24 DE SETEMBRO DE 2020

33ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 679/16. Dá conhecimento de emendas ao PL 1.095/17, que retornou às Comissões, ficando adiada sua apreciação.

 

2 - JANAINA PASCHOAL

Para comunicação, explica que, apesar da boa intenção da deputada Maria Lúcia Amary, entende que a discussão destes temas a partir de 12 anos de idade seria muito prematura. Considera que, conversar sobre medicamentos retrovirais e preservativos para essa faixa etária seria incoerente. Informa que foi apresentada uma emenda de plenário para que possa ser viabilizada uma discussão mais profunda.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 523/19.

 

4 - DANIEL JOSÉ

Declara voto contrário ao PL 523/19.

 

5 - ARTHUR DO VAL

Declara voto contrário ao PL 523/19.

 

6 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 1.051/19, restando prejudicado o PL 1.056/19, em anexo.

 

7 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, parabeniza a deputada Monica da Bancada Ativista pelo excelente projeto, aprovado por esta Casa.

 

8 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Alegra-se pelo consenso entre os deputados na aprovação deste projeto. Cumprimenta a deputada Monica da Bancada Ativista pela aprovação de seu projeto.

 

9 - ALTAIR MORAES

Para comunicação, parabeniza a deputada Monica pelo projeto aprovado.

 

10 - MONICA DA BANCADA ATIVISTA

Para comunicação, considera este um projeto importante. Lembra que no mês de setembro são amplamente discutidos a saúde emocional e o suicídio. Afirma que o suicídio é a razão do maior número de mortes entre os policiais. Destaca a necessidade da atenção integral à saúde emocional desses profissionais. Agradece a todos pela aprovação de seu projeto.

 

11 - CARLA MORANDO

Para comunicação, demonstra sua felicidade ao constatar que foram deixadas de lado as questões de ideologia para que fosse aprovado um projeto muito bom.

 

12 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 1.052/19.

 

13 - DANIEL JOSÉ

Declara voto contrário à aprovação do PL 1.052/19.

 

14 - ARTHUR DO VAL

Declara voto contrário à aprovação do PL 1.052/19.

 

15 - EDNA MACEDO

Para comunicação, agradece a todos os deputados que apoiaram este projeto. Ressalta a importância do mesmo para a população mais carente, principalmente aqueles que têm hepatite C.

 

16 - ALTAIR MORAES

Para comunicação, parabeniza a deputada Edna Macedo pelo excelente projeto. Parabeniza a deputada pela sua iniciativa e atuação na área da Saúde.

 

17 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a sessão.

 

* * *

 

Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Item 1 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 679, de 2016, de autoria do deputado Ricardo Madalena.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação o projeto. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 2 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.095, de 2017, de autoria da deputada Maria Lúcia Amary. Há sobre a mesa uma emenda de plenário com número regimental de assinaturas, nos termos do Art. 175, Inciso II, do Regimento Interno, motivo pelo qual o projeto retorna às comissões.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem a deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Para comunicação, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Tem a palavra Vossa Excelência.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Eu queria esclarecer que eu reconheço a boa intenção da colega Maria Lúcia Amary no projeto. Ela tem a intenção de educar as crianças, os adolescentes, os jovens para fins de prevenção à contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Entretanto, não somente eu, mas os outros colegas que também assinaram a emenda, entendemos que tratar desses temas com a abordagem proposta a partir dos 12 anos, seria muito prematuro.

Da mesma forma, falar de medicamentos retrovirais ao lado da distribuição de preservativos para essa faixa etária constituiria um contrassenso, porque, se queremos estimular um comportamento sexual seguro e responsável, não me parece adequado avisar que existem medicamentos que poderão ser tomados se a pessoa, por exemplo, fizer sexo sem preservativo.

Então, esse tipo de diálogo com adultos pode até ser adequado, mas, com adolescentes, com as crianças a partir dos 12 anos, nos parece excessivo. Então, com o intuito de poder viabilizar uma discussão um pouco mais profunda, mais detalhada, foi que nós apresentamos essa emenda de plenário, Excelência.

Só para deixar registrado o nosso respeito, o nosso carinho, a nossa consideração à colega, e uma divergência respeitosa, e acho que inerente a uma Casa democrática.

Obrigada, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Item 3 - Discussão e votação do Projeto de lei 523, de 2019, de autoria do deputado Rafa Zimbaldi.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos para discutir, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. 

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Daniel José.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Para declarar o voto contrário da bancada do Novo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrada sua declaração de voto.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Arthur do Val.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Para declarar meu voto contrário.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrada sua declaração de voto contrário.

Item 4 – Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.051, de 2019.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Só lembrando que o Projeto no 1.051, de 2019, está anexo ao PL... E o anexo PL 1.056, de 2019. Em votação o projeto. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o PL 1.056, de 2019. 

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, nobre deputado Douglas Garcia.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Para uma comunicação, Sr. Presidente.

 O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vossa Excelência tem a palavra para uma comunicação, deputado Douglas.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Esse é o projeto de autoria da deputada Monica?

 

 O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sim, esse é o projeto, aprovado já, de autoria da deputada Monica.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - PARA COMUNICAÇÃO – Então, eu queria apenas parabenizar a deputada Monica pelo excelente projeto. É um projeto de lei que vai ao encontro das necessidades dos policiais militares do estado de São Paulo. É um projeto excelente e que, apesar das nossas divergências políticas e ideológicas, eu preciso tirar o meu chapéu, pois esse projeto vem muito a calhar neste momento.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Fico feliz de ver essa sua consideração, deputado Douglas Garcia. Até porque mostra que, independente das disputas ideológicas e posições ideológicas, é possível existir um consenso de posições e opiniões. Já cumprimento também a autora do projeto, a deputada Monica.

Pela ordem, deputado Altair.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Queria parabenizar também a deputada Monica. Assim que vi o projeto, achei viável e de muita boa vontade, Monica. Parabéns de verdade pelo projeto. Por isso que a gente foi a favor.

 

A SRA. MONICA DA BANCADA ATIVISTA - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Hoje a gente aprovou, de conjunto, um projeto importante pela vida, para salvar a vida. A gente está no mês de setembro, em que a gente discute muito a saúde emocional e o suicídio. A gente precisa lembrar que o suicídio é o motivo que provoca a maior morte entre os policiais do estado de São Paulo.

Esse trabalho de policiamento é um trabalho que exige muita saúde emocional, mas, ao mesmo tempo, é um projeto desgastante da saúde dos seus trabalhadores. Por isso, deveria ser intrínseca à formação desses policiais e ao seu constante atendimento do estado a atenção integral à sua saúde emocional. A saúde emocional do policial também pode evitar que ele erre e aumente a letalidade nas ruas.

Eu gostaria aqui de propor a desmilitarização da Polícia Militar e propor um projeto de polícia comunitária, mais humano e saudável para os trabalhadores e para a população.

Como não posso, a gente caminha para a redução de danos, tratando esses trabalhadores com direitos trabalhistas, com direito a um trabalho digno, com direito a atendimento essencial à sua vida.

Então, quero agradecer a todos pela aprovação desse projeto hoje.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputada Carla Morando.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Eu só também gostaria de fazer uma breve comunicação e dizer que hoje eu fiquei muito feliz porque deixamos de lado as questões de ideologia para ver um projeto realmente muito bom. Também parabenizar a deputada Monica. Parabéns, Monica.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Item 5. Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.052, de 2019, de autoria da deputada Edna Macedo.

Em discussão o projeto. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. DANIEL JOSÉ - NOVO - Tenho um respeito enorme, todos nós, da bancada do Novo, pela deputada Edna e pelo seu trabalho. Somente por algumas questões técnicas queria registrar o voto contrário da bancada.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto contrário de Vossa Excelência.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - PATRIOTA - Só para declarar o meu voto contrário.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o seu voto.

 

A SRA. EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu quero agradecer àqueles que nos apoiaram neste projeto de tão grande importância para a população carente, principalmente aqueles que têm problemas com Hepatite C.

A pessoa que é portadora de Hepatite C muitas vezes não sabe que tem a hepatite. É uma forma de ajudar essas pessoas através de fazer esse teste junto com o hemograma.

Então, eu agradeço, de coração, a todos aqueles que apoiaram o nosso projeto.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado. Parabéns, deputada Edna. Agora sim o deputado Altair.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Quero parabenizar a deputada Edna Macedo. Parabéns, Edna, pelo projeto excelente. O que você bem colocou aqui, realmente as pessoas que têm uma condição financeira não tão boa não têm acesso.

Parabéns, de verdade, pela iniciativa, pelo excelente trabalho que você tem feito na área da Saúde. Mais uma vez, meus parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, está levantada a sessão. Uma ótima noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 56 minutos.

 

* * *