26 DE MAIO DE 2022

45ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: LECI BRANDÃO

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - LECI BRANDÃO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CORONEL TELHADA

Por inscrição, faz pronunciamento.

 

3 - CORONEL TELHADA

Por inscrição, faz pronunciamento.

 

4 - CORONEL TELHADA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

5 - PRESIDENTE LECI BRANDÃO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 27/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Leci Brandão.

 

* * *

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - LECI BRANDÃO - PCdoB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior, e recebe o expediente. Iniciamos a leitura dos oradores inscritos. Deputado Itamar Borges. (Pausa.)

Deputada Janaina Paschoal. (Pausa.) Deputada Márcia Lia. (Pausa.) Deputado Tenente Nascimento. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor. (Pausa.) Deputado Frederico d’Avila. (Pausa.)

Deputado Adalberto Freitas. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Dr. Jorge Lula do Carmo. (Pausa.) Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Deputado Teonilio Barba Lula. (Pausa.) Deputado Gil Diniz. (Pausa.) Deputado Coronel Telhada. Vossa Excelência tem o uso da palavra pelo tempo regimental.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Obrigado, Sra. Presidente, deputada Leci Brandão, é um prazer ver a senhora presidindo a sessão. Fica muito bem, continue sempre aí, por favor.

Boa tarde a todos os presentes, aos nossos policiais militares, aos policiais civis aqui, aos assessores, funcionários, a todo o público presente aqui, aos senhores jovens que chegaram agora, sejam bem-vindos; ao meu amigo João Medeiros também, nosso assíduo frequentador, a todos que nos assistem aí pela Rede Alesp.

Hoje é uma quinta-feira, dia 26 de maio de 2022. Quero aqui começar fazendo uma crítica, porque houve uma ocorrência, uma operação lá na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, e, devido a essa operação, vários indivíduos foram mortos, 25 criminosos foram mortos na segunda operação, no Rio de Janeiro, e a imprensa falou um monte de absurdos, da violência policial, da mortandade, da letalidade.

Gozado que fala da letalidade da Polícia, mas não fala da letalidade do crime. Isso aqui é uma informação do próprio jornal “O Globo”, um dos maiores críticos aqui às ações da Polícia, e aqui traz a seguinte notícia: “morto na Vila Cruzeiro era investigado por ataques a policiais no Pará”.

Este ano dezenas de policiais foram mortos no Pará devido a ataques do crime organizado, e um desses mortos, um tal de Deo - eu não vou nem falar o nome do animal, porque nem merece ser citado - vagabundo, nome de Deo, ele é apontado como o mandante de mais de 20 ataques contra agentes de segurança no estado do Pará nesse último mês, sendo que, desses 20 ataques, 16 foram bem sucedidos.

Portanto, isso deixa bem claro que quem morreu com a ação da Polícia não é nenhum inocente, não, não é nenhum estudante, não, é tudo canalha, tudo bandido, armado de armamento pesado, de fuzil, de explosivo. São indivíduos que mantém e fazem o tráfico de entorpecentes nesse local aqui, na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro.

Eu tenho certeza de que aqui ninguém compactua com o crime, a ponto de achar que tráfico e traficante deve ser protegido, e sim combatido. E se eles atirarem na Polícia, eles têm que ter o mesmo retorno.

Nós vemos diariamente no WhatsApp, na rede social, vídeos do tiroteio que é nesse local. É pior que o Vietnã. Acho que lá na Ucrânia não tem tanto tiroteio como tem aqui no Brasil, em São Paulo, no Rio de Janeiro. É absurdo.

Ontem mesmo, meu filho participou de uma ocorrência aqui, na área do 16, onde dois indivíduos foram mortos na rua, por outros indivíduos que estavam com armamentos pesados, com fuzil, pistolas, e ainda desceram do carro para conferir com tiro na cara os mortos.

O negócio é grave, e a turma não se apercebe disso. Falando em violência, trago mais um policial militar morto, novamente no Rio de Janeiro. Inclusive, tem até aí um pedido de...

Estão oferecendo recompensa para quem informar sobre os assassinos desse policial militar, o soldado Fabio Figueiredo Campello. Ele foi baleado ao reagir a um roubo na Rodovia Carlinhos da Tinguá, e foi ali na Baixada Fluminense.

Esse policial chegou a ser socorrido, mas, infelizmente, não sobreviveu. Ele estava com 48 anos de idade, e ingressou na Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1996. Então, um abraço aos colegas da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a todos os policiais do Rio de Janeiro. Nossos sentimentos pela morte do soldado Fabio Figueiredo Campello, e, em especial, nossos sentimentos à família desse policial...

Gente, este ano são 21 agentes de segurança mortos no Rio de Janeiro. Vinte e um agentes de segurança foram mortos este ano, agora, em 2022, no Rio de Janeiro. Eu falo, o nosso País está em guerra e as pessoas fazem que nada acontece.

Outros falaram em ações da Polícia Militar aqui, uma ação, uma boa ação de traficante preso. Ontem as equipes do 23º Batalhão, do interior, batalhão em que eu servi, lá em Lorena, servi lá em 1983, 1984.

Ontem, nessa ação policial, eles acabaram apreendendo 162 invólucros de cocaína, maconha e caderno de anotações com contabilidade do fundo do tráfico. E um vagabundo foi apreendido também lá no bairro Cecap. Parabéns aos amigos e amigas do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana.

Outra ação também, com apreensão de entorpecentes, lá no 23º Batalhão mesmo, outra apreensão com 242 pinos de cocaína, porções de maconha, com certeza foi alguma grande operação que houve lá na região e acabaram sucedendo essas duas prisões de traficantes e mais os entorpecentes.

Finalmente, nós temos uma ocorrência aqui em Marília, também por tráfico de entorpecentes, no 9º Batalhão de Polícia Militar, no interior. O 9º Batalhão de Polícia Militar, do interior, apreendeu um homem que estava na rodoviária de Marília e iria até Foz do Iguaçu para transportar essas drogas, Sra. Presidente.

Ele receberia a quantia de dois mil reais. Em vez de receber o dinheiro, ele vai em cana e vai ficar muito tempo lá para largar mão de ser idiota, não ser mula dos outros.

Na busca da bagagem dele, foram apreendidos 13 tijolos de maconha e mais dois sacos a vácuo contanto mais 11 quilos e 200 gramas de maconha. Muita gente vai ficar sem dar um “beck” aí porque acabou atrapalhando o tráfico de entorpecentes. Parabéns aos policiais do 23 BPMI e aos policiais do 9º BPMI, respectivamente Lorena e a cidade de Marília.

Para fechar, Sra. Presidente, hoje, dia 26 de maio, só como lembrança, é o Dia do Combate ao Glaucoma, um mal que atinge muitas pessoas, principalmente as com mais idade.

Eu não posso deixar passar esse dia sem mandar um abraço aos nossos amigos do Cresep, em especial ao meu amigo Dr. José Augusto Cardillo, o Dr. Cardillo, que é diretor lá do Cresep, presidente do Cresep, e faz um trabalho maravilhoso lá em Araraquara acompanhado pela Patricia Lafuria e por toda a sua equipe.

Fazem transplante de córnea, fazem atendimento em glaucoma, enfim, fazem muitas coisas, havendo uma média de 2.500 atendimentos ao mês, inclusive de crianças, em 24 municípios da região de Araraquara, via SUS e também com o apoio de emendas que nós temos enviado ao Cresep lá em Araraquara. Parabéns, Dr. Cardillo e toda a equipe, pelo ótimo serviço realizado.

Muito obrigado, Sra. Presidente.

 

A SRA. PRESIDENTE - LECI BRANDÃO - PCdoB - Muito obrigada Coronel Telhada. Vamos seguindo a lista de oradores inscritos, deputado Marcos Damasio. (Pausa.) Deputado Enio Lula Tatto. (Pausa.) Deputado Sargento Neri. (Pausa.) Deputada Leticia Aguiar. (Pausa.) Deputado Caio França. (Pausa.)

Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Deputada Marta Costa. (Pausa.) Deputada Professora Bebel. (Pausa.) Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Deputada Carla Morando. (Pausa.) Deputado Conte Lopes. (Pausa.) Deputada Adriana Borgo. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. (Pausa.)

Vamos passar agora à Lista Suplementar. Deputado Léo Oliveira. (Pausa.) Deputado Sargento Neri. (Pausa.) Deputado Agente Federal Danilo Balas. (Pausa.) Deputado Delegado Olim. (Pausa.) Deputada Professora Bebel. (Pausa.) Deputado Castello Branco. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Coronel Telhada. Tem V. Exa. o uso da palavra pelo tempo regimental.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sra. Presidente, eu não vou usar o tempo regulamentar, só queria fazer uma saudação a todos que nos assistem pela Rede Alesp. Muita gente não percebe o poder da Rede Alesp, principalmente aos amigos do interior, que estão nos assistindo neste momento em suas cidades.

Quero mandar um abraço a todos, pedir que continuem nos acompanhando. Infelizmente a Casa está um pouquinho vazia, mas nós estamos aqui diariamente. Não quero dizer que os colegas que não estão presentes não estejam trabalhando, de maneira alguma, os colegas do interior, principalmente, neste momento devem estar nas suas cidades e nas suas regiões trabalhando e o pessoal de São Paulo também.

Todos aqui têm as suas atividades e nem todos têm o tempo disponível para estarem aqui no plenário, mas nós, eu e a deputada Leci, e outros deputados normalmente comparecemos. Até fico feliz de ver a deputada Leci Brandão, que esteve adoentada, de vê-la novamente no nosso meio.

A senhora sabe o carinho que eu tenho por Vossa Excelência. Então eu fico muito feliz de ver a senhora conosco aqui. Além de grande artista, uma grande deputada desta Casa, nossa amiga. Parabéns pelos seus trabalhos, deputada. E parabenizar todos os senhores que vieram aqui hoje. Infelizmente, hoje é um dia um pouquinho parado normalmente.

Aqui é melhor de terça e quarta, quando nós temos mais debates, mais sessões que trazem projetos para serem discutidos. Infelizmente, de segunda, quinta e sexta-feira o negócio é meio parado aqui, mas mesmo assim obrigado por virem conhecer a Casa. Conheçam a Casa, estudem e entendam a política, porque é uma coisa necessária na vida das pessoas.

Ainda existe uma grande pecha de que política é coisa de bandido, é coisa de ladrão e, infelizmente, tem muito bandido e ladrão no nosso meio mesmo, mas tem muita gente boa aqui, muita gente trabalhadora, muita gente que quer fazer o bem para as pessoas e essas pessoas devem prevalecer. Então se tem bandido aqui a culpa é do povo que elege bandido.

Então nós temos que pesquisar bem em quem nós vamos votar, analisar os nossos candidatos, pesquisar a vida, ver quais são os temas que eles apresentam. Muitas vezes o tema que a gente apresenta nem sempre é simpático para as pessoas, mas tem pessoas que nos acompanham; são temas necessários. Então é importante que pesquisem e vejam o que é a política no Brasil.

Vocês são jovens e têm a vida toda pela frente. Eu duro mais dez, 20 anos, sei lá quantos anos eu duro, se der sorte ainda. Vocês têm 20, 30, 40, 50 anos pela frente. Eu e o João não duramos mais 20, né, João? Se a gente durar mais 20 estamos no lucro, né? Mas vocês são jovens.

Preocupem-se com a política, acompanhem. Não fiquem dando ouvido a narrativas, porque tem muita gente que vem e conta história que não é a realidade. O cara conta uma história, uma meia verdade e ali ele cria uma narrativa e aquela narrativa nem sempre é correta.

Antes de aceitarem uma realidade que vocês veem aí na internet como verdade, pesquisem, vão atrás, vejam o fundamento, vejam o porquê daquela notícia, porque vocês vão ver que nem sempre aquilo que está sendo noticiado, infelizmente, é verdade.

Eu sempre falo que, infelizmente, uma das grandes vítimas da pandemia que aconteceu no mundo - não foi só em São Paulo e no Brasil, mas no mundo -, além, lógico, da população, foi a imprensa. A imprensa foi uma das vítimas porque ficou muito desacreditada devido a uns maus profissionais tendenciosos que acabam não fazendo uma imprensa limpa e pura como deve ser.

Mas nós aqui falamos a verdade e nem sempre agradamos. Como eu disse, não sou obrigado a agradar ninguém. Eu tenho um ponto de vista, luto pela legalidade, pelo bem das pessoas de uma maneira até forte, porque nós não podemos ser frouxos nos nossos ideais.

Nós temos que acreditar no que nós fazemos e lutar por isso aí. Então dentro das suas verdades, dentro das suas ideias, lutem pelo que vocês acham correto e transmitam isso para as pessoas, está bom? Não desanimem na vida não, porque às vezes vocês vão ter alguns tropeços, mas a vida é isso aí. Até a gente que é velho tem tropeço, imagine os jovens, né?

Então muito obrigado pela presença de vocês. Quem é o professor responsável que está acompanhando? Qual o nome do senhor e da senhora? Rafael e Aparecida, é isso? Não dá para ouvir direito, mas em todo o caso sejam bem-vindos e obrigado por terem vindo. Infelizmente, eu não tenho o nome da escola aqui para poder citar, mas é um prazer recebê-los aqui, está bom?

Muito obrigado.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sra. Presidente, não havendo mais nada para falar - só nos dois aqui - eu solicito o levantamento da presente sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - LECI BRANDÃO - PCdoB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 24 minutos.

 

* * *