http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

15 DE SETEMBRO DE 2020

31ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: GILMACI SANTOS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 317/19.

 

2 - CASTELLO BRANCO

Para comunicação, agradece a seus pares pela aprovação do PL 371/19.

 

3 - TENENTE NASCIMENTO

Para comunicação, parabeniza o deputado Castello Branco pela autoria do PL 317/19. Lembra ocorrência policial em Presidente Venceslau.

 

4 – PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 454/19.

 

5 - TEONILIO BARBA LULA

Solicita a suspensão da sessão por cinco minutos.

 

6 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h11min, reabrindo-a às 19h13min. Coloca em votação e declara aprovado o Substitutivo do Congresso de Comissões, restando prejudicados o PL 755/19, e o Substitutivo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

 

7 – RICARDO MELLÃO

Para comunicação, agradece aos pares que participaram da elaboração do projeto. Enaltece a proteção ao empreendedorismo.

 

8 - SERGIO VICTOR

Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado Ricardo Mellão. Comenta experiência como empreendedor.

 

9 - DANIEL SOARES

Para comunicação, agradece a seus pares pela aprovação do PL 454/19.

 

10 - PROFESSORA BEBEL LULA

Para comunicação, critica o PL 529/20.

 

11 - ED THOMAS

Para comunicação, enaltece a relevância do PL 371/19. Elogia Lincoln Gakiya, promotor de Justiça, e Dr. Medina, diretor de presídio, ameaçados pelo PCC.

 

12 - GILMACI SANTOS

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                                

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Item 1. Discussão e votação do Projeto de lei nº 317, de 2019, de autoria do nobre deputado Castello Branco.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram se conservar como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto do deputado Castello Branco.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL – PARA COMUNICAÇÃO - Gostaria de, neste momento, agradecer a todos os colegas de Parlamento pelo apoio, a todos os partidos, que entenderam a proposta e que não ofereceram oposição.

Eu entendo, sim, que foi uma propositura adequada, usar esse fundo para aumentar a segurança da população, em especial, nesse caso, bloqueando os sinais de celulares de todos os presídios do estado de São Paulo, utilizando um fundo que já existe. Portanto, sem ônus ao estado de São Paulo.

Parabéns a esta Casa, que endossou o pedido, que demonstrou maturidade, competência e lucidez. Muito obrigado. Brasil acima de tudo.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Parabéns, nobre deputado Castello Branco.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Parabenizando o nosso deputado Castello pelo excelente projeto, visto que nós tivemos em Presidente Venceslau uma importante operação, onde, através do bloqueio, nós tivemos como transferir as principais lideranças do presídio para outros locais na Federal. Parabéns, deputado Castello; parabéns, Assembleia Legislativa.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado Nascimento.

Item 2 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 454, de 2019, de autoria do nobre deputado Daniel Soares.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que estiverem de acordo, queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado o Projeto nº 454, de 2019.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pedir para suspender os trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Havendo acordo de lideranças, suspendemos os trabalhos por cinco minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 11 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 13 minutos, sob a Presidência do Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Reaberta a sessão. Item 3. Discussão e votação do Projeto de lei nº 755, de 2019, de autoria do nobre deputado Sergio Victor e outros.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pelo Congresso de Comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo e prejudicado o projeto. E rejeitado o substitutivo da Comissão de Justiça.

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Ricardo Mellão.

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - PARA COMUNICAÇÃO - Eu queria agradecer a todos os deputados que participaram desse debate, dessa discussão, na elaboração desse projeto que é extremamente simbólico e significante para o estado de São Paulo.

Todos nós sabemos que o estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil hoje porque soube privilegiar e receber muito bem aqueles que aqui empreendem, tanto aqueles que aqui vieram para cá atrás de oportunidades, quanto aqueles que nasceram nesse solo e,  com o suor do seu trabalho, empreenderam.

O nosso código visa justamente proteger o empreendedor que é um herói hoje no nosso Brasil, que enfrenta tanta burocracia, tantos abusos e arbitrariedades por parte do estado.

Com esse código, nós criamos um instrumento de defesa desse empreendedor, em relação às ações abusivas e arbitrárias do Estado, e assim garantimos um ambiente de negócios frutífero, para que as pessoas possam empreender, crescer e se desenvolver. E assim seremos maiores ainda do que somos hoje.

Muito obrigado a todos os deputados que participaram disso.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado. E apenas para comunicar, o projeto do deputado Sergio Victor, com a autoria de V.Exa., deputado Ricardo Mellão, também. Já faz parte da autoria desse projeto de lei, agora aprovado.

Pela ordem, deputado Sergio Victor.

 

O SR. SERGIO VICTOR - NOVO - PARA COMUNICAÇÃO - Só uma comunicação. Queria agradecer aqui também a todos os deputados e reforçar que o projeto é de autoria do deputado Ricardo Mellão, minha e também coautoria do deputado Itamar Borges.

Queria agradecer a todos os colegas da Casa pela votação unânime. Agradecer até a oposição que aceitou, gentilmente, deixar o projeto andar hoje. Porque, para mim, como empreendedor, esse projeto, Código de Defesa do Empreendedor, é muito importante.

Há 10 anos eu empreendo na área de Educação, formando novos empreendedores, principalmente os pequenos empreendedores, que queriam montar o seu salão de beleza, o seu pequeno negócio.

Esse código cria um ambiente mais favorável para que as pessoas consigam montar o seu negócio, empreender, gerar emprego, gerar renda, melhorar de vida. Sinto que hoje cumpri uma das minhas missões aqui na Casa, que é melhorar o ambiente de negócio aqui em São Paulo para que as pessoas possam evoluir.

Obrigado a todos e uma ótima noite.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado, e parabéns. Pela ordem, o deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - PARA COMUNICAÇÃO - Boa noite, eu gostaria de dar uma breve comunicação. Agradecer os colegas deputados e deputadas que votaram no projeto de cuidados paliativos. Tenho certeza de que vai ajudar muitas pessoas que estão nesse problema de estado terminal.

Que Deus abençoe a cada um de vocês que votaram. Contem comigo. Deus abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado. E parabéns pelo projeto de Vossa Excelência.

Deputada Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente, quero dar uma pequena comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Tem V. Exa. o tempo.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Amanhã nós temos o dia de luta contra o PL 529.

Temos entendimento de que será um retrocesso para o estado de São Paulo, sobretudo no que diz respeito aos 10 órgãos públicos que atendem os serviços públicos, os trabalhadores, enfim, e que, de certa maneira, é a venda do patrimônio paulista.

Então teria que, na verdade, pensar aí em formas de fazer o Estado desenvolver, sim. Criar empregos, renda e cidadania, mas não entregar o patrimônio paulista, da forma como quer fazer o governador Doria, sobretudo no que diz respeito também à ingerência nas universidades.

A gente sabe que a Fapesp é que, enfim, mantém as pesquisas no estado de São Paulo, e as universidades também, e as universidades foram alvo de CPI no ano passado, inclusive com dúvidas com relação à gestão.

Nós conseguimos demonstrar que não. Tanto é que demonstrou sobra de dinheiro, e o governador está querendo, no PL 529, retirar o que ele está chamando de superávit. Não é superávit, é boa gestão das universidades. Por isso, contra o PL 529.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Só uma comunicação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Tem Vossa Excelência.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu quero parabenizar todos os deputados pelos projetos, e, em especial, o deputado Castello Branco, pelo projeto apresentado, muito, mas muito importante.

Tomara que vingue, tomara que realmente dê certo. E eu não poderia deixar de usar o seu projeto como um espelho, e poder fazer uma manifestação ao promotor, Dr. Lincoln Gakiya, que é de Presidente Prudente, promotor esse ameaçado de morte.

Aconteceu uma grande operação dentro desta semana e semana passada com a Polícia Militar, a Polícia Civil, com o Gaeco. E esse promotor é o orgulho, com certeza, da Justiça do estado de São Paulo, eu não posso deixar de registrar. Seu projeto, que vai de encontro àquilo que ele combate, que são as facções, desbaratando, dessa forma, desmanchando, todo um sistema.

E citar o Dr. Medina, que é o diretor de presídios, também ameaçado de morte por facções criminosas. O trabalho dele é um trabalho constante, é um trabalho de há muito tempo, é um trabalho de lei, de justiça, mas, acima de tudo, de muita, mas muita coragem: a proteção do cidadão, ou dos cidadãos, do estado de São Paulo.

Então é um projeto de coragem, tomara que vejam realmente dessa forma, para que a gente valorize, acima de tudo, aqueles que trabalham num trabalho árduo todos os dias, fazendo investigação, diagnosticando e desbaratando. E estender às polícias do estado de São Paulo o grandioso trabalho que eles fazem por todos, todos nós, arriscando a própria vida ou perdendo a vida.

Então parabéns pelo projeto, que vem só a acrescentar.

Obrigado. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado. Parabéns, mais uma vez, deputado Castello Branco, e todos os demais deputados que hoje aprovaram aqui os seus projetos de lei.

Esgotado o objeto da presente sessão, está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 22 minutos.

 

* * *