9 DE NOVEMBRO DE 2021

26ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PR 17/21, salvo emendas. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas ao projeto em tela.

 

2 - DOUGLAS GARCIA

Declara voto contrário ao PR 17/21.

 

3 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado, em segundo turno, o PR 20/21, salvo emendas. Coloca em votação e declara aprovada, em segundo turno, emenda, apresentada pela Mesa em seu Parecer nº 816, de 2021. Coloca em votação e declara aprovada, em segundo turno, a Emenda nº 1 ao projeto em tela. Coloca em votação e declara rejeitada, em segundo turno, a Emenda nº 2 ao projeto em tela.

 

4 - DOUGLAS GARCIA

Declara voto contrário ao PR 20/21.

 

5 - PROFESSORA BEBEL

Para comunicação, solidariza-se com a vereadora de Campinas, Paolla Miguel, vítima de injúria racial durante sessão na Câmara dos Vereadores da cidade. Lembra o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, quando jovens foram às ruas dizer não ao racismo. Menciona nota emitida pela liderança do PT. Pede ao presidente Carlão Pignatari que esta Casa aprove uma moção de solidariedade à vereadora.

 

6 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Parabeniza a deputada Professora Bebel. Considera inaceitável uma situação desta no mundo atual. Informa que esta Casa irá protocolar uma moção de repúdio ao vereador, em apoio à vereadora Paolla Miguel. Diz esperar uma punição exemplar ao vereador campineiro. Parabeniza os vereadores que defenderam Paolla Miguel, em especial o ex-deputado Gustavo Petta.

 

7 - TEONILIO BARBA LULA

Para comunicação, lembra que outros vereadores também fizeram a defesa da vereadora Paolla Miguel.

 

8 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Pede que a deputada Valeria Bolsonaro, que é de Campinas, consiga os nomes destes vereadores para uma moção de congratulações.

 

9 - VALERIA BOLSONARO

Para comunicação, considera absurdo o ocorrido na Câmara dos Vereadores de Campinas. Faz coro ao pronunciamento da deputada Professora Bebel. Afirma que irá pegar os nomes dos vereadores envolvidos no caso. Considera o ocorrido uma vergonha para a população de Campinas.

 

10 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Lembra os Srs. Deputados que, em razão do projeto de resolução aprovado, a partir da próxima semana, os horários das sessões irão mudar e que as sessões iniciarão às 14 horas ao invés de 14 horas e 30 minutos. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Ordem do Dia.

Discussão e votação do Projeto de resolução nº 17, de 2021, de autoria da Mesa. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, salvo emendas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação as emendas com pareceres contrários do Congresso de Comissões e da Mesa. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Sr. Presidente, é o PR 17?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Esse é o dezessete.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Só para declarar o meu voto contrário, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Na outra foi o 20, é isso também. Com declaração de voto contrário do deputado Douglas Garcia.

Discussão e votação em segundo turno do Projeto de resolução nº 20, de 2021, de autoria da Mesa. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, salvo emendas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado em segundo turno.

Em votação a emenda apresentada pela Mesa no seu Parecer 816, de 21. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado em segundo turno.

Em votação a Emenda nº 1, com parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado em segundo turno.

Em votação a Emenda nº 2, com parecer contrário. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitada.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente. Apenas para declarar o meu voto contrário.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto contrário do deputado Douglas Garcia.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - PARA COMUNICAÇÃO - A minha comunicação, Sr. Presidente, é em solidariedade a uma vereadora que é da cidade de Campinas, a vereadora Paolla Miguel. Em uma discussão sobre recursos da comunidade preta, ela foi chamada de “negra, preta lixo”. Isso é um crime.

Acho que a gente está diante de uma sociedade diversa. Esse racismo estrutural se estampou já com a morte de George Floyd nos Estados Unidos, quando jovens foram às ruas dizer não ao racismo, e aqui no Brasil a cada dia, me parece, esses fatos têm acontecido.

Então, mais do que solidariedade à Paolla Miguel, nós vamos mobilizar, nós vamos dizer que aqui no estado de São Paulo convivem pretos, indígenas, enfim, todas as raças e que é inadmissível que uma vereadora, em uma Casa de Leis, seja chamada de “preta lixo”.

Então a bancada do Partido dos Trabalhadores já expressou nota, enfim, todas as nossas lideranças também. Eu gostaria, Sr. Presidente, de ver a possibilidade de ver a aprovação de uma moção de solidariedade à nobre vereadora.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Parabéns, deputada Professora Bebel. Concordo. E também fazer um cumprimento especial ao deputado Gustavo Petta, que foi deputado aqui, que ele foi naquele momento e fez a defesa da vereadora. Eu acho que nós temos que cumprimentá-lo. Ele que foi deputado com a gente aqui uns dois anos atrás, mas que com certeza (Inaudível.).

E é possível, infelizmente, Professora Bebel, como nós podemos estar em uma época dessas discutindo esse tipo de assunto e ter esse tipo de tratamento com qualquer ser humano? Não é mais possível que nós tenhamos isso, não no Brasil, no mundo. Eu acho isso inaceitável.

Nós vamos fazer aqui uma moção de repúdio ao vereador que fez, que é muito claro, eu vi a gravação. O presidente da Câmara de Campinas na hora viu e corrigiu. Eu espero que tenha uma punição exemplar, esse vereador.

Outra vez, também mandar uma moção cumprimentando o vereador Gustavo Petta, que foi companheiro da gente aqui, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Só acrescentando, não teve só o Gustavo Petta, tiveram mais duas vereadoras e outros vereadores que também foram solidários. Eu acho que era bom a gente levantar o nome de todos e homenagear a todos que combateram esse tipo de preconceito, machismo, racismo.

Não dá para admitir mais isso. Concordo plenamente, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Infelizmente eu não vi. Eu vi a matéria jornalística e só o Gustavo Petta que, naquele momento, fez. Eu pediria à deputada Valeria Bolsonaro, que é de Campinas, se puder pegar na Câmara de Vereadores de lá os vereadores para a gente fazer uma moção de congratulações a eles e também mandar, enviar uma nota de repúdio, nós vamos fazer pela Assembleia Legislativa para o vereador que eu não sei o nome, mas que cometeu esse ato, em minha opinião, criminoso.

 

A SRA. VALERIA BOLSONARO - PRTB - PARA COMUNICAÇÃO - Foi, foi um absurdo. Eu fiquei também sabendo ontem disso. Também concordo com tudo o que a Professora Bebel falou. Não existe, nos tempos em que nós estamos, ainda a pessoa ter coragem de ter esse tratamento a um ser humano. Isso é absurdo, é inaceitável.

Eu me comprometo a ver o vídeo, trazer o vídeo para cá para que a gente possa ver. E assino também essa moção de repúdio, que é absolutamente absurdo o que aconteceu em Campinas.

É uma vergonha para a população de Campinas, que não se sente representada pela pessoa que fez esse comentário absurdo.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Parabéns, deputada. Só lembrando a todas as nossas deputadas e deputados que assim que publicar o novo Ato da Mesa os horários das nossas sessões semana que vem não serão mais às 14 horas e 30 minutos. Começará às 14 horas, que nós vamos antecipar meia hora. Então não é mais 14 horas e 30 minutos, e sim às 14 horas. O Pequeno Expediente, depois o Grande Expediente, sucessivamente.

Muito obrigado. Não havendo mais objeto da presente sessão, está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 26 minutos.

 

* * *