2 DE JUNHO DE 2021

40ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM AMBIENTE VIRTUAL

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Abre a sessão.

 

2 - LECI BRANDÃO

Solicita a suspensão da sessão por 10 minutos.

 

3 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Defere o pedido e suspende a sessão às 11h14min, reabrindo-a às 11h30min. Informa não haver quórum para dar início à votação do PL 146/20, do PL 119/21, do PL 584/16, e do PL 631/20.

 

4 - LECI BRANDÃO

Para comunicação, lamenta a ausência de quórum na sessão. Acrescenta que deve permanecer em defesa dos menos favorecidos. Agradece a seus pares que apoiam o projeto de sua autoria, em prol da moradia.

 

5 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, faz coro ao pronunciamento da deputada Leci Brandão. Enaltece o caráter humanitário do projeto de autoria da parlamentar. Afirma que o governador João Doria interfere nesta Casa.

 

6 - PROFESSORA BEBEL LULA

Para comunicação, manifesta indignação pela falta de quórum na sessão. Sugere alteração na ordem dos projetos pautados, para favorecer a presença dos parlamentares. Discorre acerca de reintegrações de posse das quais participara, durante a pandemia de Covid-19.

 

7 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Havendo número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior, e declara aberta a 40a Sessão Extraordinária em Ambiente Virtual.

Deputada Leci, a senhora vai? Com a palavra, a deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Bom dia, Sr. Presidente. Bom dia, caros colegas parlamentares. Sr. Presidente, como é de costume, e a gente já sabe que nunca dá quórum, “coincidentemente”, entre aspas, vou pedir, mais uma vez, a Vossa Excelência. Porque eu sou uma pessoa que eu sempre lutei na minha vida e vou continuar lutando. Lutarei até o fim com muita saúde e disposição.

Eu queria solicitar que o senhor fizesse a gentileza de aguardar mais uns 10 minutos para ver se a gente consegue pelo menos iniciar alguma coisa. Muito obrigada, antecipadamente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, deputada Leci. Havendo acordo dos líderes, eu gostaria de pedir a suspensão dos nossos trabalhos por 15 minutos, até as 11 horas e 30 minutos. Nenhuma objeção?

 Está suspensa a reunião até as 11 horas e 30 minutos.

                                               

* * *

 

- Suspensa às 11 horas e 14 minutos, a sessão é reaberta às 11 horas 30 minutos, sob a Presidência do Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Reaberta a sessão. Nós não temos número para realizar a votação. Pois não, deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB – PARA COMUNICAÇÃO - Pela ordem, Sr. Presidente. Veja bem, eu estou muito entristecida, muito entristecida mesmo, porque muitas pessoas vão ficar sem teto, e essas pessoas vão ficar nessa situação simplesmente por falta de quórum, por falta de quórum na Assembleia Legislativa, no nosso plenário.

Por mais que seja um projeto apresentado por mim, pelo deputado Jorge do Carmo, pelo deputado Maurici, a gente não está falando, aqui não é a questão de quem apresentou, quem está apresentando, sabe? Aqui não existe vaidade. Não existe vaidade por nossa parte. Existe uma questão humanitária, apenas isso. Nós estamos tentando...

Trata-se de seres humanos. Nós estamos em uma pandemia, só se fala em pandemia e, principalmente, só se fala em morte. As pessoas estão morrendo. Quem não está morrendo por essa doença, está morrendo por questão simples de não ter comida, enfim. É desemprego, é tanta coisa ruim, e ainda você vai permitir que haja reintegração de posse, que as pessoas sejam despejadas. 

Tem muita gente que está aí, no momento, na rua. Pessoas de idade, muita criança, mulheres grávidas, enfim, tudo de ruim. Mas é o seguinte - eu gostaria de afirmar que a luta, ela não acaba aqui, não. Pelo contrário, eu acho que esse obstáculo vai fazer com que a gente tenha muito mais força, sabe? Muito mais coragem, muito mais brio, que vergonha é uma coisa que eu tenho.

Eu acho que tem uma coisa que acontece, de você ser perversa com situações difíceis do outro, é uma coisa muito ruim. A gente tem que ter vergonha de fazer uma coisa dessas. Eu vou continuar lutando pelos menos favorecidos sempre. Eu comecei assim na minha carreira artística, continuei assim e continuarei assim.

Hoje a minha missão está aqui dentro da Alesp, e dentro da Alesp eu não vou mudar. Eu não sou uma pessoa deslumbrada, eu sou uma mulher negra de uma história humilde de muita luta e que não cheguei aqui à toa, eu cheguei aqui porque o povo do estado de São Paulo assim quis. E graças a Deus tive dentro desta Casa e tenho uma relação de muito respeito com todos e todas.

Mas, mesmo com esse obstáculo, eu não posso deixar de agradecer às deputadas, aos deputados que votaram e que deram quórum para esse projeto. Eu não vou esquecer os nomes deles e delas jamais, não vou esquecer não.

Só quero também agradecer a todos que entenderam o espírito desse projeto. O projeto não tem nada a ver com invasão, não tem nada a ver com perda de propriedade, nada disso. Quem vai por esse viés é porque está com má vontade, realmente, de poder votar neste projeto. Isso, cada um sabe de si.

Mas eu volto a dizer o que eu falei no Colégio de Líderes: Deus está vendo isso aí. Ele está olhando e está olhando, sabe, firme, porque, hoje em dia, do jeito que o mundo está, você não poder ter um gesto de bondade, um gesto de solidariedade, isso é muito ruim, muito ruim.

Mas eu quero agradecer aos deputados e às deputadas que nos ajudaram. Não estão ajudando a Leci, não, estão ajudando a todo mundo que está precisando aí. Eu sei o que é não ter um teto.

Eu sei o que é isso. Mas vamos continuar. A vida continua, a luta continua, e quero agradecer ao Maurici, agradecer ao Jorge do Carmo, agradecer, sabe, às siglas aí que têm ainda uma noção do que é você tentar salvar o outro.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Muito obrigado, deputada Leci. Deputado Carlos Giannazi. Deputado Giannazi, nós temos mais três deputados pedindo pela ordem. Eu volto ao senhor a hora que conseguir aí. Abriu, abriu.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Voltei, Sr. Presidente. Sr. Presidente, deputado Carlão Pignatari, eu quero só manifestar aqui a minha revolta, minha indignação, porque é um escárnio total o que está acontecendo na Assembleia Legislativa.

Ontem, teve quórum para aprovar o projeto do Governo, um projeto insignificante, oco, vazio, que cria logomarca para o Doria, para a “marketagem” dele. E hoje... E não é de hoje que está acontecendo isso...

Esse projeto da deputada Leci Brandão é um projeto humanitário, que tem a ver com o momento que nós estamos atravessando, de pandemia. O projeto, inclusive, já foi aprovado. Falta essa pendência apenas.

Então, é inadmissível. Isso é um escárnio, é uma sabotagem, principalmente aos projetos dos deputados e deputadas. A gente não pode mais tolerar isso, porque não é uma revolta só minha. Eu ouço, as pessoas estão revoltadas, quem acompanha os trabalhos da Assembleia Legislativa, as pessoas ficam indignadas.

Como é que pode uma Assembleia, a maior Assembleia Legislativa do Brasil, não consegue liberar um projeto como esse, que já foi aprovado, inclusive? O mérito do projeto já está liberado. É vergonhoso. Então, eu sinto uma grande sabotagem dentro da Assembleia Legislativa em relação a esse projeto.

Eu fui sabotado na Comissão de Educação, fui retirado, sem nenhuma explicação. Não estou em nenhuma, em nenhuma comissão da Assembleia Legislativa. Sou um deputado sem comissão. E fui expulso da comissão. Tem boicote, sabotagem dos meus projetos na Comissão de Constituição e Justiça e de outros deputados.

Não dá, mas eu vou continuar denunciando, agora exaustivamente, esse procedimento de sabotagem da Alesp, que, eu tenho certeza, é patrocinado pelo governo Doria.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Com a palavra a deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Bom dia, Sr. Presidente. Eu cumprimento as Sras. Deputadas líderes, as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados líderes, os Srs. Deputados que compõem esta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, assim como também cumprimento a todos que nos ouvem e assistem através da rede Alesp.

Sim, é com indignação, deputada Leci, mas eu não joguei a toalha e nem a senhora. Nós vamos lutar. Porque, veja bem, aqui nós temos 48, faltaram 8 para dar o quórum, não é isso, presidente? É isso, não é? Faltaram oito.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Tinham 39, deputada. Tem 39, faltam...

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Não, agora está com 48, então falta...

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Não, 48 menos 9 máquinas são 39 deputados.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Então faltaram nove.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Nove, isso.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Então, quer dizer, não é algo impossível. Eu acho que o poder do convencimento nós temos. E eu gostaria de pedir para V. Exa., presidente, ontem eu estava pensando, não seria porque o dela é o primeiro, talvez intercalar a votação, não só do dela, intercalar a votação dos demais projetos junto com um do Governo? Porque aí nós temos quórum. Parece-me que ficar um dia só de projetos de deputados...

Eu tenho espírito de solidariedade, como tem a deputada Leci. Não estou falando que os demais não são solidários. Nós estamos com 39 aqui entre nós, pessoas que falaram não, eu vou lá para votar, enfim, para ter o compromisso. Não seria o caso de dar uma intercalada? Vai ter um projeto do Governo e um projeto do deputado, porque aí nós temos quórum. Do contrário, fica uma coisa meio sem compromisso, deputado.

o é do Sr. Presidente que eu estou falando; eu estou falando dos nossos colegas, para a gente poder convencer. O líder do Governo deveria entrar um pouco mais nessa questão. Isso não é um problema nosso.

Aqui são projetos de deputados que têm compromisso. Por exemplo, quando se fala em moradia, eu, em Piracicaba, convivi, deputada Leci Brandão, com três reintegrações de posse, em plena pandemia, e tive que colocá-los todos numa igreja, por esse risco do coronavírus, o risco de um passar para outro. Depois, tive que arrumar - eu, e não o estado, e não o município de Piracicaba - tivemos que ir atrás de locais para pôr essas pessoas.

Então, é aquela coisa. A minha indignação vai nesse sentido, mas ela não vai no sentido de jogar a toalha. Aqui tem uma saída, deputado Carlão Pignatari. Quero ouvir isso de V.Exa., para que a gente possa resolver essa questão.

Nós não podemos rasgar uma coisa que é importante. Eu sei que tem outros projetos importantes, que estão na lista, e que acabam ficando travados, porque a gente não vota, não toma nenhuma decisão sobre.

Eu tenho certeza absoluta de que V.Exa. tem condições de resolver essa questão, sentar com o líder do Governo e ver uma forma de intercalar as votações, para a gente poder votar os projetos de deputados, que são tão ou mais importantes que às vezes esse projeto do governo.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Muito obrigado, deputada Professora Bebel.

Eu vou... está levantada a sessão. Pedir para os deputados que logaram aqui às 11 horas, que quem puder sair, nós continuamos, eu continuarei aqui para a gente continuar. Mas, como nós não temos quórum, explicar para a Professora que hoje nós não conseguimos fazer a inversão, porque nós não temos nem quórum para votar a inversão da pauta. Mas eu tenho uma reunião marcada, hoje, às 14 horas, com o líder do governo e com…

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL LULA - PT - Alex de Madureira.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Com o deputado Alex de Madureira para a gente tratar disso. E no Colégio de Líderes, segunda-feira, nós temos que levar uma solução. Não é possível mais isso por um erro técnico. Esse projeto já está aprovado, não tem como ser rejeitado mais. O projeto já está aprovado. O que nós precisamos é apenas terminar, encerrar a votação.

Então, está levantada a presente sessão, e eu vou continuar aqui para ouvir o pela ordem da deputada Monica, deputado Campos Machado, deputado Ricardo Madalena e deputado Jorge do Carmo. Assim, pelo menos, nós liberamos quem entrou às 11 horas, e estamos aqui já há 45 minutos. Tudo bem? Obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 42 minutos.

                                                                      

* * *