http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

28 DE JULHO DE 2020

42ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM AMBIENTE VIRTUAL

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Coloca em votação o PL 307/20, salvo emendas e subemendas.

 

2 - MARINA HELOU

Encaminha a votação do PL 307/20, salvo emendas e subemendas, em nome da Rede.

 

3 - BARROS MUNHOZ

Encaminha a votação do PL 307/20, salvo emendas e subemendas, em nome do PSB.

 

4 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Coloca em votação nominal o PL 307/20, salvo emendas e subemendas.

 

5 - DELEGADO OLIM

Declara obstrução do PP ao processo de votação.

 

6 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Declara obstrução do Republicanos ao processo de votação.

 

7 - MARCIO DA FARMÁCIA

Declara obstrução do Podemos ao processo de votação.

 

8 - RODRIGO GAMBALE

Declara obstrução do PSL ao processo de votação.

 

9 - TEONILIO BARBA LULA

Declara obstrução do PT ao processo de votação.

 

10 - VINÍCIUS CAMARINHA

Declara obstrução do PSB ao processo de votação.

 

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra as manifestações. Informa que o PL, o PP, o Podemos, o Republicanos, o PSB, o PSL e o PT estão em obstrução ao processo de votação. Dá conhecimento do resultado da votação nominal, que aprova o PL 307/20, salvo emendas e subemendas. Coloca em votação nominal, englobadamente, as emendas nºs 957 e 1090 e as subemendas nºs 1 a 7, com parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

 

12 - CARLÃO PIGNATARI

Para questão de ordem, faz indagação acerca da votação em curso.

 

13 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Presta esclarecimentos ao deputado Carlão Pignatari.

 

14 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Declara obstrução do Republicanos ao processo de votação.

 

15 - MARCIO DA FARMÁCIA

Declara obstrução do Podemos ao processo de votação.

 

16 - RODRIGO GAMBALE

Declara obstrução do PSL ao processo de votação.

 

17 - ROGÉRIO NOGUEIRA

Declara obstrução do DEM ao processo de votação.

 

18 - TEONILIO BARBA LULA

Declara obstrução do PT ao processo de votação.

 

19 - VINÍCIUS CAMARINHA

Declara obstrução do PSB ao processo de votação.

 

20 - ANDRÉ DO PRADO

Declara obstrução do PL ao processo de votação.

 

21 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra as manifestações. Informa que o Podemos, o PSL, o DEM, o PT e o PSB estão em obstrução ao processo de votação. Dá conhecimento do resultado da votação nominal, que aprova, englobadamente, as emendas nºs 957 e 1090 e as subemendas nºs 1 a 7 ao PL 307/20. Coloca em votação nominal as demais emendas ao projeto, englobadamente.

 

22 - CARLÃO PIGNATARI

Para questão de ordem, pergunta acerca do processo de votação.

 

23 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Presta esclarecimentos ao deputado Carlão Pignatari.

 

24 - ANDRÉ DO PRADO

Declara obstrução do PL ao processo de votação.

 

25 - DANIEL JOSÉ

Declara voto favorável às emendas do Novo.

 

26 - HENI OZI CUKIER

Declara voto favorável às emendas do Novo.

 

27 - JANAINA PASCHOAL

Declara voto favorável às emendas do PSL.

 

28 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Declara obstrução do Republicanos ao processo de votação.

 

29 - MARINA HELOU

Declara voto favorável às emendas de sua autoria.

 

30 - RICARDO MELLÃO

Declara voto favorável às emendas do Novo.

 

31 - TENENTE NASCIMENTO

Declara voto favorável às emendas do PSL.

 

32 - TEONILIO BARBA LULA

Declara obstrução do PT ao processo de votação.

 

33 - VALERIA BOLSONARO

Declara voto favorável às emendas de sua autoria.

 

34 - VINÍCIUS CAMARINHA

Declara obstrução do PSB ao processo de votação.

 

35 - ADALBERTO FREITAS

Declara voto favorável às emendas do PSL.

 

36 - CARLOS GIANNAZI

Declara voto favorável às emendas do PSOL.

 

37 - LETICIA AGUIAR

Declara voto favorável às emendas do PSL.

 

38 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra as manifestações. Informa que o PSB, o PDT, o PL, o Republicanos, o PT, o PSL e o Podemos estão em obstrução ao processo de votação. Dá conhecimento do resultado da votação nominal, que rejeita as demais emendas ao PL 307/20, englobadamente. Convoca uma reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, a ter início cinco minutos após o término da presente sessão; e uma reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a ser realizada às 14 horas e 30 minutos de 29/07. Informa que deverá convocar uma sessão extraordinária a realizar-se na quinta-feira, 30/07.

 

39 - TEONILIO BARBA LULA

Informa que o PT registrará declaração de voto por escrito ao PL 307/20.

 

40 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra a manifestação. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente virtualmente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Votação do Projeto de lei nº 307, de 2020, de autoria do Sr. Governador do Estado, com requerimento do deputado Carlão Pignatari.

Item nº 1 - Projeto de lei salvo emendas e subemendas.

Neste momento estou abrindo as inscrições para os líderes que queiram fazer o encaminhamento deste Item nº 1. Peço que o façam por chat neste momento. (Pausa.)

A deputada Marina Helou gostaria de encaminhar. Tem a palavra V. Exa. para encaminhar, deputada Marina.

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - SEM REVISÃO DO ORADOR - Olá. Gostaria de agradecer a oportunidade da palavra. Vou ajustar esse fundo, que não está muito bom.

Queria começar falando da importância deste momento, da votação da LDO, que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que é, na minha visão, uma das coisas mais importantes, uma das responsabilidades mais fundamentais que nós temos como deputados estaduais: discutir e votar o Orçamento do estado de São Paulo.

A previsão do Orçamento do estado de São Paulo, mesmo com a retração econômica pela grave crise gerada pela Covid, gira em torno de 230 bilhões de reais. E a Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece como esse volume imenso de dinheiro pode ser gasto pelo Estado.

No meu mandato, um dos principais pilares é a participação. Sendo assim, fizemos pelo segundo ano seguido o laboratório de Orçamento, desta vez online, contando quase com uma centena de pessoas, e juntos construímos as emendas ao texto. Das 12 emendas que protocolei, oito vieram desse laboratório, inclusive as três que foram acatadas, o que me deixa muito contente.

A política só melhora quando todos se entenderem políticos e participarem ativamente da política, e é isso que a gente buscou fazer. Quanto às emendas que eu protocolei, quero começar citando a primeira infância. Investir nesse período, do zero aos seis anos de idade, é fundamental dentro da perspectiva de diminuir as desigualdades sociais; é o investimento mais inteligente que o estado pode fazer.

Pelo segundo ano consecutivo, eu protocolei emendas para que conste na LDO a periodização para investimentos na primeira infância. Infelizmente, a minha emenda não foi acatada, mas eu estou muito contente em colocar aqui para vocês que o trabalho que fizemos em torno do PPA, que é o Planejamento Plurianual, no ano passado, em sintetizar todo o gasto do Governo do Estado na primeira infância em um programa se traduziu na LDO deste ano.

Já veio destacado no texto o investimento na primeira infância como uma prioridade deste governo. Acho que esse é um avanço concreto e fundamental para que a gente possa, de uma vez por todas, colocar as crianças como a nossa prioridade absoluta, responsabilidade essa constitucional.

Quero falar em relação a algumas outras emendas também que coloquei. Três emendas que colocamos foram acatadas. Uma que me deixou muito feliz, que é a Emenda nº 942, diz respeito às operações relativas ao ICMS. Eu vou ler para ficar mais claro:

Das disposições sobre alterações na legislação tributária passa a vigorar com a seguinte redação: as modificações na legislação, no imposto, sobre o ICMS” - ou seja, todas as possibilidades de licença todas as possibilidades de isenção fiscal, todas as possibilidades de alteração dos impostos estaduais - ICMS, ITCMD e IPVA - vão ter como tributação, como objetivo, “uma tributação mais eficiente e equânime, preservar a economia paulista e estimular empregos na livre concorrência, dando preferência à progressividade tributária, redução das desigualdades, produção estadual e tecnologias sustentáveis.”

Esse é um texto que consta no inciso III, do Art. 31, da Sessão V, da LDO de 2021, que traz os principais pontos de como deve ser a orientação na mudança dos impostos estaduais. É muito importante que a gente perceba que já tinha progressividade tributária, ou seja, que as pessoas que têm menos recursos paguem menos impostos, e a gente tenha, então, um imposto mais justo, redução das desigualdades, produção estadual e, agora, a partir da nossa emenda, tecnologias sustentáveis.

A gente está falando que é fundamental a gente pensar e construir um estado para uma sociedade do futuro, uma sociedade que seja adequada a mudanças climáticas; que se combatam as mudanças climáticas numa sociedade que esteja de acordo com um novo modelo de desenvolvimento sustentável. É fundamental que a gente, como Casa, se conecte com isso; que a gente, como parlamentares, assuma essa responsabilidade; e que a gente cada vez mais coloque e pressione políticas públicas para serem sustentáveis.

Essa emenda é muito importante, e coloca como uma diretriz para qualquer alteração de impostos estaduais também a questão da tecnologia sustentável, a questão de priorizar a mudança de matrizes energéticas para matrizes descarbonizadas. Essa emenda foi acatada, e coloca tecnologias sustentáveis como uma diretriz. Isso me deixou muito feliz.

A segunda emenda que foi acatada, e que eu acho que foi bastante importante, é a emenda que coloca o Art. 42, da Sessão IX, relativas a despesas com pessoal em cargos sociais passe a vigorar com a seguinte redação:

Para fins de atendimento ao Art. 8, da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, ressalvados os dispostos nos incisos I e II do § 1º, Art. 169, e do inciso X, do Art. 37, ambos da Constituição Federal, fica suspensa a concessão de vantagens ou aumento de remuneração ou criação de cargos e empregos na função, ou alteração da estrutura de carreira, bem como admissão de contratação de pessoal, a qualquer título, do órgão ou entidade de administração blica indireta, inclusive fundações adquiridas ou mantidas pelo Poder Público”.

Infelizmente, essa emenda foi acatada com uma redação muito diferente da que a gente propôs, que coloca inclusive uma questão técnica bastante duvidosa sobre a desvinculação de receitas. Esse não é o texto que a gente colocou; essa emenda não diz respeito ao que a gente estava dizendo.

A nossa sugestão foi uma emenda que melhorasse o texto para colocá-lo de acordo com a lei aprovada no Congresso Federal em relação à pandemia que, portanto, permitiria que o estado estivesse de acordo com a legislação já estabelecida em âmbito nacional. O texto que foi acatado traz uma redação bastante mais ampla, que incorpora essa parte mas, infelizmente, traz outros itens, que não estavam na nossa intenção.

Não faz sentido a gente ser contemplado nesse momento do texto como se essa fosse a nossa contribuição. A nossa contribuição diz respeito exatamente a esse trecho que eu acabei de ler. O texto colocado aqui nesse projeto vai muito além disso, trazendo um tema bastante complexo, que é a desvinculação das receitas.

Então, infelizmente, nesse ponto eu não celebro a emenda ter sido acatada, porque está sendo muito diferente o texto colocado com o texto proposto. Isso, para a gente, ainda que seja maior, não pode se dizer que o que está escrito na LDO deste ano seja referente à nossa contribuição enquanto parlamentar. Não foi a partir da nossa iniciativa que esse texto foi acatado.

Foi uma mudança bastante significativa na redação da relatora, que pode fazer sentido ou não de acordo com visões diferentes, mas não sem a nossa intenção por trás, como consta no texto, dizendo que aquela parte da legislação faz referência à nossa emenda. Não faz. É muito mais ampla, com um termo bastante questionável. Então, aqui a gente não pode dizer que foi a nossa emenda, apesar de a nossa sugestão ter sido contemplada.

E por fim a gente teve a Emenda 940, que acrescenta ao Art. 5º o V inciso, com a seguinte redação: Em caso de redução substancial da receita estadual em decorrência da calamidade pública reconhecida pelo Decreto nº 64.879, de 20 de março de 2020, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento, elaborará, em conjunto com as universidades estaduais, o Plano de Apoio Financeiro para garantir a manutenção do ensino superior no estado”.

A gente sabe que uma das coisas mais importantes que a gente tem como responsabilidade do estado é a manutenção das universidades públicas. E elas dependem, quase que 100% da sua receita, do ICMS, imposto que é diretamente impactado por meio do nível de atividade econômica na sociedade. Como a gente prevê uma diminuição brusca dessa arrecadação do estado, teremos o impacto no orçamento das universidades, que têm o orçamento bastante engessado e bastante comprometido com pessoal.

Portanto, a gente coloca, assim, uma emenda na LDO que coloca como diretriz essa responsabilidade de um plano em comum de apoio financeiro para a garantia da manutenção do ensino superior. Também é importante entender que aqui a gente está falando especificamente da forma de financiamento da garantia desse ensino superior. Mas o meu mandato e eu estou de acordo que é importante que essas universidades estaduais também adequem um plano de ensino para os alunos.

É importante que nesse momento, mesmo a distância, elas estejam consistentemente garantindo a educação, garantindo o curso superior para os alunos que estejam matriculados. A gente sabe que isso não é a realidade em todas as universidades, nem em todos os cursos em universidades estaduais e nem em todos os cursos aqui do estado de São Paulo. Mas é fundamental que isso aconteça. Na minha visão...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para concluir, deputada Marina.

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Para concluir, senhor, quero agradecer e acho que foram esses os meus principais pontos. Obrigada, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado. O próximo a encaminhar é o deputado Barros Munhoz, em nome da liderança do PSB. Tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Pela ordem. Agora dá, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Estou te ouvindo, deputado Barros. Tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Caros colegas, quero saudar o Ricardo Madalena também, nosso querido amigo que retorna. E queria apenas agradecer ao nosso querido líder Vinícius Camarinha, que me deu essa oportunidade para secundar o nosso aniversariante de hoje.

Reiterando as palavras do Rafa Zimbaldi, também lamentar a impossibilidade de a gente alterar a Subemenda nº 1 com um trecho, a nosso ver, draconiano, previsto no parágrafo 4º, do Art. 5º, que estabelece que o custo mensal do aluno matriculado e formado por curso, quantidade média de horas-aula semanais, em aula, em sala de aula, por professor e por curso.

Ou seja, são exigências draconianas, são exigências impossíveis, quase, de serem cumpridas. E a meu modesto ver, totalmente desnecessárias. Quer dizer, a gente exige algo das universidades que é ofensivo até, porque parece que elas são crianças que precisam de pagens 24 horas por dia. Então, fica aqui a minha solidariedade à manifestação do deputado Rafa Zimbaldi.

Com relação ao parágrafo 5º, tudo bem, até que seria tolerável. Mas o parágrafo 6º do Art. 5º como ficou realmente é uma violência. Para a expansão e manutenção de novas atividades, as universidades estaduais paulistas deverão buscar fontes alternativas ao Tesouro do Estado para financiamento, vedada a utilização de tais fontes alternativas para despesas com folha de pagamento de pessoal.

A meu ver, é até inconstitucional esse dispositivo. Fere a autonomia financeira, administrativa e educacional das universidades, autonomia preconizada pela Constituição Federal e pela Constituição do Estado de São Paulo. São exigência draconianas, eu volto a repetir, que parece que nos colocam em confronto com as universidades.

  Nós devíamos é reverenciar as universidades, exigir cada vez mais delas, sem dúvida alguma, mas não dessa forma. É uma forma violenta e até agressiva a propositura como ela acabou sendo finalizada e vai acabar sendo votada. Não há outra forma de a gente enfrentar a não ser endossar a crítica e o posicionamento muito coerente do deputado Rafa Zimbaldi.

Muito obrigado, Sr. Presidente, um abraço a V. Exa. e a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado. Como não tem mais nenhum encaminhamento, em votação.

Deputado Adalberto Freitas. (Pausa.) Deputado Adalberto Freitas. (Ausente.) Deputada Adriana Borgo. (Pausa.) Deputada Adriana Borgo. (Ausente.) Deputado Agente Federal Danilo Balas. (Pausa.) Deputado Danilo Balas. (Ausente.) Deputado Alex de Madureira.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Alexandre Pereira. (Pausa.) Deputado Alexandre Pereira. (Ausente.) Deputado Altair Moraes.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota?

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Para votar “sim”, presidente. Pela ordem, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Eu voto “sim”, Sr. Presidente, e coloco o PL em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Aprigio. (Pausa.) Deputado Aprigio. (Ausente.) Deputado Arthur do Val.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTAS - Pela ordem, presidente. Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Ataide Teruel. (Pausa.) Deputado Ataide Teruel. (Ausente.) Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Espera aí, deixa eu pôr a minha câmera aqui. Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Bruno Ganem. (Pausa.) Deputado Bruno Ganem. (Ausente.) Deputado Caio França. (Pausa.) Deputado Caio França. (Ausente.) Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Carla Morando. (Pausa.) Deputada Carla Morando.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Para votar “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Castello Branco. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Ausente.)

Deputado Cauê Macris vota “sim”. Deputado Cezar.

 

O SR. CEZAR - PSDB - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Conte Lopes.

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Coronel Nishikawa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente. Meu voto é “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Coronel Telhada vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Daniel José.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Voto favorável.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Delegada Graciela.

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Delegado Bruno Lima. (Pausa.) Deputado Delegado Bruno Lima. (Ausente.) Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Pela ordem, presidente. Para colocar o Progressistas em obstrução e voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto e o Progressistas está em obstrução. Deputado Dirceu Dalben. (Pausa.) Deputado Dirceu Dalben.

 

O SR. DIRCEU DALBEN - PL - Sr. Presidente, Dirceu Dalben vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Douglas Garcia. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. (Ausente.) Deputado Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Para registrar meu voto como “não”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Damaris Moura.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Damaris Moura.

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Para votar “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Deputado Edmir Chedid. (Ausente.) Deputada Edna Macedo (Pausa.) Deputada Edna Macedo. (Ausente.) Deputado Emidio de Souza.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Meu voto é “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Enio Tatto (Pausa.) Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Erica Malunguinho. (Pausa.) Deputada Erica Malunguinho. (Ausente.) Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Voto “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Fernando Cury. (Pausa.) Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Frederico D’Avila.

 

O SR. FREDERICO D'AVILA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FREDERICO D'AVILA - PSL - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Gil Diniz (Pausa.) Deputado Gil Diniz (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Heni Ozi.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente. Agora sim, com o cabelo original.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Isa Penna.

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Voto “não”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputado Itamar?

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Voto “não”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Jorge Wilson.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa, deputado Jorge?

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Para colocar o Republicanos em obstrução e para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O Republicanos está em obstrução e registro o voto de Vossa Excelência. Deputado José Américo. (Pausa.) Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - O deputado José Américo vota “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Para votar “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa, deputado Léo?

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Leticia Aguiar. (Pausa.) Deputada Leticia Aguiar. (Ausente.) Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Voto “não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Ausente.) Deputada Márcia Lia.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa, deputada Márcia Lia?

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Meu voto é “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Marcio da Farmácia.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputado Marcio?

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Voto “sim”, presidente, e coloco o Podemos em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência, e o Podemos está em obstrução. Deputado Marcio Nakashima. (Pausa.) Deputado Marcio Nakashima.

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Pela ordem, Sr. Presidente. Estava aguardando recuperar o meu som.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Marcio Nakashima, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Marina Helou. (Pausa.) Deputada Marina Helou. (Ausente.) Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Milton Leite.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Monica. (Pausa.) Deputada Monica. (Ausente.) Deputado Paulo Correa.

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Registro o meu voto “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Professor Kenny.

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Professora Bebel (Pausa.) Deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - “Não”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Rafa Zimbaldi.

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - PL - Voto favorável ao projeto, mas contrário à subemenda nº 1, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto, e gostei dos balões de aniversário que estão aí atrás de Vossa Excelência. Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Ricardo Madalena. (Pausa.) Deputado Ricardo Madalena.

  

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

  

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Ricardo Mellão.   

    

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Para votar “sim”.   

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Deputado Roberto Engler.  

   

O SR. ROBERTO ENGLER - PSB - Para votar “sim”, presidente. 

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Roberto Morais.  

    

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Para, mais uma vez, saudar o querido Madalena. Boa recuperação, está entre nós. Para vota e votar “sim”. 

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rodrigo Gambale.   

   

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.   

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?  

   

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Para colocar o partido PSL em obstrução e votar “sim”.  

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O PSL está em obstrução, e registro o voto de Vossa Excelência. Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Deputado Rodrigo Moraes. (Ausente.) Deputado Rogério Nogueira. (Pausa.) Deputado Rogério Nogueira.

    

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Para votar “sim”.   

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Roque Barbiere. (Pausa.) Deputado Roque Barbiere. (Ausente.) Deputado Sargento Neri. (Pausa.) Deputado Sargento Neri.   

    

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Pela ordem, presidente.   

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?  

   

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Para votar “sim”.  

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Sebastião Santos.  

    

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.   

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Eu voto “sim”.   

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Sergio Victor.   

   

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.   

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?  

   

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Voto “sim”.  

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Tenente Coimbra. (Pausa.) Deputado Tenente Coimbra.    

    

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL - Eu voto “sim”.   

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Tenente Nascimento.    

    

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Para votar “sim”.  

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Teonilio Barba.    

    

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Saudar o retorno do deputado Ricardo Madalena, desejar boa recuperação, botar o PT em obstrução e votar “não”, presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O PT está em obstrução. “Sim” ou “não”, deputado Barba? 

  

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - “Não”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Então registro o voto de Vossa Excelência. Deputado Thiago Auricchio.  

    

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Para votar “sim”.  

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Valeria Bolsonaro. (Pausa.) Deputada Valeria Bolsonaro.    

    

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Pela ordem, presidente.    

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?   

    

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Para votar “não”.   

    

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) Deputado Vinícius Camarinha. 

  

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Colocar o PSB em obstrução e votar “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto, o PSB está em obstrução. Deputado Wellington Moura. (Pausa.) Estou vendo o vídeo de Vossa Excelência. Se puder fazer um positivo ou um negativo, deputado Wellington Moura. Positivo, vota “sim”. Registro o voto de Vossa Excelência. 

  

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente. Eu voto “sim”, Sr. Presidente. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência.

Vamos à segunda chamada de votação para aqueles parlamentares que não conseguiram realizar os seus votos na primeira chamada. Deputado Adalberto Freitas. 

  

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Eu voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Adriana Borgo

  

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Eu voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Danilo Balas. (Pausa.) Deputado Danilo Balas. (Ausente.) Deputado Alexandre Pereira. (Pausa.) Deputado Alexandre Pereira. (Ausente.) Deputado Aprigio. Precisa liberar o som, deputado Aprigio. Agora sim. 

  

O SR. APRIGIO - PODE - Pela ordem.   

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?  

   

O SR. APRIGIO - PODE - Eu voto “sim”, Sr. Presidente. 

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Ataide Teruel. (Pausa.) Deputado Ataide Teruel. (Ausente.) Deputado Bruno Ganem.  

  

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Eu voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Caio França. Precisa liberar o som, deputado.  

     

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Para votar “sim”, Sr. Presidente.     

     

 O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Carlos Giannazi. Precisa liberar o áudio, deputado Carlos Giannazi. Agora sim. 

  

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Voto “não”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Castello Branco. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Ausente.)  Deputado Delegado Bruno Lima. Precisa liberar o áudio, deputado Bruno Lima.  

  

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Douglas Garcia. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. 

  

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Para votar “não”, Sr. Presidente. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Deputado Edmir Chedid. Eu não estou vendo o deputado Edmir aqui. Faz um positivo ou um negativo, deputado Edmir. A gente registra o voto aqui. Não consigo. Deputada Edna Macedo.  

  

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.  

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputada Edna? 

   

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Eu voto “não”.  

   

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Erica Malunguinho. (Pausa.) Deputada Erica Malunguinho. (Ausente.) Deputado Gil Diniz. 

  

O SR. GIL DINIZ - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. GIL DINIZ - PSL - Voto “não”, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Leticia Aguiar.  

  

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Para votar “não”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Ausente.) Deputada Marina Helou.  

  

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Voto “sim”.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Monica. (Pausa.) Deputada Monica. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Rodrigo Moraes.  

  

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Para votar “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Roque Barbiere. (Pausa.) Deputado Roque Barbiere. (Ausente.)

Neste momento, estamos abrindo o chat para os deputados que queiram alterar o seu voto. O deputado Edmir Chedid pede para votar, mas nós já passamos os dois momentos de chamada. Infelizmente, neste item não será possível V. Exa. registrar o seu voto. Estão em obstrução o PL, o Progressistas, o Podemos, o Republicanos, o PSB, o PSL e o PT.  

Não havendo alterações de voto, está encerrado o processo de votação. Participaram deste processo 82 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sendo 62 votos “sim”, 20 “não”, quórum que aprova o projeto de lei, salvo emendas e subemendas, item 1 do roteiro de votação do deputado Carlão Pignatari. 

Item nº 2. Neste momento, estão abertas as inscrições para os líderes que queiram encaminhar o item 2 do roteiro de votação. (Pausa.) Lembrando que, além desta votação, teremos ainda o item 3 do roteiro. São mais dois processos de votação.

Não havendo encaminhamentos, deputado Adalberto Freitas. (Pausa.) Deputado Adalberto Freitas. Tem uma questão de ordem do Carlão Pignatari. Libere o som, por favor, deputado Carlão. Tem a palavra V. Exa., deputado Carlão. 

  

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Presidente, agora nós vamos votar as emendas que foram acatadas, é isso?  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Exatamente. Englobadamente, as Emendas nºs 957, 1090 e Subemendas nºs 1 a 7, com parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. 

  

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Isso. Agora temos que votar “sim” para aprovar as emendas que os deputados colocaram. É isso, presidente? 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para aprovar o item 2 vocês aprovam as Emendas nºs 957, 1090 e as Subemendas nºs 1 a 7. 

  

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, presidente. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado. Adalberto Freitas. (Ausente.) Deputada Adriana Borgo. Precisa liberar o som, deputada Adriana.  

  

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Eu voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Danilo Balas. (Pausa.) Deputado Danilo Balas. (Ausente.) Deputado Alex de Madureira.  

  

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Para votar “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Alexandre Pereira. (Pausa.) Deputado Alexandre Pereira. (Ausente.) Deputado Altair Moraes.  

  

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputado Altair? 

  

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Primeiro, quero parabenizar o nosso amigo Rafa Zimbaldi. Que Deus te abençoe, Rafa. Voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Analice Fernandes. O áudio de V. Exa. não está funcionando. Estamos te vendo aqui na televisão. Positivo. Vota “sim” a deputada Analice Fernandes. Está registrado o voto da deputada Analice Fernandes.

Deputado André do Prado. (Pausa.) Deputado André do Prado. (Ausente.) Deputado Aprigio. (Pausa.) Deputado Aprigio

  

O SR. APRIGIO - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. APRIGIO - PODE - Eu voto “sim”, Sr. Presidente. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Arthur do Val.  

  

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Pela ordem, Sr. Presidente. Voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Ataide Teruel. (Pausa.) Deputado Ataide Teruel. (Ausente.) Deputado Barros Munhoz. Como vota V. Exa., deputado Barros? 

  

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Sr. Presidente, peço licença para votar “não”, em discordância com a Subemenda nº 1 e em defesa das universidades paulistas. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Beth Sahão.  

  

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Bruno Ganem. (Pausa.) Deputado Bruno Ganem. 

  

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Eu voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Caio França.  

  

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Pela ordem, para votar “sim”, presidente. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Campos Machado. (Pausa.) Deputado Campos Machado, precisa liberar o som. Como vota V. Exa., deputado Campos?  

  

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Voto “sim”, presidente. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Carla Morando. 

  

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Deputado Carlão Pignatari. 

  

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? 

  

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Primeiro cumprimentar os dois deputados que voltaram, o deputado Cezar, que saiu de uma difícil missão em um hospital, mas está bem hoje aí, e o deputado Ricardo Madalena, e votar “sim”, presidente.     

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Castello Branco. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Ausente.)

Deputado Cauê Macris vota “sim”. Deputado Cezar.

 

O SR. CEZAR - PSDB - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto de V. Exa., e bem-vindo de volta. Que bom vê-lo com saúde, deputado Cezar.

 

O SR. CEZAR - PSDB - Obrigado, obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Conte Lopes.

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Coronel Nishikawa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente. Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputado Telhada?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sr. Presidente, Coronel Telhada vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Daniel José.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Voto favorável.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Delegada Graciela.

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Delegado Bruno Lima. (Pausa.) Deputado Delegado Bruno Lima. (Ausente.) Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Dirceu Dalben. (Pausa.) Deputado Dirceu Dalben. (Ausente.) Deputado Douglas Garcia. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. (Ausente.) Deputado Jorge do Carmo. (Pausa.) Deputado Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Registre o meu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputada Damaris Moura.

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Para votar “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Pela ordem, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Para votar e votar “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Edna Macedo. (Pausa.) Deputada Edna.

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Abstenção.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Emidio de Souza.

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - O meu voto é “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? Precisa liberar o vídeo, deputado Enio.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Erica Malunguinho. (Pausa.) Deputada Erica Malunguinho. (Ausente.) Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Voto “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Frederico d'Avila. (Pausa.) Deputado Frederico d'Avila. (Ausente.) Deputado Gil Diniz. (Pausa.) Deputado Gil Diniz. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Heni Ozi.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Isa Penna. (Pausa.) Deputada Isa Penna. (Ausente.) Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Abstenção, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Jorge Caruso. (Pausa.) Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Jorge Wilson.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Para colocar o Republicanos em obstrução e para votar e votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O Republicanos está em obstrução, e registro o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Meu voto é “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Leci Brandão. (Pausa.) Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Leticia Aguiar. (Pausa.) Deputada Leticia Aguiar. (Ausente.) Deputado Luiz Fernando. (Pausa.) Deputado Luiz Fernando. (Ausente.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Ausente.) Deputada Márcia Lia.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Marcio da Farmácia.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Voto “sim”, presidente, e coloco o Podemos em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. O Podemos está em obstrução. Deputado Marcio Nakashima. (Pausa.) Deputado Marcio Nakashima. (Ausente.) Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Marcos Zerbini. (Pausa.) Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Marina Helou. (Pausa.) Deputada Marina Helou. (Ausente.) Deputada Marta Costa. (Pausa.) Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Milton Leite.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Monica. (Pausa.) Deputada Monica. (Ausente.) Deputado Paulo Correa.

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Para votar “sim” e parabenizar o deputado Rafa e dar as boas-vindas ao deputado Madalena.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Professor Kenny.

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Eu voto “sim”, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Para votar “sim” e também quero parabenizar o deputado Rafa Zimbaldi e também desejar boas-vindas ao deputado Madalena.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rafa Zimbaldi.

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - PL - Pedindo licença a todos os deputados, eu voto “não”, Sr. Presidente, pela Subemenda nº 1.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Ricardo Madalena. (Pausa.) Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Ricardo Mellão.

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Votar “sim” e dar um abraço no deputado Cezar.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Rodrigo Gambale.

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota V. Exa., deputado Gambale?

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Para colocar o PSL em obstrução...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Ouvi “o PSL em obstrução”. E o voto de Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - “Sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Voto “sim”. Está registrado o voto. Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Colocar o DEM em obstrução e votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O DEM está em obstrução e registro o voto de Vossa Excelência. Deputado Roque Barbiere. (Pausa.) Deputado Roque Barbiere. (Ausente.) Deputado Sargento Neri. (Pausa.) Deputado Sargento Neri.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Presidente, primeiro para dar as boas-vindas para o deputado Ricardo Madalena, dizer que fiquei feliz pela recuperação dele e do deputado Cezar e votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Sergio Victor. (Pausa.) Deputado Sergio Victor. (Ausente.) Deputado Tenente Coimbra.

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PSL - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Tenente Nascimento. (Pausa.) Deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Pela ordem, presidente. Para votar e votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência, deputado Tenente Nascimento. Deputado Teonilio Barba. (Pausa.) Deputado Teonilio Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Botar o PT em obstrução e votar “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O PT está obstrução e registro o voto de Vossa Excelência. Deputado Thiago Auricchio.

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - (Inaudível.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Thiago, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro o voto de Vossa Excelência. Deputada Valeria Bolsonaro.

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Para votar “não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) Deputado Vinícius Camarinha, precisa liberar o som.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Sr. Presidente, o PSB está em obstrução e votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro a obstrução do PSB e registro o voto de Vossa Excelência. Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Sr. Presidente, o PSB está em obstrução e voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sim, já registramos seu voto, e o PSB está obstrução. Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência.

Neste momento, passamos à segunda chamada de votação, lembrando os Srs. Deputados que ainda temos uma terceira votação do Item 3. Peço que continuem na sessão. 

Deputado Adalberto Freitas.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Voto "sim", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Danilo Balas. (Pausa.) Deputado Danilo Balas. (Ausente.) Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Eu coloco o PL em obstrução e voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O PL está em obstrução e registro o voto de Vossa Excelência. Deputado Alexandre Pereira. (Pausa.) Deputado Alexandre Pereira. (Ausente.) Deputado Ataide Teruel. (Pausa.) Deputado Ataide Teruel. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Castello Branco. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Ausente.) Deputado Delegado Bruno Lima.

 

O SR. DELEGADO BRUNO LIMA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Dirceu Dalben.

 

O SR. DIRCEU DALBEN - PL - Pela ordem, presidente. Dirceu Dalben vota "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Douglas Garcia. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. (Ausente.) Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputada Erica Malunguinho. (Pausa.) Deputada Erica Malunguinho. (Ausente.) Deputado Frederico d'Avila.

 

O SR. FREDERICO D'AVILA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FREDERICO D'AVILA - PSL - Para votar "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Gil Diniz. (Pausa.) Deputado Gil Diniz. (Ausente.) Deputada Isa Penna. (Pausa.) Deputada Isa Penna. (Ausente.) Deputada Leticia Aguiar. (Pausa.) Deputada Leticia Aguiar. (Ausente.) Deputado Luiz Fernando. (Pausa.) Deputado Luiz Fernando. (Ausente.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Ausente.) Deputado Marcio Nakashima.

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Meu voto é "abstenção".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Marina Helou. (Pausa.) Deputada Marina Helou.

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Monica. (Pausa.) Deputada Monica da Bancada Ativista. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roque Barbiere. (Pausa.) Deputado Roque Barbiere. (Ausente.) Deputado Sergio Victor. (Pausa.) Deputado Sergio Victor.

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Tendo transcorrido a segunda chamada, neste momento está aberto o chat para aqueles deputados que queiram alterar os seus votos. 

Enquanto isso, colocamos em obstrução o Podemos, PSL, DEM, PT e PSB, partidos que os líderes colocaram em obstrução.

Não havendo alteração de voto, está encerrado este processo de votação. Participaram deste processo 76 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sendo 70 votos "sim", 3 "não", 3 "abstenções", quórum que aprova o Item 2 do roteiro de votação do deputado Carlão Pignatari.

Item 3 - Demais emendas englobadamente. Neste momento, abro as inscrições para os líderes que queiram encaminhar o Item 3 do roteiro de votação. (Pausa.) Não havendo líderes inscritos, vamos à votação.

Deputado Adalberto Freitas.

Tem uma questão de ordem do deputado Carlão Pignatari. Peço que liberem o som do deputado Carlão para que ele possa proceder à questão de ordem. Pergunto, antes, se é sobre o processo de votação, deputado Carlão.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Sim, Sr. Presidente, sobre o processo de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Então tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Para rejeição das emendas, agora nós temos que votar "não". É isso, Sr. Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - São todas as emendas que não foram votadas até agora, todas elas estão de maneira englobada. Então, para rejeitar, vota "não"; para aprovar as demais emendas, vota "sim".

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adalberto Freitas. (Pausa.) Deputado Adalberto Freitas. (Ausente.) Deputada Adriana Borgo.

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Danilo Balas. (Pausa.) Deputado Danilo Balas. (Ausente.) Deputado Alex de Madureira.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Alexandre Pereira. (Pausa.) Deputado Alexandre Pereira. (Ausente.) Deputado Altair Moraes.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Voto "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Deputada Analice Fernandes. Ainda com problema no som, mas te vejo aqui no vídeo, deputada Analice. 

Registro o voto "sim" de Vossa Excelência. Voto "não". Desculpa. Voto "não" de V. Exa. está registrado. Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Eu voto "não" e coloco o PL em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de V. Exa. e o PL está em obstrução. Deputado Aprigio.

 

O SR. APRIGIO - PODE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. APRIGIO - PODE - Eu voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Arthur do Val. (Pausa.) Deputado Arthur do Val.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Pela ordem, presidente. Eu voto "não”.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Ataide Teruel. (Pausa.) Deputado Ataide Teruel. (Ausente.) Deputado Barros Munhoz. (Pausa.) Deputado Barros Munhoz. O deputado Barros Munhoz precisa liberar o áudio. Aparece o vídeo travado ali. Agora sim. Como vota?

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Eu voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Eu voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputado Bruno Ganem. (Pausa.) Deputado Bruno Ganem.

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. BRUNO GANEM - PODE - Eu voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Pela ordem. Para votar "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Carla Morando.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Para votar "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Castello Branco. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Ausente.) 

Deputado Cauê Macris vota "não". Deputado Cezar.

 

O SR. CEZAR - PSDB - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Conte Lopes. (Pausa.) Deputado Conte Lopes.

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CONTE LOPES - PP - Voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Coronel Nishikawa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Coronel Telhada. (Pausa.) Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sr. Presidente, Coronel Telhada vota "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Daniel José. (Pausa.) Deputado Daniel José.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Eu voto "não" e voto favorável às emendas do Partido Novo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Eu voto contrário.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Delegada Graciela.

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Eu voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Delegado Olim. (Pausa.) Deputado Delegado Olim. (Ausente.) Deputado Delegado Bruno Lima. 

Como vota o deputado Olim? (Pausa.) O som está ruim, deputado Olim. Não dá para ouvir.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Eu voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Bruno Lima. (Pausa.) Deputado Delegado Bruno Lima. (Ausente.) Deputado Dirceu Dalben.

 

O SR. DIRCEU DALBEN - PL - Sr. Presidente, Dirceu Dalben vota "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto de Vossa Excelência, deputado Dalben. Deputado Douglas Garcia. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. (Ausente.) Deputado Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Registro o voto "sim", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Damaris Moura.

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Para votar "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Pela ordem, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Para votar "não", Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Edna Macedo. (Pausa.) Deputada Edna Macedo. (Ausente.) Deputado Emidio de Souza. (Pausa.)

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. EMIDIO LULA DE SOUZA - PT - O meu voto é "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Nós estamos votando as emendas englobadas de todos os partidos?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Aquilo que não foi votado até agora, todas as emendas de maneira conjunta.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Vou votar "sim", obviamente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Erica Malunguinho. (Pausa.) Deputada Erica Malunguinho. (Ausente.) Deputado Estevam Galvão. (Pausa.)

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FERNANDO CURY - CIDADANIA - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Frederico d'Avila.

 

O SR. FREDERICO D'AVILA - PSL - Para votar (Inaudível.). Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. FREDERICO D'AVILA - PSL - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Gil Diniz. 

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - "Abstenção", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Gilmaci.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Eu voto "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Heni Ozi.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Voto "não". Quero declarar meu voto favorável às emendas do Novo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Isa Penna. (Pausa.) Deputada Isa Penna. (Ausente.) Deputado Itamar Borges. 

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ITAMAR BORGES - MDB - Voto "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Declarando apoio às emendas de bancada do PSL, eu voto "abstenção", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Jorge Caruso. (Pausa.) Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Jorge Wilson. (Pausa.) Deputado Jorge Wilson.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Para colocar o Republicanos em obstrução e para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado José Américo. (Pausa.) Deputado José Américo. (Ausente.) Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Voto "sim", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Léo Oliveira. (Pausa.) Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - MDB - Eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Leticia Aguiar. (Pausa.) Deputada Leticia Aguiar. (Ausente.) Deputado Luiz Fernando. (Pausa.) Deputado Luiz Fernando Teixeira. (Ausente.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Ausente.) Deputada Márcia Lia.

 

A SRA MÁRCIA LULA LIA - PT - Para votar "sim", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Marcio da Farmácia. (Pausa.) Deputado Marcio da Farmácia.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Voto "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Marcio Nakashima.

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Para registrar meu voto como abstenção.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Marcos Damasio. (Pausa.) Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Marcos Zerbini. (Pausa.) Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Marina Helou.

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Para registrar meu apoio às minhas emendas, registrar minha contrariedade ao item 4 do Art. 5º e votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Para votar "não".                                                                                                                                 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Milton Leite. (Pausa.) Deputado Milton Leite.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Monica da Bancada Ativista. (Pausa.) Deputada Monica da Bancada Ativista. (Ausente.) Deputado Paulo Correa.

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Pela ordem, Sr.  Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO CORREA JR - DEM - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Paulo Fiorilo. (Pausa.) Deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Registro o meu voto "sim" às emendas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Professor Kenny.

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Pela ordem, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. PROFESSOR KENNY - PP - Voto "não", Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Para votar "sim", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rafa Zimbaldi.

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - PL - Votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Ricardo Madalena. (Pausa.) Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PL - Para votar "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Ricardo Mellão.

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Para votar "não" e declarar o voto favorável às emendas da bancada do Partido Novo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rodrigo Gambale. (Pausa.) Deputado Rodrigo Gambale. (Ausente.) Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Voto "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Rogério Nogueira. (Pausa.) Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Roque Barbiere. (Pausa.) Deputado Roque Barbiere. (Ausente.) Deputado Sargento Neri.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Para votar "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Para votar "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Sergio Victor. (Pausa.) Deputado Sergio Victor.

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - Eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registrado o voto. Deputado Tenente Coimbra. (Pausa.) Deputado Tenente Coimbra. (Ausente.) Deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Para votar "não" e favorável às emendas do PSL.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Teonilio Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Colocar o PT em obstrução, presidente, votar "sim" e dizer que no final quero registrar uma declaração de voto, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Receberemos sua declaração de voto ao final da sessão, e registro o voto de V. Exa., colocando o PT em obstrução. Deputado Thiago Auricchio.

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputada Valeria Bolsonaro.

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PSL - Eu quero votar "não" e aprovar as minhas emendas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) Deputado Vinícius Camarinha.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência? Vossa Excelência precisa abrir o áudio, deputado Camarinha.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - O PSB está em obstrução, e eu voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. O PSB está em obstrução. Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente. Eu voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Vamos à segunda chamada para aqueles deputados que não conseguiram realizar o seu voto na primeira chamada.

Deputado Adalberto Freitas.

 

O ADALBERTO FREITAS - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

O ADALBERTO FREITAS - PSL - Eu voto "não" e declaro favorável às emendas do PSL.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Danilo Balas. (Pausa.) Deputado Danilo Balas. (Ausente.)  Deputado Alexandre Pereira. (Pausa.) Deputado Alexandre Pereira. (Ausente.) Deputado Ataide Teruel. (Pausa.) Deputado Ataide Teruel. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Pausa.)

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Carlos Giannazi, como vota Vossa Excelência?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Eu voto "sim" nas emendas do PSOL.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Castello Branco. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Ausente.) Deputado Bruno Lima. (Pausa.) Deputado Bruno Lima. (Ausente.) Deputado Douglas Garcia. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. (Ausente.) Deputado Ed Thomas. (Pausa.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.)

Deputada Edna Macedo. (Pausa.) Deputada Edna Macedo. (Ausente.) Deputada Erica Malunguinho. (Pausa.) Deputada Erica Malunguinho. (Ausente.) Deputada Isa Penna. (Pausa.) Deputada Isa Penna. (Ausente.) Deputado José Américo. (Pausa.) Deputado José Américo. (Pausa.) Deputada Leticia Aguiar. (Pausa.)

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pois não, deputado José Américo. Como vota Vossa Excelência?

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Meu voto é "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto de Vossa Excelência. Deputada Leticia Aguiar.

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como vota Vossa Excelência?

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Para votar "não" e declarar voto favorável às emendas do PSL.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto. Deputado Luiz Fernando. (Pausa.) Deputado Luiz Fernando. (Ausente.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Ausente.) Deputada Monica da Bancada Ativista. (Pausa.) Deputada Monica da Bancada Ativista. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Rodrigo Gambale. (Pausa.) Deputado Rodrigo Gambale. (Ausente.) Deputado Roque Barbiere. (Pausa.) Deputado Roque Barbiere. (Ausente.) Deputado Tenente Coimbra. (Pausa.) Deputado Tenente Coimbra. (Ausente.)

Neste momento, vamos para a alteração de voto. A deputada Adriana Borgo quer alterar o seu voto. Peço para que liberem o áudio da deputada Adriana Borgo.

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Qual é a alteração de voto que V. Exa. quer fazer, deputada Adriana?

 

A SRA. ADRIANA BORGO - PROS - De "não" para "abstenção".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - De "não" para "abstenção". Está alterado o voto de Vossa Excelência.

O deputado Rodrigo Moraes também quer alterar o seu voto. Peço para liberar o som do microfone do deputado Rodrigo Moraes. Qual é a alteração de voto que V. Exa. quer fazer, deputado Rodrigo?

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pode falar.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Eu quero alterar de "sim" para "não".

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está alterado o voto de Vossa Excelência. Pergunto se mais algum Sr. Deputado gostaria de alterar o seu voto.

Vamos colocar os partidos em obstrução neste momento: PSB, PDT, PL, Republicanos, PT, PSL e Podemos.

O deputado Barba tem um “pela ordem”. Seria uma questão de ordem, deputado Barba? São coisas diferentes, não? Liberar o som do deputado Barba. Deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Para declaração de voto, presidente, antes de encerrar.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Então, só para concluir o processo de votação. Está encerrado o processo de votação. Participaram deste processo 75 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, 13 votos "sim", 58 votos "não", quatro abstenções, quórum que rejeita o Item 3 do roteiro de votação do deputado Carlão Pignatari.

Gostaria, antes de passar a palavra ao deputado Barba para declaração de voto, de apenas fazer um informe às Sras. Deputadas e aos Srs. Deputados. Eu vou convocar amanhã... Já vejo o deputado Wellington Moura presente. Ah, não, essa vamos fazer agora. Vamos fazer logo em seguida, deputado Wellington Moura, presidida por V. Exa., que é o presidente da Comissão de Finanças.

Eu vou fazer a convocação de uma reunião extraordinária para que a Comissão de Finanças possa deliberar, em seguida ao encerramento da sessão, essa matéria sobre redação final.

Então, convocação. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos dispostos no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 45, § 5º, ambos do Regimento Interno, combinado com o Ato de Mesa nº 4, de 24 de maio de 2020, convoco reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se em ambiente virtual, hoje, cinco minutos após o encerramento da presente sessão, com a finalidade de apreciar a redação final do Projeto de lei nº 307 de 2020.

Então, fica convocada. Logo mais o deputado Wellington Moura preside essa reunião. E convoco amanhã, às 14 horas e 30 minutos - eu vou alterar esse horário aqui, como nós não teremos sessão ordinária amanhã -, uma reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Redação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Finanças, Orçamento e Planejamento.

Como o deputado Bragato não estará aqui em São Paulo, o deputado Wellington Moura, que é o presidente da Comissão de Finanças, se possível, fica convocado para presidir essa reunião, às 14 horas e 30 minutos, reunião conjunta dessas comissões, a realizar-se em ambiente virtual, amanhã, 29 de julho de 2020, às 14 horas e 30 minutos, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei 369, de 2019, de autoria do deputado Bruno Ganem.

E na quinta-feira, já ficam os senhores notificados, vou fazer a convocação por Diário Oficial de sessão às 14 horas e 30 minutos, para deliberar duas pautas: se aprovado no congresso de comissões, o projeto do deputado Bruno Ganem, e a redação final do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, na quinta-feira. Lembrando aos senhores que precisa ser aprovada ainda a redação final da Lei de Diretrizes Orçamentárias para ter validade, no que pese a gente já ter aprovado o projeto aqui no plenário. Perfeito?

Então, para declaração de voto do deputado Teonilio Barba, e logo em seguida encerraremos a sessão. Quem é da Comissão de Finanças, por favor, continue logado que eu passarei a presidência para a sessão convocada já da Comissão de Finanças logo ao encerramento dessa aqui.

Deputado Teonilio Barba, tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Tem a palavra Vossa Excelência.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - É para registrar que nós vamos registrar uma declaração de voto contrário ao PL 307, da bancada do Partido dos Trabalhadores, e favorável a todas as emendas apresentadas pela bancada do Partido dos Trabalhadores. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado, deputado Barba.

Esgotado o objeto da presente sessão, boa noite a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 18 horas e 54 minutos.

 

* * *

 

- É inserido texto não lido em plenário.

 

* * *

 

DECLARAÇÃO DE VOTO CONTRÁRIO AO Projeto de Lei nº 307/2020 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021.

 

O projeto de Lei no 307 de 2020, enviado pelo Exmo. Sr. Governador do Estado, dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021.

A relatora Damares Moura apresentou o seu relatório na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, e avançou timidamente na transparência das emendas parlamentares e na ampliação do demonstrativo da dívida ativa, de fundos e de haver recursos do tesouro para o Iamspe. Além disto, não criou condições para que se estipulasse um valor maior para as emendas impositivas e um que garantisse um percentual mínimo para cada audiência pública, tal como contava na LDO aprovada para esta casa para o exercício de 2019.Além disto, não se avançou para que o Estado de fato aplique os 30% na educação e a continuidade da falta de transparência da renúncia de receita.

O executivo paulista infelizmente não vem cumprindo os ciclos orçamentários no estado, basta analisarmos as últimoa leis orçamentárias e compararmos com as leis de diretrizes orçamentárias. Destacamos a pífia execução das metas previstas Orçamento 2019, primeiro ano da nova gestão, verificasse que 43% das metas não foram cumpridas, com destaque para Esportes (85%), Educação (69%), emprego e Trabalho (75%),Logística e Transporte (58%). Transporte Metropolitano e Administração Penitenciaria (57%),desenvolvimento social (50%), Habitação (40%).

E ainda devemos sublinhar que em relação às metas previstas no PPA 2016 / 2019, destacamos a pífia execução das mesmas durante este período e 51,06% das ações não foram totalmente cumpridas e apenas 48,94% foram atingidas. Se tomarmos somente o Poder Executivo das 578 metas, 298 não foram alcançadas (51,56%).

Alguns pontos não foram incorporados na emenda aglutinativa:

a) Em relação às universidades públicas não ocorreram avanços relevantes, segundo o relator as Universidades não precisam de mais recursos financeiros e sim aprimorar seus instrumentos de gestão pública, isso mostra total desconhecimento da realidade dessas Universidades no estado. A Bancada do PT pleiteou manter os 9,57%, mas colocar a expressão “do total do produto” que significaria mais R$ 300 milhões para as Universidades.

b) Nesse parecer o relator enaltece a transparência e publicidade quando o estado efetua estudos de viabilidade econômica quando ocorrem isenções e reduções de alíquotas de tributos estaduais, isso não é verdade, pois de 2008 a 2019 o governo isentou no ICMS em R$ 145  bilhões e não mostraram com clareza quais foram os ganhos econômicos e sociais por essa isenção. Já na  LDO para 2021 temos 24 setores receberam isenções, porem essas estão sob sigilo. Essa postura já sofreu uma série de recomendações do TCE, onde essa instituição pede mais clareza e publicidade ao executivo paulista em relação à isenção fiscal.

c) Ainda destaco que no orçamento do Estado para 2019 frente à LDO há uma subestimação das desonerações de ICMS e IPVA que chega a R$ 6,1 bilhões. Em 11 anos (2008 a 2019) a Renúncia de ICMS prevista no orçamento foi de R$ 108  bilhões e na LDO este valor chegou a 137,5 bilhões, já o valor efetivamente realizado de renúncia de ICMS foi de R$ 145.5 bilhões. Desta forma o realizado foi R$ 8 bilhões a maior que a previsão da LDO e R$ 37,4 bilhões a mais que o previsto no Orçamento do Estado.

d) A renúncia de receita de ICMS, especialmente para os empresários, atinge especialmente a Educação e Saúde. Em 12 anos, a Educação perdeu R$ 43,6 bilhões, sendo que deste valor foi R$ 13,9 bilhões para as universidades, e de R$ 17,4 bilhões para a saúde.

e) O governo João Doria prevê entre 2019 e 2022 a renúncia de receita de Icms de R$ 48,3 bilhões de desonerações fiscais, e com isto, vai retirar R$ 14,4 bilhões  da educação, R$ 4,6 bilhões das universidades e R4 5,77 bilhões da saúde.

f) Destaco que não há um demonstrativo da renuncia de receita realizada do IPVA e emenda para corrigir esta falta de transparência não foi aceita pelo relator. A renúncia projetada do IPVA vem tendo um grande crescimento de 4,2% do total previsto para 15,1%. Em valores, em 2015 este valor era de R$ 617 milhões e para 2021 este valor será de R$ 3,2 bilhões, ou seja um crescimento de R$ 2,59 bilhões ou 420%.

g) O governo vetou diversas emendas para evitar contingenciamento como na cultura, que foi promessa do atual governador, e criar um anexo com todas as despesas que não poderiam sofrer limitação de empenho.E a inexistência de quaisquer indicativos sobre despesas prioritárias que não serão objeto de contingenciamento, portanto prioritárias, em 2021:

h) Não há nenhuma garantia  da revisão salarial anual para os servidores públicos.

i) O executivo disponibilizou mais recursos para o IAMSPE, porem esses recursos não são equivalentes a parte que o tesouro teria que enviar para essa instituição, descumprindo a lei.Entre 1997 a 2019 o governo paulista deixou de aplicar de R$ 9,9 bilhões no IAMSPE.

j) As obras públicas que estão com irregularidades e paralisadas segundo o TCE SP deveriam compor a Lei Orçamentária Anual, pois isso seria uma maneira de conter gastos irregulares ou ter desperdício de recursos.

k) O relator não apresentou nenhuma garantia que no Projeto do orçamento para 2021 haja aplicação de 30% para educação  e também não há um demonstrativo das receitas e despesas com previdência pública, para que se verifica com mais exatidão a aplicação destes valores na Educação e Saúde.

l) As diretrizes e metas do governo revelam um governo confunde participação social com negócios, torna o cidadão um mero receptor passivo de políticas públicas e não um ser com autonomia e capacidade para propor, debater e avaliar as políticas de Estado que emanam do uso dos tributos por este arrecadado, bem como dos convênios e transferências constitucionais advindos da União. Neste sentido, o governador João Doria tenta reproduzir na gestão pública critérios que bem podem ser aplicados no setor privado, em vez de observar na sua inteireza os mandamentos de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência estabelecidos no Art. 37 da Constituição Federal. Nada estranho, para um governo que tem, como primeiro projeto, a privatização de seis empresas públicas.

m) LDO 2021 propõe que o Executivo possa alterar por decisão própria a LOA 2020 no que se refere às receitas desvinculadas e suas aplicações definidas pela EC 93/2016 (a DREM, desvinculação de receitas dos estados e municípios)

n) Executivo quer autorização genérica prévia para remanejar o orçamento em até 15% da despesa fixada, alterando dotações entre projetos, programas, órgãos e até mesmo categoria de gasto (corrente ou capital)

o) O projeto aprovado permite uma ampla revisão da metas previstas, mostrando que a LDO 2021 é uma peça de ficção  e que as metas não são realistas.

p) A propugnada descentralização, conferindo mais poderes aos municípios, e a redução das desigualdades regionais são objetivos importantes, mas esvaziados de diretrizes que orientem e persiga, prioritariamente, o desenvolvimento econômico no Estado tornam-se uma miragem. Já a ideia de eficiência dos gastos no uso dos recursos públicos está em verdade associada a uma pauta de “austeridade” que leva ao arrocho salarial, contração de investimentos sociais e redução de atividades do Estado, com extinção de órgãos, empresas e programas. O enxugamento do Estado perseguido pelo PSDB desde 1995 não tem levando a uma gestão mais eficaz, sendo patente o desastre na educação pública de São Paulo, a lentidão de expansão do metrô e o descaso para com a universalização do saneamento básico, compromisso assumido em lei estadual de 2012, com prazo de cumprimento até 2021. Herdeiro das gestões anteriores do PSDB no Estado, João Doria redobra agora, com nova roupagem e verniz ideológico extremado, a aposta em um modelo essencialmente falido, porque antissocial.

O governo paulista ainda estabelece no projeto da LDO uma diretriz de combate à corrupção e ampliação da transparência. Não deixa de ser curioso que o faça ao mesmo tempo em que se desdobra na Assembleia Legislativa para evitar a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Dersa, imersa num mar de escândalos durante a gestão do operador de campanhas do PSDB Paulo Preto. Evita também investigar o cartel de empreiteiras na construção do metrô, envolvendo contratos de mais R$ 45 bilhões, além da seção paulista da operação lava jato, envolvendo outros mais de R$ 200 bilhões. O combate à corrupção deveria, no mínimo, vir acompanhado do aperfeiçoamento e fortalecimento dos mecanismos de controle do Estado para o combate à corrupção. Já a pretensa transparência do governo Doria, em que pese o seu ano inicial de governo, é bastante limitada e falha.

As razões acima elencadas justificam plenamente o posicionamento da Bancada do Partido dos Trabalhadores contrário à aprovação do PL 307/2020.

Sala das Sessões, em

Teonilio Barba

Líder da Bancada do PT