5 DE NOVEMBRO DE 2021

3ª REUNIÃO

 

Presidência: CORONEL TELHADA

 

RESUMO

 

1 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência e abre a reunião. Declara estarem presentes 11 Srs. Deputados, número insuficiente para a abertura dos trabalhos.

 

2 - JANAINA PASCHOAL

Para comunicação, parabeniza a Câmara Municipal de Brodowsky pela aprovação do projeto que proíbe a exigência do passaporte da vacina para acesso a prédios públicos e privados. Cita propositura sobre o tema que tramita nesta Casa. Agradece a Câmara Municipal de Jundiaí pela moção de apoio ao texto.

 

3 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, disserta sobre denúncias de assédio a servidores do quadro de apoio escolar que estiveram presentes em manifestações contra medidas do governo. Clama por reajuste salarial à categoria. Demonstra apoio aos servidores. Tece críticas ao secretário de Educação, Rossieli Soares.

 

4 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 8/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Encerra a reunião.

 

* * *

 

            - Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, presentes 11 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, número insuficiente para a abertura dos trabalhos.

Nos termos do Art. 112, § 2º do Regimento Interno, esta Presidência deixa de realizar a sessão. Antes de dar por encerrada esta reunião, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira próxima, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Assinaram a lista de presença os seguintes deputados: Adalberto Freitas; Carlos Giannazi, que está presente em plenário; Castello Branco; Coronel Nishikawa; Coronel Telhada, presente; Delegado Olim; Dr. Jorge do Carmo; Janaina Paschoal, que está presente em plenário; deputado Major Mecca; Deputado Tenente Nascimento e Deputado Gil Diniz, que está presente em plenário. Portanto, 11 deputados.

Nós não temos como realizar a sessão. Estou vendo que dois deputados querem fazer uma comunicação, é isso? Sra. Deputada, V. Exa.  tem o tempo regimental de dois minutos.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigada, Sr. Presidente. Muito rapidamente, eu gostaria de parabenizar a Câmara dos Vereadores de Brodowski, que na data de hoje aprovou um projeto de autoria do vereador Ezequiel Gonçalves da Silva proibindo o passaporte da vacina, à luz do projeto que tramita nesta Casa, com muitos colegas, inclusive V. Exa., também como consignatário.

E agradeço a Câmara dos Vereadores de Jundiaí pela moção de apoio ao nosso Projeto 668/21, que proíbe o passaporte da vacina. Todos defendemos a vacina, mas não a imposição.

Muito obrigada, Sr. Presidente,

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sra. Deputada.

Quero fazer constar a todos que se encontra no plenário também o deputado Sargento Neri. Como o tempo regimental foi encerrado, infelizmente não tenho como computar a assinatura dele, mas quero constar a todos aqui na Rede Alesp que o Sargento Neri também se encontra presente em plenário.

Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Obrigado, Sr. Presidente. É um rápido comunicado. Na verdade, Sr. Presidente, é uma denúncia gravíssima que eu quero fazer contra a Secretaria Estadual de Educação e várias diretorias de Ensino que estão perseguindo, que estão assediando os servidores do Quadro de Apoio Escolar, o QAE, e do QSE, que realizaram um grande movimento, uma grande manifestação na última quarta-feira, na frente da Secretaria da Educação e também várias regiões do Estado.

Teve uma paralisação, eles se movimentaram nesse dia, reivindicando melhores salários, melhores condições de trabalho, melhores condições funcionais, acesso ao abono, do abono Fundeb, enfim, são lutas importantes. Agora, Sr. Presidente, V. Exa. não pode imaginar o assédio e a perseguição do governo Doria, da Secretaria da Educação e das diretorias de Ensino, que estão orientando diretoras e diretores a darem faltas injustificadas para esses servidores que ganham salários, Sr. Presidente, que são abaixo do salário mínimo nacional e regional.

O salário de 1.056 reais é o salário base de um agente de organização escolar. E tem outros segmentos que ganham menos até do que isso. Agora, é de uma crueldade, de uma perversidade, de uma covardia jamais vista o que essa Secretaria da Educação está fazendo, Sr. Presidente, o que esse secretário Rossieli está fazendo com os servidores do quadro de apoio escolar.

Então quero fazer esta denúncia pública aqui, aproveitando a TV Assembleia, e dizer que nós estamos entrando com uma representação no Ministério Público Estadual contra o assédio, contra a perseguição.

Eles estão orientando, as diretorias de ensino orientam, acho que a mando da Secretaria da Educação, só pode ser, a darem faltas injustificadas, porém, quero aqui parabenizar os diretores e as diretoras que estão resistindo, Sr. Presidente, porque dar falta justificada ou injustificada é uma atribuição da chefia imediata, da diretora ou diretor de escola, e muitos não estão cedendo a essa pressão e a esse assédio, porque não querem ser cúmplices desse tipo de procedimento.

Então quero reafirmar que nós vamos tomar providências. Já pedi a convocação do secretário na Comissão de Educação, e estamos acionando o Ministério Público, Sr. Presidente, contra esse ataque covarde, perverso, cruel e desumano aos servidores do quadro de apoio escolar, que estão realizando manifestações justas, democráticas e dentro da lei em defesa dos seus salários, da sua vida funcional e de melhores condições de trabalho.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sr. Deputado. Obrigado pelas palavras. Agradeço aos senhores e senhoras deputados aqui presentes. Aproveitando, desejo um ótimo final de semana a todos e, se Deus quiser, segunda-feira, no horário regimental, estaremos novamente aqui neste plenário.

Obrigado a todos, uma boa tarde. Está levantada esta reunião.

 

* * *

 

- Encerra-se a reunião às 14 horas e 52 minutos.

 

* * *