10 DE DEZEMBRO DE 2021

18ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO TRABALHO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS NA PANDEMIA

 

Presidência: ALTAIR MORAES

 

RESUMO

 

1 - ALTAIR MORAES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - VANESSA PALLAZI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE ALTAIR MORAES

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem ao Trabalho das Igrejas Evangélicas durante a Pandemia", por solicitação deste deputado.

 

4 - VANESSA PALLAZI

Mestre de cerimônias, convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

5 - PRESIDENTE ALTAIR MORAES

Destaca que, em posse de Nicoli Sena de Souza, está a Bíblia Sagrada. Comenta dados estatísticos de mazelas físicas e emocionais a afetar crianças e mulheres durante a pandemia de Covid-19, e a relevância da igreja neste cenário.

 

6 - VANESSA PALLAZI

Mestre de cerimônias, anuncia apresentação musical de Ronaldo Silva, Samara Gomes dos Santos e Thalita Nunes.

 

7 - SALATIEL LUIZ DE ARAÚJO

Pastor da Comunidade Cristã Restauração, tece considerações sobre a atividade da Igreja em prol das famílias.

 

8 - JOSÉ RICARDO CIPRIANO

Pastor da Igreja Bola de Neve, responsável pelo projeto Da Pedra para a Rocha, ressalta a pregação do Evangelho na cracolândia e a abertura de centros de recuperação de usuários de drogas. Enaltece a presença da religião em sua vida.

 

9 - CRISTIANO DAMASCENO

Bispo da Igreja Sara Nossa Terra, atribui relevância a mandamentos de Jesus Cristo. Destaca o cuidado com a população carente.

 

10 - EDUARDO BRAVO

Bispo da Unigrejas, discorre acerca da importância da valorização das igrejas evangélicas. Comenta o trabalho dos pastores durante a pandemia de Covid-19.

 

11 - SEBASTIÃO SANTOS

Deputado estadual, tece considerações sobre a unidade da Igreja no decorrer da pandemia de Covid-19.

 

12 - GILMACI SANTOS

Revela apreço pela homenagem objeto desta solenidade. Lembra aprovação de projeto, nesta Casa, sobre a importância das atividades das igrejas.

 

13 - WELLINGTON MOURA

Deputado estadual, enaltece a representatividade religiosa neste Parlamento. Destaca a Lei 17.434/21.

 

14 - MARCOS PEREIRA

Deputado federal, argumenta a respeito do significado do trabalho das igrejas evangélicas para a sociedade. Comemora a derrubada de veto a projeto que tornara essencial a atividade religiosa.

 

15 - VANESSA PALLAZI

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo acerca do trabalho desenvolvido pelas igrejas evangélicas durante a pandemia. Informa a entrega de homenagens a bispos, pastores e apóstolos. Anuncia apresentação musical de Ronaldo Silva, Samara Gomes dos Santos e Thalita Nunes.

 

16 - PRESIDENTE ALTAIR MORAES

Homenageia as mulheres presentes. Cita e comenta versículo da Bíblia. Enaltece o valor da fé. Anuncia apresentação musical de Ronaldo Silva, Samara Gomes dos Santos e Thalita Nunes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Altair Moraes.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Senhoras e senhores, muito boa noite. Vamos dar início à sessão solene em homenagem ao trabalho das igrejas evangélicas durante a pandemia no estado de São Paulo.

Este evento, de iniciativa do deputado estadual Altair Moraes, tem como  principal objetivo homenagear e agradecer a todas as instituições religiosas pelo relevante e indispensável trabalho durante a pandemia.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no canal do Youtube. Sejam todos muito bem-vindos.

Para compor a mesa, anunciamos o deputado estadual Altair Moraes, proponente desta sessão solene; o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional, ele está chegando; o bispo Eduardo Bravo, que é presidente da Unigrejas, União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos. Está chegando aqui conosco o deputado federal Marcos Pereira, que é o presidente nacional do Republicanos, seja muito bem-vindo; o pastor José Ricardo Cipriano, da Igreja Bola de Neve, e responsável pelo projeto Da Pedra para a Rocha, realizado na cracolândia, em São Paulo; o pastor Salatiel Luiz de Araújo, da Comunidade Cristã Restauração, e presidente do Copasa, Conselho de Pastores de Santo André.

E, para fazer parte da extensão da nossa mesa, convidamos o deputado estadual Gilmaci Santos, o deputado estadual Wellington Moura e também aqui conosco o deputado estadual Sebastião Santos.

Convidamos também para fazer parte da extensão da mesa as esposas dos bispos e pastores aqui presentes, a Sra. Sandra Moraes, a Sra. Claudinéia Bravo, a Sra. Margareth Pereira, e a Sra. Camille Souto Falcão Guimarães Damasceno.

Convidamos também para a extensão da nossa mesa o secretário nacional de Desenvolvimento Social, o Sr. Robson Tuma. Convidamos a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Com a palavra o nobre deputado Altair Moraes, para dar início a esta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Sob a proteção de Deus, iniciamos o nosso trabalho. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. e Srs. Deputados, amigos, amigas, pessoas que estão aqui conosco, é um grande prazer estar com todos vocês. Esta sessão solene atende a uma solicitação nossa, com a finalidade de homenagear o trabalho das igrejas evangélicas durante a pandemia.

Eu quero desde já estender o meu agradecimento a todos da Mesa e a todos os homens e mulheres de Deus que têm aqui representado as suas igrejas. Sabemos que é uma simples homenagem, mas de todo o nosso ser, porque aqueles que trabalharam fortemente nesse período tão difícil pelo que o nosso País passou, que o nosso estado está passando ainda, não tem como homenagear a todos, porque tem aqueles que fazem o trabalho lá na ponta que de repente não estão sendo vistos, mas o nosso Deus, que enxerga a todos, está vendo tudo e há de recompensar cada um em Cristo Jesus.

Eu quero convidar aqui a Nicoli Sena de Souza para trazer até nós aquilo que nós nos baseamos. Eu tenho certeza de que tanto eu quanto todos que estão aqui, que servem a Deus, nós temos a palavra de Deus como base de vida, como nosso norte. Eu gostaria que a Nicoli entrasse aqui, por favor, com palavra do nosso Deus. Por favor, Nicoli.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical durante a entrada da Bíblia Sagrada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Amém, essa é a Palavra do nosso Deus. Graças a Deus.

Obrigado, Ronaldo.

Gente, em breves palavras aqui, eu quero deixar alguns dados para que nós mostremos para o Brasil, para o mundo, a importância do nosso trabalho do povo cristão.

Nós vivemos um período muito difícil da pandemia. Muitas pessoas se perderam, muitas pessoas com fome. Para vocês terem uma noção, a violência contra a mulher aumentou 24,4% aqui em São Paulo, mais de 17 milhões, escutem bem, mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência psicológica e sexual nesse período da pandemia; 61,8% das mulheres sofreram violência dentro das suas casas dos seus maridos e filhos; 46,7% das mulheres sofreram também com a perda de empregos; 4,3% de mulheres foram agredidas fisicamente pelos seus próprios maridos e filhos.

O divórcio, no Brasil, durante esse período, cresceu 75%, 7,4 mil pessoas só no mês de julho assinaram o divórcio. A pandemia trouxe dados muito tristes para a gente, não só da parte da fome, do desemprego, mas da parte psicológica, da parte emocional e da parte espiritual.

O número de suicídio, no Brasil, nesse último ano e meio, dois anos cresceu 20%, as pessoas desesperadas. Em cada quatro crianças e adolescentes tiveram sinais, existem sinais, hoje, de ansiedade, de depressão, de síndrome do pânico.

E uma nova síndrome, não sei se vocês sabiam, que houve nesse período da pandemia foi chamada a síndrome da gaiola por se sentirem presos, acuados sem poder sair.

As crianças sem poder ir para as escolas, sem poder brincar nos parques, começou a dar o problema da síndrome da gaiola. Essas crianças ficaram perturbadas, sem dormir bem e até hoje estão sentindo esse peso.

Existem vários registros de depressão, de tristeza, de angústia, mas hoje a gente veio falar de um registro mais importante, que é o da igreja, da Igreja de Cristo aqui nessa terra, que é luz, que é força, que é fonte de vida e de esperança.

Apesar de todo sofrimento que a gente tem visto, eu quero de todo meu ser, de todo meu coração, e tenho certeza de que isso é o desejo de todos nós que estamos aqui na mesa, de todos vocês que estão aqui, de todos que estão na galeria. Que Deus continue abençoando a igreja do senhor Jesus aqui na Terra, porque nós somos luz aqui, nós somos sal da Terra. E aonde o governo não pode chegar, o braço do governo não chega, nós chegamos.

E meus irmãos, muito obrigado a cada um de vocês, a cada um dos senhores e das senhoras por estarem aqui conosco nesta Casa de Leis. Nós abrimos a porta do Legislativo do estado de São Paulo, a maior Assembleia Legislativa da América Latina, para que vocês viessem aqui na Casa do Povo representar o povo de Deus, que é o povo forte, valente, guerreiro, ordeiro e que faz o trabalho que muitas vezes não é reconhecido.

Então, parabéns, de todo o meu ser, a todos vocês que vieram aqui, a todo o povo da sua igreja, a todo presbitério, a todos aqueles que nós não conseguimos ver, que a gente não conseguiu enxergar, mas que com certeza chegaram lá na ponta e fizeram um trabalho excelente, porque nós sabemos que os olhos de nosso Deus passeiam por toda a Terra procurando aquele cujo coração é totalmente dele.

Mais uma vez, que Deus os abençoe grandiosamente. É um imenso prazer ter todos vocês aqui. Eu peço uma salva de palmas para o nosso senhor e salvador Jesus Cristo. (Palmas.) Eu acho que é tudo ali (Inaudível.), né? A minha parte eu já fiz aqui.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Muito bem, deputado. Antes de passarmos a palavra aos nossos convidados, nós vamos então ouvir mais um hino cantado brilhantemente pelo músico Ronaldo Silva e as cantoras Samara Gomes dos Santos e Thalita Nunes. “Eu quero almas”.

Quem souber, por favor, pode cantar junto.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Agradecemos a apresentação dos músicos Ronaldo Silva, Samara Gomes dos Santos e Talita Nunes, e passamos a palavra aos presentes, para suas saudações. Convido agora o pastor Salatiel Luiz de Araújo, da Comunidade Cristã Restauração. O senhor pode, por favor, se dirigir à tribuna.

 

O SR. SALATIEL LUIZ DE ARAÚJO - Boa noite a todos. É uma alegria estar aqui, e quero parabenizar o deputado Altair Moraes pela iniciativa, em relação à homenagem às igrejas, aos deputados que estão aqui todos que estão aqui, o pastor Rica, todos que estão aqui, os pastores.

Eu sou presidente do Conselho de Pastores de Santo André, mas eu estou representando outros pastores amigos meus que estão aqui, pastor Kennedy, pastor Paulo, que são presidentes lá das cidades do ABC, e tem outros pastores do ABC aqui, que Deus os abençoe, mas a minha alegria de estar aqui, é de ver aquilo que a igreja tem feito, daquilo que a igreja tem movido, daquilo que a igreja tem representado, e é incrível.

Às vezes, a gente vê tantas pessoas soltas, largadas, mas os homens e as mulheres de Deus, eles se movem, se unem, e fazem algo diferente. Quantas famílias foram abençoadas?

Quantas vidas foram transformadas nessa pandemia? Quantas pessoas saíram das situações que elas viviam, porque tinha um homem de Deus, uma mulher de Deus, uma igreja ali presente, para sustentar, para abençoar.

E, sabe, uma das coisas que eu entendo, que e tenho entendido, é que, na medida que nós temos Jesus na nossa vida, o que acontece é que nós vamos impactar, não somente o lugar onde nós estamos, mas a cidade onde nós estamos, o estado onde estamos, e o país que nós estamos, e certamente vocês entendem isso. Nós também vamos impactar as nações.

Então, é uma alegria poder estar aqui, e saber que você, você que está aqui, nós que estamos aqui, nós temos um coração livre para ajudar as pessoas. Então, muitas vidas, eu quero te dizer, elas tiveram vida porque a igreja se manifestou, porque a igreja se levantou.

Eu tenho um trabalho, nós temos um trabalho com crianças, e nós pudemos ajudar algumas crianças dentro dessas comunidades, e quantas crianças foram cuidadas, zeladas, muitas delas sem ter o que comer, o que vestir, e você sabe disso, mas a igreja entrou, as igrejas entraram.

As igrejas do ABC entraram, e eu sei que todas, mas falando aqui do ABC, elas entraram para cuidar, para ajudar para tirar de si e abençoar outros. Então, a minha palavra aqui é uma palavra de agradecimento. Minha palavra aqui é de glorificar a Jesus, porque quando Jesus entra na vida de alguém, ele faz a diferença, e eu tenho certeza que ele tem feito a diferença na sua vida.

Eu tenho um lema na minha vida, e eu quero ler, que diz assim: “força e determinação”. Desistir é a saída dos fracos. Insistir é a alternativa dos fortes. Nós somos fortes.

Então, essa é a nossa alternativa. Então, nós vamos fazer. Eu vejo aqui o deputado Altair Moraes falando com tanta segurança, e ele está dizendo nós nunca vamos desistir. Então, queridos, nunca desistam, porque nós vamos fazer a diferença, e, quando todos precisarem, nós estaremos ali, para servir.

Deus abençoe. Fiquem na paz. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Obrigada ao pastor Salatiel. Convidamos agora, para suas breves saudações, o pastor José Ricardo Cipriano. Elem que é da Igreja Bola de Neve, responsável pelo projeto “Da Pedra para a Rocha”, realizado na cracolândia, em São Paulo.

 

O SR. JOSÉ RICARDO CIPRIANO - Boa noite a todos, a paz do Senhor. Amém. Queria agradecer o nobre deputado Altair Moraes, ao bispo Eduardo Bravo, ao deputado Marcos Pereira, por todo o carinho com a Igreja Bola de Neve.

Estendo aqui os agradecimentos do nosso apóstolo Rina, do pastor Giba, por todo envolvimento da igreja, em relação até mesmo às Bíblias que estão chegando na cracolândia. A gente participou desse movimento.

A palavra em 1 Pedro 4:10 diz: “servir uns aos outros de acordo com o dom que cada um recebeu, como bons administradores da multiforme graça de Deus, vocês devem olhar e falar: Cara, quem é esse louco de boné, de tênis, esse louco era um ex- ateu, esse louco não cria em Jesus, esse louco...

Estava com a minha esposa - que está ali - em uma delegacia de mulheres, há 18 anos, recebendo uma solicitação de separação de corpos. Esse louco conheceu Jesus, se tornou... E nós estamos na cracolândia há 10 anos.

 E eu queria agradecer a todos, e principalmente a essa iniciativa, porque no Centro de São Paulo tem muita gente que acaba levando todo o mérito, e a igreja evangélica tem feito um trabalho imprescindível com a população de rua.

Só na pandemia nós servimos dois milhões de refeições para a população de rua; nós retiramos 700 pessoas de dentro da maior cracolândia do mundo; nós abrimos mais seis centros de recuperação totalmente gratuitos e Deus tem feito tantas e tantas coisas, nós temos hoje um trabalho junto com o chefe Henrique Fogaça, o Masterchef da Bandeirantes, que está treinando pessoas para se tornarem auxiliares de cozinha. Nós temos um trabalho com a construção civil para tirar essas pessoas, tratar e reinserir elas na sociedade.

 E eu me sinto muito honrado de ter um espaço para falar sobre isso, porque durante 18 anos era esse cara que estava lá, era esse cara que estava dando trabalho, mas esse cara conheceu Jesus Cristo, e eu sou muito honrado de falar que diante de grandes líderes dessa liderança evangélica...

E pedir algo a todos vocês, clamar pela unidade da igreja, a unidade da igreja é emergencial, aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos separa.

Deus abençoe, boa noite (Palmas.)

 

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Obrigada ao pastor José Ricardo Cipriano, pelas suas palavras. E agora, nós convidamos o bispo Cristiano Damasceno, da igreja Sara Nossa Terra, também para as suas breves considerações.

 

O SR. CRISTIANO DAMASCENO - Boa noite a todos, boa noite ao deputado Altair Moraes, ao deputado Marcos Pereira, meu amigo Eduardo Bravo, todos que estão na mesa e todos os irmãos.

Jesus nos ensinou dois mandamentos, amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. A igreja tem esses dois papéis, eu sei que todo mundo aqui ama Deus, mas muitas vezes nós precisamos também cumprir o segundo mandamento.

E quando Jesus foi interrogado por um intérprete da lei sobre quem é o meu próximo, Jesus contou a parábola do bom samaritano, que quando ele via uma pessoa com necessidade ele não atravessou a rua, ele não deu a volta, mas ele foi lá suprir a necessidade daquela pessoa.

E o que eu vejo as nossas igrejas fazendo hoje é isso, é cumprindo esse papel tão importante na nossa sociedade, somando ao poder público e conseguindo atingir pessoas que, muitas vezes, estavam desamparadas, sofrendo... Com alimento né, a gente teve um trabalho muito forte de distribuição de cestas básicas, de alimentos, comida, marmitex. De cuidar mesmo das pessoas mais carentes e muitas pessoas não passaram fome por causa da ajuda das igrejas.

Então, eu quero aqui agradecer a oportunidade de poder trazer essas breves palavras e encorajar cada um a continuar nesse trabalho, a continuar desempenhando esse papel tão importante, e eu creio que Deus vai honrar cada um, vai honrar a fé de cada um e vai nos dar cada vez mais condições de alcançar mais e mais pessoas.

A expressão da igreja é essa, o amor, nós somos enviados por Jesus para amar, para cuidar e para ajudar os necessitados.

Que Deus abençoe a todos, em nome de Jesus (Palmas.)

 

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Obrigada pelas palavras, bispo Cristiano Damasceno, da Igreja Sara Nossa Terra. E eu quero aproveitar e convidar a Sra. Eliane Cipriano para fazer parte da extensão da Mesa também, como nossa convidada especial. Muito obrigada pela presença.

  Agora eu quero convidar o Sr. Bispo Eduardo Bravo, da Unigrejas, para se pronunciar em nome de todas as igrejas do nosso estado.

 

O SR. EDUARDO BRAVO - Boa noite. Primeiramente cumprimentar todos e dizer ao deputado Altair Moraes e ao deputado Marcos Pereira que são importantes estas reuniões aqui na Alesp. É importante esta sessão solene, e que outras venham, porque a igreja evangélica representa uma boa parte da população.

Hoje os evangélicos são mais de 30% da população, e essas reuniões são importantes para prestarmos contas, para vermos aquilo que a igreja tem realizado e também marcarmos posição, marcarmos terreno, porque a igreja faz, e muitas vezes ninguém fica sabendo; nos criticam sem saber do trabalho tão árduo que os pastores prestam. Então é muito importante, muito justa esta sessão solene e esta homenagem aos pastores.

O segundo ponto é dizer que realmente os pastores foram verdadeiros heróis de guerra durante a pandemia. Os pastores, as igrejas em geral sempre realizaram o trabalho social; porém, durante a pandemia, esse trabalho foi intensificado - o trabalho emocional, o trabalho psicológico, o trabalho motivacional, o trabalho social, com distribuição de cestas básicas, comidas, como aqui já foi citado.

Algumas igrejas já têm um trabalho social muito consolidado. A minha Igreja Universal, por exemplo, tem um trabalho social muito grande, muito consolidado. A Sara Nossa Terra, a Bola de Neve, outras igrejas grandes a nível nacional têm um trabalho social conhecido, mas eu vi também aquelas igrejas pequenininhas, independentes, igrejas que o pastor tem poucos membros e, com poucos, fez muito. Ele conseguiu ali movimentar sua igreja e fazer um trabalho social muito grande.

Então a Unigrejas pôde acompanhar e até auxiliar algumas igrejas no seu trabalho durante a pandemia, e nós vimos tanto grandes como pequenos realizando um trabalho de muita importância.

E não apenas o trabalho social, porém sobretudo trabalho espiritual, porque, junto com a cesta básica, a palavra da fé, essa que é importante. Porque a cesta básica dura quantos dias? Uma semana, 10 dias, 15 dias no máximo. A marmitex se come hoje e amanhã já se está com fome.

O maior e melhor alimento que os pastores deram foi a palavra de fé, essa palavra que a pequena Nicoli, durante a música, entrou aqui trazendo a palavra de Deus. Então os pastores davam as cestas básicas, mas uma palavra de fé, uma palavra de motivação. Oravam pelas pessoas, colocavam as mãos sobre as pessoas, curavam enfermos, expulsavam demônios, motivavam, levavam a pessoa a aceitar Jesus e entregar a vida dela para o Senhor Jesus.

Então, os pastores realmente estão de parabéns pelo trabalho social nos hospitais, capelães que brigavam na porta do hospital dizendo: “Não, eu sou o capelão e eu quero entrar e enfrentar a Covid”.

Foram lá visitar os enfermos, quebrando as barreiras dos protocolos. Então, dizer que é muito justa esta homenagem. Que Deus abençoe os pastores, que as igrejas continuem sempre atuantes no seu trabalho evangelístico, no trabalho social e no ganho de almas.

Muito obrigado, deputado Altair Moraes, e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Obrigada ao Sr. Bispo Eduardo Bravo. Agora eu quero convidar para suas breves considerações também o deputado Sebastião Santos.

Enquanto o deputado se dirige à tribuna, vou anunciar aqui as presenças do Paulo Uliane, representando o deputado federal Milton Vieira; do Paulo Cesar, representando o vereador de São José dos Campos Milton Vieira Filho, do pastor William de Mesquita, representando o bispo Zangarini, e o pastor Kléber da Folha Universal. Agradecemos a presença de todos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Boa noite a todos e a todas. A paz do Senhor. Pastor Altair, em seu nome quero agradecer a oportunidade de estar aqui e agradecer aos 94 deputados desta Casa, que dão neste momento a condição de recepcionarmos nesta oportunidade homens e mulheres que trabalharam juntos, porque a igreja nesta pandemia se uniu e o principal projeto foi falar da palavra de Deus e ajudar o próximo.

Dois mandamentos que aprendemos com o nosso Senhor Jesus Cristo e que se fez forte nesta pandemia. Nos ensinou que não é o problema, não é a dificuldade que nos traz a paralisação, muito pelo contrário.

Alguns foram presos, muitos tiveram as suas igrejas fechadas por causa de decretos que, infelizmente, nos tiraram a condição de estar dentro do templo, mas nós estávamos fora e entoando o louvor a Deus.

Por estarmos aqui dizemos: “Jesus Cristo vive e a obra dele prossegue independente da dificuldade ou problema”. A cada um dos senhores e senhoras o nosso obrigado. Obrigado a esta Casa de Leis, que representa o estado de São Paulo, os 645 municípios e que os senhores são recepcionados hoje.

Porque toda honra, toda glória ao nosso Senhor Jesus Cristo, mas que Deus abençoe a cada um de vocês pelo que fizeram, por cada alma salva, por cada pessoa que hoje está aqui junto, dizendo: “Obrigado a Deus, porque conseguimos ouvir a palavra dele”.

Deus abençoe a todos. Parabéns por este evento.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Obrigada, deputado Sebastião Santos. E também convidamos o deputado estadual Gilmaci Santos para as suas palavras.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Boa noite. A paz de Deus. Que Deus abençoe a todos. Bem rápido, de maneira bem sucinta, dizer que hoje aqui nesta Casa esta homenagem eu acho que é pouco ainda por tudo aquilo que os senhores fazem, fizeram e vão continuar fazendo pela população do estado de São Paulo.

Aqui nesta Casa, neste lugar onde os senhores estão sentados, se debatem, se discutem todos os projetos de lei que são protocolados nesta Casa, são decididos aí onde os senhores estão sentados hoje. E os 94 deputados representam sim os mais de 43 milhões de habitantes do estado de São Paulo e todos eles concordaram com esta sessão solene dizendo: “Os senhores são sim importantes; os senhores são sim essenciais para o estado de São Paulo continuar sendo o estado que é essa locomotiva”, porque sem Deus não é locomotiva não; é só uma maria fumaça, né?

Mas graças a Deus tem homens e mulheres de Deus com os senhores todos os dias ali orando, clamando, dando a vida, se sacrificando por aqueles que muitas vezes nós nem conhecemos, não sabemos quem é ou quem são. E dizer assim em poucas palavras mais que graças a Deus nós tínhamos aqui aprovado nesta Casa, deputado Altair, a quem eu quero cumprimentar por ter proposto esta sessão solene...

Cumprimentar o senhor, cumprimentar o deputado Marcos Pereira, o nosso bispo também. Cumprimentar o bispo Eduardo Bravo e todos da Mesa na pessoa da dona Claudinéia e da dona Sandra ali em cima. Saudar todas as mulheres aqui presentes. Saudar o meu amigo pastor Marcos Roberto, da cidade de Embu das Artes, que é secretário de Administração, também um grande homem de Deus.

Embu só é o que é porque eu sei que oram todos os dias lá. Não somente o senhor, mas tantas pessoas orando e clamando por Embu das Artes. Por isso que Embu tem crescido e tem feito a diferença. E nós aprovamos aqui nesta Casa o projeto de lei que foi vetado e depois nós derrubamos o veto, o projeto que torna as igrejas essenciais no estado de São Paulo.

Eles não podem mais fechar as nossas igrejas. Não vão fechar mais. (Palmas.) Por isso eu digo para os senhores, para encerrar. Nós vamos sim, agora, cada vez mais, soltar o cabo da nau, tomar o remo na mão, e continuar remando, com muita fé em Jesus. Porque, com ele, nós somos mais do que vencedores.

Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Obrigada ao deputado Gilmaci Santos. Convidamos também, para o seu pronunciamento, o deputado estadual Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Boa noite a todos. Boa noite, gente. Graças a Deus. Primeiramente, quero agradecer a Deus por esse dia de hoje, por essa justa e linda homenagem que está sendo realizada aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Onde nós podemos estar hoje juntos aqui, para homenagear todas as igrejas que, nesse momento da pandemia, fizeram e continuaram fazendo, aliás, o seu trabalho, o serviço essencial.

Quero cumprimentar o deputado Gilmaci Santos. Cumprimentar o deputado Sebastião Santos, também nosso amigo de bancada. Quero cumprimentar o bispo Eduardo Bravo, no qual cumprimento todos os outros representantes das igrejas.

Cumprimentar o bispo Alessandro Paschoall, da nossa Igreja Universal, que tanto amamos. Quero cumprimentar o presidente, deputado Marcos Pereira, presidente nacional dos republicanos. Cumprimento o Robson Tuma, nosso amigo. E também o deputado e autor desta linda homenagem, deputado Altair Moraes. Parabéns, deputado.

Acho que a unanimidade da Casa, de termos dado essa linda homenagem hoje, a todas as igrejas, foi uma homenagem justa. E parabenizo Vossa Excelência.

Quero cumprimentar também os meus homenageados, aqueles que vou homenagear nesta noite. O Roberto Pires, da Igreja Renovação Carismática, São Miguel Paulista.

O pastor Eduardo Africani, pastor da Igreja, do Projeto Nova Vida, ministério evangélico e casa de recuperação. Quero cumprimentar o Marcos Vinícius Souza, da Igreja do evangelho Quadrangular. E cumprimentar o Renato Cintra Limongi, da Igreja Aliança da Misericórdia.

É importante, nesse momento, a gente frisar o que todas as igrejas, não só as igrejas evangélicas, mas o que todas as igrejas presenciaram aí nesse momento da pandemia. Você vê a importância de nós termos a representatividade. Acho que essa palavra diz tudo hoje aqui nessa noite.

Porque, se hoje as igrejas, como disse o deputado Gilmaci Santos, elas nunca mais irão fechar, é porque as igrejas têm aqui dentro da Assembleia os seus representantes. Isso tem que continuar. Por qual motivo? Vou dar um exemplo a vocês.

Hoje estou como vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esses dias recentes, o governador João Doria viajou. Foi para Dubai, num evento. O vice-governador, por motivos pessoais, também viajou.

Obviamente, alguém tem que assumir o governo. Quem assume? O presidente da Assembleia. O deputado Carlão Pignatari assumiu o Governo do Estado de São Paulo. Por sua vez, nesse momento, Deus nos deu a oportunidade da gente assumir a Assembleia Legislativa.

Por que eu digo que nós temos que ter os nossos representantes? Porque é nesse momento que a gente tem que ter a coragem, o espírito de Deus, que nos encoraja, que nos dá disposição e desbravamento, para que venhamos tomar as atitudes certas. Como o deputado disse, as igrejas ficaram proibidas de estarem abertas, e trouxe para a gente uma grande tristeza.

Vocês imaginam membros, pessoas que procuraram, recorreram à ajuda espiritual, e foram bater na porta da igreja. E o pastor ou padre, seja lá qual religião, diz: “Eu não posso abrir. Estou proibido, por lei. Se eu abrir, a igreja vai fechar de vez”.

Eu vejo tudo isso, a oportunidade que Deus nos dá, nos deu naquele momento, de nós pautarmos a derrubada do veto. Hoje é lei, a Lei nº 17.434, que torna as igrejas, em momento de catástrofes, em momentos de pandemia, como aconteceu, elas nunca mais irão fechar.

Então, primeiramente agradeço a Deus e agradeço a todos vocês, porque sei que todos que estão aqui são homens e mulheres de Deus, que oram, que são representantes de milhares e milhares de pessoas.

Que vocês possam continuar sendo esses representantes, levando a fé, levando a palavra de Deus, e nós, como deputados, representantes eleitos pelo povo de Deus, que possamos continuar defendendo essa palavra, porque, como diz a Bíblia, as portas do inferno jamais prevalecerão sobre a igreja do Senhor Jesus.

Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Muito obrigada ao deputado Wellington Moura, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Agora convidamos o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos.

 

O SR. MARCOS PEREIRA - Boa noite a todos. Eu gostaria primeiramente de dizer que esta sessão solene em homenagem ao trabalho das igrejas evangélicas na pandemia tem um significado muito grande.

Eu não vou repetir aqui o que já foi falado pelos que me antecederam, a importância da igreja na atividade social, a importância da igreja, pastor José Ricardo Cipriano, na recuperação de viciados - o senhor faz um trabalho na cracolândia -, a importância da igreja na recuperação de famílias, pastor Salatiel.

Não vou repetir aqui. Todos nós sabemos da importância das igrejas evangélicas para a sociedade. Aliás, nós somos o sal da terra. Se aqui não estivéssemos, seguramente veríamos uma sociedade muito mais conturbada e problemática do que é hoje. Não tenho dúvidas disso.

Eu mesmo sou exemplo disso. Sou adotado, não conheço meus pais biológicos, fui adotado no dia em que nasci e, por conta disso, tentei o suicídio duas vezes antes dos meus 17 anos de idade, ocasião, com 17 anos de idade, em que coloquei meus pés na igreja, aceitei Jesus e, por óbvio, o desejo de suicídio desapareceu e surgiu o desejo de ganhar almas.

Portanto, eu quero apenas, deputado Altair, juntamente com os deputados estaduais que aqui estão - Sebastião, Gilmaci e Wellington Moura -, parabenizá-los e a todos os deputados desta Casa, que tiveram a coragem de derrubar o veto do governador do estado de São Paulo.

Quero deixar claro que nós, a bancada evangélica desta Casa, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como também a bancada evangélica federal do estado de São Paulo, estiveram com o governador várias vezes pedindo para que fosse editado um decreto. Não só as bancadas evangélicas, os deputados federais e estaduais, mas também vários pastores, ministros, apóstolos, bispos.

Recebam todos aqui, pastores aqui presentes, apóstolos, bispos, pastoras, diáconos, recebam os meus cumprimentos nas pessoas dos meus dois homenageados: pastor Eliseu, que está ali, Eliseu Alencar, da Igreja Assembleia de Deus paulistana, e também o bispo Cristiano, da Igreja Sara Nossa Terra.

Pastores, bispos foram ao palácio para tentar sensibilizar o governador para que editasse um decreto para que a igreja se tornasse uma atividade essencial no estado de São Paulo. Não o fez.

Depois de muita pressão, ele assumiu o compromisso de enviar um projeto de lei. Ele o fez e esta Casa o aprovou. Ele, sob a pressão de algumas pessoas, vetou a lei aprovada por esta Casa.

Portanto, parabenizo esta Casa, os deputados estaduais que tiveram a coragem, mesmo em meio a uma oposição ferrenha daqueles que não respeitam as diversidades, a fé alheia. Eu sei que teve muita oposição aqui, principalmente dos deputados e partidos de ideologia de esquerda. Mesmo assim, conseguiram derrubar o veto. 

  E vejam os senhores, as senhoras, o que aconteceu. Como disse aqui o deputado Wellington Moura, Deus permitiu que o governador viajasse, que o vice-governador viajasse, para que ele, um pastor também, assumisse a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, votasse a derrubada do veto e promulgasse a lei. 

  Porque, quando há uma derrubada de veto, a lei é promulgada pela Casa Legislativa. Portanto, isso é de muita relevância, de muita importância para que nós possamos, cada vez mais, ter essa consciência, da importância de termos homens e mulheres de Deus à frente de posições como essa.

  Um pastor assumiu a Presidência - porque é o vice-presidente da Assembleia Legislativa do nosso estado - e, na condição de presidente em exercício da Casa, eu quero repetir, conduziu os trabalhos para derrubada do veto e promulgou a lei que agora torna as igrejas atividades essenciais.

  A estes que lutarem, que lutaram e que lutarem contra a igreja do senhor Jesus, eu quero deixar o versículo 15 do salmo 105. "Não toqueis os meus ungidos e não maltrateis os meus profetas.". 

  Deus abençoe a todos.

 

  A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Muito obrigada pelas palavras, deputado Marcos Pereira - o nosso Presidente Nacional do Republicanos -, e a todos que se pronunciaram durante a nossa sessão.

  E agora um momento muito especial, nós vamos assistir a um vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido pelas igrejas evangélicas durante o período da pandemia.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - E passamos agora às homenagens dos nossos bispos, pastores e apóstolos, que tanto deram a sua contribuição à população do nosso estado de São Paulo, em especial àquela em situação de vulnerabilidade social. Eles merecem todas as nossas considerações no dia de hoje.

Convidamos o deputado Altair Moraes para que se dirija à frente da mesa, para que possamos fazer a entrega dos certificados e fotos com os nossos homenageados. Também convido o bispo Eduardo Bravo para estar presente na homenagem, e todos os componentes da mesa também, por favor.

Bem, estando todos aqui já presentes à frente da mesa, eu convido o apóstolo André Prosperino Hilário, que é o fundador e pastor sênior da Igreja Pleno Poder. Também convido o pastor José Ricardo Cipriano, da Igreja Bola de Neve, para receber essa homenagem. Pastor Edílson Alves dos Reis, da Igreja Apostólica Adonai. O pastor Reginaldo Ferreira, da Igreja Assembleia de Deus Brasileira, em Mauá.

Pastor Paulo Vitor Chittero Moraes, presidente do conselho de pastores da Igreja Apostólica Luz do Senhor, de São Caetano do Sul. Pastor Sérgio Marques Correa de Oliveira, da Igreja Apostólica Casa Firme, em São Bernardo do Campo.

Pastor Admilson Douglas Alves Galvão, da Igreja Lírio dos Vales; pastor Hermes Adão Macedo da Silva, da Assembleia de Deus do Brás; o pastor Salatiel Luiz de Araújo, que já está aqui à frente também para receber, ele que é da Comunidade Cristã Restauração.

Quero convidar, também, os nossos deputados presentes aqui: o Wellington Moura, nosso vice-presidente da Assembleia Legislativa; deputado Gilmaci Santos; deputado Sebastião Santos.

Por favor, estejam presentes aqui também. Convido, agora, o pastor Eliseu Rodrigues da Silva Alencar, da Igreja Assembleia de Deus Paulistana; o bispo Cristiano Guimarães Damasceno, da Igreja Sara Nossa Terra, também para receber a sua homenagem.

Convido o pastor Bruno Ferreira da Costa, ele que é da Igreja Sara Nossa Terra de Campinas, São Paulo; pastor Saulo Quaresma de Carvalho, da Igreja Sara Nossa Terra; pastor Marcos Roberto da Silva, da Igreja Casa da Bênção de Embu das Artes; pastor Saulo Quaresma... Pastor Renato Barbosa Ferreira, também da Igreja Sara Nossa Terra de Campinas. Está aí? Pastor Marcos Roberto da Silva, da Igreja Casa da Bênção de Embu das Artes.

Pastor Carlos Alexandre Barbosa Aquino Azevedo, ele que é da Igreja Evangélica Esperança, na cidade de Cruzeiro, São Paulo; pastor Gabriel de Oliveira Cesário, da Comunidade Bíblica para as Nações, de São Paulo; pastor Luiz Fernando Barbosa da Conceição Junior, da Primeira Igreja Batista do Valo Velho; pastor Jessé Guimarães Nunes, da Igreja Pentecostal Explosão de Milagres; pastor Eduardo Africani, da Igreja Projeto Nova Vida, ministério evangélico e casa de recuperação; Roberto Pires, da Renovação Carismática, de São Miguel Paulista; também para receber essa homenagem, convidamos o Marcos Vinícius de Souza, da Igreja do Evangelho Quadrangular; Renato Cintra Limongi, da Igreja Aliança da Misericórdia. O deputado Altair Moraes preparou uma homenagem especial também para o bispo Eduardo Bravo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Eu vou anunciar alguns nomes aqui, que não constam na nossa lista de presença, mas que depois receberão os diplomas. Pastor Ramon José da Costa; pastor Gesiel Faria; pastor Zenildo Alexandre.

O pastor Zenildo se encontra? Pastor Paulo Gomes de Almeida Filho, da Igreja Cristã da Família. O pastor Adilson Rodrigues se encontra? Pastora Deise Mastrorosa de Carvalho; pastor Willian Santos de Souza; Márcio Augusto dos Santos, da Igreja Batista Água Viva; pastor Tadeu de Souza, da Assembleia de Deus Ministério e Liberdade em Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - O pastor Roboão Vieira dos Santos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Apóstolo Kennedy da Silva Braga.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Agora encerramos a entrega dos certificados, e, enquanto nossos convidados e deputados retornam a seus lugares, antes do nosso encerramento, nós vamos ouvir mais um belíssimo hino aqui, dos nossos amigos Ronaldo e as cantoras que estão aqui conosco.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Quero só deixar registrado aqui, que o diploma do pastor Gilberto Aguiar vai ser retirado pelo pastor Carlos Bertaglia, que o está representando aqui hoje. E agora, eu passo a palavra para o nobre deputado Altair Moraes.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Graça e paz aos irmãos, irmãs e todos que fazem parte, hoje, desta Casa de leis representando aqui o nosso Deus, o nosso glorioso Deus.

Cumprimento todos da mesa, o pastor Salatiel, muito obrigado por ter vindo pastor; o bispo Eduardo Bravo, nosso líder da Unigreja, presidente do nosso partido; o bispo Marcos Pereira, o qual eu tenho muita consideração, um homem de Deus; nosso pastor (Inaudível.)

Muito obrigado também, trabalho excelente na cracolândia, que muito me emocionou neste sábado, ali na Bola de Neve, um trabalho maravilhoso.

E não posso deixar de falar de alguns que nós estamos vendo aqui, que são amigos queridos, o vereador Paulo, de Praia Grande. Muito obrigado, vereador Paulo, por ter vindo.

Temos várias autoridades aqui, e saúdo todas, mas quero pedir uma coisa especial nesta noite, para a gente sair daqui mais feliz do que já está. Eu ia pedir que as senhoras, esposas de pastores, pastoras, ficassem em pé, por favor.

Por sinal, cadê a minha amada? Por favor, cadê Sandra? Cadê tu, neném? Está ali. Trinta anos, que coisa boa. Arriados os pneus e o carburador por mim. Também, pernambucano...

Eu quero fazer uma homenagem às mulheres. Poxa, cadê as mulheres da galeria? Que susto que eu tive agora, gente! Fiquem em pé, por favor. (Palmas.) Que Deus abençoe vocês.

Sabe, a nossa esposa, as mulheres são o sustento nosso. Feliz do homem que tem uma mulher de Deus, uma mulher virtuosa. Eu louvo a Deus pelo meu casamento, pela minha esposa, e sei que cada pastor aqui também, cada homem de Deus que tem a sua costela aqui, a sua guerreira.

  Eu quero fazer esta homenagem simples, singela, mas a todas as mulheres, todas vocês. Dizem que é sexo frágil, mas eu quero ver sentir mais dor e sentir tão forte quanto mulher. Sexo frágil é a gente.

A gente diz que é macho, mas qualquer dorzinha a gente está morrendo. Que Deus abençoe a minha esposa, Sandra. Um beijo, meu amor. Que Deus te abençoe e te guarde. Muito obrigado por ser essa esposa maravilhosa, por suportar tanta coisa junto comigo.

A todas as esposas, à esposa do bispo Eduardo, às pastoras que estão aqui, dona Claudinéia, todas as esposas de pastores, todas as senhoras, é um prazer ter vocês aqui. Hoje nós estamos mostrando que esta Casa de Lei está mais honrada, porque aqui está a presença do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Então peço uma salva de palmas para todas as mulheres presentes aqui. (Palmas.) Que Deus as abençoe grandemente. Continue fortalecendo esse varão aí, minha amiga, porque tem hora que o baque é grande e quando tem uma mulher de Deus de lado, sustenta a gente. É ou não é verdade? Muito obrigado. Que Deus abençoe vocês da galeria, todas vocês que vieram.

Os homens também eu vou deixar uma benção para vocês, é claro, mas quero fazer esta homenagem a todas as mulheres. Muito obrigado. Que Deus as abençoe. Meu amor, beijo. Depois a gente conversa. Gente, deixe eu falar um versículo aqui rápido, porque eu acredito que tudo que foi falado aqui, se a gente falar mais vai estragar. A gente entende o trabalho da Igreja.

Nós entendemos a força que a Igreja tem. Eu quero cumprimentar todos os meus colegas de bancada: o deputado Wellington Moura, o deputado Sebastião, o deputado Gilmaci, a deputada Edna Macedo, que falou comigo - ela estava num trabalho fora - e todos os deputados que fazem parte desta Casa, o bispo Alessandro Paschoall, nosso líder do nosso trabalho político dentro da igreja, pelo qual tenho muita consideração.

Mas tem um versículo rápido que a gente vai falar, porque a palavra de Deus fala tudo, não deixa a desejar nada para ninguém. E esse versículo que a gente separou está em Tiago 2:15, que diz o seguinte: “Se o irmão ou a irmã necessitar de alimento ou roupa, e vocês disserem ‘até logo, tenha bom dia, aqueça-se, coma bem’, e não lhe deu o alimento, nem a roupa, em que isso ajuda?”

Foi isso que a gente fez na pandemia. Nós simplesmente cumprimos a palavra de Deus. Como também vemos a fé que, sem obra, é morta. Nós somos corpo, alma e espírito, e entendemos isso. Como cristãos que somos, nós alimentamos todos esses.

Então a nossa vida é uma página e branco. Nós chegamos assim na presença do nosso Deus. Sei que cada um tem uma história aqui. Nunca vi ninguém chegar para o senhor Jesus muito feliz e muito alegre, porque eu não cheguei assim.

Eu cheguei servindo aos encostos. Com seis anos de idade, dando passe dentro da minha casa, com o meu avô pai de santo, e eu, servindo aos encostos. E acredito que cada um tem uma história aqui.

Porque a gente chega assim: página em branco. Mas, através da nossa fé, da nossa dedicação, aquilo que é pregado, que é o Evangelho. Porque o Evangelho levanta, fortalece. A fé anima o desanimado, alegra o triste. A fé nos motiva.

Nem que precise empurrar as nossas costas. Nós não precisamos de um tapinha nas costas, “vai lá, Deus é contigo”, porque nós temos a fé. Isso está dentro de cada um de nós.

A gente chega sem casa, sem paz e, através da nossa fé, a gente ganha uma casa. A gente ganha um lar. Com o passar do tempo, com o uso da fé, esse lar aumenta e aquelas pessoas que estão conosco são salvas, buscam Jesus. A gente luta pelos filhos, a gente clama ao Senhor e aquela casa cresce, fica enorme. Essa casa se torna grande demais, com a presença do nosso Deus e através da fé.

Com o passar do tempo, a gente aprende que Deus é dono do ouro e da prata e que, além da salvação da alma, que é tudo o que nós precisamos, Deus também honra quem usa a fé aqui embaixo. Ou não?

Aí a pessoa diz assim: “Eu quero um carro, quero passear com minha família, quero levar almas para a minha igreja”. Através da fé, o Senhor vai abençoando aquele servo. Daqui um tempo, ele não está mais de pé, ele tem um carro para andar.

Mas como o nosso Deus é muito grande, ele quer que você dê voos mais altos. Você diz: “Eu quero conhecer outros países, quero conhecer outros continentes, quero dar voos mais altos”. Aí, meu irmão, eu, você, nós manifestamos a fé, porque sem ela é impossível agradar a Deus.

O Senhor faz coisas maravilhosas em nossa vida. Aquilo que um dia era uma página em branco, hoje a gente pode dar voos mais altos. Hoje o Senhor nos leva às alturas, a gente pode conquistar o mundo, mas uma coisa é certa: nem eu e nem você, irmão, podemos esquecer de onde nós viemos, quem nós fomos, de onde o Senhor nos tirou.       

Não podemos esquecer da nossa fé, da nossa comunhão com o nosso Senhor e que tudo isso é passageiro. Que um dia, essa casa se desfaz, os filhos passam, a gente morre.

E a gente não pode esquecer nunca, em tempo algum, que todo alimento que nós damos para as pessoas e tudo o que a gente recebe saiu de um único, exclusivo lugar e que nós nunca podemos esquecer. Saiu tudo da cruz. É daqui.

Eu gostaria que os irmãos ficassem em pé e aplaudissem o Senhor Jesus. O Senhor e salvador da nossa alma. Aquele que nós amamos, que nós glorificamos e que a mensagem da cruz seja pregada em todos os quatro cantos dessa Terra. Porque tudo, irmãos, sai daqui, da cruz do nosso Senhor e é daqui que nós voltaremos. Louvado seja o nome do nosso Senhor e salvador, Jesus Cristo. 

Eu gostaria, como cristão, de cantar um hino com todos vocês. Eu não canto nada, mas tem o Ronaldo que vai ajudar a gente. Eu sou quase um pato rouco, mas o evangelho pregado aqui, nesta Casa de Leis, fique claro para todos que estão nos vendo agora no Youtube, no canal, passando na TV Alesp, que aqui tem homens e mulheres de Deus, que lutam pelo verdadeiro evangelho, que não vão baixar a cabeça para o inferno e para nenhuma ideologia que seja contra a palavra do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Enquanto a igreja estiver unida, nós vamos pregar a esperança, a paz, a fé, o amor, e vamos sempre olhar para a frente.

Por favor, Ronaldo, tem um hino que diz assim: “vai dar tudo certo”. E eu queria que os irmãos cantassem comigo. Vai dar... Vai, Ronaldo, vai, que eu sou ruim aqui no nosso negócio. Louva o Senhor na Casa de Leis, mostra para o povo paulistano.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Irmãos, eu tenho que encerrar esta sessão solene e não poderia deixar de encerrar louvando e adorando nosso Deus. Vai dar tudo certo. O maior é o que está em nós do que o que está no mundo. O que está em nós é maior, irmãos. Ninguém vai derrotar a igreja de Jesus.

Eu tenho que falar aqui o protocolo da Casa, tenho que voltar para a Mesa, né, Vanessa?

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Sim.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - É isso?

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Por favor, deputado Moraes.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Ela manda, a gente obedece. Deixa eu voltar aqui para a Mesa para a gente terminar a nossa sessão.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Enquanto o deputado Altair retorna para a Mesa, nós temos um agradecimento especial também a fazer: para o deputado federal Roberto Alves, nosso muito obrigada.

Também ao deputado Vinicius Carvalho e à nossa deputada Maria Rosas; muito obrigada a eles, que também indicaram aqui os pastores para receberem a sua certificação. Por favor, deputado, à vontade. 

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - São leis, a gente é obrigado a ler isto aqui.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA PALLAZI - Também agradecemos a presença do nosso secretário Robson Tuma. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Ah, Robson Tuma. Ô, Robson, graças a Deus está aqui. Fábio, obrigado por ter vindo, tá? Nosso amigo Fabinho, lá de Santo André, da minha terra. Olhem o nosso amigo, ali. 

Gente, bom, esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe. Muito obrigado a todos que fazem parte do meu gabinete por esta sessão solene em que a gente trabalhou tanto; ao pessoal, os funcionários da Casa, o pessoal do serviço de som, pessoal do cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar de Imprensa, da Casa, da TV Alesp, da assessoria da Polícia Militar e a todos.

Está encerrada a nossa sessão e louvado seja o nome do Nosso Senhor e salvador, Jesus Cristo. Muito obrigado, gente. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 10 minutos.

 

* * *