesp, devo muito ao Misiara. Devo muito a toda a sua equipe, Misiara.

E não podia deixar de introduzir esta sessão solene dizendo que você é o cara. Você é uma figura que nos orgulha, que nos estimula, que nos motiva, que nos inspira e você e a sua história não poderiam passar em branco ou deixar de ter este momento em que a Assembleia Legislativa de São Paulo abrisse as suas portas, com o apoio dos 94 parlamentares, e reconhecesse o seu valor, a sua história, a sua trajetória, a sua liderança como municipalista. E este momento, coincide com os 50 anos da nossa Uvesp.

Parabéns, que Deus possa retribuir e abençoar para frente tudo o que você já fez e ainda fará pelo povo de São Paulo, pelo Legislativo e pela causa municipalista. Nós não teríamos câmaras e municípios tão fortes, se não tivéssemos o Misiara nesses 50 ou mais anos, como temos exemplos da Dalva e tantos outros.

Obrigado, Sebastião Misiara, você é o nosso pai, é o nosso padrinho, é o nosso ídolo que nos inspira a conduzir e a continuar na causa, e olha que não é fácil hoje você viver, defender e atuar na política. Você tem que ter realmente ideal, ter disposição e acreditar no que faz e, assim, você fortalece essa crença.

Parabéns.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA – Obrigado. Portanto, as palavras do nosso presidente. Por favor, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Quero informar que esta sessão solene, solicitada por mim, convocada pelo Presidente, tem a finalidade, como já disse, de “Homenagear o presidente do Conselho da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sr. Sebastião Misiara, por seus 50 anos de dedicação à causa municipalista”.

Quero, antes de passar para a Sílvia, dizer que é uma honra receber a todos e, com a permissão da Sílvia, nossa cerimonialista, gostaria de fazer os primeiros registros.

Agradecendo a presença do nosso presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Edgard Camargo, que representa, junto com o conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas, Dr. Dimas Ramalho, e também com o nosso secretário e diretor geral, Dr. Siqueira Rossi e outros amigos do Tribunal, que se fazem presentes, esse importante órgão: nosso importante Tribunal.

Essa instituição, que tem um papel relevantíssimo, importantíssimo e fundamental para o Governo do Estado, para as câmaras municipais, para as nossas estatais, para as nossas autarquias e para os nossos Executivos municipais.

Obrigado pela presença, que prestigia e vem dar a grandeza que tem essa homenagem ao Sebastião Misiara.

 Da mesma forma, saudar o nosso secretário, Paulo Dimas Mascaretti, representando o governador João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia, que estaria presente. O Rodrigo já tinha confirmado, mas ele foi à Brasília hoje e não conseguiu estar aqui, pretende passar ainda hoje.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi e o nosso ex-governador, Geraldo Alckmin, ambos informaram que pretendem passar pelo evento, para trazer a saudação e o abraço ao Sebastião Misiara.

Saúdo o Dr. Paulo Dimas, nosso ex-presidente do Tribunal de Justiça, e nosso secretário de Justiça, amigo e vizinho, não é?

Saudar o Legislativo federal, meu amigo deputado Herculano Passos, grande municipalista, prefeito de Itu, trabalha no Congresso Nacional, como poucos, na defesa do municipalismo. É uma alegria tê-lo aqui, você representa o Congresso Nacional e representa o municipalismo aqui hoje, deputado Herculano Passos.

Da mesma forma quero saudar, representando as mulheres, mas, mais do que as mulheres, a Dalva, que é a nossa presidente do Ceame. Eu poderia pegar tudo o que eu falei do Misiara e transportar também para a Dalva, me permita Dalva, o Misiara, no nosso meio dos homens, ou do sexo masculino, e você na liderança feminina e a sua história. Para não me estender, repasso esse reconhecimento a sua trajetória. Você é uma querida linda, que nos prestigia neste momento.

Também registrar que a Dra. Ivan, que representa, até que ele chegue, o secretário de Desenvolvimento, a nossa grande municipalista. Também o sempre deputado estadual Lívio Giosa; o Borro, diretor de relações institucionais do Procon, representando o presidente Capez; o Virgílio, conselheiro da Secretaria Estadual de Turismo, representando o secretário, Vinícius; o Aristides Cury, presidente da ADVB, também presente, amigos da ADVB; o nosso presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE e meu amigo Leandro Damy aqui presente também. E já falei do nosso Dimas Ramalho.

O Juceli, representando o Sebrae, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Dr. Thiago Pinheiro Lima. Também registrar a presença prestigiosa de todos os senhores: Delegado Olim, passou por aqui, não sei se ainda se encontra; nosso presidente da GCSM Global, que é o nosso grande Agostinho Turbian, presença indispensável para este momento; nosso presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf.

Também a presença de diretores da nossa Rede Vida; da TV Alesp; do Júnior Fegote, o secretário da Casa Civil de São Paulo, em exercício, e que representa, nessa oportunidade, o prefeito Bruno Covas. Já falei do nosso Sérgio Rossi; Joamir Roberto Barbosa, prefeito.

Os prefeitos nós podemos ir citando depois, mas já está aqui o Joamir, de Ariranha; o Marcos, de São Simão. Enfim, vamos citando na sequência: vereadoras e vereadores, presidente da Câmara, presidentes de partido, entidades aqui representadas como temos o Vick, do Conselho da Associação Paulista de Municípios; a Marta Suplicy, nossa liderança do movimento feminino aqui presente; o Khaled, presidente da Academia Árabe, também, que nos honra com a sua presença.

Enfim, agradecendo a presença de todos os senhores e senhoras, o cerimonial, conforme passarem pelo protocolo vai registrando.

Vejo aqui o Dr. Nelson Calandra, nosso sempre presidente da Apamagis da AMB, como foi o Dr. Paulo Dimas e tantos amigos.

Na sequência, a Sílvia vai registrando, mas obrigado a todos pela presença. A presença de vocês engrandece. A presença dos senhores e senhoras faz com que essa homenagem da Assembleia Legislativa seja materializada neste momento com o nosso abraço, com o nosso carinho e com o nosso reconhecimento.

Vejo aqui o Dr. Milton Santos, nosso sempre presidente, secretário, amigo e todos que se fazem presente. Muito obrigado a todos.

Já convido a nossa Silvia Melo para que ela possa fazer o início dos pronunciamentos e, assim, também, apresentar aqui a história e a trajetória do nosso Misiara para que possamos dar sequência às homenagens.

 

A SRA. SILVIA MELO - Bom dia a todos e obrigada, deputado Itamar. Muitas pessoas me perguntaram: por que a razão desta homenagem? Só pelo fato dos 50 anos de municipalismo já seria suficiente, não é?

Meio século trabalhando, dedicado por uma causa. Eu posso dizer isso: Por que eu estou aqui? Por que eu pedi para o deputado Itamar Borges que, gentilmente, colocou o gabinete dele todo à disposição, com uma equipe maravilhosa que nos atendeu perfeitamente? Por que eu estou aqui dizendo tudo isso?

Porque desses 50 anos que o Misiara está completando, eu faço parte de, pelo menos, 22. Eu estou há 22 anos com o Misiara, sou de Barretos, a mesma cidade que ele.

Nos conhecemos, as famílias muito próximas, desde menina e nossa história tem várias coincidências e começa pelo meu ano de nascimento, eu nasci em 1973 e o Misiara se tornou vereador, pelo primeiro mandato, em 1973.

Nós começamos as iniciais, Silvia Melo e Sebastião Misiara, a dupla “SM”, e assim foram muitas coincidências por esses 20 e poucos anos que estamos juntos. Então, eu tenho o maior orgulho de dizer, Misiara, que nesses 22 anos eu só aprendi com você.

Com 17 anos de idade eu fui trabalhar na Associação Paulista de Municípios, como estagiária, e olha a minha responsabilidade: trabalhar com Sebastião Misiara e Dalva Christofoletti Paes da Silva.

Quer dizer, eu tinha o pai e a mãe do municipalismo, aprendi tudo com esses dois e devo tudo a eles. Então, a minha fala hoje, eu não vou me estender, mas eu queria dizer: a vida do Misiara, poucas pessoas conhecem. O Misiara de verdade, o que o Misiara faz pelo Estado, é quase como um missionário: ele segue, ele persiste.

E a vida nem sempre foi muito fácil para ele. Enfrentou algumas doenças difíceis e venceu, enfrentou algumas injustiças terríveis, mas que venceu, e está aqui hoje, nesta Casa, sendo agraciado. (Palmas.)

 E naquele momento difícil da sua vida, eu tomo a liberdade e peço permissão, Dr. Dimas, eu devo tudo ao senhor naquele dia. O senhor foi a pessoa que me fez estar aqui hoje e o senhor sabe o por quê.

O senhor, o Dr. Sérgio Rossi, principalmente o Tribunal de Contas do Estado. E me perdoem pela emoção, mas eu agradeço muito, de coração, todos vocês por estarem aqui hoje.

 Peço desculpas, Itamar, por ser uma sessão solene, mas eu tenho a liberdade em dizer o seguinte: hoje, eu não tenho um plenário repleto de autoridades, mas eu queria te dizer, Misiara, que bom que você continuou.

Que bom que você nos ouviu e que você pôde estar hoje não no meio de autoridades, mas no meio de amigos. Aqui só tem amigos.  (Palmas.)

              Muito obrigada a todos vocês, vereadores. Muito obrigado por tudo o que vocês fizeram, e vocês sabem também, para nós estarmos aqui hoje. Tudo o que houve, muito obrigada.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Palavras emocionadas da nossa querida presidente-executiva da Uvesp, Silvia Melo. Eu peço a atenção de todos vocês agora para a gente prestar atenção nos nossos telões, nós vamos assistir a um vídeo que conta, explana melhor, toda a história de Sebastião Misiara.

Por favor.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SILVIA MELO - Palavras emocionantes, justas, dignas e genuínas ao Sr. Sebastião Misiara. Dando continuidade, então à nossa sessão solene, eu passo agora a palavra ao deputado federal Herculano Passos.

 

O SR. HERCULANO PASSOS - Bom dia a todos, um momento de muita alegria. Quero saudar e cumprimentar o meu amigo Itamar Borges, parabenizá-lo por esta homenagem ao nosso querido amigo Sebastião Misiara. Um momento de muita alegria.

Eu fiz questão de vir de Brasília hoje, saí de madrugada, porque não poderia deixar de estar presente neste momento tão importante na vida do Misiara e, também, do municipalismo.

Eu quero cumprimentar o Dr. Edgard, presidente do Tribunal de Contas, estendendo aqui para o nosso amigo Dimas Ramalho, grande parceiro, amigo, que foi deputado federal, meu colega também; o Dr. Sérgio Siqueira Rossi, que também proferiu tantas palestras do municipalismo quando eu fui vereador, prefeito e aprendi muito com o senhor também Dr. Sérgio.

Cumprimentar o Dimas Ramalho, nosso secretário de Justiça, que ontem nós estivermos juntos e a gente está sempre se encontrando; o secretário Dimas, que é atuante, e faz um grande trabalho representando aqui o governador João Doria, mande um abraço a ele, nós estamos torcendo muito para o nosso governo dar certo. Está indo no bom caminho e fico contente com a sua presença.

 A dona Dalva Christofoletti, ontem ela estava comigo, justamente lá em Brasília na reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios. Eu sou presidente dessa Frente Parlamentar, até porque o meu foco em Brasília são dois principais, e eu sou presidente de duas frentes importantes: uma é a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios, até porque eu fui vereador e prefeito e a pauta municipalista é muito importante.

Ontem nós discutimos o pacto federativo, o Fundeb, a extinção de mais de 1000 municípios e a gente está discutindo todos esses temas que dizem respeito ao dia a dia da política, da vida das pessoas, e foi uma pauta muito intensa e produtiva. A dona Dalva estava lá representando a APM, junto com o Vick, que está aqui, e que representam a APM, que é a nossa grande amiga.

E quero dizer que é muito fácil falar dele, Sebastião Misiara, até porque o Geninho resumiu, o Itamar Borges também, e que nós três fomos vereadores, fomos prefeitos e agora deputados. Eu não cheguei a ser deputado estadual, eu acho, por causa do destino.

Na época que eu era prefeito, a minha esposa ocupou a cadeira na Assembleia Legislativa por três mandatos, então eu fui para a federal.

 Mas a gente fica contente em poder participar da vida pública e estar ao lado de pessoas importantes, como o Sebastião Misiara. Eu entendo que ele reuniu o grupo político em vários momentos com palestras, com seminários, na conexidade.

Eu estive em Ubatuba, estive em São Carlos e a Sílvia sempre me convidando e eu acompanhando, então eu vivo o dia a dia do Misiara, porque a gente está sempre presente.

E tudo que eu faço lá na minha cidade de Itu eu o convido. No domingo, a ministra Damares esteve lá e ele justificou a ausência, porque se não justificar eu fico bravo, porque ele é meu amigo. Como o Agostinho Turbian, também me ajudou muito para receber o ministro do Turismo em Itu.

A gente sabe da importância que são esses parceiros, essas pessoas que fazem a política do bem; essas pessoas que pensam naquela pessoa que precisa do poder público, que é aquela pessoa que precisa da escola pública; aquela pessoa que precisa do transporte público, que precisa da saúde pública e nós, como eleitos pelo povo, tem que pensar nessa gente.

E o Sebastião Misiara faz esse trabalho de união entre os poderes. Esse é seminário que ele está fazendo com o Tribunal de Contas, levando as informações para os gestores municipais, para capacitar as pessoas para que errem menos, para poder aprovar mais contas.

Eu fui prefeito durante dois mandatos consecutivos, oito contas, e graças a Deus todas foram aprovadas pelo Tribunal e pela Câmara, mas muitos prefeitos pecam por erro e, às vezes, por falta de conhecimento, não por maldade.

Então parabéns, Misiara, e esse trabalho é fantástico que você faz levando informação para os gestores, tanto vereadores que ele representa no Brasil todo, hoje na Uvesp e no estado de São Paulo, mas ele se destaca no Brasil todo, tanto é que várias pessoas aqui falaram do seu trabalho em nível nacional.

Então, tenho você como meu amigo, e eu sou seu amigo, tenho muita certeza disso, tanto é que todos os momentos que a gente pode estar junto, a gente está. A distância é longa porque eu moro no interior, você aqui, e eu fico em Brasília, mas sempre que dá a gente está junto, porque a gente faz políticas para o bem.

E você é uma pessoa que eu admiro, respeito e todas as dificuldades que você passou eu acompanhei, tanto de saúde como outros problemas, e torci para dar certo. Fiz tudo para poder ajudar dentro das minhas limitações, e farei sempre, até porque o Misiara representa a gente em todos os lugares.

 Quero só fazer uma saudação ao Leandro, que lá no FNDS sempre me ajudou; a Ivani também, quando eu fui presidente da Aprecesp no Turismo, que é o meu foco; a Cidinha também, grande amiga. Enfim, eu poderia falar do Maluf, que sempre está com a gente nos eventos do Agostinho.

Enfim, todos vocês amigos, eu quero dizer que é um prazer, é uma honra muito grande estar aqui. Fiz questão de vir, Misiara, com todo o esforço, para que você tivesse essa palavra pública minha de carinho, de confiança, de admiração.

Parabéns, que você merece, 50 anos de municipalismo.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Portanto, palavras do nosso deputado federal, Herculano Passos. Eu passo agora a palavra ao secretário de Estado da Justiça, o Dr. Paulo Dimas Mascaretti.

 

O SR. PAULO DIMAS MASCARETTI - Bom dia a todos. Itamar, parabéns por esta homenagem, por este momento especial aqui na nossa Assembleia Legislativa.

Fico feliz quando eu posso vir aqui, viu, Itamar? E estar aqui conversando com amigos, conversando um pouquinho a respeito do que fazemos na vida pública, prestando contas das nossas ações e, tem em minha casa uma foto deste local, que deixo em um espaço reservado, quando vim aqui uma vez em uma solenidade, também importante, em nome do Tribunal de Justiça.

Então, aqui é uma Casa da Cidadania e a gente fica feliz quando nós estamos aqui homenageando pessoas de bem, pessoas de destaque, e que merecem esse carinho todo.

Eu estou falando assim de uma forma mais informal, porque nós não estamos em uma solenidade, em uma cerimônia, estamos em uma reunião dos amigos e dos admiradores do nosso Sebastião. Cumprimentar você, Itamar, por este momento. Cumprimentar evidentemente o Sebastião.

Quando soube que nós teríamos esta homenagem, realinhei todos aqueles compromissos que a gente tem, às vezes, no dia a dia de trabalho para estarmos aqui e abraçá-lo pessoalmente. Abraçar a Sílvia, que também se confunde muito com a história desse trabalho de defesa do municipalismo.

Cumprimentar o nosso querido Herculano Passos, o nosso deputado, esse é um grande defensor do municipalismo, um grande defensor das políticas públicas importantes do estado de São Paulo e, muitas vezes, estive lá.

Ele é o nosso querido coordenador da bancada paulista dos deputados federais, é uma pessoa que nós estimamos e admiramos e, sem contar, o grande trabalho que sempre fez pela nossa querida Itu. Cumprimentar o nosso conselheiro Edgard Camargo, nosso presidente do Tribunal de Contas, é sempre uma alegria vê-lo.

Estou vendo aqui o Dimas Ramalho - às vezes nós somos confundidos, não é, Dimas? Mas é uma felicidade, nós dizemos que a família Dimas está trabalhando pelo nosso Estado, em posições diferentes.

Somos contemporâneos de faculdade, estudamos juntos, tenho um grande carinho e uma grande admiração pelo Dimas, e quando falamos, às vezes, se confundem: “Você é o presidente, quando eu era presidente do Tribunal de Contas, Dimas?” “Não, mas era o meu amigo”.

E já passo o contato, porque é o nosso querido e admirado, e hoje, conselheiro do Tribunal de Contas.

E o Edgard, também é uma pessoa querida. E a gente vê aqui o Sérgio, o nosso Thiago, nosso procurador geral do Ministério Público de Contas, uma instituição respeitabilíssima, e acho que é o melhor Tribunal de Contas do nosso País. Então, acho que merece esta homenagem. (Palmas.).  

Fico feliz de estar sentado ao lado da Dalva Christofoletti, essa pessoa magnífica. A gente vê a “carinha” dela de entusiasmo.

A gente vê que como o Sebastião Misiara e eu, a gente depois de um certo tempo, de uma certa idade, a gente às vezes tem dificuldade e tal, mas a gente não perde aqueles nossos sonhos, os nossos ideais.

Eu sempre digo que a gente, a partir de um determinado momento da vida, a gente ainda não se aposenta dos sonhos e dos ideais, até como diz o nosso querido amigo Calandra, nosso querido amigo desembargador: “A gente continua na luta, continuamos voando nas asas silenciosas dos nossos sonhos e dos nossos ideais”.

Comentar também que está presente o nosso querido Agostinho Turbian, nosso querido amigo da GCSM, nosso querido Maluf e outras tantas personalidades e amigos que estão aqui.

O que dizer do nosso querido Sebastião? O Município é o mundo real, é isso que nós temos que nos colocar. Eu ouvi outro dia essa expressão, achei uma expressão feliz: “O Município é o mundo real”.

É onde nós estamos, onde as pessoas, os vereadores e os prefeitos, que são aqueles gestores e que cuidam da parte política, são cobrados mais diretamente no dia a dia pelo cidadão.

Nós estamos vendo agora, assistindo, todas as questões de saúde, as questões das enchentes. Hoje nós estamos com o nosso grupo de apoio do Centro de Apoio às vítimas na Baixada Paulista, onde tivemos toda essa tragédia que aconteceu nos últimos dias e a gente vê o esforço dos prefeitos. Aquele sofrimento, inclusive, dos vereadores.

E essas pessoas que estão na ponta da linha, fazendo justamente esse trabalho de políticas públicas importantes para melhorar a vida das pessoas, eles precisam de apoio. Precisam, evidentemente, de quem olhe por eles.

E a gente vê a importância, que eu aprendi a conhecer a minha estada na Apamagis, na Associação dos Magistrados, na minha estada na presidência do Tribunal e agora na Secretaria da Justiça, de um órgão como a Uvesp e a importância de uma pessoa como você, que está ali no dia a dia, pensando na melhoria, na qualidade da política do nosso país.

As pessoas, às vezes, fazem uma associação da política com coisas negativas. Não, nós temos que valorizar a política, mas valorizar os bons políticos e aqueles que estão defendendo políticas públicas importantes para melhorar a vida das pessoas. E, Sebastião, a gente fica feliz de ter conhecido você e ter participado de seus eventos e de ter a oportunidade, hoje, de estar aqui homenageando uma pessoa que está com 50 anos dedicados à causa pública.

Eu tenho 41 anos de vida pública e vejo que você ainda está na frente com essa história bonita, que foi contada aqui. Começando lá em Barretos como um comunicador carismático, isso foi ressaltado, e a gente vê que é isso. Um grande comunicador na política, e a política é boa comunicação: pessoas se comunicando, levando mensagens de fé, de esperança.

Eu sempre falo que eu tenho 41 anos de servidor público. Outro dia eu entrei num desses nossos Centros de Integração da Cidadania, de terno, fui para ver como é que se desenvolve o nosso trabalho de apoio ao cidadão nesses bairros carentes.

Mas fui lá, e tinha uma “senhorinha”, que disse: “Ah, o que o senhor é? O que o senhor faz? O senhor é secretário e falaram que o senhor também foi juiz”, e falo: “Não, eu sou servidor público, e tenho orgulho de ser servidor público há 41 anos, em posições variadas, mas sempre no serviço público”.

O servidor público tem que ser um agente da esperança e é isso que você transmite para todos aqueles que convivem com você e têm a oportunidade de privar do seu carinho, da sua qualificação como um gestor, como um homem que conhece a política, que conhece a vida pública e ajuda que os municípios tenham bons gestores e tenham uma boa qualidade na atuação parlamentar local.

Tenho um grande carinho pelos vereadores, pelos nossos prefeitos, porque nós sabemos o quanto é difícil hoje a administração pública.

Outro dia alguém dizia que até os políticos são incompreendidos, para ver que os mandatos passam, as pessoas às vezes são mal informadas. Eu trabalhei muito tempo no direito público, no Tribunal de Justiça, e a gente vê que, às vezes, os nossos prefeitos, principalmente pecam não por má fé, não por desonestidade, mas por falta de informação, falta de orientação.

E esse trabalho que a Uvesp faz com certeza é um trabalho de grande utilidade, principalmente aproximando a orientação do Tribunal de Contas, do Judiciário, do Ministério Público, dos nossos gestores e dos nossos parlamentares municipais.

Então, Sebastião, continue nessa linha, queremos você por mais 50 anos defendendo o municipalismo e nós, com certeza, estaremos sempre te aplaudindo. Sempre ao seu lado, querendo que você continue. Que Deus abençoe a todos nós, todos que estão presentes e uma bonita festa nesta manhã.

Obrigado, Itamar e a todos que estão aqui. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Palavras do nosso secretário de Estado da Justiça, Dr. Paulo Dimas Mascaretti. Eu passo a palavra, neste momento, ao Sr. Edgard Camargo Rodrigues, presidente do Tribunal de Contas. Pode falar, por favor.

 

O SR. EDGARD CAMARGO RODRIGUES - Meu caríssimo Itamar Borges, deputado, parabéns pela iniciativa. Estamos muito felizes de sermos convidados para esta oportunidade de estarmos entre os amigos do Sebastião.

 Meu caro Misiara, Paulo Dimas, obrigado pela referência ao Tribunal de Contas. Agradeço em meu nome, em nome do nosso corregedor, do Sérgio Rossi, nosso diretor-geral e do procurador-geral do Tribunal de Contas, Dr. Thiago Pinheiro Lima.

 Dalva, encantadora, muito bom dia. Dalva, é excelente revê-la, você é fantástica. Meus amigos de Tribunal, a quem já me referi, eminente deputado federal Herculano Passos, falou que teve oito contas aprovadas, meus parabéns, é um campeão. O Itamar já pulou na frente, e disse: “Eu tive 12”. É outro campeão, meus parabéns a ambos.

Nem todos os prefeitos têm a felicidade de exibir esse troféu, na verdade, mas sabemos como são as dificuldades que se tornam cada vez maiores para a administração dos municípios.

Sebastião, eu não vou abordar muito a questão institucional, porque todos sabemos do valor da sua atividade na aproximação, especialmente do Tribunal de Contas, com vereadores e prefeitos, mas vou contar para você o seguinte, uma vez me perguntaram: “Desde quando você conhece o Sebastião Misiara?” e eu falei: “Desde sempre”.

Sabe, Sebastião, você é das pessoas que a gente parece que conhece desde sempre, é um amigo de sempre. O irmão que temos ou tivemos, meu caro. Companheiro leal. E essa é a impressão que a gente tem de você e acho que todos temos. Sebastião, nós te conhecemos acho que desde sempre, será?

Então, eu quero só acrescentar essa impressão pessoal e dizer o seguinte: você não tem currículo, você tem história, como nós percebemos. E eu me sinto pessoalmente feliz, Sebastião, em participar de um pouco da sua história e observar que você é uma pessoa especial porque você transmite otimismo, apesar de todas as dificuldades que você possa ter enfrentado, é uma lição. Você mostra que a vida vale à pena.

Parabéns, Sebastião. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Eu passo, neste momento, a palavra à Sra. Dalva Christofoletti Paes da Silva, que falará como decana do municipalismo.

 

A SRA. DALVA CHRISTOFOLETTI PAES DA SILVA - Eu confesso a vocês que este é o momento que tenho certeza que eu já posso ir, que eu vejo justiças sendo feitas.

Quando me convidaram para vir fazer a minha declaração de amor ao Misiara, eu falei: “Mas por que eu?”. Daí eu comecei a contar no dedo a minha idade, e quando eu vi que eu tenho 83 anos, e dos 83, tenho 66 de Movimento Municipalista, só eu posso vir aqui e dizer que tudo o que foi dito aqui, Misiara, é verdade. (Palmas.)

Esqueceram algumas coisas: por exemplo, o seu trabalho, porque agora é fácil. Com a Constituição de 88, as Câmaras voltaram a ter os seus espaços que não estavam tendo até então.

Naquela década de 1970, que você veio para o Movimento, eu vim na década de 1950, nós já estávamos lutando, e você foi um herói para que as Câmaras Municipais tivessem a sua voz. Que pena que a história do Brasil não é muito, assim, “habitué” dos nossos criados-mudos na hora de dormir, mas você foi o grande responsável do restabelecimento.

 Tem tantas coisas que eu poderia dizer aqui, mas tem outras pessoas mais importantes do que eu. Estou até com vergonha de participar desta Mesa tão ilustre.

Mas o que foi dito aqui a respeito da Televisão, foi na minha sala, na sala dele da Associação Paulista de Municípios, que esse moço corajoso, João Monteiro, que saudades do Dom Antônio, é isso? Que a gente lá, torcendo e esse moço lutando para que nós tivéssemos essa Televisão. É mais do que você ter lutado, é porque lutou muito para isso.

Mas tem um fato, e eu vou encerrar porque eu já falei bastante, que na década de 1970, ainda que ele estava chegando, quem normalmente me conhece, eu acho que as pessoas me conhecem, a Marta me conhece; o Vick me conhece, tantos queridos aqui; o Sérgio Siqueira Rossi, que é dedo-duro que é uma coisa terrível, sabem que eu ajo, assim, muito pelo ímpeto. Eu sou filha de alemão e italiano, mas na década de 1970 recebemos, pela primeira vez na Associação Paulista de Municípios, um presidente da república: Ernesto Geisel.

Lá fomos nós: eu, designada e o Misiara para preparar o ambiente para receber o presidente da República. Só nós dois. Que bom que hoje não é mais assim. Daí, eu e o Misiara nos levantamos de madrugada, você lembra, Misiara? E fomos lá.

Só nós podíamos entrar naquela sala que o presidente ia ficar. Daí, eu com o Misiara, feliz da vida, achávamos que nós éramos, naquele momento, importantes. Só que, de repente, quando chegaram aqueles “armários”, eles pediram para que eu e o Misiara tirássemos os nossos sapatos. Nós dois lá, os únicos esperando o presidente.

Eu tinha pagado a prestação do meu sapato lindo de morrer, de salto, com a minha altura eu sempre gostei de salto, e eu tive que tirar o meu sapato, e o Misiara teve que tirar o sapato dele e entregar para a o agente.

E eu respeito isso, é cuidado, mas que é um fato que você tem que lembrar: levaram os nossos sapatos e estávamos eu e o Misiara lá, descalços, até que voltassem com meu sapato aberto com a sola, quase que eu cobrei as outras prestações do governo, e o sapato do Misiara.

Isso é História, porque depois que foram acertadas as condições das Câmaras Municipais, ficou mais fácil o papel do vereador. Difícil foi, nessa época, que nós tivemos que reestabelecer a dignidade do governador e o Misiara foi o grande responsável. (Palmas.)

Finalizando, eu quero dizer do meu orgulho de participar desta Mesa. Olha o Edgardzinho, que coisa querida, meu Deus do céu, quanta história! Meu deus do céu, quanta coisa que a gente viveu junto.

Mas encerrando, eu queria falar do Misiara ser humano. Quando eu falo a vocês da década de 1970, vocês podem imaginar, a mulher ainda não tinha o espaço que ela tem hoje, foi muito difícil.

A Marta Lívia Suplicy conhece a minha história, eu estou escrevendo o meu livro, mas foi muito difícil uma mulher estar no meio de homens, centenas de homens.

Eu não sou pequena, com esse tamanho era difícil você querer esconder uma mulher, e tinha sempre um anjo da guarda ao meu lado: era meu irmão de fé. Meu irmão de crença, mais que companheiro de luta, mas um irmão a sempre estar ao meu redor, sempre segurando no meu braço, sempre segurando na minha mão e dando a segurança que eu precisava para enfrentar o mundo totalmente diferente do mundo do meu gênero. E você foi o grande responsável de, muitas vezes, eu não ter desistido. E hoje, tenho que vir aqui para dizer para você: “Deus lhe pague”.

Essa Silvinha querida, que eu tive o privilégio de ter ao meu lado por um bom tempo, quando ela me disse: “Dalva, você vai?”. “Mas nem que seja a pé”.

Como foi dito, eu estava com o Herculano em Brasília, com a Marta, mas lógico que eu viria. Eu tinha que dizer de público o meu respeito, o meu carinho, o meu afeto, a minha admiração e o meu amor por você.

Obrigada.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Palavras de Dalva Christofoletti Paes da Silva, nossa decana do municipalismo. Muitíssimo obrigada, Dalva.

E eu peço, agora, para que venha proferir as suas palavras, em nome dos amigos de Sebastião Misiara, por favor, o Sr. Agostinho Turbian.

 

O SR. AGOSTINHO TURBIAN - Bom dia senhoras e senhores. Para mim, é uma responsabilidade muito grande, e uma honra, estar aqui para falar em nome dos amigos de Sebastião Misiara.

Cumprimento, na pessoa do deputado Itamar Borges, todos os membros da Mesa e todas as pessoas que representam o Parlamento e a política em nosso Estado.

Cumprimento, em nome de todos os senhores e senhoras presentes, meu amigo José De Podesta, presidente do conselho curador do Global Council, pessoa que me apoia em todas as minhas iniciativas.

Sempre sou citado em particular, mas a organização tem a assinatura de amigos que são liderados pelo Podesta como Acácio, Marcelo Ramos e outros. Em nome do Podesta e do Acácio, eu cumprimento os demais membros presentes.

Dizer rapidamente, Misiara, amizade é coisa séria. Amizade e política são coisas sérias. Eu trato amizade com respeito, porque é sério. Então, eu quero dizer a você que continue a sua luta com essa seriedade. Tudo já foi dito a seu respeito, muito mais será dito, porque o tempo não termina aqui.

 Aqui é a primeira fase de um reconhecimento, como foi dito por todos, particularmente pela Dalva com essa emoção e esse depoimento, mas todos nós paulistas sabemos que é importante que doses como a sua, de 50 anos de dedicação ininterrupta pela defesa do municipalismo, nos faz melhores. Então, que Deus te ilumine , e a todos nós,  para a caminhada que vem pela frente. Os 50 anos já vencemos, e vamos vencer mais 50.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Palavras do Sr. Agostinho Turbian, que falou em nome de todos os amigos do Sr. Sebastião Misiara.

Neste momento, portanto, daremos início à entrega dos títulos de Cidadão Honorário, Honra ao Mérito, Moção de Congratulações e Moção de Aplausos ao nosso grande homenageado deste dia, Sr. Sebastião Misiara. O estado de São Paulo está aqui representado por 21 municípios.

Peço agora, neste momento, por favor, para que o Sr. Misiara, acompanhado do deputado Itamar Borges, presidente desta sessão solene e os demais componentes desta Mesa, se posicionem logo mais à frente, por favor, para receber esses títulos.

Portanto, neste momento, faremos a entrega então dos títulos ao nosso querido homenageado deste dia, Sebastião Misiara.

 Eu chamo, portanto, Marco Aurélio Gomes, prefeito de Itanhaém, e André Caldas, secretário municipal, para fazerem a entrega da Placa, por favor. Sr. Marco Aurélio Gomes, prefeito, por favor. (Palmas.).

Chamo neste momento, Aline Sartori, que é vereadora da cidade de Ibitinga, para fazer a entrega, então, do seu título; chamo também o Sr. Wagner Brasil, vereador da cidade de Igaraçu do Tietê, por favor, para você se posicionar já à frente, para entregar a placa. (Palmas.)

Chamo também, logo em seguida, o Sr. Ricardo Rigato, que é o vereador da cidade de Promissão. Já chamo na sequência também, por favor, a Sra. Sônia Palma Beolchi, vereadora da cidade de Ibirá.

Chamo agora o Sr. João da Silva Timba, vereador de Assis. Já peço para que se aproxime também o Sr. Marco Antonio Melhado, vereador da cidade de Pedro de Toledo. Chamo agora Cleonice Gomes, vereadora da cidade de Rincão.

Convido agora, para fazer a entrega do título, o vereador da cidade de Estiva Gerbi, Adevanil Moreira. Chamo agora o Sr. Marcos Rogério da Conceição, que é vereador da cidade de Uchoa; Luiz Fernando Viana Neves, o “Nandão”, vereador da cidade de Tambaú; Eliandra Aritéia, nossa queria “Téia”, vereadora da cidade de Urupês.

Chamo agora, para fazer a entrega do título, duas pessoas: o Lucão Fernandes e o Rodrigo Venâncio. Nosso primeiro é vereador da cidade de São Carlos e o segundo é o secretário geral da cidade de São Carlos, por favor.

E convido para vir à frente o Sr. Mário Barbosa de Oliveira, o Mário Telão, vereador da cidade de Engenheiro Coelho; Daniele Cristina Freire Silva, vereadora da cidade de Santo Antônio Jardim.

 Deixando também para fazer a entrega do seu título, Paulo Panhoza Neto, que é vereador da cidade de Monte Azul Paulista; José Renato Semenzato, vereador da cidade de Caconde; vereador Toti, também, por favor, de Caconde; representando, agora, a cidade de Caraguatatuba, o Sr. Francisco Carlos Marcelino, e já peço também para se aproximar a Mariene Aparecida dos Santos, que é vereadora da cidade de Três Fronteiras.

Eu chamo agora, da cidade de Três Fronteiras, Rodrigo Antônio Correia. Perdão, de São José do Rio Preto, Olga Prado. E eu peço para que se aproxime também o Sr. Toninho Masson, de Jaú, e a nossa queria Silvia Melo, representando a cidade de Porto Ferreira, vai fazer a entrega do título ao nosso querido Misiara. (Palmas.)

Sílvia acabou de falar que a Medalha que está sendo entregue representa os 645 municípios do estado de São Paulo, representada, então, pelo prefeito da cidade de Porto Ferreira, que não pôde estar aqui nesta manhã.

E ele envia uma carta, que eu vou ler resumidamente para vocês, para proferir algumas palavras para o nosso querido Misiara:

“Ao excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, ao presidente dessa sessão solene, o deputado Itamar Borges e ao meu querido amigo, Sr. Misiara.

Primeiramente peço desculpas pela minha ausência física, estou em Brasília cumprindo uma agenda de compromissos em diversos ministérios, que já havia sido anteriormente agendada”.

Basicamente, resumindo a carta, ele conta que a Uvesp, através da liderança do amigo Misiara, cumpre um papel essencial aos 645 municípios paulistas. Esse suporte, essa atenção, esse carinho com os vereadores bandeirantes aprimoram e contribuem efetivamente com as políticas e ações desenvolvidas nas câmaras municipais do nosso Estado.

E, por final, ele parabeniza o amigo Misiara:

“Misiara, que Deus continue o abençoando com ainda mais saúde e sabedoria, e que possamos contar com a sua liderança por muitos anos e que você possa assistir a inúmeras outras entregas desta singela homenagem que leva seu nome e engrandece a bandeira municipalista. Um grande abraço a todos.

 Rômulo Luís de Lima, prefeito municipal de Porto Ferreira.”  (Palmas.)

Neste momento, finalizando a entrega de títulos, a gente abre uma exceção aqui do protocolo, para fazer a entrega de três homenagens especiais, eu peço que todos continuem na frente, por favor, duas delas que têm muito a ver com a história e a origem de Sebastião Misiara.

Portanto, nós convidamos, neste momento, o Sr. Khaled Mahassen, presidente da Academia Árabes de Letras, que fará a entrega de uma Placa do Cedro do Líbano, que é o símbolo do país.

País de origem do nosso homenageado, Sebastião Misiara. (Palmas.)

Está em árabe? Está em Libanês.

 

O SR. KHALED MAHASSEN - O município, em árabe, é “Baladi”, que é o diminutivo de um país “Balad”. País, pátria, “baladi” é o diminutivo da pátria.

Então, o município tem uma importância muito grande para nós, libaneses e, por isso, que muitos dos nossos políticos começaram como vereadores. É o elo mais próximo entre o poder e o cidadão.

Eu tive a felicidade, quando fui presidente da Federação das Entidades Árabes, ao homenagear Sebastião Misiara, e nisso tenho uma pequena história. Eram tantos vereadores do interior e os deputados estaduais de São Paulo e nós escolhemos o Misiara pela trajetória dele, pela seriedade e pelo trabalho que ele tinha feito no interior.

Ele deu à vereança uma cor diferente, um estilo diferente, uma luta diferente e, por isso, que tem 50 anos de história de luta e dedicação aos municípios.

Para nós, libaneses, é um orgulho ter um Sebastião Misiara representando aquela cidade pequena, aquela aldeia de cinco mil habitantes, como a minha também, uma aldeia pequena de quatro ou cinco mil habitantes.

Isso é orgulho que não tem tamanho para todos nós. Muito obrigado por tudo o que você tem feito pelo Líbano, pelos libaneses, pela comunidade árabe em geral e pelo Brasil, porque nós viemos para cá com todo o respeito, para ajudar a construir este país e assim o fizemos.

Muito obrigado por tudo. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Para encerrar as homenagens, essa talvez uma das mais especiais, pois nos momentos mais difíceis da vida do nosso homenageado, ela sempre esteve ao seu lado, o amparando e protegendo, chamamos agora o vereador da cidade de Aparecida, Marcelo Marcondes, que fará a entrega da imagem da Padroeira, e sua santa protetora, Nossa Senhora Aparecida. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Nosso querido Sebastião Misiara, devidamente homenageado com a imagem da sua santa protetora, Nossa Senhora Aparecida.

Para finalizar esta sessão de entrega de títulos, eu chamo agora a vereadora Sônia Beolchi, vereadora de Ibirá e vice-presidente da Uvesp, que vai falar neste momento em nome de todos os municípios que prestaram homenagem ao Misiara, por favor. (Palmas.)

 

A SRA. SÔNIA BEOLCHI - Deputado Itamar Borges, Dr. Misiara, nosso homenageado, Dr. Edgard Camargo, muito obrigada pela presença. Deputado Herculano Passos, a nossa querida Dalva e o nosso Paulo Dimas, muito obrigado.

Quero fazer uma homenagem também ao Dr. Sérgio Rossi, cidadão ibiraense, e ao nosso querido Dimas Ramalho, também cidadão ibiraense. (Palmas.)

Sim, eu sei obrigada. Senhores, recebi uma missão hoje muito difícil: a Sílvia me deu essa responsabilidade e eu não estava preparada para isso, então eu peço desculpas a todos, a todas as autoridades presentes e a todos os amigos, porque eu trouxe umas simples e singelas palavras ao nosso querido Dr. Misiara.

Hoje, quero falar do Dr. Misiara de uma forma diferente, como eu o vejo: Dr. Misiara, um jardineiro, um plantador de sonhos. Conheci o Dr. Misiara no 2º Encontro Estadual de Agentes Públicos, aqui na Assembleia Legislativa, sua palestra tinha o título de “O vereador do futuro”.

Nessa palestra, o Dr. Misiara descreveu as qualidades, os trabalhos, o conhecimento e a dedicação que seriam necessários para o vereador exercer plenamente a sua função no seu cargo.

Ele falou com tanto conhecimento, com tanto entusiasmo, com tanta segurança, que eu fiquei encantada, e eu disse: “Eu quero ser essa vereadora do futuro”. Estou no meu terceiro mandato, doutor, cada dia procurando alcançar as metas pelo senhor traçadas. Ainda não consegui, estou tentando.

 Dr. Misiara plantou um sonho, como disse a poetisa chilena Gabriela Mistral, agraciada com o prêmio Nobel de Literatura em 1945: “Há a alegria de ser saudável, alegria de ser justo, mas acima de tudo a bela e imensa alegria de servir”.  

E é o que ele tem feito há 50 anos, ele planta sonhos e nos faz sonhar. Senhores, há 50 anos ele planta sonhos, mas ele nos ensina a realizar.

Parabéns, Dr. Misiara, por todo o seu esforço em nos ensinar. Com seus ensinamentos ele mudou vários paradigmas, e eu vou citar apenas um: há um tempo, eu não sei precisar em qual congresso.

Dr. Misiara, notando que em vários eventos políticos as autoridades cumprimentavam ministros, senadores, deputados e secretários, mas se esqueciam de cumprimentar o vereador, levantou-se, e com a sua voz clara e potente, alertou a todos a importância de serem estendidos os cumprimentos aos vereadores.

Senhores, foi de arrepiar. Eu fiquei extasiada naquele momento.

E assim, o vereador, que nunca ocupou um lugar à Mesa dos congressos, passou a ser prestigiado e homenageado. Isso devemos a ele, uma salva de palmas, senhores, porque ele merece. (Palmas.)

Que mudança de paradigmas sua trajetória foi capaz de promover nesses 50 anos em que se dedicou como um verdadeiro sacerdócio à capacitação do poder Legislativo. Eu sou muito grata, doutor.

No início, eu disse que o Dr. Misiara é um jardineiro, e todo bom jardineiro colhe flores. Hoje eu trago braçadas de flores desses 50 anos para enfrentar, para enfeitar, colorir e perfumar a sua vida, doutor. Todo o nosso carinho, Ibirá o admira. Nós te amamos muito.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Gostaria, neste momento, de registrar, representando o deputado federal Baleia Rossi, Dr. Girotto, que está presente aqui conosco também. E como não poderia deixar de ser, nesta manhã festiva de solene, não poderia faltar agora, neste momento, a homenagem de sua cidade natal, Barretos. Que entre, portanto, o berranteiro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Terminadas portanto as homenagens, depois de muita emoção, por favor, ao microfone.

 

O SR. BERRANTEIRO - E, como locutor da Festa do Peão de Barretos, eu não poderia deixar de vir aqui, Sebastião, representando o nosso querido prefeito Guilherme Avilla, e fazer um verso para você.

E para você eu falo assim, ó: “Manda, o galo no terreiro; na selva manda o leão/ em casa manda a mulher; no mar, o tubarão/ na união de vereadores, nesse nosso querido Brasil, no Estado de São Paulo, manda Misiara, com 50 anos de tradição”.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA – Portanto, agora sim, terminadas as homenagens, depois de muita emoção nesta amanhã, nós passamos a palavra ao presidente da Uvesp, Sebastião Misiara. Por favor, autoridades, podem se sentar.

 

O SR. SEBASTIÃO MISIARA - Meus amigos, minhas amigas, se fosse a homenagem no dia 28, 28 de novembro, eu teria sido pego de absoluta surpresa. Mas, como eu vi o caminhar da carruagem, conversa aqui e ali, percebi que nós teríamos uma sessão solene, e como tal me obriga a fazê-lo por escrito.

As palavras, por mais sofisticadas que sejam, não podem traduzir o sentimento de gratidão, digno de uma manhã como esta, onde o presidente Cauê Macris empresta a Casa do povo, sob sua direção, e o grande amigo Itamar Borges, em agradável cumplicidade com a Sílvia, dá a esse evento.

Então, é preciso falar o coração: jamais deixarei perdido na minha memória o rosto de cada um de vocês. Vocês que vieram acompanhar a história da minha história, com uma prova inquestionável de amor à causa que, juntos, defendemos: o respeito ao Município onde, Sr. Secretário Paulo Dimas, se assenta o terreno da democracia e onde se assenta o terreno da cidadania.

 Então eu queria, neste momento, dizer a todos vocês que estão à Mesa, nesta Mesa solene: ao deputado Itamar Borges, autor desta homenagem; ao meu querido professor, ex-presidente do Tribunal de Justiça que, já na presidência, recebia os vereadores que nós acompanhávamos para uma conversa agradável, ilustre Sr. Secretário, Paulo Dimas.

Quero cumprimentar e agradecer o meu ilustre amigo e presidente do Tribunal, recentemente eleito pela quinta vez, Dr. Edgard, meu respeito, admiração e meu agradecimento, porque a presença de V. Exa. e de representantes na Casa só demonstra o quanto a nossa história tem valor na luta que nós empreendemos.

 Meu amigo, desde vereador de Itu e prefeito de Itu, prefeito que sai com mais de 90% de aprovação, que mudou a história do Município e, hoje, quando candidato nos disse que tinha duas metas para lutar, o Turismo e o Município, o Turismo. Vocês sabem o que está acontecendo no Brasil, o que conseguiu o Herculano, e por isso honra-me muito ter sido sempre o seu eleitor.

Minha querida Dalva, minha querida Dalva Christofoletti, que, ao lado do Agostinho Turbian, me fez participar de um conglomerado de homens ilustres, executivos, empresários que pensam o Brasil grande.

A Dalva Christofoletti contou uma história, mas é preciso dizer, Marta, você que preside a virada feminina, que a Dalva frequentava congressos em época em que a mulher acompanhava o marido e ia às compras. A Dalva se sentava na primeira fileira dos congressos municipalistas.

 Aquela loira maravilhosa, quase um metro e noventa de altura, e a gente tinha que tomar conta mesmo. A gente tinha que tomar conta mesmo, secretário Paulo Dimas, porque era a única mulher, uma beleza loira, mas olha: firme, educada, vinha com rosa, mas também passava com um trator, quando necessário. Dalva, participar da história ao seu lado realmente é emocionante.

 A todos vocês, quero reiterar que, olhando nos olhos de cada um, eu jamais esquecerei desta cena, dos amigos e das amigas que estão aqui desde 8:30 da manhã.

Os meus pais, cada um a seu modo, me ensinaram lições importantes. Meu pai, Khaled, ensinou-me que deveríamos trabalhar dobrado para mostrar que os libaneses, ou os turcos, como gostavam de chamar, vieram para ajudar o Brasil e não para atrapalhar o investimento no Brasil.

Minha mãe, me mostrou os primeiros ensinamentos filosóficos, baseados no pensamento de São Tomás de Aquino, discípulo de Aristóteles que, vencendo os incautos, provou a existência de Deus.

Aprendi que o que sustenta o humanismo é a crença viva em uma religião voltada para as pessoas e que seja capaz de oferecer uma regra interior para todas elas. Graças à tenacidade dos meus pais, abri caminho na vida e, foi no exemplo deles, que me inspirei para realizar o meu grande destino que, hoje, suas presenças definitivamente o consagram.

Destino que começou como adolescente na loja dos seus pais, cortando tecidos e depois, na pequena mercearia, levando refrigerantes solicitados e buscando garrafas vazias.

O adolescente que não levantou pipa, que não rodou pião, cujo divertimento eram as missas dominicais, a comemoração por ser coroinha e as aulas de religião e trabalho.

Aos 16 anos, tive o meu primeiro emprego como locutor da Rádio Cultura de Campinas, depois na Rádio Educadora de Campinas e depois na Rádio Piratininga de São Paulo.

Voltei a Barretos a convite, onde havia sido reprovado em um teste de radialista, e iria assumir programas especiais de jornalismo e entretenimento aprovados pelo jornalista Monteiro Filho, senhor do seu tempo que, mais tarde, me daria à honra de ser um dos primeiros interlocutores do seu sonho, ao qual entrei de cabeça.

E a Dalva, aqui bem lembrou, que foi a fundação da primeira Televisão Católica da América Latina, a Rede Vida de Televisão.

E o Neto disse que tal era a minha crença, porque conhecia o Monteiro, que depositei as minhas economias para que a Rede Vida pudesse, efetivamente, começar, como começou, em São José do Rio Preto.

 Cheguei a trabalhar, antes disso, por dez horas seguidas, onde levantaria recursos para começar a minha primeira faculdade, a de direito, na Universidade de Franca. Em seguida, ganho bolsa para cursar a faculdade de pedagogia em Barretos e, finalmente, cursos especiais de jornalismo como se fosse uma pós-graduação.

Sempre trabalhei duro, firme e, enquanto muitos festejavam as datas comemorativas, eu cuidava de fazer edições especiais em jornais da cidade, que ampliavam o faturamento meu e dos meus diretores. José Faleiros de Almeida, um grande querido amigo da Rede Vida de Televisão, que aqui representa os meus amigos, sabe bem disso.

 Em 1970, recebi um convite de Wilson José, o nome que é história do municipalismo, para conhecer, como jornalista, um congresso de municípios. Ouvi queixas, reclamações, dúvidas de prefeitos e vereadores.

Ouvi seus sonhos, quando soube o que era o pacto federativo e que o Brasil nasceu no Município e que não é municipalista. Aí eu pensei: “Se, pela República, os Estados-membros, ditos federados se constituíram obedecendo ao caráter municipal da vida brasileira, como admitir-se que esse mesmo corpo condicione a vida municipal, que é a mesma nacional?”.

É alguma coisa que, ainda, a gente não entende. Entramos nos grupos dos verdadeiros municipalistas por uma luta que busca o fim, porque basta à leitura da carta magna, que aponta limitações e exigências que não condizem com o espírito federativo, formador da união indissolúvel, para compreender o quanto precisamos conquistar.

Em 1972, fui candidato a vereador na Câmara de Barretos. Até então eu havia conhecido o municipalismo e não pensava jamais em sentar numa Tribuna, no plenário de uma câmara municipal.

O jornalista Amaury Júnior e eu escrevíamos para a “Última Hora”, em São Paulo, ele recebeu um convite para vir para São Paulo, esse convite foi extensivo a mim. Reunimo-nos em Rio Preto, e eu disse: “Amaury, segue você, porque eu recebi um convite para ser candidato a vereador”, embora nem pense nisso.

Mas eu não poderia deixar de atender porque era o meu amigo Monteiro Filho, então candidato a prefeito.

Fui eleito vereador e ali fiquei por 24 anos, passei por todos os cargos da Mesa e das principais comissões. Meu querido Dr. Thiago Pinheiro Lima, procurador-geral do Ministério Público de Contas, eu fui presidente do poder constituinte e, humildemente, recebi o título de melhor presidente da história, escolhido em votação pelos vereadores e pela imprensa credenciada.

No meu primeiro ano de mandato, também a convite de Wilson José, participei da sua chapa legendária na Associação Paulista de Municípios, e hoje sou, Dalva e Vick podem comprovar isso, o mais antigo diretor da entidade.

Vim para São Paulo a convite do então governador Mário Covas, assumindo uma superintendência na Fundação Faria Lima, Centro de Estudos da Administração Municipal.

Com Covas, aprendi a grande lição: viajar na alma das pessoas, para entendê-las e por elas trabalhar, e com ele aprendi, também, que não se deve falar em adversidade. Para ela o enfrentamento, a luta e a vitória.

Deixei a vida partidária e passei a trabalhar pelo poder local mais forte e a defender que as Câmaras sejam um poder Legislativo, e que os vereadores sejam os ouvidores do povo.

E nessa caminhada encontrei um restrito apoio importantíssimo, porque lá recebi ensinamentos que poderia, posso e poderei repassar a todos os vereadores: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a corte que zela pelo bem público.

Ali eu tenho as melhores e as maiores lembranças, Dr. Edgard, um Tribunal onde, quando comecei na Uvesp, fui conhecer Sérgio Rossi, sisudo, homem difícil, de coração grande, mas de caneta forte. E pedi: “Sérgio, caminhemos juntos, vamos a seminários, precisamos de você, precisamos da sua luz”, e nós temos isso há 30 anos, esta corte que zela pelo bem público.

A Silvia Melo passou por aqui rapidamente e eu também passarei rapidamente, mas quando o presidente Dimas Ramalho, então presidente da corte, eu tinha passado por verdadeiras humilhações, me colocou à Mesa, me deu a palavra e me deu um forte abraço dizendo: “O que conta é sua história”. Jamais esquecerei disso.

Passei por dificuldades enormes, venci um herpes zoster agressivo, venci um câncer com a medicina e a fé. Fui vítima de um espetáculo digno de Hollywood que me lembrou, e me lembra sempre, Montesquieu, em “O espírito das leis”: “Não há tirania mais cruel que aquela que se exerce a sombra das leis, mas com as cores da Justiça”.

Silvia Melo que fez aplicar a receita que os gregos, 500 anos antes de Cristo, já aplicavam: a laborterapia.

Ela enchia a minha agenda com reuniões seguidas que, em nenhum dos casos, eu pudesse parar e me vitimar, e sim para invocar a identificação e pensar em Deus, às vezes como criador, outras vezes como a lei e a justiça, outras vezes como o Senhor das batalhas. E com Ele, através da Bíblia, aprendi que é melhor um jantar de ervas, em que haja paz, do que um boi gordo acompanhado de ódio.

 Por isso toquei para frente, ouvindo as lições de Abraham Lincoln, filho de um lenhador que chegou à presidência da república dos Estados Unidos. Em sua posse, ele disse: “Sem maldade para com ninguém, com dedicação para todos”.

Aqui estou, com pessoas ilustres, com amigos, cuja vida é o servir, sentados aqui e ali, ouvindo a minha fala. Vieram para me cumprimentar.

Aqui estão convidados pela Silvia Melo, convidados pelo Itamar Borges, prontamente aceito por vocês que estão aqui. Essa é a maior paga de uma vida de luta, que recebe honrosos títulos de filho da cidade, de cidades por onde passei, e pelas quais procurarei trabalhar, como trabalhei.

Eu quero dizer a vocês que me entregaram estas honrarias, 21 disse a Sílvia Garcia, preparados pela Silvia sem que, embora convivendo com ela 18 horas por dia, não percebi essas homenagens.

Eu faço questão de, ao longo do tempo, visitar todas as Câmaras e agradecer pessoalmente a honraria que me concedem, porque esta honraria é a maior de todas, porque nascer em uma cidade é uma coisa, ser escolhido pela cidade é uma demonstração de grandeza.

Wolfgang Mozart, o gênio que começou a compor aos cinco anos de idade, ao receber das mãos do papa Clemente XIV, a Ordem do Cavaleiros da Espora Dourada, uma altíssima honraria para o músico, pediu licença e trouxe os seus pais para mostrar os aplausos e a honraria.

A Silvia, que está comigo há 20 anos, quando ela nasceu, no seu livro de nascimento, estavam os 15 vereadores de Barretos. Meu nome ali, 22 anos comigo, com dedicação e carinho. Eu agradeço a Dalva por ter ensinado a ela nos primeiros passos na Associação Paulista de Municípios, e isto que hoje ela é: a minha herdeira inquestionável no movimento municipalista. (Palmas.)

E essa manifestação de Mozart, o gênio da música, ao receber a honraria trazendo os seus pais e mostrando os aplausos, se eu pudesse imitar Mozart, eu traria aqui meus pais e aqueles que me ensinaram o caminhar seguro.

Traria Wilson José, traria Monteiro Filho, traria Mário Covas para mostrar a cada um de vocês e a cada um dos títulos que recebo nesta manhã, como a dizer: “O que me ensinaram não foi em vão”.

Esses dias me perguntaram: “50 anos de vida municipalista, você vai parar, voltar para Barretos, nadar, fazer sauna e ir ao clube?”. Aí eu me lembrei de Ulysses Guimarães, o “Sr. Constituição”, em que um dia perguntaram para ele: “E agora, depois da Constituição o senhor vai voltar para o chinelo, o pijama da sua casa?” Ele falou: “Jamais, eu morrerei fardado”, e eu gostei dessa ideia.

Muito obrigado a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA GARCIA - Anunciar e agradecer a presença da Prefeitura Municipal da Estância Climática de Morungaba, o prefeito Marquinhos de Oliveira. Muito obrigada por estar aqui conosco nesta manhã.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários do serviços de Som, a equipe da Uvesp, da Taquigrafia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da secretaria geral parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policial militar e civil, bem como a todos, que com a sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Muito obrigado pela presença de todos.

 

* * *

 

- É encerrada a sessão às 11 horas e 56 minutos.

 

* * *