10 DE FEVEREIRO DE 2021

7ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: CORONEL TELHADA, LETICIA AGUIAR e CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CASTELLO BRANCO

Defende o retorno às aulas presenciais. Destaca a importância dos profissionais da Educação. Informa que o Brasil é o País que permaneceu por mais tempo com aulas em ambiente remoto. Enaltece a decisão do secretário estadual da Educação, em relação ao tema.

 

3 - MAJOR MECCA

Denuncia o fechamento de diversos prontos-socorros na Grande São Paulo. Critica contrato aditivo do governo estadual com verbas destinadas à Publicidade. Reprova cortes no Orçamento da Saúde e da Educação. Comenta os 55 mil mortos em decorrência do coronavírus, no estado. Critica o governador João Doria.

 

4 - MURILO FELIX

Comenta reuniões em prol da instalação de Fatec em Limeira. Discorre acerca da necessidade orçamentária para tal fim. Defende a presença de nova empresa em Iracemápolis, para ocupar espaço antes destinado à Mercedes-Benz.

 

5 - CARLOS GIANNAZI

Critica a reabertura das escolas no estado de São Paulo. Menciona a baixa adesão em relação à volta às aulas por parte de pais e alunos. Cita escolas que apresentaram casos de contaminação pelo coronavírus, após o retorno às aulas presenciais. Informa que as universidades públicas de São Paulo optaram por manter o ensino remoto. Manifesta apoio à greve de docentes.

 

6 - LETICIA AGUIAR

Assume a Presidência.

 

7 - CORONEL TELHADA

Menciona as datas comemorativas do dia 10/02. Repudia ataque racista sofrido pelo coronel Evanilson de Souza, em live. Exibe e comenta imagens do Fundo Social de Solidariedade, onde diversos materiais e doações estariam armazenados incorretamente. Denuncia possível desvio de doações destinadas à instituição citada.

 

8 - ADALBERTO FREITAS

Informa visita à Secretária de Segurança Urbana. Exalta os trabalhos da secretária Elza Paulina de Souza. Comenta ida ao Instituto Felipe Matheus, em Poá. Informa que no dia 07/02 foi celebrado o Dia Nacional e Estadual da Luta dos Povos Indígenas.

 

9 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência.

 

10 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, informa a presença, nesta Casa, de Madson Henrique, vereador à Câmara Municipal de Jundiaí.

 

11 - LETICIA AGUIAR

Comenta visita do grupo PDO - Parlamentares em Defesa do Orçamento, ao Fundo Social de Solidariedade, onde diversas irregularidades foram constatadas. Afirma que o governo estadual trata doações com descaso. Informa que é da responsabilidade de Bia Doria, primeira-dama do estado, a gestão do órgão. Comunica que deve denunciar ao Ministério Público.

 

12 - MAJOR MECCA

Critica o governador João Doria pelo Orçamento destinado à Publicidade e Propaganda, em detrimento da Educação e da Saúde. Menciona que protocolara três pedidos de impeachment contra a citada autoridade. Lamenta a aprovação do PL 529/20. Informa que será candidato à Presidência desta Casa. Discorre acerca da insatisfação de policiais militares com o governo estadual.

 

GRANDE EXPEDIENTE

13 - CARLOS GIANNAZI

Pelo art. 82, clama pela posse de mais de 150 funcionários da Educação aprovados em concurso em São José do Rio Preto. Cobra a votação do PDL 22/20, que suspende o decreto que autoriza os descontos nos salários de aposentados que recebem abaixo do teto do INSS. Alerta para o que considerou sabotagem ao texto por deputados da base do Governo. Critica a aprovação da reforma da Previdência nesta Casa.

 

14 - SARGENTO NERI

Para comunicação, comenta a visita do grupo PDO ao Fundo Social de Solidariedade. Parabeniza a prefeita de Bauru pela atuação durante a pandemia. Defende a reabertura do comércio. Lembra voto contrário à antecipação do feriado de 9 de Julho, em 2020.

 

15 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, informa a continuidade das aulas à distância das universidades públicas e particulares de São Paulo, após aumento de casos de Covid-19 no estado. Defende a medida. Rebate discursos de deputados a favor do retorno às aulas presenciais. Exibe vídeo de matéria sobre suspensão de aulas em Campinas, após contaminação de alunos e funcionários em escolas.

 

16 - CARLOS GIANNAZI

Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

17 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Defere o pedido e suspende a sessão às 15h44min.

 

ORDEM DO DIA

18 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Reabre a sessão às 16h37min.

 

19 - PAULO LULA FIORILO

Solicita a prorrogação da sessão por 1 hora.

 

20 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Coloca em votação e declara aprovado o requerimento, do deputado Paulo Lula Fiorilo, de prorrogação da sessão por 01 hora.

 

21 - PAULO LULA FIORILO

Solicita a suspensão da sessão até as 19 horas e 45 minutos, por acordo de lideranças.

 

22 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anota o pedido. Convoca os Srs. Deputados para reuniões conjuntas das Comissões de: Administração Pública e Relações do Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 02 minutos; Constituição, Justiça e Redação; e Atividades Econômicas, a realizar-se hoje, às 19 horas e 04 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Saúde e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 06 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 08 minutos; Defesa dos Direitos do Consumidor; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 10 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 12 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Saúde e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 14 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Educação e Cultura e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 16 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Saúde e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 18 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Saúde e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 20 minutos; Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 22 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Educação e Cultura e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 24 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Defesa dos Direitos das Mulheres; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 26 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 28 minutos; Constituição, Justiça e Redação; Educação e Cultura; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 30 minutos; e Constituição, Justiça e Redação; Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 34 minutos. Convoca os Srs. Deputados para uma reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 36 minutos; e para reuniões conjuntas das Comissões de: Constituição, Justiça e Redação; Transportes e Comunicação e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 38 minutos; e Constituição, Justiça e Redação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 40 minutos. Questiona se as lideranças concordam com a suspensão solicitada pelo deputado Paulo Lula Fiorilo. Defere o pedido do deputado Paulo Lula Fiorilo e suspende a sessão até as 19 horas e 45 minutos, às 16h46min; reabrindo-a às 19h51min.

 

23 - CARLA MORANDO

Solicita a prorrogação da sessão por mais 10 minutos.

 

24 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Coloca em votação e declara aprovado o requerimento, da deputada Carla Morando, de prorrogação da sessão por 10 minutos.

 

25 - CARLA MORANDO

Solicita a suspensão da sessão até as 20 horas e 05 minutos, por acordo de lideranças.

 

26 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h52min; reabrindo-a às 20h05min.

 

27 - MONICA DA MANDATA ATIVISTA

Solicita a prorrogação da sessão por mais 05 minutos.

 

28 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Coloca em votação e declara aprovado o requerimento, da deputada Monica da Mandata Ativista, de prorrogação da sessão por 05 minutos.

 

29 - MONICA DA MANDATA ATIVISTA

Solicita a suspensão da sessão até as 20 horas e 08 minutos, por acordo de lideranças.

 

30 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 20h06min; reabrindo-a às 20h11min. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a realizar-se hoje, dez minutos após o término desta sessão.

 

31 - DOUGLAS GARCIA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

32 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, a realizar-se hoje, às 20 horas e 21 minutos. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e recebe o expediente.

Hoje, dia dez de fevereiro de 2021, é uma quarta-feira. Iniciamos o Pequeno Expediente. Nós temos os seguintes deputados inscritos: o primeiro deputado é o deputado Gil Diniz. (Pausa.) Posteriormente, o deputado Castello Branco. Deputado Castello Branco, V. Exa. tem o tempo regimental.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Presente no plenário mais uma vez para defender a abertura das escolas. Estamos aqui hoje representando uma enorme associação de mães que nos procurou hoje; mais de 150 mil famílias que clamam pela abertura das escolas. Indignadas, revoltadas por um imbróglio que está envolvendo as crianças.

Nós defendemos a Educação. Nós defendemos as crianças e entendemos que nada pode estar acima da Educação desta geração. Nós consideramos a Educação um serviço essencial, assim como hospitais, assim como alimentos, assim como Forças Armadas. A Educação talvez seja o mais nobre de todos os ideais de uma Nação e nenhuma criança pode ficar fora da escola por qualquer que seja a sua justificativa.

Essas mães passaram um longo período conosco analisando todos os pontos de vista e inclusive entendendo a posição de alguns professores e de algumas associações de maneira muito educada, mas vendo que as grandes prejudicadas de toda essa história são as crianças.

Gostaríamos aqui também de elogiar mais uma vez a categoria dos professores de uma maneira geral, que eu considero a profissão mais importante deste País, sem dúvida, e as escolas como estrutura, mas enaltecendo neste momento aqueles profissionais da Educação que são agora favoráveis à abertura das escolas e que, graças a Deus, nos parece que são a maioria.

Uma maioria de professores que entende que tomadas as devidas precauções, que tomadas as medidas cautelares sanitárias, a gente deva retomar a abertura das escolas. Nós apresentamos aqui num outro dia um estudo técnico; amanhã voltarei ao plenário. O Brasil já lidera o ranking mundial de número de dias com as escolas fechadas. Infelizmente, não é bom.

Portanto, estamos nos mobilizando em larga escala para que a sociedade faça prevalecer o seu direito de colocar os seus filhos na escola, de ter as escolas abertas. As escolas particulares são um caso; as escolas públicas são outro. O ensino municipal é um; o ensino estadual é outro. E repito: as escolas privadas são outro.

Porém, nós entendemos que as crianças são uma só, independente da sua classe social, independente do seu poder aquisitivo ou independente se estudam numa escola pública ou privada, elas têm que ter o direito a estudar. Nesse sentido, nos parece claro que neste caso específico o nosso secretário estadual de Educação, Sr. Rossieli, tem tomado a iniciativa correta.

Nós temos sido críticos ao Governo do Estado de São Paulo na maioria das suas posições, mas nesse caso nós temos que entender que o secretário estadual de Educação, Sr. Rossieli, tem envidado esforços no sentido de abrir as escolas.

Eu sempre brinco que não gostaria de estar no lugar dele, porque é uma tarefa desafiadora, com pontos de vista muito antagônicos, mas ele neste caso está acertando e aqui a minha moção de aplauso, o meu parecer positivo, o meu elogio a sua gestão no sentido de que as escolas abram.

Crianças acima de tudo, a escola acima de todos. Juntos somos mais fortes e somos um só pela melhor Educação do Brasil. Que São Paulo dê o exemplo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, deputado Castello Branco. O próximo deputado é o deputado Itamar Borges. (Pausa.) Deputado Maurici. (Pausa.) Deputado Delegado Olim. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Alex de Madureira. (Pausa.)

Deputada Adriana Borgo. (Pausa.) Deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Deputado Dr. Jorge Lula do Carmo. (Pausa.) Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Deputado Major Mecca, fará uso da palavra? Vossa Excelência tem o tempo regimental.

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, todos nós estamos acompanhando a dificuldade e os problemas que o povo de São Paulo está passando na periferia da nossa cidade e nos municípios circunvizinhos, a Grande São Paulo, com os problemas de fechamento de vários prontos-socorros.

Na data de hoje, nós temos os prontos-socorros do Santa Marcelina de Itaim Paulista fechado, nós temos o pronto-socorro de Santa Marcelina de Itaquaquecetuba fechado, o pronto-socorro do Hospital Geral de Guaianazes fechado.

Ou seja, está um caos em toda a cidade, principalmente na zona leste, onde estivemos e estamos acompanhando esse problema, como estivemos no Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Diante de todo esse problema na Saúde, problemas que foram citados aqui na Educação, na Segurança Pública, nós nos deparamos com as seguintes medidas do governo do estado de São Paulo, do Sr. governador João Doria, olhem só.

Eu havia falado do empenho de 100 milhões de reais em uma licitação, onde as cartas serão abertas no dia 18 de março; eu trago aqui, ao conhecimento de todos os senhores, mais um contrato aditivo do Governo do Estado de São Paulo.

Olhem só, prontos-socorros estão sendo fechados, deputado Castello Branco, na cidade de São Paulo e nos municípios. Prontos-socorros sendo fechados e o nosso Sr. governador no mês de dezembro assinou, no dia 18 de dezembro, um termo aditivo para um contrato de publicidade e propaganda de 90 milhões de reais. Está aqui, por gentileza, qual que é a câmera? (Pausa.) É essa câmera aqui? Acerta aqui, por favor.

Diário Oficial publicou agora em janeiro, que na última semana de dezembro o Sr. governador assinou mais um termo aditivo para fazer propaganda, deputado Giannazi, mais 90 milhões. Ele fez isso em dezembro agora de 2020. Dentro desse termo aditivo, para compor esses 90 milhões para ele gastar com publicidade, ele retirou da Secretaria de Educação, deputado, 19 milhões 990 mil. Ora, será que os nossos professores, as nossas escolas não estão necessitando de recursos no estado de São Paulo?

Está aqui, da Secretaria de Educação, mais de 19 milhões. Da Secretaria de Saúde foi enviado para esse aditivo no mês de dezembro 21 milhões; 21 milhões saíram do orçamento da Saúde em dezembro e foram compor esse termo aditivo para publicidade e propaganda.

Então, está aqui a forma como o Sr. João Doria e a sua equipe vêm conduzindo o estado de São Paulo: retirando dinheiro da pasta da Educação, retira dinheiro da pasta da Saúde, retira da Segurança Pública para prestigiar as suas ações de marketing, as suas ações de publicidade.

Nós deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo não podemos deixar de apurar esse envio de recurso para trabalhar a sua imagem pessoal com vistas e almejando as eleições de 2022. Isso precisa ser apurado e o Sr. governador do estado de São Paulo tem que ser devidamente responsabilizado porque isso é criminoso.

São Paulo hoje passa de 55 mil mortos pelo coronavírus e olha que São Paulo...

Não pensem os senhores que pararam de morrer pessoas por outras enfermidades. Ainda morre gente de câncer, AVC, infarto e daí por diante e o dinheiro que o cidadão paga de imposto sendo desviado para publicidade e propaganda... Valha-me Deus. Nós precisamos adotar uma providência nesta Assembleia Legislativa em relação a esses desmandos.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado. Próximo deputado, deputado Murilo Felix. Vossa Excelência tem o tempo regimental.

 

O SR. MURILO FELIX - PODE - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa tarde, parlamentares. Boa tarde, presidente da Assembleia Legislativa, todos os presentes. Eu vim aqui fazer algumas menções importantes em relação ao município de Limeira.

Ontem eu estive no Palácio dos Bandeirantes, fui muito bem recebido pelas autoridades. No Palácio, conversei também com o vice-governador Rodrigo Garcia e tive uma conversa muito produtiva com o secretário Vinholi. Nós conversamos sobre a Fatec de Limeira, que é um projeto antigo, é um desejo da população de Limeira.

É uma cidade que merece ter a Fatec justamente por todo o investimento econômico e as empresas e indústrias que nós temos na cidade e temos que pensar sempre na mão de obra.

Nós estamos passando por um momento muito difícil, que é a pandemia do coronavírus, mas temos a vacina chegando e eventualmente, ainda neste ano, teremos um momento muito positivo na economia; estamos com boas expectativas de que isso aconteça.

E esse investimento da Fatec é fundamental para preparar as pessoas para o mercado de trabalho, para preparar a cidade para a vinda de outras empresas e, também, para a mão de obra das empresas que estão ali.

Então, nós tivemos essa conversa muito produtiva. É um assunto que eu já venho tratando junto ao prefeito municipal de Limeira, o Mario Botion, que me recebeu muito bem e que também tem essa preocupação. Ele já adiantou que há um prédio que pode ser reutilizado, um prédio que pode receber um investimento e ser adaptado para receber a Fatec.

Há um questionamento se há uns dois prédios que estão sendo ainda analisados, mas o próprio prefeito Mario Botion me adiantou que o investimento necessário é de um milhão e 200 mil reais, em mais ou menos esse investimento, para que a gente consiga ter uma Fatec em Limeira.

Então, eu conversei com o Vinholi e ele propôs que o governo do Estado auxilie com parte desse recurso e, se for necessário, eu também, como deputado estadual, estarei encaminhando uma emenda para complementar esse recurso.

Ou seja: esse sonho da Fatec em Limeira poderá se tornar realidade ainda neste ano, em uma parceria entre o governo do Estado, o deputado estadual Murilo Felix e a Prefeitura de Limeira, através da gestão do prefeito Mario Botion.

Então, nós estamos unindo forças, e quero aqui trazer essa informação para vocês. Nós estamos agora aguardando um ofício da Prefeitura de Limeira com o levantamento do orçamento necessário, mas tenho certeza de que isso será feito o quanto antes e, muito em breve - em 2021 ou no ano que vem -, nós poderemos ter esse sonho realizado para as pessoas que moram em Limeira.

Um outro assunto importante também. Agora, um assunto importante em relação à Iracemápolis. Conversei com a prefeita Nelita e ela foi muito receptiva. Estamos atuando na linha de frente para que possamos resolver o caso Mercedes.

Conversei também com o Cintra, assessor do nosso deputado federal Miguel Lombardi, unindo forças para que a gente consiga trazer uma nova empresa nessa área onde ficava a Mercedes.

A Mercedes saiu de Iracemápolis, mas existe uma área industrial ali importante que pode ser muito bem reutilizada. E nessa reunião com a Investe São Paulo, nós tratamos de possíveis empresas que possam investir ali.

É claro que haverá a necessidade de um auxílio de um deputado estadual para que isso seja viabilizado, também de um deputado federal, Miguel Lombardi, que já se adiantou querendo auxiliar nesse sentido, e da prefeita Nelita.

Então, nós faremos mais uma reunião sobre esse assunto para que nós possamos alinhar o que é necessário que seja feito para que possamos trazer uma empresa. Essa reunião irá acontecer nesta semana ou na semana que vem, mas já sabemos que há empresas interessadas neste investimento. E estamos aqui na linha de frente atuando por todos que moram em Iracemápolis.

Obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, Sr. Deputado. Próximo deputado, deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi, V. Exa. tem o tempo regimental.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectador da TV Assembleia.

Sr. Presidente, o governo Doria parece que aderiu mesmo, agora, ao terraplanismo, ao negacionismo científico e aderiu de vez à necropolítica da morte, implantando a necropolítica da morte no estado de São Paulo com essa determinação criminosa de reabertura das escolas públicas e privadas do nosso estado.

Eu estou recebendo, Sr. Presidente... O meu mandato está nas escolas de todo o estado de São Paulo, nós estamos fazendo o mapeamento, e a situação é grave já desde a semana passada, quando houve a obrigatoriedade - também criminosa, uma orientação do governo - de que o planejamento dos professores fosse de forma presencial.

Ou seja, o governo Doria arrastou milhares de professores de uma forma desnecessária para as escolas estaduais, movimentando milhares de pessoas em todo o estado. E, com isso, movimentando, logicamente, o coronavírus.

E agora ele reabriu as escolas, o que está sendo um verdadeiro fracasso, porque os pais não estão enviando os seus filhos para as escolas. Os pais não confiam na orientação do governo Doria - até porque o pai tem que assinar um termo de compromisso. O Estado não se responsabiliza pela contaminação e pela morte das pessoas e, sobretudo, dos filhos, dos alunos.

Então, os pais assinam um termo de responsabilidade. A mensagem que o Estado está passando é: “Ó, pai, nós não vamos nos responsabilizar. Se o seu filho adoecer, se ele contaminar a sua família, a responsabilidade é sua”. Olha que absurdo. É isso que o Estado está fazendo. O fato é que, na semana passada, nós já tivemos vários casos de contaminação.

E hoje, já com os poucos alunos que estão frequentando a rede estadual, nós tivemos o aumento dos casos de contaminação. Quero citar aqui alguns exemplos de algumas escolas que os deputados podem, depois, confirmar, e a secretaria da Educação está escondendo, ameaçando os professores, censurando as informações...

Olha, a Escola Estadual Café Filho, no Campo Limpo; a Escola Estadual Maria Juvenal Homem de Melo, na região do Grajaú; Evandro Cavalcanti Lins e Silva, também na região do Grajaú; Escola Estadual Benedito Albuquerque, na região de Parelheiros; Escola Estadual Leda Guimarães, também em Parelheiros.

Escola Estadual Antonio Pereira Lima, também em Parelheiros; Escola Maria Lurdes Sinisgalli, na mesma região, Parelheiros; Escola Estadual Dom Duarte, que fica na região do Socorro; Escola Estadual Itiro Muto, que fica na região do Jardim Primavera; e Escola Estadual Professor Victor dos Santos Cunha, que fica na Vila Sabrina.

Dessas que eu citei - tem outras -, só duas suspenderam as aulas, porque foram responsáveis e suspenderam imediatamente a partir do momento em que houve a contaminação de professores e alunos - está certo, a diretora suspende porque ela é responsável, não vai ter aula, não tem a mínima condição -, que é a escola Evandro Cavalcanti Lins e Silva, que eu fui visitar pessoalmente, e a Escola Estadual Professor Victor dos Santos Cunha, na Vila Sabrina.

Essas duas suspenderam. As outras escolas foram orientadas a não suspender as aulas. Eles afastam o professor que está contaminado, e a vida segue. As pessoas são entregues ao corredor da morte, sem testagem e sem nada. Não há orientação, Sr. Presidente.

Não há orientação e há uma tentativa da secretaria de esconder esses números. Isso eu estou falando porque recebi hoje, todos os dias nós estamos recebendo informações de escolas com pessoas contaminadas. E a orientação é essa, é abafar o caso.

Então, por isso que nós estamos dizendo que não é possível a volta às aulas e que apoiamos a greve sanitária dos professores da rede estadual, como também apoiamos a greve sanitária que será feita pela rede municipal de São Paulo.

Para confirmar o que eu estou dizendo, Sr. Presidente, saiu uma matéria agora, que é importante que todos saibam. Olha só, saiu agora: “Universidades de São Paulo decidem por manter aulas à distância”. A USP, a Unesp, todas as nossas universidades públicas do estado de São Paulo, e as privadas também, vão manter exatamente as aulas no sistema remoto, à distância.

Só para concluir, olha o que diz a Unesp, a reitoria da Unesp: “Estamos trabalhando com muita cautela, priorizando a saúde e a vida das pessoas”. Ou seja, é a universidade pública do estado de São Paulo preservando a vida de seus alunos e de toda a sua comunidade acadêmica.

Em contraposição, o negacionista, o terraplanista do Doria, juntamente com o seu secretário Rossieli Weintraub, dá orientação empurrando todos os professores, servidores da Educação e toda a comunidade escolar para o corredor da morte.

Então, por isso que nós conclamamos e pedimos para que os pais não enviem seus filhos para as escolas. E todo o apoio aos profissionais da Educação que estão se recusando a fortalecer esse genocídio da Educação.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, deputado. Próximo deputado, deputado Luiz Fernando. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. (Pausa.) Deputado Tenente Nascimento. (Pausa.) Deputado Caio França. (Pausa.) Deputado Agente Federal Danilo Balas. (Pausa.) Solicito que a deputada Leticia Aguiar assuma, por gentileza, a Presidência dos trabalhos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Leticia Aguiar.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - LETICIA AGUIAR - PSL - Seguindo a ordem dos oradores inscritos, Coronel Telhada. O senhor tem a palavra pelo tempo regimental.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sra. Presidente, deputados aqui presentes, todos que nos assistem pela rede Alesp, quero saudar, na figura do cabo Ferreira e do soldado Arthur, a nossa assessoria policial militar, assim como saudar a senhora da manutenção aqui presente.

Hoje é dia dez de fevereiro, hoje é dia do atleta profissional. Parabéns a todos que se dedicam aos esportes, de uma maneira séria, de uma maneira correta. Lembrando só, para quem não sabe, nós tivemos uma ocorrência dia nove, ontem, portanto. A Polícia Militar acabou encontrando as medalhas que foram roubadas da casa do ginasta Arthur Mori. As medalhas dele foram...

Vagabundo é um bicho tão maldito que ele entra na casa dos outros. Primeiro, já é maldito porque ele entra na casa dos outros. Segundo porque rouba as coisas da pessoa. Roubaram a medalha do medalhista olímpico.

A casa foi roubada no bairro da Lapa e a polícia encontrou mais de 15 medalhas em uma lixeira no Jardim Adalgisa, em Osasco. Então, parabéns aos atletas hoje e parabéns, mais uma vez, à nossa Polícia Militar.

Falando em Polícia Militar, quero saudar aqui a figura do coronel Evanilson de Souza. Coronel Evanilson de Souza é o comandante do 11º Batalhão. Ele, fazendo uma live, foi vítima de ataques racistas. Por ser negro, ele foi vítima de ataque racista. Então, a minha solidariedade ao coronel Evanilson de Souza, comandante do 11º Batalhão, na área central de São Paulo.

Uma pessoa que tem trabalhado muito nessa área do racismo, porque, como negro, ele sente na pele a canalhice das pessoas, porque isso é canalhice, não tem outro termo para se falar de um cara que é racista, que é preconceituoso. Ele estava na live e a pessoa começou a ofendê-lo. Então, Evanilson, vá firme na missão. Conte com a gente por aqui. Parabéns.

Eu quero também cumprimentar uma seguidora minha na rede social, a Eliana Freitas. Ontem, na minha live, eu pedi que quem tivesse coisa para a gente falar no Pequeno Expediente mandasse para a gente e ela me mandou essa matéria pedindo que eu falasse nisso. Está falado aqui, Eliana Freitas, defendendo o nosso tenente-coronel Evanilson de Souza contra esses ataques racistas que ele sofreu ontem na live. Ele tem 50 anos de idade e comanda o 11º Batalhão.

Pois bem, PDO. Hoje é dia dez de fevereiro, PDO esteve em ação novamente. Nós recebemos uma denúncia relacionada ao Fundo de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, de que fizeram um edital e gastaram 320 mil reais logo no início da pandemia, no dia 18 de março de 2020.

Era um edital que poderia ter sido sustado, até pela situação de pandemia, mas não. Esse edital prosseguiu, foram gastos 320 mil reais em máquinas de costura para cursos que não estavam ocorrendo. Ou seja, estão suspensos os cursos há muito tempo, pelo o que eu soube, no governo Doria.

O Fundo de Solidariedade está abandonado. E quem fala é este deputado, que esteve presente. Eu estive lá com o deputado Sargento Neri e o deputado Marcio Nakashima. Nós estivemos lá representando o grupo dos Parlamentares em Defesa do Orçamento, PDO, e constatamos.

Primeira foto, por favor. Esse local é onde se faziam as formaturas dos cursos, é um pátio interno dentro do prédio no Parque da Água Branca. Olha só o abandono, o desleixo com o material do Estado. As máquinas estão ali, acima do vídeo, o resto é tudo doação.

Põe mais, por favor. A próxima. Essa, olha só, coberto com saco de lixo. O local tem um teto de vidro, está mal conservado o teto, cai água dentro. Esse produto está estragando devido à água que está caindo em cima dele, apesar dos sacos de lixo.

Isso aí é face shield, aquelas máscaras que são de plástico, que eram para ser usadas em hospitais, em UTIs, mas estão aí, jogadas no chão. Jogadas no chão as máscaras face shield e tudo mais.

Próxima. Aí, uma das máquinas que nós verificamos que está lá, simplesmente abandonada.

Nós gravamos um vídeo ao vivo, uma live ao vivo. Uma hora de gravação. Para depois não falarem que nós estamos inventando, como falaram da última vez. Novamente, equipamento abandonado, com linha, para vocês verem. Olha aí. Isso é papel higiênico. Tudo doação. Tudo doação, estragando lá, apodrecendo ao tempo. Próximo. Isso aí são absorventes íntimos. Caixas e mais caixas.

O que mais? Isso aí é doação da campanha de inverno do ano passado. Material, sapato, roupa, tudo. Volta aquela lá, por favor, Machado. Tudo material de doação. Você, que doou material para a campanha de inverno do governo de São Paulo, onde está! Volta lá na foto, por favor. Parece que o pessoal está com medo de mostrar. Mostra aí, gente. Olha onde está o material da campanha de inverno: abandonado. Caixas e mais caixas.

O que mais? Vamos lá, próximo. Aí, ó: material, novamente. Máscaras, roupas. Enfim, um absurdo. Tem mais? Isso aí é material do patrimônio histórico do estado de São Paulo, abandonado no local. Porque deveria estar sendo preservado.

Deveria estar num museu. Quanta gente está precisando de material para o quartel! Quantos quarteis temos sem equipamento! Está aí: material amontoado dentro de uma sala, pegando pó.

O que mais? É isso aí. Então, gente, nós estivemos lá. Fizemos uma live de uma hora, ao vivo, para depois o governador não vir falar que é fake news, que nós invadimos, que nós somos brutos, que nós somos mal-educados. Está lá ao vivo. Não apareceu ninguém para conversar com a gente. Os funcionários, com toda a razão, fugiam.

Nós acabamos não tendo nenhuma resposta. Sem dizer que nós recebemos denúncias de que as cestas básicas, que estão recebendo, estão sendo desviadas para uma única instituição, chamada Cufa, Central Única das Favelas, com o interesse de alguns vereadores e pessoas do governo, que já estão fazendo campanha política usando cestas básicas doadas para o governo.

Nós também recebemos informação que algumas cestas básicas estão indo para uma casa particular num condomínio de luxo lá em Cotia. Ou seja: material recebido em doação para o Estado está indo para uma casa particular. Por quê?

Nós vamos encaminhar tudo isso para o Ministério Público.

Também recebemos a informação que no local está acontecendo a mesma coisa que aconteceu na Furp, que aconteceu no Oncocentro. Eles estão abandonando o local, deixando o local degradado, para fazer especulação imobiliária, para vender. Eles querem vender.

Eu não soube, não tenho essa informação confirmada. Mas nós vamos colocar isso no nosso documento para o Ministério Público: que eles querem passar o local para o Sebrae, para se fazerem cursos. Ou seja, a obrigação do Estado, que é fazer cursos, quer passar para o Sebrae.

Por quê? E fazer do parque ... O parque já é do povo. Aliás, é terrível o estado de conservação dos prédios, abandonados, vergonhoso. Estão desmontando os auditórios. Salas e mais salas abandonadas. É terrível.

O Fundo de Solidariedade - que eu saiba, a menos que eu esteja enganado - é de responsabilidade da mulher do governador, dona Bia Doria. Ouvi falar que ela não gosta de pobre. Eu não acredito nisso, eu não acredito nisso. Acho que é besteira isso. Mas que está um descaso total lá, está. Nós fomos lá.

Quero parabenizar a todos os deputados do PDO. Não só o Sargento Neri e o Marcio Nakashima. Mas quero parabenizar os que estão aí dando apoio, trabalhando conosco, e farão essa comunicação conosco: a deputada Leticia Aguiar, a deputada Adriana Borgo, o deputado Conte Lopes, o deputado Tenente Coimbra, o deputado Coronel Nishikawa, a querida deputada Edna Macedo e o amigo deputado Agente Federal Danilo Balas.

Nós estamos no grupo PDO, trabalhando em prol da população de São Paulo. Já estou falando com o Giannazi. Vamos começar a ir para as escolas também. Porque o Giannazi tem mostrado muita coisa de denúncia de escolas abandonadas. E o PDO vai começar a ir em escolas também. Ou seja: vamos retomar as atividades, porque o negócio continua largado.

Muito obrigado, Sra. Presidente.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETICIA AGUIAR - PSL - Obrigada, Sr. Deputado. Seguindo a ordem dos oradores inscritos. Deputado Marcos Damasio. (Pausa.) Deputada Professora Bebel. (Pausa.) Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Deputado Coronel Nishikawa. (Pausa.) Deputado Teonilio Barba. (Pausa.) Deputado Adalberto Freitas. O senhor tem o tempo regimental para o uso da palavra.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Boa tarde, presidente. Boa tarde à Mesa. Boa tarde ao pessoal que está nos assistindo em casa, ao pessoal da segurança, ao pessoal que está ajudando na limpeza, também, aos jornalistas que estão aqui e ao pessoal da técnica que, também, está aqui nos ajudando.

Dou um alô para o deputado Giannazi, que está aqui; Major Mecca, que está aqui também; e aos demais deputados e deputadas que não estão aqui, mas estão nos assistindo.

Quero deixar registrada aqui na Assembleia, uma visita que fiz, no dia 2 de fevereiro, à Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Estive na Secretaria, conversando com a secretária da pasta, que é a senhora Elza Paulina de Souza, que é companheira e parceira de longa data.

Na ocasião, tive a oportunidade de parabenizá-la pelo excelente trabalho que vem realizando. E pudemos debater questões pertinentes à secretaria. Em novembro de 2019, realizamos na Alesp uma cerimônia em homenagem à senhora Elza, que, na ocasião, era comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana.

Obviamente eu tenho acompanhado o trabalho da Guarda de muitos anos, muito tempo. Parabenizo a todos os integrantes da Guarda Civil Metropolitana, como a todos também da Polícia Militar, da Polícia Civil. Temos as imagens aí? Na época era comandante Elza. Hoje ela é a secretária.

Vereador Ricardo Nunes, meu amigo, que agora é vice-prefeito de São Paulo. E todo o pessoal que esteve presente na Assembleia Legislativa. A senhora tem uma trajetória de vida brilhante. Tenho honra e orgulho de ser amigo dela.

Quero registrar, também, que em 4 de fevereiro, tive uma visita no Instituto Felipe Matheus, na cidade de Poá, na Vila Júlia. Participei de um almoço oferecido pelo Instituto.

A atividade contou, também, com a presença da prefeita da cidade, Marcia Bin, e do vice-prefeito, Geraldo Oliveira. Além da vereadora Patrícia Bin, que é da Secretaria da Ação Social, Patrícia Batista, dos fundadores do instituto, e a Sra. Neide e o Sr. Luciano, que são meus amigos de longa data também.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

Desde 2018, a instituição faz um trabalho maravilhoso em Poá, em prol das pessoas com deficiência, que é uma das bandeiras do nosso mandato. A Sra. Neide, que é presidente da associação, não mede e nunca mediu esforços para atender cada demanda recebida nas questões de pessoas com deficiência, que são os PCDs. O Felipe Matheus é filho da Sra. Neide e do Sr. Luciano; ele tem paralisia cerebral, motivo que incentivou seus pais a iniciar esse lindo trabalho na cidade de Poá.

Aqui é a prefeita; aqui, com o pessoal também, os fundadores da associação. O Felipe Matheus é esse jovem que estava ali na cadeira de rodas; esse que está na cadeira de rodas deu o incentivo à mãe dele a montar esse instituto que cuida das pessoas com deficiência. Um grande abraço a toda a cidade de Poá, à prefeita de Poá e a todos os munícipes. Tenho uma adoração por essa cidade.

Quero deixar registrado aqui, também, como tenho uma descendência indígena, que agora, no último dia sete de fevereiro, foi o Dia Nacional e Estadual de Lutas dos Povos Indígenas.

Quero fazer uma alusão a essa data. Sete de fevereiro, no Brasil, em São Paulo, foi escolhido para simbolizar a luta dos povos indígenas, homenageando a figura histórica de Sepé Tiaraju, herói que tomou contornos de lenda por conta da bravura com que lutou durante a resistência guarani em defesa do seu território.

Sepé era índio guarani, os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul, e nasceu na missão jesuíta de São Luiz Gonzaga, no ano de mil setecentos e vinte e dois. Essa missão, em conjunto com outras seis, passou para a história com o nome de Missões, sob a liderança religiosa dos jesuítas, e constituiu uma República dos Guaranis, formada por cidades, cada qual com uma população entre cinco a 10 mil pessoas, construídas dentro do território que a Espanha considerava seu império.

Sepé Tiaraju cresceu e desenvolveu-se dentro dessa comunidade histórica, destacando-se nos estudos humanistas e científicos. Foi eleito prefeito da sua cidade, São Miguel Arcanjo, através do voto do seu povo.

No ano de 1750, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Madri, que previa que Portugal, em troca de uma fortaleza cedida - só para terminar, presidente - à Espanha, passaria a ser o novo proprietário dos Sete Povos que construíam as missões. E, portanto, os índios guaranis deveriam abandonar suas terras e lavouras em prol de Portugal.

As populações das missões não aceitaram a transferência e decidiram organizar a resistência, enquanto Portugal e Espanha uniram seus dois exércitos na altura do Rio Pardo para marchar sobre elas.

Sepé Tiaraju, à frente de 1.500 índios, marchou para combater os invasores que pretendiam destruir a pátria guarani. Apesar da bravura dos índios combatentes, no dia sete de fevereiro de 1756, em um confronto de guerrilha, Sepé tombou com um tiro de pistola na cabeça.

Três dias depois, seus companheiros guaranis conseguiram resgatar o seu cadáver e o sepultaram com as honras que merecia. Então, sete de fevereiro, o dia Dia Nacional e Estadual de Lutas dos Povos Indígenas, que é uma tradição extremamente importante para o nosso País.

Muito obrigado, presidente. Obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sr. Deputado. Próximo deputado é o deputado Frederico d'Avila. (Pausa.) Deputada Valeria Bolsonaro. (Pausa.) Deputado Dirceu Dalben. (Pausa.) Deputada Marta Costa. (Pausa.)

Pela Lista Suplementar, deputado Itamar Borges. (Pausa.) Deputado Sergio Victor. (Pausa.) Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Deputado Delegado Olim. (Pausa.) Deputado Caio França. (Pausa.) Deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Deputada Carla Morando. (Pausa.) Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Deputado Rodrigo Gambale. (Pausa.) Deputado Coronel Telhada. Já fiz uso da palavra. Deputada Leticia Aguiar. Vossa Excelência tem o tempo regimental.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente. Vossa Excelência me permite uma comunicação?

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - É regimental, Sr. Deputado.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigado, Sr. Presidente. Apenas para apresentar a visita do nobre vereador Madson Henrique, da cidade de Jundiaí, que está aqui hoje no plenário nos visitando. É um vereador bastante combatente, fez parte do movimento conservador, pelo qual eu também fui eleito.

Madson representa os conservadores da cidade de Jundiaí e também veio aqui para conversar comigo a respeito das demandas do município. Seja muito bem-vindo a esta Casa de Leis. Que faça um excelente mandato, e pode contar com a ajuda do Poder Legislativo Paulista. 

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, deputado. Seja bem-vindo o vereador de Jundiaí, e conte conosco.

Deputada Leticia Aguiar.

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PSL - Obrigada, Sr. Presidente. Cumprimento o                                                                                                                                    vereador que nos visita hoje, os colegas parlamentares e a todos os que nos assistem pela TV Alesp.

Hoje, o grupo PDO, Parlamentares em Defesa do Orçamento, do qual eu faço parte, com muito orgulho, recebeu uma denúncia que nós fomos verificar in loco do que se tratava.

Os deputados, representando todo o grupo, Sargento Neri, Coronel Telhada e Marcio Nakashima, foram até o local, fizeram uma transmissão ao vivo, como o Coronel Telhada explanou, no Fundo Social de Solidariedade.

Para quem não sabe, o Fundo Social de Solidariedade existe, pertence ao governo do estado de São Paulo e foi criado em 1968. Tem como objetivo instituir programas sociais destinados a atender diretamente as pessoas em situação de vulnerabilidade social ou por meio de apoio a organizações sociais.

Entre os programas sociais desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade, existem vários cursos que são ministrados na sede da entidade, relacionados à beleza, estética, moda, construção civil, gastronomia, informática, dentre outras coisas. Nesse ambiente, são feitos esses cursos profissionalizantes.

Existe uma plataforma pela qual o Fundo Social de Solidariedade é responsável. Trata-se da São Paulo Mais Humana, que conecta pessoas e empresas interessadas em contribuir com causas sociais, seja por meio de voluntariado ou doações. Quem administra é a gestão do Fundo Social de Solidariedade, ou seja, é a primeira-dama do governo do Estado de São Paulo: Bia Doria.

O Fundo Social trabalha em diversas campanhas, entre elas aquelas que normalmente acontecem. A campanha do agasalho, em 2019, segundo informações oficiais do site do Fundo Social de Solidariedade teve uma arrecadação recorde: 20 milhões de peças. E, muitas dessas peças, provavelmente, Coronel Telhada, quando o senhor esteve lá, hoje, apurando essas possíveis irregularidades, muitos desses agasalhos, cobertores e doações recebidas, estavam amontoados, parados, abandonados e esquecidos. Quem viu, percebeu um enorme descaso por parte do governo do Estado de São Paulo com as pessoas que mais precisam de atenção.

O Fundo Social trabalha justamente para as pessoas em situação de vulnerabilidade. E, lá, tem muitos materiais que estão abandonados, sem nenhum tipo de organização ou limpeza. Nem estante tem. Está tudo amontoado numa caixa, empilhado, sujo, largado às traças. É exatamente assim que o povo de São Paulo se sente com o governador João Doria, largado às traças.

O governador, que de humano nada tem, como a gente bem sabe, colocou à frente do Fundo Social de Solidariedade a primeira-dama, a esposa do governador João Doria, atua há muito tempo com a área social.

O Grupo PDO verificou, apurando a denúncia recebida por nós, que existe descaso, desleixo, desprezo do governo do Estado de São Paulo com as doações recebidas.

O povo paulista, brasileiro, é generoso e solidário. As pessoas, às vezes, tiram o pouco que têm para doar para quem está mais precisando.

Importante destacar que o PDO esteve acompanhando, ano passado, a distribuição de cestas básicas por parte do governo do Estado de São Paulo. Estive com o deputado Marcio Nakashima, em Caçapava, acompanhando todo o processo, para que a gente pudesse averiguar se teria alguma irregularidade.

A gente olhou item por item, caixa por caixa. Não encontramos irregularidade e mostramos o bom trabalho. Agora, quando tem esse tipo de descaso, a gente não pode silenciar. Estamos lidando com a boa vontade das pessoas, das empresas e com dinheiro do governo do Estado de São Paulo, que se utiliza também do Fundo Social de Solidariedade para fazer as suas ações sociais.

Então, vejam a importância que o Grupo PDO tem feito nessas ações de averiguar denúncias que chegam até nós para que a gente possa apurar e achar os responsáveis. Agora, diante disso tudo, inclusive não só agasalhos, cobertores, roupas doadas, alimentos, materiais de higiene e limpeza, entre outros, tudo “estocado”. Não houve organização. Estava tudo ao léu, jogado às traças, num prédio, inclusive entrando água, com goteira, deteriorando o material recebido por doação.

É importante que todos vocês saibam, assim como o governador João Doria gosta de falar, os brasileiros de São Paulo, e estejam cientes dessa situação. Nós, parlamentares do Grupo PDO, estamos fiscalizando todas as denúncias que chegam para nós.

Nós faremos um relatório, indicando as irregularidades, o que vimos pessoalmente, com as imagens feitas durante a visita de hoje. Encaminharemos esse material ao Ministério Público para que seja analisado. Se, de fato essas irregularidades estão ocorrendo, que os responsáveis sejam penalizados. O que depender de nós, aqui da Assembleia Legislativa, tudo o que o governo do Estado de São Paulo não está fazendo, nós iremos utilizar a força da lei para que ele faça.

Obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sra. Deputada. Próximo deputado, deputado Major Mecca. Vossa Excelência tem o tempo regimental.

 

 O SR. MAJOR MECCA - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Retorno esta data nesta tribuna para dar continuidade à explanação que estávamos fazendo em relação aos mais de 200 milhões que o governador está empenhando, da data de dezembro de 2020 a março de 2021 em marketing e publicidade, um recurso que está sendo empenhado de forma absurda, sendo retirado da Educação, sendo retirado da Saúde para que o Sr. João Agripino Doria faça publicidade da sua imagem.

Aí nós fazemos ecoar aqui neste plenário da Assembleia Legislativa a voz do povo do estado de São Paulo. E aí, o que acontecerá com o Sr. Governador João Agripino Doria com todos esses fatos, com todos esses desmandos, trazendo miséria, trazendo desemprego ao estado de São Paulo, como nós acompanhamos recentemente.

Aí, na data de ontem, várias categorias de trabalhadores aqui na Assembleia Legislativa: agricultores, pecuaristas, revendedores de veículos, todos cobrando a nós deputados da Assembleia Legislativa o que estamos fazendo para frear esse psicopata do Palácio dos Bandeirantes, que está fazendo o que quer no estado de São Paulo. Está fazendo o que quer com seu recurso, paulistas e paulistanos que pagam impostos.

Nós apresentamos aqui nesta Casa já três pedidos de impeachment, todos amparados em medidas que, com certeza, deveriam trazer esse processo a plenário. Deveria, sim, como deve ser dado início à apuração de todos esses atos.

Nós protocolamos petição no Tribunal de Justiça, no Ministério Público e inclusive na Procuradoria-Geral da República para que esse senhor, que se diz governador - na verdade é o desgovernador - do estado de São Paulo, que diz fazer o “V” da verdade, mas de verdade não há nada em sua gestão...

Enganou todos os policiais, e falo com convicção e com tranquilidade, porque mantenho o convívio com soldados da Polícia Militar. Todos são unânimes - não é a maioria, é a unanimidade -, todos estão indignados pelo abandono, pelas mentiras que sofreram do desgovernador João Agripino Doria.

Mentiu para os policiais, mentiu para os professores, os enfermeiros. Nessa sanha de mentir, de enganar a todos, enganou, entre aspas, até a sua base governista aqui na Assembleia Legislativa.

Quando da votação do Projeto de lei 529, nós subimos até por mais de uma vez a esta tribuna para trazer ao conhecimento que nós estaríamos assinando um cheque em branco para que o desgovernador aumentasse impostos do estado de São Paulo.

Muitos deputados da base governista subiram aqui e falaram que não, que não haveria aumento de impostos; ou foi proposital, também mentiram para o povo, ou foram enganados. Ou seja, esta Casa deve, sim, uma explicação e um posicionamento ao povo paulista.

É por esse e por inúmeros outros motivos que eu trouxe o meu nome para concorrer à Presidência da Assembleia Legislativa, porque esta Casa tem que representar o povo do estado de São Paulo, porque nós fomos trazidos a este plenário e tomamos posse para fazer valer a voz do povo do estado de São Paulo, a voz das categorias dos trabalhadores que cuidam dos cidadãos de bem do estado de São Paulo.

Muito obrigado, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sr. Deputado. Nós vamos, neste momento, encerrar o Pequeno Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Deputado.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Eu gostaria de fazer uso da tribuna pelo Art. 82.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Com certeza, é regimental. Vossa Excelência fique à vontade.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, de volta a esta tribuna, eu gostaria de fazer um apelo ao prefeito de São José do Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo. Está acontecendo algo absurdo lá na prefeitura.

Foi realizado um concurso na área da Educação para professores, para gestores de escolas, Sr. Presidente, e acontece o seguinte. Eu me reuni com pessoas que foram aprovadas, pessoas que estudaram, que se dedicaram à prestação desse concurso, que foram inclusive aprovadas e fizeram sacrifícios. Essas pessoas foram aprovadas, foram chamadas para assumir os cargos, para tomar posse, inclusive fizeram todos os exames.

Havia inclusive uma exigência de que elas não tivessem vínculo empregatício para poder assumir esses cargos, e muitas pessoas pediram demissão dos empregos que elas tinham em outros lugares e outras prefeituras ou mesmo na cidade de São José do Rio Preto.

Elas foram obrigadas a abrir uma conta, orientadas a abrir uma conta na Caixa Econômica Federal. No entanto, elas não tomaram posse até agora. Eles cancelaram a posse, e essas pessoas estão totalmente à mercê, eu diria, dessa irresponsabilidade, porque a prefeitura assumiu a responsabilidade, fez o concurso, fez a chamada, mas, na hora da posse, não houve a efetivação de todo o processo do concurso público, Sr. Presidente.

É um absurdo isso, porque o concurso foi aprovado pela Câmara Municipal através de uma lei que foi sancionada. Existe dotação orçamentária, e a posse foi suspensa. Essas pessoas, que são trabalhadoras e trabalhadores, estão a ver navios, foram totalmente abandonadas.

Então nós exigimos que a prefeitura tome providências no sentido de dar a posse a todas essas pessoas. São mais de 150 trabalhadoras e trabalhadores da Educação que ficaram reféns dessa situação, dessa irresponsabilidade da prefeitura. Nós estamos tomando providências também junto ao Ministério Público e junto ao Tribunal de Contas para que essa situação seja resolvida imediatamente.

 Aproveito ainda, Sr. Presidente, a oportunidade para mais uma vez aqui da tribuna - e vou fazer isso todos os dias, todos os momentos - para pedir à Assembleia que vote em caráter de extrema urgência o nosso PDL nº 22, que revoga, que anula o Decreto 65.021, de 2020, do governador Doria, que autoriza o confisco dos aposentados e pensionistas do estado de São Paulo para quem ganha abaixo do teto salarial do INSS, o que é um verdadeiro crime, um verdadeiro atentado contra a dignidade humana, de servidores que já contribuíram com o nosso sistema previdenciário, e agora são obrigados, são vítimas desse confisco, desse assalto à mão armada, em praça pública.

É um absurdo isso, e a Assembleia Legislativa tem que corrigir essa injustiça, até porque a própria Assembleia Legislativa, quando aprovou a reforma da Previdência, embora a gente tenha votado contra essa reforma, porque nós já sabíamos que ela traria grandes perdas e prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos do estado de São Paulo, a Alesp referendou essa maldade, essa perversidade.

Então, a Alesp tem agora a obrigação de corrigir essa injustiça. O PDL já foi aprovado no congresso de comissões, ou seja, em todas as comissões pertinentes ao tema. Ela veio para o plenário no dia da votação. Foi apresentada uma emenda de plenário, para que fosse analisada nas comissões, ou seja, o projeto foi interditado, foi vítima de um golpe, na verdade, do governo.

O PDL voltou para o congresso de comissões, embora já tenha sido aprovado pelo mesmo congresso. Agora ele voltou para recepcionar, ou não, essa emenda de plenário, que em nada altera o nosso PDL.

O PDL tem como função revogar, anular um decreto ou uma resolução do governo. A Assembleia Legislativa tem essa prerrogativa. Está na Constituição, está no Regimento. Tem deputado falando aí que é ilegal nosso PDL, deputados e deputadas sabotando a nossa luta aqui, querendo dividir o movimento, dizendo que não é legal. Não, não tem nada de ilegal.

Isso é sabotagem de deputados e deputadas que estão a serviço do governo Doria, querendo sabotar a luta dos aposentados e pensionistas, Sr. Presidente. É grave a situação. Então, peço o apoio de todos os deputados e deputadas, para que possamos aprovar, ainda nesta semana, o nosso PDL. Sei que tenho o apoio aqui do deputado Coronel Telhada, do Neri, e todos os deputados. Acontece que o governo tem boicotado e sabotado essa votação.

Então, nós vamos continuar com essa pressão em cima dos deputados da base do governo, para que o PDL seja aprovado, para que a gente possa colocar um fim imediato, Sr. Presidente, nesse confisco, nesse assalto que está roubando a saúde mental, o remédio, a alimentação, de milhares e milhares de aposentados e pensionistas de todo o estado de São Paulo.

Então, essa é a nossa luta. Esse é o nosso apelo aos 94 deputados e deputadas da Assembleia Legislativa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sr. Deputado, pelas palavras.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Pela ordem, Sr. Presidente, para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - É regimental, deputado. Prossiga.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - PARA COMUNICAÇÃO - Hoje o PDO, Parlamentares em Defesa do Orçamento, o senhor estava conosco na vistoria do Fundo Social de Solidariedade lá do governo, onde fizeram a compra de 300 mil reais de máquinas de costura.

Estão lá estocadas, jogadas, e nós também encontramos vários materiais, até materiais hospitalares, doações de várias empresas, amontoadas de forma inadequada. Mas também quero parabenizar, presidente, a prefeita de Bauru, que vem fazendo um trabalho espetacular na cidade, para que o comércio se mantenha aberto.

E V.Exa. sabe que desde o início eu pedi a abertura do comércio, desde o início da pandemia. E deixava bem claro que se no comércio coubessem 50 pessoas, que abrisse com 30, sempre falei isso, para que o empresário, comerciante, pudesse manter, pelo menos, o seu custo operacional.

O comércio, muitas vezes, tem produtos perecíveis. Então, não é só o aluguel, não é só a água, a luz. Então, por isso, quero parabenizar a coragem da prefeita de Bauru. Sou solidário a ela. E o que couber a meu mandato, para apoiá-la, estarei apoiando também.

É fácil lembrar, quando foi votado nesta Casa, para antecipar o feriado e prolongar o feriado de 9 de Julho. Eu falei na tribuna, era virtual, que o Bruno Covas havia acumulado  600 mil pessoas dois dias antes, no transporte público de São Paulo. E depois João Doria pediu a antecipação e prolongaram o 9 de Julho, forçando a população a viajar.

Eu lembro que eu falei que Marília tinha 37 casos de Covid. Depois de 10, 15 dias, foi para quase 300 casos, depois que foi prolongado o feriado de 9 de Julho. Então, foi inconsequência.

Nós, do PDO, fomos contra essa antecipação desse feriado de 9 de Julho, por entender e por saber que poderia contaminar ainda mais o interior de São Paulo. Se o interior de São Paulo está passando por problemas, a responsabilidade é desta Casa, mas não do grupo PDO, que votou contra a antecipação do feriado, e também diretamente do governador João Doria.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, deputado.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, só para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - É regimental, deputado.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu quero fazer o registro de duas notícias importantes.

A primeira delas é a seguinte. Saiu agora uma publicação na imprensa, na UOL, dizendo que a Universidade de São Paulo decide por manter aulas a distância, ou seja, não presencial. Instituições públicas e privadas optaram por adiar o retorno presencial, diante da piora da pandemia.

Aí, o que elas estão dizendo, as universidades públicas e privadas, a decisão de adiar o retorno presencial, segundo os dirigentes das instituições, ocorreu após o aumento de casos de Covid-19 registrados em todo o estado, no início deste ano. Eles avaliam que não há necessidade de colocar alunos e professores em risco de contaminação.

A Unesp diz o seguinte, Sr. Presidente, olhe como é grave. “As aulas de 2021 devem começar em abril de forma remota, não presencial, por causa do recrudescimento da pandemia.” Eles vão mais longe ainda: “Estamos trabalhando com muita cautela, priorizando a saúde e a vida das pessoas”, diz a pró-reitora de graduação Célia Maria Giacheti. 

Olha só, Sr. Presidente: as universidades, que trabalham com pesquisa, com ciência, estão dizendo que não dá para voltar às aulas presenciais. Isso com adultos, com alunos universitários.

No entanto, em contraposição, de uma forma criminosa e irresponsável, a Secretaria da Educação determina a volta às aulas na rede da educação básica em todo o estado de São Paulo, não só na rede estadual, mas na rede particular também. Sr. Presidente, isso é a necropolítica. É o genocídio da Educação. Não podemos aceitar essa situação. As universidades estão certas, acertaram.

E mais uma notícia que confirma exatamente o que estou dizendo, alertando os deputados que estão defendendo essa volta às aulas da morte. Faço um alerta, deputados e deputadas: V. Exas. estão cometendo um grave erro.

Vocês estão se filiando, se associando à necropolítica da morte do estado de São Paulo. Estão se associando ao genocídio da Educação, quando defendem a volta às aulas nessa situação sem vacinação, sem condições seguras, sanitárias. Inclusive, muitos deputados estão criminalizando os professores, atacando os professores, atacando a greve sanitária.

Só a última notícia, presidente. Eu queria colocar aqui uma notícia que foi agora exibida na televisão em relação a Campinas: mais escolas contaminadas, escolas particulares, vejam só Vossas Excelências:

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Olha, todos os fatos, todas as evidências mostram que há um aumento da contaminação. Escolas particulares, que têm condições materiais superiores às escolas estaduais, estão tendo vários casos de contaminação. Já temos quatro escolas em Campinas, além das várias que citei, escolas estaduais e particulares de São Paulo.

Ou seja, o coronavírus está crescendo, está tomando conta das nossas escolas públicas e privadas. Não podemos aceitar isso. Faço um apelo aos deputados e deputadas para que façam gestões junto ao governo, ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça. Por favor, ajudem a preservar vidas. Escolas fechadas significam vidas salvas.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Havendo acordo entre as lideranças, solicito a suspensão dos nossos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, Sr. Deputado. É regimental. Portanto, os trabalhos estão suspensos até as 16 horas e 30 minutos.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e 44 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 37 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Reaberta a sessão. Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Sr. Presidente, solicito a prorrogação da sessão por uma hora.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É regimental. Coloco em votação. Os favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Pela ordem. Solicitar a suspensão dos trabalhos até as 19 horas e 40 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Dezenove e quarenta? Perfeito.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Eu tenho certeza do que estou falando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Antes de consultar se os líderes em plenário concordam com a suspensão de nossos trabalhos, convocação:

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Administração Pública e Relações do Trabalho e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 02 minutos, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 414, de 2019.

Convocação: Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Atividades Econômicas, a realizar-se hoje, às 19 horas e 04 minutos, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 994, de 2019.

Convocação: Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Saúde e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 06 minutos, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 40, de 2021.

Convocação: Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Defesa dos Direitos da Pessoa  Humana e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 08 minutos, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 837, de 2019.

Convocação: Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 10 minutos, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 626, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 12 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 37, de 2021.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Saúde e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 14 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 969, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Educação e Cultura e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 16 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 647, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Saúde, Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 18 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 640, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Saúde, Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 20 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 1.114, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 22 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 346, de 2020.

Convocação. Nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Educação e Cultura e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 24 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 713, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Defesa dos Direitos das Mulheres e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 26 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 1.190, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 28 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 741, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Educação e Cultura, Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 30 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 643, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 34 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 576, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 45, parágrafo 5º, ambos do Regimento Interno, convoco reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 36 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 545, de 2020.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Transportes e Comunicações, Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 38 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 865, de 2019.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 19 horas e 40 minutos, no salão nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 575, de 2020.

Questiono aos líderes presentes no plenário a solicitação do deputado Paulo Fiorilo, se concordam com a suspensão dos nossos trabalhos até as 19 horas e - sugiro aqui mais cinco minutos, deputado Paulo Fiorilo. Se V. Exa. concordar, às 19 horas e 45 minutos.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Há concordância.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo concordância de todos os líderes, estão suspensos os nossos trabalhos até as 19 horas e 45 minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 46 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 51 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Reaberta a sessão.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Sr. Presidente, para pedir a prorrogação dos trabalhos por mais dez minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Em votação. Os favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Presidente, para pedir a suspensão dos trabalhos até as oito e cinco.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É regimental. Havendo acordo de lideranças, é regimental. Estão suspensos os nossos trabalhos até as oito horas e cinco minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 52 minutos, a sessão é reaberta às 20 horas e 05 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Reaberta a sessão. Deputada Monica.

 

A SRA. MONICA DA MANDATA ATIVISTA - PSOL - Peço a prorrogação da sessão por mais cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Coloco em votação. Os favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

A SRA. MONICA DA MANDATA ATIVISTA - PSOL - Sr. Presidente, peço a suspensão dos trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Por mais quatro minutos, vamos suspender até as oito horas e oito minutos.

Estão suspensos os nossos trabalhos, havendo acordo de lideranças.

 

* * *

 

- Suspensa às 20 horas e 06 minutos, a sessão é reaberta às 20 horas e 11 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Reaberta a sessão. Convocação: Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma sessão extraordinária a realizar-se hoje, dez minutos após o término da presente sessão, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: 

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 2a Sessão Extraordinária foi publicada no D.O. de 11/02/2021.

 

* * *

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Sr. Presidente, para pedir o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os nossos trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de hoje, lembrando-os ainda da sessão extraordinária a realizar-se hoje, dez minutos após o término da presente sessão.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 20 horas e 11 minutos.

 

* * *