22 DE MARÇO DE 2022

4ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Abre a sessão. Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Administração Pública e Relações do Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se amanhã, às 10 horas. Encerra a discussão e coloca em votação o PR 2/22.

 

2 - MARINA HELOU

Encaminha a votação do PR 2/22, em nome da Rede.

 

3 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Coloca em votação e declara aprovado o PR 2/22, em 1º turno.

 

4 - JANAINA PASCHOAL

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

5 - WELLINGTON MOURA

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

6 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

7 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Informa a revogação do ato no qual o uso de máscaras de proteção era obrigatório nesta Casa. Cumprimenta o deputado federal Coronel Tadeu, presente em plenário. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                                

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Convocação. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, nos termos do Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco para reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Administração Pública e Relações do Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se amanhã, às 10 horas, em ambiente virtual, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei Complementar no 03, de 2022, o Projeto de lei Complementar no 10, de 2022, e o Projeto de lei Complementar no 97, de 2022.

Item 1 - Discussão e votação, em primeiro turno, do Projeto de resolução no 02, de 2022, de autoria da Mesa. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Pela ordem, presidente. Eu gostaria de encaminhar pela Rede.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputada Marina Helou. Agora a senhora falou no momento correto para encaminhar ...

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Olha, presidente, que eu vou ver de novo. Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Para encaminhar em nome da Rede.

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Boa tarde a todas e todos. Subo brevemente para encaminhar, para fazer uma breve fala sobre os projetos que a gente votou hoje aqui nesta Casa. E dizer, já de antemão, que concordo com o projeto que a gente vai votar, agora, de alterações do Regimento Interno da Assembleia.

Quero começar falando sobre o projeto que a gente votou, dos aumentos, fazendo um coro à minha fala na comunicação. Muitos deputados aqui falaram da importância da Fundação Casa, muitos deputados aqui falaram sobre emendas que foram colocadas sobre a Fundação Casa.

Mas acontece que é inconstitucional a gente buscar esse aumento nessa lei agora. As fundações têm autonomia. Elas não podem receber aumento por lei desta Casa durante o nosso texto.

Por conta disso, era impossível que a gente conseguisse conquistar esse direito muito justo aos servidores da Fundação Casa, que fazem parte dos servidores da Segurança Pública e deveriam ter sido contemplados nesse aumento.

Quero reiterar o convite a todas as deputadas e deputados para que, durante o momento em que a gente discuta o Orçamento, a gente discuta um aumento significativo para a Fundação Casa para que eles possam negociar o aumento com os servidores e que a gente, juntos, fortaleça a luta dos servidores por um aumento justo.

Não adianta a gente falar uma coisa que não tem como acontecer. Não adianta a gente falar de um aumento por lei quando é inconstitucional. As fundações têm autonomia, digo a Fundação Casa, digo a Fundação Florestal, as várias fundações que a gente entende que precisam receber um aumento, que é justo seus servidores terem um aumento, mas a gente precisa ser transparente com os servidores.

É por meio da negociação deles que eles vão conseguir esse aumento e é nosso papel garantir o maior Orçamento para as fundações e fortalecê-los durante o momento de discussão. Contem com a gente nesse momento, porque é nesse momento que vocês vão receber o aumento. É sendo justos e transparentes que a gente vai conseguir, de fato, as melhorias.

Queria reiterar também que a gente colocou uma emenda muito importante para ampliar o aumento dos servidores do Paula Souza. O Centro Paula Souza, hoje, é responsável pelo ensino técnico do estado de São Paulo e muitas vezes não é tratado como educação. E é educação. É a educação mais importante que a gente pode dar para os nossos jovens hoje.

A gente precisa garantir um aumento de 20% para esses servidores, que é o mínimo dentro de uma perspectiva de justiça. Não foi isso que passou agora, mas a gente está trabalhando junto ao Governo do Estado na perspectiva da construção de uma nova carreira para os professores do Paula Souza e que, nesse momento, vai ter a oportunidade de colocar um aumento tão justo para eles.

Por fim, eu era a favor também de que a gente colocasse o Instituto Butantan como servidores da Saúde, para que recebessem o aumento de 20%, justo ao trabalho e à contribuição que eles deram na pandemia.

Quero terminar dizendo que hoje é Dia da Água. O meu primeiro discurso nesta tribuna foi há três anos, falando exatamente sobre esse tema tão importante que é a água e a segurança hídrica de todos os nossos cidadãos. Eu vou ver quanto tempo eu tenho ainda: tenho seis minutos, então vou falar um pouco sobre o quanto é importante a questão da água e o que a gente vem trabalhando em relação a isso.

Nesses últimos três anos, infelizmente, não avançamos tanto quanto precisaríamos em garantir a segurança hídrica para todas as pessoas, em garantir que não falte água na casa de ninguém, em garantir que não falte água para nenhuma mãe e seus filhos.

Infelizmente, o que a gente vê é no outro sentido. A gente vive um momento de insegurança hídrica em grande parte do nosso estado, em diversos municípios que hoje não têm a garantia de terem água, porque isso não é prioridade.

Quero dizer que é verdade que a gente avançou, então vou colocar um ponto positivo em algumas questões. Esta Assembleia discutiu, e eu participei profundamente desse tema, em relação ao novo projeto do Rio Pinheiros, que está conquistando, sim, bons resultados. A gente precisa reconhecer que foi uma prioridade bem colocada e que conectou mais de 500 mil pessoas à rede de esgoto.

Falar sobre isso é fundamental, porque, se a gente não falar da rede de esgoto, se a gente não falar de saneamento básico, se a gente não falar de como isso é saúde para nossas crianças, se a gente não falar de como isso impacta a qualidade da água e a limpeza do Rio Pinheiros, isso vai continuar não sendo prioridade.

Então, quero, sim, reconhecer o projeto que tem sido feito, o trabalho que tem sido feito no novo Rio Pinheiros. Infelizmente, isso não é suficiente, porque a qualidade da nossa água depende, por exemplo, de Guarapiranga. Quem aqui já foi na Guarapiranga? Quem aqui já navegou naquelas águas e viu o quanto a qualidade da água está sendo menosprezada? Nosso Meio Ambiente está sendo descartável lá.

Se a gente colocar o Meio Ambiente da Guarapiranga como um elemento tão importante quanto a qualidade da água que eu e que vocês tomamos em casa, vocês vão entender que isso tem um caminho muito, muito distante. Na Guarapiranga, a gente tem uma questão fundamental, que é sobre a habitação, que é sobre a ocupação de terras ilegais, que é sobre despejar esgoto diretamente na represa; água essa que abastece a região metropolitana inteira.

Não adianta a gente limpar o Rio Pinheiros, que é muito lindo para muita população que mora na capital, na área nobre da cidade, e continuar com a Guarapiranga, com a água e com a habitação de tantas pessoas vulneráveis, tantas pessoas não conectadas ao sistema de esgoto, isoladas e negligenciadas desta forma.

Então neste Dia da Água eu venho aqui dizer e fazer um apelo da importância da água, da qualidade da água na vida de todos nós e que a gente olhe para a Represa Guarapiranga com uma prioridade central na política pública do estado de São Paulo.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado em primeiro turno o Projeto de resolução nº 02, de 2022.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PRTB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Com a palavra a deputada Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PRTB - Uma comunicação, Excelência?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - É regimental.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PRTB - PARA COMUNICAÇÃO - Eu só queria fazer um esclarecimento respeitoso diante da fala da colega Marina. Eu, por exemplo, apresentei uma emenda ao PLC 02 para contemplar a Fundação Casa. E quando debati com o líder do Governo, o líder do Governo trouxe o argumento de que não poderia ser por este caminho porque é fundação, tem autonomia; seria por decreto.

E aí a fundamentação da minha emenda foi a seguinte: quem pode o mais pode o menos. Não tem argumentação jurídica que convença de que algo que pode ser feito por decreto ou por lei ordinária não possa ser feito por lei complementar. Não tem argumentação jurídica que sustente isso. Não é porque historicamente sempre se fez por um outro caminho que nós não poderíamos.

Eu só quero fazer esse esclarecimento porque eu respeito quem pensa diferente, mas a população não pode ficar com a imagem de que ao apresentar essas emendas nós teríamos feito um teatro; não foi.

Eu tenho a convicção jurídica de que esta Casa teria sim o poder de contemplar a Fundação Casa. Entenderam por não acatar, eu compreendo, respeito, mas eu acho que esse esclarecimento precisava ser feito.

Obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente. Uma comunicação?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu quero agradecer ao líder do Governo, o deputado Vinícius Camarinha, porque uma de nossas emendas foi acatada ao PLC, a Emenda nº 139 ao PLC 2, que fica o Poder Executivo autorizado a reajustar os vencimentos e os salários dos integrantes das classes e carreiras para o próximo ano.

Então é uma garantia que temos que no próximo ano novamente o governo do estado pode trazer novamente o aumento não só para a Polícia Militar, Polícia Civil, para a Segurança Pública, mas também para os médicos, para os professores e para todas as classes. Então fico muito contente em saber que a nossa emenda foi aprovada e que nós possamos realmente dar valor a todo o funcionalismo público.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente. Para uma comunicação?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Douglas.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigado, Sr. Presidente. Sr. Presidente, apenas para manifestar o meu repúdio. Eu fui até a cidade de Praia Grande hoje na Câmara Municipal acompanhar a votação do projeto de lei que proíbe o passaporte sanitário no município. Eu fui extremamente destratado pelo presidente da Câmara Municipal.

Eu havia sido extremamente cortês e educado com o presidente. Entretanto, infelizmente, não foi sequer me franqueada a palavra, o que é um costume das Câmaras Municipais e principalmente daquela franquear a palavra ao deputado. E ele teve a audácia de dizer: “Não, não vou dar a palavra para ele porque ele nunca trouxe emenda para o meu município”.

Mentira, já levei muitas emendas para o município de Praia Grande. E ele além de ser absolutamente descortês também foi mentiroso. Me tratou como se eu fosse um absoluto ninguém e não me deu a palavra sequer para conseguir conversar com a população que estava ali naquele momento. Então eu queria aqui manifestar o meu repúdio.

Eu solicito a V. Exa. que, se possível, entregue essas notas taquigráficas do meu discurso à Presidência da Câmara Municipal de Praia Grande, porque diferente dele eu não vou ser descortês, não vou ser baixo e tampouco vou me vingar querendo trazer o mal à população de Praia Grande.

Não, muito pelo contrário. Eu vou lutar para que aquela população tenha cada vez mais e mais emendas, apesar do presidente do Legislativo municipal não reconhecer isso, Sr. Presidente. Era isso que eu tinha para falar.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, Douglas Garcia. Está encerrada a nossa sessão. Dizer que hoje a Mesa assinou um ato que a partir de amanhã, então, as máscaras não serão mais necessárias.

Tinha um ato nosso que estava até dia 31 e eu não sabia que ia até dia 31. Então foi revogado hoje aos nossos policiais, todos. Cumprimentar e agradecer aqui a presença do deputado Coronel Tadeu, que está nos visitando aqui hoje.

Obrigado, Coronel. Seja bem-vindo a esta Casa, o maior parlamento, o de São Paulo. Muito obrigado, uma boa tarde a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas.

 

* * *