27 DE OUTUBRO DE 2020

49ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - GIL DINIZ

Para comunicação, informa que não obstruirá a votação do PL 646/20.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão do PL 646/20. Coloca em votação e declara aprovado o projeto, salvo emendas. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas nºs 1 a 3. Convoca uma segunda sessão extraordinária, a ter início dez minutos após o término da presente sessão.

 

4 - PROFESSORA BEBEL LULA

Para comunicação, pede a retirada de termo, que considera de baixo calão, das notas taquigráficas da sessão anterior.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido da deputada Professora Bebel Lula.

 

6 - CARLOS CEZAR

Para comunicação, agradece a todos os parlamentares pela aprovação do PL 646/20, cuja importância ressalta.

 

7 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Menciona decisão do STF relativa a projetos de concessão de benefício fiscal, como o PL 646/20. Informa que a Mesa deverá propor um rito mais ágil para a apreciação de proposituras dessa natureza.

 

8 - TEONILIO BARBA LULA

Para comunicação, frisa a importância da apresentação de emendas a projetos que tratam de isenções fiscais. Declara voto favorável às emendas apresentadas pelo PT ao PL 646/20.

 

9 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Destaca que, segundo a decisão do STF, a palavra final no que diz respeito a projetos de concessão de benefícios fiscais é das casas legislativas.

 

10 - PAULO LULA FIORILO

Para comunicação, questiona sobre o prazo para a deliberação, nesta Casa, de projetos que tratam de isenções fiscais.

 

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Presta esclarecimentos ao deputado Paulo Lula Fiorilo. Lembra a realização da próxima sessão extraordinária, com início previsto para as 19 horas e 58 minutos de hoje. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                                  

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Item 1.

 

O SR. GIL DINIZ - SEM PARTIDO - Sr. Presidente, uma breve comunicação?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pois não, deputado Gil. Tem a palavra.

 

O SR. GIL DINIZ - SEM PARTIDO - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, eu iria fazer a discussão do projeto, 15 minutos na tribuna, mas como é um projeto importante para o estado de São Paulo, para essas crianças que precisam do medicamento, seguindo a vossa solicitação, do líder Carlão e de outros deputados, abro mão de fazer essa discussão. Discutirei algum outro projeto que venha depois da votação e aprovação deste projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado, Gil. Agradeço a gentileza de Vossa Excelência.

Em discussão o Projeto de lei nº 646, de 2020. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o projeto, salvo emendas. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação as emendas de 1 a 3, com parecer contrário dos congressos de comissões. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem contrários queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

Convocação.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Já vou passar a palavra a V. Exa., deputado Barba.

Convocação: Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma segunda sessão extraordinária a realizar-se hoje, dez minutos após o término da primeira sessão, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: 

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 50a Sessão Extraordinária foi publicada no D.O. de 28/10/2020.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Barba, eu tinha feito um acordo com a deputada Bebel. Ela fez a gentileza de poder falar posteriormente à aprovação. Posso passar a palavra, primeiro, à deputada Bebel? Deputada Bebel, agora, sim, tem a palavra Vossa Excelência.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Obrigada, Sr. Presidente, mas é para tirar das notas que foram transcritas no relatório um termo que considero de baixo calão, em que pese não ter transparecido.

Quando a gente fala “sentar o traseiro”, e eu sou a pessoa que estava sentada, não teria problema nenhum se fosse em um ambiente outro, mas em um ambiente como este, e se tratando até de um parlamentar religioso, eu acho que ele deveria ter um pouco mais de respeito com as mulheres.

Então, pedir para que se retirem das notas este termo: “sentar o traseiro”. Por favor.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Com a solicitação da deputada Bebel, acolho o pedido de V. Exa. e mando retirar das notas.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Carlos Cezar, pois não.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, apenas para agradecer a cada um dos parlamentares que aprovaram, agradecer ao líder Carlão, a V. Exa., presidente desta Casa, e a todos os parlamentares que votaram unanimemente à aprovação do Projeto de lei nº 646, de 2020, que trata da isenção do ICMS para aquisição do medicamento Zolgensma, que cuida da atrofia muscular espinhal.

Quero lembrar aqui que fico muito feliz. Fizemos uma indicação ao governador no dia 29 de julho de 2020. Depois, naquelas reuniões que o governador faz virtualmente com os deputados da Casa, falamos com o governador em setembro, nessa reunião virtual, para que esse projeto viesse à Casa.

Hoje, tivemos a conclusão da aprovação desse projeto, que vai beneficiar a aquisição desses medicamentos, isentando com cerca de dois milhões de reais. Vamos lembrar que o medicamento custa cerca de dois milhões de dólares, importado. Só os Estados Unidos produzem esse medicamento Zolgensma. A criança tem que tomar até os dois anos de idade. Depois disso, ela vem a óbito, porque, com certeza, vai sofrer as consequências terríveis dessa doença.

Apenas isso. Parabenizando a todos os parlamentares pela aprovação desse importante projeto no dia de hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado. Só lembrando aos parlamentares, como eu falei no Colégio de Líderes: esse projeto segue uma nova normativa do Supremo Tribunal Federal que coloca as Assembleias Legislativas do Brasil com a palavra final sobre mudanças e decisões do Confaz.

Isso é uma coisa que não acontecia há até pouco tempo. Com a nova decisão, as Assembleias Legislativas do Brasil todo têm até 15 dias para ratificar ou não ratificar a aplicabilidade das decisões de Confaz.

Precisamos, inclusive... Vou enviar ainda esta semana aos líderes, para que a gente discuta na semana que vem, no Colégio de Líderes, uma proposta de mudança de rito desse tipo de aprovação, que são aprovações que precisam ser feitas de maneira célere, seja aprovação para ratificar ou não. Não cabe emenda, não cabe alteração, não cabe absolutamente nada.

Então, a Mesa vai propor uma mudança do Regimento Interno para o rito desse tipo de decisão que tomamos hoje, que foi o mesmo processo de decisão que tomamos recentemente autorizando a isenção de ICMS para aquelas empresas que doarem álcool em gel, máscara e outros itens para o processo eleitoral. A Casa também ratificou essa posição, assim como ratificamos a posição desse medicamento.

O que temos que ter é um rito específico para esse tipo de projeto. Não estamos falando de um rito para alterações de alíquota, estamos falando de um rito de ratificações ou não das decisões de Confaz.

A Mesa vai apresentar ao Colégio de Líderes, na semana que vem, uma proposta para que a gente dialogue a respeito disso e possa criar um rito muito mais rápido, mais ágil, para que o Plenário, quando acontecer esse tipo de coisa, possa deliberar da melhor maneira possível, da maneira mais rápida possível.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Mesmo sabendo que vem já com essa orientação do Confaz, normalmente o Confaz, para tomar uma decisão, ela tem que ser unânime, tem que ser “consensada”... Se um secretário de Fazenda não concordar, não podem apresentar a proposta.

Mesmo assim, acho que ainda temos que continuar insistindo e discutindo possibilidades de poder apresentar emendas. Por isso, apresentamos três emendas a esse projeto, pois entendíamos que eram corretas.

Então, também fazer essa justificativa e declarar voto às emendas do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Barba, só fazer uma posição que acho que é importante: com a decisão do Supremo Tribunal Federal, a palavra final deixou de ser dos secretários de estado e dos governos. As palavras finais sobre ratificação ou não de convênios de Confaz são das Assembleias Legislativas.

Então, por mais que o governo vá lá e faça um decreto colocando sua posição favorável, se o Legislativo for contrário à posição, vale a posição do estado contrária. Então, os Legislativos ampliaram suas autonomias nesse processo.

Por isso, como o voto no Confaz é favorável ou contra, não cabe qualquer tipo de interpretação em relação a emenda, em que pese o mérito das emendas apresentadas serem méritos que devam ser atentados por parte do governo e daqueles que aplicam a legislação.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Só um esclarecimento, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Paulo, pois não.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - O senhor disse que vai apresentar um novo rito ao Colégio de Líderes...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Propor. Propor.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Vai propor, vai apresentar, mas a minha dúvida diz respeito ao prazo. Temos 15 dias. O que acontece se esse prazo não for cumprido?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Se o prazo não for cumprido, é aprovação tácita. Por isso, inclusive, deputado Paulo, é que vamos apresentar um novo rito e um novo método, porque, do jeito que está hoje, do jeito que é a construção disso...

E é uma determinação do Confaz essa discussão dos 15 dias, porque você imagine 27 Assembleias Legislativas terem que ter os seus prazos da maneira como cada uma achar que é conveniente. Você nunca vai conseguir chegar a uma solução e a uma posição.

Então, a nossa ideia, hoje... Do jeito que está, se um deputado, se um líder, hoje, resolvesse obstruir esse projeto, provavelmente a gente não conseguiria, antes de 15 dias, vir a Plenário para o parlamentar votar “sim” ou “não”.

Não teria outra alternativa. É por isso que a Mesa vai propor um novo rito, para que esse rito consiga, da maneira mais rápida possível, trazer a deliberação para o Plenário assim que for protocolado nesta Casa. Essa é a ideia do novo rito que será proposto ao Colégio de Líderes.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Mas, se o prazo não for cumprido, ela é considerada aprovada. Essa era a minha dúvida.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sim. Sim. É que, com os instrumentos de obstrução, hoje você consegue não fazer esse prazo ser cumprido de maneira muito fácil.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - O que poderia fazer todos os projetos serem aprovados por decurso de prazo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Exatamente.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito.

Está levantada a sessão, lembrando que, em dez minutos, teremos uma segunda sessão extraordinária.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 48 minutos.

 

* * *