30 DE MAIO DE 2022

9ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO E CURRICULUM DO ROTARY INTERNACIONAL, DISTRITO 4563

 

RESUMO

 

1 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo e Curriculum do Rotary Internacional, Distrito 4563", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece os serviços prestados pelo Rotary Club. Discorre acerca da estrutura da instituição. Presta homenagem à entidade.

 

2 - ROBERTO DE LUCENA

Deputado federal, faz pronunciamento.

 

3 - ROSMARY CORRÊA

Ex-deputada estadual e presidente do Rotary Club São Paulo Norte (RCSP), faz pronunciamento.

 

4 - JOAQUIM FLAVIO DE MORAES FILHO

Governador do Rotary Distrito 4563, gestão 2022-2023, faz pronunciamento.

 

5 - ROSMARY CORRÊA

Ex-deputada estadual e presidente do Rotary Club São Paulo Norte (RCSP), faz pronunciamento.

 

6 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Presta homenagem ao Rotary Internacional, Distrito 4563, com a concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

7 - AUGUSTO CÉSAR DOS SANTOS

Governador do Rotary Distrito 4563, gestão 2021-2022, faz pronunciamento.

 

8 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Edna Macedo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Comunicamos que esta presente sessão está sendo filmada e transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp do Youtube. Convidamos para compor a Mesa Diretora a deputada estadual, dona Edna Macedo. (Palmas.)

O deputado federal Sr. Roberto de Lucena. (Palmas.) O Sr. Augusto César dos Santos, governador do Distrito 4563, gestão 21/22. (Palmas.) A Sra. Rosmary Corrêa, presidente do Rotary Club de São Paulo Regional Norte. (Palmas.) Governador indicado para a gestão 2022-23, Joaquim Flavio Moraes Filho. (Palmas.) Governador eleito, fazemos essa correção.

Neste momento convidamos a deputada estadual Edna Macedo para a abertura dos trabalhos.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene atende a minha solicitação, deputada estadual Edna Macedo, com a finalidade de outorgar com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Rotary Internacional 4563.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do maestro subtenente da Polícia Militar Richard.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Agradecemos ao subtenente da Polícia Militar e à Banda pela belíssima apresentação. Com a palavra a solicitante desta sessão solene, deputada estadual, dona Edna Macedo.

 

 A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Quero registrar a presença do meu amigo, deputado Roberto de Lucena. Muito obrigada, deputado, pela sua presença; governador do Distrito 4563, Augusto César dos Santos; Rosmary Corrêa, minha querida amiga, nobre deputada.

Uma vez deputada, sempre deputada, presidente do Rotary Club de São Paulo Regional Norte; Joaquim Flavio de Moraes Filho, governador eleito gestão 22/23; subtenente PM Richard, maestro regente da Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nosso muito obrigada à nossa gloriosa Polícia Militar.

Rotarianos e rotarianas, convidados, senhoras e senhores: hoje é um dia muito especial, um dia para celebrar o esforço de homens e mulheres que se congregaram em torno de um objetivo de levar a esperança para aqueles que se encontram desamparados.

Um dia para reconhecer o mérito de homens e mulheres que se dedicam em ajudar o próximo, com muito amor e carinho, por meio da solidariedade, da fraternidade. Um dia para ficar em nossa memória como o dia em que a população do estado de São Paulo homenageia o Rotary Internacional, Distrito 4563, por seus relevantes serviços à sociedade, pelo auxílio humanitário, pela mobilização responsável de recursos, pessoas e doações em favor daqueles que se encontram em estado de vulnerabilidade social.

Importante ressaltar que o Rotary Club é composto de pessoas movidas pelo amor fraterno e pela consciência social, pela consciência do dever de termos de ajudar uns aos outros para um desenvolvimento social justo e coerente, onde todos nós somos responsáveis pela comunidade em que vivemos e que podemos transformá-la através da ética e das boas ações.

Faz alguns dias que eu estava refletindo nos lemas básicos que são ensinados no Rotary Club: “dar de si antes de pensar em si”; e “mais se beneficia quem melhor serve”.

Meus amigos, que profundos ensinamentos, revelam um espírito altruísta e solidário dessa organização sobre o amar o próximo sem se preocupar em querer algo em troca em busca de benefícios próprios. Como Jesus nos ensinou, maior é aquele que serve do que aquele que é servido.

São notórias as ações humanitárias desempenhadas pelo Rotary Club nos campos do desenvolvimento humano, da educação, da saúde, do saneamento básico e da defesa do meio ambiente, na cultura de paz e na busca do entendimento entre homens, entre as nações, e finalmente a paz mundial.

Atualmente existem mais de 30 mil clubes espalhados pelo mundo, ou seja, são mais de um milhão de rotarianos localizados em 163 países. No Brasil, terceira potência no mundo rotário, existem mais de dois mil clubes, mais de 56 mil rotarianos, dos quais mais de 2.800 são mulheres.

Olhe a importância da participação da mulher nos mais diversos segmentos da sociedade, pois é a mulher que move o mundo, é a mulher o coração da família, o porto seguro dos filhos e do marido, o esteio de toda a família.

Nesta justa homenagem, se faz importante destacar a valorização dos princípios defendidos pelo Rotary Club, como a amizade, o crescimento pessoal e profissional, as habilidades sociais e a ética, principalmente na oportunidade de servir.

Ao longo de todos estes anos como deputada, sempre admirei o trabalho de instituições que ajudam o próximo, levando o amor e a esperança, pois, muito mais do que dar uma ajuda humanitária, é resgatar a dignidade das pessoas.

Destaco que só teremos uma sociedade justa e equilibrada quando todos nós fizermos a nossa parte, e isso começa numa consciência da existência do outro e de que precisamos crescer juntos. Não estamos sozinhos nesta vida; precisamos uns dos outros e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Deus abençoe, muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Obrigada, deputada, pelas palavras. Neste momento, ouviremos então o deputado Roberto de Lucena.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Sras. e Srs. Rotarianos e convidados ilustres, eu quero cumprimentá-los desejando um bom dia e uma boa semana a todos. Quero saudá-los em nome desta Mesa, que, nesta oportunidade, está sendo presidida pela ilustre deputada Edna Macedo, que é uma das mais atuantes parlamentares desta Casa e é uma das referências, como mulher, como parlamentar, em todo o Brasil.

Eu estou aqui porque sou, além de seu amigo, seu assessor “0800”, e é uma satisfação estar ao lado dela, estar ao lado da delegada Rose, que tem uma trajetória inspiradora.

Uma amiga querida. Estivemos juntos quando eu tive a oportunidade de servir ao povo do estado de São Paulo como secretário do Estado de Turismo. Foi ali, nessa convivência mais próxima, que eu tive, também, a felicidade de conhecê-la mais de perto e de constatar que tudo aquilo que eu lia e ouvia a respeito dela era muito econômico, era muito pouco perto daquilo que a gente vai vendo quando caminha com ela.

Então, é uma honra estar entre essas duas grandes mulheres, essas referências das quais eu tenho muito orgulho.

Eu quero, também, cumprimentar o governador do distrito, Augusto César dos Santos, o governador eleito, Joaquim Flavio de Moraes Filho, e dizer que é uma satisfação e uma honra muito grande estar aqui hoje, nesta sessão solene, podendo aplaudir essa instituição, que é uma instituição secular, consolidada, que merece todo o respeito, toda a admiração de todos nós, brasileiros, e daqueles que recebemos, das mãos de Deus, a incumbência de cuidar de gente, porque o Rotary é, meu amigo Jair Morandi, uma chamada para o serviço.

Nada mais cristão do que esse chamado do Rotary, um chamado que transcende a religião, mas que é a verdadeira religião, cuidando com solidariedade e empatia daqueles que mais necessitam e daqueles que mais precisam.

Eu não vim aqui falar; eu vim aqui aplaudir vocês e aplaudir a iniciativa da Assembleia Legislativa através da deputada Edna Macedo. A Assembleia Legislativa, que faz Justiça no dia de hoje, reconhecendo com a sua melhor distinção, com a sua maior comenda, os trabalhos desenvolvidos pelo Rotary Club aqui e que representa o Rotary Club do Brasil e representa, quando está sendo homenageado, todo o trabalho que vocês fazem: lindo, magnífico em todo o mundo.

E aí eu quero finalizar lembrando uma música da Igreja Católica, que desde criança eu, mesmo sendo evangélico e pastor, ouço e me emociono todas as vezes que ouço. “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas”. Muito obrigado. Parabéns, deputada Edna Macedo. Que Deus abençoe você.

Muito obrigado pela referência, pela inspiração e pelo exemplo. Muito obrigado pela liderança. Muito obrigado, porque olhando para você nós ainda podemos nos orgulhar da mulher, da mulher pública, nos orgulhar dos políticos do Brasil. Pessoas como você fazem toda a diferença.

Muito obrigado, senhoras e senhores.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Muito obrigada, deputado, pelas palavras e por estar aqui prestigiando este evento conosco. Agora ouviremos a Sra. Rosmary Corrêa, presidente do Rotary Clube Regional Norte.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - Deputada Edna Macedo, minha amiga... Não é amiga, essa é mais do que amiga. É uma irmã muito querida que eu gosto demais e que sempre está aí à nossa disposição, nos ajudando naquilo que for necessário. É uma mulher trabalhadora, íntegra, leal, pela qual eu tenho uma grande admiração e ela sabe disso porque ela merece essa admiração.

Meu querido deputado federal Roberto de Lucena, foi um prazer muito grande vê-lo novamente. Fazia algum tempo que eu não o via e foi muito bom vê-lo. Muito obrigada pelos elogios e eles são recíprocos, porque V. Exa. também é uma pessoa muito querida, que mora no meu coração.

Meu querido governador Augusto César, que tanto quanto eu está encerrando o seu mandato, que é o governador 21/22. Estamos aqui quase terminando, um pedacinho só que falta, mas o Cesar e a Cecília, sua esposa, duas pessoas maravilhosas que eu tenho certeza que todos nós aqui admiramos, gostamos e trabalhamos ao lado dele com o maior carinho e o maior prazer.

Governador Joaquim, governador eleito para 22/23, está começando bem. Está começando aqui num evento na Assembleia Legislativa, onde o nosso Distrito 4563 está recebendo essa honraria, que é realmente a maior honraria que a Assembleia Legislativa pode oferecer ou a uma entidade ou a uma pessoa física. Isso graças a nossa querida deputada Edna Macedo.

Na pessoa dela eu agradeço a todos os deputados aqui da Casa que também votaram junto e aceitaram que essa láurea fosse dada ao nosso Distrito 4563. Companheiras e companheiros, é um prazer enorme para mim ter vocês aqui.

Eu acho que todos nós estamos recebendo um pedacinho dessa láurea, porque é o nosso distrito, né? É a nossa casa. Então, um pedacinho dessa láurea é de cada um de vocês que está aqui.

A gente sabe que muitos outros poderiam estar, mas é importante, Roberto, Luciana e Edna, que vocês saibam que nós saímos de uma conferência. E essa conferência aconteceu quinta, sexta, sábado e domingo. O pessoal não teve nem tempo de respirar ainda, motivo pelo qual, em uma segunda-feira de manhã, às vezes não é possível a pessoa estar presente.

Mas eu sei que, de coração, está todo mundo presente aqui. E o meu orgulho dessas pessoas que estão sentadas aqui neste plenário, que conseguiram estar aqui, que vieram comemorar conosco, que estão sempre juntos, que são a nossa família.

Eu sempre digo que estou no Rotary há 22 anos. É a segunda vez que sou presidente. Dos meus amigos, do meu círculo de amizades, 90% deles são meus companheiros de Rotary, porque são pessoas que você pode confiar.

Você entra na casa deles, eles entram na sua casa e você sabe que está perante pessoas boas, pessoas íntegras, pessoas que estão se juntando para ajudar quem pode menos. Tem muito trabalho que o Rotary faz. Rotary trabalha no meio ambiente, Rotary trabalha na educação, Rotary trabalha na saúde.

Fizemos um projeto, praticamente todos aqui, Edna, de meninas empoderadas, levando informações às nossas meninas para que elas se empoderassem. E vamos continuar neste ano, não é, governador Joaquim? A gente continua com as meninas empoderadas.

Nós estamos nos postos de saúde. Na hora em que as vacinas estão sendo aplicadas, nós estamos ajudando a organizar a fila. Nós estamos distribuindo cestas básicas nas comunidades carentes, e está todo mundo ali parado, largando o que tem que fazer, debaixo de chuva, debaixo de sol, mas levando a cesta básica para as comunidades.

Nós estamos em todos os setores onde seja necessária uma mão amiga, uma palavra de consolo e uma ajuda às vezes até mesmo financeira. O Rotary está lá. E essas pessoas que estão aqui representam todo esse trabalho. Muito obrigada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na pessoa da minha querida Edna e a companheiros e companheiras.

Muito, muito, muito obrigada para quem conseguiu estar aqui. Deus abençoe muito, e vamos lá. Está chegando aí a nova gestão, está chegando novamente o momento de trabalhar. Vamos arregaçar as mangas e dar de si antes de pensar em si.

Um abraço para todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Muito obrigada, Sra. Rosmary. Parabéns pelo trabalho realizado no Rotary Club. Ouviremos então as palavras do Sr. Joaquim Flavio de Moraes, governador eleito para a gestão 22/23.

 

O SR. JOAQUIM FLAVIO DE MORAES FILHO - É um prazer estar aqui. Fui pego de surpresa ao estar em uma Mesa tão nobre quanto esta, né? Deputada estadual Edna Macedo, deputado federal Roberto Lucena, minha presidente atual, Rose, meu governador Cesar, amigos, companheiros.

É uma satisfação estar aqui na presença de todos vocês em uma segunda-feira, como a Rose falou, depois de uma conferência, né? Então, dar os parabéns a vocês.

Mas os parabéns principais acho que são para o nosso homenageado do dia, que é para o Augusto César dos Santos, um governador que capitaneou todos nós nesse ano magnificamente. Foi coroado com uma belíssima Conferência da Felicidade, que nós encerramos ontem.

Parabéns, Cesar, pela conferência, que foi magnifica. Onde nós pudemos conferir tudo aquilo que nós fizemos no ano passado. Quantas pessoas nós pudemos ajudar! Quantas transformações de vidas você pode colocar no seu coração, como o seu ganho para esse ano, que você se dedicou com tanta ênfase, tantas noites, tantos trabalhos, tantas visitas.

Foi árduo, mas você foi muito bem. E o principal: o espaço que ele dá, para o sucessor, que sou eu. Eu agradeço imensamente tudo o que você fez esse ano também, pela nossa gestão, dar continuidade. Eu agradeço imensamente a sua disponibilidade, o seu carinho e a sua felicidade.

Obrigado a todos. Um bom dia. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Muito obrigada, governador. Sucesso nessa gestão. Eu retomo a palavra para a Sra. Rosmary, que ela tem algumas menções a fazer.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - Eu vou apenas citar os clubes que estão aqui presentes. Se eu esquecer de algum, levanta a mão, por favor. Rotary Clube Penha, Liberdade, Vila Formosa. Rotary Satélite Regente Feijó, Aclimação, Norte, São Paulo, Tatuapé, Noroeste, Freguesia do Ó, Osasco, Avenida Mateo Bei, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Lapa, Jaguaré, Pirituba e Alto da Mooca.

São os clubes que estão representados. Vila Carrão. Isso aí, já tinha esquecido o Vila Carrão. Mais alguém? E-Clube, de onde é o E-Clube. (Voz fora do microfone.) De Guarulhos. Então, uma salva de palmas para todos os nossos companheiros e companheiras.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Vamos às formalidades da outorga.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi criado em 2015, e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem.

Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócio, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentando elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

O ideal do Rotary é prestar serviços à associação, a um Rotary Clube dá a homens e mulheres a oportunidade de contribuir com sua comunidade de forma estruturada.

O Distrito 4563 é composto de 93 clubes de Rotary, que representam a região da Grande São Paulo, Vale do Ribeira e a Capital. O Distrito 4563 é dirigido pelo nosso companheiro governador Augusto César dos Santos, que é responsável pela administração dos 93 clubes que compõem o Distrito 4563.

Várias ações são realizadas, através dos clubes, visando atender as finalidades de Rotary internacional, tais como promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação, favorecer o desenvolvimento econômico e proteger o meio ambiente. O Distrito 4563 possui cerca de 1.800 rotarianos, distribuídos entre os 93 clubes.

Por essa razão, chamamos à frente aquele que representa nesta manhã a instituição homenageada, o Sr. Augusto César dos Santos, governador eleito, distrito 4563 21/22, para que se posicione à frente juntamente com a deputada Edna Macedo, seja outorgada com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Eu quero aproveitar e pedir aos componentes da Mesa que venham fazer uma formação, para a gente fazer uma foto bem bonita antes da palavra do homenageado.

Obrigada a todos.

Agora, com a palavra, representando a instituição laureada, Sr. Augusto César dos Santos, governador do Distrito 4563.

 

O SR. AUGUSTO CÉSAR DOS SANTOS - Obrigado. É uma honra, realmente. A honra é toda nossa de receber uma homenagem tão importante assim. Eu sei que em um ano nós fomos escolhidos, o Distrito 4563 do Rotary Internacional, para receber essa honraria.

Querida deputada Edna Macedo, gratidão; eu sei o quanto você trabalha pela nossa comunidade, por nosso estado todo. Imaginem vocês: quatro mandatos já, são 16 anos à frente desse trabalho tão importante para todos nós aqui.

Muito obrigado. Que Deus abençoe você, que você tenha muito sucesso. Você já trabalhou bastante, mas tem ainda muita energia para continuar contribuindo com todos nós.

Querido deputado Roberto de Lucena, você que tem grandes amigos em Itaquaquecetuba, que eu sei. Minha vida profissional também é lá em Itaquá; eu moro em Mogi das Cruzes. E eu já te vi várias vezes por lá, em algum aeroporto também. Que bom a gente poder ter uma proximidade. Muito obrigado.

Minha querida presidente Rosmary, que honra. Muito obrigado pelo carinho de sempre, e principalmente pelo trabalho que você tem desenvolvido, através do seu clube, em nossas comunidades lá da região norte de São Paulo.

Olha, Rose, você é uma pessoa tão exemplo para todos nós, não só porque você também foi deputada ou é uma presidente de clube, mas pelo trabalho, pela firmeza com que você conduz tudo o que você faz.

Você tem feito, realmente, grande diferença para a comunidade, à frente desse trabalho de empoderamento de meninas, que tem tudo a ver com o seu trabalho, já desde a Lei Maria da Penha.

E deputada Edna, garanto a você que a Rose tem aberto algumas portas, feito um trabalho em escolas. Talvez não já de imediato a gente veja o resultado desse trabalho, mas, com certeza, na vida adulta de uma jovem, vai fazer grande diferença esse trabalho. Assim como todos os presidentes de clubes que também têm feito esse trabalho.

Meu querido, meu sucessor, governador Joaquim, obrigado também pelo carinho. E já no planejamento de uma gestão também, já tem uma porta aberta aqui na Assembleia.

Eu tenho certeza de que tanto a deputada Edna quanto o Roberto Lucena estarão também recebendo as nossas solicitações, porque o Rotary serve, Lucena, mas ele também pede. A gente pede, a gente é um interlocutor da comunidade.

E vocês podem ter certeza de que, só nesse distrito, que é um pequeno pedaço de São Paulo, nós temos 90 clubes de Rotary, mais quase 40 Rotaract Club, que são clubes de jovens de 18 a 30 anos.

Agora o Rotary está em uma transição, em uma transformação que vai elevar um pouco mais essa idade. Nós temos aí esse grupo de jovens, próximo de 40 clubes, que estão à disposição de vocês, também, para a gente contribuir.

Além do nosso Interact Club, que são os jovens de 12 a 18 anos, que trabalham bastante também, e servem a comunidade, e um Rotary é essa escola de líderes. Também temos o Rotary Kids, que são meninos de zero a 12 anos, que também já estão se treinando, se preparando, e que, podem ter certeza, eles também já fazem um grande trabalho na comunidade.

Quero cumprimentar aqui o meu presidente Eugênio Rego, lá do Rotary Club de Itaquaquecetuba. Em nome dele, eu agradeço e cumprimento a todos os meus presidentes aqui.

Também quero cumprimentar aqui o meu governador assistente, em nome do Antônio Carlos. Agradeço também a todos os meus governadores assistentes que estão aqui presentes também, e a minha querida esposa Cecília, minha companheira. Também, em nome dela, cumprimento todas as mulheres aqui presentes também.

Bem, esta honraria é para um distrito, e eu tenho essa felicidade de estar aqui acompanhado do meu querido governador Paulo Eduardo e a sua esposa Diva, e também do governador Jô Antiório, e nós viemos representar aqui o nosso distrito 4.563 de Rotary Internacional.

Foi bem lido pela deputada. Nós estamos em mais de 200 países. Aumentamos um pouco. Você falou 153, nós estamos aí em 215 países, atuando. Inclusive agora, através da nossa Fundação Rotária, Luciana, estamos contribuindo na Ucrânia, infelizmente passando o que está passando.

Os Rotary Clubs vizinhos da Ucrânia estão recebendo verba da nossa Fundação Rotária, e de todos os clubes, para dar um auxílio aos refugiados da Ucrânia. Infelizmente, temos que passar por isso, mas a gente tem felicidade de poder contribuir um pouco.

Nós temos o intercâmbio de jovens, onde, em uma dessas redes que a Dra. Rose comentou, nós temos também a promoção da paz, da paz mundial, e o intercâmbio é exatamente para que nós promovamos a viagem, o intercâmbio de jovens, para eles aprenderem outras culturas, outros idiomas, e em uma situação dessa a gente poder, de forma amigável e gentil, intervir de maneira pacífica e positiva.

Minha deputada, eu fico muito lisonjeado, e você falou de Jesus, que é o nosso exemplo de servir. Este ano de Rotary, porque começa nos seis meses de um ano e termina a seis meses do outro.

Então, eu comecei dia primeiro de julho, e finalizo minha gestão dia 30 de junho. E a deputada comentou aqui do companheirismo, de ética, do trabalho em conjunto, disse tudo da nossa filosofia, do “dar de si antes de pensar em si”.

Tem uma filosofia aqui que eu vou até falar para você. O Rotary é uma filosofia de vida que se propõe a solucionar o eterno desejo do lucro pessoal e o dever e o desejo de auxiliar o próximo. Essa filosofia do servir, representada pelo lema “dar de si antes de pensar em si”, baseada no princípio ético, “mais se beneficia quem melhor serve”.

É tão importante, delegada Rose, minha presidente, nós estarmos aqui nesta Casa, nesta Assembleia, porque também temos uma declaração de futuro para o Rotary, que excita todos nós, porque todo mundo é importante, e o poder público estando conosco, abrindo portas, eu tenho certeza de que a gente vai poder beneficiar muito mais pessoas.

Como você falou do exemplo de Jesus, isso é muito bem arraigado. Nós temos esse lema rotário. Todo ano tem um lema, e o meu lema tem a felicidade de ser: “Servir para transformar vidas”.

Olha que maravilha. O do nosso governador Joaquim Flávio, que também acho muito bacana e interessante, é “Imagine”. Então você imagina que a gente possa, juntos, fazer a grande diferença.

E a declaração de visão é “Juntos vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas comunidades e no mundo todo”. Olha que maravilha a gente poder estar aqui, né, Jô, podendo, juntos, fazer essa diferença.

Agradeço muito esta honraria. Eu acho que vou ter que deixar lá no nosso escritório do distrito, ou levar para casa? Olha, vou levar para o nosso colégio de governadores esta honraria aqui com muito orgulho e muito prazer. Rose, você tem intermediado tudo isso através de nossa querida deputada, e vocês podem ter certeza que estarão em nosso coração.

Muito obrigado, e que vocês continuem fazendo um trabalho maravilhoso. Também podem contar com o nosso colégio de governadores e também com este seleto grupo aqui de presidentes de clube e companheiros. Tem um “rotaractiano” aqui, o Jorge. Obrigado, Jorge, por representar aqui o Rotaract.

Gratidão. Muito obrigado, deputada, que Deus a abençoe.

Muito obrigado a todos vocês. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS MARINA TEIXEIRA - Obrigada, governador, e na oportunidade parabenizo todos os rotarianos pela justa homenagem. Para o encerramento desta solenidade, eu passo as ponderações finais para a deputada Edna Macedo.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Quero agradecer a todos os presentes, agradecer ao governador, e a todos vocês. Ao deputado Roberto de Lucena, por ter nos prestigiado nesta amanhã, o senhor que é nosso parceiro, nosso amigo de fé, nosso irmão. Delegada Rose, muito obrigada também por tudo. Você também tem me ajudado, tem feito por mim, pela sociedade. Você é uma pessoa muito especial para mim.

Nós temos que realmente incentivar e ajudar as pessoas que fazem a diferença na sociedade. Nós temos que prestigiar e dar estímulos, porque nós somos movidos a estímulos, não é, governador?

Quando somos estimulados, sentimos prazer em fazer as coisas, é um reconhecimento. E aqui vai o nosso reconhecimento desta Assembleia Legislativa pelos relevantes serviços que vocês têm prestado. O nosso muito obrigada por tudo que vocês têm feito pela nossa sociedade. Que Deus abençoe abundantemente cada um de vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de Som, da Taquigrafia, da fotografia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias das Polícias Militar e Civil, bem como a todos os que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada a nossa sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 04 minutos.

 

* * *