18 DE MAIO DE 2021

32ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM AMBIENTE VIRTUAL

 

Presidência: WELLINGTON MOURA

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - WELLINGTON MOURA

Assume a Presidência e abre a sessão. Coloca em discussão, em 2º turno, a PEC 21/19. Encerra a discussão, em 2º turno, da PEC 21/19. Suspende a sessão por cinco minutos, por conveniência da ordem, às 17h24min, reabrindo-a às 17h31min. Suspende a sessão por cinco minutos, por conveniência da ordem, às 17h32min, reabrindo-a às 17h45min. Coloca em votação, em 2º turno, a PEC 21/19.

 

2 - JANAINA PASCHOAL

Encaminha a votação, em 2º turno, da PEC 21/19.

 

3 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Tece considerações sobre o quórum qualificado necessário para a aprovação da matéria.

 

4 - RICARDO MELLÃO

Para questão de ordem, ratifica o entendimento da Presidência a respeito do quórum.

 

5 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Reitera informação a respeito do quórum qualificado.

 

6 - VINÍCIUS CAMARINHA

Para questão de ordem, discorre acerca da PEC 21/19.

 

7 - JANAINA PASCHOAL

Para questão de ordem, explica o motivo pelo qual pretende solicitar verificação de votação. Indaga à Presidência se com menos de 57 votantes a votação será válida.

 

8 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Afirma que são necessários 57 votos a favor para aprovação. Coloca em votação e declara aprovada, em 2º turno, a PEC 21/19.

 

9 - JANAINA PASCHOAL

Solicita verificação de votação.

 

10 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Defere o pedido. Determina que seja feita a verificação de votação, pelo chat. Informa que o PL, o PSL, o MDB, o PSD, o PT, e o deputado Gil Diniz declararam obstrução ao processo de votação.

 

11 - PAULO LULA FIORILO

Para questão de ordem, afirma que houve atraso no registro de seu voto.

 

12 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Confirma que há certo atraso no sistema virtual. Coloca em votação nominal, em 2º turno, a PEC 21/19.

 

13 - DELEGADO OLIM

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PP.

 

14 - EDSON GIRIBONI

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PV.

 

15 - MARCIO DA FARMÁCIA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do Podemos.

 

16 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Anuncia o resultado da votação nominal, que confirma a deliberação anterior. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Wellington Moura.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Havendo número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e declara aberta a 32a Sessão Extraordinária em Ambiente Virtual.

Discussão e votação do 2º turno da Proposta de Emenda Constitucional nº 21, de 2019. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que tenham interesse em discutir a matéria queiram inscrever-se pelo chat. (Pausa.) Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Eu gostaria de saber se há consenso dos deputados, senhores líderes, em nós suspendermos os trabalhos por cinco minutos, porque não há quorum suficiente para votar o 2º turno da PEC.

Então solicito aos senhores líderes, se algum líder não concordar, por gentileza, se inscreva no chat, se não houver acordo de algum líder. Senão, suspensa por cinco minutos.

Estão então suspensos os trabalhos por cinco minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 17 horas e 24 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e 31 minutos, sob a Presidência do Sr. Wellington Moura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Reaberta a sessão. Se houver acordo de todos os líderes, suspendo os trabalhos por mais cinco minutos. Se algum líder não concordar, se inscreva no chat, por gentileza.

Havendo anuência, então estão suspensos os trabalhos por mais cinco minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 17 horas e 32 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e 45 minutos, sob a Presidência do Sr. Wellington Moura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Retomamos os nossos trabalhos. Mais uma vez, nós estamos até suspendendo, deixar avisado a todos que acompanham pela TV Assembleia.

Os líderes estão entrando em contato com os deputados para que nós possamos votar, tenha quorum suficiente para que possa entrar em votação o 2º turno da PEC do deputado Edmir Chedid. Que possamos, então, já entrar em votação, neste dia de hoje. E, amanhã, no projeto, às 4 horas da tarde, possamos votar os projetos dos deputados.

Então, havendo acordo de todos os líderes, eu vou pedir a suspensão dos trabalhos por mais cinco minutos. Aliás, eu estou retirando o meu pedido, porque deu quórum suficiente então.

 Em votação a PEC. As Sras. e Srs. líderes que têm interesse em encaminhar a votação, queiram se manifestar no chat.

Deputada Janaina Paschoal vai encaminhar pelo PSL.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Obrigada, Sr. Presidente. É muito rapidamente... Eu só queria consignar que o Líder do Governo conseguiu esclarecer as questões referentes à fiscalização.

E, mais uma vez, quero deixar muito claro aqui que não estou levantando nenhum tipo de suspeita com relação a nenhum colega, e a nenhum prefeito. Mas eu ainda tenho muitas dúvidas no que concerne ao impacto dessa PEC na área da Saúde.

Eu perguntei isso várias vezes para o Líder do Governo, e mesmo na sua intervenção, quando da primeira votação, salvo melhor juízo, ele não esclareceu se está resguardado aquele limite mínimo de cinquenta por cento.  Como é que funcionarão esses 30% de custeio, 70% de investimento na seara da Saúde.

Então, eu sigo contrária à provação da PEC, por força da falta de esclarecimento destes detalhes que eu considero da maior importância.

Gostaria de solicitar... Eu percebi que na primeira votação, alguns colegas que votaram não, votaram antes de ter o quórum para a provação, o quórum de 57 votos. É um direito dos colegas, é um direito. E quero crer que todos os colegas estejam conscientes disso.

Mas, na dúvida, eu tomo a liberdade de lembrar que quem está contra, pelo menos antes de ter o quórum, haveria de seguir em obstrução. Porque a pessoa que vota não antes de ter o quórum, de certa forma ela está, vamos dizer assim, auxiliando na aprovação.  O que é um direito do parlamentar, reitero. 

Mas, se realmente o posicionamento do parlamentar é contrário ao texto, ou como eu, o parlamentar ainda tem preocupação com o impacto que a provação da PEC terá na Saúde, eu peço que só vote, mesmo que seja não, depois dos 57 votos. Porque até têm colegas escrevendo que isso não é verdade, mas desculpa, é sim. 

Quando a pessoa vota não, antes de ter o quórum mínimo está, vamos dizer assim, ajudando. Ainda que votando não, a provação do projeto. Então, se eventualmente alguém votou sem saber disso, eu estou aqui esclarecendo. São 57 votos sim. Porém, se ao final não tiver 57 votos...

Então, eu quero dizer o seguinte, antes de ter 57 votos na totalidade, quem está contra é melhor seguir em obstrução, é isso que eu estou explicando. Não, não, eu estou entendo o que o pessoal está escrevendo e eu estou respondendo aqui. 

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputada, deputada Janaina.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - São 57 votos "sim". Eu só quero esclarecer. Eu não estou dizendo que o quórum... Se você não tiver 57 votos, não tem quórum.

Então, antes desses 57 votos, é melhor não votar. Tem também o quórum qualificado dos "sins", mas, além dos "sins", antes dos "sins", tem que ter os 57 votos. Por isso que nós tivemos que suspender a sessão três vezes, para conseguir ter 57 votantes.

Então, é necessário - primeiro passo: ter 57 votantes. Segundo passo: ter 57 votos "sim". Então veja, cada colega segue se quiser, eu digo aqui, quem está contra haveria, na verdade, de seguir em obstrução. De seguir em obstrução. Mas é um direito de cada colega votar como entende que deve. 

Eu vou pedir verificação, peço desculpas aos colegas. Entendo que a maioria da Casa esteja favorável, mas eu também entendo que seria, na medida em que o governo apoia o projeto, um dever do governo, pelo menos, se dignar a sanar essas dúvidas de natureza técnica. Dúvidas que, aliás, renovarei no momento da votação da LDO e eu tomo sempre o cuidado de levantar as dúvidas com antecedência.

Eu não faço isso para surpreender ninguém no momento da votação, mas o comportamento tem sido reiterado de ignorar os questionamentos técnicos que são levantados nas oportunidades cabíveis.

Então, fica aqui essa explicação e um pedido para aqueles colegas que realmente estão contrários só votarem "não" depois de ter o quórum de 57 votantes e de 57 votos "sim".

Obrigada, Sr. Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Obrigada, deputada. É só para deixar claro para todos os deputados, para que não haja dúvida, nós precisamos, para que essa PEC seja aprovada em 2º turno, de 57 deputados votantes votando "sim". O "não" não vai interferir na votação se houver 57 votando "sim". 

Então, vou dar um exemplo. Deu 57 votos "sim" e os outros votaram "não", não interfere porque houve quórum suficiente do "sim". Precisa de 57 "sim". 

Então, deputada Janaina, só discordando de V. Exa. e respeitando, mas, nesse momento, V. Exa. errou só por isso. Porque precisa de 57 votantes. Então, a pessoa que vai votar "não" não interfere nos votos do resultado do "sim". Acho que não sei se tirei a, deixei claro a todos os deputados em relação a isso. 

Peço uma questão... Há uma questão de ordem do deputado Ricardo Mellão. 

 

O SR. RICARDO MELLÃO - NOVO - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Pela ordem, presidente. Na verdade, a questão de ordem era justamente para você reforçar isso porque o que eu tinha entendido do Regimento era exatamente o que o senhor falou.

Mas aí a deputada Janaina veio com uma outra questão e eu ia pedir justamente para o senhor reforçar o que está no Regimento, como o senhor fez. Então, era apenas isso. Obrigado, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Vou dar um exemplo: nós estávamos precisando de 57 deputados conectados. Vou dar um exemplo, deputada Janaina: V. Exa. estava conectada e deu 57, exatamente, com o número de V. Exa. conectado.

Então, deu o número para que pudéssemos iniciar a votação. Assim, por consequência, agora estamos com 64 deputados conectados. Há quórum suficiente para colocarmos em votação.

Há uma questão de ordem do deputado Vinícius Camarinha.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Presidente, o senhor me escuta?

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Escutamos perfeitamente.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Presidente, só para esclarecer à minha amiga deputada Janaina, nossa líder do PSL, que, primeiro, o projeto não é do Governo, não é uma PEC do Governo. Eu tenho tentado ajudar nos esclarecimentos técnicos do que isso pode representar em uma interpretação da PEC junto aos colegas.

Eu procurei tentar dirimir algumas dúvidas, inclusive quando da CCJ, e imaginei que pudesse ter esclarecido. Não recebi depois, deputada Janaina, qualquer solicitação de outras dúvidas. Peço desculpas se tivemos um problema de comunicação.

Sobre os 50%, o deputado pode, no mínimo, indicar 50% e, no máximo, 100% para a Saúde. Não quero me alongar aqui sobre esta discussão. E também o deputado pode optar... Vamos trabalhar isso na LDO.

Depois faremos uma discussão na Casa a respeito do tema com os líderes: o deputado pode optar pelo convênio tradicional ou pelo repasse fundo a fundo. Então, não haverá nenhum prejuízo caso o deputado queira indicar o seu recurso na tramitação, nos trâmites tradicionais que temos hoje em dia.

Eu peço desculpas se não tivemos a oportunidade de esclarecer alguns pontos da PEC do deputado Edmir.

Era isso, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Questão de ordem agora da deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Presidente, só para não parecer que eu quis levantar uma situação, duas, na verdade, inverídicas. Primeiro ponto: nos dois Colégios de Líderes, nas duas últimas semanas, eu disse que verificaria esta votação por estar em dúvida sobre como conciliar os 50% da Saúde com os 30% e esses 70% desta PEC.

Na oportunidade, só para deixar claro aqui, o próprio presidente da Casa solicitou ao líder do Governo que levantasse esses pontos. Eu não consigo ver... Pode ser incompetência minha, incapacidade minha, mas não consigo ter clareza em como conciliar essas duas regras, mas tudo bem, pelo jeito a dúvida é só minha.

Eu só quis deixar aqui o registro. Então, assim, eu levantei essas dúvidas depois da CCJ por duas semanas seguidas no Colégio de Líderes.

Com relação ainda à votação, Sr. Presidente, uma pergunta muito objetiva. Vamos imaginar que nós estamos com 57, começamos aqui as discussões, e aí, na hora da votação, não tem 57 votantes, tem 50. Essa votação vai valer? Não vai. Vai ficar como votação adiada. Então, a minha ponderação foi a seguinte: antes de ter 57 “sim”, é necessário ter 57 votantes. Isso está claro no Regimento.

Então, pode ser que a minha interpretação possa ser preciosista demais. Mas eu volto a indagar V. Exa.: com menos de 57 votantes, a votação é válida?

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - A votação com menos de 57 votantes “sim”, votando “sim”, ela fica adiada. Com votantes “sim”, deixar registrado isso.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Obrigada, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Então, em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o 2º turno.

Neste momento, está aberto o prazo para solicitação de verificação de votação a ser feito pelo chat pelos líderes. Então, tem um prazo se algum líder quiser pedir verificação de votação. Deputada Janaina Paschoal pede verificação. Havendo pedido de verificação de votação, este Presidente dá o prazo de cinco minutos para que as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados votem “sim”, “não” ou “abstenção” pelo sistema de votação Vota Alesp.

Srs. Deputados, está colocado aí no chat o sistema de votação. Eu acredito que todos os deputados que quiserem que venhamos dar mais agilidade a esse processo, V. Exas. podem, então, votar através do sistema Vota Alesp. Vai ficar muito mais ágil essa votação neste momento.

PL está em obstrução. PSL em obstrução. MDB em obstrução. Mais uma vez, quero deixar registrado que os deputados que puderem votar pelo sistema Vota Alesp, se tornará muito mais rápido o processo de votação. 

PSD está em obstrução. Por mais que escreveu, só peço para corrigir a deputada Marta Costa o escrito, mas deu para deixar claro que era isso. PT está em obstrução. Se possível, coloque no chat, mais uma vez, o sistema do Vota Alesp, o aplicativo, para que os deputados possam, então, votar. Gil Diniz está em obstrução.

Deputado Cezar, não podemos votar ainda nem pelo sistema do chat, tem que ser ou pelo aplicativo, peço a V. Exa. que clique no aplicativo e vote "sim", ou então terá que ser na hora que eu for chamar nominalmente.

O deputado Daniel está pedindo o link, coloque, por gentileza, no chat. Obrigado. A todos que estão nos acompanhando pela TV Assembleia, estamos votando o 2º turno da Proposta de Emenda Constitucional 21, de 2019.

Questão de ordem, deputado Paulo Fiorilo. É em relação à votação? Deputado Paulo Fiorilo, ligue o microfone. Peço que a TV Assembleia... Isso, está aberto.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Já me liberou, Sr. Presidente. Sr. Presidente, só para registro, eu votei no link, registrou o meu voto, eu conferi de novo, eu entro de novo, está dito que eu já votei, só posso alterar agora pelo chat ou... Agora o meu voto apareceu.

Tem um "delay" entre o voto no aplicativo e ele aparecer na tela, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Ele tem um pouco de demora na resposta no painel, que nós estamos acompanhando, não só V. Exa., como até a TV Assembleia mesmo, o próprio YouTube, a pessoa pode acompanhar, demora um pouco para que possa ser computado aqui, para aparecer, mas é computado o voto de todos que votaram.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Ok, muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - De nada, deputado. Encerrado o prazo para que possa ser votado no sistema da Alesp, vamos então à votação nominal.

Primeira verificação de votação. Deputada Adriana Borgo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Agente Federal Danilo Balas. (Ausente.) Deputado Altair Moraes.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Eu voto “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Ataide Teruel.

 

O SR. ATAIDE TERUEL - PODE - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Barros Munhoz. (Ausente.) Deputado Campos Machado. (Ausente.) Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Castello Branco. (Ausente.) Deputado Cezar.

 

O SR. CEZAR - PSDB - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputado Cezar vota “sim”. Deputado Coronel Nishikawa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Coronel Telhada. (Ausente.) Deputado Daniel Soares.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. DANIEL SOARES - DEM - Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” do deputado. Deputado Bruno Lima. (Ausente.) Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Voto “sim”, Excelência, e o Progressistas em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Progressistas em obstrução e o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Dirceu Dalben. (Ausente.) Deputado Douglas Garcia. (Ausente.) Deputado Dr. Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Registre o meu voto como “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Para votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Peço só que ligue o vídeo de V. Exa., por favor.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Deputado Edson Giriboni para votar “sim” e colocar o PV em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputado Edson, peço que coloque o vídeo de Vossa Excelência. Só está o áudio, é ligar o vídeo, para que V. Exa. possa votar, por favor. Deputado Edson Giriboni. Está ligado, deputado, estamos ouvindo. É falar, deputado, já está aberto o seu microfone.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Para votar “sim”, deputado Edson Giriboni.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Está registrado.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - O PV está em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto de V. Exa., sim”, e PV em obstrução. Deputado Gil Diniz. (Ausente.) Deputada Isa Penna.

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputada Erica Malunguinho.

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputada Isa Penna?

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Isso.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pois não, deputada. Como vota?

 

A SRA. ISA PENNA - PSOL - Para votar sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Voto sim” registrado de Vossa Excelência.

 

A SRA. ERICA MALUNGUINHO - PSOL - Pela ordem, presidente. É a deputada Erica Malunguinho. Eu queria registrar o meu voto sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputada, registrado o voto sim” de Vossa Excelência. Deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Eu sigo em obstrução, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado. Continua em obstrução Vossa Excelência. Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Para votar sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto sim” de Vossa Excelência. Deputado Jorge Wilson.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Para consignar meu voto como sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Meu voto é “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto sim” de Vossa Excelência. Deputado Léo Oliveira. (Ausente.) Deputada Leticia Aguiar. (Ausente.) Deputado Luiz Fernando. (Ausente.) Deputado Major Mecca. (Ausente.) Deputada Márcia Lia.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Para votar sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto sim” de Vossa Excelência. Deputado Marcio da Farmácia. Ligar o som, deputado. Deputado Marcio. Ligar o som, por gentileza.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Desculpa, não estava desbloqueando o som. Eu voto sim”, e coloco o Podemos em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Podemos em obstrução, e registrado o voto sim” de Vossa Excelência. Deputado Marcio Nakashima. (Ausente.) Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente. Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Maria Lúcia Amary.  

  

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Marina Helou. (Ausente.) Deputada Marta Costa. (Ausente.) Deputado Mauro Bragato. 

  

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Sr. Presidente, voto “sim”.  

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Marta Costa, eu estou vendo Vossa Excelência. Ligue o microfone, deputada Marta Costa. Fica para a segunda votação, deputada. Deputado Murilo Felix.

 

O SR. MURILO FELIX - PODE - Sr. Presidente, pela ordem. Voto “sim”.

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Patricia Bezerra.

 

A SRA. PATRICIA BEZERRA - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente. Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Professora Bebel. 

  

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “sim”, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Professor Kenny. (Ausente.) Deputado Rafa Zimbaldi. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. Pedir para o deputado Rafael Silva ligar o microfone novamente, por gentileza. Estamos vendo o vídeo de V. Exa., é só questão agora de ligar o microfone.

Está ligado, deputado. Pode falar agora.

  

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - Voto “sim”, em favor do mandato dos deputados. Voto “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado, deputado Rafael, o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Morais. (Ausente.) Deputado Rodrigo Gambale.

 

O SR. RODRIGO GAMBALE - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “sim”. 

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputado Roque Barbiere. (Ausente.) Deputado Sargento Neri. (Ausente.) Deputado Tenente Coimbra. (Ausente.) Deputado Tenente Nascimento. (Ausente.) Deputada Valeria Bolsonaro. Deputado Tenente Nascimento, está ligado o seu microfone. Pode dar o voto, deputado.

  

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.  

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Estamos ouvindo. Pela ordem, deputado. 

  

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Para votar, e votar “sim”, Presidente.

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “sim” de Vossa Excelência. Deputada Valeria Bolsonaro.  

  

A SRA. VALERIA BOLSONARO - SEM PARTIDO - Pela ordem, Sr. Presidente. Para votar “não”. 

  

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto “não” de Vossa Excelência. Este presidente, que não vota.

Vamos então à segunda verificação de chamada de votação dos deputados. Deputada Adriana Borgo. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Agente Federal Danilo Balas. (Ausente.) Deputado Barros Munhoz. (Ausente.) Deputado Campos Machado. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Castello Branco. (Ausente.) Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Coronel Telhada vota "sim".

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputado Delegado Bruno Lima. (Ausente.) Deputado Dirceu Dalben. (Ausente.) Deputado Douglas Garcia.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Voto "não", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Voto "não". Registrado o voto de Vossa Excelência. Deputado Frederico d’Avila. (Ausente.) Deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - SEM PARTIDO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. GIL DINIZ - SEM PARTIDO - Voto "sim", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Eu voto "não", presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputado Léo Oliveira. (Ausente.) Deputada Leticia Aguiar. (Ausente.) Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputado Major Mecca.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Para votar "sim", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputado Marcio Nakashima. (Ausente.) Deputado Major Mecca.

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem.

 

O SR. MAJOR MECCA - PSL - Presidente, voto "não".

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto "não" de Vossa Excelência. Deputada Marina Helou. (Ausente.) Deputada Marta Costa.

 

 A SRA. MARTA COSTA - PSD - Voto "sim", Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto "sim" de Vossa Excelência. Deputado Professor Kenny. (Ausente.) Deputado Rafa Zimbaldi. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Morais. (Ausente.) Deputado Roque Barbiere. (Ausente.) Deputado Sargento Neri. (Ausente.) Deputado Tenente Coimbra. (Ausente.) Este presidente que não vota.

Há algum deputado que gostaria de alterar o seu voto? Escreva no chat, por gentileza. (Pausa.)

Passamos, então, a proclamar o resultado da votação. Votaram "sim" 65 deputados, "não" seis deputados, este presidente que não vota, total 72 votos. Portanto, quorum que aprova o 2º turno da PEC 21, de 2019.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, está encerrada esta sessão. Obrigado a todos, boa noite.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 18 horas e 19 minutos.

 

* * *