29 DE ABRIL DE 2022

4ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DEMOLAY

 

Presidência: TENENTE COIMBRA

 

RESUMO

 

1 - TENENTE COIMBRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene em "Homenagem ao DeMolay", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - ELIAS JULIO SANTOS

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeos sobre a origem da Ordem DeMolay e outro com o discurso do mestre e conselheiro estadual, Sr. Bruno Brunheti.

 

3 - GABRIEL CERICATO

DeMolay ativo, faz pronunciamento.

 

4 - ABNER TOFANELLI

Irmão DeMolay e deputado federal jovem, faz pronunciamento.

 

5 - RUBENS NUSQUE JUNIOR

Coronel da reserva do Exército Brasileiro e tio maçon, faz pronunciamento.

 

6 - LUCAS GIMENES

Ilustre comendador cavaleiro estadual, faz pronunciamento.

 

7 - MAXWELL FERREIRA

Oficial executivo da 29ª região, faz pronunciamento e, acompanhado pelo deputado Tenente Coimbra, realiza a entrega de menções de agradecimento.

 

8 - SÉRGIO FERNANDES

Secretário estadual de paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, faz pronunciamento.

 

9 - ANTONIO FLÁVIO VARNIER

Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, faz pronunciamento e entrega livro comemorativo ao deputado Tenente Coimbra.

 

10 - JOSÉ GERALDO ISOLA

Grande mestre estadual, faz pronunciamento e realiza a entrega de menções de agradecimento.

 

11 - PRESIDENTE TENENTE COIMBRA

Elenca as autoridades e convidados presentes e discursa sobre a sua trajetória na Ordem DeMolay.

 

12 - ELIAS JULIO SANTOS

Mestre de cerimônias, discorre sobre o histórico da Ordem DeMolay e anuncia a entrega de medalhas pelo deputado Tenente Coimbra.

 

13 - PRESIDENTE TENENTE COIMBRA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Tenente Coimbra.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Alesp, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Estamos aqui reunidos nesta sessão solene para homenagear a Ordem DeMolay no estado de São Paulo. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida pela TV Alesp e pelo canal do YouTube Alesp, no qual saúdo a todos que nos assistem.

Convidamos neste momento para compor a Mesa Diretora: deputado estadual Tenente Coimbra. (Palmas.) Grande mestre estadual José Geraldo Isola. (Palmas.) Ilustre comendador cavaleiro estadual Lucas Gimenes.

Secretário estadual adjunto de Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil no estado de São Paulo, Sergio Fernandes, representando o grão-mestre estadual do GOB-São Paulo, Gerson Magdaleno. (Palmas.) Tio maçom coronel Nusque. (Palmas.)

Neste momento, convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Também gostaria de chamar, para compor a Mesa Diretora, o grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Antonio Flávio (Palmas.)

Todos podem sentar-se.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PL - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: grande secretário estadual, Pedro Daher; grande secretário estadual-adjunto, Fábio Okamoto Fagundes Jr.; grande tesoureiro estadual-adjunto, Vinícius Martins; presidente da comissão nacional da cavalaria do DeMolay Brasil, Thiago Marchesi Bariani; oficial executivo da 29ª região, Maxwell Ferreira; past grande mestre estadual, Caio César Oliveira; Edmilson Dubri, delegado do 2º distrito da 16ª região da Grande Loja do Estado de São Paulo; tio maçom Eric Luque, representando a Casa Civil do estado de São Paulo.

Antes de dar início a essa sessão, vamos apresentar um vídeo sobre a origem da Ordem DeMolay.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Neste momento, ouviremos as palavras do mestre conselheiro estadual, Bruno Brunheti, que não pôde estar presente, mas enviou um vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Agora, com a palavra, o demolay ativo Gabriel Cericato. (Palmas.)

 

O SR. GABRIEL CERICATO - Em 2018, tive o prazer de me juntar a esse grande exército de jovens, que busca sempre honrar a memória de Jacques de Molay. A Ordem DeMolay me ensinou a ser realmente grato por todo o esforço e carinho dos meus pais, que nunca me negaram amparo.

Mais do que isso, me deu verdadeiros irmãos que, no momento mais difícil de minha vida, estavam lá, para me amparar e aconselhar. Além disso, sou muito grato pelas habilidades que desenvolvi através da ordem.

Meus irmãos me incentivaram a me dedicar mais nos estudos, começar uma atividade física, e ler regularmente. Lembro-me perfeitamente do dia em que o consultor de meu capítulo foi à minha casa para fazer minha sindicância. Ele disse à minha mãe que eu iria mudar.

Eu não acreditei. Mas hoje eu vejo o quanto a Ordem DeMolay me ajudou a evoluir, e a ser quem eu sou hoje: uma pessoa melhor. Por isso eu sempre lutarei por sua grandeza, para que mais jovens possam se desenvolver, tanto quanto eu pude ao lado da Ordem DeMolay.

Uma vez demolay, sempre demolay. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Muito obrigado. Agora com a palavra, o nosso irmão, e deputado federal jovem da Câmara, Abner. (Palmas.)

 

O SR. ABNER TOFANELLI - Boa noite a todos, tios e irmãos. É uma honra muito grande poder estar aqui nessa noite. Meu nome é Abner Tofanelli, tenho 22 anos. Acabei de virar sênior, no meio dessa pandemia.

Não deu tempo nem de me despedir da capa. Mas estou muito feliz de estar aqui. Principalmente por ser um dos eventos em que eu vejo a Ordem DeMolay unificada.

Eu, que iniciei em 2016, ficava muito chateado, quando eu via aquela divisão, em ver o empenho dos irmãos, em fazer a união dos supremos. E agora, a gente seguir nessa harmonia, me deixa muito feliz. Eu tive a honra de representar o estado de São Paulo, como deputado jovem, no Parlamento Jovem Brasileiro.

Foi uma honra poder estar lá, representando os jovens, e ver que o protagonismo juvenil tem a capacidade e o poder de mudar esse País. A Ordem DeMolay trabalha muito nisso, que é o protagonismo da juventude.

Então, poder estar aqui hoje homenageando a Ordem DeMolay, que é uma instituição que faz jovens se tornarem verdadeiros líderes, jovens mudarem de fato as suas vidas, o seu meio, com seus amigos, nas suas escolas, no seu trabalho, e se prepararem para ser adultos firmes, adultos que têm um papel de transformação na sociedade - nos deixa muito feliz ver a capacidade de a Ordem DeMolay fazer isso.

Eu queria aqui deixar meus parabéns ao GCESP, aos tios, às pessoas que fazem a Ordem DeMolay acontecer de verdade. Não tinha preparado nenhum discurso para estar aqui, mas quero agradecer ao deputado Tenente Coimbra, aos tios, aos irmãos.

E dizer aos irmãos que estão aqui representando todas as regiões do estado de São Paulo, através dos mestres conselheiros, e aos tios que estão aqui representando todos os capítulos do nosso estado de São Paulo: vocês transformam o mundo.

Assim como eu tive a minha vida totalmente transformada pela oportunidade de conhecer irmãos, conhecer amigos, fazer relacionamentos em todos os cantos deste país onde nós temos irmãos. Aonde a gente for, a gente consegue uma ajuda, um socorro, se a gente estiver precisando. Isso é muito importante.

E dizer, para finalizar aqui, que mudar o mundo, meus irmãos, não é loucura, não é utopia. Mudar o mundo é justiça. E eu tenho certeza de que a Ordem DeMolay é uma das maiores instituições que lutam por essa justiça. Eu tenho muito orgulho de ser um demolay e de ver este plenário cheio de irmãos que vão transformar o mundo daqui para a frente.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Agora, com a palavra o tio maçom Coronel Nusque. (Palmas.)

 

O SR. RUBENS NUSQUE JUNIOR - Meu amigo, sobrinho e companheiro de farda, Tenente Coimbra; meus irmãos, meus sobrinhos, boa noite. Eu venho de Ribeirão Preto para participar deste evento muito importante.

Falar mais alguma coisa agora, depois de tantas palavras emocionantes do nosso sobrinho que falou virtualmente, chega até a ser redundante. Mas eu quero dizer para vocês que considero vocês, demolays, o futuro do Brasil. É desnecessário dizer.

Aquilo que vocês viram no início, sobre as sete virtudes, que são extremamente importantes, elas vão se refletir no futuro, não só de vocês, mas na família, no trabalho, em tudo - e no Brasil. Nós precisamos de jovens valorosos, pessoas que no futuro irão ocupar posições de destaque no Brasil.

E nós temos certeza de que os demolays foram feitos para isso. As lojas estão de parabéns, os tios pertencentes aos conselhos, os próprios demolays, quando fazem as suas sindicâncias, quando incluem novos membros nos capítulos, porque é necessário.

Então, todos estão de parabéns pela pujança que a ordem apresenta hoje. Estamos passando por um momento de renovação, saindo de uma pandemia em que, por dois anos, nós praticamente não tivemos atividade.

Os capítulos todos perderam jovens, porque muitos já completaram a maioridade, e as iniciações ficaram prejudicadas. Mas tenho certeza de que isso será superado; superado pela garra de vocês. Vocês são jovens, vocês têm toda a energia para sempre fazer com que os capítulos e a ordem sejam cada vez mais fortes.

E lembrem-se de que vocês carregam o nome de um homem cujo poder, força e autoridade foram capazes de ameaçar o rei da França. E aconteceu o que aconteceu com ele.

Então, é algo muito importante, é uma honra para vocês carregar o nome de Jacques DeMolay. Era isso que eu tinha para dizer.

Muito obrigado e parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Agora, com a palavra o ilustre comendador cavaleiro estadual Lucas Gimenes. (Palmas).

 

O SR. LUCAS GIMENES - Boa noite a todos. Eu cumprimento a todas as autoridades demolays e maçônicas aqui presentes, em nome do irmão e tio José Geraldo Isola. Em nome do deputado Tenente Coimbra, eu cumprimento as demais autoridades civis e militares presentes.

Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que eu estou muito feliz de estar hoje, pela primeira vez, na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a grande responsabilidade de representar toda a liderança juvenil do nosso estado, que compreende aproximadamente 6.200 demolays ativos, que são distribuídos em mais de 200 capítulos nas mais diversas cidades paulistas.

Onde está presente, a Ordem DeMolay faz a diferença nas comunidades próximas aos capítulos, isso porque, quando Frank Sherman Land criou a Ordem DeMolay lá nos Estados Unidos, em 1919, ele pretendia levar luz ao mundo, mas não para mudar o mundo inteiro.

Até porque nós não somos super-heróis, mas sim fazendo com que cada demolay fizesse sua luz brilhar sobre outra pessoa, mudando para melhor as suas comunidades e fazendo a diferença no mundo real. No fim das contas, essa é a real finalidade de nossa ordem.

E o que a torna tão especial, diferenciando um demolay de um jovem que não passou pelas nossas fileiras, são ensinamentos simples, como se fosse uma filosofia de vida, o que nós chamamos de virtudes cardeais, sendo a última o patriotismo.

Por conta disso, o demolay é um ser político que carrega no sangue o DNA do bom debate em prol da defesa das liberdades civil, religiosa, intelectual e política.

Não à toa, temos tantos exemplos de demolays que fazem a diferença no cenário político como vereadores, prefeitos e deputados, como é o exemplo de nosso irmão Matheus Coimbra, que abriu as portas da Alesp para todos os demolays na noite de hoje.

Sobretudo no mundo em que vivemos atualmente, como demolays, devemos ainda mais defender a democracia e as escolas públicas, que são a garantia e o berço de nossos direitos e das liberdades que tanto defendemos.

Isso envolve, com certeza, obediência, discussão e respeito às diferenças, aos direitos humanos, à cidadania, à igualdade e à inclusão, até porque o mundo mudou.

O perfil das fileiras já não é mais o mesmo de 100 anos atrás. Mas o que exatamente mudou em nossas fileiras? De dois anos para cá, tivemos cada vez mais acesso a tecnologias e informação e aprendemos a integrar mais as pessoas, ainda que de um jeito diferente.

Aprendemos a valorizar ainda mais o toque físico e o peso destas capas, porque a jornada como demolay ativo passa muito rápido.

O mundo mudou para melhor, e a Ordem DeMolay também mudou para melhor. Apesar de que, de dois anos para cá, nossas fileiras tenham diminuído em número, nossos capítulos passaram a ter cada vez mais pessoas de qualidade, que respeitam os seus companheiros, seus pais e seu país. A Ordem DeMolay espera de seus membros nada mais nada menos do que caráter, respeito e liderança.

Um mundo mais justo é aquele que nós construímos dia após dia para melhorar nossa cidade, estado e país. A Ordem DeMolay mudou, assim como a Alesp também mudou, uma Casa que sempre congregou pessoas das mais diferentes opiniões em um estado pujante como São Paulo, a maior jurisdição DeMolay do mundo inteiro. Somos mais de 31 mil e quinhentos iniciados.

Que a Ordem DeMolay viva mais 100 anos e passe por mais cem anos de evolução, construindo dias melhores.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Agora com a palavra o oficial executivo da 29ª Região, Maxwell Ferreira.

 

O SR. MAXWELL FERREIRA - Deputado Tenente Coimbra, meu irmão, no qual saúdo todas as autoridades civis presentes; meu irmão José Geraldo Isola, no qual eu cumprimento todos os meus irmãos maçons e demolays aqui presentes, junto com meu ilustre comendador cavaleiro estadual Lucas; representantes de potências maçônicas - meu irmão Flávio, do Grande Oriente Paulista; irmão Sérgio, do Grande Oriente do Brasil do Estado de São Paulo; a administração, diretoria do Grande Conselho do Estado de São Paulo.

Meus irmãos demolays ativos, me coube a grande satisfação e responsabilidade, na qual acredito que seja, de representá-los neste momento. E o porquê disso? Nós vivemos um período de reconstrução, não somente uma reconstrução da sociedade, na qual todos nós estamos passando, pós-pandemia, mas um momento de reconstrução da nossa Ordem DeMolay.

Muito sabem que nós passamos por um momento de unificação, uma grande felicidade e festa da nossa ordem, e no estado de São Paulo não é diferente. Então me cabe a responsabilidade de, em nome de todos vocês, demolays ativos, maçons dos corpos de conselhos consultivos, oficiais executivos do estado de São Paulo, reconhecer esse agradecimento e prestar homenagem, entregando uma menção de agradecimento aos responsáveis, que hoje tocam o nosso estado de São Paulo.

E vou solicitar, se não for quebra de protocolo, meu irmão Coimbra, que me ajude na entrega dessas homenagens, primeiro, não a uma pessoa, mas a uma instituição, a única instituição responsável pela gestão da Ordem DeMolay Solo Bandeirante, o nosso grande Conselho do Estado de São Paulo, e também aos representantes hoje presentes.

O Bruno, infelizmente, não está conosco fisicamente, mas de coração como nós vimos, mas também ao nosso grande mestre do estado de São Paulo, José Geraldo Isola, e nosso irmão, ilustre comendador cavaleiro estadual Lucas. Tá bom?

Então, eu vou até a Mesa, ou você vem aqui. Como vocês acharem melhor. Vida longa à Ordem DeMolay, e que nós continuemos trabalhando e crescendo, em prol do nosso estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Parabéns aos homenageados. Bom, agora, com a palavra o secretário Estadual de Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil no Estado de São Paulo, Sérgio Fernandes.

 

O SR. SÉRGIO FERNANDES - Repetindo. Boa noite a todos. Meu querido sobrinho demolay, ilustre deputado estadual Tenente Coimbra; sobrinho Lucas Gimenes, ilustre comendador estadual; meus irmãos José Geraldo Isola, grande mestre estadual; e Antonio Flávio, grão-mestre do Grande Oriente Paulista, através dos quais cumprimento todos os demais irmãos, sobrinhos, convidados e espectadores da TV Alesp.

Com muita honra e alegria me encontro novamente nesta tribuna de honra, para tecer algumas palavras sobre essa importante Paramaçônica, Ordem DeMolay. Em 2019, estive aqui com vocês, enquanto grande mestre estadual, comemorando o centenário da Ordem DeMolay, e hoje, representando o eminente irmão Gelson Magdaleno, grão-mestre do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, que, por motivos de agenda, infelizmente não pode estar presente, mas pediu para salientar a satisfação de reafirmar que a potência maçônica, o GOB São Paulo continua como sempre esteve, ao dispor da Ordem DeMolay Paulista, ainda mais neste momento, ano de comemoração dos 200 anos do GOB no Brasil.

Muito já vivemos, e certamente muito ainda viveremos, e sei que junto de todos os demolays, estamos moldando excelentes jovens, que servirão a nossa sociedade como homens de bem, e no futuro, fazendo parte de uma maçonaria mais forte, unida e pujante em solo bandeirante.

Em nome do GOB São Paulo, agradecemos o convite feito, e parabenizo o deputado estadual Tenente Coimbra, por não deixar essa data passar em branco, nessa retomada pós-pandêmica, que, felizmente, estamos ultrapassando. Que Deus abençoe a nossa Ordem DeMolay, e vida longa, e eu quero deixar como mensagem final minha, eu acredito na juventude.

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Agora com a palavra, grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Antonio Flávio.

 

O SR. ANTONIO FLÁVIO VARNIER- Exmo. Sr. Deputado Estadual, Tenente Coimbra, nosso querido sobrinho, irmãos de Maçonaria, sobrinhos demolays presentes, irmão grande secretário paramaçônico do Grande Oriente Paulista, irmão Ocimar, em seu nome cumprimento todos os maçons presentes.

Quero deixar bem claro para os irmãos: há trinta anos, eu fui fundador de um capítulo DeMolay. Nesse capítulo DeMolay, fizemos fileiras de vários demolays que, na minha loja maçônica, já estão lá fazendo cargos e, dentre eles, quatro dos irmãos demolays já foram veneráveis mestres em lojas.

Essa ordem, ela nos enriquece, nos deixa feliz, pela juventude e pelo limiar da idade de vocês. O Grande Oriente Paulista sente-se honrado em se fazer presente nesta data, em homenagem a vocês, jovens paulistas, que são o futuro desta nação.

Eu queria entregar para o nosso querido deputado um livro comemorativo dos 40 anos do Grande Oriente Paulista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue o livro.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO FLÁVIO VARNIER - No mais, agradecer o convite para estar presente. Não poderia deixar de comparecer. Andei 550 quilômetros para estar aqui agora. Minha cidade é uma pequena cidade do estado de São Paulo, deputado: General Salgado.

Minha cidade tem 12 mil habitantes e coube-me a honra, neste momento, a alegria de estar presente vendo a felicidade desses sobrinhos demolays nesta homenagem. Tenho certeza de que o nosso querido deputado também se sente honrado por estar presidindo esta sessão.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Agora com a palavra o grande mestre estadual José Geraldo Isola. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ GERALDO ISOLA - Boa noite, família DeMolay. Meus cumprimentos às autoridades demolays e maçônicas presentes, bem como às autoridades políticas e civis, na figura do nosso irmão, nobre deputado Tenente Coimbra.

Hoje, meus irmãos, é um dia, uma noite de muita alegria a todos nós, demolays, não somente por sermos recebidos nesta ilustre Casa do Povo Paulista, mas também por comemorar o Dia Nacional e Estadual da Ordem DeMolay.

Os parabéns que quero dar hoje, mais do que olhar nos olhos de cada demolay ativo, sênior, e parabenizá-los, é, na verdade, homenagear todo o trabalho realizado por essa magnífica ordem.

Assim, quero homenagear cada entidade, cada creche, cada asilo, cada hospital, cada família que já foi, um dia, assistida pela Ordem DeMolay. Ajuda à sociedade, serviço à comunidade, empatia à necessidade do próximo: isso é cidadania, isso é patriotismo, isso é missão de um membro da Ordem DeMolay.

A construção de um mundo bem melhor e a luta por dias melhores não podem se concretizar apenas por palavras e fórmulas vazias, mas sim pela ação e trabalho de cada um de nós, demolays.

Por isso, eu os parabenizo e agradeço, porque, como disse o nosso irmão Walt Disney, “de nada serve ser luz se não for para seguir, se não for para iluminar o caminho dos demais”.

Eu os parabenizo não por cargos, não por vestimentas, não por colares, não por comendas, não por oratória; eu os parabenizo por serem jovens úteis à nossa sociedade. Parabenizo, e agradeço também à Maçonaria, mãe e patrocinadora da Ordem DeMolay no mundo.

Também não somente pela ajuda, mas, acima de tudo, pela coragem em patrocinar uma ordem tão grande e tão necessária na construção de jovens mais conscientes e livres.

Parabéns a cada consultor de capítulo, a cada mãe e família de cada demolay, a cada escudeiro, a cada sênior, a cada mestre conselheiro e a cada demolay ativo por existirem e cultivar dentro de seus corações a ideia de dias melhores para sempre. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Quero aproveitar o momento e o ensejo para também fazer alguns agradecimentos, que não poderíamos deixar de fazer esta noite. Primeiramente, quero agradecer em nome do grande conselho estadual da Ordem DeMolay do estado de São Paulo a Matheus Coimbra Martins de Aguiar, deputado estadual Tenente Coimbra, por todos os relevantes e meritórios serviços prestados em prol da nossa querida Ordem DeMolay paulista. (Palmas.)

Quero agradecer também, em nome do Grande Conselho, o Grande Oriente do Brasil de São Paulo, GOB-SP, na figura de seu eminente grão-mestre estadual, Gerson Magdaleno, aqui hoje representado pelo nosso querido tio Sérgio e também Peche, grande mestre estadual. (Palmas.)

O Grande Conselho também agradece ao Grande Oriente Paulista, GOP, na figura do seu eminente grão-mestre estadual, Antonio Flávio Varnier. (Palmas.)

Por fim, também quero deixar o nosso agradecimento do Grande Conselho à Glesp, Grande Loja do Estado de São Paulo, que hoje, infelizmente, não pôde enviar um outro representante, estaria aqui presente com o nosso Peche, o grande mestre estadual e nacional, tio Guilherme Aguiar, que por motivos de saúde da sua esposa não pôde estar presente, mas que farei chegar às mãos do sereníssimo João Xavier essa homenagem do Grande Conselho.

No mais, meus irmãos, muito obrigado por vocês estarem presentes hoje, terem atendido à convocação do seu mestre ou conselheiro estadual, do seu ICC estadual e também do Grande Conselho para estarem juntos aqui com a gente participando, comemorando e nos unindo cada vez mais.

Parabéns a todos vocês e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Agora com a palavra o nosso deputado estadual e irmão Matheus Coimbra. (Palmas.)

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PL - Primeiramente, boa noite a todos. Antes de mais nada, queria fazer algumas referências, embora o Cerimonial já tenha feito e tenha sido repetido algumas vezes nas falas. Quero fazer referência a algumas autoridades aqui presentes e alguns grandes amigos.

Primeiramente nosso grande mestre estadual, José Geraldo Isola, obrigado pela sua presença; Lucas Gimenes, nosso ilustre comendador cavaleiro estadual; Sérgio Fernandes, secretário estadual de paramaçônicas do GOB-São Paulo, representando o grão-mestre estadual, Sr. Gerson Magdaleno, obrigado tio Sérgio; Antonio Flávio, nosso grão-mestre do Oriente, obrigado pela presença; o tio e grande amigo militar, coronel Nusque, um grande irmão de farda e um grande tio da instituição, obrigado por ter vindo de Ribeirão até aqui para nos prestigiar; Pedro Daher Yunes, grande secretário estadual, obrigado pela presença; Sr. Fábio Okamoto Fagundes Junior, grande secretário estadual adjunto; Vinícius Martins, nosso grande tesoureiro estadual adjunto; Thiago Marchesi Bariani, presidente da Comissão Nacional da Cavalaria do DeMolay Brasil; Maxwell Ferreira, oficial executivo, um grande irmão e um dos responsáveis também de articularmos essa cerimônia no dia de hoje, obrigado pela presença e por todo o suporte; Sr. Caio César de Oliveira, grande mestre estadual de São Paulo; Erick Luc, representando a Casa Civil do estado de São Paulo; tio Erick Luc, corrigindo, representando a Casa Civil do nosso estado de São Paulo, obrigado pela presença, tio; Edmilson Dupre, delegado do 2º Distrito da 16ª Região; e Gabriel Cericato, nosso demolay ativo, obrigado pela sua presença.

Gostaria também de agradecer a presença e o esforço do nosso Elias, que está como mestre de cerimônias no dia de hoje. Foi incumbido dessa responsabilidade, está fazendo pela primeira vez, está fazendo de maneira muito efetiva.

Aproveitar também um agradecimento, embora não presente, mas fazer uma justa homenagem à nossa Banda da Polícia Militar, que nos abrilhantou no início da nossa solenidade. A banda tem diversos afazeres, diversas solenidades, já relataram que não poderiam ir até o final, mas aqui publicamente fazer o agradecimento.

E, quebrando um pouco o protocolo, vou me dirigir ao púlpito para fazer breves palavras. Prometo não me alongar. Na política existem dois tipos de discursos, os bons e os longos.

Então eu vou tentar ficar no primeiro e não me alongar, porque eu sei que diversos irmãos, tios vieram de diversas localidades do Estado, pegaram diversas horas de carro, e têm um longo caminho aí também para voltar o mais cedo e em segurança possível.

Como a liberdade não é usual, quem preside a sessão se levantar para fazer o uso da palavra no púlpito, mas hoje é um dia ímpar para mim, um dia singular. A Ordem DeMolay é muito responsável por eu estar aqui no dia de hoje.

Quando adentrei ao capítulo, no ano de 2009, e aí parafraseando o irmão que falou da sindicância, o irmão Gabriel, que citou da sindicância, aqui eu tenho junto, que está inclusive me filmando ali.

O Gustavo Renor, que na época então meu amigo pessoal, mestre conselheiro do capítulo Hiram Abif me convidou, e assim eu adentrei à Ordem. Hoje, inclusive, está como meu chefe de gabinete aqui dentro da Assembleia, inclusive também outro irmão demolay, que foi mestre conselheiro do meu capítulo, André, que faz as nossas mídias. E isso vem fruto exatamente da Ordem.

Tenho certeza se não tivesse esse convite, na época, para entrar na Ordem, não despertaria o desejo da sétima virtude em mim do patriotismo, que me daria o ensejo de entrar nas Forças Armadas.

E assim fiz, com 18 anos, virei tenente do Exército, e posteriormente, eu tenho certeza de que se não fosse tenente do Exército hoje não estaria como deputado.

Então, se a gente puxar lá atrás a origem de tudo, acaba sendo a Ordem, não só na designação da minha vida, mas os valores que lá aprendi, que lá foram consolidados, os valores das nossas sete virtudes, principalmente como outro irmão disse aqui, a nossa vela central do companheirismo, os grandes amigos, que eu acho que é isso que fica de legado.

As amizades que são feitas lá acabam perpetuando para a vida. São os amigos que a gente encontra dentro da Ordem, com quem a gente acaba saindo à noite, com quem a gente acaba jogando, de quem a gente acaba se aproximando.

Tudo isso é muito salutar e isso acaba formando o jovem. Aqui, nós, um pouco mais velhos, passamos por isso e vocês vão passar, com toda a certeza.

Então, por isso, é um dia muito especial. Fizemos em 2019, no meu primeiro ano no mandato aqui na Assembleia, a primeira sessão solene presidida por um demolay, de fato, e acabou sendo, na coincidência, no centenário da Ordem.

Infelizmente, ficamos dois anos sem poder realizar essa sessão solene, devido, obviamente, à pandemia. Agora, a gente volta, se Deus quiser, à normalidade, à nossa sessão solene anual.

Muitos irmãos que estão aqui não tiveram a oportunidade de estar aqui na Assembleia Legislativa, a maior assembleia da América Latina, onde são discutidas as leis de todo o nosso estado de São Paulo.

Isso mostra a pujança, isso mostra a importância da nossa ordem. Então, desde já, eu agradeço a presença de todos os irmãos. Poder festejar e comungar esse dia tão importante.

Muito obrigado e uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Bom, pessoal, obrigado pela explanação de todos. Foi uma missão muito complicada, Coimbra, para falar a verdade, essa missão de estar aqui à frente de todos esses jovens, irmãos demolays, mas, agora, vou iniciar as formalidades, começando a ler um breve texto sobre a nossa ordem.

“A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, sendo um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, fundado nos Estados Unidos, em Kansas City, pelo maçom Frank Sherman Land.

Nosso mártir, Jacques de Molay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV, e 33º último grão-mestre da Ordem do Templo. Foi queimado vivo por não trair seus juramentos, irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a ordem aprendeu a lição e a importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno.

Nossa ordem tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis e amam a pátria, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como um modelo a ser seguido por todos os jovens, baseando-se em sete virtudes cardeais que, com certeza, todos conhecem aqui, que são: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Faço questão de citar a seguinte frase: ‘Para ser útil à sociedade, não é preciso ser um demolay, mas, para ser um demolay, é necessário ser útil à sociedade’”.

Agora, neste momento, solicito que os seguintes convidados se posicionem aqui atrás para receberem a medalha do gabinete do deputado e irmão Matheus Coimbra, como homenagem pelos trabalhos realizados pela Ordem: grande mestre estadual José Geraldo Isola. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Antonio Flávio Varnier. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Grande secretário estadual adjunto Fábio Okamoto Fagundes. Inclusive ele foi o primeiro mestre conselheiro estadual a discursar no Dia do DeMolay na Alesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - O nosso demolay ativo Gabriel Cericato. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - O secretário estadual adjunto de Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil, São Paulo, Sergio Fernandes, representando o grão-mestre estadual do GOB/SP. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ELIAS JULIO SANTOS - Parabenizo a todos os homenageados. Agora com a palavra o nosso deputado estadual Tenente Coimbra para as considerações finais.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PL - Não vou me alongar novamente, só agradecer a presença de todos na Assembleia Legislativa. A nossa luta continua sempre defendendo os valores que me trouxeram até aqui, que são os valores que aprendi na Ordem DeMolay, inclusive estamos implementando a utilidade pública do grande conselho estadual da Ordem DeMolay, unificado para que possamos, inclusive nas nossas festividades, contar com recursos, contar com o apoio do Governo do Estado.

Isso eu tenho certeza que vai auxiliar e motivar muitos futuros jovens a adentrar na Ordem. Quero parabenizar a todos que vieram, das mais diferentes localidades. Sei que não é fácil, sei que muitos se organizaram dentro dos capítulos, com os próprios pais, com os tios.

Que o dia de hoje não seja apenas uma sessão solene, ou, como diz a nossa própria Ordem, uma fórmula vazia, que vocês possam olhar para alguns irmãos, se espelhar, saber que dentro da Ordem vocês têm irmãos que vocês vão carregar para a vida toda, que vão poder contar com o apoio, com o suporte e, principalmente, com os valores que vocês aprenderam dentro da Ordem.

Ao terminar, teremos um coquetel na retaguarda, no salão de espelhos, que é por onde vocês entraram, um pequeno salgadinho simbólico para todo mundo comer, pelo menos ir de barriga cheia para casa, não é, tio?

Que a distância vai ser longa para alguns. Mas agradeço e lembro sempre que das fileiras viemos e das fileiras retornaremos. Um grande abraço a todos e uma boa noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 01 minuto.

 

* * *