26 DE OUTUBRO DE 2021

22ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: WELLINGTON MOURA

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 299/20, e derrubado o veto. Convoca as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Atividades Econômicas e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Defesa dos Direitos das Mulheres, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; a Comissão de Assuntos Desportivos, para uma reunião extraordinária a ser realizada amanhã, em ambiente virtual, a partir das 11 horas; as Comissões de Saúde, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Educação e Cultura, e de Finanças, Orçamento, e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Defesa dos Direitos do Consumidor, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Saúde, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas; e as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para uma reunião conjunta em ambiente virtual, a ser realizada amanhã, a partir das 11 horas.

 

2 - GILMACI SANTOS

Para comunicação, agradece à Presidência por pautar o PL 299/20, nesta sessão. Comemora a derrubada do veto à matéria. Enaltece o valor social das igrejas.

 

3 - SARGENTO NERI

Para comunicação, comemora a derrubada do veto ao PL 299/20. Afirma que aguarda do governador Carlão Pignatari posição diversa da de João Doria. Critica o projeto que visa a conceder bolsa estudantil para estudantes de medicina.

 

4 - GIL DINIZ

Para comunicação, comemora o reconhecimento do serviço religioso como atividade essencial. Agradece a seus pares pela aprovação do PL 299/20.

 

5 - ALTAIR MORAES

Para comunicação, comemora a derrubada do veto ao PL 299/20. Elogia o presidente Wellington Moura por pautar a matéria nesta sessão. Ressalta a importância da religião e do trabalho das igrejas.

 

6 - TENENTE NASCIMENTO

Para comunicação, cita versículo bíblico. Elogia a Presidência desta Casa. Discorre acerca da atuação das igrejas durante a pandemia de Covid-19. Agradece a seus pares.

 

7 - MARTA COSTA

Para comunicação, parabeniza a Presidência por pautar o PL 299/20, nesta sessão.

 

8 - JANAINA PASCHOAL

Para comunicação, afirma que o PL 299/20 protege todos os templos religiosos. Parabeniza a Presidência desta Casa.

 

9 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Discorre a respeito da essencialidade das atividades religiosas. Lista e parabeniza os deputados da Frente Parlamentar Evangélica. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Wellington Moura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior, e declara aberta a Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Proposição em regime de urgência. Veto. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 299, de 2020, Autógrafo nº 32.941, vetado totalmente, de autoria dos deputados Gil Diniz e Gilmaci Santos. Reconhece a atividade religiosa como essencial para a população do estado, em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas, epidemias, pandemias ou catástrofes naturais.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis ao projeto e contrários ao veto queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto, e rejeitado o veto.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Só para uma comunicação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Uma comunicação, deputado. Antes, porém, antes de passar a comunicação a Vossa Excelência.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, Inciso III, Alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Atividades Econômicas e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das onze horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 607, de 2021, de autoria do Sr. Governador.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, Inciso III, Alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Defesa dos Direitos das Mulheres e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das onze horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº 653, de 2019.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, Inciso III, Alínea “d”, combinado com o Art. 45, § 5º, ambos do Regimento Interno, convoco reunião extraordinária da Comissão de Assuntos Desportivos a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 718, de 2019.

Sras. e Srs. Deputados, nos termos do dispositivo do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Saúde e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 1.097, de 2019, de autoria do nobre deputado Carlos Cezar.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do dispositivo do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Educação e Cultura; e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 300, de 2020.

Sras. e Srs. Deputados, nos termos do dispositivo do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Segurança Pública e Administração Penitenciária; e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 247, de 2021.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do dispositivo do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Defesa dos Direitos do Consumidor; e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 298, de 2021.

Nos termos do dispositivo do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 412, de 2021.

Nos termos do dispositivo do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Saúde; e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 451, de 2021.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do dispositivo do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se amanhã, a partir das 11 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 591, de 2021.

Pela ordem, deputado Gilmaci.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente, para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Comunicação, Vossa Excelência.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Obrigado, Sr. Presidente. Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, eu quero apenas, Sr. Presidente - não “apenas”, mas só uma força de expressão -, agradecer, em primeiro lugar, a V. Exa., por ter tido a coragem de pautar esse veto do projeto 299, de autoria do nobre deputado Gil Diniz e de minha autoria, um projeto de essencial importância para o estado de São Paulo.

Esse projeto de lei torna as igrejas como serviço essencial no estado de São Paulo. Infelizmente, por insensibilidade do governador, acabou sendo vetado, mas neste momento, no dia de hoje, esta Casa corrige esse erro, retrata esse erro que foi cometido pelo Palácio dos Bandeirantes, derrubando esse veto e fazendo com que as igrejas realmente se tornem serviço essencial, haja vista o serviço que foi feito, o que fizeram as igrejas durante a pandemia, esses dois anos de pandemia.

Principalmente na fase mais aguda, o trabalho que realizou, não somente trabalho espiritual, mas o trabalho social que foi desenvolvido por todas as igrejas, sem placas.

Não quero dizer aqui o nome de uma ou de outra, mas todas as igrejas, de uma forma geral, seja até a católica também, todas as igrejas cuidando do povo, cuidando da população. Fazendo aquilo, muitas vezes, que o Estado não realizou, as igrejas realizaram.

Então, eu queria aqui parabenizar todos os deputados, agradecê-los por terem ajudado a derrubar esse veto e, no dia de hoje, esse projeto de lei passa a ser lei - esse veto derrubado, passa a ser lei agora. No estado de São Paulo, as igrejas são, sim, serviços essenciais. Então, parabéns, presidente. Parabéns, deputados.

Obrigado aos deputados e parabéns ao povo de São Paulo, porque agora, sim, as igrejas são reconhecidas. Podemos trabalhar sossegados, porque não vamos ter mais agora aquele problema de dizer que vai ter que fechar, vai ter que parar. Vamos poder trabalhar e fazer muito mais pela população do estado de São Paulo.

Obrigado, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. SARGENTO NERI - SD - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado.

 

O SR. SARGENTO NERI - SD - Fazer uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Deputado Sargento Neri, comunicação.

 

O SR. SARGENTO NERI - SD - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, parabéns. Parabéns, o Gilmaci acabou de passar. Fiquei feliz, viu, Gilmaci? Isso é importantíssimo. Poucos sabem o quanto a igreja faz trabalho social.

Mas o presidente desta Casa, agora em exercício no governo, Gil, ele pode entrar e colocar seu nome na história, desfazer muitas atrocidades que o governador João Doria fez.

Eu espero que o Carlão Pignatari, agora, no momento, governador, se não corrigir, que pelo menos não piore ainda mais a situação do estado de São Paulo, já como governador em exercício, interino, do estado de São Paulo. É isso que nós esperamos.

Entrou um projeto na Casa, do governador, onde ele dá bolsa de estudos para estudantes da medicina. Todos sabemos que, para estudar medicina, tem que ter um nível financeiro razoável. Por que não dá bolsa para quem faz escola agrícola?

Por que não dá bolsa para aqueles que fazem faculdade com tanto sacrifício, conforme a renda da família? Mas não. Mais uma vez, João Doria vem favorecer a classe alta do estado de São Paulo. E os policiais que morreram? Nós temos projetos pedindo bolsas para os filhos desses policiais e ele nem sinaliza mandar para a Casa.

Então, espero que o governador João Doria seja expurgado da política brasileira. É isso que nós queremos. E espero que nosso presidente, o grande Carlos Pignatari, coloque o seu nome na história arrumando essa bagunça em pouco tempo ou pelo menos não a piorando.

Obrigado, presidente.

 

O SR. GIL DINIZ - SEM PARTIDO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - SEM PARTIDO - Uma breve comunicação, presidente?

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Uma comunicação, deputado.

 

O SR. GIL DINIZ - SEM PARTIDO - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, dia histórico nesta Assembleia Legislativa. A Palavra Sagrada diz que quem tem um amigo, tem um tesouro e, onde está o seu tesouro, ali está o seu coração.

Meu coração, presidente, está neste plenário hoje, porque é um dia histórico, em que esta Casa faz justiça e derruba um veto do Sr. Governador que torna o serviço religioso atividade essencial, presidente.

Muito me honra V. Exa., na Presidência da Assembleia Legislativa neste momento, V. Exa. que é cristão, um líder da Igreja Universal... Eu sou católico, presidente. Católico significa também universal.

Vossa Excelência faz história derrubando esse veto, tendo a coragem de colocar esse veto em plenário, um projeto que tem a coautoria do deputado Gilmaci, também da Igreja Universal, também do partido Republicanos.

Agradeço a V. Exa. pela coragem, por pautar, e a todos os deputados, às bancadas de esquerda, que ajudaram a aprovar o projeto e, hoje, não obstruíram. Ajudaram a derrubar o veto também. Deputado Gilmaci, como eu falei, muito obrigado pela coautoria.

Deputado Nascimento, Tenente Nascimento, deputado Altair Moraes, deputada Marta Costa, toda bancada evangélica, católica, que atua neste Parlamento e representa a nossa população, Gilmaci.

Como V. Exa. disse, a igreja... Todas as igrejas, independente de denominação, nesse período de pandemia, prestaram um serviço espiritual, como sempre fez, mas principalmente um serviço assistencial. Chegou onde o estado brasileiro, o estado de São Paulo não chegou.

Então, muito me honra ser autor deste projeto, mas essa derrubada de veto foi construída por várias mãos, por vários amigos que hoje honraram o povo cristão do estado de São Paulo.         Que alegria estar neste Parlamento nesta noite com V. Exa. presidindo os trabalhos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado Gil Diniz, pelas palavras e pelo respeito.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Altair Moraes.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, um dia que muito nos alegra.

O governador João Doria vetou o projeto de lei de autoria do deputado Gil Diniz com coautoria do meu amigo, meu par aqui, parte do nosso Republicanos, deputado Gilmaci Santos e hoje, vemos aqui que o senhor presidente, representante do Republicanos, teve coragem, teve peito, para pautar essa derrubada de veto. Parabéns, deputado Wellington Moura, que muito tem nos honrado e honrado o partido Republicanos.

Quero deixar aqui o meu abraço aos deputados Gil Diniz, Gilmaci Santos, Tenente Nascimento, Marta Costa e todos os nossos pares que fazem parte da bancada evangélica, cristã e dos católicos. Porque, quando se fala de fazer o bem, a religião não pode impedir, não pode ter barreiras. Todos nós convergimos para o bem de uma população cristã.

Então, parabéns mais uma vez, presidente, parabéns aos deputados Gil Diniz e Gilmaci Santos, parabéns a toda a bancada evangélica e a toda a bancada católica. Unidos, como muito bem colocou o deputado Gil Diniz, nós conseguimos derrubar esse veto.

E ressalto aqui a importância do trabalho das igrejas, a importância da religião, que é um braço do governo, um braço do Estado. Aonde o Estado não chega, nós chegamos. E nesse tempo de pandemia, foi essencial.

Eu fico muito feliz no dia de hoje, me sinto honrado por este dia e por ser também um representante do povo cristão.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PP - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PP - Para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Uma comunicação, Vossa Excelência.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PP - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, eu quero citar aqui um versículo que a Bíblia nos relata muito bem: “Abençoarei os que te abençoarem; e aqueles que não, serão então amaldiçoados”.

Eu quero dizer a você, presidente, que você entrou, no primeiro ato, essa derrubada de veto, abençoando o povo de Deus. Eu quero aqui parabenizar os deputados Gil Diniz, Gilmaci e toda a bancada e toda esta Assembleia Legislativa, que hoje deu um passo importante para a igreja em geral, todas as religiões; nós não estamos falando apenas de uma.

Durante esta pandemia, nós tivemos a igreja atuante; as igrejas não fecharam as suas portas no atendimento social, no atendimento religioso e no atendimento espiritual. Então, hoje esta Casa está com a benção de Deus, porque realmente declara “atividade essencial”.

A maior aliada desta pandemia foi a igreja: Igreja Universal, Assembleia de Deus, as igrejas católicas. Enfim, todas com um único objetivo: atender a necessidade desse povo tão sofrido.

Então, queremos mais uma vez agradecer a todos os deputados que aqui estão conosco: deputada Marta Costa, deputados Gil Diniz, Altair Moraes, deputada Janaina. E todos aqui, até a esquerda, pois realmente foi unânime essa votação.

Então, nós estamos deveras agradecidos. E vamos dizer a esse povo querido que estamos aqui realmente para isso, representando esse povo tão querido, tão sofrido, que é o povo de Deus. E realmente chegamos a esse veto.

Parabéns. Vai ser escrito nas suas histórias, presidente e os deputados que realmente apresentaram e aprovaram esse tão importante projeto para as nossas igrejas. Nosso muito obrigado. Que Deus vos abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado, pelas palavras.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - PARA COMUNICAÇÃO - Eu também quero deixar aqui meus parabéns, primeiramente ao senhor, pela sua coragem de começar, já na sua Presidência, fazendo uma coisa muito importante para nós.

O senhor acompanhou muito de perto e sabe o quanto nós, da igreja, sofremos durante a pandemia, porque fomos obrigados a fechar as nossas igrejas. Igreja não se fecha. E hoje nós estamos vendo o nosso trabalho ser reconhecido pelo senhor. Meus parabéns.

Quero deixar os parabéns ao Gil, pela braveza que ele teve, e paciência de esperar tudo acontecer. E também a todos os nobres companheiros que estão aqui nos ajudando. Parabéns. Que Deus te abençoe ricamente, presidente.

Está mostrando que você é verdadeiramente um homem de Deus. Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor. Deus te abençoe. Parabéns, Gil, e a todos nós que estamos aqui. E vamos em frente, vamos continuar o nosso trabalho.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Obrigado, deputada Marta Costa, pelas bonitas palavras que sempre saem da sua boca.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Cumprimentando V. Exa. pela Presidência não só da sessão, mas da Casa, desejando sorte nesse desafio. Cumprimentando os colegas que lutaram por esse projeto, os autores que conseguiram aqui em conjunto derrubar o veto, aprovar o projeto. E destacar, respeitosamente, que é um projeto que protege todos os templos, o trabalho de todas as religiões. Isso é muito importante.

Às vezes a gente usa o termo “suprapartidário”; ele é “suprarreligioso”, reconhecendo que essa conexão com Deus, com o superior, com o outro plano, é importante para o exercício da cidadania e respeitar esse não materialismo é muito importante. Então eu realmente vejo muita relevância no que foi alcançado na sessão de hoje. É isso.

Muito obrigada e parabéns a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Antes de nós darmos por encerrada a sessão, apenas fazendo uma correção dos artigos do disposto do Art. 18, inciso III, alínea “d”, ambos do Regimento Interno, convocando uma reunião conjunta do Projeto de lei nº 595, de 2021, de autoria do deputado Maurici.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, para mim como presidente interino da Assembleia neste momento, é uma grande alegria, é uma grande satisfação a gente poder pautar esse veto, que faz com que todas as igrejas, sejam elas evangélicas, católicas, espíritas, não importa a religião, mas que elas se tornem serviços essenciais.

E elas já sempre foram serviços essenciais e o que nós fizemos hoje aqui com o apoio de todos os deputados, num acordo que todos fizemos com os dos partidos da esquerda, os do centro, os dos partidos da direita, foi trazer, realmente mostrar que as igrejas são serviço essencial.

Eu carrego um ditado, uma frase, até que o bispo Macedo um dia utilizou dentro dos nossos templos religiosos. Ele disse: “Quem pensa no próximo pensa como Deus”. E para a gente é uma alegria poder ver hoje, diante de tantas lutas que as igrejas passaram de ficarem fechadas, o povo chorando, pedindo uma oração e a igreja não podia naquele momento ter culto.

Mas a partir de agora a gente tem essa garantia de que se acontecer novamente - que todos nós esperamos e continuaremos em oração para que nunca aconteça o que aconteceu nesse momento da Covid - as igrejas continuarão sendo serviço essencial para a população do nosso estado de São Paulo. Parabéns a todos os deputados que fazem parte da Frente Parlamentar Evangélica.

Quero citar um a um: deputado Carlos Cezar, um grande lutador; deputado Altair Moraes, da minha bancada; deputado Alex de Madureira; a deputada Dra. Damaris Moura; o deputado Rodrigo Moraes; o deputado Paulo Correa; deputado Gilmaci Santos; deputado Marcos Damasio; deputada Marta Costa; deputado Tenente Nascimento. Esses que fazem parte aqui dessa Frente Parlamentar Evangélica.

Parabéns a todos nós. Parabéns a todos vocês que lutaram e confiaram que nós iríamos realmente desbravar esse momento para o Parlamento. Então, com muita alegria eu neste momento como presidente ter pautado e a gente ter aprovado a derrubada deste veto e aprovado o projeto. Um grande abraço a todos.

Neste momento, havendo esgotada a presente sessão, damos por levantados os trabalhos. Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 44 minutos.

 

* * *