4 DE OUTUBRO DE 2021

4ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS SENHORES JOSEPH SALTOUN, ADRIAN GOTTFRIED, MICHEL SCHLESINGER E À SENHORA FORTUNA

 

Presidência: RODRIGO GAMBALE

 

RESUMO

 

1 - RODRIGO GAMBALE

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - GABRIEL GRINBERG

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos excelentíssimos Senhores Joseph Saltoun, Adrián Gottfried, Michel Schlesinger e à Senhora Fortuna Safdié", por solicitação do deputado Rodrigo Gambale, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

3 - PRESIDENTE RODRIGO GAMBALE

Demonstra sua alegria em receber a comunidade judaica nesta Casa. Agradece a todos os presentes e aos homenageados. Discorre sobre a paz.

 

4 - GABRIEL GRINBERG

Mestre de cerimônias, lembra o patriarca do povo judeu, Abrãao e a matriarca Sarah. Discorre sobre a história dos judeus no Egito. Considera que os homenageados auxiliam a escrita do futuro de nossa sociedade. Parabeniza o deputado Rodrigo Gambale pela sessão solene realizada. Faz a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Ricardo Berkiensztat, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo e representante do rabino Michel Schlesinger; e ao Sr. Adrián Gottfried, rabino da comunidade Shalom.

 

5 - ADRIÁN GOTTFRIED

Rabino da comunidade Shalom de São Paulo, diz estar emocionado e honrado em receber esta homenagem. Lembra sua chegada à cidade de São Paulo, há 30 anos. Agradece sua esposa Mariana e todos os colaboradores da comunidade Shalom. Discorre sobre a atuação de sua comunidade no estado de São Paulo.

 

6 - GABRIEL GRINBERG

Mestre de cerimônias, faz a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Joseph Saltoun, rabino da comunidade Arizal, em Mogi das Cruzes.

 

7 - JOSEPH SALTOUN

Rabino da comunidade Arizal em Mogi das Cruzes, discorre sobre a função dos líderes religiosos, da religião e o espaço que ela preenche em nossas vidas. Esclarece que a religião deve abraçar a comunidade com amor, carinho e sem julgamentos, assim como as mães acolhem os seus filhos. Agradece a honra recebida e a presença de todos nesta solenidade.

 

8 - GABRIEL GRINBERG

Mestre de cerimônias, faz a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Sra. Mariana Gottfried, representando a Sra. Fortuna Safdié. Anuncia a exibição de vídeo com pronunciamento da homenageada.

 

9 - FORTUNA SAFDIÉ

Agradece pela homenagem recebida. Faz apresentação de canto ancestral em ladino. Deseja paz a todos.

 

10 - GABRIEL GRINBERG

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo com pronunciamento do homenageado Michel Schlesinger.

 

11 - MICHEL SCHLESINGER

Agradece o mestre de cerimônias Gabriel Grinberg, seu representante Ricardo Berkiensztat e o deputado Rodrigo Gambale pela homenagem recebida. Faz reflexões sobre a criação do mundo, do primeiro homem e da primeira mulher. Discorre sobre a harmonia entre céu e terra. Esclarece que a ciência e a religião não são inimigas, mas sim complementares, buscando diferentes aspectos da verdade.

 

12 - GABRIEL GRINBERG

Mestre de cerimônias, presta homenagem, com entrega de diploma em honra ao trabalho prestado, ao Sr. João Montes, presidente da Apae de Mogi das Cruzes; à Sra. Mariana Gottfried, voluntária da comunidade Shalom; ao padre João Henrique, da Aliança da Misericórdia da cidade de São Paulo; e à Sra. Yonemi Hamaguchi, presidente da ONG Asete de Mogi das Cruzes.

 

13 - PRESIDENTE RODRIGO GAMBALE

Entrega um diploma ao mestre de cerimônias Gabriel Grinberg, em agradecimento à organização desta sessão solene. Agradece a presença de todos. Demonstra sua alegria em outorgar colares de honra ao mérito à comunidade judaica e às suas principais lideranças.

 

14 - GABRIEL GRINBERG

Presta homenagem, com entrega de diploma em honra ao trabalho prestado, ao Sr. Ricardo Berkiensztat, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

 

15 - RICARDO BERKIENSZTAT

Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, agradece o deputado Rodrigo Gambale e os homenageados nesta solenidade. Afirma ser um orgulho para a comunidade judaica estar nesta Casa. Considera que este Parlamento sempre lutou pela população paulista. Diz esperar que a pandemia traga lições positivas e mais humanidade para todos.

 

16 - PRESIDENTE RODRIGO GAMBALE

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rodrigo Gambale.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela Rede Alesp e pelo canal Alesp, do Youtube.

Para darmos início a esta sessão, convidamos, para que componham a mesa diretora, o deputado estadual Rodrigo Gambale. (Palmas.) Ricardo Berkiensztat, presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, que vem representar o querido rabino Michel Schlesinger (Palmas.)

Rabino Adrián Gottfried, representante da Comunidade Shalom de São Paulo. (Palmas.) Mariana Gottfried, voluntária da comunidade Shalom, que também vem, além de ser homenageada, representar a senhora Fortuna Safdié que, por questões de segurança, por dúvidas relacionadas ao processo da Covid-19, se sentiu mais confortável em, nesse momento, não conseguir estar conosco aqui. (Palmas.) Rabino Joseph Saltoun, representando a comunidade Arizal, em Mogi das Cruzes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GAMBALE - PSL - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado Carlão Pignatari, atendendo a solicitação do deputado estadual Rodrigo Gambale, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos Excelentíssimos Senhores rabino Joseph Saltoun, rabino Adrián Gottfried, rabino Michel Schlesinger, e à Excelentíssima senhora Fortuna Safdié.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Neste momento, ouviremos as palavras do deputado estadual Rodrigo Gambale.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GAMBALE - PSL - Primeiramente, um bom dia a todos. É com muito prazer que a gente recebe hoje a comunidade judaica para esta justa homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a entrega, a outorga do Colar de Honra ao Mérito.

Quero então agradecer a cada um presente hoje aqui e, principalmente, aos nossos homenageados e ao Gabriel Grinberg, que não mediu esforços em fazer com que este evento fosse realizado com tanto glamour, com tanta qualidade e com tanto brilho que ele tem conseguido trazer para este dia de evento.

Eu quero agradecer aqui a presença das pessoas, algumas autoridades aqui também importantes hoje no nosso evento: o Adalberto Freitas, nosso amigo deputado estadual, sempre presente - obrigado, viu, Adalberto, pela presença; o Sr. Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, hoje representando o rabino Michel, meu companheiro aqui, o Sr. Ricardo.

Também o rabino Adrián Gottfried, que é representante da Comunidade Shalom da cidade de São Paulo; o senhor rabino Joseph Saltoun, representante da Comunidade Arizal de Mogi das Cruzes; a voluntária da Comunidade Shalom, Mariana Gottfried também, representando a cantora Fortuna Safdié; ao Gabriel Grinberg, o qual eu já mencionei.

Sr. João Montes, presidente da APAE de Mogi das Cruzes; padre João Henrique, representante da Aliança de Misericórdia de São Paulo; Yonemi Hamaguchi, presidente da Asete - Associação Social para Educação e Tratamento dos Excepcionais de Mogi das Cruzes; e os rabinos que estão representando a comunidade judaica do estado de São Paulo, as entidades sociais e assistenciais. Também, a todas as senhoras a senhores que estão aqui presentes.

Shalom: a paz. “Paz”, um substantivo feminino que indica uma relação tranquila entre cidadãos, ausência de conflitos, ou de qualquer espécie de violência. A paz é, sem sombra de dúvidas, o principal objetivo de todas as atividades ligadas à comunidade judaica.

Essa expressão é recitada por judeus e judias de todo o mundo ao final de cada uma das três orações diárias: “Aquele que firma a paz nas alturas, conceda a paz entre nós, entre o povo de Israel e entre o mundo todo. Amém”.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GAMBALE - PSL - Será que a paz pode existir em meio a tanta desigualdade social? Será que alguém que vive com fome, sede ou frio realmente tem condições de vivenciar essa que deveria ser uma condição básica de vida? Será que somente pão e água são suficientes para atingir minimamente as condições básicas e os direitos de cada cidadão brasileiro? E o acesso à cultura, por exemplo?

Acreditando que esses direitos talvez não sejam possíveis de alcançar, ainda mais na atual conjuntura das condições de desigualdade social em que vive a imensa população do estado de São Paulo, é que se levantam verdadeiros leões e leoas em defesa da minoria, em busca de garantir os direitos básicos de uma população que, infelizmente, fica à margem de nossa sociedade.

Então, hoje se faz muito justa a homenagem a estes homens e mulheres, que prestam um serviço tão brilhante ao estado de São Paulo, com a homenagem máxima da Assembleia Legislativa, que é o Colar de Honra ao Mérito. Eu, como deputado estadual presidindo esta sessão, fico muito grato e muito satisfeito e alegre em poder recebê-los todos aqui.

Muito obrigado, mais uma vez. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Pensando nisso é que o primeiro patriarca do povo judeu, Abraão, e sua alma gêmea, a matriarca Sara, há quase quatro mil anos, foram reconhecidos como os pais, isto é, os pioneiros da hospitalidade, pois a tenda deles era aberta para os quatro lados cardeais - norte, sul, leste e oeste -, visando atender a todos que buscavam auxílio e se tornando, no seio de nossa cultura, os canais, as carruagens de conexão com a expressão hebraica chamada Ahavat Hinam, o “amor incondicional”.

Pois bem. Quando os descendentes dos nossos primeiros pais, devido a uma gravíssima seca na terra de Canaã, precisaram descer ao Egito em busca de alimentos, consequentemente acabaram ficando lá, vivendo por mais de 400 anos à margem da sociedade egípcia da época até a saída da terra dos faraós, amplamente conhecida como a “Páscoa judaica”, na qual Moisés, o mais importante personagem da história judaica, encontrava-se às margens do Yam Suf, o conhecido Mar Vermelho, mas que originalmente é chamado de o “Mar de Junco”, devido à grande quantidade de uma espécie plantada ali, chamada “papyrus”, a qual os egípcios usavam para produzir os seus pergaminhos.

Foi exatamente nesse lugar, não por acaso, que estava sendo reescrito o futuro da humanidade. Ora, o gigante Moisés, em uma atitude de desespero ao ver o faraó e seus cavaleiros decididos a aniquilar aquela que, à época, era uma minoria, que era o povo hebreu e todos os que acompanhavam ele naquele processo, que foram aproximadamente 3 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Ele então, em um gesto de desespero, clamou aos céus pedindo por um milagre.

E qual foi a resposta que a bíblia judaica, que o criador nos dá com relação a isso? (Expressão em língua estrangeira.) E disse o Senhor a Moisés. (Expressão em língua estrangeira.)

Por que você me chama? Por que você me incomoda? Por que clamas a mim? Será que o Divino não estava consciente da gravidade do que estava acontecendo naquele exato momento? A resposta judaica é: claro que sim. A resposta do Criador foi um simples: achem, sigam em frente.

Ou seja, façam exatamente aquilo que vocês sabem fazer. O grande milagre da abertura do mar foi a certeza absoluta de que ele abria. Desse modo, essa ordem ao célebre profeta Moisés foi e continua sendo exatamente o que vocês, representantes da comunidade judaica e da sociedade do estado de São Paulo continuam fazendo.

Portanto, vocês, cada um de vocês, diante desse oceano de obstáculos continuam realizando o milagre da abertura do Mar de Juncos, o Mar Vermelho, auxiliando assim a reescrever o futuro da nossa sociedade.

Nesse momento, faz-se necessário citar os nomes de célebres pessoas que têm trabalhado para que nós aqui no estado de São Paulo tenhamos uma sociedade mais acolhedora, mais humanizada.

Assim, dentre tantas, citamos o querido rabino Adrián Gottfried, o rabino Joseph Saltoun, o rabino Michel Schlesinger, que infelizmente não pôde estar presencialmente conosco, como também a querida cantora Fortuna Safdié, mas se encontram virtualmente conosco.

O rabino Michel está atualmente trabalhando como rabino nos Estados Unidos em uma importante sinagoga em Nova York, após mais de 20 anos trabalhando como rabino da Congregação Israelita Paulista e em prol da sociedade do estado de São Paulo como um todo.

Mas está devidamente representado pelo querido Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do estado de São Paulo. Já a cantora Fortuna, como eu disse, por questões de saúde devido ao assunto pandêmico, está aqui hoje representada pela querida Mariana Gottfried.

Também contamos com a presença importante de personalidades no trabalho beneficente cultural e social do estado de São Paulo e que hoje estão aqui sendo agraciados também - e serão agraciados com diploma - em honra ao valoroso trabalho social que cada um tem executado em meio a nossa sociedade e que vieram especialmente a esta Casa também para prestigiar nessa sessão solene de entrega da mais alta honraria deste palácio, a Medalha de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Particularmente, quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, e também para amenizar de coração ao presidente da Mesa, ao querido deputado Rodrigo Gambale, pela disposição e pelo carinho em colocar essa sessão em pauta com tanto respeito e admiração.

Na verdade, quebrando um pouco os protocolos, deputado, eu sei um pouco do seu trabalho e sei do tanto que o senhor fez e faz em prol das minorias. Também quero agradecer a presença de todos que estão conosco de forma física prestigiando neste momento e materializando neste momento essa tão importante e justa homenagem e reconhecimento e também todos que estão virtualmente conosco. Muito obrigado. (Palmas.)

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo é conferido pela Assembleia Legislativa, a Alesp, a pessoas naturais ou jurídicas brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Neste exato momento, convidamos para que venha à frente e receba o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, em nome do rabino Michel Schlesinger, o senhor Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo. (Palmas.) O rabino Michel Schlesinger, que está devidamente representado pelo senhor Ricardo...

Ah, desculpa, gente, vamos convidar, me perdoem, o rabino Michel em um outro momento. Convidamos, então, a presença do querido rabino Adrián Gottfried para que receba o Colar do Mérito Legislativo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. ADRIÁN GOTTFRIED - Bom dia, fico muito emocionado de estar aqui hoje, sendo reconhecido. Quero expressar minha gratidão imensa à Alesp, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e ao nobre deputado Rodrigo Gambale, por ter me honrado, junto aos outros colegas, com este Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, pelo meu trabalho.

Para mim é um privilégio, uma honra receber esta homenagem na Casa do Povo Paulista. Eu cheguei a esta cidade de São Paulo 30 anos atrás, e imediatamente me encantei pela cidade, e consegui mudar o plano original, que era ficar por dois anos - minha mulher Mariana é testemunha -, e já vão 30 anos de felicidade, nesta cidade intensa, cosmopolita, que me conquistou.

Aqui nasceram meus três filhos, dois estão aqui também está aqui, minha futura nora também está aqui, e eles me impulsionaram a poder transformar e concretizar o projeto espiritual que é a Comunidade Shalom, da qual eu sou rabino sênior há 25 anos.

Honestamente, não sou muito bom para receber elogios. Porém, para mim, esta distinção é um pouco diferente. É diferente que não é alguém da própria comunidade judaica que elogia, senão, é a Alesp, e isso me enche de orgulho.

Por outro lado, acredito que toda a Comunidade Shalom, que aqui é reconhecida, já que não tem nada mais gratificante para um rabino do que poder crescer junto com sua comunidade. Eu me sinto privilegiado pelo carinho das pessoas ao meu redor, que me oferecem tanto amor e tanto carinho. Na minha conta, eu recebo muito mais do que eu ofereço.

Todo mundo sabe que minha fonte de inspiração, de energia e de fortaleza vem da pessoa que ilumina meu coração, que é a minha melhor crítica, minha melhor amiga, minha alma gêmea, espiritualmente falando, e, talvez a primeira, e mais importante voluntária da Shalom, que é a Mariana, minha mulher, e, por isso, hoje também ela é reconhecida.

Quero agradecer também, nesta oportunidade, meus parceiros, na sagrada tarefa de construir a comunidade, que são todos os voluntários da Comunidade Shalom - alguns estão aqui presentes, e outros virtualmente -, que ajudam com seu tempo, com seu talento, com seus recursos, a criar uma verdadeira comunidade de relacionamentos.

Também agradecer os profissionais - alguns também estão aqui hoje - que trabalharam na Comunidade Shalom. Todos são especiais. Por isso, quero registrar publicamente a minha gratidão, e dizer o quão abençoado me sinto, por ter do meu lado seres humanos tão engajados para dividir a minha tarefa.

Uma sinagoga é grande ou pequena não apenas pela quantidade de sócios, pelas suas posses, pelo seu prédio. O que torna grande uma comunidade é seu projeto espiritual. Eu sou agradecido pela chance que eu tive, e tenho, a cada dia, de criar e seguir construindo a Comunidade Shalom, uma sinagoga plural, inclusiva e igualitária.

Nossa comunidade tem orgulho de ser uma sinagoga paulista inserida na cultura brasileira, e conectada com a América Latina, consciente de sua responsabilidade ecológica para com o Planeta Terra, e, ainda que eu veja o mundo como um judeu, isso não significa que eu enxergue apenas o mundo judaico. Eu utilizo o filtro judaico para aprimorar elementos da sabedoria humana que contribuem para a melhoria da vida humana.

Na Shalom, queremos mostrar que nossa tradição espiritual tem, sim, uma mensagem relevante e significativa para todos os seres humanos, judeus e não judeus, e o que nós fazemos, a cada dia, é traduzir valores judaicos e noções transformadoras para todos no estado de São Paulo.

Hoje, agradeço, mais uma vez, a Alesp, por destacar, através da distinção do Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Já estamos fazendo a diferença na sociedade, temos muito para fazer. Eu queria fechar apenas lembrando que, por 30 anos, a Comunidade Shalom se dedicou a cuidar de deficientes intelectuais, através da OAT, e isso permitiu a inclusão de muitas pessoas, que não teriam alternativa, a não ser pela Comunidade Shalom.

Quando começou a pandemia, nossas cozinhas ficaram sem trabalho, e, rapidamente, os voluntários decidiram cozinhar, preparar comida, e, hoje, 75 mil marmitas são preparadas em nossa cozinha, e distribuídas em São Paulo, para pessoas em condição de vulnerabilidade social.

Nós fazemos a nossa parte, para que a nossa cidade se torne um pouco mais inclusiva, um pouco mais solidária. Esperamos poder fazer muito mais. E queria finalizar agradecendo uma benção, que falamos quando algo bom acontece conosco. (Expressão em língua estrangeira.) Nosso Deus do sagrado universo, fonte de querer tudo o que é de bom.

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Agora convidamos a presença do rabino Joseph Saltoun para que receba o Colar do Mérito Legislativo.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. JOSEPH SALTOUN - Bom dia a todos neste evento tão maravilhoso. O nosso caro deputado Rodrigo abriu a nossa sessão solene com a benção da paz e aqui a pergunta, uma questão. é o que significa a paz, a não ser que seja uma harmonia entre os diferentes, os opostos e a diversidade.

É o segredo da paz. Pessoas que andam juntas pensando na mesma forma, na mesma opinião, não têm discussão, não têm troca de opinião nem nada, nem crescimento e nem nada. Esta nossa vida está bem colorida com as diferenças e as diversificações em todas as áreas.

De manhã ouvimos também o nosso Hino da Pátria amada e a questão sempre que aparece entre nós, rabinos, padres, pessoas da liderança religiosa: qual é a função da religião? Qual é o lugar, o espaço que a religião deve pegar ou preencher em nossa vida moderna, da tecnologia, do avanço, do progresso, da Ciência, da informática e assim por diante?

Qual é a função nossa como líderes? É uma questão que eu acho que cada rabino, cada padre, cada líder religioso tem que questionar, perguntar e contemplar todo dia, todo dia. Não é algo óbvio. Eu posso dar um exemplo. Como nós falamos, a paz é a base da harmonia entre os opostos, entre as dualidades. Então temos a nossa pátria, seja o Brasil...

Eu sou por acaso israelense e, aliás, nesta vida também talvez por acaso ou não nasci como judeu e avancei nessa vida judaica como rabino. E a gente fala que mais do que o rabino escolha o rabinato, é o rabinato que escolhe a pessoa para ser um rabino. Então temos a nossa pátria, a nossa pátria amada. A religião é o outro lado da pátria; é o lado mais materno, feminino. A pátria, a consciência patriarcal.

Nós ouvimos também da introdução do nosso querido amigo Gabriel falando sobre o patriarca Abraão, o fundador de todas as religiões monoteístas e também não faltou mencionar também a nossa matriarca, a Sara, para não esquecermos o outro lado. (Expressão em língua estrangeira.), o lado que apoia mesmo às vezes contradizendo um pouquinho, mas a contradição não é a base do mal, guerra ou briga.

Pelo contrário, se alguém tem uma outra opinião, uma opinião que discorda com a minha opinião, é a minha chance para aprender o que está faltando na minha opinião do outro.

A mátria, a palavra matriarcal, essa é a função da religião. Igual à mãe, que acolhe os filhos incondicionalmente com amor, com carinho e suavemente consola nos momentos da dor, nos momentos de tristeza, nos momentos de depressão. Essa é a função da religião.

Eu vejo assim, para dar o apoio, para dar o outro lado da consciência patriarcal. E a função da religião e de todos os líderes religiosos é de abraçar a comunidade com tolerância, carinho, amor, sem julgamento. Da mesma forma que a mãe acolhe os filhos na hora de desespero, na hora de emergência, nós temos essa função.

E não importa seja um rabino, seja um padre, seja um imã, todos nós somos responsáveis, super-responsáveis para mostrar a toda a comunidade, ao mundo inteiro, na verdade, essa “modelidade”, de sermos modelos e não falhamos nessa função.

É uma função com que Deus abençoou a gente, para mostrar esse lado da fé. A religião judaica, sim: a história nos conta que Abraão e Sara foram os primeiros hebreus, que fundaram a religião judaica.

E nós estamos aqui, hoje, sendo prestigiados, honrados por sermos judeus, por fazermos parte da religião judaica. Mas não podemos esquecer a nossa função de abraçar, com todo carinho, incondicionalmente, a todas as outras religiões.

Mesmo que sejam, mais uma vez, diferentes. Mas como eu já falei: a diferença só aumenta a perfeição e minha vontade de aperfeiçoar a minha opinião, meus estudos, meu avanço e, às vezes, as minhas virtudes.

Então, sou muito grato pela honra de todos vocês. Eu estou, também, muito contente com a presença de meus colegas que fazem parte da comunidade judaica aqui em São Paulo e também do meu querido amigo, que chegamos a conhecer finalmente, o padre Henrique, da Aliança da Misericórdia. Nós fazemos há anos um trabalho; ele principalmente, eu só apoiando um pouquinho, de uma forma bem modesta.

Mas o que é importante é o abraço: o abraço com carinho, amor, com todos nós, e a vocês, pessoas que vieram da Comunidade Shalom, da comunidade Arizal e também pessoas que me conhecem pessoalmente.

Sou muito grato por vocês terem compartilhado comigo, com todos os meus colegas e com todo o pessoal aqui, os profissionais, esse momento tão honrado, tão divino.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Neste momento, quero convidar a querida Mariana Gottfried, voluntária da Comunidade Shalom, que vem aqui hoje receber, em nome da querida cantora Fortuna Safdié, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - A Fortuna vai compartilhar conosco, agora, uma mensagem pessoal.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Neste momento, também, eu convido o querido rabino Michel a compartilhar conosco uma mensagem especial para este momento. Acho que é um desafio, tanto meu quanto de todos os que estão aqui, acho que do público também, essa questão tecnológica.

Então, até eu mesmo me perdi um pouco na liturgia do ritual. Peço até desculpas, viu, (Inaudível.). Naquele momento, eu deveria ter convidado o rabino Michel. Mas achei que neste momento, agora, também seria muito oportuno.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Muito obrigado pelas palavras, rabino Michel.

Neste momento, eu convido o Sr. João Montes, presidente da Apae de Mogi das Cruzes, a vir receber o diploma em honra ao trabalho dedicado ao tronco da beneficência e valorização cultural e social do estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Convido também, neste momento, a Sra. Mariana Gottfried, voluntária da Comunidade Shalom. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Também convido a vir aqui no plenário o Sr. Padre João Henrique, representando a Aliança da Misericórdia aqui na cidade de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Convido também a Sra. Yonemi Hamaguchi, presidente da Asete na cidade de Mogi das Cruzes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GAMBALE - PSL - Gostaria agora de entregar esse merecido certificado por toda a organização estrutural do evento ao meu grande amigo Gabriel Grinberg, que é muito merecedor disso. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Encerrando esta cerimônia, convido para fazer uso da palavra o deputado estadual Rodrigo Gambale.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GAMBALE - PSL - Mais uma vez quero agradecer, novamente, a presença de todos aqui hoje, na manhã desta segunda-feira. Um grande evento de homenagem e entrega e outorga do Colar de Honra ao Mérito à comunidade judaica e suas principais personalidades, uma de suas principais personalidades.

Quero agradecer mais uma vez a toda a equipe que nos deu a estrutura, agradecer à equipe da Assembleia Legislativa, tanto do pessoal do som, da técnica, de operação de vídeo também, a toda a estrutura oferecida pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, muito obrigado a todos os assessores que nos ajudaram, ao Gabriel Grinberg, que foi o grande idealizador e organizador também deste evento hoje aqui na Assembleia Legislativa.

E quero agradecer em especial aos assessores que comigo trabalham, a Débora e o João, que também passaram dias árduos organizando o evento com muito trabalho. Então foi muito importante para nós a presença e organização, e toda a atuação do João e da Débora hoje aqui no nosso evento.

Tem mais um certificado, não é, Gabriel?

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Sim. Então vou convidar o Sr. Ricardo Berkiensztat para vir receber então o seu diploma e compartilhar conosco algumas palavras.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

O SR. RICARDO BERKIENSZTAT - Bom dia a todas e a todos, aos homenageados, rabino Adrián, meu amigo de muitos anos, o rabino Saltoun, a Mariana, a eterna morá Mariana, está representando a cantora Fortuna; agradecer o nobre deputado Rodrigo Gambale, que tive o prazer de conhecer hoje, uma jovem liderança política no estado de São Paulo.

E dizer que para a comunidade judaica é sempre um orgulho estarmos nesta Casa, esta Casa da democracia, esta Casa de Leis, que tão bem representa o mosaico do nosso estado.

No momento em que nós voltamos a ter que discutir democracia, que é uma coisa que eu achava que já tinha passado, não é? Mas nós temos que discutir novamente Direitos Humanos, democracia.

Nada como estar aqui nesta Casa, que sempre lutou pela população do estado de São Paulo, por suas diferenças, pela forma como as pessoas têm de agir, de pensar, e pela liberdade que as pessoas têm que ter para serem o que elas são, e não seguir um padrão idealizado por “A”, “B”, ou “C”, para que a gente possa sempre estar nesta Casa, respeitando, falando em paz, respeitando as minorias, respeitando as maiorias, e que a gente possa, enfim, viver um mundo melhor.

Que essa pandemia nos traga lições positivas, que a gente saia maior disso, que a gente saia mais humano disso, que a gente salve vidas com um prato de comida, com um abraço, com apoio e com vacina.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GABRIEL GRINBERG - Agora o deputado estadual Rodrigo Gambale vem compartilhar conosco as palavras de encerramento desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GAMBALE - PSL - Bom, esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço as autoridades, a minha equipe, os funcionários do serviço de som, de taquigrafia, de fotografia, do serviço de atas, do cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, TV Alesp, pela cobertura no evento de hoje, das assessorias da Polícia Militar e também Civil, bem como todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade. Um bom dia a todos. Mais uma vez, muito obrigado.

Está esgotado o objeto da presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão.

 

* * *