3 DE DEZEMBRO DE 2021

15ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL MARCO VINHOLI, PELA OCASIÃO DE SEU 100° TÍTULO DE CIDADÃO

 

Presidência: MARIA LÚCIA AMARY

 

RESUMO

 

1 - MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - JESSE JAMES LATANCE

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pela ocasião de seu 100° Título de Cidadão", por solicitação desta deputada.

 

4 - JESSE JAMES LATANCE

Mestre de cerimônias, convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.

 

5 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Tece considerações acerca do trabalho exercido pelo homenageado e ações do governo estadual.

 

6 - SEBASTIÃO MISIARA

Presidente da Uvesp - União de Vereadores do Estado de São Paulo, discorre sobre a atividade de Marco Vinholi em prol do municipalismo da atualidade.

 

7 - FRED GUIDONI

Presidente da Associação Paulista de Municípios, enaltece a praticidade do trabalho exercido por Marco Vinholi na Secretaria de Desenvolvimento Regional.

 

8 - JESSE JAMES LATANCE

Mestre de cerimônias, informa que em março de 2022 deve ser realizado o congresso de municípios.

 

9 - MIZAEL GIBERTONI

Vereador à Câmara Municipal de Fernando Prestes, menciona elo entre a capital e o interior do estado, promovido por Marco Vinholi.

 

10 - MARCELO OTAVIANO

Prefeito de Monte Azul Paulista, testemunha a qualidade do trabalho do homenageado em prol do municipalismo.

 

11 - GERALDO VINHOLI

Ex-deputado estadual, comenta a atenção dada a prefeitos pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

 

12 - JESSE JAMES LATANCE

Mestre de cerimônias, lista municípios que outorgaram a Marco Vinholi títulos de cidadão honorífico. Tece considerações regimentais sobre o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Informa dados curriculares e anuncia a entrega da comenda e de placa ao homenageado.

 

13 - MARCO VINHOLI

Secretário estadual de Desenvolvimento Regional, discorre acerca de sua trajetória política. Elogia o governador João Doria. Celebra a importância do municipalismo. Agradece a homenagem recebida.

 

14 - JESSE JAMES LATANCE

Mestre de cerimônias, informa eventos a serem realizados nos dias 7 e 11/12, na Sala São Paulo e na Vila Belmiro, respectivamente.

 

15 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pela ocasião de seu centésimo título de cidadão. 

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo Canal Alesp no YouTube.

Chamamos para que componham a Mesa Diretora primeiramente a deputada estadual Maria Lúcia Amary. O nosso homenageado nesta manhã, Marco Vinholi, secretário do estado de Desenvolvimento Regional. A deputada estadual Patricia Bezerra.

Gostaríamos de convidar também o presidente da APM, Associação paulista de Municípios, Fred Guidoni. E o presidente do conselho da Uvesp, União dos Vereadores de São Paulo, Sebastião Misiara.

Todos podem tomar assento, por gentileza. Para a abertura oficial desta sessão solene, eu convido a deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom dia a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene atende a minha solicitação com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pela ocasião do seu centésimo título de cidadão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Nós gostaríamos de registrar e agradecer as presenças, em vários momentos aqui nesta sessão solene, primeiramente do sempre deputado Geraldo Vinholi, pai do nosso homenageado, que está aqui presente. (Palmas.)

Também gostaríamos de registrar a presença do sempre deputado Márcio Camargo; da nossa chefe de gabinete Juliana Ogawa, lá da Secretaria de Desenvolvimento Regional; da primeira-dama do municipalismo brasileiro - diria brasileiro e paulista -, dona Ivani Vicentini, nossa subsecretária de convênios com os municípios. (Palmas.)

Agradecer também a presença do Sr. Sílvio de Albuquerque, representando o deputado Mauro Bragato, e de Sílvia Melo, da Uvesp; obrigado pela presença também. Sílvia merece também os aplausos pela organização do evento Conexidades, que foi um sucesso. (Palmas.) E demais autoridades, que serão mencionadas por este protocolo.

Vamos ouvir as palavras de abertura e o pronunciamento da deputada estadual Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom dia a todos e a todas. É uma alegria muito grande estar aqui hoje recebendo todos vocês, homenageando uma pessoa tão querida de todos nós, o nosso querido secretário Marco Vinholi. Eu quero agradecer a sua presença; você merecidamente receberá hoje duas homenagens, pelo tamanho do trabalho que você tem feito no estado de São Paulo.

Quero cumprimentar minha colega de Assembleia, deputada Patricia Bezerra, que veio acrescentar e muito na nossa Assembleia Legislativa; o sempre deputado, seu pai Geraldo Vinholi, cumprimentando também pelo filho; deputado Márcio Camargo; Fred Guidoni, presidente da APM - Associação Paulista dos Municípios -, ex-prefeito da linda Campos do Jordão; Sebastião Misiara, presidente do Conselho Gestor da Uvesp; e todos os prefeitos, em nome do prefeito Edson Marcusso.

Está aqui também o prefeito de Laranjal, Dr. Alcides. Eu quero cumprimentar a Ivani Vicentini, subsecretária de convênios; a Juliana Ogawa; Vivaldo Filho, secretário executivo; Edna Martins, a nossa presidente estadual do PSDB Mulher; a Sílvia Melo, presidente executiva da Uvesp; coronel do Exército Moura e coronel do Exército Melo. E todos vocês prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vereadores.

Hoje, para nós aqui, é um dia muito importante, quando nós conseguimos homenagear uma pessoa como o secretário Vinholi. Não só como amiga pessoal dele, mas pelo trabalho que ele vem desenvolvendo, essa carreira política meteórica que ele teve, mas que não foi sorte, foi trabalho. Uma pessoa que tem uma dedicação, atende a todos com a mesma urbanidade, e isso faz com que a gente pense em como nós políticos queremos transformar o nosso país através de pequenas ações.

Nós sabemos que o político que não respeita os limites do poder acaba por se destruir, mas políticos como o nosso secretário Vinholi são políticos que vieram para somar, vieram para contribuir.

Ética, trabalho, cumplicidade e companheirismo são características importantes para o trabalho que ele vem desempenhando. Assim que chegou à Assembleia, já foi logo líder da bancada; foi uma escolha pelo trabalho, pela sua lealdade, pelo seu companheirismo.

Também, trabalha ao lado de pessoas que como que são hoje a vitrine do Brasil, que é o nosso governador Doria, nosso vice-governador Rodrigo Garcia, que têm feito com que São Paulo, dentro do mapa do Brasil, seja um estado visto. (Palmas.) Como a gente costuma dizer, “São Paulo é o Brasil que está dando certo”, e vai continuar.

Então, eu quero dizer aqui rápidas palavras. Cumprimentar o seu pai, que foi deputado desta Casa também, e todos vocês que têm hoje no estado de São Paulo o espelho de ações que fazem com que o nosso desenvolvimento do estado de São Paulo venha chamando a atenção pela sua velocidade e pela sua rapidez.

Estou aqui no meu quinto mandato como deputada estadual e eu estou vendo um governo extremamente ágil. Tudo o que nós fazemos é para vocês, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, para a gente poder dar a nossa resposta ao trabalho que vocês confiaram quando nos escolheram pelas urnas.

Então, eu quero dizer aqui da minha alegria de estar ao lado, sempre presente, do secretário Marco Vinholi e que nós, para construirmos o País que nós queremos, para a democracia que a gente precisa sustentar e garantir, a gente precisa da paz social, e a paz social está ligada diretamente, secretário, às ações que você vem fazendo, essa ação municipalista. O Governo de São Paulo é um governo municipalista.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, pela primeira vez, está tendo uma ação extremamente importante, distribuindo e devolvendo para todas as cidades da nossa região, independente da carteirinha partidária, independente da questão ideológica, recebendo São Paulo como um todo.

Eu percebo, nas ações do Governo, que nenhum município, por menor que seja... Sempre há intervenções do Governo em ações sociais, na rede de proteção social, no atendimento de políticas públicas, que têm se transformado em ações afirmativas.

Esse é o governo que nós estamos tendo no estado de São Paulo. Temos o privilégio de ter um governo dessa estatura, com secretários de nível ministerial, que trabalham com dedicação, não têm hora para nada, atendem ao telefone e, sobretudo, da forma como você trata os prefeitos.

Os prefeitos chegam, não é só apenas para tomar um café; eles chegam para serem efetivamente atendidos (Palmas.) e sempre saem não com uma promessa, mas saem com uma ação efetiva do Governo do Estado.

Então, eu quero cumprimentar todos os prefeitos e prefeitas, todos os políticos que estão aqui, as pessoas que trabalham nas áreas de ações públicas, e dizer para vocês: hoje, nós podemos dormir em paz sabendo que o Governo de São Paulo cuida de todos os paulistas.

A gente percebe que as ações na pandemia foram extremamente importantes quando nós tivemos um governo responsável do governador João Doria, que assumiu a vacina, que salvou milhares de milhões de brasileiros. Hoje, nós somos o espelho para o nosso País inteiro, como um estado de força. (Palmas.)

Então, eu quero, mais uma vez, agradecer o privilégio de poder te homenagear. Como uma pessoa, eu admiro você pelo seu trabalho, eu admiro você pela sua postura, admiro você pela sua humildade, porque isso faz parte de uma pessoa que reconhece a sua estatura e sabe como tratar os prefeitos.

Hoje, as portas do Palácio de São Paulo estão abertas para todos nós, e nós, deputados, também estamos tendo um trabalho, conseguimos dar resposta para a sociedade.

Então, que Deus continue dando força para todos, que te abençoe especialmente, este político que você é. Que cada vez você esteja mais lá em cima, porque você, nós confiamos no seu trabalho, confiamos em você. (Palmas.) Então, bom dia a todos.

Obrigada.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Essas foram as palavras da deputada estadual Maria Lúcia Amary. Ouviremos, agora, palavras dele que é presidente do Conselho da Uvesp, União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara.

 

O SR. SEBASTIÃO MISIARA - Peço permissão para tirar a máscara, dada, evidentemente, a distância regimental. Quero cumprimentar a deputada Maria Lúcia Amary, autora desta sessão solene, a deputada Patricia Bezerra e, na figura de ambas, os deputados que, pela coragem de apoiarem a reforma previdenciária do estado de São Paulo, merecem os nossos respeito e admiração.

Foi assim que se possibilitou ao Governo fazer o que está fazendo: não há uma cidade neste estado de São Paulo que não tenha recebido uma obra do Governo do Estado, uma cidade sequer, independentemente de partido político. (Palmas.) Certamente, os deputados são parceiros.

Cumprimentar o meu querido amigo Fred Guidoni, presidente da nossa associação, da qual tenho a honra de pertencer ao seu quadro, e saudar o Marquinho Vinholi, o Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento do estado de São Paulo, e vocês que estão aqui, que representam a nação brasileira.

Por isso, no Hino Nacional, faço questão de estar ao lado, de frente, para que vocês possam receber o nosso respeito e admiração, porque constroem a cidadania, desenvolvem a democracia e apoiam as grandes realizações.

Aqui, nós temos prefeitos, vereadores, secretários de vários municípios do estado de São Paulo. Eu me permito saudar as vereadoras e, em consequência, os vereadores na figura da Mariane Maia, lá de Três Fronteiras, distante, mas fez questão de vir aqui (Palmas.) para cumprimentar o Marquinho. Quero saudar os prefeitos e prefeitas na figura do Dieb Taha, prefeito da cidade de Colina.

Quero saudar os assessores, secretários municipais, que enriquecem esse ambiente de homenagem, na figura da Graça Lemos, que é secretária de governo da minha cidade natal, a cidade de Barretos. (Palmas.)

Marco Vinholi, nascer em uma cidade é fato absolutamente natural, faz parte da natureza; ser adotado por uma cidade é uma demonstração ampla de respeito e admiração.

Quando você completa cem títulos de cidadania do maior estado da federação, nós estamos assistindo o trabalho de um deputado que chega a secretário e marca a sua passagem no governo ministerial do governador João Doria.

Eu conheci o Marquinho, permita-me assim chamá-lo, na Assembleia Legislativa. Um abraço. Ficamos sabendo de imediato do seu trabalho, que era o de incentivar a juventude a participar da vida pública.

O Marquinho nos lembra aquele que disse, certa feita, que pior do que o governo dos maus é o silêncio dos bons. E a juventude, naquele momento, estava totalmente com receio de participar da vida pública, com medo de se expor, de ser produto de oferta e aceitação; e o Marco Vinholi fazia esse trabalho maravilhoso aqui no Palácio Nove de Julho.

Depois ele vem assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional, que é a Secretaria do Interior. Eu me permito aqui dizer que com 50 anos de vida, municipalista, comecei muito cedo como vereador na cidade de Barretos, eu acompanhei o governo Franco Montoro, vários governos de Franco Montoro para cá.

Naquela época, em 1984, quando se criaram as regiões administrativas, com apoio de dois brilhantes secretários, Chopin Tavares de Lima, secretário do Interior, e José Serra, secretário de Planejamento.

Era uma ação ousada, era uma ação clara de respeito à solidariedade do governo com os municípios. E essa Secretaria foi fechada porque alguns, que assumiram sem ter a vocação municipalista dentro de si, extinguiram essa Secretaria do Interior.

A Secretaria do Interior era a secretaria que fazia a interface com todos nós, que representamos o chão paulista, em consequência à nação brasileira no extrato paulista. O Marquinho assume, e olha que desafio, assumir uma Secretaria que foi na época do Montoro a mais atuante secretaria de estado. Que desafio.

Eu costumo fazer muito isso, conversando com a Silvia Melo, a minha presidente executiva, eu perguntei a ela: Qual adjetivo você daria ao Marquinho Vinholi? Trabalhador, filho do Geraldo Vinholi, portanto, com DNA municipalista, Marquinho, que é simples, humilde, jamais vestiu o status de secretário, sendo um dos melhores secretários da história de São Paulo. (Palmas.) O Marquinho é aquele que conhece os prefeitos e vereadores em solenidade. Ele sai da figura de secretário, pega o microfone, e faz o papel de mestre de cerimônias. É esse o adjetivo, Silvia? 

Ela disse: “Não. Use um melhor, lealdade. Esse é o sentimento que nós temos pelo Marquinho. (Palmas.) Absolutamente leal. Absolutamente leal com os amigos, com o governo, com os seus parceiros secretários, com os seus servidores, e a Julia Ogawa, que também é barretense e sabe disso, a Ivani, que é mbolo, mais ainda. (Palmas.)

Todos nós sabemos a lealdade com que ele se dedica aos secretários. E o Marquinho é este jovem leal. Todos nós sabemos que ele não deixa de responder um telefonema sequer, nos lembra Mário Covas, que dizia: “Até para falar ‘não’, receba as pessoas, responda às pessoas.

O Marquinho, claro, nem tudo ele pode resolver, nem tudo está nas suas mãos, nem tudo o governo pode atender. Mas ele não deixa de dar um abraço, de dar um alô, de dar um retorno.

Portanto, nós estamos diante de um jovem de carreira promissora, sem sombra de dúvida. Eu o conheço por força, Fred, do nosso sentimento municipalista, e quem tem o DNA municipalista; filho do Geraldo, e tem demonstrado que conhece o interior, tem a sensibilidade do interior, vive no interior, portanto, é um grande municipalista.

E ele lançou ontem um grande livro, "O Novo Municipalismo". E nós tivemos a oportunidade de participar desse livro. "O Novo Municipalismo" é aquele que define o momento que nós estamos vivendo. O Marquinho teve a coragem e a ousadia de fazer a nova regionalização do estado.

Até 15 anos atrás os administradores, professores internacionais diziam que os municípios tinham que competir entre si, o município tinha que ser uma empresa, um tinha que ser melhor do que o outro.

Quinze anos na vida de um país é pouco, mas a mudança é inexorável e a pior das coisas é evitá-la, lutar contra ela. E a mudança foi feita e São Paulo dá o grande exemplo, como de resto dá exemplo para o Brasil inteiro.

Não são mais cidades competitivas, não são mais cidades que competem entre si. A nova regionalização, o novo municipalismo estabelece que as cidades são solidárias uma com as outras. (Palmas.)

Esse foi o propósito da nova regionalização do estado de São Paulo, já servindo de bíblia para outros estados, aproximando as pessoas, fazendo com que cada uma estenda o braço para outra, que cada cidade seja importante para outra.

Nós precisamos ter, quem vive no centro do estado, próximo de si tem que ter um hospital à disposição, tem que ter um órgão do governo para atendê-lo. Esse foi o propósito, o de fazer com que as pessoas se locomovam no máximo em um raio de 100 quilômetros. Esse foi o grande propósito.

Portanto, Marquinho, ao escrever a história e criar o novo municipalismo você, mais uma vez, marca sua trajetória com brilhantismo. Existe um cantor mexicano, Miguel Cervantes, que diz o seguinte: o caminhante faz o seu caminho caminhando.

Marquinho, o seu caminho florido é grande, é brilhante e eu quero lhe dizer uma coisa aqui, com a responsabilidade de quem não tem cor partidária, a não ser a vocação municipalista, neste caminho nós estaremos juntos com você. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Nossos agradecimentos ao presidente do conselho da Uvesp, União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara. Vamos ouvir também, na sequência, ele que é presidente da Associação Paulista de Municípios, APM, Fred Guidoni. (Palmas.)

 

O SR. FRED GUIDONI - Muito bom dia a todos. É uma alegria e uma honra muito grande estar dividindo este momento com todos vocês. Eu queria cumprimentar, inicialmente, a deputada Maria Lúcia Amary, que preside esta sessão solene de homenagem. Em seu nome e no da Patricia Bezerra, cumprimentar todos os membros desta Casa Legislativa.

Quero cumprimentar nosso sempre líder do municipalismo paulista, Sebastião Misiara, presidente da Uvesp, um mestre para todos nós. Todos puderam perceber aqui a aula de história que ele deu, e de política, para todos nós. Em seu nome, Misiara, cumprimentar todos os membros do Legislativo municipal do estado de São Paulo.

Cumprimentar meu amigo, meu irmão homenageado nesta manhã, Marco Vinholi, chamá-lo aqui de secretário, de presidente, chamá-lo aqui de guerreiro, de lutador, de obcecado, de vocacionado, de tudo, vou deixar aqui para todos falarem. Vou chamar de meu amigo Marco Vinholi. Parabéns, pela homenagem de hoje.

Quero cumprimentar seu pai, que está cheio de orgulho hoje, merecidamente. Fruto não cai longe do pé, Vinholi. Aprendeu em casa, foi contigo, olhando, observando os seus ensinamentos que ele chegou até aqui e vai seguir o seu caminho adiante.

Cumprimentar a todos os prefeitos, prefeitas. Em nome da Associação Paulista dos Municípios prestar homenagem institucional ao Marco Vinholi, que, como secretário de Desenvolvimento Regional, fez a conexão que faltava no estado de São Paulo, ligando os municípios ao governo.

Todos nós que tivemos a oportunidade de estar no Executivo municipal sentimos a diferença quando Marco Vinholi assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Nós entendemos exatamente qual foi a relação que o governo estabeleceu conosco, não de um municipalismo discursivo, mas de um municipalismo prático.

Somado a isso, as características pessoais do Vinholi transformaram e potencializaram essa relação, fazendo com que este plenário estivesse cheio nesta manhã, Vinholi. Isto aqui é fruto não só do seu trabalho, mas é fruto daquilo que você é e daquilo que você representa para todos nós, o respeito com que você trata as pessoas, o carinho e a admiração que você tem pelas pessoas e que as pessoas devolvem, tendo por você.

E nós estamos aqui não comemorando uma homenagem singela do seu centésimo título, nós estamos aqui comemorando o fruto de trabalho, de dedicação, de atitude que você teve ao longo de toda a sua jornada, de toda a sua vida pública, dando de si para o próximo, atendendo as pessoas às três horas da manhã, que até agora ninguém sabe como é que você faz isso.

Você tem que explicar para a gente como é que você consegue atender telefone, fazer WhatsApp, mexer no computador, ser secretário, tocar um partido, levar o governador João Doria a uma vitória estonteante nas prévias aqui em São Paulo (Palmas.), que foi fundamental para liderar a vitória no Brasil. E é essa determinação, essa dedicação que nós estamos homenageando aqui.

Todo mundo já disse, que me antecedeu, que você vai longe. Eu acho que você já está longe e está carregando todo mundo contigo nessa jornada maravilhosa. É um orgulho para todos nós estarmos aqui te agradecendo por tudo aquilo que você tem feito pelo municipalismo paulista, pelas cidades de São Paulo, mas acima de tudo pelas pessoas que você trata com admiração, carinho, amor e respeito.

Segue assim que você vai mais longe ainda. Nossa admiração, nosso respeito, nossas sinceras homenagens, parabéns, você merece, meu irmão. Sucesso na vida. Vamos lá. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Nossos agradecimentos ao presidente da APM, Fred Guidoni, que esqueceu de mencionar que o nosso Congresso de Municípios estará de volta no ano que vem, no final de março, lá pelo dia 20.

Bem, representando as Câmaras Municipais aqui presentes, os vereadores que propuseram os títulos de cidadão ao nosso secretário Marco Vinholi, eu convido o vereador Mizael Gibertoni, da Câmara Municipal do município de Fernando Prestes para uma saudação. (Palmas.)

 

O SR. MIZAEL GIBERTONI - Bom dia a todos. Quero cumprimentar a presidente, Maria Lúcia, como a Patrícia, em especial o homenageado do dia, todas as autoridades, prefeitos, vereadores, todos que se fazem aqui presentes. Quero dizer que é uma honra, um prazer poder estar aqui representando o Poder Legislativo dos municípios.

Chegando, Marco, aos 100 títulos, eu imagino todas as cidades que tiveram lá nas suas Câmaras a proposta de reconhecimento de um cidadão. Isso é o que orgulha muito os municípios traduzir em títulos o sentimento que o Marco transporta para aquele município.

Eu poderia fazer aqui um discurso falando da formação acadêmica, pela passagem dele da FGV, da formação em Harvard, pelo desenvolvimento, mas eu vou ser mais sucinto, mais objetivo.

Quero falar da pessoa dele. Nós, que somos do interior, até inclusive a minha possibilidade de estar aqui falando hoje de um pequenino município lá do interior é um privilégio que foi viabilizado justamente por ele.

Então, esses 100 municípios, essa identificação que o Marco conquistou nesse período é essa ponte que ele conseguiu fazer entre a capital e quem está lá, lá no interior, que até muito, algum tempo atrás era esquecido.

Então, esse caminho, esse tratamento horizontal que nós passamos, os municípios pequenos passaram a ter para poder gerir as suas contas, para poder buscar melhorias para a sua população.

Como disse Franco Montoro, todo mundo mora num município, não mora no Estado, não mora na federação. Então, essa possibilidade que o Marco deu, essa abertura, essa transcendência foi o que trouxe essa união tão grande, foi da maneira como ele disseminou essa pessoa fantástica que ele é, uma pessoa com empatia, conhece todo mundo pelo nome.

Ele tem uma dedicação extraordinária para o trabalho, e isso tudo conjuntamente com essa filosofia que o governo permitiu que ele trabalhasse de uma maneira dedicada, afinco com que os municípios fossem atendidos com o respeito que lhe deve.

A gente sabe que os recursos que cidades pequenas têm são estritamente necessários para manutenção: folha de pagamento, limpeza, da Saúde, e se o município não tiver uma abertura para poder implementar junto ao governo do Estado melhorias para a sua população, fica numa situação carente no sentido lato mesmo.

E o que ocorre? A partir da chegada do Marco na Secretaria, ele conseguiu essa empatia dos municípios, que transformou nesse 100 títulos de cidadão, e eu acredito que ainda serão mais, porque isso é fruto de um trabalho que o Marco, o caminho dele, até vou fazer uma correção aqui ao presidente da Uvesp, não é que é florido, é que ele planta as flores, por isso que ele vem colhendo. (Palmas.) Então ele já está colhendo. E fica aqui o nosso abraço e reconhecimento. (Palmas.)

Muito obrigado, Marco. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Agradecendo ao vereador Mizael Gibertoni pelas palavras, representando os prefeitos presentes, prefeitos, prefeitas, eu convido Marcelo Otaviano, prefeito do município de Monte Azul Paulista. (Palmas.)

 

O SR. MARCELO OTAVIANO - Pedir licença também em tirar a máscara. Obrigado aí pela honra de poder estar aqui, primeiramente, presidente Maria Lúcia, Patricia, que esteve conosco já em Monte Azul Paulista. Parabéns pela escolha, Marco, cercado de mulheres.

Isso é muito importante. O meu município também tem um secretário que valoriza a mulher, e a mulher faz além do que nós, homens, somos capazes. Então, uma salva de palmas às mulheres que participam da vida pública. (Palmas.) Isso é muito importante para nós.

Sebastião Misiara, eu enquanto vereador, meu professor, e sempre me ensinando aí sobre o municipalismo, também esteva lá com Silvia fazendo um brilhante evento lá em Olímpia.

Fred Guidoni, conheci lá na cidade de Campos no evento em que nós estivemos participando. Professor também, eu tenho acompanhado o seu trabalho. Justamente hoje aqui formando, com o governo do estado, um trabalho muito importante.

Marco Vinholi, graças a Deus, posso chamá-lo de amigo, lá do interior, conheço desde lá do nosso grande e sempre deputado Geraldo Vinholi, que participava juntamente lá com ele trabalhando.

Formou, igual nosso governador, uma equipe muito competente, que não vou aqui falar o nome para não esquecer de todos, somos muito bem atendidos. E o que cabe a mim aqui, Marco, sinceramente - se me permite chamá-lo de Marco apenas - é de fazer um testemunho.

As qualidades aqui já foram ditas por todos que me antecederam, o Misiara mostrou a força que você trouxe ao municipalismo. Então eu venho aqui fazer um testemunho como prefeito de que nós, no interior paulista, recebemos hoje do governo do estado. Sou prefeito desde dezembro de 2018, tive a felicidade de conhecer um único governo, que é este que nós estamos tendo, do governo João Doria e Rodrigo Garcia, que muito faz por municípios como o nosso.

Como disse o vereador há pouco aqui, município pequeno, minha cidade de 20 mil habitantes, e estar aqui diante desse microfone, que realmente faz com que a gente fique um pouquinho inseguro, mas é o que eu falei: testemunho é fácil, Marco, porque realmente você tem feito o trabalho.

É mais fácil a gente esquecer aqui de falar tudo o que você tem feito pelos municípios paulistas. Realmente, a forma em que você nos acolheu aqui em São Paulo nos deu segurança. Lógico, junto, como disse aqui também os que me antecederam, foi criado um grupo de ministros no estado de São Paulo.

Nós temos aqui um trabalho de excelência. E digo mais: eu acho que o líder, o governador João Doria, não pensou apenas aí nos quatro anos. Ele já tinha em mente, ao escolher o Rodrigo Garcia como secretário de governo, que o Rodrigo Garcia o sucederia e teríamos aí mais oito anos, se Deus quiser, (Palmas.) que o estado de São Paulo não pode retroceder, e com certeza será um avanço muito grande não só para São Paulo, que é, como a gente fala, o Brasil que deu certo, o estado de São Paulo da forma que vem trabalhando.

Então, Marco, cabe a mim fazer um testemunho, um reconhecimento. Eu fiz algumas anotações, senão a gente fica nervoso realmente aqui, mas o testemunho é: Monte Azul Paulista é uma cidade pequena, e a gente viu que, através do seu trabalho, facilitou, principalmente, a vida dos prefeitos.

E através de você, um homem humano, honrado, habilidoso e todas essas palavras com H maiúsculo mesmo, que você tem feito conosco, e levado ao interior a esperança e a expectativa de uma vida melhor aos cidadãos, porque não é a nós, prefeitos, que você faz.

Todo o trabalho que vocês fazem aqui sob a liderança do governador João Doria é para cada um dos munícipes que estão em nossa cidade. É lá que as coisas acontecem e tem acontecido de forma diferente com o governador João Doria e com vocês ajudando e contribuindo.

Então eu quero aqui apenas fazer um reconhecimento. Quando a gente fala que nós estamos aqui fazendo uma homenagem, na realidade é um reconhecimento do trabalho.

Eu me sinto orgulhoso de Monte Azul Paulista estar dentro dessas 100 cidades que hoje reconhece o trabalho que você tem feito por todo o estado de São Paulo e com certeza fará muito mais também juntamente com o nosso governador pelo nosso Brasil.

Muito obrigado pela oportunidade, Deus abençoe todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Obrigado ao prefeito Marcelo Otaviano pelas palavras. Vamos ouvir agora as palavras dele, que demonstra o DNA do nosso homenageado. Sempre deputado, sempre prefeito, Geraldo Vinholi. (Palmas.)

 

O SR. GERALDO VINHOLI - Bom dia a todos. Quero saudar aqui nesta manhã tão especial a nossa colega, que foi deputada comigo, Maria Lúcia Amary.

Saudar a deputada Patricia Bezerra, saudar o sempre amigo Sebastião Misiara, que participamos, durante essa trajetória toda, de inúmeros eventos tão bem-organizados e que acrescenta muito na vida da classe política, especialmente dos prefeitos e vereadores em tantos congressos que pudemos realizar juntos e participar.

Nosso amigo Fred, presidente da PM, que eu tenho a honra de participar também dessa diretoria. Um brilhante trabalho, em um momento que nós vivemos, de tanta dificuldade de reunir as pessoas, e mesmo assim podendo dar a sua contribuição e programando, já para o ano que vem, o grande evento que nós vamos ter, como já tivemos tantos debates, nos congressos da PM.

Saudar aqui os prefeitos, vereadores, secretários, a dona Ivanir, o Vivaldo, do Fumef, toda a equipe de governo, especialmente ao Marco Vinholi, meu filho, e que recebe neste dia o centésimo título de cidadão das grandes cidades, pequenas cidades do nosso interior do estado de São Paulo.

Saudar também aqui o Rubens Furlan Filho, de Barueri, que prestam um excelente serviço também a toda a Região Oeste de São Paulo. Estava aqui pensando como falar, e separando um pouco sentimento de pai com aquilo que nós vivemos nos dias de hoje, que é o grande desafio de fazer um trabalho político podendo corresponder à expectativa da sociedade, que se passou a ser mais exigente depois.

Os meios de comunicação se tornaram tão rápidos? No reconhecimento e principalmente na maldade nós vivemos anos atrás o pior dos momentos políticos, com aquilo que nós passamos no país, e foi a partir daí que o Marco Vinholi começou a sua vida política como deputado.

Tem os seus antecedentes, na sua trajetória como movimento estudantis, quantas vezes participando em todos os lugares do Brasil, no Ministério do Trabalho, fazendo o seu trabalho para a juventude, na empregabilidade de todo o país, e depois como deputado, e depois na formação do governo do João Doria.

Eu me lembro que, quando ele assumiu a secretaria, em uma conversa que nós tivemos, ele disse o seguinte: “a minha dedicação vai ser diariamente atenção aos prefeitos, e poder, através do partido, que estava também precisando de uma reorganização, que estava no fundo do poço também, atuar pelo partido é atuar fortemente com os prefeitos. (Palmas.)

Imaginem se não for com todo o esforço, que todos vocês conhecem a capacidade de trabalho, a dedicação que ele tem, e mantendo a simplicidade, que foi a nossa formação, podendo, em qualquer estágio, manter o respeito a cada um, seja ele prefeito, seja ele quem for.

E, naquele momento, imaginem como teve que se dedicar, para chegar ao ponto que nós estamos hoje. De um lado, o governador Doria, que é um homem sintonizado com os detalhes do nosso Estado, tanto é que, junto com o Rodrigo Garcia, e essa equipe de secretários, poder organizar e entregar um governo com tamanha capacidade de investimentos que nós vivemos hoje, mesmo tendo passado pelas dificuldades que nós passamos nos últimos anos.

E, naquele momento, o Marco Vinholi, um jovem tendo que conviver com um governador que está sintonizado com os acontecimentos do mundo todo, do nosso País e do nosso estado. Teve que participar das reuniões de secretários, que grande parte deles foram ministros.

Portanto, uma dedicação de se preparar para poder conviver e dar a contribuição a uma equipe de primeira linha, que pode governar o estado, e, por outro lado, manter o seu celular ligado 24 horas por dia, como faz até hoje, atendendo e sabendo os problemas que tem cada município, cada vereador, lendo na alma de cada um seu sofrimento, e poder socorrer, e poder ajudar.

Eu vivi uma época que eu tenho orgulho de dizer. Por exemplo, eu fui deputado no governo José Serra. Isso é um orgulho. (Palmas.) Quanto orgulho. Quanto orgulho cada um de vocês, que tem mandato, poder dizer eu fui prefeito, eu fui vereador no governo João Doria. Não tem escândalos. (Palmas.)

Cada um de nós tem o seu orgulho, e a sua trajetória? Esse governo, desde o governador João Doria, Rodrigo Garcia, e o Marco Vinholi, não é aquela história que a gente viveu, de ter um caderninho que ficava... A gente ficava lá despachando né? Mari Lúcia Amary... Conversando.

E tinha um caderninho que anotavam o que a gente falava, a gente saia de lá e aquele caderno fechava e nunca mais abria, nunca se era atendido. E hoje, nós vivemos em uma época em que o governo atende a todos os municípios, como está atendendo. Então, meus amigos, é uma honra poder estar aqui, falar um pouco como político e um pouco como pai. A torcida, é lógico, é para que dê certo.

No momento que nós vivemos hoje, de um trabalho que foi executado pelo Marco Vinholi em sua trajetória, é lógico que nós torcemos. Eu acho que todo pai gostaria de poder bater no peito e dizer: "o meu filho é melhor que eu", esse é o desejo de todo pai.

E eu quero, ao encerrar as minhas palavras, dizer primeiro do orgulho e segundo que ele possa, onde for... Que mantenha o respeito, que mantenha a dignidade, que seja protegido e que possa, em qualquer lugar que estiver, gozar do respeito, da lealdade e da simplicidade que foi a sua vida até hoje. 

Obrigada (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Essas foram as palavras do sempre deputado, Geraldo Vinholi.

Bem, desde o anúncio desta homenagem feita pela nossa deputada Maria Lúcia Amary, pelos cem títulos de cidadão que o nosso secretário Marco Vinholi receberia nesta cerimonia, acabamos recebendo mais títulos de cidadão.

Então, neste momento faremos a leitura dos 120 municípios, que através de suas câmaras municipais concederão os títulos de cidadão ao secretário Marco Vinholi. Foram os Municípios de Adolfo; Agudos; Alvinlândia; Aparecida; Araçatuba; Arealva; Auriflama; Bady Bassit; Bananal; Barra Bonita; Barretos; Bebedouro; Bilac; Boituva; Borborema; Brodowski; Buri; Cafelândia; Cajobi; Cândido Rodrigues; Capela do Alto; Cardoso; Cássia dos Coqueiros; Catanduva; Catiguá; Charqueada; Colina; Conchas; Coronel Macedo; Cravinhos; Cunha; Descalvado; Diadema; Dirce Reis; Dobrada; Dois Córregos; Embaúba; Embu das Artes; Fernando Prestes; Fernão; Floreal; Francisco Morato; Franco da Rocha; Gabriel Monteiro; Gavião Peixoto; General Salgado; Guaíra; Guará; Guaraçaí; Guaraci; Iacanga; Ibitinga; Iguape; Indiaporã; Ipaussul; Itajobi; Itapetininga; Itápolis; Itapuí; Jaborandi; Joboticabal; José Bonifácio; Lençóis Paulista; Lurdes; Macedônia; Maguida; Mairiporã; Mendonça; Meridiano; Miguelópolis; Mira Estrela; Monte Azul Paulista; Monte Mor; Morro Agudo; Natividade da Serra; Nova Aliança; Novo Horizonte; Olímpia; Orindiúva; Palestina; Palmital; Paranapanema; Pedranopolís; Pirajuí; Pirangi; Pitangueiras; Presidente Epitácio; Presidente Prudente; Promissão; Regente Feijó; Registro; Ribeirão Corrente; Ribeirão Pires; Rincão; Riolândia; Rubinéia; Santa Adélia; Santa Clara D'oeste; Santa Mercedes; Santa Rita do Passaquatro; Santa Rira D'oeste; Santo André; Santópolis do Aguapeí; São Carlos; São José do Rio Preto; São Roque; Sebastianópolis do Sul; Severínia; Suzanápolis; Suzano; Tabapuã; Taiúva; Taquaritinga; Taubaté; Três Fronteiras; Ubarana; Valinhos; Viradouro; Vista Alegre do Alto e Zacarias (Palmas.) Andradina; Castilho e Muritinga do Sul; Jandira e São Lourenço da Serra (Palmas.) 125.

Tem vários que estão chegando aí (Palmas.) Bem, vão chegar mais, então nós teremos outra homenagem, com certeza, na nossa Assembleia Legislativa.

Sras. e Srs. o colar de honra ao mérito legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

O homenageado, Marco Vinholi, é secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Nascido em São Paulo, é formado em administração de empresas pela FGV, perdão, pela PUC São Paulo, com especialização em gestão empresarial pela FGV. Com 36 anos, é o mais jovem secretário do governo Doria.

Foi deputado estadual por dois anos, sendo, neste período, líder do PSDB, relator do Orçamento por duas vezes, da Lei de Diretrizes Orçamentárias, das contas do governador e de duas CPIs, além de membro de cinco comissões permanentes e oito frentes parlamentares.

Iniciou sua atuação no trabalho voluntário, através da Associação Cristã de Moços, e no movimento estudantil, no Centro Acadêmico Leão XIII - PUC-SP, União Estadual dos Estudantes e União Nacional dos Estudantes. Empresário com atuação na área de reflorestamento, eventos e radiodifusão, foi coordenador nacional de empreendedorismo juvenil no Ministério do Trabalho e Emprego, diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, órgão do governo federal, e membro do Conselho Nacional de Juventude.

Em São Paulo, foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo em 2015 e coordenou o “Viva Leite”, maior programa de segurança alimentar da América Latina. Nesse período, foi vice-presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Condeca. No PSDB, foi membro da Executiva Estadual e do Conselho Fiscal da Juventude Estadual e coordenador regional do PSDB, assumindo em 2019 como o presidente mais jovem do PSDB no estado de São Paulo.

Por essa razão, convidamos o Sr. Marco Vinholi, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, que se posicione em pé, aqui ao lado da tribuna, para que seja outorgado pela deputada estadual Maria Lúcia Amary o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - É tanta emoção que caiu o Colar. Nós vamos também, após as fotos... (Palmas.)

Gostaria de convidar aqui o Sebastião Misiara - permanece aqui, deputado, por favor -, e também o Fred Guidoni, pois neste momento a deputada estadual Maria Lúcia Amary vai passar às mãos do secretário Marco Vinholi uma homenagem concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ao secretário Marco Vinholi pelos 100 títulos de cidadão - 125, pela minha contagem atual - outorgados por municípios paulistas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, bem como pela dedicação e pela luta em prol do crescimento das cidades.

Maria Lúcia Amary, 3 de dezembro. Nossa placa em homenagem ao secretário Marco Vinholi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Feitas as homenagens, peço às autoridades que retornem aos seus lugares, pois, neste momento, ouviremos as palavras do nosso homenageado, Marco Vinholi, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional. (Palmas.)

 

O SR. MARCO VINHOLI - Muito bom dia a todos. Primeiro dizer para vocês a alegria imensa que é sentar ali e ficar ouvindo os amigos falarem bem de você, mais generosos do que deveriam, sem dúvida amigos que guardo no coração. Em um momento como este, é impossível não ficar emocionado.

É uma semana aqui para nós histórica: chegamos no sábado, depois de 90 dias dormindo muito pouco, incomodando muitos dos que estão aqui nesta manhã, mas conseguindo atingir o nosso objetivo de ganhar as prévias do PSDB e ajudar o nosso governador João Doria a ser o nosso candidato a presidente da República. (Palmas.)

Aqui, neste espaço, grande parte da minha vida passou por aqui. Minha primeira eleição de juventude foi neste plenário. Aqui, eu me elegi líder do PSDB. Aqui, eu me elegi presidente estadual do PSDB nesta mesa aqui, mas sobretudo aqui desde muito pequeno eu aprendi valores. Eu aprendi que a boa política faz a diferença. Eu aprendi o poder do diálogo. Eu aprendi a importância de conviver com as diferenças.

Eu aprendi muita coisa nesta Casa aqui como deputado e muito antes de ser deputado, acompanhando meu querido pai, Geraldo Vinholi, nos seus mandatos aqui como deputado estadual. Mas, sobretudo, uma semana de extrema alegria, aonde o nosso Palmeiras se torna tricampeão da Libertadores da América - rumo ao Mundial.

Mas brincadeiras à parte, eu quero aqui saudar de maneira muito especial a nossa querida deputada Maria Lúcia Amary, uma gigante da Assembleia, uma mulher guerreira, uma amiga, uma irmã, que constrói o seu mandato na verdade, no trabalho, na dedicação e por isso a primeira mulher vice-presidente da Assembleia Legislativa do nosso estado de São Paulo.

Minha amiga querida, a nossa Patricia Bezerra, deputada que une o sentimento, os valores, o ideal, na sua militância política a uma ação correta, justa e coerente do seu mandato. Toda a nossa admiração, Patricia. Muito obrigado. Muito feliz de estar com você aqui hoje.

O nosso Sebastião Misiara. Sebastião Misiara que é de fato o construtor não só da nossa Uvesp, não só desse brilhante, Silva, Conexidades, que tivemos nesse último mês também, um mês de tantas alegrias, mas que pela sua parceria e pelo mesmo atributo qualificado a mim da lealdade tem feito a diferença em tantos anos no municipalismo aqui no estado de São Paulo.

Uma honra estar ao seu lado, querido amigo. O nosso Fred Guidoni. Fred, prefeito brilhante de Campos do Jordão, presidente da Associação Paulista de Municípios, tesoureiro do nosso partido - o mais importante -, querido amigo, lutador de todas as horas. Em seu nome cumprimento todos os amigos da APM, todos que fazem parte da diretoria. Obrigado por tudo.

Quero aqui saudar de maneira muito especial todos os prefeitos, queridos amigos de jornada, todos os vice-prefeitos, grandes guerreiros, e todos os vereadores aqui presentes nesta importante audiência.

E quero saudar especialmente aqui também toda a nossa equipe, seja a equipe da Assembleia, que nos proporciona esta sessão de hoje, amigos que eu convivi na passagem aqui pela Casa, que fazem um trabalho brilhante.

Todos vocês e também os nossos colaboradores da Secretaria do Desenvolvimento Regional. Nossos amigos que fazem a realidade, muitos já vindos de tantos anos trabalhando na Casa, com o espírito público para poder oferecer aos prefeitos sempre o melhor, e outros que vieram comigo, que fazem neste momento história junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Todo o meu agradecimento a vocês, queridos amigos, que estão aqui nesta manhã. Quero aqui saudar de maneira muito especial dois que não estão aqui, mas grande parte de eu estar aqui hoje é devido a eles.

O nosso vice-governador Rodrigo Garcia, um grande, construtor do dia a dia nesse municipalismo, incentivador de todas as horas, esperança do estado de São Paulo, querido amigo Rodrigo Garcia, e o governador João Doria, e daí contar uma pequena história para vocês.

Quando eu comecei o trabalho aqui na Assembleia, a primeira oportunidade que teve veio um pessoal aqui e falou: “Olha, tem um encontro lá na China e nós precisamos que algum deputado vá”. O Cauê naquela época olhou e falou: “Vá no Vinholi que o Vinholi tudo que aparece aqui ele quer trabalhar, está animado. Vá lá que ele, com certeza, vai”.

E era um encontro internacional dos BRICS. Eu chego no avião e dou de cara com o governador João Doria, na época prefeito. Encontro com ele e falo: “Governador, sou o Marco Vinholi, acabei de assumir na Assembleia, estou aqui à disposição do senhor”. Uma pessoa normal guarda o cartão no bolso e fala: “Muito bem”.

Só que o governador João Doria não é normal e ele falou assim: “Você está à disposição? Então amanhã, às oito horas da manhã, você vem aqui, a gente já toma café e tal”. E daquele dia em diante eu não passei um dia sequer sem receber uma missão, uma tarefa, uma palavra amiga do governador João Doria.

Então eu queria dizer aqui todo o agradecimento ao governador. Uma pessoa de fato especial, pessoa que passada a eleição para o Governo do Estado de São Paulo me chama e fala assim: “Não, Vinholi, eu quero que você assuma a Secretaria de Desenvolvimento Regional”.

Eu falei: “Governador, agradeço muito, mas acabei de sair da eleição. Quero fazer outra coisa”. “Não, não. Você vai assumir e você sabe que para mim você não fala não”. Falei: “Então está bom, governador. Então vamos”. E logo na sequência desse processo, assumi, com toda a confiança dele, a primeira lição.

Primeira coisa que eu coloquei na cabeça, é que era impossível acertar em tudo. Então eu tinha que aprender a pedir desculpa às pessoas, e aqui eu peço a todos vocês, em momentos que a gente não pôde conceder tudo aquilo que a gente queria.

Mas, com certeza, mais do que fazer tudo aquilo que a gente queria, o tratamento com respeito, o “sim” na hora que dava, o “não” na hora que não dava, a amizade e a admiração por todos vocês. (Palmas.)

E essa lição: seguir em frente. Por isso nós estamos aqui, hoje, celebrando o municipalismo. Na realidade, ontem iniciamos esse processo, para o lançamento do nosso livro, “O Novo Municipalismo”.

E, mais do que comemorar os 100 títulos, 125, 128, o que nós passamos, nesse momento, aqui no estado de São Paulo, é a renovação da esperança, renovação de um processo de mudança, que passa os nossos municípios, e passa todo o nosso estado de São Paulo.

É um processo que se inicia há 40 anos atrás, com André Franco Montoro. Ontem estava lá toda a família do doutor André. O Fernando está aqui. Depois nós tivemos a oportunidade de jantar com toda a sua família, e aprender um pouquinho.

Mas o fato é que, passados 40 anos, o mundo hoje é diferente. As mudanças que aconteciam em 10 anos, agora acontecem em um. Em 50 anos, agora acontecem em uma semana. O mundo hoje é um outro mundo. E o municipalismo também.

A missão fundamental de homens públicos, como nós, de poder ajudar aqueles que mais precisam, diminuir a pobreza humana, se torna cada vez mais palpável. E a gente sente, prefeitos e Estado, que é cada vez mais possível a gente poder atingir o sonho de erradicar a pobreza no nosso estado.

Essa é a meta fundamental, que todos nós perseguimos. Senão, não tinha por que ter Estado. E cada um de vocês, na cidade de vocês, eu conheço como é. O cara bate na porta do prefeito. Conhece o sofrimento de cada um daqueles no seu município.

Portanto, essas ferramentar, hoje, para abolir todas as formas de pobreza humana, se tornam cada vez mais palpáveis dentro desse processo que nós chamamos de novo municipalismo.

O Brasil é o único País do mundo que tem o Município como ente federativo. Isso se dá a partir da nossa Constituição e a partir da prática do governo do Estado de São Paulo, através de tantos anos.

Quando eu digo “tantos anos”, eu pego lá de trás. De Washington Luiz, Armando Sales de Oliveira, Ademar de Barros, Montoro, Quércia, Geraldo, Serra, Doria, Rodrigo Garcia, Aloyzio Nunes Ferreira, o qual aproveitei muito da equipe dele, doutor Ivani. E que produzem esse momento tão importante que nós vivemos hoje, na política pública do Estado de São Paulo.

O fato é que ninguém mora no Estado ou na União. As pessoas moram nos municípios. Mas, enfrentando o que nós vivemos ano passado, com uma pandemia sem precedentes, vivendo desafios nunca pensados antes, a gente começa a perceber que, nesse novo momento, cada vez mais, a lição de que, sozinhos, nós somos muito mais fracos do que juntos, se torna um presente.

Tem uma passagem, em um conto, em que Deus leva uma pessoa para conhecer o Inferno. E, quando chega lá, as pessoas tinham colheres grandes. E tinha um caldeirão de sopa, onde eles conseguiam alcançar a sopa, mas não conseguiam se alimentar, porque a colher era muito grande.

Depois, ao apresentar o Céu para essa pessoa, estavam lá os mesmos caldeirões, as mesmas colheres. Mas as pessoas estavam felizes e saciadas. Aquela pessoa olha e fala: “Não entendi, Deus: é a mesma coisa. Por que aqui eles estão felizes, e ali eles estão tristes?” “É porque aqui eles aprenderam a alimentar uns aos outros. É a única forma de superar os desafios.” (Palmas.)

É por isso que nós vivemos, hoje, o processo da nova regionalização, aonde as pessoas moram nas cidades, mas vivem nas regiões. Integração, união, ações conjuntas: esse é o futuro do municipalismo aqui no estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. E, cada vez mais, a gente compreender a chegada da tecnologia, das cidades inteligentes.

Se eu virasse para um prefeito, antes da pandemia, e falasse “Olha, vou me reunir com você em teleconferência”, o prefeito iria me xingar, iria falar: “Esse cara está me desrespeitando aqui”.

Telemedicina. Uma pessoa que pode, lá de Miguelópolis, ser atendida aqui no Albert Einstein. São conceitos amplamente diferentes do eram há dez, quinze, vinte anos.

É esse o desafio que vivemos hoje, um desafio que temos superado em conjunto porque aqui no estado de São Paulo não tem cidade grande ou pequena. Aqui nós investimos, sim, na grande obra do metrô, mas investimos nas vicinais em todo o nosso interior. Aqui fazemos todo o possível para apoiar os nossos prefeitos na superação de seus desafios. E têm superado.

Tenho visto pesquisas de opinião de grande parte das cidades de vocês, meus queridos amigos, e a coisa vai bem, graças a Deus. Vai muito bem. O estado de São Paulo vem superando desafios tremendos e é, sim, o Brasil que dá certo.

Por isso, quero agradecer o voto de confiança de cada um de vocês, a possibilidade de não ser mais cidadão da minha cidade, mas ser cidadão do estado de São Paulo, cidadão das cidades de vocês, que também são minhas agora, e poder honrar esse processo.

Que nós possamos fazer uma promessa de transformar essas boas intenções, essas boas palavras, em boas ações. Vamos avante, trabalhar pela terra que nós amamos, vamos juntos lutar pelo municipalismo de São Paulo, vamos juntos fazer um estado melhor, vamos juntos até a vitória, se Deus quiser.

Um grande abraço a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Peço a todos que se acomodem por mais um instante. Assim como o Fred Guidoni, da Associação Paulista de Municípios, o nosso secretário também esqueceu de dar alguns recados aqui.

No dia 07 de dezembro, às 15 horas, não só o secretário Marco Vinholi, mas também o nosso Sebastião Misiara, dia 07 de dezembro, terça-feira, teremos, na Sala São Paulo, na Praça da Luz, a posse dos parlamentos regionais, a premiação do Parcerias Municipais - o nosso coordenador Renan está aqui -, e também a premiação do Município Agro, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, secretário Itamar Borges.

Então, no dia 7 de dezembro, com a presença do governador João Doria e também do vice-governador Rodrigo Garcia, teremos esse grande evento às 15 horas na Sala São Paulo.

E o que o nosso secretário também esqueceu, porque aqui nós temos muitos atletas:  no dia 11 de dezembro, às 11 horas, na Vila Belmiro, estádio do Santos, o Futebol Solidário. Então, os prefeitos estão convidados, os vereadores, todos convidados para o Futebol Solidário. Lembrando que...

 

O SR. MARCO VINHOLI - Tem partida feminina também. As prefeitas também estão convidadas.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - Prefeitas e vereadoras.

 

O SR. MARCO VINHOLI - E deputadas.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JESSE JAMES LATANCE - E deputadas também. Então, nosso calendário: dia 7 de dezembro, terça-feira, às 15 horas, na Sala São Paulo; e dia 11, na Vila Belmiro, o Futebol Solidário.

Para o encerramento desta sessão solene e suas palavras finais, com a palavra a deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom, queria cumprimentar, em meu nome e da deputada Patricia Bezerra, o meu querido amigo secretário Marco Vinholi pelo 100º título de cidadão e também pelo Colar de Honra ao Mérito Legislativo, que é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Agradeço a presença da nossa deputada Patricia Bezerra, do Sebastião Misiara, do Fred Guidoni, de todos os prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vereadoras e vereadores.

Esgotado o objeto da presente sessão, quero agradecer a todos, a minha equipe, que é fundamental para que eu possa exercer o meu mandato, os funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais militar e civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Aliás, eu nunca vi a Assembleia Legislativa tão cheia, o que mostra o carinho, o respeito e a consideração pelo trabalho que você vem fazendo no estado de São Paulo.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 32 minutos.

 

* * *