http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE MARÇO DE 2020

5ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 125 ANOS DO CENTRO ESPANHOL SANTOS

 

Presidência: PAULO CORREA JR

 

RESUMO

 

1 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, em "Comemoração aos 125 anos do Centro Espanhol Santos", a pedido do deputado Paulo Correa Jr. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a execução do "Hino da Espanha", pelo gaiteiro Fernando Daparte.

 

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Justifica ausências. Anuncia a exibição de vídeo institucional.

 

5 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Tece considerações sobre o objeto da sessão.

 

6 - PASTOR MARCOS

Vereador à Câmara Municipal do Guarujá, discorre acerca da relevância da solenidade.

 

7 - EDUARDO ALVES FERNANDEZ

Presidente do Centro Espanhol, comenta a cultura espanhola e atividades do Centro Espanhol Santos.

 

8 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de homenagens. Informa exibição do grupo "Caminos de España", para apresentação dos Bailes Jota de Louredo e Sevilhanas, e a dança típica Muiñera de Santo Amaro.

 

9 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Essa sessão solene tem a finalidade de comemorar os 125 anos do Centro Espanhol de Santos, por iniciativa do deputado Paulo Correa Jr.

Comunicamos aos presentes que essa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Alesp no domingo, dia 15, às 21 horas; pela NET, Canal 7; pela TV Vivo, Canal 9 e pela TV Digital, Canal 61.2.

Saudamos a todos aqui presentes e convidamos para compor a Mesa: o propositor desta sessão, deputado Paulo Correa Jr; o Sr. Eduardo Alves Fernandez, presidente do Centro Espanhol; Carlos Fernandes dos Santos, presidente do Conselho do Clube. Também convidamos o vereador Pastor Marcos, do Guarujá.

Com a palavra, o deputado Paulo Correa Jr. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR. - DEM - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, o deputado Cauê Macris, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar os 125 anos do Centro Espanhol de Santos.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do sargento Vinícius.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR. - DEM - Ainda em pé, ouviremos o “Hino da Espanha”, que será executado pelo gaiteiro Fernando Daparte.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Espanhol.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR. - DEM - Podem tomar os seus assentos. Agradecemos mais uma vez à Banda da Polícia Militar, por agraciar o nosso evento, e ao Fernando, que trouxe o seu talento com a gaita de fole em nossa comemoração. Muito obrigado, uma salva de palmas. (Palmas).

 Registramos e agradecemos a presença das seguintes autoridades.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós vamos agora agradecer às autoridades que justificaram a ausência: deputado Estevam Galvão agradece a finalidade de comemorar os 125 anos do Centro Espanhol e o convite; deputado Barros Munhoz também; deputado Coronel Telhada; deputada Damaris Moura; de Santos, os vereadores Manoel Constantino; Lincoln Reis; Telma de Souza; Audrey Kleys; vereador Bruno Orlandi; o presidente da Câmara, Rui De Rosis, manda votos e felicitações; também a secretária de Educação de Santos, Sra. Cristina Barletta.

 A presidente do TRT 2ª Região, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério; o governador do estado de São Paulo, João Doria, que agradece o convite e transmite os cumprimentos cordiais e votos de pleno êxito ao evento; o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Clovis Santinon; e a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

Neste momento, vamos assistir a um vídeo institucional.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, com a palavra, o deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR. - DEM - Eu vou quebrar um pouco o protocolo, mas a maior autoridade aqui, depois do deputado, é o vereador do Guarujá, que estava em reunião comigo e nos o presente de participar desta sessão solene. Eu vou quebrar o protocolo e, pela primeira vez, a gente vai ver um vereador presidir uma sessão enquanto o deputado vai falar, porque não tem outra pessoa para ficar aqui.

Então, eu convido o vereador pastor Marcos para assumir a cadeira da Presidência, enquanto eu faço o meu pronunciamento. (Palmas.)

 

O SR. PASTOR MARCOS - Agradeço ao meu deputado, Paulo Correa Jr, pela oportunidade de presidir uma festa tão linda como essa. O Brasil é rico em cultura, e um dos responsáveis são vocês, com essa arte, com a alegria que vocês transmitem, principalmente através da dança, que a gente fica olhando no vídeo e sorrindo, porque traz essa alegria.

Parabéns, vocês merecem. Com a palavra, o nobre deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR. - DEM - Muito obrigado. Eu gostaria de dar boa noite, primeiramente a todas e todos. Agradecer aos funcionários da Casa; agradecer ao presidente Cauê Macris e, na pessoa dele, estender os meus cumprimentos aos colegas desta Casa, que, por unanimidade, aprovaram esta sessão solene para homenagear – não homenagear, mas sim reconhecer – os 125 anos de história do Centro Espanhol.

Quero cumprimentar mais uma vez o Pastor Marcos, vereador do Guarujá, um homem que tem feito um trabalho importantíssimo, um homem do trabalho social e um homem que é parceiro desta Casa, parceiro do deputado. Com certeza é uma honra, você abrilhanta mais ainda este evento.

Quero cumprimentar o Eduardo, que está na presidência do Clube, é um prazer poder tê-lo aqui sabendo que você tem essa responsabilidade, ainda tão jovem, desses 125 anos de história.

Tenho certeza de que você é um privilegiado por estar vivendo esse momento, assim como eu também me sinto muito privilegiado por comemorar esses 125 anos. Eu sendo um deputado, autor dessa propositura e você, na presidência.

É um momento histórico, é um momento que marca a vida do clube, mas não só do Centro Espanhol, marca o momento em que nós gravamos o nosso nome nos anais do Centro Espanhol, porque tivemos a honra de participar desse momento.

Então parabéns, presidente, para você e também para o Carlinhos, que está aqui, presidente do conselho, e vem com a sua história toda, com toda a sua dedicação, nós somos honrados de participar desse momento. Agradecer às pessoas, porque cada um tem a sua particularidade, cada um tem a sua história.

Eu vou confessar uma das minhas falhas: sou péssimo para ler discursos, não consigo ler discursos e vou dizer que quem fez esse discurso foi a Amanda, que sabe escrever muito bem, mas eu não consigo me pautar pelo discurso.

Eu gosto muito de falar do coração, daquilo que eu sinto, e é isso que vou repetir ­– a Amanda deve ter gastado algumas horas para fazer esse discurso, mas eu dei um tapa aqui, pode ter certeza.

Eu, como neto e filho – minha mãe é espanhola –, hoje posso ter a alegria de ser um dos 94 deputados desta Casa e ter aproveitado as datas, que são muito apertadas, mas de escolher nesse ano uma data para honrar e homenagear o Centro Espanhol.

Também não posso negar que tem a Amanda, que todos vocês conhecem, que não me deixaria em paz se eu não fizesse essa homenagem e não falasse bonito hoje, não é, Amanda?

Com certeza ela viveu dentro do Centro Espanhol, pois o Sr. Joaquim foi presidente lá, e ali ela nasceu e foi criada. Eu, que convivo com a Amanda há mais de... oito anos? Dez? Então eu sou ruim com o tempo também, viu?

Mas há mais de dez anos, quase todos os dias, a gente vê a decência, o caráter e a cultura que não saem da Amanda – eu digo Amanda, mas representando todos vocês que vivem o dia a dia comigo.

Eu sou muito exigente com a minha equipe para atender ao telefone, e às vezes em que a Amanda não atende é porque ou ela está ensaiando no clube do Centro Espanhol ou ela está na reunião do Crea, e assim vai. Aí eu fico louco, porque não atende, mas como é o Centro Espanhol eu falo: Tudo bem, então passa”.

Eu quero parabenizar o Centro Espanhol, que abrigou, no ano de 2019, pelo o que eu li no discurso da Amanda, mais de 70 mil pessoas. Uma coisa que me chamou a atenção quando eu fui dar a entrevista, logo quando eu cheguei, foi que ele falou: “Poxa, que legal você estar fazendo a homenagem, porque os clubes, assim como o Centro Espanhol e os de outros os lugares, vêm diminuindo”.

Eu falei: Não, você deve estar equivocado com essa sua fala, porque olha o que o Centro Espanhol é, inclusive, são pessoas que vieram de Santos para participar desta homenagem”.

Então o que eu deixo? O que eu deixo é, como cidadão santista, em primeiro lugar, a minha gratidão a tudo o que vocês representam; como descendente de espanhol, eu posso dizer que a minha persistência para chegar aqui é uma persistência de família, porque espanhol é muito persistente, sou muito teimoso com as coisas que eu acredito. E de onde vocês acham que veio isso?

Contanto que, se alguns não sabem, antes de chegar nesta Casa - estou no 2º mandato -, perdi três eleições e muito bem votado. Mas, assim como o povo espanhol, eu não desisto dos meus sonhos.

Luto por aquilo que acredito e vou até o fim, até conquistar outras pessoas, mais pessoas, para que sejam convictas de que aquilo que eu acredito, aquilo que eu tenho de caráter, aquilo que eu tenho de berço é o que vale a pena transformar em posições que a gente ocupa.

Tanto na Polícia Militar, quanto como professor ou artista, em todos os meios você pode fazer a diferença, sim. Esse local é um local de adversidades, de posicionamentos e ideologias distintas, mas a gente debate com igualdade.

A gente mostra de onde a gente vem, a gente mostra o nosso berço, com o posicionamento no dia a dia, porque a política é um lugar que está com um descrédito gigantesco, mas a gente pode fazer a diferença, sim.

Como eu disse: com a teimosia; com a persistência; com o caráter; com o berço; com tudo aquilo que a gente vê; com a determinação da família espanhola; da família que está ali na nossa cidade, que está aqui nesse estado de São Paulo, a gente vem fazendo a diferença.

Eu represento uma pequena parte desse eleitorado do estado de São Paulo, mas saibam que aqui vocês têm uma raiz, um sangue de espanhol, que vem hoje, humildemente, dizer: muito obrigado.

A Assembleia Legislativa, que tem um representante descendente de espanhol, da família espanhola, vem aqui usar dessa Tribuna hoje, como a maior Casa da América Latina, a maior Casa de Leis e dizer mais uma vez.

Muito obrigado a vocês da família espanhola, porque o que seria do Centro Espanhol se ele estivesse apenas ali na Av. Ana Costa, mas não tivesse as pessoas?

O que faz o Centro Espanhol são as pessoas que estão aqui hoje. Aquelas do passado deixaram uma história e devem ser reverenciadas e respeitadas, mas são vocês que fazem o Centro Espanhol hoje e estão aqui recebendo essa homenagem.

Então, que Deus nos abençoe e nos guarde, que a gente possa fazer história, que a gente possa, ao longo dos anos, passar para os nossos filhos essa cultura tão maravilhosa; que no domingo, na hora do almoço – aqueles almoços fabulosos que tem no Centro Espanhol –, a gente possa crescer com os nossos filhos comendo, brincando, confraternizando e passando essa cultura maravilhosa e linda que é a cultura espanhola.

Parabéns presidente, parabéns Carlinhos e, em nome do Sr. Joaquim, estender a todos os ex-presidentes, que ainda faremos menção aqui; em nome da Amanda, eu estendo a todas as pessoas que vêm dessa nova geração e que brigam no dia a dia para preservar essa cultura, para levar adiante essa cultura, porque é linda a história de 125 anos do Centro Espanhol.

Um grande abraço, boa noite, que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PASTOR MARCOS - Nobre deputado, antes de convidá-lo a tomar a Presidência novamente, eu gostaria, em nome do Centro Espanhol - essa cultura tão linda - de parabenizá-lo, nobre deputado, por essa linda propositura.

Tenho certeza de que o povo agradece ao senhor e que a gente vê a importância de tudo o que eles transmitem. Então, parabéns pelo senhor ter tido essa iniciativa de apresentar esse tão importante projeto.

Agora eu quero convidar o nobre deputado Paulo Correa Jr, com sangue espanhol, a retomar a Presidência.

Uma salva de palmas para o deputado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agora, para falar em nome da instituição, com a palavra o Sr. Eduardo Alves Fernandez, presidente do Centro Espanhol.

 

O SR. EDUARDO ALVES FERNANDEZ - Boa noite senhoras e senhores. Gostaria de agradecer imensamente pela homenagem; ao presidente desta Casa, deputado Cauê; gostaria de agradecer pela propositura e pela aprovação fácil - como o deputado mencionou, o fácil acolhimento da propositura em unanimidade -; gostaria de agradecer ao deputado Paulo Correa pela propositura desta importante homenagem.

Nós somos descendentes de espanhóis e temos uma semelhança também: a Amanda me mandou uma mensagem na quarta-feira, e falou assim, Olha, não esquece que você vai ter que discursar. Prepara um discurso.”.

E eu me sentei e falei, “Ah, vamos preparar alguma coisa.”, mas deputado, a semelhança é que eu também gosto de falar de improviso, é do coração, funciona mais dessa forma do que escrever um discurso pronto e preparado.

Também, nesses agradecimentos, não posso deixar de mencionar o esforço e o trabalho que a Amanda realizou para que esse evento pudesse ocorrer. A Amanda, que é filha do nosso querido ex-presidente, Joaquim Barrio Vazquez, que está aqui nos prestigiando.

 O que eu vejo de importante nos 125 anos do Centro Espanhol é a harmonia em que nós vivemos. Apesar de os espanhóis serem conhecidos como aqueles que “pelean mucho”, brigam muito, nós hoje vemos uma harmonia.

Veja bem, aqui nós temos a honra de ter dois ex-presidentes, o Joaquim, o José Faustino Barral, o Carlos também, então todos vivemos essa harmonia. O mais importante que eu vejo é isso: estarmos completando 125 anos nessa harmonia e também, como o deputado Paulo Correa mencionou, essa pujança.

O Clube tem uma série de atividades que o tornam um clube vivo, pois não adianta nada nós termos um patrimônio conservado se o clube não tiver vida. Hoje, qualquer pessoa que frequentar o Centro Espanhol, que for visitar em qualquer dia da semana e em qualquer horário, nós vamos ter atividades.

É isso que traz vida ao clube, é isso que demonstra como nós chegamos aos 125 anos. Estou presidente, em abril vou completar o mandato de dois anos, e não sei ainda se vou ser eleito para os próximos dois, mas o mais importante é que eu estou no comando do Clube agora, representando pelos seus 125 anos.

Também não podia me esquecer de mencionar a presença do Pastor Marcos, em nome de quem cumprimento os demais colegas vereadores do Guarujá. Pastor Marcos, eu percebi uma coisa cantando o Hino: o senhor canta bem, viu? De repente eu vou até chamar o senhor para dar para dar uma palhinha lá... Isso. Cantou bem o Hino, percebi.

Outro elemento importante, desses 125 anos, que eu gostaria de mencionar também é que nós temos, dentro da nossa diretoria, um descendente direto de um dos fundadores do clube. O clube foi fundado em 6 de janeiro de 1895 por D. Manuel Troncoso e nós temos o neto dele, Pedro Troncoso.

É uma honra para a gente entender que o Clube continua com o mesmo DNA: há 125 anos o fundador estava lá e nós ainda mantemos, entre os nossos diretores, um descendente direto. Isso significa, na nossa interpretação, que é um clube que respeita a história e os valores que foram construídos inicialmente.

Também não posso deixar de mencionar a grande contribuição que o Carlos e sua família: Cláudio, Manoel Garcia, dão para o clube. É emocionante ver a dedicação deles, da família toda e a gente já vê a 3ª geração vindo bem integrada ao Clube; isso é emocionante, é importante, porque a gente vê ali as novas gerações sendo plantadas, as gerações futuras, que irão continuar essa história nos próximos 125 anos.

Eles é que irão continuar, então é importante a integração dos nossos filhos, para que eles continuem desenvolvendo esses ideais que foram plantados 125 anos.

Então, muito obrigado. Agradeço a homenagem, de coração, e gostaria de dar um abraço em todos os presentes, em todos os nossos diretores, porque realmente não há como descrever esse momento de representar o Clube nesses 125 anos.

Meu pai, que infelizmente já faleceu, mas também exerceu cargos no Clube, com certeza estaria vibrando se estivesse presente entre nós, pelo cargo que estou representando nesse momento.

Então, é essa a mensagem que eu queria deixar a todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, faremos singelas homenagens àqueles que, junto com suas famílias, se dedicaram para que essa história fosse escrita: os ex-presidentes.

Vamos chamar aqui à frente o Sr. Joaquin Barrio Vazquez, que foi presidente de 1996 a 2005; o Sr. José Faustino Filgueira Barral, presidente de 2006 a 2010 e o Sr. Carlos Fernandes dos Santos, presidente de 2015 a 2018. (Palmas.)

Agora vamos chamar o atual presidente, Sr. Eduardo Alves Fernandez, que, como ele mencionou, em abril fará dois anos, de 2019 até 2020. O presidente Sr. Eduardo vai voltar, porque agora o deputado vai entregar uma Placa comemorativa para o Clube. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Bom, para encerrar, esse evento típico espanhol só poderia acabar com muita música e alegria. Convidamos o grupo “Caminhos de Espanha”, que apresentará bailes da região da Galícia e Andaluzia. Primeiro baile: “Rota de Louredo”, um tema secular com música e letras recuperadas pela agrupação Jacaranda da Coruña - está todo mundo rindo, está vendo? Eu tentei até falar Barrio achando que estava falando espanhol, desculpa -, de Santo Amaro de Cobres e Pontevedra.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Parabéns, foi lindo. O segundo tema apresentado será o famoso Flamenco, com um dos bailes mais populares do país: Sevilhanas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito lindo. Para encerrar, o “Grupo Galego” apresentará uma Muñera de Santo Amaro”, dança típica da região da Galícia. Música de Paulo Nogueira, do Grupo Treixadura.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

           

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Parabéns. É uma pena que na parte mais bonita tem que acabar, não é? Agora, o presidente com a palavra.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR. - DEM - Terminando esses trabalhos, antes de fazer as devidas despedidas protocolares, quero lembrar às senhoras e aos senhores que nós estamos na maior Casa Legislativa do estado de São Paulo. Quando uma homenagem ocorre aqui, isso significa que os 94 deputados, dos mais diferentes partidos, disseram sim à homenagem que foi proposta. Isso não é pouca coisa, isso significa o reconhecimento de um Estado através do seu Parlamento.

Isso é o que eu queria que os senhores tivessem em seus corações: a referência, o reconhecimento e, mais do que isso, a capacidade de trabalho que os senhores têm demonstrado ao longo da vida desses espanhóis e que essa Casa de Leis, com certeza, soube reconhecer. Mais do que isso, o número de autoridades, a expressão das autoridades que mandaram os cumprimentos, é absolutamente invejável.

Esgotado então objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 04 minutos.

 

* * *