http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE AGOSTO DE 2020

22ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, lamenta que alguém tenha aberto uma empresa em seu nome, fazendo uso de informações pessoais suas que foram vazadas no início de junho. Cobra das autoridades a identificação do criminoso.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Dá conhecimento e coloca em votação requerimento, do deputado Campos Machado, de retirada do PR 14/20.

 

4 - CORONEL TELHADA

Para questão de ordem, indaga acerca do requerimento em tela.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Presta esclarecimentos ao deputado Coronel Telhada. Coloca em votação e declara aprovado o requerimento de retirada do PR 14/20.

 

6 - JORGE CARUSO

Solicita uma verificação de votação.

 

7 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Determina que seja feita a verificação de votação, pelo sistema eletrônico.

 

8 - JORGE CARUSO

Retira seu pedido de verificação de votação.

 

9 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra a manifestação. Informa que o PR 14/20, tendo sido retirado de pauta, será arquivado. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                                

* * *

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Douglas Garcia.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Vossa Excelência me permite uma comunicação, Sr. Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vossa Excelência tem a palavra para uma comunicação.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigado, Sr. Presidente. Sr. Presidente, apenas para comunicar aos nobres deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: alguns vieram me perguntar, e inclusive jornalistas também, a respeito de algo que ocorreu comigo.

No dia 2 de junho, mais ou menos, no início do mês de junho, vazaram os meus dados nas redes sociais, não só meus, como de muitas outras autoridades, como do presidente da República, da primeira-dama, dos filhos do presidente da República, da ministra Damares e do ministro Abraham Weintraub. Inclusive, houve uma operação da Polícia Federal que prendeu esses hackers aqui no estado de São Paulo e em outros cantos do nosso Brasil.

Sr. Presidente, para minha surpresa, no dia de hoje, recebi a ligação do jornal “O Globo” dizendo que abriram uma empresa no meu nome. Ora, vejam só, abriram uma empresa, Sr. Presidente. Pegaram as minhas informações que foram vazadas nas redes sociais e abriram uma empresa no meu nome.

Isso aqui é crime. Isso que cometeram é crime. Então, apenas para comunicar à Assembleia Legislativa que utilizarei, inclusive, da Polícia Civil daqui, da assessoria da Polícia Civil da Assembleia de São Paulo, para abrir um boletim de ocorrência. Vou registrar um boletim de ocorrência e colocarei todas as autoridades competentes para que façam uma investigação. Isso foi feito na Receita Federal.

Eu não vou descansar. Para você, criminoso que está me ouvindo agora neste momento: não existirá nenhum dispositivo nesta República que possa camuflar o IP da máquina que você utilizou para poder cometer esse crime. Eu utilizarei de todas as prerrogativas que tenho como deputado e como cidadão, e as instituições deste país, para fazer a investigação para colocar gente como você na cadeia.

Isso aqui mostra, mais uma vez, que não sou o agressor. Nesse processo todo, eu sou a vítima. Vazaram as minhas informações, abriram uma empresa em meu nome e estão me processando por algo que não cometi. Mas a Justiça dará a última palavra e colocará cada um de vocês na cadeia.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Votação em primeiro turno adiada do Projeto de Resolução nº 14, de 2020, de autoria do nobre deputado Campos Machado, que altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa para o retorno da realização das atividades parlamentares em ambiente virtual no contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Há sobre a mesa um requerimento de retirada do Projeto de Resolução nº 14, de 2020, de autoria do nobre deputado Campos Machado. Coloco em votação o requerimento.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Questão de ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Questão de ordem, deputado.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - PARA QUESTÃO DE ORDEM - É só para confirmar, lógico. Havendo a retirada desse projeto, nós encerramos esse assunto de vez? É isso?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vai para o arquivo e, conforme eu disse na primeira sessão desta semana, na terça-feira, esta seria a única semana em que deliberaríamos sobre esse tema. A partir da semana que vem, retorno às atividades nos moldes que foram propostos por mim, presidente, para o nosso retorno a partir do começo deste mês.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Perfeito. Então a votação vai ser pela retirada do PR 14, de 2020. Essa é a votação?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Exatamente. Não existirá mais esse projeto de resolução de alteração colocando disposição transitória para que volte ao ambiente virtual a Assembleia Legislativa.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento de retirada.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - É possível pedir verificação de votação?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É possível.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Eu peço verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vossa Excelência é vice-líder do PMDB, e o líder do PMDB, deputado Itamar, não está presente. Vossa Excelência fala pelo PMDB, sim. É regimental o pedido de Vossa Excelência.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pois não. Requeiro a verificação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, vamos proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. A partir deste momento, estamos fazendo soar o sinal intermitente por quatro minutos para que as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que não se encontrem em plenário tomem conhecimento da votação que se realizará.

 

* * *

 

- É iniciada a verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Apesar de não ter conversado com o meu líder, mas consultando os líderes aqui em plenário, parece que houve um acordo nesse sentido de aprovação do requerimento de retirada. Então, retiro meu pedido de verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência.

Então, está aprovado o requerimento de retirada solicitado pelo deputado Campos Machado. A partir deste momento, vai para o arquivo o projeto de alteração colocando cláusula de disposição transitória em relação à discussão virtual.

O Legislativo entende que temos que dar continuidade ao modelo de trabalho estabelecido por esta Presidência, que é o modelo presencial com restrições. Perfeito?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Havendo acordo entre as lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Como esgotou o objeto, de qualquer maneira iremos fazer o levantamento, mas agradeço ao nobre deputado Telhada. Esgotado o objeto da presente sessão, está levantada a sessão.

Uma ótima tarde a todos vocês.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 11 minutos.

 

* * *