16 DE NOVEMBRO DE 2020

93ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: CORONEL TELHADA e JANAINA PASCHOAL

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - JANAINA PASCHOAL

Reflete sobre o resultado das eleições. Afirma que as urnas mostraram rejeição ao discurso extremista da direita. Alerta para risco de encolhimento de bancadas conservadoras em 2022. Pede a valorização dos mandatos e mais disponibilidade para diálogo. Parabeniza todos os candidatos. Repudia violência política.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Parabeniza a deputada pelo discurso.

 

4 - JANAINA PASCHOAL

Assume a Presidência.

 

5 - CORONEL TELHADA

Discorre sobre os resultados das eleições. Critica o atraso da divulgação dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Condena os extremismos políticos. Agradece pelo apoio nas campanhas de diferentes candidatos. Lista os policiais civis eleitos na Capital. Cumprimenta os prefeitos eleitos no interior. Informa as datas comemorativas do final de semana e do dia de hoje. Saúda a cidade de Águas de Lindóia pelo aniversário.

 

6 - CORONEL TELHADA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

7 - PRESIDENTE JANAINA PASCHOAL

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 17/11, à hora regimental. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e recebe o expediente.

Nesta data, dia 16 de novembro de 2020, iniciamos o Pequeno Expediente com os seguintes deputados inscritos: Deputada Dra. Damaris Moura. (Pausa.) Deputado Ricardo Mellão. (Pausa.) Deputado Dr. Jorge do Carmo. (Pausa.) Deputado Delegado Olim. (Pausa.) Deputado Tenente Nascimento. (Pausa.) Deputado Maurici. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputada Janaina Paschoal, sendo que V. Exa. tem o tempo regimental.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Obrigada, Sr. Presidente. Cumprimento V. Exa., os funcionários da Casa, as pessoas que nos acompanham.

Muitos colegas estão ainda, vamos dizer assim, se recuperando do dia de ontem. Alguns, porque ganharam; os seus candidatos ganharam. Outros, porque não conseguiram o resultado esperado desta vez ou apoiaram candidatos que não conseguiram. Eu penso que, todas as vezes em que as urnas falam, elas trazem uma mensagem.

Então, no lugar de opor resistência ou, de alguma maneira, fortalecer teorias da conspiração, seria importante nós tentarmos refletir o que foi que as urnas falaram no dia de ontem. É óbvio que cada um vai fazer a sua análise. Quero já cumprimentar todos os que enfrentaram o processo.

Não é fácil enfrentar uma campanha e lembrar as pessoas que foram alvo de violência nesse processo eleitoral, independentemente de partidos; qualquer violência no âmbito político-partidário, eleitoral, atinge a democracia. Cumprimentar de maneira especial os que foram eleitos, os que passaram para o segundo turno. Destacar que dois colegas nossos aqui foram candidatos à capital: Marina Helou, Arthur do Val. Então, cumprimentá-los.

Já tive a notícia de que nosso colega Ed Thomas foi eleito prefeito de Presidente Prudente; já enviei mensagem pela manhã. Nosso colega Rafa Zimbaldi passou para o segundo turno em Campinas. Ainda estou fazendo um mapeamento para saber se outros colegas tiveram esse sucesso também. Cumprimento a colega Marta Costa, que ao lado do Andrea Matarazzo também disputou a capital de maneira altiva, nobre, respeitosa.

Penso o seguinte: o resultado das urnas, salvo melhor juízo, mostra a rejeição ao discurso extremista que acabou tomando conta da direita no País. Infelizmente, no lugar dos colegas direitistas que foram eleitos em 2018 ao meu lado reconhecerem essa mensagem, refletirem, se reinventarem nestes dois anos que ainda faltam para 2022, os colegas seguem criando teorias, agredindo.

E existe um risco grande de termos um encolhimento ainda maior em 2022. É muito duro falar, porque as pessoas podem achar que é pedantismo, que é sentimento de superioridade, mas não é nada disso.

Eu acredito verdadeiramente que nós precisamos ter uma força de direita, mas uma força de direita qualificada. Muitas pessoas foram eleitas no âmbito federal, no âmbito estadual, e não valorizaram essa oportunidade. Não existe garantia na política. Não é porque a pessoa foi eleita - vou dar o exemplo - com dois milhões de votos que tem a garantia de ser reeleita, garantia da aprovação.

Claro, nenhum de nós tem, mas um pouco de humildade, um pouco de tranquilidade, disposição para ouvir o outro, independentemente se o outro pensa muito diferente, se pensa parecido, se pensa igual. A política é um espaço do debate de ideias. Para haver discussão de ideias, antes de falar, é preciso disposição para ouvir.

Então. houve um sinal claro das urnas. No caso da Capital, o sinal foi de que a vaidade e o personalismo não irão nos levar a nada. Nós precisamos, se quisermos ser uma alternativa em 2022, no País e no Estado, ter a capacidade de compor, ter a capacidade de abandonar personalismos, de abandonar a individualização de uma pauta em um ser humano específico, ter a capacidade de entender que é necessário montar uma chapa forte, e nós tentamos.

Eu tentei fazer isso ao longo de quase dois anos. Eu fui eleita aqui, presidente, e eu já comecei a trabalhar para construir uma chapa forte para a Capital. Hoje, nós temos o seguinte cenário. Um candidato - e falo aqui com todo o respeito ao prefeito - de centro-esquerda, porque eu vejo o prefeito Bruno Covas como uma pessoa mais à esquerda, e um candidato de esquerda. Não vou utilizar a palavra “extrema”, mas, no que nós temos de disponível, poderia ser de extrema esquerda.

Então, nós estamos, de novo, tendo que escolher entre a esquerda e a esquerda. Sendo que nós tínhamos quadros com consistência, com capacidade. Se tivessem se unido, se tivessem se despido um pouco de personalismos, talvez esses quadros, juntos, estivessem no segundo turno. Vou fechar, Sr. Presidente.

Então, eu queria pedir encarecidamente que as pessoas abandonassem um pouquinho essa postura de ataque, que, infelizmente, nos trouxe a este cenário, que eu vejo como um cenário de derrota.

Eu vejo como um cenário de derrota, para uma reflexão, um aprimoramento, uma dedicação à realidade, e não às redes sociais, para que nós possamos construir algo juntos para 2022. Senão todo o trabalho - e aqui eu vou dizer o meu trabalho - para tirar o PT do poder vai ser jogado na lata do lixo.

E é muito duro, gente, assistir a tudo isso. Então, assim, o meu pedido hoje é de ainda mais ponderação do que eu venho pedindo ao longo desses meses todos. É horrível dizer: “Olhe aí, eu avisei”. Mas as urnas falam, e ontem elas falaram de maneira clara.

O que está acontecendo na direita está abrindo uma porteira, está abrindo uma estrada larga para a volta de uma esquerda quiçá ainda mais radical do que aquela que a gente conseguiu tirar do poder. Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sra. Deputada. Uma grande análise política V. Exa. fez, muito bom. Solicito que V. Exa. assuma a Presidência para que eu possa fazer uso da palavra.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Janaina Paschoal.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - JANAINA PASCHOAL - PSL - Bom, seguindo com a lista dos oradores, o próximo já é V. Exa., deputado Coronel Telhada, que tem o prazo regimental de cinco minutos.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sra. Presidente, a todos os que nos assistem pela TV Alesp - eu falo isso porque só estamos eu e a deputada Janaina aqui no plenário, então estamos falando para a televisão somente. Quero cumprimentar aqui a cabo Ana, em nome de quem saúdo nossa assessoria policial militar.

Tem escondido alguém do lado de lá, que eu não sei quem é. Quem é que está aí? Soldado Oliveira, que está chegando agora. Seja bem-vindo, soldado Oliveira, que está chegando agora também para nosso apoio aqui na Assembleia Legislativa; saudar os colegas que estão aqui.

Hoje é dia 16 de novembro, uma segunda-feira. Estamos tentando retomar a normalidade aqui na Assembleia. Como eu disse, infelizmente, só está a Janaina e eu aqui hoje na Assembleia. Vamos torcer para que esta semana volte a encher a Casa, porque está difícil ficar sempre nós aqui. Mas eu não posso deixar de fazer uma análise do que aconteceu também.

Realmente São Paulo… Foi uma surpresa essa eleição, uma surpresa a falha tão grande do TSE também. Ninguém me tira da cabeça de que houve uma invasão de hacker, sim. Esse papo de que deu problema, deu pau no sistema, a gente até entende, mas é absurdo demorar cinco, seis horas para se começar a ter uma resposta do que foi feito às 17 horas, no domingo. Então, é claro que houve uma invasão. Não creio em…

Porque agora começam as teorias da conspiração, não é? “Houve fraude”. Eu não creio que houve fraude, não. Eu creio que isso seja uma amostra da população, do que a população quer. E ela deixou bem claro que nós temos que rever uma série de conceitos aqui. Eu aprendi na Academia de Polícia Militar de Barro Branco que todos os extremos são condenáveis.

Então, nós temos que tomar muito cuidado para comentar as coisas e nos colocarmos em determinadas posições, ou posturas, porque a gente sempre acaba ofendendo pessoas que não merecem ser ofendidas. Nós temos que respeitar a opinião de todos, e todo extremismo é condenável, seja de que lado for.

Agora terminada a eleição em São Paulo, na Capital, nós temos agora um quadro de esquerda, como a senhora mesmo falou, de centro-esquerda. E eu entendo como extrema-esquerda, porque o PSOL, para mim, é um partido de extrema-esquerda, até inconsequente em determinados momentos, tendo em vista que inclusive uma das gritas do PSOL é a extinção da Polícia Militar.

Por aí a gente vê que há devaneios políticos na cabeça dessas pessoas, e a população vai ter que decidir aqui quem é o menos pior. Então, isso vai ser decidido por quem? Pela população.

Eu quero aqui agradecer a todos que nos apoiaram na campanha. Eu tive aqui o meu candidato, o Ligieri, que, infelizmente, não foi eleito; Acabou ficando como primeiro suplente, mas eu quero agradecer a todos que nos ajudaram. Apoiamos vários candidatos do interior também.

Parabéns a todos que participaram do pleito, os que foram vencedores e os que, infelizmente, não conseguiram. Não desanimem. Continuem nos seus ideais, tentando. Se os senhores querem e as senhoras querem realmente entrar na vida política, a vida política tem disso também; é feita de vitórias e derrotas. É a realidade. E quem quer tem que continuar lutando.

Então, quero aqui parabenizar meu amigo Ligieri e toda a equipe que participou firme nisso. Policiais civis que foram eleitos aqui em São Paulo, o delegado Palumbo, que além de meu amigo é meu vizinho também. E o Felipe Becari também, que é policial civil. Parabéns. Os dois foram eleitos, e muito bem votados.

O amigo Arnaldo Faria de Sá, do nosso Partido Progressista, que foi eleito com um número expressivo também, e o Major Palumbo, que com quase 30 mil votos acabou ficando de suplente. É uma pena, porque teve uma votação excelente pelos números apresentados e acabou ficando de suplente o Major Palumbo por culpa do planejamento do Partido Progressista, que se recusou a ter um candidato próprio para a prefeitura e acabou dando nisso.

Acabou tendo um candidato só. Eu achei que não seria feito nenhum, mas foi feito somente o Arnaldo Faria de Sá. E o Palumbo com 30 mil votos acabou não entrando, porque nós não tínhamos candidato próprio, e acabou não puxando o voto. É uma pena, mas eu espero que o Major Palumbo futuramente possa ingressar na Câmara Municipal.

O deputado Ed Thomas, nosso amigo, nosso irmão aqui da Assembleia, foi eleito lá em Presidente Prudente. Parabéns a Prudente, que fez uma excelente escolha, pois o Ed Thomas é uma pessoa de primeira qualidade. Um parlamentar honesto, trabalhador e tenho certeza de que vai acrescentar muito em Presidente Prudente.

Ao meu amigo Rodolfo Fanganiello, também do Partido Progressista, que foi eleito prefeito em Paranapanema. Um jovem de 30 e poucos anos, uma equipe forte, uma família maravilhosa. Eu estive lá durante a campanha. Parabéns, Rodolfo. Parabéns a todos que foram eleitos em Paranapanema. Contem com o nosso mandato aqui na Assembleia Legislativa.

Dr. Sato, também, em Jandira. Também do PSDB, um homem trabalhador, um médico de primeira qualidade. Parabéns a Jandira pela eleição do Dr. Sato. Em Capela do Alto, o meu amigo Paulinho do Povo, que acabou sendo o último colocado na eleição, mas foi eleito. Parabéns, Paulinho. Que Deus o abençoe.

Ao Sidnei Soares, também eleito vereador em Quadra, que nós apoiamos aqui. O Claudiao Oklahoma, também eleito vereador em Tatuí. Estou sabendo que ele está sendo operado hoje. Claudiao, que Deus o abençoe e sucesso na missão aí. Ao Saulo, eleito vereador em Cajamar também, parabéns.

Enfim, a todos que trabalharam, foram eleitos. Parabéns, sucesso nos mandatos. Os que não foram eleitos, continuem contando com o nosso trabalho. Se tiverem realmente o desejo de continuarem na missão, não desistam e continuem firmes.

Eu só queria fazer, para encerrar, Sra. Presidente, algumas alusões. Dia 14 de novembro, sábado, foi o dia do 2º Grupamento de Bombeiros. O 2º Grupamento de Bombeiros é um grupamento tradicional, antigo e ele está ali no Bom Retiro. É um batalhão que tem mais de 100 anos. Parabéns ao 2º Grupamento de Bombeiros, que completou no último dia 14, sábado, 129 anos de trabalho.

Também, dia 15 de novembro, ontem, foi o Dia da Proclamação da República, um dia importantíssimo para o Brasil. Nós não somos um país perfeito, uma República perfeita e uma democracia perfeita, mas tentamos ser.

Também no dia 15, ontem, foi comemorado o aniversário da Casa do Expedicionário, lá em Curitiba, um lugar maravilhoso. Eu já estive lá; um pessoal que presta um serviço excelente. Parabéns a todos.

E finalmente, queria lembrar que hoje, dia 16 de novembro, é uma data histórica para a Força Expedicionária Brasileira, que é a conquista de Monte Cavallaro pela Força Expedicionária.

E hoje, também, é o aniversário da querida e bela cidade de Águas de Lindóia. Uma cidade que, além do seu clima maravilhoso, da sua paisagem maravilhosa, faz encontros de veículos antigos; um lugar que nós frequentamos muito. Parabéns aos amigos de Águas de Lindóia.

Pois bem, é somente isso. Parabéns a todos. Muito obrigado, Sra. Presidente.

 

A SRA. PRESIDENTE - JANAINA PASCHOAL - PSL - Eu que agradeço.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sra. Presidente. Cumprimentando o querido amigo Ricardo Mellão, que se encontra presente - ele já disse que não fará uso da palavra - eu, então, havendo acordo de lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - JANAINA PASCHOAL - PSL - Muito obrigada. É regimental.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência adita à Ordem do Dia o Projeto de lei no 529, de 2020, vetado parcialmente.

Havendo acordo de lideranças, antes de dar por encerrados os trabalhos, convoco V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia da última quinta-feira, e com o aditamento ora anunciado. Uma boa segunda-feira a todos, boa semana.

Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 47 minutos.

 

* * *