25 DE MAIO DE 2021

35ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM AMBIENTE VIRTUAL

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento de urgência à Moção 110/21.

 

2 - RAFAEL SILVA

Para comunicação, rememora diálogo com o ex-governador Mário Covas, em 1997, sobre o convívio com o neto Bruno Covas.

 

3 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Convoca a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais para uma reunião extraordinária a ser realizada amanhã, às 10 horas. Convoca uma sessão extraordinária em ambiente virtual a ser realizada amanhã, às 11 horas. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Havendo número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e declara aberta a 35ª Sessão Extraordinária em Ambiente Virtual.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                                

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Em discussão o requerimento de urgência à Moção nº 110, de 2021. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o requerimento. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovada a urgência.

Deputado Rafael Silva. Já está aberto o som, deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - É para uma comunicação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - No ano de 1997 - eu fiz esse cálculo porque, na época, o Mário Covas falou que o Bruno Covas tinha 17 anos -, eu estive, um dia, com Mário Covas no Palácio, eu e minha esposa Maria Clara, e conversamos bastante mesmo, de forma bem descontraída, no gabinete do governador.

Então o governador falou que cometeu duas falhas: ele mentiu uma vez e praticou uma outra falha também, que depois vou falar qual foi. Ele falou: “Eu menti, Rafael. Aqui no Palácio a gente tem uma solidão muito grande, eu ficava acordado de madrugada, tudo quieto. Aí o que eu fiz?”.

Olha o que ele falou que fez: “Eu roubei. Eu roubei o meu neto. Hoje ele tem 17 anos”. É por isso que eu falo que isso foi em 1997. “Para acabar com a minha solidão.” Ele amava o neto dele, era uma pessoa maravilhosa, desde jovem.

Ele falou: “Eu quis trazer o meu neto para cá. Então, roubei meu neto e o que eu fiz? Eu contei uma mentira”. Olha o que o Mário Covas me disse: “Eu falei que era bom ele vir para cá para estudar, mas não era nada disso. Eu o queria perto de mim para diminuir a minha solidão”.

Então, até nessas duas coisas, se a gente falar de forma isolada, parece que foram falhas de uma pessoa, mas não foram. Representaram a virtude de um homem que tinha sensibilidade.

Ele levou o neto para morar com ele no Palácio para diminuir a solidão. Ele falou: “Eu menti. Não era para estudar, de jeito nenhum. Ele estudaria em qualquer lugar. Eu o queria ao meu lado, presente aqui”.

  Então, eu contei isso para o Bruno Covas. É lógico, depois, quando ele se tornou deputado. Eu contei, e ele ria. Entendeu? Ele ria. Eu falei: “eu vou contar uma passagem”. Quer dizer, eu não conhecia o Bruno, porque tinha 17 anos na época, mas depois que ele se tornou, jovem ainda, deputado, e eu contei essa passagem.

Eu não me esqueci e não me esqueço do ano, porque me lembro perfeitamente, o Mário Covas falou: “ele tem 17 anos”. Agora, eu não sei se já fazia um ou dois anos que o Bruno estava com ele, mas nessa época ele tinha 17 anos.

Então, por aí você vê as qualidades de gente do Bruno Covas e do Mário Covas. Eu não estou nem discutindo o aspecto político. Estou falando como gente, como ser humano.

E isso aí, que o Mário Covas tinha um amor especial pelo neto dele, e tinha motivo para isso.

Só isso, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, deputado Rafael Silva.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do Art. 18, Inciso III, Alínea “d”, combinado com Art. 45, § 5º, ambos do Regimento Interno, convoco para reunião extraordinária da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, a realizar-se amanhã, às dez horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar a Moção nº 110, de 2021.

Essa moção é terminativa lá na comissão. Então, amanhã, às dez horas. Se eu não estiver enganado, eu acredito que é o deputado Carlos Cezar que é o presidente da Comissão, mas já está convocada.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, Inciso I, do Regimento Interno, combinado com Art. 2º, Inciso II, Alínea “a” do Ato da Mesa nº 16, de 2021, convoco V. Exas. para uma sessão extraordinária, a realizar-se amanhã, às onze horas, em ambiente virtual, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 36a Sessão Extraordinária em Ambiente Virtual foi publicada no D.O. de 26/05/21.

 

* * *

 

Não havendo mais matérias a serem delimitadas, está encerrada a presente sessão, e agradeço a todos os deputados. Agradeço ao deputado Campos Machado, ao Heni Ozi, e aos outros coautores, para que esta moção, amanhã, seja aprovada.

Até logo. Muito obrigado, e uma boa noite a todos.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 57 minutos.

 

* * *