22 DE NOVEMBRO DE 2021

13ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

 

Presidência: PROFESSOR WALTER VICIONI

 

RESUMO

 

1 - PROFESSOR WALTER VICIONI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE PROFESSOR WALTER VICIONI

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem aos Profissionais da Contabilidade", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Diz estar feliz em ser o proponente desta solenidade, mantendo a tradição do secretário Itamar Borges, há 11 anos. Cumprimenta os integrantes da Mesa e demais autoridades presentes. Fala sobre a beleza das equações e operações matemáticas. Enaltece a beleza, precisão e verdade das operações. Compara as equações com poesia. Discorre sobre o conjunto de atividades relacionadas à contabilidade. Parabeniza todos os profissionais da área.

 

4 - DOMINGOS ORESTES CHIOMENTO

Presidente da APC - Academia Paulista de Contabilidade, representando as entidades congraçadas da contabilidade paulista, agradece ao deputado Walter Vicioni e a este Legislativo pela homenagem prestada aos contabilistas. Demonstra sua satisfação em representar os presidentes das entidades congraçadas, a quem nomeia. Afirma que esta sessão solene simboliza o reconhecimento da sociedade aos serviços prestados pelos contadores.

 

5 - JOSÉ DONIZETE VALENTINA

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRC-SP, faz agradecimentos em nome dos contabilistas de São Paulo. Demonstra sua alegria em participar desta homenagem, prestada também ao empresário e grande personalidade Hatiro Shimomoto, referência na área. Fala sobre o ex-deputado. Considera o serviço dos contadores vital para o empreendedorismo.

 

6 - SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR

Presidente da Fenacon, cumprimenta as autoridades da Mesa. Elogia o ex-deputado Hatiro Shimomoto. Discorre sobre a atuação do profissional contábil em tempos normais e também na pandemia. Defende o empreendedorismo. Agradece esta Casa e todos os deputados.

 

7 - EDIR SALES

Vereadora à Câmara Municipal de São Paulo, lembra seus mandatos nesta Casa. Cumprimenta o deputado Walter Vicioni e as autoridades presentes. Menciona as diversas solenidades prestadas à categoria, iniciadas sempre na Câmara Municipal. Lembra a atuação do ex-deputado Hatiro Shimomoto nesta Casa e na área de contabilidade. Considera o contador fundamental para as empresas. Parabeniza todos os contabilistas.

 

8 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, diz ser a contabilidade fundamental e importante para a sustentabilidade das empresas. Ressalta a luta de Hatiro Shimomoto pela contabilidade. Considera a homenagem merecida. Parabeniza todos os contadores.

 

9 - REYNALDO LIMA JÚNIOR

Presidente do Sescon-SP e Aescon-SP, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o secretário da Agricultura e Abastecimento Itamar Borges pela sua atuação no governo. Menciona parceria inédita entre entidades da contabilidade. Elogia o ex-deputado Hatiro Shimomoto, pela sua humildade, simplicidade e eficiência em seus seis mandatos nesta Casa. Discorre sobre a atuação do Sescon e Aescon em São Paulo. Agradece todos os presentes nesta homenagem.

 

10 - ITAMAR BORGES

Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, agradece a oportunidade de participar desta homenagem, que se tornou uma tradição nesta Casa. Elogia a atuação do deputado Walter Vicioni. Presta homenagem especial a Hatiro Shimomoto. Destaca a atuação do ex-deputado. Discorre sobre a atuação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Agradece todos os presentes. Comemora a aprovação de lei que formaliza as atividades dos produtores artesanais de São Paulo. Diz ser dever do homem público melhorar o ambiente empreendedor.

 

11 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, presta homenagem póstuma, com entrega de placa comemorativa, ao ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto, referência na área contábil e de direito, representado pelo Sr. Márcio Massao Shimomoto.

 

12 - MÁRCIO MASSAO SHIMOMOTO

Representante do homenageado Hatiro Shimomoto, agradece as autoridades presentes e a homenagem prestada a seu pai, em nome de toda a sua família. Discorre sobre a história de vida de Hatiro Shimomoto. Afirma que o objetivo de seu pai era o de servir e ser útil ao País, e por isto escolheu atuar na contabilidade.

 

13 - ITAMAR BORGES

Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca o protagonismo dos profissionais da contabilidade. Lembra visita e palestra do ex-presidente Michel Temer ao Sescon. Coloca-se à disposição de todos, enquanto estiver à frente da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

 

14 - PRESIDENTE PROFESSOR WALTER VICIONI

Presta homenagens, com entrega de placas comemorativas, para diversas entidades do setor, acompanhado do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges.

 

15 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, presta homenagem, com entrega de placas comemorativas, para o deputado estadual Professor Walter Vicioni, em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista; e para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista, por todo o apoio e parceria.

 

16 - PRESIDENTE PROFESSOR WALTER VICIONI

Tece comentários e agradecimentos finais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Professor Walter Vicioni.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os Profissionais da Contabilidade. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e também pelos canais da Alesp e do Sescon-SP no YouTube.

Convido neste momento para que componha a nossa Mesa principal o Exmo. Sr. Deputado Professor Walter Vicioni, proponente desta sessão. Por favor. Informo que, dentro de instantes, também estará conosco o secretário da Agricultura e Abastecimento do nosso estado, o deputado Itamar Borges.

Chamo também à Mesa o Sr. Reynaldo Lima Júnior, presidente do Sescon e da Aescon-SP; o Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon; o vereador contabilista Arnaldo Faria de Sá e a vereadora Edir Sales.

Informamos que também compõem a extensão da nossa Mesa as seguintes autoridades: Conselho Federal de Contabilidade, na figura do presidente Zulmir Ivânio Breda, representado neste ato pelo presidente do CRC-SP, José Donizete Valentina; Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil/Nacional, na figura do presidente Valdir Renato Coscodai; CRC-SP, José Donizete Valentina, presidente; Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, presidente Dagoberto Silvério da Silva; Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na figura do presidente Geraldo Carlos Lima; Ibracon, 5ª Seção Regional, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, presidente Marco Antônio de Carvalho Fabbri; Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, na figura do presidente José Vanderley Masson dos Santos; APC - Associação Paulista de Contabilidade, na figura do presidente Domingos Orestes Chiomento, que ainda não havia chegado, mas dentro de instantes estará aqui conosco; Anefac, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, na figura da presidente Marta Pelucio, representada neste ato pelo presidente da Regional São Paulo, Carlos Aragaki, cuja presença também estamos aguardando. Muito obrigado a todos que compõem a extensão da nossa Mesa.

Senhoras e senhores, com a palavra o deputado Professor Walter Vicioni.

 

O SR. PRESIDENTE - PROFESSOR WALTER VICIONI - MDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene atende a minha solicitação com a finalidade de homenagear os Profissionais da Contabilidade.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado. Convido a todos, neste momento, para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Também registramos e agradecemos as presenças dos Srs. e Sras. Ivan Hussni, diretor-técnico do Sebrae-SP; Claudio Rafael Bifi, diretor operacional do CRC-São Paulo; Aurélio Nomura, vereador, aqui representado pelo Sr. Tomio Katsuragawa; Rodrigo de Abreu Gonzales, presidente do Sescon-Campinas; prefeito Ricardo Nunes, aqui representado pelo Sr. Emerson Onofre Pereira, diretor do Departamento de Contadoria da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo; Francisco Ernane Ramalho Gomes, presidente da Associação dos Contadores Municipais de São Paulo. A todos, o nosso muito obrigado.

Neste momento, retoma a palavra o deputado Professor Walter Vicioni para o seu pronunciamento.

 

O SR. PRESIDENTE - PROFESSOR WALTER VICIONI - MDB - Estou muito feliz em ter sido o proponente deste encontro, desta solenidade em homenagem a todos os contabilistas do Brasil, mantendo a tradição do nosso querido Itamar Borges.

Soube que, por 11 anos, esse encontro vem acontecendo. Como eu acredito muito na questão da tradição e da modernidade, eu fico muito feliz em estar honrando, neste momento, neste ato solene, o nosso secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e também deputado, a quem eu tenho a honra de substituir.

  Eu tomei posse em razão da ida do nosso Itamar Borges para a Secretaria de Agricultura. Ele deve chegar em alguns instantes. Algum compromisso o impediu de chegar aqui a tempo.

  Queria cumprimentar os vereadores da capital, Edir Sales. Tenho um imenso prazer em conhecê-lo. O nosso sempre deputado e agora vereador, Arnaldo Faria de Sá. O Sérgio, o doutor Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e da Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa. Seja bem-vindo. 

  Queria cumprimentar o José Donizete Valentina, presidente do CRC São Paulo, Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, também representando o senhor Zulmir Ivanio Breda, presidente do Conselho Federal de contabilidade. 

  O nosso sempre presidente, doutor Reinaldo Lima Júnior, presidente do Sescon, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa no estado de São Paulo e do Aescon, Associação das Empresas de Serviços Contábeis do estado de São Paulo.

  Cumprimentar o Dagoberto Silvério da Silva, presidente do Fecontest, Federação de Contabilistas do estado de São Paulo. Geraldo Carlos de Lima, presidente do Sindicont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

  Domingos Oreste Chiomento, Presidente da APC, Associação Paulista de Contabilidade. Marco Antônio de Carvalho Fabre, presidente do Ibracon, Instituto de Auditores Independentes do Brasil 5ª Sessão Regional. José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Apegesp, Associação dos Peritos Judiciários do estado de São Paulo.

  Creio que ainda não chegou o Carlos Araguari, não sei se está presente. Ivan, meu grande amigo, diretor técnico do Sebrae São Paulo, tenho a honra de ter trabalhado muito tempo juntos em favor do desenvolvimento do nosso estado.

  Márcio Massao Shimomoto, filho do sempre deputado Hatiro Shimomoto, que receberá uma homenagem póstuma no dia de hoje. Emerson Onofre Pereira, diretor do departamento de contadoria da Prefeitura de São Paulo, representando o prefeito Ricardo Nunes. Tomio Katsuragawa, assessor parlamentar representando o vereador Aurélio Nomura. 

  Prezados amigos, felicitações a todos os profissionais de contabilidade. Para um público tão especial, gostaria de abordar - muito brevemente - a matemática e falar um pouco sobre a beleza das equações e das operações matemáticas. 

  Sei que é pretencioso falar de equações a quem lida o tempo todo com números, mas o que pretendo é apenas enaltecer a beleza, a precisão e as verdades sintetizadas nas equações e operações. Homenageio, por extensão, quem as entende e delas se utilizam. 

  Afirmações sobre a beleza da matemática, ditas com outras palavras, são de gente importante, o que me coloca em muito boa companhia. Como a do físico Michael Guinle, que afirmava "na linguagem da matemática, as equações são como a poesia.

Estabelecem as verdades com uma precisão única. Condensam vastas quantidades de informações em poucas palavras. É impossível compreender o verdadeiro significado de uma equação ou apreciar sua beleza se não for lida na linguagem deliciosamente peculiar em que foi escrita".

  Ou ainda, como ensinava o filósofo e matemático Bertrand Russell, que "a matemática vista corretamente possui, não apenas verdade, mas também uma suprema beleza. Uma beleza fria e austera, como a da escultura".

  Apontam os autores, dentre muitos outros, que as equações carregam uma beleza própria e austera, tendo o dom de sintetizar verdades e todo um mundo de informações aparentemente ocultas. Exatamente como um poema, só que escrito no idioma singular da matemática.

  Penso nisso quando me deparo com um conjunto de atividades e operações relacionadas a contabilidade. Questões tributárias e patrimoniais, organização financeira de gente e de empresas, encargos, entradas e saídas, auditorias, balaços, taxas e impostos apenas para mencionar alguns aspectos.

  O notável é que tudo isso vira número em um idioma frequentemente indecifrável para leigos, mas cheio de significados para quem dele é íntimo. E com precisão e austeridade, beleza dura de uma escultura, como dizia o mencionado Bertrand Russell, indo além, quando informações escoram um registro de balanço.

  Quanto o esforço humano, quantas histórias, quais ocorrências da vida contribuíram para aquele resultado anual de lucro ou prejuízo? E o aumento do patrimônio, qual a causa? 

  É notável que haja quem compreenda tais aspectos corriqueiros da vida e os transforma em números, equações, operações contábeis, técnica irretocável como quem traz a luz uma escultura que outros iguais poderão entender.

  E, certamente, há outros que compreendem, como o poeta Fernando Pessoa, que, como muitos sabem, era profissional da contabilidade. Não à toa em um famoso verso, ele esclarece a questão "o binômio de Newton é tão belo quanto a Vênus de Milo / o que há é pouca gente para dar conta disso".

  Muito obrigado, parabéns a todos os profissionais da contabilidade.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Registramos e agradecemos a presença do senhor Daniel Coelho, vice-presidente institucional da Fenacon.

  Com a palavra, o presidente da APC, Associação Paulista de Contabilidade, o senhor Domingos Orestes Chiomento, que neste ato falará em nome das entidades congraçadas da nossa contabilidade paulista. Por favor. 

 

  O SR. DOMINGOS ORESTES CHIOMENTO - Boa noite a todas e a todos aqui presentes nesta sessão solene. 

  Eu inicialmente me dirijo ao presidente da Casa e proponente desta homenagem aos nossos contabilistas e especialmente ao nosso querido, estimado Hatiro Shimomoto. Excelentíssimo Deputado Walter Vicioni, muito obrigado por esta singela homenagem que o senhor presta à digna classe contábil e ao nosso estimado ex-deputado Hatiro Shimomoto. 

Amigos, presidentes das entidades aqui presentes, nossos queridos que não puderam estar conosco nesta noite, a quem eu tenho o privilégio de, em nome desses nossos dignos representantes das congraçadas, representar neste momento. Prezados contadores e demais convidados para esta sessão solene.

O que nos alegra em dividir esta homenagem... Sinceramente, eu confesso que é uma imensa responsabilidade, para nós, e uma satisfação representar os presidentes das entidades congraçadas de São Paulo. Vocês são grandes heróis, lutadores da nossa classe. Guardiões de interesse da classe contábil e da sociedade como um todo.

Assim, permitam-me nominá-los: o nosso acadêmico José Donizete Valentina, presidente do Conselho Regional de Contabilidade; nosso mui digno presidente, que está terminando o seu mandato, mas que teve uma atuação brilhante à frente do Sescon e da Aescon, Reinaldo Pereira Lima Júnior; nosso presidente Dagoberto Silveira da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; Geraldo Carlos Lima, também um batalhador, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Marco Antônio Fabri, grande lutador, amigo de longa data, presidente do Embracon Institutos Brasileiros Independentes, regional São Paulo; José Masson, estamos sempre juntos, Masson, você também trabalhando muito à frente da Apejesp, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; Marta Cristina Pelúcio Grecco, a nossa recém-acadêmica, que tomará posse agora em dezembro, presidente da Associação Nacional dos Executivos, da Anefac; e eu, que represento a Academia Paulista de Contabilidade.

Assim, em nome desse notável grupo externo, os meus agradecimentos ao Legislativo Paulista por prestar essa homenagem à classe contábil, em alusão ao dia do contador e em homenagem ao nosso estimado Hatiro Shimomoto, que normalmente é comemorado no dia 22 de setembro de cada ano.

Esta homenagem simboliza o reconhecimento da sociedade aos inestimáveis serviços prestados pelos contadores, esses incansáveis guerreiros que atuam nas funções de empresários, funcionários, professores ou autônomos, sempre caminhando lado a lado, fazendo o elo perfeito entre os empreendedores, os contribuintes e os órgãos públicos. Assim, por razão do seu trabalho é que são produzidas riquezas, que geram empregos e fazem a justiça social.

Nesta época de pandemia, a classe contábil se destacou, se avolumou, tornou-se o verdadeiro bastião do conhecimento ao interpretar e aplicar a legislação empresarial, cujas mudanças acontecem de maneira vertiginosa, podendo vir a colocar em risco os estabelecimentos que não estivessem de acordo com as normas empresariais e governamentais.

Não apenas neste momento crítico, mas ao longo da evolução humana, a contabilidade sempre foi e serviu de esteio ao crescimento e ao desenvolvimento social. Por isso, nossa gratidão aos senhores, ilustres parlamentares, que homenageiam os profissionais da contabilidade, homenageados que, com a sua dedicação, esforço e competência, mantêm o mundo girando em torno da sobrevivência do homem e do progresso, alavancando o desenvolvimento da sociedade.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Palavras de Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC, Associação Paulista de Contabilidade. Ouviremos a seguir o presidente do CRC São Paulo, José Donizete Valentina.

 

O SR. JOSÉ DONIZETE VALENTINA - Boa noite a todos e a todas. Muita alegria estarmos aqui reunidos novamente, ainda mais que esta Casa sempre foi a casa do profissional da contabilidade.

A gente sempre se sentiu muito acolhido aqui, principalmente hoje, nesta homenagem muito importante prestada ao nosso ex-deputado Hatiro Shimomoto. E hoje nós estamos sendo contemplados aqui também com a presença do meu querido Sérgio, Reinaldo Lima, nossos vereadores Arnaldo Faria de Sá, querida Edir Sales.

Então, gostaria de começar aqui uma rápida fala, o mais rápido possível. Prezado presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, em seu nome cumprimento todas as autoridades aqui presentes; caro autor desta homenagem do dia do profissional de contabilidade, Professor Walter Vicioni, saúdo em seu nome todos os deputados desta Casa e deixo o agradecimento em nome dos 152 mil profissionais de contabilidade do nosso estado, e representando o nosso querido presidente Zulmir Breda, que é o nosso presidente do Conselho Federal de Contabilidade, também em nome dos 500 mil profissionais de todo o Brasil. Prezado presidente do Sescon de São Paulo e da Aescon de São Paulo, contador Reinaldo Pereira Lima Júnior, em seu nome cumprimento todos os representantes de entidades contábeis. Minhas amigas, meus amigos, profissionais da contabilidade, senhoras e senhores.

É com muita alegria que retornamos hoje à Casa do Povo Paulista para participar desta homenagem ao profissional da contabilidade. É uma honra representar o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, que não pôde estar presente por compromissos assumidos anteriormente.

Agradeço esta significativa solenidade em nome do Conselho Federal de Contabilidade do Estado de São Paulo e dos 150 mil profissionais das 23 mil empresas de contabilidade registradas no estado de São Paulo, os quais, sem dúvida, merecem esta justa homenagem pelo trabalho desenvolvido nesses últimos meses que enfrentamos pela pandemia da Covid-19.

Em nome do Conselho Federal de Contabilidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, prestamos também a nossa homenagem ao empresário contábil e grande personalidade Hatiro Shimomoto, uma referência na área contábil e na política paulista, falecido no ano passado.

Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo na década de 60, Hatiro Shimomoto será sempre um nome a ser lembrado e reverenciado. Nossos cumprimentos aos deputados desta Casa Legislativa pela homenagem ao profissional da contabilidade Hatiro Shimomoto pela história de contribuições para a profissão contábil e para toda a sociedade.

Desde o ano passado, durante o isolamento social a que fomos obrigados, estivemos nos apoiando em trabalhadores dos hospitais, os quais representaram os heróis na linha de frente desta pandemia, nos profissionais voltados à área da farmácia, nos supermercados, transportes, que permitiram que a nossa vida pudesse seguir em frente e que não virasse o caos.

Cada hospital, cada supermercado, farmácia ou restaurante, naquele momento de grave crise, teve o seu super-herói - o médico, o enfermeiro, o motorista, o mecânico, o cozinheiro, o atendente e o entregador.

Cada uma das empresas teve o seu atendimento garantido por um outro super-herói: o profissional da contabilidade. Em 20 dias, assim que foi decretada a pandemia, os profissionais de contabilidade de todo o Brasil tiveram que colocar em prática 26 medidas provisórias, tendo que interpretá-las corretamente, explicar aos seus clientes como cada uma influenciava no seu negócio, somando mais para o trabalho a outras tarefas já rotineiras, do dia a dia.

Hoje, enquanto começamos a enxergar a luz no fim do túnel, graças à ciência e à população que aderiu à vacinação, os profissionais da contabilidade estão, novamente, a postos para prestar um serviço vital para o empreendedorismo, não apenas o cumprimento de obrigações legais, mas para a continuidade das empresas, para que o Brasil tenha uma rápida recuperação social-econômica.

Em nome do Conselho Regional de Contabilidade e em nome do Conselho Federal de Contabilidade, nosso muito obrigado aos deputados Walter e Carlão e a todos os deputados da Alesp que nos presentearam com esta homenagem, que chega em uma hora muito importante para todos nós.

A pandemia ainda não acabou, por isso, vamos continuar nos cuidando. Vamos também nos renovar com a esperança de novos dias, que hão de trazer, para os paulistas e para todos os brasileiros, uma sociedade com mais justiça social, desenvolvimento sustentável, trabalho e solidariedade.

Muito obrigado e que Deus dê saúde e proteção a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos ao presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Donizete Valentina. Compondo a nossa Mesa, o deputado Itamar Borges, nosso secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento. (Palmas.) 

Queremos também registrar e agradecer as presenças de Gildo Freire, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade, e Marta Pelucio, presidente da Anefac, aqui representada pelo presidente regional-São Paulo, Carlos Aragaki. A seguir, ouviremos palavras do presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.

 

O SR. SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR - Boa noite. É melhor descer do que subir, né? Mais fácil, não é? Vou, primeiro, homenagear a Mesa. Eu não preparei nenhum discurso, mas acho que o improviso é melhor, porque é de coração. Acho que isso é que é importante.

Então, cumprimentar o Professor Walter Vicioni pela homenagem feita à nossa profissão e o nosso sempre deputado Itamar Borges, secretário da Agricultura, fazendo, aliás, um excelente trabalho aqui no estado, viu?

Eu tenho te acompanhado, apesar de estar sempre lá em Brasília, mas tenho te acompanhado à distância. Parabéns pelo trabalho que você vem executando, viu, Itamar?

Cumprimentar os nossos vereadores, Arnaldo Faria de Sá e Edir Sales, sempre nos apoiando nas nossas iniciativas. Cumprimentar, também, o nosso presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima, aqui presente, também um trabalho maravilhoso que ele fez à frente dessa entidade maravilhosa, que representa aqui muito bem a atividade empresarial contábil.

Também cumprimentar, aqui conosco, o Daniel Coêlho, meu vice-presidente, o próximo presidente da federação, da Fenacon, a partir de julho do ano que vem, assumindo este desafio que é estar sempre em Brasília, tentando melhorar os nossos trabalhos lá na nossa base lá em Brasília.

Cumprimentar também o Donizete Valentina, nosso presidente do Conselho Regional de Contabilidade daqui do estado de São Paulo, parceiro de sempre em trabalhos maravilhosos em conjunto e na nossa Conescap, não podemos esquecer.

Agora em fevereiro do ano que vem, depois de 30 anos, Conescap e Convecon juntas aqui em São Paulo. Então, os senhores já se preparem para um evento maravilhoso que teremos aí.

Não posso deixar, também, de citar o nome do nosso amigo Domingos Chiomento, um grande mestre aqui. Obrigado pelas palavras, um grande empresário contábil.

Por último, deixei aqui não menos amigo, não menos profissional, mas, muito pelo contrário, um grande profissional, uma pessoa de quem eu gosto muito: Márcio Shimomoto, aqui em homenagem ao seu pai, o Hatiro, uma pessoa maravilhosa, um grande pai também, com muitos conselhos, uma pessoa tranquila e que está fazendo muita falta para nós, viu, Márcio?

Não só para você, não, para todos nós aqui da profissão que admiram o que é certo, o que é correto, o que é bom de um grande profissional, como sempre foi o seu pai.

Bom, meus amigos, o Dia do Profissional da Contabilidade: isso é, na verdade, uma homenagem... Eu até brinquei hoje com uma pessoa que foi me entrevistar; o que é que eu achava do dia do profissional contábil, eu falei: “O dia do profissional contábil é todo dia, porque todo dia o profissional contábil é requisitado por alguém”.

Ou é pelo Fisco, ou é pelo contribuinte, pelas pessoas físicas. Sempre, tem sempre alguém requisitando algum profissional contábil.

Então, a gente tem que levar isso sempre à reflexão, porque o profissional contábil realmente ajuda muito as pessoas, ajuda o andamento dos negócios, o andamento das vidas de pessoas na parte de pessoa física, declaração de imposto de renda.

Enfim, em geral, e a gente não pode esquecer nunca que 100% das atividades têm sempre um profissional contábil colaborando, não é verdade? Tanto na atividade pública, como na privada. E nós, especialmente nas empresas contábeis, que é onde a gente trabalha com mais fervor, atendemos 98% das empresas contábeis no País.

Então é um número extremamente relevante, mas que tenho muito orgulho de falar, sempre com muita veemência, porque nós nunca pedimos nada em favor do empresário contábil ou do profissional da contabilidade, mas, sim, em favor do empreendedorismo, em favor dos negócios, em favor das empresas, para que o País cresça, o Brasil cresça efetivamente.

Então a gente está muito atento, muito alerta, a todos os projetos de lei. Esta Casa sempre nos acolheu muito nas leis estaduais, assim como na Prefeitura, também as leis municipais.

Tivemos até um comitê de ajuda na plenária dos vereadores, eu lembro bem disso, foi na gestão, acho que foi na minha gestão, se não me engano, acho que sim, não lembro, mas eu lembro que eu participei dessa comissão.

É bom isso, porque a gente percebe que o legislador sente segurança em estar conversando com um profissional da contabilidade, porque o profissional contábil é aquele que vai, ajuda, contribui, realmente sempre pensando na sociedade.

Então isso que é importante. E não está sendo diferente para nós lá em Brasília, está sendo nessa mesma toada, apesar de a pandemia ter atrapalhado bastante os nossos discursos assim em plenária, isso acabou.

Infelizmente ficamos aí praticamente dois anos meio restritos, mas não diminuiu a nossa voz, isso que é importante. Criamos programas de divulgação sobre especialmente as reformas estruturantes, e temos colocado isso de forma muito clara, nossa opinião muito independente.

Isso é muito bom, e todos nos escutam. Isso é melhor ainda, porque nós, de fato, não alisamos ninguém, no bom sentido, a gente vai lá para dizer o que a gente pensa. Somos muito bem acolhidos, então é um sinal de que a gente não está falando bobagem.

Quando eu falo isso, eu falo da nossa classe profissional, todas as entidades representativas das nossas classes, que estão lá batalhando pelo que é melhor para o País.

Então só tenho a agradecer, agradecer a esta Casa, que sempre nos acolheu, sempre pensou em nos homenagear. Então fico muito feliz por pertencer a uma classe tão valorosa, como essa classe dos profissionais da contabilidade.

Então agradeço novamente, muito obrigado.

E a todos vocês, profissionais contábeis, um forte abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PROFESSOR WALTER VICIONI - MDB  - Muito obrigado ao presidente da nossa federação, a Fenacon, Sergio Approbato Machado Júnior. Dando continuidade às saudações pelas autoridades presentes, vamos ouvir a seguir palavras da vereadora Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - Boa noite a todos. É sempre uma emoção muito grande falar nesse microfone da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde tive a honra de ser deputada por dois mandatos.

Eu fico muito feliz quando eu retorno aqui, porque eu iniciei em 99 sem experiência nenhuma, aprendi muita coisa aqui na Assembleia Legislativa, e hoje continuamos na Câmara Municipal de São Paulo, não esquecendo de todos os ensinamentos que eu aqui aprendi.

Eu quero cumprimentar o nosso querido deputado estadual, o idealizador deste evento de hoje, o deputado Walter Vicioni. Parabéns pela iniciativa, que com certeza teve uma grande colaboração do nosso querido deputado Itamar Borges, que sempre fez esses eventos aqui, e hoje está como secretário da Agricultura, mas sempre preocupado com a classe contábil, não tenho dúvida nenhuma disso.

Você criou aqui, Itamar Borges, a Frente Parlamentar da Contabilidade. Então eu fico muito feliz em vê-lo aqui novamente. Quero cumprimentar aqui também o presidente do Siscon Nono.

Primeiro eu quero cumprimentar o meu grande amigo Arnaldo Faria de Sá, vereador comigo na Câmara, meu grande professor também, viu? Experiência não falta, não é, Arnaldo? Quero cumprimentar o presidente do Siscon, Reynaldo Lima Júnior, e já parabenizando por esses anos todos, três anos de grande luta, de grande batalha, e vamos assinar logo, logo, o convênio do Siscon com a Prefeitura.

Quero aproveitar e já trazer aqui, eu falei agora, à tarde, com o prefeito Ricardo Nunes, que mandou um grande abraço a vocês, e ele respeita muito a classe contábil. Ele fez uma reunião com todos os presidentes das entidades congraçadas na Câmara Municipal de São Paulo.

Quero cumprimentar também o nosso querido Sergio Approbato, que é o presidente da Fenacon. Também tem um trabalho brilhante lá, foi presidente do Siscon, e continua atuando com maestria à frente da Fenacon.

Quero cumprimentar o Donizete, nosso querido Donizete, que é o presidente do CRC, sempre presente e sempre trabalhando, um grande amigo também. Quero cumprimentar também Dagoberto Silvério da Silva, que é o presidente da Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicont, Domingos Orestes Chiomento, que hoje falou em nome das congraçadas, e falou muito bem, como sempre, meu grande amigo, Domingos Orestes Chiomento, que é o presidente da Associação Paulista de Contabilidade.

Cumprimento também o Marco Antonio de Carvalho Fabbri, que é o presidente do Ibracon. O José Vanderlei Masson, que é o presidente da Apejesp, o meu querido amigo Gildo Freire, que é o presidente do Instituto Fenacon, e deixei também por último o querido Márcio Shimomoto, que hoje vai receber essa homenagem em nome do seu pai, do seu querido pai, nosso grande companheiro.

E eu sempre faço questão de lembrar, quando eu assumi o mandato de deputada estadual em 99, o Hatiro Shimomoto estava saindo, e ele foi meu grande professor aqui também, me deu muitas dicas, porque ele já estava aqui há 24 anos, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e ele me passou muitas ideias, muitas sugestões. Grande. Grande Hatiro Shimomoto, nosso sempre deputado.

Eu quero dizer que normalmente comemoramos o dia do profissional da contabilidade com uma série de solenidades, começando no mês de abril, que é o dia 23 de abril, que é o Dia do Profissional da Contabilidade, sempre iniciando na Câmara Municipal de São Paulo.

Porém, por conta desta pandemia, dois anos já faz que nós não fizemos. Porém, ano que vem vamos fazer em abril a primeira solenidade do Dia do Profissional da Contabilidade.

Nós vivemos realmente num período atípico, portanto não pudemos fazer, impossibilitou de a gente celebrar as nossas conquistas e homenagear pessoas que se destacam em defesa da causa contábil.

Neste momento nós iremos, já estamos hoje aqui, me sinto honrada de estar junto com vocês, com a classe contábil, com todos os nossos amigos, estou olhando um por um aqui, rosto por rosto, e matando a saudade.

Que alegria estar ao lado de vocês num evento presencial, de poder rever tantos rostos conhecidos, como eu acabei de falara agora, e outros, que ficarão para sempre em nossa memória, como o do nosso querido amigo e sempre deputado Hatiro Shimomoto. Hatiro Shimomoto era uma presença marcante e constante nos eventos e solenidades da contabilidade paulista, está fazendo muita falta o nosso querido Hatiro Shimomoto.

Posso afirmar que não me lembro de nenhum evento da contabilidade que não tivesse a presença do nosso querido Hatiro Shimomoto.

Em todas as vezes me recebia com um sorriso enorme no rosto, sempre com muito carinho, sempre me dando muitas dicas nesta área contábil, inclusive para o nosso escritório Orsales Contabilidade, no qual o meu irmão é presidente, já trabalhei com ele muito tempo, mas hoje ele continua dono, presidente, diretor do escritório Orsales Contabilidade e a King Contabilidade, que é o escritório do Márcio Shimomoto, que era do Hatiro Shimomoto deu muitos ensinamentos também para a Orsales.

Em todas as vezes ele me recebia com muito carinho. Seu amor pela contabilidade era contagiante, inclusive norteou a sua carreira como deputado estadual. Foram 24 anos de mandato aqui nesta Casa de Leis, a maior Assembleia do Brasil, Assembleia Legislativa do Brasil, assim como a nossa Câmara Municipal também é a maior Câmara Municipal do Brasil.

E ele ficou aqui, o Hatiro Shimomoto, de 71 a 99, quando eu assumi o meu primeiro mandato, ele sempre realizando um trabalho sensacional, inclusive incluiu na atuação parlamentar dele a gestão como deputado constituinte estadual, inclusive o que serviu de inspiração para os meus dois mandatos que iniciaram logo após a sua saída.

Em paralelo à política, Hatiro presidiu o nosso querido Sescon na gestão 75 e 78. Eu posso imaginar o tamanho da sua satisfação quando o seu filho, Márcio Shimomoto, também seguiu a carreira na mesma área, inclusive presidindo a mesma entidade do seu pai.

A dedicação de Hatiro foi amplamente reconhecida na contabilidade, considerando as numerosas homenagens recebidas ao longo dos anos. Pude estar presente em algumas delas, entre elas foi agraciado com as medalhas Presidente Amigo de Freitas, outorgada pelo Sescon. Joaquim também recebeu a medalha, Joaquim Monteiro de Carvalho, da Ordem do Mérito Contábil pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Seu nome também ficará eternizado como membro da cadeira 48 da Academia Paulista de Contabilidade, ao lado de personalidades que sempre se dedicaram em prol do desenvolvimento da classe contábil.

Foram 86 anos muito bem vividos, deixando um lindo legado para todos nós, principalmente para sua esposa Tieko Shimomoto e seus cinco filhos, netos e uma história de contribuições para a profissão contábil e para toda a sociedade.

Por isso presto aqui a minha homenagem a todos os profissionais, assim como Hatiro Shimomoto, que defendem e carregam com orgulho o nome da classe contábil em suas orações.

Eu quero lembrar aqui que o Sérgio Lobato falou uma coisa que é verdade, em todos os setores a classe contábil é necessária. Não há um setor, quer seja das empresas privadas, também como as empresas municipais, não existe nenhum setor da prefeitura ou das empresas sem a atuação de algum contador. O contador é prioritário, o contador é fundamental.

Eu sempre falo, o contador levanta uma empresa. Se a empresa não tiver um bom contador, também essa empresa não sai do lugar. Eu sempre lembro disso e agora o Sérgio Approbato, nosso querido amigo, relembrou também.

Parabenizo a todos, mais uma vez lembrando que o nosso gabinete é a extensão da contabilidade na Câmara Municipal de São Paulo. Tragam as suas demandas, ideias para novos projetos e lutas em prol da categoria. Estaremos sempre prontos para recebê-los.

Feliz dia do profissional da Contabilidade. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos à vereadora Edir Sales por suas palavras. Vamos ouvir, a seguir, palavras do contabilista, vereador Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite a todos vocês. É uma alegria estar aqui na oportunidade em que a Assembleia Legislativa vai prestar excelente homenagem.

E nós queremos dar um abraço em todos aqueles que estão, neste momento, aqui representados através desta mesa maravilhosa do Walter; Vinícius; do Itamar Borges; do Leonel Junior, nosso presidente; da Edir Sales; do Approbato Machado; de todos aqueles que tiveram a oportunidade de estar presentes.

Na verdade, a gente tem a oportunidade de dar um abraço em todo mundo e dizer que a contabilidade é fundamental, a contabilidade é extremamente importante para a sustentabilidade das empresas. Aquilo que a Valentina e o Domingos Orestes Chiomento acabaram de falar aqui agora é a mais breve realidade que está vivendo no dia a dia.

É duro a gente ver este momento de pandemia porque, sem dúvida nenhuma, há um prejuízo muito grande, o inter-relacionamento. A Casa era para estar lotada, estar cheia de gente. Infelizmente, mesmo que a gente tenha uma atividade presencial, nós acabamos tendo distanciamento natural, as pessoas têm receio, têm medo.

Eu me lembro que no domingo passado, quando eu via aquela cerimônia no Autódromo de Interlagos, quando terminou a corrida, aquelas mais de 100 mil pessoas sem nenhuma proteção, sem nada, eu fiquei assustado, porque na verdade a gente corre o risco de, em um descuido qualquer, complicar muita gente.

E a contabilidade tem essa oportunidade, saber contar, saber fazer, saber demonstrar esse resultado. Por isso, toda homenagem que se faça às entidades contábeis é pouco ainda diante de tudo aquilo que a contabilidade merece, pela importância e pela luta.

E a gente abre aqui, neste momento também, a oportunidade de trazer à memória de todos nós um grande contabilista, Hatiro Shimomoto. Está aqui o Márcio, seu filho, que certamente está emocionado de ver toda esta homenagem que a gente faz, e é pouco ainda diante de tudo que Hatiro merece, ele que aqui, nesta tribuna, lutou demais pela contabilidade.

Eu ainda era garoto bom de contabilidade, ele já estava aqui, então, na verdade, é uma pessoa que trabalhou muito e que, sem dúvida nenhuma, merece sim ser homenageada.

Queria cumprimentar o Walter, o Itamar por esta grande homenagem, que o Hatiro representa toda a categoria. Quando falo do Hatiro, também acabo lembrando do pai do Sérgio, o Rubens Approbato, também outra pessoa que viveu muito no nosso meio e, sem dúvida nenhuma, nós estamos aqui com esta homenagem extremamente importante.

Eu tive que sair correndo, a minha esposa está hospitalizada, está numa infusão. "Espere um pouquinho, eu volto já, já". Só vim aqui para dar um abraço em todo mundo e dizer que, sem dúvida nenhuma, a contabilidade é a profissão mais importante de todas as profissionais liberais, porque nós temos a oportunidade de dar sustentabilidade para que a atividade possa progredir e dar resultados.

Esse período de pandemia nos assustou. Você anda pelas ruas, "aluga-se", "vende-se", "passo o ponto", diabo a quatro. É isso o que está acontecendo. Nós temos que retomar a atividade. Só retomando a atividade que a gente vai sair de toda essa crise. E a crise não é só do Brasil, a crise é do mundo todo. O Brasil é pior ainda porque tem negacionista no comando e aí a gente acaba encontrando tantos e sérios problemas.

Mas a contabilidade está aqui firme e forte, vai superar tudo isso. E as homenagens que se faz hoje àqueles contabilistas que são identificados e que têm realmente um trabalho importante, nós estaremos aqui juntos para continuar a Contabilidade.

Hoje, amanhã e sempre parabéns a todos aqueles que fazem da Contabilidade um meio de vida e a sustentabilidade econômica do nosso país.

Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado ao vereador, o contabilista Arnaldo Faria de Sá.

Vamos ouvir a seguir o presidente do Sescon e da Aescon/São Paulo, Reynaldo Lima Júnior.

 

O SR. REYNALDO LIMA JÚNIOR - Muito boa noite a todos.

Bom, primeiro agradecer por esse momento especial, momento tão esperado, quase dois anos aí a gente sem poder nos encontrar, hoje tendo essa grata satisfação de falar com os colegas, rever muitos amigos, e um dia muito especial, especial pelo Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado atrasado, mas como sempre podemos comemorar, agora juntos, e dia de uma homenagem tão especial ao nosso grande amigo, deputado, ex-presidente, ex-deputado, ex-presidente do Sescon/São Paulo.

Antes do meu pronunciamento, gostaria de cumprimentar e agradecer ao deputado Walter Vicioni, proponente desta homenagem, um grande amigo, parceiro, que recentemente assumiu o comando da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Guerra Fiscal, e tem feito um trabalho excepcional à frente da Frepem, da qual o Sescon participa como secretário, secretaria, faz a secretaria. Agradecer muito o proponente desta homenagem.

O deputado Itamar Borges, agora secretário da Agricultura, hoje nos proporcionou, proporcionou ao Sescon/São Paulo e aos profissionais da Contabilidade. Nesse dia de homenagem tivemos a grata satisfação de participar, junto com o secretário da Agricultura e Abastecimento e com todo o staff, os secretários de Estado do governo de São Paulo e o governador.

Hoje foi uma reunião excepcional. Eu vi, apesar de a gente não concordar em alguns aspectos, o profissionalismo e o nível em que o governo do Estado trata os assuntos do estado de São Paulo.

Parabéns, deputado, muito obrigado. Sensacional a sua participação; é destaque frente aos secretários e tem feito um trabalho, como já disse, excepcional.

Vereadora Edir Sales, já eu iria cobrar dela, mas assinar o nosso convênio com o prefeito acho que é importantíssimo.

Estamos há três anos lutando para firmar um convênio tripartite entre o Estado, a Prefeitura Municipal e o Sescon/São Paulo para a gente poder ter profissionais da junta comercial à disposição do Sescon/São Paulo e de outras entidades. E se Deus quiser vamos aprovar, assinar esse convênio logo, antes do final da nossa gestão, se Deus quiser. Obrigado, vereadora, pelas palavras.

Deputado, sempre deputado e vereador Arnaldo Faria de Sá, agora nosso parceiro na Câmara Municipal também, sempre que solicitados os dois vereadores muito amigos da classe contábil, a vereadora como família de contadores, o deputado e o vereador também empresário da Contabilidade, enfim sempre parceiro, sempre ao nosso lado.

E o nosso amigo, irmão e sócio, não é, hoje fiquei muito feliz da parceria, nossa sociedade Fenacon, Sescon e CRC, que vai proporcionar para vocês um evento excepcional no ano que vem, uma parceria inédita das entidades.

Claro que as entidades congraçadas, todas aqui representadas estão participando, mas nós somos sócios nessa empreitada. E fazer desse grande evento reunir a Covecon com a Conescap. Está dando muito trabalho, mas vai ser, tenho certeza, vamos reunir cerca de três ou quatro mil profissionais do setor de serviços da Contabilidade.

E com muito carinho adorei a chamada de meu sócio, meu irmão Sérgio Approbato Machado Júnior. A gente não tem cansado de cumprimentar, acho que parece ser repetitivo, mas acho que temos que cumprimentar.

Hoje é um dia especial de homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade. Acho que temos que cumprimentar a todos que vieram prestigiar, que estão nos prestigiando via internet, mas todos que estão aqui, principalmente os presidentes das entidades congraçadas, que têm feito um trabalho excepcional, com toda essa dificuldade já citada, como pandemia, com o fim das contribuições.

Enfim, temos feito todos os presidentes das entidades. Então, gostaria de citar um a um, apesar de já terem sido citados: presidente da APC, Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Chiomento, que sempre nos apoia em todas as ações, hoje falou em nome dos profissionais da Contabilidade; Anefac, a Marta Pelucio; Apgesp, o maçom que também sempre nos apoia, o conselho federal hoje representado pelo meu sócio e amigo, irmão, Donizete Valentino, também presidente do CRC; a Fecontesp, o Dagoberto; a Fenacon, já citada, Sérgio Approbato; o Ibracon, o Marco Fabrio; o Valdir Coscodai, que eu não vi; o Sindcont, o Geraldo, que eu vi chegando; Sescon/Campinas, aqui representado pelo seu presidente, Rodrigo Gonzales. Enfim, a união, a integração das entidades contábeis tem feito um sucesso, e a qualidade dos profissionais do estado de São Paulo e do Brasil.

O Daniel, o próximo presidente da Fenacon, muito obrigado pela presença, é um prazer tê-lo aqui validando, convalidando todo esse profissionalismo dos profissionais.

E hoje, 22 de setembro, hoje não, hoje cumprimentamos todos pelo Dia dos Profissionais da Contabilidade, um dia especial, e que temos que homenagear.

Agradecer também, nós não fazemos a entidade sozinho. Eu acho que cumprimentar a Carla Chiomento, que representa as mulheres; a nossa entidade cresceu muito com a participação feminina.

Temos quase 50% da próxima gestão, o Carlos Batistão, que é nosso próximo presidente vai ter uma gestão a partir de 2 de janeiro, com certeza com apoio das mulheres, que é importantíssimo a sensibilidade e o carinho das mulheres. O Ivan Rusni, sempre parceiro, está aqui, hoje, nos prestigiando, representando tantos parceiros e amigos que estão próximos dos profissionais da Contabilidade.

E, por último, a homenagem mais especial, validar e cumprimentar o nosso amigo, irmão, ex-presidente e sempre presente, Márcio Shimomoto, que hoje esta homenagem, além dos profissionais da Contabilidade é uma homenagem especial ao seu pai.

Seu pai, presidente Hatiro Shimomoto, uma pessoa especial, diferenciada, como já dito, sempre participando dos nossos eventos, uma simplicidade, uma integração, sempre dando seus conselhos, era uma pessoa sensacional, a qual passei a admirar, fui conhecendo melhor.

Ele sempre dando seus conselhos e ao lado dos presidentes. Isso é muito importante, o apoio que ele sempre deu a todos os presidentes do Sescon/São Paulo e da Aescon. Uma pessoa diferenciada que teve seis legislaturas aqui na Assembleia Legislativa, mas manteve a humildade, a simplicidade e a inteligência diferenciados.

Então, hoje, antes de fazer a homenagem que vai ser elaborada, passar algumas palavras para vocês só para informar bem rápido. Sescon São Paulo, em mais de sete décadas de existência, consolidou o seu papel evolutivo e desenvolvimentista.

Para a sociedade brasileira e seus presidentes e diretorias que me antecederam, sempre trouxeram grandes contribuições técnicas, políticas, tributárias, trabalhistas, fiscais de obras e contábeis.

Sempre caminhando ao lado das entidades congraçadas e capitaneada pela nossa federação, Fenacon e CFC, o Sescon construiu toda a sua credibilidade perante seus representados, administração pública e, principalmente, junto à sociedade.

Srs. Deputados, colegas, amigos aqui presentes hoje, as sementes plantadas geram frutos. E hoje, além desse cordão umbilical que une tão fortemente as entidades contábeis aqui no estado de São Paulo e os demais aqui também do Brasil aqui representados, podemos falar de outras parcerias, como eu disse, do Sebrae, da Fecomércio, Associação Comercial, Sebras, Fies, poderemos falar de diversas entidades.

E nos últimos três anos - é óbvio que a gente tem que fazer o marketing da nossa gestão -, dediquei muito do tempo à nossa defesa à Reforma Tributária. E como verdadeiros operadores do sistema tributário, os profissionais empresários da contabilidade tinham que assumir o protagonismo nessa e em outras discussões.

Há uma legitimidade intrínseca, que a própria classe já conhecia, e veio a florescer, com posicionamentos conquistados pelas ações do Sescon e com o apoio de todas as entidades contábeis.

Isso tem que ficar muito claro, a gente não conquistou nada sozinho, tivemos sempre o apoio de todas as entidades. Lembrando que a nossa representação é estadual e a nossa federação também sempre nos apoiou, alcançando um novo patamar para a profissão e para todos os profissionais da contabilidade.

Pautamos nossos posicionamentos sempre de forma técnica, racional, educada, com simplicidade. E assim como tantos outros profissionais, ampliamos ainda mais nosso respeito das autoridades a quem nos dirigimos, e nesse contexto conseguimos ecoar a nossa voz junto a parlamentares, ampliar a nossa voz junto à Receita Federal, ao governo do estado, a outros governos e principalmente ao governo federal.

Ultrapassamos a crise sanitária de ordem mundial auxiliando os empresários nas questões contábeis. Como eu sempre digo, demos um show, profissionais da contabilidade deram um show de competência. É claro que os profissionais da saúde são incomparáveis, porque estavam tratando de vidas. Os profissionais da contabilidade garantiram a sobrevivência das empresas nesse período tão difícil.

E assinamos protocolos junto ao Poder Público, protocolos de retomada à Prefeitura, demos exemplo para outras cidades aqui do estado. Acreditamos que conseguimos, dentro do caminho do diálogo, da negociação e da pacificação, nosso objetivo institucional. Alcançamos o melhor para todos os profissionais do estado de São Paulo e para também, claro, do Brasil.

Essa comemoração que fazemos, talvez de forma tardia, mas como o presidente Sérgio disse, o dia do profissional é todo dia, né? Nós todo dia enfrentamos e matamos um leão. À frente a todos esses problemas, enfrentamos esta pandemia, que representa o protagonismo que todos os profissionais da classe conseguiram adquirir ao longo de tantos anos.

E na figura do sempre deputado Hatiro Shimomoto, faço minha referência desse pronunciamento a todos os presidentes do Sescon/São Paulo, a todos os presidentes das entidades contábeis e, claro, a todos os profissionais da contabilidade.

Finalizo agradecendo, mais uma vez, de todo o coração, a todos os presentes desta noite, a todos os que estão nos acompanhando via internet e presto essa singela homenagem a todos os profissionais da contabilidade do Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Palavras do presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, Reynaldo Lima Jr. Vamos ouvir a seguir palavras do secretário do estado da Agricultura e do Abastecimento, o deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - Boa noite. Boa noite, pessoal. Cumprimentar aqui a nossa Assemblei Legislativa de São Paulo. É tão bom estar aqui na minha Casa, nesta Casa, à qual eu tenho a honra de pertencer e estar licenciado por este período como secretário de Agricultura.

Agradeço aqui a oportunidade, deputado Walter Vicioni, de estar aqui ao seu lado participando desta homenagem, que se tornou tradição nesta Casa, e que faz parte e é o pouco do que se pode fazer de reconhecimento a essa classe tão importante, que é a classe contábil.

Portanto, deputado Walter Vicioni, você, que vem de uma trajetória na educação, no empreendedorismo, na formação profissional, que essa é sua trajetória, um professor de uma história completa e que com certeza inspira a muitos, e trouxe muitos resultados. Seja na sua trajetória anterior, seja na mais recente, no Sesi e no Senai, fazendo com que a educação daquelas instituições se tornasse referência no estado e no Brasil.

Portanto, quem vive e viveu o que você vive só poderia estar sentado nessa cadeira como deputado e poderia ter o nosso respeito e o nosso reconhecimento. Então, parabéns pelo mandato que vem exercendo e parabéns pelo trabalho anterior e, com certeza, futuro que haverá de fazer.

Esta Casa e o Congresso Nacional precisam de homens públicos e de líderes como você, Professor Walter Vicioni, para levar sua experiência e o seu conhecimento para poder contribuir com o enriquecimento e com as políticas públicas necessárias para nossa sociedade, para a nossa comunidade. Saúdo aqui, com muita alegria, e eu falo isso a esses amigos da contabilidade.

Aos que estão na mesa, aos que aqui estão, a Pegesp, a Embracon, a Nefac, Fecontesp, entidades citadas aqui pelo Lima, que me antecedeu. Na mesma forma, o Sebrae, tão importante para a classe contábil, para o empreendedorismo, Ivan, recebam aqui a minha saudação, o meu respeito pela importância que tem o Sebrae para essas ações que desenvolvemos.

Quantas conquistas nós tivemos juntos? Com o Sebrae, com as entidades contábeis... Eu fico feliz, (Inaudível.), você que está na nossa Secretaria Executiva como consultor emprestado para essa importante parceria que temos, presidente Reynaldo Lima, com o Sescon, Aescon, eu agradeço, a você, atual presidente, e agradeço ao nosso próximo presidente, o Batistão, e toda sua diretoria. Cumprimento todas as diretorias que antecederam, saudando o ex-presidente, Márcio Shimomoto.

Márcio, prestar homenagem a Hatiro Shimomoto é da mesma forma que esta Casa faz, em reconhecer a importância, e homenagear o profissional da contabilidade, e dizer que é apenas um pouco do que se pode fazer.

E o que o Sescon, o que as entidades contábeis, o que a Assembleia Legislativa, o que a Frente Parlamentar de Empreendedorismo realiza nesta noite, dentro deste momento de se comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade, dentro desta cerimônia, em homenagem à classe contábil, homenagear todas as entidades congraçadas, distingue, dentre as homenagens, e traz uma outra, que é o reconhecimento, a homenagem especial a essa figura, falada por todos que me antecederam, por Arnaldo Faria de Sá, vereador, sempre deputado, amigo, que tem uma história também com todos nós.

Pelo Edir Sales, representante desta classe na nossa Câmara Municipal, que tanto luta e apresenta, como disse aqui, as homenagens que presta permanentemente. Pelas falas...

Porque eu não tive o privilégio de estar aqui, no início, mas desse queridíssimo, Chiomento, que, com certeza, prestou aqui as suas homenagens. Pela fala do Donizete, do nosso CRC, que eu cheguei e ainda peguei uma parte da fala dele, e todos eles, como o Approbato, da nossa Fenacon, aqui representada, e que deixou aqui a homenagem, e, por fim, do atual presidente do Sescon, o Reynaldo Lima.

Todas essas homenagens, somadas à homenagem de quem abriu esta solenidade, o deputado Walter Vicioni, ela é apenas um pouco. Eu te falei muitas vezes, o seu pai me ligava quase que semanalmente, para dizer: “Itamar, busca tal lei que eu deixei pronta aí quando eu era deputado, e não deu tempo de aprovar, e está no arquivo”. “Itamar, atualiza tal lei que eu aprovei, e que hoje precisa de uma atualização”. “Itamar, tenho uma ideia nova, e queria que você fosse o instrumento dessa ideia, para que se tornasse uma política pública no estado de São Paulo”. “Itamar, olha para o social, olha para a classe contábil, olha para o empreendedorismo, olha para a questão tributária, para a desburocratização, para a simplificação”.

Que são, presidente Reynaldo Lima, resultado e fruto de muitas conquistas que tivemos juntos, na sua gestão, e nesses dez anos que completa a Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta Casa. Dez anos de luta.

Dez anos, Márcio, de conquistas, de avanços. Dez anos, com certeza, de uma nova página, e de um novo momento na história da relação da classe contábil, Governo e Legislativo.

Uma integração das ações. A Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Ivan, que o Sebrae tem um papel tão importante nessa causa da micro e pequena empresa, ela criou um novo momento, de aproximação, de diálogo, de interação entre o Legislativo, o Executivo, e as entidades contábeis.

Por quê? Quem precisa de vocês somos nós. O Executivo e o Legislativo precisam das ideias, da experiência que vocês têm, e da prática e do dia a dia que vocês vivem.

Eu costumo dizer que, quando eu era prefeito, quando eu queria me renovar, eu saía do gabinete. Ia andar nas suas da cidade, ia para os bairros, encontrar as pessoas, e ali era abordado e recebia sugestões e mais sugestões, e aquilo me recarregava a bateria, porque era do servidor público mais simples, era da dona de casa mais simples.

Quando eu criei o “Domingo Cidadão”, quando eu criei o “Papo na Praça”, que eu ouvia grandes soluções para grandes problemas, ou simples soluções para pequenos problemas, mas de muito impacto na vida das pessoas, e tem sido assim aqui na Frente Parlamentar de Empreendedorismo.

Quando sentamos com o secretário da Fazenda, com a Secretaria de Desenvolvimento, com o governador, com o vice-governador, como hoje você esteve lá, é para levar sugestões, propostas que vão ajudar o estado no seu desenvolvimento.

E se daqui nascem essas sugestões, o momento, Professor Walter, que vivemos, que é o momento da pós-pandemia, que é o momento da retomada, ninguém é mais importante para essa retomada, para orientar as ações, para orientar as empresas, e para propor políticas públicas de retomada do que a classe contábil, do que vocês, profissionais da contabilidade.

Portanto, se vocês representam isso, vocês têm esse papel, e o respeito que têm de todos, é dizer a mesma coisa que eu disse com relação ao Hatiro. Prestar homenagem a vocês, às entidades, e ao profissional, é o mínimo que esta Casa, que é a Casa do Povo, pode fazer. É o mínimo que eu, como deputado licenciado, como secretário de Agricultura, portador, neste momento, de um abraço do governador João Dória e do vice-governador Rodrigo Garcia a toda a classe contábil.

Eu quero encerrar dizendo que, se hoje sou secretário de Agricultura, se estou no meu sétimo mandato, três como prefeito, eu devo mandatos e essa oportunidade que vivo a muito do que aprendi na convivência com vocês.

Portanto, eu partilho e agradeço, e tenho isso como desafio. Tanto que, quando recebi, Geraldo, as nossas entidades, e aqui já falei de algumas, Sindcont, CRC, nossa Associação Paulista, e todas as entidades,eu sempre fiz questão de dizer que até, e inclusive na Agricultura, o pequeno produtor precisa muito das orientações.

Eu fiquei feliz quando vocês foram lá oferecer apoio, para que pudesse, na retomada, o pequeno produtor, o agricultor familiar pudesse receber orientação e apoio das nossas entidades.

Encerro aqui agradecendo mais uma vez, e divido este momento, que eu tenho o privilégio de viver à frente da Secretaria, aprendendo todos os dias, mas também levando para lá o que eu aprendi com vocês e com a minha trajetória na vida pública.

Seja no momento em que estive agora, na Expo Dubai, levando e defendendo a imagem do produto do agro de São Paulo e do Brasil, para que aquela imagem arranhada com relação à sustentabilidade, ou crises internacionais pudessem ser superadas com a qualidade que temos e com os bons exemplos que aqui temos.

Da mesma forma em Glasgow, na Escócia, quando lá fomos levar que a produção de São Paulo, faz a diferença porque aqui em São Paulo, nos últimos três anos nós recompusemos, tivemos uma ampliação de cobertura vegetal de 214 mil hectares, um crescimento diferente de outras regiões, até mesmo do País. 

Finalizo dizendo, em um ambiente como esse de empreendedorismo da classe contábil, comemorando o Lima, Edir, Professor Walter, Sérgio, Domingos, Dona Izete, Batistão, Marcio, Geraldo, todos os amigos e amigas da contabilidade...

Que na última quinta-feira eu tive o privilégio de viver um momento especial, quando uma lei - que eu aprendi a fazer muitas delas com vocês - que vai ao encontro de 50 mil empreendedores excluídos, 35 mil deles que saíram da atividade; 15 mil que ainda estão, que são os produtores artesanais do estado de São Paulo.

Estavam na informalidade, na clandestinidade, porque a nossa legislação absurdamente os impedia de comercializar os seus produtos. E a lei, quando surgiram alguns fatos, entre eles um mais recente, em São Luis do Paraitinga e que, por determinação do Ministério Público, a Secretaria de Agricultura teve que agir através do Departamento de Defesa Sanitária, e aprender e queimar queijos da maior qualidade.

O mesmo queijo queimado em São Luis do Paraitinga é o queijo vendido em Araxá, em Minas Gerais, e foi o queijo medalha de ouro no concurso na França e não podia ser vendido em São Paulo, por causa da nossa legislação. Era ilegal, mas era produto de altíssima qualidade, ilegal por uma lei absurda.

Reunimos todos, chefes de cozinha, reunimos líderes do agro e fizemos uma lei em menos de 60 dias. Fizemos, trouxemos, aperfeiçoamos e esta Casa, com a ajuda do professor Walter Vicioni, aprovamos e sancionamos quinta-feira.

Com isso, nós incluímos, trouxemos para a formalidade - e vocês entendem mais do que eu de formalidade - 15 mil produtores artesanais, beneficiamos 1 milhão de famílias de empreendedores em São Paulo, que serão trazidos para a legalidade. E vamos agora, atrás dos outros 35 mil que foram excluídos, para que, se possível, possam retornar.

Essa lei, ela tem o cunho de empreendedorismo, o cunho de formalização da atividade, de simplificação, mas ela também tem um cunho de ação social, de resgatar esses que fazem a diferença. O produto artesanal de São Paulo é destaque, é destaque no Brasil e no mundo, e não podia ser comercializado aqui no nosso estado.

A partir de agora pode, porque? Por causa de políticas públicas que esta Casa aprovou, como exemplo de tantas outras coisas que não podiam ou que eram mais difíceis, ou que precisamos simplificar e que foram frutos de sugestões da classe contábil das nossas entidades pra frente parlamentar que trouxe para esta Casa e que levou para o governo.

E temos lutado para fazer aquilo que é o dever do homem público: melhorar o ambiente empreendedor, simplificar e facilitar a vida de quem produz. Encerro com uma frase que eu aprendi quando eu era prefeito, ou com uma colocação. E eu falo isso muito, e o governador João Doria já comprou essa ideia, como o Rodrigo e o governo.

Eu costumo dizer que o poder público não precisa ajudar. Muitas vezes, e na maioria das vezes ele não precisa ajudar, basta não atrapalhar. Se ele não atrapalhar, simplificar e abrir as portas ao empreendedor, ao profissional da contabilidade e ao povo faz a diferença.

Parabéns Marcio Shimomoto, pelo seu pai e pelo Hatiro; parabéns às entidades contábeis; parabéns aos profissionais da contabilidade por esta homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo aos nossos queridos líderes, profissionais da contabilidade.

Merecida homenagem, não podia fechar o ano nesse penúltimo mês de forma mais importante, do que independente de ter passado o período, mas vir aqui e aproveitar esse momento e fazer a homenagem à classe contábil tão justa e merecida.

Boa noite, um grande abraço a todos (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PROFESSOR WALTER VICIONI - MDB - Muito obrigado ao deputado Itamar Borges, nosso secretário do estado de Agricultura e Abastecimento. Nesta noite, representando o governador João Doria. Muito obrigado.

Senhoras e senhores, a seguir nós prestaremos uma homenagem muito especial, ao sempre deputado Hatiro Shimomoto, deputado estadual por seis mandatos, além de referência na área contábil, e também do direito.

Hatiro atuou em diversas frentes e deu grandes contribuições para o desenvolvimento da profissão e para a história da contabilidade paulista e nacional. Temos a honra de chamar ao palco o Sr. Márcio Massao Shimomoto, para que venha receber a homenagem pelas autoridades que compõem a nossa Mesa, por favor (Palmas.) Já se encaminhando ao palco para receber a homenagem, homenagem póstuma do seu pai, o nosso sempre deputado Hatiro Shimomoto, por favor.

A homenagem será entregue pelas autoridades que compõem a nossa Mesa: Professor Walter Vicioni, deputado Itamar Borges, Sérgio Approbato Machado Júnior, Reinaldo Lima Júnior, vereadora Edir Sales (Palmas.)

E também, agradecer ao deputado Arnaldo Faria de Sá, que estava conosco até a pouco, mas teve que se ausentar para demais compromissos de sua agenda. Parabéns ao Márcio, recebendo aqui a homenagem póstuma, e a seguir faz uso da palavra. Fique à vontade, ou aqui de cima ou lá da tribuna, onde achar melhor. 

Vamos ouvir então a seguir, palavras do Sr. Márcio Massao Shimomoto. Recentemente presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, se dirige à tribuna neste momento para o seu pronunciamento, por favor.

 

  O SR. MÁRCIO MASSAO SHIMOMOTO - Boa noite a todos, desculpem a voz estar meio embargada. Quero agradecer ao presidente da Mesa, deputado Walter, e ao nosso sempre deputado também, agora secretário, Itamar Borges. Edir Sales, nossa vereadora; Arnaldo; o presidente Sergio Approbato; o presidente Reynaldo Lima; as pessoas que antecederam a minha fala.

  Nosso presidente Domingos Orestes, que falou em nome de todas as entidades congraçadas. Em seu nome também aproveito a oportunidade para cumprimentar todos os presidentes das entidades congraçadas que estão aqui presentes. Nosso presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Donizete Valentina; o nosso presidente Rodrigo, que está aqui, do Sescon Sescap de Campinas.

  A todas as pessoas que falaram, agradeço muito pela homenagem, em nome da minha família, da minha mãe, que infelizmente teve um AVC e não está podendo se deslocar muito. Ela tem uma dificuldade para caminhar também decorrente da Covid. Em nome das minhas irmãs também agradeço muito.

  Acho que não preciso falar muito da parte profissional do meu pai, porque já foi falado aqui. Eu queria falar um pouquinho da parte... Que vocês conhecessem um pouquinho também o lado particular dele, da vida dele. Meu pai nasceu aqui no Brasil, e meu avô veio do Japão em um navio - naquela se vinha de navio - chamado Uruguai, Uruguai Maru, e ele veio para cá com alguns filhos.

  Meu pai nasceu aqui em 1935. Ele era o oitavo filho de doze irmãos, naquela época se faziam muitos filhos. Meu avô falava que era para trabalhar na roça, trabalhar no campo, porque os japoneses vinham para cá muitas vezes porque passavam fome no Japão.

Em decorrência da Primeira Guerra, não tinha comida para todos lá, e eles vinham, os japoneses vinham para outros países vislumbrando prosperar e ganhar a sua vida nos outros países, e meu avô veio para cá.

  Meu pai nasceu em 1935; passou, então, a Segunda Guerra Mundial aqui. E nenhum dos meus avós nem meus tios estudavam, porque meu avô tinha - eu acho que muitos imigrantes tinham - essa imagem de que iria ganhar dinheiro aqui e iria voltar para o seu país de origem.

Então, não precisava estudar, tinha que trabalhar. Quando voltassem para o país de origem, eles iriam estudar. Meu pai não teve estudo, ele só começou a estudar aos 12 anos de idade.

Por isso, ele sempre falava para mim e para os netos: “Se eu, com 12 anos de idade, entrei na escola e comecei a estudar com essa idade, e vocês estão entrando com cinco anos de idade, vocês têm muitos anos de vantagem, têm sete anos de vantagem sobre mim. Vocês podem fazer muito mais do que eu estou fazendo”. Então, é uma imagem que ele tinha.

  Ele tinha muita gratidão, muita gratidão a este país que nos acolheu, mesmo após a Segunda Guerra. Nessa época da Segunda Guerra, foi muito difícil para os imigrantes japoneses, porque nós éramos do lado contrário.

Então, nós não podíamos mais ter a nossa cultura, não podíamos falar a língua japonesa, e as associações também foram todas desfeitas. E, apesar da Segunda Guerra, ele tinha muito amor à Pátria, gostava muito deste país.

Eu acho que em vários discursos que vocês escutaram dele, ele falava assim: “Este é o melhor país do mundo para se viver”. Então, ele tinha muito amor, tanto que um dos trabalhos que ele tinha era aquele da Bandeira.

Uma das leis também ela de cantar o Hino Nacional nas escolas, mas a finalidade dele - eu percebi depois - não era para fazer as pessoas cantarem o Hino Nacional, não era para cultuar a Bandeira; ele queria ter o sentimento de coletivo.

Ele achava que o País só poderia progredir se a gente deixasse de pensar só em nós para termos um amor, um objetivo coletivo, para que a gente pudesse pensar juntos, e não individualmente.

E eu acho que, realmente, quando eu também estava na presidência do Sescon, eu achava que um grande problema do Brasil é o pensamento individual, onde a gente só pensa em nós, em levar vantagens. Naquela época que tinha aquela lei de Gerson, que danificou muito o nosso país, eu achava que o pensamento coletivo é que poderia salvar este país.

Por isso o meu pai sempre batalhou para que pudesse difundir o amor à Pátria. Difundindo o amor à Pátria, pensaríamos coletivamente; pensando coletivamente, a gente poderia estar progredindo.

  Então ele brigou muito por esse pensamento, e ele sempre teve o pensamento de servir e ser útil. Tanto é que até hoje, na minha empresa, quando eu contrato um funcionário, quando eu falo com meus clientes, eu digo que a finalidade da nossa empresa não é trabalhar para ganhar dinheiro, não é para ter lucro.

A nossa finalidade é servir e ser útil; do resultado disso, da utilidade que você dá e do bom serviço que você presta é que vem o retorno financeiro. Então, ele sempre teve esse pensamento de servir e ser útil a este país, e pensando nisso também é que ele foi para a contabilidade, porque ele pensava: “Como é que eu posso ser útil a um maior número de pessoas? É ajudando as empresas que empregam pessoas”.

Então ele falou: “Eu vou fazer contabilidade, porque eu posso ajudar as empresas”. Ao mesmo tempo, nós fomos também muito influenciados pela filosofia da Seicho-No-Ie, que é do positivismo, ver sempre o lado positivo, ajudar as outras pessoas.

E ele começou a pregar, ele era preletor da Seicho-No-Ie. Mas ele falava assim: “Eu estou falando para um público muito limitado; como é que eu poderia aumentar o público que eu poderia estar atingindo?”. E ele foi ser deputado estadual nesta tribuna. Por isso eu fico um pouco nervoso em pensar que ele ocupou esta tribuna por 24 anos. (Palmas.)

  Desta tribuna, ele procurou, com a sua fala, com as leis, falando por um maior número de pessoas, ser mais útil a um maior número de pessoas. Esse é um pouquinho do lado que eu gostaria que vocês também conhecessem.

Por que ele foi político, por que ele foi ser contador, por que ele foi ser presidente de sindicato? Porque ele sempre pensou que uma voz única pode estar falando, gritando, berrando, mas uma voz coletiva é sempre muito mais forte do que uma voz individual. Por isso ele sempre pensou: “Vou pensar coletivamente, vou falar para um maior número de pessoas, vou me tornar político”.

Mesmo assim, nos dias de hoje, e naquela época - infelizmente, né, deputado? - os políticos não tinham muito uma boa imagem perante o público. Ele foi consultar, e foi falado para ele: “Seja como a flor de lótus, que nasce na lama, cresce na lama, mas sempre continua bela, bonita e continua sempre limpa”. Então ele sempre pensou e batalhou nesse sentido.

  Isso faz muita falta agora, porque realmente ele era o norte da empresa, ele era o norte da nossa família. Eu tenho hoje quatro irmãs, tenho a minha mãe. Ele tem, tinha 10 netos e sempre dava o norte, sempre falava para onde a gente deve seguir e puxava a orelha. Tanto que, né, deputado, ele sempre ligava para o deputado, ligava para o Walter.

  Há uma particularidade que talvez eu não tenha contado para muitas pessoas, mas o médico, quando ele estava na UTI, o médico veio falar: “Fala com seu pai, explica para ele que ele está na UTI. Ele não está tendo oxigênio suficiente para respirar”.

Ele estava usando aquela máscara, sabe, que cobre o rosto todo, porque não tinha oxigenação suficiente. “Explica para ele que ele está nessa situação, que ele não pode ficar marcando reuniões na UTI, que ele não pode falar para o enfermeiro ‘Olha, eu quero dar uma saidinha, só uma reuniãozinha e já volto’. Ele não pode sair da UTI”.

A gente tinha que explicar isso, porque muitas pessoas diziam: “Mas eu falei com ele na semana passada”. Mas ele estava na UTI na semana passada, ele não podia estar fazendo reuniões.

E ele continuava fazendo reuniões: “Não, eu preciso fazer reuniões, eu tenho que ajudar as pessoas”. Até o último momento, até a hora em que ele foi entubado que aí sim ele não pôde mais fazer as reuniões. Ele estava pensando: “Eu preciso ajudar as pessoas; eu preciso fazer reunião; eu preciso apresentar o cônsul para os novos deputados nikkeis, o cônsul japonês novo que chegou”.

Até o último momento ele estava falando isso. Aí ele cumpriu a sua missão aqui com esse sentimento de que… Eu acho que ele sentiu que o que ele podia fazer preso neste corpo físico que nós temos, que nós somos limitados à distância, tempo, ele falou: “Eu preciso fazer alguma coisa”.

Talvez ele tenha se libertado do corpo e ele agora está olhando por todos nós, profissionais da Contabilidade, clientes, familiares, amigos, para que cada um ele possa orientar de onde ele estiver, nos momentos que ele tem, nos momentos que vocês tiverem de reflexão, e possa estar orientando a vida de cada um de vocês.

Muito obrigado realmente do coração, presidente Lima, por ter feito esta homenagem, presidente Walter, Itamar Borges, todos vocês das entidades congraçadas por terem lembrado e terem homenageado o meu pai.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Palavras de Márcio Massao Shimomoto. Ele é o vice-presidente da nossa Associação Comercial de São Paulo e representa nesta noite o presidente Alfredo Cotait.

Muito obrigado, Márcio. O secretário Itamar Borges, nosso sempre deputado, retoma a palavra neste momento. Por favor, secretário.

 

O SR. ITAMAR BORGES - Apenas duas observações. Como tem uma certa relevância essas duas abordagens e, por fim, reforçar que no ponto que eu falei eu deixei de destacar dois momentos e eu queria dar destaque a dois momentos, a esse protagonismo que os profissionais da Contabilidade sempre exercem. E queria destacar, presidente Reynaldo Lima, duas situações.

Uma foi essa recente visita e palestra do ex-presidente Michel Temer lá no Sescon. Primeiro, a visita que você fez a ele e o convite e depois lá. E a palavra dele quando coloca a necessidade e a importância de que a classe seja cada vez mais presente e próxima do Congresso Nacional.

E, aliás, que você nesses últimos tempos fez muito. Antes da pandemia, um pouco no híbrido durante a pandemia, mas destacar também que esse seu período de três anos teve um primeiro ano normal, mas teve dois anos atípicos, que foi o 2020 e 2021, mas que nem isso foi suficiente para fazer com que as coisas parassem de acontecer.

Então eu quero registrar aqui esse reconhecimento a você e toda a sua diretoria e com certeza o Batistão, que assume agora, pega uma outra fase, que é a da retomada econômica, não é, Batistão?

Então eu acho que se deve registrar esse reconhecimento a essas etapas, ao momento histórico de um - quem foi presidente sempre será presidente da República. As palavras deles eu disse...

Olha que eu conheço o Temer há 30 anos ou mais. Foi a palestra - quem estava lá pode dizer - das mais especiais que eu já vi ele fazer. Não foi, Batistão? O Márcio estava lá, o Donizete estava lá. Você não estava, Donizete? O (Inaudível.) estava. Uma mensagem fantástica, uma aula imperdível, um show de colocações. Então eu não podia deixar de fazer...

E, por fim, dizer que enquanto eu estiver na Secretaria de Agricultura aguardo a visita de vocês para um café e lá está de portas abertas. Lá é a casa de vocês também e quando de volta aqui estiver ao lado do Professor Walter, também estaremos aqui de portas abertas e à disposição para juntos continuarmos a nossa missão. Era isso que eu queria falar.

Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado ao secretário Itamar Borges. Neste momento nós daremos início então à entrega das homenagens pelo Professor Walter Vicioni, acompanhado do secretário Itamar Borges e também das autoridades que compõem a nossa Mesa. A homenagem será aqui embaixo.

Por favor, todos se desloquem neste momento para que possamos dar início à entrega das homenagens. Por favor, Reynaldo Lima Júnior, do Sescon-SP e Aescon-SP; Sérgio Approbato Machado Júnior, da nossa Fenacon; vereadora Edir Sales também se deslocando neste momento para darmos início às homenagens às nossas entidades, por favor.

Elas serão entregues individualmente. Aqueles que receberem podem ficar um pouco na lateral e ao final faremos uma foto conjunta aqui à frente, por favor. Já chegando aqui à frente o Professor Walter Vicioni, Reynaldo Lima Júnior, o deputado Itamar Borges, o nosso secretário da Agricultura, vereadora Edir Sales e Sérgio Approbato Machado Júnior. Vamos então iniciar as homenagens.

Quem recebe a primeira homenagem é a Fenacon, a nossa Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, na figura do presidente Sérgio Approbato Machado Júnior. A primeira homenagem será entregue neste momento. Parabéns à Fenacon na pessoa do presidente Sérgio Approbato Machado Júnior.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A próxima homenagem será entregue ao Conselho Federal de Contabilidade. O presidente é o Zulmir Ivânio Breda, representado neste ato pelo presidente do nosso Conselho Regional de Contabilidade - já se dirigindo aqui à frente - José Donizete Valentina, recebendo neste momento pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A próxima homenagem será entregue a Ibracon Nacional, o nosso Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. O presidente é o Valdir Renato Coscodai. Chamo aqui à frente a diretora do nosso Ibracon, Carla Bellangero, que vai receber a homenagem, representando neste ato o presidente do Ibracon Nacional Valdir Renato Coscodai.

Já se dirigindo aqui à frente a diretora do Ibracon Nacional, Carla Bellangero. Por favor. Homenagem ao Ibracon Nacional. Parabéns ao presidente Valdir Renato Coscodai. Muito obrigado a diretora Carla Bellangero.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Prosseguindo com as homenagens, agora recebe novamente pela entidade que preside, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, o presidente José Donizete Valentina. Parabéns ao nosso CRC de São Paulo. Muito obrigado ao presidente José Donizete Valentina.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A próxima homenagem é para a Fecontesp, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo. Recebe o presidente Dagoberto Silvério da Silva. Por favor. Parabéns a nossa Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo. Obrigado ao presidente Dagoberto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Continuando, a próxima homenagem é ao Sindcont, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Chamamos o presidente Geraldo Carlos Lima. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Homenagem entregue, neste momento vamos ao registro fotográfico, ao presidente do Sindcont, nosso Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, presidente Geraldo Carlos Lima. Atenção. Parabéns ao Sindcont. Próxima homenagem, ao Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, nossa 5a Seção Regional. Presidente Marco Antonio de Carvalho Fabri, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS – Ibracon, 5a Seção Regional. Homenagem sendo entregue, neste momento, pela vereadora Edir Sales, ao presidente do nosso Ibracon, 5a Seção Regional, Marco Antonio de Carvalho Fabri. Parabéns. Muito obrigado.

Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. Chamamos para que receba a homenagem, o presidente José Vanderlei Masson dos Santos. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS Homenagem sendo entregue neste momento, à Apejesp, presidente Sérgio Aprovado Machado Jr, presidente da nossa Fenacon entrega a homenagem ao presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos. Parabéns.

Próxima homenagem vai para a Associação Paulista de Contabilidade, a APC. Chamamos à frente o presidente Domingos Orestes Chiomento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS – Associação Paulista de Contabilidade, APC, Domingos Orestes Chiomento. Também já foi presidente do nosso CRC São Paulo. Associação Paulista de Contabilidade, APC, parabéns e muito obrigado.

Próxima homenageada é a Anefac, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, na figura da presidente Marta Pelucio, aqui representada pelo presidente da nossa regional de São Paulo.

Chamamos Carlos Aragaki. Foi informado que estava presente. Não estando presente, a homenagem será encaminhada à nossa Anefac. Parabéns à Associação Nacional dos Executivos…  Ah, está aqui? Pois não. Perfeitamente. (Palmas.)

Então, retificando, a APC, Academia Paulista de Contabilidade. Muito obrigado ao presidente, Domingos Orestes Chiomento. A homenagem da Anefac será encaminhada posteriormente.

Próxima homenagem, ao Sescon São Paulo, nosso Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo. E também à Aescon, Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, na figura do presidente Reynaldo Lima Jr. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS – Parabéns ao Sescon, e à Aescon São Paulo, também homenageada neste momento.

Peço para que todos permaneçam à frente. Vamos fazer uma foto. Temos ainda algumas homenagens a serem entregues. Nós também, queremos, a seguir, vamos fazer uma foto, e eu continuo com as homenagens. Por favor, uma foto com todos.

Como é que está o enquadramento? O enquadramento está ok? Atenção, valendo. Vamos lá, fazer uma foto, que os próximos homenageados também estão aí à frente. Mais uma. Ok. (Palmas.)

Nós também queremos prestar uma homenagem ao deputado Professor Walter Vicioni, em nome das entidades congraçadas na contabilidade paulista. Peço ao presidente Reynaldo Lima Jr que faça a entrega da placa, juntamente com as demais autoridades aqui à frente, ao deputado Professor Walter Vicioni.

Também é homenageado, neste momento, por todas as entidades congraçadas da nossa contabilidade paulista. Está aí o registro.

Domingos Orestes Chiomento, presidente da nossa Academia Paulista de Contabilidade. Parabéns ao deputado Professor Walter Vicioni.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Prestar mais uma homenagem especial. Agora, ao secretário de agricultura e Abastecimento, o deputado Itamar Borges, que presidiu esta solene por muitos anos. Receba este troféu, em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista, por todo o apoio e parceria.

Homenagem entregue, neste momento, pelo Reynaldo Lima, acompanhado das demais autoridades. Parabéns ao amigo, deputado Itamar Borges, nosso secretário de Agricultura e Abastecimento, aqui representando o governador João Doria. Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS – Encerradas as homenagens, a seguir, nós teremos o encerramento desta solene, pelo deputado Professor Walter Vicioni. Por favor.

 

O SR. PROFESSOR WALTER VICIONI – MDB – O que eu presenciei hoje, e pude ouvir, de todos aqui, é uma comprovação clara de que a ousadia… E eu queria dizer isso a todos os contabilistas que a ousadia não é uma forma de saber. É uma forma de ser. E hoje eu presenciei aqui que todos vocês são bastante ousados. Pelo que eu ouvi e pelo que eu presenciei nesta reunião de hoje.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, à equipe do Sescon/São Paulo, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o pleno êxito dessa solenidade.

Boa noite a todos. E, mais uma vez, parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a reunião às 21 horas e 18 minutos.

 

* * *