22 DE SETEMBRO DE 2021

13ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: WELLINGTON MOURA

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Assume a Presidência e abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o substitutivo do Congresso de Comissões ao PLC 2/21, restando rejeitados o projeto e a emenda.

 

2 - CORONEL TELHADA

Para comunicação, parabeniza o deputado Douglas Garcia pela aprovação do projeto. Considera o projeto importante para a Polícia Militar.

 

3 - ALEX DE MADUREIRA

Para comunicação, cumprimenta o deputado Douglas Garcia pelo projeto aprovado. Afirma ser o mesmo um deputado combativo. Diz ser o projeto muito importante para as Forças Policiais.

 

4 - PROFESSORA BEBEL

Para comunicação, parabeniza a deputada Isa Penna pela derrubada de veto a projeto referente ao dossiê da mulher paulista e mapeamento da violência. Cumprimenta o deputado Douglas Garcia pela propositura aprovada, referente à formação dos profissionais da Segurança. Diz ser o mesmo muito bem elaborado.

 

5 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 403/20.

 

6 - PROFESSORA BEBEL

Declara voto contrário ao projeto aprovado, em nome do PT.

 

7 - JANAINA PASCHOAL

Declara voto contrário ao projeto aprovado.

 

8 - VALERIA BOLSONARO

Declara voto contrário ao projeto aprovado.

 

9 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 98/21.

 

10 - PROFESSORA BEBEL

Declara voto contrário ao projeto aprovado, em nome do PT.

 

11 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, agradece a todos os deputados pela aprovação de seu projeto, que diz ser o primeiro de seu mandato. Pede que o governador João Doria aprove o seu projeto. Informa que o projeto reconhece o curso superior de tecnólogo para os soldados da Polícia Militar, possibilitando o crescimento em suas carreiras. Considera o projeto muito importante para a categoria.

 

12 - EDSON GIRIBONI

Para comunicação, agradece a aprovação de seu projeto. Esclarece que o projeto visa ao estabelecimento de um conselho para estudar e discutir a implantação de penitenciárias estaduais, minimizando os conflitos entre os municípios. Diz ser esta uma discussão democrática e transparente. Pede que o governo se sensibilize com este projeto.

 

13 - TENENTE NASCIMENTO

Para comunicação, parabeniza o deputado Douglas Garcia pelo seu projeto aprovado. Destaca uma importante ação da Polícia Militar nas escolas, da qual fez parte por oito anos. Comemora o reconhecimento técnico, corrigindo uma falha anterior. Pede que o governo sancione o projeto.

 

14 - ADALBERTO FREITAS

Para comunicação, agradece a todos os deputados que aprovaram o projeto do deputado Douglas Garcia.

 

15 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Wellington Moura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                          

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Proposição em regime de urgência. Item 1 - Discussão e votação do Projeto de lei Complementar nº 2, de 2021, de autoria do deputado Douglas Garcia. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o substitutivo apresentado pelo congresso de comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicados o projeto e a emenda.

Item 2…

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Para uma comunicação?

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Comunicação.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - PARA COMUNICAÇÃO - Só parabenizar o deputado Douglas. O projeto dele é importante para a nossa tropa da Polícia Militar. Só quero dar uma bronca nele, porque ele não convidou a gente para ser coautor, mas parabéns, viu? Parabéns, parabéns a todos aí.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Parabéns, deputado Douglas Garcia.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Alex de Madureira.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - Uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Uma comunicação.

 

O SR. ALEX DE MADUREIRA - PSD - PARA COMUNICAÇÃO - Queria só parabenizar aqui o deputado Douglas Garcia. A gente sabe da luta dele aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo.

É um deputado combativo e que tem feito o seu mandato em cima das suas convicções, mas ele resolveu, presidente, fazer um projeto muito importante aqui.

Inclusive, discutindo agora com os membros aqui que são das forças policiais, fizeram elogios. Eu não poderia deixar de fazer este elogio ao deputado Douglas: parabéns. Parabéns pelo seu projeto aprovado.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Eu também quero aproveitar o momento. Não tive a oportunidade de parabenizar a Isa, porque, claro, a derrubada de um veto é muito importante, e sobretudo o tema que é tratado nesse veto, que é o “Dossiê da Mulher Paulista”, vai ser um mapeamento da violência que as mulheres sofrem.

Mas também quero parabenizar o deputado Douglas Garcia pela propositura. É um olhar de formação. Eu li, Douglas, e você remete, traz a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Deputado Coronel Telhada, parabenizo, inclusive, esse ganho que os senhores tiveram hoje no que diz respeito à formação dos profissionais da Segurança, e muito bem feito pelo deputado Douglas, muito bem elaborado.

Tive a honra de lê-lo e vi que está muito bem embasado, inclusive de acordo com os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Parabéns, viu?

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Item nº 2 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 403, de 2020, de autoria do deputado Carlão Pignatari. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. Para declarar voto contrário da bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto contrário da bancada do PT.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, presidente. Eu queria declarar o meu voto contrário, só o da minha pessoa. Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto contrário da deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PRTB - Pela ordem, presidente. Para registrar o meu voto contrário, por favor.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto contrário de Vossa Excelência.

Item nº 3 - Discussão e votação do Projeto de lei no 98, de 2021, de autoria do nobre deputado Edson Giriboni. Autoriza o Poder Executivo a criar, em caráter permanente, o Conselho Estadual para Estudos de Viabilidades e Interesses Municipais para Instalação de Unidades Prisionais no Estado.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - Para declarar o voto contrário da bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Registrado o voto contrário da bancada do PT.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Douglas Garcia.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Vossa Excelência me concede uma comunicação, Sr. Presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Uma comunicação.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigado, Sr. Presidente. Sr. Presidente, eu faço esta comunicação para agradecer a todos os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Finalmente, quase três anos aqui na Assembleia paulista, e finalmente eu tenho meu primeiro projeto aprovado.

Rezo a Deus e torço para que o governador do estado de São Paulo não vete meu projeto. Faço também esse pedido e levo à Secretaria da Casa Civil e a todos aqueles responsáveis por articular com o governador.

Agradeço imensamente aqui a todos os deputados, especialmente aos deputados aqui que me parabenizaram, ao deputado Major Mecca, que votou favoravelmente como relator, ao deputado Coronel Telhada, ao deputado Alex de Madureira, à deputada Professora Bebel, a todos os deputados que trabalharam para que o soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para que o praça da Polícia Militar do Estado de São Paulo tenha o reconhecimento do curso de Tecnólogo, ou seja, educação superior.

Isso pode ser utilizado pelo policial militar para galgar, com certeza, Sr. Presidente, passos maiores na sua carreira. Eu sei, porque o que nós necessitamos, hoje, e que é muito pedido pela categoria, é o aumento salarial, mas eu aproveito aqui para pedir meu apelo ao governador do Estado, para que olhe os policiais militares, não só os policiais militares, mas a todos os agentes de Segurança Pública, uma vez que não é de iniciativa nossa, enquanto deputados estaduais, solicitarem esse aumento.

Peço ao governador que, mais uma vez, não vete o projeto. É um projeto muito importante para a categoria, vai beneficiar muitos policiais. Eu sei que a gente tem muito mais o que fazer para os agentes de Segurança Pública do nosso querido estado de São Paulo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Parabéns, deputado Douglas Garcia, mais uma vez, pelo projeto.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Uma comunicação, deputado.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Queria agradecer a meus amigos, nobres deputados, pela aprovação do projeto. Eu acho que é um projeto que minimiza os conflitos.

Nós temos cidades que querem a instalação de penitenciárias, pelos benefícios que eles entregam, economia, geração de emprego, comércio e outros municípios que não aceitam penitenciária.

Então, para que isso seja feito de uma forma mais democrática, foi o nosso projeto da criação de um conselho envolvendo as regiões administrativas, envolvendo o Governo do Estado para que a instalação de novas penitenciárias no estado de São Paulo seja discutida de forma democrática, transparente e que atenda os interesses, diminuindo os traumas que são causados pelas penitenciárias naquelas cidades que as rejeitam.

Então agradecer a esta Casa, esperar que o governo tenha sensibilidade de ver a importância e o alcance desse projeto em uma democracia que nós temos que estar praticando atos democráticos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Obrigado. Parabéns, deputado Edson Giriboni, pelo projeto de lei aprovado.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - SEM PARTIDO - Para fazer uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Peço que coloque a máscara. Claro, deputado, pode fazer a comunicação.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - SEM PARTIDO - PARA COMUNICAÇÃO - Eu venho aqui parabenizar o deputado Douglas Garcia pelo excelente projeto aprovado, que vem ao encontro de uma importante ação da Polícia Militar, dentro das escolas da Polícia Militar, da qual eu fiz parte por oito anos.

Trabalhei como instrutor, monitor. E lá nós tínhamos o reconhecimento de curso técnico. Agora passamos a ter o curso de tecnólogo, que é a Escola Superior de Polícia, Escola Superior de Soldados, Escola Superior de Sargentos.

Nós tínhamos essa condição de curso superior apenas na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Então esse projeto veio realmente corrigir essa falha que havia.

Então, quero parabenizar o deputado Douglas Garcia, a Polícia Militar e toda a escala de Segurança, para que possamos, então, pedir para que o governo venha sancionar e reconhecer essa grande falha que havia em nossas escolas.

Parabéns, deputado Douglas Garcia, e parabéns aos nobres deputados que assim fizeram para que esse projeto fosse aprovado.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Adalberto Freitas.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, quero aqui agradecer a todos os parlamentares que ajudaram o nosso grande deputado Douglas Garcia.

Um jovem que tem um futuro promissor na política, um parceiro. Já foi do meu partido e é irmão nosso. Origem humilde, mas que tem aí uma clareza de espírito para fazer a coisa certa.

Parabéns, deputado Douglas, por tudo o que o senhor fez, e vamos torcer para que dê tudo certo com ele, e que não seja vetado lá. Vamos trabalhar para que isso vá para a frente. Tá bom? Parabéns.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado Adalberto. Não havendo mais nada a tratar, estão encerrados os trabalhos.

Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 30 minutos.

 

* * *