http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

1 DE SETEMBRO DE 2020

27ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Encerra a discussão do PLC 42/16. Coloca em votação e declara aprovado substitutivo apresentado em parecer pelo congresso de comissões, ao PLC 42/16, restando prejudicado o projeto.

 

2 - CARLÃO PIGNATARI

Para reclamação, defende a presença de assessores neste plenário.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que deve levar o tema à análise do setor de Saúde desta Casa. Encerra a discussão do PLC 22/20. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação ao PLC 22/20. Coloca em votação e declara aprovado o PLC 22/20, salvo substitutivo e emendas, restando prejudicado o substitutivo. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas 1 a 3, englobadamente.

 

4 - CARLOS GIANNAZI

Declara voto favorável às emendas 1 a 3.

 

5 - TEONILIO BARBA LULA

Declara voto favorável às emendas 1 a 3.

 

6 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM  DO  DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Item 1 - Discussão e votação do Projeto de lei Complementar nº 42, de 2016.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado em parecer do congresso de comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o PLC.

Item 2.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB – PARA RECLAMAÇÃO - Só fazendo uma reclamação, agora, em nome dos funcionários das assessorias. Eles estão pedindo que sejam abertos, então, os plenarinhos, para que a assessoria possa ficar aqui ou, se não for possível, que fiquem lá em cima, com espaçamento, com tudo, na parte de cima.

Eu não sei se isso é possível ou não. Para que a gente possa dar andamento aos nossos trabalhos presenciais aqui na Casa. Ou aqui em cima, onde o senhor achar que é...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Carlão, vamos lá. Primeiro, nós temos uma regra, aqui, do distanciamento social. Acho que todos nós concordamos que é o que nós temos que fazer.

Hoje em dia, com a tecnologia, qualquer deputado consegue falar com a sua assessoria via WhatsApp, via telefone, de uma maneira muito simples e muito tranquila. Não há necessidade de os assessores assistirem à sessão do plenário, porque todas elas são transmitidas, inclusive ao vivo.

Mas, devido à consideração de V. Exa., eu vou pedir para a equipe de Saúde avaliar esta possibilidade. Eu acho que todas as ações que estamos tomando, nós estamos tomando em consonância com a equipe de Saúde da Casa, com a parte administrativa. Vou pedir para avaliar se existe alguma maneira de a gente conseguir colocar.

Como nós temos 24 partidos, o que acontece: eu não tenho como liberar a assessoria de um partido, ou de um maior partido, contra um menor partido. Nós temos que fazer todos eles no mesmo nível.

Então, se eu liberar a assessoria, por exemplo, do PT, eu tenho que liberar a assessoria do Avante, eu tenho que liberar todos os vinte e quatro. Já são 24 pessoas a mais que nós vamos colocar no plenário. Nas laterais eu não consigo colocar 24 pessoas de maneira separada. Se eu colocar os assessores na galeria, eles não conseguirão também conversar com os deputados aqui, a não ser pelo celular, ou por WhatsApp.

Então dá na mesma o assessor assistir à sessão da galeria ou assistir pela TV Assembleia, para fazer contato com o deputado. Mas, para não lhe dar uma resposta de bate pronto, vou pedir para a equipe técnica fazer essa avaliação e trago uma posição para Vossa Excelência. Pode ser?

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Só para uma ponderação. A reclamação da assessoria é a de que ela não consegue saber se o deputado está aqui ou não está aqui. Essa é uma coisa. Se sempre tiver a galeria, nós temos lá duzentos e poucos lugares, ou cento e poucos lugares. Com os espaçamentos devidos, eu acho que é possível a gente colocar as assessorias na galeria, presidente.

Apenas isso.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Vou levar essa consideração de V. Exa. ao Departamento de Saúde e, se for possível, faremos sim. Não tem problema nenhum.

Item 2 - Discussão e votação do Projeto de lei Complementar nº 22, de 2020.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Há sobre a mesa requerimento, assinado pelo deputado Carlão Pignatari, líder do Governo, que requer, nos termos regimentais, que o Projeto de lei Complementar nº 22, de 2020, de autoria do Sr. Governador, se proceda na seguinte conformidade:

Item 1. Projeto de lei Complementar, salvo substitutivo e as emendas.

Item 2. Substitutivo de nº 1.

Item 3. Emendas de 1 a 3, englobadamente.

Em votação o requerimento. Os favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1. Projeto de lei Complementar, salvo substitutivos e emenda. Em votação. Os favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 2. Substitutivo de nº 1. Os contrários… Ou melhor, o item 2 fica prejudicado devido a votação do item 1.

Item 3. Emendas de 1 a 3, englobadamente. Os contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitado.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente. Quero declarar apoio às emendas apresentadas 1, 2 e 3.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrada a declaração de voto de V. Exa. em relação às emendas apresentadas.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Sr. Presidente, para declarar apoio às emendas também.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrada a declaração de voto de V. Exa. às emendas.

Esgotado o objeto da presente sessão, está levantada a sessão.

Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 11 minutos.

 

* * *