25 DE MAIO DE 2022

8ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À REVOLUÇÃO DE MAIO CELEBRADA NA ARGENTINA

 

RESUMO

 

1 - LUIZ FERNANDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para "Homenagem à Revolução de Maio Celebrada na Argentina", por solicitação do deputado Paulo Lula Fiorilo. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da República Argentina", seguido pelo "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - ALINE HERRERA

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo institucional da Argentina.

 

3 - PAULO LULA FIORILO

Deputado estadual e presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, faz pronunciamento

 

4 - FERNANDO DE MELLO BARRETO

Secretário adjunto de Relações Internacionais do município de São Paulo, faz pronunciamento.

 

5 - AFFONSO MASSOT

Secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

 

6 - RAYMUNDO DOS SANTOS ROCHA MAGNO

Chefe do Escritório de Representação em São Paulo do Ministério das Relações Exteriores, faz pronunciamento.

 

7 - LUIS MARÍA KRECKLER

Cônsul geral da Argentina em São Paulo, faz pronunciamento.

 

8 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Fernando.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Dia da Revolução de Maio, celebrado na República Argentina.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube. Convido a todos os presentes para compor a Mesa. Convidamos os deputados estaduais Gil Diniz, Mauro Bragato, Janaina Paschoal. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino da República Argentina, seguido pelo Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob regência do maestro subtenente Villas Bôas, maestro da sessão da Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo.

 

* * *

 

- São executados o Hino da República Argentina e o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Registramos e agradecemos a presença do embaixador Pedro Monzón, cônsul-geral de Cuba em São Paulo; Heather Cameron, cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, cônsul-geral da Espanha em São Paulo; Stylianos Hourmouziadis, cônsul-geral da Grécia em São Paulo; Matthieu Branders, cônsul-geral da Bélgica em São Paulo; Raul Bolaños Cacho, cônsul-geral do México em São Paulo; Marco Larrea Monard, cônsul do Equador em São Paulo; e Insang Hwang, cônsul-geral da Coreia em São Paulo; embaixadora Marta Encarte, cônsul-geral do Uruguai em São Paulo; Mário Antonio Turnaturi, cônsul-geral de São Marino em São Paulo; Verónica Cooke, cônsul-adjunta em São Paulo; Ryosuke Kuwana, cônsul-geral do Japão em São Paulo; Thomas Schmitt, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo; Rafael Erdreich, cônsul-geral de Israel em São Paulo; Klaus Hofstlader, cônsul-geral da Áustria em São Paulo; Tinyiko Kumalo, cônsul-geral da África em São Paulo.

Neste momento, para suas palavras de abertura e abertura dos trabalhos ouviremos o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, representando o deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO - PT - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa sessão solene atende à solicitação do deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, a quem eu, deputado Luiz Fernando Teixeira, primeiro-secretário desta Casa, represento-o hoje com a finalidade de homenagear o Dia da Revolução de Maio, celebrado na Argentina.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Convidamos para que componha aqui a Mesa também o deputado estadual Tenente Nascimento. (Palmas.)

Para suas palavras de abertura, com a palavra o deputado Luiz Fernando Teixeira.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO - PT - Excelentíssimo Sr. Deputado Paulo Fiorilo, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo; Excelentíssima Sra. Deputada Janaina Paschoal; Excelentíssimo Sr. Deputado Gil Diniz; Excelentíssimo Sr. Deputado Mauro Bragato; Excelentíssimo Sr. Deputado Tenente Nascimento; ao querido embaixador Luis Maria Kreckler, cônsul-geral da Argentina em São Paulo; e a embaixatriz Natalia Lore; excelentíssimo embaixador Raymundo dos Santos Rocha Magno, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores aqui em São Paulo; embaixador Affonso Massot, secretário-executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; embaixador Fernando de Mello Barreto, secretário-adjunto de Relações Internacionais do município de São Paulo.

Quero saudar aqui o corpo diplomático e consular, toda a comunidade argentina aqui em São Paulo, os empresários, senhoras e senhores. Quero, em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo, desejar as boas-vindas a esta Casa desse povo irmão. Nós discutimos quem é que vence na bola, mas eu quero dizer do carinho que todos nós temos por todo o povo argentino, pela república argentina. Nos confundimos.

Eu, desde criança, frequento a Argentina. Meu pai, na década de 70, já ministrava Direito na Universidade de Belgrano, então, eu cresci um pouco argentino, um pouco brasileiro.

Quero aqui, em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo, saudar todos vocês e, junto com vocês, estarmos aqui comemorando esta importante data, data da independência do povo argentino, da república argentina.

Então, quero aqui, embaixador, dar-lhe as boas-vindas. Esta Casa, hoje, é azul e branca; esta Casa, hoje, é toda argentina. Quero aqui, em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo, desejar a todas e todos as boas-vindas e que nós possamos ter uma sessão comemorativa da independência da Argentina, comemorada hoje também por nós, povo paulista.

Muito obrigado, sejam todos muito bem-vindos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Agradecemos as palavras do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. Neste momento, assistiremos a um vídeo institucional da Argentina.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Dando prosseguimento aos discursos, ouviremos palavras do deputado estadual Paulo Fiorilo, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Bom dia a todos e a todas. Sejam bem-vindas a esta Casa. É um prazer recebê-los e recebê-las. A representação consular aqui no Brasil e no estado de São Paulo têm uma importância muito grande para a Alesp.

Quero saudar o deputado Luiz Fernando Teixeira, 1º Secretário, a deputada Janaina Paschoal, a quem eu agradeço a presença, o deputado Gil Diniz, deputado Mauro Bragato e deputado Tenente Nascimento.

Muito obrigado pela presença de todos. Saudar aqui o embaixador Luis María Klecker, cônsul-geral da Argentina, e a embaixatriz Nathália Loreti; o embaixador Raymundo dos Santos Rocha Magno, muito obrigado pela presença, chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo; embaixador Affonso Massot, que representa aqui hoje o secretário Julio Serson.

Embaixador, muito obrigado pela presença. Normalmente nos vemos virtualmente. É muito bom vê-lo aqui com a gente hoje neste evento. Embaixador Fernando de Mello Barreto, secretário adjunto de Relações Internacionais do município de São Paulo. Muito obrigado pela presença, representando aqui a secretária Marta Suplicy.

Saudar todo o corpo diplomático e consular, comunidade argentina em São Paulo, os empresários e todos os presentes. Hoje é dia de celebração, dia de celebrarmos com nossos irmãos argentinos a independência de sua pátria. Independência consolidada em 9 de julho de 1816 com o Congresso de Tucumã, mas que teve início em 25 de maio de 1810 com um processo longo e árduo que durou até 1825.

É dia de lembrarmos os heróis da independência argentina, como Cornelio Saavedra, Mariano Moreno, Manuel Belgrado e sobretudo o grande José de San Martín. Mas celebrar a Argentina em sua independência é, antes de mais nada, reconhecer a riqueza de sua cultura, a pujança de sua economia e a força do seu povo.

Caminhando juntos, Brasil e Argentina sempre compartilharam experiências que marcaram uma irmandade centenária: independência e consolidação de nossas nações, períodos autoritários e de reconstrução de nossas democracias, crises econômicas e desafios sociais.

Com nossos irmãos argentinos temos construído o Mercosul, que para além de incongruências no campo econômico, é a ponte da contínua construção de uma comunidade culturalmente diversa e indissociavelmente unida na celebração da paz e dos valores humanos mais caros.

Nossos desafios são comuns e as soluções para superá-los também são comuns. Cada vez mais devemos aprender com as experiências compartilhadas, a partir do que nos une, a construção de uma América do Sul próspera e socialmente justa.

Sr. Embaixador, cônsul-geral da Argentina, receba do povo de São Paulo as mais elevadas homenagens ao povo argentino e envie ao presidente Alberto Fernández a mensagem de que neste ano de 2022 o Brasil democraticamente seguirá os seus rumos e que, a partir de 23, estaremos, como sempre, ao lado da Argentina, com determinação e entusiasmo na construção de um futuro melhor para os nossos povos.

Esta Casa estará sempre aberta para fortalecer os laços entre os dois povos através das parcerias, do desenvolvimento econômico e das ações conjuntas entre o estado de São Paulo e a Argentina. Considere aqui a casa do povo argentino. Viva o povo argentino, viva a Revolução de Maio.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Dando continuidade, com a palavra o embaixador Fernando de Mello Barreto, secretário adjunto de Relações Internacionais do município de São Paulo.

 

O SR. FERNANDO DE MELLO BARRETO - Bom dia a todos e a todas, deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, 1º secretário da Mesa, aqui presidindo a reunião, em nome de quem peço que transmita também os meus cumprimentos aos demais membros desta Casa.

Também faço aqui os meus cumprimentos aos colegas do corpo consular, tão importante, como foi já dito. Um corpo consular, aliás, muito rico em pessoas, em qualidade e quantidade. Então é uma alegria não só para a Alesp, mas também para todos nós termos esse corpo consular tão digno e importante.

Em nome do prefeito Ricardo Nunes, eu gostaria de agradecer ao cônsul-geral da Argentina, embaixador Luis María Kreckler, pelo convite para esta sessão especial em comemoração aos 212 anos da Revolução de Maio, em parceria com a Alesp.

Esta data, que também é o Dia da Pátria da Argentina, marca, claro, um símbolo para o povo argentino, mas para todos os que acompanhamos a Argentina e os demais países, sobretudo os outros latino-americanos que também, pela mesma ocasião, mais ou menos na mesma época, se tornaram também, igualmente, independentes.

A cidade de São Paulo, que aqui de alguma forma eu represento, tem interesse, tem buscado e gostaria de aprofundar ainda mais os laços de amizade, de cooperação com as cidades argentinas, além, claro, de Buenos Aires, da qual São Paulo já é cidade-irmã desde 2020 e tem interesse, é claro, em aprofundar todos os tipos de laços culturais, comerciais e outros, em especial em algumas áreas de ... como turismo, cultura, direitos humanos, combate à desigualdade social. Acho que há muitas, muitos campos para estudarmos e aprendermos com as experiências, trocarmos as experiências numas cidades argentinas com São Paulo.

Aliás, nesse sentido, até, eu aproveito para parabenizar aqui o cônsul geral e o consulado aqui, que tem feito um trabalho muito grande de aproximação, em especial na área comercial.

Tenho frequentemente comparecido a eventos, feitos juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. O consulado tem sido muito ativo nesse sentido e tenho certeza que empresas paulistanas cada vez mais estão se interessando em ampliar seus negócios com a Argentina em geral.

Então, nesse sentido, apenas termino dizendo que a Secretaria de Relações Internacionais está à disposição da representação consular argentina para aprofundar tais ações conjuntas, de maneira a contribuir cada vez mais para o aprofundamento da amizade entre as nossas cidades.

Desejo, pois, muito sucesso e uma excelente sessão a todos.

Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Convidamos, também, para que componha a nossa Mesa de Honra, a deputada estadual Márcia Lia. (Palmas.)

Neste momento, ouviremos a palavra do embaixador Affonso Massot, secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo.

 

O SR. AFFONSO MASSOT - Bom dia a todas e todos, e uma especial saudação aqui ao deputado Luiz Fernando Teixeira, que preside essa sessão, 1º secretário da Mesa Diretora; ao deputado e amigo Paulo Fiorilo, com quem tenho tido a honra de interagir algumas vezes virtualmente, como ele já me falou, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome de quem eu cumprimento os demais deputados e deputadas aqui presentes, os que compõem a Mesa e os que estão junto ao público.

  Cumprimento os meus colegas Raymundo Magno, que aqui representa o Eresp, função que eu tive a honra de exercer também. E cumprimento o embaixador Fernando de Mello Barreto, secretário adjunto de Relações Internacionais do município de São Paulo, função que eu também tive a honra de exercer.

Mas cumprimento muito especialmente o cônsul geral da Argentina, o embaixador Luis María Kreckler, a quem tivemos o prazer de receber este ano algumas vezes no Palácio dos Bandeirantes para conversarmos sobre possibilidades de cooperação entre São Paulo e a república irmã.

  Muito calorosamente felicito pela data comemorativa dos 212 anos da república argentina. Brasil e Argentina são parceiros estratégicos desde 1997, e essa parceria é reciprocamente histórica, fraterna e necessária em todos os setores.

Compartilhamos, além de uma grande faixa de fronteira, inúmeros laços culturais, comerciais e diplomáticos. E como costumo dizer, toda parceria estratégica com o Brasil passa necessariamente por São Paulo, devido à importância tanto geopolítica quanto econômica do nosso estado.

Assim sendo, saudando também todos os membros do corpo diplomático e do corpo consular, sobretudo os que se encontram aqui hoje, encerrando essas minhas brevíssimas palavras, que são também uma saudação do estado de São Paulo e muito especialmente do governador Rodrigo Garcia, que tenho a honra de representar aqui hoje, o que faço com todos os melhores votos pelo progresso da república argentina, pela felicidade e pelo bem-estar do povo irmão argentino.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Agradecemos as palavras do embaixador Affonso Massot. E neste momento, ouviremos as palavras do embaixador Raymundo dos Santos Rocha Magno, chefe do escritório de representações do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. RAYMUNDO DOS SANTOS ROCHA MAGNO - Bom dia a todas e todos, deputado Luiz Fernando Teixeira, deputado Paulo Fiorilo, deputados presentes nesta sessão, embaixador Kreckler, embaixador Massot, embaixador Fernando de Mello Barreto, deputados e deputadas presentes e colegas dos consulados. Muito rapidamente, (Pronunciamento em Língua Estrangeira).

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Neste momento, ouviremos as palavras do embaixador Luis María Kreckler, cônsul geral da Argentina em São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. LUIS MARÍA KRECKLER - Muito obrigado a todos pela sua presença. Especialmente ao deputado Luiz Fernando Teixeira. Muito obrigado ao meu amigo, deputado Paulo Fiorilo, que sempre está perto de todo o corpo consular aqui em São Paulo.

E à senhora Jéssica Souza de Brito, embaixador Raymundo dos Santos Rocha Magno, embaixador Afonso Mansur, embaixador Fernando de Mello Barreto, e os deputados que se têm feito presentes hoje.

E aos meus colegas no corpo consular, muito obrigado por estar aqui hoje. E também aos irmãos argentinos e brasileiros aqui presentes, amigas e amigos. Agradeço a todos vocês por nos acompanharem nesse dia tão importante para o meu país, em que comemoramos hoje uma nova data, a número 212 do primeiro grito de liberdade da Nação Argentina, que, pouco tempo depois, receberia o nome de República Argentina.

Eu não quero ler isso porque, realmente, estar aqui presente, na Assembleia, comemorando o dia da Revolução de Maio, não é um dado menor, é muito importante. Mas, para mim, porque tive parte da minha educação aqui no Brasil, eu vim para cá quando eu tinha, mais ou menos, 13 anos. Eu fiquei aqui até, mais ou menos, os 18 anos. Estive no Brasil, eu devo muito para o Brasil, como muitos argentinos que moram no Brasil devem tanto ao Brasil.

Porque a gente, às vezes, vai embora por motivos econômicos, políticos, ou qualquer problema. Hoje, essa data, 25 de maio, é uma data importante para todos os argentinos. Mais ainda, aqueles argentinos que moram fora da Argentina, especialmente no Brasil. Porque hoje eles sentem o orgulho e a dignidade de ser argentinos, hoje, no dia 25 de maio.

Por isso é muito importante, para a gente, comemorar isso numa casa, digamos, republicana, do Estado de São Paulo. Onde, aqui, se faz política. E aqui se traça o futuro do estado de São Paulo. Por isso, para a gente, é muito importante, para o corpo consular e o corpo diplomático, estar aqui hoje.

Eu vivi, quando cheguei ao Brasil, uma época de governos militares, onde Argentina e Brasil estavam longe. Éramos vizinhos, mas estávamos longe. A eletricidade aqui era 110, na Argentina era 220. A bitola brasileira tinha uma medida, e a bitola na Argentina tinha outra medida. Estávamos separados por um muro histórico.

E começamos a construir uma relação que é uma relação de irmãos. Não somente nós, Argentina e Brasil, mas o Mercosul e toda a América Latina. Isso é muito importante.

E mais: com todos os países democráticos na região. Isso é importantíssimo, e é a coisa que temos que defender. Por isso, estar falando aqui, num lugar onde temos todos os direitos constitucionais, é importante, sem lugar à dúvida.

E agora quero referir-me aos argentinos. (Pronunciamento em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALINE HERRERA - Registramos a presença do Sr. Yves d'Orfeuil, cônsul-geral da França em São Paulo. Comunicamos aos presentes que, após o encerramento desta cerimônia, será oferecido um coquetel, aqui nos Salão dos Espelhos, na parte externa, que contará também com a apresentação de um tango pelos bailarinos Vanessa Flecha e Omar Forte.

Neste momento, encerrando os pronunciamentos, e para as suas considerações finais, com a palavra o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO - PT - Nos resta agora, posto que nós vamos ter um coquetel e uma exibição de tango, o quanto antes terminarmos. E eu queria mais uma vez cumprimentar a todo o povo argentino. E, deputado Paulo Fiorilo, entra para os anais da Casa esta comemoração, que nós precisamos estar aqui comemorando todo ano. Que a Assembleia possa ser palco para os nossos irmãos argentinos.

Temos uma grande diferença, e nós não vamos resolver nunca. Quem jogou melhor: foi Pelé ou Maradona? Não saberemos. Ambos jogaram muito futebol. Somos todos campeões mundiais, Argentina e Brasil, mas, sobretudo, somos grandes irmãos. E a Assembleia Legislativa, com muita alegria, recepcionou hoje essa cerimônia.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, a todos os que ajudaram a organizar este evento, sobretudo à equipe do deputado Paulo Fiorilo, aos funcionários do serviço de Som, da Taquigrafia, da fotografia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessoriais policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada esta solenidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 01 minuto.

 

* * *