9 DE DEZEMBRO DE 2020

108ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: DOUGLAS GARCIA, ADRIANA BORGO e CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - DOUGLAS GARCIA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CASTELLO BRANCO

Comenta o PR 19/20, que trata da modernização da gestão desta Casa. Questiona o intuito do projeto. Propõe a criação de comissão especial para que o tema seja debatido em maior detalhe. Pede consideração aos argumentos apresentados. Agradece à Presidência pelas orientações em 08/12.

 

3 - CORONEL TELHADA

Parabeniza a cidade de Indaiatuba pelo aniversário. Informa as comemorações do dia. Comenta apreensão de drogas e prisão de criminosos no interior e na Capital, nesta semana. Tece críticas à transferência de policiais militares como punição por envolvimento em confrontos com criminosos. Informa a presença do Capitão Renato, eleito vereador em Registro.

 

4 - PRESIDENTE DOUGLAS GARCIA

Deseja boas-vindas ao vereador Capitão Renato.

 

5 - CORONEL NISHIKAWA

Comenta a aprovação do PL 549/20, que altera os limites do Parque Estadual do Juquery. Esclarece que a Escola Superior de Bombeiros fica nesta área. Agradece ao líder do governo, Carlão Pignatari, por apresentar emenda ao projeto para que não haja interferência na Escola. Discorre sobre arrastão na Cracolândia em 08/12. Defende tratamento compulsório a usuários de drogas. Concorda com o deputado Coronel Telhada quanto às transferências de policiais. Lembra a aprovação do PL 413/19, que autoriza o aproveitamento de agentes aposentados nas atividades administrativas.

 

6 - CASTELLO BRANCO

Informa o encaminhamento do PL 723/20, de autoria do governo estadual, para utilização da marca "São Paulo Para Todos" em atrativos turísticos. Diz estar preocupado com a utilização da marca para promoção pessoal do governador João Doria. Defende a instalação de novos distritos turísticos.

 

7 - ADRIANA BORGO

Assume a Presidência.

 

8 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, informa a determinação do Ministério Público Estadual para publicação do contrato entre o estado de São Paulo e a empresa Sinovac. Critica a existência de cláusulas confidenciais no acordo. Pede por mais transparência.

 

9 - CASTELLO BRANCO

Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

10 - PRESIDENTE ADRIANA BORGO

Defere o pedido e suspende a sessão às 15h.

 

ORDEM DO DIA

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h30min. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de urgência ao PDL 43/20. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovados requerimentos de urgência aos PLs 724, e 725/20; e 657/07. Coloca em votação e declara aprovados requerimentos de urgência ao PLC 36/19; ao PL 708/19; e aos PDLs 22 e 42/20.Coloca em votação e declara aprovado requerimento de alteração da Ordem do Dia. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas nºs 2, 3, 5 e 6, com parecer contrário do congresso de comissões, ao PL 687/20. Suspende a sessão por cinco minutos, por conveniência da ordem, às 16h35min, reabrindo-a às 16h41min.

 

12 - LETICIA AGUIAR

Para comunicação, lamenta o falecimento de Beth Sanches, vítima da Covid-19.

 

13 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, agradece a seus pares a aprovação do requerimento de urgência ao PDL 22/20.

 

14 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Convoca a Comissão de Fiscalização e Controle para reunião extraordinária a ser realizada hoje, às 18 horas e 10 minutos; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior; as Comissões de Educação e Cultura, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Administração Pública e Relações do Trabalho, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior; e as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Administração Pública e Relações do Trabalho, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para reunião conjunta a ser realizada hoje, um minuto após o término da anterior.

 

15 - TEONILIO BARBA LULA

Solicita a suspensão da sessão até as 18 horas e 30 minutos.

 

16 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h46min, reabrindo-a às 18h43min. Convoca sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas.

 

17 - DOUGLAS GARCIA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

18 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 10/12, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Douglas Garcia.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DOUGLAS GARCIA - PTB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e recebe o expediente.

Abrindo a lista dos oradores inscritos no Pequeno Expediente, eu gostaria de chamar para fazer uso da palavra o nobre deputado Itamar Borges. (Pausa.) Nobre deputado Dr. Jorge Lula do Carmo. (Pausa.) Nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Nobre deputado Alex de Madureira. (Pausa.) Nobre deputado Castello Branco. Vossa Excelência tem o tempo regimental de cinco minutos.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Deputado Castello Branco à população de São Paulo neste 9 de dezembro de 2020, 14 horas e 35 minutos. Voltamos hoje ao tema, continuação do debate do Projeto de resolução nº 19, de 2020, que propõe a modernização das ferramentas de gestão da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Hoje, num tom mais conciliador, atendendo às orientações do nobre presidente desta Casa. Assim, nós propomos gentilmente que esta Casa considere os seguintes argumentos. Sugestões de aprovação da reforma. Primeiro, propomos a V. Exa. e aos demais membros diretores da Casa a constituição de uma comissão especial para debater o tema.

Dois, a apresentação do requerimento para formalização da comissão especial. Três, contamos com a aprovação desse requerimento por parte dos demais deputados, incluindo o presidente, e lembrando que estamos abertos ao diálogo e que no momento oportuno faremos outras considerações. E finalmente, apresentaremos sugestões a partir do momento que for criada essa comissão.

Aproveito também a oportunidade para agradecer ontem as orientações que recebi da Presidência da Casa. Ontem foi apontado que o setor responsável pelo processo licitatório é lento e ineficaz.

No entanto, o grande entrave de todo o processo realmente se encontra atualmente na própria SGA, por diversas razões, e o intuito dessa reforma é justamente a modernização da Casa. É saudável, é oportuna e deve ser feita.

A discussão levantada ontem sobre a aquisição de açúcar, por exemplo, nos moldes atuais, segundo os dados da Alesp Digital - esse é um portal aberto, qualquer um pode consultar - do último processo, por exemplo, segue como abaixo.

Então, realmente, para você comprar açúcar demorou não os 300 dias, mas 127 dias. Aliás, 152 dias, dos quais 127 ficaram na SGA. Publicação, edital, pregão, todo um trâmite burocrático que torna lento o processo; realmente, de fato, isso precisa ser corrigido. Ali na SGA, por exemplo, ficam 86 dias.

Em 2012, cabe salientar, foi discutido pela administração da Assembleia Legislativa de São Paulo, naquela época, uma proposta para reestruturação e fortalecimento desta Casa Legislativa.

Para tal finalidade, à época, foi montada, por ocasião de uma decisão da Mesa - na época o presidente era o nobre deputado Barros Munhoz -, uma comissão para elaborar estudos com vistas ao aperfeiçoamento dos trabalhos legislativos.

Foi constituída então uma comissão composta por vários seguidores, e esse trabalho diagnóstico foi concluído no dia 31 de janeiro de 2013. O modelo de reestruturação administrativa precisa ser elaborado com base em estudos conduzidos por uma comissão atual composta pelas mais variáveis nuances da Casa, olhares diferentes para o mesmo objetivo.

O propósito das mudanças, sem dúvida, é reduzir as despesas, mas não reduzir a valorização do servidor. Concordamos que a reforma proposta pela Resolução 19/2020 tem urgência sim, mas não deve ter pressa. Urgência, mas não pressa. Precisamos e esperamos que seja discutido logo no início de 2021 ou o quanto antes para que de forma - a mais inteligente possível - possamos chegar às conclusões e ao merecido resultado que se espera.

Agradeço a atenção de todos e volto na lista suplementar.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUGLAS GARCIA - PTB - Continuando na lista de oradores inscritos no Pequeno Expediente, gostaria de chamar para fazer uso da palavra o nobre deputado Frederico d’Avila. (Pausa.) Nobre deputado Coronel Telhada. Vossa Excelência tem o tempo regimental.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Srs. Deputados, assessores que se encontram acompanhando os deputados nos gabinetes, todos que nos assistem pela Rede Alesp, quero saudar aqui o cabo Jahnke e a cabo Bruna, em nome de quem saúdo a nossa assessoria policial-militar.

Quero iniciar nosso discurso de hoje, dia 9 de dezembro, saudando o município aniversariante, que é o município de Indaiatuba. Um abraço a todos os amigos e amigas de Indaiatuba, que comemora o seu aniversário nesta data, 9 de dezembro.

Hoje, dia 9 de dezembro, também é o Dia da Criança Especial, uma preocupação que nós devemos ter sempre em apoio às famílias com crianças especiais, para que possamos dar qualidade de vida não só a essas crianças, mas às famílias também, para que possam ser felizes nas suas atividades diárias.

E hoje também, dia 9 de dezembro, é o Dia do Alcoólico Recuperado. Um abraço a todos que frequentam ou frequentaram, que participam dos Alcoólicos Anônimos. Uma missão muito importante: recuperar pessoas que se entregaram ao vício do alcoolismo. Parabéns a quem trabalha na recuperação dessas pessoas.

Eu quero também... tem um vídeo de 21 segundos, Machado. Você deixa no ponto, por favor? Uma ocorrência no 23º Batalhão do Interior, eu não tenho o município. Deixa-me ver o município. Só tem o endereço, mas é o 23º BPMI, lá na região de Lorena. Eu servi lá como aspirante. É uma ocorrência com grande quantidade de drogas. Pode colocar, por gentileza, o vídeo, Machado. Não sei se tem som.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Os policiais chegando ao distrito com a carga de drogas apreendidas. Foram apreendidos - somente isso o vídeo? - 4.842 pinos de cocaína, 823 buchas de maconha. Pode colocar? E um revólver calibre 38 com seis munições, maquininha para pesagem.

Enfim, uma bela cana dos policiais do 23º BPMI, região de Lorena, Guaratinguetá, Aparecida do Norte, Cruzeiro, aquela região lá. A Força Tática do 23º BPMI. Parabéns aos policiais por essa bela ocorrência. Eu espero que o Comando, no mínimo, reconheça a ação dos senhores e conceda a Láurea de Mérito Pessoal ou outra homenagem que os senhores merecem. Parabéns.

Também outra ocorrência que temos aqui. Agora sim é a imagem do pessoal chegando ao distrito, que é uma ocorrência da Cavalo de Aço do Pelotão de Trânsito. Pode colocar, por favor? Foi na terça-feira, dia 8.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Policiais militares do trânsito, durante a Operação Cavalo de Aço pela Avenida Gushiken, realizaram a abordagem a um veículo em atitude suspeita. Foram localizados os seguintes materiais: 12 mil pinos de cocaína, 1.200 e frascos de lança-perfume, 2.044 envelopes com craque, 3.305 envelopes com maconha, 1.500 envelopes de haxixe, 30 comprimidos de êxtase e 122 reais em dinheiro.

O criminoso foi conduzido ao 47 DP. Só falta agora sair na audiência de custódia, não é, Coronel Nishikawa? Do jeito que está a coisa aí, é bandido na rua e polícia preso. Parece que o negócio fica invertido.

Falando em polícia preso, eu quero aqui falar com todos os policiais militares, com todos os deputados que nos ouvem nesta data, dia 9 de dezembro de 2020, uma quarta-feira. Chegou ao meu conhecimento uma ocorrência na área do 4º Batalhão. Uma ocorrência muito boa, uma ocorrência maravilhosa, que, ao invés de os policiais serem elogiados, eles foram punidos. Inverteu a coisa.

Eu não entendo o que está acontecendo com a Polícia Militar. Bons policiais, ao invés de serem prestigiados por belas ocorrências, estão sendo punidos. Se você matar um bandido então, pelo amor de Deus. Parece que você matou um santo. Independente de qual for a ocorrência, o policial militar é transferido, tem a sua escala toda alterada. Enfim, é castigado de todas maneiras possíveis, mas essa ocorrência aqui é interessante.

Por volta das cinco horas da manhã, a viatura nº 04107 já estava recolhendo o serviço, ia entregar o serviço, ia passar a guarnição. A caminho do quartel, se deparou com um Volkswagen Polo efetuando roubo pela Rua Catão.

Iniciou o acompanhamento desse carro. O carro fugiu, entrou na área do 13º Batalhão. Continuou a perseguição, quando, próximo ali ao Largo do Paissandu, a viatura tombou devido à velocidade em que vinha, aquela coisa toda. A viatura acabou tombando.

O policial Junior apresentou um ferimento no braço direito. O soldado Marinho, que era o motorista, nada sofreu. Continuou o acompanhamento. Vários batalhões cantando na rede a perseguição quando, na área do 22º, ou seja, aqui na zona sul, na Avenida Interlagos com a Avenida Nossa Senhora de Sabará, a viatura nº 04119, o CGP Lapa, com o sargento Theodomiro, conseguiu abordar o veículo, produto de roubo - ou seja, o carro era roubado -, e efetuar a prisão dos marginais. Recuperou o veículo roubado.

Estavam com um simulacro de arma de fogo. O bandido, um homem, e uma mulher. Um casal de criminosos, ambos menores de idade. A ocorrência foi apresentada no 11º DP. Ou seja, os policiais recuperaram o carro roubado, apreenderam o simulacro, prenderam dois ladrões, se arriscaram perseguindo.

Sabem o que aconteceu? Os policiais que tombaram a viatura na perseguição foram transferidos para o 50º Batalhão, para o fundão da zona sul, e o sargento que prendeu, incólume, esses dois marginais, ao invés de ser elogiado, ele e a equipe dele foram transferidos para o 16º Batalhão.

É uma vergonha o que está acontecendo na Polícia Militar. Bons policiais não estão sendo prestigiados, estão sofrendo punição quando pegam ocorrências bonitas, principalmente se for resistência seguida de morte. Como é que dá para trabalhar desse jeito? Assim fica difícil.

Só para encerrar, Sr. Presidente, eu quero fazer constar que nós estamos recebendo hoje aqui - pediria para que levantasse, por favor - o capitão Renato. O capitão Renato é oficial da Polícia Militar. Ele foi eleito no último pleito agora, de outubro. Ele foi eleito vereador na cidade de Registro, onde ele, com os outros vereadores eleitos, prosseguirá na missão de cuidar daquela cidade.

Então, quero desejar sucesso ao capitão Renato, desejar sucesso na missão a todos e dizer que conte conosco aqui na Assembleia, capitão. Sucesso para o senhor, para sua família. Deus o abençoe nessa nova missão.

Sr. Presidente, muito obrigado. Eu agradeço.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUGLAS GARCIA - PTB - Antes de continuar a lista, eu gostaria de desejar as boas-vindas ao capitão Renato, vereador eleito pela cidade de Registro. Seja muito bem-vindo à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Continuando a lista dos oradores inscritos no Pequeno Expediente, gostaria de chamar para fazer uso da palavra o nobre deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Nobre deputado Major Mecca. (Pausa.) Nobre deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Nobre deputado Coronel Nishikawa. Vossa Excelência tem o tempo regimental.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa tarde a todos. Sr. Presidente, deputados presentes na nossa Alesp, demais funcionários e policiais militares de serviço, hoje vou falar sobre um projeto de lei que foi aprovado na data de ontem.

Fomos procurados pelo comandante dos Bombeiros há algum tempo, preocupado com o destino da Escola Superior de Bombeiros na cidade de Franco da Rocha. O Sr. Governador mandou um projeto de lei à nossa Assembleia, de nº 549/2020, para delimitar a área do Parque do Juquery. A Escola de Bombeiros está situada nesse parque, no Parque do Juquery.

A proposta era desafetar a área, ou seja, que a Escola Superior de Bombeiros permanecesse no local em que funciona ou em que foi iniciada a sua construção desde 1990. Era um terreno invadido, e foi proporcionado ao Corpo de Bombeiros para construir a sua escola. É a maior escola de bombeiros da América Latina.

Estávamos na iminência de perder a escola. Entretanto, nós fizemos um apelo ao Carlão Pignatari, líder do Governo, a quem eu agradeço por ter nos atendido. Era ou foi apresentada uma emenda de lei para que não desafetasse a área.

Ou seja, se não desafetasse a área, o bombeiro iria perder aquela área em que está localizada a Escola Superior de Bombeiros. Então muito obrigado, Carlão Pignatari, ao Governo, por esse projeto de lei.

Ontem nós tivemos uma ocorrência assim, vamos dizer, não foi desastrosa, ainda bem. Marginais, que eu chamo de marginais, assaltando carros ali na Cracolândia, assaltando carros, depredando carros. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal interferiram. Graças a Deus foi tudo em ordem, em princípio.

Eu sempre disse o seguinte: eu fui chefe de gabinete da Subprefeitura da Sé. Passava todos os dias lá para ver os problemas de lá. O que a gente vê é que eles não querem ser tratados. Então eu sempre disse que, se não for compulsório o tratamento desse pessoal viciado, não terá solução, vai ficar eternamente arraigado naquela região, principalmente ali próximo à Sala São Paulo. É um lugar nobre para quem visita a Sala São Paulo, entretanto há um grande risco de ser assaltado ali por causa dos usuários de crack.

Nós também, já foi citado brevemente pelo Coronel Telhada... O que nós estamos notando hoje na Polícia Militar é que quem trabalha está sendo punido. Daqui a uns dias não vai ter mais pessoas capacitadas, gabaritadas para estarem na rua, porque, cada vez que se tira um profissional que é de rua e tem expertise de rua... Vai ser tudo recolhido, vão para a rua aqueles que estão na administração para cobrir aqueles policiais que estão sendo afastados.

Uma outra coisa que eu quero dizer: nós aprovamos um projeto de lei da nossa autoria, o nº 413, que reaproveita profissionais aposentados, eu diria, da Segurança, não é só Polícia Militar, e também com mobilidade reduzida. Qual é o objetivo? Tirar as pessoas de dentro de casa. Ninguém é obrigado a estar lá.

Fizeram tantos comentários dizendo que era um absurdo pôr gente reformada ou da reserva para trabalhar, mas na verdade não é isso. O objetivo é exatamente o contrário, é para tirar a pessoa de depressão. Existem suicídios nesse sentido. Principalmente as pessoas com mobilidade reduzida, que também sofrem o mesmo problema.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUGLAS GARCIA - PTB - Continuando a lista dos oradores inscritos no Pequeno Expediente, eu gostaria de chamar para fazer uso da palavra a nobre deputada Carla Morando. (Pausa.) Nobre deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Nobre deputado Rodrigo Gambale. (Pausa.) Nobre deputado Adalberto Freitas. (Pausa.) Nobre deputado Douglas Garcia. Não fará uso da palavra.

Nobre deputada Janaina Paschoal. (Pausa.) Nobre deputado Ed Thomas. (Pausa.) Nobre deputado Marcos Damasio. (Pausa.)  Nobre deputado Caio França. (Pausa.) Nobre deputado Agente Federal Danilo Balas. (Pausa.) Nobre deputada Adriana Borgo. Não fará uso da palavra. Nobre deputado Carlos Cezar. (Pausa.)  Nobre deputado Maurici. (Pausa.)  Nobre deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) 

Nobre deputado Tenente Nascimento. (Pausa.) Nobre deputado Teonilio Barba Lula. (Pausa.) Nobre deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.)  Nobre deputada Dra. Damaris Moura. (Pausa.) Nobre deputada Marta Costa. (Pausa.) Nobre deputada Professora Bebel Lula. (Pausa.)  Nobre deputada Leticia Aguiar. (Pausa.) Nobre deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor. (Pausa.) 

Entrando na Lista Suplementar, nobre deputado Agente Federal Danilo Balas. (Pausa.) Nobre deputada Márcia Lia. (Pausa.) Nobre deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Nobre deputado Itamar Borges. (Pausa.) Nobre deputado Caio França. (Pausa.) Nobre deputado Douglas Garcia. Não fará uso da palavra. Nobre deputado Edmir Chedid. (Pausa.)

Nobre deputado Castello Branco. Vossa Excelência tem o tempo regimental de cinco minutos.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Lista Suplementar, Pequeno Expediente, Assembleia Legislativa de São Paulo, dia 9 de dezembro de 2020, 15 horas.

Queria registrar, nos anais desta Casa que, na data de hoje, foi encaminhado um projeto de lei do Sr. Governador. É o Projeto de lei no 723, de 2020, sobre a utilização da logomarca “SP Para Todos” nas campanhas de divulgação dos atrativos turísticos do nosso estado de São Paulo.

É claro que somos a favor da divulgação das coisas belas. E são muitas as estâncias turísticas e os locais de atrativos turísticos no estado de São Paulo, que fomentam, assim, o nosso turismo e a criação de cada vez mais novos distritos turísticos, para que se deem condições para a instalação de empreendimentos relacionados com a matriz produtiva turística através de investimentos públicos e privados.

No entanto, o deputado Castello Branco fica muito preocupado para que não seja mais um projeto marqueteiro do nosso governador, especialista nessa área de longa data, para que isso não vire mais uma promoção pessoal, como aconteceu, por exemplo, com o uso da logomarca na sua gestão na Prefeitura, “SP Cidade Linda” ou o “Acelera São Paulo”.

Faço votos de que o presente projeto de lei seja um sucesso, mas que seja eficaz e não mais uma mentira, um engodo ou um aproveitamento para com o marketing barato.

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUGLAS GARCIA - PTB - Continuando a lista dos oradores inscritos no Pequeno Expediente, gostaria de chamar para fazer uso da palavra o nobre deputado Coronel Telhada. (Pausa.)

Encerrando a lista dos oradores inscritos no Pequeno Expediente, convido a nobre deputada Adriana Borgo para assumir a Presidência dos trabalhos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Adriana Borgo.

 

* * *

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Pela ordem, Sra. Presidente, a senhora me permite uma comunicação?

 

A SRA. PRESIDENTE - ADRIANA BORGO - PROS - Deputado Douglas Garcia, é regimental.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigado, Sra. Presidente. Sra. Presidente, na data de hoje, o Ministério Público do Estado de São Paulo emitiu um parecer a respeito de uma ação que eu ajuizei no Tribunal de Justiça.

Na verdade, foi uma ação popular à Fazenda Pública, solicitando à Fazenda do Estado de São Paulo que determine ao governador do estado a publicação do contrato, do acordo feito com a empresa chinesa Sinovac.

É um absurdo, nobre deputado Castello Branco, o governador ter cláusulas confidenciais num contrato milionário feito com a empresa chinesa, feito com seus amigos.

Foi questionado o Ministério Público nessa ação, por parte do Tribunal de Justiça, e o Ministério Público se manifestou de forma favorável ao meu pedido e solicitou também ao Tribunal de Justiça para que determine a publicação imediata desse contrato obscuro, desse contrato… Parece que é uma espécie de contrato clandestino feito entre o governador do estado de São Paulo com essa empresa chinesa.

O que o governador está escondendo da população do estado de São Paulo? O que está por baixo dos tapetes? Nós queremos saber. Nós queremos transparência por parte do governador João Doria. É inadmissível que ele simplesmente trate do dinheiro do cidadão, do pagador de impostos dessa forma. Nós necessitamos de mais transparência.

E, é claro, vendo a publicação deste contrato, se nós encontrarmos algo sendo absurdo, nós entraremos com um processo na Justiça contra o governador João Doria. Nós entraremos com uma representação no Ministério Público contra o governador João Doria, pois ele não pode tratar do serviço público, ele não pode tratar do aparato estatal da forma como bem entender, como melhor lhe convier.

Nós estamos aqui, vamos lutar por transparência no serviço público. Nós vamos lutar para que a população, o dinheiro do povo seja respeitado.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - Veneráveis membros da Assembleia, pedimos a suspensão dos trabalhos do Pequeno Expediente até as 16 horas e 30 minutos.

 

A SRA. PRESIDENTE - ADRIANA BORGO - PROS - É regimental. Estão suspensos os trabalhos, conforme acordo de liderança, até as 16 horas e 30 minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas, a sessão é reaberta às 16 horas e 30 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

                                     

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Há sobre a mesa requerimento de urgência para o Projeto de decreto legislativo 43/2020, com discussão encerrada. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento.

Há sobre a mesa requerimento ao Projeto de lei 724/2020. Em discussão. Não havendo oradores inscritos para discutir, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Há sobre a mesa requerimento de urgência ao Projeto de lei 725/2020. Em discussão. Não havendo oradores inscritos para discutir, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Há sobre a mesa requerimento de urgência ao Projeto de lei 657/2020, com discussão encerrada. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. 

Há sobre a mesa requerimento de urgência ao Projeto de lei Complementar, só retificação, Projeto de lei 657/2007.

Há sobre a mesa requerimento de urgência ao Projeto de lei Complementar 36/2019, com discussão encerrada. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Há sobre a mesa requerimento de urgência ao Projeto de lei 708/2019, com discussão encerrada. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 Há sobre a mesa requerimento de urgência ao Projeto de decreto legislativo 22/2020, com discussão encerrada. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. 

Há sobre a mesa requerimento de urgência ao PDL 42/2020, com discussão encerrada. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. 

Há sobre a mesa requerimento de inversão da Ordem do Dia, para que a matéria constante no Item 2, PL 687/2020, passe a constar como Item 1, renumerando-se os demais itens. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. 

Item 1 - Votação adiada - PL 687/2020.

Em votação as emendas 2, 3, 5 e 6, com parecer contrário do congresso de comissões. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem contrários, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas as emendas. 

Suspensa a sessão por cinco minutos, apenas para a gente organizar aqui a convocação de congressos de comissões. Logo mais retornaremos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 34 minutos, a sessão é a sessão é reaberta às 16 horas e 40 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Hoje, dia 9 de dezembro de 2020, a população da cidade de São José dos Campos amanheceu mais triste. Perdemos uma grande incentivadora da cultura local, vítima do vírus da Covid. Estava na batalha, tentando sobreviver e, infelizmente, nós amanhecemos com essa triste notícia.

Deixo o meu registro, a minha solidariedade, os meus sentimentos à família da Beth Sanches, uma pessoa muito querida na cidade e que por 30 anos trabalho com a parte cultural. Realizou o Festidança em São José dos Campos. Levou um festival de dança nacional e internacional de grande peso, de grande relevância, para a cidade. Ela e a família dela merecem o nosso reconhecimento, pessoas que eu conheço e são do bem.

A gente lamenta muito essa perda para a Cultura da nossa cidade, região e do nosso País. Minhas condolências à família da Beth Sanches, Elisabete Marques Sanches, que, durante 30 anos, promoveu cultura de qualidade e o Festidança na cidade de São José dos Campos.

Obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Eu quero, Sr. Presidente, fazer um agradecimento público a todos os deputados e todas as deputadas que contribuíram para que nós pudéssemos votar agora, alguns minutos atrás, a urgência ao nosso Projeto de decreto legislativo nº 22, que trata da questão de pôr fim a esse confisco que vem assolando, que vem prejudicando os aposentados e pensionistas de todo o estado de São Paulo, que já foram prejudicados com o arrocho salarial, com a falta de reajuste, com a falta de reposição das perdas inflacionárias.

A Assembleia Legislativa deu um passo importante neste momento, fazendo uma reparação. O projeto não foi aprovado ainda, mas a urgência é fundamental para que nós possamos continuar avançando, agora no congresso de comissões e depois aqui, no plenário.

Nós temos que colocar fim a esse crime de lesa-humanidade contra os aposentados e pensionistas, que estão tendo o remédio roubado, a alimentação roubada por conta dessa reforma da Previdência que foi feita e do decreto editado, no meio do ano, pelo governador. Então a Assembleia está dando uma contribuição para fazer essa reparação.

Eu quero agradecer a todos e a todas que contribuíram e vão continuar contribuindo para aprovar o PDL nº 22, de 2020.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 45, § 5º, ambos do Regimento Interno, convoco reunião extraordinária da Comissão de Fiscalização e Controle a realizar-se hoje, às 18 horas e 10 minutos, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de decreto legislativo nº 43, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, um minuto após o término da anterior, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 708, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, um minuto após o término da anterior, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 855, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, um minuto após o término da anterior, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 688, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, um minuto após o término da anterior, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 701, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, um minuto após o término da anterior, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de decreto legislativo nº 22, de 2020.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Havendo acordo entre as lideranças, peço a suspensão dos trabalhos até as 18h30.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É regimental. Consulto os líderes presentes em plenário, se concordam. Havendo concordância, estão suspensos os nossos trabalhos até as 18 horas e 30 minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 46 minutos, a sessão é reaberta às 18 horas e 43 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma sessão extraordinária a realizar-se hoje, dez minutos após o término da presente sessão, ou às 19 horas, caso a sessão não atinja o tempo limite, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: Projeto de decreto legislativo n° 43, de 2020.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente. Havendo acordo de lideranças, com a anuência do meu líder, para pedir o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo anuência do líder Campos Machado, havendo acordo de lideranças, a Presidência dá por levantados os trabalhos. Convoco V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com o remanescente da Ordem do Dia de hoje, lembrando-os ainda da sessão extraordinária a realizar-se hoje às 19 horas.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 18 horas e 44 minutos.

           

* * *