29 DE ABRIL DE 2022

3ª SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DO PRÊMIO INEZITA BARROSO

 

Presidência: MAURICI

 

RESUMO

 

1 - MAURICI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para a "Entrega do Prêmio Inezita Barroso", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - MARCEL MORAN

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a trajetória de Inezita Barroso.

 

3 - PRESIDENTE MAURICI

Presta homenagem ao maestro e professor Ivan Vilela, com a concessão de placa.

 

4 - IVAN VILELA

Maestro e professor, faz pronunciamento.

 

5 - PRESIDENTE MAURICI

Presta homenagem ao maestro Edson Beltrami, com a concessão de placa, que foi recebida pelo Sr. Eduardo Dade Sallum, vereador de Tatuí.

 

6 - EDUARDO DADE SALLUM

Vereador de Tatuí, faz pronunciamento.

 

7 - PRESIDENTE MAURICI

Faz a entrega do Prêmio Inezita Barroso à dupla Craveiro e Cravinho (que foi recebido pelo Sr. Felipe André de Oliveira); à dupla Durval e Davi (em memória); ao Grupo Raiz de Violas; às Irmãs Jacó; a Luiz Honório de Oliveira; a Mariângela Zan; à Orquestra de Violas de Franco da Rocha; à Orquestra de Violeiros Ouro na Serra; à Orquestra Municipal de Viola Caipira de Mirante do Paranapanema; a Rubinho Véio Cururueiro, de Tatuí; a Ademar Braga; a João Miranda; a Juliana Andrade; à dupla Leyde & Laura; à Orquestra Filarmônica de Violas; a Ranulfo Faria e a Tião Goiano.

 

8 - MARCOS MARTINS

Ex-deputado estadual, faz pronunciamento.

 

9 - PAULO LULA FIORILO

Deputado estadual, faz pronunciamento.

 

10 - LETICIA AGUIAR

Deputada estadual, faz pronunciamento.

 

11 - EDSON GIRIBONI

Deputado estadual, faz pronunciamento.

 

12 - PRESIDENTE MAURICI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Maurici.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhoras e senhores, autoridades, muito bom dia. Sejam todos e todas bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de realizar a entrega da 5ª edição do Prêmio Inezita Barroso.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp, no YouTube.

Senhoras e senhores, dando início a esta solenidade, convidamos para compor a mesa de honra o deputado estadual Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Acompanhando, a deputada Leticia Aguiar. (Palmas.) Deputado Edson Giriboni. (Palmas.) Deputado Paulo Fiorilo. (Palmas.) Sempre deputado Marcos Martins. (Palmas.)

Senhores, bem-vindos. Podem tomar os seus assentos. Imediatamente passo a palavra ao deputado estadual Maurici.

 

O SR. PRESIDENTE - MAURICI - PT - Bom dia a todos e a todas. A princípio quero solicitar à Rede Alesp que inicie a gravação dos trabalhos. Perfeito?

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene atende a solicitação da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da proposta da Comissão de Cultura desta Casa, com a finalidade de entregar o Prêmio Inezita Barroso em sua 5ª edição.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhoras e senhores, convidamos a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro, por gentileza.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhoras e senhores, podem tomar os seus assentos. Com a palavra, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, responsável por essa solenidade, o deputado estadual Maurici.

 

O SR. PRESIDENTE - MAURICI - PT - Eu quero agradecer a presença de todas e todos para esta atividade, porque é uma atividade, na minha opinião, muito importante.

Nós vamos hoje entregar o Prêmio Inezita Barroso para aquelas personalidades, pessoas físicas, jurídicas, grupos, indivíduos, que se destacaram, que deram uma contribuição relevante para a música de raiz à nossa sociedade.

E como é um dia de homenagem, eu quero primeiro fazer uma homenagem aqui ao deputado Marcos Martins, que está aqui à minha esquerda. O deputado Marcos Martins foi o deputado que teve a iniciativa de propor para a Assembleia Legislativa a criação desse prêmio.

Marcos Martins foi muito feliz por várias razões. Eu poderia mencionar uma delas, quer dizer, ao colocar o nome de Inezita Barroso no prêmio, ele homenageou uma artista da música, do cinema, mas também uma intelectual, uma pesquisadora, e que teve o seu nome, durante muitos anos, ligado a essa promoção da música caipira no estado de São Paulo.

O deputado Marcos Martins foi muito feliz, porque, quando eu entrei aqui no plenário e olhei para os olhos dos homenageados e homenageadas, eu vi o quanto eles se emocionam, o quanto eles estão emocionados pela distinção que estão recebendo hoje. Emoção, porque é música. Emoção, porque é raiz.

Emoção, porque é uma manifestação espontânea das pessoas, da sociedade paulista. Emoção, porque essas pessoas têm trabalhado com sua arte e com seu empenho para reproduzir e perpetuar essa manifestação artística e cultural.

Parabéns, Marcos Martins. Parabéns, deputado Edson, deputada Leticia, deputado Paulo Fiorilo e, ao parabenizá-los, parabenizo toda a Assembleia Legislativa.

Nesta quinta versão, nós teremos 20 homenageados e não dez, como foram nas versões anteriores. E 20, deputado Edson Giriboni, o senhor sabe por quê. Porque fica difícil escolher entre tantos e tantas valorosas personalidades, alguns para serem distinguidos.

Neste ano, foram inscritos 70 e foram distinguidos apenas 20: dez de iniciativa da sociedade civil, nove inscritos por deputados e deputadas e um inscrito diretamente por uma prefeitura, pela Secretaria de Cultura de Franco da Rocha. Vamos então iniciar os nossos trabalhos. Devolvo aqui para nosso mestre de cerimônia a condução e agradeço mais uma vez.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, deputado Maurici. Senhoras e senhores, neste momento, teremos a exibição de um vídeo dedicado à nossa homenageada, que dá nome a este prêmio. O vídeo a seguir nos conta a trajetória da inesquecível cantora e apresentadora Inezita Barroso.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhoras e senhores, passaremos agora à homenagem ao maestro professor Ivan Vilela por todo o trabalho realizado em prol da música e da cultura caipira.

Maestro professor Ivan Vilela foi indicado a importantes prêmios da música brasileira: Prêmio da Música Brasileira 2011, com o CD “Mais Caipira”; Prêmio Ibac de Cultura Popular Brasileira, 2009; Interações Estéticas FUNARTE, com o CD “Do Corpo à Raiz”, 2009; Prêmio Rival BR, com o CD “Orquestra Filarmônica de Violas”, 2005, indicado na categoria Atitude; Prêmio Sharp, com o CD “Paisagens”, 1998, indicado como revelação instrumental; Prêmio Movimento de Música Brasileira, melhor disco instrumental do ano e Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte, melhor conjunto de câmara, com o CD “Expiral do Tempo”, Anima, 1997. Duas indicações ao Prêmio Sharp, com o CD “Trilhas”, Trem de Corda, 1994. Medalha Carlos Gomes, da Secretaria Estadual de Cultura, São Paulo. Medalha Carlos Gomes, da prefeitura municipal de Campinas, pelo trabalho desenvolvido com a Orquestra Filarmônica de Violas.

 Possui 20 discos gravados entre solos, duos e formações orquestrais, passeando pelos universos popular e erudito. Desde 1996 realiza apresentações no exterior, tendo tocado na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal, realizando concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades.

Doutor em Psicologia Social pela USP, mestre e graduado em Composição Musical pela Unicamp, onde foi aluno de Almeida Prado. É professor na Faculdade de Música e no programa de pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

De 2018 a 2021 trabalhou como pesquisador do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro, Portugal, no projeto Atlântico Sensível. Foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas de 2001 a 2010. Dirigiu também a Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, ligada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Compôs a ópera caipira Cheiro de Mato e de Chão, sobre libreto de Jeová Amaral. Foi o consultor musical do Museu da Pessoa no projeto de criação do portal sobre o Clube da Esquina, 2004. Criador e curador do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, 2004 e 2005, e consultor e pesquisador do projeto Música Paulista, 2009. Foi coordenador do curso Música e Saúde, voltado ao preparo de músicos atuantes em instituições de longa permanência, de 2011 a 2017.

Foi consultor do Ipea, Iepa, Minas Gerais, no processo de elevação da viola a patrimônio imaterial de Minas Gerais, em 2017-2018. É curador do Selo Sesc para a série Viola Paulista. É diretor musical do Instituto Çarê, que tem realizado a edição das obras de artistas e grupos como Heraldo do Monte, Quinteto Armorial, Quarteto Romançal e Marlui Miranda.

Foi organizador, em 2010 e 2016, da Revista USP, nº 87 e nº 111 - Música Popular Brasileira numa perspectiva fora dos cânones e a produção acadêmica sobre Música Popular Brasileira na USP.

Respectivamente, possui publicações sobre temas relacionados à História Social, Música e Cultura Popular. É (Inaudível.) das cordas Giannini. Inseriu a viola no ensino universitário, tendo sido a USP o primeiro curso de viola do mundo.

Chamamos à frente o professor Ivan Vilela para que receba das mãos do deputado estadual Maurici a sua homenagem. Por favor, à sua direita.

Neste momento, registro a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Palavras do professor Ivan Vilela. Por gentileza.

 

O SR. IVAN VILELA - Bom dia a todas as pessoas, todas as autoridades presentes. Eu sinto-me muito honrado com esse prêmio. Mais do que honrado, eu me sinto como um representante de todos vocês, que carreiam a história, não só do estado de São Paulo, mas de toda a Paulistânia, de todo esse espaço por onde essa cultura se espalhou.

E quero lembrar que a música caipira foi uma das principais agentes no processo de reenraizamento desses imigrantes, que vieram de diversas regiões, à cidade grande. A música ajudou a fazer com que essas pessoas não perdessem, de todo, as suas raízes. Viva a viola. Viva a música caipira.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, professor Ivan Vilela, pela homenagem. Vamos ter agora a homenagem ao maestro Edson Beltrami, por todo o trabalho realizado em prol da música e cultura caipira. Neste ato, representado pelo senhor Eduardo Dade Sallum, vereador de Tatuí.

Formado em flauta transversal, no Conservatório de Tatuí, é vencedor de mais de uma dezena de concursos, incluindo o Prêmio Eldorado de Música. Como flautista e maestro, atuou nos mais importantes palcos do Brasil e do mundo. Desenvolve também densa carreira como compositor, sendo as suas obras editadas e publicadas nos Estados Unidos.

Por 20 anos, foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, grupo do qual foi um dos criadores. Teve a oportunidade de dirigir inúmeros grupos no Brasil e no exterior, como a Orquestra da Academia de Lion, na França, a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Banda Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, a Orquestra de Cordas do Ateneo Paraguayo, a Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Banda Sinfônica do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Além de ter sido, por mais de 10 anos, regente associado à Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi de São Paulo.

É também colaborador do projeto Orquestrando São Paulo, do maestro João Carlos Martins. Nesse projeto, foi responsável pela criação, em 2017, do curso Técnicas e Boas Práticas para Regentes de orquestras e grupos musicais do Sesi de São Paulo, visando a capacitação e o aperfeiçoamento de regentes, curso de educação à distância, realizado através do portal de educação do Sesi de São Paulo, que já está em sua 22ª turma. E, em 2019, a sua continuação, com o segundo curso, Prática e Desenvolvimento de Grupos Musicais. Nesses dois cursos, já foram atendidos mais de 3 mil alunos.

Foi assessor artístico do Conservatório de Tatuí, de 2018 e 2019. Nesse período, participou na criação e organização, nessa instituição, do curso regular de Viola Caipira, bem como é responsável pela sua manutenção, e pelo desenvolvimento do grupo de música raiz desse conservatório.

Atualmente, é maestro titular da Orquestra Sinfônica de Tatuí. Chamamos à frente o vereador de Tatuí, senhor Eduardo Dade Sallum, representando o maestro Edson Beltrami, para receber, das mãos do deputado Maurici, a sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Palavras do senhor Eduardo Dade Sallum. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO DADE SALLUM - Sr. Presidente desta sessão, Srs. Deputados, em nome do deputado Maurici, cumprimento o deputado Paulo Fiorilo, cumprimento todos os presentes, a imprensa, a Assembleia Legislativa.

Venho receber o prêmio, em nome do maestro Edson Beltrami, que está em um compromisso internacional no dia de hoje, e não pôde vir para receber o prêmio. O maestro Edson Beltrami pediu para que eu fizesse algumas palavras, deputados.

É muito simbólico que o maestro Edson Beltrami, que é historicamente ligado ao Conservatório de Tatuí, a maior escola de Música da América Latina, gerido pelo Estado de São Paulo...

É muito simbólico que, neste ano, o maestro Edson Beltrami receba esse prêmio. Porque esse ano é justamente o ano da demissão do maestro Edson Beltrami do Conservatório de Tatuí.

E isso vem em decorrência de 10 anos de desmonte da escola, dado pelo governo do estado de São Paulo. Se a gente já não tivesse um ataque à Cultura a nível nacional, a que a gente tem assistido - o veto da Lei Paulo Gustavo foi um exemplo disso -, agora nós temos também um ataque à maior escola de música da América Latina, que, deputado Marcos Martins, diminuiu, de arrocho orçamentário, 95% em uma década.

A maior escola de música da América Latina, do interior do estado de São Paulo, diminuiu 95% de arrocho orçamentário em uma década. Se não fosse esta Assembleia Legislativa aprovar, na Lei Orçamentária, quatro milhões de reais para repor no orçamento do conservatório nesse último ano, nós teríamos mais de 30 professores demitidos dessa escola de música.

Mesmo assim, a administração do conservatório diminuiu pela metade o salário da maior parte dos profissionais do conservatório - pasmem. Nunca vi isso acontecer, deputado Marcos Martins: diminuir pela metade. Então eu venho aqui, em nome do maestro Edson Beltrami, para fazer essa denúncia. Quando o maestro Edson Beltrami abriu a boca para a imprensa sobre os cortes, ele foi demitido, depois de uma história de mais de 40 anos com o Conservatório de Tatuí.

Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Obrigado, Sr. Eduardo Dade Sallum, vereador de Tatuí. Parabéns ao homenageado desta noite, o nosso querido... Maestro Edson Beltrami. Foi um suspense só para dar aquele... Vamos então ao início da premiação.

O “Prêmio Inezita Barroso”, de autoria do deputado Marcos Martins, foi criado em 2016 com o objetivo de preservar a memória da cultura rural paulista e homenagear aquela que foi uma das maiores representantes dessa expressão artística.

Como cantora, pesquisadora, atriz e apresentadora, Inezita Barroso dedicou sua vida à produção e difusão da arte caipira em suas diferentes manifestações. A cada ano, serão entregues 20 prêmios a personalidades representativas no âmbito da preservação e difusão da cultura rural paulista. Os homenageados serão indicados por parlamentares e pela sociedade civil.

Senhoras e senhores, dando início às premiações da 5a Edição do Prêmio, chamamos, para que receba à frente, o Sr. Felipe André de Oliveira Alves, que receberá em nome dos homenageados Craveiro e Cravinho. Para entrega, o deputado Maurici. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Ao final da década de 1940, formou-se a dupla Craveiro e Cravinho. E passaram a se apresentar na Rádio Cultura de Pederneiras, São Paulo. Adeptos do estilo de Tonico e Tinoco, Craveiro e Cravinho defendem como poucos a nossa música raiz, a viola e o violão, a moda de viola, o cateretê, o desafio, em todos os cantos do país onde continuam se apresentando. Mais uma salva de palmas, por gentileza. (Palmas.)

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Durval, que receberá o prêmio em memória da dupla Durval e Davi, que será entregue pela Sra. Débora Godoi, representando o deputado Dirceu Dalben. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - O nome Durval e Davi surgiu com o apoio de uma pesquisa realizada pela Rádio Nove de Julho. Entre mais de 5.000 cartas com sugestões, estavam os nomes Saul e Davi, e Daniel e Durval.

E foi daí que surgiu o nome da consagrada dupla sertaneja. O primeiro sucesso de Durval e Davi veio logo com o primeiro LP: a música “Minha Mãe É Uma Santa”. As canções “A Gaivota” e “Buscando a Felicidade” também foram muito bem aceitas pelo público.

O grande sucesso, porém, que rendeu aos meninos o primeiro disco de ouro, foi a música “Meu Natal Sem Mamãe”, lançada em 1975, no terceiro LP da dupla, que teve quase 300.000 cópias vendidas. A dupla encerrou-se em cinco de julho de 2020, com o falecimento de Davi, que sem dúvidas deixou o seu nome registrado na história da música sertaneja raiz e um grande legado que continua sendo propagado por seu irmão Durval.

Dando continuidade às premiações, chamamos agora à frente o grupo Raiz de Violas. Para entrega, o deputado Martins, representando a deputada Leci Brandão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - O deputado Marcos Martins fará então a entrega desse prêmio, representando a deputada Leci Brandão.

O grupo Raiz de Violas Mairiporã é um projeto cultural sem fins lucrativos, que possui como objetivo resgatar, fomentar e preservar a música caipira raiz, e propiciar entre os artistas e o público um senso crítico de transformação social através da cultura.

Cumprimentos estão sendo feitos, o registro deste grande momento. Mais uma salva de palmas, por gentileza. (Palmas.) Agradecemos às Irmãs Jacó, que podem retornar aos seus lugares. Muito obrigado. Parabéns. Grupo Raiz de Violas, perdão.

Dando continuidade às premiações, chamamos agora as irmãs Jacó. Para a entrega do prêmio, Sílvio de Albuquerque, representando o deputado Mauro Bragato. (Palmas.) Por volta de 1980, as Irmãs fizeram sua estreia na Rádio Difusora de Assis, em um programa musical caipira.

Participaram de apresentações em festivais na região, com destaque para a participação no 7º Festival Viola de Todos os Cantos, em sua quarta etapa, realizada na cidade de São Carlos, São Paulo, em 2009. (Palmas.)

 

* * *

 

  - É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos às Irmãs Jacó, que podem retornar aos seus lugares. Muito obrigado. Parabéns.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Luiz Honório de Oliveira. Para a entrega do prêmio, o deputado Edson Giriboni. (Palmas.) Criou e lançou o programa “O Rancho do Filisbino, que rapidamente alcançou liderança de audiência em toda a região, promovendo a música sertaneja, a cultura de raiz e valorizando a vida simples do interior, em especial da zona rural.

Atuou em diversos veículos comunicação do interior e da capital do estado de São Paulo, tendo se destacado na cidade Itapetininga, nas rádios Clube de Itapetininga e na Super Difusora de Itapetininga, mas sua maior ousadia foi fundar sua própria emissora, sempre promovendo campanhas e ações filantrópicas. (Palmas.)

 

* * *

 

  - É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns ao Sr. Luiz Honório de Oliveira. Agradecemos, parabenizamos e pedimos que retorne ao seu lugar. Muito obrigado.

Dando continuidade às premiações, chamamos agora à frente a Sra. Mariângela Zan. Para a entrega do prêmio, a deputada a Leticia Aguiar. (Palmas.) Começou sua carreira na música acompanhando o seu pai em shows por todo o Brasil, onde fazia participações como backing vocal.

Dois anos depois, assumiu o vocal da banda, cantando canções do repertório de seu pai, se apresentando principalmente em bailes pelo País, onde, segundo ela mesma: “É nesse ambiente que o intérprete aprende a cantar todos os ritmos”.

 

* * *

 

  - É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Registro uma salva de palmas. (Palmas.) Muito obrigado, Mariângela Zan. Pode retornar ao seu lugar. Muito obrigado. Parabéns.

 Dando continuidade às premiações, chamamos agora à frente a Orquestra de Violas de Franco da Rocha. Para a entrega do prêmio, o deputado Maurici. O início da trajetória da Orquestra de Violas de Franco da Rocha se deu em 2017, por meio do projeto do grande violeiro e professor Fábio Miranda, o qual viu a oportunidade de reunir os munícipes da cidade que mantêm essa cultura de raiz, não só a cultura caipira, mas aquela que não é tão aparente.

 

* * *

 

  - É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Vamos então para o registro. São muitos os componentes da Orquestra de Violas de Franco da Rocha. (Palmas.) Agradecemos à Orquestra de Violas de Franco da Rocha. Muito obrigado. Parabéns. Podem retornar aos seus lugares. Muito obrigado.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente a Orquestra de Violeiros Ouro na Serra. Para a entrega do prêmio, o deputado Paulo Lula Fiorilo.

Grupo de violeiros formado por tocadores de violas, violões, e cantadores das comunidades de Guapiara, que participaram de eventos dedicados à cultura popular brasileira, sempre levando e divulgando não apenas as tradições da cidade de Guapiara, mas sendo legítimo representante da música raiz popular.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - A foto, o registro. Mais uma salva de palmas. (Palmas.) Parabéns à Orquestra de Violeiros Ouro na Serra.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente a Orquestra Municipal de Viola Caipira de Mirante de Paranapanema. (Palmas.) O Sr. Arnaldo Freitas fará a entrega do prêmio, representando o deputado Itamar Borges.

Leva a cultura da música raiz e caipira do Pontal, seus causos e histórias, através da viola caipira para todo o Oeste paulista. Conta com 20 integrantes, e está sempre aberta a estudantes que queira participar, continuando seu trabalho de formação.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Nós vamos tirar a foto aqui embaixo. São muitos integrantes. Sendo realizada a formação para o registro. Parabéns à Orquestra Municipal de Viola Caipira de Mirante de Paranapanema. (Palmas.) Muito obrigado. Podem retornar a seus lugares.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente Rubinho Véio e Josué, cururueiros de Tatuí, para a entrega do prêmio, o Sr. Thiago José, representando a deputada Professora Bebel.

Rubens Vieira, membro do Grupo de Cururueiros de Tatuí, movimento cultural que se iniciou em 1916, no decorrer de eventos religiosos. Os povos indígenas são os criadores do cururu, que era festejado às margens do Rio Tietê. Posteriormente, tornou-se a Festa do Divino Espírito Santo. 

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, Rubinho Véio e Josué, cururueiros de Tatuí. Muito obrigado.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente Ademar Braga. Para a entrega do prêmio, o deputado Maurici.

Compositor letrista, com mais de 150 músicas gravadas com grandes intérpretes. Destaque para a música “Sonho de Caboclo”, com aproximadamente 40 gravações e vídeo no YouTube com dez milhões de visualizações.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, Sr. Ademar Braga. (Palmas.) Muito obrigado.

Dando continuidade, chamamos à frente o Sr. João Miranda. Para a entrega o deputado Maurici. (Palmas.)

Compositor, gozando de grande prestígio por intérpretes da música sertaneja e popular terem gravado músicas de sua autoria, como Milionário e José Rico, Lourenço e Lourival, João Mulato e Pardinho, Trio Parada Dura, Sérgio Reis, Elba Ramalho, Roberto Carlos, Inezita Barroso, entre tantos outros.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - O registro desse momento especial, muito obrigado. (Palmas.) Sr. João Miranda, muito obrigado.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente a Sra. Juliana Andrade. Para a entrega do prêmio, o deputado Maurici. Violeira, pioneira, solista de viola e afilhada de Inezita Barroso, primeira mulher a solar viola caipira em grandes clássicos da música caipira, premiada consecutivamente como melhor violeira do Brasil pelo Prêmio Excelência Máxima da Música Caipira.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, Juliana Andrade. (Palmas.) Muito obrigado.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente a Sra. Leyde e a Sra. Laura. Para entrega do prêmio, o deputado Maurici. (Palmas.)

São 30 anos de carreira dedicados à música sertaneja autêntica. São 17 trabalhos lançados, incluindo um DVD, parcerias musicais, além de importantes premiações: Prêmio Ari Barroso, Troféu Tião Carreiro e Troféu Tonico & Tinoco, entre outros.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Sendo cumprimentadas pelo deputado Maurici. Leyde e Laura, se posicionem então para o registro. Parabéns a essas grandes artistas da nossa música. (Palmas.) Muito obrigado.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o maestro João Paulo Amaral, representando a Orquestra Filarmônica de Violas. O prêmio será entregue pelo deputado Maurici. (Palmas.)

Surgiu em 2001 e foi idealizada pelo reconhecido violeiro e pesquisador Ivan Vilela. Fator fundamental e característico da Filarmônica é o desenvolvimento musical dos integrantes com a profissionalização de novas gerações de violeiros aliada à ampliação da técnica instrumental aplicada à viola.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, maestro João Paulo Amaral.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Ranulfo Faria. Será entregue o prêmio pelo deputado Maurici. (Palmas.) Nos anos 80 foi chamado para participar do programa Som Brasil, de Rolando Boldrin, e foi convidado para participar de seu disco de vinil, na época, com a sua melodia “Do Joio e Do Trigo” e, posteriormente, foi convidado para participar do CD Histórias Faladas e Cantadas de Rolando Boldrin. Além de cantor e compositor, Ranulfo Faria contribui muito para a música sertaneja de raiz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, Ranulfo Faria. Muito obrigado.

Continuamos então com a nossa premiação. Chamamos à frente o Sr. Tião Goiano, acompanhado do Sr. Odilon. Para a entrega do prêmio, o deputado Maurici. (Palmas.) Tião Goiano é autodidata nos acordes e ponteados. Participou do incentivo cultural premiado pela Lei Aldir Blanc em 2021.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, Tião Goiano, sendo acompanhado pelo seu amigo Odilon, que recebe então o prêmio do deputado Maurici. Muito obrigado. O registro, muito obrigado. (Palmas.)

Muito obrigado, deputado Maurici, participando aqui das entregas.

Agradecemos a presença de todos os homenageados e premiados. E agora passamos a palavra para os deputados presentes. Tem a palavra o deputado Marcos Martins, autor da lei que criou o prêmio Inezita Barroso.

 

O SR. MARCOS MARTINS - Eu gostaria de cumprimentar a todos, cumprimentar pela presença, e pelo envolvimento, pela música caipira, no Brasil, valorizar o que é nosso. Cumprimento aqui a Mesa em nome do Maurici, Paulo Fiorilo, nossa companheira deputada, Giriboni, e que nós possamos continuar valorizando a música.

Que Inezita Barroso seja lembrada eternamente por tudo o que ela fez pela música caipira, pela música brasileira. Que cada um de nós possa dar uma contribuição, e não permitir que acabem com a nossa cultura.

Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Parabéns, deputado Marcos Martins. Ouviremos, agora, a palavra do deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Bom dia a todos e a todas, é um prazer recebê-los aqui, aqueles que foram homenageados e aqueles que acompanham. Queria fazer uma saudação especial ao vereador Mauro Rodrigues, de Guapiara, que veio junto com o grupo homenageado de viola lá de Guapiara.

Dizer, deputado Marcos Martins, que a iniciativa que o senhor tomou aqui tem uma importância que ultrapassa mandatos, legislaturas, para fortalecer a cultura popular, a música sertaneja, a música raiz.

Isso tem uma importância muito grande para quem conhece, para quem nasceu e viveu com a música sertaneja. Queria saudar o deputado Giriboni, a deputada Leticia, e uma saudação especial ao deputado Maurici, que preside a Comissão de Educação.

Deputado, o senhor tem a tarefa de continuar com esse prêmio, continuar abrindo as portas para a Assembleia, para a gente receber aqui música de qualidade, pessoas que produzem, maestros, orquestras.

Então eu queria parabenizá-los todos. Fazer uma saudação especial ao vereador Sallum, que recebe aqui o prêmio em nome do maestro Edson. E dizer que eu fico feliz em ver aqui pessoas que vieram lá do Pontal do Paranapanema, 650 quilômetros, para receber essa homenagem. (Palmas.)

Queria deixar aqui um abraço a todos os que vieram de tão longe, os que vieram de mais perto. Mas todos são merecedores. Parabéns. Vou deixar o abraço aqui da Catita para vocês lá de Mirante, tá bom?

Um abraço. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Obrigado, deputado Paulo Fiorilo. Ouviremos agora palavras da deputada Leticia Aguiar.

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PP - Bom dia. Que bênção, que alegria ver esse plenário repleto de artistas e de personalidades do mundo sertanejo. Eu, que sou do interior, sou nascida em São José dos Campos, Vale do Paraíba, sou a primeira mulher eleita deputada estadual dessa região, e tenho muito orgulho.

Quando eu vejo tantas e tantas mulheres também de destaque ocupando seus espaços por mérito, por capacidade, por talento, por vocação, eu fico extremamente feliz e honrada de poder prestigiá-los nessa data tão importante.

Falando de mulher, nós estamos falando do Prêmio Inezita Barroso. Inezita, que foi um marco na história do mundo sertanejo, do mundo da viola; Inezita, que deixou a sua história, o seu legado.

E nós temos a missão, também por meio deste Parlamento, de dar o devido reconhecimento e estimular a boa cultura deste País, estimular aquele pequeno empreendedor cultural, das suas cidades, das suas localidades, que muitas vezes nunca tiveram chance antes, em governos anteriores, a ter acesso a recursos, a investimentos.

Só os artistas consagrados é que tinham acesso a qualquer tipo de financiamento público. Isso precisa mudar. Nós precisamos que esses recursos cheguem diretamente a vocês, que estão no dia a dia, vocês, que já têm tantos e tantos anos de carreira, e que precisam cada vez mais consolidar a boa cultura brasileira, cultura da moda de viola.

Eu vivo numa região do Vale do Paraíba onde nós temos a fé bastante latente. Aparecida, a capital mariana do Brasil, a cidade da fé, é ali onde nós encontramos muitos romeiros, muitos tropeiros. Ali é aquela região tão abençoada, porque nós temos ali a nossa mãe Aparecida; que eu tenho certeza que embaixo de cada chapéu aí tem a proteção da nossa mãezinha.

Quero mais uma vez reconhecer a nossa região com o prêmio que dediquei a Mariângela, que é de Aparecida, que é de São Paulo, mas está em Aparecida, onde apresenta um programa “Aparecida Sertaneja”, uma mulher muito abençoada que está aqui acompanhada de sua mãe, de sua tia.

Parabéns a essa grande mulher, Mariangela (Palmas.), que faz um trabalho importantíssimo na TV Aparecida. E eu me orgulho muitíssimo, como mulher também, poder prestigiar você, que é uma grande mulher, guerreira, e em nome dela parabenizo todas as mulheres aqui presentes.

É importante destacar que o Vale do Paraíba também, além de ter Aparecida como um grande centro de fé, de tradição, de história, com a moda de viola também, nós temos ali Cachoeira Paulista, nós temos um grande campeão de rodeios, que é o Adriano Moraes, campeão mundial de rodeios.

Então, veja, é o nosso Brasil fazendo história, é o nosso mundo sertanejo fazendo história, é a viola fazendo história. Eu que, apesar de ser não muito antiga na política, estou começando meus passos políticos, faço parte dessa nova geração, dessa nova safra de políticos, e tenho muito orgulho de trabalhar e representar aqui na Assembleia Legislativa esses princípios, esses valores que eu trago de casa, os princípios cristãos, os valores conservadores, os valores de amar o Brasil acima de tudo.

E quem ama o Brasil acima de tudo, ama a tradição sertaneja, ama essa cultura, ama o homem e a mulher do campo.

E vocês têm aqui uma deputada que não apenas admira, como gosta, como aprecia. Meu esposo que também é violeiro, infelizmente não pôde estar aqui hoje, mas isso é o que a gente vive na nossa essência, no nosso dia a dia, ouvindo Tião Carreiro e Pardinho e tantos outros que fazem parte da história da cultura popular brasileira.

Que Deus os abençoe. Parabéns a cada um de vocês. Viva o Brasil, viva a viola. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado à deputada Leticia Aguiar.

Por motivos de agenda, o deputado Paulo Fiorilo teve que se retirar, deixando aqui os seus agradecimentos.

Ouviremos agora palavras do deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - UNIÃO - Quero cumprimentar a todos nessa manhã muito prazerosa aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, cumprimentar o deputado Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura, nosso sempre deputado Marco Martins, deputados Paulo Fiorino e Leticia Aguiar, que estiveram presentes aqui nessa cerimônia, todos os que são homenageados aqui, corretamente aqui pela Assembleia Legislativa.

Quero cumprimentar, em nome do meu homenageado, Luiz Honório de Oliveira, nosso querido Filisbino, todos os homenageados, particularmente da minha região aqui os nossos amigos de Tatuí, de Guapiara, a nossa região, e todos os que estão presentes aqui.

A Assembleia Legislativa faz esse gesto de valorizar a cultura, valorizar a nossa música raiz. A história de cada um a gente vê aqui pela história lida aqui pelo nosso cerimonialista, histórias bonitas de dedicação, de amor.

Então, é um prazer a gente poder participar e poder publicamente reconhecer cada um dos senhores, cada uma das senhoras aqui com seus familiares, Luiz Honório aqui com a sua esposa, com seu filho, com os nossos vereadores lá de Itapetininga, o Zé da Escola, a Marina, Catarina, toda a equipe aqui que acompanha aqui este evento aqui.

Então é um prazer, parabéns, que a gente continue, o Poder Público sempre com esse olhar especial à cultura, à nossa raiz. Aqui o nosso Conservatório de Tatuí, que possa sempre estar contribuindo como órgão público para a nossa cultura, para a nossa música, para o nosso jovem.

Então, é um prazer muito grande a gente poder homenagear quem faz história. Aqui o nosso querido Filisbino, com 81 anos de vida, todo dia, diariamente levando a música, levando a raiz da nossa música, nossa cultura.

Então em seu nome, Filisbino, cumprimentar todos os que estão sendo homenageados aqui justamente pela Assembleia Legislativa.

Parabéns, deputado Maurici, por esta sessão solene. Deputado Marcos Martins, pela sua iniciativa de valorizar esses guerreiros, estes amantes da música raiz, da cultura. Então a gente fica muito contente de poder participar de um evento tão bonito como esse.

Parabéns, que Deus continue iluminando cada um de vocês com a sua história. Vocês continuem contribuindo com a cultura, com a música, com a raiz, com o entretenimento aqui no estado de São Paulo. Parabéns a todos vocês. Foi uma honra poder participar desta entrega muito justa a todos vocês. Que Deus abençoe a todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, deputado Edson Giriboni.

Encerrando os pronunciamentos e também as atividades dessa premiação, com a palavra o deputado estadual Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. MAURICI - PT - Eu quero começar a terminar registrando aqui algumas presenças que não podem passar em branco. Está aqui o Dr. Aref Sabeh, vice-prefeito de Assis; a Dra. Lúcia Goes, vice-prefeita do Mirante do Paranapanema. (Palmas.)

Os vereadores de Itapetininga Marina Nalesso, Catarina Nanini e Zé da Escola. (Palmas.) O vereador de Mirante do Paranapanema José Carlos Matias. (Palmas.) O vereador de Assis Fernando Vieira. (Palmas.) O vereador Alex do Posto, de Franco da Rocha. (Palmas.)

Preciso me demorar um bocadinho em relação ao Alex do Posto, porque ele é vereador em Franco da Rocha, a cidade em que eu nasci, e ocupa um cargo que eu já ocupei - no século passado, é verdade, mas ocupei.

Ele mesmo, Alex do Posto, não toca nada, mas o pai dele, o Zecão, era um grande violeiro. Sejam bem-vindos todos os vereadores, vice-prefeitos e autoridades. Lamento não ter feito esse registro no início. Quero saudar todos os presentes.

Quero dizer que faço eco às palavras da deputada Leticia: é muito importante uma gestão democrática e transparente da Cultura, em especial no estado de São Paulo. É muito importante que a gente consiga aumentar progressivamente os recursos do Tesouro Estadual destinados às manifestações culturais e, o mais importante, que esses recursos cheguem às mãos daqueles e daquelas que, de fato, produzem a cultura.

Nós não podemos ter a visão da Cultura como simples entretenimento e o apoio a grandes produções. Nesse sentido, vou aproveitar a oportunidade, deputado Edson Giriboni, para pedir o apoio dos deputados e deputadas desta Casa com um projeto de lei que nós protocolamos esta semana, que propõe regulamentar, no território paulista, a lei federal recém-criada do Sistema Estadual da Cultura.

Esse sistema, justamente, vai na direção de estabelecer mecanismos de participação e debate de toda a sociedade, de todo o setor cultural, no processo de políticas públicas de cultura no estado de São Paulo.

O Parlamento tem os seus potenciais e tem também os seus limites. Um dos seus limites me foi lembrado pelo deputado Paulo Fiorilo, que queria que a gente chamasse todos os vereadores e vice-prefeitos, todas as autoridades presentes, para ocuparem os espaços aqui na frente.

Nós não o fizemos, com a preocupação de que, se houvesse muitos e muitas, não poderiam ocupar o lugar dos homenageados. Então, peço desculpas se algum deles, alguma delas, não foi contemplado dessa maneira.

Um outro limite me foi lembrado, Marcos Martins, pelo seu então assessor, o nosso amigo Cicerone, lá de Mairiporã. (Palmas.) O que o Cicerone reclamou é que a gente deveria ter aberto um espaço para cada homenageado se manifestar aqui.

Havia razões para que isso não fosse feito. Vocês mesmos notaram que tanto o deputado Paulo Fiorilo quanto a deputada Leticia tiveram que sair, porque já tinham outros compromissos agendados.

Então, nós não queríamos estender demais essa parte da atividade, porque a atividade não se encerra aqui, a atividade vai se encerrar lá no saguão. Vai haver lá um brunch, é isso? Brunch, e eu desafio todos e todas vocês, homenageados, a encantarem ainda mais esta Casa com as suas apresentações lá no saguão. (Palmas.)

A comunicação da Casa vai estar lá gravando todas as apresentações, gravando todas as manifestações que vocês entenderem que devam ser feitas. Esse material vai ficar na Assembleia Legislativa e depois, de alguma maneira, nós vamos dar um jeito de permitir que esse material chegue até as mãos de vocês. Perfeito?

Quero um agradecimento especial ao Ranulfo, que é meu amigo de infância. Um agradecimento especial às orquestras de Mairiporã e de Franco da Rocha. Na quarta-feira à noite, estive lá na divisa dos dois municípios; aprendi lá, Zé, como é que se mata e se pela um porco, não é isso? Não consegui ficar para a galinhada, mas pelo menos conseguimos ter uma boa prosa lá.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe - Mônica, Tião, Vera - e a todos os colegas trabalhadores e trabalhadoras desta Casa, os funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais militar e civil, bem como a todos os que, com as suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada esta solenidade.

Convido todos a se dirigirem até o saguão da Casa, para o brunch e as apresentações.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, deputado Maurici. Em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, eu quero parabenizar os homenageados e todos os premiados.

Nós teremos agora, no Hall Monumental, o brunch, e também vamos ouvi-los com essa música popular brasileira.

Muito obrigado a todos. Um ótimo dia. 

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 51 minutos.

 

* * *