22 DE FEVEREIRO DE 2022

3ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA EM AMBIENTE VIRTUAL

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Abre a sessão. Informa não haver quórum para deliberação. Tece considerações sobre a criação do partido União Brasil e o prazo para migração partidária.

 

2 - ROBERTO MORAIS

Para comunicação, manifesta-se a favor da manutenção de sessões em ambiente virtual.

 

3 - TENENTE NASCIMENTO

Para comunicação, reflete acerca do tempo de migração para novos partidos.

 

4 - ENIO LULA TATTO

Para comunicação, indaga à Presidência se a composição de comissões temáticas deve ser alterada em razão da União Brasil.

 

5 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Dá resposta afirmativa à questão. Suspende a sessão por 30 minutos, por conveniência da ordem, às 15h52min, reabrindo-a às 16h36min. Informa não haver quórum para deliberação. Convoca sessão extraordinária em ambiente virtual a ser realizada amanhã, às 15h30min. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Havendo o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e declara aberta a 3ª Sessão Extraordinária em Ambiente       Virtual.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Havendo acordo de lideranças, vamos suspender por 30 minutos? Vocês acham melhor? Pode ser? Perfeito? Então está suspensa.

E apenas a título de informação, dou ciência ao Plenário do recebimento do ofício dirigido a esta Presidência comunicando o novo líder do PSL, a ser exercido pelo deputado Adalberto Freitas até a fusão de fato do PSL.

Avisar aos deputados que a partir da próxima semana não existirá mais na Assembleia Legislativa de São Paulo nem o DEM nem o PSL e, sim, o União Brasil. No Tribunal Regional Eleitoral já está sendo informado desta maneira e os deputados que estiverem nos dois partidos - a deputada professora Janaina pode me corrigir -, mas, pelo meu entendimento, têm 30 dias para fazer a migração para outro partido.

E como em 30 dias nós já vamos estar no mês da janela eleitoral, então vai coincidir no mês de março. Então seria dia 24 de março o último dia do prazo. Só para encerrar então, o último dia do prazo da migração pelo motivo da fusão será no dia 24. Não, é retroativo ao dia que foi votado no TSE, que foi quarta-feira da semana passada. Então tem que alterar a data.

Foi alterado no site do TRE exatamente às 20 horas de quarta-feira da semana passada. Por que nós deixamos? Nós temos projetos... A deputada Janaina já tinha pedido a suspensão. Ia demorar dez dias, mas eu acho que enjoaram da deputada Janaina e deram em dois dias, não é, deputada?

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - SEM PARTIDO - Sim. Até agradeço a celeridade da Justiça Eleitoral. Faço aqui um elogio público. Obrigada, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Então nós temos esse ato. Como ela saiu da liderança, agora o novo líder do PSL é o deputado Adalberto Freitas. Pois não, com a palavra o deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - CIDADANIA - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, hoje falei rapidamente com Vossa Excelência. Eu queria dizer o seguinte: nós somos favoráveis para que nós continuemos aqui em votação online. Eu não sei qual é a opinião dos demais deputados, mas quero colocar a minha posição aqui, já que nós estamos produzindo, realmente, muito mais votando online.

Então gostaria de deixar registrado o Cidadania sendo favorável a online. Espero que o PT, o novo partido aí da nossa Janaina, o MDB, PSDB, enfim, todos os partidos, o PSD, possam também estar conosco nessa reivindicação.

Obrigado, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, deputado.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Eu não ouvi quem me chamou.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PL - O deputado Tenente Nascimento, pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Nascimento.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Apenas a fim de confirmar essa informação sobre a questão do tempo de migração para novos partidos. Isso se dá também, é importante salientar, que para os vereadores também, desses dois partidos, que possam sair até dia vinte e quatro.

Quanto à questão dos deputados, eles estarão na janela até primeiro de abril. Então é importante deixar claro que essa data, até dia 24, para os vereadores também que quiserem sair até essa data, dia 24, assim poderão fazer. E os deputados terão, além do dia 24, até o dia primeiro de abril, que é a janela partidária.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Dois de abril, Nascimento. A janela é do dia 3 de março ao dia 2 de abril.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Exatamente, 2 de abril. Dois de abril é o último dia da janela eleitoral.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PL - Sim, 2 de abril. Permita-me, assim, que 2 de abril é aquela data limite, que se você chegar, às vezes tem algum problema de documentação. É recomendável que faça até o dia primeiro de abril.

Obrigado a todos.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Um esclarecimento, Sr. Presidente, é o Enio.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Enio.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Tem a fusão dos dois partidos, depois tem a janela; isso interfere na composição das comissões temáticas da Assembleia? Vai ser revisto, ou vale a eleição dos partidos?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Serão recolhidas todas as vagas e redistribuídas aos outros partidos.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Está suspensa a nossa sessão. Agora são 15 horas e 52 minutos. Até as 16 horas e 22 minutos, por 30 minutos então, para que a gente tenha... Ou podemos encerrar e chamar a extra também, para as 16 e 30, né, que eu acho que é mais conveniente.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Carlão, já tem 50 linkados aí, viu?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - É, tem 50, mas tem que ter cinquenta e cinco. Está suspensa até as 16 horas e 22 minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e 52 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 36 minutos, sob a Presidência do Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Reaberta a sessão. Não temos quórum para deliberar. Teríamos quórum para discutir o meu projeto, mas, como nós não temos quórum para deliberar, eu também vou retirar o projeto, para deixar para a próxima oportunidade, e ver se nós chamamos amanhã uma sessão extraordinária, no mesmo horário, para tentarmos votar.

Não adianta a gente fazer. Poderia até pôr para discutir um projeto, mas, como não houve no projeto da deputada Janaina para votar, e também do deputado... Qual que é o outro? O do Sergio Victor, vamos deixar o quórum e nós temos que levantar a sessão, infelizmente, mais uma vez. Nem as urgências nós não temos, também, para votar, tá?

Vamos convocar, amanhã, uma sessão às 15 horas. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, combinado com o Art. 2º, inciso II, alínea “a”, do Ato da Mesa nº 2, de 2022, convoco V. Exas. para uma sessão extraordinária, a realizar-se amanhã, às 15 horas e 30 minutos, em Ambiente Virtual, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 4ª Sessão Extraordinária foi publicada no D.O. de 23/02/2022.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Está levantada a presente sessão. Antes, porém, gostaria de dizer aos deputados que amanhã, às 15 horas e 30 minutos, nós vamos chamar e esperar o tempo de 15 minutos. Se não for assim, infelizmente, não tem.

Semana que vem, nós vamos tentar ver se a gente faz; semana que vem tem segunda, terça e quarta que não temos expediente, mas vamos marcar uma reunião presencial, de Colégio de Líderes, na outra segunda-feira, para a gente tratar de assuntos de interesse da nossa Assembleia Legislativa.

Uma boa tarde a todos, um abraço.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 16 horas e 40 minutos.

 

* * *